View Full Version : Araxá constrói nova sede do Governo de Minas

Valter
August 1st, 2008, 11:51 PM
Após ler no Estado de Minas que a nova sede do Governo está sendo construída pela Codemig resolvi falar um pouco sobre a mesma pois, imagino que a maioria dos mineiros desconhecem sobre a importância que essa estatal tem para o desenvolvimento do estado.

Histórico:

1957 - É criada a Camig - Companhia Agrícola de Minas Gerais

Obs: a antiga fábrica da Camig ainda existe em Araxá, e é o atual Expominas (centro de convenções da cidade)

A Camig absorve o patrimônio, as atribuições e os direitos da Fertilizantes Minas Gerais A/A (Fertisa). Assim passa a deter os direitos de lavra da apatita (fosfato) e o pirocloro (nióbio) em Araxá.

1972 – É constituída a Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa) com participação acionária da Camig (51%) e CBMM (49%). São arrendados à CBMM os direitos de lavra para a produção de nióbio.

1972 – A Camig arrenda à Arafértil – atual Bunge – a exploração das reservas de apatita, matéria-prima para obtenção de fosfatados.

1980 – A empresa registra recorde na fábrica de Fertilizantes de Araxá, com a produção de 132.000 toneladas de fosfato.

1990 – A Camig incorpora a Metamig – Metais de Minas Gerais S/A passando a se denominar Comig

Obs: A Metamig era responsável por uma mina de calcário em Arcos

1994 – Incorpora a Hidrominas – Águas Minerais de Minas Gerais

Obs: A Hidrominas entre outras participações era responsável pela (má) administração do Grande Hotel de Araxá

Em meados de 1990 a Comig dá início ao arrendamento de operações de seus negócios:

- Unidade Industrial de Arcos
- Unidade Industrial de Governador Valadares (moagem de feldspato)
- Palace Hotel de Poços de Caldas
- Grande Hotel de Araxá
- Águas Minerais de Contendas

2003 – É criada a Codemig – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais

2003 – A Codemig e a CBMM, via Comipa (Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá), firmam novo contrato de arrendamento, com vigência por mais 30 anos.

2007 – Por delegação do Governador do Estado de Minas Gerais, a Codemig assume o compromisso de licitar e coordenar a execução das obras do Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais

Entre outros grandes investimentos via Codemig pode-se citar a Linha Verde e o Pro-Acesso, tirando os vários distritos industriais implantados pela mesma. Sei que tem outras cidades do estado que contribuem com o capital da Codemig, porém não tenho dúvidas que Araxá pelo Nióbio com alto valor agregado, mais a Mina de Fosfato da Bunge devem responder por 80% ou mais de todo o capital.

Óbvio que não quero ser egoísta de querer que todo o dinheiro fique na cidade ou na região, porém ficaria muito mais feliz sabendo que o dinheiro estivesse sendo empregado nas regiões pobres do estado, tentando torná-lo menos desigual do que já é, e não vendo mais de 1 Bilhão de reais sendo investidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo que a mesma já produz riqueza suficiente para resolver seus problemas.

Todas as informações foram retiradas do site: http://www.codemig.com.br/

Rcrd
August 2nd, 2008, 12:56 AM
Esse titulo ta certo?

Triangulense
August 2nd, 2008, 01:11 AM
Também achei curioso :?

Inconfidente
August 2nd, 2008, 02:46 AM
Esse titulo ta certo?

Também achei curioso :?

Eu entendi o título. Ele quis dizer que uma empresa que nasceu em Araxá é a responsável pela construção no Novo Centro Administrativo do estado e portanto Araxá estaria construindo a nova sede de Minas.

Óbvio que não quero ser egoísta de querer que todo o dinheiro fique na cidade ou na região, porém ficaria muito mais feliz sabendo que o dinheiro estivesse sendo empregado nas regiões pobres do estado, tentando torná-lo menos desigual do que já é, e não vendo mais de 1 Bilhão de reais sendo investidos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo que a mesma já produz riqueza suficiente para resolver seus problemas.

Pra falar a verdade mesmo entre os belohorizontinos essa obra é polêmica. Poucos vêem uma utilidade razoável que justificasse a construção do Novo Centro Administrativo.

ESMAwar
August 2nd, 2008, 05:36 PM
A Codemig nasceu e Araxá?
E isso não é não!

Valter
August 2nd, 2008, 09:43 PM
Realmente acho que me equivoquei no título. O que quis dizer no fim das contas é que os royalties provenientes da cidade financiam, através da Codemig obras em todo estado. Porém acho questionável a utilização desse dinheiro na maioria das vezes (pelo que vi não sou a unica pessoa). Isso há muitos anos deixa um gosto amargo em todos os araxaenses.

ESMAwar
August 2nd, 2008, 10:17 PM
CODEMIG ela financia obras
em todas a regiões visando o
desenvolvimento das Minas Gerais.

Os recursos não vem só de Araxá
há outros setores que contribuem
com o caixa da CODEMIG.

O Centro Administrativo não é uma obra fútil como muito pesam,
não é para exaultar o ego do Aécio é uma obra que vai em poucos
anos pagar tudo que consumiu uma vez que estarão extintos os
alugueis, custos com translado de documnetos e demora no sistemas
da governo.
E outra assim como os recursos da Codemig vem para aqui,
os capitais daqui vão para todas as regiões do estado.

Rcrd
August 3rd, 2008, 02:36 AM
Vetor Norte como chamam eh uma das regioes mais pobres da RMBH... O governo juntou o util ao agradavel... A Praca da Liberdade tem limitacoes pq aquelas construcoes sao antigas.
A transferencia do centro administrativo pra area vai trazer desenvolvimento...
A cidade como ja esta toda ocupada tem que se reciclar dentro de seu proprio territorio.

Vetor Norte mobiliza a Grande BH

Domingo 19 de agosto de 2007

"Um novo centro de ocupação e desenvolvimento se desenha na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Empreendimentos em curso, como a Linha Verde, o Aeroporto Internacional e Industrial Tancredo Neves (AITN), o Rodoanel, o Centro Administrativo de Minas Gerais (CAMG) e outros, ainda no papel – Precon Park, parque tecnológico BHTec, pólo de microeletrônica e Granja Werneck –, vão mudar a realidade dos municípios do Vetor Norte da Grande BH. Para evitar impactos negativos, como os ocorridos em Betim e Contagem, cidades que nos anos 1940 a 1950 não tiveram estratégia de crescimento, é fundamental que as prefeituras da porção Norte não percam o foco sobre o planejamento urbano. A ordem na casa depende de como o estado e as administrações municipais vão controlar, primeiramente, questões referentes à habitação e ao transporte..."

(Uai)

bjsilva
July 21st, 2011, 07:37 PM
Li em um outro thread de Araxá, que na cidade são proibidas as construções de edifícios altos no centro da cidade, por causa do plano diretor da cidade. Aqui em Ipatinga acontece o mesmo. São proibidas as construções de edifícios, não só no centro, mas praticamente na cidade inteira, e alguns poucos alvarás são obtidos atraves de brechas (propinas, sei lá...). E mesmo assim não podem ter mais de 10 ou 12 andares, muitas vezes contrariando os projetos originais que previam mais pavimentos.

Valter
July 21st, 2011, 11:13 PM
Minha história nesse fórum começou com esse thread. =)