View Full Version : Aeroportos fora do RJ e SP ganham vôos internacionais

Pesquisadorbsb
August 20th, 2008, 05:03 PM
As companhias aéreas estão descobrindo o Brasil além do eixo Rio-São Paulo. Três companhias aéreas estrangeiras - American Airlines, Delta e Copa - anunciaram esta semana vôos diretos para Belo Horizonte, Brasília, Manaus e algumas capitais do Nordeste. As companhias americanas acabam de receber autorização para voar 21 novas freqüências, que se somam às 105 freqüências de cada lado até então permitidas entre os dois países.

A Delta ganhou 11 das novas freqüências. A empresa inaugura em dezembro vôos diários entre Manaus e Atlanta e, quatro vezes por semana, o vôo Recife-Fortaleza-Atlanta. A American ligará Belo Horizonte a Miami três vezes por semana e, diariamente, fará o vôo triangular Miami-Salvador-Recife, com a volta Recife-Miami. Os novos vôos terão início em novembro. "Belo Horizonte é um mercado importante para nós", afirma o diretor comercial da American para o Brasil, Dilson Verçosa Junior.

Enquanto o vôo de BH deverá atrair mais brasileiros, para o vôo do Nordeste a expectativa é atrair majoritariamente americanos. "Num primeiro momento, como será alta temporada e a economia do Brasil está bastante vigorosa, é possível que mais brasileiros viagem para os Estados Unidos. Mas, no médio prazo, devemos ter de 60% a 65% passageiros americanos no vôo do Nordeste."

A Copa Airlines, que já voa para Rio, São Paulo e Manaus, inaugura amanhã seu vôo para Belo Horizonte. Com cinco freqüências semanais, a expectativa é atrair mineiros que tenham com destino final as diversas cidades atendidas pela Copa nas Américas. Pioneira na descentralização dos vôos internacionais dentro do Brasil, com os vôos ligando Lisboa ao Nordeste, a TAP descobriu recentemente os mercados de Belo Horizonte e Brasília. Enquanto os vôos para o Nordeste (Natal, Fortaleza, Recife e Salvador) sofrem com o desaquecimento da economia européia, Brasília e BH estão lotados, com ocupação acima de 80%. As informações são do jornal

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0166327.html

Pesquisadorbsb
August 20th, 2008, 05:05 PM
^^ Estou curioso em saber, qual empresa americana anunciou vôo direto de Brasília para os EUA? American? Delta? United? ou Continental??

Eu não vi nenhum comunicado oficial, alguem viu? Que matéria mais tendenciosa é essa.

Rafael_BH
August 20th, 2008, 05:12 PM
Ótima notícia :)

salengasss
August 20th, 2008, 05:49 PM
Eu também não vi, e é melhor a gente nem empolgar! Anunciam de monte..... e nada até hoje! :ohno:

Pesquisadorbsb
August 20th, 2008, 06:01 PM
^^ Olhando a matéria, dá para ver que será a AA, pois se a Delta conseguiu 11 frequencias, se ela vai usar 4 frequencias para Recife-Fortaleza-Atlanta e 7 frequencias para Belo Horizonte, então não sobrou nenhuma outra frequencia para ela.

E a Copa não voa por enquanto para Brasília. Então, pelo visto, vai ser a AA mesmo.

Baianóide
August 20th, 2008, 06:03 PM
Sim, a AA vai voar para Brasília com somente uma conexão em Salvador, Recife ou BH :)

Pesquisadorbsb
August 20th, 2008, 06:05 PM
^^ A matéria fala de vôo diretos e não de vôos de conexão. Percebeu que eu deixei até em negrito vôo direto na matéria, então não tem nada haver com conexão.

salengasss
August 20th, 2008, 06:16 PM
Está precisando ler melhor, hein Baianóide?! :lol: :lol: :nuts:

Ap_Recife
August 20th, 2008, 08:23 PM
Pelo que saiu no jornal Diário de Pernambuco de Recife, o vôo da Delta será Fortaleza-Recife-Atlanta. Na volta teremos Atlanta-Fortaleza-Recife.

Já era hora dessa distribuição dos vôos acontecer, acho absurdo descer para São Paulo e depois subir para os EUA.

