View Full Version : (RS) Porto Alegre | Zona Norte | Alto Norte Shopping
noize July 5th, 2008, 02:18 AM A Zona Norte terá um novo complexo comercial. Segundo grande centro de compras anunciado para a região em menos de um ano, o Alto Norte Shopping será erguido na Avenida Assis Brasil, na esquina com a Hugo Herrmann Filho, e será vizinho do Lindóia Shopping.
Como foi antecipado pelo ZH Lindóia em agosto do ano passado, a Beralv Participações S.A, proprietária da área da antiga fábrica de latas das Indústrias Matarazzo, planeja construir no local um empreendimento destinado a compras, lazer e instalação de escritórios nos próximos dois anos.
Os detalhes da nova ocupação para a área foram revelados no dia 8 de maio, na audiência pública promovida pela empresa - uma exigência da legislação municipal.
O projeto elaborado pelo arquiteto Manoel Dória prevê 250 lojas, seis salas de cinema e estacionamento no subsolo, a um custo de R$ 85 milhões. O shopping ocupará duas quadras, cortadas pela Rua Alfredo Placides da Silva, que serão ligadas por uma passarela suspensa e um túnel para os veículos. Acima das lojas serão erguidas duas torres para escritórios. Para comportar o aumento de movimento, estão previstas mudanças no trânsito local.
O projeto precisa de aprovação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental e ainda deve tramitar pela prefeitura por um período indeterminado. A expectativa dos empreendedores é dar início às obras nos próximos seis meses.
O empreendimento deve acirrar a concorrência comercial na região. Além de ser vizinho do Lindóia Shopping, o centro de compras ficará a cerca de 800 metros de onde deve ser instalado o Bourbon Francisco Trein, anunciado em outubro de 2007.
* O complexo
- Shopping com 250 lojas em três pavimentos
- Estacionamento em dois andares no subsolo com 1.712 vagas
- Duas torres, construídas acima do shopping, com 170 salas para escritórios. Uma de sete andares, no prédio da Assis Brasil, e outra com cinco, na construção da Pedro Jung
- Pelos menos quatro lojas-âncoras
- Seis salas de cinemas
* Endereço
Avenida Assis Brasil, 3.430, e Pedro Jung, 140
* Impacto e compensações
- 42 árvores serão cortadas
- 27 vegetais serão transplantados para outro local
- 211 mudas devem ser plantadas no entorno
- 20% do terreno deve ficar livre de edificação e vegetado, como área permeável
- A Praça das Flores deve receber melhorias
* Próximas etapas para aprovação do projeto
- O projeto deve seguir para análises técnicas e votação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. Se for aprovado, a prefeitura deve emitir a licença de instalação, autorizando a construção.
Após o final das obras, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) concede a Carta de Habitação e a Smam pode liberar a licença de operação
Até 2010, o empreendimento deve estar pronto, segundo expectativa da Beralv.
http://img209.imageshack.us/img209/5749/gfoto2.jpg
http://img180.imageshack.us/img180/5919/gfoto1.jpg
Imagens novas:)
Imagem da Área Atualmente
http://img70.imageshack.us/img70/8710/2515315594bd6b99a32dokb6.jpg
Imagem da Área com o Shopping
http://img234.imageshack.us/img234/9903/251448969157779e6828osf8.jpg
http://img94.imageshack.us/img94/9751/altonorte.jpg
http://img704.imageshack.us/img704/7136/02altonorte.jpg
noize July 5th, 2008, 02:19 AM Pois é, mais um shopping gurizada! :D
Agora q o Lindóia vai falir de vez!
FelixMadero July 5th, 2008, 02:24 AM ^^ O Lindóia ta falindo?
Outro shopping, que exagero...
Poa é cidade com mais shopping per capita do BR...
vai ser...
Bonito, pareceu...
noize July 5th, 2008, 02:26 AM ^^ O Lindóia ta falindo?
Outro shopping, que exagero...
Poa é cidade com mais shopping per capita do BR...
vai ser...
Bonito, pareceu...
Ainda não... mas com essa concorrência, ainda por cima contra a sofisticação do novo Bourbon... as moscas o esperam.
GilsonBarros July 5th, 2008, 02:30 AM é verdade, mas São Paulo tb ...
Todo dia tem um...!
Vamos aguardar por melhores render. ;)
noize July 5th, 2008, 02:36 AM ^ São Paulo é compreensível, mas Porto Alegre não está nem entre as dez cidades com mais população!
GilsonBarros July 5th, 2008, 02:45 AM Mas a renda per capta ???
essa região é de classe média ??
Vittariano July 5th, 2008, 02:46 AM POA está ganhando mais um shopping!!! Que beleza...e esse vai ser bonito! A Assis Brasil está ganhando ótimos projetos!
FlicK July 5th, 2008, 02:55 AM Mais uma bosta de shopping. Ao menos este é bonito por fora...
seumensageiro July 5th, 2008, 04:03 AM Lindóia é um bairro de bom poder aquisitivo e a zona norte a mais populosa. Esse shopping vai ter uma concorrência forte, serão 4 shoppings (Bourbon Francisco Trein, Bourbon Country, Iguatemi e o vizinho Lindóia Shopping) num raio de 3 Km mais ou menos, e mais dois Carrefour na região. Só falta derem uma revitalizada na Assis Brasil.
Calvin Porto July 5th, 2008, 08:27 AM É impressionante como Porto Alegre se expande sem se espalhar....a densidade da cidade é realmente fantástica...!!! Se olharmos bem, é uma cidade que tem pouca extersão territorial e que cresce muito de forma vertical.
Hed July 5th, 2008, 10:04 PM Pô, Noize, esse shopping já foi postado...
Lindóia é um bairro de bom poder aquisitivo e a zona norte a mais populosa. Esse shopping vai ter uma concorrência forte, serão 4 shoppings (Bourbon Francisco Trein, Bourbon Country, Iguatemi e o vizinho Lindóia Shopping) num raio de 3 Km mais ou menos, e mais dois Carrefour na região. Só falta derem uma revitalizada na Assis Brasil.
Correção, serão 9 shoppings num raio de 3km contando o Alto Norte (Bourbon Assis Brasil, Bourbon Country, Bourbon Francisco Trein, Iguatemi, Lindóia, Boulevard Strip Center, Cassol e outro-que-eu-vou-divugar-daqui-alguns-dias), mais dois Carrefour, dois Nacional (no mínimo), um Zaffari e um BIG.
Hed July 5th, 2008, 10:11 PM Mas a renda per capta ???
essa região é de classe média ??
Com certeza... É média-alta no bairro que vai abrigar o shopping, e é média no restante da região.
Alexandre Lima July 5th, 2008, 11:13 PM Putz!!!
Gostei da projeção do Shopping!!!!;)
O Bahia July 5th, 2008, 11:14 PM achei bem carregado,Feio até para um shopping
fabianoreloaded July 5th, 2008, 11:41 PM Pô, Noize, esse shopping já foi postado...
Correção, serão 9 shoppings num raio de 3km contando o Alto Norte (Bourbon Assis Brasil, Bourbon Country, Bourbon Francisco Trein, Iguatemi, Lindóia, Boulevard Strip Center, Cassol e outro-que-eu-vou-divugar-daqui-alguns-dias), mais dois Carrefour, dois Nacional (no mínimo), um Zaffari e um BIG.
E onde vai ficar esse "outro-que-eu-vou-divugar-daqui-alguns-dias" Hed?
Nesses mesmos 3km de raio?
Julio_Geografia July 5th, 2008, 11:52 PM Parece que ficará lindo por fora, tem tudo pra tal. A região que parece um pouco decadente, pela foto claro.
Abu.EdL July 6th, 2008, 04:38 AM Gostei!
Não deverá ser mais um elefante branco cravado na cidade.
Calvin Porto July 6th, 2008, 06:04 AM Parece que ficará lindo por fora, tem tudo pra tal. A região que parece um pouco decadente, pela foto claro.
Só prá quem não conhece mesmo....o lugar não tem nada de decadente, muito antes pelo contrário ali perto tem o novo complexo comercial do SICREDI, tem o Shopping Lindóia, tem o Assis Brasil S. Center, tem vários prédios residenciais sendo erguidos e um comércio bem estabelecido....o projeto é muito bonito e lembra os shoppings de bairro aqui de Sydney....Beleza, tomara que saia do papel antes que os eco xiitas achem alguma coisa prá implicar.
Belcity July 6th, 2008, 06:08 AM o projeto do shopping ta muito bom
GersonLDN July 7th, 2008, 10:17 AM FOTOS QUE EU TIREI NO FINAL DO ANO PASSADO:
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/12doze/IMG_7230.jpg
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/12doze/IMG_7231.jpg
.
FlicK July 7th, 2008, 07:44 PM Só prá quem não conhece mesmo....o lugar não tem nada de decadente, muito antes pelo contrário ali perto tem o novo complexo comercial do SICREDI, tem o Shopping Lindóia, tem o Assis Brasil S. Center, tem vários prédios residenciais sendo erguidos e um comércio bem estabelecido....o projeto é muito bonito e lembra os shoppings de bairro aqui de Sydney....Beleza, tomara que saia do papel antes que os eco xiitas achem alguma coisa prá implicar.
Para falar a verdade, era um bairro com uma aparência decadente, mas que está se modernizando.
seumensageiro July 8th, 2008, 12:12 AM Legal Gerson:okay:, na tua foto também aparece a área onde será construído o Bourbon Francisco Trein. Todos shoppings próximos uns dos outros.
tonyssa July 8th, 2008, 01:50 AM Haja shoppings em POA!
Hed July 8th, 2008, 02:36 AM E onde vai ficar esse "outro-que-eu-vou-divugar-daqui-alguns-dias" Hed?
Nesses mesmos 3km de raio?
Ao lado do novo Carrefour, próximo ao BIG.
Dentro do raio de 3km.
Hed July 8th, 2008, 02:38 AM Para falar a verdade, era um bairro com uma aparência decadente, mas que está se modernizando.
Pra falar mais a verdade ainda, o bairro tem aparência de estagnado, e que agora está se modernizando.
D'Neto July 8th, 2008, 02:46 AM Parece ser um lindo shopping, bonito mesmo! (a região no entorno dele não parece ser das mais interessantes)
seumensageiro July 8th, 2008, 03:12 AM Ao lado do novo Carrefour, próximo ao BIG.
Dentro do raio de 3km.
http://img337.imageshack.us/img337/3291/10251360we9.jpg
Olhei no google earth e vi uma área bem grande ao lado do novo Carrefour, na Sertório. É esse o local?
http://img53.imageshack.us/img53/388/carrefourhk3.jpg
Hed July 8th, 2008, 03:16 AM ^ :lol:, aquilo ali não é uma vila, é (era) um estacionamento. São carrinhos... compara com os carros do estacionamento do BIG. ;)
E sim, é nesse terreno. :yes:
seumensageiro July 8th, 2008, 03:20 AM Já corrigi sobre a "vila", mas olhando de cima parecia, depois aproximando a imagem vi q eram carros mesmo. E a área é muito grande, se for toda ocupada será um enorme shopping.
http://img53.imageshack.us/img53/7553/shoppingsuw8.jpg
Na mesma imagem os shoppings Iguatemi, Bourbon Country. Lindóia, BIG, Carrefour Volta do Guerino, e as áreas do Alto Norte, Bourbon Francisco Trein, Carrefour Sertório, Centerlar e o shopping anunciado pelo Hed.
fabianoreloaded July 8th, 2008, 03:30 AM Ao lado do novo Carrefour, próximo ao BIG.
Dentro do raio de 3km.
---------
Seria isso que aquelas 2 pessoas que não falam português e que estavam hospedadas no Sheraton no final de Maio faziam rondando a Sertório? (http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=21207168&postcount=740)
Hed July 8th, 2008, 03:37 AM ---------
Seria isso que aquelas 2 pessoas que não falam português e que estavam hospedadas no Sheraton no final de Maio faziam rondando a Sertório? (http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=21207168&postcount=740)
Acredito que não, pois esse shopping já estava em andamento antes daquela notícia.
Provavelmente a notícia refere-se ao terreno exatamente ao lado do BIG.
A não ser que este que eu falei antes tenha sido negociado para essas pessoas.
Calvin Porto July 8th, 2008, 09:41 AM Afinal de contas...esse shopping sai do papel mesmo ? já foi lançado ? e os outros da Região, como aquele novo do Zaffari na Francisco sei lá o que ? tb. sai ? enfim....o que se concretiza e o que vai prá gaveta ?
SirPhillip July 8th, 2008, 02:35 PM ^ São Paulo é compreensível, mas Porto Alegre não está nem entre as dez cidades com mais população!
POA está entre as dez cidades com maior populacao, e se você considerar o seu entorno, que é o que importa mesmo, vamos para quarto. Portanto, é justificável, sim.
noize July 8th, 2008, 02:45 PM POA está entre as dez cidades com maior populacao, e se você considerar o seu entorno, que é o que importa mesmo, vamos para quarto. Portanto, é justificável, sim.
Se tu reparar bem, nota q grande parte do pessoal q vem da RM vai exclusivamente no Iguatemi ou Praia de Belas. Apesar do número de pessoas q tem esse hábito ser BEM menos do que se imagina, com excessão do pessoal de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada... não, não jusitifica.
hugoslz July 8th, 2008, 02:52 PM Uma mistureba.
Talvez fique bonito.
SirPhillip July 8th, 2008, 02:54 PM Se tu reparar bem, nota q grande parte do pessoal q vem da RM vai exclusivamente no Iguatemi ou Praia de Belas. Apesar do número de pessoas q tem esse hábito ser BEM menos do que se imagina, com excessão do pessoal de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada... não, não jusitifica.
Poisé. Eu tenho medo que isso prejudique o setor com essa saturacao de shoppings. Acho que a prefeituira podia começar a maneirar um pouco em liberar esses empreendimentos. Mas como vc falou, tem o pessoal de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada, além de também Viamão, que não fica muito longe dessa regiao.
Alguém de ideia de quantos shoppings estao em construcao e/ou projetados pra Porto Alegre?
noize July 8th, 2008, 03:09 PM ^ Fazendo uma conta rápida por cima contei 8, mas deve ter mais. Sem dúvida, renda pra isso POA tem, mas essa é compartilhada pelo comércio de rua, ainda razoavelmente bom. Agora, com tudo isso pronto...
GersonLDN July 8th, 2008, 06:06 PM ^^ Deveriam sim incentivar mais lojas de bom nivel no centro....ou vamos ter que nos contentarmos
com as lojas de 1,99 pra sempre!?!?
O Brasil sempre 2 ou 3 decadas atras da Europa e America...
Enquanto os "downtowns" deles voltaram a ganhar vida no final dos anos 80......na terra das "cucarachas".... :|
FlicK July 8th, 2008, 07:07 PM Acho que a Prefeitura tá facilitando demais a proliferação de shoppings centers. Basta ver que o estrago causado por estes empreendimentos dificilmente é curado, só em looongo prazo, com muito trabalho.
seumensageiro July 8th, 2008, 07:17 PM Não concordo em centralizar a cidade de novo. Porto Alegre está se expandindo pros bairros, uma das maneiras de evitar que o trânsito fique caótico é criar opções de compras e serviços nos bairros, e não concentrando tudo na região central como era até os anos 70. Ainda mais que a "região central" de Poa é num canto da cidade, afunilada pelo Guaíba. Ainda bem que a atual administração nao cria tantos empecilhos aos novos empreendimentos, Porto Alegre ficou mais de uma década sem nada de novo no segmento de shoppings. Acredito que os empresários estejam desovando os projetos por receio do q possa vir por aí a partir do ano que vem, com o populismo assembleísta de volta ao paço municipal e restrições a novos empreendimentos.
thesapox July 8th, 2008, 07:58 PM E tem gente elogiando shopping novo e reclamando da decadência do centro da cidade.
Vai entender o que se passa na cabeça??
thesapox July 8th, 2008, 08:00 PM Não concordo em centralizar a cidade de novo. Porto Alegre está se expandindo pros bairros, uma das maneiras de evitar que o trânsito fique caótico é criar opções de compras e serviços nos bairros, e não concentrando tudo na região central como era até os anos 70. Ainda mais que a "região central" de Poa é num canto da cidade, afunilada pelo Guaíba. Ainda bem que a atual administração nao cria tantos empecilhos aos novos empreendimentos, Porto Alegre ficou mais de uma década sem nada de novo no segmento de shoppings. Acredito que os empresários estejam desovando os projetos por receio do q possa vir por aí a partir do ano que vem, com o populismo assembleísta de volta ao paço municipal e restrições a novos empreendimentos.
Colocar shopping nos bairros é centralizar o comércio do bairro no shopping, barrando o seu próprio desenvolvimento, não acha?
Hed July 8th, 2008, 09:11 PM Afinal de contas...esse shopping sai do papel mesmo ? já foi lançado ? e os outros da Região, como aquele novo do Zaffari na Francisco sei lá o que ? tb. sai ? enfim....o que se concretiza e o que vai prá gaveta ?
De qual "esse shopping" você está falando?
A princípio, com excessão do Belvedere, todos os projetos de shoppings da cidade sairão.
GersonLDN July 8th, 2008, 09:33 PM Não concordo em centralizar a cidade de novo. Porto Alegre está se expandindo pros bairros, uma das maneiras de evitar que o trânsito fique caótico é criar opções de compras e serviços nos bairros, e não concentrando tudo na região central como era até os anos 70. Ainda mais que a "região central" de Poa é num canto da cidade, afunilada pelo Guaíba. Ainda bem que a atual administração nao cria tantos empecilhos aos novos empreendimentos, Porto Alegre ficou mais de uma década sem nada de novo no segmento de shoppings. Acredito que os empresários estejam desovando os projetos por receio do q possa vir por aí a partir do ano que vem, com o populismo assembleísta de volta ao paço municipal e restrições a novos empreendimentos.
Nao sou contra shoppings em bairros...so fico triste em ver o centro jogado as moscas.
Acho que da pra conciliar os dois.
FlicK July 8th, 2008, 09:41 PM Colocar shopping nos bairros é centralizar o comércio do bairro no shopping, barrando o seu próprio desenvolvimento, não acha?
:lol::lol::lol:
Hed July 8th, 2008, 10:01 PM Desculpem-me os que pensam diferente, mas não é a não-construção de um shoppping aqui e ali que vai transformar o Centro de POA em Manhattan ou La Défense.
