View Full Version : Reportagem TVI - Portela
O Prof Godin June 6th, 2008, 10:34 PM …a tvi é o que é…mas apresentou uma peça em que mostra que o aeroporto da Portela está "vazio" de tráfego em Agosto (pico dos voos), estando somente condicionado no período das 7 ás 9 da manhã…depois de mostrar dados comparativos com outros aeroportos, concluiu que os encargos (taxas de aeroporto) do novo aeroporto tornaria incomportável os voos de baixo custo…dá como exemplo o recente aeroporto de Atenas (??) que estará em falência técnica…
Reflex June 6th, 2008, 11:13 PM Eu vi parte da reportagem e daquilo que eu vi achei-a tendenciosa, tipica noticia sensacionalista tvi. Não apanhei se os senhores que fizeram a reportagem levaram em conta que o NAL só estará pronto em 2017 e que nessa altura o trafego da Portela será completamente diferente do actual, mas ainda me ri um bocado quando foi referido que "as taxas dos aeroportos portugueses sao muitissimo mais elevadas que em Espanha", procurando provar tal como uma comparação de ir às lágrimas de tanto rir entre as taxas de Girona (aeroporto secundario de Barcelona) com o Sá Carneiro. For God sake, um pouco de seriedade, se querem uma comparação façam-no entre o Sá Carneiro com o El Prat, que o OPO não é propriamente 1 aeroporto de lowcosts....:nuts:
Arpels June 6th, 2008, 11:55 PM pelo k vejo e me disse a minha Maria a ideia era dar a entender k recorrendo a 1 aeroporto muito mais barato "low cost" para o low cost se resolveria o problema da Portela, um aeroporto assim permitiria baixar os preços das taxas k são de facto mais baixas em Espanha Reflex que em Lisboa e Porto :yes:
O Prof Godin June 7th, 2008, 12:06 AM …eu ando muito pouco de avião e reconheço que não percebo nada do assunto…assim opinião de leigo, parece-me que a Portela dá muito jeito aos lisboetas, assim como aqui na zona centro seria bom para este novo tipo de turismo…sobre tudo parece-me que anda tudo a nadar com falta de informação/informação tendenciosa…
Lino June 7th, 2008, 01:46 AM Mas que disseram algo importante foi... anda-se a construir grandes elefantes brancos que serão pagos pelos contribuintes e pelos viajantes, o que tornará as viagens caras. Andei a comparar preços na clickair, vueling ou na easyjet, entre Portela e Barajas, ou entre Porto e Barcelona, e os preços das viagens desde lá são muito mais baratas, mais de metade...
Construam aeroportos pequenos e baratos pelo país todo em vez de um grande mamarracho...
Pelha June 7th, 2008, 03:37 AM TVI.. serious business! :crazy:
Arpels June 7th, 2008, 12:17 PM Mas que disseram algo importante foi... anda-se a construir grandes elefantes brancos que serão pagos pelos contribuintes e pelos viajantes, o que tornará as viagens caras. Andei a comparar preços na clickair, vueling ou na easyjet, entre Portela e Barajas, ou entre Porto e Barcelona, e os preços das viagens desde lá são muito mais baratas, mais de metade...
Construam aeroportos pequenos e baratos pelo país todo em vez de um grande mamarracho...
fizeste uma coisa k o Portuguesinho comum numca faz, paga e está andar como se estivesse com a carteira recheada, depois as noticias da TVI é k são péssimistas e por ai fora!!
Reflex June 7th, 2008, 01:47 PM Andei a comparar preços na clickair, vueling ou na easyjet, entre Portela e Barajas, ou entre Porto e Barcelona, e os preços das viagens desde lá são muito mais baratas, mais de metade...
E não é só com Espanha, a esmagadora maioria das viagens de volta custam muitissimo mais do que as de ida.
De qualquer modo - e para além de contornos um pouco fantasiosos - há lá muita verdade. Especialmente naquilo que o João Soares disse: que lógica tem só agora o Metro chegar à Portela?
Eu não conheço a fundo os estudos no sentido do futuro das lowcosts, porém continuo a achar que a Portela, mesmo sem as low cost, não iria aguentar muito para além de 2017. De qualquer modo algo me diz que lá para a década de 20, teremos Alcochete + 1 (de modo a que esse 1, permita low costs em Lisboa, porque caso contrario devemos mesmo perdê-las porque é bem possivel que seja verdade o que foi referido no sentido de o novo aeroporto ter taxas altíssimas...)
sotavento June 7th, 2008, 04:45 PM ^^ A logica que tem ??? é a de sempre ... ali ao lado (no topicodo NAL) já me andam a chamar todos os nomes e mais alguns ... só por questionar o "establishment" ...
