View Full Version : Oeiras | Novas Escolas do 1º Ciclo

fred_mendonca
July 13th, 2008, 03:34 PM
Em Algés, Linda-a-Velha e Porto Salvo

http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/eo1.jpg

A edificação de três novos estabelecimentos de ensino insere-se no Plano Estratégico para os Equipamentos Educativos que prevê a requalificação global do parque escolar, com a construção de novas escolas e a ampliação e requalificação dos estabelecimentos existentes.

O Executivo municipal deliberou, em finais de Janeiro, adjudicar a execução dos projectos das escolas básicas do 1.º ciclo com jardim-de-infância de Linda-a-Velha, do Alto de Algés e de Porto Salvo, cuja construção se encontra contemplada na Carta Educativa do Concelho de Oeiras. Estas três serão as primeiras de um conjunto de escolas de ‘nova geração’, corporizando um novo conceito de estabelecimento de ensino, caracterizado pela polivalência dos espaços, congregando a qualidade da oferta educativa e a prestação de serviços à comunidade. A aquisição dos projectos foi adjudicada pela Câmara Municipal na sequência da realização de concurso público internacional. Refira-se que em Linda-a-Velha o complexo compreende, para além da escola, outros três pólos: biblioteca municipal, parque de estacionamento subterrâneo e jardim público, tendo a execução do projecto sido adjudicada ao concorrente ‘92 Arquitectos, Lda.’, com prazo de execução de 165 dias, pelo valor de 601 716,13€. Os projectos das escolas do Alto de Algés e de Porto Salvo serão executados pelo concorrente ‘Projectório – Arquitectos Consultores, Lda.’, pelo valor de 119 790€ e 157 300€, respectivamente.

As novas escolas projectadas para Oeiras pretendem constituir-se como equipamentos para usufruto da comunidade. Este modelo de escola deverá reflectir-se quer na concepção arquitectónica, quer na gestão quotidiana. A congregação de ofertas e de serviços permitirá a rentabilização dos investimentos, com a criação de economias de escala, tanto ao nível dos custos de manutenção, como ao nível da afectação de recursos humanos. A rede de escolas do 1.º ciclo do ensino básico deve garantir o princípio da escola a tempo inteiro, procurando assegurar a permanência dos alunos durante todo o dia e adaptando modos e tempos de funcionamento às necessidades das famílias, mediante o prolongamento de horário e através da oferta de actividades de enriquecimento curricular. Enquanto a escola não está ocupada, ao final do dia e aos fins-de-semana, a comunidade pode usar as instalações como local de encontro, como espaço para a aprendizagem ao longo da vida, para cidadãos de todas as idades. Para dar resposta às novas necessidades, as escolas serão equipadas com salas de expressão plástica, de música, laboratórios para a iniciação à experimentação científica, informática, centros de recursos / bibliotecas, salas de estudo, cozinha e refeitório em conformidade, espaços para a actividade desportiva e espaços exteriores seguros e atractivos.

http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/escolas/4.png

EB1/JI Porto Salvo

Com capacidade para 16 turmas do 1.º ciclo (384 alunos com idades compreendidas entre os seis e os dez anos) e três salas do pré-escolar (75 crianças entre os três e os cinco anos de idade, o estabelecimento de ensino vai inserir-se numa área de futura implantação de habitação colectiva, beneficiando de excelente acessibilidade.

http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/escolas/3.png

EB1/JI Almeida Garrett

Serão, no total, 12 turmas do 1.º ciclo (288 alunos entre os seis e os dez anos de idade) e três salas do pré-escolar (75 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos).Este equipamento, estrategicamente localizado no centro da malha urbana de Linda-a-Velha (no terreno onde ainda se encontra em funcionamento uma escola básica de 1.º ciclo), tem a particularidade de incluir uma escola, uma biblioteca municipal, um jardim público e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para cerca de 350 viaturas. Trata-se da criação de um verdadeiro complexo comunitário, a instalar numa área com 15 mil metros quadrados, dos quais cinco mil serão ocupados pelo jardim público.

http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/eo2.jpg

EB1/JI Alto de Algés

Com capacidade para 16 turmas do 1.º ciclo (384 alunos entre os seis e os dez anos) e três salas do pré-escolar (75 crianças entre os três e os cinco anos), a escola vai dispor de uma excelente acessibilidade, inserindo-se numa área de qualificada urbanidade, adjacente a uma área de habitação colectiva e aos terrenos da estação Rádio Naval.

http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/escolas/5.png

Mais uma vez Oeiras a bombar e a investir na educação com as melhores escolas do país! :applause:

Barragon
July 13th, 2008, 03:43 PM
Excelentes escolas :yes:

fred_mendonca
July 13th, 2008, 11:38 PM
No meu tempo não havia disto! :D

pedrodepinto
July 14th, 2008, 10:13 PM
Olha que no meu também não... Ainda tenho quadros a giz!

Cpt_Cookie
July 15th, 2008, 03:09 AM
Estou pasmo... que escolas!!! Lindas!!

pedrodepinto
July 15th, 2008, 02:51 PM
Realmente é impressionante, comparado com as minhas condições actuais :ohno:...

fred_mendonca
December 11th, 2008, 08:36 PM
Estas escolas vão avançar. As verbas foram inscritas no orçamento da câmara para 2009.

A J
January 22nd, 2009, 12:37 AM
Para as bandas do youtube: o projecto para a escola/biblioteca municipal em Linda-a-Velha

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/nJUYguZtrf4&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/nJUYguZtrf4&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

fred_mendonca
January 22nd, 2009, 02:40 AM
É sem dúvida um dos projectos mais importantes em curso no concelho.

MarcoSousa
January 22nd, 2009, 05:21 AM
Estou parvo :bow: Estou parvo :bow:
Isto sim é visão.
Apostar no sitio certo :) Educação de 1ª e publica :) Espero que um dia Portugal inteiro seja assim.
Espero sinceramente, que as outras cidades ponham os olhos em Oeiras.
Isto só vem provar, que quando nos queremos, nos conseguimos.
E tenho pena, que muita malta, se esconda atrás de centralismos, para a sua falta de visão.
Que eu saiba a camara de Oeiras não está a receber mais dinheiro do estado, que outras camaras.
Investir onde se deve, e não em tretas, só para encher o olho.

Império-CostaAzul
January 22nd, 2009, 06:56 AM
bolas, as escolas estao estupendas!! muito modernas... como diz o marco-sousa... era meter Oeiras a dar liçoes a todos os outros municipios...:) a isto sim chamo investimentos de futuro. Muito bem

Wolf2009
January 22nd, 2009, 01:23 PM
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/eo2.jpg
só esta do primeiro ciclo tem metade da capcidade da EB 2,3 onde estudei.
Fogo aquilo deve ser enorme:lol::lol::lol::lol:

Wolf2009
January 22nd, 2009, 01:29 PM
No meu tempo não havia disto! :D

A minha escola primária era daquelas antigas e fucionava em turno duplo 4 turmas aulas de manhã e outras 4 aulas a partir das 13 horas.
http://www.eps-azeitao.rcts.pt/eb_1vilanog.JPG

Wolf2009
January 22nd, 2009, 01:41 PM
É sem dúvida um dos projectos mais importantes em curso no concelho.

Sem dúvida que é um projecto diferente daquilo que já vi quando a maior parte dos praticipantes deste forum foram á escola ainda estava longe de haver escolas deste tipo no país.

A J
January 22nd, 2009, 01:42 PM
A minha escola primária era daquelas antigas e fucionava em turno duplo 4 turmas aulas de manhã e outras 4 aulas a partir das 13 horas.

Apesar de tudo penso que seja uma obra justa: as actuais instalações sempre foram "provisórias". E como podem ver não se trata nada mais nada menos que um barracão. :ohno:

http://img242.imageshack.us/img242/9021/lavug1.png

fred_mendonca
January 22nd, 2009, 01:55 PM
Esse barracão é um escola independente ou é apenas uma extensão de uma outra escola?

Barragon
January 22nd, 2009, 01:59 PM
Realmente... a última vez que fui a LAV, reparei que nesse buraco sem nada poderia até surgir um edifício bom, já que os restantes são excelentes.

A J
January 22nd, 2009, 02:08 PM
Esse barracão é um escola independente ou é apenas uma extensão de uma outra escola?

O barracão que lá está é uma escola independente. Agora o descampado é que em tempos foi uma secção da escola secundária a alguns passos daí - ardeu.

fred_mendonca
January 22nd, 2009, 02:15 PM
O parque de estacionamento é um dos elementos mais importantes do projecto. Vai criar lugares numa zona onde são bastante necessários.

Andre_idol
January 23rd, 2009, 01:05 AM
queria uma primária assim! :drool:

na minha fizeram obras quando eu saí de lá.....mas vá lá...a minha irmã mais nova e outros podem agora aproveitar a escola renovada

Luís Raposo Alves
January 23rd, 2009, 02:57 AM
a arquitectura é muito boa e as escolas são muito bonitas, no entanto não ponho as minhas mãos no fogo em termos de funcionalidade e conforto.

