View Full Version : Projectos na Grande Lisboa

Pages : [1] 2 3

Marco Bruno
November 30th, 2003, 12:26 AM
As imagens e renders dos projectos foram mudadas para este Thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=219282

Vapour
November 30th, 2003, 06:48 PM
25 - Museu do património da Baixa da Banheira (Norman Foster pelo menos) - 40 andares (proposta minha)

xandre
December 1st, 2003, 02:48 AM
Originally posted by Vapour

25 - Museu do património da Baixa da Banheira (Norman Foster pelo menos) - 40 andares (proposta minha)

BOA, melhor ainda era uma torre com 300 metros, destruiamos a vila toda e plantavamos uma floresta á volta e faziamos espaços de lazer.

xandre
December 1st, 2003, 03:00 AM
26 - Museo de Arquitectura e Urbanismo Comtemporaneo da Povoa (arquitecto - tomás taveira) 1 ou 2 pisos para não estragar a envolvente devido á qualidade das marquises existentes.

Marco Bruno
December 26th, 2003, 04:58 AM
27 - Daniel Libeskind - museu cronológico da Baixa da Banheira (semelhante ao museu judaico em Berlin, já que iria ficar vazio)

os 535 anos de vazio entre 1403 e 1938...

Registo Cronológico de acontecimentos na Baixa da Banheira:

1403 Primeira referência ao Lugar da Banheira.

1938 Foi fundado o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira.

http://www.jfbb.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=22

Monkey
December 26th, 2003, 09:16 AM
Another good thread, Marco Bruno! :)

@Vapour: could you "pin" it, please? :master:

Marco Bruno
January 18th, 2004, 07:29 PM
Vapour se puderes coloca este thread no início com um "pin" pq assim podemos ver todos os projectos a decorrer em Lx e também irei colocar os do porto, tal como os respectivos links de cada thread. Assim não precisamos de procurar no forum. além disso a lista vai aumentando a pouco e pouco...

Vapour
January 18th, 2004, 08:50 PM
Originally posted by Marco Bruno

27 - Daniel Libeskind - museu cronológico da Baixa da Banheira (semelhante ao museu judaico em Berlin, já que iria ficar vazio)

os 535 anos de vazio entre 1403 e 1938...

Registo Cronológico de acontecimentos na Baixa da Banheira:

1403 Primeira referência ao Lugar da Banheira.

1938 Foi fundado o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira.

http://www.jfbb.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=22

Ainda estou a rir por aqueles 500 anos de silêncio na Baixa :D :D

Puto
January 19th, 2004, 12:16 AM
Boa thread Marco-.. :)

Sao todos bons projectos, agora vamos ver quantos vao para a frente...sera que passam na "censura"....:rant:

Puto
January 19th, 2004, 12:55 AM
Faltam os projectos pa Oeiras do Sua Kay..... ;) ;)

proposta urbana-oeiras

http://www.suakay.com/images/Portfolio/afo/afo.ht3.jpg

parque de escritórios
oeiras-lisboa
http://www.suakay.com/images/Portfolio/cidades/parque2.jpg

fórum municipal-oeiras

http://www.suakay.com/images/Portfolio/cmo/cmo.ht6.jpg

[Smeagol]
January 19th, 2004, 01:19 AM
Épa este fórum municipal-oeiras é mesmo uma cena muito fixe!!!
:okay: :okay:

É verdade… já alguém sabe mais alguma coisa da torre D. António do Bofill!!!:? :? :?

Marco Bruno
January 19th, 2004, 01:32 AM
Originally posted by [Smeagol]
É verdade… já alguém sabe mais alguma coisa da torre D. António do Bofill!!!:? :? :?

nada, excepto que vai ter 70 m e 23/24 pisos.

[Smeagol]
January 19th, 2004, 02:23 AM
Ok! Brigado… é que estou impaciente para ver o que é que o bofill vai fazer desta vez!!!
:D :D :D

Marco Bruno
January 19th, 2004, 02:28 AM
é que estou impaciente para ver o que é que o bofill vai fazer desta vez!!! :D

Tb eu, até já escrevi para o atelier, mas eles na respondem :D

[Smeagol]
January 19th, 2004, 02:50 AM

Tb eu, até já escrevi para o atelier, mas eles na respondem :D

:rofl:

Puto
January 19th, 2004, 06:33 PM
Alguem se o Bofil tem algum site???? Gostava de ver outros projectos dele.....:colgate:

[Smeagol]
January 19th, 2004, 09:59 PM
www.bofill.com

;)

Puto
January 19th, 2004, 11:38 PM
Thanks....................;) ;)

emauro
January 21st, 2004, 06:37 PM
se se construisse tudo como se ve nas imagens...
...e já agora esse nuno leonidas tem uma cunha porreira parece-me...

Marco Bruno
January 21st, 2004, 10:13 PM
Originally posted by emauro
...e já agora esse nuno leonidas tem uma cunha porreira parece-me...

a mim tb me parece

Kaplan
January 22nd, 2004, 08:44 PM
Estou maravilhado!!
São todos ótimos projetos.
Parabéns!!

[Smeagol]
January 24th, 2004, 07:34 PM
Marco, se poderes fazer em breve um up-date das obras da torre S. Rafael, agradecia!!!:master: :master: :master:

É que adoro estas torres e ultima foto que meteste no fórum data de 30 de Dezembro ou seja 25 dias e isso muda muito as coisas! Pelo menos mais um andar…

http://img8.photobucket.com/albums/v26/Marco77/album_1/DSCN0850.jpg

;) :master: :okay:

Marco Bruno
January 24th, 2004, 07:51 PM
Marco, se poderes fazer em breve um up-date das obras da torre S. Rafael, agradecia!!!;)

Ok, domingo lá para a noite faço update! ;)

Puto
January 24th, 2004, 09:14 PM
Por acaso também tou interessado em ver a evoluçao das obras... Tenho de ir LX brevemente, mas quero ver se da proxima vez que lá for vejo tudo o que quero....porque normalmente vejo ou o parque das naçoes ou a zona do estadio da luz e do colombo.......:rant: :)

diaboazul
January 27th, 2004, 02:47 PM
Estou a ver que estamos numa fase de construção brutal explosiva!!!!

Será que a maçonaria está a desaparecer em Portugal!:colgate:

:ancient: :nono: Será verdade?

Puto
January 27th, 2004, 03:34 PM
Talvez estejam a bazar de vez....já não fazem ca nada....

Edmundo
January 27th, 2004, 09:27 PM

Marco, se poderes fazer em breve um up-date das obras da torre S. Rafael, agradecia!!!:master: :master: :master:

É que adoro estas torres e ultima foto que meteste no fórum data de 30 de Dezembro ou seja 25 dias e isso muda muito as coisas! Pelo menos mais um andar…

http://img8.photobucket.com/albums/v26/Marco77/album_1/DSCN0850.jpg

;) :master: :okay:

linda esta foto !!!

olisipo
January 30th, 2004, 11:36 PM
ya esses projectos representam :D. já agora o edifioco compave foi ou não foi aprovado?esse novo projecto do bofil vai ser onde?parece que estamos destinados a não, salvo raras excepções, passar os 100 metros e roçar os 80 :s

[Smeagol]
January 31st, 2004, 03:41 PM
Originally posted by olisipo

ya esses projectos representam :D. já agora o edifioco compave foi ou não foi aprovado?esse novo projecto do bofil vai ser onde?parece que estamos destinados a não, salvo raras excepções, passar os 100 metros e roçar os 80 :s

Ao que sei o edifício Compave seria uma bela torre de 105m na A.v. Fontes pereira de Melo!!! Mas esta semana vi uma notícia de que este tinha sido chumbado em 2001...
:cry:
http://img8.photobucket.com/albums/v26/Marco77/compave_Lx.jpg

Agora o novo projecto do Boffil, vai ser no Parque das Nações, no local onde eram para ser feitas as Torres D. António e D. Miguel, ambas com 20 andares. Em vez destas vai ser feito apenas uma Torre (D. António) mas com 24 andares, desta ainda não tenho imagens…

Puto
January 31st, 2004, 04:02 PM
Que merda pá, mais um excelente projecto po lixo....:cry: :cry: :cry:

Vapour
January 31st, 2004, 04:15 PM
Um minuto de silêncio em memoria do Edifício Compave, morto pelos velhos do Restelo antes de nascer

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Descanse em paz

[Smeagol]
January 31st, 2004, 05:15 PM
Como represália pelo Edifício Compave o Riçado boffil devia fazer a torre D. António (24andares) com um “Spire” que passa-se os 100m!!! não acham:D :D :D

Marco Bruno
January 31st, 2004, 05:26 PM
Os líderes deste país são tão pacóvios que julgo que não existe caso semelhante em toda a Europa!

Vapour
January 31st, 2004, 06:27 PM

Os líderes deste país são tão pacóvios que julgo que não existe caso semelhante em toda a Europa!

Bom, a julgar pelo skyline da Itália há piores :D

Marco Bruno
January 31st, 2004, 06:46 PM
Bom, a julgar pelo skyline da Itália há piores :D

http://www.simonerossi.it/skyscrapers/articolo_corriere_12_dicemb.jpg

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?s=&threadid=77468

[Smeagol]
January 31st, 2004, 07:06 PM
Decididamente os nossos políticos são os mais coninhas e medrosos que alguma vez vi!!!
:guns1: :bash: :bleep: :speech: :bleep: :bash: :guns1:

[Smeagol]
January 31st, 2004, 07:51 PM
Se Lisboa tivesse aproveitado todos os bons projecto em vez de os chumbar, talvez ai a Itália (Milão) tivesse um skyline pior!!! :?

Marco Bruno
January 31st, 2004, 07:59 PM
Decididamente os nossos políticos são os mais coninhas e medrosos que alguma vez vi!!!

faz-me lembrar a história do Dalai Lama quando veio a Portugal...

Marco Bruno
January 31st, 2004, 08:06 PM
Quando ele veio cá ha relativamente pouco tempo, a china disse que portugal não devia recebe-lo na assembleia da república, porque senão eles ficavam aborrecidos com portugal. Então os coninhas de cá, não o receberam na assembleia da república para a China não ficar chateada. o Dalai Lama só foi recebido na Câmara Municipal de Lisboa....

acontece que tal como o Xanana Gusmão lutava pelos timorenses, O Dalai Lama luta pelos Tibetanos. Mas o Xanana foi recebido com aplausos na assembleia da república e o Dalai Lama, símbolo de um povo não. Sem falar no facto de o Dalai Lama ser um homem de paz e o Xanana ser um guerrilheiro...

Atitude hipócrita, coninhas e medrosa dos nossos políticos!

ai, ui, ...ai que a china fica chateada connosco!!!!

[Smeagol]
January 31st, 2004, 08:56 PM

Quando ele veio cá ha relativamente pouco tempo, a china disse que portugal não devia recebe-lo na assembleia da república, porque senão eles ficavam aborrecidos com portugal. Então os coninhas de cá, não o receberam na assembleia da república para a China não ficar chateada. o Dalai Lama só foi recebido na Câmara Municipal de Lisboa....

acontece que tal como o Xanana Gusmão lutava pelos timorenses, O Dalai Lama luta pelos Tibetanos. Mas o Xanana foi recebido com aplausos na assembleia da república e o Dalai Lama, símbolo de um povo não. Sem falar no facto de o Dalai Lama ser um homem de paz e o Xanana ser um guerrilheiro...

Mais uma vez Portugal no seu melhor!!!

:wallbash: :rofl::okay: :rofl: :wallbash:
:wallbash: :rofl::down: :rofl: :wallbash:

Vapour
January 31st, 2004, 09:22 PM

Mais uma vez Portugal no seu melhor!!!

:wallbash: :rofl::okay: :rofl: :wallbash:
:wallbash: :rofl::down: :rofl: :wallbash:

Na Espanha passou uma coisa do género. E se calhar no Japão tb, a China hoje é um parceiro comercial muito poderoso.

