View Full Version : Salvador (BA) | Três projetos para novo estádio da Fonte Nova

Cerrado
September 19th, 2008, 01:27 PM
Projeto 01

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/d-2.jpg

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/b-5.jpg

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/c-4.jpg

Projeto 02

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/a-6.jpg

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/g.jpg

Projeto 03

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/e-1.jpg

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/h-1.jpg

http://i184.photobucket.com/albums/x181/jjales_2007/f-1.jpg

Qual deve ser escolhido?
Dê a sua opinião.

Holz
September 19th, 2008, 02:53 PM
O 2°! O que eu não gostei tanto é dele não ser todo cobrto, parece estar faltando uma parte. Fico entre o promieiro e o segundo. O preimeiro poderia ser mostrado onde ficaria, igual aos outros.

Soteros
September 19th, 2008, 03:03 PM
Projeto 1

isoliobserva
September 19th, 2008, 03:21 PM
o projeto 1º ele se dedicou ou estadio
o projeto 2º ele se dedicou a area externa
obeserve que não teve praticamente
mudança no estadio.
o projeto 3º não precisa comentar é
como passar batom no porco.

eu escolho o 2º mas bem que ele poderia se
dedicar mas ao estadio fechando a ferradura.

O Bahia
September 19th, 2008, 03:32 PM
Eu achei o segundo muito melhor que os demais,ele faz uma homenagem ao primeiro,mantendo aquela parte aberta e mostra Salvador ao fundo para quem esteja no estadio,a area externa foi bem desenhada e ficará muito bonita,enfim foi o que melhor se conectou com o resto...

O Bahia
September 19th, 2008, 03:33 PM
Obs:Quem fez o primeiro é fã do Bahia :lol::lol:

CHRM_Rec
September 19th, 2008, 03:36 PM
O 1° ta muito melhor.
Eu passava por aí todo dia quando morava em Salvador. Pense numa área p/ eu achar feia! Ao menos o novo projeto vai dar uma melhorada naquele visual.

Mangueboy
September 19th, 2008, 03:57 PM
Em relação ao estádio eu fico com o 3º, mas no geral o 1º tá melhor...

Tá decidido mesmo que vão fazer isso na Fonte Nova? Vai ser o estádio pra copa?

Marcelo Victor
September 19th, 2008, 04:24 PM
Todos estao otimos, mas eu gostei mais do 3:)

Edvan victor
September 19th, 2008, 04:30 PM
Todos estão otimos, mais fico com o 1°

Leonardo López
September 19th, 2008, 04:33 PM
o que eu gostei mais foi que eles preseravam a vista que o estadio tem pro dique e consequentemente sua forma em ferradura
pra quem não sabe, a Fonte ia ser toda fechada, ai o arquiteto da obra, Diogenes Rebouças fez uma consulta com Oscar Niemeyer e ele disse pra fazer em forma de ferradura pra priorizar a ventilação do estadio (a fonte nova era muito ventilada)

fiquei na duvida entre o projeto 2 e 3
só não entendi o elevado no projeto 2, ficou estranho, a rua principal que da acesso a fonte ficou abaixo do elevado, e essas rampas não vão da conta de tanta gente
o projeto 3 ficou interessante a parte externa, mas parece que a estrutura será a mesma que está hoje em dia...

Leonardo López
September 19th, 2008, 04:34 PM
Obs:Quem fez o primeiro é fã do Bahia :lol::lol:

são as cores da bandeira do estado :|

Belcity
September 19th, 2008, 04:48 PM
o terceiro é o melhorzinho

Sanjos
September 19th, 2008, 04:55 PM
O primeiro parece ser o melhor, contudo o render não ajuda, não dá para saber como ficará no contexto da região.

hugoslz
September 19th, 2008, 04:56 PM
Pra falar a verdade achei bem sem graça todos eles..
Mas fico com o 2º, ficou mais interessante.
Duvida: que torres são essas no Projeto 1?

guigow2004
September 19th, 2008, 05:10 PM
^^^^

Hotel e empresarial..

Esse projeto 01 é da tecnosolo, acho que ela que vai ganhar..

PROJETO 01 pra mim é o melhor. BORA BAEEEAAA!!:lol:

Leonardo López
September 19th, 2008, 05:21 PM
Duvida: que torres são essas no Projeto 1?

Camarotes :crazy:

:lol::lol::lol:

Cerrado
September 19th, 2008, 05:42 PM
Gostei muito do 2º projeto, aposto nele.

BrunoInteriorano
September 19th, 2008, 05:44 PM
gostei dos três:

o 1 por conta das torres :drool: seria bem mais interessante pra dar mais vida ao local pois, além do estádio novo, poderia criar um novo centro financeiro na cidade.

o 2 por que a intervenção em volta do estádio ficou muito interessante, com esses elevados e áreas publicas enormes...

o 3 é o estádio mais bonito...

no geral escolho o 2º

SJC.capitalist
September 19th, 2008, 05:46 PM
Gostei do 2°, a única coisa interessante do 1° são as torres, porém, o estádio é a prioridade e o 2° nesse aspcto está bem melhor, o 3° achei simples e normal demais!

Desnorteador
September 19th, 2008, 05:59 PM
Com certeza o melhor projeto é o 1 não tem nem comparações.

LipeSsa
September 19th, 2008, 06:12 PM
Todos pra mim estão fracos, mas fico com o segundo projeto.

guigow2004
September 19th, 2008, 06:38 PM
ALguém pode confirmar se foram apenas esses 3 os finalistas?? E de que empresas são os projetos?? O 1º eu sei que é da tecnosolo, e os outros 2?

noturno
September 19th, 2008, 07:50 PM
eh verdade...naum foram seis empresas selecionadas pra apresentar os projetos? as outras desistiram?

Cerrado
September 19th, 2008, 07:52 PM
As fotos foram divulgadas no jornal A Tarde on-line, e segundo fonte da SUDESB esses seriam os selecionados.

CARIOCAemSSA
September 19th, 2008, 08:21 PM
O 1º é o melhor! Eu só não gostei do 2º porque o projeto está propondo cobrir toda a área livre existente entre o estádio e a encosta do morro cujo topo é o bairro de brotas (essa área coberta se tornará o point dos sem-tetos, assaltantes etc.)...

rafoliveira1
September 19th, 2008, 08:25 PM
O estádio em sim, o 1º ficou melhor.

pelo que parece, irão aproveitar a estrtura existente, se é que aquilo pode ser chamado de estrutura.

Will_NE
September 19th, 2008, 08:52 PM
Com certeza o primeiro é o melhor, principalmente por causa das torres! :D

Tito
September 19th, 2008, 09:05 PM
Gostei mais do primeiro. :)

urbanrecycle
September 19th, 2008, 09:08 PM
Não gostei de nenhum, a ferradura não foi falta dinheiro não, parecem que não estudarem nem um pouco da historia do estadio, gostei um pouco do 2 e um pouco do tratamento da lateral estadio do 3 mas o primeiro com aquela torre ridicula e o shopping center, tenha paciencia

urbanrecycle
September 19th, 2008, 09:18 PM
o que eu gostei mais foi que eles preseravam a vista que o estadio tem pro dique e consequentemente sua forma em ferradura
pra quem não sabe, a Fonte ia ser toda fechada, ai o arquiteto da obra, Diogenes Rebouças fez uma consulta com Oscar Niemeyer e ele disse pra fazer em forma de ferradura pra priorizar a ventilação do estadio (a fonte nova era muito ventilada)

fiquei na duvida entre o projeto 2 e 3
só não entendi o elevado no projeto 2, ficou estranho, a rua principal que da acesso a fonte ficou abaixo do elevado, e essas rampas não vão da conta de tanta gente
o projeto 3 ficou interessante a parte externa, mas parece que a estrutura será a mesma que está hoje em dia...

