View Full Version : Plano Geral de Intervenções da Frente Ribeirinha de Lisboa
MarcoSousa August 28th, 2008, 12:37 AM Acabei de descobrir esta perola que mostra detalhadamente, com mapas e tudo, o que vão fazer na frente ribeirinha de Lisboa :)
Ainda não obeservei a fundo mas pelo que da para ver vai haver grandes mudanças na frente ribeirinha.
Aqui fica o site:
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/pifr/documento_enquadramento_resumo.pdf
Era bom que dessem a vossa opiniao para podermos discutir alguns detalhes :)
MarcoSousa August 28th, 2008, 12:41 AM Já agora quem conseguir retirar os mapas, era bom que depois metesse aqui paraa malta ver.
Bluesence August 28th, 2008, 01:16 AM :bow: :bow: :bow:
Já tenho leitura para a noite :D
ruben.briosa August 28th, 2008, 01:29 AM vi por alta as imagens e li as requalificaçoes e pareceu-me numa primeira analise bem e querem alargar o Parque das Naçoes para o Braço deprata:banana:
Bluesence August 28th, 2008, 01:33 AM vi por alta as imagens e li as requalificaçoes e pareceu-me numa primeira analise bem e querem alargar o Parque das Naçoes para o Braço deprata:banana:
Sim, com aquele projecto daquele tal arquitecto do qual não me lembra o nome :D
ruben.briosa August 28th, 2008, 01:39 AM é o Calatrava que vai fazer (eu nao sei)?:banana:
Bluesence August 28th, 2008, 01:44 AM é o Calatrava que vai fazer (eu nao sei)?:banana:
Não, se fosse lembrava-me! :lol:
É aquele projecto que converte as instalações insdustriais em apartamentos de luxo! Penso que está no "Projectos Lisboa" mas não me apetece procurar.
_Rick_ August 28th, 2008, 01:44 AM bem não li tudo.........mas parece-me que é exactamente o que diz: um resumo dos planos de pormenor de diversas zonas da cidade (que estão espalhados pelo site)
O que chateia é que tem mapas...................mas não tem legendas. Ou seja ficamos a tentar advinhar o que a linha azul ponteada é suposto querer dizer :nuts::nuts:
Para lançar a discussão em concreto digo apenas que fico bastante contente por ver que não abandonaram a ideia de desviar os carros da av ribeira das naus e desviar para a rua do comercio........libertanto assim o Terreiro do paço de carros (passam só a passar os eléctricos e trolleys).
Sei que há pessoas que não concordam............mas acho uma medida essencial para que aquela praça recupere a vivência que tinha em outras epocas. Sendo uma "placa direcional" com trafego automovel intenso em redor, isso não vai acontecer.
ruben.briosa August 28th, 2008, 01:45 AM pois a mim tambem nao:lol:
Barragon August 28th, 2008, 01:51 AM Vou ler e retirar os mapas :D merci Marcus
Filipe_Teixeira August 28th, 2008, 01:53 AM só espero q ñ tirem o porto. aquele porto combina tão bem com a nossa ponte..
muito verdinho é qé preciso!
Barragon August 28th, 2008, 01:54 AM Estou a observar o pdf e deverá haver um melhor... com os mapas em boas condições.
De qualquer forma devem fechar a rua dos pasteis de belém :pepper:
Filipe_Teixeira August 28th, 2008, 01:55 AM Para lançar a discussão em concreto digo apenas que fico bastante contente por ver que não abandonaram a ideia de desviar os carros da av ribeira das naus e desviar para a rua do comercio........libertanto assim o Terreiro do paço de carros (passam só a passar os eléctricos e trolleys).
Sei que há pessoas que não concordam............mas acho uma medida essencial para que aquela praça recupere a vivência que tinha em outras epocas. Sendo uma "placa direcional" com trafego automovel intenso em redor, isso não vai acontecer.
mas isso so vai trazer mais carros para dentro da cidade. para alem q cortar arterias da cidade e andar a devia-las para outras zonas é um grande erro, parece-me.