Vapour
January 31st, 2004, 09:31 PM
Pois Marco, os "arranha-céus" de Lisboa são muito melhores que os de Milão; os italianos têm como altura máxima 127 metros, o que não fica muito longe dos 111 da T. S. Gabriel & Rafael ou os 100 da Torre de Monsanto. Além disso, a qualidade arquitectónica destas Torre de Monsanto, T. S. Gabriel & Rafael, e até das Twin Towers é muito superior as torres de Milão. A única cidade italiana com um "skyline" mais ou menos é Nápoles.
Agora, se compararmos o tamanho da economia italiana com a portuguesa, o número de habitantes e a quantidade de grandes cidades, acho que é claro que a Itália está muito pior em termos de arranha-céus que nos.

[Smeagol]
February 1st, 2004, 01:25 PM

Pois Marco, os "arranha-céus" de Lisboa são muito melhores que os de Milão; os italianos têm como altura máxima 127 metros, o que não fica muito longe dos 111 da T. S. Gabriel & Rafael ou os 100 da Torre de Monsanto. Além disso, a qualidade arquitectónica destas Torre de Monsanto, T. S. Gabriel & Rafael, e até das Twin Towers é muito superior as torres de Milão. A única cidade italiana com um "skyline" mais ou menos é Nápoles.
Agora, se compararmos o tamanho da economia italiana com a portuguesa, o número de habitantes e a quantidade de grandes cidades, acho que é claro que a Itália está muito pior em termos de arranha-céus que nos.

Sim é verdade vapour!!! A Itália para tamanho que tem está muito pior que nós… :bash:

Puto
February 1st, 2004, 09:37 PM

Fdx fiquei completamente espantado....desta ainda não
sabia.... :rant:

Sabem agente não temos um pseudo-país, temos é um monte de pseudo-politicos de merda armados em importantes mas que no fundo não valem um caralhooo.... :rant: :puke:

xarles
February 2nd, 2004, 01:00 PM
Yah, para o tamanho q temos até q n estamos nada mal servidos de "arranha-céus" ou coisa parecida. Já tenho visto algumas vezes alguns foruns, como os nórdicos e italianos e muito sinceramente, os "gajos" n têm quase nada de jeito. MIL vezes o "skyline " lisboeta ao de MIlão, Copenhaga, Oslo entre outras cidades. Somos pobrezitos sim senhor, mas somos "avantajados" :D

olisipo
February 5th, 2004, 09:32 PM
ppl o a urbanização da artilharia um da SOM é para ir para a frente ou quê?

E o do parque mayer vais ser realizado?

Marco Bruno
February 5th, 2004, 09:46 PM
ppl o a urbanização da artilharia um da SOM é para ir para a frente ou quê?E o do parque mayer vais ser realizado?

Parece que sim! a urbanização da SOM foi elogiada pela Vereadora do urbanismo da cml, apesar de ainda não ter sido aprovada, mas visto que o projecto não tem nada de polémico, tem quase todas as garantias de vir a ser aprovado.

sobre o Parque Mayer, o Santana diz que vão fazer ... (não sei mais pormenores)

no CIUL (centro de informação urbana de lisboa) em picoas estão lá imagens do projecto e algumas plantas e alçados.

Phobos
February 6th, 2004, 04:55 AM
Yah, para o tamanho q temos até q n estamos nada mal servidos de "arranha-céus" ou coisa parecida. Já tenho visto algumas vezes alguns foruns, como os nórdicos e italianos e muito sinceramente, os "gajos" n têm quase nada de jeito. MIL vezes o "skyline " lisboeta ao de MIlão, Copenhaga, Oslo entre outras cidades. Somos pobrezitos sim senhor, mas somos "avantajados"

Exactamente xandre,e muito mais importante qualidade do que quantidade,e no caso dos arranha-ceus,Portugal tem uns muito bem feitos

xarles
February 6th, 2004, 06:23 PM
Yah, para o tamanho q temos até q n estamos nada mal servidos de "arranha-céus" ou coisa parecida. Já tenho visto algumas vezes alguns foruns, como os nórdicos e italianos e muito sinceramente, os "gajos" n têm quase nada de jeito. MIL vezes o "skyline " lisboeta ao de MIlão, Copenhaga, Oslo entre outras cidades. Somos pobrezitos sim senhor, mas somos "avantajados"
--------------------------------------------------------------------------------

Exactamente xandre,e muito mais importante qualidade do que quantidade,e no caso dos arranha-ceus,Portugal tem uns muito bem feitos

Phobos permite-me uma pequenina correcção: não foi o Xandre q disse isso mas eu, o xarles :D

Phobos
February 7th, 2004, 04:13 AM
peço desculpas!:wallbash: :wallbash: :wallbash:

mas tens toda a razao naquilo.....

Marco Bruno
February 9th, 2004, 08:20 PM
o Jornal A Capital diz que hoje o Norman Foster vai estar em Lisboa para a apresentação do projecto para ao aterro da Boa-vista, atrás do IADE, na av. 24 de julho.

:cheers:

xandre
February 10th, 2004, 06:06 PM

o Jornal A Capital diz que hoje o Norman Foster vai estar em Lisboa para a apresentação do projecto para ao aterro da Boa-vista, atrás do IADE, na av. 24 de julho.

:cheers:

já passas-te por la?

agora atras do iade tem la uma pista de gelo, paasei por la no sabado:laugh:

olisipo
February 25th, 2004, 05:21 PM
bem..eu curtia ver o novo projecto para as antas em volta do estadio, se alguem tiver imagens agradecia.

acho que houve um primeiro projecto com bue torres num desenho espectacular, se alguem conseguisse arranjar era fixe
:D

Marco Bruno
February 26th, 2004, 09:40 PM
bem..eu curtia ver o novo projecto para as antas em volta do estadio, se alguem tiver imagens agradecia.

acho que houve um primeiro projecto com bue torres num desenho espectacular, se alguem conseguisse arranjar era fixe
:D

ainda não vi.

xarles
February 27th, 2004, 07:10 PM
Torres nas Antas???? Bem.......seria um milagre de Fátima se fossem para a frente, mas então com o Rui Salazar..op's.....fugiu-me a boca para verdade :D ...não acredito q esse gajo deixe construir torres ao pé das Antas. N viram a polémica em torno de uma simples torre do Souta Moura para a zona ribeirinha onde está o Parque da cidade do Porto? Este país não merece os poucos arquitectos bons q tem. eu se fosse a eles emigrava para outro país, q lhes desse mais valor do q este.
Mas umas torrezitas aí com uns 20/25 pisos ali ao pé das novo estádio ficariam a matar :D e fariam companhia à torre das Antas q está ali meio descontextualizada do local. Oremos para q pelo menos no Porto se faça algo q n é feito em nenhuma parte deste país.

Puto
February 27th, 2004, 07:20 PM
Originally posted by xarles

Torres nas Antas???? Bem.......seria um milagre de Fátima se fossem para a frente, mas então com o Rui Salazar..op's.....fugiu-me a boca para verdade :D ...não acredito q esse gajo deixe construir torres ao pé das Antas. N viram a polémica em torno de uma simples torre do Souta Moura para a zona ribeirinha onde está o Parque da cidade do Porto? Este país não merece os poucos arquitectos bons q tem. eu se fosse a eles emigrava para outro país, q lhes desse mais valor do q este.
Mas umas torrezitas aí com uns 20/25 pisos ali ao pé das novo estádio ficariam a matar :D e fariam companhia à torre das Antas q está ali meio descontextualizada do local. Oremos para q pelo menos no Porto se faça algo q n é feito em nenhuma parte deste país.

Concordo com tudo o que acabas-te de dizer...grandes arquitectos que temos...e os seus grandes projectos neste país nunca são aprovados...é impressionante... :rant: :bash:

[Smeagol]
February 28th, 2004, 02:24 AM
Também concordo!
É que a torre das antas é bem fixe (das melhores torres do norte) e acho que já merecia umas maninhas com ums 20/25 andares…
:rant:

Marco Bruno
March 21st, 2004, 02:44 AM
o Globo center aproxima-se...
http://img39.photobucket.com/albums/v119/rael_portugal/Torres/DSCN2706.jpg

xandre
March 21st, 2004, 02:53 AM
este projecto é em que zona?

bohemian|senses
April 10th, 2004, 04:40 AM
Parque Junqueira - Centro de Congressos de Lisboa

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/005/imagens/junqueira1_2.gif

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/005/imagens/junqueira1_3.gif

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/005/imagens/junqueira1_4.gif

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/005/imagens/junqueira1.gif

bohemian|senses
April 10th, 2004, 11:35 AM
^^^

O CCL ja esta feito nao e'?

Marco Bruno
April 10th, 2004, 02:34 PM
^^^ O CCL ja esta feito nao é?

o edifício antigo remodelado sim, mas aquele novo em forma de U ainda não...

Manu84
May 29th, 2004, 03:49 PM
muitas e boas torres para Lisboa

Manu84
May 29th, 2004, 04:19 PM
o torre de Norman Foster é residencial??

http://img8.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Torre_Foster.jpg

eu gosto el frente ribeirinha

Marco Bruno
May 29th, 2004, 04:45 PM
o torre de Norman Foster é residencial??

Sim, o site do Norman Foster diz que a torre é residencial.

Marco Bruno
May 29th, 2004, 04:46 PM
muitas e boas torres para Lisboa

Muitas não serão aprovadas.

Manu84
May 31st, 2004, 03:55 AM
muito obrigado Marco Bruno

Marco Bruno
July 6th, 2004, 05:38 PM
fiz update no 1º post com novo render da nova estação da Campanhã no Porto.

xandre
July 6th, 2004, 06:03 PM
http://img8.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/REFER_GareIntermodalCampanha01_Large.jpg

gosto daquela cobertura a acompanhar os diversos pontos de espera junto as linhas, pelo menos no render e visto de cima, mas como as cidades são para ser vividas apartir do chão e não apartir da vista de avião não sei como vai ficar.

Marco Bruno
July 6th, 2004, 08:19 PM
o projecto é de um arqtº chamado Paulo Calapez...
nunca ouvi falar dele :dunno:

Phobos
July 9th, 2004, 06:37 AM
gostei do projecto,ja estava na altura de se renovar aquela estaçao,como se fez em Campolide.
pelo visto esta vai ser a estaçao central quando fizerem os TGVs nao e?

manonegra
July 13th, 2004, 12:48 AM
Portugal É Lisboa? Como Se Chama Aquela Cidade Que Tem Um Club Que É CameÃo Europeu?

xandre
July 13th, 2004, 06:15 AM
Portugal É Lisboa? Como Se Chama Aquela Cidade Que Tem Um Club Que É CameÃo Europeu?

o clube que venceu este ano a taça europeia é o fc porto da cidade do porto, portugal tem mais taças europeias de outros anos tanto em lisboa (sl benfica) como no porto (fc porto)

Marco Bruno
July 13th, 2004, 01:45 PM

:weirdo:

Caio
July 13th, 2004, 07:41 PM
Que belos projetos! Portugal tem muita coisa boa nova em arquitetura! Eu estava dando uma olhada nos estádios construídos ou reformados para a Eurocopa, e caramba, que pérolas! Aquele de Aveiro é surpreendente! Acho muito belos estádios assim, modernos!

Marco Bruno
July 13th, 2004, 09:21 PM
Como Se Chama Aquela Cidade Que Tem Um Club Que É CameÃo Europeu?

No primeiro post também estão alguns projectos do Porto. :| Este thread no início era só de Lisboa, pq pouco ou nada tínhamos sobre o Porto.

Quem quiser projectos de outras zonas do país que os arranje e coloque aqui...

Marco Bruno
July 13th, 2004, 11:13 PM
update: render maior do Compave, projecto nº 33

Herrmando
July 15th, 2004, 01:39 AM
Para quem quiser ver alguma coisa do projecto da Amorim para as Antas, pode ir a http://www.antaslifestyle.com/main.htm . Acho impressionante a diferença entre o numero de projectos para o parque das nações e o resto do país... Já para não falar nos nomes dos arquitectos envolvidos... Mais parece um país a duas velocidades. De qualquer maneira gostei muito da maior parte dos projectos.

