View Full Version : Sabesp define metas para terceira fase de despoluição do Tietê
Tiago Costa
November 6th, 2008, 04:35 PM
Sabesp define metas para terceira fase de despoluição do Tietê
Quinta-feira, 06 de Novembro de 2008 às 09h41
Valor Econômico
A Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) deve começar a terceira fase do Projeto Tietê no segundo semestre de 2009, um investimento de US$ 800 milhões - US$ 200 milhões de recursos próprios. Esta nova etapa deve ser executada durante seis anos e, segundo números preliminares, elevará a capacidade de tratamento de esgoto na Grande São Paulo de 18 metros cúbicos por segundo (m3/s) para 23,9 m3/s. As áreas priorizadas nessa nova fase serão os arredores do rio Pinheiros e as cidades de Itaquaquecetuba e Suzano, locais que receberão a rede coletora para destinação do esgoto às estações de tratamento.
A Sabesp já possui um empréstimo-ponte com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de R$ 250 milhões que deve garantir o término de obras complementares da fase 2 até o fim do primeiro semestre do ano que vem e o começo da terceira fase. O empréstimo maior, de US$ 600 milhões, deverá ser assinado com o BID apenas no fim de 2009, e, segundo a Sabesp, a crise financeira não afetou as negociações, porque o BID é um banco de fomento.
"O empréstimo-ponte serve para que não tenhamos descontinuidade no projeto", diz Marcelo Salles de Freitas, diretor de empreendimentos e meio ambiente da Sabesp. Entre o término da primeira e o começo da segunda fase houve um intervalo de quatro anos.
Segundo Freitas, além do cronograma de obras que está sendo finalizado para a terceira fase, a empresa discute com o BID a inclusão de parâmetros ambientais para serem atingidos ao longo do investimento. "Isso é uma das coisas que está sendo discutida com o BID, ter algum tipo de acompanhamento que se some à redução da mancha de poluição", diz.
Apesar de o projeto ter sido iniciado em 1992 com a ambiciosa promessa de despoluir o rio em dez anos, o aumento da cobertura da rede de esgoto não foi acompanhado por metas de limpeza do Tietê, como a mudança de classe do rio, da classe 4 - quando o rio é tão poluído que só serve para navegação - para classe 1, a mais limpa. Hoje, o rio está morto de Itaquaquecetuba a Salto, a despeito da mancha de poluição ter diminuído 120 km desde 1992. A meta da segunda fase era conseguir que a mancha recuasse mais 40 km, objetivo que será verificado ao fim das obras complementares.
O prazo formal do empréstimo com o BID para a segunda fase do Projeto Tietê, de US$ 400 milhões, terminou em junho deste ano, junto com as obras originalmente planejadas, entre elas ligações nas casas e coletores para levar o esgoto até as estações de tratamento. A fase 2 termina com o tratamento efetivo de 15,7 m³/s, dentro da meta de 16 m³/s - a capacidade de tratamento é maior, perto de 18 m³/s. Foram investidos, ao todo, entre cronograma inicial e obras complementares, R$ 1 bilhão. Segundo a Sabesp, até o segundo semestre de 2009 serão tocadas apenas um conjunto de obras complementares, com aporte de recurso próprio de US$ 70 milhões e com o financiamento-ponte do BID.
A Sabesp apresentou na semana passada ao BID seus resultados finais. Até junho deste ano, alcançou-se 83% de coleta de esgoto, com a meta de chegar a 84% até o fim do ano. O tratamento atingiu 68% do esgoto coletado, porcentagem que deve passar a 70% até dezembro. Para esse resultado foram realizadas 557 mil novas ligações desde 2002, acima da meta estipulada inicialmente, de 290 mil ligações, que contava, porém, com um período menor de execução (de 2000 a 2005).
O BID deve publicar seu relatório de conclusão do projeto em janeiro de 2009, mas adianta que as ações propostas foram realizadas "satisfatoriamente". Segundo a instituição, com o término da segunda fase do Projeto Tietê, 2,3 milhões de litros de esgoto por dia deixaram de ser jogados nos rios. A partir da estimativa de que são coletados cerca de 33 mil litros de esgoto por segundo na Região Metropolitana de São Paulo, dos quais 15,7 m³/s são tratados, conclui-se que ainda são despejados no rio algo em torno de 17 m³ de dejetos a cada segundo.