Historia:

em 1941 no governo de Landulfo alves estava sendo construido o estadio, com a abertura, Diogenes chegou para mario Leal e disse o se colocassem o estadio um pouco mais para o lado do Talvegue seria mais economico, ao Landulfo pediu um novo projeto, , Mario leal, carioca tinha contatos com Lucio, Costa, Reidy e Niemeyer, esses adorarm o projeto apresentado por diogenes, pedindo para por uma torre na abertura, um estadio muito interessante que o atual. apartir dai vesse uma relação muito grande com o entorno de uma ladeira tomada de casas e um estadio codjuvante na paisagem do dique.

EJM Office
September 19th, 2008, 09:35 PM
Gostei bastante do 2º projeto.

urbanrecycle
September 19th, 2008, 09:53 PM
esses dois estão bem melhores

http://www.diegovianagomes.kit.net/2.jpg
http://www.diegovianagomes.kit.net/23.jpg

urbanrecycle
September 19th, 2008, 09:59 PM
As fotos foram divulgadas no jornal A Tarde on-line, e segundo fonte da SUDESB esses seriam os selecionados.

posta o link ai

Wey
September 19th, 2008, 10:19 PM
Ques projetos mais horríveis!! :ohno:

Com certeza Salvador merece mais do que essa miséria!

dcardoso
September 19th, 2008, 10:45 PM
Faltam +3 projetos que ainda estão na disputa ^^
Mas, ainda fico em dúvida com o 1 e com o 2...

tonyssa
September 19th, 2008, 11:12 PM
Gostei muito do segundo.

O Bahia
September 19th, 2008, 11:52 PM
Ques projetos mais horríveis!! :ohno:

Com certeza Salvador merece mais do que essa miséria!

não são ruins não,tirando o projeto do inter eu não vejo nenhum outro projeto da copa melhor do que esses

Cerrado
September 20th, 2008, 12:02 AM
Eu também gostei dos projetos todos trâs são dignos de uma Copa do Mundo, com destaque para o segundo, precisamos colocar os pés no chão, estamos no Brasil e não na Alemanha.

Leonardo López
September 20th, 2008, 12:33 AM
não são ruins não,tirando o projeto do inter eu não vejo nenhum outro projeto da copa melhor do que esses

todos os projetos pra Copa de 2014 são fracos, a maioria vão aproveitar a estrutura existente pra economizar gasto, o que eu gostei mais foi a Arena Recife Olinda

dcardoso
September 20th, 2008, 12:41 AM
todos os projetos pra Copa de 2014 são fracos, a maioria vão aproveitar a estrutura existente pra economizar gasto, o que eu gostei mais foi a Arena Recife Olinda

Eu tb...

http://img172.imageshack.us/img172/5273/04cz4.jpg

http://img172.imageshack.us/img172/5278/12dr8.jpg

http://img172.imageshack.us/img172/5503/11tz1.jpg

urbanrecycle
September 20th, 2008, 12:45 AM
Eu também gostei dos projetos todos trâs são dignos de uma Copa do Mundo, com destaque para o segundo, precisamos colocar os pés no chão, estamos no Brasil e não na Alemanha.

pés no chão? porque? querer um estadio com arquitetura de verdade?

tonyssa
September 20th, 2008, 02:59 AM
^^
Pois é, acho que os projetos estão de acordo com a condição do país.

CSLou
September 20th, 2008, 03:52 AM
^^
Pois é. Seria ótimo ter o nível dos estádios de outros países. O problema é a realidade dos custos. O Estado não tem condições, não adianta sonhar. E, a iniciativa privada somente irá investir com grandes contrapartidas, pois, infelizmente, o estádio não se manteria nunca se os custos fossem elevados.

Eu ainda acho que, muito mais do que um projeto inovador e vanguardista, o melhor da história é a possibilidade de se tratar a área do dique da forma que ela merece. Fosse só um problema de projeto, era melhor construir o estádio em outro local

Peixoto
September 20th, 2008, 05:03 AM
Eu acho que pra fazer esse segundo projeto com tantas praças elevadas em volta gastaria mais do que fazer um estádio com fachada interessante. E cá pra nós, essas áreas vão ficar marginalizadas e fedorentas, não duvido que fiquem cheias de ambulantes também hahahaha. Pra mim o que ganha em disparado é o PRIMEIRO. É bem harmonioso e não faz a gente lembrar da "réia" Fonte Nova... nhá e as torres quase não ajudam :|. O terceiro projeto é a mesma Fonte Nova, não tem nada de novo, é bem triste.

O Bahia
September 20th, 2008, 05:07 AM
^^se SSA não consegui manter essas areas abertas,é melhor nem construir um estadio ai,pq nesse caso a revetilazação n aconteceria

Peixoto
September 20th, 2008, 05:14 AM
Na verdade eu sou a favor do estádio na Paralela. Essa região é muito apertada e feia, tem muita favela em volta, não acredito na sua plena revitalização. Salvador já é famosa por ter uma favelinha aparecendo em qualquer que seja a imagem da cidade... imaginem ter a confirmação disso pro mundo kkkkkkkk. Mesmo com toda a beleza do Dique, acho que o lugar não tem jeito.

Deco
September 20th, 2008, 05:16 AM
Sério mesmo?
Ridículos!

Mas, já que é pra opinar, o menos ruim é o 2º.
Só não entendi que paradas na área externa são aquelas: estacionamentos? Praças? E pode cobrir a avenida??????

Peixoto
September 20th, 2008, 05:17 AM
Eu sei, eu sei, não são favelas. Mas parecem.

GMF
September 20th, 2008, 07:27 AM
Eu gostei mais da segunda proposta (com algumas modificações no projeto do Estádio).
Acho que, se acompanhada de um bom projeto de paisagismo, pode recuperar o entorno da Fonte Nova. Entretanto, se tiver chances de se tornar um centro de ambulantes e pedintes, eu sou favoravel a utilizar o projeto 3.

aleochi
September 20th, 2008, 07:36 AM
Nossa, sem dúvida o segundo é o melhor!

rafoliveira1
September 20th, 2008, 03:20 PM
Wagnão Arena

hehhehe

CHRM_Rec
September 20th, 2008, 03:27 PM
Eu tb...

http://img172.imageshack.us/img172/5273/04cz4.jpg

http://img172.imageshack.us/img172/5278/12dr8.jpg

http://img172.imageshack.us/img172/5503/11tz1.jpg

Vamos contempla-la nas fotos mesmo, pq tá com cara de que não vai sair...:ohno:

urbanrecycle
September 20th, 2008, 03:56 PM
Eu gostei mais da segunda proposta (com algumas modificações no projeto do Estádio).
Acho que, se acompanhada de um bom projeto de paisagismo, pode recuperar o entorno da Fonte Nova. Entretanto, se tiver chances de se tornar um centro de ambulantes e pedintes, eu sou favoravel a utilizar o projeto 3.

o problema é o Segundo anel não tem maiss condições eestão ainda colocando ele, se fizermos um estudo de angulos e rauios podemos ver que so o primeiro anel está no raio de otimização da Fifa e Parte do 2o no raio maximo de 190 metros....é obvio que so utilizaram CAD, Revit ou Archicad nesses projetos, nem um software especifico de estadio foi utilizado, o qual iria calcular a angulação de lugar por lugar. Era so pedira uma copia trial a empresa

juza
September 20th, 2008, 04:14 PM
O projeto 2 pra mim é o melhor, mas acho que foi favorecido com o render com mais qualidade.