Os investimentos que chegam através de shoppings talvez - e muito provavelmente - nunca chegaria a cidade por outra forma. É ilusão acreditar que um canetasso (ou canetaço, não sei qual é a forma correta) da prefeitura iria motivar os empresários a construir no Centro... eles simplesmente abortariam seus projetos.
O problema do Centro de Porto Alegre é um pouquinho mais complexo que isso, e não será um ou 30 shoppings espalhados pela cidade que farão a diferença.
Não vou adentrar aqui sobre problema do Centro de POA pois já existem outros tópicos para isso.
Os shoppings de bairro trazem mais do que comércio aos bairros mais distantes do Centro, trazem serviços importantes. São laboratórios, filiais de clínicas, bancos, cinemas entre tantas outras coisas, facilitando a vida de quem mora nesses locais e reduzindo custos aos empresários. Se não fosse através de shoppings, alguns serviços NUNCA chegariam até alguns bairros, ou só depois de MUITAS décadas. Então, shoppings de bairro não centralizam o comércio nem barram seu desenvolvimento; muito pelo contrário.
Colocando os pingos nos is: É muito sonho acreditar que os empresários que terão suas lojas no Alto Norte Shopping as colocariam, lindas, lado a lado, cada uma com sua arquitetura maravilhosa, na avenida Panamericana (bairro Lindóia), formando um maravilhoso boulevard, onde as pessoas caminham felizes e despreocupadas num dia ensolarado para fazer as suas compras...
Isso só acontece num pedaço muito pequeno da cidade (http://www.padrechagas.com.br/mapa/index.php), e mesmo assim está muito aquém do que poderia ser.
E o meu exemplo ainda foi ruim, pois no Lindóia isso até pode acontecer. Impossível mesmo é que ocorra no Sarandi, onde está sendo finalizado o Centerlar, ou na Vila Nova, onde sairá o Shopping Zona Sul (nem precisamos ir tão longe: o bairro Cristal que sempre foi um bairro representativo da cidade só vai ganhar comércio e serviços de expressão no final deste ano, em pleno século XXI, btw, através de um shopping...).
thesapox July 9th, 2008, 12:19 AM Hed, o problema com certeza é muito complexo, bem mais complexo inclusive do que tu fizeste parecer.
Mas o "problema" dos shoppings, além de arquitetônico, é muito mais de mentalidade e cultura da população. É uma globalização cultural sem volta.
Não vou ficar aqui discorrendo e parecendo professor de filosofia, então prefiro resumir isso tudo indo direto aos dois extremos: os shoppings tornam os centros das cidades decadentes sim.
thesapox July 9th, 2008, 12:22 AM E o meu exemplo ainda foi ruim, pois no Lindóia isso até pode acontecer. Impossível mesmo é que ocorra no Sarandi, onde está sendo finalizado o Centerlar, ou na Vila Nova, onde sairá o Shopping Zona Sul (nem precisamos ir tão longe: o bairro Cristal que sempre foi um bairro representativo da cidade só vai ganhar comércio e serviços de expressão no final deste ano, em pleno século XXI, btw, através de um shopping...).
Você, assim como a maioria dos foristas daqui e da população em geral, está analisando por um prisma meramente econômico, a cidade é muito mais do que isso: comércio, serviços, economia.
Essa porcaria de Shopping do Cristal desrespeita completamente o Jockey Club, que por sinal é um dos melhores exemplares do modernismo no RS. E precisava a implantação dele ser tão abominável? Iam perder alguma grana fazendo um projeto sério e comprometido com o contexto?
Marcio4Ever July 9th, 2008, 12:30 AM O shopping é lindo. Que lugarzinho feio.
GersonLDN July 9th, 2008, 12:52 AM ^^ O lugar nao eh tao mal assim........
Pelo que eu saiba o Palladium de Curitiba esta numa area bem pior.
Hed July 9th, 2008, 01:13 AM Você, assim como a maioria dos foristas daqui e da população em geral, está analisando por um prisma meramente econômico, a cidade é muito mais do que isso: comércio, serviços, economia.
Enquato toda a população brasileira não tiver as mínimas condições financeiras de sobrevivência, a face econômica sempre terá prioridade. O dia em que todos tiverem emprego, daí sim poderemos discutir arquitetura ou coisa que o valha. Enquanto isso, o simples fato de existir o investimento é algo a se comemorar, independente da forma dele.
Calvin Porto July 10th, 2008, 10:52 AM De qual "esse shopping" você está falando?
A princípio, com excessão do Belvedere, todos os projetos de shoppings da cidade sairão.
Pois é, o mais interessante de todos é o Belvedere, quem está impedindo a sua construção....os saudosistas de novo ?
FlicK July 10th, 2008, 03:46 PM ^^ Ele chegou a ser aprovado, quem está impedindo a construção são os investidores. Espero que não saia!
LCastelo July 10th, 2008, 11:59 PM Quase todas as lojas que tem nos shoppings, tem no centro.
Agora a pergunta é: Quantos dos amigos foristas preferem o centro para fazer compras a um shopping?
Falar da segurança é algo batido.
A questão da concentração de lojas proximas, o que diminui o tempo de procura e também de distancia e deslocamento em busca de um produto é outro fator.
Climatização do ambiente (ou alguem ignora que caminhar no centrão com um vento no inverno é brabo e com aquele mormaço do verão é pior ainda).
Estacionamento fácil
Enfim, é nitido que o centro está fadado ao esquecimento. Só não vê quem não quer ou quem é muito saudosista.
thesapox July 11th, 2008, 04:51 AM Enquato toda a população brasileira não tiver as mínimas condições financeiras de sobrevivência, a face econômica sempre terá prioridade. O dia em que todos tiverem emprego, daí sim poderemos discutir arquitetura ou coisa que o valha. Enquanto isso, o simples fato de existir o investimento é algo a se comemorar, independente da forma dele.
Hein??
Que diferença faz a condição financeira da população na qualidade ou não de um projeto arquitetônico?
Se algo vai ser investido e afeta o funcionamento da cidade [como um shopping], nada mais óbvio do que pelo menos ser um projeto coerente, não acha?
Simplesmente não consigo ligar isso à condição econômica da população, não tem nada a ver mesmo.
thesapox July 11th, 2008, 04:53 AM Quase todas as lojas que tem nos shoppings, tem no centro.
Agora a pergunta é: Quantos dos amigos foristas preferem o centro para fazer compras a um shopping?
Falar da segurança é algo batido.
A questão da concentração de lojas proximas, o que diminui o tempo de procura e também de distancia e deslocamento em busca de um produto é outro fator.
Climatização do ambiente (ou alguem ignora que caminhar no centrão com um vento no inverno é brabo e com aquele mormaço do verão é pior ainda).
Estacionamento fácil
Enfim, é nitido que o centro está fadado ao esquecimento. Só não vê quem não quer ou quem é muito saudosista.
Claro, a vida é só comprar comprar e comprar mesmo, cultura que é bom...
LCastelo July 11th, 2008, 03:29 PM "Claro, a vida é só comprar comprar e comprar mesmo, cultura que é bom..."
Não é isso amigo!
Fiz a colocação acima, baseado em outras opiniões no que se refere a re-tornar o centro um lugar para compras. Acho (e essa é minha opinião) que dificilmente isso terá volta. Acho mesmo que o centro, não será mais um local de referência para compras de natal, ou outras datas. Ou seja, para que procuremos lojas e consumo.
Porém, a questão da cultura é outro assunto e daí sim, vejo no centro um local apropriado para isto e os motivos são mais do que óbvios.
Penso que antes de largar um comentário, devemos ler todo o contexto do thread para que não nos equivoquemos na precipitação.
A questão cultura é mais apropriada ao centro mesmo, sem comparação com shoppings. Porém, se não for resolvido o problema de segurança no centro, novos teatros e cinemas, continuaremos vendo somente em shoppings. Infelizmente.
Hed July 11th, 2008, 05:16 PM Hein??
Que diferença faz a condição financeira da população na qualidade ou não de um projeto arquitetônico?
...
Simplesmente não consigo ligar isso à condição econômica da população, não tem nada a ver mesmo.
Mas eu não fiz essa ligação.
FlicK July 12th, 2008, 12:17 AM Agora a pergunta é: Quantos dos amigos foristas preferem o centro para fazer compras a um shopping?
Eu.
LCastelo July 12th, 2008, 01:23 AM Eu.
Trabalhei durante 15 anos no centro.
Hoje em dia, somente em ultissimo caso é que boto os meus pés lá.
Hed July 12th, 2008, 02:07 AM Trabalhei durante 15 anos no centro.
Hoje em dia, somente em ultissimo caso é que boto os meus pés lá.
Não trabalhei tanto tempo no centro, mas digo o mesmo.
Só de saber que posso ir ao banco ou ao cinema a pé, em pleno extremo da zona norte, já fico feliz.
SirPhillip July 12th, 2008, 02:29 AM Nunca trabalhei no centro, mas se puder nao ir la, nao vou. No maximo para comer um xis ou pastal no Mercado que tem uns la que nao existem em outros lugares na cidade e são fora de sério.
Mas em relacao a comprar em shoppings ou em centros, a resposta é a mesma: se eu puder nao comprar algo, nao compro. Se eu puder deixar de gastar um centavo, nao gasto. Entao pra mim tanto fiz- só piso em lugares de consumo em último caso.
LCastelo July 12th, 2008, 02:40 AM Nunca trabalhei no centro, mas se puder nao ir la, nao vou. No maximo para comer um xis ou pastal no Mercado que tem uns la que nao existem em outros lugares na cidade e são fora de sério.
Mas em relacao a comprar em shoppings ou em centros, a resposta é a mesma: se eu puder nao comprar algo, nao compro. Se eu puder deixar de gastar um centavo, nao gasto. Entao pra mim tanto fiz- só piso em lugares de consumo em último caso.
Me diz uma coisa amigo:
Tu és casado ou tens uma filha???
Se não tiveres, ótimo! Pois o dia que tiveres os teus pilas vão voar da carteira rapidinho.....:lol:
LCastelo July 12th, 2008, 02:43 AM Infelizmente, apesar da arquitetura dos prédios historicos e de algumas belezas do centro, atualmente o centrão de POA é a maior periferia da Região Metropolitana.
Não tenho nada contra as pessoas pobres, até porque eu nem tenho idéia do que é ter dinheiro de verdade. Mas, apesar das pessoas pobres que trabalham e vivem honestamente no e do centro, o pior tipo de gente se encontra lá também. O que tem de neguinho que só vai pra lá pra fazer e pensar maldade não é pouco.
Acho que tem vagabundo que não tem o que fazer e se manda pro centrão só pra fazer o que não presta. É impressionante! Estão em quase todas as esquinas.
EVCG2008 July 12th, 2008, 04:15 PM qual outro?
Calvin Porto July 13th, 2008, 09:21 AM Porque esse nome Alto Norte ? a propósito, como estão as obras do Shopping Floresta ? alguém sabe de algo ? previsão de inauguração, etc...
e22sky July 13th, 2008, 07:50 PM será que tem tanto mercado pra tantos shoppings em poa? sei não...>_<
Ander Vaz July 13th, 2008, 11:07 PM será que tem tanto mercado pra tantos shoppings em poa? sei não...>_<
Olha, pela dificuldade que eu tenho tido de achar mesa pra almoçar, vaga pra estacionar... Acho que tem ainda muito mercado!
Ander Vaz July 13th, 2008, 11:15 PM Pois eu hoje resolvi ir ao centro!
Estacionei ao lado do Margs, almocei no Bistrô do Margs, caminhei na Rua da Praia, fui na casa de Cultura, descansei no Café da CCMQ, entrei em ruelas que não conhecia, vi prédios que não conhecia, voltei pro Margs, tomei um sorvete no Café do Cofre do Santander, vi umas exposição maravilhosa sobre skatistas artistas no Santander, peguei meu carro, voltei pra casa...
E apesar de ter visto realmente alguns prédios abandonados, muita coisa pra fazer, me senti seguro, em nenhum momento ameaçado mesmo sacando minha máuqina fotográfica a todo instante e tive um domingo maravilhoso na minha cidade que há MUITO tempo eu não tinha!
Já decidi que vou voltar domingo que vem, pra almoçar no Teatro São Pedro dessa vez!
seumensageiro July 13th, 2008, 11:20 PM Domingo duas e meia da tarde, a praça de alimentação do Bourboun Assis Brasil lotada, e outros shoppings com grande movimento, imagino q ainda tenha espaço pra novos shoppings na cidade.
Calvin Porto July 14th, 2008, 10:01 AM Pergunto novamente...alguém sabe das obras, inauguração, etc...!!! Aquele shopping de pequeno porte na Félixa com Cristovão...
SirPhillip July 14th, 2008, 02:07 PM Eu vou seguido naquela regiao, e pelo que estou vendo das obras, nao é tao de pequeno porte assim. Nao é um Iguatemi ou Praia de Belas, mas pequeno porte tambem não é. E as obras parecem bem avançadas. Deve inagurar mais em alguns meses.
SirPhillip July 14th, 2008, 02:08 PM A ZH fez uma mateira hj sobre a enchurrada de shoppings na cidade e nao colocou o shoppping zona sul, aquele na vila nova.
Se esqueceram dele, ou nao vai mais sair?
nando02 July 14th, 2008, 02:13 PM bonito!
noize July 14th, 2008, 04:50 PM Eu vou seguido naquela regiao, e pelo que estou vendo das obras, nao é tao de pequeno porte assim. Nao é um Iguatemi ou Praia de Belas, mas pequeno porte tambem não é. E as obras parecem bem avançadas. Deve inagurar mais em alguns meses.
Capaz!? Nussa, achava q nem tinha começado as obras no canteiro hehehe.
SirPhillip July 14th, 2008, 05:31 PM Capaz!? Nussa, achava q nem tinha começado as obras no canteiro hehehe.
Se for de interesse geral da nação, posso bater uma fotos das obras do Shopping Floresta e postar aqui nesta semana!
noize July 14th, 2008, 05:42 PM Se for de interesse geral da nação, posso bater uma fotos das obras do Shopping Floresta e postar aqui nesta semana!
Me confundi, achei q se referias ao Alto Norte.
Eu moro ao lado do Shopping Floresta, tiraria fotos se ainda tivesse digital! :(
O Natalense July 14th, 2008, 05:48 PM Gosto muito de ir ao Centro, mas no meio da semana e na parte da tarde,
nem que seja para cortar o cabelo ou tomar um mate.
Gosto tambem de um shopping aberto que tem aqui.
Gosto cada vez menos do ambiente pasteurizado dos shoppings
fechados.
Galado July 14th, 2008, 06:18 PM Esse novo shopping parece ser bem bonito! mas esse Lindóia, pqpq! muito feio!
a região não parece ser feia não, só so prédios que são baxinhos, mas isso não é problema não.
Ander Vaz July 14th, 2008, 07:55 PM Pergunto novamente...alguém sabe das obras, inauguração, etc...!!! Aquele shopping de pequeno porte na Félixa com Cristovão...
Na Zero Hora informaram que está previsto pra inaugurar no segundo semestre de 2009, já com o hotel.
RVpoa July 14th, 2008, 08:31 PM Bah tive essa semana nessa região e achei o bairro bem agradável, casas parecidas , ruas arborizadas e a cada tanto uma enorme praça e todas bem cuidadas...
FlicK July 14th, 2008, 10:21 PM Infelizmente, apesar da arquitetura dos prédios historicos e de algumas belezas do centro, atualmente o centrão de POA é a maior periferia da Região Metropolitana.
Não tenho nada contra as pessoas pobres, até porque eu nem tenho idéia do que é ter dinheiro de verdade. Mas, apesar das pessoas pobres que trabalham e vivem honestamente no e do centro, o pior tipo de gente se encontra lá também. O que tem de neguinho que só vai pra lá pra fazer e pensar maldade não é pouco.
Acho que tem vagabundo que não tem o que fazer e se manda pro centrão só pra fazer o que não presta. É impressionante! Estão em quase todas as esquinas.
Ou seja, a solução é esconder os ricos em caixas de concreto temáticas que imitam a atmosfera exterior incitando um consumo desenfreado, tornando estas pessoas ainda mais excluídas do que é a urbe real. Uma vida falsa, burra, que ignora a história, a cultura, a REALIDADE. Isto é o que erroneamente chamam de QUALIDADE DE VIDA, enquanto eu chamo de ILUSÃO DE VIDA. Qualidade de vida é viver bem em uma cidade real, viva, de verdade, onde todos, independente de suas classes sociais, se sintam bens e livres para fazer compras, comer, trabalhar, morar, em ambientes que incitam a cultura, o modo de vida tão característico e peculiar de cada cidade. Isto não é socialismo, isto é socialidade, é arquitetura, é urbanidade.
GersonLDN July 15th, 2008, 12:27 AM ^^ frutti-frutti anda inspiradissimoooo!!
:yes:
LCastelo July 15th, 2008, 02:00 AM Ou seja, a solução é esconder os ricos em caixas de concreto temáticas que imitam a atmosfera exterior incitando um consumo desenfreado, tornando estas pessoas ainda mais excluídas do que é a urbe real. Uma vida falsa, burra, que ignora a história, a cultura, a REALIDADE. Isto é o que erroneamente chamam de QUALIDADE DE VIDA, enquanto eu chamo de ILUSÃO DE VIDA. Qualidade de vida é viver bem em uma cidade real, viva, de verdade, onde todos, independente de suas classes sociais, se sintam bens e livres para fazer compras, comer, trabalhar, morar, em ambientes que incitam a cultura, o modo de vida tão característico e peculiar de cada cidade. Isto não é socialismo, isto é socialidade, é arquitetura, é urbanidade.
Você entendeu tudo errado o que escreví!!!!
E desde quando é proibido que alguem que seja pobre possa entrar em um shopping???
Pobre pode entrar!!!
Vagabundo, maloqueiro e criminoso não!
Voce deveria saber disso amigo! E não se esqueça que este mundo ideal que voce narrou, até pode existir em paises menos desiguais. Mas em Porto Alegre vai demorar e muito.
E enquanto essa Porto Alegre menos desigual, violenta e suja em seu centro não chegar, eu vou continuar preferindo fazer as minhas compras e levando meus filhos pra passear no shopping mesmo!
Abraço
Vittariano July 15th, 2008, 02:06 AM Você entendeu tudo errado o que escreví!!!!
E desde quando é proibido que alguem que seja pobre possa entrar em um shopping???
