View Full Version : (MG) Belo Horizonte | Horto | Estádio Independência | América Futebol Clube | [Em Obras]

Pages : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 [16] 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

lgot
January 27th, 2012, 09:59 PM
Não é uma tradução das normas e sim da falta de qualidade, optaram por uma alternativa ineficiente ao inves das mais cara e funcional. Ou seja esse Arquiteto admitiu que deliberado, o que mostra a total incompetência. Se você vai pagar por algo mais barato mas inútil, não esta economizando e sim jogando dinheiro fora. Com essa desculpa jogaram dinheiro fora. O próprio Estado no seu choque de gestão, colocou como prática verificar o custo de longo prazo e não só o valor de aquisição.

Luan SR
January 27th, 2012, 10:23 PM
Não! Acho que são fixos.

O link do vídeo (O AE está de olho no andamento das obras do Independência. Confira a movimentação no estádio!), do Alterosa Esporte de 26/01/2011: http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=69160/noticia_interna.shtml

Obrigado! E não entendi o que o Alterosa Esporte quis mostrar, não ví nada de errado com os degraus, acho queriam falar sobre os degraus da arquibancada superior.

Luan, se vc não registrar rápido alguém irá faze-lo, (se ainda não o fez), e vc perderá sua chance de ficar rico!
Vai numa admnistradora de patentes com o desnho, e pelo menos se informe sobre os custos! Não perca sua ótima idéia!
Quem sabe o primeiro a comprar seria um tal de Estadio Independência, num país de fantasia chamado BRASIL? :lol::lol:

Vou cuidar disso o mais rápido que conseguir Careca, como voce disse é muito burocrático.

Sobre a última matéria: Como dizem: O barato sai caro! A solução para que nossa dor de cabeça não tivesse acontecido não chegaria a meio porcento do custo do estádio. :ohno:

Agora o consórcio vai ter que arcar, e se for assim acho que não vai demorar, espero, pois em alguns meses terão retorno.

careca americano
January 27th, 2012, 10:45 PM
Excelente a reportagem do Thiago de Castro no SuperEsportes. Parabens!
Após ler a noticia fica claro que:
1. Os responsáveis pelo projeto e a SECOPA estão tirando o corpo fora e jogando o abacaxí pro Corpo de Bombeiros, responsável, segundo eles, por uma autêntica "jabuticaba" mineira, ou seja, uma norma (instrução Tecnica) que só existe aqui e em nenhum outro lugar fora do estado, no Brasil e no mundo!
2. A SECOPA empurra o abacaxi da modificação pra BWA, que, é claro, vai aceitar desde que uma redução no aluguel seja feita para abater os gastos.

ATENÇÃO AMÉRICA! VC NÃO TEM NADA COM ISSO! NÃO PERMITA REDUÇÃO NA SUA COTA!

E falam em "vidro laminado ou plexiglass", que NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA, EM FUNÇÃO DOS REFLEXOS, DA REFRAÇÃO E DIMINUIÇÃO DA INTENSIDADE DE LUZ QUE VEM DO CAMPO, À CADA VEZ QUE A LUZ ATRAVESSA UM CORPO, POR MAIS TRANSPARENTE QUE SEJA! E haverão até 5 gradis na frente do espectador, dependendo de qual nivel de arquibancada ele estiver.
Minha sugestão? Gradís vazados, como os sugeridos pelo GUSNAS.
E um pouco de bom senso e flexibilidade do Corpo de Bombeiros, caso essa norma realmente exista para guarda-corpos como proteção EM LUGARES COM ASSENTOS.
E um acerto entre o ESTADO e a BWA.

ADOREI COMO DE REPENTE, BASTOU O MINISTÉRIO PÚBLICO AMEAÇAR ENTRAR NA QUESTÃO E JÁ APARECEM O PROJETISTA, A SECOPA, TODOS RAPIDINHO INFORMANDO PROVIDÊNCIAS.

ALÔ ALÕ CORPO DE BOMBEIROS;: VOCÊS ESTÃO SENDO OS BANDIDOS NA HISTÓRIA. VÃO PASSAR RECIBO? Quem cala consente...

PS: não consigo entender uma norma exigindo guarda-corpos fechados para esse tipo de projeto. Entendo para lugares de queda alta, escadas e rampas, onde alguém pode ser empurrado e atravessar o vão, caindo de uma altura elevada. Qual o risco no Indepa? Não há como ser empurrado por trás... E pior, numa evacuação rápida as telas impedirão que, numa emergência, se mude de degrau passando por baixo do gradil. Isso fará com que todo mundo seja obrigado a PULAR o gradil aumentando a altura de 1,10m pra 2,20m, ou pior, entrar em fila indiana no seu nivel até a escada, promovendo um empurra-empurra com possiveis atropelamentos com todo mundo se apertando na boca da escada...
Gostaria muito de ler essa Instrução Técnica 08, pois começo até a achar que ela NÃO se aplica a esse tipo de projeto.

Gusnas
January 27th, 2012, 10:59 PM
^^^^ Careca, eles nem precisam fazer muito esforço. Basta colocar os mesmos guarda corpos dos holofotes! Vejam só a incoerência dessa norma. O guarda corpo não pode ser vazado para uma altura de 1,2m mas pode ser pra uma altura gigantesca onde estão os holofotes. Aí vão dizer: "não, mas quem mexer nos holofotes estará preso por cinto de segurança", mas e a caminhada até chegar aos holofotes?????? Outra incoerência que volto a ressaltar: se precisa de guarda-corpo sem ser vazado, o Mineirinho deveria estar terminantemente proibido de utilizar seu anel superior.

Quanta incompetência, quanta falta de comprometimento, quanta falta de conversa e negociação entre os diversos órgãos. Quero ver qual deles será macho suficiente pra chegar na imprensa e dizer: "erramos".

careca americano
January 27th, 2012, 11:14 PM
Achei a norma em questão.
Está aquí, para ser baixada em pdf: http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CCgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.resil.com.br%2Fweb%2Fdatafiles%2Fuploads%2Fmg_IT_08_saidas_de_emergencia.pdf&ei=SR8jT_yWOYXAtweIzM2iCw&usg=AFQjCNGd4XCzfCoTjw4I1S7STjZ3YB1OTA&sig2=b3z9zdvDCW8PjQrcuimBWw
Evidentemente que só fiz uma leitura rápida das 22 páginas e peço que me ajudem a le-la com a devida atenção, o que farei amanhã.
Fiz no entanto uma primeira descoberta: a norma se refere a SAÍDAS DE EMERGÊNCIA.
Fiz uma pesquisa no documento pelas palavras "estadios", "espetáculos" "arena" e não houve nenhuma referência.
Posto um detalhe para que vcs vejam o Objetivo e Aplicação da norma.
Acho que estão colocando o CB como bode expiatório, mas me reservo o direito de voltar a opinar com mais propriedade na hora que voltar a ler o documento.
Em tempo: os grifos em vermelho na imagem são meus.

http://i40.tinypic.com/2vlse4m.jpg

Luan SR
January 27th, 2012, 11:29 PM
Acho dificil alguem aparece e dizer que errou, ja que a culpa não é de um só.

Os bombeiros impuseram suas leis, que para mim são um exagero, e mal trabalhadas, os responsáveis pelo estádio ofereceram o que segundo eles seria a melhor opção, que o governo achou caro de mais.

Mas acho que quem tem a maior culpa ainda é do Sr. Leon Myssior pela má elaboração da arquibancada superior.

HelioEPS
January 27th, 2012, 11:37 PM
Guarda-corpos vazados no Independência esbarram nas normas dos Bombeiros

Autor do projeto do estádio afirma que esta era a opção prioritária para as arquibancadas superiores; e vidro laminado de segurança foi considerado caro

Thiago de Castro - Superesportes
Publicação: 27/01/2012 17:50 Atualização: 27/01/2012 17:53

Parabéns outra vez ao Thiago de Castro pela reportagem e não deixe que este assunto caia no esquecimento, sem a solução.

Aos responsáveis da obra:
Acho que ao invés de ficarem jogando culpa nos outros...
deveriam serem mais humildes reconhecendo o grande erro e solucionar, antes da reinauguração do Novo Independência.
Se ainda não tem a solução ideal, dêem uma lida em páginas anteriores deste Thread, que talvez possa ajudar com as grandes sugestões dos foristas, já que este problema de visibilidade da ASNI (Arquibancada Superior Novo Independência) foi detectada aqui...
A não ser que alguém já sabia e ficou quietinho, esperando ver a hora do circo pegar fogo...:ohno:

Gusnas
January 27th, 2012, 11:41 PM
Acho dificil alguem aparece e dizer que errou, ja que a culpa não é de um só.

Os bombeiros impuseram suas leis, que para mim são um exagero, e mal trabalhadas, os responsáveis pelo estádio ofereceram o que segundo eles seria a melhor opção, que o governo achou caro de mais.

Mas acho que quem tem a maior culpa ainda é do Sr. Leon Myssior pela má elaboração da arquibancada superior.

Exatamente, por isso disse "erramos". Tá clara a falta de integração. Cada um só olha o seu, a sua burocracia. Ninguém pensa no todo, no real motivo de eles estarem ali, que é prestar um bom serviço pra população. É o método que se encerra no método, não no fim.

Gusnas
January 27th, 2012, 11:50 PM
Guarda-corpos vazados no Independência esbarram nas normas dos Bombeiros

Autor do projeto do estádio afirma que esta era a opção prioritária para as arquibancadas superiores; e vidro laminado de segurança foi considerado caro

Publicação: 27/01/2012 17:50 Atualização: 27/01/2012 17:53

Parabéns outra vez ao Thiago de Castro pela reportagem e não deixe que este assunto caia no esquecimento, sem a solução.

Aos responsáveis da obra:
Acho que ao invés de ficarem jogando culpa nos outros...
deveriam serem mais humildes reconhecendo o grande erro e solucionar, antes da reinauguração do Novo Independência.
Se ainda não tem a solução ideal, dêem uma lida em páginas anteriores deste Thread, que talvez possa ajudar com as grandes sugestões dos foristas, já que este problema de visibilidade da ASNI (Arquibancada Superior Novo Independência) foi detectada aqui...
A não ser que alguém já sabia e ficou quietinho, esperando ver a hora do circo pegar fogo...:ohno:

Caro HelioEPS, eu tenho CERTEZA que se o responsável pela obra tivesse tido a INICIATIVA de procurar os bombeiros, conversar sobre o problema, alertar sobre as consequências, propor outras alternativas, enfim, agir como toda empresa eficiente age, eles conseguiriam chegar a um denominador comum que atenderia a todos, principalmente, à POPULAÇÃO. Na pior das hipóteses, pouco provável, se os bombeiros batessem o pé, era só os responsáveis pela obra irem à imprensa denunciar a falta de bom senso deles. A pressão gerada faria com que eles voltassem atrás e tudo estaria resolvido, pois de uma forma ou de outra, tudo se resolve, mas esse pessoal não sabe fazer da forma mais econômica possível. Numa empresa privada, estariam demitidos, como é obra pública podem dizer "dane-se, não somos nós que pagamos mesmo".

dfbm
January 27th, 2012, 11:55 PM
Pois é, o que fica parecendo com essas escadas e esses gradis é que o arquiteto projetou a arquibancada sem ter a menor idéia das normas do corpo de bombeiros. Aí quando foram adequar às normas deu no que deu.

Novos tempos de galo
January 28th, 2012, 12:00 AM
Se o problema para trocar os gradis por guarda-corpos iguais aos permitidos no Engenhão é a norma técnica criada pelo Corpo de Bombeiros de "Minas Gerais", e essa norma não é igual no resto do Brasil e do mundo, só existe uma solução:

Trocar o Corpo de Bombeiros ! kkkkkk

Luan SR
January 28th, 2012, 12:19 AM
^^ Concordo, sugiro a troca do departamento de bombeiros de BH pelo FDNY :lol:

HelioEPS
January 28th, 2012, 02:21 AM
Pois é, o que fica parecendo com essas escadas e esses gradis é que o arquiteto projetou a arquibancada sem ter a menor idéia das normas do corpo de bombeiros. Aí quando foram adequar às normas deu no que deu.
Concordo!

E acho que até agora o Corpo de Bombeiros de BH não tem culpa. Porque ele só irá atuar no final da obra, para inspecionar e dar o laudo de segurança. A não ser que seja solicitado para alguma informação ou esclarecimento.
As normas e instruções de segurança existem bem antes de se pensar em reforma do Independência. Atualizações existes sempre que houver necessidades, mas sempre colocando a segurança em primeiro lugar, em qualquer lugar.

Na verdade o que faltou foi ao Arquiteto (que por sinal fez um belo projeto), coletar as informações suficientes e observar os detalhes, para conciliar a segurança, funcionalidade e custos ao seu projeto...
E durante a execução adaptar a realidade sem perder o rumo final...

Agora o CB aprova a segurança o dinheiro público se vai e o contribuinte (espectador) que paga a conta!
E ai! É jogar o pepino para os bombeiros?

gabrielteodor
January 28th, 2012, 02:37 AM
Se o problema para trocar os gradis por guarda-corpos iguais aos permitidos no Engenhão é a norma técnica criada pelo Corpo de Bombeiros de "Minas Gerais", e essa norma não é igual no resto do Brasil e do mundo, só existe uma solução:

Trocar o Corpo de Bombeiros ! kkkkkk

Não é preciso ser muito esperto, muito menos ser bombeiro pra saber que com um degrau de 1,10m de altura um guarda-corpo vazado é completamente inseguro, ainda que não consulte nenhuma norma de segurança, um bom projetista perceberia isso! é questão de bom senso e não de norma!

Coyotte
January 28th, 2012, 03:24 AM
^^
Exatamente. O grande erro do projeto é a altura dos degraus da superior, totalmente fora dos padrões. Foi esse erro que ocasionou não só o problema dos gradis, mas também o das escadas ridículas da superior.

leomarques
January 28th, 2012, 04:35 AM
^^
Exatamente. O grande erro do projeto é a altura dos degraus da superior, totalmente fora dos padrões. Foi esse erro que ocasionou não só o problema dos gradis, mas também o das escadas ridículas da superior.

Falou tudo.

Thiago C
January 28th, 2012, 04:42 AM
Achei a norma em questão.
Está aquí, para ser baixada em pdf: http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CCgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.resil.com.br%2Fweb%2Fdatafiles%2Fuploads%2Fmg_IT_08_saidas_de_emergencia.pdf&ei=SR8jT_yWOYXAtweIzM2iCw&usg=AFQjCNGd4XCzfCoTjw4I1S7STjZ3YB1OTA&sig2=b3z9zdvDCW8PjQrcuimBWw
Evidentemente que só fiz uma leitura rápida das 22 páginas e peço que me ajudem a le-la com a devida atenção, o que farei amanhã.
Fiz no entanto uma primeira descoberta: a norma se refere a SAÍDAS DE EMERGÊNCIA.
Fiz uma pesquisa no documento pelas palavras "estadios", "espetáculos" "arena" e não houve nenhuma referência.
Posto um detalhe para que vcs vejam o Objetivo e Aplicação da norma.
Acho que estão colocando o CB como bode expiatório, mas me reservo o direito de voltar a opinar com mais propriedade na hora que voltar a ler o documento.
Em tempo: os grifos em vermelho na imagem são meus.

http://i40.tinypic.com/2vlse4m.jpg

Pessoal do forum, parabens pela boa discussao em alto nivel sobre o tema.

Careca Americano, a IT 08 de fato fala sobre Saidas de Emergencia em Edificaçoes. Mas, na IT 37 (centros esportivos e de exibicao), esta escrito:

"5.6.4 O fechamento dos guarda-corpos deve atender aos mesmos requisitos da IT 08."

Ou seja, o Bombeiros MG pedem mesmo o fechamento dos guarda-corpos.

Abraço

Luan SR
January 28th, 2012, 05:59 AM
Agora paremos de chorar o leite derramado sobre as dimensões dos degraus.

Com essas normas do bombeiros, que duvido muito irão deixar passar algo, voltamos ao assunto de que melhor solução se aplica ao Independência.

Acho que como guarda-corpo a solução dos cabos de aço seria a melhor, e nas escadas o uso de plexiglass.

lgot
January 28th, 2012, 08:32 AM
O erro não foi dos bombeiros, o arquiteto da obra mesmo declarou que optaram pelo gradil. Esse foi o problema, ele nunca poderia ser considerado uma opção válidas, importante lembrar que a outra era transparente, ou seja, tinham consciência que era ruim para visibilidade.

careca americano
January 28th, 2012, 01:20 PM
Pessoal do forum, parabens pela boa discussao em alto nivel sobre o tema.

Careca Americano, a IT 08 de fato fala sobre Saidas de Emergencia em Edificaçoes. Mas, na IT 37 (centros esportivos e de exibicao), esta escrito:

"5.6.4 O fechamento dos guarda-corpos deve atender aos mesmos requisitos da IT 08."

Ou seja, o Bombeiros MG pedem mesmo o fechamento dos guarda-corpos.

Abraço

Obrigado pela informação Thiago C.
Em sendo assim, nada mais a discutir quanto à obediência à norma.

O que se deveria discutir seria a norma em sí, mas isso não é assunto para esse forum.

Como no mundo inteiro e até mesmo no resto do Brasil esse rigor não se aplica, acho que vai haver necessidade de uma conversa entre todos os envolvidos e muito BOM SENSO para resolver a questão.

Sempre defendí o projeto, inclusive a arquibancada superior, entendendo a dificuldade do arquiteto em conciliar capacidade do estádio com terreno exíguo. Podem rever meus posts.

Continuo acreditando que quando o Indepa foi projetado as normas não estavam ainda em vigor, e portanto um projeto com essa altura dos degraus não apresentava nenhum impecilho sob o aspecto de segurança.

Infelizmente a Instrução IT 08 e a IT 30 NÂO APRESENTAM DATA de publicação, o que torna difícil a comprovação. Mas, ao menos na redação atual menciona-se uma referência datada de março de 2009. Portanto essa versão é POSTERIOR a essa data, e portanto, posterior a aprovação do projeto.

Além do mais, a IT 37 regulamenta os TAMANHOS MÁXIMOS DE PATAMARES DE ARQUIBANCADA. e A ALTURA MÁXIMA PERMITIDA É DE 0,555m.
Assim, fica evidente que a norma surgiu no mínimo, APÒS O PROJETO ESTAR PRONTO, e, quem sabe, até depois da obra iniciada.
No meu modo de ver, a sermos fiéis a IT 38, ela deveria valer TAMBÉM para a altura da arquibancada. O critério tem de ser igual: ou se é flexivel em ambas ou FECHE-SE A ARQUIBANCADA SUPERIOR!

Eu. pessoalmente, volto a repetir, entendo o projeto, e não condeno o arquiteto por projetar arquibancadas com essa altura, dadas as restrições do terreno.

Mas, ao projetar um degrau de 1 metro teria a obrigação de prever um guarda corpo, independentemente de existir ou não qualquer norma de segurança.
Ele faz menção na sua entrevista sobre vários estádios que consultou como referência á seu projeto. Assim, parece-me inconcebível que o projeto pudesse ser aprovado por ele SEM guarda-corpos.

"O arquiteto Leon Myssior, autor do projeto do Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, explica ao Superesportes. “Os guarda-corpos foram inicialmente propostos de duas formas distintas: uma primeira alternativa mais simples e com menor custo como o utilizado no estádio de Dortmund (e amplamente utilizado na Europa e África), e uma segunda alternativa em vidro laminado de segurança ou plexiglass (acrílico), com maior custo”.

Era notório o fato de que , a solução adotada para os gradis já deixava antever a falta de visibilidade do torcedor, e UMA OUTRA SOLUÇÃO DECENTE TERIA QUE SER ENCONTRADA.

Fosse eu o Promotor Público, começaria por aí: Quem projetou, aprovou e mandou constrtuir esses guarda-corpos, monumento à incompetência e esperdício do dinheiro público?

IT 37
http://i39.tinypic.com/986mp5.jpg

Gusnas
January 28th, 2012, 02:04 PM
Não é preciso ser muito esperto, muito menos ser bombeiro pra saber que com um degrau de 1,10m de altura um guarda-corpo vazado é completamente inseguro, ainda que não consulte nenhuma norma de segurança, um bom projetista perceberia isso! é questão de bom senso e não de norma!

Um guarda corpo completamente vazado, sim, seria inseguro. Mas um com duas ou três hastes internas não traria problemas (afinal, aquilo não é jaula nem gaiola) e melhoraria em muito a visibilidade. Opções não faltam e já foram amplamente apresentadas aqui. Gradil da Bombonera, cabos de aço, acho até que os próprios gradis dos holofotes resolveriam o problema.

Drecosta
January 28th, 2012, 02:18 PM
Diz ai Arnaldo, O regra é clara:

5.8.1.4 As guardas constituídas por balaustradas, grades, telas e assemelhados, isto é, as guardas vazadas, devem:
a) ter balaústres verticais, longarinas intermediárias, grades, telas, vidros de segurança laminados ou aramados e outros, de modo que uma esfera de 15 cm de diâmetro não possa passar por nenhuma abertura;

Ou seja não poderá haver abertura maior que 15 cm, não adiantam cabo de aço, hastes ou qualquer outra coisa , dentro da regra atual os gradis instalados são a melhor opção.
O vidro ou acrílico não parecem também serem viáveis.