"O que se esperava fazer em questão de coleta e tratamento foi feito. O importante foi ter conseguido chegar à quantidade pretendida de esgoto tratado. Agora o esgoto está chegando às estações", diz Freitas, da Sabesp. Na primeira fase do projeto (1992-1998), foram construídas as estações de tratamento, mas sem rede suficiente para conduzir o esgoto até elas. O foco da segunda fase foi a região do rio Pinheiros, onde foram realizadas cerca de 80% das obras de coleta e condução do esgoto para a ETE Barueri. Barueri, porém, sede da maior estação da Sabesp, continua sem tratar nada de seu esgoto.
O Ministério Público de São Paulo cobra da Sabesp informações sobre o nível de utilização das suas ETEs, pois avalia que a capacidade de tratamento de esgoto das estações construídas na primeira fase (1992-1998) ainda não está totalmente utilizada por dificuldade de encaminhamento do esgoto até elas. Segundo a Sabesp, porém, apenas duas estações estão operando abaixo da sua capacidade: a ABC (trata 55% da sua capacidade de 3 m³/s) e a Suzano (pode tratar 1,5 m³/s mas trata 0,76 m³/s). "No ABC há cidades não operadas pela Sabesp e a dificuldade de negociação faz com que a estação ainda não seja totalmente utilizada", diz o diretor da Sabesp.
Quanto mais perto do limite da capacidade de tratamento, no entanto, menor a eficiência de remoção dos poluentes, segundo o executivo da Sabesp. Entre janeiro e abril de 2000 e janeiro e abril deste ano, a vazão de esgoto tratada passou de 11,53 m³/s para 15,7 m³/s. No mesmo período, a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), medida da poluição orgânica do efluente tratado nas ETEs e despejado no rio, aumentou de 34,98 toneladas por dia (t/dia) para 96,79 t/dia. "À medida que a vazão de esgoto aumenta, a estação começa a perder um pouco a eficiência", diz Freitas.
A Sabesp diz que, apesar dessa piora, as ETEs da Região Metropolitana atendem aos requisitos da resolução do Conama nº 357 para rios de classe 4, caso do Tietê naquele trecho, que estabelece retirada de 80% da carga orgânica do esgoto. Quando operavam com baixa capacidade, a retirada de carga chegava a 95%. Com a ampliação do uso das estações, essa retirada está hoje na faixa de 80%, segundo a companhia. A Cetesb, agência estadual ambiental responsável pelo monitoramento da qualidade das águas, foi procurada para confirmar os números, mas não deu retorno.
A não-inclusão de novas indústrias no monitoramento da Cetesb na segunda fase, por conta de falta de entendimento entre a agência e a Sabesp sobre quais empresas deveriam ser escolhidas, foi contornada pelo levantamento das indústrias que foram conectadas à rede de esgoto no período. "O BID pediu esse levantamento e nós mostramos que durante a segunda etapa 582 indústrias foram conectadas à rede", diz Freitas. Para despejar o esgoto industrial na rede, as empresa são obrigadas a tratar antes a poluição inorgânica (metais pesados).
Fonte: São Paulo - Clipping
Link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=100312
gerd.jak
November 6th, 2008, 05:20 PM
Boa notícia, de que a luta continua, companheiro! Que bom que estes anos a mais não foram perdidos, e se manteve o ritmo de ligações. Também é uma amostra do tamanho da tarefa apenas para a situação não piorar.
Mas também com um certo gosto amargo:
- Eu pensei que já se havia chegado a um acordo no ABC. Se se chegou, a implementação está lenta. Guarulhos, então...
- A perda da qualidade do processo de tratamento praticamente desfaz o aumento do esgoto tratado. 95% de 11,53 m3 dá 10,95; 80% de 15,7m3 dá 12,56; portanto, um ganho de apenas 1,5 m3, ou cerca de 15 %. Se realmente for devido ao processo, que raios de processo é este? Será que não houve economia em algum ponto, jogando-se com os requisitos para melhorar o "atendimento"?
