View Full Version : População de Minas Gerais por regiões

Lucianors
June 20th, 2008, 03:30 PM
População por regiões

https://www.mg.gov.br/portalmg/do/minas?op=estruturaConteudo&coConteudo=26683&coSeqEstrutura=394&coEstruturaPai=12

A população de Minas Gerais é de 19,4 milhões de habitantes, segundo estimativas da Fundação João Pinheiro para o ano de 2006.

A região Central é a mais populosa do Estado, com 7 milhões de habitantes, seguida do Sul de Minas (2,6 milhões) e Mata (2,2 milhões). O menor contingente de moradores está no Noroeste de Minas, que tem 355 mil pessoas.

De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, Minas Gerais tinha 17,9 milhões de habitantes naquele ano. As projeções da FJP mostram que o Estado deverá ter 20,5 milhões de residentes em 2010.

DanielHemerson
June 20th, 2008, 03:53 PM
^^
Ta ai a imagem pra fica mais facil

https://www.mg.gov.br/portalmg/do/utils?op=loadFiguraVO&coSeqFigura=8016

DanielHemerson
June 20th, 2008, 03:58 PM
nuss Uberlândia tem quase a metade da população do Triangulo.

pensei que o Alto Paranaiba era junto com o Triangulo..

lucasluzmg
June 20th, 2008, 05:41 PM
^^
se eu nao me engano, pelo IBGE é sim...

sbarbosa
June 20th, 2008, 06:18 PM
Se contarmos a população da mesorregião do Triângulo e Alto Paranaíba (IBGE), que corresponde à soma das regiões de planejamento do Triângulo e do Alto Paranaíba (FJP), temos aproximadamente 2 milhões de habitantes. deste modo, Uberlândia tem aproximadamente 30% da população da mesorregião.

Gabriel Brasil
June 20th, 2008, 06:25 PM
Segundo o IBGE,O Triângulo/Ato Paranaíba é uma única Messoregião...
Mas Minas teima em não considerar um coisa só...
Estudem um pouco mais as regiões pessoal...
:ohno:

sbarbosa
June 20th, 2008, 06:46 PM
^^
São apenas 2 regionalizações diferentes, com critérios diferentes. Não que uma esteja errada e outra certa. Muito embora unificar as regionalizações facilite bastante as coisas.

Vítor Dias
June 20th, 2008, 07:29 PM
Interessante observar que a região central, mesmo tirando as duas regiões metropolitanas dela, ainda tem população aproximada de 2,5 milhões de habitantes

Robin Udi
June 20th, 2008, 11:47 PM
Nas rodovias próximas a Coromandel, que fica perto do Rio Paranaíba, supostamente faz parte do Alto Paranaíba, existem placas informativas dizendo que a cidade é do Triângulo Mineiro. As ligações são mto fortes entre as 2 regiões.

Gabriel Brasil
June 21st, 2008, 11:43 PM
Na prática,ali é tudo Triângulo...
Só não querem enxergar isso...

lucasluzmg
June 21st, 2008, 11:54 PM
^^
Politica...

Triangulense
June 22nd, 2008, 08:24 PM
É que antigamente... tipo, há uns 50 anos atrás, nossas relações com as cidades a leste do Alto Paranaíba nem eram tão intensas assim. Elas se intensificaram nas últimas décadas. O desenvolvimento de Uberlândia contribuiu para isso. Acabei de chegar do Center Shopping, almocei lá. Não fazem idéia da quantidade de carros com placas de Patrocínio vi lá, praticamente a mesma quantidade que Ituiutaba. (sim, eu observo esse tipo de coisa :) )
Para mim, não resta dúvida que Uberlândia é capital do Alto Paranaíba. Se não for Uberlândia, é quem então?

Gabriel Brasil
June 22nd, 2008, 08:41 PM
E Patos é uma espécie de sub-capital do Alto Pranaíba,já bem na pontinha...

Triangulense
June 22nd, 2008, 09:28 PM
E Patos é uma espécie de sub-capital do Alto Pranaíba,já bem na pontinha...

Sim, da mesma forma que Ituiutaba poderá se transformar, em alguns anos, numa sub-capital do Pontal.

Rcrd
June 22nd, 2008, 09:31 PM
Interessante... E Uberaba tb eh uma sub-capital?

Triangulense
June 22nd, 2008, 09:56 PM
Interessante... E Uberaba tb eh uma sub-capital?

