View Full Version : Rio - Paes anuncia secretário de Transportes; bilhete único é prioridade
Rcrd
November 4th, 2008, 05:45 PM
O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou nesta terça-feira o nome do secretário municipal de Transportes. O escolhido foi Alexandre Sansão Fontes, de 38 anos, coordenador de inteligência da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio).
De acordo com Sansão, que recebeu o convite na última segunda-feira (3), o Rio de Janeiro tem hoje "um sistema desorganizado", e por isso a implantação do bilhete único é prioridade. "O bilhete único é uma prioridade da Secretaria. Assim ele [Paes] nos orientou", afirmou o novo secretário, informando que vai "modernizar o controle de trânsito que hoje está obsoleto".
"Chamei a atenção para o trabalho duro que ele vai ter para juntar as pontas e interagir com o governo do Estado", disse Eduardo Paes, avisando que Sansão terá toda a liberdade para nomear os subordinados.
Paes havia dito que poderia indicar alguém de perfil mais político para a Secretaria de Transportes, mas mudou de idéia e escolheu um funcionário de carreira na prefeitura. "Eu entendi que era uma área que eu tinha que segurar com um perfil mais técnico", afirmou o prefeito eleito do Rio.
O secretário disse que outro objetivo é licitar as linhas de ônibus, mas informou que há possibilidade das linhas de vans serem licitadas primeiro. Sansão não soube dizer se vai diminuir a circulação das mais de seis mil vans cadastradas no Rio de Janeiro: "Pode mudar para mais ou para menos, vai depender dos estudos que a gente vai fazer".
Alexandre Sansão é engenheiro e mestre de planejamento de transportes pela Coppe/UFRJ e funcionário de carreira da CET-Rio. Ele trabalha na prefeitura desde 1996. Sansão é o quinto secretário anunciado por Paes, que já revelou os nomes para a Casa Civil, Saúde, Ordem Pública, além da Procuradoria Geral do Município.
http://noticias.uol.com.br/politica/2008/11/04/ult5773u165.jhtm
lorrampaiva
November 4th, 2008, 08:08 PM
Um ponto em que o novo secretário tem de observar é frear a farra dos micros e "micromasters", pragas que causam desconforto aos passageiros, provocam acidentes e desempregam chefes de família.
Abraços...
Patrick-RJ
November 4th, 2008, 08:10 PM
^^
Concordo!
phverano
November 4th, 2008, 08:22 PM
Eu acho muito importante licitar as linhas de Vans... que mutias vezes desorganizam mais ainda o trânsito..
Elas são essenciais para os moradores das favelas da Zona Sul, por causa do morros e de trajetos muito longos de forma "expressa".
Mas isso deveria ser feito paralelamente a licitação das linhas de ônibus, pra existir uma complementaridade e não concorrência ou até mesmo superposição.
Patrick-RJ
November 4th, 2008, 08:25 PM
^^
Quero só ver se agora essa licitação das linhas de ônibus sai
Uhr Ban
November 5th, 2008, 01:46 AM
^^
...duvido muito, ja que a prefeitura esta e continuar[a quebrada, quem vai subsidiar???
phverano
November 5th, 2008, 02:33 AM
^^
O Paes garantiu que o Bilhete Unico seria auto-suficiente em recursos financeiros, logo, sem subsidios da prefeitura... uma das brigas dele com o Gabeira - que tinha fatalmente um comportamento mais realista.
lipe_andreense
November 5th, 2008, 03:56 AM
se tiver integração e gratuidade vai ter que ter subsidio, senão a tarifa vai pro espaço pra ser auto-suficiente
PauloLescaut
November 5th, 2008, 04:15 AM
Ué, a Prefeitura não está quebrada, quem estava quase era o Estado. A Prefeitura tem é o orçamento em sua metade obrigado com o serviço público, o que parece ser demais...
Quanto ao Bilhete Único, vindo de quem vem, não sei... O Governo do Cabral teve tantas oportunidades de melhorar, integrar e sanear os transportes e foi sempre omisso. Eu considero, por exemplo, um absurdo o passageiro da SuperVia ter que pagar a mais para sair da Central e pegar o metrô...
