View Full Version : (MG) Belo Horizonte | Horto | Estádio Independência | América Futebol Clube | [Em Obras]

Pages : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

CampoGrandense
October 18th, 2011, 03:48 PM
Pessoal, as NBRs são recomendações, não lei! Não é obrigatório cumprí-las.

baga171
October 18th, 2011, 05:30 PM

é = as leis do Brasil, existem mas ninguem é obrigado a cumprir!

careca americano
October 18th, 2011, 06:11 PM

Posição altamente discutível, caro CampoGrandense:

http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=6087
06/05/2011 - Mauricio Ferraz de Paiva*

Em qualquer país do mundo a normalização técnica estabelece os padrões que balizam a produção de bens e serviços confiáveis, visando à proteção e à defesa de direitos fundamentais essenciais, como a vida, a saúde, a segurança, o meio ambiente, etc. Dessa forma, as normas técnicas publicadas por um órgão competente e que atendam aos limites e às restrições constitucionais e legais pertinentes, são obrigatórias e têm força normativa exigível da sociedade e do poder público em geral.

No Brasil, ao contrário de todos os países desenvolvidos, há uma tese defendida por alguns questionando a obrigatoriedade da observância das normas técnicas, o que subsidia, negativamente, milhares de ações judiciais que discutem sobre questões técniicas e respectivas responsabilidades civis e criminais. Isso, também, contraria o Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois, sem o cumprimento de normas, haveria no mercado muitos produtos e serviços de baixíssima qualidade. Em consequência, o não cumprimento das normas daria respaldo para, por exemplo, empresas irresponsáveis visando maior lucro, não mais investirem em recursos para adequar seus produtos ou serviços às normas técnicas brasileiras.

Na verdade, a entrada em vigor do CDC trouxe um novo elemento que causa problemas na prática para a não observância das normas, pois em seu artigo 39, inciso VIII, colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em des acordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro)."

E também,

http://www.mdj.com.br/artigos/a_09092011b.asp
"Segundo o presidente da Target. Mauricio Ferraz de Paiva, embora não sejam leis, as normas técnicas têm força obrigatória. Para ele, é importante distinguir o caráter voluntário, que existe na iniciativa e no processo de elaboração das normas técnicas, da obrigatoriedade do seu cumprimento, quando em vigor. A iniciativa da elaboração pode ser voluntária, porque depende de empresas, entidades e consumidores interessados se organizarem para propor a sua elaboração, mas o cumprimento das normas, depois de aprovadas, tem caráter obrigatório.

“A norma é de observância obrigatória, pois isso se encaixa muito bem no ordenamento jurídico brasileiro. Ou seja, o cumprimento das normas é constitucional, não depende de concordância do Inmetro, dos Ipems e da ABNT. O sistema jurídico brasileiro tem uma hierarquia lógica: a constituição, as leis federais, as leis estaduais, regulamentos, portarias e outros documentos. A norma se encaixa nisso. Para garantir os direitos básicos dos cidadãos, o Estado cria esse sistema jurídico. Se hoje o Brasil possui mais ou menos 500 regulamentos técnicos, isso não abrange todos os produtos e serviços. E os vasos sanitários possuem regulamentos técnico? Não possuem. Se houver uma quebra e isso causar prejuízo à saúde de alguém, quem garante que esse produto foi fabricado corretamente. Somente as normas técnicas. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei de caráter geral e nacional, editado com fundamento no artigo 5º, inciso XXXII, da Constituição brasileira, aprovado pela Lei nº 8.078, de 11-9-1990, ao disciplinar as vedações aos fornecedores de produtos ou serviços com o intuito de coibir práticas abusivas estabelece em seu artigo 39, VIII: É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços: colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO"

ingasessilis
October 18th, 2011, 06:49 PM
Complicada, muito complicada a questão da obrigatoriedade das NBRs.

Já acompanhei um processo judicial contra a ABNT no qual ela, para se eximir de culpa num caso de suposto favorecimento em suas normas a determinadas empresas (uma determinada NBR continha disposições tão estritas que formaria um cartel entre menos de uma dezena de empresas no país inteiro), argumentou simplesmente que elas não são obrigatórias e, portanto, a ABNT não estaria propiciando tal restrição de mercado.

careca americano
October 18th, 2011, 07:58 PM
Complicada, muito complicada a questão da obrigatoriedade das NBRs.

Já acompanhei um processo judicial contra a ABNT no qual ela, para se eximir de culpa num caso de suposto favorecimento em suas normas a determinadas empresas (uma determinada NBR continha disposições tão estritas que formaria um cartel entre menos de uma dezena de empresas no país inteiro), argumentou simplesmente que elas não são obrigatórias e, portanto, a ABNT não estaria propiciando tal restrição de mercado.
Muito esclarecedora essa informação Ingasessilis.
Isso me faz lembrar a adoção da "jabuticaba brasileira": a tomada de 3 pinos, única no mundo, que estamos sendo obrigados a usar, e a dos arames de construção. Em ambos os casos os fabricantes brasileiros elevaram os nossos custos de consumidores protegidos pelo rigor da norma que eles mesmos criaram, tudo sob o escudo legal da entidade ABNT. Só não sabia que ela tinha a possibilidade de dar uma jurídica "saida pela direita" como dizia o personagem do desenho animado.

Gusnas
October 18th, 2011, 08:04 PM
O fato é o seguinte, somente quando da instalação das cadeiras é que saberemos o que eles farão. Pois obviamente vão experimentar e perceber que o torcedor terá que escolher entre o conforto e a visão do campo.

careca americano
October 18th, 2011, 08:40 PM
Pessoal, na falta de fotos oficiais, fiz a minha, no Paint...rs.rs.rs...
O palhaço sou eu, sentado num banquinho alto, que me permite visão total sobre o gradil...
A grama ja cresceu rápido, né mesmo?.
O SECRETARIA DE OBRAS! VAMOS ESPERAR UM MES PARA TER NOVAS FOTOS? ME POUPA!!!!! :ohno:

http://i54.tinypic.com/v2v1tv.jpg

HelioEPS
October 18th, 2011, 11:19 PM
o galera, é isso mesmo? parece que a grama foi plantada em sementes, sera que é isso memso?

alguem sabe?
O gramado pode ser implantado por sementes, mudas ou “spriggs” e rolos de grama (“Big Rolls”).
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=8&sqi=2&ved=0CFEQFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww.portal2014.org.br%2Fmidia%2Fsite%2FRECOMENDACAO_TECNICA_PARA_GRAMADOS_EM_ESTADIOS_e_CTs_LOC_2014.pdf&rct=j&q=plantio%20spriggs&ei=9-WdTtqEEM3ksQLg6LiJCg&usg=AFQjCNHg2rUSrwN07oholMfu6Mcx787h5Q

No caso do Independência será: "spriggs" de acordo com o projeto.
http://www.compras.mg.gov.br/licitacoes-em-destaque/402-independencia

4. IMPLANTAÇÃO DO GRAMADO
VI. Forma de plantio
O plantio será feito através de spriggs. A principal vantagem deste método de plantio, é a
garantia total de não levar para o solo de plantio (TOPSOIL), qualquer resíduo de solo
argiloso que possa no futuro formar uma camada impermeável, podendo comprometer
todo processo de drenagem executado na construção. É bom frisar que a grama em tapete
(salvo tapete lavado) sempre carrega uma pequena camada de solo argiloso vindo das
fazendas onde são produzidas. Além deste fator, o plantio em spriggs mantém o
nivelamento final intacto. O prazo inicial proposta pela FIFA, se mostrou muito dilatado
para a maioria dos estádios (+/- 9 meses). O que ficou definido é que para plantio em
spriggs teríamos 60 dias para construção e 120 dias para Grow in. Em obras com prazo
muito apertado seria usado como plano B o uso do Maxirolo com solo lavado (washed
sod), o que diminui o prazo de grow in.
http://www.compras.mg.gov.br/images/stories/arquivoslicitacoes/secopa_independencia/anexo_V/anexo-v-descricao-da-arena-independencia-apendice-v-memorial-descritivo-do-gramado.pdf

baga171
October 19th, 2011, 01:28 AM
O gramado pode ser implantado por sementes, mudas ou “spriggs” e rolos de grama (“Big Rolls”).
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=8&sqi=2&ved=0CFEQFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww.portal2014.org.br%2Fmidia%2Fsite%2FRECOMENDACAO_TECNICA_PARA_GRAMADOS_EM_ESTADIOS_e_CTs_LOC_2014.pdf&rct=j&q=plantio%20spriggs&ei=9-WdTtqEEM3ksQLg6LiJCg&usg=AFQjCNHg2rUSrwN07oholMfu6Mcx787h5Q

No caso do Independência será: "spriggs" de acordo com o projeto.

VI. Forma de plantio
O plantio será feito através de spriggs. A principal vantagem deste método de plantio, é a
garantia total de não levar para o solo de plantio (TOPSOIL), qualquer resíduo de solo
todo processo de drenagem executado na construção. É bom frisar que a grama em tapete
(salvo tapete lavado) sempre carrega uma pequena camada de solo argiloso vindo das
nivelamento final intacto. O prazo inicial proposta pela FIFA, se mostrou muito dilatado
para a maioria dos estádios (+/- 9 meses). O que ficou definido é que para plantio em
spriggs teríamos 60 dias para construção e 120 dias para Grow in. Em obras com prazo
muito apertado seria usado como plano B o uso do Maxirolo com solo lavado (washed
http://www.compras.mg.gov.br/images/stories/arquivoslicitacoes/secopa_independencia/anexo_V/anexo-v-descricao-da-arena-independencia-apendice-v-memorial-descritivo-do-gramado.pdf

http://i54.tinypic.com/vq0f48.jpg

Essa imagem mostra algo parecendo grama que esta nascendo, sera que pode ser?

HelioEPS
October 19th, 2011, 02:04 AM

Este ano não veremos o gramado verdinho. Somente no final de janeiro ou fevereiro...:ohno:

Reinaldo MG
October 19th, 2011, 02:35 AM
Qual será a justificativa para a falta de atualização das fotos do Independência? :old:

Atrasaram o cachê do fotógrafo? :lol:

edsmorais
October 19th, 2011, 02:38 AM

Você está absolutamente certo. As normas não são leis, são recomendações. Cumprí-las é garantia de que algo está sendo feito de maneira correta, já testada. É como receita de bolo. Alguém fez um bolo antes e deixou uma receita. Seguir ipsis litteris vai te levar a um bolo bem feito, mas você também pode fazer o bolo do jeito que quiser.

As NBRs só são de cumprimento compulsório quando há uma lei, decreto ou portaria que determina o cumprimento. Exemplifico: A NBR 7480/1996 é uma norma de cumprimento compulsório, apoiada em uma portaria do INMETRO. Ela trata de "Barras e fios de aço para estruturas de concreto". Tal norma rege a produção de vergalhões do tipo CA-25, 50 e 60, usados em estruturas. Todo e qualquer vergalhão produzido e comercializado no Brasil deve seguir as especificações da norma, que determina, inclusive, como tais produtos devem ser embalados.

A NBR 6313, entretanto, não é de cumprimento compulsório. Ela trata de arames farpados, mas não há qualquer lei que obrigue quem produz ou importa arames a cumprí-la. Eu tive um problema sério por causa desta norma certa vez. Importei 3 containers de arames farpados da China e um fiscal no Rio quis porque quis que eu atestasse que os produtos cumprissem a 6313. Eu disse a ele que eu não era obrigado a trazer arames que estivessem de acordo com a norma e ele disse que se existia a norma era porque a mesma deveria ser cumprida. Pois bem, tive que levar cartas do INMETRO, DECEX, Ministério da Defesa e da Anvisa dizendo que nenhum destes órgãos exigia tal cumprimento. Mais de um mês depois e 3 períodos de armazenagem no porto vencidos, o FDP liberou minha carga.

Abraço

careca americano
October 19th, 2011, 10:22 AM
^^^^^^^^
Esclareceu definitivamente a questão Edsmorais.
Quero entender então que a inútil tomada de 3 pinos para quem não tem projeto elétrico compatível em casa, que está me fazendo comprar adaptadores gambiarras pra poder ligar cada novo aparelho que compro, está calçada em alguma portaria ou decreto-lei federal.

Nilcimar_Souza
October 19th, 2011, 10:44 PM

plantaram semana passada... só se forem semestes mágicas como em João e o pé de feijão

edsmorais
October 19th, 2011, 10:55 PM
^^^^^^^^
Esclareceu definitivamente a questão Edsmorais.
Quero entender então que a inútil tomada de 3 pinos para quem não tem projeto elétrico compatível em casa, que está me fazendo comprar adaptadores gambiarras pra poder ligar cada novo aparelho que compro, está calçada em alguma portaria ou decreto-lei federal.

Careca,
está amparada pela portaria 19, de 16/01/2004, publicada pelo Inmetro, tornando compulsória a aplicação da NBR14136/2005. Você deve estar estranhando o fato de ser uma portaria de quase 8 anos, embora a mudança tenha ocorrido não faz muito tempo. É que houve um período de transição que visava adequar os fabricantes, importadores e o próprio mercado. Veja a cronologia:

A partir de 31/12/06 fabricantes e importadores de P&T deverão
oferecer estes produtos, à comercialização, em conformidade com a
NBR 14136.
• A partir de 31/12/08 lojistas e varejistas de P&T deverão oferecer
estes produtos, ao consumidor final, em conformidade com a NBR
14136.
• A partir de 01/08/07 fabricantes e importadores de P&T, cordões
conectores e prolongadores, incorporados aos aparelhos elétricos,
eletrônicos e eletroeletrônicos deverão comercializar estes produtos
em conformidade com a NBR 14136.
• A partir de 01/08/07 fabricantes e importadores de P&T, cordões
conectores e prolongadores, para uso específico na manutenção e
na reposição de aparelhos elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos
deverão comercializar estes produtos em conformidade com a NBR
14136.
• A partir de 31/08/09 lojistas e varejistas de aparelhos elétricos,
eletrônicos e eletroeletrônicos só deverão comercializar estes
produtos em conformidade com a NBR 14136.

Espero ter ajudado.
Abraço

baga171
October 20th, 2011, 01:12 AM
plantaram semana passada... só se forem semestes mágicas como em João e o pé de feijão

Uai cara, pra ficar daquele tamanho ai 5 dias são mais que suficiente! so achei muito estranho!
não acredito que eles tenham feito essa cagada de plantar sementes!
so nao entendi o que é esse negocio verde que ta crescendo, seria mato?

careca americano
October 20th, 2011, 02:41 AM
Careca,
está amparada pela portaria 19, de 16/01/2004, publicada pelo Inmetro, tornando compulsória a aplicação da NBR14136/2005.
• A partir de 31/08/09 lojistas e varejistas de aparelhos elétricos,
eletrônicos e eletroeletrônicos só deverão comercializar estes
produtos em conformidade com a NBR 14136.
Espero ter ajudado.
Abraço

Obrigado pelos esclarecimentos, edsmorais.
Acho que faltou apenas uma última informação:
• A partir de 31/08/09 o distinto público, o consumidor palhaço, que providencie a alteração de todo o sistema elétrico de suas casas, adicionando um terceiro fio para o neutro, para justificar o terceiro pino. Custa baratinho! Que se vire, ou então que compre os adaptadores e deixe tudo igualzinho como era antes, do ponto de vista da segurança, justificativa para a qual se criou a norma!
Abraço e encerro, antes que me informem que o assunto nada tem a ver com o Indepa...

DaniloJunior
October 20th, 2011, 03:38 AM
Uai cara, pra ficar daquele tamanho ai 5 dias são mais que suficiente! so achei muito estranho!
não acredito que eles tenham feito essa cagada de plantar sementes!
so nao entendi o que é esse negocio verde que ta crescendo, seria mato

Pessoal, sou fotografo nas horas vagas, então compreendo um pouco de composição (luz) da fotografia.

Esse verde na fotografia é possivelmente efeito de luz.

Para que compreendam, observem uma fotografia de futebol de areia, observem que a tonalidade da areia varia de acordo com o seu relevo.

http://oglobo.globo.com/fotos/2008/12/28/28_MVG_jrneg%C3%A3o1.jpg

O campo esta sendo preparado, portanto, o que se enxerga na imagem abaixo é areia/terra, com variações de tonalidade porque, embora seja muito mais plana que a imagem do futebol de areia, ela apresenta pequenas alterações de relevo.

A cor/tonalidade do campo ("areia" ou "bege") pode ficar parecida com verde, basta que o dia esteja de chuva ou nublado. Portanto, imagino que não tenha nada crescendo no campo, é apenas efeito da luz sobre o campo e sobre a lente da maquina.

http://i51.tinypic.com/iw3dol.jpg

ieumesmuaiso
October 20th, 2011, 05:32 AM
^^poxa, acho que matou a charada, até porque passar o rolo compressor sobre a grama nascendo não é a melhor maneira de fortalece-la kkkkkkkkkkkk:lol::lol::lol:
:cheers:

Gusnas
October 20th, 2011, 01:45 PM
Pessoal, sou fotografo nas horas vagas, então compreendo um pouco de composição (luz) da fotografia.

Esse verde na fotografia é possivelmente efeito de luz.

Para que compreendam, observem uma fotografia de futebol de areia, observem que a tonalidade da areia varia de acordo com o seu relevo.

O campo esta sendo preparado, portanto, o que se enxerga na imagem abaixo é areia/terra, com variações de tonalidade porque, embora seja muito mais plana que a imagem do futebol de areia, ela apresenta pequenas alterações de relevo.

A cor/tonalidade do campo ("areia" ou "bege") pode ficar parecida com verde, basta que o dia esteja de chuva ou nublado. Portanto, imagino que não tenha nada crescendo no campo, é apenas efeito da luz sobre o campo e sobre a lente da maquina.

Mas é deveras (ou divera, como se diz na terra do meu pai:lol:). Bem que eu tava achando esquisitas aquelas fotos. É a nossa ansiedade de ver as coisas andando rápido.

baga171
October 20th, 2011, 04:07 PM
^^poxa, acho que matou a charada, até porque passar o rolo compressor sobre a grama nascendo não é a melhor maneira de fortalece-la kkkkkkkkkkkk:lol::lol::lol:
:cheers:

Na verdade mesmo depois dos rolos de grama plantas se passa o rolo compressor para fortalece la e principalmente para nive lala!