GeoLeoBSB
August 20th, 2008, 08:54 PM
Foi engano de quem fez a matéria. Não há nada confirmado ainda. Ele (o jornalista) confundiu a autorização dada pela ANAC para as americanas voarem a outros destinos brasileiros que não Guarulhos e 'tacou' Brasília no meio, por ser uma das cidades cogitadas para receber novos vôos. Quem deve mesmo dar a largada aqui é a TAM.

Tito
August 20th, 2008, 09:14 PM
^ É, acho que as maiores chances são que a TAM inicie vôos para os EUA desde BSB.

C2500
August 20th, 2008, 09:39 PM
aih si for pra fazer conexão é mto melhor fazer em guarulhos então!!!tem um duty free bem melhor

Mascate
August 20th, 2008, 09:53 PM
Os da American Airlines de Recife e Salvador já estão com vendas iniciadas.

Pesquisadorbsb
August 20th, 2008, 11:09 PM
Foi engano de quem fez a matéria. Não há nada confirmado ainda. Ele (o jornalista) confundiu a autorização dada pela ANAC para as americanas voarem a outros destinos brasileiros que não Guarulhos e 'tacou' Brasília no meio, por ser uma das cidades cogitadas para receber novos vôos. Quem deve mesmo dar a largada aqui é a TAM.

^^ Eu duvido muito, pois, no próprio site do Panrotas de março de 2007 fala a mesma coisa. Então devemos aguardar o fim da semana para sabermos, vai que ele falou antes de confirmar.

E acho muito dificil a Agência Estado pisar na bola assim, pois, seria muito amador...

tonyssa
August 21st, 2008, 12:45 AM
Ótima essa descentralização.

Brazilian
August 21st, 2008, 12:59 AM
Ótimo mesmo isso! Mesmo pra nós de BH é um desconforto ir pra São Paulo ou pro Rio para depois para fazer uma viagem internacional, imagina pro resto do país??! E BH mesmo estando perto do eixo, merecemos atenção, afinal somos a terceira maior metrópole do país. Uma atenção que o diretor da AA no Brasil percebeu e já está tomando atitudes!
Os vôos de BH são CONFIRMADOS já.

GeoLeoBSB
August 21st, 2008, 06:29 PM
Os vôos de BH são CONFIRMADOS já.

Eu me referia aos citados para Brasília...

Ainda não há pedido de hotrans para a ANAC e Infraero, por isso acho que o jornalista se enganou.

Pesquisadorbsb
August 21st, 2008, 08:21 PM
^^ Acho que vc se equivocou, tanto, que deu entrada em março do ano passado, e outra, eu confirmei com o jornalista da Agência Estado, vai ter sim vôos para Brasília, somente não quis informar por qual aérea americana.

GeoLeoBSB
August 21st, 2008, 11:12 PM
^^ Acho que vc se equivocou, tanto, que deu entrada em março do ano passado, e outra, eu confirmei com o jornalista da Agência Estado, vai ter sim vôos para Brasília, somente não quis informar por qual aérea americana.

Não, Pesquisador. Tenho certeza do que digo. É que o hotrans é diferente da renegociação do acordo bilateral, o que de fato já havia sido feito. Esse acordo a que você se refere, apenas autoriza as empresas interessadas a pedir a qualquer momento para fazer ligações do Brasil com os EUA, incluindo Brasília, mediante prévia manifestação. Antes não havia a possibilidade porque o limite "estava estourado", digamos assim.

Já o Hotrans é o "pedido de horários" e de espaço nos aeroportos onde determinada empresa pretende operar. Junto do hotrans, vem o pedido de freqüências junto à ANAC dizendo em que dias da semana a empresa pretende voar. Esse processo é público, não há como a empresa se manter escondida. Foi assim que o pessoal de Belo Horizonte soube antecipadamente da operação da American (depois, comunicada oficialmente pela própria empresa).

Agora, que mais cedo ou mais tarde teremos vôos para os EUA, não tenho dúvida. Só não tem nada confirmado para cá ainda, como faz supor a matéria. A TAM deve ser a primeira, vamos ficar de olho...

Pesquisadorbsb
August 22nd, 2008, 12:05 AM
^^ Eu entendi sim, pois o que acontece ao meu ver, que a empresa americana quer operar nos mesmos horários da TAP, e isso no momento não tem como acontecer, acho que está acontecendo o mesmo problema da Alitália no Rio de Janeiro.

Sabe como é, a ANAC oferece horário tal, se a cia aérea não quiser, não tem vôo, e é isso que está acontecendo aqui.