O Bahia
September 20th, 2008, 04:14 PM
o problema é o Segundo anel não tem maiss condições eestão ainda colocando ele, se fizermos um estudo de angulos e rauios podemos ver que so o primeiro anel está no raio de otimização da Fifa e Parte do 2o no raio maximo de 190 metros....é obvio que so utilizaram CAD, Revit ou Archicad nesses projetos, nem um software especifico de estadio foi utilizado, o qual iria calcular a angulação de lugar por lugar. Era so pedira uma copia trial a empresa

Mas,o anel superior provavelmente será destruido....pq nem uma reforma bastaria ali

hugoslz
September 20th, 2008, 04:15 PM
gostei dos três:

o 1 por conta das torres :drool: seria bem mais interessante pra dar mais vida ao local pois, além do estádio novo, poderia criar um novo centro financeiro na cidade.

o 2 por que a intervenção em volta do estádio ficou muito interessante, com esses elevados e áreas publicas enormes...

o 3 é o estádio mais bonito...

no geral escolho o 2º

Ahhh
Tipo, então as torres incluem no projeto?
Achava que ela uma paisagem ou um projeto de outra construtora..

hugoslz
September 20th, 2008, 04:17 PM

Poisé, a nossa Copa do Mundo vai ser a copa mais barata já realizada por uma nação em todos os tempos..se continuar assim.

WinoSoul
September 20th, 2008, 04:21 PM
O n° 2 é lindo!

Leonardo López
September 20th, 2008, 04:24 PM
Vamos contempla-la nas fotos mesmo, pq tá com cara de que não vai sair...:ohno:

oxe
pra mim esse projeto sai do papel sim, por enquanto foi o projeto mais profissional que eu vi
o restante dos projetos ficaram meio que amadores...
e tbm só vi essa proposta pra estadio da copa ai em Recife, ou seja, não tem concorrentes :D

dcardoso
September 20th, 2008, 05:09 PM
Na verdade eu sou a favor do estádio na Paralela. Essa região é muito apertada e feia, tem muita favela em volta, não acredito na sua plena revitalização. Salvador já é famosa por ter uma favelinha aparecendo em qualquer que seja a imagem da cidade... imaginem ter a confirmação disso pro mundo kkkkkkkk. Mesmo com toda a beleza do Dique, acho que o lugar não tem jeito.

Onde assino?

guigow2004
September 20th, 2008, 07:29 PM
Esses não são projetos finalistas, aliás não existe isso de "finalista", foram apresentados 7 projetos por 7 empresas diferentes, e apenas um será escolhido agora em Outubro.

Existem projetos que não foram mostrados aí, como os da Suiça KPMG e a multinacional Ernst & Young.

Especula-se que a KPMG tem grandes chances de ser escolhida pois tem ligação coma Lusoarenas nesse projeto, e a Lusoarenas já tem muitos contatos na Bahia, desde daquele antigo projeto da arena do vitória.

LipeSsa
September 20th, 2008, 07:35 PM
^^ Ainda bem que não são só esses os projetos finalistas.

GLeal_SSA
September 20th, 2008, 08:56 PM
Rpz... Gostei mais do segundo, sem dúvidas!

Cerrado
September 20th, 2008, 09:18 PM
Esses não são projetos finalistas, aliás não existe isso de "finalista", foram apresentados 7 projetos por 7 empresas diferentes, e apenas um será escolhido agora em Outubro.

Existem projetos que não foram mostrados aí, como os da Suiça KPMG e a multinacional Ernst & Young.

Especula-se que a KPMG tem grandes chances de ser escolhida pois tem ligação coma Lusoarenas nesse projeto, e a Lusoarenas já tem muitos contatos na Bahia, desde daquele antigo projeto da arena do vitória.
Recebi a informação de um conhecido que trabalha na Sudesb, ele me indicou inclusive que as fotos dos três projetos seriam divulgadas no jornal A Tarde, como realmente estavam, já que ainda tem mais outros quatro concorrendo, vou solicitar a um moderador que retire a palavra finalistas do título do thread.

Medradao
September 20th, 2008, 10:06 PM
gostei mais do projeto 1, mas olhando direitinho todos os projetos estao fracos mesmo...

Vittariano
September 20th, 2008, 10:37 PM
O segundo é o melhor...o terceiro é o pior!

Julio_Geografia
September 20th, 2008, 10:38 PM
Prefiro o 1º, mais integrado com o tecido urbano.

urbanrecycle
September 20th, 2008, 10:49 PM
Prefiro o 1º, mais integrado com o tecido urbano.

não tem integração nenhuma, é uma nave espacial que pousa no dique

se oprojeto da KPMG for o o da Luso arenas, consegue ser pior que esses ai, posso dizer pois ja vi na aprsentação do arquiteto

CSLou
September 21st, 2008, 12:57 AM
Onde assino?

Eu também prefiria que fosse em outro local. Aliás, achei estranho essa história de 3 finalistas, pois havia coisa melhor entre os que foram apresentados. Um deles, inclusive, prevê a demolição da Fonte Nova e a recuperação integral da área do dique. O novo estádio seria na área do Parque de Exposições.

urbanrecycle
September 21st, 2008, 06:11 AM
Eu também prefiria que fosse em outro local. Aliás, achei estranho essa história de 3 finalistas, pois havia coisa melhor entre os que foram apresentados. Um deles, inclusive, prevê a demolição da Fonte Nova e a recuperação integral da área do dique. O novo estádio seria na área do Parque de Exposições.

O estadio tem que ser no centro....ah vou por os coments de vcs na minha tfg...

Cerrado
September 21st, 2008, 06:22 AM
20/09/2008

Os ingressos ainda não estão à venda – como quase já ficaram para Pituaçu –, mas o torcedor pode começar a sonhar. Em dez dias, no máximo, o governo da Bahia “conclui a análise das propostas e anuncia a melhor”, segundo informou o secretário de Trabalho, Esporte, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos, na apresentação das empresas interessadas, no início de setembro.

Apesar de o evento ter sido fechado para a imprensa, ATEC conseguiu, junto a cada uma das concorrentes, detalhes dos projetos que transformarão o Estádio Octávio Mangabeira para a Copa do Mundo de 2014, confirmada em 30 de outubro do ano passado no Brasil.

