View Full Version : Olimpíadas 2020 - Lisboa

Tom_Lisboa
August 12th, 2008, 02:36 AM
Gostaria de saber a vossa opinião para As Olipíadas de 2020, que poderiam sem problema algum, ser em Portugal, mais precisamente em Lisboa. Não acredito que nenhuma outra cidade em Portugal acolheria os jogos, levando em conta, que temos Lisboa como capital financeira, cultural e política deste país. Mas enfim, Portugal, nos próximos anos, TEM que atrair eventos, e se destacar no cenario internacional, assim como Espanha, e outros países estão fazendo, aqui tenho alguns artigos de outros sites. E fica a pergunta, Lisboa conseguiria sediar os Jogos Olimpicos de 2020? o que precisariamos fazer? Temos o dinheiro e a capacidade de o fazer? Lisboa, e Portugal têm mesmo chance?

Escolha da sede dos Jogos Olímpicos de Verão - 2020
A escolha da sede dos Jogos Olímpicos de Verão deve acontecer em 2013. A escolha da sede pelos delegados do COI é realizada até que uma candidata consiga a maioria dos votos. Em cada turno é eliminada a cidade com menos votos. A escolha da cidade-sede para os Jogos Olímpicos de 2008 precisou apenas de dois turnos. Londres foi escolhida cidade-sede das Olímpiadas de 2012 em quatro turnos.

Candidatas em potencial da África para sediar às Olimpíadas de 2020
• Cidade do Cabo - África do Sul

Candidatas em potencial da América do Norte para sediar às Olimpíadas de 2020
• Monterrey - México
• Filadélfia - Estados Unidos
• Toronto - Canadá
Candidatas em potencial da Ásia para sediar às Olimpíadas de 2020
• Busan - Coréia do Sul
• Deli - Índia
• Kuala Lumpur - Malásia
• Manila - Filipinas

Candidatas em potencial da Europa para sediar às Olimpíadas de 2020
• Copenhagen - Dinamarca
• Hamburgo - Alemanha
• Lisboa - Portugal
• Praga - República Tcheca
• Roma - Itália
• São Petersburgo - Rússia

Candidatas em potencial da Oceania para sediar às Olimpíadas de 2020
• Brisbane - Austrália

Calendário para escolha da sede das Olimpíadas de 2020
- Prazo final para a inscrição das candidaturas.
- Anunciadas as cidades inscritas.
- Prazo final para envio do questionário ao COI.
- Envio do Procedimento de Candidatura pela Comissão Executiva do COI às cidades candidatas às Olimpíadas de 2020.
- Envio dos dossiês de candidaturas ao COI.
- Início das visitas às cidades candidatas da Comissão de Avaliação do COI.
- Eleição da sede para às Olimpíadas de 2020

“O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, que tem feito da candidatura de Lisboa à organização dos Jogos de 2016 ou 2020 a sua bandeira, disse ao Independente que a notícia de um movimento cívico de mobilização para a candidatura de Lisboa é ‘muito agradável’. É relevante despertar a atenção da sociedade civil para a importância desta candidatura para Lisboa e para o país. O representante nacional do Comite Olímpico foi contactado por ‘diversos gabinetes de arquitectos’ mas ainda não conhece o projecto para a Lisboa 2020″.

(…)

“Os autores do estudo estão a planear parcerias com empresas privadas e com os municípios envolvidos. Convém recordar que este não é um projecto comercial mas uma iniciativa criativa e cívica que pretende transportar para fora das secretarias o debate sobre o futuro da cidade.”

Levando em conta que os J.O. é de melhor proveito, mais barato, e mais divulgado que uma Copa do Mundo. ;D

http://joaomorga.googlepages.com/simbolojogoO.png/simbolojogoO-full.jpg

Viriatuus
August 12th, 2008, 11:26 AM
^^

Com Londres 2012 ainda não entenderam que não há hipótese de JO na Europa em 2016 e possivelmente em 2020? E quanto a essa de "só" Lisboa em Portugal se poder candidatar a JO...:ohno: Enfim, igualmente importante é saber se Portugal se deve candidatar a organizar uns JO, quais os custos e os benefícios,...

Barragon
August 12th, 2008, 01:13 PM
Exacto... é a questão de que os equipamentos iriam estar em várias cidades (jogos em Pequim... certas modalidades em Qingdao e HK )

São os jogos da China... seriam os jogos de Portugal..

fred_mendonca
August 12th, 2008, 01:39 PM
Na minha opinião não há dinheiro. Se houvesse dinheiro penso que Lisboa teria condições para se candidatar.

Andre_idol
August 12th, 2008, 04:25 PM
penso que teriamos todas as condições para organizar...o pior é a economia (msm assim penso que se teria um bom retorno)
penso que não vai ser em 2020...porque não nos vamos candidatar.
2016 deverá ser em Chicago, apesar que Rio de Janeiro tbm está numa boa posição mas como vão ter o Mundial de futebol dois anos antes não me parece...
o que podia fazer voltar os JO à Europa se candidaturas de Oceania e Ásia fossem fracas.
E em 2020 já temos (ou esperamos ter) TGV e novo Aeroporto.
Tudo depende da relação custo/beneficio.
E depois não queria ver pavilhões abandonados como aconteceu na Grécia...

Filipe_Teixeira
August 12th, 2008, 04:55 PM
Penso q temos capacidade hoteleira para acolher os JO mas em Portugal é complicado. E preciso muito dinheiro e a construir pontes q n servem para nada n o vamos ter tao depressa.

ruben.briosa
August 12th, 2008, 08:04 PM
Acredito que se tudo bem planeado, so' teriamos a ganhar.. e muito.

Lino
August 12th, 2008, 08:09 PM
Talvez a Cidade do Cabo ou o Cairo, com a experiência de organizar o Mundial e o Can, respectivamente, também se candidatem... e acho que seriam bem capazes... e com o surgimento de África nas provas atléticas dos últimos anos teriam boas pontuações...

ruben.briosa
August 12th, 2008, 08:21 PM
Nao concordo mesmo que cidades ou paises que ja sediaram os JO voltem a recebe-los.

Andre_idol
August 12th, 2008, 08:26 PM
Nao concordo mesmo que cidades ou paises que ja sediaram os JO voltem a recebe-los.

paises não digo mas cidades...completamente de acordo

Tom_Lisboa
August 13th, 2008, 12:49 AM
Outro dia vi um post de um forumer (nao me lembro qual), que mora na Inglaterra, e o vi dizer uma coisa que me pos a pensar: fora de Portugal, cidades do tamanho de Coimbra, Abeiro, Leiria, ou seja qual for, são PEQUENAS, não necessariamente sem importancia, mas não tem tanta representatividade como em Portugal, em países como Inglaterra, Espanha, Belgica, Italia, França, etc, as cidades sao maiores, no caso da Belgica por exemplo, a AM de Bruxelas nao eh nada monstruoso (grande xD) mas em compensação, tem mais cidades, maiores e mais importantes. Enfim, onde eu qro chegar eh q quando digo q as olimpiadas SERIAM em Lisboa (sua sede principal, haveriam outras cidades na organização, como em Pequim), se houvesse JO em pt, eh pq NAO HA outra cidade preparada, para o receber, doa a qm doer, eu nao gosto desta ideia, nao mesmo, mas eh um fato, e talvez com o tempo possamos mudar isto. Ha cidades, como o Porto, que poderiam, mas os esforços teriam que ser MUITO maiores, e nao haveria sentido NENHUM, ja que no cenario internaional, Lisboa eh maior, alem de ser a capital, nao soh politica, mas economica e cultural.

