View Full Version : Falta de cartões do Bilhete Único

richter30
October 22nd, 2008, 03:53 AM
Terça-feira, 21 de outubro de 2008

Rádio BandNews FM

LUIZ MEGALE, ÂNCORA: Quem utiliza o Bilhete Único diz que está cada vez mais difícil encontrar o cartão nos postos de venda, Marc Tawil tem os detalhes.

MARC TAWIL, REPÓRTER: Serviço que permite ao usuário do transporte público fazer quatro viagens de ônibus pagando apenas uma no intervalo de três horas, o Bilhete Único está prejudicado, o cartão magnético, item obrigatório para recarga, não tem sido encontrado com facilidade, segundo passageiros de ônibus, trens e metrô. Na manhã desta segunda-feira a BandNews FM visitou 11 casas lotéricas nos bairros da Luz, Sumaré, República, Pinheiros, Butantã, Pari e Bela Vista, dessas, apenas três vendiam o cartão, as outras realizavam a recarga, cenas que não surpreendem o empresário e delegado do Sindicato dos Comissários e Consignatários do Estado de São Paulo, Eugênio Bas.

EUGÊNIO BAS: O que acontece aqui na minha loja especificamente é que eu recebo uma vez por mês um lote que é por volta de 80, 90 bilhetes, é muito pouco pela procura que se tem. A informação que eles passam é que essa é a distribuição que eles podem fazer, pode acabar na primeira semana e eu fico três, quatro semanas sem ter bilhete depois até que chegue uma nova carga.

REPÓRTER: Moradora da região do grande ABC, a desenhista projetista Melina Tibério, diz que a falta de bilhete é recorrente.

MELINA TIBÉRIO: É difícil de encontra, em alguns guichês que agente procura não tem, inclusive em Santo André a gente pode usar o Bilhete Único, mas também é difícil de encontrar o bilhete pra comprar lá né, e as filas são sempre imensas, tanto pra carregar o bilhete, como pra comprar o bilhete, as filas são sempre muito grandes, e a gente podia economizar um dinheiro, podia economizar uma grana e acaba pagando duas, três viagens.

REPÓRTER: Nas estações do Metrô mais problemas, como conta o empresário Pierre de Caries.

PIERRE DE CARIES: Geralmente ou tem um atendente ou tá fechado, tem os horários restritos, é difícil, é complicado. A gente paga caro pela tarifa de ônibus e não tem uma estrutura boa, porque você paga caro, já tem o sistema e nunca funciona, fora à recarga que também nunca funciona.

MARC TAWIL: Morador da zona leste, o office-boy Glauco Clistoffer faz pelo menos dez viagens por dia em ônibus e metrôs, e além da falta do cartão, aponta para outro problema, à distância entre os postos de recarga.

GLAUCO CLISTOFFER: Às vezes acaba o crédito do Bilhete Único e você não tem uma lotérica por perto e não tem nada, eu tenho que recarregar pro dia de amanhã, entendeu, e eu tenho que pegar uma enorme fila tem que em outro ponto pra comprar o bilhete que você é obrigado a andar pra não pagar mais passagens ainda.

REPÓRTER: 200 mil novos bilhetes únicos entram em circulação todos os meses em São Paulo, estimasse que 13 milhões estejam em funcionamento, sendo utilizados principalmente pelos passageiros dos 15 mil ônibus que rodam pela capital, de São Paulo Marc Tawil, BandNews FM, em 20 minutos tudo pode mudar.

ÂNCORA: Em nota, enviada à Redação da Bandnews FM, a SPTrans afirma desconhecer problemas na distribuição do Bilhete Único, a empresa alega disponibilizar cerca de 200 mil cartões novos todos os meses. Segundo a SPTrans, a quantidade é suficiente para atender a demanda da população.

http://www.sptrans.com.br/clipping/pagina1.htm

lipe_andreense
October 22nd, 2008, 04:36 AM
Esse povo acha que Bilhete Único é igual bilhete de papel ???
Pior que tem gente que joga o BU fora, dá pra acreditar ??
A pessoa vai na loterica, compra o BU e carrega, quando acaba não carrega, vai e compra outro.
É muita burrice....

sobre a dificuldade de encontar BU em Santo André: é óbvio !!!!!!!
O Bilhete único é da SPTrans, que é de São Ppaulo, e não de Santo André.
Em breve devem abrir postos nas estações da CPTM fora da capital.

richter30
October 22nd, 2008, 04:44 AM
É isso que fiquei imaginando. Tenho o meu BU desde a primeira vez que o adquiri em 2004, e uso ele até hoje. E olha que esse mesmo bilhete viajou comigo pro japão e permaneceu na mesma carteira junto com outro Bilhete que usava qdo era usuário dos trens da JR. Voltei, e toda a carga que tava antes no BU daqui de SP validou e eu ainda fiquei pagando R$ 2,10 por um tempinho até acabar a ultima carga feita em março de 2007 ehehe

Prova que o BU foi muito bem feito. Só um ignorante ou burro mesmo que jogaria fora o cartão depois de vazio, depois de trocentas propagandas, barners etc dizendo que o cartão é RECARREGAVEL, podendo ser usado e recarregado infinitas vezes.