Império-CostaAzul
January 23rd, 2009, 03:35 PM
elas jà estão preparadas para terem uma boa funcionalidade

Pelha
January 23rd, 2009, 05:16 PM
Realmente a típica escola primária do Estado Novo já cansa..

Wolf2009
January 23rd, 2009, 05:18 PM
Realmente a típica escola primária do Estado Novo já cansa..
tipo esta?

Império-CostaAzul
January 23rd, 2009, 05:28 PM
como a minha também era assim

Wolf2009
January 23rd, 2009, 06:09 PM
como a minha também era assim

antes assim do que pré fabricados da boa água:lol::lol::lol::lol:

Império-CostaAzul
January 23rd, 2009, 08:51 PM
pois lol, ainda hà muitas em pré fabricados

Luís Raposo Alves
January 24th, 2009, 05:40 AM
tipo esta?

sim, tipo essa. eu até gosto dessas, faz-me lembrar a minha infância. só nunca percebi porque é que as chaminés pareciam as chaminés do algarve...

Império-CostaAzul
January 24th, 2009, 05:46 AM
deve ter sido algum algarvio que fez os planos e achou que ficava design lol

JoaoMP
January 25th, 2009, 08:47 PM
É porque essas escolas foram feitas pelo Salazar e ele procurou um estilo tipo português. As chaminés mais típicas e conhecidas do país são as do algarve então foi as que ele adoptou. Noutros edifícios de arquitectura tradicionalista salazarista também se encontram essas chaminés. Tal como as telhas muito típicas e aquele tipo de pintura tão alentejano. Mesmo na rotunda do Areeiro em Lisboa vemos que os prédios, por mais altos que sejam têm essa telha e até esferas armilares em certos pontos. Fazia tudo parte dos planos de aculturação máxima do anterior regime.

DinamiT
January 26th, 2009, 10:27 PM
Espectaculo!!! Optimas noticias, bons projectos, muito modernas essas escolas!

Eu não posso dizer nem que ando numa escola moderna, nem bonita, nem grande nem nada xD:

http://i148.photobucket.com/albums/s31/DinamiT_1994/raegrg.jpg

isto explica...
- Quadros a giz;
- Sem site na net;
- Sem balnearios;
- Sem cartão magnético;
- Telhas Partidas no exterior;
- Tecto que as vezes deita agua (!);
- Sem pavilhão de futebol/basket

sybrenp
January 27th, 2009, 06:34 PM
A minha escola :nuts:
http://img218.imageshack.us/img218/1170/marnixjd1.png
Ao lado da linha ferroviaria:lol:

fred_mendonca
January 27th, 2009, 06:37 PM
Tem um belo relvado. :)

DinamiT
January 27th, 2009, 10:40 PM
melhor cá minha :c

Andre_idol
January 28th, 2009, 01:06 AM
A minha começa a ir abaixo em Abril(?) para se ir fazendo uma escola nova aos poucos.

Eles foram sempre simpáticos comigo até hoje e decidiram só fazer obras nas escolas em que andei quando eu saisse de lá...

Império-CostaAzul
January 28th, 2009, 04:30 AM
:) tens é sorte :)

Andre_idol
January 29th, 2009, 12:43 AM
:) tens é sorte :)

sim, sem dúvida que é preferivel andar lá sem obras :)

sybrenp
January 29th, 2009, 11:24 AM
A minha escola nao esta em obras, mas o enteiro caminho para la esta.. A nova estacao central, uma obra de uns novos predios que bloqueia a estrada toda, e mais umas ruas que estacao a 'melhorar'.. Uma grande obra no caminho:lol:

DinamiT
January 30th, 2009, 03:44 PM
Uma coisa que não precebi na tua escola, está ali um campo de futebol e um mais pequeno ao lado, é de que?

sybrenp
January 30th, 2009, 04:05 PM
O grande e da nossa escola, o pequeno e um clube pequeno qualquer, quase nunca ninguem joga la... (nao ha ligacao da nossa para la, ha um muro ao pe das arvores..)

Miguel_Arq
January 30th, 2009, 04:19 PM
Muito boas as escolas, pelo menos o aspecto exterior! :yes:
A escola de Algés é que parece estar um bocado atrofiada, com poucos espaços exteriores (ou pode ser ilusão do render).

Império-CostaAzul
January 30th, 2009, 08:09 PM
podia ter mais é verdade, mas não parece estar mau mesmo assim. Tudo depende da envolvente.

Miguel_Arq
January 30th, 2009, 08:14 PM
podia ter mais é verdade, mas não parece estar mau mesmo assim. Tudo depende da envolvente.

Claro.
Eu acho que o projecto está bom.
Só é pena o terreno não ser um pouco maior, para permitir ter mais espaços verdes exteriores, áreas de recreio para as crianças. :)

Império-CostaAzul
January 30th, 2009, 08:16 PM
eu sei... isso são coisas importantes... mas bom jà é melhor que nada :)

Miguel_Arq
January 30th, 2009, 08:28 PM
eu sei... isso são coisas importantes... mas bom jà é melhor que nada :)

Que venham mais escolas destas!:)

Em Famalicão também está em curso a construção de vários centros escolares desta dimensão. O objectivo é agrupar as pequenas escolas primárias, com poucas condições, em centros escolares com boas infra-estruturas: salas de informática, biblioteca, pavilhao de desportos, etc.

Uma das primeiras escolas deste tipo a construir-se em Portugal foi o Centro Escolar de Paredes de Coura, que reuniu numa única escola todas as escolas primárias do concelho!

O edifício é muito bom também. :yes:
Aqui deixo umas fotos.

http://img339.imageshack.us/img339/2459/escolafilipaguerreiroga7.jpg

http://img253.imageshack.us/img253/4230/escolafilipaguerreiro1fv6.jpg

jpfg
January 30th, 2009, 09:06 PM
a escola é muito bonita, Miguel :)

Miguel_Arq
January 30th, 2009, 09:23 PM
a escola é muito bonita, Miguel :)

Sim, tem aparecido em várias revistas e livros de arquitectura.
É da autoria dos arquitectos: Filipa Gerreiro, Tiago Correia e Bruno Figueiredo.

DinamiT
January 30th, 2009, 11:10 PM
A escola é bonitinha, a ultima pic e que parece que ta ali bem sujinha, são sombras?

Miguel_Arq
January 30th, 2009, 11:13 PM
É suja mesmo... :D

Provavelmente o rufo (a beira de metal que se vê por cima) ficou mal executado, provocando escorrências de água, e consequentemente aqueles fungos.

DinamiT
January 30th, 2009, 11:19 PM
isso com uma pinturazita vai ao sitio :c

Miguel_Arq
January 30th, 2009, 11:23 PM
isso com uma pinturazita vai ao sitio :c

Creio que o resvestimento é de monomassa, por isso basta uma lavagem! :yes:

DinamiT
January 30th, 2009, 11:33 PM
melhor xD

Wolf2009
January 31st, 2009, 03:27 PM
Que venham mais escolas destas!:)

Uma das primeiras escolas deste tipo a construir-se em Portugal foi o Centro Escolar de Paredes de Coura, que reuniu numa única escola todas as escolas primárias do concelho!
A primeira não em fronteira fizeram o seguinte meteram a as escolas do primeiro ciclo numa só depois anexaram essa escola á secundária e á básica dos 2º e 3º Ciclos.
Só fazem isso quando não se justifica ter poucos alunos espalhados pelo concelho preferam por tudo na sede de concelho.
Em castanheira de pêra vão fazer uma mega escola vão juntar os alunos da Escolas básicas do 1º ciclo com os alunos da EB 2+3/S de castanheira de Pêra numa só escola porque a população escolar existente não justifica haver várias escolas espalhadas pelo concelho.

Miguel_Arq
January 31st, 2009, 03:59 PM
A primeira não em fronteira fizeram o seguinte meteram a as escolas do primeiro ciclo numa só depois anexaram essa escola á secundária e á básica dos 2º e 3º Ciclos.
Só fazem isso quando não se justifica ter poucos alunos espalhados pelo concelho preferam por tudo na sede de concelho.
Em castanheira de pêra vão fazer uma mega escola vão juntar os alunos da Escolas básicas do 1º ciclo com os alunos da EB 2+3/S de castanheira de Pêra numa só escola porque a população escolar existente não justifica haver várias escolas espalhadas pelo concelho.

Eu disse: umas das primeiras (não afirmei que foi a primeira).

