View Full Version : Lisboa | Hotel Europa Palace
Pelha November 9th, 2008, 09:09 PM http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Semttulo.jpg
Promotores, arquitectos, CML e IGESPAR pela magnificência da vossa labuta, pela vossa veia artística em prol de uma Lisboa de que todos nos orgulhemos!
Esta coisa inenarrável vai a reunião de CML desta 4ª F, com o nome pomposo de 'Hotel Europa Palace' (talvez inspirado naqueles 'bunkers' da parte nova de Bruxelas...), consubstanciada em 'Projecto de arquitectura do pedido de licenciamento para realizar uma obra de edificação nos prédios sitos na Avenida da República, nºs. 93 a 93E e na Avenida António Serpa, nºs. 2 a 18, freguesia de Nossa Senhora de Fátima, que constitui o Proc.º n.º 659/EDI/2008, nos termos da proposta', e diz respeito à ocupação futura do lote vago na esquina da Avenida António Serpa e a Avenida da República, onde um prédio foi demolido, uma rica fachada desapareceu como que por magia, e ... quem espera sempre alcança. Abençoados sejam, todos!
CidadaniaLX
faialense November 9th, 2008, 09:16 PM Porreiro, pá!
Luís Raposo Alves November 9th, 2008, 10:03 PM Nesse quarteirao havia um edificio com uma fachada lindíssima! deitaram-na abaixo há uns 10 anos e agora vão fazer esse aborto! esta av da rep está cada vez pior
JohnnyMass November 9th, 2008, 10:50 PM horrível!:puke: é primo da praça de entrecampos...
rpc08 November 9th, 2008, 11:08 PM Ou esse ou o do lado...:ohno: É mesmo feio.
fred_mendonca November 9th, 2008, 11:23 PM É mais um hotel.
rpc08 November 9th, 2008, 11:27 PM ^^No entanto pela sua localização pedia-se outro tipo de arquitectura...
fred_mendonca November 9th, 2008, 11:29 PM Não me choca assim tanto.
Barragon November 9th, 2008, 11:40 PM Nãooooooooooooooo
tuga14 November 10th, 2008, 12:11 AM Não gosto:eek:
Alguem tem alguma fotografia do antigo edificio? Obrigado.
Barragon November 10th, 2008, 12:13 AM :gaah: que raiva pá
O edifício é muito bom... mas não é para estar ali !
Luís Raposo Alves November 10th, 2008, 12:23 AM Não gosto:eek:
Alguem tem alguma fotografia do antigo edificio? Obrigado.
Tuga, o edifício antigo era este:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://fotos.sapo.pt/biclaranja/pic/000f5386/s500x500&imgrefurl=http://biclaranja.blogs.sapo.pt/arquivo/1066178.html&h=333&w=500&sz=66&hl=pt-PT&start=2&usg=__v7-UKe2jWiBCxfS-K04M-EbpfJk=&tbnid=MlqvZ539L0MugM:&tbnh=87&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Davenida%2Bant%25C3%25B3nio%2Bserpa%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG
jpfg November 10th, 2008, 12:30 AM Tuga, o edifício antigo era este:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://fotos.sapo.pt/biclaranja/pic/000f5386/s500x500&imgrefurl=http://biclaranja.blogs.sapo.pt/arquivo/1066178.html&h=333&w=500&sz=66&hl=pt-PT&start=2&usg=__v7-UKe2jWiBCxfS-K04M-EbpfJk=&tbnid=MlqvZ539L0MugM:&tbnh=87&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Davenida%2Bant%25C3%25B3nio%2Bserpa%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG
http://cache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//b7/61/ed/228703_zVctw.jpeg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Semttulo.jpg
é uma pena...
Filipe_Teixeira November 10th, 2008, 12:37 AM gosto do hotel..
mas depois de ver a fachada antiga, enfim..
jprscarv November 10th, 2008, 12:43 AM ver o que era e o que vão fazer... sem comentários...
Arpels November 10th, 2008, 12:45 AM Nesse quarteirao havia um edificio com uma fachada lindíssima! deitaram-na abaixo há uns 10 anos e agora vão fazer esse aborto! esta av da rep está cada vez pior
acho k a ideia era ficar a fachada desse edificio antigo mas começaram a demolir e este anos embargado ou estou errado? :sly: não acho nada de especial, mais uma burrice made in Lisbon...:|
simius November 10th, 2008, 12:45 AM sinceramente não me choca o novo design. o que me choca é saber o que lá estava antes e o que vai estar à posteriori. quanto a mim, este espaço abre a questão para se saber o que se deveria ou não reconstruir à traça antiga, mais que não seja o aspecto da fachada e aquela av. da républica então abria discussões para muitas reconstruções.