Marco Bruno
July 15th, 2004, 01:52 AM
Bem vindo ao forum Herrmando ! :) :cheers:

sim, sem dúvida a diferença entre os projectos para Lisboa (nomeadamente parque das nações) e para o resto do país é abismal...

e ainda não estão aí os projectos todos... só do parque das nações faltam ainda vários: habitação do Manuel Mateus, intergaup, etc...

Obrigado pelo link, depois ponho aqui algumas imagens do site que indicaste... sobre o Dolce vita já ouvi falar do projecto, mas desconhecia esse site.

Herrmando
July 15th, 2004, 02:30 AM
Ainda há um projecto do Souto Moura para a Avenida da Boavista. è o projecto Burgos, que contempla uma torre de 17 andares. Até punha aqui a foto, se soubesse como o fazer. Assim sendo deixo o link : http://www.afassociados.pt/afassociados.asp?cat=4&lng=1&prj=6
Vou ver se consigo arranjar mais algumas fotos de projectos ou edifícios cá do Porto para equilibrar a contenda;)

xandre
July 15th, 2004, 03:03 AM
Bem vindo ao forum Herrmando :cheers:

olisipo
July 15th, 2004, 03:06 AM
é pá..realmente o porto precisa de uma maozinha aqui no site..porto e outras cidades..coimbra por exemplo..tem,os um país lindo e as cidades vao dando uma volta engraçada..

bem falando agora de lisboa..vi um projecto de duas torres de 20 e tal andares para a zona de entrada do parque das nações ali como quem vai da av.d. infante..é pá..os edicios sao bem larguinhos e sao mesmo excelentes..vi a pub no expresso passado vim ao site mas n tava a funcionar..lol.mas fiquei bastante surpreendido..alemd isso pensei que fosse o projecto do ricardo bofil pois parece que vai para a zona dos "dons do tejo" para onde estava prevista a tal torre do espanhol..mas não..é outro gabinete e acho que português..

Bem em relação aos projectos que se vêm falando para lisboa..fico surpreendido com a preocura de projectos grandiosos para o centro da cidade..como o t~ºao falado projecto para a envolvente do palacio da ajuda..que agora é degradante..como se uma nova centralidade de lisboa se tratasse e em moldes semelhantes ao da expo..só falta a zona ribeirinha..que é tão facil..é só preciso um pouco de vontade...

Marco Bruno
July 15th, 2004, 04:32 PM
^
Isso foi á quanto tempo? é que os "dons do tejo" que foi chumbado eram 2 torres com 20 pisos...

olisipo
July 15th, 2004, 04:47 PM
eu vi isso no jornal do fds passado..e não tinha nada a vercom os dosn do tejo..aquilo era qq coisa como não sei quê panoramic..

Marco Bruno
July 15th, 2004, 04:50 PM
é pá então tens de arranjar o tal link!!! :)

Herrmando
July 15th, 2004, 04:52 PM
Obrigado pelas boas-vindas!
De facto é um bocadinho difícil arranjar informação na net sobre projectos no Porto (e eles também não são assim tantos..) Acho que o Porto precisava também de uma "expo" para estimular a construção e investimento. De qualquer maneira, existe a zona das Antas que está a ser revolucionada e tenho esperanças que a zona industrial de Ramalde acolha alguns projectos interessantes, uma vez que é uma zona em que está previsto um plano especial de urbanização no novo PDM...
Consegui encontrar na net imagens de um projecto de um novo monumento da autoria da Janet Echelman que está a ser construído na praça da Cidade S Salvador, que vai ter uma altura máxima de 57 metros: www.echelman.com/ ou entao http://www.afassociados.pt/afassociados.asp?cat=4&lng=1&prj=8 .
Também existe um projecto (que pessoalmente espero que não avance) da autoria do José Pulido Valente para a Alameda 25 de Abril: http://www.porto.taf.net/jpv.htm .

olisipo
July 15th, 2004, 05:16 PM
esse projecto da alameda 25 de abril..não deve nada avançar..fonix!é horrivel..o conceito até está interessante..mas os pontos de interesa caabam por aí fachadas materias..disposição de todo o conjunto..tudo horrivel! :bash:

é mm de :runaway:

Marco Bruno
July 15th, 2004, 05:51 PM
^
também não curti ... :runaway:

odivelense
July 15th, 2004, 06:21 PM
Bem vindo Herrmando :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers:

xandre
July 15th, 2004, 07:06 PM
O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2004, dedicado à "Liberdade Cultural num Mundo Diversificado", foi apresentado hoje e dá conta da posição que Portugal ocupa na lista dos países mais desenvolvidos do Mundo, a 26ª.

A directora do Grupo de Desenvolvimento do PNUD, Gita Welsh, defendeu hoje que Portugal tem políticas de imigração positivas, mas tem de criar melhores condições de integração dos estrangeiros.

"Portugal é considerado pela Europa como um país com políticas de imigração bastante razoáveis", disse a responsável em Lisboa durante a apresentação pública do relatório.

Contudo, Gita Welsh considera que têm de ser criados mecanismos que permitam uma melhor integração dos estrangeiros. "Não há, por exemplo, mecanismos para garantir que as crianças estrangeiras que não falam português tenham uma atenção especial do Estado para atingirem o mesmo nível linguístico das crianças portuguesas", afirmou. Essa é uma lacuna que "pode criar desníveis desde o primeiro ciclo de ensino até ao emprego", acrescentou.

Ainda no âmbito da apresentação do relatório, a responsável desvalorizou a queda de três lugares de Portugal na lista dos países mais desenvolvidos do mundo, ocupando este ano o 26º lugar. "O simples facto de haver um número maior de países a integrar a lista altera os dados", explicou, acrescentando que este ano Timor e a Palestina entraram para a lista de 177 países analisados pelo PNUD.

O relatório hoje apresentado conclui que "o progresso mundial não é suficiente" e alerta para a "crise profunda na África Sub-saariana".

"Existem países com 40 por cento da população infectada com sida e com grandes problemas de seca", disse, acrescentando que o "financiamento ao desenvolvimento não está a aumentar como deveria".

Existem muitos países "concentrados no financiamento das lutas no Iraque e no Afeganistão", o que faz com que se apliquem "recursos nesses dois países em detrimento da África Sub-saariana", alertou a responsável.

O relatório do PNUD é dedicado à liberdade cultural, que aquele organismo considera estar "no centro do desenvolvimento humano sustentável".

"Um dos desafios do nosso tempo é a adopção de políticas multiculturais por parte dos Estados", necessárias porque o mundo caminha para uma "globalização crescente", defende o PNUD.

"Em 200 países existem cerca de seis mil línguas e em mais de cem países existem minorias étnicas que perfazem 25 por cento da população", indicou a responsável para exemplificar a diversidade cultural existente.

Marco Bruno
July 17th, 2004, 11:35 PM
update no 1º post :)

Xandre enganaste-te no thread :D

olisipo
July 19th, 2004, 04:22 PM
eu curtia era mesmo uma torre deste tipo paar aquele quarteirao que esta ocupado por uma fabrica e pelo aki em frente da estação do oriente fora do parque das nações..

a torre que estou a faalr é a mail alta da imagem que é o bank of america de charllot

[IMG]http://www.skyscrapercity.com/database/buildings.01/1247.jpg

Marco Bruno
July 19th, 2004, 04:40 PM
eu curtia era mesmo uma torre deste tipo paar aquele quarteirao que esta ocupado por uma fabrica e pelo aki em frente da estação do oriente fora do parque das nações..a torre que estou a faalr é a mail alta da imagem que é o bank of america de charllot

[IMG]http://www.skyscrapercity.com/database/buildings.01/1247.jpg

acho que o tipo de prédios que se adapta melhor a lisboa seria não tão altos mas sim com melhor qualidade, tipo a potsdamerplatz em Berlim:

http://img8.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Potsdamer_Platz_Berlin/11potsdamerplatz.jpg

xandre
July 19th, 2004, 11:24 PM
update no 1º post :)

Xandre enganaste-te no thread :D

sim era para estar no café

O Natalense
July 20th, 2004, 04:52 PM
Parabéns a Portugal pela classificação no IDH
(aposto que em 2005 vocês terão ultrapassado
os 0,900 pts)

Marco Bruno
July 21st, 2004, 06:45 PM
Parabéns a Portugal pela classificação no IDH
(aposto que em 2005 vocês terão ultrapassado
os 0,900 pts)

nós descemos 3 lugares em relação a 2003 :(

Phobos
July 22nd, 2004, 05:09 AM
nós descemos 3 lugares em relação a 2003 :(

mas isso na verdade aconteceu porque neste ano eles contaram mais paises,se fores ver nao pioramos deste ano para o ano passado.

olisipo
July 22nd, 2004, 02:07 PM
http://www.hok.com/new/projects/F5EC20EE-EDB8-11D3-9909-

e uam coisa destas para lisboa_?era bem engraçado

Phobos
July 23rd, 2004, 04:30 AM
^o link nao funciona

xandre
July 23rd, 2004, 05:04 AM
o link não funciona, assim acabei por ver o site todo :)

www.hok.com

Marco Bruno
August 4th, 2004, 03:10 AM
update no 1º post (Porto)

Essas imagens já tinham sido colocadas pelo Vapour aqui no forum, ha quase 1 ano.

Herrmando
August 4th, 2004, 05:54 PM
Para onde é que está projectado o centro de negócios (9) e o projecto nº 13?

Marco Bruno
August 4th, 2004, 06:27 PM
Para onde é que está projectado o centro de negócios (9) e o projecto nº 13?

site: http://www.apel-arquitectura.pt/index_projectos.asp

Centro de Negócios
A localização do terreno no limite do concelho e em arruamento marginal a um dos principais eixos de saída/entrada da cidade para Norte com ligação directa quer ao Porto de Leixões quer ao Aeroporto Internacional do Porto;

SGAL - Malha 22.1 (não diz onde é)

Herrmando
August 4th, 2004, 10:24 PM
Obrigadinha;)

Gravitor
August 5th, 2004, 05:32 AM
algumas imagens de projectos que faltam aqui.

Nova sede do Expresso

http://img.photobucket.com/albums/v316/gravitor/expresso3.gif

http://img.photobucket.com/albums/v316/gravitor/expresso2.gif

http://img.photobucket.com/albums/v316/gravitor/expresso.gif

Metropolis - Campo Grande , junto ao alvalade xxi

http://img.photobucket.com/albums/v316/gravitor/metrololis.jpg

Gravitor
August 5th, 2004, 05:34 AM
Será que é isto que estão a construir na fontes pereira de melo???????????

mais uma taveirada??????!!!!!!!!!!!!!! :runaway:

http://img.photobucket.com/albums/v316/gravitor/fontes.jpg

odivelense
August 5th, 2004, 10:59 AM
Não Gravitor, felizmente que essa aberração taveirística não vai ser construída!!!!!!! No seu lugar estão a ser reconstruídos os 3 edifícios antigos que datam do princípio do século XX para escritórios, apartamentos de luxo e lojas. Mas esta aberração esteve quase certa para ser feita, mas felizmente, alguém com mais de 2 neurónios viu que aquilo seria um atentado aos nossos olhos. :)

Gravitor
August 5th, 2004, 03:22 PM
odivelense , vai ser tipo o edifico castilho?

Marco Bruno
August 5th, 2004, 05:11 PM
Já conhecia os 3 projectos , mas não tinha imagens de todos.

o do Graça Dias (Sede Expresso) está no site delee não sei se vai ou não vai.

o Metropolis vai ser construído.

o do Taveira não, quem está a intervir nesse quarteirão acho que é o atelier Intergaup.

A quantidade de projectos para Lx é enorme, no site do Graça Dias, Sua Kay, etc existem montes de projectos, alguns fixes outros nem por isso, mas nunca irão avante, como por exemplo a Casa da Musica de Lisboa do Manuel Mateus...