CH77
October 21st, 2011, 12:43 AM
Meus amigos, fui hj nas proximidades do Independencia e fiquei desanimado com a data de entrega do estádio. Não sou engenheiro mas creio que tem uns 4 ou 5 meses de trabalho ardúo. Espero estar enganado!

HelioEPS
October 21st, 2011, 12:52 AM
Meus amigos, fui hj nas proximidades do Independencia e fiquei desanimado com a data de entrega do estádio. Não sou engenheiro mas creio que tem uns 4 ou 5 meses de trabalho ardúo. Espero estar enganado!
Com certeza no mínimo 4 meses...

HelioEPS
October 21st, 2011, 03:31 AM
Com 25 dias sem fotos e notícias oficiais das obras, parece que escondem mais um atraso na entrega do Independência...:ohno:

deprates
October 21st, 2011, 12:57 PM
Amigos, será que não estam concetrando as obras nas partes internas do Estádio e por isso que ve de fora não percebe grandes diferença nesses ultimos 30 dias?

careca americano
October 21st, 2011, 01:24 PM
Amigos, será que não estam concetrando as obras nas partes internas do Estádio e por isso que ve de fora não percebe grandes diferença nesses ultimos 30 dias?
E possivel, Deprates, e a gente já havia falado nisso aquí, à época em que a montagem das estruturas iam de vento em popa. Sabiamos que, na hora dos acabamentos, a coisa naturalmente andaria devagar. Mas o preocupante é que a falta de fotos demonstra que os acabamentos externos, como forro da cobertura, gramado, cadeiras, nada disso andou, daí a falta de fotos e a nossa preocupação quanto ao término da obra na data da última promessa. Mas como promesa de complementação da obra já foi adiada tantas vezes...

CH77
October 21st, 2011, 01:56 PM
E possivel, Deprates, e a gente já havia falado nisso aquí, à época em que a montagem das estruturas iam de vento em popa. Sabiamos que, na hora dos acabamentos, a coisa naturalmente andaria devagar. Mas o preocupante é que a falta de fotos demonstra que os acabamentos externos, como forro da cobertura, gramado, cadeiras, nada disso andou, daí a falta de fotos e a nossa preocupação quanto ao término da obra na data da última promessa. Mas como promesa de complementação da obra já foi adiada tantas vezes...

Até mesmo porque o gramado tem que simplantado uns 3 meses antes da inauguração do estádio!

ieumesmuaiso
October 22nd, 2011, 02:02 AM
Na verdade mesmo depois dos rolos de grama plantas se passa o rolo compressor para fortalece la e principalmente para nive lala!

tu ta de brincadeira né não? nivelar depois do plantil??? seguro que depois de plantado só corte e irrigação...
...mas eu ja me enganei outras vezes:lol::lol::lol:.

baga171
October 22nd, 2011, 03:35 AM
tu ta de brincadeira né não? nivelar depois do plantil??? seguro que depois de plantado só corte e irrigação...
...mas eu ja me enganei outras vezes:lol::lol::lol:.

ieumesmuaiso, realmente passa o rolo por cima da grama meio que pra ela ficar rente ao terreno, vamos ver se eles vão realmente fazer isso no final.
pode ser que não ocorra pois a grama vem em rolos no próprio plantio pode ser que ja façam isso!

ieumesmuaiso
October 22nd, 2011, 05:14 AM
^^ vivendo e aprendendo, obrigado baga171.
Apesar do "171" tu ta falando sério né? Só pra conferir:cheers:.

HelioEPS
October 22nd, 2011, 07:36 AM
Para saberem mais sobre o gramado da Independência dêem uma lida nestes links:

baga171
October 22nd, 2011, 11:55 AM
^^ vivendo e aprendendo, obrigado baga171.
Apesar do "171" tu ta falando sério né? Só pra conferir:cheers:.

171 é so para diferenciar o nick rsrsr,
mas to falando serio sim cara.
tipo a grama fica meio solta ai eles passam o rolo algumas vezes para firmar ela e acaba nivelando tb!
normalmente quando ela é plantada ja fazem isso.

Não sei se vc lembra um tempo atraz eles tiveram que fazer isso no Mineirão, so que fizeram com akele compactadores de asfalto, a grama fico uma porcaria !

CH77
October 22nd, 2011, 01:03 PM
Nossa, parece ter tanto a fazer ainda...

O trabalho está sendo só diurno? 2 turnos pelo menos?
Se o estado colocar como questão de honra não adiar a entrega mais uma vez, botam 3º turno e pronto! rs...

Do jeito que está será adiado mais uma vez, pra Dezembro creio ser impossível, só devem entregar em meados de março, ou no dia primeiro de abril!

Vítor Dias
October 22nd, 2011, 06:11 PM
Pessoal, passei pelo estádio na quinta e fiz umas fotos:

http://farm7.static.flickr.com/6113/6267570310_8c1065a66c_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267570310/)
DSC02452 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267570310/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6100/6267044661_2371651964_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267044661/)
DSC02453 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267044661/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6161/6267572420_7f3f991474_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267572420/)
DSC02454 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267572420/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6037/6267047873_06fd8f6d8c_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267047873/)
DSC02455 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267047873/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6118/6267575530_5be74b789d_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267575530/)
DSC02457 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267575530/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr
Fachada oeste recebendo pintura

http://farm7.static.flickr.com/6115/6267577128_9386102d0a_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267577128/)
DSC02458 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267577128/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6162/6267578880_7a95b2edea_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267578880/)
DSC02459 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267578880/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6095/6267580276_86e1b7fe22_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267580276/)
DSC02460 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267580276/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6151/6267056135_c5521cbcc8_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267056135/)
DSC02461 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267056135/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6216/6267583242_9e11319a34_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267583242/)
DSC02463 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267583242/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6214/6267059163_089cdf2196_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267059163/)
DSC02465 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267059163/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6050/6267060759_f45594646d_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267060759/)
DSC02466 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267060759/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6093/6267587822_a42626a05d_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267587822/)
DSC02467 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267587822/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr
A fachada da torre de serviços ainda não está sendo pintada

http://farm7.static.flickr.com/6033/6267589430_37643b9a5c_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267589430/)
DSC02468 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267589430/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6033/6267589430_37643b9a5c_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267589430/)
DSC02468 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267589430/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6112/6267066781_85f48f547c_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267066781/)
DSC02470 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267066781/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6058/6267593646_f1bee7d50e_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267593646/)
DSC02471 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267593646/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6228/6267069965_4054e8de3c_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267069965/)
DSC02472 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267069965/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr
Primeira esquadria do estádio: entrada da Rua Pitangui

http://farm7.static.flickr.com/6054/6267596900_2fd01f0df8_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267596900/)
DSC02473 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267596900/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

http://farm7.static.flickr.com/6104/6267073061_8d62a78aae_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267073061/)
DSC02474 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267073061/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

HelioEPS
October 22nd, 2011, 06:46 PM
Obrigado Vítor Dias pelas belas fotos...
Dá para se ver que ainda tem muito a se fazer...

sukholev
October 22nd, 2011, 07:32 PM
Nossa, parece ter tanto a fazer ainda...

O trabalho está sendo só diurno? 2 turnos pelo menos?
Se o estado colocar como questão de honra não adiar a entrega mais uma vez, botam 3º turno e pronto! rs...

Reinaldo MG
October 23rd, 2011, 03:01 AM

[/URL]
(http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267577128/)

http://farm7.static.flickr.com/6058/6267593646_f1bee7d50e_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267593646/)
DSC02471 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267593646/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

[URL="http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267069965/"]

^^ Parabéns pelas fotos.

Mas que acabamento mais esquisito nesta fachada. :weird:

HelioEPS
October 23rd, 2011, 03:09 AM
^^ Parabéns pelas fotos.

Mas que acabamento mais esquisito nesta fachada. :weird:
Com a grana de 150 milhões para construir um estádio! Está muito bom...:banana:

Reinaldo MG
October 23rd, 2011, 03:20 AM
Com a grana de 150 milhões para construir um estádio! Está muito bom...:banana:

Parece que ao final da obra o aspecto será melhor:

http://img155.imageshack.us/img155/9468/fachadat.jpg

Fonte: Memorial Descritivo do Projeto:
http://www.ppp.mg.gov.br/projetos-pp...20CONSULTA.pdf

Projeto completo:
http://www.ppp.mg.gov.br/projetos-pp...-para-download

HelioEPS
October 23rd, 2011, 04:26 AM
Sinceramente...achei "pobre" demais. :sly:
Mas se você comparar com a grana gasta na reforma do Mineirão (por exemplo) de 64 mil expectadores e o Independência de 25 mil (que foi totalmente reconstruído) eu concorda que é pobre.

Mas se comparar o que era o Independência e o que será este estádio a nível FIFA, você verá que o Independência será um dos maiores legados que BH terá. Inclusive será muito mais utilizado e terá sua conclusão final muito antes do América reassumir a sua posse definitiva. Porque com o passar dos anos acredito que o mercado obrigará a retirar a tenda e construir uma área como mostra no projeto inicial, e ser a grande opção de grandes eventos numa arena que será a referência de grandes eventos de BH, e dos times que poderão optar pelos seus jogos de acordo com suas necessidades...

HelioEPS
October 23rd, 2011, 04:49 AM
[QUOTE=Reinaldo MG;84965640]Parece que ao final da obra o aspecto será melhor:

Navegou na maionese...

Mares de Morros_XXI
October 23rd, 2011, 05:31 AM
^^ ué, pq? a fachada não vai ficar no estilo mostrado?

DaniloJunior
October 23rd, 2011, 07:47 AM

http://farm7.static.flickr.com/6118/6267575530_5be74b789d_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267575530/)
DSC02457 (http://www.flickr.com/photos/vitordias_/6267575530/) por vitor.dias (http://www.flickr.com/people/vitordias_/), no Flickr

Da para perceber um sujeito trabalhando arduamente no canto superior direito da fotografia, operando um complexo aparelho celular. :lol: :lol: :lol:

Brincadeiras a parte, observa-se que eles estão trabalhando no acabamento da obra. Acredito ser uma etapa mais lenta da obra, isso porque os trabalhos se concentram da parte interna do estádio, não sendo possível acompanhar o progresso.

Entre ver a cobertura, as cadeiras e o gramado sendo colocado, ou, por outro lado, ver o estádio sendo pintado ou a esquadria sendo colocada, o que mais ressalta aos olhos são os primeiros aspectos, portanto, dando uma noção que a obra anda bastante.

Como não estão sendo divulgadas muita fotos, realmente não dá para dizer que o estádio esta andando em passos largos ou curtos, mas acho que não é motivo para pensar em atraso das obras, pois pode ser que eles estejam realizando uma parte do estádio não tão destacável aos olhos.

baga171
October 23rd, 2011, 05:02 PM
DaniloJunior,

Provavelmente esse é o engenheiro da obra devido a coloração do seu capacete!

Engenheiro nao poe a mão na massa!

DaniloJunior
October 23rd, 2011, 05:31 PM
Obrigado pela dica baga171. Minha intenção é apenas descontrair um pouco o tópico.

In The End
October 23rd, 2011, 07:42 PM
Navegou na maionese...

Quem viajou foi tu!

baga171
October 23rd, 2011, 11:19 PM
Obrigado pela dica baga171. Minha intenção é apenas descontrair um pouco o tópico.

Mas aki eu entendi rsrsrsrs

Vítor Dias
October 24th, 2011, 01:41 AM
Parece que ao final da obra o aspecto será melhor:

http://img155.imageshack.us/img155/9468/fachadat.jpg

Fonte: Memorial Descritivo do Projeto:
http://www.ppp.mg.gov.br/projetos-pp...20CONSULTA.pdf

Projeto completo:
http://www.ppp.mg.gov.br/projetos-pp...-para-download

Vendo esse render chego a pensar que talvez nem pintem as fachadas das torres de serviço :ohno:

careca americano
October 24th, 2011, 01:31 PM
Vendo esse render chego a pensar que talvez nem pintem as fachadas das torres de serviço :ohno:
É, aparentemente vão ficar no tijolo pintado, provavelmente de cinza, no mesmo acabamento da fachada, apenas com as janelas de vidro dando vista para o campo.

http://i53.tinypic.com/vffhic.jpg

careca americano
October 24th, 2011, 01:38 PM
Pessoal, postei a figura acima e só agora observei que, por ela, a arquibancada superior, no projeto original, NÃO TINHA GRADIL FDP! Somente o guarda-corpo no ultimo degrau, é claro! Vê-se então que o projeto foi remendado, possivelmente após a intervenção do setor de segurança do CB. Em funçaõ disso, a concepção de uso do estádio terá de ser toda reformulada, uma vez que com esse gradil "tapa-olho" os torcedores preferirão se acomodar na arquibancada inferior! Será que não tem jeito de se reformular a proteção, enquanto há tempo? Meu Deus!

observador_bh
October 24th, 2011, 02:08 PM
Essa fachada com tijolos pintados de branco está parecendo um mercado do interior.
Espero que mantenham o projeto original de fachada, com aquele acabamento metálico por cima!

afonso_bh
October 24th, 2011, 02:37 PM
Nem percam tempo achando que vai ficar do jeito proposto. Estádio de futebol no Brasil pra ficar bom mesmo precisa de exigências firmes da FIFA. Acredito que so os estádios da Copa ficarão realmente bons. O resto é gambiarra que a gente tá cansado de ver.

HelioEPS
October 24th, 2011, 04:06 PM
Imagem aérea do Novo Independência.

Amadeu Barbosa
http://i55.tinypic.com/2h3blma.jpg

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/esportes/briga-caseira-e-novo-desafio-do-governo-do-estado-1.358849

careca americano
October 24th, 2011, 04:55 PM
Imagem aérea do Novo Independência.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/esportes/briga-caseira-e-novo-desafio-do-governo-do-estado-1.358849
É Helio, realmente o Danilo estava certo quando falou do efeito de sombra dando a impressão de um "verde" no campo. Continua, como eu, carequinha carequinha o nosso gramado...

Gusnas
October 24th, 2011, 04:56 PM
^^ Foto interessante e a matéria é ainda mais interessante. Os clubes estão p da vida com a forma de administração do Indepa e do Mineirão.

Gusnas
October 24th, 2011, 04:57 PM
É Helio, realmente o Danilo estava certo quando falou do efeito de sombra dando a impressão de um "verde" no campo. Continua, como eu, carequinha carequinha o nosso gramado...

Pois é, muito pouco acabamento e nem mexeram nos vestiários. Acho que já estão doidos pra chuvarada continuar e eles terem algum desculpa.

CH77
October 24th, 2011, 05:23 PM
^^ Foto interessante e a matéria é ainda mais interessante. Os clubes estão p da vida com a forma de administração do Indepa e do Mineirão.

Pois é....semana passada li uma reportagem que na época que o cruzeiro iria construir um estádio próprio próximo a Nova Lima, e que as negociações já estavam quase fechadas com o grupo português Espírito Santo, o então governador de MG, o "carioca" Aécio Neves, tirou o zezé perrela de cabeça.
Agora vemos a situação dos estádios.

lgot
October 24th, 2011, 05:46 PM
Mas honestamente, eles deveriam ter questionado isso antes, na fase em que o projeto ainda estava sob consulta pública, agora dizer que não sabiam de nada e foram pegos de surpresa é pura conversa fiada.
Querem barganhar mais coisas com o Estado e estão com essa de colocar os CTS na jogada, honestamente o Estado deveria falar que negociação de CT é com a FIFA e pronto.
E o hoje em dia que não é nada alinhado com o governo quer botar lenha na fogueira e achar problemas na obra do mineirão.

Pedtf
October 24th, 2011, 06:18 PM
Pessoal, fiz uma entrevista para estágio na obra. Mais especificamente na colocação das cadeiras.

E as informações são as seguintes:

- As cadeiras serão retráteis no padrão Fifa 2014.

- Começarão a colocá-las a partir do dia 26 de Setembro.

- Prazo de entrega é para o dia 18 de Dezembro.

Daqui dois dias completa 1 mês de atraso na colocação das cadeiras, acho que desse jeito nem a final do Mineiro 2012 vamos poder assistir no Independência.

baga171
October 24th, 2011, 06:29 PM
Isso é bom para os Clubes de Minas deixarem de ser bobos e parar de acreditar no Governo!

Gusnas
October 24th, 2011, 06:32 PM
Mas honestamente, eles deveriam ter questionado isso antes, na fase em que o projeto ainda estava sob consulta pública, agora dizer que não sabiam de nada e foram pegos de surpresa é pura conversa fiada.
Querem barganhar mais coisas com o Estado e estão com essa de colocar os CTS na jogada, honestamente o Estado deveria falar que negociação de CT é com a FIFA e pronto.
E o hoje em dia que não é nada alinhado com o governo quer botar lenha na fogueira e achar problemas na obra do mineirão.

Eu acho que nessa história toda de FIFA-CBF-governo-clubes há muito mais coisa do que nós sabemos. Difícil até tomar partido de algum lado.

lgot
October 24th, 2011, 08:18 PM
Mas misturar a questão do uso dos estádios agora e com os CTS, depois da licitação do mineirão é um pouco de politicagem dos clubes!!

careca americano
October 24th, 2011, 08:49 PM
Eu acho que nessa história toda de FIFA-CBF-governo-clubes há muito mais coisa do que nós sabemos. Difícil até tomar partido de algum lado.
Tem toda razão Gusnas. Como sempre me passa a idéia de que há "algo de podre no reino da Dinamarca", como dizia Sheakspeare, que, ao que eu saiba, não entendia nada de futebol, pois que na sua época ainda não tinha sido inventado, mas as espertezas, velhcarias e outras ...ias já existiam...:ohno:

careca americano
October 24th, 2011, 09:05 PM
Pessoal, fiz uma entrevista para estágio na obra. Mais especificamente na colocação das cadeiras.

E as informações são as seguintes:

- As cadeiras serão retráteis no padrão Fifa 2014.

- Começarão a colocá-las a partir do dia 26 de Setembro.

- Prazo de entrega é para o dia 18 de Dezembro.

Daqui dois dias completa 1 mês de atraso na colocação das cadeiras, acho que desse jeito nem a final do Mineiro 2012 vamos poder assistir no Independência.