Acreditem, gostaria de dizer, que em Portugal tinhamos 5 cidades que poderiam receber os JO, nao moro em portugal, entao no geral nao qro q lisboaaa esteja sempre anos luz a frente, como muitos querem ver suas cidades. mas nao temos, nao somos uma Espanha, França, Inglaterra, etc. Acho que NUNCA vcamos ver: BRAGA, ou COIMBRA, com JO. Ateh pq fora de Portugal, estas cidades nao representam quase nada ¬¬ Nao qro chatear ngm ;D mesmo

Barragon
August 13th, 2008, 01:17 AM
vá deixem-se de sonhos... andam aí a queixar-se que o governo só gasta dinheiro e não sei que e agora querem fazer JO ? :lol:

skytrax
August 13th, 2008, 01:18 AM
Não me parace que lisboa vai ganhar alguma coisa. Sou muito mais a fazer da cidade do cabo, primeiro porque africa também merece, depois porque é uma cidade fantástica onde o desporto está sempre presente.

Tom_Lisboa
August 13th, 2008, 01:24 AM
Concordo, mas em termos de Europa, eliminando as cidades que ja o fizeram, Lisboa é fortissima candidata. E talvez tu preferes a Cidade do Cabo, pq eh normal (ainda mais em portugal) prestigiar mais o de fora. Eu acredito que Lisboa possa sediar. E JOs eh das poucas coisas que nao me parece ser desperdicio, Portugal ia lançar-se em cenario internacional, como nunca. Olhem a China, que hj, eh praticamente OUTRO pais, muito oprcausa das olimpiadas, Portugal ia se renovar. E eh isso q pt precisa, largar o velho, o de sempre, imagem de pais isolado e pobre, e virar um pais jovial, q atrai eventos (JOs por exemplo), e prospero, moderno, etc etc etc. Daqui a 100 anos iam flar: "mas entao e akela olimpiada em Lisboa, aiiiii akela foi muito fixe" ahuhuahuahuahua xD

fred_mendonca
August 13th, 2008, 01:24 AM
A questão é quem iria pagar o investimento?

JohnnyMass
August 13th, 2008, 01:35 AM
Concordo, mas em termos de Europa, eliminando as cidades que ja o fizeram, Lisboa é fortissima candidata. E talvez tu preferes a Cidade do Cabo, pq eh normal (ainda mais em portugal) prestigiar mais o de fora. Eu acredito que Lisboa possa sediar. E JOs eh das poucas coisas que nao me parece ser desperdicio, Portugal ia lançar-se em cenario internacional, como nunca. Olhem a China, que hj, eh praticamente OUTRO pais, muito oprcausa das olimpiadas, Portugal ia se renovar. E eh isso q pt precisa, largar o velho, o de sempre, imagem de pais isolado e pobre, e virar um pais jovial, q atrai eventos (JOs por exemplo), e prospero, moderno, etc etc etc. Daqui a 100 anos iam flar: "mas entao e akela olimpiada em Lisboa, aiiiii akela foi muito fixe" ahuhuahuahuahua xD
:lol: não diga bobagem garoto!:lol:

JohnnyMass
August 13th, 2008, 01:36 AM
não sabes ler?

Tom_Lisboa
August 13th, 2008, 01:36 AM
:lol: E que bobagem eu disse velhote?! :lol:

JohnnyMass
August 13th, 2008, 01:38 AM
não sabes ler? desde quando é que a China é o que é hoje muito por causa dos JO?:lol:

JohnnyMass
August 13th, 2008, 01:38 AM
mais acrescento, a China organizou os JO pelo que é hoje, não o inverso.;)

Tom_Lisboa
August 13th, 2008, 01:40 AM
Nao disse que eh o q eh porcausa das olimpiadas, e sim que muito se deve tambem as olimpiadas. Esforços para a melhora do meio ambiente, e nao soh em pequim, melhora na infra estrutura, reabilitação de zonas em pequim, dentre outros.

Tom_Lisboa
August 13th, 2008, 01:41 AM
mais acrescento, a China organizou os JO pelo que é hoje, não o inverso.;)

Ah e as olimpiadas nao influenciaram numa melhora na China,

claro, um pais investe 50 bilhoes de dolares soh na brinca. xD

Andre_idol
August 13th, 2008, 01:42 AM
Concordo com quem não concordou que a China tá um país mudado...
façam esta experiência...
vejam imagens das bancadas do "Cubo Aquático"...comparem com os outros jogos Olimpicos todos...(falo do Cubo como podia ser outro qualquer recinto)
e depois digam-me...onde esta a "festa" em Pequim...onde estão os cartazes...etc

PS: mais vale nem procurarem cartazes...não os podem ter nos recintos...pq? simples...DITATORIAL...e não são os Jogos que os vão mudar.

E fazendo um apanhado de posts atrás...
quem pagava...Estado e com a certeza de beneficios extremos mtas empresas se mostrariam interessadas.
e sim, na minha opinião os JO cá deviam ser distribuidos por algumas cidades olhando para os melhores locais para determinadas competições

skytrax
August 13th, 2008, 01:44 AM
Bem tanto quanto eu sei a China ja vem se renovando a muito tempo, mesmo antes dos JO... E quanto eu ser a favor da cidade do cabo, deve-se porque Africa nunca sediou nenhum jogo e acho que ja está na hora, sem falar que é uma cidade com mais probabilidade de vencer (comparando só com Lisboa). Não porque vivo em Lisboa que agora vou ter que ser a seu favor. Alem disso em 2020 certamente ja não estarei a viver em Lisboa..

fred_mendonca
August 13th, 2008, 01:46 AM
Os JO só podem ser numa cidade, excepto o futebol. O estado não tem muito dinheiro, só contraindo mais dívida.

PS: Não me parece que a cidade do Cabo tenha mais possibilidades de vencer do que Lisboa.

Tom_Lisboa
August 13th, 2008, 01:47 AM
Eh pa, 12 anos eh MUITA coisa, o pais muda neste tempo. E qualquer coisa a UE paga xD

Mas de qualquer jeito isto nao eh sobre as Olimpiadas de Pequim, e sim sobre uma potencial Olimpiada em Lx.

Lino
August 13th, 2008, 01:56 AM
A China já tem tido o boom desde há uns anos, aí desde inícios deste milénio... até porque o mundo tinha uma ideia errada deles, no ponto de vista chinês, e foi preciso começar a tirar partido da queda da economia dos EUA e dessa viragem cultural que se começou nesta onda... e a organização dos JO foi mais um motivo... mas por exemplo, Shangai é o maior porto do mundo ou um dos maiores...
E Fred, os JO têm sempre cidades co-organizadoras... estes têm competições em Hong Kong, Shangai e outras, por exemplo. Os de Atlanta, que fica afastada do mar, teve Savannah para os desportos de mar. Na Grécia a Maratona começou na cidade homónima...

Tom_Lisboa
August 13th, 2008, 01:58 AM
Ok, eu sei que isto nao tem nada a ver, mas falaste q comecou no inicio do milenio, e nao, foi muito antes, ateh pq pequim foi escolhida a sede em 2001 ¬¬

Mas de qualquer jeito, de modo algum disse que os 10 % ao ano q a china cresce e seu boom economico, e desenvolvimento deve-se as olimpiadas, eh ridiculo, mas eh o q alguns qrem por na minha boca.

Disse q a china, em especial pequim, renovou-se e muito para receber as olimpiadas, foram investidos QUARENTA E SETE BILHÕES DE DOLARES. o PIB portugues eh pouco mais de 4 vezes isso, ou seja, a intenção da china foi renovar-se, e os JO ajuadaram muito.

E ja esta, por favor, voltemos a falar dos potenciais JO em Lisboa

NewTomorrow
August 13th, 2008, 02:11 AM
Existem JO so de paises Europeus , como existe o Europeu de Futebol?