…a tvi é o que é…mas apresentou uma peça em que mostra que o aeroporto da Portela está "vazio" de tráfego em Agosto (pico dos voos), estando somente condicionado no período das 7 ás 9 da manhã…depois de mostrar dados comparativos com outros aeroportos, concluiu que os encargos (taxas de aeroporto) do novo aeroporto tornaria incomportável os voos de baixo custo…dá como exemplo o recente aeroporto de Atenas (??) que estará em falência técnica…
Qualquer pessoa que aceda ás estatisticas na pagina da ANA pode constactar isso mesmo ...
www.ana.pt
Daniel_Portugal June 7th, 2008, 08:54 PM Reflex o que é que eles falaram do Sá Carneiro?
Foi só mesmo a dizer que era mais caro do que o tal de Barcelona? Espero que tenha sido so isso, e que se foi outra coisa, que tenha sido de bem.
Lino June 8th, 2008, 04:49 AM Só que os aeroportos portugueses são muito mais caros que os Espanhóis...
Mas que raio de mania da perseguição... tanto prémio, tanta obra e ainda falam mal...
Só acho mau o nome... baptizar um aeroporto com o nome de um homem que morreu num acidente de avião? :nuts: Ao menos Infante D. Henrique que era daí, que fez Portugal ir para o mundo...
No AFSC ainda dá para ir à varanda ver os aviões? Gostava dessa parte, agora é fatela, fica-se lá encaixotado com um espectáculo tão giro cá fora...
joaoguimaraes June 8th, 2008, 12:27 PM No AFSC ainda dá para ir à varanda ver os aviões? Gostava dessa parte, agora é fatela, fica-se lá encaixotado com um espectáculo tão giro cá fora...
Não dá para ir à varanda, mas claro que pode ir para a nossa beira, spotters, e sempre dá para ver um grande espetáculo :) :banana:
http://i249.photobucket.com/albums/gg224/joaoguimaraes/cston.jpg
(aos mais desatentos, esta foto é do Porto e não devia ser colocada aqui, mas é só para se ter uma ideia que ainda dá para ver o tal espetáculo fora do "caixote" do aeroporto :) )
Abraço
Lino June 8th, 2008, 06:29 PM Pena, era giro ir à varanda acenar aos passageiros e pessoal que íamos lá levar...
Barragon June 8th, 2008, 06:41 PM o NAL vai ser um grande mamarracho?
o NAL vai ser uma HUB que trás dinheirinho... é o que falta a Portugal....
Lino June 8th, 2008, 07:44 PM Mas vai ser só para companhias de bandeira, das quais as pessoas fogem por serem demasiado caras, havendo alternativas mais baratas. E o pagamento da construção vai cair nos passageiros, claro, com as taxas aeroportuárias caras pois sabemos que em Portugal se quer logo aumentar os impostos para recber mais dinheiro em vez de os diminuir para as pessoas comprarem mais a um custo menor. É como o IVA.
O NAL é como Alqueva: com alternativas mais baratas e mais vantajosas para o ambiente e as populações da zona (Aldeia da Luz), que eram as mini-hídricas em sequência, foram construir uma muralha enorme.
fred_mendonca June 8th, 2008, 08:05 PM Lisboa não tem dimensão para dois grandes aeroportos. O NAL é a melhor solução. Se houvesse dois aeroportos haveria sempre o problema dos transbordos.
Lino June 8th, 2008, 09:30 PM E que tal a Portela para vôos maiores e Cascais / Montijo / Alverca, etc. para low costs e vôos de negócios? Sempre ganhariam espaço para mais vôos de companhias grandes...