- Barueri, Barueri! Pobre cidade rica!
- SABESP e CETESB, quando é que vão se entender?
TEBC
November 6th, 2008, 07:21 PM
eu lembro do projeto a muito tempo no playcenter... e olha q eu tinha uns 6 anos...
EricoWilliams
November 6th, 2008, 08:04 PM
E quanto ao esgoto de guarulhos?
Tiago Costa
November 6th, 2008, 08:22 PM
Provavelmente está sendo despejado in natura no Tietê:(.
TêAgá
November 6th, 2008, 08:39 PM
"No ABC há cidades não operadas pela Sabesp e a dificuldade de negociação faz com que a estação ainda não seja totalmente utilizada", diz o diretor da Sabesp.
Verdade.
São Bernardo abriu mão de seu DAE no ano retrasado, e repassou as operações para a Sabesp. Mas as prefeituras do PT (Santo André, Diadema e afins) não abrem mão de suas empresas (que geram muitos empregos para o partido) e acabam ficando de fora dos planos por pura idiotice.
Agora, São Bernardo vai entrar nas garras dos Petralhas também, espero que não andemos para trás, e que a cidade continue firmando essa parceria importante com a Sabesp para obter certificação de 100% do esgoto tratado. Meta difícil, mas atingível.
Rodalvesdepaula
November 6th, 2008, 10:36 PM
^^Caso de Guarulhos, por exemplo. E, para piorar, o prefeito é de partido opositor ao do governo estadual...
Pedrocn
November 6th, 2008, 11:40 PM
É perfeitamente possível, só precisa da colaboração de todas as entidades responsáveis pela coleta e tratamento de esgoto da região metropolitana. Aliás, é por causa dessa segmentação que eu sou muito a favor de a Sabesp ter a responsabilidade sobre o saneamento de toda a região metropolitana. As prefeituras que não colaboram com a Sabesp não colaboram com a melhora da qualidade de vida de todos.
Concordo totalmente, fora a economia de escala e economia de escopo que a unificação em torno da Sabesp geraria, facilitaria a burocracia de execução dos projetos, facilitaria o financiamento, além de gerar diversas outras sinergias...
Rodalvesdepaula
November 7th, 2008, 01:05 PM
Mas, devemos admitir que o Tietê melhorou muito, mas muito mesmo. Quando criança, eu até passava mal de tão fedorento era o rio na região da Marginal (a poluição era tanto que, certa vez, uma equipe do SBT fez um programa navegando no Tietê dentro de São Paulo e a repórter teve que usar máscara contra gases, igual ao dos soldados em guerra).
Agora, quando passei por São Paulo novamente em Setembro passado, vi que o Tietê melhorou muito; o rio tá mais limpo e menos fedorento (na verdade, nem senti o cheiro do rio), e a Marginal está bem-conservada. Por isso, ainda acredito num Tietê totalmente limpo dentro da Grande São Paulo.
Tiago Costa
November 7th, 2008, 01:09 PM
É perfeitamente possível, só precisa da colaboração de todas as entidades responsáveis pela coleta e tratamento de esgoto da região metropolitana. Aliás, é por causa dessa segmentação que eu sou muito a favor de a Sabesp ter a responsabilidade sobre o saneamento de toda a região metropolitana. As prefeituras que não colaboram com a Sabesp não colaboram com a melhora da qualidade de vida de todos.
Gutovsky
November 8th, 2008, 01:33 AM
Mas, devemos admitir que o Tietê melhorou muito, mas muito mesmo. Quando criança, eu até passava mal de tão fedorento era o rio na região da Marginal (a poluição era tanto que, certa vez, uma equipe do SBT fez um programa navegando no Tietê dentro de São Paulo e a repórter teve que usar máscara contra gases, igual ao dos soldados em guerra).
Agora, quando passei por São Paulo novamente em Setembro passado, vi que o Tietê melhorou muito; o rio tá mais limpo e menos fedorento (na verdade, nem senti o cheiro do rio), e a Marginal está bem-conservada. Por isso, ainda acredito num Tietê totalmente limpo dentro da Grande São Paulo.