Gravitor
August 5th, 2004, 05:17 PM
marco , a sede do expresso , vai para frente ,:) vai ser no alto da bela vista.

Herrmando
August 5th, 2004, 05:53 PM
Marco Bruno, onde eh q posso ver o projecto para a casa da musica de lisboa?

olisipo
August 7th, 2004, 02:40 AM
yooooooo comé..ja vim de ferias do algarve..hehe..Primeiro falo do que li hoje..e boas noticias!!Segundo o que consta a urbanização de braço de prata inda está em elaboração..ou seja o projecto inda n está concluido!Mas o pior é que a camara também aidna n disse que sim :S..está num impasse, pelo que parece!Quanto a mim o projeco é espectacular :D

Bem mas falando do "nosso" Algarve, Albufeira, está com um centyo historico muio em recuperado.fiquei espantado e algumas zonas novas estão bem conseguidas com largas avenidas e arquitectura algo coerente!

Quanto a Portimão..é um bocado nojenta..mas agora têm lá uma avenida..uma paralela à marginal que é muita podre, e onde se pode passar pelo famoso bar do zézé, (camarinha leia-se lol).Essa paralela está mesmo excelente além de ser enorme,( terá no minimo uns 4/5 km o que para portugal é muito.) passa por empreendementos mesmo excelentes é que culmina se não estou muito enganado na bonita marina de portimão..pelo meio, da avenida, estão ocupaçõe smuito interessantes como um edifio enorme tanto em altura como largura que parece um enorme tempo das arabias liga extremamente bem com o local por causa das tradições mouras que temos..
Além disso numa zona completamente oposta dessa avenida estão em construções "pequenos" palacetes ciom uma arquitectura não muito fora do normal mas bem avantajadas, mas no meio um palacete de estilo neo-arabe, e não só com pequenos apetrexhos arabes mas com uma construção tipicamente arabe com arcos trabalhos bem como com materiais de caracetristicas arabes, etsá ali um trabalho interessante.

AH!! esuqeci de dizer que esta avenida é uma especie de boulevard à boa maneira californiana com palmeiras a ladear e na divisoria das vias..Esta só peca por parecer uma auto-estrada, é que não tem muitos cruzamentos com vias a cidade..é pena.

Phobos
August 7th, 2004, 07:46 AM
esse edifico do expresso parece-me muito feio,com linhas um tanto sem sentido.e voces o que acharam dele?

Marco Bruno
August 17th, 2004, 03:16 AM
Marco Bruno, onde eh q posso ver o projecto para a casa da musica de lisboa?

aqui: http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/003/003/artigo.php?ml=2&x=b10a1pt.xml

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/003/003/B10/imagens/arquitectura1_1.gif

Autores do projecto:
GONÇALO BYRNE
FRANCISCO AIRES MATEUS
MANUEL AIRES MATEUSA

Herrmando
August 18th, 2004, 01:15 AM
O edificio à esquerda, nao sei pq, faz-me lembrar florença:)

Marco Bruno
August 20th, 2004, 04:42 AM
o Projecto da Margueira em FLASH:

Planta com Zoom, legendas, etc:

http://tsf.sapo.pt/online/graficos/flash.asp?src=http://tsf.sapo.pt/imagens/2004/flash/margueira_mapa.swf&width=342&height=400

Alguns desenhos/esquiços de ideias:

http://tsf.sapo.pt/online/graficos/flash.asp?src=http://tsf.sapo.pt/imagens/2004/flash/margueira.swf&width=342&height=200

Arpels
September 1st, 2004, 04:13 PM
Boas!!
Descobri 1 site (www.afaconsultores.pt) onde diz que as torres de São Rafael e São Gabriel tem 90 metros de altura, será que a altura de 110 metros, tal como diz no emporis, tem em conta aquela agulha na frente dos predios (tipo popa ou proa de navio, não sei como se chama ao certo a parte da frente de 1 navio) ou sera falta de informação do proprio site? :(

Marco Bruno
September 1st, 2004, 05:09 PM
^ os 110m são a contar com a agulha na ponta, que tem à vontade 20m.

Na revista "Arquitectura e Vida" saiu uma vez uma reportagem sobre a construção em altura em Portugal e falavam na S. Gabriel: 111m na cota máxima.

Marco Bruno
September 2nd, 2004, 11:33 PM
não sei o que se passa com uma das minhas contas do photobucket... as imagens não aparecem :( enquanto as da outra conta aparecem. Além disso, ambas as contas estão longe de atingir o máximo permitido, estranho...

xandre
September 2nd, 2004, 11:45 PM
não sei o que se passa com uma das minhas contas do photobucket... as imagens não aparecem :( enquanto as da outra conta aparecem. Além disso, ambas as contas estão longe de atingir o máximo permitido, estranho...

pois e eu pensava que as tinhas apagado, porque quando esta no limite aparece o simbolo do site e agora tem aparecido uma cruz, nos primeiros threads ja quase não aparece nada.

Marco Bruno
September 3rd, 2004, 04:05 AM
as imagens voltaram :colgate: :cheers:

Arpels
September 4th, 2004, 08:14 PM
Portugal não é de facto apenas Lisboa mas parece que apenas Lisboa esta a aprovar grandes projectos de urbanização, embora não tantos como pareça, logo é normal que aqui se fale mais de Lisboa que do Porto, porque a camara do Porto não lança grandes projectos? assim é impossivel falar neles se não existem :(

Herrmando
September 21st, 2004, 06:03 PM
Fica aqui um render do projecto de remodelação do aeroporto Sá Carneiro, já em execução:

http://img.photobucket.com/albums/v368/Herrmando/AeroportoSaCarneiro.jpg

O objectivo é transformar o antigo barracão que era aquele aeroporto em algo minimamente aceitável :D Depois só vão faltar voos a fazer escala no Porto...

olisipo
September 21st, 2004, 10:03 PM
bem granda aeroporto..sim senhora..vai ser o melhor do paí já que o da portela..faltam-.me as palavras para qualificar lol..

Marco Bruno
September 22nd, 2004, 12:09 AM
Obrigado Hermando, és um autêntico embaixador do Porto no skyscrapercity. :D

Se isto continuar assim, qq dia fazemos antes 2 listas de Projectos, uma para o Porto e outra para Lisboa.

Herrmando
September 22nd, 2004, 01:22 AM
Olisipo, nao é bem assim, com esta remodelaçao o aeroporto sa carneiro passa de uma capacidade de 3 milhoes de passageiros/ano para 6 milhoes. O aeroporto da portela ainda consegue uns bons 12 milhoes/ano...
Agora, de facto que ficou bem maior do que era e com um visual muito mais agradável! Quem conheceu o aeroporto antes destas obras lembra-se que aquilo parecia mais um armazem que um aeroporto.
E por falar em aeroportos, aqui vai uma notícia excelente:

Companhia Britânica de Baixo Custo Vai Começar a Voar para o Porto
Por LUÍSA PINTO
Terça-feira, 21 de Setembro de 2004

A operação vai começar com dois voos diários, de Londres para o Porto e em sentido contrário, já a partir de 2005. E, de acordo com o contrato que vai ser apresentado hoje, entre a ANA Aeroportos de Portugal e a companhia britânica Rayanair, a líder mundial do segmento "low cost" (baixo custo) prevê que, em 2012, sejam já 16 o número de voos diários que irá operar usando como base o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Foi este o resultado das negociações que conseguiram arrancar ao aeroporto de Santiago de Compostela, na Galiza, o protagonismo que pretendia com a oferta de uma rota aérea cuja procura de mercado está em crescendo pelo tipo de tarifas praticadas - muito abaixo das chamadas companhias de bandeira.

O acordo a celebrar com a Rayanair resultou de um esforço concertado que envolveu não só a ANA, mas também a Adeturn, a Agência Regional de Promoção Turística responsável pela área - e marca que a identifica - do "Porto e Norte de Portugal", e ainda um grupo de empresários ligados ao sector do turismo, entre os quais o dono da empresa Douro Azul, Mário Ferreira.

Com base neste acordo, a Rayanair começa a operar a partir de 2005 dois voos diário para o Aeroporto Francisco Sá carneiro, potenciando a chegada à região da cidade de Porto cerca de 400 passageiros por dia. O acordo com a Rayanair permite aos parceiros desta iniciativa ter uma palavra a dizer na definição de novas rotas, podendo participar na decisão, a partir de 2006, de quais serão, para além de Londres, os destinos a operar a partir do Porto.

Já fiz uma viagem Bruxelas-Estocolmo ida e volta pela Ryanair por 30 euros, taxas de aeroporto incluidas. Se bem que as viagens para o Porto devam ser um bocado mais caras, serão sempre a preços excelentes. Pode ser que comece a viajar mais! :D

PS.- Marco, tem de ser senao pensam que nao se faz nada no Porto :D

Puto
September 22nd, 2004, 01:28 AM
Eh pá.. a julgar pelo render vai ficar mesmo muito bom o aeroporto.. parabéns a cidade do Porto.. :bow: :D

Phobos
September 23rd, 2004, 05:37 PM
Esta mesmo lindo,aquela cobertura esta um capricho e os acessos em ponte,que ja existiam,tambem sao muito bons!E o principal,os terminais de acesso aos avioes,antes eram uma merda...

Daniel C.
October 20th, 2004, 09:26 PM
Parabéns à cidade do Porto, tá lindo esse futuro AP.

ntxcruz
November 21st, 2004, 05:17 PM
Boas Marco!

Por acaso não sabes de quem é a proposta para almada - cacilhas que apresentas na lista dos projectos para lx?

obrigado!

Vapour
November 21st, 2004, 05:20 PM
Bem-vindo ntxcruz :)

Marco Bruno
November 21st, 2004, 09:55 PM
Por acaso não sabes de quem é a proposta para almada - cacilhas que apresentas na lista dos projectos para lx?

Bem vindo ao Forum :)

A proposta para Cacilhas é do atelier "Cidade aberta" do arqtº Vasco Massapina: http://www.ateliercidadeaberta.pt/

A proposta para a Margueira é do Richard Rogers: http://www.richardrogers.co.uk/

Phobos
November 21st, 2004, 10:01 PM
Bem-Vindo ntxcruz! :D

ntxcruz
November 21st, 2004, 10:24 PM
Vapour & Phobos... Obrigado pelas boas vindas!
Marco Bruno... obrigado pela informação!

parabéns ao fórum! continuem o bom trabalho! acabei de o descobrir e estou com um sorriso de orelha a orelha!

Arpels
November 22nd, 2004, 02:23 PM
bem vindo ntx :)

odivelense
November 24th, 2004, 12:09 PM
BEM VINDO NTX CRUZ :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers: :cheers:

olisipo
November 28th, 2004, 04:35 PM
boas..só para avisar que , apsar de inda n ter visto imagens, em setubal a zona oriental da cidade vai ser compelatemnete transgigurada!segundo o que li vao fazer uam mega-urbanização onde se vai encontrar o novo estádio do vitoria..

fiquem bem

[Smeagol]
December 2nd, 2004, 01:59 AM
Marco tens de fazer um update da torre S. Rafael, já deve estar toda acabada? E as escavações para o Office park expo? Já devem ter mais uns metros n? tens de por umas imagens para os viciados…. ;)

Marco Bruno
December 2nd, 2004, 02:06 AM
']Marco tens de fazer um update da torre S. Rafael, já deve estar toda acabada? E as escavações para o Office park expo? Já devem ter mais uns metros n? tens de por umas imagens para os viciados…. ;)

ok, brevemente eu ponho.

A torre está praticamente acabada, faltam uns vidros aqui e acolá. No Office Park expo ainda andam em escavações. Acho que só lá para a Primavera/Verão é que irá começar a aparecer qualquer coisa.