É, acho que o o Luccas viajou na maionese, ou viajaram nela com ele...:lol::lol:

Vítor Dias
October 24th, 2011, 09:10 PM
Podem ficar p. como quiserem. Ouvi que Atlético e Cruzeiro pagavam CINCO MIL REAIS para alugar o estádio enquanto os promotores do Axé Brasil desembolsavam DUZENTOS MIL... Estado subsidiando os clubes dessa forma não dá, é muleta. Seria mais ou menos compreensível se se tratassem de clubes menores, mas clubes do tamanho de Atlético e Cruzeiro bem já poderiam ter começado a caminhar com as próprias pernas há muito tempo.

Seven.
October 24th, 2011, 09:22 PM
^^ concordo em parte mas quem leva publico para o Mineirão são eles... se não chegarem a um acordo bom para ambas as partes clubes e a empresa que adm os estádios, eles acabarão construindo estádios próprios... O que eu não gostaria que ocorresse!

Gusnas
October 24th, 2011, 09:26 PM
^^ Não é bem muleta, né Vitor. Quem dá visibilidade ao estádio e, por conseguinte, às suas fontes de renda, são os grandes clubes. Na verdade é uma relação puramente simbiótica. Se houver briga entre as partes, ambas perderão muito.

Igot, sobre a politicagem dos clubes... Em que momento ela deixou de existir por todos os lados?:ohno:

CH77
October 24th, 2011, 11:16 PM
Até mesmo os presidentes fizeram campanha para o governador! Acreditar em político é assim mesmo, mas creio que é isso mesmo a relação entre os clubes é simbiotica...mas sem eles teremos um grande elefante branco...mas como disse, semana passada li um artigo em que o governador de Minas Gerais, à epóca, o "carioca" Aécio, tirou de cabeça a idéia do cruzeiro em ter o estádio próprio, já estavam fechados com um grupo português...mas política né meus amigos.
Bom será que realmente o contrato é ruim para os clubes? Eu não sei, são mais de 50.000 lugares para os clubes, teremos estádios de primeiro mundo...até o ingresso será mais caro! Com certeza poderão investir nos times e teremos bons públicos!

Gusnas
October 25th, 2011, 06:54 PM
Postaram novas fotos no tópico do Mineirão. Percebe-se uma obra a todo vapor. O que será que está acontecendo no Independência que tudo parece tão morno?... :ohno:

farah27
October 25th, 2011, 07:18 PM
São situações diferentes, porque no Mineirão as obras são no campo, nas fundações, na explanada, obras que são mais faceis de serem vistas.
Já no Independência, as obras estão em fase de acabamento, no interior do estádio, o que não é tão fácil de ser visto. Acho q não justifica o atraso em relação as fotos, mas acho q as obras lá tb estão avançando.

Gusnas
October 25th, 2011, 07:41 PM
Tomara que vc esteja certo. Mas o fato é que mesmo as obras de acabamento precisam de gente pra serem feitas. E a questão é que não vemos movimentação de pessoas nas obras do Indepa.

baga171
October 25th, 2011, 08:33 PM
Galera, o Mineirão tem um perfil no FACEBOCK que é atualizado constantemente!

O que acham de bombarmos o face deles solicitando fotos do Independencia?

careca americano
October 25th, 2011, 08:58 PM
São situações diferentes, porque no Mineirão as obras são no campo, nas fundações, na explanada, obras que são mais faceis de serem vistas.
Já no Independência, as obras estão em fase de acabamento, no interior do estádio, o que não é tão fácil de ser visto. Acho q não justifica o atraso em relação as fotos, mas acho q as obras lá tb estão avançando.

Pois é farah27, estarem trabalhando apenas no acabamento dos prédios é o que está me preocupando. Aonde a cobertura? Sem cobertura, dependedndo do tipo de cadeiras, essas não podem ser instaladas, pela chuva e até excesso de sol. E a grama? Demora 4 meses pra pegar... E, até onde se saiba, nada disso teve início... E vamos lembrar que o ACABAMENTO FINAL da parte interna ficará a cargo da empresa que vencer a licitação da concessão. Quando ocorrerá? Alguém sabe se já tem data? Camarotes, restaurantes, tudo isso ficará a cargo do concessionário. Não duvido da competencia dos engenheiros que estão á frente do projeto, mas depois dos gradis fdp's não previstos no projeto, que vão mudar totalmente o modo de se ver o jogo, começo a me preocupar...

sukholev
October 25th, 2011, 09:12 PM
NOVAS FOTOS NO SITE OFICIAL!!!
CORRAM!!!!

Seven.
October 25th, 2011, 09:27 PM
Demorou mas chegaram as novas fotos do site!! 5 fotinhas!!!

careca americano
October 25th, 2011, 09:32 PM
4 fotinhas de 10 e 11 de outubro... Apenas uma, mostrando os gradis, é interessante e merece discussão. Aí vão elas:

http://i54.tinypic.com/2eun6kk.jpg

http://i56.tinypic.com/3469l41.jpg

http://i51.tinypic.com/14tagxk.jpg

http://i56.tinypic.com/107svif.jpg

careca americano
October 25th, 2011, 09:36 PM
A 5ª foto, quem quiser que poste. Estão sem assunto: uma escada com corrimão...
Importante é ver a posição mais interna dos gradis, aparentemente mais próximos aos futuros assentos. Será que o colega GabrielTeodor que fez o belo estudo gráfico, de posse dessa foto poderia ver se melhorou o ângulo de visão?.

HelioEPS
October 25th, 2011, 09:49 PM
Aviso de Licitação – Arena Independência

por Bruno Vidigal Coscarelli — última modificação 25/10/2011 09:39

Entrega dos envelopes contendo os documentos de credenciamento, habilitação e proposta econômica deverá ocorrer no dia 02 de dezembro de 2011.

Governo de Minas Gerais

A Secretaria-Geral da Governadoria do Estado torna pública a realização de licitação, na modalidade concorrência, visando a concessão de uso do estádio Raimundo Sampaio - Independência, em conformidade com a Lei Federal nº 8.666/1993, a Lei Federal nº 8.987/1995 e demais legislações pertinentes.

A entrega dos envelopes contendo os documentos de credenciamento, habilitação e proposta econômica deverá ocorrer no dia 02 de dezembro de 2011, entre 8:00 (oito horas) e 18:00 (dezoito horas), no Gabinete do Secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, 13º andar do Edifício Gerais, Cidade Administrativa.

O início dos procedimentos da sessão de abertura dos envelopes contendo os documentos ocorrerá no dia 05 de dezembro de 2011, a partir das 9:00 (nove horas), na Rodovia prefeito Américo Gianetti, s/n – Cidade Administrativa – Serra Verde – Sala de reunião nº 06 e 07 – 12º andar – Edifício Gerais – Belo Horizonte, MG.

O instrumento convocatório, bem como outras informações, encontram-se disponíveis no portal de compras

Fonte: http://www.ppp.mg.gov.br/projetos-ppp/projetos-em-elaboracao/independencia/noticias/aviso-de-licitacao-2013-arena-independencia/

careca americano
October 25th, 2011, 10:12 PM
Grande descoberta Helio.
Como esperado, todas as principais benfeitorias internas serão realizadas pela concessionaria, nos termos e valores mostrados na figura que retirei do Edital de Licitação. Se tivermos um vencedor no dia 05 de Dezembro, e considerando um tempo de 15 dias para recursos, etc., até a tomada de posse, com assinatura de contrato, as obras internas não começam antes de 20 de dezembro, a uma semana praticamente do Natal e fim de ano... (Hipotese que somente se mantém no caso de o vencedor da licitação já tiver prontos todos os projetos civís necessários, como demanda o edital, para execução das benfeitorias)....Vcs ainda acreditam que estará tudo pronto para 29 de Fevereiro, última data de inauguração informada? :ohno::ohno:

http://i51.tinypic.com/o5yxyh.jpg

HelioEPS
October 25th, 2011, 10:32 PM
Tenho dúvidas quanto a data de inauguração...
Será se teremos novo adiamento?:ohno::ohno::ohno:

careca americano
October 25th, 2011, 11:04 PM
Tenho dúvidas quanto a data de inauguração...
Será se teremos novo adiamento?:ohno::ohno::ohno:
Quer saber minha opinião?
1. Campeonato Mineiro: ARENA DO JACARÉ
2. SÉRIES A E B do Brasileirão, INDEPA, se Deus ajudar...

baga171
October 25th, 2011, 11:14 PM
Que isso, nenhuma foto mostrando a Area do Gramado! sera que estao escondendo algo?
diseram que ate o final de setembro ja estariam plantando grama! já estamos no final de Outubro e ate agora nada!

HelioEPS
October 25th, 2011, 11:33 PM
Não quero entregar, não!
Mas esta turma ai não está fazendo nada...
Só estão aguardando o material para montarem o telhado da cobertura...:lol:

http://i51.tinypic.com/14tagxk.jpg

CH77
October 25th, 2011, 11:42 PM
O irônico é a ultima foto...hehehe...obras em rítimo acelerado!!!!

CH77
October 25th, 2011, 11:43 PM
Brasileirão 2012 deve ficar pronto...fechou durante 3 anos...funciona 6 meses depois para...afinal deverão jogar a maioria dos jogos no Mineirão em 2013.

Gusnas
October 26th, 2011, 02:56 AM

Acho que é isso mesmo. Com muita sorte, dá pra fazer a decisão do Mineiro no Indepa. Ainda bem que a Libertadores vai passar longe de Minas ano que vem...:ohno:

Nestòn
October 26th, 2011, 04:17 AM
^^
Qual é a altura desses degraus onde estao instalando os guarda-corpos?

gabrielteodor
October 26th, 2011, 05:03 AM
fiz o esquema dos degraus, outra vez, para analisar a visibilidade. coloquei com 1,20m de largura (como consta no projeto) por 1m de altura, já que no projeto fala em uma inclinação de 40º.
Na verdade, nem na melhor das hipóteses, que seria com a grade uns 20cm mais próxima do público e com o degrau um pouco mais baixo as coisas melhoram.....com essa inclinação e um degrau de 1,20 é quase impossível que haja uma solução para o problema, o jeito vai ser assistir em pé ou pela gretinha!!!

http://img717.imageshack.us/img717/3292/indepa1.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-10-25
http://img402.imageshack.us/img402/4449/indepa4.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-10-25
http://img442.imageshack.us/img442/9792/indepa3.jpg
http://img717.imageshack.us/img717/3292/indepa1.jpg

gabrielteodor
October 26th, 2011, 05:15 AM
a situação é ainda pior por algo que ainda não havíamos pensado, com as pessoas sentadas à frente os de trás verão um monte de grades, cabeças e costas.....
http://img171.imageshack.us/img171/6923/indepa5.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/171/indepa5.jpg/)

rafa_rop
October 26th, 2011, 05:23 AM
Gastam milhões de reais pra fazer uma gambiarra dessas? Isso é gozação? Faça-se a grade em uma altura mínima que ofereça segurança e não comprometa a visão, oras!

gabrielteodor
October 26th, 2011, 05:30 AM
estou me baseando em "achismo" e em algumas poucas informações que temos alem das fotos, pode ser que eu esteja falando um monte de merda....mas....acho que não estou....

ieumesmuaiso
October 26th, 2011, 07:29 AM
Foristas, voces acham que se ao invés do gradil, fossem placas de acrílico, ainda assim atrapalharia a visão? pois há de convir que um torcedor na 6ª fileira teria 5 placas de acrílico sobrepostas no seu campo de visão. pergunto porque sinceramente não consigo enchergar uma solução para este problema. e acabo concluindo que a inclinação não foi a melhor solução para esse projeto.

CampoGrandense
October 26th, 2011, 01:36 PM

Série A?

:troll:

careca americano
October 26th, 2011, 01:55 PM
fiz o esquema dos degraus, outra vez, para analisar a visibilidade. coloquei com 1,20m de largura (como consta no projeto) por 1m de altura, já que no projeto fala em uma inclinação de 40º.
Na verdade, nem na melhor das hipóteses, que seria com a grade uns 20cm mais próxima do público e com o degrau um pouco mais baixo as coisas melhoram.....com essa inclinação e um degrau de 1,20 é quase impossível que haja uma solução para o problema, o jeito vai ser assistir em pé ou pela gretinha!!!
Obrigado Gabriel, grande trabalho!
Apenas três observações:
1. A altura do gradil na arquibancada do meio do modo que vc montou está na primeira montagem quase no nível do queixo do espectador sentado, e na segunda e terceira montagem numa altura bem abaixo, quase no peito, o que, em tese proporcionaria a visão do campo sem necesidade do torcedor se apoiar sobre o gradil ou ficar de pé. Qual das duas é a correta?
2. Na foto de ontem, o gradil parece ter sido recuado uns 10 cm da borda, o que parece não foi levado em conta na sua montagem. Isso talvez, como vc mesmo obeservou uns posts atrás, melhoraria o ãngulo de visão.
3. O torcedor terá condições de, sentado, alcançar o topo do gradil (agora mais próximo uns 10 cm) para se apoiar com os braços sobre ele?
Sem querer te cobrar pelo esforço e colaboração, daria pra vc, se for o caso, revisar os sketches para termos mais certeza no que estamos falando?
Obrigado

Gusnas
October 26th, 2011, 02:12 PM
estou me baseando em "achismo" e em algumas poucas informações que temos alem das fotos, pode ser que eu esteja falando um monte de merda....mas....acho que não estou....

Parabéns pelo trabalho, Gabriel. A gente deve estar comendo alguma mosca pois não é possível que eles estão montando esse monte de grade e não estão percebendo que não dará pra enxergar o campo. Se for do jeito que nós estamos imaginando, não tem jeito, a única solução é ter o retrabalho de recuar o gradil.

farah27
October 26th, 2011, 03:00 PM
Parece que já tiraram as fotos do site... E tb acho q jogos só no Brasileiro do ano que vem.

o hulk
October 26th, 2011, 03:11 PM
Pelo ângulo da arquibancada superior, acho que os que estiverem nas ultimas fileiras de cima não enxergarão nem a linha lateral do campo...

careca americano
October 26th, 2011, 03:18 PM
Parece que já tiraram as fotos do site... E tb acho q jogos só no Brasileiro do ano que vem.
Continuam lá... com aquela patética escada, com uma tábua jogada no meio de um degrau e um corre-mão protetor de madeira, improvisado, à esquerda de quem sobe... tsk, tsk, tsk...
Essa foto, ou, essas fotos, que não acrescentam nada às anteriores, foram postadas apenas para registro futuro do intervalo entre postagens, no caso de surgirem críticas de que nada se fez digno de registro por um mes... Acabam, no final, justamente evidenciando o fato!

Seven.
October 26th, 2011, 05:03 PM
26/10/2011 11h58 - Atualizado em 26/10/2011 11h58
Excesso de jogos e chuva castigam o gramado da Arena do Jacaré
No mês de outubro, 16 partidas serão realizadas no estádio de Sete Lagoas

[...]

Independência

A grama do Independência foi plantada na última semana. Apesar de não ser o responsável pelo gramado do novo estádio, ele tem acompanhado de perto as obras. Segundo Alves, o cronograma do plantio está correto.

- Quem colocou a grama foi uma empresa de amigos meus. Estou a par de tudo. Normalmente, é preciso de cerca de quatro meses para a grama pegar. Mas o tipo de grama colocada no Independência, por meio de estolões, que são pequenas mudas, facilita o processo. Com a ajuda das chuvas, acredito que, entre 30 a 120 dias, a grama já vai estar assentada.

No Independência, a grama utilizada será a Bermuda Celebration. O modelo Tifton 419 tem como principais características a velocidade de crescimento, maior resistência à sombra que as outras bermudas e boa tolerância à seca.

Matéria: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/excesso-de-jogos-e-chuva-castigam-o-gramado-da-arena-do-jacare.html

CH77
October 26th, 2011, 05:36 PM
30 a 120 dias!!!!hehehehehe...truco!

gabrielteodor
October 26th, 2011, 06:05 PM
Obrigado Gabriel, grande trabalho!
Apenas três observações:
1. A altura do gradil na arquibancada do meio do modo que vc montou está na primeira montagem quase no nível do queixo do espectador sentado, e na segunda e terceira montagem numa altura bem abaixo, quase no peito, o que, em tese proporcionaria a visão do campo sem necesidade do torcedor se apoiar sobre o gradil ou ficar de pé. Qual das duas é a correta?
2. Na foto de ontem, o gradil parece ter sido recuado uns 10 cm da borda, o que parece não foi levado em conta na sua montagem. Isso talvez, como vc mesmo obeservou uns posts atrás, melhoraria o ãngulo de visão.
3. O torcedor terá condições de, sentado, alcançar o topo do gradil (agora mais próximo uns 10 cm) para se apoiar com os braços sobre ele?
Sem querer te cobrar pelo esforço e colaboração, daria pra vc, se for o caso, revisar os sketches para termos mais certeza no que estamos falando?

Obrigado

Na primeira montagem eu fiz considerando os dados que tínhamos até então, considerei o degrau com largura = altura = 1,20,

já na segunda montagem, mais elaborada, calculei a altura baseando-me na largura do degrau (pelo projeto = 1,20m) e pelo angulo de inclinação da arquibancada que é de 40º, logo, a altura do degrau é de aproximadamente 1,0m.

Testei o recuo do gradil, mas, a diferença no angulo de visão é mínima, quase irrelevante, levando-se em conta a posição do gramado.

conforme havia dito, na melhor das hipóteses poderíamos considerar um afastamento da cadeira e um recuo do gradil mas, mesmo com essas alterações o angulo de visão é muito "baixo" o que torna inviável assistir ao jogo por cima do gradil.

Na verdade, o angulo de inclinação das arquibancadas é tão alto que, mesmo para ver o jogo em pé você precisará estar próximo ao gradil!!!

Respondendo à sua pergunta: a segunda é a mais correta!

HelioEPS
October 26th, 2011, 06:12 PM
A grama levará 120 dias para crescer...
Como foi plantada na última semana...
Só teremos grama crescida no final de Fevereiro de 2012...
Conforme o projeto do gramado:

MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO
EXECUÇÃO DO GRAMADO
ESTÁDIO RAIMUNDO SAMPAIO / INDEPENDÊNCIA...