É verdade, se chove durante a noite a poluição é muito menos perceptível também. Eu passava todos os dias pela ponte da Casa Verde, e raras vezes a poluição chegava a incomodar.
Por outro lado, o Pinheiros tá péssimo.
caco
November 8th, 2008, 04:45 AM
Com a inauguração da Nova Estação de Tratamento de Efluentes aqui em Mogi das Cruzes, cerca de 90% do esgoto da cidade está sendo tratado, poupando o Rio Tietê.
B.Fai
November 8th, 2008, 04:50 AM
EDITADO
Tiago Costa
November 8th, 2008, 05:05 AM
B.Fai, o que pode ser feito para contornar esse problema de Guarulhos? Se Guarulhos coletar e tratar seu esgoto, em quanto reduziria, aproximadamente, a poluição no Rio Tietê? E sobre o Rio Pinheiros, alguma novidade sobre a flotação?
RRC
November 8th, 2008, 05:13 AM
Estamos progredindo a passos lentos, mas progredindo! Eu ainda acredito em um dia ver o Tietê limpo.
A maior dificuldade, como já dito, são cidades como Guarulhos, que nao tratam nada do seu esgoto
B.Fai
November 8th, 2008, 05:53 AM
EDITADO
Ramos
November 8th, 2008, 06:45 AM
Saneamento básico (infelizmente) ainda não é visto no pais como prioridade.
No governo Fleury (um dos piores da história do estado) a situação se torna caótica ao ponto da Sabesp fechar o ano de 1994 com prejuízo de US$ 600 milhões e ser ameaçada de privatização (enquanto que o Banespa, o maior banco do país na época sofria intervenção federal e a empresa estatal Baneser, que prestava serviços ao Banespa tinha 4mil funcionários fantasmas).
Nessa época era famoso o rodízio de abastecimento da Sabesp na RMSP.
No governo Covas foram inauguradas as obras paradas nos governos Quércia e Fleury que acabaram com o rodízio de abastecimento.
Hoje a Sabesp está recuperada, mas ainda assim não tem preferência para receber investimentos do estado.
Inconfidente
November 10th, 2008, 02:24 AM
Ótimo. Agora a população também tem que ajudar.
Evandro
November 10th, 2008, 02:28 AM
Com a inauguração da Nova Estação de Tratamento de Efluentes aqui em Mogi das Cruzes, cerca de 90% do esgoto da cidade está sendo tratado, poupando o Rio Tietê.
Quem vem de fora feito eu comprova isso... ^^
O Tietê em Mogi das Cruzes é um rio estreito (mais ou menos 10m de largura), mas sem cheiro e com águas barrentas. Sinal de que é pouco poluído.
FMoretti
November 10th, 2008, 04:45 AM
Guarulhos, assim todas as demais cidades do estado não atendidas, é uma questão politica.
A Sabesp estava, na época que eu sai (isso foi em 2006) travando uma jornada de renovações em mais de 40 cidades. Uma delas, Lins, não queria renovar de jeito nenhum. Primeiro pq os problemas na questão do tratamento da agua deles são diferentes (não é uma limpeza, a agua lá é execelente, a questão é mais uma espécie de "desmineralização", algo assim, não sei ao certo, eu trabalhava no setor de video, só conheço a parte técnica por cima!) e esgoto lá, a Sabesp tornou a cidade 100% de coleta e tratamento, logo, pq manter a Sabesp?
Ainda por cima, o prefeito - ao que parece era ex-funcionário da Sabesp - estava a fim de posar como "o homem que livrou a cidade da tirania da Sabesp", dos "altos custos" cobrados pela empresa, essa balela populista, aproveitando o fato de ter trabalhado lá, colocando-se como "eu posso dirigir isso sem ela". Bom, eu soube que o contrato foi renovado... agora, a que custo, não sei informar.
O problema é sempre politico. Ninguém pensa em Saneamento como item básico, é sempre uma questão de custo, não investimento. Esgoto então, que ninguém quer saber pra onde vai, não dá voto, não dá popularidade. Guarulhos, sei lá por que, sempre foi um reduto de resistencia. O mesmo ocorre com outras cidades-chave para a despoluição dos rios e córregos da região metropolitana (afinal, tudo está interligado) como Santo André, São Caetano e Diadema.