Uma coisa é demolir porque o edifico está num sitio que impede o desenvolvimento da cidade, ou por n ter grande valor histórico ou patrimonial, outra oisa é demolir edifícios de valor patrimonial importante, dos quais não temso grandes exemplos, perfeitamente enquadrados, até a nivel de cérceas, que é o que se passa com este caso.
JohnnyMass November 10th, 2008, 12:45 AM um dos muitos crimes arquitectónicos a que a CML nos habituou...
JohnnyMass November 10th, 2008, 12:48 AM acho k a ideia era ficar a fachada desse edificio antigo mas começaram a demolir e este anos embargado ou estou errado? :sly:estás parcialmente enganado. o interior foi demolido e ficou a fachada, que supostamente seria para manter. o problema foi que esteve tantos anos sem se decidir o que fazer que "um belo dia" a fachada caiu!:bash: conveniente diria eu...
Arpels November 10th, 2008, 12:50 AM to a ver, o tradicional (mordedura pela calada) á maneira Portuguesa, enfim...
tuga14 November 10th, 2008, 01:25 AM Isto é impensável:ohno:
Porque é que os politicos são tão tapados, isto faz me confusão :S...não sei porque é que eles fazem isto...quer dizer, até sei, eles preferem dinheiro na conta e destruir património do que preservá-lo... sinceramente, eu acho que cada projecto da camara devia de ser sempre colocado a votos pelos cidadãos em vês de privados ou da CML somente, assim talvez não seria tão injusto e criminoso. É pena eles terem deitado abaixo, bem que podiam reconstruir mais ou menos a fachada e por dentro fazerem tudo moderno, mas "não há dinheiro para isso".
NewTomorrow November 10th, 2008, 02:39 AM Isto é impensável:ohno:
Porque é que os politicos são tão tapados, isto faz me confusão :S...não sei porque é que eles fazem isto...quer dizer, até sei, eles preferem dinheiro na conta e destruir património do que preservá-lo... sinceramente, eu acho que cada projecto da camara devia de ser sempre colocado a votos pelos cidadãos em vês de privados ou da CML somente, assim talvez não seria tão injusto e criminoso. É pena eles terem deitado abaixo, bem que podiam reconstruir mais ou menos a fachada e por dentro fazerem tudo moderno, mas "não há dinheiro para isso".
a fachada caio , era para manter
Pelha November 10th, 2008, 02:54 AM Portugal é um país estranho, caem fachadas do nada, incendios surgem do nada, buracos financeiros nas câmaras aparecem do nada, o FC Porto venceu durantes anos a fio do nada, bancos que até hà bem pouco davam lucros enormes começam agora ser nacionalizados do nada, arguidos em casos de corrupção e pedofilia são ilibados do nada.. adoro a desresponsabilização deste nosso país!
DeTaipa November 10th, 2008, 03:12 AM Um crime!:ohno:
[Smeagol] November 10th, 2008, 04:14 AM que pena... tanto subúrbio por ai a precisar desse hotel... vão estragar a estética toda...
Rexluso November 10th, 2008, 06:23 PM ESCANDALOSO!
Lisboa Madrid November 10th, 2008, 06:44 PM horroroso. Deviam ser obrigados a reconstruir a fachada. Já estou a ver aquilo cheio de pedreiros com martelo na mão...
Barragon November 10th, 2008, 09:15 PM A ver se nos juntamos ao blog CIDADANIA XXI para ver se nos ouvem...
Andre_idol November 10th, 2008, 10:09 PM :gaah: que raiva pá
O edifício é muito bom... mas não é para estar ali !
disseste tudo
Arpels November 10th, 2008, 11:00 PM A ver se nos juntamos ao blog CIDADANIA XXI para ver se nos ouvem...
só se for para fazer a nossa indignação ouvir porque mudar já não perece que vá mudar nada, a fachada antiga já era :|
Lisboa Madrid November 11th, 2008, 10:41 AM O blog cidadania lx é contra a manutenção de fachadas. Querem o restauro integral ou nada. POr favor não nos juntemos ao blog cidadania lx. Eles têm uma visão totalmente conservadora e irrazoável da cidade. Entre arranjar com adaptações ou deixar tudo podre defendem que fique tudo podre. Aliás dizem mal de tudo. São os velhos do Restelo dos tempos de hoje. Se é que se podem considerar dos tempos de hoje.
