View Full Version : População do Acre terá referendo para voltar ao antigo fuso-horário.
Davizão AC July 15th, 2008, 03:32 AM O senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, anunciou nesta segunda-feira, 14, durante reunião com sindicalistas, em Rio Branco, que vai apresentar decreto legislativo acatando a proposta de um referendo para que a população do Acre possa decidir sobre uma lei de sua autoria, sancionada em maio pelo presidente Lula, que estabeleceu a redução do fuso horário no Estado.
Tião Viana também anunciou que vai formalizar um pedido para realização de plebiscito, após os estudos de prospecção em andamento no Acre, para que a população possa decidir sobre a exploração ou não de petróleo e gás no Estado. A decisão não é um recuo completo porque, embora tenha acatado a proposta de uma consulta popular, o senador disse que continuará fazendo a defesa da mudança de fuso horário que deixou o Estado com uma hora a menos em relação a Brasília.
Referendo é uma forma de consulta popular sobre um assunto de grande relevância, na qual o povo manifesta-se sobre uma lei após esta estar constituída. Desta forma, o cidadão apenas ratifica ou rejeita o que lhe é submetido.
Por causa da lei Tião Viana, o Acre e parte do Amazonas passaram a obedecer ao fuso “Greenwich menos quatro horas”, em substituição ao “Greenwich menos cinco horas”. A lei também atinge o estado do Pará, que passou a ser enquadrado no limite “Greenwich menos três horas” - o mesmo horário de Brasília -, em substituição ao limite anterior, de “Greenwich menos quatro horas”.
A decisão do senador em relação ao Acre decorre do enorme desgaste político produzido pela mudança de fuso horário, que submeteu a população a vários transtornos. Estudantes e trabalhadores, nas zonas rural e urbana, têm sido obrigados a acordar no escuro para o cumprimento de suas atividades no cotidiano.
Pré-candidato ao governo do Acre, o senador sentiu o clima da mudança, bem como as prefeituras e o governo estadual, que estão sendo pressionados pela população a retornar ao horário anterior. A mudança tem sido adiada porque invalidaria alteração operada pela lei Tião Viana.
- Estou acatando a sugestão do professor Evandro Ferreira e dos jornalistas Altino Machado e Antonio Alves, para que a população se posicione de maneira mais ampla e formal. Farei uma justificação do decreto legislativo e o encaminharei às comissões competentes do Senado, a começar pela de Constituição e Justiça. É uma matéria que vai ser regida por instância superior, provavelmente o Supremo Tribunal Federal. Sendo aprovado, o decreto legislativo será executado no seu tempo. Vou ver se é possível compartimentar apenas para o Acre porque antes envolveu o Acre, o Amazonas e o Pará - disse Tião Viana com exclusividade ao Blog da Amazônia.
O senador, que havia apresentado uma proposta de realização de plebiscito para que a população acreana pudesse decidir soberanamente a respeito da mudança de fuso horário, disse que retirou-a porque a decisão teria que envolver também as populações do Amazonas e do Pará.
O recuo de Tião Viana ocorre por força da opinião catalisada a partir de weblogs, pois a mídia convencional, especialmente rádios, jornais e TVs, passaram ao largo dos transtornos da população, preferindo seguir sem opinião a reboque da mudança.
Além do Blog da Amazônia, apenas uma emissora de TV compareceu ao encontro do senador com os sindicalistas ligados à CUT do Acre, embora a mudança do fuso horário seja o assunto mais comentado pela população.
http://altino.blogspot.com/2008/07/tio-viana-recua-na-hora-certa.html
Jordan Valle July 15th, 2008, 05:56 AM ABSURDO ABSURDO ABSURDO!!!!!
Esse Acre não tem mais jeito. So jogando uma bomba e destruindo a maioria desse povo burro e idiota que talvez uma dia ele tenha jeito!
É algo tão na cara, tão visível que o novo fuso horário só veio para melhorar a vida e a integraçao do Estado ao resto do país, e esse povo idiota que quer voltar ao antigo fuso horário absurdo de antes não encherga. So posso dizer que não são cegos, sao burros mesmo! Eu me revoltei, se esse porcaria voltar ao antigo fuso, me mando daqui porque não vou aguentar esse povo. Mas antes disso, vou lutar até o último para que não caiam no maior erro que eu poderei presenciar :ohno:.