Pobre pode entrar!!!
Vagabundo, maloqueiro e criminoso não!
Voce deveria saber disso amigo! E não se esqueça que este mundo ideal que voce narrou, até pode existir em paises menos desiguais. Mas em Porto Alegre vai demorar e muito.
E enquanto essa Porto Alegre menos desigual, violenta e suja em seu centro não chegar, eu vou continuar preferindo fazer as minhas compras e levando meus filhos pra passear no shopping mesmo!
Abraço
Concordo contigo! Hj primo pela minha segurança e lugares agradáveis como shoppings! Quando a população tiver mais educação talvez minha mentalidade mude...
Calvin Porto July 15th, 2008, 09:33 AM Na Zero Hora informaram que está previsto pra inaugurar no segundo semestre de 2009, já com o hotel.
Que demora ! quando saí de Porto Alegre as obras estavam adiantadas, lentidão inexplicável !!! espero que não pare de repente ou mesmo que não atrase mais.
thesapox July 15th, 2008, 07:35 PM E enquanto essa Porto Alegre menos desigual, violenta e suja em seu centro não chegar, eu vou continuar preferindo fazer as minhas compras e levando meus filhos pra passear no shopping mesmo!
Concordo contigo! Hj primo pela minha segurança e lugares agradáveis como shoppings! Quando a população tiver mais educação talvez minha mentalidade mude...
Claro, vamos nos isolar das pessoas sem educação, não é problema nosso mesmo :ohno:
as pessoas excluídas - "do lado de fora" só tendem a piorar com essa exclusão, e a cidade como um todo tende a ficar cada vez mais decadente.
não encham a boca pra reclamar da decadência das cidades, de prédios encardidos, poluição visual, etc;.. a culpa é de voces.
Hed July 15th, 2008, 07:53 PM ...
não encham a boca pra reclamar da decadência das cidades, de prédios encardidos, poluição visual, etc;.. a culpa é de voces.
Haha, :D
Menos, menos...
thesapox July 15th, 2008, 07:59 PM Ah claro, a culpa é dos governantes, etc.
LCastelo July 15th, 2008, 08:06 PM Claro, vamos nos isolar das pessoas sem educação, não é problema nosso mesmo :ohno:
as pessoas excluídas - "do lado de fora" só tendem a piorar com essa exclusão, e a cidade como um todo tende a ficar cada vez mais decadente.
não encham a boca pra reclamar da decadência das cidades, de prédios encardidos, poluição visual, etc;.. a culpa é de voces.
Mais um que leu e não entendeu nada!!!!! E por cima ainda viajou na maionese.
A não ser que tu goste de vagabundo e de ladrão, pois o que falei é justamente que no shopping pobre pode entrar sem problema nenhum.
Se os ladrões e bandidos ficam do lado de fora, o problema é deles e da policia que não os prende.
Agora, se tu achas que ladrão e trombadinha também são excluídos, então estes eu quero mais é que continuem mesmo.
Mas tudo bem!
Abraço
Hed July 15th, 2008, 08:10 PM A não ser que tu goste de vagabundo e de ladrão, pois o que falei é justamente que no shopping pobre pode entrar sem problema nenhum.
Tu está falando de criminosos.
E ele entendeu ou relacionou criminosos com pobres...
Não tem nada a ver uma coisa com outra. A segurança que nós estamos falando não tem nada a ver com pobreza ou riqueza (aliás, nenhuma "segurança" tem a ver...). Eu, como muitos, sou pobre e vou no shopping por segurança.
Calvin Porto July 21st, 2008, 12:00 PM Muita filosofia ! sejamos diretos e claros. Shopping é lugar de compras e passeio, lá não chove, a temperatura é agradável, não se "vê"assaltos e convenhamos, quem gosta de se acotovelar em ruas estreitas na hora do passeio ou compras, além do mais, poder ser assaltado em fração de segundos e tomar banho de chuva ou morrer de frio ou calor, além de não ter onde se estacionar ? Os shoppings são irreversíveis, e pobre não entra porque não quer....
FlicK July 21st, 2008, 11:38 PM ^^ Shoppings são um vício burro. Enquanto muitos se escondem neles e gastam, gastam e gastam, a cidade lá fora apodrece. Isto infelizmente é inegável.
Cada vez mais nos viramos para dentro de nós mesmos, ignoramos o que está lá fora. Esta arquitetura infeliz disseminada também pelos shoppings apetece estes conceitos egoístas da população.
Enquanto muitos acham que estão fazendo bem para seus filhos ao levá-los em um shopping fechado e seguro, a cidade deles caminha para um futuro incerto, aumentando a criminalidade e a violência, já que cada vez mais aumenta a barreira que separa ricos e pobres. E pobreza não leva à violência, mas a desigualdade sim. E separar pessoas por sua classe econômica é aumentar a desigualdade, neste caso social e não apenas econômica.
Sou contra shoppings e qualquer meio que exclua qualquer parcela da população.
Dizer que pobre não entra em shoppings porque não quer é hipocrisia. Shoppings (principalmente os de POA) afastam eles, este é o objetivo...
O bom dos shoppings é que eles tem um comércio e serviço centralizado, onde tudo é próximo. Mas isto não deveria estar escondido em uma caixa de concreto, o natural é que este comércio e serviço esteja na rua.
Ahhh, e não vou perder meu tempo discutindo isto. Muitos neste forum são covardes, preferem se esconder dos problemas da sociedade ao invés de enfrentá-los. Não querendo ser arrogante, mas se shoppings fossem realmente coisas boas, os maiores arquitetos e urbanistas seriam a favor deles, enquanto quem os defende são os investidores (em busca do lucro) e a população inculta que prefere freqüentar aqueles lugares do que parar para pensar como seria tão melhor sem eles.
GersonLDN July 22nd, 2008, 01:37 AM ^^ troquei meu voto:
Nao vou mais de Fogaca....vou de Frutti nas novas eleicoes!! :applause::)
FlicK July 22nd, 2008, 01:40 AM ^^ hahhaha
Não me meto em política. Cansei disto. =P
Vittariano July 22nd, 2008, 05:06 AM Sou a favor dos shoppings...vou muito mais ao shopping que ao centro da cidade, seja ela POA ou até mesmo Canoas! E vou apenas por comodidade. Lá tenho quase tudo, inclusive e principalmente segurança! E que venha mais shoppings...
Hed July 22nd, 2008, 07:06 AM Muitos neste forum são covardes...:nono:
Hed July 22nd, 2008, 07:17 AM Não querendo ser arrogante, mas se shoppings fossem realmente coisas boas, os maiores arquitetos e urbanistas seriam a favor deles, enquanto quem os defende são os investidores (em busca do lucro) e a população inculta que prefere freqüentar aqueles lugares do que parar para pensar como seria tão melhor sem eles.
Quer dizer que se os arquitetos/urbanistas fossem a favor, seriam coisas boas.
Como os favoráveis são os (malvados) investidores, são coisas ruins?!
E, como se não bastasse, isso não é ser arrogante?! :sly:
Bem... isso é algo para se refletir. :shifty:
jordanapoa July 22nd, 2008, 06:12 PM Ahhh, e não vou perder meu tempo discutindo isto. Muitos neste forum são covardes, preferem se esconder dos problemas da sociedade ao invés de enfrentá-los. Não querendo ser arrogante, mas se shoppings fossem realmente coisas boas, os maiores arquitetos e urbanistas seriam a favor deles, enquanto quem os defende são os investidores (em busca do lucro) e a população inculta que prefere freqüentar aqueles lugares do que parar para pensar como seria tão melhor sem eles.
Acho que o seu problema é querer sempre ter opiniões politicamente corretas e pseudo intelectuias...
E o problema dos grandes arquitetos e urbanistas é que eles vivem em uma realidade paralela... Eles querem um modelo admirável que só eles querem... Não adianta vc ou todos os arquitetos do planeta dizerem que Shoppings são ruins... a maior parte das pessoa vão continuar amando shoppings e continuarão indo a shoppings... Não importa o que vc diga, é mais agradável, é mais seguro, é mais confortável, é mais tudo...
Não concordo que os shoppings sejam responsáveis pela degradação das cidades, e muito menos as pessoas que frequentam shoppings... Mas mesmo que fossem, é tarefa desses urbanistas geniais que vc falou, deixarem de ser geniais em tese e no meio acadêmico para serem geniais na realidade e resolverem esse problema... Muito fácil sugerir que não tenha mais shopping... Isso jamais vai acontecer...
Mbv-POA July 22nd, 2008, 10:28 PM Acho que o seu problema é querer sempre ter opiniões politicamente corretas e pseudo intelectuias...
E o problema dos grandes arquitetos e urbanistas é que eles vivem em uma realidade paralela... Eles querem um modelo admirável que só eles querem... Não adianta vc ou todos os arquitetos do planeta dizerem que Shoppings são ruins... a maior parte das pessoa vão continuar amando shoppings e continuarão indo a shoppings... Não importa o que vc diga, é mais agradável, é mais seguro, é mais confortável, é mais tudo...
Não concordo que os shoppings sejam responsáveis pela degradação das cidades, e muito menos as pessoas que frequentam shoppings... Mas mesmo que fossem, é tarefa desses urbanistas geniais que vc falou, deixarem de ser geniais em tese e no meio acadêmico para serem geniais na realidade e resolverem esse problema... Muito fácil sugerir que não tenha mais shopping... Isso jamais vai acontecer...
:applause:
Elover July 23rd, 2008, 12:08 AM Contra os pseudo-intelectuais e eruditos de alcova e a favor da neo-cultura, mais um shopping em POA. O consumismo que ergue paredes, também ergue mudanças...:nuts:
LCastelo July 23rd, 2008, 05:47 PM Acho que o seu problema é querer sempre ter opiniões politicamente corretas e pseudo intelectuias...
E o problema dos grandes arquitetos e urbanistas é que eles vivem em uma realidade paralela... Eles querem um modelo admirável que só eles querem... Não adianta vc ou todos os arquitetos do planeta dizerem que Shoppings são ruins... a maior parte das pessoa vão continuar amando shoppings e continuarão indo a shoppings... Não importa o que vc diga, é mais agradável, é mais seguro, é mais confortável, é mais tudo...
Não concordo que os shoppings sejam responsáveis pela degradação das cidades, e muito menos as pessoas que frequentam shoppings... Mas mesmo que fossem, é tarefa desses urbanistas geniais que vc falou, deixarem de ser geniais em tese e no meio acadêmico para serem geniais na realidade e resolverem esse problema... Muito fácil sugerir que não tenha mais shopping... Isso jamais vai acontecer...
Perfeito!!!!! Parabens Jordana!
Outra coisa: E porque os shoppings são um sucesso?
Na minha opinião é porque suprem uma lacuna que os centros e comercio de bairro nunca foram capazes de suprimir. A segurança!
Andar com várias sacolas no centro, ou na Azenha ou na Assis Brasil, é correr o risco de perder tudo o que comprou. Não acredito que a violência que existe nestes lugares tenha por motivo a instalação de shopping centers. Se o poder publico não resolve o problema da segurança, então porque o comercio local não resolve? Porque não contratam e pagam seguranças como fazem os shoppings?
Não, os xiitas não podem aceitar estas coisas porque na visão restrita que possuem, só quem deve defender a população é o estado. Na verdade isso tudo é aquela velha historia dos incompetentes que não tendo vontade de fazer nada, ficam sentados na calçada esperando a morte chegar. Enquanto isso, os "demonios investidores" vão tomando conta de tudo. Mas é lógico. Eles sabem o que as pessoas querem e na maioria das vezes, estes "monstros" é que fazem as coisas acontecer neste país, e não os chorões que ficam pelos cantos choramingando da vida.
Que venham cada vez mais shoppings!!!!!
FlicK July 24th, 2008, 12:01 AM Quer dizer que se os arquitetos/urbanistas fossem a favor, seriam coisas boas.
Como os favoráveis são os (malvados) investidores, são coisas ruins?!
E, como se não bastasse, isso não é ser arrogante?! :sly:
Bem... isso é algo para se refletir. :shifty:
Tá mais para realismo do que arrogância.
FlicK July 24th, 2008, 12:59 AM Acho que o seu problema é querer sempre ter opiniões politicamente corretas e pseudo intelectuias...
Tire o pseudo da frase e assim ela ficará perfeita. ;)
E o problema dos grandes arquitetos e urbanistas é que eles vivem em uma realidade paralela...
Arquitetos e urbanistas (sendo que um urbanista é necessariamente um arquiteto) não vivem em uma realidade paralela, elas apenas são os profissionais encarregados de organizar o meio urbano. Como todas as outras profissões, a arquitetura tem uma área definida, que é esta. Se a realidade é diferente dos ideais por eles estudados, pesquisados, bem elaborados, então o problema está na população leiga, que não dá à arquitetura o real valor que ela merece. Imagine se um médico criasse uma teoria sobre alguma área da medicina e esta fosse por todos ignorada. :|
Eles querem um modelo admirável que só eles querem... Não adianta vc ou todos os arquitetos do planeta dizerem que Shoppings são ruins... a maior parte das pessoa vão continuar amando shoppings e continuarão indo a shoppings... Não importa o que vc diga, é mais agradável, é mais seguro, é mais confortável, é mais tudo...
Em primeiro lugar, a arquitetura é feita para todos, não para os arquitetos. Seus "modelos admiráveis" satisfazem a todos, assim como em outras profissões que são a base de uma sociedade, onde o público-alvo são todos, e não uma classe "X".
Em segundo lugar, as pessoas não sabem o que é bom ou ruim, pois são ignorantes. Elas gostam de shoppings, pois não sabem o que é melhor que um shopping e não pararam para pensar o que é um shopping. Gostam de importar culturas de fora, daquelas que podemos ver na televisão, quando deveriam estar valorizando (nem que seja ao mínimo) a sua cultura própria e emblemática. Isto que torna cada lugar único e interessante, o mundo seria ridículo se fosse todo padronizado.
Em terceiro lugar, shoppings são feitos para uma população que não necessita de cultura, basta pegar seu carro e ir com seus "filhos gordos" em um local onde tudo está concentrado dentro de uma caixa de concreto que as escondem da verdadeira cidade. Gostam de sentar em lanchonetes que servem porcarias e acham que isto é qualidade de vida. São pessoas que têm tendência a ter uma vida sedentária, falsa, inútil. Tudo em troca de uma escravidão voluntária a este sistema viciante. Como já disse, isto não é qualidade de vida. O papel do arquiteto é organizar o meio urbano de forma que traga a real qualidade de vida à estas pessoas. Pessoas que vivem em uma cidade não devem virar as costas a elas, se estão em uma urbe devem ao menos estarem urbanizadas. Não somos máquinas que seguem uma linha de comandos resumidos em "comprar, comer, dormir, morrer". Há muito mais para se fazer em uma cidade do que freqüentar centros de compras. O comércio serve para trazer renda e auxiliar a qualidade de vida das pessoas, não para ser A VIDA das pessoas. Se tu realmente achas que isto é saudável para as pessoas em si e para a sociedade num modo geral, então não sei o que te dizer, a não ser BEM FEITO.
Em quarto lugar, shoppings não são locais de lazer, são locais de compras. O uso já discrimina o local. Pessoas que acreditam que shoppings são locais de lazer merecem os meus pêsames.
Em quinto lugar, conceitos de agradabilidade são discutíveis. Conforto é estar em um local qualificado e de verdade. Isto é o agradável de fato, não um ambiente falso que proporciona uma falsa idéia de conforto.
Em sexto lugar, segurança é um problema público e não particular. Enquanto todos se esconderem em locais privados, mais violenta vai ficar a cidade real. É uma bola de neve, quanto menos pessoas nas ruas, maior a proporção de violência por cada grupo de pessoas. Os órgãos públicos devem tratar e acabar com a violência, não seguranças de estabelecimentos privados.
Em sétimo lugar, a cidade é pública, de todos. A cidade é feita para que todos vivam juntos, trocando experiências e crescendo em sociedade. Shoppings são lugares privados que separaram a população por classes. Na rua fica quem não tem condições de comprar algo que está lá dentro. Isto não é urbanidade, isto não é arquitetura, isto é lixo.
Não concordo que os shoppings sejam responsáveis pela degradação das cidades, e muito menos as pessoas que frequentam shoppings...
Não precisa concordar. Isto é indiscutível.
Shoppings concentram o comércio e serviços em lugares particulares e excluídos da cidade. Quanto mais se vende em shopping, menos se vende nas ruas (não confundam comércio de rua com camelôs). Cada pessoa que compra em um shopping, deixa de comprar em uma loja de uma cidade real. cada loja que se instala em um shopping, tira a concorrência de uma loja do mesmo gênero que está fora dele. Tudo pela viciante cultura que todos acabam ingerindo e acreditando que é a melhor.
Hoje tu pensas em fazer compras em POA. O que vem à cabeça? Um shopping ou a rua, cheia de lojas?
E em uma cidade real, qual deveria ser a primeira idéia? :|
Shoppings concentram grande fluxo de comércio em uma ilha artificial, onde passa a ser o "point". Começam a vir serviços, moradia, etc. Enquanto isto, o centro Histórico continua lá... Sujo e degradado. ABANDONADO. Antigamente, a Rua da Praia, por exemplo, concentrava o comércio de POA. Era um local nobre, onde a cidade acontecia. Hoje virou um camelódromo popular que serve apenas de passagem ou ponto de venda de produtos com pouca qualidade. Esta mudança tem uma explicação: Porto Alegre com os anos perdeu a sua identidade! Cidades são locais para serem usados sempre, não lugares provisórios, onde usa-se todo o seu potencial e parte-se para outro, pois é mais barato que investir em um local antigo. Não falo que devemos concentrar TODO o comércio no Centro, mas ele DEVE (em respeito à história, cultura, em respeito à CIDADE) ser o principal local onde isto acontece. O Centro de POA já foi o cérebro da cidade, hoje não passa de um bairro popular com sede de equipamentos públicos.
POA deve sim ter eixos de comércio (um bom planejamento urbano ajuda nisto), mas o comércio central deve ser no CENTRO, como o nome já diz. Toda cidade deve ter um CENTRO, um local que todos usem e valorizem e que seja o símbolo construído da cidade. Enquanto a população (que é BURRA) foge do centro, mais degradado ele vai ficar. Se cada um de nós não valorizarmos aquele local, cada vez mais se torna difícil re-qualificar aquele espaço.