VI. Forma de plantio

gabrielteodor
October 26th, 2011, 06:32 PM
Foristas, voces acham que se ao invés do gradil, fossem placas de acrílico, ainda assim atrapalharia a visão? pois há de convir que um torcedor na 6ª fileira teria 5 placas de acrílico sobrepostas no seu campo de visão. pergunto porque sinceramente não consigo enchergar uma solução para este problema. e acabo concluindo que a inclinação não foi a melhor solução para esse projeto.

Acho que não ficaria bom....acho que na prática o andar de cima será para assistir ao jogo de pé!!! não consigo imaginar outra solução pra isso...

temos que observar que o angulo é muito alto exatamente pelo fato de essa arquibancada ser alta em relação ao campo....por isso não acho que exista uma solução viável.....espero estar errado!

careca americano
October 26th, 2011, 07:16 PM
conforme havia dito, na melhor das hipóteses poderíamos considerar um afastamento da cadeira e um recuo do gradil mas, mesmo com essas alterações o angulo de visão é muito "baixo" o que torna inviável assistir ao jogo por cima do gradil.
Na verdade, o angulo de inclinação das arquibancadas é tão alto que, mesmo para ver o jogo em pé você precisará estar próximo ao gradil!!!
Respondendo à sua pergunta: a segunda é a mais correta!

Ai meu Deus do Céu! Será possivel que fizeram uma m.... desse tamanho?
De toda forma Gabriel, obrigado pelas respostas. Não são nada alentadoras, mesmo! :ohno:

careca americano
October 26th, 2011, 07:25 PM
30 a 120 dias!!!!hehehehehe...truco!
Não tem pressa nenhuma, caro CH77, pelas nossas estimativas o Indepa só fica realmente pronto lá pra fins de abril, no começo do Brasileirão 2012!...
No andar (lento...) da carruagem, a grama deixou de ser prioridade.... A preocupaçaõ agora é a LICITAÇÃO, em fins de DEZEMBRO. Se houver RECURSOS contra o vencedor da licitação....esqueçam! Vencida essa etapa, resta a tarefa de ACABAR o Indepa, que será entregue "no osso" para o vencedor da licitação. Qual será a demora?

afonso_bh
October 26th, 2011, 08:13 PM
Eu me recuso a acreditar que um erro primário desse possa ter acontecido. Se realmente ocorreu, vão dizer: "Ah, assistam o jogo em pé, como fizeram a vida inteira!" E mesmo em pé não se tem garantia de que todos conseguirão ver o campo por inteiro. Então por que cadeiras nas superiores? Por que Padrão FIFA?

Parabéns, os governantes de BH mais uma vez demonstraram sua incompetência. Não existe fiscalização do Estado, pra saber se o projeto foi concebido e feito da maneira correta? Não consigo entender como um erro grotesco de engenharia aconteceu.

Se realmente for o caso, temos que nos mobilizar pra cobrar uma solução. Todos os torcedores (Americanos, Cruzeirenses e Atleticanos), além dos contribuintes que não ligam pra futebol, todos devemos cobrar respostas e soluções caso essa aberração se concretize.

Por isso que tem que ter engenheiros da FIFA pra mostrar como faz, dando pitaco (pitacos que muita gente reclama, achando que é frescura) pra estabelecer um Padrão FIFA de verdade, porque senão, é justamente isso aí que acontece.

careca americano
October 26th, 2011, 09:04 PM
Eu me recuso a acreditar que um erro primário desse possa ter acontecido. Se realmente ocorreu, vão dizer: "Ah, assistam o jogo em pé, como fizeram a vida inteira!" E mesmo em pé não se tem garantia de que todos conseguirão ver o campo por inteiro. Então por que cadeiras nas superiores? Por que Padrão FIFA?

Parabéns, os governantes de BH mais uma vez demonstraram sua incompetência. Não existe fiscalização do Estado, pra saber se o projeto foi concebido e feito da maneira correta? Não consigo entender como um erro grotesco de engenharia aconteceu.

Se realmente for o caso, temos que nos mobilizar pra cobrar uma solução. Todos os torcedores (Americanos, Cruzeirenses e Atleticanos), além dos contribuintes que não ligam pra futebol, todos devemos cobrar respostas e soluções caso essa aberração se concretize.

Por isso que tem que ter engenheiros da FIFA pra mostrar como faz, dando pitaco (pitacos que muita gente reclama, achando que é frescura) pra estabelecer um Padrão FIFA de verdade, porque senão, é justamente isso aí que acontece.

E pensar que toda essa "onda" que estamos levantando, tendo por base apenas detalhes das plantas e simulações gráficas, poderia ser eliminada simplesmente dando a qualquer um de nós do fórum a oportunidade de VISITAR o estadio, sentar numa cadeira experimental já instalada defronte de um gradil e constatar OU NÃO, a nossa hipótese, REPORTANDO AQUI O RESULTADO.
É possivel que estejamos errados? É SIM! Como também, pela matemática da engenharia TAMBÉM É MAIS POSSIVEL QUE ESTEJAMOS CERTOS!
Enquanto UM CONVITE PARA UMA VISITA não ocorrer, perdurarão dúvidas. E quanto mais demorar o convite, SECRETARIA DE OBRAS, mais esse assunto vai render, até que, mais dia menos dia, a realidade seja constatada por um repórter convidado ou político da Assembléia, e, se comprovada nossa HIPÓTESE, a coisa exploda na imprensa ou na Cãmara, e acabe sobrando para a ADMINITRAÇÃO DA SECRETARIA DE OBRAS.
JÁ PENSARAM A IMPRENSA INFORMANDO QUE OS TORCEDORES DA ARQUIBANCADA SUPERIOR TERÃO QUE ASSISTIR OS JOGOS DE PÉ?
Aí, para o bem ou para o mal, JÁ SERÀ TARDE PARA SE REMEDIAR!
LAMENTÁVEL QUE NENHUM REPRESENTANTE NOSSO (DO POVO) SE MEXA PARA VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO! CADÊ A COMISSÃO DA COPA?.
MAS CLARO, NÃO É ÉPOCA DE ELEIÇÕES...
Desculpem o desabafo!
PS: continuo querendo acreditar que estamos todos errados, por falta de algum detalhe... É impossivel que um estádio aprovado pela FIFA coloque torcedores de pé para assitir futebol empoleirados num declive de 40º, se segurando em gradís. Tem algo errado nessa nossa hipótese, não é possível!

HelioEPS
October 26th, 2011, 09:36 PM
Calma pessoal!!!
Eu fiz o "JOGO DOS 7 ERROS"...
Vamos ver quem dá a solução???:lol:

http://i40.tinypic.com/vzy645.jpg

ieumesmuaiso
October 26th, 2011, 09:41 PM
gabrielteodor, obrigado pela resposta, talvez seria interessante se voce fizesse um desenho mas com essa linha vermelha chegando até o lateral do campo, porque me parece que o campo vai ficar bem afastado do beiral o que melhoraria muito o angulo de visão, veja que por essa foto não se ve bem o primeiro degral de arquibancada, mas se o campo não estiver rente ao beiral, talvez depois desse cano atraz do bobcat(esse tratorzinho), penso que a coisa muda bastante.:cheers:

careca americano
October 26th, 2011, 10:39 PM
Calma pessoal!!!
Eu fiz o "JOGO DOS 7 ERROS"...
Vamos ver quem dá a solução???:lol:

http://i40.tinypic.com/vzy645.jpg

Helio,
Subir a altura dos assentos e colocar um "toquinho" para apoio do pé do assistente, como vc fez na figura 2 é um remendo. Pode minorar o problema, mas ainda não é uma solução perfeita. Isso me lembra a piada do cara que se senta no banquinho de um piano de cauda e, para se aproximar do teclado puxa o piano! :lol::lol:
A figura 3, com o espectador de pé, com a barriga encostada no gradil,(na verdade seu espectador ta muito magrinho: se tivesse barriga ela estaria encostada no gradil...:lol::lol:) me parece próximo do àngulo de onde se tirou a foto abaixo, e que permite se ver toda a beirada do campo, postada na figura, como bem salientou o colega Ieumesmuaiso. Repare que a posição teórica da câmera está MUITO acima do Gradil, ou seja na altura aproximada de um espectador de pé, encostado no gradil.
Resumo: pra ver tudo tem que se ficar DE PÉ! Seria isso?

baga171
October 27th, 2011, 12:00 AM
26/10/2011 11h58 - Atualizado em 26/10/2011 11h58
Excesso de jogos e chuva castigam o gramado da Arena do Jacaré
No mês de outubro, 16 partidas serão realizadas no estádio de Sete Lagoas

[...]

Independência

A grama do Independência foi plantada na última semana. Apesar de não ser o responsável pelo gramado do novo estádio, ele tem acompanhado de perto as obras. Segundo Alves, o cronograma do plantio está correto.

- Quem colocou a grama foi uma empresa de amigos meus. Estou a par de tudo. Normalmente, é preciso de cerca de quatro meses para a grama pegar. Mas o tipo de grama colocada no Independência, por meio de estolões, que são pequenas mudas, facilita o processo. Com a ajuda das chuvas, acredito que, entre 30 a 120 dias, a grama já vai estar assentada.

No Independência, a grama utilizada será a Bermuda Celebration. O modelo Tifton 419 tem como principais características a velocidade de crescimento, maior resistência à sombra que as outras bermudas e boa tolerância à seca.

Matéria: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/excesso-de-jogos-e-chuva-castigam-o-gramado-da-arena-do-jacare.html

ai galera portando o que viamos na imagem abaixo não era ilusão nao, infelizmente ou felizmente é a gramq que ta aparecendo!

gabrielteodor
October 27th, 2011, 12:42 AM
http://img845.imageshack.us/img845/7417/indepa8.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-10-26
http://img64.imageshack.us/img64/2110/indepa9.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-10-26
http://img685.imageshack.us/img685/9441/indepa7.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/9441/indepa7.jpg
http://img26.imageshack.us/img26/4918/indepa10.jpg
http://img257.imageshack.us/img257/4626/indepa13.jpg

Agora acoplei a minha montagem ao maravilhoso estadio feito por um amigo forista (não lembro o nome agora, quem souber me fale por favor). A sensação foi um pouco melhor do que antes, mas o problema continua....

O plano em amarelo representa o campo de visão obstruído, ou seja, quem está dentro do amarelo nas arquibancadas superiores não enxerga o campo!!!!

Obs: não sei se a montagem do estádio está em escala real, mas acredito que um projeto tão bem feito com certeza estará!!

careca americano
October 27th, 2011, 03:59 AM
Caro GabrielTeodor, do cacête essas montagens. Quando crescer quero aprender a fazer igual...:lol::lol::lol:
Por mais realista que sejam as imagens, o absurdo é tão grande que continuo achando que estamos cometendo algum erro de avaliação....
Mas, se na próxima série de fotos oficiais não incluirem a visão de um espectador sentado nesse lance de arquibancadas, aí vou começar a acreditar que nossas suspeitas viraram certeza, e vamos ver se alguém na imprensa ou na classe política toma a frente para liderar a cobrança visando modificação.

gabrielteodor
October 27th, 2011, 04:36 AM
Caro GabrielTeodor, do cacête essas montagens. Quando crescer quero aprender a fazer igual...:lol::lol::lol:
Por mais realista que sejam as imagens, o absurdo é tão grande que continuo achando que estamos cometendo algum erro de avaliação....
Mas, se na próxima série de fotos oficiais não incluirem a visão de um espectador sentado nesse lance de arquibancadas, aí vou começar a acreditar que nossas suspeitas viraram certeza, e vamos ver se alguém na imprensa ou na classe política toma a frente para liderar a cobrança visando modificação.

Essas montagens são bem simples de fazer....baixe o sketchup e tente brincar um pouquinho e você vai ver que não tem nada de mais!!!
Do cacête mesmo é essa montagem do estádio....isso quem fez teve a manha!!!heheh

HelioEPS
October 27th, 2011, 05:09 AM
Helio,
Subir a altura dos assentos e colocar um "toquinho" para apoio do pé do assistente, como vc fez na figura 2 é um remendo. Pode minorar o problema, mas ainda não é uma solução perfeita. Isso me lembra a piada do cara que se senta no banquinho de um piano de cauda e, para se aproximar do teclado puxa o piano! :lol::lol:
A figura 3, com o espectador de pé, com a barriga encostada no gradil,(na verdade seu espectador ta muito magrinho: se tivesse barriga ela estaria encostada no gradil...:lol::lol:) me parece próximo do àngulo de onde se tirou a foto abaixo, e que permite se ver toda a beirada do campo, postada na figura, como bem salientou o colega Ieumesmuaiso. Repare que a posição teórica da câmera está MUITO acima do Gradil, ou seja na altura aproximada de um espectador de pé, encostado no gradil.
Resumo: pra ver tudo tem que se ficar DE PÉ! Seria isso?

Caro Careca Americano!

Subir os assentos pode não ser uma solução perfeita, mas seria o "papel higiênico" para limpar a "Kaga.." que o projeto nos mostra e os dados que temos ou conhecemos no momento...
Mas o dado mais importante é a distância entre a arquibancada superior até o gramado, que só assim poderemos saber qual será o ângulo de visão...

Conclusões:
1º) Pelos dados e imagens que temos são insuficientes para darmos uma solução cabível.
2º) Baseado no que temos é vender ingressos da "geral superior" do Independência, porque para ver tudo só de pé...
3º) Se ninguém detectar o problema (que nos achamos que tem) e dar uma solução plausível, realmente estamos enganados quanto ao estádio ser a nível FIFA.
4º) Acho que cometer erros com arquibancadas neste ângulo (+_ 40°), é jogar todo um projeto de uma arena moderna de nível "FIFA" por água a baixo. Sendo que temos vários exemplos no mundo como: O Estádio do Bessa, Engenhão e La Bonbonera, etc...
5º) Acredito que estamos enganados e teremos a arquibancada superior do Novo Independência o local de conforto e visibilidade como uma opção de prazer ao espectador de presenciar e curtir o seu espetáculo favorito...
6º) Fiz uma brincadeira do jogo dos 7 erros mostrando os ângulos de visão de acordo com o projeto, para chamar a atenção e só você conseguiu perceber que, se realmente houver problemas de visibilidade na arquibancada superior (e não corrigirem) é somente os responsáveis pela obra poderão responder pela falta de competência e desrespeito com o espectador que paga e irá pagar por gastos de uma obra que ficará como legado para Belo Horizonte e conseqüentemente para todos nós...
7º) Vamos aguardar o final deste episódio para conhecermos realmente os fatos...

careca americano
October 27th, 2011, 01:18 PM
Essas montagens são bem simples de fazer....baixe o sketchup e tente brincar um pouquinho e você vai ver que não tem nada de mais!!!
Do cacête mesmo é essa montagem do estádio....isso quem fez teve a manha!!!heheh
Vou tentar... aposentado tem tempo de sobra...:lol:
E de onde vc baixou o sketch do Indepa?

Gusnas
October 27th, 2011, 02:30 PM
ai galera portando o que viamos na imagem abaixo não era ilusão nao, infelizmente ou felizmente é a gramq que ta aparecendo!

Mas naquela foto era realmente ilusão de ótica. Fotos posteriores mostraram que não havia grama.

baga171
October 27th, 2011, 03:34 PM
Mas naquela foto era realmente ilusão de ótica. Fotos posteriores mostraram que não havia grama.

mesmo assim ainda não tenho certeza! rsrsr
cara eles estao plantando a grama na areaia! isso me deixa preocupado se vai mesmo agunetar!

careca americano
October 27th, 2011, 03:54 PM
mesmo assim ainda não tenho certeza! rsrsr
cara eles estao plantando a grama na areaia! isso me deixa preocupado se vai mesmo agunetar!
O caro baga171, vamos dar um crédito de confiança aos técnicos. Os caras são especialistas em gramados esportivos! Eles seguramente sabem melhor que nós o que fazem. São profisssionais, e seguarmente NÃO estão plantando grama em areia! Qualquer aprendiz de jardineiro sabe que em deserto não nasce grama...:lol::lol::lol:

gabrielteodor
October 27th, 2011, 05:03 PM
Vou tentar... aposentado tem tempo de sobra...:lol:
E de onde vc baixou o sketch do Indepa?

No proprio programa.....existe uma galeria de modelos 3D...
Para acesa-la você clica em "File"----> "Warehouse"----> "GetModel"

Todas as duvidas que você tiver, basta procurar no you tube que tem vides ensinando!! é bem simples mesmo e muito divertido!!

baga171
October 27th, 2011, 05:52 PM
O caro baga171, vamos dar um crédito de confiança aos técnicos. Os caras são especialistas em gramados esportivos! Eles seguramente sabem melhor que nós o que fazem. São profisssionais, e seguarmente NÃO estão plantando grama em areia! Qualquer aprendiz de jardineiro sabe que em deserto não nasce grama...:lol::lol::lol:

Tomara, mas não sei!
ate ver pronto não confio em nada!

careca americano
October 27th, 2011, 07:01 PM
No proprio programa.....existe uma galeria de modelos 3D...
Para acesa-la você clica em "File"----> "Warehouse"----> "GetModel"

Todas as duvidas que você tiver, basta procurar no you tube que tem vides ensinando!! é bem simples mesmo e muito divertido!!
Brigadão!:cheers:

Skybord
October 27th, 2011, 07:16 PM
Tomara, mas não sei!
ate ver pronto não confio em nada!

É normal o terreno para plantar a grama ter areia e o plantio dela em sementes tambem é normal, depende só da tecnica de plantio que eles usaram.

A arena da baixada tem seu gramado plantado em sementes, eles usam inclusive 2 tipos de grama, 1 no inverno e outra no verao. A de inverno é plantada em cima da grama de verao e vai crescendo no meio dela até que a de verao morre.

Calvin Porto
October 27th, 2011, 07:19 PM
Bah! se realmente o a visão do campo naquela projeção feita, for confirmada, poderemos considerar o erro do projeto como um verdadeiro absurdo e barberagem da grossa.

Só teremos a lamentar.

baga171
October 27th, 2011, 09:44 PM
É normal o terreno para plantar a grama ter areia e o plantio dela em sementes tambem é normal, depende só da tecnica de plantio que eles usaram.

