View Full Version : Vitória (ES) | Enseada do Suá | Cais das Artes (Museu e Teatro) | Paulo Mendes da Rocha

juniorzzi
July 5th, 2008, 02:03 AM
Constituído por um museu e um teatro equipados para receber eventos artísticos de grande porte, o conjunto arquitetônico projetado para o Cais das Artes pelo arquiteto capixaba Paulo Mendes da Costa prevê a construção de um teatro, com capacidade para 1.300 pessoas e um museu com mais de 11 mil metros quadrados com espaços para exposição, biblioteca, café e auditório. O empreendimento vai capacitar Vitória a receber espetáculos artísticos importantes, qualificando-a como uma sede cultural com presença nacional.

Localizado na Enseada do Suá, na extensa esplanada da Praça do Papa, as duas edificações serão suspensas do solo de modo a permitir as visões livres e desimpedidas da Baía de Vitória e do Convento da Penha, localizado do outro lado do canal.

http://i204.photobucket.com/albums/bb274/juniorzzi/PMA.jpg

http://www.iopes.es.gov.br/images/caisdasartes.jpg

Mangueboy
July 5th, 2008, 02:05 AM
Não dá para ter muita noção, mas eu não achei bonito.

Vitor_RMGV
July 5th, 2008, 02:13 AM
A Enseada do Suá está cada vez mais completa.

Joas
July 5th, 2008, 02:14 AM
O conjunto arquitetônico ficará em harmonia com o seu entorno. Além disso as casas do final da quadra serão desapropriadas para que o espaço fique mais aberto e com visual mais abrangente. Eu gostei.

Marcus_CG
July 5th, 2008, 02:37 AM
Acho q vai ficar bom!

FlicK
July 5th, 2008, 02:47 AM
Gostei do bloco mais horizontal. O outro achei sem graça, mas com detalhes interessantes, como a parte em que avança sobre a água.

No geral tá legal, mas poderia ser MUITO melhor.

juniorzzi
July 5th, 2008, 02:49 AM
^^
Poah... do jeito que ele disse que seria o projeto, eu pensei q seria algo parecido com o Opera House....

Raphael_San
July 5th, 2008, 02:53 AM
Eu sinceramente achei uma porcaria!!!

Fizeram tanto oba-oba em relação ao projeto, que seria de autoria do capixaba Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Nobel da arquitetura em 2006... já estava esperando um projeto inovador, com uma estrutura mais leve e com vidros, algo próximo do que agente vê em outros países.

Já que é para ser "concretão", era melhor pedir ao Niemeyer... :lol:

FlicK
July 5th, 2008, 03:57 AM
^^ Eu também esperava mais do Paulo Mendes da Rocha...

Vittariano
July 5th, 2008, 04:07 AM
Achei a obra interessante...mas deveriam colocar mais janelas, vidros....

pedrovitoria
July 5th, 2008, 04:35 AM
Se a maquete fosse colorida daria para entender melhor, parece bom.

Daniel Dantas
July 5th, 2008, 04:43 AM
Isso está horrível! Que coisa mais sem-graça. A Enseada merecia mais...

FelixMadero
July 5th, 2008, 04:47 AM
Ta bom o mais horizontal.

RodrigoVix
July 5th, 2008, 05:29 AM
É bonito e ficará legal na Enseada, porém, o projeto poderia sem bem mais "leve" e belo.

Luiz Bazuca
July 5th, 2008, 06:06 AM
Parece fraco... Se o Niemeyer não estivesse mais pra lá do que pra cá, eu acho que teria saído bem melhor.
Paulo Mendes da Rocha já fez belíssimos projetos e na hora de homenagear de seu estado faz algo fraco. Mas acho que só saberemos mesmo se é belo ou não quando ficar pronto.

Campaneli
July 5th, 2008, 03:04 PM
Tbm não gostei. Esperava algo do tipo Sidney Opera House, que fosse marcante na entrada da baia.

Romers
July 5th, 2008, 04:36 PM
Falar que o predio é um caixotão para mim pé uma opinião apressada e insensível as várias sutilezas de desenho no projeto. tenho certeza qde que o detalhamento será impecável e a espacialidade destas construções será meuito interessante. Boto muita fé em paulo mendes que me parece cada vez mais afinado no traço.