Incrível é que vejo muitos - por modismos - defendendo uma REVITALIZAÇÃO do Centro e cobrando isto apenas dos órgãos públicos. Pura hipocrisia aliada com extrema ignorância. Estes mesmos que defendem esta "revitalização" estão dentro de shoppings. Para esclarecer um erro, o Centro não precisa de uma revitalização, é errado usar este termo. O Centro - apesar de parecer em partes - nunca morreu e ainda continua mantendo o seu uso comercial, residencial e público. O que a região necessita com urgência é de uma re-qualificação (visto que esta zona já foi qualificada um dia). Mudar o Centro não depende da Prefeitura, do Estado ou de qualquer outro órgão público. Depende de nós, que somos o meio privado. Enquanto continuarmos vendo o Centro como um local ruim, mais ruim ele vai se tornar. Quem faz a cidade são os habitantes, devemos, então, valorizar o centro, para que assim ele passe a ser o que desejamos: um local qualificado de fato. O que os órgãos públicos estão tentando (e a ignorância vermelha pode acabar com estas tentativas) é re-qualificar à força a região. É um serviço contrário ao natural, primeiro vão dar a infra necessária, para que depois passem a valorizar aquele espaço, enquanto deveria ser pré-valorizado para que assim passa a receber uma infra-estrutura que o tornará qualificado de fato.
Mas mesmo que fossem, é tarefa desses urbanistas geniais que vc falou, deixarem de ser geniais em tese e no meio acadêmico para serem geniais na realidade e resolverem esse problema... Muito fácil sugerir que não tenha mais shopping... Isso jamais vai acontecer...
Enquanto as pessoas não valorizarem a arquitetura e o papel do arquiteto (organizador da sociedade), as idéias dos arquitetos jamais sirão do papel. Por erros passados, muitos neste país perderam a confiança nesta profissão, o que resultou nas nossas cidades atuais, confusas, sem identidade, sem futuro.
Em locais onde o arquiteto é bem visto e respeitado (Europa, por exemplo) estas "idéias geniais" saem do papel a cada novo dia. Engraçado é que na Europa quase não há shoppings e os que existem são implantados em locais estratégicos. Enquanto isto, aquele mercadinho de esquinha com 300 anos ou aquela padaria centenária no fim da rua seguem firmes e fortes, pois têm o seu valor reconhecido.
Voltando ao Brasil, temos capacidade de gozar com cidades qualificadas, o que basta é devolver aos arquitetos o seu espaço roubado. Sou a favor de uma liberdade comercial, mas que seja bem estudada e esteja em equilíbrio com a cidade planejada. Aliás, planejamento é a raiz do problema; deveríamos valorizar isto!
Enquanto vocês (ingenuamente) acreditarem que Porto Alegre vai evoluir com mais e mais shoppings, mais a cidade vai crescer burra e descaracterizada.
Para finalizar, uma frase que simplesmente mata o teu comentário.
Se tu realmente achas que os arquitetos vivem um mundo pararalelo, por que eles defendem que as pessoas devem parar de se esconder em ambientes pararlelos de fato e passem a viver a cidade? Quem vive no tal mundo paralelo são aqueles que acreditam na cidade e querem melhorá-la ou aqueles que fogem dela e preferem se esconder?
Responda para si mesmo.
SirPhillip July 24th, 2008, 01:11 AM OK, em vez de "odeio shoppings" e "adoro shoppings", nao é melhor usar um meio termo?
Eu acho uma alienação lamentável esse consumismo de gente sem nada na cabeça e se tranca em shoppings num fim de semana, em vez de pensar em algum programa cultural inteligente, só gastam, gastam, gastam, saindo dos templos de consumo de um monte de sacolas na mão cheias de coisas superflúeas quando poderiam estar usando sem dinheiro em coisas mais inteligentes.
OK, isso é um lado. Eu, particularmente, nao vou muito a shoppings e muito menos gasto dinheiro- em 3 anos, tudo o que comprei para mim foram dois livros (fora os didáticos) - mas quando preciso comprar algo de presente para alguém, é bom ter um shopping, onde tem várias lojas uma perto da outra, e se eu nao encontrar o que preciso numa, é só andar um pouco e ja acho outra, onde nao pego chuva, vou poder andar em paz com risco mínimo (apesar nao de nao ser zero) de ser assaltado ,poderei deixar o carro num estacionamento sem ser alvo de flaneninhas e dependendo até sem pagar, se precisar comer algo terei em mãos, etc. Meu uso de shoppings é esse: se PRECISO comprar algo, é bom saber que tem um shopping a 15 minutos da minha casa.
Shoppings em si mesmo vão ser bons ou ruim pro uso que a pessoa fizer deles. Pra cidade, podem sim, trazer benefícios ( é só ver o que era a Barra da Tijuca no RJ antes e depois do Barra Shopping). Geram empregos, valorizam o terreno, mas em excesso podem levar a uma saturacao do mercado e quebradeira de comércio de rua- por isso muita gente é contra.
É só ter bom senso em moderacao.
FlicK July 24th, 2008, 01:17 AM Perfeito!!!!! Parabens Jordana!
Outra coisa: E porque os shoppings são um sucesso?
Na minha opinião é porque suprem uma lacuna que os centros e comercio de bairro nunca foram capazes de suprimir. A segurança!
São um sucesso porque são novidade. Em um pais ignorante, qualquer novidade é um sucesso. A segurança é apenas uma forma de tapar o sol com a peneira. Shoppings deveriam ser uma forma PROVISÓRIA de se ter comércio coms egurança.
Andar com várias sacolas no centro, ou na Azenha ou na Assis Brasil, é correr o risco de perder tudo o que comprou. Não acredito que a violência que existe nestes lugares tenha por motivo a instalação de shopping centers. Se o poder publico não resolve o problema da segurança, então porque o comercio local não resolve? Porque não contratam e pagam seguranças como fazem os shoppings?
Mas muitos comerciantes pagam seguranças. Pena que na nossa neo-cultura, muitos preferem um shopping (local falso) do que a rua (local verdadeiro), o que faz com que atitudes como a destes comerciantes sejam cada vez menores.
Não, os xiitas não podem aceitar estas coisas porque na visão restrita que possuem, só quem deve defender a população é o estado.
Errado.
Todos querem que quem organize as bases de uma sociedade sejam os profissionais de suas respectivas áreas.
Um bom médico deveria cuidar de uma Secretaria da Sáude, um bom economista a da Fazenta, um bom professor a da Educação, enquanto um bom arquiteto deveria ficar com a do Planejamento. Nada mais lógico. Quem tem melhores condições de melhor planejar uma cidade são os planejadores (arquitetos).
E isso é uma visão restrita, pois para se ter um trabalho de qualidade não se admite erros bobos como o que acontece: um médico ocupando uma Secretaria da Fazenda.
Na verdade isso tudo é aquela velha historia dos incompetentes que não tendo vontade de fazer nada, ficam sentados na calçada esperando a morte chegar.
Exato, tu e a Jordana são bons exemplos destas pessoas. Mas ao invés de estarem na calçada, estão em um shopping com seus filhos entupidos de McDonald's.
Enquanto isso, os "demonios investidores" vão tomando conta de tudo.
Exato.
Em um local sem planejamento, qualquer um que tem condições (no caso o dinheiro) de impor suas necessidades particulares saem na frente.
Mas é lógico. Eles sabem o que as pessoas querem e na maioria das vezes, estes "monstros" é que fazem as coisas acontecer neste país, e não os chorões que ficam pelos cantos choramingando da vida.
Achei que este pensamento restrito dos brasileiros tivesse acabado. Achei que poucos acreditassem que "coisas que acontecem" são iguais a "coisas que surgem sem planejamento".
A Multiplan não quer "ajudar" Porto Alegre, não quer qualificar o bairro Cristal, não quer trazer "qualidade de vida" aos porto-alegrenses. O que ela quer é lucrar. Isto é um pensamento restrito de fato e que vocês estão comemorando, enquanto gastam sua grana e enchem os cofres da empresa. Não sou contra o consumismo e empreendedorismo, mas sou totalmente contra a priorização disto. A cidade vale muito mais do que um empreendimento qualquer.
Enquanto isto, quem consegue enxergar o estrago que uma empresa destas causa, é chamado de chorão.
Vocês confundem a posição das pessoas; há quem queira ser do contra (como muitos políticos que votam contra bons projetos da bancada adversária) e há quem queira uma cidade melhor (sociedades de moradores*, arquitetos, etc).
*Cito esta com cautela, ainda há muito egoísmo e priorização das necessidades particulares de algumas destas sociedades. Elas servem como consulta, não como atitude.
Que venham cada vez mais shoppings!!!!!
Tudo bem, depois não reclama. ;)
FlicK July 24th, 2008, 01:31 AM OK, em vez de "odeio shoppings" e "adoro shoppings", nao é melhor usar um meio termo?
Eu acho uma alienação lamentável esse consumismo de gente sem nada na cabeça e se tranca em shoppings num fim de semana, em vez de pensar em algum programa cultural inteligente, só gastam, gastam, gastam, saindo dos templos de consumo de um monte de sacolas na mão cheias de coisas superflúeas quando poderiam estar usando sem dinheiro em coisas mais inteligentes.
OK, isso é um lado. Eu, particularmente, nao vou muito a shoppings e muito menos gasto dinheiro- em 3 anos, tudo o que comprei para mim foram dois livros (fora os didáticos) - mas quando preciso comprar algo de presente para alguém, é bom ter um shopping, onde tem várias lojas uma perto da outra, e se eu nao encontrar o que preciso numa, é só andar um pouco e ja acho outra, onde nao pego chuva, vou poder andar em paz com risco mínimo (apesar nao de nao ser zero) de ser assaltado ,poderei deixar o carro num estacionamento sem ser alvo de flaneninhas e dependendo até sem pagar, se precisar comer algo terei em mãos, etc. Meu uso de shoppings é esse: se PRECISO comprar algo, é bom saber que tem um shopping a 15 minutos da minha casa.
Shoppings em si mesmo vão ser bons ou ruim pro uso que a pessoa fizer deles. Pra cidade, podem sim, trazer benefícios ( é só ver o que era a Barra da Tijuca no RJ antes e depois do Barra Shopping). Geram empregos, valorizam o terreno, mas em excesso podem levar a uma saturacao do mercado e quebradeira de comércio de rua- por isso muita gente é contra.
É só ter bom senso em moderacao.
Esta frase em destaque seria perfeita se tivesse algo do tipo: "shoppings podem trazer benefícios se forem PLANEJADOS". O Iguatemi, sem querer, fez um bom trabalho na região. Talvez o BarraShopping também faça. Mas... cada vez mais eles destoem o comércio de rua. É preciso um bom planejamento. São equipamentos urbanos delicados de lidar.
Não sou totalmente contra shoppings, acredito que alguns são legais em determinados lugares, mas deveriam ter o seu tamanho limitado em 15 mil ou 20 mil m² de ABL. Mais que isto é exagero, ninguém necessita de "tantas opções" em um local que foi elaborado para ser utilizado em pouco tempo, como alternativa ao comércio normal.
O problema em relação às chuvas é fácil de se resolver.
Shoppings devem ser ALTERNATIVA à segurança (mais uma vez dou ênfase à palavra "alternativa"), não o principal local de compras de uma cidade, mesmo que seja em tese insegura. Seriam como uma alternativa provisória, enquanto os órgãos públicos resolvem o problema de segurança. Geralmente o que é falso é de caráter provisório. Não enxergo shoppings de outra maneira.
O que shoppings são positivos é em relação à temperatura, mas isto também é fácil de se resolver planejando de forma sensata os meios urbanos e/ou colocando ar-condicionado nas lojas, já que as pessoas passam mais tempo nelas do que fora delas. Uma solução prática, mesmo que cara.
A facilidade de encontrar comércio e serviço próximos não são atributos de shoppings, apenas. Shoppings são o comércio de rua reunido em uma caixa de concreto, portanto eles "imitam" o que havia lá fora: várias lojas lado a lado. Um bom planejamento resolve as necessidades de se fazer compras com rapidez e conforto em uma cidade real.
Bom, o que defendo, além do estrago causado pelos shoppings, é que tudo o que há lá dentro, existia fora e pode vir a existir, basta PLANEJAMENTO.
Qual destes lugares vocês preferem passar o seu tempo, o Moinhos Shopping ou a Calçada da Fama? O Moinhos é nada mais, nada menos, que a Calçada da Fama encaixotada. Um conceito falso de uma zona comercial.
Calvin Porto July 24th, 2008, 11:07 AM Se aqueles que acham que shopping significa isolamento da realidade, alienação ou sei lá mais o que, sugiro então que construam suas casas sem portas ou janelas seguras, não coloque alarme no seu carro, nem um mero "insulfilm", não coloquem muros, grades, trancas ou vigilância ou algo que possa lhe proteger, afinal de contas, isso seria mais de acordo com a "sua realidade"...Eu particularmente, sigo tomando precauções, vou aos shoppings para passear e comprar com conforto, tranco minha casa para evitar contratempos ou imprevistos e sempre que possível dirijo meu carro com os vidros fechados. Ainda assim corro riscos...no momento, vivo no exterior e uma cidade com elevado índice de qualidade de vida, um dos melhores do mundo, aqui tem muitos shopping, e não acho que o povo seja alienado por causa disso, assim como curtem os shoopings, mais para compras, é verdade,, também o usam como fonte de lazer e em muitos momentos os milhares de parques da cidade, estão desertos, com poucos aproveitando o verde, a natureza e a segurança, no entanto, os shoppings estão sempre lotados...falo de Sydney...no entanto, sou de Porto Alegre, e sei o quanto os gaúchos curtem a Redenção e os outros parques da cidade....
LCastelo July 24th, 2008, 09:23 PM É impossível dialogar com pessoas que não tem um minimo de bom senso e mesmo sem ao menos me conhecer, parte para ofensas pessoais como se fosse intimo.
É lamentavel que ainda existam pessoas que só adquirem cultura mesmo, pois que a educação lhes passa longe.
É tão dificil de aceitar uma opinião alheia, mesmo que esta seja contrária ao que se pensa?
Poxa vida! O cara nem me conhece e acha que pode falar até sobre o tipo de criação que eu tenho que dar aos meus filhos.
Que barbaridade!
Não tem moderação aqui pra freiar estas pessoas ofensivas?
Abraço
Hed July 24th, 2008, 09:36 PM Tá mais para realismo do que arrogância.
Realismo??
Bem, isso encerra o assunto.
jordanapoa July 24th, 2008, 09:55 PM Tire o pseudo da frase e assim ela ficará perfeita. ;)
Nem merece comentários...
Arquitetos e urbanistas (sendo que um urbanista é necessariamente um arquiteto) não vivem em uma realidade paralela, elas apenas são os profissionais encarregados de organizar o meio urbano. Como todas as outras profissões, a arquitetura tem uma área definida, que é esta. Se a realidade é diferente dos ideais por eles estudados, pesquisados, bem elaborados, então o problema está na população leiga, que não dá à arquitetura o real valor que ela merece. Imagine se um médico criasse uma teoria sobre alguma área da medicina e esta fosse por todos ignorada. :|
Infeliz comentário... Medicina é uma área muito mais específica, não da nem pra comparar... Arquitetura é completamente subjetiva...
E ao contrário da medicina, a arquitetura tem que agradar... Da pra comparar arquitetura com decoração (guardadas as devidas proporções). Assim como um decorador, o arquiteto não pode se basear apenas no que ele acha ou estudou e ignorar a vontade das pessoas, achando que estas são ignorantes por que não estudaram arquitetura...
Você contrataria um decorador e deixaria ele fazer o que ele acha e/ou estudou de olhos fechados??? O mesmo vale para arquitetos e urbanistas...
Em primeiro lugar, a arquitetura é feita para todos, não para os arquitetos. Seus "modelos admiráveis" satisfazem a todos, assim como em outras profissões que são a base de uma sociedade, onde o público-alvo são todos, e não uma classe "X".
Isso é no mínimo questionável... Primeiro por que tanto arquitetos como a população geral tem gostos e preferências bastante distintas...
Segundo, isso contradiz o que vc mesmo disse... Vc disse que os arquitetos sabem o que é melhor por que estudaram isso, e a população não acata por que é ignorante... Para exemplificar, eu e mais alguns foristas não concordamos com o seu modelo...
Em segundo lugar, as pessoas não sabem o que é bom ou ruim, pois são ignorantes. Elas gostam de shoppings, pois não sabem o que é melhor que um shopping e não pararam para pensar o que é um shopping. Gostam de importar culturas de fora, daquelas que podemos ver na televisão, quando deveriam estar valorizando (nem que seja ao mínimo) a sua cultura própria e emblemática. Isto que torna cada lugar único e interessante, o mundo seria ridículo se fosse todo padronizado.
Ridiculo é esse comentário... Mais uma vez extremamente infeliz... O que vc está me dizendo é que as pessoas por não estudarem arquitetura são ignorantes e tem gostos equivocados... É o mesmo que tu dizer que uma pessoa não tem o direito de gostar de arroz com batata frita e odiar um prato preparado por um chef internacional... E se ela gostar é por que ela não entende nada de cozinha...
Esse comentário demonstra bem o que eu disse... Os arquitetos vivem em um mundo paralelo... E vc prega exatamente o que vc condena, a padronização... Se todos fossem beber o vinho tal por que os estudiosos dizem que é o melhor, se todos fossem comer tal coisa por que os grandes chefs dizem que é bom e se todos fossem engolir as idéias dos arquitetos, estariamos perdidos num mundo padronizado que vc tanto recrimina...
Se é isso o que vc realmente pensa, não posso acreditar que seja, acho que vc simplesmente não pensou, mas se for - Viva os ignorantes então...
Em terceiro lugar, shoppings são feitos para uma população que não necessita de cultura, basta pegar seu carro e ir com seus "filhos gordos" em um local onde tudo está concentrado dentro de uma caixa de concreto que as escondem da verdadeira cidade. Gostam de sentar em lanchonetes que servem porcarias e acham que isto é qualidade de vida. São pessoas que têm tendência a ter uma vida sedentária, falsa, inútil. Tudo em troca de uma escravidão voluntária a este sistema viciante. Como já disse, isto não é qualidade de vida. O papel do arquiteto é organizar o meio urbano de forma que traga a real qualidade de vida à estas pessoas. Pessoas que vivem em uma cidade não devem virar as costas a elas, se estão em uma urbe devem ao menos estarem urbanizadas. Não somos máquinas que seguem uma linha de comandos resumidos em "comprar, comer, dormir, morrer". Há muito mais para se fazer em uma cidade do que freqüentar centros de compras. O comércio serve para trazer renda e auxiliar a qualidade de vida das pessoas, não para ser A VIDA das pessoas. Se tu realmente achas que isto é saudável para as pessoas em si e para a sociedade num modo geral, então não sei o que te dizer, a não ser BEM FEITO.