MarcoSousa
August 13th, 2008, 02:13 AM
Calma lá minha gente.
Isto é tudo muito bonito, e acredito piamente que Lisboa tem mais que capacidades para organizar uns JO. O Grande problema é este... nos não temos atletas a ganhar medalhas. Todos os paises que tem ganho as candidaturas tem montes de atletas medalhados.
Exemplos: Seul 88, Barcelona 92 , Atlanta 96, Sydnei 2000, Grecia 04 (Estes só ganharam a candidatura pq os JO faziam 100 anos), Pequim 08

Já viram os JO serem cá e nos ganharmos uma medalha de bronze e quem sabe uma de prata. Assim não à candidatura que ganhe. Enquanto não tivermos Atletas, nem vale a pena pensar em candidaturas.

fred_mendonca
August 13th, 2008, 02:17 AM
A China já tem tido o boom desde há uns anos, aí desde inícios deste milénio... até porque o mundo tinha uma ideia errada deles, no ponto de vista chinês, e foi preciso começar a tirar partido da queda da economia dos EUA e dessa viragem cultural que se começou nesta onda... e a organização dos JO foi mais um motivo... mas por exemplo, Shangai é o maior porto do mundo ou um dos maiores...
E Fred, os JO têm sempre cidades co-organizadoras... estes têm competições em Hong Kong, Shangai e outras, por exemplo. Os de Atlanta, que fica afastada do mar, teve Savannah para os desportos de mar. Na Grécia a Maratona começou na cidade homónima...

O boom da China começou nos finais dos anos 70, inícios dos anos 80 pela mão do Deng Xiaoping.

Quanto às cidades co-organizadoras, estas apenas acolhem poucos desportos. O facto é que só uma cidade é que acolhe a maioria senão a quase totalidade das modalidades.

Filipe Santos
August 13th, 2008, 02:23 AM
Seria um boom para o desporto em Portugal!
Teria muito melhores infraestructuras, e o numero de medalhas nesses Jogos poderia ser fenomenal tendo em conta as medalhas que costumamos ter.
A Espanha passou de 4 medalhas (1-1-2) em 88 para 22 (12-7-2). Antes dos Jogos de 92 tinha tido 5 ouros. De 92 até 04 teve 24...

Eu espero uma candidatura em 2020 (para ganhar experiencia) e em 2024 (para ganhar)

Filipe Santos
August 13th, 2008, 02:24 AM
Existem JO so de paises Europeus , como existe o Europeu de Futebol?

Não...
Mas existem os "JO" dos paises de Lingua Portuguesa (Jogos da Lusofonia) que em 2009 vão ser em Lisboa.

MarcoSousa
August 13th, 2008, 02:26 AM
Por outro lado temos um ponto a favor :) Na Europa já quase todos os paises dos 12 da CEE, já organizaram jogos ( Espanha, França, Inglaterra, Italia, Alemanha, Belgica, Holanda, Finlandia, Suecia, Grecia) e a Russia, já par não falar nos JO de Inverno. Portanto só falta Lisboa, Dublin, Copenhaga e Luxemburgo. Por outro lado Londres já é a 3ª vez que organiza o que eu acho muito injusto. Já viram se fosse em Portugal? Lisboa 3 vezes cidade olimpica. Acho que o Porto rebentava com tudo :D

daniel322
August 13th, 2008, 02:27 AM
PS: Não me parece que a cidade do Cabo tenha mais possibilidades de vencer do que Lisboa.
pode ter, tendo em conta que é suposto as Olimpíadas rodarem entre os vários continentes

skytrax
August 13th, 2008, 02:32 AM
Os JO só podem ser numa cidade, excepto o futebol. O estado não tem muito dinheiro, só contraindo mais dívida.

bem, a Cidade do Cabo já bateu cidaes com Buenos Aires e Estocolmo em candidaturas para olimpiadas, embora não seja um factor relevante, mas ja dá alguma credibilidade. Além disso, nos 17 critérios em causa na segunda ronda, Capetown levas vantagens em alguns deles.

MarcoSousa
August 14th, 2008, 02:09 AM
Acho que podemos ter uma grande oportunidade, quando o aeroporto sair da portela. Vai ficar um enorme terreno livre, e ai poderia ser construido a zona olimpica. Fala-se muito do Jamor, mas mesmo dentro de Lisboa temos boas areas para fazer isso, ex: Estadio universitario

ruben.briosa
August 14th, 2008, 02:24 AM
^^ a portela vai ser para o bairro dos arranha-ceus:D fica ja perto do estadio de alvalade a da luz.. jamor seria a melhor opçao..

ruben.briosa
August 14th, 2008, 02:26 AM
. Por outro lado Londres já é a 3ª vez que organiza o que eu acho muito injusto. Já viram se fosse em Portugal? Lisboa 3 vezes cidade olimpica. Acho que o Porto rebentava com tudo :D

Tambem acho que sim e com toda a razao:lol: se os JO fossem realizados 3 vezes em Portugal à terceira seria em Coimbra:rofl:

Faela
August 14th, 2008, 02:26 AM
Pelo que tenho lido não é Roma que vai se candidatar para 2020 e sim Milão devido a grande influência da Expo 2015.

PedroGabriel
August 14th, 2008, 02:34 AM
Não...
Mas existem os "JO" dos paises de Lingua Portuguesa (Jogos da Lusofonia) que em 2009 vão ser em Lisboa.

ora aí está algo que deveriam dinamizar para procurar ter visibilidade. Em vez de gastar dinheiro inutilmente com os jogos olímpicos.

ruben.briosa
August 14th, 2008, 02:45 AM
inutilmente?:lol: podes dizer que seria muito dinheiro gasto mas os JO jamais seriam inuteis.

Tom_Lisboa
August 14th, 2008, 03:46 AM
^^ COncordo, de forma alguma as Olimpiadas seriam inuteis.

Pelo contrario, iam colocar Portugal e sua capital em outro patamar. ;D

NewTomorrow
August 14th, 2008, 05:09 AM
Não...

Vai haver algum empreendimento desportivo novo para esses "JO"?

ruben.briosa
August 14th, 2008, 05:15 AM
^^nao, vao ser no Estadio do Restelo.

Filipe Santos
August 14th, 2008, 05:56 PM
^^nao, vao ser no Estadio do Restelo.

Não...

O basquetebol vai ser no Pavilhão do Benfica
O voleibol vai ser no Pavilhao Municipal de Almada
O voleibol de praia vai ser na Praia de Santo Amaro de Oeiras
O atletismo e o desporto para deficientes vai ser no Estádio Universitário
As cerimonias, o judo, o futsal, o taekwondo e o tenis de mesa vão ser no Pavilhao Atlantico
O futebol vai ser em vários estádios da Zona Metropolitana de Lisboa...

Se se decidir fazer a Superliga de Atletismo em Lisboa, com a renovação do Jamor, algumas provas poderão passar para lá. Se a Superliga for em Leiria, fica como disse anteriormente

ruben.briosa
August 14th, 2008, 06:03 PM
tinha lido algures que seria no Restelo.. tambem achei estranho pelo estadio nao ser muito grande..

Cidade_Branca
August 14th, 2008, 06:04 PM
Acho de loucos.

fred_mendonca
August 14th, 2008, 06:49 PM
tinha lido algures que seria no Restelo.. tambem achei estranho pelo estadio nao ser muito grande..

As provas de atletismo devem ser no Restelo uma vez que é o único estádio de grande dimensão em Lisboa com pista de tartan.

Filipe Santos
August 14th, 2008, 07:36 PM
As provas de atletismo devem ser no Restelo uma vez que é o único estádio de grande dimensão em Lisboa com pista de tartan.

Vão ser no Estádio Universitário, ou no Estádio do Jamor (se a Superliga de Atletismo for em Lisboa)

Andre_idol
August 15th, 2008, 02:39 AM
Não era o estádio do restelo que precisava de obras principalmente na envolvência e assim? hei-de de dizer que ouvi falar nisso.