A unica coisa é o basico: cuidar bem do cartão. Mas pelo visto não é o que anda ocorrendo.

lipe_andreense
October 22nd, 2008, 04:53 AM
O meu também é o mesmo, o primeiro e único que comprei.

Só não é o mesmo cartão exatamente, pois na hora de cadastrar em meu nome foi feito um novo cartão (o antigo era vermelho, o novo já é da época azul), mas o número é o mesmo.

andre-per
October 22nd, 2008, 05:04 AM
advinha na campanha de quem essa reportagem vai aparecer amanhã...

ionhollfman
October 22nd, 2008, 05:26 AM
Vide assinatura! Rsrssr

richter30
October 22nd, 2008, 02:53 PM
Postos não recarregam bilhete com cartão
quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Agora S. Paulo

Pagamento do bilhete único com cartão de débito é possível há um ano, mas sistema não funciona há pelo menos um mês, diz funcionário

http://www.sptrans.com.br/clipping/IMGs/bu1.jpg

http://www.sptrans.com.br/clipping/IMGs/bu3.jpg
http://www.sptrans.com.br/clipping/IMGs/bu4.jpg

http://www.sptrans.com.br/clipping/pagina1.htm

ionhollfman
October 22nd, 2008, 03:35 PM
Finalmente alguém fez alguma reportagem sobre o "Lixo Único".

Eu desisti de carregar com dinheiro (muita fila) e pior ainda com cartão, já houveram situações de eu encher aquela merda de cabine de porrada, é impressionante o amadorismo técnico da recarga.

Hoje em dia só o bom e velho bilhete de papel.

Tecnicamente falando é impressionante como esses animais não usam sistema de Pin-Pad, utilizam ainda as máquinas de débito! Lentas e cheias de problemas.

Quando vocês forem ao supermercado prestem atenção como o cartão autoriza quase que instantâneamente. Acontece pelo fato de utilizarem um sistema robusto de comunicação via IP junto a operadora, facilita pq é rápido.

Também você precisa de somente um console (pinpad) para passar qualquer cartão, e finalmente, só vou voltar a usar o Lixo-Único quando for possível fazer recargas pela internet, aquela fila é insalubre.

richter30
October 22nd, 2008, 05:26 PM
Não é o cartão que é uma bosta, é essa LIXO EXPRESSO que é....

eu só recarrego nas bancas de jornais aqui perto ou nas lotericas, tem várias aqui e algumas estão sempre vazias. Dai eu aproveito e coloco uma boa quantia !

ionhollfman
October 22nd, 2008, 05:46 PM
Claro. O serviço não presta, a tecnologia é legal. RFID e se não me engano também é JavaCard.
A tecnologia é boa, o serviço é porco.

richter30
October 22nd, 2008, 07:54 PM
Não sei como o metrô ainda não descrendenciou essa empresa da rede LOWpress!!!!!

HGP
October 22nd, 2008, 10:15 PM
Carrega na catraca!!!!!!!!!

TEBC
October 22nd, 2008, 11:01 PM
uma duvida.. eu tenho o bilhete unico da epoca q foi lancado.. ainda com foto do anhagabau e logo dos 450 anos de sampa... só q quando tirei carta parei de usar onibus... nao pq nao uso transporte publico, mas pq simplesmente faco tudo no meu bairro e quando preciso ir mais longe uso metro.. tbm pq eu moro agora na frente de onde estudo entao nao preciso mais de onibus.. (isso nao tem nada a ver, é só pra me justificar com o fato de que nao uso muito o meu carro, pra nao me acharem um individualista poluidor!! hehehe) dai um dia eu vi q era preciso cadastrar o bilhete unico, eu nao entendi essa historia direito mas nao fiz nada e nunca mais tentei usar.. ele ainda funciona?

tnq13
October 23rd, 2008, 12:25 AM
^^ Funciona, só não funciona para integrações, ou seja, não funciona.. ahhaha..