PedroLacerda
July 5th, 2008, 05:41 PM
:badnews:

Bom, não conheço o arquiteto... mas como ja disseram, o projeto horizontal ta bem melhor que o vertical!

'rational crazy'
July 5th, 2008, 09:15 PM
Eu já tinha visto esse projeto e achei que ele tivesse sido cancelado!

Não é bonito não, mas será impactante e valorizará a área.

canelaverde
July 5th, 2008, 09:25 PM
Paulo Mendes da Rocha é capixaba ganhador do Premio Pritzker (acho q é assim q escreve), considerado o nobel da arquitetura...
Até então, só Niemeyer havia ganhado esse prêmio.

Esse projeto marca a carreira do arquiteto, com as formas que Paulo Mendes da Rocha está acostumado a trabalhar. Entretanto, em minha opinião, essa forma minimalista e branca não se adequaria ao local.

Poderia talvez ter construído uma arquitetura branca, que acho mto bonita por sinal, em forma de navio, simbolizando a importância do porto para o Espírito Santo e valorizando a paisagem da barra da Baía de Vitória, com grande trânsito de navios passando em frente a Enseada do Suá, embaixo da terceira ponte... Seria um visual e tanto!

aleochi
July 5th, 2008, 09:39 PM
nossa, projeto bem simples mesmo! Não culpem só o arquiteto, talvez o custo para a obra não seja muito alto!

aleochi
July 5th, 2008, 09:54 PM
Acho q para um projeto aí q seja na Orla, teria q ter formas onduladas, tipo as ondas do mar tals.. assim todo quadrado ele vai passar meio despercebido!

Mascate
July 5th, 2008, 11:55 PM
Projetos minimalistas são sempre agradáveis ao olhos. Gostei muito!!

Belcity
July 6th, 2008, 07:16 AM
muito quadradão

so gostei do bloco mais baixo

tonyssa
July 6th, 2008, 03:57 PM
Gostei da proposta, acho que se encaixou perfeitamente à paisagem urbana do local.

João Paulo
July 7th, 2008, 05:18 PM
Gostei, mas acho que poderia ser melhor, o projeto poderia dar mais ênfase ao "mar" já que estará localizado bem em frente ao mar.

Marcio4Ever
July 7th, 2008, 05:24 PM
Bem a cara do Paulo Mendes, linha retas e com certeza, com aquele concretão liso.

Achei bem interessante, gosto dessas obras.

BrunoVix
November 18th, 2008, 04:11 AM
Encontrei a planta do projeto, segue abaixo:

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes/pl01.jpg

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes/pl02.jpg

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes/pl03.jpg

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes/pl04.jpg

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes/pl05.jpg

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes/pl06.jpg

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes/pl07.jpg

BrunoVix
November 18th, 2008, 04:12 AM
Memorial descritivo

http://www.constructalia.com/pt/resources/ContenidoActualidad/02717305FOTO_BIG.jpg

Implantado em área ganhada do mar, com uma frente retificada de 300 m, na entrada da baía de Vitória, no canal de acesso ao Porto original, ainda ativo, o conjunto é formado pelo edifício do Teatro, para 1500 pessoas com aproximadamente 8.500 m2 e com 65 m x 60 m x 30 m, e o edifício do Museu, com 140 m de comprimento e 23 m de largura, 6.500 m2, e sua torre anexa, com 20 m x 20 m.

A grande praça tem 21.000 m2.

Como decorrência da situação do terreno, de aterro à beira-mar, os edifícios são elevados do solo. Assim evitam-se os inconvenientes da impermeabilização e dos esforços de subpressão devidos à presença de água a pouca profundidade e libera-se a quase totalidade do chão da praça ao uso público.

O Teatro debruça-se sobre o mar, com três apoios na água. No térreo encontram-se as áreas de palco e acessos de carga, o salão de acolhimento, de acesso livre através de galeria transversa, e o Restaurante, que se abre a uma calçada coberta junto ao mar.