Também. :okay:
Mas o nível de independencia desta em relação a Uberlândia é um tanto alto.

Rcrd
June 22nd, 2008, 09:57 PM
Quais seriam as outras sub-capitais da regiao (com varios niveis de independencia como foi citado)?

Rcrd
June 22nd, 2008, 09:59 PM
Eu nunca ouvi falar de tanta complexidade... De tantas "subs"... Ate agora ja sao 3 sub-capitais..
Mas vamos em frente que o assunto eh interesante.

DanielHemerson
June 22nd, 2008, 10:26 PM
Quais seriam as outras sub-capitais da regiao (com varios niveis de independencia como foi citado)?

pra mim no Triangulo e mais ou menos assim:

Uberlândia: Cidade Principal - ''capital'' como alguns chamam aqui :lol:
Uberaba: sub-capital - quase independente de udia

outras ''sub-capitais'' :nuts: :

Patos de minas - Parte norte do alto paranaiba
Araxá - parte sul do alto paranaiba
Ituiutaba - pontal do Triangulo

Rcrd
June 22nd, 2008, 10:42 PM
E o norte de SP e parte de GO nao tem suas sub-capitais nessa area de influencia?

Lucianors
June 23rd, 2008, 01:41 AM
Eu já acho mais interessante a divisão oficial do governo de Minas, onde se considera triângulo e alto paranaíba separados, do ponto de vista administrativo é mais sensato. E sinceramente não vejo motivo para considerar o contrário, canso de ir a São Gotardo, Patos, Coró etc e vejo poucas semelhanças com o triângulo propriamente dito, são áreas vizinhas, existe alguma ligação, mas não são a mesma coisa. É como achar que Divinópolis e região integram a região central (embora sejam muito semelhantes e muito ligadas). Prefiro a minúncia da divisão do governo mineiro à generalidade proposta pelo IBGE.

lucasluzmg
June 23rd, 2008, 04:42 AM
^^
Eu discordo...apesar de tudo e de todo o atual desenvolvimento (tardio ate...) do Alto Paranaiba...Patos que é a cidade principal, ainda tem muito, mas muiiiiiiita mesmo ligaçao com Uberlândia, ou seja, ainda depende muito de UDI pra serviços e entre outros...
É claro que daqui alguns anos, isso vai mudar, mas por enquanto, nao...imagino que o desenvolvimento daquela regiao foi o mais tardio do "Hiper" Triângulo...

ps. nao é atoa que a propria TV Integraçao, separa como Sub-regiao Uberlândia - Patos de Minas...ainda possuem muita ligaçao.

Lucianors
June 23rd, 2008, 01:29 PM
Pois é, respeito sua opinião Lucas e vejo que tal pensamento é unanimidade entre vcs. Eu penso um pouco diferente, não acho que a dependência do alto paranaíba com Udia seja tão grande. Vou com alguma frequência a Patos e, sinceramente, acho a cidade um centro bem avançado de serviços, não vejo o que um morador de seu entorno precise fazer em Uberlândia. Patos e região tem de tudo, uma coisa ou outra justifica um deslocamento, mas não ao ponto de dizer que depende de Uberlândia. Até porquê são mais de 200 Km.

Triangulense
June 23rd, 2008, 07:43 PM
Luciano, me reponde uma pergunta:
Quanto a maioria dos habitantes de Patos precisam de alguma coisa que não pode ser encontrada no próprio comercio da cidade, para onde eles se dirigem? Quando falamos em polarização, é isso. Mas com certeza o nível de dependencia de Patos com relação a Udi é muito maior do que a de Uberaba e muito menor que a de Tupaciguara ou Indianópolis.

Exemplos simples:
Em Patos não tem concessionaria da Citroen. Se o camarada mora lá e quer comprar um C4, em que cidade normalmente ele iria?
Em Patos não tem gráfica de banners tamanho gigante. Se o cara quer fazer um anúncio publicitário, em que cidade normalmente ele irá adquirir esses impressos?
Poderia citar trocentos outros exemplos...

Curiosidades:
A emissora da Globo em Patos é a TV Integração, de Uberlândia.
A operadora de telefonia fixa em Patos é a CTBC, de Uberlândia, a qual também oferece serviço de celular GSM.
As principais distribuidoras de mercadorias para Patos são a Martins e a Arcom, ambas de Uberlândia.