José Alberto November 11th, 2008, 12:58 PM Aquela fachada :lol:
Luís Raposo Alves November 11th, 2008, 06:46 PM O blog cidadania lx é contra a manutenção de fachadas. Querem o restauro integral ou nada. POr favor não nos juntemos ao blog cidadania lx. Eles têm uma visão totalmente conservadora e irrazoável da cidade. Entre arranjar com adaptações ou deixar tudo podre defendem que fique tudo podre. Aliás dizem mal de tudo. São os velhos do Restelo dos tempos de hoje. Se é que se podem considerar dos tempos de hoje.
Até aquele projecto do Hotel em Alfama eles são contra. está o edifício a cair aos pedaços, daqui a uns tempos cai mesmo. Iam restaurá-lo e acrescentar una anexos traseiros e a cidadania Lx disse que aquilo era um mamarracho que ia tapar a vista para o Tejo.. :lol: quando li, morri a rir..
Fern November 12th, 2008, 05:48 PM O blog cidadania lx é contra a manutenção de fachadas. Querem o restauro integral ou nada. POr favor não nos juntemos ao blog cidadania lx. Eles têm uma visão totalmente conservadora e irrazoável da cidade. Entre arranjar com adaptações ou deixar tudo podre defendem que fique tudo podre. Aliás dizem mal de tudo. São os velhos do Restelo dos tempos de hoje. Se é que se podem considerar dos tempos de hoje.
Concordo em certa medida ate porque muitos edificios nao apresentam condicoes de habitabilidade para uma familia moderna.
No entanto o que os nossos construtores e promotores querem e' precisamente o oposto. Destruir tudo para construir mais e mais barato, fazendo assim mais lucro. Este e' um desses casos. Que atitude odiavel. A camara deveria ser mais exigente...
Pelha November 12th, 2008, 06:45 PM A ver se nos juntamos ao blog CIDADANIA XXI para ver se nos ouvem...
Jamais.. Foram contra as torres do Siza Vieira para Alcântara e contra o Compave e agora querem matar o projecto do Norman Foster para o aterro da Boavista, o pessoal do CLX é obcecado por ciclovias e em fazer petições online.
DeTaipa November 12th, 2008, 06:49 PM ^^Onde é o aterro da Boavista e qual é o projecto de Norman Foster para essa área de Lisboa?
Pelha November 12th, 2008, 06:54 PM ^^Onde é o aterro da Boavista e qual é o projecto de Norman Foster para essa área de Lisboa?
Fica em Santos.
http://lx-projectos.blogspot.com/2006/09/aterro-da-boavista-santos.html
http://lx-projectos.blogspot.com/2007/03/aterro-da-boavista-actualizao.html
Barragon November 12th, 2008, 10:19 PM Entendo essa parte fundamentalista do blog :lol: mas neste caso até não era mau pensado :lol: de resto dispenso
CS-TOA November 13th, 2008, 12:30 AM Eu gosto do Hotel. Mas é um render e normalmente nunca ficam iguais 'ao vivo'. :nuts:
Luís Raposo Alves November 13th, 2008, 03:21 AM Pessoal, vou fazer uma poll com estas perguntas: De qual das seguintes associações nossas amigas é que preferiam ser sócios?
a) Cidadania Lx
b) Quercus
c) Outra. Qual?_________________
O que é que acham? Se tiverem ideia de mais alguma associação deste género, por favor avisem para eu colocar na poll?
MarcoSousa November 13th, 2008, 05:00 AM Acho que o Cidadania LX não é assim tão mau. Acho muito bem que eles falem desses projectos todos. Pois muita porcaria, podia ser construida e nos nem sonhavamos, e só quando desmontassem os andaimes é que se via o bicho.
Dou o exemplo do Mono do Rato, que se não fossem eles, o edificio era construido, e ninguem fazia nada.
Podem criticar muito, mas ao menos eles metem o dedo na ferida.
Quanto ao Hotel de Alfama (Palacio Cocullim) Luis Raposo, acho bem que eles falem, pois o edificio podia muito bem ter uma arquitectura mais harmoniosa, e tem um aspecto um bocado coxo, muito por culpa do dono, que quer meter lá mais quartos para sacar mais dinheiro.
_Rick_ November 13th, 2008, 03:05 PM Lá por não se concordar com todas as opiniões do cidadania lx não implica que não se concorde com nenhum. :dunno: Se fossemos todos tão extremistas a esse ponto...........o mundo simplesmente não funcionava pois raramente se encontram pessoas que concordem em tudo entre si.