Através de escadas e grandes elevadores situados nas duas galerias laterais com 10 m de largura, dá-se o acesso aos foyers da platéia e camarotes e balcão superior, ambos com grandes varandas voltadas para o canal. Nessas galerias laterais estão localizadas também as circulações de serviço e áreas de apoio, como sanitários, camarins e salas técnicas.

O Teatro possibilita a realização de diversos tipos de espetáculo, e conta com fosso de orquestra e urdimento compatível com grandes montagens.

O Edifício do Museu, também elevado do solo, é composto por duas grandes vigas com desenhos distintos entre si, a 20 m uma da outra e cada uma apoiada em três pontos: 15 m de balanço nas extremidades e dois vãos de 55 m. Entre essas paredes em concreto armado são montados, com vigas transversas metálicas com 20 m de comprimento (vão) e 1 m de altura, os salões de exposição e demais áreas do programa.

A entrada de luz natural se dá de forma indireta, refletida pelo chão, graças à posição peculiar de suas aberturas, voltadas para a praça sob o edifício.

A circulação ocorre através de rampas que, salvo a do acesso principal, são realizadas em balanço junto à empena do lado do mar. Sendo face Sul, é possível realizar seu fechamento em vidro, permitindo uma ampla vista do canal e completa o conjunto uma torre anexa, de 20 m x 20 m, de cinco pavimentos, com as instalações de apoio e técnicas, como sanitários, oficinas, depósito de acervo, máquinas de climatização e reservatórios na cobertura.

Ficha técnica

Autor: Paulo Mendes da Rocha
Colaboradores: Metro Arquitetos Associados - Martin Corullon, Anna Ferrari, Gustavo Cedroni

Imagens:
1. Corte longitudinal do Teatro/Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetos, Cortesia
2. Planta do Museu/Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetos, Cortesia

http://www.constructalia.com/pt_PT/news/actualidad_detalle.jsp?idDoc=2717297&idCat=123685

BrunoVix
November 18th, 2008, 04:14 AM
Confronto entre natureza e construção

http://www.constructalia.com/pt/resources/ContenidoActualidad/02717271FOTO_BIG.jpg

Dois grandes volumes suspensos no ar compostos por vigas metálicas, concreto armado e poesia, abrigam um teatro para 1,5 mil pessoas e um museu de 6,5 mil m2, na beira-mar de Vitória, Espírito Santo, no sudeste do Brasil.

O Teatro é sustentado por diversos apoios, três deles assentados no mar. O Museu paira suspenso em seis apoios. O vão abaixo dos edifícios cria uma praça de 21 mil m2 e permite a visibilidade da baía, do canal de acesso ao Porto de Vitória, do mar e o quotidiano movimento dos barcos.

http://www.constructalia.com/pt/resources/ContenidoActualidad/02717273FOTO_BIG.jpg

A descrição é de um local que ainda não existe, mas já foi concebido pelo arquitecto Paulo Mendes da Rocha (ES, 1928) e será erguido mediante convénio firmado entre o Governo do Estado do ES e a ArcelorMittal Tubarão.

O centro cultural, ainda sem nome oficial, é chamado pelo seu criador de Teatro e Museu e nasce como marco. É a primeira obra do arquitecto, vencedor do Pritzker 2006 e reconhecido internacionalmente como um talento no cenário mundial, em sua cidade natal.

Enseada do Suá

O projecto do centro cultural é coordenado pela primeira-dama do estado, a psicanalista Cristina Gomes.

Os edifícios, localizados na Enseada do Suá, ao lado da Praça do Papa, terão infra-estrutura multiuso e instalações técnicas capazes de abrigar qualquer tipo de manifestação artística.

Grupos de trabalho e discussões públicas estão definindo a organização institucional que irá administrar os espaços e o perfil do Museu.

A ArcelorMittal Tubarão é responsável pelos custos de elaboração do projecto arquitectónico e projectos complementares e por uma assessoria sistemática durante toda a obra.

Mais detalhes sobre o Teatro e Museu de Vitória podem ser conferidos nos links abaixo e na 45º edição revista espanhola 2G, dedicada à obra recente de Paulo Mendes da Rocha, que será lançada em Maio.

http://www.constructalia.com/pt_PT/news/actualidad_detalle.jsp?idDoc=2717262&idCat=123685

Rafael CBÁ
November 18th, 2008, 05:12 AM
fico bem legal mesmo!!!