Barragon August 28th, 2008, 01:57 AM O Vale de Santo António já está diferente :bash:
Barragon August 28th, 2008, 01:59 AM Dá para se ver a TTT :D
Barragon August 28th, 2008, 01:59 AM Olha a Nova Urbanização da zona sul do PDN :pepper:
Barragon August 28th, 2008, 02:01 AM Hospital de Todos os Santos.... por cima da Zona J :lol:
_Rick_ August 28th, 2008, 02:09 AM só espero q ñ tirem o porto. aquele porto combina tão bem com a nossa ponte..
Qual porto?? (por favor não respondas porto de Lisboa :lol:) Não vejo grandes alterações para além do que já sabemos a esse nivel
mas isso so vai trazer mais carros para dentro da cidade. para alem q cortar arterias da cidade e andar a devia-las para outras zonas é um grande erro, parece-me.
A zona ribeirinha não pode ser uma autoestrada. Simplesmente NÃO pode.
Metade das pessoas que não deixam o carro para ir para alí têm de começar a ir de comboio, electrico, trolley, metro, barco, autocarro, ou até bicicleta (a linha laranja é uma ciclovia). Alternativas não faltam. As desculpas começam a ser poucas.......mas as pessoas continuam a fazer o mesmo. Esta deve ser a zona do país com uma maior densidade de transportes publicos por metro quadrado ..... de longe.
Não podemos querer uma zona ribeirinha arranjada e depois continuar com uma autoestrada a bloquear. Para isso mais vale nem se importarem em repor o cais das colunas:|:|:|
Nenhuma cidade decente tem a zona mais turistica da cidade naquele estado. :ohno:
Filipe_Teixeira August 28th, 2008, 02:18 AM claro, mas tambem temos de ter a noçao q cortes nas arterias principais da cidade nao sao nada bons. e sim, estava'm a referiar ao porto de lisboa, ñ percebi o q quises't dizer.
Barragon August 28th, 2008, 02:26 AM O documento que o Marco meteu foi o resumo... aqui fica o pesadão:
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/pifr/documento_enquadramento.pdf
MarcoSousa August 28th, 2008, 02:40 AM Repararam que os edificios do Foster em Santos tambem aparecem no mapa. Só não gostei da localizaçao do terminal de cruzeiros. Afinal sempre vão fazer em Alfama :(
_Rick_ August 28th, 2008, 02:42 AM claro, mas tambem temos de ter a noçao q cortes nas arterias principais da cidade nao sao nada bons.
POis mas eventualmente terá de se fazer. E honestamente acho que chegamos a um ponto onde já não é questão de colocar mais linhas de metro, ou mais autocarros, ou mais comboios, ou mais barcos, ou mais electricos, ou mais do que seja. Já há muito. Há alternativas. É preciso que as pessoas as usem.
O tuga é comodista........e só vai usar quando o obrigarem. Isto de fecharem de tempos a tempos (fora dos dias de semana) o terreiro do Paço, já está a efeito ha muito e não resulta. É preciso cortar nos dias de semana.
As pessoas não aprendem sozinhas. Os tugas são teimosos. POdiamos ser holandeses, ou suecos e pensar nestas coisas de comunidade........não somos. É preciso cortar e depois as pessoas passam a avaliar se têm MESMO que ir por aquele percurso (ou se é só porque nunca tentaram outro) e se têm MESMO de usar sempre o carro.
e sim, estava'm a referiar ao porto de lisboa, ñ percebi o q quises't dizer.
Quis dizer qual zona do porto em concreto ;). è que o porto de Lisboa está dividido pela zona ribeirinha toda por isso "porto de lisboa" fico sem saber em concreto ao que te referias. Estavas a falar de alcantara??? Pelo que percebo em alcantara vao intensificar a zona de contentores........mas por uma praça logo na zona mais proxima das docas.
Barragon August 28th, 2008, 02:44 AM Túnel :D
http://img357.imageshack.us/img357/3096/tnel24julyvl2.jpg
Bluesence August 28th, 2008, 02:46 AM Túnel :D
http://img357.imageshack.us/img357/3096/tnel24julyvl2.jpg
:applause: :applause:
NewTomorrow August 28th, 2008, 02:55 AM eu sempre gostei da ideia de enterrar a linha de Comboio , lembro-me de quando o Ferreira do Amaral candidatou-se a Lisboa apoiava esta ideia e foi muito criticado por isso
NewTomorrow August 28th, 2008, 03:06 AM Mostram a Travesia de Alges Trafaria , para quem dizia que iam ligar a Crel e não a Cril
Barragon August 28th, 2008, 03:11 AM Já encontrei a legend dos mapas do PDF.