A arena da baixada tem seu gramado plantado em sementes, eles usam inclusive 2 tipos de grama, 1 no inverno e outra no verao. A de inverno é plantada em cima da grama de verao e vai crescendo no meio dela até que a de verao morre.

COncordo, realmente tme qe ter area, mas para ajudar na drenagem!

mas acredito que o gramado sera um dos melhores do Brasil!

DaniloJunior
October 27th, 2011, 11:03 PM

Fazendo-se a ressalva que a Arena da Baixada possui sérios problemas com o gramado.

baga171
October 28th, 2011, 12:19 AM
Fazendo-se a ressalva que a Arena da Baixada possui sérios problemas com o gramado.

Ia ressaltar isso!

Skybord
October 28th, 2011, 03:00 PM

É verdade. Mas acho que o problema lá se deve a falta de manutençao periodica. Um gramado custa uma boa quantia mensal pra deixar sempre bom e precisa ser trocado de tempos em tempos.

ieumesmuaiso
October 28th, 2011, 04:10 PM
eu acho que o Brasil deveria investir em gramados artificiais, eles melhoraram muito e até a FIFA indica para copa do mundo, tem o problema do alto custo de implantação comparado ao gramado tradicional, porém a manutenção é mínima, e os benefícios são bem maiores.

HelioEPS
October 28th, 2011, 05:37 PM
Já começaram a colocar o telhado no Independência. Vejam o vídeo do dia 27/11/2011:
oMLrTFN-OQg

HelioEPS
October 28th, 2011, 05:40 PM
Obras do Novo Independência - 27/10/11 - Video 02:

CJWseDvmnAY

HelioEPS
October 28th, 2011, 05:42 PM
Obras do Novo Independência - 27/10/11 - Video 01

9E9g1jkCOEs

farah27
October 28th, 2011, 06:57 PM
Excelente os vídeos Helio.
Da pra ver que tem MUITA coisa ainda pra fazer, não tem acabamento nenhum. Acho que só pro Brasileiro do ano que vem que veremos jogos aí.
Uma coisa q eu pode perceber é que a visão da arquibancada inferior deve ser muito melhor do que da arquibancada superior. Ainda mais com o famoso gradil que vão instalar lá em cima..
Não vejo a hora disso ficar pronto logo.

Skybord
October 28th, 2011, 08:03 PM
^^
E pra esse ano nem pensar esse estadio. Se fosse pra colocar uma data dia março/2012

HelioEPS
October 28th, 2011, 08:14 PM
A entrega definitiva do Independência está condicionada ao vencedor da licitação, que terá o seu resultado só no dia 05/12/2011 apartir das 09:00 horas...

Gusnas
October 28th, 2011, 08:16 PM
Valeu Helio!

Como diria Alberto Rodrigues: "terrível, terrível, terrível!!!".

Pouca gente trabalhando e muito serviço pra fazer. Se a imprensa não começar a cobrar, eles não vão acelerar essa obra.

careca americano
October 28th, 2011, 08:48 PM
Bons os vídeos, como testemunho da lentidão das obras. Se sabemos que fase de acabamento é lenta por natureza, por outro lado, os trabalhos de acabamento permitem aumentar substancialmente o número de pedreiros, ao contrário da fase da montagem de estruturas, onde excesso de pessoal costuma significar ACIDENTE. Assim, a meu ver, a obra está se arrastando.
A lamentar, nos vídeos, é que temos imagens da arquibancada superior do fundo e da inferior. Infelizmente não temos imagens da arquibancada superior do lado da Ismênia, onde ja se tem alguns gradis, para que pudesemos finalmente acabar com a dúvida do que parece ser a maior m....a feita no projeto!

baga171
October 28th, 2011, 10:05 PM
eu acho que o Brasil deveria investir em gramados artificiais, eles melhoraram muito e até a FIFA indica para copa do mundo, tem o problema do alto custo de implantação comparado ao gramado tradicional, porém a manutenção é mínima, e os benefícios são bem maiores.

Nossa!! Gramado tem que ser natural!!! gramado artificial é de pelada! e o custo dele é bem inferior a grama natural!

La no mexico por exemplo, ver os caras jogando de tennis é muito feio, isso pra mim é pelada!

baga171
October 28th, 2011, 11:18 PM
Continuo achando que não é ilusão de otica o que vejo esverdiado na area do gramado!

HelioEPS o que voce pode identificar na area do gramado?

afonso_bh
October 28th, 2011, 11:27 PM
Gramado artificial é uma aberração. Qualquer quique da bola é na altura do jogador. Horrível. Bom mesmo são os tapetes da Premier League.

HelioEPS
October 29th, 2011, 12:25 AM
Continuo achando que não é ilusão de otica o que vejo esverdiado na area do gramado!

HelioEPS o que voce pode identificar na area do gramado?
Concordo com você que realmente parece serem as mudas de grama que foram plantadas...

DaniloJunior
October 29th, 2011, 07:25 PM
Os vídeos do Hélio me tiraram algumas dúvidas, a primeira era quanto ao acabamento, infelizmente, observa-se a quase total inexistência de acabamento no interior do Independência, pelo menos nos locais onde filmaram.

Já quanto ao gramado, não acredito mais em efeito de luz, pois na filmagem, mesmo sobre diferentes enfoques, ou seja, mesmo tendo ela sido realizada em diferentes pontos do estádio, e levando-se em conta que cada um deste pontos possui luminosidade diferente, a diferença de tonalidade no gramado permanece. Portanto, de duas uma, ou o gramado esta brotando ou a terra esta mistura com adubo, dando esse diferencial de cor no campo. Escolham suas teorias, rsrs... quanto a isso observem o campo estas duas primeira imagens e depois as que seguem, as quais traçarei comentário sobre o gradil, mas igual observem que a diferença de tonalidade do gramado continua, mesmo sendo a imagem obtida em outro ponto do estádio:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAABO3kfbR2GlO6CvlCl5qp338Zk_9oOgJIvrKt8SWFyR8xQ5z8uNm-wFAQLBJRXTEtQufob_HJfOpEhzH7pSea68Am1T1UCOyoRNyqk5TG0e5gC9Q__7G1bUw.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAO-lj8RjykrxWCR77LOeFwsPP0Z46l2F0fdJu30TX1bpvPTolupK5dThOgbrSfkAh9gWOSMZYHcdrb5wiM4zsT4Am1T1UIfgUyAxAIADY0Y4y48h63ua5r8h.jpg

Observando a imagem que segue e pensando que o gradil irá ser da mesma altura ou até um pouco mais alto, parece claro que ele foi projetado para que as pessoas enxergassem através dele. Isso, por si só, já deixaria ruim a visualização do jogo, imagina então com a estrutura de ferro entrelaçada no interior do gradil!

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAH7slPrHdHgEa1gQOlTdZAz8IYPpsEgXzRqS-fSdRrDgWvpe-cNmpw47mRcQePsplQOLYCenOR5F1FrQxWMvAhEAm1T1UDITqXiuyXiVTyjMGIRcobHS3_U-.jpg

Aqui a visualização do campo em pé, junto ao futuro gradil.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAIjx11DLxtKrK37JX6y19-rs3Fjcx4AIjzKd8jhw4W6jmjuQThI2Wg2TMy-Rjb_7Y0YPlgrWVi4frcb_t-Xqo6cAm1T1ULx4Su_931GgSwNnfquUPrnMVsb5.jpg

E aqui a visualização da cobertura, já se encontrando nesse setor alguns gradis para a futura instalação.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOt4U31H2jiRRmEjQtHvpe5SD7IbDjlOHux59Nvdy4qZPOgybIRbbIq1SECMajKe0S_Q-yPOI9smiLSWPGFccQsAm1T1UK-oDcwvjcuNzf4lhSZHLsoQt4QA.jpg

Ressalto que essas imagens foram geradas a partir dos vídeos do Hélio, respeitando assim possíveis direitos autorais por parte do Hélio, rsrs.

Obs.: observei nas gravações dos vídeos postados pelo Hélio bastante pessoas paradas, sem fazer nada, será que são funcionários ou são pessoas visitando a obra?

careca americano
October 29th, 2011, 07:52 PM
Obs.: observei nas gravações dos vídeos postados pelo Hélio bastante pessoas paradas, sem fazer nada, será que são funcionários ou são pessoas visitando a obra?

Boas observações Danilo. Aos poucos vai se confirmando o que mais temíamos: a geral vai ser a parte superior, já que a torcida lá vai ter que ficar de pé...
Quanto ao pessoal, devem ser visitantes ilustres, e não encrenquinhas como nós, que perdem o seu tempo em acompanhar "pari passu" tudo o que diz respeito ao Indepa... Nós somos o tipo de pessoal que os "donos" da obra não gostam: fazem perguntas, cobram...enfim. se INTERESSAM pelo Estádio.
Xô encrenqueiros! Convite proceis? NUNQUINHA!!! :ohno::ohno::ohno:

Luan SR
October 29th, 2011, 08:03 PM
Aqui a visualização do campo em pé, junto ao futuro gradil.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAIjx11DLxtKrK37JX6y19-rs3Fjcx4AIjzKd8jhw4W6jmjuQThI2Wg2TMy-Rjb_7Y0YPlgrWVi4frcb_t-Xqo6cAm1T1ULx4Su_931GgSwNnfquUPrnMVsb5.jpg

Se os vestiários dos jogadores serão atras do gol pra que aquelas escadas ali do lado dos bancos de reservas?

DaniloJunior
October 29th, 2011, 08:25 PM
É verdade. Mas acho que o problema lá se deve a falta de manutençao periodica. Um gramado custa uma boa quantia mensal pra deixar sempre bom e precisa ser trocado de tempos em tempos.

Inicialmente o Atlético-PR utilizava apenas uma espécie de grama, a Bermuda TifWay 419, grama com raízes não tão cumpridas. Essa espécie de grama não possui uma resistência muito grande, portanto, o gramado da arena costumava não ter grande qualidade principalmente no inverno.

O ano passado ou retrasado, não sei especificamente, eles passaram a semear o gramado com uma espécie mais adaptável ao inverno, a qual acabava se sobrepondo a Bermuda Tifway no inverno, evitando que o gramado ficasse deteriorado.

Não estou falando isso para discordar de ti, pelo contrario, apenas estou incrementando seus dados, pois mesmo diante referida, porque o gramado do Atlético-PR parece não melhorar, semana passada mesmo saiu uma reportagem em um jornal de circulação aqui no sul mostrando o estado crítico em que se encontra.

Se um clube quiser um gramado de qualidade, não adianta tomar medidas simplórias de manutenção, são vários os fatores que influenciam, a adubação, a irrigação, a luminosidade, a ventilação, tudo isso seguido por uma constante avaliação do estado do gramado. Se o Atlético não começar a mudar sua política em relação ao gramado, acredito que a sua qualidade só tende a pioras, pois o estádio será fechado, diminuindo consideravelmente a ventilação e a luminosidade.

Quando estava escrevendo esse post, fui ao tópico da Arena da Baixada e observei a ausência de preocupação no projeto com entradas de ventilação - este problema é resolvido com a abertura de portas nas extremidade da arquibancada inferior da arena e também deixando um espaçamento entre a arquibancada superior e a cobertura - e de luminosidade - a problema da luminosidade é resolvido com a colocação de placas transparentes na cobertura, deixando a luz passar por entre elas, chegado ao gramado. Quanto a ventilação, sugiro que observem o projeto da arena do grêmio, lá a preocupação com o gramado foi constante. Já quanto a luminosidade, acredito que quase todos os projetos de estádios da copa possuem cobertura transparente.

Bom, questões como luminosidade e ventilação não serão problemas no Independência, uma vez que o estádio mantém o formato de ferradura. O que poderia influenciar nessa questão seria a variação de luminosidade inverno/verão, em decorrência da alteração do posicionamento do sol, mas pelo que me lembro, eles tiveram essa preocupação, pelos menos me parece que vi um render mostrando essa variação. Se alguém souber de sua existência ou saber onde se encontra, poderia portar aqui?

O único cuidado que deverão ter é com a manutenção do gramado, no sentido de adubação, irrigação, acompanhando o estado do gramado do indepa costumeiramente. Importante também, caso no futuro resolvam fechar o estádio, pensar nesse projeto levando em conta os fatores que destaquei aqui.

Espero que de alguma forma tais informações sejam uteis para os participantes do tópico do Estadio Independência.

Força tricolo mineiro.

DaniloJunior
October 29th, 2011, 08:33 PM
Se os vestiários dos jogadores serão atras do gol pra que aquelas escadas ali do lado dos bancos de reservas?

Aquilo ali serão entradas para o campo. A fifa exige a existência de conexões entre a arquibancada e o gramado, para em caso de urgência a torcida possa ter acesso ao gramado. Nesse sentido, observe a foto do estádio do clube português Boa Vista (lado direito da imagem, em amarelo).

EDIT: Luan, acabei me equivocando em relação ao teu questionamento, realmente não sei o porque da escada. Eu acredito que ela não é uma estrutura que liga o gramado a um possível vestiário, mas sim apenas para facilitar o acesso ao banco de reservas, que normalmente é a nível mais baixo do que o do solo.

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/498876/gd/1240173261/Concretizacao-de-um-sonho.jpg

Alias, ao procurar essa foto (^^), encontrei uma outra mostrando que o gramado do estádio do Boa Vista só foi plantado ou implantado após terem concluído praticamente toda a estrutura da arquibancada, observem:

http://www.ecoasic.com/images_user/noticias/newsBessa_4e15969acd050.jpg

DaniloJunior
October 29th, 2011, 08:44 PM
[...] e não encrenquinhas como nós, que perdem o seu tempo em acompanhar "pari passu" tudo o que diz respeito ao Indepa... Nós somos o tipo de pessoal que os "donos" da obra não gostam: fazem perguntas, cobram...enfim. se INTERESSAM pelo Estádio.

Os donos das obras podem até não gostar, mas é essencial a existência de pessoas como vocês para que a obra seja transparente. Alias, a participação é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, pois participação gera transparência, o que, por sua vez, entrava a corrupção.

Fiz um viagem agora, mas é a mais pura verdade.

careca americano
October 29th, 2011, 09:35 PM
O que poderia influenciar nessa questão seria a variação de luminosidade inverno/verão, em decorrência da alteração do posicionamento do sol, mas pelo que me lembro, eles tiveram essa preocupação, pelos menos me parece que vi um render mostrando essa variação. Se alguém souber de sua existência ou saber onde se encontra, poderia postar aqui?

Força tricolor mineiro.

O sol, no inverno faz a trajetória em vermelho, da direita para a esquerda (Leste para Oeste). No verão percorre a linha azul. Basta então vc imaginar como correrá a sombra com a cobertura montada. Como estamos ao sul do equador, o sol passa a maior parte do tempo em ângulo na direção norte. Assim a arquibancada da Ismenia toma mais sol que a da Pitanguí. Espero ter esclarecido...
Nessa foto, pelo tamanho da sombra dos refletores, ela deve ter sido tirada por volta das 10:30hs e no inverno. Se fosse à mesma hora no verão, a sombra quase não existiria, pois o sol estaria quase à pino. Deu pra entender?

http://i53.tinypic.com/4q1z79.jpg

Taí Danilo, atendendo a pedidos...
Em BH a nossa latitude é de quase 20 graus, e estamos acima do Trópico de Capricornio.
Na nosssa região, a menos que exista uma área com sombra permanente, o grau de insolação não é problema. De toda forma, no inverno a grama do lado da Pitanguí é a que eventualmente poderá sofrer um pouco.

careca americano
October 29th, 2011, 10:13 PM
Pessoal, foto da torcida do Boa Vista, Portugal.
Para economizar o tempo de vcs, assinalei com a seta a "wally" sentada. Tem mais uns dois ou três. O resto está no mínimo "pendurado" sobre o gradil. A maioria de pé. :ohno::ohno:
PS: notem que o gradil é vazado, o que prejudica menos quem não está disposto a se levantar...
http://i39.tinypic.com/mwflt3.jpg

Luan SR
October 30th, 2011, 12:34 AM
Mas vai ser assim no Independência também! Degraus com 1,2m de largura???? Burrice pura! ainda mais num pais que ninguém gosta de sentar nas cadeiras dos estádios. Se fossem de 0,85cm como é o minimo que a Fifa exige daria pra fazer umas 17 fileiras, 5 a mais!

Outra bobagem é aquela área de circulação na frente da inferior.

gabrielteodor
October 30th, 2011, 02:07 AM
Mas vai ser assim no Independência também! Degraus com 1,2m de largura???? Burrice pura! ainda mais num pais que ninguém gosta de sentar nas cadeiras dos estádios. Se fossem de 0,85cm como é o minimo que a Fifa exige daria pra fazer umas 17 fileiras, 5 a mais!

Outra bobagem é aquela área de circulação na frente da inferior.

Discordo totalmente de tudo que você disse....

1)"Degraus com 1,2m de largura???? Burrice pura! ainda mais num pais que ninguém gosta de sentar nas cadeiras dos estádios."

-----> Degraus de 1,20 melhoram consideravelmente a circulação da torcida e se eles tivessem 0,85m não melhoraria consideravelmente a visão do gramado, prova disso é que o estádio do Boa Vista não tem degraus tão largos e a visão claramente é prejudicada!

-----> O fato de as pessoas não gostarem de sentar na cadeira é mais um motivo para os degraus serem grandes, pois as dimensões deles não dão outra alternativa ao torcedor!

2)Se fossem de 0,85cm como é o minimo que a Fifa exige daria pra fazer umas 17 fileiras, 5 a mais!

-----> Não adianta aumentar a capacidade do estádio sendo que o bairro, , os bares, estacionamentos, etc; não comportam mais gente...
Alem do mais o próprio estádio, na sua concepção tem o objetivo de atender a um público menor com conforto...

ieumesmuaiso
October 30th, 2011, 03:14 AM
Gramado artificial é uma aberração. Qualquer quique da bola é na altura do jogador. Horrível. Bom mesmo são os tapetes da Premier League.

esse problema do quique da bola ja foi superado afonso_bh, quanto a premier ligue a maioria usa um mix de natural com artificial, como na copa da Africa do Sul.