Eu estou tão revoltado assim, porque a única coisa que esse povo MALA alega é que as empregadas domésticas do Acre, as professoras e os alunos estão acordando de madrugada para trabalhar. Madrugada, porque na cabeça desse povo jumento, tem acordar 5:30 da manha com o sol tinindo no chifre deles, como era no antigo fuso horário. Agora me digam, será que só tem empregadas domésticas, alunos pirralhos e professoras nessa terra? Pelo amor de tudo, primeiro que não! Não existe só isso no Acre. Segundo que como atual fuso horário, estamos tendo o mesmo horário de nascer do sol que as cidades mais importantes e populosas do país (São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Goiania, Brasília, BH e Rio) estão tendo, por volta das 06:45 da manha agora no inverno, porque no verão vai amanhecer bem mais cedo, por volta das 06:00 da manha (sem horário de verão).
Agora me digam amigos do Brasil, alguém merece ouvir o que estão falando aqui contra o novo fuso horário?
Vejam só o que um blog, que se auto-conceitua o mais conceituado do Acre, o que é para mim é um abusurdo porque não tenho condiçoes de bem conceituar um instrumento que expoe idéias tão ridículas como essas, está escrevendo:
"Centenas de mulheres, empregadas domésticas, que de segunda à sábado, deixam seus lares, seus filhos para se dedicarem a filhos e a lares alheios, com esse novo horário, passaram a ter um sacrifício adicional. Antes de sair de casa, elas têm que deixar a comida de seus filhos pronta e alguns afazeres encaminhados. No Acre, elas costumavam acordar às 5h30. Agora, com o novo horário, há um sacrifício desumano em seus ritmos biológicos".
Eu e o povo brasileiro não merece ler essas coisas, escritas por ex-bolivianos que parece que insistem em se manter isolados do resto do Brasil :ohno:.
P.S.: O meu desabafo, pode parecer que foi contra todos acreanos, mas não foi. Muita gente aqui aprovou a mudança do fuso, na verdade, muita gente não tá nem aí pra isso, tanto faz como tanto fez, com a vantagem de que estamos mais integrados a região norte e ao Brasil de um modo geral, até mesmo nas comunicações. O problema mesmo é esse sindicatos de empregadas domésticas e alunos, que tem empregnado em seus cérebros, que 5 horas da manhã tem que ter sol e ponto. Vai discutir com esse povo ogro....:bash:
Manauense July 17th, 2008, 02:27 PM Eu concordo com o plebiscito, mas defendo a idéia de que o fuso horário do Acre (e extremo sudoeste amazonense) não deveria ser diferente dos demais estados da Amazônia Ocidental (AM, RR e RO) e parte do Centro-Oeste (MT e MS).
Quanto ao fuso de Manaus, Alto e Médio Solimões, Médio e Baixo Amazonas e Região do Madeira, eu gostaria que passasse a ser adotado o de Brasília (mediante aprovação por plebiscito), mas infelizmente não há projeto(s) neste sentido.
Fabius_ July 17th, 2008, 02:54 PM A questão dos fusos horários e do horário de verão são um grande enrosco no Brasil.
Se o Brasil fosse um país pequeno, poderíamos fazer o que fez a Venezuela, numa das poucas coisas boas que Chávez fez: colocar um fuso horário adequado ao país: GMT -4:30 e não GMT -4:00, como era antes.
A Costa Leste do Nordeste (RN, PB, leste de PE, AL) também está atrasada no fuso. Lá deveria ser GMT -2:00, justamente em função de o sol também nascer antes das 6 da manhã, quando o certo seria nascer depois. Estive conversando com meu amigo Ap_Recife sobre isso, mas cheguei à conclusão de que a população envolvida iria recusar a mudança, tal qual está acontecendo no Acre.
Eu também preferiria nunca mais ter que mudar de horário, passando de vez para GMT -2:00 ou GMT -2:30, ou ficar de vez em GMT -3:00. Isso acabaria com o Horário de Verão :gaah:, mas pelo que vejo seremos obirgados a enfrentar essa tortura de mudar o horário duas vezes ao ano. Porque eles não fazem um plebiscito nos estados que tem o HV? Porque têm medo de perder...
wakebh July 17th, 2008, 03:20 PM QUE OTIMA NOTICIA PARA O ACRE! É O JUSTO!