As idéias vão do aproveitamento integral da estrutura existente na Fonte Nova, interditada e inalterada desde a tragédia de 25 de novembro último, passando pela demolição da praça, até a sua construção em um outro local, na Avenida Paralela.

O objetivo, de acordo com Vasconcelos, é iniciar as licitações para construção e operação em 2009, dar o pontapé das obras em 2010, finalizá-las e em 2012 e reinaugurar o estádio em 2013, a tempo da Copa das Confederações. Tudo utilizando o mínimo de investimento estatal. “Zero, se possível”, conforme falou.

As empresas tiveram cerca de dois meses para entregar seus estudos, porém tanto se poderá escolher uma única proposta vencedora quanto se fazer um “mix” delas. Não se trata exatamente uma concorrência pública.

Para convencer o grupo técnico do governo criado exclusivamente para este fim, estão sendo submetidas a 35 itens, sob assessoria da Fundação Instituto da Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo. No currículo da consultoria “especializada em gerenciamento e viabilidade de projetos esportivos”, trabalhos nos paulistas Pacaembu e Autódromo de Interlagos, além do Pan do Rio.

A Secretaria de Esportes não divulga a data da batida de martelo oficial. “Mas que será até o final do mês, será”, promete.

Fonte:A Tarde
http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=965460

dcardoso
September 21st, 2008, 05:06 PM
Rapaz
Ao depender da situação
Um estádio porradão na Paralela ia ficar show, ainda mais com o futuro Skyline
Não tenho esse orgulho e essa nostalgia com a Fonte Nova no Dique não
Por mim, deveria ser na PARALELA
-----------------------------------------------------

Gostei disso aqui:

[...]As empresas tiveram cerca de dois meses para entregar seus estudos, porém tanto se poderá escolher uma única proposta vencedora quanto se fazer um “mix” delas. Não se trata exatamente uma concorrência pública. [...]

Cerrado
September 21st, 2008, 05:10 PM
Na Paralela seria bem melhor, mas acho que eles vão optar pelo centro por uma questão de economia no investimento em transporte, principalmente.

dcardoso
September 21st, 2008, 05:18 PM
Na Paralela seria bem melhor, mas acho que eles vão optar pelo centro por uma questão de economia no investimento em transporte, principalmente.

Hm...
Não espero muita coisa não...
Respondi seu PM

urbanrecycle
September 21st, 2008, 05:23 PM
Rapaz
Ao depender da situação
Um estádio porradão na Paralela ia ficar show, ainda mais com o futuro Skyline
Não tenho esse orgulho e essa nostalgia com a Fonte Nova no Dique não
Por mim, deveria ser na PARALELA
-----------------------------------------------------

Gostei disso aqui:

[...]As empresas tiveram cerca de dois meses para entregar seus estudos, porém tanto se poderá escolher uma única proposta vencedora quanto se fazer um “mix” delas. Não se trata exatamente uma concorrência pública. [...]
Pare e se pergunte, pois a posição da Fonte Novaatual é a melhor do Brasil um estadio maga centralizado.

Vc sabe o que é o que é o centro de uma cidade? vc ja viveu ou vive em um?

urbanrecycle
September 21st, 2008, 05:37 PM
Participaram por participar
Ernst Young - R$ 300.0000.000 - estadio novo na paralela e parque aquatico na Fonte Nova, ridiculo, nem deve conhecer salvador
Ponto z - Não Revelado, mas deve ser a mesma coisinha, escarrada de recife e gremio
Setepla - Demoliu o segundo anel e construiu um mais incliando como pode ver no projeto 3, vai custar 231 mi
Tecnosolo - que ja deve ser acostumada com superfaturamentos faz um proposta de 550milhoões pelo PIOR PRJOTO DO fONTE NOVA SHOPPING e ainda quer mais 20 do estado

Os que espero algo
Urplan - o projeto é de Heliodoro Sampaio, o mesmo que fez o segundo anel e da Cstro Mello, gostei da posição do arquiteto, não so fez falar, pois em pratica, mas mesmo assim se mostra um projeto velho, vai custar 441 milhoes + 31,6 mi do governo

o unico projeto de verdade
KPMG - R$11,5 bi - parece ser o melhor ja que faz uma proposta abrangente que vai da area de intervenção, a Fonte nova até Pelourinho e Zona Portuaria, seria fantastico esse "Nova Salvador" torço muuuuuuuuuuuuuuuuito por eles

cesgbio
September 21st, 2008, 05:57 PM
Pare e se pergunte, pois a posição da Fonte Novaatual é a melhor do Brasil um estadio maga centralizado.

Realmente a posição da Fonte é estratégica! Imaginem um estádio na Paralela! Esta Avenida está engarrafando sem eventos ocorrendo, imaginem em um jogo de Copa ou num show de um grande artista! Além disso a população que dependerá da Paralela para chegar em casa e ir pro trabalho vai aumentar muito, aumentando também o tráfego.
Já a Fonte está a poucos metros de uma estação do metrô, tem varias vias de acesso e vai estar bem próxima da via portuária...

LipeSsa
September 21st, 2008, 06:23 PM
Eu também do torcendo muito para que a KPMG ganhe, disparado o melhor projeto, vai mudar a cara da região. A fonte tem que ser no centro tanto pela questão de transporte tanto quanto a possibilidade de aliar a construção de um novo estádio a revitalização do centro historico e do entorno da fonte. Se esse projeto vencer pelo menos com as idéias que eles tiveram vai mudar muito a região para melhor.

dcardoso
September 21st, 2008, 07:11 PM
Participaram por participar
[...]

o unico projeto de verdade
KPMG - R$11,5 bi - parece ser o melhor ja que faz uma proposta abrangente que vai da area de intervenção, a Fonte nova até Pelourinho e Zona Portuaria, seria fantastico esse "Nova Salvador" torço muuuuuuuuuuuuuuuuito por eles

Torce muito por custar R$ 11,5bi? :lol:

Eu também do torcendo muito para que a KPMG ganhe, disparado o melhor projeto, vai mudar a cara da região. A fonte tem que ser no centro tanto pela questão de transporte tanto quanto a possibilidade de aliar a construção de um novo estádio a revitalização do centro historico e do entorno da fonte. Se esse projeto vencer pelo menos com as idéias que eles tiveram vai mudar muito a região para melhor.

Imagens?

brunosr
September 21st, 2008, 08:06 PM
Esses 11 bilhões saíriam de onde? Dos cofres públicos? Se for, duvido que ganhe, visto que o governo do estado parece querer que a iniciativa privada desmbolse a grana. Agora, se esse dinheiro todo tiver por origem a iniciativa privada, o projeto tem que ser genial, pq recuperar esse investimento aí né fácil não...

CSLou
September 21st, 2008, 11:42 PM
O da KPMG é o melhor disparado, justamente por prever uma intervenção geral na área.

Não sei como ficará arranjado os R$11 bi, mas não necessariamente precisa de $$$ do governo. Isso pode ser arranjado de diversas formas, uma delas - que acredito ser o que está na proposta - é a cessão de terrenos. Se os caras tiverem à disposição toda aquela área do dique e entorno, e se a proposta é recuperar tudo isso, o VGV daquilo ali supera, em muito, R$11 bi.