E agora, o novo prefeito de São Bernardo - e mal a cidade começou a ser servida pela Sabesp - resolveu se unir ao coro. Pura politicagem.
Vende-se um tal de 'custo Sabesp', onde a empresa cobraria mais caro (e a tarifa dela, num comparativo com outras cobradas em todo o Brasil, se encontra no meio, nem mais cara nem mais barata) etc e tal. Uma bobagem, visto os beneficios que a empresa leva para onde atua tanto em qualidade e atendimento (quem lê isso, até pensa que eu estou fazendo a maior propaganda, mas depois de já te trabalhado na "Telefônica" - sim, eu já trabalhei para o Demônio - a Sabesp, mesmo com seus problemas internos, é maravilhosa!).
O negócio é o povo reividincar em vez de comprar discursos vazios de politicos. Pode ver que a maior parte dos municipios não atendidos pela Sabesp são de prefeituras de oposição ao governo do estado.
Quanto ao Rio Pinheiros não sei. Como diz a noticia, lá segue como base de trabalho devido a ligação com o sistema Guarapiranga/Billings.
Os prospectos apresentado no plano de metas eram apenas numéricos (aumentar de 70 e tantos porcento para 80 e tantos, etc...). A maior diferença mesmo, nem se refere a região metropolitana, mas ao interior - o plano é tornar todas as cidades até 500 mil habitantes (acho que era esse o número) cidades "100%" - e a baixada Santista que, se tudo correr bem, até o bienio 2011/2012 deve ter as suas cidades entre 95% e 100% de coleta e tratamento dos esgotos através dos investimentos do Projeto "Onda Limpa", investimento da Sabesp em conjunto com o banco japonês, o JBic (acho que é assim que se escreve!).
Enfim, se você quiser mais noticias, informações, videos, ou memso visitar algoa estação de tratamento de água, esgoto, obra de adutora, etc pode pedir pra comunicação da Sabesp que fica em Pinheiros. No site tem os contatos e o pessoal é bem legal e ajuda no que você quiser.
Fui muito feliz de ter trabalhado lá e visto que nem tudo que se refere a serviço publico é sucateado, cabide de emprego (ainda que tenha uns e outros...) ou simplesmente serve para desvio de verba.
Curioso mesmo, estou sobre os planos de expansão da empresa para outras praças (como Rio, Minas, Goiás, etc). Falou-se muito sobre isso entre 2005/2006, agora, na minha ultima passagem por lá (trabalhei de abril a julho desse ano lá como free lancer) não se falava nada!
Mas se a cidade romper o contrato com a SABESP, quem vai fornercer água para nós?! Como funciona esse contrato?!
rkj
November 10th, 2008, 04:57 AM
Verdade.
São Bernardo abriu mão de seu DAE no ano retrasado, e repassou as operações para a Sabesp. Mas as prefeituras do PT (Santo André, Diadema e afins) não abrem mão de suas empresas (que geram muitos empregos para o partido) e acabam ficando de fora dos planos por pura idiotice.
Agora, São Bernardo vai entrar nas garras dos Petralhas também, espero que não andemos para trás, e que a cidade continue firmando essa parceria importante com a Sabesp para obter certificação de 100% do esgoto tratado. Meta difícil, mas atingível.
Mas agora Santo André não é mais dos PeTralhas, então há uma chance...
Tiago Costa
November 17th, 2008, 07:50 PM
Saneamento: Estado aposta em obra de R$ 1 bi
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 às 10h12
O Estado de S.Paulo
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem como meta universalizar a coleta e o tratamento de esgotos na Região Metropolitana de São Paulo até 2018. Para tanto, prepara a fase 3 do Projeto Tietê. Hoje, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estarão em São Paulo para analisar o programa e dar o aval para um empréstimo de US$ 800 milhões, escalonado até 2014. Outros US$ 200 milhões ficarão como contrapartida do governo do Estado. Um terço da poluição do Rio Tietê tem como origem o lixo jogado nas ruas, de acordo com a Sabesp. A meta do governo é que 100% da população teria todo o esgoto coletado e tratado no fim da próxima década.