Agora sendo claro e esclarecedor (Arrrgh! chega de redundâncias, prometo!):

se você não cadastrar junto à prefeitura, não vai poder fazer integração, só isso, mas pode carregar e usar no ônibus (daí num vejo muita vantagem para você). Mas pra carregar é tão fácil e rápido... liga 156 e boa.

richter30
October 23rd, 2008, 12:37 AM
uma duvida.. eu tenho o bilhete unico da epoca q foi lancado.. ainda com foto do anhagabau e logo dos 450 anos de sampa... só q quando tirei carta parei de usar onibus... nao pq nao uso transporte publico, mas pq simplesmente faco tudo no meu bairro e quando preciso ir mais longe uso metro.. tbm pq eu moro agora na frente de onde estudo entao nao preciso mais de onibus.. (isso nao tem nada a ver, é só pra me justificar com o fato de que nao uso muito o meu carro, pra nao me acharem um individualista poluidor!! hehehe) dai um dia eu vi q era preciso cadastrar o bilhete unico, eu nao entendi essa historia direito mas nao fiz nada e nunca mais tentei usar.. ele ainda funciona?

Bom, se você conservou bem seu cartão e ainda tiver carga, vai funcionar normalmente. Caso não tiver, basta apenas recarrega-lo que irá validar normal. Eu tenho o meu desde 2004 e fiquei sem usa-lo durante quase 1 ano e meio, qdo estive morando fora do país. Ao retornar fui testar e validou normal, e ainda por cima debitou o valor antigo da tarifa na epoca e foi assim até acabar toda a carga que havia nele.

Qto a cadastrar, é apenas pra registrar o numero do seu cartão com o seu nome, dai caso vc perca ou tenha o cartão extraviado/furtado, poderá pedir o bloqueio imediato do cartão e recuperar o que ainda tiver de saldo nele que será repassado ao novo cartão. (é algo assim pelo que sei), inclusive eu cadastrei o meu recentemente.

FMoretti
October 23rd, 2008, 03:22 AM
Eu uso o BU escolar. Carrego somente uma vez por mês, com a cota total que tenho direito. Assim enfrento a fila só uma vez. E como não uso somente para ir para a faculdade, fico torcendo para que a cota não se esgote até o fim do mês, para que não tenho que ir em algum posto de recarga de novo. Falo isso, por que uso pricncipalmente, os postos de recarga nas estações do Metrô.

lipe_andreense
October 23rd, 2008, 03:36 AM
Na verdade funciona pra integração sim, só não dá pra fazer integração no esquema de dar dinheiro pro cobrador e colocar a integração (aquele que você encosta o cartão, o cobrador encosta, você encosta de novo e ele encosta de novo), mas se tiver credito suficiente, pode fazer integração sim. Eu fazia.

bs.eduardo
October 23rd, 2008, 03:54 AM
O sistema de recarga de bilhete único e correlatos é desrespeitoso em todos os sentidos possíveis. Puta mamata que alguns conseguem, vou te contar...

lipe_andreense
October 23rd, 2008, 03:58 AM
Minha experiencia: nunca tive problemas pra carregar o cartão do bilhete único, normalmente vou na estação Brás, que é de mais facil acesso para mim.
Vou no guiche da paguexpress (lixoexpress) e normalmente esta funcionando. Quando não está, ando mais um pouco e vou na lotérica ali. Pronto, nunca tive problema.
O unico ponto ruim é que na loterica o mínimo é de R$ 8,00

rkj
October 23rd, 2008, 04:17 AM
Na verdade funciona pra integração sim, só não dá pra fazer integração no esquema de dar dinheiro pro cobrador e colocar a integração (aquele que você encosta o cartão, o cobrador encosta, você encosta de novo e ele encosta de novo), mas se tiver credito suficiente, pode fazer integração sim. Eu fazia.

Eu hoje estava com R$ 0,15 de carga no BU, e entrei no ônibus... lá tive que pagar R$2,30, em dinheiro. Chegando na estação Consolação da L2-Verde, coloquei R$20 no BU (depois de uma fila de algumas pessoas)... ao passar na catraca, fui descontado apenas em R$1,35, o previsto para completar R$3,65.

Assim, comprovei que a carga e o uso do BU não tem correlação.

PS: Lá na Consolação tinha uma fila só para carregar BU com cartão bancário, confirmando o que saiu na reportagem de que é possível usar cartão nesse posto de recarga.

lipe_andreense
October 23rd, 2008, 04:24 AM
^^
falei que precisa ter carga suficiente pra passar com o cartão que não é cadastrado, o seu é não-cadastrado ?

rkj
October 23rd, 2008, 05:04 AM
^^
falei que precisa ter carga suficiente pra passar com o cartão que não é cadastrado, o seu é não-cadastrado ?

O meu é cadastrado, assim como deveria ser o de todo residente da cidade... o cartão não-cadastrado deveria ser usado apenas pelos visitantes na cidade.

lipe_andreense
October 23rd, 2008, 05:08 AM
Eu sou visitante e tenho cadastro :lol:

Uso de vez em nunca e nunca pego integração, só cadastrei pra ter no meu nome e poder bloquear em caso de perda/roubo