Lss911
December 9th, 2004, 11:43 AM
Este projecto das "Portas de Lisboa" é muito interessante! Curti a cena de os automóveis passarem por baixo dos edifícios o que segue mesmo o conceito d portas de Lisboa!
Vai mesmo ser construído? Quando?

http://www.suakay.com/images/Vista-aerea.jpg

http://www.suakay.com/images/montagem.jpg

Vapour
December 9th, 2004, 03:50 PM
Vai, lá para o 3994

Cidade_Branca
December 12th, 2004, 06:47 PM
Será que é isto que estão a construir na fontes pereira de melo???????????

mais uma taveirada??????!!!!!!!!!!!!!! :runaway:

http://img.photobucket.com/albums/v316/gravitor/fontes.jpg

POdes ficar descansado ... não é isso que vão fazer.
Por acaso vi o arquitecto mas já não me recordo... não tenho a certeza. Penso que é o Arquitecto do Centro Cultural de Macau... é o Atelier da Intergaup.

Cidade_Branca
December 12th, 2004, 07:43 PM
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/003/003/B10/imagens/arquitectura1_1.gif

Quando é que isto estará concluído?

TeKnO_Lx
December 13th, 2004, 11:49 AM
Ninguém sabe u kek vai ser construido nos actuais terrenos da feira popular? Aquilo é um espaço enorme..

Phobos
December 14th, 2004, 02:29 AM
Ninguém sabe u kek vai ser construido nos actuais terrenos da feira popular? Aquilo é um espaço enorme..

Que eu saiba e o Parque Mayer do Frank Gehry que esta planejado para ser feito la...

TeKnO_Lx
December 14th, 2004, 03:18 PM
tipo o "novo" parque mayer do frank gehry vai ser nos terrenos do parque mayer(velho) nao ? LOL

Arpels
December 14th, 2004, 05:19 PM
estamos numa epoca em que não se sabe nada, ontem era ali amanha é acola :sleepy:, certo certo é office!!

Marco Bruno
December 14th, 2004, 11:07 PM
Sim, o Parque Mayer é para ficar no Parque Mayer (velho)

Phobos
December 15th, 2004, 02:36 AM
Sim, o Parque Mayer é para ficar no Parque Mayer (velho)

Eu confesso que nao conheço muito bem Lisboa,mas a localizaçao do Parque Mayer e da Feira Popular nao e proxima uma da outra,ou seja,elas nao estao practicamente no mesmo terreno?

Lss911
December 15th, 2004, 02:44 AM
parque mayer será no terreno do...parque mayer (numa saída da Avenida da Liberdade)! Feira Popular será nos Jardins do Tabaco (a caminho de Santa Apolónia e frente ao rio)!

Marco Bruno
December 15th, 2004, 11:02 PM
a localizaçao do Parque Mayer e da Feira Popular nao e proxima uma da outra,ou seja,elas nao estao practicamente no mesmo terreno?

A Feira Popular é em Entrecampos (ao pé da estação de comboio)

Reflex
December 19th, 2004, 02:41 AM
Gostava que me ajudassem em 2 questões que me passaram ao lado:
1 - O Compave foi realmente chumbado? (ok, confesso, eu li aquilo que foi dito em Janeiro aqui neste thread, mas fiquei taaaao incredulo com o possivel chumbo, que estou com esperança que me digam que afinal na altura se enganaram e aquilo vai mesmo para a frente... :lol: )
2 - Que projecto excelente é aquele que o Lss911 falou, "Portas de Lisboa"?! Alguém sabe alguma coisa, localização, viabilidade, etc...?

Lss911
December 19th, 2004, 12:26 PM
Pois tb eu gostava de saber!o projecto ta excelente pah! A cena da estrada por baixo dos edificios ta fixx

Marco Bruno
December 19th, 2004, 07:44 PM
Gostava que me ajudassem em 2 questões que me passaram ao lado:
1 - O Compave foi realmente chumbado?
2 - Que projecto excelente é aquele que o Lss911 falou, "Portas de Lisboa"?! Alguém sabe alguma coisa, localização, viabilidade, etc...?

Bem vindo ao forum :) :cheers:

1 - Não sei o que aconteceu com o projecto.

2 - Esse projecto é do arqtº Sua Kay, para Sacavém ou perto de Sacavém. Não sei mais pormenores...

Reflex
December 19th, 2004, 08:02 PM
Obrigado, Marco... ;)

Marco Bruno
December 20th, 2004, 11:16 PM
editado

TeKnO_Lx
December 20th, 2004, 11:27 PM
pessoal o que que axam relativamente ao sistema de identificacao das linhas do metro de lIsboa? Eu acho o sistema das cores algo confuso e não muito útil..! Deve ser caso unico na Europa não? entao agora com a linha das colinas..de que cor é que poderá ser? Lol

O metro Sul do Tejo parece um optimo projecto, quando é que vão ser inauguradas as primeiras estações?

Marco Bruno
December 20th, 2004, 11:32 PM
P.S O que que axam relativamente ao sistema de identificacao das linhas do metro de lIsboa? Eu acho o sistema das cores algo confuso e não muito útil..! Deve ser caso unico na Europa não? entao agora com a linha das colinas..de que cor é que poderá ser? Que que axam?

Mas o sistema das cores não é usado em todos os metros?

(podiam era numerar as linhas também (1, 2, 3, 4), aqueles nomes Girassol, caravela, etc é que são desnecessários.

linha 1 - verde
linha 2 - azul
linha 3 - amarela
linha 4 - vermelha

TeKnO_Lx
December 20th, 2004, 11:37 PM
Marco Bruno que eu saiba não até porque em metros com muitas linhas não faz muito sentido , essa numeração que puseste é aleatoria ou tá por algum tipo de ordem?

Marco Bruno
December 20th, 2004, 11:45 PM
^
a numeração é aleatória, era só para exemplificar.

Eu tenho aqui vários mapas de metros de todo o mundo (londres, etc) e todos tem cores.

Só andei nos de Madrid e Paris, e pelo que me lembro tinham cores.

Marco Bruno
December 20th, 2004, 11:55 PM
entao agora com a linha das colinas..de que cor é que poderá ser? Lol

talvez cor de Laranja... ou então podia haver diferentes tonalidades de azul ou verde, etc

azul escuro
azul claro
etc

Nephasto
December 21st, 2004, 12:35 AM
Claro que tem de haver sempre cores, visto ser a maneira mais imediata de identificar as linhas, e a 1ª coisa que as pessoas identificam numna linha.
Contudo, também acho que deviam numerar as linhas, para uma melhor organização... Está bem que sejam só 4, mas é sempre um bom princípio!

TeKnO_Lx
December 21st, 2004, 12:49 AM
Não to a dizer que não haveria de haver cores, mas estes sao simplesmente elementes que diferenciam as estaçoes e deviam ser acompanhados por numeros para identifica-las claramente, em vez de estar a dizer "Linha girassol, ou linha caravela" ou linha nsei dos kts! :)

Reflex
December 21st, 2004, 01:04 AM
Numa parte do site do ML são dadas letras às linhas. Assim sendo:
Linha A - Azul
Linha B - Amarela
Linha C - Verde
Linha D - Vermelha
Creio que após a criação de linhas independentes, foi assim que se passaram a designar e só depois deram aqueles nomes que ninguém usa! (Gaivota para a azul; Girassol para a amarela; Caravela para a verde; Oriente para a vermelha...)

Na minha opinião considero suficiente apenas a existência de cores. É obvio que num metro com o de Londres ou o de Paris era impossivel falarmos da estação X na linha azul clara ou na salmão ou ainda na verde seco ou amerelo torrado... :lol: :lol: Mas tendo em conta que Lisboa só tem 4 linhas parece-me suficiente a designação por cores, até porque somos taaaao pobrezinhos que ainda mal saimos das cores primárias... :ohno:

(há que ainda dizer que no site do metro não há qualquer informação sobre a linha das colinas e algo me diz que nem tao cedo...)

TeKnO_Lx
December 21st, 2004, 01:11 AM
até porque somos taaaao pobrezinhos que ainda mal saimos das cores primárias... :ohno:

:rofl: :rofl: :rofl:

Marco Bruno
December 21st, 2004, 01:18 AM
Mas tendo em conta que Lisboa só tem 4 linhas parece-me suficiente a designação por cores... ainda mal saimos das cores primárias... :ohno:

Lisboa também não é grande o suficiente para que existam muitas mais linhas. O que é necessário é a expansão das existentes, sobretudo para ocidente... alcântara, etc.

Uma outra expansão provável (a médio e longo prazo) que não se fala no site do Metro é a da Linha Azul desde Stª Apolónia para Oriente.

Aquela área entre o Parque das nações e Sta apolónia mais cedo ou mais tarde será toda urbanizada. Aquilo está repleto de armazéns velhos obsoletos e sem uso. Infelizmente vai demorar décadas. A área é muito maior do que a intervenção da expo 98. Serão precisos 15 anos no mínimo. ( Eu tenho aqui uma revista que fala nisso)

Nephasto
December 21st, 2004, 01:34 AM
Não to a dizer que não haveria de haver cores, mas estes sao simplesmente elementes que diferenciam as estaçoes e deviam ser acompanhados por numeros para identifica-las claramente, em vez de estar a dizer "Linha girassol, ou linha caravela" ou linha nsei dos kts! :)

Claro, esses nomes realmente não serão os mais práticos! :)

TeKnO_Lx
December 21st, 2004, 01:35 AM
Expansão da rede passa por construir 32 estações. Investimento de 1,4 mil milhões

O Metropolitano de Lisboa vai recorrer pela primeira vez a uma parceria público-privada para o financiamento da construção da Linha das Colinas, empreendimento que constitui o corolário de uma existência de 45 anos, que se completam a 29 de Dezembro. O projecto foi ontem apresentado em cerimónia que contou com a presença do ministro das Obras Públicas e Transportes, António Mexia.

Com uma extensão de 8,5 quilómetros e 16 estações, a obra, cuja abertura do concurso público está prevista para o último trimestre de 2005, vai servir parte da zona histórica da cidade. Com estações terminais em Campo de Ourique e Santa Apolónia, a nova linha terá paragens na Estrela, São Bento, Academia das Ciências, Príncipe Real, Avenida, Campo Mártires da Pátria, Gomes Freire, Estefânia, Arroios, Paiva Couceiro, Penha de França, Sapadores, Graça, Cerca Moura e Santa Apolónia.

Dado tratar-se de uma intervenção com restrições físicas devido à sua inserção no casco histórico de Lisboa, a Linha das Colinas terá características especiais. Por exemplo, o seu traçado aconselha a adopção de um sistema mais ligeiro. Segundo José Manuel Viegas, professor no Instituto Superior Técnico e responsável pelo estudo que suporta este projecto, a solução técnica será semelhante à do Meteor de Paris. Trata--se de um metro, automático (sem maquinista) que anda sobre pneus, é capaz de percorrer declives fortes (superiores a 8%) e curvas horizontais relativamente apertadas. Para a execução desta obra, com conclusão prevista para 2010 e um investimento de 350 milhões de euros, será necessário construir algumas estações a maior profundidade como a do Príncipe Real, a 46 metros. Inserida numa zona carenciada em estacionamento e onde o acesso em transporte individual é insuficiente e sem capa-cidade, a Linha das Colinas servi-rá, segundo o presidente do Me-tropolitano, Mineiro Aires, para «contrariar a tendência de desertificação ali registada». Por seu lado, o ministro dos Transportes, António Mexia, disse que a Linha das Colinas «contribui para a recuperação e renovação urbana que se pretende para estes bairros de Lisboa».

O plano de expansão da rede do metro prevê, até 2010, a construção de mais 32 estações e implica um esforço de investimento de 1,4 mil milhões de euros, entre obras em curso e obras a lançar (ver gráfico). Em curso troço Baixa-Chiado/ /Santa Apolónia (Linha Azul) e Alameda/S. Sebastião (Linha Vermelha). Em projecto: troço S. Sebastião/Campolide (Vermelha); Oriente/Aeroporto (Vermelha). Em estudo: Campolide/Campo de Ourique (Vermelha); Aeroporto/Lumiar (Vermelha) e Rato/ /Alcântara (Amarela).

http://img95.exs.cx/img95/1705/lisboa-map.gif

Esperemos que esteja pronto até 2010! :cheers:

Arpels
December 21st, 2004, 01:35 AM
Lisboa também não é grande o suficiente para que existam muitas mais linhas. O que é necessário é a expansão das existentes, sobretudo para ocidente... alcântara, etc.