Vinicius
November 5th, 2008, 11:57 PM
Secretário de Transportes do Rio quer implantar 'sistema inteligente'
Alexandre Sansão disse que vai ampliar monitoramento no trânsito. Objetivo é orientar motoristas com informações sobre “gargalos”.
Aluizio Freire
Do G1, no Rio
O novo secretário de Transportes do Rio, Alexandre Sansão Fontes, disse, nesta quarta-feira (5), que pretende implantar em seis meses um sistema inteligente de monitoramento no trânsito nos principais corredores da cidade para orientar os motoristas e “desafogar os gargalos”. Ele também falou sobre a incorporação do transporte alternativo ao sistema.
Segundo Sansão, a instalação dos equipamentos de monitoramento – pelo menos 60 radares, que não serão usados para multar os veículos – está avaliado em R$ 90 milhões, recursos que já estão previstos no projeto orçamentário da atual prefeitura. Além das 93 câmeras que já existem, mais 73 serão instaladas para o sistema.
O objetivo é alimentar a central do Controle de Tráfego por Área (CTA), através de radares e painéis, com informações como velocidade dos veículos e o tempo de percurso, além de outros dados que serão usados para o planejamento do trânsito.
Transporte alternativo
Sobre o transporte alternativo, Sansão explicou que as vans “serão usadas como complemento” dos ônibus, trens e metrô.
“Esse é o papel das vans, dos chamados transportes alternativos, que serão disciplinados para atuar de forma integrada, principalmente, nas áreas que são mais necessárias, como a Zona Oeste”, afirmou, acrescentando que na Zona Sul essa modalidade “poderá ser reorganizada ou reduzida para que sejam redimensionadas”.
De acordo com o novo secretário, o estudo do sistema será realizado nos cem primeiros dias de governo de Eduardo Paes. Ele não soube precisar quando o plano será totalmente implantado.
“É um processo longo. Vamos passar o governo todo aprimorando. Ao final de quatro anos já perceberemos uma diferença no sistema”.
Bispo
No início da tarde, o prefeito eleito recebeu a visita do bispo Filippo Santoro, coordenador da pastoral da educação em Petrópolis, na Região Serrana. “Viemos saudá-lo. E conversamos, sem entrar em detalhes, sobre o tema do ensino religioso e a formação da dignidade das pessoas”.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL850883-5606,00-SECRETARIO+DE+TRANSPORTES+DO+RIO+QUER+IMPLANTAR+SISTEMA+INTELIGENTE.html
DouG Wq
November 7th, 2008, 05:06 AM
Quero ver se nessa reorganização do futuro secretário de Transportes ele também irá ver a questão da concentração das linhas no eixo Centro - Zona Sul e carências em determinadas áreas da Zona Norte e Zona Oeste.
eric_montezão
November 7th, 2008, 08:41 PM
^^
O Paes garantiu que o Bilhete Unico seria auto-suficiente em recursos financeiros, logo, sem subsidios da prefeitura... uma das brigas dele com o Gabeira - que tinha fatalmente um comportamento mais realista.
Pois é.
But, passado o período onde tudo é maravilhoso e factível, o Paes reconheceu que teria de subsidiar o Bilhete Único. É um palhaço mesmo.
Raul Neto
November 7th, 2008, 10:11 PM
Depois das declarações do novo secretário dos transportes, que deve der amigo do Jorge Babu, só posso esperar o pior para os próximos anos. Pobre Rio, ainda não é agora que vão arrumá-lo...
danieldefranca
November 7th, 2008, 10:44 PM
blhete único é uma forma inteligente na gestão do transporte coletivo, especialmente quando ele é temporal, assim permite ao usuario andar por determinando tempo nos onibus e no trajeto que ele desejar, goiania tem implantada em seus sistema de transporte publico o bilhete unico em toda a RM, porém o grande pecado esta na forma que é feita a integração do bilhete unico que é feito exclusivamente por terminais e estes ficam sobrecarregados, basta ver em alguns terminais de goiania a precariedade que é em determinados horarios essa integração do bilhete unico, espero que a gestão de transportes carioca seja bem mais eficiente.
lfbrumalta
November 8th, 2008, 03:51 PM
Depois das declarações do novo secretário dos transportes, que deve der amigo do Jorge Babu, só posso esperar o pior para os próximos anos. Pobre Rio, ainda não é agora que vão arrumá-lo...