GRGM
November 18th, 2008, 10:12 AM
Prefiro esperar renders mais detalhados pra comentar sobre esse projeto... ACHO que tendo em vista a localização, seria melhor convidarem um arquiteto mais "espetaculoso", que fizesse algo mais à la "MAC de Niterói"... mas, de todos os modos, é incrível o desenvolvimento das cidades brasileiras nessa área cultural! E a simbologia do Paulo Mendes da Rocha fazendo uma obra em Vitória é bem legal, fora que hoje as obras dele agregam valor a qualquer coisa, né!

Joas
November 18th, 2008, 11:51 AM
Eu gostei das plantas, principalmente do teatro que é bem funcional, e com ventilação natural ( acho que será ssim) reduz bastante os custos dos espetáculos.
O problema maior será para a acústica que nessa concepção do projeto, não está em primeiro lugar.
Como provavelmente não se destinará para espetáculos mais virtusos, cumpre o seu objetivo.
Já temos o Teatro Carlos Gomes que tem uma acústica impecável e se destina a um público mais exigente. Sobre o museu não dá para se ter uma ideia ainda, mas terá que ser parte dele climatizado devido maresia e poluição.

canelaverde
November 18th, 2008, 12:56 PM
Excelente achado Brunovix!!!

Holz
November 18th, 2008, 02:40 PM
Eu sinceramente achei uma porcaria!!!

Fizeram tanto oba-oba em relação ao projeto, que seria de autoria do capixaba Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Nobel da arquitetura em 2006... já estava esperando um projeto inovador, com uma estrutura mais leve e com vidros, algo próximo do que agente vê em outros países.

Já que é para ser "concretão", era melhor pedir ao Niemeyer... :lol:

Eu tambem concordo. Poderia ter mais detalhes, mais sofisticação no projeto e mais ousadia.

Raphael_San
November 18th, 2008, 05:30 PM
^^^^

Mesmo que agente não goste do projeto, esse é o estilo do Paulo Mendes da Rocha, todos os projetos dele pelo mundo seguem esse padrão "concretão", e são premiadíssimos...

Na minha opinião, esses tipos de obras combinam mais com paisagens predominantemente urbanas, como São Paulo por exemplo... num lugar como a Enseada, à beira da baía de Vitória, um projeto desse porte deveria se caracterizar pela sua leveza, pela arquitetura ousada e valorização total da vista, em qualquer ponto tanto do Museu, quanto do Teatro... este então, decepcionou mesmo!

BrunoVix
November 18th, 2008, 05:47 PM
Excelente achado Brunovix!!!

Eu encontrei no site da ArcelorMittal, ela que patrocinou o projeto, o custo da obra será do governo do estado.

Bom, pra mim é indiferente o estilo da obra... Acho que a cidade deve ter vários estilos e não concentrar apenas em um, e não temos nenhum espaço em Vitória que se compare aos desenhos de Paulo Mendes da Rocha. Gosto dessas coisas que incomodam, que emitem opiniões, deixando de ser só aquela outra obra que nada contribui pra cidade, que não chama atenção. No final, pela magnitude e tamanho do Cais das Artes, além é claro do local em que vai se encontrar, não duvido que será impactante e marcante. Gostei do tamanho do Museu, Vix tá carente de espaços para amostras, exposições... Claro também, gostei de ter um novo moderno teatro, onde cidade nenhuma nesse país pode recusar um.

Daniel Dantas
November 20th, 2008, 02:40 PM
Sério, isso parece aquele conceito de modernidade dos anos 80. ;X

HugoCatanduva1993
November 21st, 2008, 12:08 AM
legalzinho

Tico_ES
November 21st, 2008, 01:35 PM
realmente o achado do BrunoVix é ótimo...mas eu achei o projeto todo bem sem-graça, quadrado, parece um dvd player. Kd as curvas. Vitória podia ter pelo menos um prédio + locão, diferente, mesmo sendo feio ao gosto de muitos...