Uma outra expansão provável (a médio e longo prazo) que não se fala no site do Metro é a da Linha Azul desde Stª Apolónia para Oriente.

Aquela área entre o Parque das nações e Sta apolónia mais cedo ou mais tarde será toda urbanizada. Aquilo está repleto de armazéns velhos obsoletos e sem uso. Infelizmente vai demorar décadas. A área é muito maior do que a intervenção da expo 98. Serão precisos 15 anos no mínimo. ( Eu tenho aqui uma revista que fala nisso)
Lisboa é bastante grande Marco, ja devia ter chegado a alges a Buerere!! isto para não falar que podia ir num futuro menos proximo ate Sintra.

Marco Bruno
December 21st, 2004, 01:45 AM
Lisboa é bastante grande Marco, ja devia ter chegado a alges a Buerere!! isto para não falar que podia ir num futuro menos proximo ate Sintra.

mas ir a Algés não significa que tenha de haver 6 ou 7 linhas, basta prolongar a amarela ou verde. Com 5 linhas cobre-se toda a cidade.

Ir até Sintra parece exagero, então para que serve o comboio? para nada?

Arpels
December 21st, 2004, 02:06 AM
a cidade estende-se em leque não pode ser so 1 linha de este a oeste e uma de norte a sul.

Reflex
December 21st, 2004, 02:13 AM
Marco, desconhecia essa possivel ligação da linha azul à vermelha...;)
Até Sintra parece-me 1 exagero, de facto. Creio que se levassem a linha azul até à estação de comboios da Reboleira (cm é intenção...) já era bastante bom. Continuo é a defender a ligação a Algés, mas de facto, pelo prolongamento da linha amarela, aproveitando a continuação desde Alcantara.

De referir que está previsto também um prolongamento da linha verde de Telheiras até à estação da linha azul da Pontinha. Teria entre as duas, uma estação intermedia na Horta Nova (que confesso desconhecer onde fica...).
Li algures há 1ns tempos (e confesso que nao me consigo recordar onde) uma possivel ligação da linha vermelha até Miraflores (coisa que me espantou!). Li também, mais recentemente, num possivel prolongamento da linha amarela até Sto. António dos Cavaleiros (presumo eu com a intenção de uma futura-futura ligação a Loures, que é de facto um concelho "esquecido por Deus" no que aos transportes dizem respeito...). Mas nao posso confirmar o local de onde tirei as informações, que me parecem bastantes ténues. Porém aqui ficam! ;)

Marco Bruno
December 21st, 2004, 02:16 AM
^
A amarela pode servir a zona ribeirinha de Alcantara em frente, e servir o Alto de Santo Amaro, etc

A verde podia ir do Cais do Sodré até Belém ou Algés, ligando à amarela em Alcântara. (ou então ir só para alcântara e deixar o resto para a amarela)

a Vermelha podia servir o Alvito e o Polo universitário da Ajuda, seguindo depois para o Restelo

A azul serviria a zona ribeirinha oriental, ligando-se a linha das colinas e no fim à linha vermelha.

Nephasto
December 21st, 2004, 02:18 AM
mas ir a Algés não significa que tenha de haver 6 ou 7 linhas, basta prolongar a amarela ou verde. Com 5 linhas cobre-se toda a cidade.

Agreed!
Não quer dizer que não possa haver mais de 5 linhas, mas para uma cidade como Lisboa, 5 linhas já é muito bom!

Reflex
December 21st, 2004, 02:21 AM
Eu preferia que a verde seguisse em tunel até à outra margem e ligar-se ao MLT. Porém sei que isto é sonhar alto (pelo menos por enquanto...) :nocrook:

Marco Bruno
December 21st, 2004, 02:25 AM
Marco, desconhecia essa possivel ligação da linha azul à vermelha...;)

É que aquela zona ainda está classificada no PDM como zona industrial, e na verdade isso já não faz sentido. Mais cedo ou mais tarde toda aquela área ribeirinha apetecível será urbanizada, e possivelmente com projectos de qualidade (basta pensar no projecto do Renzo Piano para Braço de Prata)

Ou fazem a extensão da azul ou então optam por LR ou electrico moderno à superfície. Terá de haver um transporte pesado na zona (e com várias paragens)

Marco Bruno
December 21st, 2004, 02:26 AM
Eu preferia que a verde seguisse em tunel até à outra margem e ligar-se ao MLT. Porém sei que isto é sonhar alto (pelo menos por enquanto...) :nocrook:

Era lindo! :)

Phobos
December 21st, 2004, 02:32 AM
talvez cor de Laranja... ou então podia haver diferentes tonalidades de azul ou verde, etc

azul escuro
azul claro
etc

Em Sao Paulo nesta ultima expansao que estao a fazer como ja es esgotaram todas as cores eles puseram o nome de "linha castanha",so nao se se fica la muito bem o nome :)

Fern
December 21st, 2004, 02:38 AM

E porque nao integrar o comboio no metro como em Londres? A maior parte das linhas que vao ate aos suburbios sao antigas linhas de comboio adaptadas (nao subterraneas)! Assim nao e necessario construir mais metro (ate as zonas cobertas pelo comboio entenda-se) nem seria necessario estar sempre a mudar de transporte para chegar a um destino mais longe.

Arpels
December 21st, 2004, 11:49 AM
E porque nao integrar o comboio no metro como em Londres? A maior parte das linhas que vao ate aos suburbios sao antigas linhas de comboio adaptadas (nao subterraneas)! Assim nao e necessario construir mais metro (ate as zonas cobertas pelo comboio entenda-se) nem seria necessario estar sempre a mudar de transporte para chegar a um destino mais longe.
ora bem!!

TeKnO_Lx
December 21st, 2004, 02:13 PM
Secretário de Estado responsabiliza autarquia por Metro Sul do Tejo não entrar em funcionamento em Outubro de 2005

O secretário de Estado dos Transportes, acusou hoje, em declarações à Lusa, a Câmara Municipal de Almada de ser a maior responsável pelo atraso do Metro Sul do Tejo, que deveria entrar em funcionamento em Outubro de 2005.

"Se não fosse o conjunto de opções condicionantes imposto pela autarquia [Almada], estou convencido que teríamos metro no sul do Tejo na data prevista", afirmou Jorge Borrego.

O governante admitiu que "o concessionário [Metro Transportes Sul (MST)] também está a ter dificuldades. Mas o tempo que demorar a concluir depende sobretudo da postura dos intervenientes e sobretudo da Câmara".

"Uma dificuldade reside no troço de Cacilhas porque o Município de Almada não disponibilizou os terrenos para o avanço da obra", explicou Jorge Borrego, para quem "este facto, por si só, deverá comprometer o arranque do sistema na data prevista, que era Outubro de 2005".

"Se os terrenos fossem entregues amanhã, e nada obsta tecnicamente que tal aconteça, talvez fosse possível acabar o projecto em pouco mais de um ano", afirmou.

Mas existem outras questões que têm, por exemplo, a ver com exigências da Câmara de Almada no tocante a parques de estacionamento e o sistema de semáforos, adiantou o secretário de Estado.

Jorge Borrego explicou que já o anterior Governo tinha tentado chegar a um acordo com a autarquia, tendo-lhe apresentado um protocolo no final do mandato, mas esta "não o aceitou à data, adicionando novas exigências que não poderiam ser aceites".

"Quando este Governo iniciou funções chegou à conclusão que, para ir ao encontro das pretensões das partes [concessionário privado e da Câmara], ter-se-ia de proceder a alterações no contrato e eventualmente aumentar o esforço financeiro público", adiantou.

Segundo os cálculos do secretário de Estado, "responder a todas as solicitações representaria mais de 20 por cento do investimento previsto do Estado".

A acrescer a estas dificuldades, por se tratar de uma parceria público-privada, quaisquer alterações ao contrato têm de ser aprovadas por uma comissão de acompanhamento com membros nomeados pelos Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e das Finanças.

Esta comissão foi nomeada por despacho conjunto dos ministérios em 9 de Dezembro (aguardando publicação em Diário da República) e está agora a iniciar os trabalhos, explicou.

Quanto aos protestos da população em relação à solução encontrada para a intercepção dos três "troncos" do sistema, o chamado triângulo da Ramalha, o secretário de Estado adiantou que "os técnicos estão a trabalhar" numa alternativa que "não ponha em causa o projecto", nem em termos financeiros nem de satisfação das populações.

hmm..parece que vai ser dificil inaugurar as primeira linha antes de 2006 :bash: ..os politicos que se entendam que o ppl ker ver as fotos do novo metro :cheers:

MCarr
December 21st, 2004, 02:53 PM

e prolongar estas duas linhas ate alges nao é um exagero uma vez que o comboio ja serve esta estacao exactamente pelo mesmo caminho? servir alges seria uma circular paralela a cril, que ia de alges, miraflores, buraca, pontinha, aeroporto. tipo a carreira 50 da carris. uma prioridade sim e servir o aeroporto o quanto antes, mesmo sabendo que se vai construir um novo aeroporto da ota é certo que aquela zona muito rapidamente ira ser urbanizavel.

long foot
December 21st, 2004, 03:56 PM
Guys, I am sorry, I don't speak Portuguese… Does Lisbon alredy have metro, or it is going thru planning process or it is U/C?

Marco Bruno
December 21st, 2004, 04:20 PM
e prolongar estas duas linhas ate alges nao é um exagero uma vez que o comboio ja serve esta estacao exactamente pelo mesmo caminho?

Alguém falou em prolongar duas linhas até algés?

Arpels
December 21st, 2004, 04:20 PM
Guys, I am sorry, I don't speak Portuguese… Does Lisbon alredy have metro, or it is going thru planning process or it is U/C?
Lisbon alredy have metro but he is in expantion now!!

MCarr
December 21st, 2004, 04:42 PM
Alguém falou em prolongar duas linhas até algés?
nem duas nem uma unica, ja existe o comboio

Marco Bruno
December 21st, 2004, 04:46 PM
Does Lisbon alredy have metro, or it is going thru planning process or it is U/C?

The system entered into operation in 29th December 1959.

Very soon we will post here the subway extension plans.

Marco Bruno
December 21st, 2004, 04:51 PM
nem duas nem uma unica, ja existe o comboio

Mas terá de haver uma linha (a vermelha talvez) que sirva as zonas mais altas: Alvito, a encosta da Tapada (para onde existe um novo projecto de urbanização), Alto da Ajuda (Polo universitário) e Restelo.

Acho que essa linha é inevitável. O Polo Universitário está no cú de judas e demora-se uma hora ou mais para chegar ao centro de Lx. Mesmo com metro em Alcântara, o autocarro nº 60 demora meia hora desde Alcântara à Ajuda, sem esquecer o tempo de espera do autocarro, que geralmente é entre 20 minutos entre cada um.

MCarr
December 21st, 2004, 05:03 PM
uma linha que servisse a actual carreira 50 da carris era bom

TeKnO_Lx
December 21st, 2004, 05:11 PM
eu tenho aqui um bom mapa com a expansao do metroe datas so ke no photobucket to com dificuldades porque ele aparece muito pequeno no post do forum e no "edit" so aparece as opcoes para por a 25%,50% ou 75& do tamanho da foto, não dá para aumentar, ninguem me pode ajudar?