Espero que isto seja em organizado! ;)

E para quando a renovação do Jamor? Acho que estão a trabalhar na área envolvente reservada a outros desportos (e mto bem fazem) mas a parte do estádio e pista deviam ser mto melhoradas

ruben.briosa
August 15th, 2008, 03:30 PM
É no Jamor o Complexo Olimpico:D

dvf
August 16th, 2008, 02:28 AM
Portugal não tem qualquer capacidade para organizar uns jogos olimpicos. Temos problemas mais preocupantes para resolver primeiro.

fred_mendonca
August 16th, 2008, 02:43 AM
Olha quem está de volta. :D

ruben.briosa
August 16th, 2008, 03:28 PM
Portugal não tem qualquer capacidade para organizar uns jogos olimpicos. Temos problemas mais preocupantes para resolver primeiro.

os gregos nao acharam isso. agora crescem a 4% (tudo bem com a economia paralela:lol: mas crescem). Muitos nem imaginam a visibilidade que a cidade e país anfitriao alcançam com as Olimpiadas. Nesta semana estava no autocarro e entrou uma miúda, 14 anos no máximo a falar mais ou menos isto para a senhora ao lado que supus ser a avó: "já viste aquela piscina na China? todos os dias saem de lá campeoes" :lol::lol: Não desvalorizem os JO, são o maior evento mundial, reabilitam zonas de uma cidade, atraem milhares de investimentos para o país organizador, se tudo bem planeado e feito com juizinho sem derrapagens só temos a ganhar e muito. Só para não falar do contágio de alegria, nacionalismo e tudo mais vivenciados pelo povo.

pauloluso
August 16th, 2008, 04:13 PM
O interessante dos J-O é que uma grande parte das infraestructuras construidas para o evento pode ser planeada para ser reconvertida.

Por exemplo, a aldeia olimpica poderia ser a renovação de uma zona da cidade.
Os equipamentos olimpicos poderiam preencher lacunas existentes ou complementar falta de infraestructuras desportivas.

Não se diz por aí que falta uma infraestructura de apoio ao Estoril Open(tennis) por exemplo? Terrenos de hipismo(melhorar o existente no campo grande)...etc

Outra ideia:se puder espalhar-se a outras cidades do país, poderia recuperar-se alguns dos estadios do Euro pouco utilizados como o de Leiria ou de Aveiro para outros fins?
Aveiro para velodromo nacional.

ruben.briosa
August 16th, 2008, 04:15 PM
Acho que poucos deportos podem sair da cidade anfitriã..

dvf
August 16th, 2008, 07:48 PM
A China gastou 35 mil milhões de euros com estes jogos. Claramente fora do "bolso" de Portugal. para melhorar zonas da cidade ou equipamentos desportivos, não precisamos de JO.

ruben.briosa
August 16th, 2008, 07:57 PM
^^Nao iriamos fazer como os mais caros de sempre. O Governo chines Tem muito graveto pode desperdiçar. Mas uns comos os de Atenas eram mais que aceitaveis (o plano inicial) e teriamos financiamento da UE como eles tiveram. Com os JO melhoram-se ou constroem-se zonas na cidade. Junta-se o util ao agradavel.

nprc
August 16th, 2008, 08:19 PM
OS JO em 2020 seria a estocada final no despesismo publico programada para os proximos 12 anos. Mas como neste país prolifera a maxima do "pão e circo", não faltarão adeptos de elefantes brancos a apoiar a ideia.

Se possivel, investir mais onde é menos necessario e cavar assimetrias ainda maiores a este triste de país voltado para o populismo de ideia barata, com preço alto.

ruben.briosa
August 16th, 2008, 09:45 PM
Fiz uma poll sobre uns possiveis JO em Lisboa 2020 no "Citytalk and Urban Issues". Quem quiser comentar.. esta aqui o link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=645807 :)

skytrax
August 17th, 2008, 04:19 AM
devia tambe ser feito um neste forum

ruben.briosa
August 17th, 2008, 07:43 PM
já fiz uma igual é só procurar no café:D

fred_mendonca
August 17th, 2008, 07:52 PM
Tens a certeza que fizeste? :D

ruben.briosa
August 17th, 2008, 08:19 PM
Absoluta:lol:

Viriatuus
August 18th, 2008, 12:09 AM
Nprc:

...ideia barata, com preço alto.

:lol::lol:

stadiumfuture
August 18th, 2008, 09:37 PM
Localizacao do Novo estadio Olimpico.

Dois zona's

- Zona Estadio Nacional ao Zona Sul do Parque das Nacoes (Antigo Porto).

Tom_Lisboa
August 19th, 2008, 05:38 AM
Iaa, akela zona do Braço de Prata, está visivelmente atrasada num contexto geral. É mesmo feia, seria uma optima zona para uma Vila Olimpica.

Esyava agora a ver o desempenho Portugues nas Olimpiadas Oo MEU DEUS, precisamos melhorar isto, ta catastrofico. Somos dos paises com menos medalhas, e portugal é um pais de 10 milhoes de habitantes, e dito, rico ¬¬

Houve ai alguem que comenttou o desempenho da Espanha anted e depois das Olimpiadas de Barcelona, e realmente, um país começa a visar melhores resultados quamdo sedia, e tem as Olimpiadas ao pé. xD

dvf
August 19th, 2008, 09:06 AM
Gostava daquele projecto dos JO serem realizados na margem sul do tejo.

brunods
August 19th, 2008, 10:28 AM
Gostava daquele projecto dos JO serem realizados na margem sul do tejo.

havia mesmo um mapa disso, mas nao o encontro :-(

edit: Aqui esta o MAPA: http://i256.photobucket.com/albums/hh191/Astur-Luso/TerceirapontesobreoTejo.jpg

Até o novo aeroporto estava no bom sitio lool

dvf
August 19th, 2008, 11:03 AM
havia mesmo um mapa disso, mas nao o encontro :-(

edit: Aqui esta o MAPA: http://i256.photobucket.com/albums/hh191/Astur-Luso/TerceirapontesobreoTejo.jpg

Exacto, era esse. Ate a TTT vai ficar no local que está no mapa :D

Gosto da ideia daquele metro/Comboio/"metro de superficie" (???) em formato circular... uma espécie de frotneira da região de lisboa.

Paulo2004
August 31st, 2008, 01:14 AM
É bem possível uma candidatura para esse ano uma vez que praticamente toda a infraestrutura necessária em Portugal estará concluída. Todavia, a economia portuguesa terá que crescer em média 4% durante o período de 2008 - 2016 para tal ser possível.

ruben.briosa
August 31st, 2008, 01:22 AM
^^Antes de 2010 não creio que consigamos crescer a 4% ao ano:ohno:

Vittariano
August 31st, 2008, 06:02 AM
Gostaria muito que Lisboa sediasse os Jgos Olímpicos...teriam condições de realizar uma festa muito bonita e organizada, com certeza!

Pelha
August 31st, 2008, 06:15 AM
Lisboa e mais concretamente Portugal tem outros desígnios colectivos a cumprir nas próximas décadas que não a organização de umas Olimpíadas e em caso de Lisboa vir algum dia a receber uns Jogos Olímpicos certamente muitos de nós já não estaremos vivos para os presenciar.

ruben.briosa
August 31st, 2008, 07:17 AM
Eu estarei:D :lol:

Tom_Lisboa
August 31st, 2008, 07:38 AM
ia Mas ha gente de 40, 50 anos no Forum =)

ruben.briosa
September 1st, 2008, 05:05 AM
Se quiserem votar ou dar alguma opiniao sobre uns hipotéticos Jogos Olímpicos em Lisboa no internacional têm uma nova poll:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=699028

Shöneberg
September 24th, 2008, 06:30 PM
Eu acho que Lisboa tem mais do que capacidade para organizar os jogos Olimpicos de 2020. Em 2016 já estão candidatas Madrid, Chicago, Moscovo e Rio de Janeiro sendo Madrid e Chicago as cidades com melhores propostas.
Possivelmente o facto de Barcelona já ter tido os jogos Olimpicos não há muitos anos e o facto de Londres o fazer em 2016 não vai ajudar a Madrid, mas vai facilitar no entanto uma candidatura de Lisboa quatro anos mais tarde.
Além disso posso garantir que a imagem de Lisboa e Portugal em geral no resto da Europa é muito positiva, estando eu a viver em Berlim na Alemanha agora e ter vivido nos ultimos anos 11 anos em Londres e lá ter estado quando Londres se candidatou e ganhou o concurso.
Agora, devo dizer que só uma coisa pode impedir que o projecto vá para a frente, que é o péssimisto geral dos Portugueses e os contras das oposições que já quando foi o American Cup fizeram por esses motivos com que não fosse em Lisboa mas sim Valencia a cidade escolhida, tendo sido Lisboa a cidade favorita!
O meu conselho é que os Portugueses deixem de se fazer de vítimas e passar o tempo a criticar este governo (que na minha opinião tem sido MUITO melhor que os anteriores) e comecarem mas é a trabalhar a sério que é o que se faz no resto da Europa sem contar com quaisquer ajudas do governo nem pacotes Delors que a história das ajudas da União Europeia eram temporarias e já acabaram..

