View Full Version : Lisboa | Fundação Saramago

Cidade_Branca
July 21st, 2008, 07:46 PM
Alguém sabe quem vai ser o autor do projecto de arquitectura da Fundação Saramago?

joaonosky
July 22nd, 2008, 05:38 AM
Lembro-me de ter lido alguma coisa sobre o autor da adaptação vir a ser o Manuel Vicente (ou apenas haver uma supervisão deste). O motivo da escolha seria por ter sido ele a fazer a intervenção na casa dos bicos nos anos 80.

Coloane
July 22nd, 2008, 09:59 AM
Fundação Saramago? Vai haver uma Fundação Saramago? Mas o que é que é isto?

Se esse aborto existir aposto o testículo direito do José Sócrates como será o Santiago Calatrava, o Ricardo Bofill ou o Francisco Mangado!?!

Mateus_
July 22nd, 2008, 10:02 AM
^^ Fundação Saramago sim. Em Lanzarote.

pedrodepinto
July 22nd, 2008, 01:01 PM
Ainda gostava que me explicassem a vossa aversão ao pobre Saramago. Volto a repetir, é português, é reconhecido internacionalmente, foi Prémio Nobel em 1998, é leitura obrigatória no 12.º ano...

Mateus_
July 22nd, 2008, 04:34 PM
Ser Prémio Nobel e leitura obrigatoria não lhe dão o direito de dizer tudo e mais alguma coisa...

Coloane
July 22nd, 2008, 04:41 PM
Ainda gostava que me explicassem a vossa aversão ao pobre Saramago. Volto a repetir, é português, é reconhecido internacionalmente, foi Prémio Nobel em 1998, é leitura obrigatória no 12.º ano...

Lembro-lhe, esse medíocre escritor é português mas vive em Espanha e comporta-se como um espanhol, é reconhecido fora de portas, apenas e só em Espanha, é comunista e apoiante da ala extremista que adorava ver Portugal integrado no Reino de Espanha.
De português só tem o passaporte, tal como os filhos do Kim Jong-il (veridico).

Mateus_
July 22nd, 2008, 04:58 PM
O Kim Jong-nam vai muito a Macau...

joaonosky
July 22nd, 2008, 08:00 PM
Mas alguém aqui é contra a instalação da Fundação Saramago na casa dos bicos ? Eu sempre tive curiosidade em visitar os seus interiores pós-modernos e finalmente vou ter uma oportunidade. Nunca li nenhum livro dele, mas se a fundação dinamizar a discussão literária, ambiental e dos direitos humanos ela que venha, seja espanhola, integracionista, comunista ou filha do demo.

fidalgo
July 22nd, 2008, 08:39 PM
Fundação: instituição de interesse público ou de utilidade social constituída a partir de uma doação ou legado

pode-se saber a utilidade social ou qual a doação do Saramago

joaonosky
July 22nd, 2008, 10:11 PM
Fundação: instituição de interesse público ou de utilidade social constituída a partir de uma doação ou legado

pode-se saber a utilidade social ou qual a doação do Saramago

Penso que encontres essas respostas aqui:

Fundação José Saramago (www.josesaramago.org)
Estatutos da fundação (http://www.josesaramago.org/Estatutos.aspx)

traveler
July 23rd, 2008, 01:30 AM
22/07/2008
CML cede Casa dos Bicos á Fundação José Saramago
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinou um protocolo com a Fundação José Saramago, nos termos dos qual a autarquia cede a histórica Casa dos Bicos à Fundação que leva o nome do escritor português laureado com o Prémio Nobel da Literatura. A cedência do edifício decorre pelo período de dez anos e tem por finalidade acolher o desenvolvimento das actividades da Fundação, «designadamente à dinamização da biblioteca do escritor, com especial relevo para toda a sua obra publicada, de colóquios e encontros, projectos de investigação e divulgação, exposições e outras iniciativas culturais», informa a autarquia.
A Casa dos Bicos é um edifício classificado, localizado na Rua dos Bacalhoeiros, ao Campo das Cebolas, mandado construir em finais do século XVI por Brás de Albuquerque, descendente de Afonso de Albuquerque. A designação do imóvel, de origem popular, deve-se ao facto de a sua fachada ostentar aparelho de cantaria calcária em forma de diamante. Recuperado no início da década de oitenta pelo arquitecto José Daniel Santa-Rita, que lhe devolveu a sua volumetria original numa intervenção modernizante, o edifício, que esteve durante séculos frente à praia da Ribeira Velha e à Alfândega, ostenta no interior vestigíos substanciais de tanques de salga romanos e da muralha da cerca moura. Ultimamente, acolhe a Direcção Municipal de Cultura da autarquia lisboeta, que se transferirá para o Pátio do Tronco. Na assinatura do protocolo, o presidente da Câmara, António Costa afirmou que este é um «momento histórico de devolução à cidade de um monumento como a Casa dos Bicos», libertada de serviços camarários para a instalação da Fundação, assim «contribuindo para a revitalização do Campo das Cebolas e da Baixa», fazendo deste um «local de animação ou de agitação", para usar uma expressão cara a Saramago, à semelhança do que está em curso com a afectação de um edifício do Largo de São Julião a Museu do Banco de Portugal ou de um outro, na Rua Augusta, a Museu da Moda e do Design, entre outros projectos consignados "para dar vida à Baixa».