Há PDF's para cada PP em
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/index.php?ml=1&x=pifr.xml
(ir onde diz plantas e escolher o pp)
Fiz um print da legenda da zona do Beato:
http://img212.imageshack.us/img212/661/legendaia8.jpg
Barragon August 28th, 2008, 03:52 AM :eek: aqui está a planta de mobilidade da cidade
Tem o ML e a TTT :D
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/004/pifr/planta_mobilidade.pdf
Reparei que estão a pensar fazer os tais túneis (Sta-Apolónia - Martim Moniz - Rossio - Santos) para desviar o trânsito da Baixa.
MarcoSousa August 28th, 2008, 04:23 AM Reparei naquele projecto antigo, do Sá Fernandes de deitar abaixo aqueles edificios junto a 24 de julho, para libertar aqueles edificios antigos e criar uma nova praça, alguem ainda se lembra desse projecto? O problema é que no mapa não da para perceber o que esta lá escrito.
Tom_Lisboa August 28th, 2008, 05:43 AM Vai demorar um bocado. Mas se isto for mesmo concretizado Lisboa em 15 anos será OUTRA cidade. É um projecto muito exyenso e provavelmente carissimo, mas DÁ, e nossa capital não pode ser toda virada para dentro, temos que explorar o rio. E fora o PDN, não ha muitos cantos na ciadde onde isso é possível.
Mesmo LINDO o projecto. Lisboa vai se valorizar IMENSAMENTE. E na minha opinião, os problemas urbanisticos diminuiriam imensamente. Ja que nota-se um avançado sistema rodoviario, e uma infra-estrutura FODIDA. xD
Muito bem Lisboa, mais uma veZ.
Quanto ao Foster, será uma tendencia começarem a surgir predios na zona ribeirinha, tipo Braço de Prata, MAIS no PDN, e talvez em Santos mesmo. É comprovado que, dentro de outras coisas, um dos maiores fatores para Barcelona ser o que é hoje, para além de moderna, riquíssima, foi a melhora nas areas ribeirinhas, e reabilitação de imensas zonas na cidade. ENTÃO VAMOS LA LISBOA!;
ruben.briosa August 28th, 2008, 06:10 AM Só peço que nao se esqueçam dos suburbios que esses sim coitadinhos precisam de gigantescos planos urbanisticos. Quando Lisboa estiver bem densa e os suburbios todos pegados e arranjados, as areas historicas a brilhar, o skyline na Portela, o novo aeroporto na margem sul, este projecto concluido e os Jogos Olimpicos na cidade ai eu direi com o maior orgulho que Lisboa é a cidade mais bela do planeta.
_Rick_ August 28th, 2008, 09:07 AM Só peço que nao se esqueçam dos suburbios que esses sim coitadinhos precisam de gigantescos planos urbanisticos. Quando Lisboa estiver bem densa e os suburbios todos pegados e arranjados, as areas historicas a brilhar, o skyline na Portela, o novo aeroporto na margem sul, este projecto concluido e os Jogos Olimpicos na cidade ai eu direi com o maior orgulho que Lisboa é a cidade mais bela do planeta.
Isto é da camara de Lisboa. Não tem controlo algum sobre os suburbios :dunno:
Os suburbios têm de se arranjar a eles próprios.
Barragon August 28th, 2008, 11:42 AM Reparei naquele projecto antigo, do Sá Fernandes de deitar abaixo aqueles edificios junto a 24 de julho, para libertar aqueles edificios antigos e criar uma nova praça, alguem ainda se lembra desse projecto? O problema é que no mapa não da para perceber o que esta lá escrito.
No PDF de Alcântara está: Recuperação do Conjunto Edificado das Tercenas do Marquês
JGuerreiro August 28th, 2008, 06:47 PM Pela vontade de mudar, pelas ideias e vontades contidas nos projectos, dou os parabéns à CML pelos fantásticos projectos! :banana:
brc20 August 28th, 2008, 09:02 PM Pela vontade de mudar, pelas ideias e vontades contidas nos projectos, dou os parabéns à CML pelos fantásticos projectos! :banana:
Deves Principalmente dar os parabéns ao «nosso» governo de José Sócrates por abrir os cordão à bolsa, disponibilizando centenas de milhões de euros para Lisboa e tratando de um modo diferenciado todo o resto do país!:ohno:Tristes governantes estes!!