E há diversas coisas que me fazem respeitá-los............eles obviamente gostam de Lisboa. O que defendem é efectivamente o que acreditam que é o melhor para a cidade. Eles não só refilam...............como fazem realmente alguma coisa para ajudar Lisboa. Seja através de petições, seja através de divulgação de actividades e contactos, seja através de queixas, seja através de projectos enviados à CML para melhorar a cidade, etc etc etc.
Neste preciso momento estão à votação propostas e projectos no site da Câmara Municipal que foram elaborados pelo Cidadanialx. Quantos de nós podem dizer o mesmo????? Quantos enviaram??? Quantos têm uma participação na vida de cidade tão activa quantos eles???
A larga maioria das pessoas que estão por trás dos projectos aos quais eles são contra...........não querem saber da cidade claramente. Fazem projectos de meia tijela, completamente inadequados, apenas para ganhar umas massas e protagonismo. Esses não ligam à cidade. Ligam apenas ao bolso deles.
Logo, mesmo quando não concordo com o cidadanialx.......tenho tendência a respeitar a opinião. Afinal de contas o principio por trás (o de tentar fazer de Lisboa uma cidade melhor para os seus habitantes) é um principio ao qual dou valor e que partilho.
MarcoSousa November 13th, 2008, 08:52 PM :applause::applause::applause:
É isso mesmo, o interesse deles é o melhor para Lisboa, e isso chateia muita gente com interesses instalados.
Barragon November 13th, 2008, 09:03 PM Mesmo por isso que referi uma coordenação entre o blog e aqui os marmanjos do fórum para tentarmos impedir isto!
Pelha November 13th, 2008, 09:46 PM Juro que não percebo tanta idolatração ao CLX.. o SSC cria uma maior massa crítica, temos muita visibilidade, não temos é a necessidade de sermos exibicionistas ao ponto de fazer petições online por tudo e por nada, diz que está na moda fazer petições na Internet é modernaço é cosmopolita, estou farto que me encham a caixa do correio electrónico com petições da carochinha!
_Rick_ November 13th, 2008, 11:15 PM Juro que não percebo tanta idolatração ao CLX.. o SSC cria uma maior massa crítica, temos muita visibilidade, não temos é a necessidade de sermos exibicionistas ao ponto de fazer petições online por tudo e por nada, diz que está na moda fazer petições na Internet é modernaço é cosmopolita, estou farto que me encham a caixa do correio electrónico com petições da carochinha!
Volto a repetir..............quantas das propostas que estão neste preciso momento a votação para se realizarem em Lisboa no orçamento participativo de 2009 são "nossas"??? Quais são??? Quantas é que a nossa massa crítica conjunta produziu???
Estou neste momento a decidir em quais votar. Se me disseres até posso mudar o meu voto. :okay: Na verdade nem me lembro de ver o assunto debatido ainda neste forum (e o prazo está a acabar). De que interessa ter massa critica se nada se faz com ela?? :dunno:
Podes não concordar com todas as opiniões deles (eu também não concordo). No entanto acho que não temos moral aqui no SSC para desmerecê-los porque fazem bem mais que nós (e contra mim igualmente falo). É que senão é o típico espirito de "não fazer e criticar quem faz".
Nós falamos muito, falamos muito, mas encolhemos os ombros. Eles ao menos tentam mudar alguma coisa. Pelo menos por isso merecem respeito.
Acho que quando não se faz..........não se deve desmerecer o trabalho de quem tenta fazer. Principalmente se quem tenta fazer tem boa intenção (como penso que é o caso). É a minha opinião. ;)
Não os idolatro..........mas respeito-os.
Reflex November 14th, 2008, 01:03 AM Eu já tinha postado neste thread, mas o sistema foi abaixo e não registou o meu post. Então é assim: não acho o edificio nada do outro mundo mas gosto minimamente... Porém NUNCA, mas NUNCA para ali! Nem é pelo que lá esteve e já não está, esse, paz à sua alma, não volta mais e nem interessa para o assunto! Mas e os outros 2 lindissimos que estão ao lado? Sairão valorizados com a construção deste edificio?? Claro que não! Na outra esquina do mesmo quarteirão foi construido há coisa de 15 anos um edificio que ficou muitissimo bem enquadrado! Eu acho que antes de mais há que tentar perceber a integração que um edificio tem antes sequer de o conceber ou de o propor! Não sou contra o progresso, as cidades são seres mutáveis, é natural que prédios antigos vão abaixos e que novos sejam construidos (dentro claro dos limites do aceitavel). Agora construir edificios que mais do que dialogarem com os restantes, queiram valer por si só e impor a presença, nao concordo. Comprem uma ilha no Pacífico e todos construam o que quiserem...;)
Quanto à Cidadania_Lx: regra geral não encontro meio termo, ou concordo a 100% com eles ou com eles discordo a 100%.:D Eu acho que na ânsia de defenderem a cidade por vezes pecam por excesso. Mas têm o grande mérito de promover discussão, de fazer os cidadãos e entidades competentes pensarem! Nem que seja para lhes dizer: "eu acho que vocês estão errados, estão a levar a defesa da cidade longe demais!" E eu acho que cada vez mais, com lobbys e com comodismo, é importante alguém que aponte!