Império-CostaAzul
February 1st, 2009, 05:48 PM
lol são boas iniciativas pois permetem ter muito mais serviços e equipamentos tanto a nivel cultural, tecnologico e desportivo. O que é optimo sobretudo no interior do paìs ;)

Miguel_Arq
February 1st, 2009, 07:46 PM
lol são boas iniciativas pois permetem ter muito mais serviços e equipamentos tanto a nivel cultural, tecnologico e desportivo. O que é optimo sobretudo no interior do paìs ;)

Isso mesmo, Império.
As velhas escolas do Estado Novo não oferecem as condições mínimas.
Além disso, não me perece muito saudável para o desenvolvimento de uma criança, frequentar uma escola onde só tem 1 ou 2 colegas.
Do ponto de vista económico também não é viável pagar um professor que só tem 1 ou 2 alunos.

Agora, o importante é assegurar boas condições de transporte para essas crianças já que muitas delas terão que se deslocar vários quilómetros para a nova escola. :yes:

Império-CostaAzul
February 1st, 2009, 08:14 PM
completamente de acordo. Agora com as novas escolas é amelhorar os transportes publicos e reduzir o tempo de percurso

Miguel_Arq
February 1st, 2009, 08:22 PM
completamente de acordo. Agora com as novas escolas é amelhorar os transportes publicos e reduzir o tempo de percurso

Para reduzir o tempo de percurso é que já será mais complicado pois implica grandes investimentos na melhoria das estradas. :yes:
Mas pelo menos que os transportes sejam confortáveis. :)

Império-CostaAzul
February 1st, 2009, 08:35 PM
sim jà é um começo. Mas se no interior eles querem fixar as pessoas os serviços têm de ter uma proximidade relativa. espero que compreendas o que quero dizer :) que passa claro pelo conforto mas também pela mobilidade e tempo de percurso casa-escola, casa-trabalho, casa-hospital, casa-comércio, casa-cultura, casa-desporto, etc...

em muitos destes aspectos o interior està muito atràs do resto do paìs o que é uma pena...

Miguel_Arq
February 1st, 2009, 09:09 PM
sim jà é um começo. Mas se no interior eles querem fixar as pessoas os serviços têm de ter uma proximidade relativa. espero que compreendas o que quero dizer :) que passa claro pelo conforto mas também pela mobilidade e tempo de percurso casa-escola, casa-trabalho, casa-hospital, casa-comércio, casa-cultura, casa-desporto, etc...

em muitos destes aspectos o interior està muito atràs do resto do paìs o que é uma pena...

Eu entendo e concordo, claro. :)
A mobilidade é extremamente importante.
Aliás, eu penso que os problemas de acessibilidade têm sido um dos grandes factores para a desertificação do interior.

O que eu quis dizer é que a questão da mobilidade é mais complexa do que a construção de uma simples escola e aquisição dos respectivos transportes escolares.
Portugal tem uma rede viária secundária muito densa, mas que grande parte dela necessita de ser intervencionada a vários niveis, desde alargamentos, intervenção nos cruzamentos, rectificação de curvas, sinalização, colocação de passeios, etc.
Se repares, grande parte das estradas Nacionais e Municipais só têm sofrido obras de repavimentação.
Portanto, há ainda um grande percurso pela frente! :yes:

Império-CostaAzul
February 1st, 2009, 09:15 PM
nisso estou completamente de acordo contigo ;)

Aliàs essa deveria ter sido a prioridade de alguns governos...

fred_mendonca
August 11th, 2009, 06:32 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010920.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010921.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010922.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010923.jpg

mourarq
August 11th, 2009, 09:46 PM
existe também este thread sobre construção|requalificação de escolas.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=41137296#post41137296

Bugio de Oeiras
August 11th, 2009, 09:52 PM
Grande projecto! O Isaltino queria que as escolas do Concelho fossem as melhores do país... Vamos ver:lol:

A J
August 11th, 2009, 10:43 PM
:applause: É bom ver as promessas a avançar... A do Alto de Algés também deve estar aí a começar. Mas urgente, urgente era a Garrett... la terão razões para isso.

Andre_idol
August 12th, 2009, 12:46 AM
Aqui em Barcelos também devia pôr um render num placar gigante!! :lol: Acho que por aqui as obras já tiveram para começar desde Março para cá. Entretanto vão chegando os contentores e estão a prepará-los porque...vai tudo abaixo :banana:

Tem um desing interessante para uma escola esse edificio.

A J
September 18th, 2009, 02:00 PM
Aqui ficam umas imagens retiradas de um vídeo (daí a qualidade) do lançamento das 1ªs Pedras:

Porto Salvo:
http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/c1-1.jpg

http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/c2-1.jpg

http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/c3-1.jpg

Alto de Algés:
http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/c4.jpg

http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/c3.jpg

http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/c2.jpg

http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/c1.jpg

Marco Bruno
September 18th, 2009, 04:04 PM
É uma tristeza entrar neste thread, ver estas escolas e depois entrar no thread do Parque das Nações e comparar com a merda que projecto (escola) que querem lá fazer (zona sul).

Império-CostaAzul
September 18th, 2009, 05:20 PM
Nem mais... é lamentavel...mas bom... melhor isso que nada!
Excelente design para esta escola ;)

pedrodepinto
September 19th, 2009, 02:50 PM
Realmente esta aqui é de babar :yes:!

fred_mendonca
October 15th, 2009, 01:25 AM
Mais dois projectos adjudicados.

EB1/JI Gomes Freire de Andrade, Oeiras (16+3)

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/esc_2.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/esc_1.jpg

EB1/JI Custódia Marques, Porto Salvo (12+3)

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/esc_3.jpg

Wolf2009
October 15th, 2009, 08:44 PM
É uma tristeza entrar neste thread, ver estas escolas e depois entrar no thread do Parque das Nações e comparar com a merda que projecto (escola) que querem lá fazer (zona sul).

No parque das nações vão construir uma escola básica integrada parecida com a da quinta do conde.

O velho modelo salazarista(modelo conservador) está a ficar para trás e está a a dar lugar ou modelo socrista(modelo modernista).

Gwo Loo Waan
October 16th, 2009, 10:56 AM
Vejo a crescerem fantásticas escolas na região de Lisboa (ao contrário do resto do país aonde há mais de 50 escolas em condições provisórias ou semi-provisórias)

Gostaria igualmente de perguntar aos residentes na capital, como é que estas megas escolas têm sobrevivido. Sim, porque construir é fácil, agora manter é mais complicado...

pedrodepinto
October 16th, 2009, 07:08 PM
Construir também tem que se lhe diga ;)!

Marco Bruno
October 18th, 2009, 07:43 PM
No parque das nações vão construir uma escola básica integrada parecida com a da quinta do conde.

O velho modelo salazarista(modelo conservador) está a ficar para trás e está a a dar lugar ou modelo socrista(modelo modernista).

A escola que querem fazer no PDN (ao contrário destas em Oeiras) nada tem de contemporâneo. É um projecto de gaveta que se planta num terreno não tendo em conta a envolvente.

Chamaria-lhe modelo foleirista

A J
October 21st, 2009, 09:44 PM
Mais uma a avançar: Os anexos pré fabricados da antiga EB1 Almeida Garrett já estão a ser demolidos.

:banana:

Se não me engano as obras para a nova Garrett estão previstas arrancar antes do final deste ano

fred_mendonca
October 21st, 2009, 09:46 PM
Ainda bem! :applause:

Arpels
October 21st, 2009, 10:22 PM
gira, parece uma que temos aqui nos fidalguinhos :yes:

Gwo Loo Waan
October 22nd, 2009, 06:33 AM
È tudo muito giro, mas quem é que vai pagar a manutenção destes mega-espaços?

fred_mendonca
October 22nd, 2009, 02:13 PM
A manutenção é paga pela Câmara Municipal.

A J
October 22nd, 2009, 04:15 PM
Palavras do presidente da câmara referiam que estes projectos não eram exagerados nesse ponto de vista. A manutenção foi tida em conta na execução dos mesmos.

Império-CostaAzul
October 23rd, 2009, 01:17 AM
claro que sim :yes:

Gwo Loo Waan
October 23rd, 2009, 04:45 PM
A manutenção é paga pela Câmara Municipal.

Em todos os casos ou só neste caso particular?

fred_mendonca
October 23rd, 2009, 07:05 PM
Em todas as escolas do 1º ciclo a manutenção está a cargo da câmara, ao abrigo do protocolo de transferência de competências assinado com o Ministério da Educação.

AZT2009
October 23rd, 2009, 09:54 PM
Mais uma a avançar: Os anexos pré fabricados da antiga EB1 Almeida Garrett já estão a ser demolidos.

:banana:

Se não me engano as obras para a nova Garrett estão previstas arrancar antes do final deste ano

centrem-se no tema do thread se querem falar das novas escolas oua da remodelação de algumas já existentes da região de Lisboa(grande Lisboa, peninsula de Setúbal)Façam um thread para isso.
Este thread serve para falar apenas das novas escolas de oeiras.

Puto
October 24th, 2009, 03:56 AM
É com satisfação que vejo estes excelentes e muito necessários projectos irem para a frente, se as coisas funcionassem assim em todo o país, a educação estava bem melhor do que está agora.