Império-CostaAzul
September 24th, 2008, 08:33 PM
equitaçao zona de Santarém, natação no Porto, ginàstica em coimbra, atletismo em Lisboa, Vela nas zonas Sintra/cascais ou algarve, boxe/ judo/etc... em Aveiro ou Viseu, BTT e ciclismo em Braga e Viana do Castelo, canoagem/kayak na Guarda ou Castelo Branco, Tiro e todas as outras modalidades distribuidas pelo Alentejo e Bragança :)

Barragon
September 24th, 2008, 08:45 PM
Bem vindo Shoneberg :okay:

Império-CostaAzul
September 24th, 2008, 09:21 PM
Nem mais nem menos Shoneberg, tens toda a razão :) bem vindo

j0ny
September 24th, 2008, 11:33 PM
Completamente de acordo shoneberg!!!

ruben.briosa
September 24th, 2008, 11:45 PM
:banana:

Império-CostaAzul
September 25th, 2008, 09:57 AM
Nao é porreiro este forum Shoneberg? Ainda agora chegas-te e toda a gente te dà jà razão lol :)

fidalgo
September 27th, 2008, 03:59 AM
equitaçao zona de Santarém, natação no Porto, ginàstica em coimbra, atletismo em Lisboa, Vela nas zonas Sintra/cascais ou algarve, boxe/ judo/etc... em Aveiro ou Viseu, BTT e ciclismo em Braga e Viana do Castelo, canoagem/kayak na Guarda ou Castelo Branco, Tiro e todas as outras modalidades distribuidas pelo Alentejo e Bragança :)

Os jogos olimpicos sao atribuidos a uma cidade, e nao a um país. o comité rir-se-ia de uma candidatura assim.
os unicos desportos que normalmente nao se realizam na mesma cidade, sao o torneio de futebol, a vela (para cidades sem mar), a equitaçao e o remo/canoagem

Rocha Vieira
September 27th, 2008, 10:08 AM
Nao é porreiro este forum Shoneberg? Ainda agora chegas-te e toda a gente te dà jà razão lol :)

Infelizmente há muitos "cordeirinhos" e "yes man" por este fórum...
Contudo, também há a excepção à regra...

Eu acho que Lisboa tem mais do que capacidade para organizar os jogos Olimpicos de 2020.

O seu conceito de "capacidade" é bem diferente do meu. È que a primeira capacidade é a financeira e essa Lisboa não tem de certeza.

Agora, devo dizer que só uma coisa pode impedir que o projecto vá para a frente, que é o péssimisto geral dos Portugueses e os contras das oposições que já quando foi o American Cup fizeram por esses motivos com que não fosse em Lisboa mas sim Valencia a cidade escolhida, tendo sido Lisboa a cidade favorita!

Pessimismo ou realismo? Existe uma estupidificação colectiva em Portugal, mas até um merceeiro consegue calcular de cabeça os prejuízos. Um país falido não se pode meter em megalomanias só porque "é giro". Só o que a China gastou nos Jogos Olímpicos foi um valor superior ao PIB de Portugal...

O meu conselho é que os Portugueses deixem de se fazer de vítimas e passar o tempo a criticar este governo (que na minha opinião tem sido MUITO melhor que os anteriores)

Não poderia passar pior conselho. Um governo que tortura os portugueses, que lhes tira direitos e liberdades, só tem igual no tempo em que os Filipes andam por Portugal. Perdão, esqueci-me que posso estar na presença de um membro da JS ou de um daqueles feliz contemplados dos job for the boys. Ai sim, consigo perceber tamanha barbaridade.

Império-CostaAzul
September 28th, 2008, 11:32 PM
Os jogos olimpicos sao atribuidos a uma cidade, e nao a um país. o comité rir-se-ia de uma candidatura assim.
os unicos desportos que normalmente nao se realizam na mesma cidade, sao o torneio de futebol, a vela (para cidades sem mar), a equitaçao e o remo/canoagem

Pois eu sei bem estava a gozar... Porque um quer os jogos no Porto, o outro em Lisboa, daqui a pouco um em coimbra, outro aveiro, entao eu estava a gozar com a situaçao dando um desporto a cada cidade, assim nao hà guerras :)

Shöneberg
September 29th, 2008, 08:26 AM
Muito obrigado pelas boas vindas pessoal! :))))

Miguel Portela
October 1st, 2008, 04:43 PM
Sim e Lisboa Ficava com um PIDDAC 10 vezes maior que o resto dos distritos durante 4 anos.... Bem já e algo natural isso acontecer...
Com tantos elefantes Brancos nessa cidade qualquer dia pode-se ir ai para baixo fazer safaris a procura de marfim :lol:

Império-CostaAzul
October 4th, 2008, 12:39 AM
Infelizmente há muitos "cordeirinhos" e "yes man" por este fórum...
Contudo, também há a excepção...

Vê la se querias que andasse-mos aqui as bulhas... :) Eu acho que devemos dar a nossa opinião mas ambém aceitar as opiniões dos outros sem impor as nossas é tudo

Luís Raposo Alves
April 11th, 2009, 05:18 AM
Este thread morreu?

DinamiT
April 11th, 2009, 11:44 AM
Nop, tu ressuscitaste-o

Império-CostaAzul
April 11th, 2009, 08:58 PM
pois... so podias ser tu lol

PortoNuts
April 11th, 2009, 09:14 PM
Este thread morreu?

Os forumers devem ter percebido a utopia desta ideia.

Gustavo__Almeida__
April 11th, 2009, 11:10 PM
Para o Porto não o é, certo?

PortoNuts
April 12th, 2009, 12:22 AM
Claro que é uma utopia para o Porto. Muito mais do que para Lisboa. Nunca disse o contrário.

Daniel_Portugal
April 12th, 2009, 12:31 AM
^^ A ser, sê-lo-á porque o governo só candidata Lisboa, e assim nem sequer é utópico para o Porto, é IMPOSSÍVEL! :lol:

Para Lisboa, que é sistematicamente candidatada pelo Governo, aí sim pode dizer-se utópico.

Ricardo_PT
April 12th, 2009, 03:27 AM
Bem, se a capital começasse agora a fazer as infrastruturas certamente que não haveria desemprego até 2020...:lol:

leoferreira12
April 13th, 2009, 03:06 PM
Bem, se a capital começasse agora a fazer as infrastruturas certamente que não haveria desemprego até 2020...:lol:

A nível da construcção cívil é obvio que não, era mau era se viessem mais trabalhadores da Europa de Leste.

Ainda não tinha visto este thread, Daniel podias ter dito, lol.
Não quero comentar muito, até porque a minha posição na atracção de novos investimentos para Portugal recai sobre outras cidades/regiões que não Lisboa e Algarve. Isto não deitando fora o facto de que Lisboa talvez conseguisse ter boas condições para os Jogos, mas ia sempre ser pelo menos o dobro mais caro que no Porto e mais uma vez centralizado.