Nossa!! Gramado tem que ser natural!!! gramado artificial é de pelada! e o custo dele é bem inferior a grama natural!

estou falando dos gramados certificados pela FIFA, inclusive a FIFA prefere eles para copa do que grama natural.
infelizmente o custo não é inferior, é bem alto, mas na implantação, na manutenção é que se vê a inteligencia do investimento.

La no mexico por exemplo, ver os caras jogando de tennis é muito feio, isso pra mim é pelada!

infelizmente o do méxico não é certificado FIFA, eles foram implantados antes da certificação que saiu recentemente. se usa chuteiras em qualquer gramado FIFA.

ps. parece que os amigos não tomaram conhecimento do PDF da fifa, foi postado no thread Copa do Mundo FIFA 2014 | Brasil - Notícias Gerais (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=902920), porém não me lembro da página. vou tentar recuperar e posto aqui:cheers:

gabrielteodor
October 30th, 2011, 03:15 AM
Fiz um esquema para mostrar a vocês porque os engenheiros que projetaram o estádio não erraram na questão das arquibancadas superiores e a visibilidade.

http://img844.imageshack.us/img844/7481/indepa333.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/844/indepa333.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

o esquema representa o olho de uma pessoa sentada, e seu angulo de visão quando obstruído por gradis posicionados a diferentes distancias (barras pretas).

o problema é que o angulo de visão do torcedor para conseguir enxergar o campo, devido à proximidade do gramado e à altura da arquibancada é próximo à 45°, mesmo em uma escala exagerada, considerando uma pessoa sentada medindo 1,29m e com o gradil abaixo do permitido pelos bombeiros com 0,90m e ainda um corredor de apenas 0,57m o angulo obtido seria próximo a 35° e portanto, bem abaixo do necessário.

a verdade é que não dá pra juntar as duas coisas, um estadio pequeno e alto com pouca distancia em relação ao gramado e esses gradis de proteção!

basta ver que a arena da baixada por exemplo não tem gradis, e se tivesse, provavelmente atrapalhariam, ainda que o estadio do atletico seja mais baixo que o independência.

Bom, de qualquer forma, sou leigo no assunto....posso estar viajando completamente.....

DaniloJunior
October 30th, 2011, 03:39 AM
^^O gradil terá 1 m e 20 cm de altura. A visão do jogo ocorrerá por meio do gradil, será como assistir um jogo de futebol em uma televisão de escola, com uma grade na frente da tv, para que a mesma não seja roubada.

Luan SR
October 30th, 2011, 06:16 AM
-----> Degraus de 1,20 melhoram consideravelmente a circulação da torcida e se eles tivessem 0,85m não melhoraria consideravelmente a visão do gramado, prova disso é que o estádio do Boa Vista não tem degraus tão largos e a visão claramente é prejudicada!

-----> O fato de as pessoas não gostarem de sentar na cadeira é mais um motivo para os degraus serem grandes, pois as dimensões deles não dão outra alternativa ao torcedor!

Mas rapaz, 85cm já é suficiente pra pessoa circular sem incomodar quem já está sentado, é exigência para estádio da Copa, ali não é corredor de acesso. 1,2m dá pra assistir jogo deitado.

E aqueles arames do gradil ainda vão fazer as pessoas preferirem ficar em pé pra ter uma visão mais limpa.

DaniloJunior
October 30th, 2011, 05:03 PM
Taí Danilo, atendendo a pedidos...
Em BH a nossa latitude é de quase 20 graus, e estamos acima do Trópico de Capricornio.
Na nosssa região, a menos que exista uma área com sombra permanente, o grau de insolação não é problema. De toda forma, no inverno a grama do lado da Pitanguí é a que eventualmente poderá sofrer um pouco.

http://i53.tinypic.com/4q1z79.jpg

Se observar essa fotografia que tu colocou, verá que não tem parte da cobertura do lado da Pitaguí. Essa ausência de cobertura faz com que o gramado pegue claridade no inverno em todo o setor. Portanto, se colocarem um teto transparente ali, acredito que seria suficiente.

Isso só se aplica em regiões que possuem inverno bastante úmido, acredito eu, o inverno de MG como é?

lgot
October 30th, 2011, 05:22 PM
O inverno em BH é bem seco!

gabrielteodor
October 30th, 2011, 05:42 PM
^^O gradil terá 1 m e 20 cm de altura. A visão do jogo ocorrerá por meio do gradil, será como assistir um jogo de futebol em uma televisão de escola, com uma grade na frente da tv, para que a mesma não seja roubada.

Exatamente isso!!!:lol::lol::lol::nuts:

gabrielteodor
October 30th, 2011, 05:46 PM
Mas rapaz, 85cm já é suficiente pra pessoa circular sem incomodar quem já está sentado, é exigência para estádio da Copa, ali não é corredor de acesso. 1,2m dá pra assistir jogo deitado.

E aqueles arames do gradil ainda vão fazer as pessoas preferirem ficar em pé pra ter uma visão mais limpa.

O que eu disse é que não ha motivos para diminuirem os degraus já que isso não influenciará consideravelmente na visão do jogo! os gradis atrapalharão tanto com 1,20 tanto com 0,85....

HelioEPS
October 30th, 2011, 05:54 PM
Acho que ainda não começaram a colocação de cadeiras nas arquibancadas superior, porque estão como nós aqui tentando achar uma solução quanto à visibilidade do espectador. A montagem era para ter começado em setembro...
Se alguém tiver a solução eles irão agradecer...:cheers::lol:

careca americano
October 30th, 2011, 06:08 PM

Se observar essa fotografia que tu colocou, verá que não tem parte da cobertura do lado da Pitaguí. Essa ausência de cobertura faz com que o gramado pegue claridade no inverno em todo o setor. Portanto, se colocarem um teto transparente ali, acredito que seria suficiente.
Isso só se aplica em regiões que possuem inverno bastante úmido, acredito eu, o inverno de MG como é?

Danilo, não sei se entendi sua pergunta, mas vamos lá:
A foto do antigo Indepa mostra a PIOR situação possível de sombra, em pleno inverno. Assim, como a cobertura do novo estádio é bem maior que a da foto, acredito que a parte sombreada, nesta época do ano, deve chegar quase junto à lateral da área da Pitanguí, no sentido longitudinal, indo de gol a gol, evidentemente. A sombra será quase paralela à linha lateral, em vista da posição geográfica de localização do estádio, no sentido quase exato da direção Leste-Oeste, representada pela linha preta da foto. A vantagem é que a região lateral sombreada na região da parte aberta do estádio ainda terá sol na parte da manhã, e no finalzinho da tarde, ao passo que a lateral sombreada da Pitangui na parte fechada do estádio não verá sol direto durante uns tres meses. Se houver área sacrificada será essa. Evidentemente, ao longo de todo o ano, à partir das 4 da tarde, a cobertura do fundo começará a projetar sua sombra sobre o gol da parte fechada, mas como é no final da tarde apenas, em termos de insolação para o gramado, não será importante.
Pode estar meio confuso, mas basta olhar o desenho da linha vermelha e ir posicionando o sol por cima dela e imaginar a sombra que uma cobertura como a que terá o Indepa projetará no gramado. O que foi dito diz respeito a insolação, obviamente.
Quanto a umidade, nosso inverno, ao contrário do de vcs aí do sul, é extremamente seco. Esse ano ficamos mais de 100 dias sem chuva, de fins de maio a fins de setembro. Assim, a irrigação é crítica nessa época.
Espero ter respondido.

careca americano
October 30th, 2011, 06:11 PM
Acho que ainda não começaram a colocação de cadeiras nas arquibancadas superior, porque estão como nós aqui tentando achar uma solução quanto à visibilidade do espectador. A montagem era para ter começado em setembro...
Se alguém tiver a solução eles irão agradecer...:cheers::lol:
Simples. Só mudar a inclinação da arquibancada....:lol::lol::lol::lol::lol:

afonso_bh
October 30th, 2011, 06:34 PM
esse problema do quique da bola ja foi superado afonso_bh, quanto a premier ligue a maioria usa um mix de natural com artificial, como na copa da Africa do Sul.

Bom demais, então. Minha referência eram os gramados mexicanos (que você disse que não são padrão FIFA). Esses quicam demais.

HelioEPS
October 30th, 2011, 06:36 PM
Simples. Só mudar a inclinação da arquibancada....:lol::lol::lol::lol::lol:
Como não tem a possibilidade de mudar a inclinação da arquibancada. Não é a solução...

careca americano
October 30th, 2011, 06:54 PM
Como não tem a possibilidade de mudar a inclinação da arquibancada. Não é a solução...
Como não? Elas não nasceram ali... É só desmanchar a m....da e fazer de novo, com uma inclinação mais suave. Facim , facim.. Qualquer 70 milhas dá pra refazer, e a Construtora não vai reclamar, né mesmo? :lol::lol:
Outra alternativa, agora falando sério, seria retirar o arame dos gradis, pelo menos pra tirar a grade de frente da TV, como diz o Danilo. Ainda ficaríamos de pé se quisessemos ver todo o jogo, mas os Wallys mais preguiçosos poderiam se sentar e ver só um pedaço do gramado, como os da foto...

HelioEPS
October 30th, 2011, 07:39 PM
Como não? Elas não nasceram ali... É só desmanchar a m....da e fazer de novo, com uma inclinação mais suave. Facim , facim.. Qualquer 70 milhas dá pra refazer, e a Construtora não vai reclamar, né mesmo? :lol::lol:
Outra alternativa seria, agora falando sério, retirar o arame dos gradis, pelo menos pra tirar a grade de frente da TV, como diz o Danilo. Ainda ficaríamos de pé se quisessemos ver todo o jogo, mas os Wallys mais preguiçosos poderiam se sentar e ver só um pedaço do gramado, como os da foto...
Como não tem como mudar a inclinação da arquibancada.
E não tem como retirar o gradil, mas poderá ser modificado.
Resta-nos o posicionamento das cadeiras, assim melhorando o ângulo de visão do espectador assentado...
Como já citei anteriormente a solução a esta altura, seria elevar a cadeira para o mesmo ângulo de visão do espectador em pé...

gabrielteodor
October 31st, 2011, 12:33 AM
Como não tem como mudar a inclinação da arquibancada.
E não tem como retirar o gradil, mas poderá ser modificado.
Resta-nos o posicionamento das cadeiras, assim melhorando o ângulo de visão do espectador assentado...
Como já citei anteriormente a solução a esta altura, seria elevar a cadeira para o mesmo ângulo de visão do espectador em pé...

não tem como elevar as cadeira, isso seria quase a mesma coisa que tirar os gradis pois, se as cadeiras estiverem altas em relação ao gradil surge o risco de queda....

Luan SR
October 31st, 2011, 12:40 AM
HelioEPS

Mas vai ficar ruim, e as pessoas baixinhas e crianças?

O que deveria ter sido feito ali era fazer degraus com os tais 85cm de largura, cadeira alta (uns 50cm) e gradil de 80cm por ex. Fizeram degraus muito largos o que deixa as cadeiras muito longe do gradil.

A solução seria colocar as cadeiras um pouco afastadas da parede e mais perto do gradil, mas desperdiçaria muito espaço, entre a cadeira e a parede, seria mais inteligente se ja fizessem os degraus com 85cm de largura.

Agora, o que adianta o arquiteto quebrar a cabeça com angulação da arquibancada para ter melhor visão, se isso tudo não adianta nada quando todo mundo fica em pé?

gabrielteodor
October 31st, 2011, 01:09 AM
uma solução possível seria chegar as cadeiras pra frente, próximas ao gradil e fazer a circulação de pessoas por trás das cadeira. aí seria possível escorar sobre o gradil e assistir o jogo por cima dele....

Mas aí surgem dois problemas, um é o risco de queda, já que com as cadeiras proximas ao gradil aumentam as chances de alguem ficar de pé em cima delas e despencar lá em baixo,
O outro é que as pernas de quem ficar sentado iriam ficar espremidas.....

Gusnas
October 31st, 2011, 01:34 AM
Outra alternativa, agora falando sério, seria retirar o arame dos gradis, pelo menos pra tirar a grade de frente da TV, como diz o Danilo. Ainda ficaríamos de pé se quisessemos ver todo o jogo, mas os Wallys mais preguiçosos poderiam se sentar e ver só um pedaço do gramado, como os da foto...

Mas tirar a grade não resolve. Não dá pra assistir o jogo por baixo do parapeito nem com nem sem grade. Se vc olhar por baixo, só enxergará as costas dos torcedores que estiverem nas cadeiras das filas debaixo. Continuo achando que a única solução é recuar a estrutura.

gabrielteodor
October 31st, 2011, 02:59 AM
Acho que a solução era algo desse tipo aqui....seria bom porque alem de ter uma visão perfeita do gramado, ninguém passaria na frente de ninguém.... porem as cadeiras teriam que ter um afastamento maior, uma em relação a outra, para dar acesso direto a elas.

alem disso poderiam ter feito um corte em alguns degraus para fazer um setor especial para cadeirantes, idosos com andador etc....pois essas pessoas teriam dificuldade de passar por um caminho estreito.
Alem da visibilidade essa faixa de acrílico "evitaria" que alguém subisse ali....

http://img687.imageshack.us/img687/9114/indepa634.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-10-30
http://img259.imageshack.us/img259/2323/indepa234.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-10-30
http://img838.imageshack.us/img838/2525/indepa232.jpg
http://img214.imageshack.us/img214/1869/indepa637.jpg

Gusnas
October 31st, 2011, 03:01 PM
^^ Gabriel, a solução seria boa. O problema que talvez haja é que para a capacidade estipulada no projeto, acredito que não haja espaço para que as pessoas passem por entre as cadeiras.

DaniloJunior
October 31st, 2011, 05:33 PM
Danilo, não sei se entendi sua pergunta, mas vamos lá:
A foto do antigo Indepa mostra a PIOR situação possível de sombra, em pleno inverno. Assim, como a cobertura do novo estádio é bem maior que a da foto, acredito que a parte sombreada, nesta época do ano, deve chegar quase junto à lateral da área da Pitanguí, no sentido longitudinal, indo de gol a gol, evidentemente. A sombra será quase paralela à linha lateral, em vista da posição geográfica de localização do estádio, no sentido quase exato da direção Leste-Oeste, representada pela linha preta da foto. A vantagem é que a região lateral sombreada na região da parte aberta do estádio ainda terá sol na parte da manhã, e no finalzinho da tarde, ao passo que a lateral sombreada da Pitangui na parte fechada do estádio não verá sol direto durante uns tres meses. Se houver área sacrificada será essa. Evidentemente, ao longo de todo o ano, à partir das 4 da tarde, a cobertura do fundo começará a projetar sua sombra sobre o gol da parte fechada, mas como é no final da tarde apenas, em termos de insolação para o gramado, não será importante.
Pode estar meio confuso, mas basta olhar o desenho da linha vermelha e ir posicionando o sol por cima dela e imaginar a sombra que uma cobertura como a que terá o Indepa projetará no gramado. O que foi dito diz respeito a insolação, obviamente.
Quanto a umidade, nosso inverno, ao contrário do de vcs aí do sul, é extremamente seco. Esse ano ficamos mais de 100 dias sem chuva, de fins de maio a fins de setembro. Assim, a irrigação é crítica nessa época.
Espero ter respondido.

Vou explicar melhor minha dúvida, um gramado de futebol precisa de 1.100 hora-luz por ano, conforme a seguinte reportagem: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/09/dossie-gramados-falta-de-luz-do-sol-nos-campos-acende-alerta-para-2014.html

A minha sugestão era colocar placas transparentes no teto na lateral da área Pintanguí, as fotos vão demonstrar melhor minha sugestão.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMJYpnlFNsVTDXiiyMChS2DjUK7oLMcKmyv1uavXm0J9Yq59wtBi4ypobT_E3VTwTL4fgrVlYWrRJ8dFBJpdcFoAm1T1UNoZyCEwpKSDU6QIo9c5XsIGmlAD.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJYVMTjz0eN13uxowfhxmOTBEwLDkhU1n2DpVGMhSSAcyt-R7hnCecOYhA36lsvGzh8l__BYaTq-3L8baJOOSFkAm1T1UBaVeso1GwaUWTr4z1FTXkrgSEBo.jpg

Todavia, agora compreendi que na maioria dos meses do ano o gramado irá pegar sol em praticamente toda a sua totalidade. Somando-se a isso também o fato de o inverno ser seco, acredito que minha sugestão é desnecessária.

Aqui no sul o inverno é muito úmido, fazendo com que o gramado, caso não receba uma boa quantidade hora-luz por ano, se deteriore muito. Portanto, a preocupação com luz e ventilação é constante. A questão da ventilação nem cogitei, pois o estádio conservará o formato ferradura, portanto, terá bastante ventilação. Quanto a luminosidade, minha preocupação/dúvida era quanto ao inverno, mas sua explicação me tirou as dúvidas.

gabrielteodor
October 31st, 2011, 06:13 PM
^^ Gabriel, a solução seria boa. O problema que talvez haja é que para a capacidade estipulada no projeto, acredito que não haja espaço para que as pessoas passem por entre as cadeiras.

tinha pensado tambem em cadeiras com rebatimento lateral...assim as pessoas passariam e depois abaixariam a cadeira!
Nem sei se existem cadeiras assim mas, de toda forma, não seria muito dificil fazer....

LBraga
October 31st, 2011, 06:22 PM
A minha sugestão era colocar placas transparentes no teto na lateral da área Pintanguí ...

Nas extremidades da cobertura serão instaladas placas translúcidas:

http://img242.imageshack.us/img242/5632/41239157.jpg

http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=25050678&postcount=1

Acho que isso já resolve eventuais problemas.