Nas duas primeiras etapas do Projeto Tietê, iniciado em 1992, foram eliminados 2.250 pontos de extravasamento nos rios e córregos, segundo o assistente-executivo da Diretoria de Tecnologia, Empreendimento e Meio Ambiente, Antonio César Costa e Silva. Nessas duas fases passaram a ser recolhidos os dejetos de 1,8 milhão de pessoas e efetivamente tratados os resíduos de 1,6 milhão. Desde o início do projeto, já houve redução de 120 quilômetros na mancha de esgotos do Tietê.
"Na terceira etapa, que começará nos próximos meses, mais 2.500 pontos serão conectados à rede", afirma Silva. A expectativa é atender mais 1,5 milhão de habitantes com coleta e 3 milhões com tratamento.
A Prefeitura também age na limpeza dos ribeirões locais. O Programa Córrego Limpo prevê despoluir mais 1.100 corpos de água em todo Município, em parceria com o Estado. Entre as áreas que já passaram pelo projeto estão o Córrego do Sapateiro, no Ibirapuera, zona sul, e o lago do Horto Florestal, na zona norte. "E está em fase de conclusão o trabalho de conexão de mais de cem grandes lançadores, que vertiam mais de 2 mil litros por segundo de esgoto no Rio Pinheiros", diz Silva.
POLUIÇÃO DIFUSA
O trabalho de conexão dos ramais aos troncos coletores, interceptores e emissários, segundo a Sabesp, nunca vai terminar. "O desafio é imenso. A cada ano, a cidade de São Paulo cresce com a chegada de 200 mil a 300 mil pessoas. Mesmo após a ligação de todos à rede, será preciso ter uma limpeza urbana mais eficiente, com melhor coleta de lixo, pois a poluição difusa (sujeira que vai para os rios) cresce quando se limpa o esgoto", explicou o técnico. Dados da Sabesp mostram que as cinco estações da tratamento da empresa têm juntas capacidade de atendimento de 8,4 milhões. Os 39 municípios da Região Metropolitana somam quase 20 milhões.
O grau de poluição difusa está relacionado com os hábitos higiênicos da população, o nível de educação sanitária e ambiental dos moradores de uma cidade. Esse tipo de poluição é o resultado do lançamento sem tratamento de águas residuárias de qualquer natureza que não chegam, como deveriam, a uma estação de tratamento de esgotos. São águas pluviais contaminadas com a sujeira das ruas e esgotos lançados clandestinamente nas galerias de água. "A poluição difusa na Região Metropolitana é de tal monta que mesmo se todos os esgotos sanitários e despejos industriais fossem tratados nossos rios estariam poluídos", diz o engenheiro José Eduardo Cavalcanti, do Instituto de Engenharia.
Fonte: São Paulo - Notícias
Link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=100634
gerd.jak
November 17th, 2008, 08:07 PM
O Estadão publicou uma reportagem com o tamanho da tarefa ainda por realizar (http://www.estadao.com.br/geral/not_ger278803,0.htm):
Sabesp joga 1,27 bi de resíduos nos rios e córregos
AE - Agencia Estado
SÃO PAULO - Parte dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) paga a coleta e o tratamento de esgotos, mas a empresa joga tudo, in natura, nos rios e córregos, por falta de coletores, interceptores e emissários. Esses pontos de poluição são chamados pela empresa de lançamentos provisórios, mas sempre existiram. Há 6.670 pontos, que jogam em cursos d?água 1,27 bilhão de litros/dia e deverão estar totalmente ligados aos coletores só em 2018.
A Sabesp justifica-se, dizendo que 3.470 pontos foram conectados à rede nos últimos anos, baixando o despejo em 1,41 bilhão de litros/dia - anteriormente eram 10.140 pontos de poluição. Para piorar, as seis cidades da Região Metropolitana que têm serviço próprio de água e esgoto - Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Guarulhos e Mogi das Cruzes - não conseguem tratar seus dejetos e também despejam mais de 394 milhões de litros de detritos todos os dias em rios e ribeirões.