Vc disse isso por causa do aumento proposto do número de vans?
Raul Neto
November 8th, 2008, 10:00 PM
^^Isso mesmo! Nada contra a regulamentação deste tipo de transporte, bons exemplos não faltam, talvez o mais eloquente seja o de Porto Alegre, onde as kombis foram cadastradas, as rotas pré determinadas com horários e regularidade impostas pela prefeitura e, também, com a imposição de troca do veículo por outro mais apropriado. Hoje a capital gaúcha (bem claro que não quero comparar os tamanhos e orçamentos pois Porto Alegre é muito menor que o Rio tanto em tamanho, como em população e orçamento) dispõe de um serviço de qualidade no lugar destas vans e kombis. Para todos os bairros, um serviço organizadíssimo que eles chama de lotações e realizado por microônibus tipo Volare, com ar condicionado, muito confortáveis e limpíssimos. Se fosse isso, está claro que não é, eu seria o primeiro a apoiá-lo. Mas, o que antevejo é a cidade mais lotada de vans, prestando um serviço de quinta em termos de conforto e regularidade, com as mesmas ligações criminosas de antes haja vista o apoio que o nosso novo alcaide recebeu do bandido mor que está a frente disso, só que com estes veículos com status de "transporte legal e máquinas instaladas para cobrança em seu interior.:ohno:
lfbrumalta
November 10th, 2008, 01:20 PM
Eu considero, por exemplo, um absurdo o passageiro da SuperVia ter que pagar a mais para sair da Central e pegar o metrô...
Se vc estiver as 7:00 da manhã na estação central do metrô, vc entenderá pq a tarifa de integração é tão cara; se for mais barata o metrô não dá conta do fluxo gerado.
richter30
November 10th, 2008, 02:50 PM
Se vc estiver as 7:00 da manhã na estação central do metrô, vc entenderá pq a tarifa de integração é tão cara; se for mais barata o metrô não dá conta do fluxo gerado.
Claro que não vai dar conta com intervalos acima de 3 minutos no pico ai é duro né? sei que é por falta de mais trens no metrô, por isso que precisa urgentemente ter mais trens e reduzir seus intervalos para menos de 120 segundos como já ocorre aqui em SP onde a média é vir um trem atrás do outro com intervalos que oficialmente são de 101 segundos na linha 3, mas que na prática vem muitas vezes em intervalos de 1 minuto. Fazendo assim ai o metrô Rio poderia absorver facilmente o fluxo de usuários vindos da Supervia e até oferecer integração gratuita Metrô-trem....
pedrop.rio
November 11th, 2008, 01:03 AM
O metrô não consegue absorver direito nem quem chega da linha 2 na estação estácio, o que dirá absorver essa demanda reprimida da supervia...
lfbrumalta
November 12th, 2008, 02:32 PM
Claro que não vai dar conta com intervalos acima de 3 minutos no pico ai é duro né? sei que é por falta de mais trens no metrô, por isso que precisa urgentemente ter mais trens e reduzir seus intervalos para menos de 120 segundos como já ocorre aqui em SP onde a média é vir um trem atrás do outro com intervalos que oficialmente são de 101 segundos na linha 3, mas que na prática vem muitas vezes em intervalos de 1 minuto. Fazendo assim ai o metrô Rio poderia absorver facilmente o fluxo de usuários vindos da Supervia e até oferecer integração gratuita Metrô-trem....
Exato. A linha 1 do metrô do Rio tem condições de operar com intervalos de 90 segundos.
vBulletin® v3.8.3, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.