HelioEPS
October 31st, 2011, 06:51 PM
A cobertura terá telha trapezoidal Metform na cor branca e nas extremidades telha de policarbonato ou vidro, conforme o projeto:

http://i41.tinypic.com/2jcsxzl.jpg

http://www.ppp.mg.gov.br/projetos-ppp/projetos-em-elaboracao/independencia/arquivos-para-download/consulta-publica/consulta-publica/259-08-ARQ08-PE-COBERTURA-R14-101102%20LAYOUT1.pdf

afonso_bh
October 31st, 2011, 08:22 PM
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJYVMTjz0eN13uxowfhxmOTBEwLDkhU1n2DpVGMhSSAcyt-R7hnCecOYhA36lsvGzh8l__BYaTq-3L8baJOOSFkAm1T1UBaVeso1GwaUWTr4z1FTXkrgSEBo.jpg

Sempre me perguntei por que não fizeram o estádio assim. Tinha espaço, é mais bonito, mais confortável e evita erros como os que temos discutido. Essa foto aqui encaixa perfeitamente com o terreno do estádio.

afonso_bh
October 31st, 2011, 09:10 PM
Aqui mais fotos do estádio que eu acho que o Indepa deveria ter se baseado:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=513034&page=19

In The End
October 31st, 2011, 09:22 PM
Acho que a solução era algo desse tipo aqui....seria bom porque alem de ter uma visão perfeita do gramado, ninguém passaria na frente de ninguém.... porem as cadeiras teriam que ter um afastamento maior, uma em relação a outra, para dar acesso direto a elas.

alem disso poderiam ter feito um corte em alguns degraus para fazer um setor especial para cadeirantes, idosos com andador etc....pois essas pessoas teriam dificuldade de passar por um caminho estreito.
Alem da visibilidade essa faixa de acrílico "evitaria" que alguém subisse ali....

Coitado de mim com meus 1,85m
:lol:

HelioEPS
October 31st, 2011, 10:27 PM
Sr. Sylvio Coutinho estamos aguardando as suas novas fotos...

DaniloJunior
October 31st, 2011, 11:19 PM
Nas extremidades da cobertura serão instaladas placas translúcidas:

http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=25050678&postcount=1

Acho que isso já resolve eventuais problemas.

Boa LBraga, não tinha percebido esse detalhe do projeto.

careca americano
October 31st, 2011, 11:34 PM
Pessoal, pra ficar mais realista, afim de que vcs possam imaginar a área de sombra sobre o gramado nas diferentes horas do dia e nas distintas estações do ano. Claro que é uma aproximação, e se refere à latitude de BH, em torno de 20º. Como diz o Danilo, não teremos problema com sombra excessiva. Vantagem de morar no pedaço do "Brasil Tropical"...:lol:
Mas tem que irrigar direitinho no inverno...

http://i39.tinypic.com/juxnyo.jpg

sukholev
November 1st, 2011, 01:15 AM
Aqui mais fotos do estádio que eu acho que o Indepa deveria ter se baseado:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=513034&page=19

^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Nossa, que evolução fantástica de Agosto para Outubro/2011.
Saíram de um estágio aparente mais atrasado que o Indepa e já estão em ponto de inauguração!!!

Gusnas
November 1st, 2011, 01:32 AM
^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Nossa, que evolução fantástica de Agosto para Outubro/2011.
Saíram de um estágio aparente mais atrasado que o Indepa e já estão em ponto de inauguração!!!

E provavelmente a valores bem mais módicos. É nessas horas que a gente vê que mesmo com a economia brasileira crescendo, ainda estamos longe de ter padrão de qualidade do povo europeu.

careca americano
November 1st, 2011, 01:53 AM
E provavelmente a valores bem mais módicos. É nessas horas que a gente vê que mesmo com a economia brasileira crescendo, ainda estamos longe de ter padrão de qualidade do povo europeu.
E olhe que falando de Ucrania e Polônia, países que até há pouco eram comunistas! estive duas vezes na Alemanha Oriental, a última pouco antes da queda do muro e eram menos desenvolvidos materialmente que nós... Tiraram a diferença rápido. Deve ser porque não têm os políticos que geramos por aqui...:ohno:

farah27
November 1st, 2011, 03:23 PM
Impressionante (e revoltante) a diferença da construção.

baga171
November 2nd, 2011, 02:59 AM
Olhem so a cadeira que estão testando na Arena da Amazônia !

http://farm7.static.flickr.com/6040/6296752518_880115ca80_b.jpg

Luan SR
November 2nd, 2011, 03:36 AM
Sr. Sylvio Coutinho estamos aguardando as suas novas fotos...

Esse Sylvio Coutinho tem Tweeter ou Facebook? Tá na hora de chamar a atenção dele.

gabrielteodor
November 2nd, 2011, 03:45 AM
Olhem so a cadeira que estão testando na Arena da Amazônia !

http://farm7.static.flickr.com/6040/6296752518_880115ca80_b.jpg

Isso é igual cadeira de cinema....setá que vão colocar dessas cadeiras no estadio inteiro? acho que devem aproveitar esse conforto todo pra usar a arena de lá pra eventos em geral porque futebol que é bom a gente sabe que lá não tem...

lgot
November 2nd, 2011, 05:08 AM
No mineirão essas cadeiras melhores vão ficar na área Vip enquanto a arquibancada comum vão ter as sem almofada.

Luan SR
November 2nd, 2011, 08:12 AM
Essas cadeiras da Arena da Amazônia fizeram fama e criaram polêmica atôa, estavam achando que iriam colocar as cadeiras acolchoadas em todo o estádio.

Mas são cadeiras de bom gosto sim.

Novos tempos de galo
November 2nd, 2011, 02:36 PM
Amigos, acho que devemos acreditar mais antes de jogar pedras ...

Para os críticos e entendedores de desenvolvimento de gramado: fui o primeiro a mostrar a grama tomando forma, e o jornal Hoje em dia de hoje mostra que não tem nada de "efeitos de óptica ou luminosidade". Vi com meus próprios olhos para depois ler tanta besteira aqui ... Preferi me calar !

Quanto ao gradil fdp, prefiro acreditar na competência dos engenheiros e arquitetos, que estudaram para tal ! Eu só sei abrir barrigas ! rs
Além disso, normas de segurança existem pois são necessárias !

A última foto do site não postada no fórum mostra parede interna pintada de branco e corrimão já instalado nas escadas. Espero que os pixadores não acabem com isso ...

Finalmente vemos um vídeo mostrando a cobertura sendo finalizada. Amigos, a estrutura das placas já tinha sido discutida a meses no fórum ...

Em homenagem ao coelho e a raposa no dia de hoje, vou aproveitar a paradeira na cidade para dar um pulinho por lá e fotografar ...
Desculpem aos rivais pela brincadeira, mas temos que aproveitar nosso galo na zona da sulamericana ... rs

baga171
November 2nd, 2011, 04:04 PM
Amigos, acho que devemos acreditar mais antes de jogar pedras ...

Para os críticos e entendedores de desenvolvimento de gramado: fui o primeiro a mostrar a grama tomando forma, e o jornal Hoje em dia de hoje mostra que não tem nada de "efeitos de óptica ou luminosidade". Vi com meus próprios olhos para depois ler tanta besteira aqui ... Preferi me calar !

Quanto ao gradil fdp, prefiro acreditar na competência dos engenheiros e arquitetos, que estudaram para tal ! Eu só sei abrir barrigas ! rs
Além disso, normas de segurança existem pois são necessárias !

A última foto do site não postada no fórum mostra parede interna pintada de branco e corrimão já instalado nas escadas. Espero que os pixadores não acabem com isso ...

Finalmente vemos um vídeo mostrando a cobertura sendo finalizada. Amigos, a estrutura das placas já tinha sido discutida a meses no fórum ...

Em homenagem ao coelho e a raposa no dia de hoje, vou aproveitar a paradeira na cidade para dar um pulinho por lá e fotografar ...
Desculpem aos rivais pela brincadeira, mas temos que aproveitar nosso galo na zona da sulamericana ... rs

Eu realmente não entendia essa "ilusão de optica" realmente vi por varias vezes uma coisa verde rsrssr

careca americano
November 2nd, 2011, 04:35 PM

Grande Novos Tempos!
Uma imagem vale mais que mil palavras! Uma foto da arquibancada, com os gradis fdp's vale 1000. Se conseguida a façanha de tira-la DA POSIÇÃO QUE FICARÁ O TORCEDOR, OLHANDO O CAMPO, aí não tem preço...Só mastercard...:lol::lol::lol:
Aguardamos todos ansiosos! Quem sabe o vigia de plantão abre o coração e te deixa entrar? Ele abre o coração e em troca vc faz o que sabe melhor, como especialista: promete abrir a barriga dele e livra-lo da cólica crônica de vesícula, removendo umas pedrinhas? Brincadeirinha, mas atleticano gozando cruzeirense, e de sobra, americano...aguentar sem réplica é impossível. Abraços.

Bruno BHZ
November 2nd, 2011, 07:14 PM
Booom!

http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/11/02/2305489.jpg

Outra foto do gramado:

http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/11/02/2305490.jpg

Novos tempos de galo
November 2nd, 2011, 07:24 PM
Valeu Bruno ! (a reportagem do Hoje em Dia na íntegra)

Bom, hoje o movimento no Independência estava grande, tanto de operários quanto moradores ao redor, curtindo o feriado ! Difícil conseguir algo ...

O que pude ver: Do outro lado já estão montando os andaimes para fazer o acabamento (pintar de branco os tijolos rs). Do lado em que este acabamento já foi feito, levantaram os andaimes acima do nível da cobertura e parece que foi instalado uma calha bem larga, por onde deverá escoar a água da chuva, ou seja, irão começar a instalar as placas da cobertura desse lado.

Nada de cadeiras, nada de mais gradis fdp, não consegui nem ver as placas da cobertura atrás do gol ou mesmo o gramado, hj tava complicado ...

careca americano
November 2nd, 2011, 07:25 PM
Booom!

Outra foto do gramado:

http://clipping.ideiafixa.com.br/site/showImage.php?imagePath=bancoArquivos/noticias/2011/11/02/2305490.jpg
Fevereiro de 2012? TRUCO!!!!!

lgot
November 2nd, 2011, 07:35 PM
O cara do hoje ficou tão empolgado com a grama que escreveu bairro da Horta!

HelioEPS
November 3rd, 2011, 12:18 AM
Vídeo: obras do estádio Independência entram na reta final

MGTV 2ª Edição - 02/11/2011

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/obras-do-estadio-independencia-entram-na-reta-final/1683024/

HelioEPS
November 3rd, 2011, 12:49 AM
No Hoje em Dia dá previsão de entrega do estádio para fevereiro...:lol:
Já na Globo para janeiro e para o campeonato mineiro...:lol::lol:
Mas gostaria que fosse verdade!!!:ohno:

Gusnas
November 3rd, 2011, 02:12 AM
No Hoje em Dia dá previsão de entrega do estádio para fevereiro...:lol:
Já na Globo para janeiro e para o campeonato mineiro...:lol::lol:
Mas gostaria que fosse verdade!!!:ohno:

Ótimo que digam isso. Aumenta o compromisso dos construtores e autoridades.

matheusyuri13
November 3rd, 2011, 02:20 AM
Vídeo: obras do estádio Independência entram na reta final

MGTV 2ª Edição - 02/11/2011

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/obras-do-estadio-independencia-entram-na-reta-final/1683024/

pelo vídeo dá para perceber que a cobertura da arquibancada dos fundos já está quase pronta! : )

HelioEPS
November 3rd, 2011, 02:31 AM
Ótimo que digam isso. Aumenta o compromisso dos construtores e autoridades.
Principalmente a imprensa e clubes cobraram pouco e aceitaram os consecutivos atrasos com indiferença...

gabrielteodor
November 3rd, 2011, 04:00 AM
Acho que dá tempo de sobra para o estadio ficar pronto até fevereiro....se pensarmos bem, não falta tanta coisa assim pra ser feita!! assim que colocarem as cadeira o estadio já passará uma sensação de "quase lá"...

CH77
November 3rd, 2011, 12:46 PM
Acho que dá tempo de sobra para o estadio ficar pronto até fevereiro....se pensarmos bem, não falta tanta coisa assim pra ser feita!! assim que colocarem as cadeira o estadio já passará uma sensação de "quase lá"...

Pois é Gabriel, acho que até daria, mas pelo ritmo que as obras estão não sei não! Falo isso pelo númeor de funcionário trabalhando. Passei pelo estádio durante a semana, quinta-feira passada e tem meia dúzia de funcionários! Essa reportagem da Globo pra mim é mais uma comprada pelo governo de MG.

gabrielteodor
November 3rd, 2011, 01:58 PM
Pois é Gabriel, acho que até daria, mas pelo ritmo que as obras estão não sei não! Falo isso pelo númeor de funcionário trabalhando. Passei pelo estádio durante a semana, quinta-feira passada e tem meia dúzia de funcionários! Essa reportagem da Globo pra mim é mais uma comprada pelo governo de MG.

sei lá....deve ter algum motivo pra essa diminuição e provavelmente isso faz parte de um cronograma! pode ser por causa do gramado, como disse a reportagem ou por qualquer outro motivo...
por exemplo, é preciso pensar que nem todos os trabalhadores da obra têm as mesmas qualificações, ou seja, quando chegamos em uma fase de trabalhos mais "refinados" como por exemplo, colocação de pisos nos banheiros, nem todos possam fazer.

farah27
November 3rd, 2011, 02:20 PM
Na teoria, com certeza da tempo do estádio ficar pronto em janeiro, mas na prática eu acho difícil!

GIM
November 3rd, 2011, 02:47 PM
Deletado, pois a matéria já foi postada pelo forista BrunoBHZ http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=85306454&postcount=2447
Desculpem!

DaniloJunior
November 3rd, 2011, 04:05 PM
Acompanho a tempos esse thread, pelo que observei, a discussão sobre o gramado era decorrente justamente da inexistência de alguma informação proveniente de alguém que tivesse acesso ao Estádio Independência... se tivesse comunicado claramente aos demais membros do tópico que viu o gramado brotando, pode ser que a polemica sobre ser efeito óptico ou de luminosidade não tivesse existido.

É claro que sempre vão aparecer pessoas que, sem compreender sobre o que esta sendo discutido, entram e deixam seu pitaco, sua opinião, sem sequer embasa-la ou fundamenta-la. Quero dizer com isso que, embora existam pessoas tripudiando ou tagarelando, observam-se outra que querem ajudar com as discussões, das quais cito o Danilo Junior, mentor da teoria de que seria um efeito óptico.

Realmente minha intenção foi apenas colaborar, pois entendo de fotografia.

Caro novostemposdegalo, se tivesse dito anteriormente que olhaste o gramado brotando com seus próprios olhos, não teria postado tais considerações. Minha intenção foi colaborar com o tópico, pois fotografia, muitas vezes, distorce a realidade, por inúmeros fatores que não vem ao caso.

ZekaPOA
November 3rd, 2011, 04:13 PM
Belo estádio.
Uma pena que o América possa ficar de fora da serie A em 2012, combinando com a entrega da nova casa. Mas o estádio trará bons fluídos ao time, que com certeza voltará à elite em 2013.

farah27
November 3rd, 2011, 06:04 PM
Foram postadas novas fotos do Mineirão hoje mas nada do Independência.

baga171
November 3rd, 2011, 07:04 PM
Foram postadas novas fotos do Mineirão hoje mas nada do Independência.

Cara o Sylvio que atualiza as fotos do indepa e do mineirão tem FACE e TWITTER!
o que acham de bombarmos os dois para que ele atualizae as fotos do indepa?

careca americano
November 3rd, 2011, 07:07 PM
Belo estádio.
Uma pena que o América possa ficar de fora da serie A em 2012, combinando com a entrega da nova casa. Mas o estádio trará bons fluídos ao time, que com certeza voltará à elite em 2013.
Na condição de americano quase centenário, como meu time :lol:, agradeço os bons votos, ZekaPOA.
Particularmente, sou Gremista em POA e desejo o seu sucesso, que só aumentará com a nova Arena, que está ficando maravilhosa.
Abraço

careca americano
November 3rd, 2011, 07:09 PM
Cara o Sylvio que atualiza as fotos do indepa e do mineirão tem FACE e TWITTER!
o que acham de bombarmos os dois para que ele atualizae as fotos do indepa?
Gente, entendam a posição do Sylvio! Ele é FOTOGRAFO PROFISSIONAL! Só tira fotos quando a SECRETARIA DE OBRAS e/ou a CONSTRUTORA A. VALADARES solicitam e PAGAM! Como fotógrafo oficial, ele tem um contrato, e, seguramente o está cumprindo! A culpa não é dele. É que não tem o que mostrar... A ulltima foto postada foi de uma escada!!!!!:ohno:
O que poderiam mostrar, a vista da arquibancada supeerior, com os gradis fdp's, não o farão para não levantar mais polemica. Esqueçam...

CH77
November 3rd, 2011, 07:29 PM
Gente, entendam a posição do Sylvio! Ele é FOTOGRAFO PROFISSIONAL! Só tira fotos quando a SECRETARIA DE OBRAS e/ou a CONSTRUTORA A. VALADARES solicitam e PAGAM! Como fotógrafo oficial, ele tem um contrato, e, seguramente o está cumprindo! A culpa não é dele. É que não tem o que mostrar... A ulltima foto postada foi de uma escada!!!!!:ohno:
O que poderiam mostrar, a vista da arquibancada supeerior, com os gradis fdp's, não o farão para não levantar mais polemica. Esqueçam...

Vai que agora ele tira a foto da escada de cima para baixo e não de baixo para cima....:lol::lol::lol::lol::lol:

observador_bh
November 3rd, 2011, 07:32 PM

Verdade.

Conheço o trabalho do Sylvio já há um tempo(ele divulga o campeonato mineiro de rally) e tenho certeza que está cumprindo com o que está sendo pago para fazer.

careca americano
November 3rd, 2011, 07:39 PM
Vai que agora ele tira a foto da escada de cima para baixo e não de baixo para cima....:lol::lol::lol::lol::lol:
As vezes nessas duas semanas, ja até limparam a escada, retirando aquele pedaço de madeira no meio dos degraus... Vai lá Sylvio, tira um novo retrato da escada só de sacanagem....:nuts:

baga171
November 3rd, 2011, 09:42 PM
As vezes nessas duas semanas, ja até limparam a escada, retirando aquele pedaço de madeira no meio dos degraus... Vai lá Sylvio, tira um novo retrato da escada só de sacanagem....:nuts:

Vai que ja pintaram o corrimão!

Novos tempos de galo
November 3rd, 2011, 09:55 PM
Realmente minha intenção foi apenas colaborar, pois entendo de fotografia.

Caro novostemposdegalo, se tivesse dito anteriormente que olhaste o gramado brotando com seus próprios olhos, não teria postado tais considerações. Minha intenção foi colaborar com o tópico, pois fotografia, muitas vezes, distorce a realidade, por inúmeros fatores que não vem ao caso.