Mas não me quero meter muito na conversa porque já sei que dá confusão tal como no fórum do Porto deu.

Na verdade seria um investimento também para o país, mas no fundo, mais uma vez para Lisboa, acho que o dinheiro que está previsto gastar na capital nos próximos 10 anos já é suficientemente exagerado quando comparado com o resto do país, e na minha opinião Lisboa não é, apesar de capital, o local com mais tradição, colectividades, infraestruturas, desportistas e juventude em Portugal, por muito que muita gente pense assim.

DinamiT
April 13th, 2009, 06:12 PM
Jogos Olimpicos em Portugal? Que doidisse:
http://www.worldstadiums.com/stadium_menu/tournaments/olympics2008.shtml

leoferreira12
April 13th, 2009, 06:28 PM
Jogos Olimpicos em Portugal? Que doidisse:
http://www.worldstadiums.com/stadium_menu/tournaments/olympics2008.shtml

O World stadiums é porreiro mas não mostra tudo nem as capacidades correctas.
Quanto á doidice, garanto-te que em Portugal conseguiamos oferecer uns jogos bem superiores aos de Pequim, e sem investir tanto...
Talvez não seja o melhor a fazer neste momento, ou talvez sim, mas capacidade temos...

fidalgo
April 13th, 2009, 06:40 PM
(como se dizia nos testes de história)

Justifique a afirmação.

...Lisboa talvez conseguisse ter boas condições para os Jogos, mas ia sempre ser pelo menos o dobro mais caro que no Porto...

leoferreira12
April 13th, 2009, 07:09 PM
(como se dizia nos testes de história)

Justifique a afirmação.

lol, história e não só...

Por exemplo ao nível dos transportes públicos, autoestradas, transito, teria de melhorar bastante, e abranger toda a área metropolitana.
A nível de recintos também teria de ser gasto mais dinheiro, pois embora possua bons e relativamente grandes recintos, tem menos quantidade, pelo menos adequados aos jogos...

PortoNuts
April 13th, 2009, 07:37 PM
E construir um estádio olímpico e uma vila olimpica. Seria mais um PDN construído de raíz. Era desactivar aquela portela...

leoferreira12
April 14th, 2009, 01:00 AM
E construir um estádio olímpico e uma vila olimpica. Seria mais um PDN construído de raíz. Era desactivar aquela portela...

Lá está, Portela, bom local para um Parque Olímpico, mas problemas: Ténis - Provavelmente ficaria no Jamor. Centro de Slalom - Jamor. e Pensamos agora: mandamos o Jamor todo abaixo e plantamos florzinhas? É que convinha ficar tudo "junto" pelo menos o ténis...
Ou então constrói-se cenas novas no Jamor e faz-se o Central Park na Portela.
Ou então não se faz nada, ficamo-nos pelo central park e a Expo no Porto, lol

DinamiT
April 15th, 2009, 11:12 PM
Mesmo assim continuo a achar uma doidisse... São muitos desportos... são precisos muitos estadios -> muito investimento -> Portugal?!

Já foi uma festa o euro imagino uns J.O. x)

ALGARVIO \m/ \m/
April 18th, 2009, 07:31 PM
seria uma doidice!!mas seria mecessario um grande investimento!!!nao sei se portugal se encontra na melhor altura p investir largos milhares de milhoes nesse invento desportivo

Império-CostaAzul
April 19th, 2009, 03:36 AM
Nem deve investir assim à toa.
Jà temos uma divida exterior enormissima.
Se até la a crise passar, que a nossa economia cresça um pouco e que a nossa divida desça consideravelmente porque não. Mas nas condições actuais acho desperdicio.

DinamiT
April 19th, 2009, 12:39 PM
Este país só se interessa pelo futebol -.-

sybrenp
April 19th, 2009, 02:58 PM
Mais uma vez so esta se pensando no curto prazo.. Claro que agora ha crise, mas ha em todo o mundo, nao so em Portugal. D'aqui a um ano ou tal ja passa esta crise e havera muito mais dinheiro para financiar os jogos olympicos. E tao dificil dizer o que vai acontecer em 10 anos a economia, pode mudar tanto. Ja dizer que nao vai ser possivel por causa da economia nao faz sentido..

Falando mais da practica, eu tambem acho que os terrenos da Portela vao dar para fazer um belo parque olympico. La para 2013 (ou 2015..?) vao estar livres estes terrenos e se Lisboa receber luz verde para os jogos, vamos ver que se vao projectar umas coisas boas que nem imaginamos ;)

Claro que ha muito mais para melhorar ate 2020, mas ainda falta 11 anos, nesse tempo vamos ter um novo aeroporto, uma nova travessia to Tejo, e nao sei la o que mais.
Eu digo sim aos jogos olympicos de 2020 em Lisboa :cheers:

Império-CostaAzul
April 19th, 2009, 04:16 PM
Mais uma vez so esta se pensando no curto prazo.. Claro que agora ha crise, mas ha em todo o mundo, nao so em Portugal. D'aqui a um ano ou tal ja passa esta crise e havera muito mais dinheiro para financiar os jogos olympicos. E tao dificil dizer o que vai acontecer em 10 anos a economia, pode mudar tanto. Ja dizer que nao vai ser possivel por causa da economia nao faz sentido..

Falando mais da practica, eu tambem acho que os terrenos da Portela vao dar para fazer um belo parque olympico. La para 2013 (ou 2015..?) vao estar livres estes terrenos e se Lisboa receber luz verde para os jogos, vamos ver que se vao projectar umas coisas boas que nem imaginamos ;)

Claro que ha muito mais para melhorar ate 2020, mas ainda falta 11 anos, nesse tempo vamos ter um novo aeroporto, uma nova travessia to Tejo, e nao sei la o que mais.
Eu digo sim aos jogos olympicos de 2020 em Lisboa :cheers:

Foi o que eu disse :)
Se até la a economia se restabeleça e a divida publica diminua, sim estou completamente de acordo

j0ny
April 19th, 2009, 06:22 PM
Não estamos a falar em 10 anos , mas sim 6 porque tem de estar tudo planeado, creio que, 4 anos antes (quando decorre os Jogos Olimpicos de 2016).

rpc08
April 19th, 2009, 09:28 PM
Foi o que eu disse :)
Se até la a economia se restabeleça e a divida publica diminua, sim estou completamente de acordo

Desculpa-me Império, mas parece-me que estás a sonhar...

A crise mundial até pode acabar já daqui a dois anos como se prevê (sinceramente ainda dou o dobro) que Portugal vai continuar em crise: nós antes da crise já estávamos mal, toda a gente sabe que não foi o último ano que nos balanceou muito para baixo. Ora, também não será o fim da crise que nos puxará muito para cima e nos trará real prosperidade e "desaperto de cintos". Assim sendo, Portugal não tem condições para acolher os Jogos Olímpicos nesta altura, que englobam todos os desportos e por isso um muito maior investimento, porque nós não temos quase nada. Nesta situação não acredito sinceramente que os JO ainda dessem lucro a Portugal...

E, mesmo se conseguirmos fugir à crise num espaço de cerca de 5 anos (o que eu muito sinceramente duvido) as primeiras prioridades terão que ser sempre praticadas directamente para as pessoas - subida dos salários, investimento para chamar emprego, investimento público, etc, etc... - e não andar a gastar montes de dinheiro a apenas investir no turismo e a ter prazer em ter cá os JO, quando a população pouco lucra com isso...para além de que, se for preciso, ainda nos lançamos outra vez por aí abaixo...

Daí o meu não redondo a eventos como este, pelo menos a curto prazo.