Há ainda as 100 mil ligações clandestinas de esgotos na capital que jorram a cada 24 horas mais 500 mil litros de sujeira nesses mesmos cursos d?água. As bacias dos Rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, na Grande São Paulo, recebem cerca de 26,8% de todo o esgoto metropolitano (4,32 bilhões litros/segundo), fora a sujeira que vem das ruas. E 15% da população sequer conta com os dejetos coletados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
caco
November 20th, 2008, 11:57 PM
^^ Mogi das Cruzes trata quase 90% de seu esgoto através de uma empresa municipal, o SEMAE. O autor da notícia acima está desatualizado.
Tiago Costa
November 21st, 2008, 12:19 AM
É verdade. Vou postar a notícia que mostra o trabalho da SEMAE (acabei de encontrar, e fiquei muito satisfeito de saber dessa notícia):
Mogi dá exemplo: de 0,5% a 92% de esgoto tratado
Entre todas as conquistas obtidas pelo Semae nos últimos oito anos, nenhuma é mais emblemática que o avanço na coleta e tratamento de esgotos. Quando o prefeito Junji Abe assumiu o comando do município, em 2001, a situação era terrível: Mogi não tratava nem 1% de todo o esgoto coletado. O material era jogado sem nenhum controle nos rios e cursos de água, especialmente no Tietê, causando poluição e problemas de saúde pública.
Disposto a mudar esta situação, Junji e sua equipe encararam o desafio de aumentar a coleta de esgoto, que atendia apenas 82% das residências e – principalmente – tratar o material coletado reduzindo a poluição e melhorando a saúde pública como um todo.
Em virtude dos imensos investimentos ao longo desses oito anos, o Semae aumentou o índice de coleta e afastamento para 92%, em virtude de uma extensão de aproximadamente 15 mil metros de rede de esgoto. A rede atual seria suficiente para atender a todas as casas em 2001, mas como a cidade está em constante crescimento, o investimento não pára para atender aos novos empreendimentos imobiliários.
De 2001 a 2004, o Semae também iniciou o envio de esgoto para a Estação de Tratamento da Sabesp em Suzano, atingindo 27% de esgoto tratado. No mesmo período, o Semae intensificou o controle sobre tratamentos particulares de condomínios e outros sistemas, que foram responsáveis por mais 20%, totalizando 47% de esgoto tratado no município. Pelo envio desses 27% de esgoto para a ETE – Suzano, o Semae paga mensalmente R$ 400 mil, totalizando R$ 4,8 milhões por ano.
A maior conquista, no entanto, ainda estava por vir. Pela impossibilidade de uma parte do área central, juntamente com o Distrito de César de Souza enviar os efluentes para a ETE – Suzano, a Prefeitura, o Semae e a Caixa Econômica Federal se uniram para investir recursos jamais vistos na história de Mogi na área de saneamento básico: R$ 40 milhões na construção da Estação de Tratamento de Esgoto de César de Souza, a primeira de nossa cidade, às margens da Av. Francisco Rodrigues Filho. Este grande empreendimento, que já é visto como modelo por outros municípios, será responsável pelo tratamento de mais 25% de esgoto.
Os investimentos, no entanto, não param por ai. O Semae está licitando as obras para interligação de suas redes primárias e secundárias ao interceptor da Sabesp, para ampliar o tratamento em mais 20% do esgoto coletado, em partes dos Distritos de Jundiapeba, Braz Cubas e Centro.
Somando todas as operações chegaremos ao final de 2008 com o índice de 72% do esgoto tratado. As ações iniciadas neste mandato, contudo, chegarão ao ápice em dezembro de 2009, quando Mogi atingirá a impressionante marca de 92% de esgoto tratado, sendo os 8% restantes referentes a novos empreendimentos habitacionais na cidade.
Dessa forma, Mogi dá exemplo de que, com profissionalismo, planejamento e compromisso, é possível que um município resolva a questão do saneamento básico, respeitando o meio ambiente e proporcionando mais saúde e qualidade de vida à sua população.