MarcoSousa August 28th, 2008, 09:14 PM Deves Principalmente dar os parabéns ao «nosso» governo de José Sócrates por abrir os cordão à bolsa, disponibilizando centenas de milhões de euros para Lisboa e tratando de um modo diferenciado todo o resto do país!:ohno:Tristes governantes estes!!
Este thread é para discutir as propostas para a zona ribeirinha de Lisboa, não para vir aqui fazer guerras de fundos e dinheiros.
Que eu saiba o mesmo governo Socrates, fez varios programas Polis por esse pais fora, e não vi ninguém criticar ou dizer que deviam era ter gasto o dinheiro noutras terras. Se as coisas estão mal feitas tem de ser modificadas, seja em Lisboa ou em Braga. Nunca vi uma unica pessoa de Lisboa a criticar os projectos que se fazem no Porto, Braga ou Coimbra, e também já foi gasto muito dinheiro do estado nessas terras. Ou é assim, quando se gasta dinheiro nessas terras é bem gasto, mas em Lisboa não se pode fazer uma obra, que esse dinheiro é mal gasto. Que eu saiba Lisboa ainda pertence a Portugal.
ruben.briosa August 29th, 2008, 06:10 PM Isto é da camara de Lisboa. Não tem controlo algum sobre os suburbios :dunno:
Os suburbios têm de se arranjar a eles próprios.
Eu sei. Eu quando falo em Lisboa falo na sua conurbaçao, nao faz sentido edificado pegado ficar retalhado igualmente no Porto. E tambem sei que infelizmente a "camara de Lisboa" nao tem controlo nos suburbios. Ao menos que as camaras adjacentes pensem nisso para que LISBOA fique a cidade que todos queremos.
Barragon September 8th, 2008, 10:21 PM O projecto da Matinha é a sul do PDN ... nunca o conheci com esse nome..
Barragon September 11th, 2008, 02:37 AM Este parte do projecto está brutal... :eek: olha ali a TTT e até um Parque Aquático.
http://img91.imageshack.us/img91/2100/pbbeatozrloi3.jpg
Barragon September 11th, 2008, 02:46 AM Plano de Alcântara :eek:
http://img440.imageshack.us/img440/931/zrlalcantarayq1.jpg
Barragon September 11th, 2008, 02:59 AM http://img98.imageshack.us/img98/3312/zrlmatinhahe0.jpg
Barragon September 11th, 2008, 03:00 AM http://img61.imageshack.us/img61/9092/zrlxabregasvsatc8.jpg
Marco Bruno September 13th, 2008, 11:49 PM Plano de Urbanização da envolvente da estação do Oriente
PDF:
http://www.rave.pt/Portals/0/ApresentacoesPublicas/04_BAU_LIS_OR_Summary_080905.pps.pdf
Henrique Caetano September 17th, 2008, 03:42 PM A linha de electricos é o tracejado a azul escuro??
Se sim, corresponde ao projecto que existia para uma linha de electricos rápidos.
Só não percebo é como é que poderão ser rápidos, já que o traçado previsto neste plano passa pelas ruas mais congestionadas entre Santa Apolónia e o Poço do Bispo.
Henrique
Barragon September 17th, 2008, 03:58 PM Secalhar eles vão querer tirar o trânsito dessas ruas...
seattle92 February 20th, 2009, 01:51 PM A linha de electricos é o tracejado a azul escuro??
Se sim, corresponde ao projecto que existia para uma linha de electricos rápidos.
Só não percebo é como é que poderão ser rápidos, já que o traçado previsto neste plano passa pelas ruas mais congestionadas entre Santa Apolónia e o Poço do Bispo.
Henrique
Eu quero acreditar que sim, mas o facto de colocarem "Transportes Públicos" explicitamente em vez de Eléctrico...
Cheira-me que é para se esquecerem com o tempo e no final aquilo ficar tudo com camionetas e taxis. Uma simples via BUS :(
Wolf2009 February 20th, 2009, 03:06 PM Bom trabalho Barra, mas falta ai o plano de pormenor do Cais de Sodré/ Santa Apolónia.
|
|