Sugiro transportar o Idependencia para o Espirito Santo ou Rio de Janeiro, assistir um futebol e pagar uma praia depois.

Gusnas
January 28th, 2012, 02:52 PM

5.8.1.4 As guardas constituídas por balaustradas, grades, telas e assemelhados, isto é, as guardas vazadas, devem:
a) ter balaústres verticais, longarinas intermediárias, grades, telas, vidros de segurança laminados ou aramados e outros, de modo que uma esfera de 15 cm de diâmetro não possa passar por nenhuma abertura;

Ou seja não poderá haver abertura maior que 15 cm, não adiantam cabo de aço, hastes ou qualquer outra coisa , dentro da regra atual os gradis instalados são a melhor opção.

Sugiro transportar o Idependencia para o Espirito Santo ou Rio de Janeiro, assistir um futebol e pagar uma praia depois.

Como assim? Se houvesse hastes com um vão de 15cm entre elas, conforme a regra, o problema estaria resolvido!

Além disso, se a regra é clara, me responda por que os guarda corpos dos holofotes não obedecem essas regras draconianas...

LBraga
January 28th, 2012, 03:14 PM
O grande problema de nós brasileiros é supormos que, via de regra, somos animais.

Quando que um degrau de 1 metro de altura (protegido por guarda-corpo vazado) representará perigo iminente para uma pessoa sã?!

Que falta de bom senso!!!

Porém, se a norma tiver mesmo de ser cumprida a risca ... é melhor que adotem gradis inclinados como os da Praça 7, mas com telas.

Gusnas
January 28th, 2012, 03:24 PM
^^^^ Mas mesmo com as regras rígidas, não precisava ter feito como foi. Além disso, parece que a utilização das regras não é tão rígida pois no mesmo estádio há guarda corpos que não a seguem.

Novos tempos de galo
January 28th, 2012, 03:25 PM

^^^^
Amigos, a troca do Corpo de Bombeiros foi apenas uma crítica irônica a toda a situação ! Eles não têm culpa de nada e estão sendo apontados como culpados ...

Concordo com você, ou a norma é alterada ou não adianta cabo de aço, hastes ou qualquer outra coisa !

3 graus a menos de inclinação e não haveria o problema !

Só não entendo porque as normas de segurança são diferentes para cada lugar do país ...

Também pensei em mudar o estádio de estado ! rs

careca americano
January 28th, 2012, 03:26 PM
O grande problema de nós brasileiros é supormos que, via de regra, somos animais.

Quando que um degrau de 1 metro de altura (protegido por guarda-corpo vazado) representará perigo iminente para uma pessoa sã?!

Que falta de bom senso!!!

Porém, se a norma tiver mesmo de ser cumprida a risca ... é melhor que adotem gradis inclinados como os da Praça 7, mas com telas.

Se a norma tiver que ser cumprida à risca terão que fechar ou demolir a arquibancada superior... Com 1m de altura contraria frontalmente a IT 37!
Repetindo você: Que falta de bom senso!!!

careca americano
January 28th, 2012, 03:45 PM
As imagens recentes no site oficial sumiram... As mais novas são de 23 de agosto...

Luan SR
January 28th, 2012, 04:19 PM
^^ E o site do Mineirão também, não consigo entrar.

O pensamento do arquiteto está certo então, vidro laminado ou o plexiglass seria a melhor opção, a imagem ficaria distorcida, escura mas não causaria pontos cegos. :ohno:

Segundo o Alterosa Esporte, a grade no anel intermediário vai atrapalhar até quem se senta na 3ª fileira, ou seja, os ricos também vão ter que ficar em pé. Não sei como essa opção foi descartada para eles também, já que só precisariam de 1.

HelioEPS
January 28th, 2012, 04:28 PM
Consumidores .Lesados devem recorrer contra clubes e federação

Código garante boa visibilidade a todos os torcedores

Independência será inaugurado com 6.000 lugares sem visão completa do campo de jogo
Publicado no Jornal OTEMPO em 28/01/2012

Problema. Estádio Independência deve ser aberto ao público no dia 18 de março em duelo do América contra o Boa, pelo Mineiro 2012
As viagens de 70 km de milhares de belo-horizontinos que vão a Sete Lagoas para acompanhar seus times acabam na segunda quinzena de março, quando o novo Independência será inaugurado.

Será o fim de um problema e o começo de outro para alguns. A visibilidade ruim dos assentos no terceiro anel de cadeiras, já admitida pelas autoridades, por causa da instalação de guarda-corpos gradeados, não será solucionada.

O secretário da Secretaria Extraordinária da Copa, Sergio Barroso, na última quarta-feira, reconheceu o problema, mas disse que não haverá nenhum gasto público para solucioná-lo.
O consórcio Arena Independência, formado pelas empresas Ingresso Fácil e BWA Administração de Arenas, é quem herdará a questão e que terá resolver, segundo a Secopa-MG.

Para o membro do conselho administrativo do América, Marcus Salum, esse é um "pequeno problema", que ofusca a "maravilha de estádio que é o novo Independência".

"Não podemos pegar o único defeito, que é o parapeito, e dizer que estádio não irá funcionar", disse o dirigente, em conversa rápida, prometendo analisar melhor o problema depois que voltar de férias, na próxima segunda-feira (30).

No entanto, o que é pequeno hoje pode se transformar em um problemão para os clubes belo-horizontinos. A visibilidade é ruim para 6.000 assentos no último setor do estádio, o que representa 24% da capacidade total do novo Independência.

O Ministério Público Estadual (MPE) já está atento à questão. Além disso, o Estatuto do Torcedor (lei 10.671) transformou o aficionado por futebol em um consumidor qualificado. Ou seja, ele tem o resguardo do Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078) com alguns direitos específicos.

O artigo 6º, inciso III, deste código diz que é direito básico do consumidor "a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".

Ou seja, o torcedor que comprar ingressos para o último setor do Independência deve ser alertado do problema de visibilidade. Isso pode ser feito através de um anúncio no bilhete adquirido.

Se isso não acontecer, o torcedor, baseado no artigo 3º do Estatuto do Torcedor, poderá processar o clube mandante e também a entidade que organiza a competição, seja a Federação Mineira de Futebol ou a Confederação Brasileira de Futebol. Por isso, a importância de os clubes acompanharem a discussão.

MP tem poder de pedir prazo para solução aos responsáveis

Só o fato de informar que o torcedor não encontrará um lugar com boa visibilidade não exime os responsáveis pelo novo estádio Independência de solucionar o problema.

O Ministério Público pode pedir à empresa que o gerencia e até ao Estado, que financiou a obra, que deem um prazo para que os guarda-corpos do terceiro setor do estádio sejam trocados.

Primeiramente, busca-se uma solução cordial, em que os responsáveis proponham uma data limite para trocar os guarda-corpos atuais por outros que deem visibilidade total ao torcedor.

Em último caso, se isso não acontecer, o Ministério Público pode entrar com uma Ação Civil Pública pedindo que algo seja feito e garantindo que todos no estádio tenham visão total do campo de jogo. (CHS)

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=194253

GCampos
January 28th, 2012, 10:12 PM
Senhores, também acredito que os gradis vão comprometer a visibilidade, mas ao meu ver o problema principal é a "moldura" dos guarda corpos. Creio que se a espessura da moldura fosse menor, ou, na melhor das hipóteses, da espessura dos gradis, não teríamos problemas tão críticos de visibilidade. Talvez o comprometimento seria o mesmo da refração das luz nos guarda corpos de acrílico que foram sugeridos.

Coyotte
January 28th, 2012, 10:43 PM
^^
Não, o maior problema dos gradis é a sobreposição das telas.

Luan SR
January 28th, 2012, 11:19 PM
Eu devo estar muito pessimista, mas se arrumarem vão colocar material translúcido e considerar como problema "resolvido", e colocar ingresso num preço normal, se for pra ser assim, que deixe como está e com preço reduzido e quem quiser ver jogo sentado que compre ingresso para a inferior.

Tudo mundo sabe que quase ninguém ve jogo sentado.

HelioEPS
January 29th, 2012, 12:30 AM
Se não resolverem em definitivo o problema de visibilidade, até o primeiro jogo,
irá "queimar o filme do Independência".
1- Se colocarem vidro ou acrílico, a visão ainda será prejudicada...
2- Se avisar ao vender o ingresso, mesmo mais barato, terá de assistir ao jogo em pé, numa arquibancada que foi projetada para estar assentado...
3- Se não vender ingresso, a capacidade irá diminuir...
4- Se adiarem mais uma vez a abertura do estádio, os prejuízos principalmente dos clubes irão aumentar...
Então vamos ver se a decisão será, técnica, política ou econômica.

lgot
January 29th, 2012, 01:23 AM
Acho que vai ser a opção 3.

leomarques
January 29th, 2012, 02:35 AM
Se não resolverem em definitivo o problema de visibilidade, até o primeiro jogo,
2- Se avisar ao vender o ingresso, mesmo mais barato, terá de assistir ao jogo em pé, numa arquibancada que foi projetada para estar assentado...
4- Se adiarem mais uma vez a abertura do estádio, os prejuízos principalmente dos clubes irão aumentar...

Acho que nenhuma delas Helio. Eles vao inaugurar sem atrasos (e inacabado), sem trocar os gradis; vao, sim, vender ingressos para a superior e quem comprar vai descobrir na hora que ou assiste de pé ou volta para casa.

[...] e quem quiser ver jogo sentado que compre ingresso para a inferior.

Tudo mundo sabe que quase ninguém ve jogo sentado.

Duas verdades Luan. Eu acho errado todos os lugares do estadio serem iguais. Se a torcida gosta de assistir ao jogo de pe, deve existir um setor para isso. Se outras parte da torcida prefere mais conforto, umas belas cadeiras com bracos. Um meio termo seriam essas cadeiras que estao instalando ai, nem confortaveis, e dao a oportunidade de assistir sentado. Cada um dos setores com sua devida localizacao e faixa de preco.
Que "quase ninguem ve o jogo sentado" é uma verdade. Mas por varios motivos. Acredito que essa divisao que citei acima acabaria com alguns deles.

BraVision
January 29th, 2012, 03:35 AM
BREVEMENTE NESTE LOCAL: VESTIÁRIOS
(1 mês pra ficar pronto...)

http://i41.tinypic.com/nzpq8g.jpg

Logo logo alguma construtora compra estes casebres atras do vestiario e constroem predios la, assim com esta ideia "sem visao" de construirem estadios "ferradura", os moradores vao poder assistir jogos de graca. Aguarde por que esta area deve gerar interesse para as construtoras, ja que este entorno aparenta favelas. Outro ponto, nao houve planejamento paisagistico, cade as arvores, que ja deveria ter sindo plantadas e planejadas junto com o projeto ?
:cheers:

JuninhoMoraisPE
January 29th, 2012, 01:59 PM
BREVEMENTE NESTE LOCAL: VESTIÁRIOS
(1 mês pra ficar pronto...)

http://i41.tinypic.com/nzpq8g.jpg

O gandula vai ter um trabalho FDP

isonetti
January 29th, 2012, 03:27 PM

Hahahahahahaha

HelioEPS
January 29th, 2012, 04:44 PM
Polêmica acerca das obras no Independência

No Bola na Área da TV Alterosa - 28/01/2012

Álvaro Damião, Daniele Rodrigues, Antônio Melane e Domingos Sávio Baião falam do problema das grades que foram colocadas na frente da arquibancada no estádio Independência, e que estão gerando muitas discussões sobre a interferência na visibilidade do campo:

Vejam o vídeo: http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=75&id_noticia=69301/noticia_interna.shtml

leomarques
January 29th, 2012, 06:04 PM
^^ Esse alvaro damiao...
que papinho populista hein? "Absurdo" "falta de vergonha" "autoridades"... Se tirassem as falas dele e colocassem apenas os outros convidados o video valeria a pena.

Pelo menos e bom saber que os problemas de visibilidade estao repercutindo na imprensa.

Luan SR
January 29th, 2012, 06:11 PM

Acho que voce está sendo muito otimista em pensar que vão resolver antes do primeiro jogo. (ou eu que to sendo pessimista).

O filme do Independência ja está queimado, e como não existe solução melhor que as atuais ou instalação de vidros, não vai resolver muita coisa gastar mais dinheiro e tempo pra colocar como resolvido algo que não está.

Se os bombeiros interditarem a superior não vai ser por causa dos guarda-corpos, que respeitam a norma que eles criaram, os bombeiros não estão nem aí se o publico vai ter uma boa visão do campo, eles se preocupa apenas com a segurança. E o consórcio ja deve saber que apesar dos problemas não vai faltar pessoas pra comprar ingresso para esses setores, não só como segunda opção. E se over muita reclamação tem vender ingressos a preço mais populares, por exemplo até 12 reais, que os torcedores vão achar mais justo, e o consórcio vai entender que 50% de alguma coisa é melhor que 100% de nada.

Não estou querendo culpar os bombeiro, mas acho melhor deixar como está e esperar quem sabe uma reformulação dos bombeiros, que do jeito está com essas regras: balaústres verticais, longarinas intermediárias, grade, vidros, com 1,05m etc... Não tem como não atrapalhar a visão.

Mas nunca pensei que um dia iria defender a permanecia desse guarda-corpos :ohno:

HelioEPS
January 29th, 2012, 06:23 PM
Olha o detalhe que observei no vídeo do Bola na Área:

http://i39.tinypic.com/358pc2r.jpg
http://i39.tinypic.com/j80fhe.jpg

Luan SR
January 29th, 2012, 06:34 PM
^^ Bem observado HelioEPS, na frente dassas escadas o guarda-corpo deveria ser mais alto.

No Soccer City instalaram vidros.

jcjcosta
January 29th, 2012, 07:26 PM

Álvaro Damião, Daniele Rodrigues, Antônio Melane e Domingos Sávio Baião falam do problema das grades que foram colocadas na frente da arquibancada no estádio Independência, e que estão gerando muitas discussões sobre a interferência na visibilidade do campo:

Vejam o vídeo: http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=75&id_noticia=69301/noticia_interna.shtml

Nossa, o Álvaro Damião engordou bem hein?! :shifty:

CH77
January 29th, 2012, 10:18 PM
^^ Esse alvaro damiao...
que papinho populista hein? "Absurdo" "falta de vergonha" "autoridades"... Se tirassem as falas dele e colocassem apenas os outros convidados o video valeria a pena.

Pelo menos e bom saber que os problemas de visibilidade estao repercutindo na imprensa.

Esse Damião é um chato de galocha! Agora que tá todo mundo criticando ele vem jogar pra galera, nós já alertavamos sobre isto há muito tempo mas nossa imprensa, ainda mais o pessoal dos Diários Associados, não vão falara nada que complique o governo de MG, mesmo que seja sobre futebol!

Luan SR
January 29th, 2012, 11:26 PM
As vezes baixa o Datena nesse pessoal, o Carline também, daqui a pouco ele para de falar de Eliza Samúdio, Bruno e Macarrão pra falar dos guarda-corpos :lol:

ROOC
January 30th, 2012, 01:34 AM

fui ao indepa com o engenheiro chefe da obra......
ai em cima vai ser um palco permanente!!!!

LBraga
January 30th, 2012, 02:07 AM
fui ao indepa com o engenheiro chefe da obra......
ai em cima vai ser um palco permanente!!!!

Bacana ... por favor, dê mais detalhes.

Ele falou algo sobre os gradis?

Gusnas
January 30th, 2012, 02:09 AM
Esse Damião é um chato de galocha! Agora que tá todo mundo criticando ele vem jogar pra galera, nós já alertavamos sobre isto há muito tempo mas nossa imprensa, ainda mais o pessoal dos Diários Associados, não vão falara nada que complique o governo de MG, mesmo que seja sobre futebol!

Sem querer polemizar, mas foram justamente os Diários Associados, através da Alterosa, que primeiro trouxeram ao grande público o problema dos gradis.

Gusnas
January 30th, 2012, 02:11 AM
Logo logo alguma construtora compra estes casebres atras do vestiario e constroem predios la, assim com esta ideia "sem visao" de construirem estadios "ferradura", os moradores vao poder assistir jogos de graca. Aguarde por que esta area deve gerar interesse para as construtoras, ja que este entorno aparenta favelas. Outro ponto, nao houve planejamento paisagistico, cade as arvores, que ja deveria ter sindo plantadas e planejadas junto com o projeto ?
:cheers:

Na verdade não existem favelas ali. O bairro é todo urbanizado, são apenas construções simples. Não dará visão pois haverá uma tenda em cima dos vestiários.

Gusnas
January 30th, 2012, 02:16 AM

Será como era antigamente. Usam redes pra aliviar o trabalho do gandula.:)

Gusnas
January 30th, 2012, 02:38 AM

Tô chocado com o nível da discussão:

Melane: "Na Bombonera não existem grades e lá é bem mais 'íngride' que no Independência". Erro de informação e assassinato da língua portuguesa.

Daniela: "Mas aqui é obrigatório por exigência do Ministério Público". Hã????

Damião: "Por que não puseram uma proteção blindada?" Me tira o tubo!!!!

O único que falou algo mais sensato foi o Baião: "Cada um deles só quer diminuir seu trabalho". Verdade pura.

LBraga
January 30th, 2012, 02:44 AM

:lol:

Blindex Damião ... blindex.

gabrielteodor
January 30th, 2012, 06:39 AM
Tô chocado com o nível da discussão:

Melane: "Na Bombonera não existem grades e lá é bem mais 'íngride' que no Independência". Erro de informação e assassinato da língua portuguesa.

Daniela: "Mas aqui é obrigatório por exigência do Ministério Público". Hã????

O único que falou algo mais sensato foi o Baião: "Cada um deles só quer diminuir seu trabalho". Verdade pura.

Realmente...é assustador como o pessoal da imprensa é mal informado, ninguém se dá ao trabalho de sentar uns minutinhos e ler sobre o assunto antes de falar um monte de besteira na tv. Até agora todas as reportagens sobre o assunto, tanto na mídia impressa quanto na televisão, abordaram o tema de forma totalmente desavisada, citando um monte de "soluções" que já discutimos infinitamente e concluímos serem inviáveis, principalmente os vidros....outro erro lamentável é ficarem falando dos estádios pela inclinação comparando o independência com La bombonera, e esquecendo que existem diferenças drasticas no tamanho e altura do degrau.

lgot
January 30th, 2012, 08:37 AM
Esqueceram também que a norma vale para Estádios novos e em MG, mas acho que falar que outros não tem o gradil é uma forma de mais uma vez passar a culpa para os Bombeiros e como se a preocupação com a segurança fosse uma aberração.

Gusnas
January 30th, 2012, 11:02 AM
Realmente...é assustador como o pessoal da imprensa é mal informado, ninguém se dá ao trabalho de sentar uns minutinhos e ler sobre o assunto antes de falar um monte de besteira na tv. Até agora todas as reportagens sobre o assunto, tanto na mídia impressa quanto na televisão, abordaram o tema de forma totalmente desavisada, citando um monte de "soluções" que já discutimos infinitamente e concluímos serem inviáveis, principalmente os vidros....outro erro lamentável é ficarem falando dos estádios pela inclinação comparando o independência com La bombonera, e esquecendo que existem diferenças drasticas no tamanho e altura do degrau.

Exatamente. Depois os jornalistas esportivos reclamam de preconceito em relação ao seu trabalho. Percebam que eles discutem como se realmente soubessem do que estão falando. Infelizmente acabam, mesmo sem querer, prestando mais um desserviço do que ajudando na causa. Deviam ser mais pesquisadores e menos artistas.

CH77
January 30th, 2012, 06:00 PM
Pessoal, estamos indiguinados com os gradis, com a forma pela qual o governo de MG, neste caso SECOPA, esta tratando a reforma do Independencia, mas estamos enchugando gelo. Isto porque não acredito que irão mudar os gradis, o estado afirmou que quem fará será a empresa que irá administrar, e esta do meu ponto de vista não irá modificar uma vez que tanto Atlético quanto Cruzeiro, após a reforma do Mineirão pouco jogarão no Horto.

careca americano
January 30th, 2012, 06:36 PM
^^^^
Mas se ficasse assim iria doer no bolso da Administradora, que teria que vender os "teoricamente" melhores assentos, por precinho camarada.
Vc acha que ela iria topar receber o estádio, se, como falou o amigo NovosTempos, algum "arranjo" entre eles já não tivesse sido feito?
E quando a Promotoria entra, os Políticos tremem...
Pode até demorar, mas algo vai ser feito, ainda que NÃO resolva o problema, como a instalação dos caros blindex.

Luan SR
January 30th, 2012, 06:51 PM
Se o consórcio for esperto não vai doer no bolço não Careca, vai haver uma valorização das cadeira da inferior.

E hoje os tempos são outros, antigamente os assentos das arquibancadas superiores eram melhores pois aqui no Brasil criou-se uma mania de estadios ovais e com arquibancadas longe do campo, como o Mineirão, e as inferiores eram muito prejudicadas e mal cuidadas. Com essas arenas os melhores assentos hoje são esses que ficam mais perto do campo. Claro que ainda tem pessoas que gostam de uma visão mais aérea do jogo.

sukholev
January 30th, 2012, 07:47 PM
Pessoal, estamos indiguinados com os gradis, com a forma pela qual o governo de MG, neste caso SECOPA, esta tratando a reforma do Independencia, mas estamos enchugando gelo. Isto porque não acredito que irão mudar os gradis, o estado afirmou que quem fará será a empresa que irá administrar, e esta do meu ponto de vista não irá modificar uma vez que tanto Atlético quanto Cruzeiro, após a reforma do Mineirão pouco jogarão no Horto.