A turma de Patos, quando quer estudar numa universidade pública, para onde a maioria se dirige?
(a)UNICAMP (b)UFMG (c)UnB (d)UNIMONTES (e)USP (f)UFU

Quando as pessoas em Patos saem para tentar um emprego num centro maior, para onde normalmente vão? Dica bônus: Horarios de ônibus regulares diários saindo de Patos de Minas para:
Brasília - 4 horários (05:45 - 12:00 - 22:30 - 00:00)
Belo Horizonte - 5 horários (06:00 - 10:30 - 15:30 - 16:30 - 00:00)
Goiânia - 2 horários (21:30 - 05:00)
São Paulo - 2 horários (18:30 - 20:00)
Ribeirão Preto - 1 horário (18:30)
Rio de Janeiro - 1 horário (17:30)
Uberaba - 4 horários (02:00 - 08:00 - 12:30 - 17:00)
Uberlândia - 8 horários (02:00 - 04:50 - 14:30 - 18:30 - 08:00 - 13:00 - 17:00 - 19:30)

Triangulense
June 23rd, 2008, 07:49 PM
edit

Lucianors
June 23rd, 2008, 08:21 PM
Interessante Sávio, belo trabalho, muito bom mesmo. Não se discute que Udia é o grande centro mais próximo de Patos, o que eu contesto é a colocação de alguns de que existe uma alta dependência dela com relação a Udia. Um serviço ou outro realmente demanda um centro maior, como uma concessionária da Citroen, Peugeot, mas a grande maioria não, o grau de independência de Patos e região é grande. Lógico que isso não se aplica às pequenas cidades como Tupaciguara, Nova Ponte, Frutal etc., para estas o contato com Udia, Uberaba ou mesmo São José do Rio Preto é estritamente necessário.

banzo
June 23rd, 2008, 11:30 PM
Olha,a influência de Uberlândia cresceu muito nos últimos tempos,mas acho esse poder de Uberlândia ruim pra região como um todo,tudo no Triângulo parece que está se centralizando na cidade.Culturalmente Patos tem muito mais a ver com BH do que com Uberlândia,do jeito de falar,passando pela culinária e refletindo até na preferência clubística mas o número de patenses em Uberlândia é muito grande e a cidade é sim esfera de importância de Uberlândia.

Agora,isso não quer dizer que o povo de Patos seja muito fã da população uberlandense,que normalmente se acha um pouco.Mas também há muitas pessoas legais,e eu mesmo tenho bons amigos aí.Uberlândia é como uma Patos em maior escala.

lucasluzmg
June 23rd, 2008, 11:51 PM
Luciano, me reponde uma pergunta:
Quanto a maioria dos habitantes de Patos precisam de alguma coisa que não pode ser encontrada no próprio comercio da cidade, para onde eles se dirigem? Quando falamos em polarização, é isso. Mas com certeza o nível de dependencia de Patos com relação a Udi é muito maior do que a de Uberaba e muito menor que a de Tupaciguara ou Indianópolis.

Exemplos simples:
Em Patos não tem concessionaria da Citroen. Se o camarada mora lá e quer comprar um C4, em que cidade normalmente ele iria?
Em Patos não tem gráfica de banners tamanho gigante. Se o cara quer fazer um anúncio publicitário, em que cidade normalmente ele irá adquirir esses impressos?
Poderia citar trocentos outros exemplos...

Curiosidades:
A emissora da Globo em Patos é a TV Integração, de Uberlândia.
A operadora de telefonia fixa em Patos é a CTBC, de Uberlândia, a qual também oferece serviço de celular GSM.
As principais distribuidoras de mercadorias para Patos são a Martins e a Arcom, ambas de Uberlândia.

A turma de Patos, quando quer estudar numa universidade pública, para onde a maioria se dirige?
(a)UNICAMP (b)UFMG (c)UnB (d)UNIMONTES (e)USP (f)UFU

Quando as pessoas em Patos saem para tentar um emprego num centro maior, para onde normalmente vão? Dica bônus: Horarios de ônibus regulares diários saindo de Patos de Minas para:
Brasília - 4 horários (05:45 - 12:00 - 22:30 - 00:00)
Belo Horizonte - 5 horários (06:00 - 10:30 - 15:30 - 16:30 - 00:00)
Goiânia - 2 horários (21:30 - 05:00)
São Paulo - 2 horários (18:30 - 20:00)
Ribeirão Preto - 1 horário (18:30)
Rio de Janeiro - 1 horário (17:30)
Uberaba - 4 horários (02:00 - 08:00 - 12:30 - 17:00)
Uberlândia - 8 horários (02:00 - 04:50 - 14:30 - 18:30 - 08:00 - 13:00 - 17:00 - 19:30)