Além do que, é óbvio que os R$11 bi não são somente para o estádio. Você consegue um muito bom com R$300 mi. Aí já deve ter o que será gasto em recuperação e, se duvidar, na construção dos imóveis do entorno.

urbanrecycle
September 21st, 2008, 11:48 PM
Com o orçamento q estão divulgando R$ 300 MILHÕES pra cima se naum demolirem pra fazer um novo estadio do zero vou lamentar.......

Alguem é engenheiro ai pra me garantir q usar a estrutura atual da FONTE naum tem problema ?? msm q ela seja antiga e tenha ficado sem manutenção, pois eu como LEIGO naum boto fé na estrutura atual......

Sem falar q um estadio do ZERO sempre ficará melhor, estacionamento subterraneo, corredores e acessos suficientes para rapida evacuação e AMPLO espaço de imprensa, lojas, inclinação maior das arquibancadas, proximidade do campo, camarotes posicionados em local alto e naum mto longe do gramado..........

não sou engenheiro mas estou criando minha tese de graduação em arquitetura no estadio da Fonte Nova...
Não precisa ser formado que o primeiro anel não tem problema nenhum de estrutura, pois ele so tem arquibancada assentada no talude claro que na duas extremidades da ferradura, não estão assentadas no terreno, não tem problemas algum com os pilares de baixo ou, nas do anel superior, o problema maior nas arquibancadas , essas que estão com o problema maior, mas somemte no lado onde acorreu a queda. Segunda minha fonte, interna da Sudesb custaria 22 milhões de reais par reformar todo o anel superior. as torres de iluminação e a pseudo-cobertura não entraiam nesse calculo.

De acordo com as normas tecnicas da Fifa o anel inferior entra nno raio de otmização, quer dizer 90 metros do meio de campo até ultima bancada, e o anel superior em parte chega ao raio maximo de 190m das extremidades, para mim esse anel tem que vir abaixo, não tem mais "moral", são 22 milhões que podem servir para outra coisa.
Os outros pontos da Norma da Fifa o estadio consegue zerar praticamewnte todos menos ode evacuação , que está no limite, mas pretendo diminuir ainda mais esse tempo.

11,5 bi ??????? Ela bancaria tudo isso ou teria algo do governo estadual?

Esses 11 bilhões seria uma parceria publico privada com concessão por 35 anos, todas as outras tb são.
Mas olhme o ganho para a cidade.....vai construir um estadio mais a revitalizazação de toda uma area

urbanrecycle
September 21st, 2008, 11:50 PM
Torce muito por custar R$ 11,5bi? :lol:

Imagens?

torço muito não pelos 11 bi mas por revvitalizar uma area de maior importancia que a Paralela

CSLou
September 22nd, 2008, 12:27 AM
Esses 11 bilhões seria uma parceria publico privada com concessão por 35 anos, todas as outras tb são.
Mas olhme o ganho para a cidade.....vai construir um estadio mais a revitalizazação de toda uma area

Na verdade não teria como ser uma PPP, pois o valor é muito elevado e supera o limite de 1% da receita líquida corrente da Bahia, máximo para contratação.
O que pode haver é o pagamento de contraprestação pública por meio da cessão de terrenos, o que implica a participação da PMS.

urbanrecycle
September 22nd, 2008, 12:48 AM
Na verdade não teria como ser uma PPP, pois o valor é muito elevado e supera o limite de 1% da receita líquida corrente da Bahia, máximo para contratação.
O que pode haver é o pagamento de contraprestação pública por meio da cessão de terrenos, o que implica a participação da PMS.

no caso, essa consseção de 35 anos teria algo haver?

CSLou
September 22nd, 2008, 01:41 AM
^^O prazo máximo de concessão numa PPP é 35 anos. Pode até ser que seja mesmo uma PPP. Nesse caso, porém, o valor tem que ser muito, muito, muito abaixo de R$11 bi, pois a lei limita o valor da contraprestação do Estado em termos de receita corrente líquida.

Daí, a única solução para o projeto sair via PPP, mesmo nesse valor, seria o Estado não pagar a contraprestação que deve ao parceiro privado em dinheiro, mas, sim, em cessão de bens.

urbanrecycle
September 22nd, 2008, 01:56 AM
^^O prazo máximo de concessão numa PPP é 35 anos. Pode até ser que seja mesmo uma PPP. Nesse caso, porém, o valor tem que ser muito, muito, muito abaixo de R$11 bi, pois a lei limita o valor da contraprestação do Estado em termos de receita corrente líquida.

Daí, a única solução para o projeto sair via PPP, mesmo nesse valor, seria o Estado não pagar a contraprestação que deve ao parceiro privado em dinheiro, mas, sim, em cessão de bens.

bem, quase entendi, qual seria o valor maximo então para uma PPP e outra, no caso dessas cessão bens, ficaria por exemplo a cargo da KPMG a administração do Pelourinho e do Porto?

CSLou
September 22nd, 2008, 03:16 AM
^^
É o seguinte: A Lei de PPP tem um artigo que limita o comprometimento do ente público a 1% da receita corrente líquida. Vamos supor que a RCL da Bahia seja R$10 bi. Desse jeito, o Estado somente poderia assumir compromissos da ordem de R$1 bi, isto é, só poderia firmar contratos nos quais a contraprestação pública (que é o valor pago ao parceiro privado) alcançasse no máximo R$1 bi.
Eu não sei qual é a RCL da Bahia, mas, com certeza, não vai ser R$110 bi, o que seria suficiente para cobrir os R$11 bi numa boa.

Diante desse problema, há algumas soluções se quiser ser feito via PPP:

(i) dos R$11 bi, o parceiro privado assume boa parte e o Estado apenas aquilo que não comprometa o limite legal;

(ii) o Estado assume um percentual maior que o permitido pela Lei, mas, ao invés de pagar em dinheiro, cede bens públicos ao parceiro, pois aí não haverá comprometimento da RCL.

Eu acredito que a solução intentada pela KPMG seja a segunda. Se for, acontece o seguinte: o Estado cede ao parceiro privado (que não será necessariamente a KPMG, mas, sim, quem ganhar a licitação da concessão) terrenos públicos, provavelmente na região, que equivalem ao valor da parcela que cumpre ao Estado desembolsar. O parceiro privado se torna proprietário dos terrenos e pode fazer o que quiser com eles.
O modelo desse jeito é extremamente viável e é o melhor jeito de recuperar a área do dique e entorno, pois o maior interessado na valorização do terreno será o parceiro privado.

É importante deixar claro que isso é somente uma suposição, não sou conhecedor do projeto nem trabalhei com nenhuma das empresas. Pode ser que o projeto da KPMG seja totalmente diferente. O que imagino, já que trabalhei em outras PPPs, é que essa seria uma solução possível.

urbanrecycle
September 22nd, 2008, 03:53 AM
^^^^^^
essa aqui é a projeção da RCl da Bahia

2007 12.548.702.000,00
2008 12.381.184.000,00
2009 12.694.428.000,00
2010 13.015.597.000,00
2011 13.344.892.000,00

Daniela_Artur
September 22nd, 2008, 04:51 AM
Todos estao otimos, mas eu gostei mais do 3:)

2]:)

guigow2004
September 28th, 2008, 12:00 AM
Mais um projeto.. DA KPMG.