Não acredito muito que Cruzeiro e Atlético terão autorização pra utilizarem o Mineirão no "dia a dia" antes de 2014. Acredito mais que o governo irá liberar o Mineirão apenas em dias de jogos decisivos, pois a realidade é que nosso povo não tem cultura em pensar que um estádio é um patrimônio coletivo e não individual e certamente iriam vandalizar o estádio a ponto de precisar novamente de reformas (banheiros, grades, pichações) antes da CC e da CM

lgot
January 30th, 2012, 07:53 PM
Apos a reforma o governo do Estado não será o gestor do estádio e sim a Minas Arena, com exceção da copa onde será da FIFA. OS danos ao Mineirão terão que ser reparados sempre.

CH77
January 30th, 2012, 08:15 PM
Não acredito muito que Cruzeiro e Atlético terão autorização pra utilizarem o Mineirão no "dia a dia" antes de 2014. Acredito mais que o governo irá liberar o Mineirão apenas em dias de jogos decisivos, pois a realidade é que nosso povo não tem cultura em pensar que um estádio é um patrimônio coletivo e não individual e certamente iriam vandalizar o estádio a ponto de precisar novamente de reformas (banheiros, grades, pichações) antes da CC e da CM

Honestamente acho muito díficil os times não usarem com muita frequencia o Mineirão, até mesmo porque a rentabilidade do estádio não será a Copa do Mundo, ou das Confederações, os clubes tanto Atlético, quanto Cruzeiro é que serão responsáveis pelas maiores rendas do estádio. A administradora do Mineirão não vai querer o estádio fechado durante 1 ano e meio para somente depois ter lucro!
De fato teremos um estádio moderno, apesar dos gradis fdp, mas é um estádio pequeno. Tanto Altético quanto Cruzeiro não terão interesse de ter mais jogos no Indepa do que no Mineirão.
Por exemplo em 2009 a média de público nos jogos do Atlético girou em tonro de 32.000 pessoas, assim como nos jogos do Cruzeiro durante a Libertadores.
Vale lembrar que ambos os times terao sócios torcedores e se forem parecidos com os clubes gaúchos o Independencia será pequeno para os jogos.

Diego BeaGá-lo
January 30th, 2012, 08:27 PM
"Indiguinados" ou "bolço"? Qual foi mais style?

isonetti
January 30th, 2012, 09:18 PM
Mas a Língua Portuguesa vem sendo violada, espancada, esquartejada e jogada aos abutres nesse fórum. É cada aberração que se lê... Vou te contar, o nível tá baixíssimo. Se você der uma rodada pelos outros tópicos vai convalescer e se entortar de dor. MOBRAU JÁ!!!! Ô pessoal, vamos ver menos BBB e ler mais!!!

careca americano
January 30th, 2012, 09:37 PM
Mas a Língua Portuguesa vem sendo violada, espancada, esquartejada e jogada aos abutres nesse fórum. É cada aberração que se lê... Vou te contar, o nível tá baixíssimo. Se você der uma rodada pelos outros tópicos vai convalescer e se entortar de dor. MOBRAU JÁ!!!! Ô pessoal, vamos ver menos BBB e ler mais!!!
Seria bom, já que você é professor de Português, não misturar num mesmo texto, a segunda pessoa com a terceira. "Vou te contar" e "Se você der", não andam bem de mãos dadas num mesmo parágrafo.
E, não estou colocando a carapuça. O assunto aquí é o Indepa, e, naturalmente, o melhor português é sempre desejável. Mas aqui não é solicitado nenhum diploma: é um forum aberto à todos, e erros de português, sejam por distração ou digitação ou mesmo por pouca familiaridade com língua de Camões, não devem ser motivo de gozação nem de repreensão.

Gusnas
January 30th, 2012, 09:59 PM
Seria bom, já que você é professor de Português, não misturar num mesmo texto, a segunda pessoa com a terceira. "Vou te contar" e "Se você der", não andam bem de mãos dadas num mesmo parágrafo.
E, não estou colocando a carapuça. O assunto aquí é o Indepa, e, naturalmente, o melhor português é sempre desejável. Mas aqui não é solicitado nenhum diploma: é um forum aberto à todos, e erros de português, sejam por distração ou digitação ou mesmo por pouca familiaridade com língua de Camões, não devem ser motivo de gozação nem de repreensão.

:applause::lol::applause::lol::applause::lol:

isonetti
January 30th, 2012, 10:09 PM

Não sou professor de português, não sou arquiteto, não sou engenheiro, aliás não tenho nem diploma. Também não quis "gozar" ninguém e acho que o que escrevi foi um alerta e não repreensão, até mesmo porque não direcionei minha crítica a ninguém em específico, portanto, pedrinhas no chão meu caro.

Quanto aos meus erros gramaticais intencionais, são totalmente aceitáveis uma vez que usei de linguagem coloquial e isso nós mineiros fazemos muito. Mantenho minha indignação em relação à linguagem baixa e forma equivocada de expressão aqui vistos.

Voltando ao tema "indepa": Acho que pra jogos menores o preço a ser pago pelos clubes pode ser mais atrativo no Independência que no Mineirão, talvez o uso seja mais frequente do que o imaginado.

Segue o jogo...

Novos tempos de galo
January 31st, 2012, 12:00 AM

MOBRAL: Movimento Brasileiro de Alfabetização

Se quer corrigir, comece dando exemplos !

isonetti
January 31st, 2012, 12:45 AM
MOBRAL: Movimento Brasileiro de Alfabetização

Se quer corrigir, comece dando exemplos !

Hahahahahaha, seria cômico se não fosse trágico. I asked for this one. :bow:

Se eu tinha alguma esperança de fazer meu argumento valer ela acaba de ser estraçalhada com esse ato falho...

Touche.

Long live Google!

Luan SR
January 31st, 2012, 12:51 AM
Ninguém assistiu Alterosa no Ataque hoje?

Mostraram uma denuncia sobre as cadeiras retráteis, parece que essas que foram colocadas não respeitam as normas da FIFA, pois deixa partes de ferro a mostra. Além dessa cadeira instalada ser mais cara, a compra dessas cadeiras ficou em 1,5 milhão a mais. Era só o que faltava! :ohno:

isonetti
January 31st, 2012, 12:59 AM
Daqui a pouco aparece uma norma do corpo de bombeiros justificando isso. Aguarde e confie hehehe.

HelioEPS
January 31st, 2012, 01:41 AM
http://i40.tinypic.com/2uxwdn9.jpg

http://i43.tinypic.com/30rsbhk.jpg

http://i44.tinypic.com/rl95cg.jpg

http://i39.tinypic.com/168djyg.jpg

http://i40.tinypic.com/1qrhmw.jpg

http://i40.tinypic.com/mskprt.jpg

http://i42.tinypic.com/1zew01x.jpg

http://i43.tinypic.com/2livrj5.jpg

Fonte: http://www.novomineirao.mg.gov.br/independencia.html

FaB!O [..SgO..]
January 31st, 2012, 03:30 AM
Ótima inclinação!!!!

porém..

Moss@d
January 31st, 2012, 03:34 AM
^^ Velho, querem fazer todo o acabamento externo até março? Ah, tá...

FaB!O [..SgO..]
January 31st, 2012, 04:11 AM
^^
Ai desligaram o video game e foram durmir!! :rofl:

careca americano
January 31st, 2012, 10:17 AM
Andei dando uma olhada nas plantas e achei isso:
Pelo menos sala de controle para SOM, TV E PLACAR está prevista na planta...

http://i44.tinypic.com/vzyjck.jpg

Gusnas
January 31st, 2012, 11:07 AM
^^^^ Às vezes vão desenterrar o placar eletrônico que ficou por pouco tempo até a construção daquelas arquibancadas tubulares. Ele deve estar em algum fundo de depósito do América.:lol:

CH77
January 31st, 2012, 12:11 PM

Mostraram uma denuncia sobre as cadeiras retráteis, parece que essas que foram colocadas não respeitam as normas da FIFA, pois deixa partes de ferro a mostra. Além dessa cadeira instalada ser mais cara, a compra dessas cadeiras ficou em 1,5 milhão a mais. Era só o que faltava! :ohno:

Eu vi e se isso for realmente verdade é um dos motivos de nos indignar ainda mais!

Novos tempos de galo
January 31st, 2012, 01:48 PM

O Independência não precisa seguir as normas da FIFA, pois não será palco de jogos da Copa das Confederações ou Copa do Mundo. Ele deve respeitar apenas as normas de segurança do Corpo de Bombeiros e as normas do Estatuto do Torcedor (ou defesa do consumidor) !

Se assim for, a quase totalidade dos estádios brasileiros (se não todos) está condenada !

Agora a imprensa começa a querer a aparecer ! Ignorou os problemas dos gradis por meses ...

Novos tempos de galo
January 31st, 2012, 01:57 PM
Hahahahahaha, seria cômico se não fosse trágico. I asked for this one. :bow:

Se eu tinha alguma esperança de fazer meu argumento valer ela acaba de ser estraçalhada com esse ato falho...

Touche.

Long live Google!

Isonetti,
acho que você está corretíssimo em pedir mais cuidado com a escrita !
Todos nós cometemos erros de portugês, digitação ou atos falhos ...
Muitas vezes utilizamos o coloquial também !

Apenas a forma que inicialmente colocou a questão é que não ficou legal, afinal a internet hoje é muito mais acessível que o estudo da língua e muita gente pode realmente não saber escrever muito bem ...

Acho que aqueles que erram menos poderiam realmente ter mais cuidado, pois é a leitura que leva ao aprendizado (correto) da língua. O MSN está "deseducando" a juventude de hoje ...

KesleyRoberto
January 31st, 2012, 02:49 PM
Alguém aí sabe o que houve com aquele telão e placar eletrônico que foram colocados no mineirão?
Aqueles que custaram não sei quantos milhões e ficaram instalados por pouco mais de um ano. Eles podem ser usados no independência, ou serão utilizados no novo mineirão?

UrbanistaArquiteto
January 31st, 2012, 04:17 PM
^^
eram alugados, não??

KesleyRoberto
January 31st, 2012, 04:34 PM
^^
eram alugados, não??

Eram?

careca americano
January 31st, 2012, 04:39 PM
Eram?
Eram sim.

KesleyRoberto
January 31st, 2012, 04:41 PM
Lembro que na época eles falavam em um milhão de reais. Então era só pelo aluguel? Meu Deus!

Luan SR
January 31st, 2012, 04:41 PM
Parece que eles eram alugados sim.

Se colocassem 1 ou 2 daqueles no Independência ficaria show! Um de cada lado dos vestiários.

Sobre as cadeiras: Passou a mesma matéria no Alterosa Esporte hoje. Mais tarde devem passar alguma resposta no Alterosa no Ataque.

KesleyRoberto
January 31st, 2012, 04:45 PM
^^ O interessante é que eles disseram que a própria alterosa foi a primeira a descobrir o problema dos gradis.

careca americano
January 31st, 2012, 04:51 PM
Na imprensa foi de fato a primeira a levantar o assunto, que nos começamos no início de outubro, se não me engano. Depois, com a foto do Osvaldo Afonso no "O Tempo", a coisa pegou fogo.
Tô certo?

Luan SR
January 31st, 2012, 04:53 PM
^^ Tá certo.

careca americano
January 31st, 2012, 04:55 PM
^^ Tá certo.

Brigadão... Memória de véio custuma faiá...:lol::lol:

Luan SR
January 31st, 2012, 05:06 PM

Careca, aproveitando o assunto: Voce ja voltou de férias? aquele convite da moça do Alterosa Esporte sobre um encontro dos membros aí de BH ainda está de pé?

careca americano
January 31st, 2012, 05:56 PM
Tem que ver com ela. Desde que seja uma discussão aberta aos participantes do forum, e que um dos participantes, que não eu, terminada a discussão, se dispuser a dar entrevista resumindo nossos pontos de vista, estou disposto a participar.

lgot
January 31st, 2012, 06:26 PM
^^ O interessante é que eles disseram que a própria alterosa foi a primeira a descobrir o problema dos gradis.

Como o descobrimento do Brasil, ele já estava lá, mas acho que eles foram os primeiros da dar vazão ao que se passava por aqui!

careca americano
January 31st, 2012, 06:32 PM
^^ Tá certo.
Ta errado, Luan. :lol:
Esqueci de dar crédito ao jornal da internet DOM TOTAL que foi o primeiro a postar a foto do Osvaldo Afonso.
Tou certo?
Apenas para registro. É só voltar umas paginas do Forum, que está tudo lá...

careca americano
January 31st, 2012, 06:50 PM
Publicado no Superesportes, mais uma excelente reportagem do Thiago de Castro.
no link: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2012/01/31/noticia_interior,208078/gradeamento-podera-dar-lugar-a-barras-nos-guarda-corpos-do-independencia.shtml

Polêmica

Gradeamento poderá dar lugar a barras nos guarda-corpos do Independência

Segundo Corpo de Bombeiros, declividade da arquibancada exige guarda-corpo fechado

Publicação:

31/01/2012 14:35

Atualização:

31/01/2012 14:39

Visão do torcedor será prejudicada e Ministério Público cobra soluções dos responsáveis

Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais trabalham com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) a fim de buscarem uma solução para o problema de visibilidade da arquibancada superior do novo Independência. Guarda-corpos preenchidos com barras poderão ser escolhidos para substituírem o modelo gradeado, já instalado.

O Superesportes conversou com o Coronel Altamir Penido, comandante do Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, responsável por laudos de liberação dos estádios mineiros. “Vamos nos reunir com o Ministério Público e a Secopa para tentar uma solução. O guarda-corpo deve ser preenchido. Mas a opção pelo gradeamento foi do engenheiro responsável pela obra. Acredito que é até mais seguro. Mas nós aceitaríamos também outras opções, como barras longitudinais ou verticais”, explica.

A exigência técnica é de que uma esfera de 15 centímetros não consiga ultrapassar o preenchimento. Desta forma, como os guarda-corpos medem 1,1 metro, seriam necessárias sete barras longitudinais na parte central de segurança, caso esta seja a opção escolhida para a arquibancada superior do Independência. “Acreditamos que assim a visão fica facilitada para o torcedor”, afirma o Coronel Penido.

Modelo vazado é contra as normas

Visão do assento no anel superior

A opção de utilizar guarda-corpos sem preenchimento é descartada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “Existe uma declividade muito grande na arquibancada, já que foi um ângulo de inclinação de construção alto. Por isso são necessários os guarda-corpos mais seguros”, explica o Coronel Penido.

O ângulo é de 40º nas arquibancadas superiores. De acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ângulos acima de 37º pedem guarda-corpos preenchidos. Estádios onde os modelos são vazados têm arquibancadas construídas em ângulo não tão alto como o Independência, segundo o comandante dos Bombeiros. “Projetaram esse ângulo maior no Independência para que coubessem mais torcedores”, explica.

Coronel Penido defende a legislação de segurança dos Bombeiros do estado e garante que as normas não são mais rígidas do que em outros lugares do mundo. “Apenas nós e o Corpo de Bombeiros de São Paulo que temos uma Instrução Técnica específica para estádios de futebol, em todo o Brasil. E esse modelo seguiu normas internacionais”, afirma.

Altura dos degraus acima do permitido

O ângulo das arquibancadas superiores do estádio, no Horto, fez com que a distância entre um lance de arquibancada e outro seja de 1,02 metro. “A distância máxima permitida é de 55 centímetros”, afirma o Coronel Penido.

Contudo, um acordo prévio foi feito e uma análise de segurança constatou que os degraus poderiam ser superiores ao permitido. “Como forma de suprir isso, houve também o reforço do pedido do guarda-corpo de segurança no local”, explicou.

Dinheiro público

Na semana passada, a Secopa afirmou à reportagem, por meio de sua assessoria de comunicação, que não investiria mais dinheiro público para uma troca de guarda-corpos. O Independência vai ser entregue com o modelo gradeado e caberá à administração do estádio optar por algum tipo de modificação.

A empresa BWA será a responsável por administrar o Independência, já que venceu licitação pública em dezembro. No entanto, a BWA afirmou que não está autorizada para se manifestar sobre o assunto.

Os guarda-corpos poderiam também ser de vidro, laminado ou acrílico. Contudo, o governo mineiro concluiu que esta era uma opção muito cara para ser adotada.

O Independência, após novo atraso anunciado na semana passada, está marcado para ser reaberto para jogos na segunda quinzena de março.

careca americano
January 31st, 2012, 07:11 PM
Atenção para essa fala, do Comandante da Diretoria de Atividades Técnicas do CB:

"O ângulo das arquibancadas superiores do estádio, no Horto, fez com que a distância entre um lance de arquibancada e outro seja de 1,02 metro. “A distância máxima permitida é de 55 centímetros”, afirma o Coronel Penido.

Contudo, um acordo prévio foi feito e uma análise de segurança constatou que os degraus poderiam ser superiores ao permitido. “Como forma de suprir isso, houve também o reforço do pedido do guarda-corpo de segurança no local”.

Por "acordo prévio" entendo que foi feito DURANTE A ELABORAÇÃO DO PROJETO.
E O CB FOI FLEXIVEL...
Ou estou entendendo errado?
Se fosse com a obra em construção, o CB deveria parar a obra, em respeito a IT 38, que prevé, com diz a reportagem, e até já postamos a figura aquí, degraus com altura maxima de 0,555 m.

Não entendo o porque de tantas barras... Tirando evidentemente o primeiro gradil lá na frente, nos demais a altura máxima de queda é 1 METRO.

Pior cenário: uma criança de 5 anos passa pela grade e cai sobre a cadeira do degrau de baixo. Isso é mais passivel de acontecer, e mais perigoso que uma criança num cavalinho de um parque de diversões?
Tudo bem: dois erros não fazem um acerto.

Então deixo aqui um pedido e uma proposta.

SENHORES: POR FAVOR, UM POUCO DE BOM SENSO!

CB, SEJA FLEXIVEL COMO FOI AO NÃO VETAR A ARQUIBANCADA SUPERIOR POR EXCESSO DE ALTURA!

COM 7 BARRAS NA FRENTE A VISÃO CONTINUARÁ OBSTRUIDA DO MESMO JEITO.

PROIBAM ENTÃO A ENTRADA DE MENORES DE 10 ou 12 ANOS NA ARQUIBANCADA SUPERIOR E LIBEREM A VISÃO DO PÚBLICO!

ARRANQUEM ESSES GRADIS E FAÇAM COMO NO RESTO DO MUNDO!

HÁ SOLUÇÃO!

QUE BAIXEM A ALTURA DOS GRADIS PRA 80 CM E SE POSSÍVEL, E QUE OS FAÇAM MAIS FINOS E COMPLETAMENTE VAZADOS E OS APROXIMEM 10 CM DO ESPECTADOR! A NORMA FALA EM 85CM A DISTÃNCIA MINIMA. FICARIA AINDA EM 90CM!

SE OPTAREM POR MANTER A ALTURA, QUE OLHEM ENTÃO AS SOLUÇÕES QUE DEMOS AQUÍ, EM ESPECIAL, PARA MIM, A GRADE MÓVEL DO LUAN!

VIDRO OU ACRÍLICO NÂO VAI RESOLVER! REFRAÇÃO DA LUZ, REFLEXOS, PERDA DE LUMINOSIDADE E DISTORÇÃO DA IMAGEM AO SE TER QUE OLHAR ATRAVÉS DE ATÉ 5 LAMINAS ABAIXO!

DESÇAM DE SEUS PEDESTAIS, E OUÇAM A GENTE PELO MENOS UMA VEZ!

deprates
January 31st, 2012, 07:16 PM
Ou seja, o Corpo de Bombeiros tem culpa no cartório sim.

lgot
January 31st, 2012, 07:23 PM
O bombeiro não tem culpa não, impôs uma condição de segurança. Carros devem ter itens de segurança, como quebra sol, mas eles não comprometem a visibilidade e mesmos as colunas de segurança ficam escondidas para não enfeiar o carro. O Estado que escolheu a grade mais barata.

Gusnas
January 31st, 2012, 07:50 PM
Atenção para essa fala, do SENHORES: POR FAVOR, UM POUCO DE BOM SENSO!

CB, SEJA FLEXIVEL COMO FOI AO NÃO VETAR A ARQUIBANCADA SUPERIOR POR EXCESSO DE ALTURA!

COM 7 BARRAS NA FRENTE A VISÃO CONTINUARÁ OBSTRUIDA DO MESMO JEITO.

PROIBAM ENTÃO A ENTRADA DE MENORES DE 10 ou 12 ANOS NA ARQUIBANCADA SUPERIOR E LIBEREM A VISÃO DO PÚBLICO!

ARRANQUEM ESSES GRADIS E FAÇAM COMO NO RESTO DO MUNDO!

HÁ SOLUÇÃO!

BAIXEM A ALTURA DOS GRADIS PRA 80 CM E SE POSSÍVEL, APROXIMEM-OS 10 CM DO ESPECTADOR! A NORMA FALA EM 85CM A DISTÃNCIA MINIMA. FICARIA AINDA EM 90CM!

SE OPTAREM POR MANTER A ALTURA, ENTÃO OLHEM AS SOLUÇÕES QUE DEMOS AQUÍ, EM ESPECIAL, PARA MIM, A GRADE MÓVEL DO LUAN!