Em quarto lugar, shoppings não são locais de lazer, são locais de compras. O uso já discrimina o local. Pessoas que acreditam que shoppings são locais de lazer merecem os meus pêsames.
Parabens... Conseguiu vaga como o próximo candidato do PSTU ou talvez do PCO...
O preconceito anda de mãos dadas com a ignoracia... Não vou nem comentar essa bobagem que vc disse de que as pessoas que frequentam shoppings não precisam de cultura, tem filhos gordos etc...
Adorei essa frase - O papel do arquiteto é organizar o meio urbano de forma que traga a real qualidade de vida à estas pessoas. Quem é vc ou quem quer que seja para dizer o que é certo ou errado... Ainda mais com toda essa pompa de sabio de boteco...
Outro ponto - vc fala como se as pessoas que gostassem de shopping fossem alienadas, consumistas, ignorantes e que a vida delas é resumida em compras... Olha, acho que o teu problema é não ir a shoppings... Vc fala de uma realidade que desconhece completamente... As coisas do jeito que vc fala, não atinge nem 1% da população... Acho que ta vendo muito filme...
Em quinto lugar, conceitos de agradabilidade são discutíveis. Conforto é estar em um local qualificado e de verdade. Isto é o agradável de fato, não um ambiente falso que proporciona uma falsa idéia de conforto.
Concordo... Só que quem sabe o que é agradável e qualificado é cada individuo... Se eu penso que shopping é qualificado, não é qualquer arquitetozinho que vai dizer que esse ambiente não é adequado...
Em sexto lugar, segurança é um problema público e não particular. Enquanto todos se esconderem em locais privados, mais violenta vai ficar a cidade real. É uma bola de neve, quanto menos pessoas nas ruas, maior a proporção de violência por cada grupo de pessoas. Os órgãos públicos devem tratar e acabar com a violência, não seguranças de estabelecimentos privados.
Em tese ok... Na pratica vc sugere que as pessoas façam uma roleta russa para assegurar a tese... Ótimo, vai em frente...
Alias, sugiro que comece a fazer compras em alguma favela, só pra se sociabilizar mais com a população da cidade...
Em sétimo lugar, a cidade é pública, de todos. A cidade é feita para que todos vivam juntos, trocando experiências e crescendo em sociedade. Shoppings são lugares privados que separaram a população por classes. Na rua fica quem não tem condições de comprar algo que está lá dentro. Isto não é urbanidade, isto não é arquitetura, isto é lixo.
Lixo ou não é o mundo real...
Não precisa concordar. Isto é indiscutível.
Shoppings concentram o comércio e serviços em lugares particulares e excluídos da cidade. Quanto mais se vende em shopping, menos se vende nas ruas (não confundam comércio de rua com camelôs). Cada pessoa que compra em um shopping, deixa de comprar em uma loja de uma cidade real. cada loja que se instala em um shopping, tira a concorrência de uma loja do mesmo gênero que está fora dele. Tudo pela viciante cultura que todos acabam ingerindo e acreditando que é a melhor.
Hoje tu pensas em fazer compras em POA. O que vem à cabeça? Um shopping ou a rua, cheia de lojas?
E em uma cidade real, qual deveria ser a primeira idéia? :|
Shoppings concentram grande fluxo de comércio em uma ilha artificial, onde passa a ser o "point". Começam a vir serviços, moradia, etc. Enquanto isto, o centro Histórico continua lá... Sujo e degradado. ABANDONADO. Antigamente, a Rua da Praia, por exemplo, concentrava o comércio de POA. Era um local nobre, onde a cidade acontecia. Hoje virou um camelódromo popular que serve apenas de passagem ou ponto de venda de produtos com pouca qualidade. Esta mudança tem uma explicação: Porto Alegre com os anos perdeu a sua identidade! Cidades são locais para serem usados sempre, não lugares provisórios, onde usa-se todo o seu potencial e parte-se para outro, pois é mais barato que investir em um local antigo. Não falo que devemos concentrar TODO o comércio no Centro, mas ele DEVE (em respeito à história, cultura, em respeito à CIDADE) ser o principal local onde isto acontece. O Centro de POA já foi o cérebro da cidade, hoje não passa de um bairro popular com sede de equipamentos públicos.
Não discordo... Pelo contrário, concordo... Só que os shoppings não são causa da degradação do centro, são consequencia...
Todo mundo quer o melhor pra si e para a sua família... Hoje é indiscutível, os shoppings são infinitamente melhores... A culpa é da prefeitura que não deixa o centro se desenvolver (trancou ruas, concentrou uma enormidade de onibus, impediu o desenvolvimento, permitiu o comércio irregular, não deu segurança, não propiciou estacionamentos etc.) e dos própios comerciantes, que ao invés de tentarem subir o nível do centro, se tornaram sangue sugas da miséria... Investiram em lanchonetes que da nojo só de passar na frente, em lojas de 1,99 e lojas que só faltam dizer - Pobres e miseraveis, venham comprar aqui... O que vc pode esperar dessa combinação??? Aí vc vai querer me dizer que a culpa é dos shoppings??? A culpa não é dos shoppings... Se o centro tiver atrativos, as pessoas não vão deixar de ir no shopping, mas vão ir ao centro também... É o que acontece com os novos shoppings... Vc acha que todo mundo vai deixar de ir no Praia de Belas para ir no Barra shopping??? Não, as pessoas vão ir também no barra shopping... Enquanto o centro ninguém quer passar nem perto...
Quando o centro tiver estrutura e comércio digno, as pessoas irão nos shoppings e irão no centro... Não é ou um ou outro... As pessoas simplesmente buscam qualidade onde quer que seja...
POA deve sim ter eixos de comércio (um bom planejamento urbano ajuda nisto), mas o comércio central deve ser no CENTRO, como o nome já diz. Toda cidade deve ter um CENTRO, um local que todos usem e valorizem e que seja o símbolo construído da cidade. Enquanto a população (que é BURRA) foge do centro, mais degradado ele vai ficar. Se cada um de nós não valorizarmos aquele local, cada vez mais se torna difícil re-qualificar aquele espaço.
Incrível é que vejo muitos - por modismos - defendendo uma REVITALIZAÇÃO do Centro e cobrando isto apenas dos órgãos públicos. Pura hipocrisia aliada com extrema ignorância. Estes mesmos que defendem esta "revitalização" estão dentro de shoppings. Para esclarecer um erro, o Centro não precisa de uma revitalização, é errado usar este termo. O Centro - apesar de parecer em partes - nunca morreu e ainda continua mantendo o seu uso comercial, residencial e público. O que a região necessita com urgência é de uma re-qualificação (visto que esta zona já foi qualificada um dia). Mudar o Centro não depende da Prefeitura, do Estado ou de qualquer outro órgão público. Depende de nós, que somos o meio privado. Enquanto continuarmos vendo o Centro como um local ruim, mais ruim ele vai se tornar. Quem faz a cidade são os habitantes, devemos, então, valorizar o centro, para que assim ele passe a ser o que desejamos: um local qualificado de fato. O que os órgãos públicos estão tentando (e a ignorância vermelha pode acabar com estas tentativas) é re-qualificar à força a região. É um serviço contrário ao natural, primeiro vão dar a infra necessária, para que depois passem a valorizar aquele espaço, enquanto deveria ser pré-valorizado para que assim passa a receber uma infra-estrutura que o tornará qualificado de fato.
Já expliquei acima o por que o centro está como está, não preciso repetir... Assim como já disse por que as pessoas (que ao ser ver são ignorantes) fogem do centro e continuarão fugindo...
Também acho errado o termo revitalização... O correto seria reconstrução, por que o centro ta num estado de degradação que revitalização é pouco...
Enquanto as pessoas não valorizarem a arquitetura e o papel do arquiteto (organizador da sociedade), as idéias dos arquitetos jamais sirão do papel. Por erros passados, muitos neste país perderam a confiança nesta profissão, o que resultou nas nossas cidades atuais, confusas, sem identidade, sem futuro.
As pessoas não valorizam por que não concordam... Simples... Se isso ocorre a culpa não é da ignorância das pessoas e sim a incompetência dos arquitetos... Incopetência em adaptar o conhecimento deles com o que as pessoas realmente desejam e não tentar meter guela abaixo as coisas... A sua postura em tratar os "leigos" como ignorantes não ajuda em nada... Se vc quer mudar o conceito das pessoas, comece mudando as bobagens que diz...
Em locais onde o arquiteto é bem visto e respeitado (Europa, por exemplo) estas "idéias geniais" saem do papel a cada novo dia. Engraçado é que na Europa quase não há shoppings e os que existem são implantados em locais estratégicos. Enquanto isto, aquele mercadinho de esquinha com 300 anos ou aquela padaria centenária no fim da rua seguem firmes e fortes, pois têm o seu valor reconhecido.
Amigo, a Europa é muito, mas muito mais velha do que o Brasil... Comparar com Porto Alegre é quase um absurdo... Não tem nem onde construir shoppings nos centros históricos e se fizer descaracteriza a arquitetura... Imagina construir um barrashopping ao lado do coliseu...
Vc tem que comparar com cidades mais novas... A China ta bombando atualmente, cidades surgindo onde não tinha nada e o que vemos??? Shoppings e mais shoppings - O maior do mundo atualmente está lá... Dubai está construindo os dois futuros maiores shoppings do mundo... O Canada até poucos anos atrás ostentava o maior shopping do mundo... E sim, os centros não morreram, só que lá os centros tem a estrutura que aqui não tem (já falei sobre isso acima)...
Voltando ao Brasil, temos capacidade de gozar com cidades qualificadas, o que basta é devolver aos arquitetos o seu espaço roubado. Sou a favor de uma liberdade comercial, mas que seja bem estudada e esteja em equilíbrio com a cidade planejada. Aliás, planejamento é a raiz do problema; deveríamos valorizar isto!
Pequeno trecho que não tem muita coisa para discordar... O único problema é o tal espaço roubado... Substituiria por perdido por incompetência mesmo (já citei as minhas razões para dizer isso acima)...
Enquanto vocês (ingenuamente) acreditarem que Porto Alegre vai evoluir com mais e mais shoppings, mais a cidade vai crescer burra e descaracterizada.
Me recuso a discutir devaneios de um PSEUDO intelectual...
Para finalizar, uma frase que simplesmente mata o teu comentário.
Se tu realmente achas que os arquitetos vivem um mundo pararalelo, por que eles defendem que as pessoas devem parar de se esconder em ambientes pararlelos de fato e passem a viver a cidade? Quem vive no tal mundo paralelo são aqueles que acreditam na cidade e querem melhorá-la ou aqueles que fogem dela e preferem se esconder?
Responda para si mesmo.
Teu comentário não mata nada, a não ser a paciência de quem lê...
Primeiro - Já falei sobre o mundinho paralelo dos arquitetos mais acima...
Segundo - Fale por vc, não fale por todos os arquitetos... Dubai é considerado um paraíso para os arquitetos do mundo inteiro... Planejamento e dinheiro é o que não falta... E shoppings saem aos montes... E não é qualquer shopping, são os maiores do mundo... Então não me venha com esse papo de que todos os arquitetos do mundo são contra shoppings...
FlicK July 25th, 2008, 12:50 AM É impossível dialogar com pessoas que não tem um minimo de bom senso e mesmo sem ao menos me conhecer, parte para ofensas pessoais como se fosse intimo.
É lamentavel que ainda existam pessoas que só adquirem cultura mesmo, pois que a educação lhes passa longe.
É lamentável que existam pessoas que não sabem dialogar sem distinguir exemplos exdrúxulos e figurativos de uma afirmação real e ofensiva, esta a qual não existiu.
Isto é ter bom senso, uma questão de interpretação. ;)
É tão dificil de aceitar uma opinião alheia, mesmo que esta seja contrária ao que se pensa?
Como vou aceitar uma opinião contrária à minha? :?
Algo totalmente incoerente, não?
Posso no máximo RESPEITAR a tua opinião, o que é diferente.
E se queres saber se respeito a TUA opinião, a resposta é não. Não respeito petulâncias, muito menos as aceito.
Que venha então com argumentos (coisa que até mesmo a Jordana tenta fazer). Fica uma discussão mais adulta e impessoal.
Poxa vida! O cara nem me conhece e acha que pode falar até sobre o tipo de criação que eu tenho que dar aos meus filhos.
Que barbaridade!
Não tem moderação aqui pra freiar estas pessoas ofensivas?
Abraço
Realmente não te conheço, não faço a mínima questão de te conhecer e não dou a mínima para os teus filhos e a criação que tu dá a eles. Falta de modéstia da tua parte acreditar que estou ligando para tua pessoa ou a imagem dos teus filhos. Estou em um forum discutindo arquitetura e as mazelas urbanas, não em um local de discussão familiar.
E dispenso teu abraço, estamos longes um do outro para que possamos trocar afetos hipócritas. :okay:
FlicK July 25th, 2008, 12:55 AM Realismo??
Bem, isso encerra o assunto.
Ou seja, tu discordas que os profissionais da área de arquitetura (destacando, ainda, os melhores) são as melhores pessoas para dizer se shoppings são bons opu ruins para uma cidade?
Isto, além de um pré-conceito sem conhecimento de base, é uma total falta de respeito para com esta profissão. Engraçado é que estamos justamente em um forum de arquitetura, onde arquitetos e arquitetura deveriam ser, no mínimo, altamente respeitados.
E também discordas que os principais defensores de shoppings são os investidores que lutam em prol de benefícios particulares?
Bem, isso encerra o assunto. :|
FlicK July 25th, 2008, 01:50 AM edit.
seumensageiro July 25th, 2008, 02:07 AM Novos renders do shopping que é bom, nada....
FlicK July 25th, 2008, 02:12 AM Nem merece comentários...
Óbvio, não há margem para réplicas.
Infeliz comentário... Medicina é uma área muito mais específica, não da nem pra comparar... Arquitetura é completamente subjetiva...
E ao contrário da medicina, a arquitetura tem que agradar... Da pra comparar arquitetura com decoração (guardadas as devidas proporções). Assim como um decorador, o arquiteto não pode se basear apenas no que ele acha ou estudou e ignorar a vontade das pessoas, achando que estas são ignorantes por que não estudaram arquitetura...
Você contrataria um decorador e deixaria ele fazer o que ele acha e/ou estudou de olhos fechados??? O mesmo vale para arquitetos e urbanistas...
Óbvio que arquitetura pode ser comparada com medicina no que diz respeito à importância das profissões. Nota-se que não há respeito à esta profissão por aqui.
E quanto ao resto, mais uma vez eu reforço, A ARQUITETURA NÃO É FEITA PARA ARQUITETOS, MAS SIM PARA TODOS. Ou seja, a arquitetura é feita sob a vontade das pessoas, procurando o melhor meio de organizar um ambiente em prol de uma melhor QUALIDADE DE VIDA. A opinião das pessoas leigas (ou no caso, ignorantes) tem sim relevância, para tanto a arquitetura existe para tornar melhor a vida destas pessoas no que diz respeito à organização dos espaços.
O que não existe - e mais uma vez eu falo - é o respeito pela arquitetura. Um bom exemplo é esta discussão banal, sendo que a minha opinião - de quem está na área e estuda esta "arte" - não é nem ao menos respeitada.
Vocês devem parar de agir pela emoção e começar a agir também pela razão. Convido a todos que leiam e releiam o que eu escrevi e pensem sobre o que é melhor para o urbanismo e futuro da cidade em prol da sociedade como um todo, ao invés de defender vontades temporárias e maléficas.
Isso é no mínimo questionável... Primeiro por que tanto arquitetos como a população geral tem gostos e preferências bastante distintas...
Segundo, isso contradiz o que vc mesmo disse... Vc disse que os arquitetos sabem o que é melhor por que estudaram isso, e a população não acata por que é ignorante... Para exemplificar, eu e mais alguns foristas não concordamos com o seu modelo...
Agora tu começaste a pensar direito. As pessoas têm gostos diferentes. Entra, portanto, a questão particular versus questão pública. Shoppings afetam a cidade em ordem pública, não particular. Portanto devemos pensar como um todo e não em uma parcela qualquer da cidade. A cidade é feita por todos e para todos.
Arquitetos servem para achar o melhor caminho entre o gosto pessoal de cada um e a coerência urbana, econômica, estética, etc.
Primeiro te convido a saber o que é arquitetura, para depois poder vir falar qual é o papel do arquiteto na sociedade e qual é a importância desta profissão.
Não venha com "acho", "concordo" ou "discordo" sem nem ao menos saber o que está sendo discutido.
Ridiculo é esse comentário... Mais uma vez extremamente infeliz... O que vc está me dizendo é que as pessoas por não estudarem arquitetura são ignorantes e tem gostos equivocados... É o mesmo que tu dizer que uma pessoa não tem o direito de gostar de arroz com batata frita e odiar um prato preparado por um chef internacional... E se ela gostar é por que ela não entende nada de cozinha...
Ai meu Deus. Eu disse que as pessoas são ignorantes em relação à arquitetura. Gostos são subjetivos, particulares, mas - mais uma vez enfoco - shoppings são de ordem pública. Quem deve organizar a urbanidade da sociedade são os arquitetos, seguindo a melhor maneira de obter resultados satisfatórios alcançando uma melhor qualidade de vida.
Quanto à culinária, este exemplo não é plausível, mas posso tentar criar um seguindo este mesmo tema:
Uma pessoa gosta de churrasco e pretende comê-lo em um jantar vegetariano. A ignorância dela e o seu gosto particular se sobrepõem ao natural da ocasião. Espero ter sido franco.
Esse comentário demonstra bem o que eu disse... Os arquitetos vivem em um mundo paralelo... E vc prega exatamente o que vc condena, a padronização... Se todos fossem beber o vinho tal por que os estudiosos dizem que é o melhor, se todos fossem comer tal coisa por que os grandes chefs dizem que é bom e se todos fossem engolir as idéias dos arquitetos, estariamos perdidos num mundo padronizado que vc tanto recrimina...