Danilo, me desculpe pela forma que coloquei, sua colaboração é sempre bem vinda e a divulgação da Arena Grêmio muito me agradou !

Vi com meus olhos e postei com a lente de uma máquina, mas na mesma distância, sem ter acesso ao gramado !
O que critiquei foi as diversas teorias após sua suposição de efeito de óptica, quanto a passar máquinas sobre a grama plantada, etc ... sendo que o próprio edital já definia a forma de plantio e, acredito, nenhum de nós entendíamos sobre esse processo !

Mais uma vez me desculpe !

Novos tempos de galo
November 3rd, 2011, 09:57 PM

Acho então muito válido solicitar que divulgue umas fotos com o angulo de visão das cadeiras atras dos gradis !
Qual o face e orkut ?

A cada dia tenho mais certeza que o independência será reinaugurado com obras em andamento !

Diego BeaGá-lo
November 3rd, 2011, 10:00 PM
Eu namorei a filha do Sylvio. Ele é gente fina!

careca americano
November 3rd, 2011, 10:14 PM
Acho então muito válido solicitar que divulgue umas fotos com o angulo de visão das cadeiras atras dos gradis !
Qual o face e orkut ?

A cada dia tenho mais certeza que o independência será reinaugurado com obras em andamento !
Olá Novos Tempos! O serviço de "barragens" do Indepa funcionou pra valer e barrou suas tentativas de fotos? Ta difícil...:lol:
Nunca vi o Sylvio e não tenho procuração para defende-lo, evidentemente, mas presumo que o "ritual" para as fotos funciona assim:
1. A Andrade ou o Governo ligam pro Sylvio e pedem a ele que tire fotos do Indepa no dia tal. Talvez sugiram alguns angulos, informando das novidades que foram feitas nas obras.
2, O Sylvio vai lá e faz o serviço. Admito até que tire uma série de fotos além do que lhe orientaram, pois, sendo artista, capta angulos que nós mortais não enxergamos. MAS POR CONTRATO ESTÁ IMPEDIDO DE DIVULGA-LAS INDPENDENTEMENTE. O SERVIÇO É CONTRATADO POR UM CLIENTE E AS FOTOS, DEPOIS DE PAGAS, SÃO DO CLIENTE!
3. O Sylvio vai pra casa, da uma "photshopada" nas fotos, etc, e as ENVIA POR EMAIL PRA ALGUÉM na Andrade Valadares ou no Governo, que SELECIONA AS FOTOS a serem postadas.
O Sylvio fez o serviço dele. A se cobrar, cobrar de um dos dois; Andrade ou Governo. O Sylvio não tem nada com o que é postado!
Será que estou errado? Se estiver, me corrijam.

Allan Fonseca
November 3rd, 2011, 10:24 PM
Fevereiro de 2012? TRUCO!!!!!

Seis!!!!!!!!

HelioEPS
November 3rd, 2011, 10:35 PM
Concordo!!!
Estas fotos só sairão quando resolverem os problemas de projeto...

fdequi
November 4th, 2011, 01:12 AM
Pessoal, pra ficar mais realista, afim de que vcs possam imaginar a área de sombra sobre o gramado nas diferentes horas do dia e nas distintas estações do ano. Claro que é uma aproximação, e se refere à latitude de BH, em torno de 20º. Como diz o Danilo, não teremos problema com sombra excessiva. Vantagem de morar no pedaço do "Brasil Tropical"...:lol:
Mas tem que irrigar direitinho no inverno...

http://i39.tinypic.com/juxnyo.jpg

vai ter goleiro com sol na cara?

careca americano
November 4th, 2011, 02:20 AM
vai ter goleiro com sol na cara?
Como sempre houve. O goleiro que ficar no segundo tempo do jogo no lado aberto, vai tomar sol na cara no verão. Porém será talvez menos tempo de sol que no Indepa antigo, uma vez que a arquibancada agora é mais alta que o muro antigo que havia, portanto o sol se esconderá atras das arquibancadas do lado fechado mais cedo. Mas calculo que no verão,até a sombra chegar nesse gol irão bem uns 20 minutos do segundo tempo, para um jogo que começar as 4 da tarde. No inverno o sol baterá mais à direita do goleiro e não de frente e assim não prejudicará tanto.

careca americano
November 4th, 2011, 10:58 AM
Boa noite, sou novo aqui no SkyscraperCity. Depois de tanto fuçar no fórum acabei encontrando o tópico do Estádio Independência, o famoso Estádio da Ferradura.

Muito bom saber que o América Mineiro está construindo uma nova casa. Vocês tem alguma expectativa de quando ficará pronta? Ela esta sendo construído com recursos do clube ou dinheiro do governo do Estado de Minas Gerais (confesso que não sei se o estádio é o América ou do estado de Minas)?
Bubo, seja benvindo. :cheers:
Suas perguntas estão sendo discutidas pela comunidade e te aconselho voltar umas 5 páginas e veras que nada está decidido quanto á conclusão: O Governo, que construiu o estádio por módicos 150 milhoes,(realmente acredito que ficou barato, se comparado a outros estádios de mesmo porte) diz que estará pronto em 29 de Fevereiro do ano que vem. Nos, mineiros, que duvidamos de tudo, dessa vez temos sobejas razões para acreditar que só estará realmente pronto pro brasileirão do ano que vem. O América é o DONO do estádio, mas cedeu-o em comodato ao Governo de Minas por 20 anos. O acabamento (bares, camarotes, etc) será feito pela firma que vencer a licitação no próximo dia 05 de dezembro. O vencedor tem que dar um lance mínimo de 42 milhões de reais e leva a exploração integral do estádio por 10 anos, prorrogáveis por mais 10.A História é longa, porém, como falei, um passeio de umas 5 ou 10 paginas pra tras vai te dar um ótimo nivel de detalhe sobres esses assuntos.
Abraços.

hamiltongonzaga
November 4th, 2011, 03:55 PM
Caros visitantes e membros desta comunidade. O fato é que mais uma vez terão que adiar a abertura do estádio independência. Se observarmos a quantidade de obras a serem executadas ainda e no ritmo que estão, quem sabe para o campeonato brasileiro de 2012 fica pronto.

Outra coisa é esta licitação para gestão do estádio, se entendi bem a empresa que vencer (e deve ser a minas arena porque é tudo tramóia e vcs acham que vão deixar alguém concorrer com eles no mineirão?) ainda terá de fazer muitos investimentos num total estimado de 15 milhões, ou seja o estádio vai estar pronto mas não vai estar (sabem como é no Brasil).

Tem mais detalhes, ainda terão que viabilizar o funcionamento de bares, lanchonetes, banheiros, estacionamento, etc.

Com muita sorte e boa vontade e se não tiver problemas nesta licitação teremos o novo estádio para o brasileirão 2012.

Gusnas
November 4th, 2011, 04:51 PM
Caros visitantes e membros desta comunidade. O fato é que mais uma vez terão que adiar a abertura do estádio independência. Se observarmos a quantidade de obras a serem executadas ainda e no ritmo que estão, quem sabe para o campeonato brasileiro de 2012 fica pronto.

Outra coisa é esta licitação para gestão do estádio, se entendi bem a empresa que vencer (e deve ser a minas arena porque é tudo tramóia e vcs acham que vão deixar alguém concorrer com eles no mineirão?) ainda terá de fazer muitos investimentos num total estimado de 15 milhões, ou seja o estádio vai estar pronto mas não vai estar (sabem como é no Brasil).

Tem mais detalhes, ainda terão que viabilizar o funcionamento de bares, lanchonetes, banheiros, estacionamento, etc.

Com muita sorte e boa vontade e se não tiver problemas nesta licitação teremos o novo estádio para o brasileirão 2012.

Vc tocou num ponto importante. Imagina que quanto mais atrasa, o lance pra licitação do estádio vai só caindo de valor pois o tempo em que o Independência vai reinar sem o Mineirão vai só diminuindo.

CH77
November 4th, 2011, 05:18 PM
hehehehe...isso mesmo! A intenção da reforma do Indenpendecia foi boa, BH precisa de dois estádios bons, Minas precisa de estádios de 1º munod, mas a forma como foi e esta sendo conduzido prevalece o amadorismo e a falta de compromentimento que este governo tem com os mineiros.

careca americano
November 4th, 2011, 11:45 PM
Amigo Novos Tempos,
Acabo de ver no Orkut uma fotografia tirada de frente a garagem de entrada de caminhões, (próximo dos vestiários) da Ismenia Tunes, no mesmo ângulo o qual vc já tirou várias fotos, onde já se vê a lateral da arquibancada superior com TODOS os gradis fdp's já em posição definitiva em todos os lances da arquibancada. Não posto aqui porque o espaço e foto pertence a um membro e não me acho no direito de faze-lo.
Assim, Novos Tempos, quando vc tiver um tempinho de sobra, dê um pulinho lá e procure captar a imagem pra nós aqui. Vê-se perfeitamente a serie de cerquinhas descendo cada lance de arquibancada. De posse dela tenho certeza que o amigo GabrielTeodorvai fazer uma simulação de como será a vista lá de cima...
E nós vamos começar a chorar...:cry:

LBraga
November 5th, 2011, 12:14 AM
Amigo Novos Tempos,
Acabo de ver no Orkut uma fotografia tirada de frente a garagem de entrada de caminhões, (próximo dos vestiários) da Ismenia Tunes, no mesmo ângulo o qual vc já tirou várias fotos, onde já se vê a lateral da arquibancada superior com TODOS os gradis fdp's já em posição definitiva em todos os lances da arquibancada. Não posto aqui porque o espaço e foto pertence a um membro e não me acho no direito de faze-lo.
Assim, Novos Tempos, quando vc tiver um tempinho de sobra, dê um pulinho lá e procure captar a imagem pra nós aqui. Vê-se perfeitamente a serie de cerquinhas descendo cada lance de arquibancada. De posse dela tenho certeza que o amigo GabrielTeodorvai fazer uma simulação de como será a vista lá de cima...

Ué Careca ... não é só pôr os créditos?

Já postei foto do Orkut aki com o nome da comunidade, do usuário e o link.

Acho que não tem problema.

baga171
November 5th, 2011, 02:50 AM
Amigo Novos Tempos,

cara qual a comunidade?

hamiltongonzaga
November 5th, 2011, 03:18 AM
Só em minas acontece estas coisas. Dois estádio sendo reformados, os órgãos de imprensa são impedidos de publicar informações, tem um fotógrafo apenas que tem acesso às obras para documentar.

Nos demais estádios tem câmeras transmitindo ao vivo. Estádio do Grêmio, do Palmeiras, Corinthians, etc.

Êta imprensa subserviente!!!

careca americano
November 5th, 2011, 01:13 PM
Ué Careca ... não é só pôr os créditos?

Já postei foto do Orkut aki com o nome da comunidade, do usuário e o link.

Acho que não tem problema.
Já que vcs dizem que não há problema, o link, para quem tem Orkut é :
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=10749315384134103266&aid=1319887905&pid=1319913105614
A foto é a 14ª.

careca americano
November 5th, 2011, 02:59 PM
Só em minas acontece estas coisas. Dois estádio sendo reformados, os órgãos de imprensa são impedidos de publicar informações, tem um fotógrafo apenas que tem acesso às obras para documentar.

Nos demais estádios tem câmeras transmitindo ao vivo. Estádio do Grêmio, do Palmeiras, Corinthians, etc.

Êta imprensa subserviente!!!
Falou!!!

Gusnas
November 5th, 2011, 03:33 PM
Eu acho que algum de nós poderia pedir pra algum membro da imprensa esportiva ir lá no Independência tirar a limpo a nossa dúvida. Hoje a grande maioria deles tem perfil no twitter ou no facebook. Se a gente conseguir provar que ele pode ter um furo a divulgar (caso a visão fique prejudicada), acho bem provável de ele ir ao Independência verificar in locco.

afonso_bh
November 5th, 2011, 03:37 PM
Já falei: em se concretizando essa bizarrice, nós devemos nos mobilizar para cobrarmos soluções concretas.

gabrielteodor
November 5th, 2011, 04:33 PM
Aproveitei o sabadão, dei uma passada lá nas obras e consegui algumas novidades:

1) O cara da portaria falou que é possível agendar uma visita à obra e que para isso basta ir à portaria de segunda a sexta e agendar (Procura-se voluntários).
2)Outro peão falou que o prazo da obra é FEVEREIRO e que a parte externa (estacionamento e não sei mais o que) deve ficar pronta só em junho.
3)Aparentemente começaram a derrubar algumas coisas nos antigos vestiários, tinha um movimento grande por alí e uns caras lá em cima batendo marreta.
4)O gramado já está bem verdinho
5) já é possível ver as instalações elétricas em todo o estádio.

tirei algumas fotos que não têm muita novidade mas....

http://img194.imageshack.us/img194/7318/20111105104546160.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-11-05
http://img85.imageshack.us/img85/1892/20111105104614595.jpg
By gabrielteodor (http://profile.imageshack.us/user/gabrielteodor) at 2011-11-05
Nessa dá pra ver as armações metálicas da instalação elétrica.
http://img842.imageshack.us/img842/2316/201111051058315.jpg
http://img828.imageshack.us/img828/5306/20111105111102741.jpg
http://img16.imageshack.us/img16/6295/20111105104640889.jpg
http://img507.imageshack.us/img507/6216/20111105104753940.jpg

careca americano
November 5th, 2011, 04:39 PM
Belas fotos GabrielTeodor
Será que vc é um cara que estava numa pickup branca fiat, que me aconselhou a ir até a Pitanguí e falar com o porteiro? Se foi, muito prazer!
Pessoal, também estive no Indepa agora, meio dia, e saquei algumas fotos, com enfase nos gradis.
Pouco movimento de veiculos: portões fechados.
Pelo pouco que ví quase nada mudou pelo lado externo. A arquibancada da Ismenia continua sem cobertura como vcs poderão ver.
Seguem as fotos dos gradis fdp's

http://i39.tinypic.com/xbz35.jpg

http://i42.tinypic.com/mrv6nl.jpg

http://i39.tinypic.com/vxkock.jpg

http://i41.tinypic.com/vxhuro.jpg

gabrielteodor
November 5th, 2011, 04:58 PM
Belas fotos GabrielTeodor
Será que vc é um cara que estava numa pickup branca fiat, que me aconselhou a ir até a Pitanguí e falar com o porteiro? Se foi, muito prazer!
Pessoal, também estive no Indepa agora, meio dia, e saquei algumas fotos, com enfase nos gradis.
Pouco movimento de veiculos: portões fechados.
Pelo pouco que ví quase nada mudou pelo lado externo. A arquibancada da Ismenia continua sem cobertura como vcs poderão ver.
Seguem as fotos dos gradis fdp's

Não...eu estava em um pálio preto!
Havia um senhor "careca" com dois netos...era você?

Parabéns pelas fotos Careca!

William Siqueira
November 5th, 2011, 05:17 PM
Como mineiro que sou torço , pra ver esse estadio a coisa mais bonita de MG !

HelioEPS
November 5th, 2011, 06:07 PM
GabrielTeodor e careca americano obrigado pelas ótimas fotos...:applause::applause:

Gusnas
November 5th, 2011, 07:06 PM
Mandei uns tweets pro Alberto Rodrigues que sempre é atencioso em responder as pessoas. Além disso ele é vereador. Questionei os gradis. Vamos ver o que ele responde.

careca americano
November 5th, 2011, 09:20 PM
Não...eu estava em um pálio preto!
Havia um senhor "careca" com dois netos...era você?

Parabéns pelas fotos Careca!
Não...Vc acertou na "careca" mas os netos... tão com os respectivos pais.... eu já tenho o América pra preocupar e cuidar....:lol::lol::lol:
A minha máquina, como mostarm as fotos, é bem ruinzinha, mas serve pra mostrar a me..da que foi feita...

careca americano
November 5th, 2011, 09:41 PM
Dei uma "Photoshopada" nas 4 fotos acima. Acho que melhoraram as cores e contraste.

gabrielteodor
November 5th, 2011, 10:28 PM
Não...Vc acertou na "careca" mas os netos... tão com os respectivos pais.... eu já tenho o América pra preocupar e cuidar....:lol::lol::lol:
A minha máquina, como mostarm as fotos, é bem ruinzinha, mas serve pra mostrar a me..da que foi feita...

Então infelizmente não foi dessa vez que a gente se encontrou por lá...Podemos, quem sabe, tentar agendar uma visita à obra e aproveitamos para resolver a questão dos gradisFDP!:cheers:

careca americano
November 5th, 2011, 11:19 PM
Então infelizmente não foi dessa vez que a gente se encontrou por lá...Podemos, quem sabe, tentar agendar uma visita à obra e aproveitamos para resolver a questão dos gradisFDP!:cheers:
Eu topo. Se vc agendar é só me comunicar dia e hora que estarei lá! Faço questão. Se constadada a inviabilidade de se ver a lateral do campo, sentado, gostaria de levar um papo com o colega engenheiro, supervisor da obra, para saber se os gradis fdp's já estavam previstos desde o início do projeto. Quero saber como vão conter a torcida do Atlético e/ou Cruzeiro, uns de pé com a barriga junto ao gradil para melhor enxergar o jogo, e tapando a visão dos outros que estiverem atrás, sentados... Outros podem ainda decidir subir nos assentos, pois a distancia do chão ao topo do gradil é de 2 metros, e se o assento estiver a uns 50 cm do chão um cara de 1,70m vai passar a cabeça uns 20cm acima do gradil do lance de arquibancada de cima. De qualquer jeito vai ser um tal de jogar bolinha de papel e outras cositas mais no cara de baixo, e... ja viu, né?
Seria bom se fossemos lá uns 10 foristas , para simular essas situações...
Mas ainda acredito que podemos todos estar errados!

gabrielteodor
November 6th, 2011, 05:06 PM
http://i39.tinypic.com/vxkock.jpg

Fiquei com uma duvida agora....como vão tapar essa lateral para impedir que as pessoas caiam lá de cima??? não vi isso nas imagens do projeto!

Moss@d
November 6th, 2011, 07:40 PM
Fiquei com uma duvida agora....como vão tapar essa lateral para impedir que as pessoas caiam lá de cima??? não vi isso nas imagens do projeto!

Impedir? Como asim? E tirar a emoção? rs