AZT2009
October 24th, 2009, 02:43 PM
visto que na região de lisboa estam planeadas várias remodelações em escolas e construção de novas acho que se deveria abrir um thread para debater esse tipo de projectos no subforum lisboa.

Império-CostaAzul
October 24th, 2009, 05:22 PM
é um programa muito bom, também no resto do paìs têm faito um bom trabalho nesse sentido, é mesmo muito importante

A J
October 28th, 2009, 10:37 PM
Tal como já tinha referido:

http://i587.photobucket.com/albums/ss316/AJR1/lav.jpg

fred_mendonca
October 29th, 2009, 12:13 AM
Boa notícia! :applause: As obras em Oeiras não param de ser lançadas.

rcalmeida
October 29th, 2009, 02:01 AM
Oeiras a apostar em escolas :applause:

fred_mendonca
November 28th, 2009, 07:25 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010990.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010991.jpg

RPMT22
November 28th, 2009, 08:06 PM
Boa :okay:

AZT2009
November 28th, 2009, 09:37 PM
Boa notícia! :applause: As obras em Oeiras não param de ser lançadas.

Bem este concelho foi construido pelo senhor isaltino pena o homen ter só mais este mandato.

Provalvelmente foi ele que fez do concelho o que é hoje.

Espero que quem lhe suceda siga a mesma linha de politicas.

RPMT22
November 29th, 2009, 01:12 AM
Bem este concelho foi construido pelo senhor isaltino pena o homen ter só mais este mandato.

Provalvelmente foi ele que fez do concelho o que é hoje.

Espero que quem lhe suceda siga a mesma linha de politicas.

Concordo :yes:

fred_mendonca
December 10th, 2009, 06:21 PM
http://img684.imageshack.us/img684/356/escolasoeiras.jpg

A Câmara Municipal de Oeiras aposta na requalificação Parque Escolar do Concelho. No âmbito da Carta Educativa - Plano Estratégico para os Equipamentos Educativos, o Executivo Municipal aprovou, no passado dia 30 de Novembro, os projectos de construção de duas escolas, nomeadamente da EB1 + JI Custódia Marques, em Porto Salvo e da EB1 + JI Gomes Freire de Andrade, em Oeiras e o projecto de ampliação e requalificação da EB1 D. Pedro V, em Linda-a-Velha. Trata-se de um investimento global de € 11.663.000.

Relativamente às escolas de Porto Salvo e de Oeiras, refira-se que ambas serão construídas de raiz no mesmo local onde já existem equipamentos escolares com a mesma denominação, após a demolição dos edifícios actualmente existentes. Na escola de Linda-a-Velha serão efectuadas obras de ampliação e de requalificação do edifício actual.

Na referida Reunião de Câmara, o Executivo aprovou o projecto de execução relativo à da EB1 + JI Custódia Marques, em Porto Salvo, elaborado pelo atelier José Adrião – Arquitecto Sociedade Unipessoal, Lda., o início de procedimento com vista à selecção e adjudicação de empreitada, o convite a cinco entidades para a realização da mesma e a constituição do Júri do procedimento do concurso.

O projecto em causa define um lote escolar com uma área de 8.170m2, com a implantação de um edifício com dois pisos de altura com cerca de 4.608m2 de área de construção, constituído por doze salas para o Ensino Básico (apara 288 alunos) e três novas salas de o Jardim-de-infância (para 75 crianças, sendo esta uma nova valência deste equipamento).

Foi também aprovado o projecto de execução relativo à EB1 + JI Gomes Freire de Andrade, em Oeiras, assinado pelo atelier 92 Arquitectos, Lda., o início de procedimento, o convite a seis entidades e o Júri do procedimento. Esta escola terá capacidade para 384 alunos do Ensino Básico e 75 crianças em Jardim-de-infância.

Por último, foi aprovado o projecto de execução relativo à Escola Básica n.º 3 D. Pedro V, em Linda-a-Velha, a abertura de procedimento com vista à selecção e adjudicação de empreitada, que consistirá em ajuste directo, o convite a cinco entidades para a execução da empreitada e o Júri do procedimento. Este equipamento escolar terá capacidade para 240 alunos.

Mais investimento na educação! :applause:

Wolf2009
December 10th, 2009, 08:08 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010990.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P1010991.jpg

Está andar bem!

Wolf2009
December 10th, 2009, 08:11 PM
A continuar assim, a população ai vai crescer bastante.

A J
December 10th, 2009, 09:02 PM
Deixou-se de ouvir na Garrett.... Quer nessa notícia, quer numa entrevista dada à Directora Municipal de Planeamento, Gestão Financeira e Patrimonial da Câmara Municipal de Oeiras (Maria Emília Xavier) na revista Oeiras em Revista.

O Município pensa investir na ordem dos cem milhões de euros nas parcerias publico-privadas. Sessenta milhões, já estão adjudicados e correspondem ao Centro de Congressos, ao Pólo de Formação Profissional de Outurela, e às Escolas EBI com Jardim de Infância de Porto Salvo e Alto de Algés, e Centros Geriátrico de Laveiras e Porto Salvo, prevê-se avançar com o Edifício dos Paços do Concelho ainda em 2009, e no próximo ano com o Pavilhão Multiusos do Alto da Boa Viagem.

:sleepy: vamos ver...

fred_mendonca
December 10th, 2009, 11:29 PM
A Garrett vai ser construída sem recurso a nenhuma parceria público-privada. Por isso é que não foi mencionada na entrevista.

A J
December 11th, 2009, 01:54 AM
:okay: faz sentido. Estarei atento.. para já só o entulho da demolição paira na paisagem :nuts:

Bugio de Oeiras
January 16th, 2010, 01:06 AM
Alguém me sabe dizer se este projecto é verídico? É que é quase idêntico ao infantário "Parkids", localizado ao pé do Centro de Saúde de Paço de Arcos e da Nova Morada mas, que eu saiba, de clínica nada tem...

Escola e Clínica Oeiras (http://www.youtube.com/watch?v=bYd6aySQjJE)
(vídeo de Luís Gaspar Costa)

Linha
January 16th, 2010, 02:00 PM
Alguém me sabe dizer se este projecto é verídico? É que é quase idêntico ao infantário "Parkids", localizado ao pé do Centro de Saúde de Paço de Arcos e da Nova Morada mas, que eu saiba, de clínica nada tem...

Escola e Clínica Oeiras (http://www.youtube.com/watch?v=bYd6aySQjJE)
(vídeo de Luís Gaspar Costa)

A clinica ainda nao foi feita, mas tem la uma placa que preve a sua construçao.

fred_mendonca
January 21st, 2010, 06:18 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P10200171024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P10200181024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/P10200191024x768.jpg

JoaoMP
January 22nd, 2010, 12:46 PM
Gosto muito. Realmente Porto Salvo precisava de uma escola. Ia tudo para Paço de Arcos e como agora fecharam a nº2 (fecharam também a nº4?) é preciso espaço para meter os miúdos.

Wolf2009
January 22nd, 2010, 08:42 PM
Precisam de mais capacidade de depósito:lol:

A J
January 29th, 2010, 10:30 PM
Já não passava aqui há um bom tempo [falta dele]. As escolas do Alto de Algés e de Porto Salvo estão a andar, e bem. A Garrett ainda não há sinais.. hão de chegar.

A J
January 29th, 2010, 10:34 PM
http://i580.photobucket.com/albums/ss241/oeirasurb2009/P73_02.jpg

http://i580.photobucket.com/albums/ss241/oeirasurb2009/P73_03.jpg

http://i580.photobucket.com/albums/ss241/oeirasurb2009/p73_08.jpg

http://i580.photobucket.com/albums/ss241/oeirasurb2009/P73_09.jpg

http://i580.photobucket.com/albums/ss241/oeirasurb2009/P73_07.jpg

http://i580.photobucket.com/albums/ss241/oeirasurb2009/P73_04.jpg

DATA | 2009
LOCAL | PORTO SALVO, OEIRAS
COORDENAÇÃO | JOSÉ ADRIÃO
CLIENTE | CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS
EQUIPA ARQUITECTURA | MARGARIDA LAMEIRO, RICARDO ABOIM INGLEZ, RUI DIDIER, SARA JARDIM, TIAGO MOTA
ARQUITECTURA PAISAGISTA | CUBO VERDE
ESTABILIDADE | ARA, FERNANDO RODRIGUES
ESPECIALIDADES | ACRIBIA

Tenho colocado este e outros projectos/notícias neste site (http://www.oeirasnet.org) mas colocarei aqui sempre que estiver dentro do assunto ;) Apenas tenho tido falta de tempo

Império-CostaAzul
January 30th, 2010, 02:59 AM
Boa ;)
Gosto bastante!

Boas fotos Fred ;)
Alguém sabe a capacidade de alunos nessa escola?

fred_mendonca
January 30th, 2010, 04:02 AM
384 alunos do 1º ciclo mais 75 alunos pré-escolar.

Império-CostaAzul
January 30th, 2010, 05:34 AM
Obrigado ;)
Muito bem!