PESSOAL FUSO HORÁRIO É ALGO QUE ENVOLVE QUESTÕES ECONOMICAS, POLITICAS E PRINCIPALMENTE DE SAÚDE...
NÃO É BOM PARA O POVO DO ACRE TER QUE ACORDAR NO MESMO HORÁRIO DO POVO DO SUDESTE PORÉM COM A LUA AINDA NO CÉU..A PROPRIA ORG.MUNDIAL DA SAUDE TEM DIRETRIZES PARA OS FUSOS HORÁRIOS..ELES PODEM AFETAR EM MUITO A SAUDE DAS PESSOAS POIS O HORARIO HUMANO É BIOLOGICO!
AGORA ESSE NOVO FUSO HORÁRIO VEIO DECIDIDO PELO PESSOAL DO CENTRO SUL DO PAIS(DIGA SE BRASILIA E SUDESTE) QUE VEEM NISSO IMPORTANTES GANHOS ECONOMICOS PRINCIPALMENTE PARA AS EMISSORAS DE TELEVISAO QUE QUERIAM AINDA MAIS MUDANÇAS..
PORÉM QUEM DEVE DECIDIR ISSO É O POVO DO ACRE E NÃO OS QUE ESTÃO A 2000KM DELES..
O PROGRESSO E INTEGRAÇÃO É MUITO BEM VINDO MAS A SAÚDE DAS PESSOAS TB É MTO IMPORTANTE...E FUSO HORÁRIO É UMA QUESTA DE SAÚDE TAMBÉM PESSOAL!
Fabius_ July 17th, 2008, 03:27 PM QUE OTIMA NOTICIA PARA O ACRE! É O JUSTO!
PESSOAL FUSO HORÁRIO É ALGO QUE ENVOLVE QUESTÕES ECONOMICAS, POLITICAS E PRINCIPALMENTE DE SAÚDE...
NÃO É BOM PARA O POVO DO ACRE TER QUE ACORDAR NO MESMO HORÁRIO DO POVO DO SUDESTE PORÉM COM A LUA AINDA NO CÉU..A PROPRIA ORG.MUNDIAL DA SAUDE TEM DIRETRIZES PARA OS FUSOS HORÁRIOS..ELES PODEM AFETAR EM MUITO A SAUDE DAS PESSOAS POIS O HORARIO HUMANO É BIOLOGICO!
AGORA ESSE NOVO FUSO HORÁRIO VEIO DECIDIDO PELO PESSOAL DO CENTRO SUL DO PAIS(DIGA SE BRASILIA E SUDESTE) QUE VEEM NISSO IMPORTANTES GANHOS ECONOMICOS PRINCIPALMENTE PARA AS EMISSORAS DE TELEVISAO QUE QUERIAM AINDA MAIS MUDANÇAS..
PORÉM QUEM DEVE DECIDIR ISSO É O POVO DO ACRE E NÃO OS QUE ESTÃO A 2000KM DELES..
O PROGRESSO E INTEGRAÇÃO É MUITO BEM VINDO MAS A SAÚDE DAS PESSOAS TB É MTO IMPORTANTE...E FUSO HORÁRIO É UMA QUESTA DE SAÚDE TAMBÉM PESSOAL!
Entendemos o seu argumento, mas por favor evite escrever tudo em maiúsculas!!!
Para mim, está certo, o povo do Acre que decida qual é o melhor horário. Mas que depois não lamente ver tudo com duas ou três horas de atraso na Televisão, já que agora não há mais programação simultânea.
BR 364 July 17th, 2008, 07:15 PM Eu também concordo com o plebiscito, mas também defendo que o fuso-horário do Acre seja o GMT -04:00. Aqui em Rondônia também adotamos esse fuso-horário e estamos do lado do Acre. Ninguém aqui nunca "sofreu" por causa desse fuso... :|
@ Jordan: Calma, rapaz... se vc decidir ir embora do Acre por causa da forma do povo pensar e agir, é melhor ir embora do Brasil logo... :lol:
Fabius_ July 17th, 2008, 08:32 PM Eu também concordo com o plebiscito, mas também defendo que o fuso-horário do Acre seja o GMT -04:00. Aqui em Rondônia também adotamos esse fuso-horário e estamos do lado do Acre. Ninguém aqui nunca "sofreu" por causa desse fuso... :|
Posso fazer uma análise dessa diferença numa pequena aula de geografia? :D
Se o dia tem 24 horas e a Terra tem 360° de circunferência, divide-se 360 por 24, temos 15° em cada fuso horários. Teoricamente há 24 fusos horários. Digo teóricos porque na prática há horários quebrados e outros além: são na verdade uns 50 fusos. Mas isso não vem ao caso. :D
Numa convenção, decidiu-se que o horário fundamental é o do primeiro meridiano, o de Greenwich (0°), que chamaremos aqui de GMT (Greenwich Meridian Time).