NewTomorrow
July 23rd, 2008, 02:37 AM
desta vez acertas-te e não crias-te um novo topico

traveler
July 23rd, 2008, 03:09 AM
desta vez acertas-te e não crias-te um novo topico
what......que :lol:

Cidade_Branca
July 23rd, 2008, 06:03 PM
Mas alguém aqui é contra a instalação da Fundação Saramago na casa dos bicos ? Eu sempre tive curiosidade em visitar os seus interiores pós-modernos e finalmente vou ter uma oportunidade. Nunca li nenhum livro dele, mas se a fundação dinamizar a discussão literária, ambiental e dos direitos humanos ela que venha, seja espanhola, integracionista, comunista ou filha do demo.

Por acaso ateh tinha uma ideia para a fundação se fosse um edificio novo.

MarcoSousa
July 23rd, 2008, 07:30 PM
Eu não sou contra o uso publico do edifico, sou é contra de ir para lá a fundaçao Saramago. Bem que podiam usar o edificio para promover as obras de Camões, que tem muito mais a ver com o edificio que o Saramago.

joaonosky
July 23rd, 2008, 07:50 PM
Por acaso ateh tinha uma ideia para a fundação se fosse um edificio novo.

Conta-nos essa tua ideia ! :)

pedrodepinto
July 24th, 2008, 01:54 PM
Lembro-lhe, esse medíocre escritor é português mas vive em Espanha e comporta-se como um espanhol, é reconhecido fora de portas, apenas e só em Espanha, é comunista e apoiante da ala extremista que adorava ver Portugal integrado no Reino de Espanha.
De português só tem o passaporte, tal como os filhos do Kim Jong-il (veridico).

Tudo bem, mas o que é que interessa a ideologia política? Bem sei que defende Saramago a união ibérica, que não apoio, mas também temos direito de ter opiniões diferentes uns dos outros... Mas não deixo de concordar que o que o escritor diz por vezes se torna incómodo, ainda assim não me parece que justifique tal aversão :yes:...

Coloane
July 24th, 2008, 02:58 PM
Isso é você que tem paixão por castas agrárias em vias de extinção. O resto dos Portugueses fazem muito bem em atirar pedras ao tinhoso espanhol. Eu se fosse 20 ou 30 anos mais novo ficaria orgulho se pregasse um grafite na parede do edifício em questão ou se atirasse uma fisgada a matar num dos vidros da instituição. Como já passei essa fase, a seu tempo farei uma queixa anónima às Finanças para virarem aquelas contas do avesso…temos que agir, mesmo à distância.

pedrodepinto
July 25th, 2008, 01:35 PM
Cada um pensa como quer... E eu hei-de defender o Prémio Nobel :okay:!

Coloane
July 26th, 2008, 02:46 PM

Aposto que já está nervoso a pensar na proxima edição da Festa do Avante...

Arpels
July 26th, 2008, 02:51 PM

nop :ohno: tens de pensar como o Cloane, ele é o ideal do mundo, o grande lider... :rock:

JohnnyMass
July 28th, 2008, 12:00 AM
parece-me ridículo ceder um monumento nacional para albergar uma fundação que vai promover uma biblioteca com as obras do saramago assim como as suas investigações e os seus colóquios...

quem é que vai pagar isto?