Wolf2009
January 30th, 2010, 03:17 PM
384 alunos do 1º ciclo mais 75 alunos pré-escolar.

O modelo socrista tem mais capacidade.

Barragon
January 30th, 2010, 04:54 PM
Que bonita :yes:

pedrodepinto
January 31st, 2010, 02:57 PM
Estas escolas novas e/ou bem remodeladas fazem inveja a muitos colégios :lol:!

fred_mendonca
March 6th, 2010, 07:23 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300481024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300491024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300501024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300511024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300521024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300531024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300541024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300551024x768.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300571024x768.jpg

subLiminar
March 7th, 2010, 01:31 PM
As obras estão a seguir auma velocidade brutal! Muito bom...
Aquela rotunda (http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300511024x768.jpg) perto da escola merecia outro tipo de embelezamento :>

Para que serve esta entrada? (http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%202/P10300551024x768.jpg)

fred_mendonca
March 7th, 2010, 03:00 PM
Essa entrada deve servir para dar acesso às garagens dos prédios que vão construir.

Bugio de Oeiras
March 7th, 2010, 08:20 PM
As outras escolas já começaram, ou foi só mesmo a de Porto Salvo que arrancou?

fred_mendonca
March 7th, 2010, 08:37 PM
A de Porto Salvo e a do Alto de Algés.

fred_mendonca
March 21st, 2010, 10:27 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/P1030074.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/P1030075.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/P1030076.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/P1030077.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/P1030078.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/P1030079.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/P1030080.jpg

AZT2009
March 22nd, 2010, 09:28 PM
384 alunos isso é mais de metade dos alunos de uma escola básica do 2º e 3º ciclo actualmente.

Se as escolas do 1º ciclo vão passar a dar para 384 sugiro que se aplie as escolas dos 2º e 3º ciclo.

fred_mendonca
March 23rd, 2010, 12:04 AM
Eles vão encerrar várias escolas dispersas e juntar os alunos nestas "mega-escolas".

AZT2009
March 23rd, 2010, 06:24 PM
Eles vão encerrar várias escolas dispersas e juntar os alunos nestas "mega-escolas".

Centros escolares

Linha
March 24th, 2010, 03:00 AM
sei que nao e o thread indicado, mas alguem sabe o que estao a fazer naquele terreno junto a entrada do parque dos poetas, aquela junto a fonte luminosa?

fred_mendonca
March 24th, 2010, 08:31 PM
Penso que é isto. Tenho de lá ir confirmar o alvará.

http://www.axonometrica.pt/modo3.php?sid=12&ssid=45

Bugio de Oeiras
May 7th, 2010, 10:34 PM
Encontrei esta apresentação na internet. É só uma mera curiosidade. Não sei se já conheciam ou não. Plano Estratégico Equipamentos Educativos (http://www.anotherstep.pt/Downloads/CMOeiras_CASO.pdf)

Wolf2009
May 7th, 2010, 11:09 PM
Encontrei esta apresentação na internet. É só uma mera curiosidade. Não sei se já conheciam ou não. Plano Estratégico Equipamentos Educativos (http://www.anotherstep.pt/Downloads/CMOeiras_CASO.pdf)

Bom achado.

Barragon
May 8th, 2010, 02:35 PM
Ali é uma escola?

Alto de Almarjão
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=523361&page=3

http://img708.imageshack.us/img708/5977/img4179.jpg

fred_mendonca
May 8th, 2010, 02:38 PM
Sim.

fred_mendonca
May 29th, 2010, 08:00 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%203/P1030121.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%203/P1030122.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%203/P1030123.jpg

Bugio de Oeiras
May 29th, 2010, 08:23 PM
Grandes voltas que fizeste hoje:lol:
A de Porto Salvo está muito bem encaminhada! Já estão a dar o revestimento e a colocar as janelas:banana: Depois, começa o interior, que é sempre mais chato...

fred_mendonca
May 29th, 2010, 08:25 PM
Esta escola e a do Alto de Algés têm de estar prontas para o início do ano lectivo.

Wolf2009
May 29th, 2010, 09:24 PM
Estão a andar bem.
Acho que vão atingir o objectivo.

Bugio de Oeiras
May 30th, 2010, 10:33 PM
Fred, o que é que aconteceu à Garret de Linda-a-Velha? Nunca mais se ouviu nada...

Puto
May 31st, 2010, 08:45 PM
Está a ir muito bem a escola.. gosto mesmo muito destes novos projectos das escolas.

fred_mendonca
July 5th, 2010, 06:00 PM
A ampliação e requalificação da EB1 D. Pedro V, em Linda-a-Velha, foi adjudicada por 1.057.1899, 94 euros + IVA à Teixeira Duarte. O preço base estimado aquando do lançamento do procedimento de ajuste directo (regime de excepção previsto no DL 34/2009 de 6 de Fevereiro) era de 1.410.000 euros.

Bugio de Oeiras
July 5th, 2010, 10:28 PM
Fica a faltar a Garrett que nunca mais se falou.

fred_mendonca
July 5th, 2010, 11:23 PM
Essa ainda deve demorar um pouco.

fred_mendonca
July 10th, 2010, 07:39 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%205/P1030164.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%205/P1030163.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%205/P1030162.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%205/P1030161.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%205/P1030160.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%205/P1030159.jpg
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%205/P1030165.jpg

fred_mendonca
July 10th, 2010, 07:44 PM
Fica a faltar a Garrett que nunca mais se falou.

Encontrei isto no site do QREN.

http://www.porlisboa.qren.pt/np4/file/130/lista_beneficiarios_publico.pdf

Ver na Pág. 14. Lá diz que o projecto da EB1 Almeida Garrett irá receber uma comparticipação de 800.000 euros. Isso significa que a Câmara terá de avançar com projecto se quiser receber a comparticipação do QREN.

Bugio de Oeiras
July 10th, 2010, 07:44 PM
Boas fotos! :applause:
Conseguem abrir já para este ano lectivo?

fred_mendonca
July 10th, 2010, 07:52 PM
Sim, está previsto que ambas as escolas abram já este ano lectivo.

Império-CostaAzul
July 10th, 2010, 09:21 PM
Parecem-me avançadas. é possivel que estejam prontas a tempo :yes:

fred_mendonca
July 17th, 2010, 08:21 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20D%20Pedro%20V/P1030173.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20D%20Pedro%20V/P1030174.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20D%20Pedro%20V/P1030175.jpg

Fui lá e as obras ainda não começaram. De qualquer forma, tirei fotos ao outdoor para termos uma ideia de como a escola vai ficar.

fred_mendonca
July 17th, 2010, 08:30 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/escola%20alto%20alges%202/P1030176.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/escola%20alto%20alges%202/P1030178.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/escola%20alto%20alges%202/P1030178.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/escola%20alto%20alges%202/P1030180.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/escola%20alto%20alges%202/P1030182.jpg

Bugio de Oeiras
July 17th, 2010, 08:32 PM
A do Alto de Algés está muito atrasada, para quem quer abrir no início do ano lectivo. Tem 1 mês e meio para estar pronta... Não sei não...:ohno:

fred_mendonca
July 17th, 2010, 08:43 PM
Pois, também me parece. Mas é o que está estipulado no contrato. Se a empresa não cumprir vai ter de pagar uma indemnização por cada dia a mais.

Bugio de Oeiras
July 17th, 2010, 08:54 PM
A empresa bem pode começar já a pensar em abrir os cordões à bolsa, porque a escola não vai estar pronta no início do ano lectivo.... Ainda falta muita coisa mesmo. Ainda há partes das escola sem janelas colocadas, o que significa que no interior há ainda muito trabalho. Já para não falar no exterior, onde está tudo por fazer. Eu apontava talvez para fins de Outubro/início de Novembro...

fred_mendonca
July 17th, 2010, 09:36 PM
Eles têm de andar com aquilo muito rápido. Pelo menos as escolas. Nem que trabalhem 24/7.

Pelha
July 17th, 2010, 10:03 PM
Existem faculdades com menor qualidade arquitectónica que estas escolas.

pedrodepinto
July 19th, 2010, 03:00 AM
Podes ter a certeza absoluta :yes:!

fred_mendonca
July 29th, 2010, 03:30 AM
A construção da EB1 + JI Gomes Freire de Andrade, em Oeiras, foi adjudicada à empresa Canas Correia, SA por 4 374 440,50 € + IVA.

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/EscolaFreiredeAndrade.jpg

Filipe_Teixeira
July 29th, 2010, 01:50 PM
muito interessante essa ultima escola que colocaste
as escolas em portugal modernizam-se a um ritmo fantastico

Filipe_Teixeira
July 29th, 2010, 01:51 PM
double post

Gaivota
July 30th, 2010, 11:57 AM
E da EBI Almeida Garrett em Linda-a-Velha não se sabe nada?
Parece que todas as novas escolas de Oeiras estão já em início de obras ou fim, mas desta não há sinais...

fred_mendonca
July 30th, 2010, 01:25 PM
Acho que só lá para finais de 2010 é que as obras devem começar. Temos de ver que esta escola inclui um parque subterrâneo e uma biblioteca pública. O projecto vai custar cerca de 11 milhões de euros.