Se é isso o que vc realmente pensa, não posso acreditar que seja, acho que vc simplesmente não pensou, mas se for - Viva os ignorantes então...
Ai meu Deus! Que visão equivocada da arquitetura e do papel dos arquitetos! Não fale asneiras, guria!
Mais uma vez eu falo,. ARQUITETURA NÃO É FEITA PARA ARQUITETOS, É FEITA PARA TODOS! TODOS! LEIGOS, ARQUITETOS, MÉDICOS, POLÍTICOS, ADULTOS, CRIANÇAS, BÊBES, ETC!
Arquitetura não é feita sobre o gosto das pessoas, é feita sob ele. É feita PARA, A PARTIR DE. É o melhor meio para manter uma qualidade de vida seguindo os mais complexos gostos.
O que acontece no caso dos shoppings, é que as pessoas não têm noção do que poderia vir a ser melhor caso eles não existissem!
Pára para pensar um pouco, te peço isto!
E procure entender por que as coisas acontecem e qual é o destino. É a tua cidade que tá em jogo, os arquitetos querem o melhor para ela, eles estudam e vivem para isto!
Parabens... Conseguiu vaga como o próximo candidato do PSTU ou talvez do PCO...
O que isto tem a ver, meu Deus? :gaah:
O preconceito anda de mãos dadas com a ignoracia... Não vou nem comentar essa bobagem que vc disse de que as pessoas que frequentam shoppings não precisam de cultura, tem filhos gordos etc...
Exemplos figurativos, tu sabe o que é isto? Não é uma verdade absoluta, apenas uma generalização exdrúxula.
Adorei essa frase - O papel do arquiteto é organizar o meio urbano de forma que traga a real qualidade de vida à estas pessoas. Quem é vc ou quem quer que seja para dizer o que é certo ou errado... Ainda mais com toda essa pompa de sabio de boteco...
Não existe o certo ou o errado, existe o melhor ou o pior. O arquiteto serve nestes casos para encontrar o melhor caminho, seguindo o que aprendeu em seus estudos, seguindo a sua PROFISSÃO.
Outro ponto - vc fala como se as pessoas que gostassem de shopping fossem alienadas, consumistas, ignorantes e que a vida delas é resumida em compras... Olha, acho que o teu problema é não ir a shoppings... Vc fala de uma realidade que desconhece completamente... As coisas do jeito que vc fala, não atinge nem 1% da população... Acho que ta vendo muito filme...
Olha, creio que eu freqüente mais shoppings que vocês, infelizmente. Ao menos sei com exatidão qual é a realidade de um CENTRO DE COMPRAS.
Concordo... Só que quem sabe o que é agradável e qualificado é cada individuo... Se eu penso que shopping é qualificado, não é qualquer arquitetozinho que vai dizer que esse ambiente não é adequado...
Ou seja, tu não respeita a profissão. O problema está aí, é tão grande o ego que passa a ser difícil de aceitar a opinião de quem estuda para isto.
O que é qualificado é o que atinge a todos, não questões particulares. Um lugar falso nunca será um lugar 100% real. A qualidade na arquitetura trabalha com a realidade, a razão, não com conceitos temporários e irreais.
Em tese ok... Na pratica vc sugere que as pessoas façam uma roleta russa para assegurar a tese... Ótimo, vai em frente...
Alias, sugiro que comece a fazer compras em alguma favela, só pra se sociabilizar mais com a população da cidade...
A questão da segurança é complicada. Quanto mais o meio privado faz a sua "própria segurança", menos os órgãos públicos vão se preocupar em melhorá-la.
Quanto mais valorizado for fazer compras em um local privado, mais precário será o púiblico.
Qual a medida que devemos tomar? Sinceramente, eu não sei, mas mesmo assim não deixo de fazer compras e freqüentar o Centro. Nunca fui assaltado lá, nem tentativa de assalto houve. Se todos saíssem ás ruas, as chances de sofrer algum ato de violência seriam minimizadas, mas isto seria utópico demais. :|
Lixo ou não é o mundo real...
A cidade é o mundo real. Shoppings são ambientes falsos, irreais, privados.
Luto pela cidade para todos, não caixas de concreto privadas que concentram a atividade comercial.
Não discordo... Pelo contrário, concordo... Só que os shoppings não são causa da degradação do centro, são consequencia...
Todo mundo quer o melhor pra si e para a sua família... Hoje é indiscutível, os shoppings são infinitamente melhores... A culpa é da prefeitura que não deixa o centro se desenvolver (trancou ruas, concentrou uma enormidade de onibus, impediu o desenvolvimento, permitiu o comércio irregular, não deu segurança, não propiciou estacionamentos etc.) e dos própios comerciantes, que ao invés de tentarem subir o nível do centro, se tornaram sangue sugas da miséria... Investiram em lanchonetes que da nojo só de passar na frente, em lojas de 1,99 e lojas que só faltam dizer - Pobres e miseraveis, venham comprar aqui... O que vc pode esperar dessa combinação??? Aí vc vai querer me dizer que a culpa é dos shoppings??? A culpa não é dos shoppings... Se o centro tiver atrativos, as pessoas não vão deixar de ir no shopping, mas vão ir ao centro também... É o que acontece com os novos shoppings... Vc acha que todo mundo vai deixar de ir no Praia de Belas para ir no Barra shopping??? Não, as pessoas vão ir também no barra shopping... Enquanto o centro ninguém quer passar nem perto...
Quando o centro tiver estrutura e comércio digno, as pessoas irão nos shoppings e irão no centro... Não é ou um ou outro... As pessoas simplesmente buscam qualidade onde quer que seja...
Sim, concordo, o erro do Centro foi que não houveram investimentos em infra-estrutura enquanto ele ainda tinha valor. Deixaram as pessoas fugir dele para que começassem a notar o quão degradada se tornou a região.
Mas e preciso também que todos passem a valorizar aquele espaço, se não o Centro nunca será um local qualificado.
Shoppings são como fumar cigarro. Fumamos por que procuramos fugir de algo (talvez um stress), mas não nos importamos se é algo para o bem ou para o mal. É bom, é viciante. Só vamos ver o quão ruimé isto depois que o tumor estiver grande e as conseqüencias tomem grandes escalas. Shopping é um câncer, não devemos alimentar esta "doença".
tudo isto porque as pessoas não sabem utilizar os espaços. O objetivo de um shopping é concentrar comércio e serviço para quem necessita de rapidez. São uma ALTERNATIVA, não o único meio. São uma forma secundária de fazer compras, não uma forma primária.
Imagino como seria a cidade hoje se nenhum shopping tivesse se instalado. Os produtos e a modernidade existiria, mas na rua. Quem sabe em pleno centro...
Entende aonde eu quero chegar?
Já expliquei acima o por que o centro está como está, não preciso repetir... Assim como já disse por que as pessoas (que ao ser ver são ignorantes) fogem do centro e continuarão fugindo...
Também acho errado o termo revitalização... O correto seria reconstrução, por que o centro ta num estado de degradação que revitalização é pouco...
Mas as pessoas são ignorantes sim. Falo sempre em relação à arquitetura. Ignorante é não ter o conhecimento e elas realmente não têm, infelizmente!
Tu não quer ver o Centro qualificado, um local lindo, pujante? Todos querem, mas nem todos sabem como é importante se desde já valorizássemos aquela região. Nós somos o meio privado também, deveríamos passar a investir naquele local. Quem tem a ganhar é a cidade, ou seja, todos!
As pessoas não valorizam por que não concordam... Simples... Se isso ocorre a culpa não é da ignorância das pessoas e sim a incompetência dos arquitetos... Incopetência em adaptar o conhecimento deles com o que as pessoas realmente desejam e não tentar meter guela abaixo as coisas... A sua postura em tratar os "leigos" como ignorantes não ajuda em nada... Se vc quer mudar o conceito das pessoas, comece mudando as bobagens que diz...
Eu concordaria contigo se tivesse esta mesma idéia sobre a arquitetura.
As pessoas não concordam coma s idéias dos arquitetos? A questão não é esta! Elas nem ao menos sabem - ou procuram saber - qual é a idéia deles! Preferem deixar a cidade crescer sem planejamento do que procurar um meio de desenvolver ela!
Como já disse antes, arquitetos trabalham sob o desejo das pessoas. Eles projetam o que elas querem, mas seguindo a melhor forma para que isto possa ser alcançado sem trazer malefícios à cidade e à elas mesmo!
Amigo, a Europa é muito, mas muito mais velha do que o Brasil... Comparar com Porto Alegre é quase um absurdo... Não tem nem onde construir shoppings nos centros históricos e se fizer descaracteriza a arquitetura... Imagina construir um barrashopping ao lado do coliseu...
Vc tem que comparar com cidades mais novas... A China ta bombando atualmente, cidades surgindo onde não tinha nada e o que vemos??? Shoppings e mais shoppings - O maior do mundo atualmente está lá... Dubai está construindo os dois futuros maiores shoppings do mundo... O Canada até poucos anos atrás ostentava o maior shopping do mundo... E sim, os centros não morreram, só que lá os centros tem a estrutura que aqui não tem (já falei sobre isso acima)...
Acontece que na Europa há uma cultura própria que é valorizada. Eles não pretendem importar culturas de países como os EUA.
China, Dubai, Canadá são países que mostram como é fácil atropelar a sua cultura em uam tentativa de se adaptar à cultura "padrão" (americana).
Não é à toa que nos países orientais que enriqueceram só agora (e mais Dubai e outros locais que se ergueram pelo petróleo) estão concentradas as maiores bizarrices atuais.
É uma modinha deles, com o tempo vão perceber que estavam errados e quem sabe possam mudar.
E a arquitetura é feita para se adptar ao existente. Um shopping ao lado do Coliseu (caso fosse realmente necessário) poderia vir a ser bem contextualizado. A arquitetura tem este poder. Eles não têm muitos shoppings porque sabem que não é necessário. Os brasileiros e outros "novos ricos" mundo afora não têm esta sensibilidade.
Pequeno trecho que não tem muita coisa para discordar... O único problema é o tal espaço roubado... Substituiria por perdido por incompetência mesmo (já citei as minhas razões para dizer isso acima)...
Se tu concordas que foi perdido (talvez mesmo por incompetência, fruto de uma época que crescíamos sem ter maturidade para tanto), não devemos resgatar? resgatar a nossa cidade, seguindo os conceitos básicos de urbanidade?
Pense no que é o melhor para Porto Alegre e depois passe a entender porque os arquitetos querem tanto uma cidade qualificada de fato. Urbana em essência.
Me recuso a discutir devaneios de um PSEUDO intelectual...
Pare de falar em "pseudos" e comece a interpretar e buscar uma explicação para uma afirmativa daquelas. Ai invés de se recusar 'de cara' algo, tende discordar utilizando a razão. Duvido que consigas, mas enfim...
Teu comentário não mata nada, a não ser a paciência de quem lê...
Primeiro - Já falei sobre o mundinho paralelo dos arquitetos mais acima...
Segundo - Fale por vc, não fale por todos os arquitetos... Dubai é considerado um paraíso para os arquitetos do mundo inteiro... Planejamento e dinheiro é o que não falta... E shoppings saem aos montes... E não é qualquer shopping, são os maiores do mundo... Então não me venha com esse papo de que todos os arquitetos do mundo são contra shoppings...
Como não mata? Tu fala que os arquitetos vivem em um mundo paralelo, mas quem está neste mundo paralelo e fora do real são as pessoas - que assim como tu - defendem shoppings.
Pare de pensar em ti e pense no todo. Se formos discutir o que é melhor para uma CIDADE, devemos levar em consideração o todo, não o particular.
Dubai é considerado um ode ao mau gosto, à descaracterização e ao novo mundo que tenta em um piscar de olhos ostentar uma imagem criada por outros durante uma vida inteira. Dubai não é muito querida pelos arquitetos não... Mas aos poucos vejo que nascem coisas de valor lá...
O único paraíso de Dubai, é que lá nada se pensa, se faz. É um local para testar a engenharia, a arquitetura, tudo! Porque eles têm grana sobrando e não se importam em gastar. Dubai é irreal, um caso à parte. É incomparável.
seumensageiro November 23rd, 2008, 12:47 AM http://www.altonorte.com.br/
Site do novo empreendimento :)
Marcelo Victor November 23rd, 2008, 01:26 AM Qtos Shoppings tem em POA?
Sniper November 23rd, 2008, 07:59 AM Eu acho que o Centro deveria ser o centro financeiro, de serviços, local para os órgãos públicos, um lugar com muitos restaurantes, museus, bibliotecas, e fim.
Que o comércio fique com os shoppings mesmo, isso deu certo nas cidades americanas, onde, nesse ponto o Brasil preferiu copiar, ao invés do modelo europeu, que concentra o comércio no centro.
Sniper November 23rd, 2008, 08:05 AM Flick, a maioria tem carro, logo, é mais fácil ir a um shopping do que ir ao Centro. É mais seguro. É mais prático. Há mais opções no mesmo lugar.
Concordo contigo, essas empresas só pensam no lucro, e se o fluxo de dinheiro acaba indo pra esses lugares (diga-se classe média), o centro vai ficar cada vez mais degradado. Mas esse processo é inevitável.
joker-rs November 23rd, 2008, 05:42 PM Eu acho que o Centro deveria ser o centro financeiro, de serviços, local para os órgãos públicos, um lugar com muitos restaurantes, museus, bibliotecas, e fim.
Que o comércio fique com os shoppings mesmo, isso deu certo nas cidades americanas, onde, nesse ponto o Brasil preferiu copiar, ao invés do modelo europeu, que concentra o comércio no centro.
Tua idéia é muito boa, mas o comércio não precisa ser em shoppings!
RVpoa November 24th, 2008, 07:18 AM Qtos Shoppings tem em POA?
Grandes são 4, o Iguatemi, o Praia de Belas, shopping Total e o maior dos três o novissimo BarraShoppingSul.....menores tem os da rede Zaffari-Bourbon que totalizam outros 3 cuja a âncora é o hipermercado, depois tem o Shopping João pessoa - o mais antigo - o shopping Rua da Praia no centro e o shopping DC navegantes e um outro na Av. Assis Brasil q o nome não lembro....o resto é galerias. Acho que não esqueci nenhum.
Em contrução tem outros 3, um dedicado ao setor de decoração e construção na zona norte, outro na zona sul, e um que será dedicado a cultura na Avenida Cristovão Colombo.
Ainda há o projeto deste shopping q talves até já tenha começado a ser construido, o Bourbon Carlos Trein e o que ninguém sabe se sai do papel e que será também de grande porte o Shopping Belvedere....não sei se me escapou algum....alguém ajuda.
joker-rs November 24th, 2008, 12:29 PM Grandes são 4, o Iguatemi, o Praia de Belas, shopping Total e o maior dos três o novissimo BarraShoppingSul.....menores tem os da rede Zaffari-Bourbon que totalizam outros 3 cuja a âncora é o hipermercado, depois tem o Shopping João pessoa - o mais antigo - o shopping Rua da Praia no centro e o shopping DC navegantes e um outro na Av. Assis Brasil q o nome não lembro....o resto é galerias. Acho que não esqueci nenhum.
Em contrução tem outros 3, um dedicado ao setor de decoração e construção na zona norte, outro na zona sul, e um que será dedicado a cultura na Avenida Cristovão Colombo.
Ainda há o projeto deste shopping q talves até já tenha começado a ser construido, o Bourbon Carlos Trein e o que ninguém sabe se sai do papel e que será também de grande porte o Shopping Belvedere....não sei se me escapou algum....alguém ajuda.
Porto Alegre já é um c* e do jeito que tão enchendo de shoppings... sei não... deixa pra lá...
O da Assis Brasil que tu esqueceu o nome não é o Lindóia?
Mas eu não conheço esse que tu falou que será dedicado a cultura na Cristóvão. Qual é esse?
Marcelo Victor November 25th, 2008, 02:14 AM Grandes são 4, o Iguatemi, o Praia de Belas, shopping Total e o maior dos três o novissimo BarraShoppingSul.....menores tem os da rede Zaffari-Bourbon que totalizam outros 3 cuja a âncora é o hipermercado, depois tem o Shopping João pessoa - o mais antigo - o shopping Rua da Praia no centro e o shopping DC navegantes e um outro na Av. Assis Brasil q o nome não lembro....o resto é galerias. Acho que não esqueci nenhum.
Em contrução tem outros 3, um dedicado ao setor de decoração e construção na zona norte, outro na zona sul, e um que será dedicado a cultura na Avenida Cristovão Colombo.
Ainda há o projeto deste shopping q talves até já tenha começado a ser construido, o Bourbon Carlos Trein e o que ninguém sabe se sai do papel e que será também de grande porte o Shopping Belvedere....não sei se me escapou algum....alguém ajuda.
Nossa é Shopping pra caramba...Mas essa é a tendencia das grandes cidades brasileiras, os shoppings são visto como um simbolo de avanço economico, um simbolo de prosperidade (falso na minha opniao), ja se foi até o tempo q era visto como algo de elite, segurança, lazer e comodidade, pq até mesmo dentro dos shoppings não se pode ter segurança e existem agora Shopping q dividem em niveis sociais a população tipo shoppings A,B,C e D...isso é lamentavel.
RVpoa November 25th, 2008, 02:28 AM Eu curto shopping pelo conforto, segurança e praticidade, mas concordo que ele é nocivo para a cidade, prefiro o modelo europeu, felizmente apesar dos novos shoppings em alguns bairros da cidade o comércio de rua se qualificou e criou pólos com lojas sofisticadas e restaurantes e cafés em ruas charmosas, mas ainda são pequenos estes pólos e o centro que é cheio de potencial ainda segue sob o domínio do comércio popular, o contraponto dele é a intensa atividade cultural de museus, teatros e centros culturais que há nele, mas poderia ser bem melhor.
FlicK November 27th, 2008, 02:22 AM ^^ O comércio de rua se qualificou? :lol:
Onde? No Oásis da Padre Chagas? :lol:
Este não representa nada do comércio de rua da cidade. :ohno:
O comércio de rua em Porto Alegre está cada vez mais decadente. Ir ao centro é um exemplo: cada vez mais o espaço é destinado às grandes redes de fora da cidade. Um corredor de 'lojões' iguais e destinados a um mesmo público. Nada contra este público, mas odeio seleção social, só pobre e/ou rico usando um espaço que deveria ser agradável para todos.