Vamos ver como isso funciona de GMT até GMT -5:00, colocando as longitudes teóricas para cada fuso. Elas são as ideais, há muitas discrepâncias desses valores. A longitude central é o lugar onde o fuso mais se adapta à posição real do sol. As longitudes máximas são os limites de cada horário estar razoavelmente colocado, já que a diferença para mais ou para menos do horário certo é menor que 30 minutos. Mais que isso, já está fora da "zona de conforto"...
fuso horário (long. máx a oeste - long. central - long. máx. a leste)
GMT (7°30'W - 0 - 7°30'E)
GMT -1:00 (22°30'W - 15°W - 7°30'W)
GMT -2:00 (37°30'W - 30°W - 22°30'W)
GMT -3:00 (52°30'W - 45°W - 37°30'W)
GMT -4:00 (67°30'W - 60°W - 52°30'W)
GMT -5:00 (82°30'W - 75°W - 67°30'W)
Em homenagem ao colega BR, vou analisar a longitude de 5 cidades de Rondônia e de 5 cidades do Acre - de leste para oeste - e ver se elas estão ou não corretas no que diz respeito ao fuso! :okay:
As diferenças de minutos estão marcadas em relação ao centro do fuso GMT-4 (60°W) que está na cidade de Manaus, como referência, pois esta cidade fica em 60°W.
Rondônia
*Vilhena (60°08'W). Vilhena está próxima ao centro exato do fuso GMT -4:00, que fica a menos de 20km em linha reta ao leste. Localização perfeita. Diferença quase nula.
*Cacoal (61°26'W). Bem próxima, sem problemas. Aproximadamente 6 minutos de diferença.
*Ji-Paraná (61°56W). Idem. 8 minutos de diferença
*Ariquemes (63°02'W). Dentro do limite. 12 minutos de diferença
*Porto Velho (63°54'W) Idem. 16 minutos de diferença
Entretanto, quando já se está no Acre, o limite do fuso GMT -4:00 (67°30'W) é ultrapassado um pouco antes de Rio Branco.
Acre
*Rio Branco (67°48'W). A diferença aumenta muito: 31 minutos
*Sena Madureira (68°39'W). A diferença é de 34 minutos.
*Feijó (70°21'W). A diferença é de 42 minutos.
*Tarauacá (70°45'W). A diferença é de pouco mais de 42 minutos.
*Cruzeiro do Sul (72°40'W). Valor máximo: a diferença agora é de 51 minutos.
Conclusão: para quem mora em Rio Branco e Sena Madureira a diferença está no limite do suportável. Seria possível viver bem nos dois horários, mas o povo talvez não queira por estar acostumado àquele horário antigo.
Mas em Feijó, Tarauacá e principalmente em Cruzeiro do Sul, a discrepância é muito grande, justifica a volta dessas cidades para o GMT -5:00, pois elas estão muito fora do fuso correto.
guzzz July 17th, 2008, 08:40 PM Tudo se acostuma! Antigamente nem horário tinha e o povo não morreu nem sofreu nada por isso!
BR 364 July 18th, 2008, 03:54 AM @ Fábius: É verdade, o fato é que as longitudes entre as cidades de RO e do AC são bem maiores do que parecem. Tanto que a diferença entre Vilhena e PVH é menor do que a diferença entre PVH e Rio Branco.
No Norte tem esse detalhe, estar "ao lado" não significa necessariamente estar perto... :D
Manauense July 18th, 2008, 04:19 AM Há 4 anos, quando estive em Eirunepé (município do Amazonas que faz divisa com o Acre), pude perceber que às 5h30min (6h30min em Manaus-AM) ainda estava muito escuro naquele longínquo município do sul amazonense. Ou seja, acredito que a unificação do fuso horário do Amazonas - conquanto econômica e poticamente defensáveis - não necessariamente agrada a todos. A população das localidades em que houve alteração de fuso merece ser ouvida.