VIDRO NÂO VAI RESOLVER! REFRAÇÃO DA LUZ, REFLEXOS, PERDA DE LUMINOSIDADE E DISTORÇÃO DA IMAGEM AO SE TER QUE OLHAR ATRAVÉS DE ATÉ 5 LAMINAS ABAIXO!

DESÇAM DE SEUS PEDESTAIS, E OUÇAM A GENTE PELO MENOS UMA VEZ!

Disse tudo, Careca! Há solução! Na pior das hipóteses as crianças devem ser proibidas de utilizar o local, afinal de contas, elas serão as maiores prejudicadas pela ausência de visão do campo. Aliás, não entendo esse limite de 15cm. Eles acham que é a distância mínima pra ninguém tentar vazar pelo guarda-corpo?

Gusnas
January 31st, 2012, 07:55 PM
O bombeiro não tem culpa não, impôs uma condição de segurança. Carros devem ter itens de segurança, como quebra sol, mas eles não comprometem a visibilidade e mesmos as colunas de segurança ficam escondidas para não enfeiar o carro. O Estado que escolheu a grade mais barata.

Faltou diálogo. O problema é que a norma estipula limites em que as mudanças não são gradativas, são do tipo degrau. Será que de 37º pra 40º significa uma diferença tão grande que obrigue a uma norma tão mais restritiva?

lgot
January 31st, 2012, 08:04 PM
Geralmente nestas questões de segurança o diálogo sempre é mal visto. Consideram como algum tipo de resistência, mas como disse o Careca se aceitaram a mudança na altura poderiam com o gradil. Parece que a SECOPA resolveu instalar mesmo o gradil e não negociar nada.

careca americano
January 31st, 2012, 08:08 PM
Geralmente nestas questões de segurança o diálogo sempre é mal visto. Consideram como algum tipo de resistência, mas como disse o Careca se aceitaram a mudança na altura poderiam com o gradil. Parece que a SECOPA resolveu instalar mesmo o gradil e não negociar nada.
Prefiro achar que quando deram pelo erro o material já deveria estar todo pronto e pago, e aí adotaram o que se faz comumente nessse país: o famoso SE COLAR COLOU!
Pelo visto, NÃO COLOU!

jcjcosta
January 31st, 2012, 08:24 PM
Lendo estas notícias. :ohno:

É daquelas coisas, que dizia quando ingressei no tópico, alguém/alguns está/estão ganhando com isso. O que é normal neste Estado corrupto.

É perigoso o MP chegar "na empresa tal" que fabricou estas "cercas para gado", e descobrir que tem parente/amigo/previlegiado da "Administração Pública". Em Estados Estrangeiros mais sérios dá "cadeia", não só a perda do Mandato ou do cargo.

Ia dizer isso, mas não cabe mais ao brasileiro: "Em terra de cego quem tem um olho é rei"

Acho que este fica melhor: "Em terra de gente boa, tudo vira carnaval"

Mas vamos seguindo ... parei de falar o óbvio.

[]'s, jcjcosta

careca americano
February 1st, 2012, 12:00 AM
Assistí aos dois programas da TV Alterosa comandados pelo Jaecy Carvalho, ouvi a reclamação do vendedor de asssentos e aguardei a palavra do Secretário para, somente após ouvir os dois lados, emitir minha opinião.

Um ponto importante, que o Secretário comentou: A SECOPA não tem nada a ver com compra e venda de materiais para o Estádio, o que é responsabilidade da Construtora, que venceu uma licitação à PREÇO FECHADO, e portanto é a Construtora quem define o fornecedor e o preço a pagar, dentro da sua planilha de custos que considerou para fazer a oferta ao Estado. Como empresa privada, está livre para faze-lo sem necessidade de licitação. É importante os participantes do forum terem sempre isso em conta.

O criterio de escolha do fornecedor, baseou-se, segundo o Secretário, em qualidade: o reclamente teria sido o fornecedor das cadeiras da Arena do Jacaré, que, ainda nas palavras do Secretário, com menos de dois anos de uso já estão necessitando troca, ao passo que o fornecedor do Inedpa foi o vencedor das antigas cadeiras do Mineirão, que duraram à ponto de, ao serem retiradas, estarem em perfeitas condições de uso, e pudessem ser doadas para vários estádios de MG.

Até aí tudo aparentemente bem explicado.

Aí o Jaecy passou para o assunto dos GRADIS FDP, e o mesmo disco voltou pra vitrola. Já bem arranhado, cheio de chiados, mas o velho, desgastado e esfarrapado discurso voltou á baila.

SEGURANÇA é a prioridade. Só bate nessa tecla. Minimizou o problema de visibilidade, informando que no dia anterior teria ido ao show do "Cirque du Soleil" e "não viu a metade do espetáculo". Muito deselegante, pixar um espetáculo, desvalorizar o trabalho de outro para remediar o seu... esses são os políticos...Ética é palavra que encontarm só no dicionário.

Ou seja, para o Secretario, dois erros fazem um acerto...

É impressionanate como NÃO admite a realidade, afrontando-a com um discurso surrado.
Chega a ser petulante a maneira como responde, agredindo os fatos, as reportagens...

Deixou-me a impressão que, se depender dele, NADA SERÁ MUDADO. Referiu-se a entendimentos com o Ministério Público, mas, deixou claro que a arquibancada superior é a GERAL do Indepa, e que o preço a ser cobrado deverá ser mais baixo, justamente pelos problemas.

Lamentável! Por um ERRO de projeto, desvaloriza-se o setor mais nobre do estádio e o Secretário acha normal...

Gostaria que a TV Alterosa agora ouvisse a vencedora da licitação, a empresa que vai COBRAR E RECEBER pelo ingresso pago pelo torcedor, para ver o que ela tem a dizer. À propósito, está absolutamente calada, se recusando a manifestar. Deve ter suas razões...

RESUMO DA ÓPERA: ESTAMOS NAS MÃOS DO MINISTERIO PUBLICO, PARA IMPEDIR ESSE ERRO MONUMENTAL!

Luan SR
February 1st, 2012, 12:36 AM
Publicado no Superesportes, mais uma excelente reportagem do Thiago de Castro.
no link: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2012/01/31/noticia_interior,208078/gradeamento-podera-dar-lugar-a-barras-nos-guarda-corpos-do-independencia.shtml

Polêmica

Gradeamento poderá dar lugar a barras nos guarda-corpos do Independência

É uma notícia boa! Vejo uma luz no fim do túnel se aproximando Careca, espero que não seja um trem em alta velocidade.

Luan SR
February 1st, 2012, 12:38 AM
Não ví o Alterosa no Ataque hoje, que bom que tudo sobre as cadeiras ficou explicado.

http://i40.tinypic.com/2uxwdn9.jpg

Essas placas que estão colocando na fachada (qual é mesmo o nome?) só vão deixar o estádio mais bonnito vendo do alto, pois da rua não vão fazer muita diferença não.

HelioEPS
February 1st, 2012, 02:38 AM
Caro e nobre colega careca americano, concordo com a sua opinião em gênero, número e grau...
Só não posso assinar "em baixo" desculpa-me, porque a minha assinatura já está gravada com a pergunta que todos queremos a resposta...

E pelo andar da carruagem, um projeto inicial e bem intencionado como mostra no vídeo a mais de um ano atrás: http://www.youtube.com/watch?v=KRTYgZomhfg, vejo pessoas frustrarem as expectativas de que:
O Independência será o substituto do Mineirão enquanto estiver fechado. Cadê o Independência?
Será se vamos esperar o Mineirão ficar pronto para podermos ter o conforto e o prazer de assistir uma emocionante e esperada partida de futebol do time do coração?

Eu como sonhador espero que, pelo menos alguém se levante e diga:
"Agora pode assentar nas cadeiras das arquibancadas superiores do Novo Independência, que você consegue assistir a uma partida de futebol, com total visibilidade do tapete verde, que esta simplesmente maravilhoso"...
Sonho meu!
Ou desejo de todos?

Novos tempos de galo
February 1st, 2012, 11:32 AM
Da janela da residência de meu ex-aluno pode-se observar os "vestiários" do Independência. Ele postou essa noite que 8 operários estavam trabalhando nos vestiários por volta das 23:30 !!!!

CH77
February 1st, 2012, 11:58 AM
Caro e nobre colega careca americano, concordo com a sua opinião em gênero, número e grau...
Só não posso assinar "em baixo" desculpa-me, porque a minha assinatura já está gravada com a pergunta que todos queremos a resposta...

E pelo andar da carruagem, um projeto inicial e bem intencionado como mostra no vídeo a mais de um ano atrás: http://www.youtube.com/watch?v=KRTYgZomhfg, vejo pessoas frustrarem as expectativas de que:
O Independência será o substituto do Mineirão enquanto estiver fechado. Cadê o Independência?
Será se vamos esperar o Mineirão ficar pronto para podermos ter o conforto e o prazer de assistir uma emocionante e esperada partida de futebol do time do coração?

Eu como sonhador espero que, pelo menos alguém se levante e diga:
"Agora pode assentar nas cadeiras das arquibancadas superiores do Novo Independência, que você consegue assistir a uma partida de futebol, com total visibilidade do tapete verde, que esta simplesmente maravilhoso"...
Sonho meu!
Ou desejo de todos?

Pois é Hélio, pelo andar da carruagem acho que sim, teremos que esperar o Mineirão! Pena que o próprio Estado, através da SECOPA, com essas atitudes e essas desculpas esfarrapadas, como a que vimos ontem no Alterosa no Ataque, coloca o Independencia em uma posição secundária e não de destaque que o estádio merecia!

careca americano
February 1st, 2012, 12:19 PM
O jornal "O Estado de Minas" publica na sua página de esportes, e na Internet, disponível para assinantes, uma reportagem sobre a visita de surpresa do Ministério Publico ao Indepa ontem.
A versão integral (para assinantes), com fotos, está disponível no link: http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/superesportes/2012/02/01/interna_superesportes,23314/o-mp-cobrou.shtml
Por ser uma versão exclusiva para assinante, faço um resumo do que lí.

A reportagem é de Bruno de Freitas e informa que acompanhado de representantes do Corpo de Bombeiros e do CREA, o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Edson Antenor Lima Paula, realizou uma inspeção técnica que teve duração aproximada de uma hora e meia.

Informa o texto que o Promotor aguarda, em caráter de urgência, um estudo ao setor de engenharia do MP. A resposta será dada até o dia 29, e que a função do MP será cobrar do estado para que testes sejam feitos com alternativas para os guarda-corpos, com vidros ou grades vazadas, como são as do Engenhão, no Rio de Janeiro. O objetivo será encontrar uma alternativa que alie segurança e visibilidade, além de se estabelecerem prazos para que sejam feitos os testes e a mudanças.

Além disso, diz o Promotor, os responsáveis pela emissão dos ingressos terão que informar aos espectadores que os 6 mil assentos das arquibancadas superiores apresentam condições ruins de visibilidade. Na hora da compraa informação deveria constar no ingresso, e teria ainda que haver um preço diferenciado em relação aos ingressos sem essa grade.

Sérgio Barroso, da SECOPA garante que opções estão sendo analisadas para substituir os atuais gradis, mas, por serem complexas, ocorreriam somente após a inauguração, e deve ficar a cargo do consórcio que administrará o estádio.

NUNCA É DEMAIS REPETIR: VIDRO OU ACRÍLICO NÃO RESOLVE!!!!!

careca americano
February 1st, 2012, 12:31 PM
À próposito, o jornal "O Estado de Minas", nas sua edição impressa, no mesmo caderno de Esportes, traz uma execelente tirinha do AMERICANO, excelente cartunista, AFO, sobre o assunto.

http://i42.tinypic.com/287zzfb.jpg

Vou sugerir a ele uma segunda opção que postei aqui ha unss meses...:lol:
http://i41.tinypic.com/2hxq3d3.jpg

careca americano
February 1st, 2012, 12:35 PM
Da janela da residência de meu ex-aluno pode-se observar os "vestiários" do Independência. Ele postou essa noite que 8 operários estavam trabalhando nos vestiários por volta das 23:30 !!!!
É correr contra o tempo, amigo Novos tempos de galo.
Sem arquibancadas até que dá jogo, mas sem vestiários, já fica bem mais difícil... Já pensou se escalarem uma bandeirinha?... :lol:

farah27
February 1st, 2012, 12:37 PM
Ou seja, o Corpo de Bombeiros tem culpa no cartório sim.

Falar que o CB tem culpa é demais né.
Eles estão simplesmente fazendo valer uma norma de segurança.
O problema é que aqui no Brasil todo mundo pensa que sempre pode se dar um "jeitinho" de se resolver as coisas.

Se tem um culpado nisso tudo é quem fez o projeto e quem mandou executar sem perceber o erro. E ponto.

O máximo que alguem pode questionar é a tal norma que existe, mas se ela existe tem que fazer valer!!!

Seven.
February 1st, 2012, 12:52 PM
Ministério Público visita Independência para avaliar condições de visibilidade
Promotor Edson Antenor Lima Paula foi conhecer de perto o problema no estádio

Bruno Furtado - Superesportes
Publicação:01/02/2012 06:30
Atualização:31/01/2012 20:49

O promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Edson Antenor Lima Paula, vistoriou o Estádio Independência nessa terça-feira para avaliar as condições de visibilidade dos assentos no anel superior, atrapalhadas pelas grades que preenchem os guarda-corpos.

Em entrevista ao Superesportes, no dia 26 de janeiro, o promotor adiantou com exclusividade que cobraria providências à Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), responsável pela reconstrução do estádio, para solucionar o problema.

Na vistoria dessa terça, Edson Antenor Lima Paula foi acompanhado por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), do Corpo de Bombeiros e da Secopa. Ao deixar o estádio, o promotor evitou dar detalhes dos procedimentos que serão tomados no sentido de melhorar a visibilidade dos seis mil assentos afetados pelo modelo de guarda-corpo instalado. ”Foi uma vistoria para conhecer a situação da visibilidade, mas nada foi definido ainda”, disse o promotor público.

Secopa entende que agiu corretamente

Nessa terça-feira, o Corpo de Bombeiros evitou se manifestar sobre a vistoria feita pelo Ministério Público e pediu que o Superesportes procurasse a Secopa. A assessoria de imprensa da secretaria de estado informou que a “vistoria serviu para que o promotor conhecesse a situação”, mas que, “tendo em vista o projeto de um estádio com capacidade para mais de 25 mil pessoas, com a inclinação do terceiro nível (40º), a situação que está lá atende às normas de segurança dos Bombeiros. A solução encontrada para os guarda-corpos privilegia segurança”.

Éder Campos, gerente em Minas do programa estruturador da Copa de 2014, declarou à reportagem que se tratou de uma visita normal, de rotina, no sentido de ter clareza sobre a questão do guarda-corpo e da visibilidade. “Não houve nenhuma novidade no momento. O MP tem de fazer suas análises para se manifestar oficialmente. O que a gente entende é que o guarda-corpo instalado atende às normas de segurança”, reforçou a tese da Secopa.

A decisão da Secopa de utilizar guarda-corpos com grades no Independência se baseou em norma técnica do Corpo de Bombeiros. De acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ângulos de arquibancadas acima de 37º pedem guarda-corpos preenchidos. O declive do anel superior do estádio é de 40º. (UAI)

Fonte: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2012/02/01/noticia_interior,208111/ministerio-publico-visita-independencia-para-avaliar-condicoes-de-visibilidade.shtml

careca americano
February 1st, 2012, 01:10 PM
Falar que o CB tem culpa é demais né.
Eles estão simplesmente fazendo valer uma norma de segurança.
O problema é que aqui no Brasil todo mundo pensa que sempre pode se dar um "jeitinho" de se resolver as coisas.

Se tem um culpado nisso tudo é quem fez o projeto e quem mandou executar sem perceber o erro. E ponto.

O máximo que alguem pode questionar é a tal norma que existe, mas se ela existe tem que fazer valer!!!

Caro farah27

Também concordo que o CB não tem culpa na história, mas por razões bem diferentes das suas.

O Corpo de Bombeiros, ao se deparar com um projeto, ou mesmo com uma obra já iniciada, que previa uma rampa de 40º, teve que aceitar a realidade, e usando do bom senso, NÂO fez valer o dispositivo da norma, a IT 37 , que prevê a PROIBIÇÂO de se construirem arquibancadas com inclinação superior a 37º. Talvez, novamente com bom senso, tenha até considerado o estádio como concluido e aplicou o sub-item 5.2.18.1, para ESTÁDIOS JÀ EXISTENTES, pois não se justificava PARALIZAR uma obra já em andamento.

http://i44.tinypic.com/zlx84n.jpg

Também, pelas mesmas razões, aceitou uma altura de arquibancada de 1,02 metros, superior aos 0,555 m previstas na mesma IT.

http://i44.tinypic.com/ztsb9.jpg

Até então o bom senso veio imperando.
Agora, sem mais nem menos, com respeito à ALTURA dos gradis e à tela de galinheiro, o CB teria, sem nenhuma razão, jogado fora o bom senso e decidido que a norma não pode ser alterada?

Faça-me o favor! Não é o que os procedimentos anteriores demonstram.

Permita-me defender também a gloriosa Corporação dos Bombeiros: como orgão subordinado ao GOVERNO DO ESTADO, e disciplinados como são, militares exemplares, estão assumindo uma culpa que não lhes cabe.
Não se manifestam declaradamente contra o que se lhes imputa, em respeito hierárquico!

Vejam a única declaração oficial do CB: e´uma manifestação de bom senso e flexibilidade:

"O Superesportes conversou com o Coronel Altamir Penido, comandante do Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, responsável por laudos de liberação dos estádios mineiros. “Vamos nos reunir com o Ministério Público e a Secopa para tentar uma solução. O guarda-corpo deve ser preenchido. Mas a opção pelo gradeamento foi do engenheiro responsável pela obra. Acredito que é até mais seguro. Mas nós aceitaríamos também outras opções, como barras longitudinais ou verticais”, explica."

Um pouco mais de conversa sensata e aceitariam os guarda-corpos vazados e mais baixos, talvez limitando a presença de crianças menores de 10 ou 12 anos...

São os BODES EXPIATÓRIOS nessa novela! Estão tendo que engolir uma desculpa para justificar um monumental DESLEIXO, e passar como bandidos nessa história!

Posso estar errado, sendo até ingênuo, mas é o que creio estar acontecendo.

Gusnas
February 1st, 2012, 01:51 PM
^^^^
Careca, sua análise está correta e ainda serve de subsídio pra uma negociação futura. Houve algumas declarações de gente dos Bombeiros dizendo que TEM que ter, no máximo, 15cm entre os vãos do guarda-corpo. Ora, se vários pontos da norma já foram desconsiderados em razão do bom senso, nada mais racional que se flexibilize também esse limite.

CH77
February 1st, 2012, 02:26 PM
Caro farah27

Também concordo que o CB não tem culpa na história, mas por razões bem diferentes das suas.

O Corpo de Bombeiros, ao se deparar com um projeto, ou mesmo com uma obra já iniciada, que previa uma rampa de 40º, teve que aceitar a realidade, e usando do bom senso, NÂO fez valer o dispositivo da norma, a IT 37 , que prevê a PROIBIÇÂO de se construirem arquibancadas com inclinação superior a 37º. Talvez, novamente com bom senso, tenha até considerado o estádio como concluido e aplicou o sub-item 5.2.18.1, para ESTÁDIOS JÀ EXISTENTES, pois não se justificava PARALIZAR uma obra já em andamento.

http://i44.tinypic.com/zlx84n.jpg

Também, pelas mesmas razões, aceitou uma altura de arquibancada de 1,02 metros, superior aos 0,555 m previstas na mesma IT.

http://i44.tinypic.com/ztsb9.jpg

Até então o bom senso veio imperando.
Agora, sem mais nem menos, com respeito à ALTURA dos gradis e à tela de galinheiro, o CB teria, sem nenhuma razão, jogado fora o bom senso e decidido que a norma não pode ser alterada?

Faça-me o favor! Não é o que os procedimentos anteriores demonstram.

Permita-me defender também a gloriosa Corporação dos Bombeiros: como orgão subordinado ao GOVERNO DO ESTADO, e disciplinados como são, militares exemplares, estão assumindo uma culpa que não lhes cabe.
Não se manifestam declaradamente contra o que se lhes imputa, em respeito hierárquico!

Vejam a única declaração oficial do CB: e´uma manifestação de bom senso e flexibilidade:

"O Superesportes conversou com o Coronel Altamir Penido, comandante do Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, responsável por laudos de liberação dos estádios mineiros. “Vamos nos reunir com o Ministério Público e a Secopa para tentar uma solução. O guarda-corpo deve ser preenchido. Mas a opção pelo gradeamento foi do engenheiro responsável pela obra. Acredito que é até mais seguro. Mas nós aceitaríamos também outras opções, como barras longitudinais ou verticais”, explica."

Um pouco mais de conversa sensata e aceitariam os guarda-corpos vazados e mais baixos, talvez limitando a presença de crianças menores de 10 ou 12 anos...

São os BODES EXPIATÓRIOS nessa novela! Estão tendo que engolir uma desculpa para justificar um monumental DESLEIXO, e passar como bandidos nessa história!

Posso estar errado, sendo até ingênuo, mas é o que creio estar acontecendo.