O melhor.. Demolição total do estádio, arquibancada próxima ao gramado e três altas torres em volta.

http://i294.photobucket.com/albums/mm113/757BR/NovaImagem4.jpg

tonyssa
September 28th, 2008, 12:01 AM
^^
Adorei essa proposta!

Douglas
September 28th, 2008, 01:17 AM
Não sei... mas acho que as torres destoaram um pouco,
não se comunicam com o entorno.

(opinião de um leigo)

urbanrecycle
September 28th, 2008, 02:52 AM
Não sei... mas acho que as torres destoaram um pouco,
não se comunicam com o entorno.

(opinião de um leigo)

^^e inteligente

dcardoso
September 28th, 2008, 03:21 AM

O melhor.. Demolição total do estádio, arquibancada próxima ao gramado e três altas torres em volta.

Torço por ela.

Rekarte
September 28th, 2008, 04:16 AM
Todos os 3 são mto fracos,para Salvador
mas o menos pior eh o 1°

Rekarte
September 28th, 2008, 04:17 AM
Torço por ela.

Esse eu gostei:)

Rekarte
September 28th, 2008, 04:18 AM

Fiz o Qoute errado
gostei desse projeto:)

brunosr
September 28th, 2008, 04:31 PM
Embora não dê para ver muita coisa, esse da KPMG parece ser o mais interessante. Resta saber de onde virá o dinheiro, caso ela ganhe...

Arquivista
September 28th, 2008, 06:50 PM
Gostei do projeto 3, mas deveria ter o prédio lateral do 2

rafoliveira1
September 29th, 2008, 01:41 AM
Até o momento, acho o da KPMG o mais interessante.

skby
September 29th, 2008, 02:38 AM

O Melhor! :banana:

Leonardo López
September 29th, 2008, 02:57 AM
^^ a surpresa eles deixaram pro final...

conquistense
September 29th, 2008, 04:16 AM
Saudades do nosso templo do futebol baiano!!!!

"Torcida v.... eu vou comer sua... e a b.... êêêêêê, a Bamor quer f..."

kkkkkkkkkkkk

http://i222.photobucket.com/albums/dd67/conquistense/fontenova.jpg

Thacio
September 29th, 2008, 04:40 AM
O Melhor! :banana:

[2]

tomara q seja esse o escolhido..

guigow2004
September 29th, 2008, 01:26 PM
Pelo menos a fonte nova tinha uma coisa de boa, a iluminação.. A melhor do brasil certamente.. Acho que dava uns 3000 lux alí.. :lol: (brincadeira, 3000 lux foi o nivel de luz do GP de singapura de F1)

Sanjos
September 29th, 2008, 10:47 PM
Entre os seis projetos submetidos para reformular o estádio da Fonte Nova, o que tem inspiração alemã é o vencedor do ‘concurso’. Uma fonte ligada ao Governo do Estado informou ao CORREIO que a empresa responsável pela construção do estádio na cidade alemã de Hannover foi o escolhido.

http://www.correio24horas.com.br/recursos/BancoImagens/%7B0833DDE5-1679-4AAD-8BAF-6E1B80F56088%7D_setpla.jpg
Imagem do projeto para a Fonte Nova feito pela Setepla

A Setepla é a empresa que, em parceria com a empresa alemã Schultz, vai reerguer o coração do futebol baiano, a Fonte Nova. A empresa pretende derrubar a arquibancada superior e parte da inferior. Objetivo é melhorar a visão do público a partir da construção de um novo lance de arquibancada. Capacidade total: 50 mil torcedores. A Setepla quer fazer um hotel e um centro comercial, além de um novo ginásio para substituir o Balbininho.

http://www.correio24horas.com.br/recursos/BancoImagens/%7B8027BED1-7D19-4823-B931-9721C7838100%7D_setepla.jpg
Empresa não vai demolir a Fonte Nova

O anúncio oficial da empresa escolhida acontece nesta terça-feira (30) às 9h em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo.

http://www.correio24horas.com.br/recursos/BancoImagens/%7BCD05DEF0-458E-4295-A947-BC04464D3AD2%7D_hannover.jpg
Estádio de Hannover, inspiração do projeto da Fonte Nova

:ohno:

http://www.correio24horas.com.br/noticias/noticia.asp?codigo=4256&mdl=26

O Bahia
September 29th, 2008, 11:03 PM
Mil vezes não :gaah:
è serio,se for isso ai,prefiro que SSA nem seja sede de copa

Cerrado
September 29th, 2008, 11:08 PM
Apesar de achado a proposta 02 muito boa, eu gostei da escolha.

O Bahia
September 29th, 2008, 11:11 PM
eu não sei pq esse foi escolhido,espero uma explicação muito boa do secretario

dcardoso
September 30th, 2008, 12:32 AM
Não acredito...
Meu silêncio vale mais do que 1000 palavras... ops.. xingamentos
:ohno:

Leonardo López
September 30th, 2008, 12:33 AM
esse ai só prestou a "fachada"

Soteros
September 30th, 2008, 01:34 AM
Realmente muito estranha esta escolha!

tonyssa
September 30th, 2008, 01:35 AM
Não é tao ruim, apesar de não ter sido, na minha opinião, a melhor proposta.

Cerrado
September 30th, 2008, 02:09 AM
^^
Concordo!

Deco
September 30th, 2008, 02:10 AM
E estacionamento fica onde?

O Bahia
September 30th, 2008, 02:45 AM
^^ acho q é esse troço do lado esquerdo do render

CARIOCAemSSA
September 30th, 2008, 03:04 AM
Hã? Não acredito!

Peixoto
September 30th, 2008, 03:29 AM
Mil vezes não :gaah:
è serio,se for isso ai,prefiro que SSA nem seja sede de copa

(2)

:gaah::gaah::gaah::gaah::gaah::gaah::gaah:

rafoliveira1
September 30th, 2008, 04:12 AM
Também acho que tinha projetos superiores, mas como foi dito que poderia haver um mix de projetos, quem sabe não acrescentem outras coisas a este.

Fico feliz por construir um ginásio, Salvador precisa disso.

ramossa
September 30th, 2008, 05:23 AM
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH NÃO ACREDITO!!!

Por que nossos dirigentes amam andar lado a lado com a mediocridade... Que pobreza!!!

Fora a idéia de um novo ginásio - que eu sinceramente não consegui perceber no "render"? sei lá o que é aquela foto perspectiva... nada me agradou... o estádio é HORROROSO...!!!

:badnews:

CSLou
September 30th, 2008, 05:35 AM
O projeto é bem tosco mesmo, mas, pior do que o estádio em si é falta de um projeto mais amplo para o entorno (como era o da KPMG).

Contudo, se for mesmo uma PPP, era esperado que o projeto não fosse caro, dado os limites orçamentários para esse tipo de contratação. Ao que parece, o Governo não quis bancar a idéia de ceder terrenos ao parceiro privado como forma de contraprestação pública. Então, é triste, mas é a realidade do Estado. Melhor ter os pés no chão do que arriscar um passo maior que a perna.