Gaivota
July 30th, 2010, 03:40 PM
A do Alto de Algés também é um centro educativo, também vai ter biblioteca, só não tem é parque subterrâneo. Já agora, qual o custo desta escola?

fred_mendonca
July 30th, 2010, 05:22 PM
A do Alto de Algés custa 7 milhões de 300 mil euros. Mas esse valor inclui também a manutenção durante 25 anos visto que a escola foi construída em regime de Parceria Público Privada.

Gaivota
July 30th, 2010, 05:35 PM
Sei que as obras da escola da D. Pedro V já começaram e que a escola do Alto de Algés só estará pronta em Janeiro. Talvez se faça a mudança nessa altura ou não, depende da CMO.

fred_mendonca
July 30th, 2010, 05:55 PM
Nessa zona falta avançarem com a Almeida Garrett e com a futura EB1 da Serra de Carnaxide. `Na Carta Educativa de Oeiras também se fala na possibilidade de fazerem uma EB1 junto à Escola Secundária Amélia Rey Colaço.

fred_mendonca
July 31st, 2010, 06:21 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/P1030215.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/P1030216.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/P1030217.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/P1030218.jpg

Wolf2009
July 31st, 2010, 10:18 PM
Boas fotos!

Luís Raposo Alves
July 31st, 2010, 11:23 PM
não tiraste à escola secundária de linda-a-velha? essa está a ficar bestial!

fred_mendonca
July 31st, 2010, 11:41 PM
A Secundária de Linda-a-Velha está em obras?

Filipe_Teixeira
August 1st, 2010, 12:41 PM
mas este thread é para as escolas do 1º Ciclo

Bugio de Oeiras
August 1st, 2010, 03:33 PM
A escola de Porto Salvo vai bem mais avançada.

Gaivota
August 2nd, 2010, 09:25 PM
A esc. secundária de Linda-a-Velha não está em obras! A de Carnaxide é que está à espera das grandes obras!

fred_mendonca
August 2nd, 2010, 09:34 PM
Pois, por isso é que me pareceu estranho aquilo que o LRA disse.

Bugio de Oeiras
August 18th, 2010, 03:52 PM
Em vésperas do início do ano lectivo, Isaltino Morais visita escolas do futuro. Um futuro para breve com um investimento de 16 milhões de euros.

Em vésperas do início do ano lectivo de 2010/11, Isaltino Morais pretende averiguar como decorrem as obras das escolas básicas com jardim-de-infância de Algés e Porto Salvo que estarão a funcionar no prazo de um ano.
Numa altura em que as obras estão quase finalizadas, é tempo de se passar para uma segunda fase, fase de apetrechamento dos interiores. Estes dois equipamentos fazem parte de uma estratégia do município em dotar todo o concelho de infra-estruturas escolares de alta qualidade. E se estas se encontram em fase de conclusão, as restantes cinco estarão prontas em 2013.

O que é que estas escolas têm de particular?

Delineada que está a estratégia do município para a educação e sendo esta uma área prioritária para a edilidade, estas novas escolas vêm tornar real o Plano Estratégico de Equipamentos Educativos do concelho de Oeiras que prevê a concepção e desenvolvimento de uma rede de escolas do 1º ciclo do ensino básico que garanta o princípio da escola a tempo inteiro dando, desta forma, resposta aos anseios dos encarregados de educação.
Para além disso, elas englobam novos espaços físicos como promotores de vivências tais como salas de expressão plástica, de música, laboratórios para a experimentação científica, informática para além dos usuais tais como a biblioteca, refeitório e espaço para a prática segura de educação física.
Estes novos equipamentos rompem, também, como a tradicional e gasta arquitectura escolar. Com espaços exteriores e design vanguardista, não descuram o meio ambiente e marcam, em definitivo, a viragem para uma novo paradigma da educação que Oeiras delineou.
Numa altura em que o nosso esforço se traduziu na obtenção do reconhecimento de Melhor Município para Estudar no âmbito da iniciativa “Prémios de reconhecimento à Educação 2010” desejamos manter este prémio e se possível reforçá-lo.

Fonte: CMO

emarques
August 23rd, 2010, 02:03 AM
Para quem achar que estas escolas são caras...

LA unveils $578M school, costliest in the nation

Next month's opening of the Robert F. Kennedy Community Schools will be auspicious for a reason other than its both storied and infamous history as the former Ambassador Hotel, where the Democratic presidential contender was assassinated in 1968.

With an eye-popping price tag of $578 million, it will mark the inauguration of the nation's most expensive public school ever.

The K-12 complex to house 4,200 students has raised eyebrows across the country as the creme de la creme of "Taj Mahal" schools, $100 million-plus campuses boasting both architectural panache and deluxe amenities.

"There's no more of the old, windowless cinderblock schools of the '70s where kids felt, 'Oh, back to jail,'" said Joe Agron, editor-in-chief of American School & University, a school construction journal. "Districts want a showpiece for the community, a really impressive environment for learning."

Not everyone is similarly enthusiastic.

"New buildings are nice, but when they're run by the same people who've given us a 50 percent dropout rate, they're a big waste of taxpayer money," said Ben Austin, executive director of Parent Revolution who sits on the California Board of Education. "Parents aren't fooled."

At RFK, the features include fine art murals and a marble memorial depicting the complex's namesake, a manicured public park, a state-of-the-art swimming pool and preservation of pieces of the original hotel.

Partly by circumstance and partly by design, the Los Angeles Unified School District has emerged as the mogul of Taj Mahals.

http://news.yahoo.com/s/ap/20100822/ap_on_re_us/us_taj_mahal_schools

fred_mendonca
August 23rd, 2010, 02:59 AM
A escola deve estar forrada a ouro. :lol:

A mais cara escola de todas as conhecidas até agora é a Almeida Garrett. Vai custar 11,5 milhões euros, mas esse valor já inclui o parque subterrâneo, o jardim público e a biblioteca pública. Dividindo esse valor pelo número de alunos, 363, dá-nos um custo por aluno de 31.680 euros = 40.262 dólares. O custo por aluno da escola de LA é de 135.000 dólares, segundo esta (http://www.dailynews.com/ci_15481816) notícia. Ou seja, o custo da escola de LA por aluno é mais do triplo da escola mais cara de Oeiras. :nuts:

Andre_idol
August 23rd, 2010, 04:39 AM
Olha...os EUA viram o que iam poupar por sair de mais uma guerra parva e decidiram apostar em coisas decentes :applause:

helenap
August 25th, 2010, 01:07 AM
Olá a todos,

Eu necessitava de saber se a escola de Porto Salvo vai mesmo estar a funcionar no ano lectivo 2011/2012, pois se sim quero increver a minha filha na Pré-escolar. Mas como as incrições por norma são em Fevereiro/Março, alguém sabe se é possivel efectuar a inscrição?

OBG

Bugio de Oeiras
August 25th, 2010, 01:51 AM
Bem-vinda Helena.

Penso eu que, quer a escola do Alto de Algés, quer a de Porto Salvo fiquem concluídas em 2011, mas não lhe posso avançar com a data prevista para a conclusão, que desconheço. Na verdade, a obra não vai cumprir o prazo inicialmente estabelecido para abrir neste ano lectivo, mas deve estar concluída até ao ano lectivo seguinte. Creio que tudo aponte para que possa efectuar a inscrição da sua filha para o ano lectivo 2011/2012, mas é apenas a minha opinião.

paradise at Tagus
August 25th, 2010, 08:27 PM
Mais algumas imagens do projecto da EB1/JI Porto Salvo

http://img835.imageshack.us/img835/8015/73505518.jpg

http://img831.imageshack.us/img831/9474/57954363.jpg

http://img819.imageshack.us/img819/2831/19131904.jpg

http://img831.imageshack.us/img831/3924/26823703.jpg

http://img14.imageshack.us/img14/8335/35175556.jpg

http://img827.imageshack.us/img827/6416/48568320.jpg

EB1/JI Alto de Algés

http://img825.imageshack.us/img825/8261/93185853.jpg

http://img245.imageshack.us/img245/3596/33660326.jpg

http://img163.imageshack.us/img163/1821/76035689.jpg

Espero que não tenha repetido as imagens que colocaste no início do thread, Fred. :D

fred_mendonca
August 25th, 2010, 10:09 PM
Excelentes renders! :okay:

Bugio de Oeiras
August 25th, 2010, 10:51 PM
Bom trabalho:applause:
Depois só falta é a Almeida Garrett, em Linda-a-Velha.

fred_mendonca
August 25th, 2010, 11:01 PM
Essa é que nunca mais avança. :bash:

Bugio de Oeiras
August 26th, 2010, 02:02 AM
http://img205.imageshack.us/img205/2368/vef.png

O Presidente da CMO também aponta para a abertura destas duas escolas no ano lectivo 2011/2012.

paradise at Tagus
August 27th, 2010, 05:06 PM
Ponto de situação das escolas em construção do concelho de Oeiras:

As escolas do Alto de Algés e de Porto Salvo irão abrir no ano ano lectivo 2011/2012 um ano depois em relação à data avançada inicialmente.