Careca então assim podemos concluir que o estádio que deveria ter sido exemplo em sua construção, observando todas as normas técnicas, teve erros grotescos no projeto? Não sou engenheiro, mas como leigo sei que há normas técnicas que devem ser observadas e as mesmas não foram!

Gusnas
February 1st, 2012, 02:32 PM
Careca então assim podemos concluir que o estádio que deveria ter sido exemplo em sua construção, observando todas as normas técnicas, teve erros grotescos no projeto? Não sou engenheiro, mas como leigo sei que há normas técnicas que devem ser observadas e as mesmas não foram!

Mais ou menos isso. Apesar de muitos acharem que regra é regra, o que vale (e sempre deveria valer) é o bom senso. Só não dá pra ser dois pesos, duas medidas.

Pela norma que o nobre Careca nos deu a possibilidade de verificar, o patamar tá errado, a inclinação da arquibancada tá errada e ninguém pode assistir jogo em pé por lá, pois só poderia se tivesse até 25° de inclinação.

Moss@d
February 1st, 2012, 04:23 PM
Caramba, nunca vi tanta discussão por conta de um simples guarda-copo...

http://www.pacsstation.com/cup_holder_metal_300.jpg

:rofl:

Luan SR
February 1st, 2012, 04:49 PM
Caramba, nunca vi tanta discussão por conta de um simples guarda-copo...

http://www.pacsstation.com/cup_holder_metal_300.jpg

:rofl:

Guarda-copo? Essa foi demais :hilarious :hilarious :hilarious :hahaha:

careca americano
February 1st, 2012, 06:53 PM
CaroCH77,

Continuo achando que como a norma IT-37 é de 2010, ela ainda NÃO EXISTIA quando se concluiu o projeto, e até mesmo quando se iniciaram as obras. (Os primeiros posts desse thread são de 2008 e o projeto, em sua essência já era esse).
Como tudo na obra atrasou, a norma saiu e aí os construtores tiveram que correr atrás.

O CB, já sabendo que a obra ja estava sendo tocada, ao elaborar a norma, sabiamente amarrou à ela o adendo 5.2.18.1, feito à medida para o Indepa, liberando-o do angulo de inclinação e da altura das arquibancadas.

O projetista NÃO errou.

A confusão para mim, (e tudo aquí são meras hipóteses, mas bastante lógicas) foi a meia-sola da IT-37 remeter, com muito bem lembrou o ThiagoC colega do forum, à IT-08 QUE TRATA DE SAÍDAS DE EMERGÊNCIA, e aí o meio de campo embolou.
Assim , pode-se ler na IT-37:
O CB apareceu para uma vistoria da obra em andamento, norma nas mãos, e exigiu naturalmente o guarda-corpo fechado.

E onde ele estava previsto? Na IT-08, com especificaçõies não apropriadas para Estádio, e sim para saídas de emergência, volto a dizer.

O que fez a Construtora? Seguiu a recomendação do CB para seguir a NORMA à risca. E assim foi feito pela Construtora, sem se preocupar se daria ou não visibilidade. Encomendou, pagou e instalou os gradis. Estava dentro da norma e o CB não podia reclamar.

Aí a cag..da aparece e fica todo mundo na moita.... e NOS BERRANDO AQUI!
Será que essa minha historinha tem fundo de verdade? Lógica, pelo menos ela tem...:)
PS: Fiz uma ardorosa defesa do CB dois posts atrás, isentando-o de culpa. Mas, por força da profissão, aprendí a mudar de opinião,sempre que há hipóteses ou fatos mais consistentes, e me parece esse o caso. Depois desse trabalho de deduções Sherlockianas, começo achar que o CB também pode ter responsabilidade na coisa, pela norma confusa, que remete a outrra norma que não me parece adequada à estadios de futebol.
Assim, tivesse havido diálogo entre o CB e a Construtora, talvez nada disso tivesse acontecido. mas tudo são hipóteses...

CH77
February 1st, 2012, 07:02 PM
Caro Careca sua "historinha" tem muito mais verdades que as entrevistas do Sérgio Barroso!

Snit
February 1st, 2012, 09:03 PM
Venho acompanho o fórum há algum tempo! Durante esse tempo devo ter opinado apenas uma única vez, não sou engenheiro, mas qualquer pessoa com pouco entendimento sabe que uma rodovia fica mais cara ou mais barata dependendo da quantidade de pontes que se vai construir, pois bem partindo da mesma premissa um Estádio de futebol fica mais caro ou mais barato dependendo de quantos níveis terá, na minha humilde opinião esse papinho furado de que o Estádio foi feito dessa forma para comportar o maior numero de pessoas e totalmente furado, esse foi aquele famoso jeitinho brasileiro de aumentar o “jabar”.

Para estes que defendem o argumento tenho quase certeza, que elevando o grau de inclinação da arquibancada inferior em no máximo 5 graus, conseqüentemente o numero de lance de arquibancada, seria possível atingir o mesmo numero de espectadores, sem contar que poderiam fechar a “ferradura” na parte dos vestiários, o que talvez até aumentaria a capacidade, resultando em um estádio tão bonito como o que foi construído e eliminando os gradis fdp.

Não vejo a lógica de se ter um estádio bonito com vários níveis de arquibancada, se o torcedor só terá boa visão da arquibancada térrea. É melhor ter um apenas com a arquibancada térrea tendo total visão do campo.

Tido isso, acompanho a tese do colega Careca Americano, que ta faltando flexibilidade por parte do CB para resolver o problema, haja vista que uma pessoa de bom senso sabe que é muito difícil um corpo de porte médio passar por um vão de cabo de aço tensionado com 20 ou 25 cm. de distância, seja na vertical ou na horizontal, solução já apresentada anteriormente por um de nosso colegas. Falta boa vontade!.

Luan SR
February 1st, 2012, 10:05 PM
Snit Tem coisas que concordo com voce. Se quisessem realmente aumentar a capacidade teriam feito arquibancada dos 4 lados com um anel só. Mas acho queriam algo mais ousado.

Só que se aumentar a inclinação só vai conseguir deixar mais ingrime, não vai ganhar espaço com isso, o espaço que vai ocupar no terreno será o mesmo.

Mas voce consegue aumentar a capacidade com mais níveis de arquibancada, quando essas arquibancadas são mais sobrepostas, o que acontece no Independência. Só que tem um problema, se quisessem aumentar não teriam feito os degraus da superior com 1,2m de largura, se tivessem feito com 0,85cm daria pra fazer 5 fileiras a mais de cadeiras, aí aumentaria a capacidade da superior.

Mas tem muitas coisas que contam para deixar o estadio mais caro, investimento em tecnologia, conforto, segurança, área construída...

Gusnas
February 2nd, 2012, 12:16 AM
Snit Tem coisas que concordo com voce. Se quisessem realmente aumentar a capacidade teriam feito arquibancada dos 4 lados com um anel só. Mas acho queriam algo mais ousado.

Só que se aumentar a inclinação só vai conseguir deixar mais ingrime, não vai ganhar espaço com isso, o espaço que vai ocupar no terreno será o mesmo.

Mas voce consegue aumentar a capacidade com mais níveis de arquibancada, quando essas arquibancadas são mais sobrepostas, o que acontece no Independência. Só que tem um problema, se quisessem aumentar não teriam feito os degraus da superior com 1,2m de largura, se tivessem feito com 0,85cm daria pra fazer 5 fileiras a mais de cadeiras, aí aumentaria a capacidade da superior.

Mas tem muitas coisas que contam para deixar o estadio mais caro, investimento em tecnologia, conforto, segurança, área construída...

Acho que o tempo pra construir do jeito que foi construído também é menor. Muitas estruturas pré-fabricadas.

HelioEPS
February 2nd, 2012, 12:33 AM
E na arquibancada inferior, será se a visibilidade, também não ficará prejudicada?

rafa_rop
February 2nd, 2012, 12:57 AM
http://www.arenacap.com.br/wp-content/uploads/2012/01/26-01-12-4.jpg

Esta foto é do estádio do Atlético Paranaense, visualmente aparenta uma inclinação semelhante ao Indepa e não tem, sequer, qualquer tipo de gradil.

[]'s

KesleyRoberto
February 2nd, 2012, 01:17 AM

Esta foto é do estádio do Atlético Paranaense, visualmente aparenta uma inclinação semelhante ao Indepa e não tem, sequer, qualquer tipo de gradil.

[]'s

Mas a altura dos degrais da arquibancada do independência é bem maior

HelioEPS
February 2nd, 2012, 01:20 AM

[]'s
Mas ai a largura e altura do patamar, são bem menores que do Independência.
Bem diferente...

http://i42.tinypic.com/28bzc42.jpg

careca americano
February 2nd, 2012, 01:53 AM
Mais uma boa reportagem do Thiago de Castro, no SuperEsportes, dessa vez sobre o planejamento do trânsito na região do Indepa, que ainda não começou.
Pra quem quiser ler no original, o link é:
http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2012/02/01/noticia_interior,208215/uma-semana-apos-anuncio-reorganizacao-do-transito-no-horto-ainda-nao-comecou.shtml

Uma semana após anúncio, reorganização do trânsito no Horto ainda não começou

Associação dos moradores do bairro está preocupada com a situação na região leste

Publicação:

01/02/2012 19:54

Atualização:

01/02/2012 20:15

Estádio fica no Horto, residencial, próximo à avenida Silviano Brandão, região leste

A mudança de vias, semáforos e passeios no bairro Horto, anunciada pelo Secretário Extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais, Sérgio Barroso, há uma semana, ainda não foi iniciada.

Barroso visitou o Independência e falou para a imprensa na quarta-feira passada. As “obras” começariam no “nos próximos dias”. “Existe, junto à prefeitura, uma aprovação de um plano básico de fazer uma reorganização do entorno do Independência, na questão da mudança de mãos das vias, dos semáforos, das calçadas. O projeto já está aprovado e ele me prometeu que, nos próximos dias, as obras vão começar no entorno do estádio”, afirmou.

Segundo a BHTrans, nenhum tipo de obra ou reorganização do trânsito começou. A responsabilidade do projeto e da execução, no Horto, é da Secopa.

A Secopa informa que contratou uma empresa privada, a Tectran, para fazer o planejamento do trânsito e o impacto que o novo Independência vai trazer para a região leste de Belo Horizonte. O projeto está em fase final de aprovação e, a partir de então, poderá ser colocado em prática. O plano básico já foi avaliado e aprovado, após negociação.

As intervenções no trânsito da região deverão estar incompletas na segunda quinzena de março, quando está programada a reabertura do Independência. “Esperamos que esteja praticamente pronto, mas não totalmente. Esperamos que esteja em uma condição privilegiada”, observou Sérgio Barros na semana passada.

Preocupação para os moradores

A demora para iniciar as ações da Secopa no trânsito da região leste preocupa os moradores dos bairros Horto e Sagrada Família principalmente. O Superesportes ouviu o presidente da Associação Comunitária do Horto, José Raimundo da Cunha, o Zeca.

“Estamos preocupados com o problema do trânsito, da segurança. Isso é uma coisa muito importante da comunidade. Queremos policiais e guarda municipal em um raio de ação grande do estádio, além de câmeras para evitar problemas”, disse.

Em relação ao trânsito, Zeca disse que, depois de precisar fazer muita pressão em reuniões com o governo, pôde conhecer o projeto para melhorias, em reunião realizada em dezembro. Sugestões foram feitas para melhorar o fluxas nas vias. Os pontos de principal preocupação estão nas mãos das ruas Conselheiro Rocha, que dá acesso à avenida Silviano Brandão, da Pouso Alegre e da Raimundo Nonato.

Obras de pequeno porte, na região, deverão ocorrer. A Associação do Horto ainda não foi informada sobre a configuração do projeto final para o trânsito.

lgot
February 2nd, 2012, 01:56 AM

[]'s

é porque o degrau na Arena da Baixada é bem mais baixo, os guarda corpos são para impedir de uma queda de mais de 1 metro, ou mesmo uma onde de quedas "escada" abaixo

FaB!O [..SgO..]
February 2nd, 2012, 02:08 AM
Que tragédia essas escadas e gradis!!! :(

Luan SR
February 2nd, 2012, 02:38 AM
Tem diferença nas dimensões e inclinação da arquibancada de ambos os estádios e nas normas de segurança do corpo de bombeiros de Curitiba também né.

Edit: Até agora tô rindo do guarda-copos :lol:

HelioEPS
February 2nd, 2012, 03:06 AM
Com esta configuração e estilo das redes quadradonas dos gols, como:

http://i41.tinypic.com/35aiweo.jpg
Novo Independência.

http://i40.tinypic.com/35k29s3.jpg
Na foto, o aquecimento de Casillas no estádio de Durban na África do Sul, detalhe para os dois bastões de sustentação para as redes atrás do gol

Dá saudades das redes:

http://i39.tinypic.com/o9ogo6.jpg
Na foto, o Mineirão com a rede véu de noiva, de fios, em formato parecido com o do Maracanã

http://i40.tinypic.com/16435x.jpg
Na foto a tradicional rede do Maracanã, que ao que tudo indica ficará só na memória e em imagens de arquivo

Ao ver a bola estufar a rede...
Que emoção!!!:dj::speech:Do Goooooool...:banana::banana::banana:
http://i42.tinypic.com/5mmlx4.jpg

rafa_rop
February 2nd, 2012, 03:34 AM
Mas ai a largura e altura do patamar, são bem menores que do Independência.
Bem diferente...

http://i42.tinypic.com/28bzc42.jpg

De fato, o Indepa é mais íngreme! Porém, não precisa dessa cerca toda! Um gradil semelhante ao do engenhão com, apenas, uma seção horizontal no meio já estaria ótimo!

http://www.domtotal.com/img/noticias/engenhao1.jpg

pedroglr
February 2nd, 2012, 07:29 AM
Essas escadas são a maior aberração que eu já vi em um estádio de futebol. Elas não estavam previstas no projeto original (pelo menos pelos renders). Vocês não acham que essas escadas ridículas, além de causarem vários pontos cegos (isso sem contar esses fabulosos gradis) não vão diminuir a capacidade do estádio?

careca americano
February 2nd, 2012, 09:59 AM
Tem diferença nas dimensões e inclinação da arquibancada de ambos os estádios e nas normas de segurança do corpo de bombeiros de Curitiba também né.

Edit: Até agora tô rindo do guarda-copos :lol:
Segundo declarações do Comandante do CB, somente Minas e SP tem normas de segurança nos moldes dos IT.

HelioEPS
February 2nd, 2012, 02:26 PM
Acessório importante para assistir aos jogos, nas superiores do Independência...

http://i42.tinypic.com/aueekp.jpg

http://i42.tinypic.com/2ldk4mg.gif

careca americano
February 2nd, 2012, 02:30 PM
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Quero dois!
Aceita cartão?

HelioEPS
February 2nd, 2012, 02:39 PM
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Quero dois!
Aceita cartão?
É baratinho!!!
Dá para fazer até em casa, com cartolina e dois espelhos...:okay:

careca americano
February 2nd, 2012, 03:05 PM
OFF-TOPIC:
Estou com problemas para fazer o upload de imagens pelo TinyPic. Seleciono o arquivo e ao apertar a tecla de upload, a tela seguinte NÃO me proporciona mais o espaço para entrar com a(s) palavras(s) de proteção de spam, paar receber o URL.
Alguém com o mesmo problema?

HelioEPS
February 2nd, 2012, 03:19 PM
OFF-TOPIC:
Estou com problemas para fazer o upload de imagens pelo TinyPic. Seleciono o arquivo e ao apertar a tecla de upload, a tela seguinte NÃO me proporciona mais o espaço para entrar com a(s) palavras(s) de proteção de spam, paar receber o URL.
Alguém com o mesmo problema?
Aqui está normal, pois acabei de postar fotos usando o TinyPic.
Tenta de novo com outras fotos...

careca americano
February 2nd, 2012, 05:46 PM
Obrigado Helio, o problema era com o WebGard do meu Avira antivirus, que estava barrando a comunicação. Desativei-o temporáriamente e funcionou.

Luan SR
February 2nd, 2012, 05:51 PM
Acessório importante para assistir aos jogos, nas superiores do Independência...

É a melhor ideia té agora! Deixou para trás a instalação de TV's 3D no gradil que o Careca havia proposto :lol:

HelioEPS
February 2nd, 2012, 06:11 PM
É a melhor ideia té agora! Deixou para trás a instalação de TV's 3D no gradil que o Careca havia proposto :lol:
Já estou pensando:
Se não incluírem pelo menos um "periscópio" ao ingresso.
Vou levar alguns para lá, ver se faço bom negócio...:cheers::banana::lol::lol::lol:

isonetti
February 2nd, 2012, 06:14 PM
Polemicas de lado, mal posso esperar pra ver a bola rolar, seja de pé ou sentado...

http://i43.tinypic.com/xy5o6.jpg
Fonte (http://novomineirao.mg.gov.br/independencia.html)

RGDP
February 2nd, 2012, 06:47 PM
Polemicas de lado, mal posso esperar pra ver a bola rolar, seja de pé ou sentado...

http://i43.tinypic.com/xy5o6.jpg
Fonte (http://novomineirao.mg.gov.br/independencia.html)

Que é bonito é. Só faltava tiras as escadas e os gradis.

isonetti
February 2nd, 2012, 07:01 PM
É muito tempo sem jogo em BH, tô ficando febril.

LucGarcia
February 2nd, 2012, 07:13 PM
O estádio poderia ser lindo, mas o fato de ser em formato ferradura e o gradis totalmente fail estragaram o projeto.

jcjcosta
February 2nd, 2012, 10:35 PM
O estádio poderia ser lindo, mas o fato de ser em formato ferradura e o gradis totalmente fail estragaram o projeto.

Também concordo.

isonetti
February 2nd, 2012, 11:32 PM

O descontentamento com os gradis é unanime, mas, acho que a "ferradura" aberta com a vista belíssima da serra dá um charme ao estádio, principalmente nos jogos ao entardecer. Talvez fosse uma ideia boa pro futuro fazer um restaurante suspenso como na Fonte Nova. Não vejo como um pecado ser aberto, aliás sempre foi.

Vítor Dias
February 2nd, 2012, 11:37 PM
Ouvi na rádio 98FM que na verdade a arquibancada superior foi projetada como um setor para cegos, a fim de atender os deficientes visuais que torcem pro time. O programa especial de sócios terá como sócio número 1 o ilustre americano Geraldo Magela. :lol:

Brincadeira muito bem bolada do pessoal do 98FC! :lol:

idanir1973
February 3rd, 2012, 12:39 AM
Minha opinião, apesar dos pesares é um Estádio de Serie A com certeza, bem acima do antigo. Os mineiros(+ de BH) merecem mais um Estádio de primeira além do Mineirão :)

HelioEPS
February 3rd, 2012, 12:48 AM
Para quem não viu o Alterosa Esporte:

Presidente CREA-MG fala sobre problema de visibilidade no Independência

02 de janeiro 2012

O presidente do CREA-MG, Joeson Nogueira, falou que não vê problemas na falta de visibilidade de 6 mil lugares do Independência. Confira a polêmica!

Fonte do vídeo: http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=69654/noticia_interna.shtml

HelioEPS
February 3rd, 2012, 01:27 AM
Estou desconfiado que as reuniões sobre os gradis FDP's, estão sendo realizadas em alguma pizzaria!!!:cheers1::eat::baeh3:

rodrigoalves
February 3rd, 2012, 10:44 AM
O descontentamento com os gradis é unanime, mas, acho que a "ferradura" aberta com a vista belíssima da serra dá um charme ao estádio, principalmente nos jogos ao entardecer. Talvez fosse uma ideia boa pro futuro fazer um restaurante suspenso como na Fonte Nova. Não vejo como um pecado ser aberto, aliás sempre foi.

Linda Vista? daqui uns 3 anos aquilo ali ta cheio de casebres...não sei o que tem de lindo nisso.

Gusnas
February 3rd, 2012, 11:29 AM
Linda Vista? daqui uns 3 anos aquilo ali ta cheio de casebres...não sei o que tem de lindo nisso.

É que o Independência fica num terreno mais alto que vai descendo exatamente do lado aberto da ferradura. Dessa forma vc tem bem clara a vista da Serra do Curral ao fundo. Ainda mais agora que as arquibancadas são mais altas.

CH77
February 3rd, 2012, 11:36 AM

Na verdade não, a vista da Serra é muito bonita sim, e ainda se trata de uma area de preservação permanente, esse risco não existe. Ademais sempre fez parte da paisagem do Independencia.

rodrigoalves
February 3rd, 2012, 11:47 AM
Bom se é assim peço desculpas....mas se posso dar minha opinião mesmo levando em consederação as colocações de vocês prefiro um estádio fechado. Mas todos nós aqui sabemos que o grande problema não é esse...e sim os gradis e as escadas....no mais o estádio está ficando muito bonito...não entendo como ainda não tomaram um providencia quanto a isso ja que pelo visto a rejeição deve ser uns 90%...

LucGarcia
February 3rd, 2012, 12:43 PM
É uma pena que no Brasil tenha que ser assim, é sempre assim, incrível, é raro ver uma obra pronta e dizer, "ficou perfeita!"

Sempre tem alguma coisa faltando, ou fizeram errado, ou está inacabado, ou deixaram pra fazer pro ano que vem... Incrível. :ohno:

No estádio do meu time por exemplo, ao invés de fazerem ele todo fechado, vai ter uma abertura nas laterais que será possível passar até um avião, e vai abrir a copa com arquibancadas móveis, que não duvido que será uma gambiarra...