Holz
November 21st, 2008, 01:45 PM
^^^^

Mesmo que agente não goste do projeto, esse é o estilo do Paulo Mendes da Rocha, todos os projetos dele pelo mundo seguem esse padrão "concretão", e são premiadíssimos...

Na minha opinião, esses tipos de obras combinam mais com paisagens predominantemente urbanas, como São Paulo por exemplo... num lugar como a Enseada, à beira da baía de Vitória, um projeto desse porte deveria se caracterizar pela sua leveza, pela arquitetura ousada e valorização total da vista, em qualquer ponto tanto do Museu, quanto do Teatro... este então, decepcionou mesmo!

Concordo. Um blocão desses pesa muito na paisagem. Que pelo menos tivesse alguns vidros ou fosse menos quadradão ou que tivesse um diferencial.

BrunoVix
November 26th, 2008, 03:43 PM
http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/55498.jpg

Paulo Mendes da Rocha volta ao Estado para apresentar em detalhes o projeto ‘Cais das Artes’

“A entrada da Baía e o Porto de Vitória são as verdadeiras obras de arte, que serão contempladas através da construção do ‘Cais das Artes’, na Enseada do Suá”. O autor da frase e do projeto, o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, está no Espírito Santo nesta quarta-feira (26), onde apresenta no Palácio Anchieta, em Vitória, os detalhes deste projeto. Estão presentes no evento o vice-governador Ricardo Ferraço, a secretária de Estado de Cultura, Dayse Oslegher, a primeira dama Cristina Gomes, além de autoridades e pessoas ligadas à área cultural.

Uma vez construído, o ‘Cais das Artes’ será a primeira obra do arquiteto em sua cidade natal. Constituído por um Museu e um Teatro equipados para eventos artísticos de grande porte, o conjunto arquitetônico terá como característica central a valorização do entorno paisagístico e histórico da cidade. O diálogo entre a cidade e o mar será marcante. Como um navio de 150 metros de comprimento e cerca de 20 metros de altura, o Cais das Artes estará ancorado na Enseada do Suá.

E ainda, de forma complementar, o arquiteto decidiu suspender os edifícios do solo de modo a permitir visuais livres e desimpedidos desde a praça até a paisagem ao redor. O visitante contemplará através de janelas e rampas envidraçadas o Convento da Penha e a Terceira Ponte. “O projeto foi construído para ser lindo. Simplesmente isso”, finalizou Paulo Mendes da Rocha em uma de suas visitas ao Estado para apresentações do projeto.

Em junho deste ano, Paulo Mendes da Rocha levou o ‘Cais das Artes’ para Londres, na Embaixada do Brasil. O projeto foi um dos destaques na exposição da Bienal de Arquitetura da capital inglesa.

O ‘Cais das Artes’ também virou notícia pelo mundo. Em Tóquio, Japão, a revista “GA Document Internacional 2008” publicou uma matéria amplamente ilustrada sobre o projeto. A revista Summa +, de Buenos Aires, Argentina, também dedicou várias páginas a Paulo Mendes da Rocha, com fotos da maquete. A Revista Internacional de Arquitetura 2G, de Barcelona, Espanha, é outra publicação que detalhou a obra do arquiteto e deu ênfase ao ‘Cais das Artes’, citando inclusive onde o projeto será instalado – em Vitória, Capital do Espírito Santo.

Paulo Mendes de Rocha

Paulo Mendes de Rocha é capixaba de Vitória, radicado em São Paulo. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie de São Paulo, em 1954. Paulo Mendes da Rocha assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura brasileira contemporânea, tendo sido agraciado em 2006 com o Prêmio Pritzker, a mais importante premiação da arquitetura mundial.

