View Full Version : Faro | Plano Verde


Barragon
June 5th, 2008, 01:40 AM
Implementação de espaços verdes

Câmara de Faro quer relançar Carta Verde para avançar no terreno dentro de um ano

04.06.2008 - 16h27 Lusa

A Câmara de Faro apresentou hoje o Plano Verde, no âmbito do qual quer relançar a Carta Verde do concelho para delinear uma estratégia de implementação de espaços verdes que poderá começar a ser concretizada dentro de um ano, anunciou hoje a autarquia local.

A ideia é actualizar o Plano Verde do sistema urbano Faro/Montenegro, feito há 13 anos, elaborando um documento para o qual a autarquia espera receber contributos da comunidade local.

Para tal, a Carta Verde entrará em discussão pública por um período de cerca de dois meses, a contar da data da sua publicação, que se prevê que aconteça durante a próxima semana, adiantou o presidente da autarquia, José Apolinário.

Na sessão de apresentação do plano, que decorreu hoje, José Apolinário frisou querer que até ao final de 2008 seja discutido em sede de Assembleia Municipal o regulamento aplicável ao concelho.

Já o plano de investimentos para a concretização do plano deverá estar elaborado daqui a um ano, acrescentou o líder da autarquia, lembrando que uma das prioridades da Câmara é a criação do Parque Ribeirinho de Faro.

O projecto avançará ao abrigo do programa Polis da Ria Formosa e representa um investimento de 3,5 milhões de euros, salientou José Apolinário, que revelou ainda a intenção de um privado de criar um Parque Urbano em Faro.

A proposta, que está a ser avaliada, consiste na construção de um Parque Urbano na zona do Vale do Amoreira, numa área superior a seis hectares e que poderá representar um investimento privado de 1,7 milhões de euros.

Outras intervenções previstas ao abrigo do Polis são a criação do Parque Ambiental do Pontal e a recuperação da frente de Moinhos de Maré de Faro, um dos concelhos com a maior frente do género à escala regional.

Em vias de arrancar está também o troço da ciclovia que servirá o concelho e que ficará ligada à Ecovia do Algarve, que já está adjudicado mas que carece de pareceres técnicos que estão a impedir o avanço imediato da obra.


Fonte: Público

alentejolover
June 5th, 2008, 11:46 PM
Como ninguem se digna a vir ao forum do Sul...teem que ser os sulistas a comentar as fotos e noticias...

Bons projectos para a bela Faro...com mais estes projectos vai ficar ainda mais bonita e a respirar ar puro:)

fred_mendonca
June 6th, 2008, 12:19 AM
Parece-me um projecto interessante! :applause:

Arpels
June 6th, 2008, 12:40 AM
a intenção de um privado criar um parque parace-me absolutamente boa :) a ver se deixam o homem desenvolver em vez de lhe tolher a ideia e o investimento...

Bluesence
June 7th, 2008, 07:45 PM
Isto é muito bom, vocês não fazem ideia mas a quantidade de epaços verdes em Faro é mínima. Jardins urbanos, merecedores desse nome, só há 2, um muito bom (Jardim da Alameda), outro nem por isso (mata do liceu), mas ambos são muito pequenos. Só nos vale o facto das ruas serem mais ou menos arborizadas, e a crescente aposta em canteiros de flores e relva.
Eu sou daqueles que acredita que o novo projecto para a zona ribeirinha vai ser o ponto de viragem da cidade a todos os níveis, pois melhorando uma zona com grandes possbilidades de reconversão como é a área em questão, não só conseguimos melhorar a imagem da cidade como também reforçar o nome de Faro enquanto destino turístico que, aliado à existência de um centro histórico preservado, pode oferecer muito mais que sol e praia.
Quanto ao novo jardim urbano, já tinha ouvido falar da boca do presidente da camara aquando uma sua visita à minha escola. Considero uma excelente aposta pois o Vale da Amoreira é uma zona de expansão da cidade, onde cada ano surgem mais prédios e por isso, se se levar a cabo a construção de um jardim enquanto à espaço, já não corremos o risco de não o haver no futuro, como acontece no centro de Faro que cresceu compacto, e agora não há espaço para jardins.
Só uma pergunta, 6 ha é muito para um jardim??

pedrodepinto
July 15th, 2008, 02:07 PM
Não me parece, acho um espaço razoável :okay:. Ao pé de mim há o Parque das Conchas e dos Liláses, dividido em três zonas. A nave central, relvada e com boas-infra-estruturas, tem cerca de 9ha, depois há a mata, com perto de 11ha, e por fim a Quinta dos Liláses, que se aproxima dos 6ha. Tudo somado são perto de 26ha, de um espaço que agora se encontra excelente :okay:!

vitor_pedrosa
April 1st, 2011, 11:42 AM
A C.M.Faro efectuou neste mês de Março uma intervenção no parque da "Mata do Liceu" para a remoção dos grafitis existentes em monumentos de pedra lá existentes.
As imagens da obra encontram-se no facebook da empresa adjudicada para o trabalho de limpeza. LINK (http://www.facebook.com/album.php?aid=45064&id=162224460466760)

http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/190791_200984636590742_162224460466760_648153_316200_n.jpg

http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/198122_200984729924066_162224460466760_648158_2201010_n.jpg