Vítor Dias
February 3rd, 2012, 01:00 PM
Já tem gente se preparando pra se adaptar à nova realidade:

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/427277_2284815300329_1847287207_1408426_2082344305_n.jpg

Fonte: Facebook (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2284815300329&set=a.1379839956511.45818.1847287207&type=1&ref=nf)

farah27
February 3rd, 2012, 01:04 PM
Para quem não viu o Alterosa Esporte:

Presidente CREA-MG fala sobre problema de visibilidade no Independência

02 de janeiro 2012

O presidente do CREA-MG, Joeson Nogueira, falou que não vê problemas na falta de visibilidade de 6 mil lugares do Independência. Confira a polêmica!

Fonte do vídeo: http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=69654/noticia_interna.shtml

Comentaram do forum na reportagem, mostrando os outros estádios com falta de visibilidade que foi postado aki!

farah27
February 3rd, 2012, 01:06 PM
Mais polêmica... Irregularidades na licitação das cadeiras do Independência

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=69459/noticia_interna.shtml

CH77
February 3rd, 2012, 01:30 PM
Já tem gente se preparando pra se adaptar à nova realidade:

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/427277_2284815300329_1847287207_1408426_2082344305_n.jpg

Fonte: Facebook (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2284815300329&set=a.1379839956511.45818.1847287207&type=1&ref=nf)

hehehe! O pessoal que ficava no muro do antigo Independencia tinha uma visão muito privelgiada comparando com a nova arquibancada superior! Vou começar a treinar lá em casa também, ou senão o pessoal porderia arranjar aqueles banquinhos de plástico que o cinemas oferecem paras as crianças para ficarem mais altas e assistirem aos filmes!

HelioEPS
February 3rd, 2012, 01:31 PM
Comentaram do forum na reportagem, mostrando os outros estádios com falta de visibilidade que foi postado aki!
Obrigado por lembrar...
Postei na página 178.
O pessoal está acompanhando mesmo!!!

O Fail Blog fez um post com os piores lugares em estádios de todo o mundo. Um deles é no Brasil:

http://i44.tinypic.com/27y8zu1.jpg

:lol::lol::lol::lol:

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/bolanascostas/2012/01/17/mas-que-lugarzinho-de-m/

HelioEPS
February 3rd, 2012, 01:39 PM
hehehe! O pessoal que ficava no muro do antigo Independencia tinha uma visão muito privelgiada comparando com a nova arquibancada superior! Vou começar a treinar lá em casa também, ou senão o pessoal porderia arranjar aqueles banquinhos de plástico que o cinemas oferecem paras as crianças para ficarem mais altas e assistirem aos filmes!
Ou então usar o periscópio...:lol:

Seven.
February 3rd, 2012, 07:08 PM
Novas fotos no site: http://www.novomineirao.mg.gov.br/independencia.html

Os vestiários deram uma boa avançada!!

careca americano
February 3rd, 2012, 07:15 PM
De interessante achei só as fotos dos vestiarios. Alguém poste o resto, se interessar
http://i43.tinypic.com/2wm47kl.jpg

http://i41.tinypic.com/2yju354.jpg

http://i42.tinypic.com/9sts13.jpg

http://i43.tinypic.com/bi1dhh.jpg

careca americano
February 3rd, 2012, 07:19 PM
as duas ultimas fotos dos vestiários que postei dão uma boa ideia de como será o ângulo de visão de cada arquibancada. isto é, se der pra ver o campo da superioir...

William Siqueira
February 3rd, 2012, 07:53 PM
Que lindo esse gramado , e que belo estadio tirando as escadas e os gradis FDP !

Gusnas
February 3rd, 2012, 10:01 PM
A parte dos vestiários tá ficando muito bacana!:)

emillyjamilly
February 3rd, 2012, 10:08 PM
O estádio é bonito isso é fato, o único defeito foram esses gradis sinceramente que mancada dos engenheiros e arquitetos.

Luan SR
February 3rd, 2012, 10:38 PM
O vestiário pode até estar ficando bom, mas continuo não gostando da localização. Fazer o que.

HelioEPS
February 3rd, 2012, 10:59 PM
Como na laje será o palco para shows, vai ficar bom.

baga171
February 3rd, 2012, 11:35 PM
O estádio é bonito isso é fato, o único defeito foram esses gradis sinceramente que mancada dos engenheiros e arquitetos.

Galera, a culpa não é nem de perto de algum engenheiro responsável nem dos bombeiros!
a culpa é de quem esta economizando pra por essas porcarias de guarda corpos e escadas, e mais uma essas cadeiras são as piores e as mais caras!
sem contar que o material que esta sendo colocado nos banheiros e nos acabamentos internos são os piores! MAIS BARATOS!

HelioEPS
February 3rd, 2012, 11:39 PM
No site do Portal 2014:

A um mês da reabertura, Independência tem seis mil pontos cegos

Alternativa ao Mineirão em BH, novo estádio será reaberto com assentos com visibilidade ruim

Da redação - São Paulo
postado em 03/02/2012 17:43 h
atualizado em 03/02/2012 18:33 h

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/9002/A+UM+MES+DA+REABERTURA+INDEPENDENCIA+TEM+SEIS+MIL+PONTOS+CEGOS.html

Gusnas
February 4th, 2012, 12:56 AM
Repercussão também no UOL. Agora é destaque na imprensa nacional:

http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2012/02/03/independencia-sera-reinaugurado-em-meados-de-marco-com-6-mil-pontos-cegos.htm

Coyotte
February 4th, 2012, 02:39 AM
^^
E pensar que tudo começou aqui, com o careca americano, o gabrielteodor, o HelioEPS, o Luan SR, o Novos Tempos de Galo e também você Gusnas!

gabrielteodor
February 4th, 2012, 04:58 AM
^^
E pensar que tudo começou aqui, com o careca americano, o gabrielteodor, o HelioEPS, o Luan SR, o Novos Tempos de Galo e também você Gusnas!

Estamos fazendo nossa parte....tomara que o final não seja decepcionante!

Pagani
February 4th, 2012, 08:12 AM
^ Infelizmente, nao tenho rasao nenhuma pra esperar um final feliz pra essa novela. Queria tbm parabenizar ao pessoal do forum pelo otimo trabalho! Muito melhor do que esses "engenheiros" do independencia.

ECCJ
February 4th, 2012, 12:45 PM
Prezados,

Pelo menos este fórum e, em particular, todas as pessoas que dedicam seu tempo em postar sua opinião, estão fazendo sua parte para o bem estar da comunidade. Apesar de todos os defeitos, as escadas, os gradis fdp e etc, é muito bom saber que em breve poderemos ver nossos times em ação aqui em BH. No ano passado estive 01 vez na Arena do Jacaré e fui novamente na semana passada. Sinceramente, não vale a pena. 160 km de distância (ida e volta), sol na testa (ou chuva) e um time que não empolga. Jogo agora só no Novo Independência. A propósito, parece que irá se confirmar o que foi comentado aqui no fórum. O andar de cima do Independência vai virar geral, com os preços dos ingressos reduzidos.

Não podemos deixar de reconhecer que, apesar da grande mancada, seremos o primeiro estádio do mundo com este formato de geral superior.

Se a moda pega.....

Novos tempos de galo
February 4th, 2012, 12:47 PM
Estado de Minas de hoje com uma reportagem já mostrando os transtornos do Independência para região: A pintura da cobertura está lesando a pintura dos carros dos moradores !

Alguém poderia postar as fotos que faltam do site, pois meu net não está abrindo !
Grato

lgot
February 4th, 2012, 12:59 PM
Prezados,

Pelo menos este fórum e, em particular, todas as pessoas que dedicam seu tempo em postar sua opinião, estão fazendo sua parte para o bem estar da comunidade. Apesar de todos os defeitos, as escadas, os gradis fdp e etc, é muito bom saber que em breve poderemos ver nossos times em ação aqui em BH. No ano passado estive 01 vez na Arena do Jacaré e fui novamente na semana passada. Sinceramente, não vale a pena. 160 km de distância (ida e volta), sol na testa (ou chuva) e um time que não empolga. Jogo agora só no Novo Independência. A propósito, parece que irá se confirmar o que foi comentado aqui no fórum. O andar de cima do Independência vai virar geral, com os preços dos ingressos reduzidos.

Não podemos deixar de reconhecer que, apesar da grande mancada, seremos o primeiro estádio do mundo com este formato de geral superior.

Se a moda pega.....

Esse Sergio Barroso deveria ser demitido, depois de falar coisas como essa!

RGDP
February 4th, 2012, 01:33 PM
Impressionante a proporção que as redes sociais estão tomando. O SSC continuando deste jeito e com esta paixão de seus participantes, vai longe.

careca americano
February 4th, 2012, 01:52 PM
Estado de Minas de hoje com uma reportagem já mostrando os transtornos do Independência para região: A pintura da cobertura está lesando a pintura dos carros dos moradores !

Alguém poderia postar as fotos que faltam do site, pois meu net não está abrindo !
Grato
Pra vc, amigo atleticano e pro restante do forum;

http://i40.tinypic.com/25oz502.jpg

http://i40.tinypic.com/8yuzvp.jpg

http://i43.tinypic.com/153qxzp.jpg

http://i40.tinypic.com/37k8i.jpg

http://i44.tinypic.com/2aihlvs.jpg

http://i39.tinypic.com/2reguib.jpg

http://i42.tinypic.com/11lpgjm.jpg

http://i42.tinypic.com/121wcy9.jpg

HelioEPS
February 4th, 2012, 02:35 PM
Danado uma passeada pela net, encontrei um vídeo no Youtube e me chamou atenção de como era a visibilidade do deficiente físico no Velho Independência.

Sérgio Santos Rodrigues estréia no Alterosa Esporte - Parte 1:
O auditor do TJD MG estréia como comentarista no Alterosa Esporte. Ele falará sobre os direitos do torcedor e neste programa comenta a situação do independência.

Enviado por umpoucomaisdetudo em 09/02/2009

Vejam...

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dhAwUmpYmbo&feature=BFa&list=ULdhAwUmpYmbo&lf=mfu_in_order

careca americano
February 4th, 2012, 03:02 PM
Caro HelioEPS
Tempos em que o velho Indepa desrespeitava os cadeirantes... E os problemas, salientados pelo Auditor, eram localizados em uma área restrita, com capacidade para não mais que 10 torcedores, Compare agora com a situação do novo Indepa, que a SECOPA insiste em minimizar, e que afeta 25% da lotação do estádio.
Se antes as grossas barras exigiam do torcedor cadeirante posturas inadmissíveis para driblar os dois obstáculos, ainda assim impedindo sua visão total, a precariedade e o improviso no velho Indepa, com quase 60 anos, atenuava o problema, mas ainda deu origem à uma justa reclamação do Auditor.
Imagine agora em obra nova, exigindo que 6.000 torcedores fiquem o tempo todo de pé, se quiserem ver o jogo, o que deveria fazer o MP?

http://i42.tinypic.com/3347tqp.jpg

Novos tempos de galo
February 4th, 2012, 03:06 PM
Danado uma passeada pela net, encontrei um vídeo no Youtube e me chamou atenção de como era a visibilidade do deficiente físico no Velho Independência.

Sérgio Santos Rodrigues estréia no Alterosa Esporte - Parte 1:
O auditor do TJD MG estréia como comentarista no Alterosa Esporte. Ele falará sobre os direitos do torcedor e neste programa comenta a situação do independência.

Enviado por umpoucomaisdetudo em 09/02/2009

Vejam...

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dhAwUmpYmbo&feature=BFa&list=ULdhAwUmpYmbo&lf=mfu_in_order

Que achado HelioEPS !!!
Podemos concluir duas coisas:
1. O problema da visibilidade já existia para deficientes, antes do projeto atual: Incompetência Total e generalizada !!!!
2. As condições do Antigo Independência eram lastimáveis. Apesar dos gradis e das escadas absurdas, o Novo Independência está muito bom !

Obrigado por postar as fotos Careca, além de que nosso fórum não pode deixar de ser o mais completo documento sobre o Novo Independência !

HelioEPS
February 4th, 2012, 03:33 PM
Alguém lembra onde ficará a área reservada aos portadores de necessidades especiais?

Gusnas
February 4th, 2012, 03:40 PM
Prezados,

Se a moda pega.....

Verdade. Como esse é um problema que não vai solucionar no curto prazo, só nos resta "relaxar e gozar" como diria uma famosa senadora. O fato é que o ingresso será mais barato pra parte de cima e será uma geral de luxo, afinal, quando o torcedor cansar de ficar em pé, terá uma cadeirinha pra descansar...:lol:

Gusnas
February 4th, 2012, 03:50 PM
Que achado HelioEPS !!!
Podemos concluir duas coisas:
1. O problema da visibilidade já existia para deficientes, antes do projeto atual: Incompetência Total e generalizada !!!!
2. As condições do Antigo Independência eram lastimáveis. Apesar dos gradis e das escadas absurdas, o Novo Independência está muito bom !

Obrigado por postar as fotos Careca, além de que nosso fórum não pode deixar de ser o mais completo documento sobre o Novo Independência !

O antigo Independência era terrível. O degrau era estreito. Na época em que cabiam 25 mil pessoas, em jogo cheio, o cara que sentava no degrau acima do seu praticamente te abraçava com as pernas! Que tristeza!:lol:

Gusnas
February 4th, 2012, 03:52 PM
Engraçado que mesmo tampando a visão, a grade mostrada no vídeo é bem mais sutil que a que instalaram no estádio atual. Com certeza sem a limitação dos 15cm. Por que a regra não era tão restritiva há 2 anos?

angeloolegna
February 4th, 2012, 06:55 PM
não tem como errar tão feio assim, isso pra mim foi intencional, tem que ser muito burro pra fazer uma coisa dessas, desde o primeiro gradil que foi colocado, ja dava pra perceber que ia prejudicar a visibilidade

Luan SR
February 5th, 2012, 04:21 AM
Galera, a culpa não é nem de perto de algum engenheiro responsável nem dos bombeiros!
a culpa é de quem esta economizando pra por essas porcarias de guarda corpos e escadas, e mais uma essas cadeiras são as piores e as mais caras!
sem contar que o material que esta sendo colocado nos banheiros e nos acabamentos internos são os piores! MAIS BARATOS!

Na verdade eu discordo sobre a culpa não ser os engenheiros e arquitetos, acho que a solução se resolveria com a redução das medidas da arquibancada superior, e não ampliação, então consequentemente o valor seria o mesmo ou menor e ainda não precisaria gastar tanto com escadas e guarda-corpos.

Mas eu tenho certeza que no projeto já sabiam que iria dar algo errado com essas medidas e não preferiram mudar, ninguém faz um projeto desse sem antes ter conhecimento das normas de segurança dos bombeiros, a obrigação deles é planejar antes de colocar em ação.

Mas parece que tem aquela também né, essas normas saíram depois da aprovação do projeto, se é verdade não tenho certeza.

SWN2011
February 5th, 2012, 12:35 PM
Pessoal, um estádio lindo e moderno como este não terá telão ??

baga171
February 5th, 2012, 01:36 PM
Na verdade eu discordo sobre a culpa não ser os engenheiros e arquitetos, acho que a solução se resolveria com a redução das medidas da arquibancada superior, e não ampliação, então consequentemente o valor seria o mesmo ou menor e ainda não precisaria gastar tanto com escadas e guarda-corpos.

Mas eu tenho certeza que no projeto já sabiam que iria dar algo errado com essas medidas e não preferiram mudar, ninguém faz um projeto desse sem antes ter conhecimento das normas de segurança dos bombeiros, a obrigação deles é planejar antes de colocar em ação.

Mas parece que tem aquela também né, essas normas saíram depois da aprovação do projeto, se é verdade não tenho certeza.

Eu acho que estão economizando em tudo! Um cara que mora aqui em casa me disse que fizeram cotação de uns materiais para o restante do acabamento onde ele trabalha! Ele me disse que o valor do orçamento é só para o pior material ! O MAIS BARATO!!

leomarques
February 5th, 2012, 02:13 PM
Minha opiniao como torcedor: o independencia esta perfeito!!

Serio.

Eu fui socio torcedor e mesmo antes disso frequentava praticamente todos os jogos. Seja domingo ou quarta.

Tendo em vista o independencia,
o principal problema apresentado e a visibilidade do anel superior. Otimo para mim (torcedor). Eu SEMPRE assisto ao jogo de pe e procuro un lugar no estadio em que outros torcedores tenham a mesma filosofia. No independencia,nas superiores, encontrarei esse lugar. Melhor ainda. Sem a turma do "senta ai " para incomodar.

Como assisto de pe, terei uma visao completa,proxima, vertical do campo. Ainda poderei me apoiar nos gradis confortavelmente. Assim como um balcao de bar. Alem disso, os gradis permitirao pular de um lado para o outro, pular no lugar e andar sem risco de cair, risco que era comum no mineirao.

Alem disso, como ja foi dito, as superiores terao os ingressos mais baratos. Para mim que sou estudante trata-se de uma otima noticia. Pois alem de assistir no lugar mais adequado p mim, ainda economizaria dinheiro.

Dessa forma, o independencia ficara como todo estadio deveria ser: segregado. As populares nas superiores, lugares mais nobres mais caros e mais proximos ao campo (para a turma do radinho). e os lugares de luxo em uma arquibancada intermediaria (tribunas e vip). Ou seja: perfeito.

Por fim, concordo que e exagero da minha parte dizer que esta perfeito. Ha sim um erro de projeto na largura dos degraus. A obra em si foi mal executada e os atrasos na entrega sao de envergonhar.

O que eu quis demonstrar com essa argumentacao e que apesar de todos os erros o estadio estara adaptado aos torcedores e vice versa. E, daqui a uns meses e por 10 meses sera um palco incrivel para a pratica e assistencia ao futebol.

Gusnas
February 5th, 2012, 02:34 PM

Serio.

Eu fui socio torcedor e mesmo antes disso frequentava praticamente todos os jogos. Seja domingo ou quarta.

Tendo em vista o independencia,
o principal problema apresentado e a visibilidade do anel superior. Otimo para mim (torcedor). Eu SEMPRE assisto ao jogo de pe e procuro un lugar no estadio em que outros torcedores tenham a mesma filosofia. No independencia,nas superiores, encontrarei esse lugar. Melhor ainda. Sem a turma do "senta ai " para incomodar.

Como assisto de pe, terei uma visao completa,proxima, vertical do campo. Ainda poderei me apoiar nos gradis confortavelmente. Assim como um balcao de bar. Alem disso, os gradis permitirao pular de um lado para o outro, pular no lugar e andar sem risco de cair, risco que era comum no mineirao.

Alem disso, como ja foi dito, as superiores terao os ingressos mais baratos. Para mim que sou estudante trata-se de uma otima noticia. Pois alem de assistir no lugar mais adequado p mim, ainda economizaria dinheiro.

Dessa forma, o independencia ficara como todo estadio deveria ser: segregado. As populares nas superiores, lugares mais nobres mais caros e mais proximos ao campo (para a turma do radinho). e os lugares de luxo em uma arquibancada intermediaria (tribunas e vip). Ou seja: perfeito.

Por fim, concordo que e exagero da minha parte dizer que esta perfeito. Ha sim um erro de projeto na largura dos degraus. A obra em si foi mal executada e os atrasos na entrega sao de envergonhar.

O que eu quis demonstrar com essa argumentacao e que apesar de todos os erros o estadio estara adaptado aos torcedores e vice versa. E, daqui a uns meses e por 10 meses sera um palco incrivel para a pratica e assistencia ao futebol.

Analisando por esse lado e considerando o comportamento de grande parte dos torcedores que são como vc, faz realmente sentido o seu raciocínio. As superiores serão, com certeza, o local das organizadas, local onde os torcedores mais dançam e coreografam. Enfim, pode ser que, sem querer, acabe sendo uma coisa boa.

Eu só me surpreendi em saber que lá só havia 25% dos lugares. Vendo o estádio todo, a impressão é que seriam bem mais lugares.

isonetti
February 5th, 2012, 03:20 PM
Analisando por esse lado e considerando o comportamento de grande parte dos torcedores que são como vc, faz realmente sentido o seu raciocínio. As superiores serão, com certeza, o local das organizadas, local onde os torcedores mais dançam e coreografam. Enfim, pode ser que, sem querer, acabe sendo uma coisa boa.

Eu só me surpreendi em saber que lá só havia 25% dos lugares. Vendo o estádio todo, a impressão é que seriam bem mais lugares.

Acho que devido à angulação sejamos traídos por nosso olhos. Eu também pensei de início que 25% fosse conversa de político.

careca americano
February 5th, 2012, 03:57 PM
leomarques.
Gostei do seu post pelo ângulo de abordagem. Como tudo na vida, há quem sempre os que perdem e os que ganham, em qualquer situação...:)
Mas, indiretamente, já levantamos a questão aqui, enfatizando que, a se manter o gradil atual, a arquibancada superior, originalmente prevista como o setor mais nobre do estádio se transformará em uma GERAL mais qualificada, pelo ângulo de visão que proporcionará aos torcedores.
Resta saber se a Administradora aceitará vender o que teoricamente seria o MELHOR LOCAL do estádio a preço de GERAL.
De toda forma, continuo achando que que 2 erros não fazem um acerto...
Só discordo de um ponto:"e por 10 meses sera um palco incrivel para a pratica e assistencia ao futebol."
Por que só 10 meses?. Não se esqueça de que nós AMERICANOS vamos usufruir do nosso estádio. que estará à altura dos jogos do Coelhão, para o resto da vida...
Um abraço e gostei do seu estilo.