A empreitada que está mais avançada é a da EB/JI de Porto Salvo uma vez que os interiores poderão estar concluídos em Outubro próximo.

Em relação à Almeida Garrett, em Linda-a-Velha, até ao momento não foram fornecidas quaisquer informações.

Bugio de Oeiras
August 27th, 2010, 07:50 PM
Esperemos que a Almeida Garrett avance em simultâneo com a Custódia Marques e a Gomes Freire Andrade.

fred_mendonca
August 27th, 2010, 08:17 PM
Duvido que avance. Que eu saiba, não foi lançado o procedimento de concurso público ou de ajuste directo, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 34/2009.

Bugio de Oeiras
August 27th, 2010, 08:24 PM
Duvido que avance. Que eu saiba, não foi lançado o procedimento de concurso público ou de ajuste directo, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 34/2009.

E para as outras duas já foi?

fred_mendonca
August 27th, 2010, 08:29 PM
E para as outras duas já foi?

A Gomes Freire de Andrade já foi adjudicada. As obras devem começar muito brevemente.

A Custódia Marques ainda não mas deve faltar pouco tempo para isso que aconteça.

Agora quanto à Almeida Garrett duvido que avance este ano. No orçamento da CMO para 2010 só estão previstos 5000 euros para a obra. :lol: Só lá para 2011 é que as obras devem começar.

Bugio de Oeiras
August 27th, 2010, 08:33 PM
No orçamento da CMO para 2010 só estão previstos 5000 euros para a obra. :lol:

Pois, com uma verba dessas, só dá mesmo para aparar umas ervas no terreno:hilarious

paradise at Tagus
August 27th, 2010, 08:53 PM
Lá diz o povo e com razão: Sem ovos não se fazem omeletes. :D

Gaivota
August 29th, 2010, 01:37 AM
Não tinha sido destinada uma verba de 800 000€ do QREN para a Almeida Garrett? E se não começarem este ano, perdem a verba??

fred_mendonca
August 29th, 2010, 02:52 AM
Não tinha sido destinada uma verba de 800 000€ do QREN para a Almeida Garrett? E se não começarem este ano, perdem a verba??

Sim, foram atribuídos 800 000 euros pelo QREN. Quanto a perderem a verba no final do ano se as obras não começarem, isso já não sei. Mas duvido que a CMO seja estúpida ao ponto de perder a comparticipação do QREN. Não é muito dinheiro tendo em conta os custos totais da obra mas sempre ajuda.

fred_mendonca
August 29th, 2010, 09:34 PM
Olhem, relativamente à Garrett descobri que na reunião da CMO de 2 de Dezembro de 2009 foi aprovado o início de um procedimento de concurso público internacional para a construção da escola.

http://www.cm-oeiras.pt/municipio/BolMunOnl/actdel/ActasDeliberacoes/Acta2509R021209Ordl.pdf - Págs. 53, 54 e 55

PS: Não encontro o anúncio de lançamento do concurso em lado nenhum.

fred_mendonca
October 1st, 2010, 02:55 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/quadro_intervencoes_parque_escolar.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_altoalges_1.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_altoalges_2.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_altoalges_3.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_altoalges_3.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_portosalvo_1.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_portosalvo_2.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_portosalvo_3.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_dpedrov_1.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_dpedrov_2.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_gomesfreireandrade_1.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_gomesfreireandrade_2.png

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escolas_OeirasActual/escola_gomesfreireandrade_3.png

Fonte: Oeiras Actual

Bugio de Oeiras
October 1st, 2010, 09:03 PM
A Gomes Freire de Andrade já arrancou:banana:

Gaivota
October 6th, 2010, 10:54 PM
Continuamos sem novidades sobre a escola Almeida Garrett, num bairro que já existe há mais de 30 anos e que não tem uma escola primária em condições (neste momento não tem mesmo nenhuma!). Não se percebe este atraso, ou percebe-se...falta de dinheiro! Mas está lá a publicidade afixada do Projecto há 1 ano!

fred_mendonca
October 6th, 2010, 11:32 PM
Eu compreendo a frustração relativamente ao facto desta obra não se ter iniciado. Mas se olharmos para as Grandes Opções do Plano para 2010 vemos que para este projecto só está inscrita a verba de 5000 euros. Em 2011 é que já estão inscritos 5 milhões de euros, mais 5 milhões de euros em 2012 e 1,5 milhões de euros em 2013. Esperemos que as obras se possam iniciar o mais brevemente possível mas duvido que tal aconteça até ao final do ano.

Bugio de Oeiras
October 16th, 2010, 12:27 AM
Passei no local onde vai ser erguida a futura EB/JI Gomes Freire deAndrade. Não houve alterações no terreno.

http://img256.imageshack.us/img256/9753/gfaac.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/6299/gfa2.jpg

http://img580.imageshack.us/img580/7097/gfa3.jpg

paradise at Tagus
October 16th, 2010, 12:38 AM
Bugio, quando é que começam as obras?

Bugio de Oeiras
October 16th, 2010, 12:41 AM
Bugio, quando é que começam as obras?

Devem começar a qualquer momento.

paradise at Tagus
October 16th, 2010, 12:50 AM
Apenas andaram a terraplanar o local.

fred_mendonca
October 16th, 2010, 01:03 AM
Essa obra deve estar à espera do visto do Tribunal de Contas para começar. O terreno foi terraplanado quando demoliram a antiga escola. Agora só falta demolirem a Custódia Marques, em Porto Salvo.

AZT2009
October 16th, 2010, 04:23 PM
Essa obra deve estar à espera do visto do Tribunal de Contas para começar. O terreno foi terraplanado quando demoliram a antiga escola. Agora só falta demolirem a Custódia Marques, em Porto Salvo.

Essas demolicões são escolas que eu apelidei de modelo salazarista, certo?

Bugio de Oeiras
October 16th, 2010, 05:07 PM
Essas demolicões são escolas que eu apelidei de modelo salazarista, certo?

Não, a escola que foi demolida era constituída pelos chamados "barracões".

AZT2009
October 16th, 2010, 06:47 PM
Não, a escola que foi demolida era constituída pelos chamados "barracões".

Aquelas salas de madeira sem jeito nenhum que à um pouco por todo o país.

fred_mendonca
November 13th, 2010, 06:50 PM
"Ainda sobre as escolas, referiu que finalmente veio visado o procedimento da Escola Gomes Freire de Andrade, pelo que a obra vai ser consignada nas próximas duas, três semanas. A antiga escola foi demolida, o terreno está limpo e a nova construção deverá começar em Novembro."

http://www.cm-oeiras.pt/municipio/BolMunOnl/actdel/ActasDeliberacoes/Actas_CMO_2010/ACTA_18_R_13_10_10_Ord.pdf - Pág. 50

:cheers:

Bugio de Oeiras
November 13th, 2010, 07:15 PM
"Ainda sobre as escolas, referiu que finalmente veio visado o procedimento da Escola Gomes Freire de Andrade, pelo que a obra vai ser consignada nas próximas duas, três semanas. A antiga escola foi demolida, o terreno está limpo e a nova construção deverá começar em Novembro."

http://www.cm-oeiras.pt/municipio/BolMunOnl/actdel/ActasDeliberacoes/Actas_CMO_2010/ACTA_18_R_13_10_10_Ord.pdf - Pág. 50

:cheers:

Excelentes notícias!:banana:

fred_mendonca
November 21st, 2010, 06:51 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%207/P10303921024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%207/P10303931024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%207/P10303941024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%207/P10303951024x768.jpg

fred_mendonca
November 21st, 2010, 06:53 PM
As obras já começaram! :banana:

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/P10304151024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/P10304161024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/P10304171024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/P10304181024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/P10304191024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/P10304201024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/P10304211024x768.jpg

paradise at Tagus
November 21st, 2010, 06:56 PM
Excelente update :okay:

fred_mendonca
November 21st, 2010, 07:06 PM
Agora só falta adjudicarem a EB1 Custódia Marques, em Porto Salvo.

Wolf2009
November 21st, 2010, 08:42 PM
Bom update.
Quando é que a escola de Porto Salvo fica pronta?
Parece que o homem tem o próximo mandato garantido!:eek2:

Bugio de Oeiras
November 21st, 2010, 09:07 PM
Excelentes fotos! Ainda bem que a Gomes Freire de Andrade já arrancou. A de Porto Salvo está um primor:lol:

Wolf, este é o último mandato do Isaltino.

AZT2009
November 21st, 2010, 09:19 PM
Estas escolas do 1º ciclo são do tamanho de algumas preparatórias(2º e 3º ciclos).