E porque não meter o terminal militar de Figo Maduro noutro sítio, tipo Tires ou etc. e usá-lo como um T3 da Portela? Ao menos tiravam vôos militares dali e aumentavam a capacidade de passageiros civis...
ruben.briosa June 8th, 2008, 09:36 PM …a tvi é o que é…mas apresentou uma peça em que mostra que o aeroporto da Portela está "vazio" de tráfego em Agosto (pico dos voos), estando somente condicionado no período das 7 ás 9 da manhã…depois de mostrar dados comparativos com outros aeroportos, concluiu que os encargos (taxas de aeroporto) do novo aeroporto tornaria incomportável os voos de baixo custo…dá como exemplo o recente aeroporto de Atenas (??) que estará em falência técnica…
:banana::banana:
:lol:
:D
alentejolover June 8th, 2008, 09:44 PM :banana::banana:
:lol:
:D
:hilarious
ruben.briosa June 8th, 2008, 10:14 PM :rofl:
fred_mendonca June 8th, 2008, 10:18 PM O Ruben não perdoa! :lol:
fred_mendonca June 8th, 2008, 10:22 PM E que tal a Portela para vôos maiores e Cascais / Montijo / Alverca, etc. para low costs e vôos de negócios? Sempre ganhariam espaço para mais vôos de companhias grandes...
E porque não meter o terminal militar de Figo Maduro noutro sítio, tipo Tires ou etc. e usá-lo como um T3 da Portela? Ao menos tiravam vôos militares dali e aumentavam a capacidade de passageiros civis...
E quem fizesse transbordo. Continuo a achar que o mercado de Lisboa não tem dimensão para separar as low-cost das ditas companhias de bandeira.
Quanto aos vôos de negócios, aí já faz sentido que aterrem noutras pistas de forma a não congestionarem a Portela. Ou mesmo para os militares. Não faz sentido a manutenção de Figo Maduro.
Mas tudo isto são soluções provisórias. A Portela já ultrapassou os seus limites. Não se pode continuar a lá enterrar milhões e milhões de euros.
É necessário um aeroporto de raiz com condições decentes coisa que a Portela não tem.
Arpels June 9th, 2008, 12:19 AM Figo Maduro não faz nada ali sem duvida...
pauloluso June 9th, 2008, 12:56 AM Não percebo estas alegações de pouco trafego, quando basta ir a alta de Lisboa ou ficar na repsol da segunda circular uns minutos para notar o trafego constante de chegadas e partidas de aviões em varias horas do dia.
Um dia de Novembro 2007 que fui acampanhar um familiar ao aeroporto, aproveitei para ir tirando fotos aos aviões que iam chegando e descolando pelas 9h da manhã. As horas nas fotos não enganam:
9:32
9:34
9:37
9:39
9:41
9:42
9:45
9:46
9:49
9:50
9:54
Nem me lembro se tirei a todos os aviões. Acho que não tirei a todas as descolagens.
Ainda dizem que é só no verão?
sotavento June 10th, 2008, 06:29 PM o NAL vai ser um grande mamarracho?
o NAL vai ser uma HUB que trás dinheirinho... é o que falta a Portugal....
Mas vai ser só para companhias de bandeira, das quais as pessoas fogem por serem demasiado caras, havendo alternativas mais baratas. E o pagamento da construção vai cair nos passageiros, claro, com as taxas aeroportuárias caras pois sabemos que em Portugal se quer logo aumentar os impostos para recber mais dinheiro em vez de os diminuir para as pessoas comprarem mais a um custo menor. É como o IVA.
O NAL é como Alqueva: com alternativas mais baratas e mais vantajosas para o ambiente e as populações da zona (Aldeia da Luz), que eram as mini-hídricas em sequência, foram construir uma muralha enorme.
Lisboa não tem dimensão para dois grandes aeroportos. O NAL é a melhor solução. Se houvesse dois aeroportos haveria sempre o problema dos transbordos.
Não tem ??? vai ali a Estocolmo e vê quantos aeroportos eles tem por lá ...
Admiro esta malta que afirma e reafirma as maiores "verdades" do mundo ... depois existem milhentos casos que comprovam o contrario e ninguem (dos pseudo.entendidos) diz nada em contra.
fred_mendonca June 10th, 2008, 06:48 PM E então o que é que me dizes ao facto da Portela estar no meio da cidade de Lisboa com todos os perigos que daí decorrem. Diz-me lá outra cidade de 1º mundo com a dimensão de Lisboa que tenha um aeroporto com 14 milhões de passageiros completamente dentro da malha urbana.
ruben.briosa June 10th, 2008, 09:24 PM Berlim e maior que Lisboa e tem o aeroporto dentro,, mas concordo com a construcçao em alcochete..
sotavento June 10th, 2008, 09:47 PM E então o que é que me dizes ao facto da Portela estar no meio da cidade de Lisboa com todos os perigos que daí decorrem. Diz-me lá outra cidade de 1º mundo com a dimensão de Lisboa que tenha um aeroporto com 14 milhões de passageiros completamente dentro da malha urbana.