Olhar para fora da janela em Porto Alegre cada vez mais é algo a ser extinto.
gwv November 27th, 2008, 05:06 PM Grandes são 4, o Iguatemi, o Praia de Belas, shopping Total e o maior dos três o novissimo BarraShoppingSul.....menores tem os da rede Zaffari-Bourbon que totalizam outros 3 cuja a âncora é o hipermercado, depois tem o Shopping João pessoa - o mais antigo - o shopping Rua da Praia no centro e o shopping DC navegantes e um outro na Av. Assis Brasil q o nome não lembro....o resto é galerias. Acho que não esqueci nenhum.
Em contrução tem outros 3, um dedicado ao setor de decoração e construção na zona norte, outro na zona sul, e um que será dedicado a cultura na Avenida Cristovão Colombo.
Ainda há o projeto deste shopping q talves até já tenha começado a ser construido, o Bourbon Carlos Trein e o que ninguém sabe se sai do papel e que será também de grande porte o Shopping Belvedere....não sei se me escapou algum....alguém ajuda.
Sim. Tem o Moinhos Shopping também
RVpoa November 28th, 2008, 12:18 AM ^^ O comércio de rua se qualificou? :lol:
Onde? No Oásis da Padre Chagas? :lol:
Este não representa nada do comércio de rua da cidade. :ohno:
O comércio de rua em Porto Alegre está cada vez mais decadente. Ir ao centro é um exemplo: cada vez mais o espaço é destinado às grandes redes de fora da cidade. Um corredor de 'lojões' iguais e destinados a um mesmo público. Nada contra este público, mas odeio seleção social, só pobre e/ou rico usando um espaço que deveria ser agradável para todos.
Olhar para fora da janela em Porto Alegre cada vez mais é algo a ser extinto.
Olha Flick...se estivermos falando do centro, eu até concordo contigo, de fato o comércio do centro continua decadente, agora não se pode dizer isso da cidade toda, é verdade sim que o moinhos concentra os maior pólo de lojas de ruas qualificadas. Mas elas não são exclusividade da Padre Chagas, isso acontece em todas as ruas transversais a ela, coisa que não existia a pouco tempo atrás, só tinhamos o centro decadente ou shopping mesmo como opção, mas não para por aí, a Nilo Peçanha mesmo na altura do iguatemi se configura como um novo pólo que vem crescendo com novas lojas e restaurantes, A quintino Bocaiúva também concentra lojas e restaurantes e danceteria, a 24 de outubro também teve novos bares e melhoria de alguns estabelecimentos, a carlos Gomes e a Dom Pedro estão ainda que lentamente passando pelo mesmo processo, então acho que não estou falando nenhum absurdo e a chegada de redes de fora é sinal de que a cidade está aquecida e existe um publico consumidor que atrai investimentos e isso não desqualifica, pelo contrário, incentiva as redes locais a se atualizarem, como é o caso das Lojas Colombo que se modernizaram e investiram em produtos de tecnologia para fazer frente a concorrência, acho extremamente positivo.Enfim, acho que há polos que estão sim devolvendo o gosto pelas compras e o convívio ao ar livre na cidade, mesmo com a concorrência dos shoppings.
E este processo é comum a todas as cidades, nem todos os locais são top, nem todos os locais são degradados e populares, mas ambos convivem, as vezes predominando sobre o outro, e pelo menos estes oasis hoje existem, coisa que não havia a um tempo atrás e isso pode desencadear um processo em toda a cidade, mas as coisas não acontecem de uma hora para outra. :)
joker-rs November 28th, 2008, 02:48 AM Olha Flick...se estivermos falando do centro, eu até concordo contigo, de fato o comércio do centro continua decadente, agora não se pode dizer isso da cidade toda, é verdade sim que o moinhos concentra os maior pólo de lojas de ruas qualificadas. Mas elas não são exclusividade da Padre Chagas, isso acontece em todas as ruas transversais a ela, coisa que não existia a pouco tempo atrás, só tinhamos o centro decadente ou shopping mesmo como opção, mas não para por aí, a Nilo Peçanha mesmo na altura do iguatemi se configura como um novo pólo que vem crescendo com novas lojas e restaurantes, A quintino Bocaiúva também concentra lojas e restaurantes e danceteria, a 24 de outubro também teve novos bares e melhoria de alguns estabelecimentos, a carlos Gomes e a Dom Pedro estão ainda que lentamente passando pelo mesmo processo, então acho que não estou falando nenhum absurdo e a chegada de redes de fora é sinal de que a cidade está aquecida e existe um publico consumidor que atrai investimentos e isso não desqualifica, pelo contrário, incentiva as redes locais a se atualizarem, como é o caso das Lojas Colombo que se modernizaram e investiram em produtos de tecnologia para fazer frente a concorrência, acho extremamente positivo.Enfim, acho que há polos que estão sim devolvendo o gosto pelas compras e o convívio ao ar livre na cidade, mesmo com a concorrência dos shoppings.
E este processo é comum a todas as cidades, nem todos os locais são top, nem todos os locais são degradados e populares, mas ambos convivem, as vezes predominando sobre o outro, e pelo menos estes oasis hoje existem, coisa que não havia a um tempo atrás e isso pode desencadear um processo em toda a cidade, mas as coisas não acontecem de uma hora para outra. :)
Mas falta a abrangência cotidiana. Falo do comércio da própria rua/bairro que a pessoa vai a pé pra trivial de compras e serviços. Se limita a mercadinhos. Infelizmente.
gaucho November 28th, 2008, 03:33 AM Mas falta a abrangência cotidiana. Falo do comércio da própria rua/bairro que a pessoa vai a pé pra trivial de compras e serviços. Se limita a mercadinhos. Infelizmente.
Se teve um local aonde o comércio de rua cresceu foi no Moinhos de Vento! Claro que a Padre Chagas tem o maior movimento, mas em outros locais do bairro também surgiram vários estabelecimentos comerciais.
joker-rs November 28th, 2008, 11:29 AM Se teve um local aonde o comércio de rua cresceu foi no Moinhos de Vento! Claro que a Padre Chagas tem o maior movimento, mas em outros locais do bairro também surgiram vários estabelecimentos comerciais.
Foi mesmo! Lá desenvolveu. O problema é que lá representa uma porcentagem micro da cidade. Poderia ser assim em muitos outros bairros!!! :)
Vhb November 29th, 2008, 12:13 AM Parece bom.
seumensageiro November 29th, 2008, 12:51 AM Com essa crise toda capaz de puxarem o freio de mão nesse projeto.
FlicK November 29th, 2008, 01:37 AM Olha Flick...se estivermos falando do centro, eu até concordo contigo, de fato o comércio do centro continua decadente, agora não se pode dizer isso da cidade toda, é verdade sim que o moinhos concentra os maior pólo de lojas de ruas qualificadas. Mas elas não são exclusividade da Padre Chagas, isso acontece em todas as ruas transversais a ela, coisa que não existia a pouco tempo atrás, só tinhamos o centro decadente ou shopping mesmo como opção, mas não para por aí, a Nilo Peçanha mesmo na altura do iguatemi se configura como um novo pólo que vem crescendo com novas lojas e restaurantes, A quintino Bocaiúva também concentra lojas e restaurantes e danceteria, a 24 de outubro também teve novos bares e melhoria de alguns estabelecimentos, a carlos Gomes e a Dom Pedro estão ainda que lentamente passando pelo mesmo processo, então acho que não estou falando nenhum absurdo e a chegada de redes de fora é sinal de que a cidade está aquecida e existe um publico consumidor que atrai investimentos e isso não desqualifica, pelo contrário, incentiva as redes locais a se atualizarem, como é o caso das Lojas Colombo que se modernizaram e investiram em produtos de tecnologia para fazer frente a concorrência, acho extremamente positivo.Enfim, acho que há polos que estão sim devolvendo o gosto pelas compras e o convívio ao ar livre na cidade, mesmo com a concorrência dos shoppings.
E este processo é comum a todas as cidades, nem todos os locais são top, nem todos os locais são degradados e populares, mas ambos convivem, as vezes predominando sobre o outro, e pelo menos estes oasis hoje existem, coisa que não havia a um tempo atrás e isso pode desencadear um processo em toda a cidade, mas as coisas não acontecem de uma hora para outra. :)
Como o outro disse, e eu já havia falado, o Moinhos é uma bolha.
Claro que algumas vias estão aos poucos se tornando pólos comerciais, isto é o normal. A destruição do comércio de rua que tanto falo trará frutos no futuro, não hoje. O perfil da cidade, até o desenvolvimento comercial destas ruas, estava caracterizado pelos shoppings pré-existentes. Com estes novos - e com os que provavelmente virão, pois a coisa cada vez mais faz sucesso - não creio que o comércio de rua, o real, feito para o pedestre, continue crescendo.
Aliás, a Nilo é um exemplo de comércio de rua que se desenvolve com shoppings: feito para quem tem carro. O Moinhos, porém, não é assim em sua totalidade.
seumensageiro November 29th, 2008, 02:04 AM O bairro Tristeza tem um forte comércio de rua, a Cavalhada também, no Cristal ta surgindo alguns prédios com lojas embaixo, então não vejo essa realidade de shoppings x comércio de rua, existem os dois.
FlicK November 29th, 2008, 02:19 AM ^^ Como disse, não falo de ontem, hoje e talvez amanhã. Falo daqui alguns anos. Será que, com esta modificação do perfil comercial da cidade, o comércio de rua vai permanecer do mesmo jeito?
Se tivesse um Iguatemi no Tristeza há 20 anos, duvido que o comércio de rua do bairro fosse assim hoje. Aliás, o Tristeza, no quesito comércio de rua, assim como o Bom Fim, é um grande exemplo do que eu acho normal, natural e positivo para uma cidade.
Calvin Porto December 1st, 2008, 04:45 AM eu particularmente, sou contra encherem de comerciais em ruas tranquilas e que eram exclusivamente comerciais anos atras. Isso acontece pela dificuldade de se estacionar um carro em Porto Alegre, justamente por causa dos flanelinhas(desemprego) ou seja, demosntra falta de planejamento em varios aspectos. Acho que qualquer projetinho ridiculo e sem estacionamento para clientes são aprovados na cidade. Gostaria de saber aonde estão os ecoxiitas nessas horas que dizem se preocupar tanto com a qualidade de vida da população, meio ambiente e coisa e tal, porque eles não tentam vetar a transformação de predios residenciais em comerciais, coisa muito comum na cidade. Normalmente são predios antigos restaurados, sem nenhuma infraestrutura em volta, quando não são predios mesclados com escritõrios e apartamentos. Isso sim e ridiculo e deveria acabar. Acho que os predios comerciais deveriam estar so em grandes avenidas e deveriam ter estacionamento proprio para clientes ou pelo menos uma estrutura boa em seu entorno.
FlicK December 1st, 2008, 09:08 AM ^^ Não entendi a tua crítica. Eu, por exemplo, adoro prédios com uso misto, aprovo a 'reciclagem' de edifícios (troca de uso) e acho que os automóveis só existem por causa da precariedade do transporte público. Uma utopia modernista que se transformou em reflexo da nossa falta de infra-estrutura.
Calvin Porto December 2nd, 2008, 07:59 AM ^^ Não entendi a tua crítica. Eu, por exemplo, adoro prédios com uso misto, aprovo a 'reciclagem' de edifícios (troca de uso) e acho que os automóveis só existem por causa da precariedade do transporte público. Uma utopia modernista que se transformou em reflexo da nossa falta de infra-estrutura.
Talvez não tenha sido tão claro, mas o que quero dizer é que a cidade fica mais complicada nessa mistura de áreas residenciais com comerciais. Sou a favor de ilhas comerciais como acontece aqui em Sydney, essa cidade é imensa, tem muitos carros, mas não se houve falar em engarrafamento. Quando olhamos Porto Alegre do avião dá prá ver como é compacta, aglomerada...a RM de Poa tem a quase a mesma população da RM de Sydney, mas Sydney tem quase a área de NY e é quase toda coberta por metrô de superfície, e possui largas avenidas....As avenidas de Porto Alegre são simplórias perto das daqui esão muito poucas....Porto Alegre tem muito mais edifício que Sydney, mas aqui quase não se vê caco velho apertadinho, sem sol, iluminação ou sem espaço para se estacionar. Até as tranversais são largas. Em Porto Alegre ficam poupando áreas que poderiam ser expandidas como a Zona Sul por exemplo, enquanto o resto da população se espreme em bairros superpovoados....os terrenos mais centrais são muito escassos e quando existem são muito caros, isso deixa os imóveis mais caros ainda. Porto Alegre precisa se expandir e se modernizar com mais critério.
FlicK December 3rd, 2008, 01:59 AM ^^ Discordo completamente de quase tudo o que foi escrito. A setorização urbana é uma das maiores pragas urbanísticas já planejadas, uma utopia burra ditada pelos arquitetos modernistas, e que hoje já foi comprovada a inutilidade. Sou a favor de centros urbanos mais evoluídos e comerciais, sim, mas setorizar de forma extrema é demais. Sempre defendo o uso misto (até mesmo dentro de uma edificação), pois deixa a cidade mais real, mais viva, mais humana. E o uso misto não é responsável pelo estado atual do Centro, pelas construções irregulares e medíocres, muito menos pelas ruas estreitas. O problema das nossas ruas é que Porto Alegre não foi planejada. São ruas finas, antigas, projetadas para pessoas e carroças (o carro é coisa do séc. XX). Houveram na história da cidade algumas adaptações urbanísticas, mas no geral Porto Alegre é bem mais natural e espontânea do que planejada. Algumas obras urbanas deram certo, fazem parte da alma da cidade, como os aterros da Rua da Praia (onde fica a região do Mercado e Prefeitura, área que não existia na Porto Alegre inicial), as Avenidas Farrapos, Borges, alguns viadutos, algumas ampliações de gabaritos de ruas, etc. Uma intervenção que deveria ser interessante, mas foi mal utilizada é o aterro da Praia de Belas, que por sinal tem o seu uso bem setorizado, como tu gostas, coisa que o tornou subutilizado e desinteressante.
Estas cidades mais modernistas, como algumas americanas e Sydney, derrubaram boa parte de seu patrimônio histórico para alargar ruas, setorizar ambientes, empurrar os cidadãos que compõem a cidade para longe de seu coração, o Centro. Resultado: áreas apenas para comércio e serviço, que durante a noite são mortas. Não sinto que nestes centros urbanos há vida, há 'raízes humanas'. Não é um local aconchegante, passa uma impressão de lugar de passagem.
Enfim, alargar ruas, setorizar, dar preferência aos carros e ignorar a escala humana são erros cometidos principalmente no Modernismo e que hoje são exemplo de utopias urbanísticas. Brasília está aí para quem quiser provar.
Calvin Porto December 3rd, 2008, 02:58 AM ^^ Discordo completamente de quase tudo o que foi escrito. A setorização urbana é uma das maiores pragas urbanísticas já planejadas, uma utopia burra ditada pelos arquitetos modernistas, e que hoje já foi comprovada a inutilidade. Sou a favor de centros urbanos mais evoluídos e comerciais, sim, mas setorizar de forma extrema é demais. Sempre defendo o uso misto (até mesmo dentro de uma edificação), pois deixa a cidade mais real, mais viva, mais humana. E o uso misto não é responsável pelo estado atual do Centro, pelas construções irregulares e medíocres, muito menos pelas ruas estreitas. O problema das nossas ruas é que Porto Alegre não foi planejada. São ruas finas, antigas, projetadas para pessoas e carroças (o carro é coisa do séc. XX). Houveram na história da cidade algumas adaptações urbanísticas, mas no geral Porto Alegre é bem mais natural e espontânea do que planejada. Algumas obras urbanas deram certo, fazem parte da alma da cidade, como os aterros da Rua da Praia (onde fica a região do Mercado e Prefeitura, área que não existia na Porto Alegre inicial), as Avenidas Farrapos, Borges, alguns viadutos, algumas ampliações de gabaritos de ruas, etc. Uma intervenção que deveria ser interessante, mas foi mal utilizada é o aterro da Praia de Belas, que por sinal tem o seu uso bem setorizado, como tu gostas, coisa que o tornou subutilizado e desinteressante.
Estas cidades mais modernistas, como algumas americanas e Sydney, derrubaram boa parte de seu patrimônio histórico para alargar ruas, setorizar ambientes, empurrar os cidadãos que compõem a cidade para longe de seu coração, o Centro. Resultado: áreas apenas para comércio e serviço, que durante a noite são mortas. Não sinto que nestes centros urbanos há vida, há 'raízes humanas'. Não é um local aconchegante, passa uma impressão de lugar de passagem.
Enfim, alargar ruas, setorizar, dar preferência aos carros e ignorar a escala humana são erros cometidos principalmente no Modernismo e que hoje são exemplo de utopias urbanísticas. Brasília está aí para quem quiser provar.
Não e verdade que a setorização deu errado, Sydney tem a chamada City, que trata-se da região central da cidade que tem muita aglomeração tanto durante o dia quanto a noite. Alias, de noite as ruas são movimentadas, tem muita agitação, tem opções de sobra e as pessoas se veem e podem se tocar, sem no entanto, se espremerem em ruas sem calçadas largas como Porto Alegre. Acontece que Porto Alegre esta muito aglomerada, precisa se espalhar mais e esquecer essa historia que a Zona Sul e uma area de preservação e que não pode ser mexida. Não acho justo, morar em uma rua e durante o dia ela não ter sequer espaço para estacionar o meu carro por ele estar tomado de carros de trabalhadores das redondezas, essa aglomeração e mistura, deixa o dia movimentado, mas as noites ficam assombradas e perigosas. por eexmplo, minha tia mora no Edificio Santa Cruz, esse predio não tem estacionamento, de dia tem movimento, mas para ela voltar para casa de noite, precisa pagar para estacionar o carro a cerca de 500 metros, meu tio ja foi assaltado varias vezes, pois morar no centro e pedir pra morrer. Se ele morasse em um bairro exclusivamente residencial, poderia ir ao trabalho durante o dia, ter lugar para estacionar em um predio bem projetado e voltar para casa de noite e encontrar movimento de moradores nas ruas sem maiores riscos, dai em diante. O proprio fato das ruas serem largas, dificulta a ação de bandidos, estupradores, pois qualquer aproximação pode ser suspeita.
joker-rs December 3rd, 2008, 11:35 AM Não e verdade que a setorização deu errado, Sydney tem a chamada City, que trata-se da região central da cidade que tem muita aglomeração tanto durante o dia quanto a noite. Alias, de noite as ruas são movimentadas, tem muita agitação, tem opções de sobra e as pessoas se veem e podem se tocar, sem no entanto, se espremerem em ruas sem calçadas largas como Porto Alegre. Acontece que Porto Alegre esta muito aglomerada, precisa se espalhar mais e esquecer essa historia que a Zona Sul e uma area de preservação e que não pode ser mexida. Não acho justo, morar em uma rua e durante o dia ela não ter sequer espaço para estacionar o meu carro por ele estar tomado de carros de trabalhadores das redondezas, essa aglomeração e mistura, deixa o dia movimentado, mas as noites ficam assombradas e perigosas. por eexmplo, minha tia mora no Edificio Santa Cruz, esse predio não tem estacionamento, de dia tem movimento, mas para ela voltar para casa de noite, precisa pagar para estacionar o carro a cerca de 500 metros, meu tio ja foi assaltado varias vezes, pois morar no centro e pedir pra morrer. Se ele morasse em um bairro exclusivamente residencial, poderia ir ao trabalho durante o dia, ter lugar para estacionar em um predio bem projetado e voltar para casa de noite e encontrar movimento de moradores nas ruas sem maiores riscos, dai em diante. O proprio fato das ruas serem largas, dificulta a ação de bandidos, estupradores, pois qualquer aproximação pode ser suspeita.