Agora, é esperar pelos benefícios adjacentes e torcer para a melhoria de infra-estrutura da cidade, principalmente de transporte público...

urbanrecycle
September 30th, 2008, 01:37 PM
realmente, as propostas todos sem exeção foram pessimas, a da KPMG a que eu mais esperava algo foi a pior, um estadio ridiculo, mas a da Setepla foi a menos ordinaria e mais bonitinha...respewitou o estadio e o entorno

dcardoso
September 30th, 2008, 10:10 PM
Hahaha
Sei não, mas ando vendo os comentários de outros foristas e em outros sites e todo mundo tá gostando do projeto escolhido...
Será que nós quem somos exigentes demais? :okay:

Estamos no Brasil :nocrook:

Thacio
September 30th, 2008, 10:15 PM
rapaz, naum gostei da setepla naum..
pelo menos vaum aproximar a bancada do campo..soh isso..

Trauss
September 30th, 2008, 10:31 PM
O pessoal aqui é um pouco exagerado...... O projeto está longe de ser horroroso, eu gostei, claro que não é uma grande obra arquitetonica de vanguarda como foi o Ninho do Passaro por exemplo, mas a proposta é muito elegante apesar de simples........... Acho que a maioria das cidades-sedes brasileiras vão construir estadios neste mesmo nivel, não vamos nos iludir...

João Paulo
September 30th, 2008, 10:42 PM
projeto 1

Guiga,
September 30th, 2008, 10:50 PM
Segundo

dcardoso
October 1st, 2008, 12:04 AM
Oficial:
Está oficialmente divulgado que o projeto da Fonte Nova será esse mesmo como todos afirmaram nos threads.

^^

Já imagino as bandeirinhas dos países do mundo ali em cima na cobertura :lol:

Deco
October 1st, 2008, 12:47 AM
^^
e a área ao redor que se foda, sem nenhuma intervenção, né?

O Bahia
October 1st, 2008, 12:50 AM
^^rpz,eu n acredito nisso não!!
Eu imagino que isso ganhou para sombrar din din pro entorno,ou seja melhorar os bairros ao redor e o dique....

tonyssa
October 1st, 2008, 12:51 AM
^^
Tomara que estejas certo!

Leonardo López
October 1st, 2008, 01:23 AM
Tomara que estejas certo!

[2]

Deco
October 1st, 2008, 01:52 AM
Eu imagino que isso ganhou para sombrar din din pro entorno,ou seja melhorar os bairros ao redor e o dique....

Sobrar dindin como?
Quem deveria fazer a intervenção na parte ao redor, pra mim, era a própria empresa.
Junto com o estádio, deveria haver um projeto que o harmonizasse com a área próxima, que em boa parte é degradada.
Esse negócio de "sobrar dindin" não existe, pra mim. Não devem fazer porra nenhuma e, se fizerem, vai ser mandrake.

O Bahia
October 1st, 2008, 02:01 AM
Sobrar dindin como?
Quem deveria fazer a intervenção na parte ao redor, pra mim, era a própria empresa.
Junto com o estádio, deveria haver um projeto que o harmonizasse com a área próxima, que em boa parte é degradada.
Esse negócio de "sobrar dindin" não existe, pra mim. Não devem fazer porra nenhuma e, se fizerem, vai ser mandrake.

olha,isso existe sim!
Você tem x de din din,com isso você por usar de varias maneiras,não sei se é esse caso,mas....do que adianta um estadio de primeiro mundo em uma area de segundo......
As vezes você faz um estadio mais em conta para investi em outras coisas que são tão importante quanto,afinal o estadio é o menor dos problemas de SSA para a Copa.

é necessario pensa em outro aspecto,uma pergunta muito importante mesmo...
O Bahia consegue sustentar um estadio de manuntenção cara???

dcardoso
October 1st, 2008, 02:04 AM

Quando saiu esse projeto oficializado a primeira coisa que me veio a mente foi isso!
Até comentei isso em um post :D

Soteros
October 1st, 2008, 02:05 AM
O pessoal aqui é um pouco exagerado...... O projeto está longe de ser horroroso, eu gostei, claro que não é uma grande obra arquitetonica de vanguarda como foi o Ninho do Passaro por exemplo, mas a proposta é muito elegante apesar de simples........... Acho que a maioria das cidades-sedes brasileiras vão construir estadios neste mesmo nivel, não vamos nos iludir...

[2] Concordo! Pés no chão... como diz o ditado, melhor um passáro na mão do que dois voando!

tonyssa
October 1st, 2008, 02:06 AM
É necessário que o governo pense de forma macro e empenhe recursos para melhoria no sistema viário da cidade, transporte coletivo adequado(metro/VLT), urbanização das comunidades do Dique e adjacencias e também a construção de um ginásio coberto decente para Salvador. Sinto vergonha pelo fato da cidade não possuir um ginásio coberto decente, pois o Balbininho era uma piada.

Soteros
October 1st, 2008, 02:08 AM
é necessario pensa em outro aspecto,uma pergunta muito importante mesmo...
O Bahia consegue sustentar um estadio de manuntenção cara???

Até agora ninguém falou sobre isso! Sustentabilidade do negócio e recuperação dos investimentos! Os investidores privados estão pensando nisso!

O Bahia
October 1st, 2008, 02:09 AM
Até agora ninguém falou sobre isso! Sustentabilidade do negócio e recuperação dos investimentos! Os investidores privados estão pensando nisso!

Pois é,a Copa passa e o que resta depois dela???

dcardoso
October 1st, 2008, 02:11 AM
Alguem tem renders mais detalhados?

O thread tá bombando Oo

tonyssa
October 1st, 2008, 02:14 AM
^^
É verdade, sob pena de depois da copa o estádio se tornar um "elefante branco" na cidade.

O Bahia
October 1st, 2008, 02:23 AM
http://img228.imageshack.us/img228/3605/17670jb2.jpg

:cry::cry::cry:

Deco
October 1st, 2008, 02:26 AM

Mas como estão pensando nisso se não vão fazer uma intervenção BALA na região ao redor?

olha,isso existe sim!
Você tem x de din din,com isso você por usar de varias maneiras,não sei se é esse caso,mas....do que adianta um estadio de primeiro mundo em uma area de segundo......
As vezes você faz um estadio mais em conta para investi em outras coisas que são tão importante quanto,afinal o estadio é o menor dos problemas de SSA para a Copa.

Por isso mesmo... pra que se investe em um estádio que vai ser um "peixe fora d'água" na região? Deveriam aprovar um projeto não de "estádio de futebol" mas de "complexo esportivo" que englobasse toda a região do dique, Djalma Dutra, Nazaré...

O Bahia
October 1st, 2008, 02:28 AM
^^eu li em algum lugar,que não lembro mais....q o governo apresentou a proposta e falou que irá investir pesado em transporte e na região
foi mais ou menos assim que ele falou...:D

tonyssa
October 1st, 2008, 02:29 AM
http://img228.imageshack.us/img228/3605/17670jb2.jpg

:cry::cry::cry:
^^
Onde vai ser esse estádio??? Achei bem simples.