Referências de Paulo Mendes da Rocha

1957 - Ginásio do Clube Atlético Paulistano, São Paulo.
1969 - Pavilhão Brasileiro da Feira Internacional de Osaka, Japão, juntamente com Flávio Motta,Júlio Katinsky e Ruy Othake.
1973 - Estádio Serra Dourada em Goiânia
1986 - Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), São Paulo
1989 - Museu de Arte de Campinas
1989/1990 - Casa Gerassi
1988/1999 - Reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo
1996/1998 - Reforma do Centro Cultural da FIESP, São Paulo.
1998 - Edifício do serviço estadual Poupatempo no bairro de Itaquera, em São Paulo.
2002 - Projeto para uma cobertura sobre a Galeria Prestes Maia, na Praça do Patriarca em São Paulo.
2006 - Intervenção e reforma da Estação da Luz, em São Paulo e projeto do Museu da Língua Portuguesa naquele local.
2008 - Novas instalações do Museu Nacional dos Coches nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, na zona de Belém, em Lisboa.

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes9.jpg
O ‘Cais das Artes’ será a primeira obra do arquiteto em sua cidade natal

http://i251.photobucket.com/albums/gg306/brunovix/caisdasartes5.jpg
A primeira dama Cristina Gomes, idealizadora do projeto

http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99689091

Matheus Rody
November 26th, 2008, 08:55 PM
Parece aquele velho ditado "Em casa de ferreiro o espeto é de pau".rsrsrs.
Vitória, e em especial essa região, merece bem mais.

canelaverde
November 26th, 2008, 10:12 PM
Eu bem que gostei do projeto... lógico, depois da detalhada explicação do Paulo Mendes da Rocha!
Parece estranho... pois o projeto parece renegar a vista para o mar e o convento.
Mas é complicado, pois as atividades exigem certo isolamento, fechamento (principalmente o teatro, que por dentro é muito bem resolvido)
A melhor coisa criada é a rampa entre os pavimentos do museu, voltada para a baía de vitória e as aberturas (janelas) são inclinadas, voltadas para a praça... afinal, como Paulo Mendes disse, grandes aberturas e grandes entradas de luz, complica... por questões de visibilidade interna e de conforto térmico.

Agora eu aceito e aprovo o projeto.

Holz
November 27th, 2008, 01:12 AM
O museu até que vai, mas o teatro... é um verdadeiro blocão horrivel!

BrunoVix
November 27th, 2008, 02:31 AM
Um vídeo:

2xGVG5OeNm8

Daniel Dantas
November 27th, 2008, 07:45 PM
Mantenho minha opinião. Extremamente feio. :S

SJC.capitalist
November 27th, 2008, 07:52 PM
Eu gostei muito do museu, achei muito lindo, ao contrário do teatro, achei horrível, um blocão sem graça!

Daniel Dantas
November 27th, 2008, 07:56 PM
Ah, nossos irmãos portugueses pelo visto não gostaram nem um pouco do projeto que o Paulo Mendes da Rocha fez para o novo Museu dos Coches, e olha que o projeto de lá é muito mais belo que o nosso!

E as reclamações deles não são muito diferentes das nossas...

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=576610

TEBC
November 27th, 2008, 08:09 PM
um marco pra cidade

Tico_ES
November 27th, 2008, 08:33 PM
um marco pra cidade

sim, de mal gosto e falta de criatividade

Luiz Bazuca
November 27th, 2008, 10:14 PM
Existem várias arquitetos de renome mundial que cobrariam mais barato e fariam algo muito melhor. Mas todo governante cisma em dar tudo quanto em projeto para o Mendes Rocha e para o Niemeyer, que foram gênios, mas suas épocas já passaram.

Se essa obra estivesse nas mãos do genial Santiago Calatrava, ai sim, a cidade teria um marco internacional.

Para quem não conhece o Calatrava:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hs=CmS&q=santiago+calatrava&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=image_result_group&resnum=4&ct=title

WallyP
November 27th, 2008, 10:14 PM
u-a-l

FlicK
November 27th, 2008, 10:52 PM
Existem várias arquitetos de renome mundial que cobrariam mais barato e fariam algo muito melhor. Mas todo governante cisma em dar tudo quanto em projeto para o Mendes Rocha e para o Niemeyer, que foram gênios, mas suas épocas já passaram.

Se essa obra estivesse nas mãos do genial Santiago Calatrava, ai sim, a cidade teria um marco internacional.