Estacionar em Porto Alegre, preços de estacionamento e flanelinhas são as maiores aberrações da cidade. Quando chego na cidade não acredito que as pessoas convivem harmoniosamente com isso!!!!
Ap_Recife December 3rd, 2008, 12:32 PM Não dá pra ver bem, mas parece bonito.
FlicK December 4th, 2008, 11:17 AM Não e verdade que a setorização deu errado, Sydney tem a chamada City, que trata-se da região central da cidade que tem muita aglomeração tanto durante o dia quanto a noite. Alias, de noite as ruas são movimentadas, tem muita agitação, tem opções de sobra e as pessoas se veem e podem se tocar, sem no entanto, se espremerem em ruas sem calçadas largas como Porto Alegre.
Cara, não dá para comparar a estrutura urbana, poder econômico, investimentos urbanos e cultura de Sydney com Porto Alegre. Além do que, este padrão modernista de setorização (ao estilo Brasília ou até mesmo Denver, nos EUA) são uma burra utopia de organizar a vida de um ser imperfeito ao ponto de valorizar mais a escala automotiva do que a humana.
Repito, o uso misto é sim mais interessante que entregar uma determinada região a um único uso.
E não adianta citar as calçadas e ruas estreitas de Porto Alegre. Isto não é um problema atual, chega a ser IGNORÂNCIA criticar a cidade de hoje utilizando estes argumentos. Porto Alegre é uma cidade antiga, cuja estrutura do Centro Histórico ergueu-se sobre uma cultura onde os automóveis eram um sonho tão distante quanto habitar a lua. As ruas eram feitas para pessoas, cavalos e carroças. A escala humana era valorizada. O pé humano valia mais que uma roda de um carro. A cidade era feita para pessoas, não para automóveis. No modernismo, com o largo passo da indústria automotiva, algumas novas economias seguiram o exemplo americano de destruir o patrimônio e modificar os centros urbanos criando grandes avenidas e cidades onde o ser humano é secundário, escravo incondicional do carro. Em resumo, Porto Alegre tentou seguir o estilo europeu e o americano ao mesmo tempo. Aí a suruba foi feita...
Hoje não dá para modificar os gabaritos das ruas, portanto não é lógico criticar negativamente uma cidade e propor a destruição do pouco patrimônio que restou dos 'aureos' tempos de crescimento do país.
Acontece que Porto Alegre esta muito aglomerada, precisa se espalhar mais e esquecer essa historia que a Zona Sul e uma area de preservação e que não pode ser mexida.
Errado.
Porto Alegre deve, antes de tudo, resgatar as suas origens, sua cultura e valorizar a importãncia histórica do Centro. Ou seja, achar um 'rumo', pois a cidade está totalmente descaracterizada, desconfigurada. A partir de uma valorização da área mais interessante da cidade - o Centro - investimentos em infra-estrutura nesta área passarão a ser realidade. Depois disto, com uma urbe restabelecida, poderemos pensar em uma estratégia de crescimento que seja convivente.
Zona Sul? Não sei se seria a melhor solução. O acesso até ela é delicado, eu não investiria pesado nesta área, apenas melhoraria as condições da orla, motivo o qual me faz defender o Pontal do Estaleiro. Transformar os bairros da Zona Sul em alvo da especulação imobiliária seria desastroso para o caos do trânsito. O Pontal, por ser um equipamento especial, é uma exceção à regra. Deve-se investir mais na Zona Norte, Trazer vida ao Aterro do Praia de Belas, desenvolver o Menino Deus e a Ipiranga.
Não acho justo, morar em uma rua e durante o dia ela não ter sequer espaço para estacionar o meu carro por ele estar tomado de carros de trabalhadores das redondezas, essa aglomeração e mistura, deixa o dia movimentado, mas as noites ficam assombradas e perigosas. por eexmplo, minha tia mora no Edificio Santa Cruz, esse predio não tem estacionamento, de dia tem movimento, mas para ela voltar para casa de noite, precisa pagar para estacionar o carro a cerca de 500 metros, meu tio ja foi assaltado varias vezes, pois morar no centro e pedir pra morrer. Se ele morasse em um bairro exclusivamente residencial, poderia ir ao trabalho durante o dia, ter lugar para estacionar em um predio bem projetado e voltar para casa de noite e encontrar movimento de moradores nas ruas sem maiores riscos, dai em diante. O proprio fato das ruas serem largas, dificulta a ação de bandidos, estupradores, pois qualquer aproximação pode ser suspeita.
Nada a ver, cara.
Se em determinada época havia a condição de construir verticalmente sem a necessidade de criar estacionamentos, isto faz parte do passado. O Santa Cruz, hoje, só sairia com um número X de vagas. Se houver um planejamento urbano de fato, poderemos manter um Centro sem congestionamentos, vivo e atraente. Basta vontade ($$$). Há muitas formas de aumentar o número de vagas, criando mais estacionamentos, até mesmo subterrâneos. E a questão é que uma cidade atraente e feita para a escala humana desfavorece a utiulização de veículos. Se o Centro fosse o que deveria ser hoje, as pessoas que lá morassem nem se importariam em ter carros. Diminuiria o trânsito, melhoraria o transporte público e o ar da cidade ficaria mais limpo. Carro é coisa de nouveau riche. Muitos o tem não por real necessidade, mas por ostentação e um aparente conforto. Se tivesse um transporte público eficiente, esta mania boba de ter cada um o seu automóvel diminuiria e a cidade iria agradecer. Uma pessoa ocupa, com grande folga, um metro quadrado. Não é lógico esta pessoa trocar esta área pela de um carro: 7,2 metros quadrados.
E o argumento de que as calçadas estreitas favorecem os assaltantes é uma piada, não?
Este teu ultrapassado padrão norte americano de urbanização é tão retrógrado e inadequado que eu não consigo imaginar uma cidade do séc. XXI sendo projetada sobre estas diretrizes.
rencharles December 15th, 2008, 05:32 AM Bacana... Quanto mais shopping, mais desenvolvimento... MELHOR PARA POA!
Wallace December 17th, 2008, 08:25 PM POA bombando com varios shoppings, Belvedare, Barra, Alto norte... parabens excelente
thesapox December 17th, 2008, 10:36 PM Bacana... Quanto mais shopping, mais desenvolvimento... MELHOR PARA POA!
Desenvolvimento do que, da economia?
Trazendo:
mais mansões escondidas por muros de 3 metros?
mais espigões feios?
mais shoppings? hehe
:ohno:
Brazil_Gold Coast December 18th, 2008, 01:37 AM ^^ Concordo! Se pelo menos o centro de Porto Alegre fosse completamente revitalizado, reurbanizado, e fizessem um centro como das grandes cidades ao redor do mundo, com lojas nas ruas, cafes, restaurantes, ai sim seria uma grande coisa para a cidade. O que eh um shopping? Um caixote enorme cheio de loja pra rico. De diferente nao tem nada...qualquer canto do mundo que se va shopping eh TUDO igual, uns maiores, outros menores, mas na essencia eh tudo igual. Agora se existisse uma rua gostosa de passear, com opcoes de entretenimento, compras, arquitetura bonita, ai sim melhoraria qualquer cidade em muito!
nao entendo como o povo possa achar shoppings tao maravilhosos... tudo fechado...
thesapox December 18th, 2008, 03:39 AM ^^^Falta de critérios e de referências.
A pessoa não tem vivência nenhuma pra referenciar sua vida, então vive em prol do consumo e simulando a realidade em espaços fechados.
Os shoppings só refletem o quanto a sociedade virou um "rebanho" consumista e sem cultura.
Emanuel Paiva December 18th, 2008, 05:47 PM Achei de razoável para bom em se tratando de bairro de classe média, média-alta.
FlicK December 18th, 2008, 07:29 PM Qotaram o post que eu ia quotar. Bom, não passei pelo chato da vez. :D
G.Prest December 18th, 2008, 07:38 PM Bacana... Quanto mais shopping, mais desenvolvimento... MELHOR PARA POA!
Cara, edita isso aê....:ohno:
olha a bobagem que tu falou...
gwv December 19th, 2008, 02:48 PM nao q nao seja legal um shopping ali, mas como morei 25 anos no bairro, mudei essa semana pra perto do gasometro, eu preferia que a panamericana se enchesse de lojas, bares, cafés e restaurantes, ganhasse a vida que falta no lindóia. Hoje é um bairro morto, cheio de velhos e metade dos imóveis à venda, com preços absurdos, como se tivesse a estrutura do moinhos de vento. Seria muito legal ver um "novo lindóia", com vida.
Calvin Porto December 20th, 2008, 05:27 AM Cara, não dá para comparar a estrutura urbana, poder econômico, investimentos urbanos e cultura de Sydney com Porto Alegre. Além do que, este padrão modernista de setorização (ao estilo Brasília ou até mesmo Denver, nos EUA) são uma burra utopia de organizar a vida de um ser imperfeito ao ponto de valorizar mais a escala automotiva do que a humana.
Repito, o uso misto é sim mais interessante que entregar uma determinada região a um único uso.
E não adianta citar as calçadas e ruas estreitas de Porto Alegre. Isto não é um problema atual, chega a ser IGNORÂNCIA criticar a cidade de hoje utilizando estes argumentos. Porto Alegre é uma cidade antiga, cuja estrutura do Centro Histórico ergueu-se sobre uma cultura onde os automóveis eram um sonho tão distante quanto habitar a lua. As ruas eram feitas para pessoas, cavalos e carroças. A escala humana era valorizada. O pé humano valia mais que uma roda de um carro. A cidade era feita para pessoas, não para automóveis. No modernismo, com o largo passo da indústria automotiva, algumas novas economias seguiram o exemplo americano de destruir o patrimônio e modificar os centros urbanos criando grandes avenidas e cidades onde o ser humano é secundário, escravo incondicional do carro. Em resumo, Porto Alegre tentou seguir o estilo europeu e o americano ao mesmo tempo. Aí a suruba foi feita...
Hoje não dá para modificar os gabaritos das ruas, portanto não é lógico criticar negativamente uma cidade e propor a destruição do pouco patrimônio que restou dos 'aureos' tempos de crescimento do país.
Errado.
Porto Alegre deve, antes de tudo, resgatar as suas origens, sua cultura e valorizar a importãncia histórica do Centro. Ou seja, achar um 'rumo', pois a cidade está totalmente descaracterizada, desconfigurada. A partir de uma valorização da área mais interessante da cidade - o Centro - investimentos em infra-estrutura nesta área passarão a ser realidade. Depois disto, com uma urbe restabelecida, poderemos pensar em uma estratégia de crescimento que seja convivente.
Zona Sul? Não sei se seria a melhor solução. O acesso até ela é delicado, eu não investiria pesado nesta área, apenas melhoraria as condições da orla, motivo o qual me faz defender o Pontal do Estaleiro. Transformar os bairros da Zona Sul em alvo da especulação imobiliária seria desastroso para o caos do trânsito. O Pontal, por ser um equipamento especial, é uma exceção à regra. Deve-se investir mais na Zona Norte, Trazer vida ao Aterro do Praia de Belas, desenvolver o Menino Deus e a Ipiranga.
Nada a ver, cara.
Se em determinada época havia a condição de construir verticalmente sem a necessidade de criar estacionamentos, isto faz parte do passado. O Santa Cruz, hoje, só sairia com um número X de vagas. Se houver um planejamento urbano de fato, poderemos manter um Centro sem congestionamentos, vivo e atraente. Basta vontade ($$$). Há muitas formas de aumentar o número de vagas, criando mais estacionamentos, até mesmo subterrâneos. E a questão é que uma cidade atraente e feita para a escala humana desfavorece a utiulização de veículos. Se o Centro fosse o que deveria ser hoje, as pessoas que lá morassem nem se importariam em ter carros. Diminuiria o trânsito, melhoraria o transporte público e o ar da cidade ficaria mais limpo. Carro é coisa de nouveau riche. Muitos o tem não por real necessidade, mas por ostentação e um aparente conforto. Se tivesse um transporte público eficiente, esta mania boba de ter cada um o seu automóvel diminuiria e a cidade iria agradecer. Uma pessoa ocupa, com grande folga, um metro quadrado. Não é lógico esta pessoa trocar esta área pela de um carro: 7,2 metros quadrados.
E o argumento de que as calçadas estreitas favorecem os assaltantes é uma piada, não?
Este teu ultrapassado padrão norte americano de urbanização é tão retrógrado e inadequado que eu não consigo imaginar uma cidade do séc. XXI sendo projetada sobre estas diretrizes.
Desculpe a demora na resposta, mas estive in brig por ter sido bem sincero....mas quero dizer que pelo teu conceito de misturar comercial com resdiencial posso eu e minha filha morarmos em um predio e todos os dias pela manha ela acordar com gemidos e sussurros vindos de um comercial aproveitado para uma casa de massagens ou coisas do genero. Isso não me parece coerente ou justo, alem de desvalorizar a area. E complicado conviver em um predio onde tem 20 apartamentos, sendo que 10 deles possam ser um minishopping de serviços, com uma pequena locadora, um escritorio de advocacia, um consultorio dentario, uma lojinha de calcinhas, um salão de belezas, a casa de massagens e um asilo de velhinhos abandonados pela famillia. Pois tenho certeza que a prefeitura contnuaria a agir do jeito que age hoje na hora de liberar alvaras...infelizmente , a tua teoria seria otima em um lugar onde o bom senso prevalecesse.
FlicK December 21st, 2008, 10:20 PM ^^ Uso misto em uma edificação não é necessariamente dividir porta c om um escritório e/ou uma casa de massagens. :okay:
Andares separados garantem a privacidade, tanto residencial, quanto comercial.
Este exemplo citado é sensacionalista, porém a realidade em muitas construções chulas do Centro. Mas estas por si só não resumem toda a belíssima arquitetura ainda preservada e de valor, seja com uso misto ou não.
Calvin Porto December 22nd, 2008, 10:15 AM ^^ Uso misto em uma edificação não é necessariamente dividir porta c om um escritório e/ou uma casa de massagens. :okay:
Andares separados garantem a privacidade, tanto residencial, quanto comercial.
Este exemplo citado é sensacionalista, porém a realidade em muitas construções chulas do Centro. Mas estas por si só não resumem toda a belíssima arquitetura ainda preservada e de valor, seja com uso misto ou não.
Pois e, a realidade fala mais alto...a prefeitura libera alvaras indiscriminadamente, e isso sempre acontecera em Porto Alegre, eles querem arrecadar bastante ISSQN e vivem disso. A cidade que se exploda....no meu antigo edificio tinha um escritorio de advocacia em um ape, era um entra e sai desgraçado. Isso acaba com a privacidade dos moradores e com a segurança do comdominio. Portanto, teoria e uma coisa, pratica e outra....
gwv December 22nd, 2008, 02:37 PM Pois e, a realidade fala mais alto...a prefeitura libera alvaras indiscriminadamente, e isso sempre acontecera em Porto Alegre, eles querem arrecadar bastante ISSQN e vivem disso. A cidade que se exploda....no meu antigo edificio tinha um escritorio de advocacia em um ape, era um entra e sai desgraçado. Isso acaba com a privacidade dos moradores e com a segurança do comdominio. Portanto, teoria e uma coisa, pratica e outra....
entendo teu ponto, mas eu concordo com flickings que o uso misto de edificios é o ideal, e a tendência das cidades.
Se um edifício for erguido com lojas no térreo e sobreloja, mais alguns andares comerciais e mais acima alguns andares residenciais, tudo muito bem dividido, desde as entradas e elevadores até mesmo os andares de garagens com toda infraestrutura e segurança necessárias, não há problema. O condomínio jamais permitiria um dos apartamentos se tornar um escritorio e vice versa.... essa da prefeitura liberar nao existe, se o condominio nao permite, nao acontece e pronto.
Impossível fugir dessa tendência... diversos smart buildings proporcionando diversas comodidades aos condôminos, localizados em um lugar com parques e oferecendo as demais demandas da sociedade, me parece o mais coerente em termos de planejamento.
FlicK December 22nd, 2008, 06:11 PM Culpar a Prefeitura por um erro cometido pela administração do condomínio!? :nuts:
seumensageiro February 20th, 2010, 05:53 PM http://img94.imageshack.us/img94/9751/altonorte.jpg
http://img704.imageshack.us/img704/7136/02altonorte.jpg
noize February 21st, 2010, 07:01 AM Vai ser bem shopping de bairro mesmo. Daqui uns anos essa região da Assis Brasil vai se elitizar bastante, como a região do Iguatemi.
joker-rs February 21st, 2010, 01:03 PM Tem previsão pra começar a construir o shopping????
A Assis Brasil tá ficando cheia de shoppings, mini-shoppings, supermercados...
seumensageiro February 22nd, 2010, 07:20 AM O Noize podia colocar essas ultimas imagens na primeira página
seumensageiro November 6th, 2010, 07:46 PM http://img209.imageshack.us/img209/5749/gfoto2.jpg
http://img180.imageshack.us/img180/5919/gfoto1.jpg
Imagens novas:)
FlicK November 6th, 2010, 08:32 PM Gosto daquele bloco angulado.
|
|