Fonte: SEMAE Online
Link: http://www.semae.pmmc.com.br/noticia_4_20081105.html
Parabéns a Mogi, por ter realizado esse excelente trabalho :applause:! Só que falta agora garantir, através de leis e fiscalizações, que qualquer novo empreendimento da cidade esteja ligado à rede de coleta e tratamento de esgoto, se isso já não estiver sendo feito.
RRC
November 21st, 2008, 12:29 AM
Mogi está tendo uma política exemplar no saneamento básico, seria bom se Guarulhos seguisse esse exemplo e começasse a investir pesado no tratamento e coleta de esgoto. Acredito que só Guarulhos deve ser responsável por metade da poluição do Tietê.
B.Fai
November 22nd, 2008, 03:29 AM
EDITADO
caco
November 22nd, 2008, 03:09 PM
Obrigado ao Tiago por postar a notícia com os dados corretos sobre a coleta de esgoto em Mogi das Cruzes.
TêAgá
November 23rd, 2008, 06:49 PM
Mas agora Santo André não é mais dos PeTralhas, então há uma chance...
Pois é, e com eles agora em São Bernardo, talvez queiram "rever" o contrato e reativar o extinto DAE, que não levava esgoto nenhum da cidade para a ETE ABC, que aliás, continua subutilizada. No ABC, só São Caetano do Sul (pra variar, depois não sabem porque é o maior IDH do Brasil) vem fazendo um trabalho sério com a questão. São Bernardo entregou pra Sabesp e só. Santo André, continua com a Semasa Municipal e Diadema com a falida Saned municipal.
HugoCatanduva1993
November 24th, 2008, 09:14 PM
Tomara que fique pronta rapido !! se deus quise o tiete vai ficar despoluido !
A380
November 25th, 2008, 03:28 AM
Esgoto 100% tratado está cada vez mais próximo em São Caetano do Sul
http://www.daescs.sp.gov.br/upload_fotos/Not_Eventos/esgoto.jpg
O DAE trabalha para garantir um sistema de esgotamento sanitário compatível com o crescente aumento da urbanização verticalizada dos imóveis no município.
A Autarquia está direcionando suas ações na criação e ampliação do sistema de coletores principais (emissários) para atender a demanda do esgoto produzido, e para isso faz uso de tecnologias por métodos não destrutivos (NATM), que reduzem os danos ambientais e custos sociais; sempre levando em consideração a qualidade, segurança, precisão, durabilidade na construção de túneis em zonas já densamente ocupadas, reduzindo o impacto sobre o trânsito e toda a sociedade.
A meta de 100% de esgoto coletado e tratado está prevista para o final do mês de julho, onde os trabalhos de execução do emissário de esgoto situado a margem direita junto ao Córrego dos Moinhos estará concretizada. Esta rede coletora de esgoto tem extensão de 800 metros, localizada na margem direita do Córrego dos Moinhos; inicia-se no sifão instalado na Avenida dos Estados, junto à propriedade das Casas Bahia, caminhando pelo lado direito da própria Avenida até o Córrego dos Moinhos e virando à direita pelo mesmo córrego até a Avenida Goiás, inclusive passando por baixo da estrada de ferro da CPTM, atendendo a parte dos bairros Olímpicos, Santa Maria, Boa Vista e Barcelona, com capacidade de coletar os desejos de cerca de 11.000 imóveis.
O emissário interligará ao sistema de captação da Sabesp na Avenida do Estado que conduzirá os dejetos à Estação de Tratamento de Esgotos do ABC, situada na Av. Almirante Delamare.
Fonte:http://www.daescs.sp.gov.br/index.asp?dados=conheca&conhe=cnoticia&Cod=104#
Tiago Costa
November 25th, 2008, 03:43 AM
Obrigado ao Tiago por postar a notícia com os dados corretos sobre a coleta de esgoto em Mogi das Cruzes.
De nada :)! Bons exemplos têm que ser mostrados, e nós precisávamos ser informados disso.
B.Fai
November 25th, 2008, 05:57 AM
EDITADO
B.Fai
November 25th, 2008, 06:34 AM
EDITADO
vBulletin® v3.8.3, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.