Quando forem para escolher o novo presidente escolham uma pessoa com a mesma linha de objectivos que o actual presidente para o concelho se não ainda cai na desgraça como certos concelhos na AML.

Bugio de Oeiras
February 16th, 2011, 12:24 AM
Passagem muito rápida pelas obras da Gomes Freire de Andrade, em Oeiras:

1.
http://img222.imageshack.us/img222/2616/art11.jpg
2.
http://img834.imageshack.us/img834/5075/art12.png
3.
http://img811.imageshack.us/img811/7803/art13.jpg

fred_mendonca
February 16th, 2011, 12:43 AM
Boas fotos! :applause:

Está a andar bem.

Wolf2009
February 17th, 2011, 10:59 PM
Excelente update.

Linha
March 1st, 2011, 10:26 PM
Já começaram as obras na secundária Luís de Freitas Branco em Paço de Arcos:applause::applause:

fred_mendonca
March 1st, 2011, 10:37 PM
Pois é, já estão a montar o estaleiro. :okay:

Bugio de Oeiras
March 1st, 2011, 10:48 PM
Já começaram as obras na secundária Luís de Freitas Branco em Paço de Arcos:applause::applause:

:banana: Tenho de passar lá para ver.

Wolf2009
March 2nd, 2011, 10:53 PM
:banana: Tenho de passar lá para ver.

E para tirares fotos...

Bugio de Oeiras
March 3rd, 2011, 12:09 AM
E para tirares fotos...

Certamente:D

Lss911
March 3rd, 2011, 01:55 AM
Começaram esta semana as obras na escola secundária jorge peixinho do montijo! Vai ser um caos dar aulas nas obras e com contentores a servirem de salas!

Bugio de Oeiras
March 3rd, 2011, 01:59 AM
Montijo? Este thread é de Oeiras:lol:

fred_mendonca
April 3rd, 2011, 09:44 PM
Está a andar bem.

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%202/P10306601024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%202/P10306611024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%202/P10306621024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%202/P10306631024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%202/P10306641024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%202/P10306651024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%202/P10306661024x768.jpg

fred_mendonca
April 3rd, 2011, 09:46 PM
A obra está praticamente pronta.

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307021024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307031024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307041024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307051024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307061024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307071024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307081024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Porto%20Salvo%206/Escola%20Porto%20Salvo%208/P10307111024x768.jpg

Bugio de Oeiras
April 4th, 2011, 12:53 AM
Excelente reportagem!:applause:
A Gomes Freire de Andrade está a andar bastante bem e a de Porto Salvo ficou um espectáculo!

fred_mendonca
April 4th, 2011, 12:58 AM
Desta fase já só falta avançarem a Custódia Marques em Porto Salvo e a de Linda-a-Velha.

Depois falta construir a EB Integrada de Barcarena e a EB1/JI de Carnaxide.

Bugio de Oeiras
April 4th, 2011, 01:00 AM
Desta fase já só falta avançarem a Custódia Marques em Porto Salvo e a de Linda-a-Velha.

Depois falta construir a EB Integrada de Barcarena e a EB1/JI de Carnaxide.

Nunca mais se falou nada da Almeida Garrett. Sabes se ainda avança este ano?

fred_mendonca
April 4th, 2011, 01:04 AM
Essa foi das obras que foi adiada. Devem lançar o concurso até ao final do ano. Mas obras só lá para o 2º Trimestre 2012.

fred_mendonca
April 5th, 2011, 01:05 AM
Está praticamente pronta.

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/Escola%20Alto%20Alges%203/P10307411024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/Escola%20Alto%20Alges%203/P10307431024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/Escola%20Alto%20Alges%203/P10307441024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/Escola%20Alto%20Alges%203/P10307451024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/Escola%20Alto%20Alges%203/P10307471024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/Escola%20Alto%20Alges%203/P10307481024x768.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola%20alto%20alges/Escola%20Alto%20Alges%203/P10307491024x768.jpg

Bugio de Oeiras
April 5th, 2011, 11:58 PM
Excelente reportagem!:applause:
Está espectacular!!

AZT2009
April 7th, 2011, 09:16 PM
Essa do alto de algés é gigante.

Linha
April 7th, 2011, 09:44 PM
http://img862.imageshack.us/img862/9879/20516714189432921444610.th.jpg (http://img862.imageshack.us/i/20516714189432921444610.jpg/)
http://img821.imageshack.us/img821/1116/20516714189433254777910.th.jpg (http://img821.imageshack.us/i/20516714189433254777910.jpg/)
http://img715.imageshack.us/img715/5145/20516714189433588111210.th.jpg (http://img715.imageshack.us/i/20516714189433588111210.jpg/)
http://img857.imageshack.us/img857/5688/20516714189434254777810.th.jpg (http://img857.imageshack.us/i/20516714189434254777810.jpg/)
http://img233.imageshack.us/img233/2425/21766614189518588102710.th.jpg (http://img233.imageshack.us/i/21766614189518588102710.jpg/)
http://img864.imageshack.us/img864/6430/21766614189519588102610s.th.jpg (http://img864.imageshack.us/i/21766614189519588102610s.jpg/)

Bugio de Oeiras
April 7th, 2011, 11:11 PM
Boas fotos Linha!:applause: A demolição do E está praticamente concluída.
Podes aumentar um pouco as fotos?

fred_mendonca
April 7th, 2011, 11:26 PM
Excelentes fotos! :applause:

Coitado do bloco E. :D

fred_mendonca
July 10th, 2011, 09:36 PM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%203/P1030762Copiar.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%203/P1030763Copiar.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%203/P1030764Copiar.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%203/P1030765Copiar.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%203/P1030767Copiar.jpg

Filipe_Teixeira
July 10th, 2011, 10:22 PM
muito bem. em que estado estavam essas escolas antes das renovaçoes?

fred_mendonca
July 10th, 2011, 10:31 PM
Esta escola está a ser construída num lote onde antes existia uma escola que tinha uma qualidade de construção um bocado deficiente.

No Bing ainda dá para ver a antiga escola:
http://www.bing.com/maps/?v=2&cp=qfgghcg6qrnb&lvl=19.535881377917185&dir=357.7931756390934&sty=b&where1=Oeiras%2C%20Portugal&form=LMLTCC

Wolf2009
July 10th, 2011, 10:50 PM
Quanto tempo?

Bugio de Oeiras
July 11th, 2011, 05:32 PM
Está a avançar bastante rápido.:applause:

fred_mendonca
September 7th, 2011, 12:30 AM
http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030988.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030989.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030991.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030992.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030993.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030994.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030995.jpg

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/Escola%20Gomes%20Freire%20de%20Andrade/Escola%20Gomes%20Freire%20Andrade%204/P1030996.jpg

traveler
September 7th, 2011, 02:35 AM
Muito bem!

Luís Raposo Alves
September 8th, 2011, 01:02 AM
a escola de algés é enorme! estive lá dentro e assim que entrei tive a sensação de estar a entrar num centro comercial gigantesco!

AZT2009
September 8th, 2011, 01:18 PM
a escola de algés é enorme! estive lá dentro e assim que entrei tive a sensação de estar a entrar num centro comercial gigantesco!

Normal estas novas escolas conseguem ser maiores que muitas preparatórias.

Bugio de Oeiras
September 8th, 2011, 06:14 PM
Excelente reportagem, Fred! :applause:

Filipe_Teixeira
September 9th, 2011, 02:43 AM
sempre que possam coloquem a referencia aos gabinetes de arquitectura responsáveis pelos projectos sff

fred_mendonca
September 9th, 2011, 02:49 AM
^^ Ok. Esta última escola é do atelier 92 Arquitectos.

fred_mendonca
September 9th, 2011, 03:06 AM
Relativamente às outras:

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola_alto_alges.png

Escola do Alto de Algés - Projectório Arquitectos - http://www.projectorio.com/

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola_porto_salvo.png

Escola de Porto Salvo - Projectório Arquitectos - http://www.projectorio.com/

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola_almeida_garrett.png

Escola Almeida Garrett - 92 Arquitectos

http://i731.photobucket.com/albums/ww312/fred_lycan/escola_custodia_marques.jpg

Escola Custódia Marques - José Adrião Arquitecto - http://www.joseadriao.com/

Filipe_Teixeira
September 9th, 2011, 04:06 PM
obrigado Fred :okay:

Bugio de Oeiras
October 4th, 2011, 03:08 AM
Saiu ,no portal da Câmara, um suplemento interessantíssimo sobre todas as escolas alvo de requalificação e das novas escolas construídas de raiz. Vale a pena ler:D

fred_mendonca
October 4th, 2011, 02:31 PM
^^ É verdade. Recebi-o na caixa de correio há cerca de uma semana. Pelo que percebo é só o suplemento. Ou também foi editada a revista Oeiras Actual?

Bugio de Oeiras
October 5th, 2011, 12:49 AM
Não sei... Não recebi nenhuma delas.