Aniceto
February 5th, 2012, 07:09 PM
e ai rapaziada, venho acompanhando a tempo o forum, e enfim, tomei coragem pra criar um registro no site mas vamos la.
a merda já esta feita. o problema, é que a secopa não esta querendo sair como a culpada, pois se ela exigir a troca do guarda corpo, ela sera taxada de incompetente por gastar duas vezes com a mesma coisa. acredito que futuramente os guarda corpos sejam trocados, porem pela BWA e descontado no valor dos ingressos porem como disse o leomarques ali sera o melhor lugar do estadio para se assistir jogo pois as organizadas deverão ficar la e o bacana do estadio, é ver jogo de pé.

Sds,

Vítor Dias
February 5th, 2012, 07:17 PM
Pessoal,

Estava pensando cá com meus botões. Será que seria viável que se chegasse a um consenso com o CBMMG para construção um degrau intermediário de 0,50 x 0,60? Não sei as medidas dos degraus do Engenhão, mas apesar da má circulação a superior de lá é excelente. Em último caso, poderia se reservar um setor - a superior atrás do gol, por exemplo - para se deixar sem nenhuma cadeira, pra quem realmente goste e queira ver o jogo de pé. Além disso, haveria um aumento interessante da capacidade do estádio.

careca americano
February 5th, 2012, 07:36 PM
Aniceto[/B];88260628]e ai rapaziada, venho acompanhando a tempo o forum, e enfim, tomei coragem pra criar um registro no site mas vamos la.
a merda já esta feita. o problema, é que a secopa não esta querendo sair como a culpada, pois se ela exigir a troca do guarda corpo, ela sera taxada de incompetente por gastar duas vezes com a mesma coisa. acredito que futuramente os guarda corpos sejam trocados, porem pela BWA e descontado no valor dos ingressos porem como disse o leomarques ali sera o melhor lugar do estadio para se assistir jogo pois as organizadas deverão ficar la e o bacana do estadio, é ver jogo de pé.

Sds,
Bem vindo ao forum,Aniceto
Sua hipótese está dentro das probabiliaddes de acontecer.
Nesse jogo de empurra-empurra, paga, como sempre, o Consumidor.
Mas nesse caso tenho a impressão que a "conta" , antes da entrega oficial ao Estado, iria para a Andrade Valadares, ja que a forma de licitação na qual ela saiu vencedora foi por "Proposta por Preço Fechado", evidentemente com correções. Assim, em tese, a "birrinha" deve estar entre ela e o CB. Se vc voltar umas poucas páginas atrás vai ver uma historinha que eu postei, que divide a culpa entre TODOS, Construtora, SECOPA, CB e CREA.
Creio que nessa etapa só trocarão os gradis se o Ministério Público exigir, dentro do Estatuto do Torcedor, ou, mais tarde, se a BWA confirmar o prejuízo. Mas ela não é boba e até agora está calada. Mas acredite, vai berrar se sobrar pra ela.

careca americano
February 5th, 2012, 08:18 PM
Pessoal,

Estava pensando cá com meus botões. Será que seria viável que se chegasse a um consenso com o CBMMG para construção um degrau intermediário de 0,50 x 0,60? Não sei as medidas dos degraus do Engenhão, mas apesar da má circulação a superior de lá é excelente. Em último caso, poderia se reservar um setor - a superior atrás do gol, por exemplo - para se deixar sem nenhuma cadeira, pra quem realmente goste e queira ver o jogo de pé. Além disso, haveria um aumento interessante da capacidade do estádio.
Vítor
Se o degrau a que vc se refere for para substituir as escadas, QUALQUER SOLUÇÂO SERIA MELHOR QUE ESSA! Mas tem dimensões reguladas nas normas do CB,e a Construtora, ao segui-las, provavelmente chegou à essa obra prima.
Volto a dizer, O CB exigiu o cumprimento da norma, a Construtora deve ter visto a c@g@d@ que iria dar. Se tentou negociar ou não com o CB, não sabemos. O FATO É QUE A SECOPA E O CREA FORAM OMISSOS!!!! A SECOPA principalmente, que tem a SUPERVISÃO, teria que ter impedido a execução e procurado intermediar uma negociação com o CB.
Mas como para a SECOPA o problema não existe...

Gusnas
February 5th, 2012, 10:40 PM
leomarques.
Gostei do seu post pelo ângulo de abordagem. Como tudo na vida, há quem sempre os que perdem e os que ganham, em qualquer situação...:)
Mas, indiretamente, já levantamos a questão aqui, enfatizando que, a se manter o gradil atual, a arquibancada superior, originalmente prevista como o setor mais nobre do estádio se transformará em uma GERAL mais qualificada, pelo ângulo de visão que proporcionará aos torcedores.
Resta saber se a Administradora aceitará vender o que teoricamente seria o MELHOR LOCAL do estádio a preço de GERAL.
Só discordo de um ponto:"e por 10 meses sera um palco incrivel para a pratica e assistencia ao futebol."
Por que só 10 meses?. Não se esqueça de que nós AMERICANOS vamos usufruir do nosso estádio. que estará à altura dos jogos do Coelhão, para o resto da vida...

Mas neste caso, caro Careca, não é uma questão de 'querência"!:lol:
O Estatuto do Torcedor obrigará a redução do preço pela deficiência de visibilidade. Claro que a administradora não previa essa redução de receita mas isso é problema dela e ela que se vire pra conseguir seus direitos. Nesse aspecto, estamos até pagando menos o pato.

Gusnas
February 5th, 2012, 10:43 PM
^^^^ Quer dizer, eu acho, pois não sei qual será a política de preço de ingressos. Pode até ser que quem saia perdendo sejam os clubes (se subsidiarem um provável aumento cobrado pela administradora para passar seu prejuízo pra frente).

careca americano
February 5th, 2012, 10:43 PM
Matéria interessante e ótimo resumo no jornal "O Tempo", comparando as administrações futuras (modelo de governança e operação) no Mineirão e no Indepa.
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=194938,OTE&IdCanal=3

Gusnas
February 5th, 2012, 11:50 PM
Matéria interessante e ótimo resumo no jornal "O Tempo", comparando as administrações futuras (modelo de governança e operação) no Mineirão e no Indepa.
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=194938,OTE&IdCanal=3

Impressionante como o América, politicamente e ao longo do tempo, dá um banho de influência e competência em cima de Atlético e Cruzeiro. Em 1985, ganhou o Independência de bandeja reformado e sem nenhum custo. Na década de 90, estava tudo certo pro Mineirão ser dado pra Atlético e Cruzeiro administrarem e o América chiou alegando que também queria fazer parte do condôminio e diante do impasse, o governador americano Eduardo Azeredo brecou o processo. Agora, mais uma vez o América tem o Independência em condições especiais e exclusivas de uso e para ser proprietário definitivo daqui há alguns anos e, não satisfeitos, farão parte do modelo de governança do Mineirão em condições de igualdade com Atlético e Cruzeiro. É de tirar o chapéu a capacidade dos dirigentes do América (ou a incompetência dos dirigentes dos outros dois clubes).

leomarques
February 6th, 2012, 01:13 AM
Pessoal,

Ai vitor, a minha ideia que expus aqui no dia 25 de dezembro. Para mim. A melhor solucao pro independencia:

Ja que as superiores serao uma geralzona mesmo, porque nao construir degraus intermediarios de 60cm de largura e metade da altura e classificar esses lugares como geral (standing places)?

grande parte dos torcedores ja nao senta mesmo. e aqueles q gostam de ver o jogo sentado tem o privilegiado U inferior. Ra! problema resolvido!! e ainda teriamos uma expansao da capacidade!! :cheers:

(falo em um tom de brincadeira. sei que isso e impossivel de acontecer e mesmo aqui no forum a adesaos seria baixa. Fato e que sou a favor da volta das gerais em qualquer estadio e desde que colocaram as cadeiras no mineirao estou nessa campanha contra uma pseudoeuropeizacao das torcidas.)
:storm:

leomarques
February 6th, 2012, 01:30 AM

É justamente esse o ponto que eu queria expor. Na pratica, sera uma boa adaptcao. :okay:

leomarques.

Obrigado Careca, nunca tive tempo para apresentar meu ponto de vista. Nesse fim de semana, contudo, resolvi escrever.
Pois, nao acho que a superior, mesmo sem problemas de visibilidade, deveria ser o local mais nobre. Para mim, os melhores locais seriam as inferiores pois estariam mais proximas ao campo e teriam boa visibilidade. E os lugares mais nobres sao sem duvida, as intermediarias. Na minha opniao, as superiores deveriam ser mais baratos. E os locais atras dos gols, mais baratos ainda.

Outro ponto que voce tocou: 2 erros nao fazem um acerto. Concordo, sem duvidas. Porem o que eu quis dizer é que os torcedores se adaptariam ao modo como o estadio esta construido e expus como deveria ser a minha adaptacao. Nao disse que foi um acerto. Digo que, na pratica, as coisas nao serao tao ruins como esta alardeando.

Perdão por "esquecer" o america. :ohno: mas o que realmente estava na cabeca é que o independencia sera "O" palco do futebol mineiro ate a inauguracao do Magalhaes Pinto, ao que parece, muito mais moderno.
Abraços e obrigado pela sensatez.

e ai rapaziada, venho acompanhando a tempo o forum, e enfim, tomei coragem pra criar um registro no site mas vamos la.

Sds,
Aniceto, entrou apos se identificar com meu post. hehe. Se for, que legal, bem vindo! :okay:

Agora somos, eu, voce, e vitor querendo a volta das arquibancadas.

Pelo fim das cadeiras em alguns setores!!!

Precisamos de cada vez mais gente para nossa causa!

Triangulino
February 6th, 2012, 02:43 AM
Onde vai ficar o placar eletrônico? não vi nada nos projetos e maquetes ! ou nem vai ter um placar ou esqueceram esse pequeno detalhe ?

Vítor Dias
February 6th, 2012, 02:50 AM
Ai vitor, a minha ideia que expus aqui no dia 25 de dezembro. Para mim. A melhor solucao pro independencia:
Me lembrava vagamente disso, muito bom você ter recolocado em pauta a sugestão!

Careca, eu entendo a situação, mas citei o diálogo como opção pois a norma do CBMMG só permite uma inclinação máxima de 33,14°. Arquibancada superior nenhuma no mundo tem só isso de inclinação! Pela natureza do terreno do Independência, a norma deveria ter sido flexibilizada. Não vejo ninguém reclamando da má circulação no Engenhão - que, aliás, tem na superior as escadarias contínuas sem patamares, ao contrário do Independência.

HelioEPS
February 6th, 2012, 05:31 AM
Desculpe-me, é minha opinião...
Mas, este problema da visibilidade do Novo Independência, todo mundo tem sua parte de culpa, inclusive o CB e principalmente o dono da casa:
1- Alguns erraram por prometer e não cumprir...
2- Outros porque fizeram errado...
3- E outros erraram por omissão...

Vou destacar o dono da casa, ou seja o "América". Mas se quiserem saber sobre outros tenho a minha opinião, baseada em fatos, fotos, vídeos e informações de fontes de mídia (se é verdade ou não, cabe aos mesmos se explicar).

Vamos:
O América cedeu a sua casa para uma reforma ao Estado que cedeu a terceiros. E o dono da casa em momento algum se manifestou sobre os problemas pertinentes a reforma de sua casa...
Talvez porque:
1- Espera o final da obra.
2- Tinha um estádio velho ultrapassado e ganhou uma reforma moderna de mão beijada (graças a Copa de 2014).
3- Não gastou nenhum centavo (o dinheiro foi todo do povo).
4- Irá ganhar porcentagens do arrecadado mensalmente.
5- Dificilmente conseguirá levar torcedores em seus jogos para lotar o estádio e usar as superiores (a não ser que a torcida adversária o faça, ou que sua torcida com o passar dos anos se multiplique e deixe o pijama de lado).
6- Se calar por todos os motivos acima e ficar em cima do muro, ou ficará omisso, pois só daqui a mais ou menos 25 anos irá tomar posse do estádio definitivamente, e muita coisa vai rolar.
7- etc...

Conclusão:
"O pior erro não é de quem tentou fazer certo, e sim quem não fez porque se omitiu."
Por isso acho que a diretoria do América tem o direito e a obrigação de se manifestar, por estes lamentáveis erros, pois tem dois representantes efetivos do "GCAI" e não pode ficar omisso aos fatos.
Se o América e outros, não acharem que está tubo bem, tudo certinho, que se levante e resolva, pois nós aqui vamos ficar somente fazendo papel de bobo e apontando os defeitos na casa dos outros e vendo dinheiro público sendo usado de maneira irresponsável, por incompetência e negligência de nossos eventuais representantes...
Se deixarem o Independência ser reaberto com este grave problema. É como não ter atitude e humildade, de corrigir os seus próprios erros...
Tenho dito...

http://i43.tinypic.com/58f9e.jpg

Fonte da foto: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=194938,OTE&IdCanal=3

careca americano
February 6th, 2012, 12:35 PM
^^^^
Caro HelioEPS,
Acho que vc numerou acertadamente as razões pelas quais o América não se manifesta.
A boa educação reza que gente não reclama de presente. Onde já se viu? É falta de educação...:)
Brincadeira!
Porém a coisa não é assim tão de mão beijada.
Não vou voltar uma história que talvez até já tenha sido postada aqui, e que NÃO É O FORUM para tal discussão, porém, num parágrafo respondo.
O Indepa com a morte do Sete de Setembro, virou PASTO PARA VACAS! Havia até ameaça de invasão. Há fotos disso.
O América vendo o abandono, solicitou o emprestimo e depois fez um plano para aproveitamento SOCIAL do estádio, com envolvimento dos jovens, etc. Investiu nas instalações que não tinham nem luz elétrica. Gastou grana em melhoramentos.
Depois então fez o acerto com o Estado, e para isso, segundo americano que vive o América, o clube vendeu o Vale Verde em Contagem para comprar o Independência, e alguns dizem que o valor do terreno em Contagem hoje é superior ao do Independência.
Mas, ainda assim, esse imóvel tem HOJE, muito mais que no passado, um alto valor de mercado. E foi esse valor que poupou o Estado de procurar um novo local, por exigência da FIFA, para construir o segundo estádio sede da Copa.
A Diretoria é sábia ficando calada.
Repetindo o Gusnas, a Diretoria foi competente, e é sem dúvida a mais competente entre as 3 dos clubes de BH.
Recordo que também outro clube de BH, ao que se comenta, e por não ser meu clube, não posso confirma-lo, chegou a vender seu estádio para depois recebe-lo de volta, em doação.
Mas repito, não vou comentar mais esse assunto aquí neste thread pois não o considero o forum ideal para isso.
Abração.

Vítor Dias
February 6th, 2012, 12:46 PM
Recordo que também outro clube de BH, ao que se comenta, e por não ser meu clube, não posso confirma-lo, chegou a vender seu estádio para depois recebe-lo de volta, em doação.
Só esclarecendo e arrematando o off-topic, isso aconteceu com o Atlético. A história que conheço, como contada por um amigo cruzeirense, é que a Prefeitura desapropriou o Estádio Antônio Carlos com a premissa de se construir um espaço público ali dentro de um período máximo de X anos, não sei ao certo. Passado o período, nada se fez ali e o Atlético entrou na justiça para retomar a posse do imóvel, com sucesso.

É isso.

Novos tempos de galo
February 6th, 2012, 03:22 PM

Interessantíssimo seu ponto de vista leomarques !
Eu particularmente gosto de conforto, e acho que a turma lá de baixo também vai assistir o jogo em pé, pois o torcedor é mal educado e a turma da primeira fileira vai SEMPRE ficar em pé para ver o jogo melhor ! Aí é uma bola de neve !

Assim, o andar superior será o MELHOR lugar para assistir a uma partida de futebol (excluindo os camarotes, é claro), pois a altura do degrau permite boa visão em pé, mesmo com o torcedor do degrau de baixo em pé !
E mais, os gradis são perfeitos para se apoiar os ombros !!! rs Quando estiver cansado, pode-se sentar um pouquinho para descansar !

Sou obrigado a reconhecer: o Independência está perfeito !

CH77
February 6th, 2012, 03:58 PM
Independência vira chacota nacional

A reinauguração do Independência já virou piada, uma verdadeira chacota nacional. No programa Bate-Bola deste domingo (5) à noite, apresentado ao vivo pela ESPN Brasil, o estádio do Horto arrancou risos dos comentaristas Mauro Cezar Pereira e Leonardo Bertozzi e do apresentador Rodrigo Rodrigues.

Bertozzi lembrou que o Independência será reinaugurado, em breve, com seis mil pontos cegos e que a solução encontrada pelos responsáveis seria “cobrar um ingresso mais barato” para quem tiver a disposição de ficar naquelas cadeiras. E talvez Bertozzi nem saiba, mas há outro detalhe bizarro. Este “em breve” vem desde o fechamento do Mineirão em 6 de junho de 2010.

http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.php?artId=2502

Seven.
February 6th, 2012, 04:27 PM
Fiasco!!!

Acredito que este problema será solucionado... porém até lá.... :ohno:

Vítor Dias
February 6th, 2012, 05:15 PM
Bertozzi lembrou que o Independência será reinaugurado, em breve, com seis mil pontos cegos e que a solução encontrada pelos responsáveis seria “cobrar um ingresso mais barato” para quem tiver a disposição de ficar naquelas cadeiras. E talvez Bertozzi nem saiba, mas há outro detalhe bizarro. Este “em breve” vem desde o fechamento do Mineirão em 6 de junho de 2010.

http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.php?artId=2502
O Bertozzi, como mineiro de Belo Horizonte, sabe bem o que significa esse "em breve"...

careca americano
February 6th, 2012, 05:54 PM
Eu particularmente gosto de conforto, e acho que a turma lá de baixo também vai assistir o jogo em pé, pois o torcedor é mal educado e a turma da primeira fileira vai SEMPRE ficar em pé para ver o jogo melhor ! Aí é uma bola de neve !

Assim, o andar superior será o MELHOR lugar para assistir a uma partida de futebol (excluindo os camarotes, é claro), pois a altura do degrau permite boa visão em pé, mesmo com o torcedor do degrau de baixo em pé !
E mais, os gradis são perfeitos para se apoiar os ombros !!! rs Quando estiver cansado, pode-se sentar um pouquinho para descansar !

Meu amigo Novos tempos,

Seu post é bem humorado e embarco nele.:)
Mas não quero deixar que esse lado muito bem levantado pelo leomarques, atenue a questão.

Então, esperando que vc concorde comigo, vou falar sério! :baaa:

O Independência NÃO está perfeito!

Para ficar num exemplo dentro da sua área profissional, aceitar um estádio NOVINHO EM FOLHA, no qual o torcedor não pode assistir o espetáculo sentado, com a justifiactiva de que há quem goste de assistir o jogo sempre de pé, é o mesmo que cortar o dedo para aproveitar o band-aid!

Achei interessante a visão PARTICULAR do leomarques, pela sinceridade da exposição e pela qualidade do texto, algo raro nos dias de hoje entre os nossos jovens.

Mas daí a aceitar, e, no meu caso ao menos, cruzar os braços, pensando que sempre haverá uma ferida para eu aplicar o band-aid que comprei, vai uma enorme diferença!

Veja bem:
Como sempre gostei de assitir os jogos SENTADO, hoje em dia, até obrigado até pela idade, :ancient:, caso se mantenha o estádio desse jeito precário, serei obrigado a sentar na arquibancada de baixo.

O problema que vc mencionou, de torcedores de pé lá na frente, poderá ocorrer na arquibancada inferior até com mais freqüência do que o imaginado com os sociopatas que vão ao futebol apenas pra xingar bandeirinhas e jogadores se postando de propósito nesses lugares rente ao campo, e DE PÉ!

Como a inclinação do setor inferior é pequena, a "bola de neve" que vc muito bem menciona, poderá se dar com mais freqüência do que se imagina. Mas aí não é mais problema de projeto e sim de POLÍCIA.

Eu, como torcedor, honesto cidadão contribuinte de impostos, até com idade que já me permite direitos de IDOSO (que dispenso nesse caso), EXIJO TER O MEU DIREITO DE ASSISTIR ASSENTADO, NA ARQUIBANCADA SUPERIOR, COM CONFORTO, O JOGO PARA O QUAL PAGUEI INGRESSO! Para mim sempre será o melhor ângulo de visão!

Desculpe as maíusculas. Não são evidentemente dirigidas a vc, pessoa educada e, que, pelo tempo de convivência nesse forum, me permito chamar de amigo.

As maiísculas são para deixar claro que nós brasileiros, não podemos aceitar que nos enganem e nos dêm tudo de SEGUNDA CATEGORIA, quando pagamos impostos de PRIMEIRO MUNDO!
Um abração.

HelioEPS
February 6th, 2012, 07:10 PM
Acho que a decisão de quando será solucionada a visibilidade, será proporcional a aceitação e preenchimento do setor.
No início muita gente irá para lá, por curiosidade, por achar o melhor local, mais barato, enfim testar se realmente é o local ideal para assistir ao jogo.
Com o passar do tempo os torcedores irão definir o seu local ideal.
Se a procura pelas superiores for grande e assídua, deixarão como está, pois não se deve mexer no time que está vencendo.
Mas se o setor oferecer prejuízos aos interessados, direta ou indiretamente, tentarão resolver o problema.
As superiores será uma questão de opção, como já disse o Secretário Extraordinário da COPA.

