View Full Version : Os 30 melhor rankiados no IFDM em Minas Gerais
skosta August 5th, 2008, 11:58 PM Minha intenção era discutir esse dado. Atendendo a pedido, estou mudando o foque aqui para a região sudeste. Fiz um grafico com as 80 cidades melhor rankiadas de cada estado, para avaliar a evolução do ifdm por estado. Olhem que interessante. São Paulo se destaca, e os outros estados tem comportamento semelhante. Minas, mostrou mais homogenea do que Rio e Espirito Santo, entre as 80 cidades, o que deve que 80 cidades no caso de Minas não é tão representativo como para o Rio e Espirito Santo.
http://img161.imageshack.us/img161/177/rankingwq2.jpg
fonte: http://ifdm.firjan.org.br/
Rcrd August 6th, 2008, 12:02 AM Legal, mas tem muita noticia de MG nas noticias do Sudeste.
Nao seria melhor deixar dentro do MG Noticias?
Alias tem noticias de MG espalhadas no forum inteiro...
Virou um festival.
:ohno:
No Sudeste eu colocaria noticias tipo: "nova estrada de ferro ligara cidade tal (de MG) ao porto tal (ES, RJ etc)"... O que seriam noticias de interesse de mais de um estado...
skosta August 6th, 2008, 12:07 AM Legal, mas tem muita noticia de MG nas noticias do Sudeste.
Nao seria melhor deixar dentro do MG Noticias?
Alias tem noticias de MG espalhadas no forum inteiro...
Virou um festival.
:ohno:
No Sudeste eu colocaria noticias tipo: "nova estrada de ferro ligara cidade tal (de MG) ao porto tal (ES, RJ etc)"... O que seriam noticias de interesse de mais de um estado...
tem como apagar ?
Rcrd August 6th, 2008, 12:09 AM Edit.
Bruno BHZ August 6th, 2008, 02:34 AM É quase impossível uma notícia ser igualmente de interesse de 2 estados!
O notícias do Sudeste é para notícias mais interessantes, que mereçam mais destaque, mesmo que de interesse de apenas um estado. Não estou dizendo que é ou não o caso desse ranking.
Triangulense August 6th, 2008, 02:50 AM Acho o resultado do IDH mais próximo da realidade de desenvolvimento social das cidades!
MVOL-IPN August 6th, 2008, 04:01 AM Acho o resultado do IDH mais próximo da realidade de desenvolvimento social das cidades!
Também, mas o sub-índice IDH-Renda carrega um erro impossível de ser corrigido, que é a veracidade das respostas que as pessoas dão ao questionário do IBGE.
Muita gente não se sente confortável falando quanto sua família ganha a um estranho, neste critério deveria ser levado em conta a folha de pagamento das empresas da cidade associada à migração pendular.
Leojf August 6th, 2008, 04:30 AM Acredito q ñ seja um erro, teria distorções, mas no macro seria um erro relativo bem pequeno, quando se colocar a média esse erro tende a zero. o IDH é mais preciso. Ñ to falando q é 100% a realidade do municipio.
Triangulense August 6th, 2008, 05:01 AM Também, mas o sub-índice IDH-Renda carrega um erro impossível de ser corrigido, que é a veracidade das respostas que as pessoas dão ao questionário do IBGE.
Muita gente não se sente confortável falando quanto sua família ganha a um estranho, neste critério deveria ser levado em conta a folha de pagamento das empresas da cidade associada à migração pendular.
E quem não participa de folha de pagamento? (comerciantes e profissionais liberais em geral).
Rcrd August 6th, 2008, 05:15 AM IDH (MG)
1 - Poços de Caldas (MG)...0,841
2 - Belo Horizonte (MG)...0,839
3 - São Lourenço (MG)...0,839
4 - Uberaba (MG)...0,834
5 - Divinópolis (MG)...0,831
6 - Timóteo (MG)...0,831
7 - Uberlândia (MG)...0,830
8 - Alfenas (MG)...0,829
9 - Juiz de Fora (MG)...0,828
10 - Pouso Alegre (MG)...0,826
11 - Varginha (MG)...0,824
12 - Itaúna (MG)...0,823
13 - Nova Lima (MG)...0,821
14 - Lavras (MG)...0,819
15 - Ituiutaba (MG)...0,818
Como comparacao.
BrunoVix August 6th, 2008, 05:29 AM O IDH é mesmo a melhor opção para analisar isso, mas francamente, não dá mais para levar em conta estatística de 8 anos atrás para revelar o atual momento de cada lugar, ele é bom sim para analisar e comparar, mas para a realidade da época. Ainda mais levando em conta que as regiões do país evoluiu muito em diversos segmentos que certamente contribuirá para a melhora do próximo IDH. Sobre o IDH, vamos ter que esperar 2010 mesmo.
skosta August 6th, 2008, 12:17 PM uma questão importante a avaliar é que nenhum desses quesitos servem para avaliar a qualidade de vida, são apenas indicadores. Quero ler com tempo a metodologia desse metodo, pq eu acho que no IDH a renda pesa muito, cidades grandes que possuem pessoas com maior poder aquisitivo tendem a ter alto IDH. Já nesse metodo isso mudou muito, as capitais não ficaram bem colocadas. A questão é que não é olhado como é divido essa renda. Mas o ifdm tem o mesmo problema, que pode ser visto em Nova Lima, que tem alta densidade de condominios.
MVOL-IPN August 7th, 2008, 03:35 AM E quem não participa de folha de pagamento? (comerciantes e profissionais liberais em geral).
Não disse para levar em conta apenas os dados do MTE.
Os comerciantes, profissionais libeirais e empresários pagam impostos e fazem declaração de imposto de renda, com certeza há uma maneira mais efetiva de se saber a renda média de um lugar sem depender de pesquisas por amostragem, ainda mais agora com todo mundo tendo acesso a todo tipo de informação na internet.
Xitao de Ituiutaba August 7th, 2008, 04:25 AM Não admira Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba como os melhores IDH do Triângulo...
Lucianors August 7th, 2008, 02:09 PM Não admira Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba como os melhores IDH do Triângulo...
Também não, no fundo são os três pólos em importância da região.
Triangulense August 7th, 2008, 05:58 PM ^^ E depois dizem que cidades menores são melhores em qualidade de vida.
ESMAwar August 8th, 2008, 12:27 AM UFTM arrasou mesmo.
Parabéns!
|
|