Jogos Olimpicos em Portugal? Que doidisse

É doidice com c, mas tens razão...

leoferreira12
April 20th, 2009, 12:28 AM
A Portela só vai estar livre quando o NAL abrir, logo, em 2018, nunca daria para uns jogos em 2020, 2024 já dava...

fidalgo
April 20th, 2009, 12:55 AM
^^ não estás a contar com atrasos

leoferreira12
April 20th, 2009, 02:42 PM
^^ não estás a contar com atrasos

Claro que não, mas se áté 2020 estivesse disponível, 2014 daria (em Londres começaram as obras em 2008 (4 anos antes)... Mas de qualquer maneira não concordo com os JO em Lisboa, mas se vierem a fazer que aproveitem o Jamor, podem fazer muita e boa coisa lá...

Império-CostaAzul
April 20th, 2009, 05:02 PM
Desculpa-me Império, mas parece-me que estás a sonhar...

A crise mundial até pode acabar já daqui a dois anos como se prevê (sinceramente ainda dou o dobro) que Portugal vai continuar em crise: nós antes da crise já estávamos mal, toda a gente sabe que não foi o último ano que nos balanceou muito para baixo. Ora, também não será o fim da crise que nos puxará muito para cima e nos trará real prosperidade e "desaperto de cintos". Assim sendo, Portugal não tem condições para acolher os Jogos Olímpicos nesta altura, que englobam todos os desportos e por isso um muito maior investimento, porque nós não temos quase nada. Nesta situação não acredito sinceramente que os JO ainda dessem lucro a Portugal...

E, mesmo se conseguirmos fugir à crise num espaço de cerca de 5 anos (o que eu muito sinceramente duvido) as primeiras prioridades terão que ser sempre praticadas directamente para as pessoas - subida dos salários, investimento para chamar emprego, investimento público, etc, etc... - e não andar a gastar montes de dinheiro a apenas investir no turismo e a ter prazer em ter cá os JO, quando a população pouco lucra com isso...para além de que, se for preciso, ainda nos lançamos outra vez por aí abaixo...

Daí o meu não redondo a eventos como este, pelo menos a curto prazo.

:lol: pois eu sei foi por isso que eu disse isso :)
é impossivel fazer esses jogos olimpicos sem afundar o paìs.

Luís Raposo Alves
April 21st, 2009, 02:26 AM
Claro que não, mas se áté 2020 estivesse disponível, 2014 daria (em Londres começaram as obras em 2008 (4 anos antes)... Mas de qualquer maneira não concordo com os JO em Lisboa, mas se vierem a fazer que aproveitem o Jamor, podem fazer muita e boa coisa lá...

Na Portela não cabe, mas no Jamor já cabe! :nuts:

leoferreira12
April 24th, 2009, 09:46 PM
Na Portela não cabe, mas no Jamor já cabe! :nuts:

Eu não disse isso, eu disse que a Portela vai demorar muito até estar disponível e que, a fazer-se, preferia o Jamor, clarop que a Portela é maior, muito maior, mas o Jamor tem muita coisa de alta qualidade que deve ser aproveitada e um estádio nacional que teria de ser demolido.

Cumps

DinamiT
April 24th, 2009, 09:55 PM
andar a gastar montes de dinheiro a apenas investir no turismo...

é "apenas investindo" mas tens razão...

Pelha
October 6th, 2009, 11:10 PM
:rock:

http://img183.imageshack.us/img183/7587/cop.png (http://img183.imageshack.us/i/cop.png/)

http://img25.imageshack.us/img25/4703/cpiadecop.png (http://img25.imageshack.us/i/cpiadecop.png/)

Luís Raposo Alves
October 6th, 2009, 11:25 PM
onde é que viste que era candidata? ou tu é que fizeste o boneco?!

Rui_Magalhaes
October 7th, 2009, 12:32 AM
O boneco é o do comité olimpico portugues...pelo menos parece :p

Vasconcelos
October 7th, 2009, 02:33 AM
Madrid depois de ter perdido por pelo menos 2 vezes, não irá dessistir e ganharia mesmo com Lisboa a concorrer.

Gwo Loo Waan
October 7th, 2009, 06:15 AM
Se o Costa fica em Lisboa, não há dúvida que Lisboa se candidata aos JO's. Afinal quem pagará a conta destas aventuras serão os portugueses todos, mesmo aqueles que nunca n vida foram a Lisboa, como de costume.

Lino
October 7th, 2009, 06:26 AM
Até gosto desse emblema, foge ao que tem sido comum, o boneco a correr... ao menos esse alude à náutica...

Bluesence
October 7th, 2009, 11:32 AM
Os JO são sempre pontos de viragem integral no modo como as cidades se organizam e são precepcionadas no mundo. Imaginem o que Lisboa ganhou com a Expo 98 em termos de equipamentos, transportes e turismo, e agora multipliquem por 100. Era um sonho um dia ver os JO realizados em Portugal.

Pelha
October 7th, 2009, 12:06 PM
O boneco como lhe chamam é da minha humilde autoria! :lol:

Carlowsky
October 7th, 2009, 12:42 PM
Alguns comentários que li por aqui só revelam mais uma vez o eterno pessimismo dos Portugueses e eé por isso mesmo que o país não vai para a frente, não arriscamos, gostamos de ficar confortavelmente acomodados á espera dos eternos subsídios de Bruxelas para sabe-se lá o q...:ohno: Só pessoas ignorantes é que podem dizer que uns JO em Lisboa não dariam lucro não só á capital como a todo o país...já viram só o reflexo que teria em todos os sectores da sociedade?????Turismo, infraestruturas, projecção mediática e o melhor, um país considerado "pequenino" conseguir superar todas as expectativas?????É por causa de pessoas como algumas que aqui comentaram, que de tão certinhas, realistas demais, pobres de ambição, que Portugal está no estado em que está:bash::ohno:

Golan Trevize
October 7th, 2009, 04:16 PM
Esqueçam JO em Lisboa neste século, é algo que simplesmente está fora do alcance do nosso país, o máximo a que podemos aspirar é uma Sessão do COI, um dos raros Congressos que eles fazem em cada década ou uns Jogos olímpicos da Juventude, mais do que isso é apenas lirismo. A cidade de Lisboa não está minimamente preparada para acolher uns JO, a própria cidade do Rio Janeiro vai ter que fretar dezenas de cruzeiros para fortalecer a sua oferta hoteleira, porque a que tem actualmente não chega para as necessidades de uns JO, e o Rio é das cidades mais turísticas do mundo. Além da falta de oferta hoteleira o principal problema de Lisboa é a ausência de oferta de estruturas desportivas, para começar um Estádio Olímpico com 80/90 mil lugares é menino para custar uns 300/400 milhões de euros. Juntem a isso um complexo de piscinas olímpicas, algo que nunca ficaria por menos de 150 milhões de euros. Um velódromo de nível olímpico fica sempre por mais de 100 milhões. Juntemos a isto os 5/6 pavilhões de 8/10 mil lugares cada para os desportos de equipa, mais um pavilhão para o boxe, um complexo de ténis (estoril não pode ser usado pelo facto de ser terra batida), um estádio para o rugby, um pavilhão para o hastlerofilismo, estádios para o hóquei de campo, pavilhão para o badminton, aldeia olímpica para 10500 atletas mais treinadores e comitivas. O centro de imprensa pode fica na FIL, duvido que o NAL tenha a capacidade de escoamento que uns JO necessitam. Portugal não se pode dar ao luxo de gastar 10 mil milhões de euros em algo desta natureza.

Golan Trevize
October 7th, 2009, 05:42 PM
Vejam aqui os os vários livros de candidaturas das várias cidades que tentaram conquistar os JO nos últimos anos http://ontour2001.tripod.com/bidlibrary/

PortoNuts
October 7th, 2009, 09:54 PM
Lisboa pode candidatar-se mas só se for para entrar no meio, para ficar conhecida, não seria uma candidatura com objectivo de vitória. Não me parece que Madrid vá desistir e com certeza vai ter concorrentes de peso para 2020.