Só troca exemplos das concessionarias pra concessionarias de camionetes e serviços agriculas principalmente...nao é atoa que a S10 foi lançada aqui, Mitsubishi Motors e etc...
Tem muita coisa ainda que a polarizaçao é grande, mas JA tem muita coisa que Patos e aquela regiao toda ja tem uma certa independencia.
Culturalmente imagino que seja como o Banzo citou, a sotaque do patense é muito mais pro sotaque do resto de Minas a o daqui do Triangulo. Bem legal isso.

ps. 80% do publico da Fenamilho é Uberlandense :cheers:

Triangulense
June 24th, 2008, 12:53 AM
Culturalmente imagino que seja como o Banzo citou, a sotaque do patense é muito mais pro sotaque do resto de Minas a o daqui do Triangulo. Bem legal isso.

Embora Patos tenha o sotaque igual ao de BH, a apenas 70Km dali, em Carrrrrrrmo do Paranaíba, que é uma cidade bem no meio do Alto Paranaíba, o sotaque já é idêntico ao de Uberlândia.

ps. 80% do publico da Fenamilho é Uberlandense :cheers:

Nas grandes festas do Triângulo, uberlandense é igual praga. :lol: :lol:
No carnaval de Ituiutaba, ou no de Campina Verde, tem muito mais uberlandense do que qualquer outro lugar. E quando digo qualquer outro lugar, inclui-se aí até mesmo os habitantes locais.
O único lugar que os uberlandenses realmente desconhecem no Triângulo é Iturama. Lá sim, olhando para as placas dos carros que frequentam as festas de lá, você tem 99% de impressão de estar em alguma cidade do oeste de sp. Só dá placa de carro de Fernandópolis(SP), Jales(SP), Votuporanga(SP), SJ Rio Preto(SP), Santa Fé do Sul(SP) e por aí vai.

lucasluzmg
June 24th, 2008, 04:23 AM
Sávio...Uberlandense é praga no mundo inteiro haahahiaha

Lucianors
June 24th, 2008, 01:13 PM
Sávio...Uberlandense é praga no mundo inteiro haahahiaha

Isso é verdade. Recentemente estive em Buenos Aires e Santiago do Chile e encontrei uberlandenses nas duas acreditam?

Triangulense
June 24th, 2008, 01:17 PM
Uberlândia conspira para dominar o mundo!!
Estão se distribuindo nas principais cidades do mundo e apenas aguardando o sinal da nave mãe para comecar o ataque. :gunz::nuts::lol:

DanielHemerson
June 24th, 2008, 05:30 PM
Estão se distribuindo nas principais cidades do mundo e apenas aguardando o sinal da nave mãe para comecar o ataque. :gunz::nuts::lol:

kkkkkkkkkkk:nuts::nuts::lol::lol::lol:

lucasluzmg
June 24th, 2008, 06:16 PM

Nao recomendo vc falar isso aqui nao...cuidado hein? o plano pode ser descoberto!:cheers:

Robin Udi
June 24th, 2008, 06:25 PM
Câmbio Câmbio... minha nave foi abatida nos arredores de Varginha... preciso de ajuda!! :lol:

Lucianors
June 24th, 2008, 07:06 PM
Não é só Uberlândia não, na verdade mineiro é uma "praga" mundial, tem no mundo inteiro, em Santiago mesmo encontrei um belorizontino em cada esquina, um uberlandense, um ipatinguense e um casal de Arcos, uma cidadezinha no centro-oeste de Minas.

Triangulense
June 24th, 2008, 08:22 PM
Isso pq Udi é uma cidade receptora de população, e não de repulsão.
Imagina se não fosse.

Rcrd
June 24th, 2008, 11:25 PM
Mais um thread apossado...

:lol:

Triangulense
June 25th, 2008, 01:10 AM
^^ Tem "posse" nenhuma aqui não, companheiro.
Pode falar que a gente está pronto para te ouvir. :D

lucasluzmg
June 25th, 2008, 01:43 AM
eu avisei...

banzo
June 25th, 2008, 10:43 AM
Na Fenamilho tem muito uberlandense sim,mas ainda não se compara com o número de brasilienses! Tem mais carro do DF do que do resto! Principalmente nos fins de semana da festa.