Deco
October 1st, 2008, 02:30 AM
^^eu li em algum lugar,que não lembro mais....q o governo apresentou a proposta e falou que irá investir pesado em transporte e na região
foi mais ou menos assim que ele falou...:D

Aí eu já não sei...
Por isso fiquei triste com esse projeto, sabe?

A "foto" do projeto pra COPA já deveria englobar TODAS as intervenções, com as "perspectivas" de jardins, estacionamentos, reurbanização, calçadas, pistas de ciclismo, metrô, bonde, o diabo a quatro e não só o estádio peixe fora d'água!!

O Bahia
October 1st, 2008, 02:30 AM
^^
Onde vai ser esse estádio??? Achei bem simples.

era a arena da bahia,q foi substituido por esse ai....:ohno:

O Bahia
October 1st, 2008, 02:33 AM
Aí eu já não sei...
Por isso fiquei triste com esse projeto, sabe?

A "foto" do projeto pra COPA já deveria englobar TODAS as intervenções, com as "perspectivas" de jardins, estacionamentos, reurbanização, calçadas, pistas de ciclismo, metrô, bonde, o diabo a quatro e não só o estádio peixe fora d'água!!

mas a escolha foi só do estadio....ou seja,a o governo escolheu o estadio...agora é bola pra frente.
acho que nesse momento é isso,em breve.....teremos mais informações a respeito do entorno,até mesmo os melhores projetos não mostravam o que eles fariam....

Deco
October 1st, 2008, 02:35 AM
^^^^^^
É foda isso... acho que a empresa poderia já botar na área ao redor o que fosse "complemento" do estádio.

E cadê piscina? E o balbininho?

Deveria demolir esse estádio e construir outro, que ocuparia menos espaço e, ainda assim, aproveitaria mais.

Depois espero ver onde vão construir estacionamento e outras coisas, porque, pra mim, parece uma reformazinha comum.

O Bahia
October 1st, 2008, 02:37 AM
^^^^^^
É foda isso... acho que a empresa poderia já botar na área ao redor o que fosse "complemento" do estádio.

E cadê piscina? E o balbininho?

Deveria demolir esse estádio e construir outro, que ocuparia menos espaço e, ainda assim, aproveitaria mais.

Depois espero ver onde vão construir estacionamento e outras coisas, porque, pra mim, parece uma reformazinha comum.

rpz...o estacionamento ficará do lado esquerdo,como tem no render....agora o balbininho acho q já era...

cesgbio
October 1st, 2008, 03:10 AM

Sobre a sustentabilidade ouvi hoje na Band News um arquiteto da Setepla falando que seria como em Hanover, onde mesmo depois da copa o estádio continua sustentável. Segundo o mesmo a idéia é de uma PPP onde a empresa administraria o estádio por um período de tempo... Ele falou em implantação de hotel, empresarial e mais algumas coisas que não lembro. Mas ficou bem claro que não será um simples estádio, mas uma arena multiuso. Só achei pequeno o número de vagas de estacionamento: algo em torno de 2500 vagas

Thacio
October 1st, 2008, 04:58 PM
rpz...o estacionamento ficará do lado esquerdo,como tem no render....agora o balbininho acho q já era...

eu ouvi em algum lugar q serah construido um novo ginásio no complexo da fonte..

dcardoso
October 1st, 2008, 07:13 PM
eu ouvi em algum lugar q serah construido um novo ginásio no complexo da fonte..

Eu tb

Deco
October 1st, 2008, 07:23 PM

Onde?
Mal vai ter vaga de estacionamento...

dcardoso
October 1st, 2008, 07:25 PM
Videozinho da Fonte
http://www.comunicacao.ba.gov.br/tv/2008/09/30/salvador-sai-na-frente-para-ser-subsede-da-copa-de-2014.flv?banda=arquivoBaixa&largura=240&altura=180&taxa=150

--------------------------------------------------------

Resolvi postar em um thread oficial do projeto Oficial do Novo Estádio já que neste thread já estava fugindo ao tema que era os 3 projetos e não o oficial! :okay:

Deco
October 11th, 2008, 03:50 AM
Alunos e professores debatem sobre Fonte Nova na UFBA

Fonte: http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=982260

Urplan, Tecnosolo, Ernst & Young, Setepla, Ponto Z, KPMG, todas as seis empresas que apresentaram, no dia 14 de julho, projetos para o futuro da Fonte Nova e área do entorno foram convidadas a participar, nesta sexta-feira, 10, de um debate que reuniu professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), no auditório da instituição, no bairro da Federação. Porém, apenas os representantes da empresa baiana Urplan estiveram presentes.

Um CD da Tecnsolo com imagens do projeto também foi exibido. Já sobre os projetos das outras quatro empresas restou apenas a divulgação de imagens. De acordo com a diretora do curso de arquitetura da universidade, Solange Souza, a ocasião se tornaria essencial para que as empresas explicassem mais sobre os respectivos trabalhos.

“O que sabemos dos projetos é apenas o que a imprensa fala. Fizemos um pedido para participar da reunião que definiu a escolhida (Setepla), porém foi negado”, dizia em referência à reunião a porta fechadas que ocorreu no final de setembro entre representantes do governo estadual e as empresas candidatas.

QUEIXA – O arquiteto Carl Van Havenschild, um dos elaboradores do projeto da Urplan, aproveitou, também, para registrar sua insatisfação com a escolha do projeto. “Queremos saber os conceitos e critérios de avaliação das propostas apresentadas. Só recebemos uma simples comunicação por fax, informando o vencedor”, disse, sobre a ausência de um relatório comparativo entre as concorrentes.

Para Carl, o fator preponderante que culminou no triunfo da Setepla foi o fato de a empresa paulista – aliada da alemã Schulitz Partner Architekten –, ter sido responsável pela reforma da AWD Arena, de Hanover, para a Copa da Alemanha, em 2006.

“Isso foi essencial, sem dúvidas. Eles não falam sobre o entorno, do próprio terreno da Fonte Nova, somente da solução arquitetônica. E um momento como este seria para sanar as dúvidas”, afirmou. Na mesma linha de pensamento está o arquiteto Heliodoro Sampaio, responsável pelo projeto do anel superior do estádio, inaugurado em 1971. “Falam sobre a preservação da estrutura. Mas, vão mexer em 70%, já que o anel superior vai ser derrubado e também, parte do inferior. Isso tem que ficar claro”, concluiu.

Noelmadhagliarcc
July 11th, 2010, 08:47 PM
Gostei dos três...Pra não ter briga faz os 3 um em cima do outro.kkakakakaka(ideias de arquiteto de Dubai).
Fala sério o segundo é a cara de Salvador,escuro,abafado e alegre.rsrs

dcardoso
July 11th, 2010, 11:32 PM
^^
Ressuscitou mesmo.

Lucas Barros
July 12th, 2010, 11:04 AM
Sera um bom projeto

henry hill
August 9th, 2010, 11:49 PM
Lindíssimo! :cheers:

e22sky
August 10th, 2010, 01:40 AM
ótimo projeto! as duas torres sao lindas!

MagnumCaruaru
August 10th, 2010, 02:48 AM
Adorei o 2º.