Não faço a minima ideia ... do que queres dizer com "completamente"!!! :ohno:
roma ciampino = 6M mas só tem 1 pista ... os 3 de milão são "no meio" do casario ... shipol fica circunavegado pro casinhas apesar de ser um aeroporto espaçoso ... estugarda e´no meio do casario ... colonia ,dusseldorf , dortmund , 2 dos 3 de berlim ficam DENTRO da cidade e o outro mais pra periferia ... hamburgo ... heathrow e gatwick tem casas á volta ... CDG Frankfurt e Barajas ficam colados ao limite urbano ams são casos particulares uam vez que ficam tipo "ilha" no meio de cidades (tal como a portela) ... e pior ... queres um BEM dentro duma cidade ??? o AFSC ... :bash:
^^ Nem me meto a comentar sobre os aeroportos na asia e americas ... JFK , La Guardia e Newark fica no meio do casario.
Mas a questão é uma falsa questão ... tenta antes encontrar aeroportos que não tenha 1 pista cujo acesso se faz sobrevoando pelo menos 3/4km de casas (de preferencia do centro da propria cidade)
Nem valencia se escapa sem macula ... agora aquestão e´que isso ... não interessa pra discussão ... só interessa saber se vale a pena "aumentar" a Portela e que aumentos são viaveis e principalmente SE vale a pena fazer um 2º aeroporto Principal em Lisboa .. e se SIM que coisas se devem construir lá ...
Por exemplo ... se jogassem as Low cost para um 2º aeroporto ... a BA Sintra e a pista do CTA com obras minimas (tipo as de Beja) ou á la grande (tipo as do AFSC) ou mesmo faraónicas (tipo a centena de mangas de standstead) poderiam chegar respectivamente aos 5/10/15M ou mais (numeros atirados pro ar) ... ora a Portela+1 pode nao ser tão cara e má quanto isso. :lol:
A unica verdadeira questão que Lisboa precisa de se preocupar e´... SE tirarmos a portela dali ... vamos conseguir fazer ALGO que não seja burrada urbanistica da grossa TIPICAMENTE lisboeta ???
Aguarda-se resposta ...
EDIT: eu por mim sou pela construção de 3 ou 4 aeroportos NOVOS (coimbra.norte + 2º LX + Covilha + talvez um em lagos-portimão) e pelo emterem outros tantos em funcionamento (fatima/leiria + viseu + bragança + etc )... como as obras de Beja ?
Fazer hoje em dia um mamarracho ali em Alcochete ??? façam o barraco e estiquem a pista e depois logo se vê se daqui a 10 anos ainda e´preciso aeroportos grandes em Lx ...
Arpels June 11th, 2008, 12:51 AM Berlim e maior que Lisboa e tem o aeroporto dentro,, mas concordo com a construcçao em alcochete..
eu por exemplo concordo com Alcochete face a OTA, a OTA era um balurdio, mas Alcochete não era a solução k defendia, ha n de aerodromos e afins em redor de Lisboa k mesmo assim ficariam muitas veses mais baratos k Alcochete, quanto á Portela ha muitos aeroportos em condições semelhantes á Portela mundo fora, em Lisboa foi um erro não terem acautelado a construção em redor do aeroporto isto porque não ha um planeamento com pés e cabeça e como se não basta-se ainda foram por uma parte reservada aos militares...
Lino June 11th, 2008, 01:14 AM Estugarda é a 25km da cidade... tem uma aldeia aqui e outra ali... E S. Paulo lá no meio do casario? Os de NYC (La Guardia, especialmente), Heathrow é perto da cidade, bem como o City Airport...
_Rick_ June 11th, 2008, 01:35 AM eu por exemplo concordo com Alcochete face a OTA, a OTA era um balurdio, mas Alcochete não era a solução k defendia, ha n de aerodromos e afins em redor de Lisboa k mesmo assim ficariam muitas veses mais baratos k Alcochete, quanto á Portela ha muitos aeroportos em condições semelhantes á Portela mundo fora, em Lisboa foi um erro não terem acautelado a construção em redor do aeroporto isto porque não ha um planeamento com pés e cabeça e como se não basta-se ainda foram por uma parte reservada aos militares...
Eh pa a curto prazo.........sim talvez essa fosse a melhor solução mas no geral concordo com o que o Fred disse.