Novos tempos de galo
February 6th, 2012, 08:24 PM
Meu amigo Novos tempos,

Veja bem:
Como sempre gostei de assitir os jogos SENTADO, hoje em dia, até obrigado até pela idade, :ancient:, caso se mantenha o estádio desse jeito precário, serei obrigado a sentar na arquibancada de baixo.

O problema que vc mencionou, de torcedores de pé lá na frente, poderá ocorrer na arquibancada inferior até com mais freqüência do que o imaginado com os sociopatas que vão ao futebol apenas pra xingar bandeirinhas e jogadores se postando de propósito nesses lugares rente ao campo, e DE PÉ!

Como a inclinação do setor inferior é pequena, a "bola de neve" que vc muito bem menciona, poderá se dar com mais freqüência do que se imagina. Mas aí não é mais problema de projeto e sim de POLÍCIA.

Eu, como torcedor, honesto cidadão contribuinte de impostos, até com idade que já me permite direitos de IDOSO (que dispenso nesse caso), EXIJO TER O MEU DIREITO DE ASSISTIR ASSENTADO, NA ARQUIBANCADA SUPERIOR, COM CONFORTO, O JOGO PARA O QUAL PAGUEI INGRESSO! Para mim sempre será o melhor ângulo de visão!

Amigo Careca, como você, gosto de assistir um jogo sentado ! Com meu filho mais novo que fará 10 anos voltei a ter o prazer de ir aos estádios de futebol. Infelizmente, o menino só teve a oportunidade de conhecer a Arena do Jacaré ... O que mais me dá raiva é ver aquele bando de mal educados assistindo os jogos em pé. O coitado não consegue ver nada ! Acredito que infelizmente, o andar inferior do Independência vai manter essa tradição. A polícia não interfere nesse comportamento ou nunca interferiu. A questão é simples: educação !

Luan SR
February 6th, 2012, 08:38 PM
Pensei que voces nunca iriam acordar e enxergar nossa realidade.

careca americano
February 6th, 2012, 09:20 PM
Amigo Careca, como você, gosto de assistir um jogo sentado ! Com meu filho mais novo que fará 10 anos voltei a ter o prazer de ir aos estádios de futebol. Infelizmente, o menino só teve a oportunidade de conhecer a Arena do Jacaré ... O que mais me dá raiva é ver aquele bando de mal educados assistindo os jogos em pé. O coitado não consegue ver nada ! Acredito que infelizmente, o andar inferior do Independência vai manter essa tradição. A polícia não interfere nesse comportamento ou nunca interferiu. A questão é simples: educação !
Novos Tempos
Aí então danou-se!
Como faremos pra ver um jogo de maneira civilizada?
Em baixo a turma de pé junto ao Blindex na margem do campo, e gradil em cima...
Sou teimoso e não desanimo: polícia em baixo e boa vsiibilidade no 2º andar...
Acho que confinar a turma do "em pé" lá em cima pode até ser uma boa, mas que me dêm a alternativa de ir lá de vez em quando (se a rampa deixar), para ver o jogo de cima, sentadinho... sem o gradil fdp na frente.
Quanto ao pessoal de pé, ainda tenho pulmões para gritar: "vamos sentar"... Nem sempre adianta, mas dependendo do números de "chatos", a turma do América, pelo menos aceita.
Confesso que sou um dos "chatos" a que o leomarques se refere...:lol:
E aviso, viu leo? Não vale me mandar ver pelo pay-per-view...:lol:
Afinal o projeto prevê visão total dos torcedores acomodados, e o Estatuto do Torcedor endossa!

leomarques
February 6th, 2012, 09:36 PM

Todos gostam de conforto Novos tempos. Porém, o mais confortavel para o meu estilo de torcer é ficar em pé. A simples presenca das cadeiras no mineirao incomodava muito, seja tropecando ou batendo as pernas no enconsto.

Quanto ao efeito "bola de neve" isso acontece em qualquer estadio. No maracana, os 3 primeiros degraus da superior nao tinham cadeiras e ali ficavam policiais que impediam qualquer um de assistir o jogo nesse local.
No proprio mineirao, os policiais faziam rondas em que tiravam todos os torcedores que apoiavam-se nos guarda corpos e também em algumas escadas mais "concorridas". Contudo, logo apos isso, os torcedores voltavam aos lugares. Logo, o fim dessa bola de neve só é conseguida com um "patrulhamento" nos corredores, escadas, e degraus inferiores.

Vou confessar que nao entendi se voce foi ironico no texto. Caso negativo, sera exatamente esse um dos pontos de visto do torcedor comum.

...

O Independência NÃO está perfeito!

Para ficar num exemplo dentro da sua área profissional, aceitar um estádio NOVINHO EM FOLHA, no qual o torcedor não pode assistir o espetáculo sentado, com a justifiactiva de que há quem goste de assistir o jogo sempre de pé, é o mesmo que cortar o dedo para aproveitar o band-aid!

Achei interessante a visão PARTICULAR do leomarques, pela sinceridade da exposição e pela qualidade do texto, algo raro nos dias de hoje entre os nossos jovens.

Mas daí a aceitar, e, no meu caso ao menos, cruzar os braços, pensando que sempre haverá uma ferida para eu aplicar o band-aid que comprei, vai uma enorme diferença!

Veja bem:

(...)

Desculpe as maíusculas. Não são evidentemente dirigidas a vc, pessoa educada e, que, pelo tempo de convivência nesse forum, me permito chamar de amigo.

As maiísculas são para deixar claro que nós brasileiros, não podemos aceitar que nos enganem e nos dêm tudo de SEGUNDA CATEGORIA, quando pagamos impostos de PRIMEIRO MUNDO!
Um abração.

Antes de qualquer coisa, digo que nao sou parte de nenhuma torcida organizada, nem levanto a bandeira do torcedor que vai ao estadio arrumar confusao. Sou torcedor que gosta de entoar hinos de apoio e amor ao time. Nada de mandar a outra torcida tomar naquele lugar nem fazer apologia a trangressao as leis.

Reitero Careca, no ultimo paragrafo do meu texto esta escrito que é exagero dizer que o independencia esta perfeito, e ainda digo os porques. Foi só um titulo para chamar atencao. E pelo visto consegui :banana:

Disse que sou estudante, porem de Ensino Superior e estudo exatamente onde o Novos Tempos trabalha. Logo nao sou tao jovem assim, e tenho varios anos de estudo.

O fato varias pessoas gostarem de assistir ao jogo de pé não é justificativa para o erro de projeto que impede que assista-se ao jogo sentado. Me desculpe se esse pareceu meu ponto de vista. O que quero dizer é o ideal é que setorize-se de acordo com faixa de preço. Usando como exemplo o antigo mineirao, nos portoes atras dos gols as cadeiras eram inuteis. Ja naquelas das laterais do campo as cadeiras DEVERIAM ser mantidas, ja que ali e cultural assistir ao jogo sentado. Transpondo esse raciocinio para o independencia. A secao atras do gol, tanto superior quanto inferior deveriam ter as cadeiras retiradas e o lugar reservado para assistir ao jogo de pe. E os problemas de visibilidade deveriam ser corrigidos nas laterias ( Utopico, sim.)

Voce esta corretissimo de exigir assistir ao jogo sentado nas superiores. Pois é assim que aqueles lugares estao designados. Porém, dado as circunstancias (e minha vontade também:lol:) a solucao que proponho é fazer dali literalente uma geral.

leomarques
February 6th, 2012, 09:42 PM
Novos Tempos
Nem sempre adianta, mas dependendo do números de "chatos", a turma do América, pelo menos aceita.
Confesso que sou um dos "chatos" a que o leomarques se refere...:lol:
E aviso, viu leo? Não vale me mandar ver pelo pay-per-view...:lol:
Afinal o projeto prevê visão total dos torcedores acomodados, e o Estatuto do Torcedor endossa!

Seu chato :lol:

É justamente por causa dessa discussao "senta aí" x "vai assistir em casa" que sou a favor da setorizacao quanto lugares sentados com cadeiras e lugares de pé, sem cadeiras.

A proposito, o estatuto do torcedor preve visibilidade total e conforto ao torcedor, o interessante é que nao proibe e ate preve os lugares em pé :banana:

Abraço!

careca americano
February 6th, 2012, 10:06 PM
Acho que estamos chegando a um denominador comum, depois de vários esclarecimentos de todas as partes. Nada como o diálogo, e a procura de um entendimento, né mesmo SECOPA?
Não é questão da minha vontade ou de alguns, mas setorização do Indepa atrás do gol, com a retirada de TODAS as cadeiras para "confinamento" dos torcedores que gostam de assistir de pé, poderia até ter sido pensada ANTES de instala-las. Pelo menos na arquibancada inferior, com um gradil para impedir que se encostassem no blindex.
Mas, para ser coerente com o direito de ir e vir, no qual baseei toda minha argumentação, tenho de admtir que, uma vez reservado, ou melhor, formalizado, um setor para os "de pé" um torcedor como leomarques, teria todo o direito de querer faze-lo nas arquibancadas laterais, ainda que tivesse cadeiras, com a mesma argumentação que usei : estou tendo minha visão prejudicada por ver o jogo por trás e o estádio ADMITE torcedores de pé...
Assim, de minha parte, encerro o assunto, e não levanto a bandeira dos "em pé". Mas entendo a reivindicação, apesar das implicações.
(e o assunto já está ficando chato...) :)
A logica pra mim continua a seguinte: tem cadeira, senta!
Ninguém vai a um banquete e fica de pé, e jogo do América pra mim é banquete
Mas para atleticanos e cruzeirenses, times de massa, a coisa toda muda... e assim respeito o ponto de vista de gregos e troianos...

Gusnas
February 6th, 2012, 10:13 PM
^^ O que eu havia entendido do texto do Leomarques foi que, em tendo o problema com uma difícil solução, pelo menos outros aspectos poderão ser atendidos. Faça-se a limonada a partir desse monte de limões. É claro que em algum momento a BWA resolverá esse problema pois ele gera perda de receita. No entanto, enquanto isso não ocorre, é fato que o ingresso mais barato na parte superior levará pra lá os outrora geraldinos, que aceitam ter menos conforto em troca de pagar um ingresso mais barato. Junte-se o fato que a visão em pé é nobre (ao contrário das antigas gerais) e muito gostam de ver o jogo nessa posição, acaba-se chegando a um bom acordo, que não justifica nem ameniza a besteira que fizeram, mas que sem dúvida é bem melhor do que sofrermos mais um tempo sem estádio ou com estádio com capacidade reduzida.

Luan SR
February 6th, 2012, 10:14 PM
Eu prefiro ver jogo sentado, e acho que misturar gente que gosta de ver jogo sentado com gente que gosta de ver jogo em pé, vai dar m...

Mas não dá pra fazer um geral na superior do Independência, e essa ideia de degrau intermediário não vai ser possível, a inclinação máxima que os bombeiros colocam para arquibancadas como geral é 27º lá tem 40º. (Mas não é nada que não se resolva com uma conversa, e os bombeiros mostraram que conseguem levar na conversa). Então ali vai continuar sendo uma geral, mas com as cadeiras porquê se tirar...

Gusnas
February 6th, 2012, 10:25 PM
Eu prefiro ver jogo sentado, e acho que misturar gente que gosta de ver jogo sentado com gente que gosta de ver jogo em pé, vai dar m...

Mas não dá pra fazer um geral na superior do Independência, e essa ideia de degrau intermediário não vai ser possível, a inclinação máxima que os bombeiros colocam para arquibancadas como geral é 27º lá tem 40º. (Mas não é nada que não se resolva com uma conversa, e os bombeiros mostraram que conseguem levar na conversa). Então ali vai continuar sendo uma geral, mas com as cadeiras porquê se tirar...

Eu também discordo disso. Seria a contra-mão do bom senso e o aceite do mal feito. Além disso, nunca permitiriam uma concentração tão grande de pessoas num local com tão poucas áreas de escape.

leomarques
February 6th, 2012, 10:37 PM
O gusnas pegou a essencia do que quis dizer.

O unico problema que vejo nos degraus intermediarios é justamente a questao de evasao do estadio. Fora isso, nao vejo problema algum.

Novos tempos de galo
February 7th, 2012, 12:21 AM
Vou confessar que nao entendi se voce foi ironico no texto. Caso negativo, sera exatamente esse um dos pontos de visto do torcedor comum.

Não fui irônico, leo !
Baseado em fatos, o "Independência perfeito" faz todo sentido.

A setorização seria uma boa opção, com gradis separando pequenas áreas do andar superior, o que limitaria um efeito cascata em quedas e confusões. Apesar da grande inclinação o torcedor ficaria "sem proteção" mas limitado a pequenos espaços ! E menos sobreposição de gradis.

Luan SR
February 7th, 2012, 01:00 AM
^^ Ou isso é sarcasmo ou é uma ideia sem cabimento. (Com todo respeito Novos tempos).

paulotf
February 7th, 2012, 12:19 PM
Só esclarecendo e arrematando o off-topic, isso aconteceu com o Atlético. A história que conheço, como contada por um amigo cruzeirense, é que a Prefeitura desapropriou o Estádio Antônio Carlos com a premissa de se construir um espaço público ali dentro de um período máximo de X anos, não sei ao certo. Passado o período, nada se fez ali e o Atlético entrou na justiça para retomar a posse do imóvel, com sucesso.

É isso.

A prefeitura desapropriou o Estádio de Lourdes para construir a nova sede da PBH. O que sabemos não ter sido feito, o espaço tornou-se o "Campo do Lazer", um grande espaço cimentado com quadras esportivas, pistas para crianças andarem de bicicleta e patins, às vezes o espaço era alugado para shows musicais.

CH77
February 7th, 2012, 04:15 PM
A prefeitura desapropriou o Estádio de Lourdes para construir a nova sede da PBH. O que sabemos não ter sido feito, o espaço tornou-se o "Campo do Lazer", um grande espaço cimentado com quadras esportivas, pistas para crianças andarem de bicicleta e patins, às vezes o espaço era alugado para shows musicais.

As duas histórias procedem, no caso a PBH desapropriou o Estádio Antônio Carlos para a construção de uma area de lazer que deveria ocorrer em um período de 5 anos, o que não foi feito. Daí o Atlético entrou na justiça para reintegrar a área em seu patrimônio e ganhou em todas as instâncias. Inclusive não foi obrigado a devolver a indenização que tinha sido paga pela PBH, ela acabou se convertendo em uma indenização pelo tempo em que não pode exercer tampoucou a posse quanto a propriedade do imóvel.
Hoje existe o Diamond que foi construido na área pela Multiplan, no caso trata-se de direito de superfície que, creio eu até 2019, retornará como patrimônio integral do Clube.
A multiplam fez uma proposta de 30% do shopping, para a sua exploração após o termino deste contrato, todavia os conselheiros não asseitaram a proposta, ao que parece seria em torno de R$ 300 milhões.
Há uma discução entre o Atlético e a Multiplan na justiça quanto a porcentagem que o clube recebe de valores dos alugueis, parece que o Clube quer um reajuste que esta previsto em contrato mas não foi feito pela empresa.
Caso semelhante atualmente seria o Boulervard Arrudas, do América.

Gusnas
February 7th, 2012, 05:07 PM

Eu fui lá no Rock School Festival em 1991! :) Posso dizer que sentei nas velhas arquibancadas do Estádio Antônio Carlos!!! Pena que não foi pra ver o Galo jogar. :lol:

HelioEPS
February 7th, 2012, 07:41 PM
http://i43.tinypic.com/28kkk11.jpg

http://i42.tinypic.com/2nqsf3a.jpg

http://i44.tinypic.com/6531qd.jpg

http://i39.tinypic.com/rtkhw8.jpg

http://i44.tinypic.com/ztyi38.jpg

http://i40.tinypic.com/x3g139.jpg

http://i42.tinypic.com/244tffa.jpg

http://i41.tinypic.com/2ihpjti.jpg

Fonte: http://www.novomineirao.mg.gov.br/independencia.html

HelioEPS
February 7th, 2012, 08:03 PM
Já estão desenhando no gramado, aquelas faixas mais claras e escuras. Simplesmente um efeito visual espetacular...
Será se os responsáveis, são os mesmos que deixaram o gramado da Arena do Jacaré um tapete?

Luan SR
February 7th, 2012, 08:15 PM
O gramado da Arena do Jacaré era muito bom quando foi inaugurado, e durou bastante. Mas pelo que vi nos últimos jogos lá, não foi bem cuidado durante as ferias do futebol.

petrukio7lag
February 7th, 2012, 09:15 PM
Luan SR

Tive exatamente a mesma sensação, o gramado que era espetacular ficou bem mal tratado pra o 2012...Vai ver é que a ADEMG já previa que o Estádio passaria a ser sub utilizado em Fevereiro e decidiu não investir na manutenção do gramado! Como setores públicos do Brasil nunca funcionam e tampouco se comunicam, parece que a ADEMG não sabia que o Indepa iria atrasar tanto e o tiro saiu pela culatra...agora teremos um gramado ruim em 7Lagoas em um Estádio Aberto e um gramado apareentemente excelente no Indepa que está fechado e pode até ser embargado pelo MP!

Êêê Brasil, não fossem os gradis, as escadas, o trânsito e os estacionamentos do indepa ainda têm mais essa...teremos que ver os times da Capital jogar até mesmo Copa do Brasil em um gramado desleixado pelo orgão gestor do Governo!

Como eu gosto deste país meu deus!

leomarques
February 7th, 2012, 09:29 PM
Não fui irônico, leo !
Baseado em fatos, o "Independência perfeito" faz todo sentido.

A setorização seria uma boa opção, com gradis separando pequenas áreas do andar superior, o que limitaria um efeito cascata em quedas e confusões. Apesar da grande inclinação o torcedor ficaria "sem proteção" mas limitado a pequenos espaços ! E menos sobreposição de gradis.

Nao entendi novos tempos. Voce diz colocar por exemplo cadeiras na parte mais central e deixar proximo ao escanteio sem. E nesses ultimos colocar alguns gradis para evitar o efeito cascata. É isso?
Para mim. Qualquer tipo de setorizacao e bem vinda.

HelioEPS
February 7th, 2012, 10:44 PM
http://i42.tinypic.com/vzakg2.jpg

SWN2011
February 7th, 2012, 10:45 PM
Qual dos 2 "fundos" que será construído ?

http://www.webgalo.com/independencia_arquivos/12344066440779840946.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-NRRsbOAvhWY/TX7VWqygfoI/AAAAAAAAETY/Xp6XZw5P-QE/s1600/inde%2Bmaquete.jpg

LBraga
February 7th, 2012, 11:11 PM
Qual dos 2 "fundos" que será construído ?

O segundo ... infelizmente.

HelioEPS
February 8th, 2012, 04:29 AM
7 de fevereiro de 2012

Estádio Independência irá receber visita de parlamentares da ALMG

Na abertura da 1º reunião da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada hoje (07/02), o deputado Gustavo Valadares (PSD) entrou com requerimento solicitando visita ao estádio Raimundo Sampaio, conhecido pelos mineiros como Independência e também audiência pública para tratar das obras de reforma do estádio.

_Orsn8keRpQ&feature

Fonte: http://www.transparenciaeresultado.com.br/noticias/estadio-independencia-ira-receber-visita-de-parlamentares-da-almg/

Eu sou otimista! E nunca perco a esperança...

GCampos
February 8th, 2012, 02:14 PM
fui comparar o render postado pelo SWN2011 ao atual estado da construção dos vestiários e tive uma surpresa de certa forma agradável. o grosso da alvenaria aparantemente esta pronto. eu tinha a impressão que seria construído outra laje ao lado (lado da rua pitangui) da antiga estrutura metálica existente, mas pelo visto não será. estou certo!? se sim, restará a conclusão do acabamento do estadio e o inicio do acabamento dos vestiários para a "finalização" das obras? claro que também precisam resolver os problemas de visibilidade, mas infelizmente acho que isso ficará para o futuro (se é que algo será feito). seria bom que a m[idia continuasse pressionando. nós estamos fazendo a nossa parte. :)

Luan SR
February 8th, 2012, 05:01 PM
Seria interessante se por exemplo o América construísse uma arquibancada de um dos lados do vestiário para a torcida visitante, assim o atual estadio ficaria somente pro time mandante, e não teria que ficar separando a arquibancada pra evitar confronto das torcidas.

Gusnas
February 8th, 2012, 05:23 PM
Seria interessante se por exemplo o América construísse uma arquibancada de um dos lados do vestiário para a torcida visitante, assim o atual estadio ficaria somente pro time mandante, e não teria que ficar separando a arquibancada pra evitar confronto das torcidas.

A BWA não permitiria. Prejudicaria a montagem de palcos de shows que, com certeza, serão razão de receita pra eles.

Luan SR
February 8th, 2012, 06:16 PM
Não falo de uma grande arquibancada coberta, falo de uma arquibancada para um time visitante com capacidade para umas 400 pessoas, sendo apenas de um lado acho que não atrapalharia e nem tiraria tantas vagas de garagem, de preferência do lado da rua pitangui que tem mais espaço. É só uma ideia.

Edit: O maior problema é que acho que os vestiários causariam pontos cegos.