Além disso, os gastos seriam totalmente incomportáveis para um país como Portugal, e no estado em que se encontra durante a maior parte do tempo (os 500 mil desempregados já vêm desde sei lá quando...).

beto_chaves
October 7th, 2009, 10:09 PM
Se é para apresentar logos... tenho este aqui que fiz em 2004, logo depois do Euro 2004. Foi tudo pensado para 2016!!!! :lol:
É uma onda...

http://img410.imageshack.us/img410/44/logo2sloganptenfr.png
http://img230.imageshack.us/img230/597/capabidbook.png

Eis o que escrevi para descrever o logo e a forma de lá chegar.

http://img230.imageshack.us/img230/8914/explicao.png

isto fazia parte de uma proposta de logotipo que eu queria enviar para o COP...

Eu apontava para uma candidatura a partir de 2024...

Bluesence
October 7th, 2009, 10:30 PM
Parabéns! :yes: :applause:

Lss911
October 8th, 2009, 01:22 AM
Como designer devo dizer que este último trabalho está realmente muito bom!

Pena que JO em Lisboa ou Porto não passem de um sonho...

Lino
October 8th, 2009, 01:26 AM
Talvez uma onda com as 5 cores olímpicas? Onda multicolorida e não só vermelha, enquadrada no laranja/vermelho em redor, talvez com um azul de futuro, de energia...

Viriatuus
October 8th, 2009, 02:05 AM
O logo está muito bom Beto:banana: e concordo com o Lino que poderia eventualmente ser aprimorado usando mais cores onde só tens vermelho...

Pelha
October 8th, 2009, 03:27 AM
Gostei Beto, mas não acho que seja o mais adequado para um logo de JO, mais parece um rótulo de uma garrafa de vinho tinto lol, além do mais todo esse vermelho lembra-me a cor da chamada fúria espanhola, acho o logo com carácter pouco distintivo do nosso país vizinho se é que me entendem.

As cores de Lisboa..

http://www.wrighton.com.ar/blogpix/200801/lisboapalette.jpg

Já agora, podiamos abrir um concurso de logos para a suposta candidatura de Lisboa 2020.. vou fazer mais alguns quando tiver tempo.

Barragon
October 8th, 2009, 03:29 AM
Pelha o teu logo é péssimo! muito vintage e pouco vanguardista

Pelha
October 8th, 2009, 03:34 AM

O meu logo é o logo do COP (http://www.comiteolimpicoportugal.pt/) apenas acrescentei o nome da cidade e o respectivo ano, e foi feito no paint.. :lol:

Golan Trevize
October 8th, 2009, 11:31 AM
Já agora, podiamos abrir um concurso de logos para a suposta candidatura de Lisboa 2020.. vou fazer mais alguns quando tiver tempo.

Não vai haver candidatura Lisboa 2020, ninguém no seu perfeito juízo lança uma candidatura que custa vários milhões de euros sem que haja as mínimas hipóteses de sucesso. Não se esqueçam que a câmara de Lisboa está cheia de dívidas.

beto_chaves
October 8th, 2009, 12:43 PM
Como designer devo dizer que este último trabalho está realmente muito bom!

Parabéns! :yes: :applause:

Obrigado!

Talvez uma onda com as 5 cores olímpicas? Onda multicolorida e não só vermelha, enquadrada no laranja/vermelho em redor, talvez com um azul de futuro, de energia...

O logo está muito bom Beto:banana: e concordo com o Lino que poderia eventualmente ser aprimorado usando mais cores onde só tens vermelho...

Boa ideia!

Gostei Beto, mas não acho que seja o mais adequado para um logo de JO, mais parece um rótulo de uma garrafa de vinho tinto lol, além do mais todo esse vermelho lembra-me a cor da chamada fúria espanhola, acho o logo com carácter pouco distintivo do nosso país vizinho se é que me entendem.

As cores de Lisboa..

http://www.wrighton.com.ar/blogpix/200801/lisboapalette.jpg

Vou tomar em conta essas cores... embora ache as cores muito "mortas"...

Luís Raposo Alves
October 8th, 2009, 02:45 PM

Eu gosto bastante!

Acho que o pelha fez um logo excelente! :cheers:

Golan Trevize
October 8th, 2009, 03:56 PM
Para terem uma ideia do que deve ser um logotipo de uma candidatura olímpica veja aqueles que, na minha opinião, são os melhores logotipos de cada ciclo eleitoral olímpico:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/6/6b/Chicago_bid_logo_for_the_2016_Summer_Olympics.svg/170px-Chicago_bid_logo_for_the_2016_Summer_Olympics.svg.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/8/81/Sochi_2014_Olympics_logo.svg/100px-Sochi_2014_Olympics_logo.svg.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/b/b9/NYC2012.png/150px-NYC2012.png

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/a/a6/Vancouver2010_bid.png/240px-Vancouver2010_bid.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/e/e2/Beijing2008_bid.png/240px-Beijing2008_bid.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/f/f3/Helsinki2006.png/200px-Helsinki2006.png

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/4/41/Cape_town2004.png/180px-Cape_town2004.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/7/7c/Stockholm2004.png/200px-Stockholm2004.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/8/80/Buenos_aires2004.png/180px-Buenos_aires2004.png

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/b/b0/Sion2002.png/150px-Sion2002.png http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f4/Sydney2000bid.png http://www.aldaver.com/Images/Owb/98/lg1998b5.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/d2/Atlanta1996_bid.png http://www.aldaver.com/Images/Owb/94/lg1994a1.jpg http://www.aldaver.com/Images/Osb/92/lg1992p1.jpg

http://www.aldaver.com/Images/Owb/92/lg1992a2.gif http://www.aldaver.com/Images/Osb/lg1988b2.jpg http://www.aldaver.com/Images/Owb/lg1988w1.jpg

TeKnO_Lx
October 9th, 2009, 12:28 PM

+1

tenta mudar as cores da onda, experiemta varias cores

pedrodepinto
October 11th, 2009, 12:46 AM
Mesmo assim, o essencial do grafismo está lá :okay:!

Escalabitano
October 12th, 2009, 12:51 PM
Têm aqui no Stadiums and Sport Arenas a lista das cidades potenciais para sediar os JO de 2020, que já demonstraram interesse em se candidatar:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=498634&page=40

Façam a vossa escolha:okay:

Lisboa, pela primeira vez que se pondera canidatar, não está nada mal na votação dos usuários :)

Império-CostaAzul
October 12th, 2009, 11:56 PM
jà fui la votar lol

fidalgo
October 13th, 2009, 12:07 AM
Juntemos a isto os 5/6 pavilhões de 8/10 mil lugares cada para os desportos de equipa, mais um pavilhão para o boxe, um complexo de ténis (estoril não pode ser usado pelo facto de ser terra batida), um estádio para o rugby, um pavilhão para o hastlerofilismo, estádios para o hóquei de campo, pavilhão para o badminton,.

A candidatura de Madrid metia uns 6 desportos deste genero no IFEMA (http://www.madrid2016.es/es/nuestracandidatura/deportesinstalaciones/Instalaciones/FotosInstalaciones/Ifema/IfemaGenerica.jpg)
suponho que pudessemos fazer o mesmo com a FIL

A candidatura de MAdrid propunha o ténis para a "caja magica, centro de tenis de MAnzanares (http://www.madrid2016.es/es/nuestracandidatura/deportesinstalaciones/Instalaciones/FotosInstalaciones/CajaMagica/CajaMagica3.jpg)" que é em terra batida

para a afluencia que este desporto deve ter, o estadio universitario seria suficiente. com uns arranjos claro

mas no geral percebo o teu ponto de vista

svvo
February 21st, 2011, 06:46 PM
duvido que o comité queira dois jogos olímpicos em português.

Golan Trevize
February 21st, 2011, 07:19 PM
Esqueçam Jogos Olímpicos em Portugal neste século

neo basin
February 21st, 2011, 07:22 PM
:crazy: E no próximo também não?

Diria década.