A propósito, recentemente conversei com um amigo de Santarém-PA, que me disse estar "estranhando" acordar às 6h e só ver o sol nascer por volta das 7h.
Jordan Valle July 18th, 2008, 04:36 AM O Acre não se desenvolveu mais por causa da mente subdesenvolvida de algumas pessoas que infelizmente moram aqui. Comparar o caso do Brasil com os Eua acho q não é muito correto. No caso da Califórnia, que está -3 horas de atraso com relaçao a NYC, o fuso que abrange o Estado californiano, pega também outros Estados da costa oeste dos Eua. No caso aqui do Brasil, apenas o Acre foi o "excluído" com o antigo fuso atrasado, junto com uma pequena porção do Amazonas, onde quase não mora ninguem.
Absurdo para mim é ver o dia amanhecer as 04:40 da manhã na primavera, como ocorria aqui em Rio Branco no fuso horário antigo, e escurecer as 17:30 da tarde. Isso sim é anormal. Outra coisa anormal, é o Acre ficar 3 horas atrasado de Brasília, parecendo ser outro país.
Ah... acho q tão dando é muita bola pra essa história de fuso. Pra mim já esta mais q resolvido, estou na hora mais certa, estou feliz com isso, aliás eu e a maioria dos acreanos. A sensação de integraçao e proximidade com o resto do Brasil tá muito maior. Antigamente Brasília parecia ser mais longe, principalmente quando se precisava fazer comunicaçao com alguém que residesse no leste do país, pois 3 horas de diferença na metade do ano é como comparar Brasília com Londres, em fuso horário, imaginem q abusrdo que era.... Quem tá reclamando é quem tem o pensamento tão pequeno, que se restringe a se incomodar apenas em acordar as 6 da manhã com o sol tinindo na sua cabeça, como ocorria antes. É um mal hábito que alguns acreanos adquiriram nesses 100 anos de fuso hórário atrasado. Mas daqui alguns meses vão esquecer disso. As coisas mudam. Nas regiões temperadas a população tem que sofrer com variaçoes muito maiores da luminosidade. Não é atoa que geralmente as regiões temperadas são mais desenvolvidas. Nada contra o calor e a região norte do Brasil, mas sabemos que isso é uma tendência que se arrasta a muuuuuuuito tempo.
Fabius_ July 18th, 2008, 01:44 PM ^^
É verdade, vocês que são do Acre devem saber como funciona isso.
Se houver consulta popular, vamos ver o que ela define! :okay:
@ Fábius: É verdade, o fato é que as longitudes entre as cidades de RO e do AC são bem maiores do que parecem. Tanto que a diferença entre Vilhena e PVH é menor do que a diferença entre PVH e Rio Branco.
No Norte tem esse detalhe, estar "ao lado" não significa necessariamente estar perto... :D
É verdade, na Amazônia, onde há poucas cidades que têm áreas consideradas enormes em outras regiões a noção de "estar perto" é muito diferente da que se tem em São Paulo. "Estar perto" para mim é poder voltar para casa no mesmo dia. Ou seja, não muito mais que 100km. Mas eu compreendo perfeitamente esse "estar perto" na Amazônia.
Há 4 anos, quando estive em Eirunepé (município do Amazonas que faz divisa com o Acre), pude perceber que às 5h30min (6h30min em Manaus-AM) ainda estava muito escuro naquele longínquo município do sul amazonense. Ou seja, acredito que a unificação do fuso horário do Amazonas - conquanto econômica e poticamente defensáveis - não necessariamente agrada a todos. A população das localidades em que houve alteração de fuso merece ser ouvida.
A propósito, recentemente conversei com um amigo de Santarém-PA, que me disse estar "estranhando" acordar às 6h e só ver o sol nascer por volta das 7h.
Sim, eu concordo, a população envolvida não foi ouvida, o que com certeza foi um grande erro. A maioria da população é quem deve decidir numa coisa tão corriqueira e tão importante quanto horário.
wakebh July 18th, 2008, 03:49 PM Acho que se não fizer mal a saude das pessoas , que é uma questao a priori, deve se manter o novo fuso ja que o mesmo ira trazer progresso e integração ao povo do Acre que se sentia tao excluido do restante do país...Agora achar estranho nao haver sol as 6 da manha e outras coisas é apenas questao de adaptação e costume!
|
|