Muitos desses que falam para low cost tambénm têm limitações. Daqui a uns anos (20/30) estariamos talvez a falar do 3º aeroporto de Lisboa. Seria ridiculo e nessa altura estaria tudo a criticar e a dizer que se devia ter feito o NAL.
A longo prazo fazer um hub longe da cidade é o melhor. Ter diversos aeroportos dificulta nos transbordos claramente e a portela é um cancro de Lisboa.
para além disso Portugal está numa posição geográfica optima para fazer algo que não tem feito. Haverem passageiros a chegar em low cost a Lisboa (vindos da europa) e prosseguirem viagem para fora do continente por companhias de bandeira. Temos tudo para isso........menos o aeroporto.:ohno:
Arpels June 11th, 2008, 01:48 AM e salvaguardando a possibilidade de não se construir em redor desse segundo aeroporto visndo futuras expanções não ficaria mais barato que um novo de raiz? :sly:
sotavento June 11th, 2008, 11:41 AM ^^ Epá ... pensando no FUTURO (não hoje nem daqui a 100 anos) ... e pesando todas as hipoteses e possibilidades ... primeiro convem ver se a Portela não vai ao buraco sem combustivel antes do FDS. :bash:
O campo de tiro de alcochete é um bico de obra para tornar em aeroporto ... mas dadas as condicionantes que alguns hão-de sempre impor a toda e qualquer alternativa ... é a MENOS MÁ das hipoteses. :ohno:
não fosse o estarem a acabar o aeroporto de Beja (o maior contracenso deste pais é terem investido em beja em vez de Monte Real 1º)
^^ Podiam ter mudado a força aerea em peso para Beja libertando assim sintra, montijo e afins para low costs e cargas por exemplo. :ohno:
É mais facil encher a Portela de prediozitos com 60m de altura do que conseguir que se faça a porcaria de 1 (um) arranhaceus em PT logo fazem-se mais "amoreiras" para dar a ilusão optica que existem arranha-ceus em Lisboa ...
^^ O unico motivo porque não sou 100% contra o tirarem a Portela ... :cheers:
Arpels June 11th, 2008, 05:19 PM ya nem sei k pensar de Beja...
Telmo_Maia_Portugal June 12th, 2008, 01:52 AM E que tal a Portela para vôos maiores e Cascais / Montijo / Alverca, etc. para low costs e vôos de negócios? Sempre ganhariam espaço para mais vôos de companhias grandes...
Sempre axei isso!
Concordo ctg!
Palem de que estao a ser investidos milhoes na portela para depois esta ficar inutilizavel!
E preciso ter retorno desse investimento da portela!
pauloluso June 12th, 2008, 01:59 AM Sempre axei isso!
Concordo ctg!
Palem de que estao a ser investidos milhoes na portela para depois esta ficar inutilizavel!
E preciso ter retorno desse investimento da portela!
Não acredito que o metro vá para lá só para uns 5 anos sem haver um projecto para depois! Devem estar a cogitar alguma coisa:nuts:.
daniel322 June 12th, 2008, 02:03 AM as futuras torres precisam de estação de metro :D
Pelha June 12th, 2008, 02:08 AM Não acredito que o metro vá para lá só para uns 5 anos sem haver um projecto para depois! Devem estar a cogitar alguma coisa:nuts:.
O sedento lobby do betão já anda piscar o olho aos terrenos da Portela.. Qual parque urbano, qual carapuça!
Arpels June 12th, 2008, 02:06 PM tb não acredito nas ideias de parques, um parque e estavam a levar o metro para ali? não faz grande sentido embora tb possam haver saidas de metro em parques urbanos :|
LisbonJet June 14th, 2008, 02:06 AM E que tal a Portela para vôos maiores e Cascais / Montijo / Alverca, etc. para low costs e vôos de negócios? Sempre ganhariam espaço para mais vôos de companhias grandes...
Lino, Cascais não tem nem pista nem stands para aviões da dimensão de um A319 ou 737... Completamente fora de hipótese.
Alverca e Montijo em paralelo com a Portela também não seriam grande hipótese pois existiriam incompatibilidades graves de tráfego aéreo: as rotas de aterragem/descolagem dos vários aeroportos colidiriam entre si devido ao seu enfiamento e proximidade.
Na placa militar de Figo Maduro já tenho visto aviões da TAP lá estacionados. Aquilo não dá para muito mais...
Não há outra hipótese. O prazo de construção do NAL deveria ser para... ontem!
|
|