Para quem não conhece o Calatrava:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hs=CmS&q=santiago+calatrava&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=image_result_group&resnum=4&ct=title

Gosto do calatrava, mas acho errado endeusar ele a ponto de dizer que um 'marco internacional' só pode ser construído por ele. Aliás, Calatrava tá virando modismos, sendo muito superestimado.

Gosto muito do Paulo Mendes da Rocha, uma referência nacional à arquitetura contemporânea de qualidade que se difere da superficialidade das obras de Niemeyer de hoje em dia.

Eu tenho a idéia de que concursos públicos são sempre a solução. Como no caso da nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, onde Siza ganhou o concurso (não sei de ninguém que sabe quem foram os outros concorrentes e/ou viram os seus projetos) e colocou a cidade no mapa da arquitetura mundial com uma obra vencedora do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (maior prêmio que um projeto pode receber). Um concurso possibilita o que houve aqui: Porto Alegre ganhou a melhor obra já feita por um dos cinco maiores nomes da arquitetura atual.

Luiz Bazuca
November 28th, 2008, 11:24 PM
Gosto do calatrava, mas acho errado endeusar ele a ponto de dizer que um 'marco internacional' só pode ser construído por ele. Aliás, Calatrava tá virando modismos, sendo muito superestimado.

Gosto muito do Paulo Mendes da Rocha, uma referência nacional à arquitetura contemporânea de qualidade que se difere da superficialidade das obras de Niemeyer de hoje em dia.

Eu tenho a idéia de que concursos públicos são sempre a solução. Como no caso da nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, onde Siza ganhou o concurso (não sei de ninguém que sabe quem foram os outros concorrentes e/ou viram os seus projetos) e colocou a cidade no mapa da arquitetura mundial com uma obra vencedora do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (maior prêmio que um projeto pode receber). Um concurso possibilita o que houve aqui: Porto Alegre ganhou a melhor obra já feita por um dos cinco maiores nomes da arquitetura atual.

Lê denovo... Não disse que só poderia ser feito por ele. Falei que ele é uma opção para a cidade ter um marco internacional.
Concurso público é uma boa idéia sempre, mas se a cidade está buscando nome também, é melhor procurar por alguém que já o tenha. E eu acho que a melhor opção seria o Calatrava, basta ver os museus que ele fez. Não há um que no mínimo não seja lindo.

FlicK
November 29th, 2008, 01:50 AM
^^ São arquiteturas diferentes. Cada um tem uma personalidade e ambas são marcantes. Em importância de obra, a do Calatrava choca mais (mais ousada em formas), mas a do Paulo Mendes não é inferior.

A pluralidade da arquitetura contemporânea é interessante. Sou apaixonado pelo Calatrava, mas acho que as obras dele são mais esculturas cujo preço é absurdo, do que edificações bem dosadas e planejadas cuja forma e função satisfazem com primazia o objetivo pré-determinado.

Como disse, Calatrava, Zaha Hadid (até mesmo Niemeyer), cada vez mais se tornam modinhas fúteis, sua arquitetura está servindo apenas para ostentação: ter na cidade uma grandiosa obra que poderia estar em qualquer lugar desenvolvido do mundo.

Brazuca Surfer
November 29th, 2008, 02:15 AM
^^
Ótimo esclarecimento!!!

Não achei o projeto inferior! Pelo contrário, um projeto de acordo com a paisagem e os lindos traços!

Luiz Bazuca
November 29th, 2008, 10:34 PM
^^ São arquiteturas diferentes. Cada um tem uma personalidade e ambas são marcantes. Em importância de obra, a do Calatrava choca mais (mais ousada em formas), mas a do Paulo Mendes não é inferior.

A pluralidade da arquitetura contemporânea é interessante. Sou apaixonado pelo Calatrava, mas acho que as obras dele são mais esculturas cujo preço é absurdo, do que edificações bem dosadas e planejadas cuja forma e função satisfazem com primazia o objetivo pré-determinado.

Como disse, Calatrava, Zaha Hadid (até mesmo Niemeyer), cada vez mais se tornam modinhas fúteis, sua arquitetura está servindo apenas para ostentação: ter na cidade uma grandiosa obra que poderia estar em qualquer lugar desenvolvido do mundo.