Marco Bruno
December 21st, 2004, 05:26 PM
eu tenho aqui um bom mapa com a expansao do metroe datas so ke no photobucket to com dificuldades porque ele aparece muito pequeno no post do forum e no "edit" so aparece as opcoes para por a 25%,50% ou 75& do tamanho da foto, não dá para aumentar, ninguem me pode ajudar?

qual o tamanho dessa imagem?

vai ao Photoshop e faz "save for web"

TeKnO_Lx
December 21st, 2004, 07:23 PM
obg Marco! Aqui vai um mapa com as datas das conclusoes das linhas do metro até 2010
http://img.photobucket.com/albums/v625/TeKnO_Lx/TransporteseUrbanismo/mapa-expansao-metro-copy1.gif

Marco Bruno
December 21st, 2004, 07:54 PM
Essa linha das colinas dá uma grande reviravolta :eek:

TeKnO_Lx
December 21st, 2004, 08:45 PM
ya.. eu axo é k se devia expandir a linha vermelha do aeroporto ate a linha amarela( Lumiar) já que se as pessoas que optarem ir para a cidade via metro vão ter que dar uma volta grande inda e com varios transbordos até ao "centro" da cidade como por exemplo em Oriente e Alameda

Arpels
December 21st, 2004, 09:08 PM
Essa linha das colinas dá uma grande reviravolta :eek:
é mesmo :uh: granda volta!!

Nephasto
December 22nd, 2004, 12:51 AM
é mesmo :uh: granda volta!!

Acredita!
E fazer uma estação em Saldanha não era nada mal pensado, visto passar alí perto, e assim dava ligação com as linhas amarela e vermelha! É claro que no fim da linah tb dará ligação com essas 2 linhas, mas é preciso ir dar grande volta!

TeKnO_Lx
December 22nd, 2004, 02:38 PM
"a nova linha terá paragens na Estrela, São Bento, Academia das Ciências, Príncipe Real, Avenida, Campo Mártires da Pátria, Gomes Freire, Estefânia, Arroios, Paiva Couceiro, Penha de França, Sapadores, Graça, Cerca Moura e Santa Apolónia."

a estaçao "Cerca Moura " é onde? ao pé do castelo?

Reflex
December 22nd, 2004, 05:19 PM
Pelo nome e pela localização no mapa eu diria que a estação da "Cerca Moura" deve ficar algures a rondar a zona do Miradouro de Sta. Luzia, mais coisa menos coisa e sim, será a estação mais proxima do Castelo... (creio mesmo ser esse o mais forte motivo da sua construção, porque se reparem no mapa, a linha irá fazer uma enorme volta só por causa desta estação, quando poderia ir logo a direito da Graça para Sta. Apolonia...)

MCarr
December 22nd, 2004, 05:37 PM
Pelo nome e pela localização no mapa eu diria que a estação da "Cerca Moura" deve ficar algures a rondar a zona do Miradouro de Sta. Luzia, mais coisa menos coisa e sim, será a estação mais proxima do Castelo... (creio mesmo ser esse o mais forte motivo da sua construção, porque se reparem no mapa, a linha irá fazer uma enorme volta só por causa desta estação, quando poderia ir logo a direito da Graça para Sta. Apolonia...)

Proponho que se transforme o castelo num enorme centro comercial, uma intervenção que evidenciasse a passagem entre o passado e o futuro, o tradicional e o inovador, a linha do metro em breve la estará e com este projecto ninguem mais se queixava que o centro historico de lisboa está a perder habitantes, pois o que é certo é que como está o castelo está a cair aos pedaços!

TeKnO_Lx
December 22nd, 2004, 05:46 PM
um metro pode ser bom para os turistas para não subirem ate a zona do castelo.. mas tambem vai tirar muitos clientes ao "28" suponho eu..naquele que é considerado um passeio tipico de todos os turistas na capital

Reflex
December 22nd, 2004, 05:56 PM
Sinceramente não creio que o 28 perca muita gente, pois a maior parte dos turistas que o frequenta, fá-lo com o intuito de experimentar "the tradicional tram" da nossa cidade. Talvez eles sejam espertos e subam de metro e descam de electrico!;)

MCarr
December 22nd, 2004, 06:14 PM
Sinceramente não creio que o 28 perca muita gente, pois a maior parte dos turistas que o frequenta, fá-lo com o intuito de experimentar "the tradicional tram" da nossa cidade. Talvez eles sejam espertos e subam de metro e descam de electrico!;)

pois, os espertalhusos dos camones pensam logo que a subir de electrico ainda têm que sair a meio do percurso para empurrar o electrico , E SAI MAIS UMA IMPERIAL PRA MESA 69 :cheers:

Arpels
December 22nd, 2004, 10:08 PM
por acaso a uns anitos fui posto na rua pela multidão em furia apos o electrico 28 ter começado a deslizar linha abaixo em marcha atraz :D

Marco Bruno
December 27th, 2004, 06:16 PM
coloquei novos renders do ExpoBi 2 (no 1º post)

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Parque_das_Nacoes/ExpoBI2_01.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Parque_das_Nacoes/ExpoBI2.jpg

Marco Bruno
December 27th, 2004, 06:18 PM
Quando é que isto estará concluído?

A casa da Musica de Lisboa está em águas de bacalhau. Não ha guita...

TeKnO_Lx
December 30th, 2004, 09:47 PM
A primeira edição portuguesa do jornal gratuito Metro, projecto conjunto da editora sueca Metro Internacional e do grupo Media Capital, começou hoje a ser distribuída em locais estratégicos de Lisboa, anunciaram os responsáveis pelo diário.
A par da distribuição mão-a-mão e em expositores colocados em locais públicos, a estratégia do jornal inclui um contrato exclusivo com o Metropolitano de Lisboa, onde foram colocadas estruturas de metal para facultar, de segunda a sexta-feira, a publicação informativa.

As primeiras duas edições do Metro Portugal, relativas a hoje e a 31 de Dezembro, incluem as secções regulares de informação local, nacional e internacional, bem como uma retrospectiva das notícias mais importantes deste ano.

O número diário de cópias aumentará gradualmente até aos 100 mil exemplares no início de 2005, de acordo com a informação oficial.

A direcção do jornal é assegurada por Nuno Henrique Luz, o actual director do +site+ de informação Portugal Diário, suporte detido pelo grupo presidido por Miguel Pais do Amaral.

"A equipa que produz o Metro Portugal é, em grande parte, a mesma que nos últimos quatro anos fez o Portugal Diário, o Mais Futebol, a Agência Financeira e o IOL", explicou o responsável no seu primeiro editorial.

A Metro Internacional é o principal accionista da parceria criada para a edição de Lisboa, com 65 por cento do capital, enquanto o grupo Media Capital controlará os restantes 35 por cento.

A Metro ficará responsável pela gestão operacional do projecto, cabendo ao grupo português de comunicação assegurar os conteúdos editoriais.

"Este lançamento reflecte uma procura crescente dos anunciantes por uma nova geração de leitores de jornais diários nas principais cidades europeias", afirmou o presidente e chief executive officer (CEO) da Metro, Pelle T¿rnberg, acrescentando que a parceria com a Media Capital está a funcionar "em pleno" e que a chegada a Lisboa reforça o "posicionamento único do Metro como publicação pan-europeia".

Uma ideia que é reforçada pelo director-geral da Metro para a Europa do Sul e América Latina, Carlos Oliva- Vélez Remorino.

"A entrada em Lisboa era um passo lógico na estratégia do Metro de se tornar num jornal pan-europeu, com uma forte presença num mercado ibérico cada vez mais integrado", referiu o gestor numa entrevista publicada no primeiro número do título gratuito.

O formato deste novo jornal, que será financiado unicamente por receitas publicitárias, estará em linha com as edições do Metro que são actualmente distribuídas em 63 cidades de 17 países.

Publicado em 16 línguas por toda a Europa, América do Norte e Latina e Ásia, o jornal Metro chega diariamente a mais de 15 milhões de pessoas, o que se traduz em mais de 33 milhões leitores por semana.

O público-alvo do diário gratuito é constituído sobretudo por jovens (70 por cento dos leitores têm menos de 45 anos), com educação superior e fazendo parte da população activa, com peso igual para homens e mulheres, de acordo com dados oficiais do grupo editorial sueco.

hm.. dava-nos mais jeito é tv´s com noticias.desporto etc.. acho que a media capital já instalou alguns mas inda não vi nada

Arpels
December 30th, 2004, 09:49 PM
deram-me 1 hoje Teckno :cheers1: eu bem estranhei que não deram mais o Destake, substituiram por este.

TeKnO_Lx
December 30th, 2004, 09:51 PM
poix a mim disseram-me ku destake era bastante bom.. não sei porque vão criar algo que efectivamente já existia só que com outro nome..

Arpels
December 30th, 2004, 09:55 PM
olha eu achei este novo melhor!! tem menos palha (publicidade mas também ainda é o inicio ne?

Reflex
December 30th, 2004, 09:58 PM
Eheh! Agora ja todos podemos dizer que andamos com o metro debaixo do braço! :clown:
Felizmente temos 2 maos, um para o Destak e outro para o Metro! :lol: Eu achava era boa ideia se começassem a distribuir gratuitamente "A Bola", o "Record", o "Publico", o "DN" e afins... :banana:
TeKnO, quanto à tv da Media Capital sao projectadas em Cidade Universitaria, EntreCampos, Campo Pequeno, Saldanha, Picoas, Marques de Pombal, Baixa-Chiado (pelo menos nas que eu costumo passar...) Num outro thread sobre o ML, referi que as emissoes tinham sido interrompidas, mas o Lss911 referiu que ja estavam de novo em actividade, portanto se passares por uma dessas estações poderás por o "Metro" debaixo do braço e ver um pouco de tv...;)

Arpels
December 30th, 2004, 10:00 PM
não kerias mais nada não? :D

TeKnO_Lx
December 31st, 2004, 04:10 AM
pelo k pagas mereçes tar informado lol

Reflex
January 1st, 2005, 01:37 AM
Hoje não consegui encontrar nenhum metro. Todos as estruturas que encontrei estavam vazias. :(

De qualquer modo a cena gira d'hoje foram 3 alemaes que me vieram perguntar numa estação de metro, apontando para o mapa onde era o "airport". E eu com o meu ar envergonhado la lhes disse que nao tinhamos estação de metro no aeroporto. E quando me perguntou qual era a estaçao mais proxima, apeteceu-me responder-lhe "epá, mais vale comprares uns sapatos novos, porque da estação mais proxima até lá a pé gastas bem as solas desses!" :D
É nestas alturas que eu tenho aquela esperança de que tambem estes pensem que somos provincia da Espanha e que vao para o país deles dizer que Espanha é um país do terceiro mundo! :naughty:

MCarr
January 1st, 2005, 05:01 AM
De facto é mesmo uma vergonha o aeroporto não ter ainda uma estação do metro, valoriza-se a localizaçao do aeroporto junto do centro da cidade e depois perde-se 1 hora para ir do centro até ao aeroporto, mais valia o aeroporto estar a 30km do centro e ser servido pelo metro!

Arpels
January 1st, 2005, 01:39 PM
Hoje não consegui encontrar nenhum metro. Todos as estruturas que encontrei estavam vazias. :(

De qualquer modo a cena gira d'hoje foram 3 alemaes que me vieram perguntar numa estação de metro, apontando para o mapa onde era o "airport". E eu com o meu ar envergonhado la lhes disse que nao tinhamos estação de metro no aeroporto. E quando me perguntou qual era a estaçao mais proxima, apeteceu-me responder-lhe "epá, mais vale comprares uns sapatos novos, porque da estação mais proxima até lá a pé gastas bem as solas desses!" :D
É nestas alturas que eu tenho aquela esperança de que tambem estes pensem que somos provincia da Espanha e que vao para o país deles dizer que Espanha é um país do terceiro mundo! :naughty:
os Alemães estão habituados a grandes caminhadas :D, de facto é 1 vergonha, até a pouco tempo nimguem penssava nisso mas agora parece mal não ter metro lá.

MCarr
January 1st, 2005, 03:49 PM
os Alemães estão habituados a grandes caminhadas :D, de facto é 1 vergonha, até a pouco tempo nimguem penssava nisso mas agora parece mal não ter metro lá.