Ai que está o problema, isso é um museu de arte!
A obra do Paulo Mendes é fria, ficará um museu inexpressivo como MAM no Rio de Janeiro, que é bonito mas é "frio" e de concreto.
Se você não compreende, a minha opinião é que: Paulo Mendes é um bom arquiteto mas não gosto da idéia dele projetando um museu de arte.
Aliás ele está projetando um em Portugal e as opiniões são parecidas com a minha.

Naipesky
June 1st, 2011, 02:21 AM
Atualizando, finalmente.

Novas imagens de renders.

galera andei fuçando a net e acabei achando imagens mais detalhadas do novo complexo cultural do estado, o cais das artes.

fonte: www.metroo.com.br

http://www.metroo.com.br/public/images/5ecb90efd0074bb02cc20993c301701c825d2504.jpg
http://www.metroo.com.br/public/images/fb768c8e9d4561c32b7702281db43ec515514e1c.jpg
http://www.metroo.com.br/public/images/a8981dd2f44f483a9277be969b1478831a0ba6e9.jpg
http://www.metroo.com.br/public/images/5904c5e2a90518c607dcc855b4c80b865af2200c.jpg
http://www.metroo.com.br/public/images/4d056f394c7289359671c06f149d1de17d38aac3.jpg
http://www.metroo.com.br/public/gallery/5b8f71b09fd78594112b95494d16899a6ec46799.jpg
http://www.metroo.com.br/public/gallery/bdd9f4899f3b08d2493092989308badd4fe7b2de.jpg
http://www.metroo.com.br/public/gallery/3f0fcedaae2e18f55fc4e7f1ac46c54566dfc01b.jpg

essa ultima foto fico doida..:cheers::banana::cheers::banana::cheers::banana:

A Obra encontra-se bem avançada até, depois arrumo imagens atuais.

Naipesky
June 1st, 2011, 02:27 AM
Pergunta:

Olhem o prédio do teatro e digam,

1 - Precisa-se de um arquiteto renomado para projetar um galpão de concreto?

2 - Ou o segredo do arquiteto renomado é projetar um teatro que parece um galpão de concreto?

Prefiria contratá-lo para desenhar um galpão de concreto que pareça um teatro...

Vai matar várias vistas do lugar, especialmente a vista da ponte (essa sim icônica) em todas as posições no bairro.

:ohno:

Naipesky
June 1st, 2011, 02:33 AM
Opa, já existe um tópico de acompanhamento das obras:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1116047

hugoslz
June 1st, 2011, 05:40 AM
Só concreto. Horrivel. :puke:

Romers
June 1st, 2011, 04:47 PM
Pergunta:

Olhem o prédio do teatro e digam,

1 - Precisa-se de um arquiteto renomado para projetar um galpão de concreto?

2 - Ou o segredo do arquiteto renomado é projetar um teatro que parece um galpão de concreto?

Prefiria contratá-lo para desenhar um galpão de concreto que pareça um teatro...

Vai matar várias vistas do lugar, especialmente a vista da ponte (essa sim icônica) em todas as posições no bairro.

:ohno:

Cara c pode num gostar. Mas c fala comos e o arquiteto nocaso fosse famoso atoa. O que vc entende de arquitetura para fazer isso? Pelo jeito num entende nada. Seus comentáriossão tão rpofundos q nemvale apena perder tempo rebatendo.

emfim c pode não gostar e tem todo direito disso. Agora falar "1 - Precisa-se de um arquiteto renomado para projetar um galpão de concreto?

2 - Ou o segredo do arquiteto renomado é projetar um teatro que parece um galpão de concreto?[/"

Vc num tem a embasamento para falar isso com esses termos.

Limite-se a dizer dizer q num gosta ou gosta por isso eaquilo e não questionar o mérito do arquiteto.

Naipesky
June 1st, 2011, 07:07 PM
^^ Mas que parece um galpão de concreto, ah parece.

É preciso ser muito bom mesmo para projetar algo genial, utilizando conceitos super valorizados na Arquitetura, e ao mesmo tempo parecer algo vulgar para leigos.

http://www.landofserpents.com/forum/Smileys/default/devil-violin-130.gif