Para os portugueses parece mal andar de armas e bagagens de transportes publicos, deve ser vergonha ou algo indigno, mesmo a carris não serve o aeroporto convenientemente, só tem uma paragem a uns 500 metros da porta do aeroporto. E já repararam que mesmo o metro actualmente não tem uma zona reservada para pôr bagagens? Quem tem o azar de se lembrar de apanhar o metro para ir apanhar o comboio ou os autocarros de longo curso logo se arrepende de não ter ido de taxi!

Arpels
January 1st, 2005, 05:29 PM
Para os portugueses parece mal andar de armas e bagagens de transportes publicos, deve ser vergonha ou algo indigno, mesmo a carris não serve o aeroporto convenientemente, só tem uma paragem a uns 500 metros da porta do aeroporto. E já repararam que mesmo o metro actualmente não tem uma zona reservada para pôr bagagens? Quem tem o azar de se lembrar de apanhar o metro para ir apanhar o comboio ou os autocarros de longo curso logo se arrepende de não ter ido de taxi!
é verdade!! se se quizer ir de metro pra 1 estação de comboio com armas e bagagens em hora de ponta vai-se passar 1 mau bocado :(

Marco Bruno
January 1st, 2005, 06:54 PM
De qualquer modo a cena gira d'hoje foram 3 alemaes que me vieram perguntar numa estação de metro, apontando para o mapa onde era o "airport". E eu com o meu ar envergonhado la lhes disse que nao tinhamos estação de metro no aeroporto.

:D já me aconteceram situações semelhantes em Santa Apolónia. Estrangeiros que chegam vindos de Madrid, e perguntam-me: -"where is the sybway?"

LOL

Felizmente a estação está em construção. Os gajos acham estranho aquilo não ter metro, visto ser a estação Terminal de Lx...

Marco Bruno
January 1st, 2005, 08:11 PM
No 1º post coloquei imagens de um dos projectos para os silos automóveis em diversas zonas de Lx.

Este projecto é para Alfama, "portas do sol". Atelier SA Arquitectos

TeKnO_Lx
January 1st, 2005, 10:51 PM
Marco relativamente a este silo não passa de um projecto nada esta certo né? http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/Silos_Automoveis/SA_silos_02.jpg

Estava curioso em relacao a este terreno, a praça parece bakana mas u edificio não me parece grande coisa.. quando é k estará finalizado?

http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/005/imagens/junqueira1_2.gif
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/005/imagens/junqueira1_4.gif

odivelense
January 4th, 2005, 11:05 AM
Tekno, o silo já está a ser construído (nas portas do sol). Quanto ao projecto no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL) aquilo ainda está a meio gás (alguns edifícios já estão feitos, outros ainda nem sinal deles...) :)

Reflex
January 7th, 2005, 12:01 AM
Alguem me sabe dizer como é que estão as coisas em relação ao Tunel do Rego? (aquele que vai ligar o Rego à zona da Av. Berna...) Ha meio ano atras andavam por lá maquinas, mas deixei de passar por aquela zona e nunca mais ouvi falar nada daquilo...

[Smeagol]
January 7th, 2005, 12:17 AM
']Marco tens de fazer um update da torre S. Rafael, já deve estar toda acabada? E as escavações para o Office park expo? Já devem ter mais uns metros n? tens de por umas imagens para os viciados…. ;)

Tao Marco, passa lá um diazito no pdn para satisfazeres os viciaditos :)

:cheers: :cheers: :cheers: :cheers:

Lss911
January 7th, 2005, 12:26 AM
prrreciiisooo de imageeeens!!rápido pah, tou a ressacar!

Puto
January 7th, 2005, 12:37 AM
imageeeennnnsssss... :jippo: :jippo: pecissooo :p

Lss911
January 7th, 2005, 12:41 AM
lolol

Marco Bruno
January 7th, 2005, 01:13 AM
ok, ok, juro que sábado, ou talvez amanha a noite tem aqui updates com fotos do pdn :cheers:

Lss911
January 7th, 2005, 01:23 AM
não sei se aguento..........amanha já nao estarei aqui!! lol tass bem!

Nephasto
January 7th, 2005, 01:58 AM
Alguem me sabe dizer como é que estão as coisas em relação ao Tunel do Rego?

Tunel do rego!! Que belo nome!! LOL!

Arpels
January 7th, 2005, 12:05 PM
Tunel do rego!! Que belo nome!! LOL!
LOLLLLLLLLLLLLLLLL :D mto sigestivo de facto :jippo:

[Smeagol]
January 9th, 2005, 12:03 PM
ok, ok, juro que sábado, ou talvez amanha a noite tem aqui updates com fotos do pdn :cheers:

:horse: :horse: :horse: :no: :horse: :horse: :horse: :cry: :cry: :cry: :evil:

Puto
January 10th, 2005, 12:05 AM

:cry: :jippo::jippo::no:

Marco Bruno
January 11th, 2005, 06:28 PM
não deu para fazer updates, excepto da s. Rafael...
http://img.photobucket.com/albums/v119/rael_portugal/Updates_obras/SRafael_Lisbon.jpg

TeKnO_Lx
January 11th, 2005, 06:46 PM
Marco há alguma diferença entre a Sao Rafael e Sao Gabriel?

Lss911
January 11th, 2005, 06:47 PM
Foto muito bem tirada...

Marco Bruno
January 11th, 2005, 07:08 PM
Marco há alguma diferença entre a Sao Rafael e Sao Gabriel?

Há, o tipo de vidro é diferente, este é mais "espelhado" e o da s. Gabriel é mais transparente. Eu prefiro o da S. Gabriel pq faz o edifício mais leve, menos opaco.

Na S. Rafael tb se vê a zona das portas, o aro, a branco ao pé das varandas.

Outra diferença é na entrada da S. Rafael: em vez de colocarem o mesmo vidro do resto da torre, puseram vidro branco, o que achei muito estranho, porque é uma total falta de coerência com o projecto. O vidro devia ser igual em toda a torre.

Na S. Gabriel o vidro é igual em todo o edifício, não faz sentido que a base da s. Rafael seja diferente do resto.

Marco Bruno
January 11th, 2005, 07:09 PM
Foto muito bem tirada...

em cada 10 que tiro uma sai bem :colgate:

Lss911
January 11th, 2005, 07:26 PM
Nada má a média!!:P Mas esta está muito boa!

Fern
January 11th, 2005, 07:29 PM
Foto muito bem tirada...
Impressionante!! Esta foto podia entrar numa competicao!!!

Arpels
January 11th, 2005, 10:07 PM
tá bué de fixe, tão fixe que ja a gamei pas minhas fotos :), Marco o Paulo2004 abriu 1 thread no forum internacional sobre Lisboa, era 1 boa foto pa por la :okay:, a minha maxine ta quase pronta YESSSSSSSSSSSSS :cheers:, teve de levar 1 peçita nova :(

Reflex
January 11th, 2005, 11:39 PM
Plenamente de acordo!!! :)

Puto
January 11th, 2005, 11:52 PM
Também concordo :okay: :) Marco parabéns.. gand foto :bow: :cheers:

Lss911
January 12th, 2005, 01:10 AM
Encontrei este artigo na net e tem algum interesse...Pena que seja na teoria, alguns projectos já rolaram para fora.......

O diário espanhol El Mundo destaca, na sua edição de 8 de Março de 2004, as alterações arquitectónicas que estão a marcar a cidade de Lisboa, com a notícia “Lisboa prepara-se para uma revolução arquitectónica”.
Para isso conta com os novos projectos de Norman Foster e de Álvaro Siza Vieira, bem como de Frank Gehry, que, juntamente com o projecto de Jean Nouvel, colocam Lisboa na rota dos grandes arquitectos mundiais.
De entre as propostas que contribuem para a revolução urbanística em curso na capital, o diário espanhol refere o Parque Mayer como sendo a “jóia da coroa” do presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes.
A construção do casino no Jardim do Tabaco, um cais para cruzeiros, o pavilhão de esqui, em Chelas, e o Parque da Belavista, onde se irá realizar o Festival Rock in Rio, são também referidos como “propostas tão díspares que completam a revolução arquitectónica de Lisboa”.
O jornal refere ainda o Estádio da Luz, do australiano Damon Lavelle, e o Estádio de Alvalade, de Tomás Taveira, como referências à revolução urbanística da capital.
Mas falar numa revolução arquitectónica implica falar nos projectos polémicos para a zona ribeirinha de Lisboa, da autoria de Norman Foster e Álvaro Siza Vieira, dois nomes de referência da arquitectura mundial.
Os projectos pretendem revolucionar a forma de fazer arquitectura em Lisboa, a preverem torres com alturas superiores a cem metros, muito acima dos 25 metros permitidos nos planos municipais vigentes.
O projecto do arquitecto britânico Norman Foster pretende ser um novo ponto de encontro da sociedade lisboeta no Bairro da Boavista. A sua maquete contém uma praça com uma escala semelhante à Praça de São Marcos em Veneza, com um jardim de esculturas no centro, galerias de arte, espaços para exposições, lojas, cafés e restaurantes, um hotel, apartamentos e um parque de estacionamento.
A razão da discórdia prende-se com a torre residencial de cem metros de altura, que vai contra o plano municipal em vigor, o qual proíbe a construção de edifícios com altura superior a 25 metros.
O projecto do português Siza Vieira traduz-se num desafio mais ambicioso, com a construção de três torres de 105 metros de altura na zona de Alcântara, e que também vão contra o plano urbanístico vigente.
Segundo o El Mundo, as ambiciosas maquetes de Foster e Siza Vieira não desagradam ao presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, e vão de encontro ao seu empenho em marcar este mandato com polémicos desafios arquitectónicos em vários pontos da cidade de Lisboa, que a tornam uma cidade com história mas cada vez mais moderna.

Phobos
January 12th, 2005, 04:17 AM

pois entao Marco,de que estas a espera para po-la no Urban Photo Contest (http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=268),garanto que ja tens altos votos da malta daqui!

Lss911
January 12th, 2005, 01:56 PM
Apoio totalmente!! A foto é mesmo muito boa, só não é brilhante por causa de uma pequena falha de campo de profundidade mas de resto 5 stars! avancem com isso!

Reflex
January 12th, 2005, 05:18 PM
Como o tempo encarregou-se de em menos de 1 ano mudar por completo a veracidade desse artigo: Santana Lopes é hoje primeiro-ministro demissionario e desses grandes projectos parece que só o do Norman Foster tem algumas hipoteses... :cry:

[Smeagol]
January 12th, 2005, 05:30 PM
realmente a foto está 5 estrelas! ...mas só uma:( , mata a fome mas sabe a pco...

Reflex
January 14th, 2005, 01:44 AM
Quanto aos jornais...
Aparentemente o "Metro" não veio para substituir o "Destak", ou pelo menos por enquanto. Parece-me a mim que estão a ser distribuidos em estações distintas: O Destak é distribuido em Odivelas, Senhor Roubado, Avenida (nos que sei...) e o Metro é distribuido do Campo Grande para a frente (sentido Rato). Portanto já me aconteceu entregarem-me os 2 em estações diferentes e eu agradeço, sempre tenho mais para ler!!:D
O Metro parece-me claramente melhor que o Destak, com menos publicidade e mais noticias, sendo estas mais bem elaboradas. O grafismo não será dos melhores, com letras muito pequenas e noticias umas em cima das outras, mas gosto! Inclusivé o thread sobre Xangai2010 foi de lá tirado, da secção "noticias de Lisboa"...;)

Lss911
January 14th, 2005, 11:47 AM
O metro aproxima-se mais do jornal à séria, aquele que compramos no quiosque. O destak é distribuido em quase todas, senão todas, as estacões e pelo menos no marquês e na baixa/chiado tenho visto os 2 jornais em distribuição simultânea.

Arpels
January 14th, 2005, 01:29 PM
ya o metro é mais jornal, tens razão agora dão os 2, mas ainda n percebi o critério, umas veses dão diariamente outra é quando calha :(