MarcoSousa November 14th, 2008, 05:49 AM Rick no orçamento participativo votei assim:
1º Reablitação do Patío Dom Fradique
2º Arranjo das ruas do Bairro Azul, arvores, rearranjo do estacionamento.
3º Arranjo exterior do largo junto a Basilica da Estrela
E tu em que votas-te Rick? Mais alguem aqui votou do forum?
_Rick_ November 16th, 2008, 12:39 AM Rick no orçamento participativo votei assim:
1º Reablitação do Patío Dom Fradique
2º Arranjo das ruas do Bairro Azul, arvores, rearranjo do estacionamento.
3º Arranjo exterior do largo junto a Basilica da Estrela
E tu em que votas-te Rick? Mais alguem aqui votou do forum?
Havia muito votar. Haviam ali coisas que realmente são importantes e bastante precisas. Outras que se via que eram um bocado Estive um bocado indeciso. Acabei por optar por coisas mais gerais para os primeiros lugares.
A minha votação foi a seguinte:
1º Construção de pistas cicláveis na cidade de Lisboa 2 680 176 €
2º Colocação de pilaretes e barreiras rodoviárias de modo a recuperar o espaço público pedonal - 500 000€
3º Arranjo da envolvente da Basílica da Estrela (temos este em comum :cheers:) -1 500 000 €
Também estive para votar no pátio D. Fradique (que é uma das grandes vergonhas de Lisboa, sem dúvida). Outra que estive na dúvida foi a reabilitação do Rio Seco (outra grande vergonha).
Por acaso também achava interessante saber se mais alguem votou e no quê. Mas acho que talvez neste thread não vejam.
Luís Raposo Alves November 16th, 2008, 12:43 AM mas essa votação está onde? e qual é o objectivo?
_Rick_ November 16th, 2008, 02:35 AM mas essa votação está onde? e qual é o objectivo?
A câmara municipal de Lisboa colocou 5 milhões de euros do orçamento do próximo ano à disposição das pessoas para decidirem o que fazer com eles de modo a melhorar a cidade. O objectivo é dar uma maior voz aos cidadãos sobre a forma mais correcta de aplicar o dinheiro. Todo o processo foi feito online a partir do site da Câmara.
http://www.cm-lisboa.pt/archive/img/OP_home.jpg
Basicamente houve uma semana em que as pessoas mandaram propostas concretas sobre o que gostariam de ver ser feito na cidade. A camara reuniu as propostas, juntou as semelhantes (muita gente logo de inicio tinha ideias análogas) e organizou pelos 3 sectores vencedores . As pessoas depois tiveram oportunidade de votar as 3 principais que gostariam de ver realizadas. O prazo da votação acabou ontem.
Luís Raposo Alves November 16th, 2008, 05:11 AM uma semana foi pouco
Pelha November 16th, 2008, 05:45 AM Esse orçamento participativo é uma bela fachada, iludir os cidadãos de que podem verdadeiramente interferi com opções de que mais não passam de meramente politicas e administrativas.. mas alguém no seu juízo acredita que isso será levado em conta pela CML? :crazy:
Sejamos sérios!
Barragon November 16th, 2008, 02:03 PM O resultado da votação poderá ser manipulado...
Gustavo__Almeida__ November 17th, 2008, 09:22 PM Cimenteira de Souselas by Barragon
Fern November 18th, 2008, 01:47 AM O resultado da votação poderá ser manipulado...
Eles devem ter modo de prevenir isso, especialmente porque este tem de se assumir como um processo para levar a serio. Para alem disso 5 milhoes de euros e' bastante dinheiro.
Barragon November 18th, 2008, 07:43 PM Isso vai tudo para o meu bolso :lol:
Francisco91 November 18th, 2008, 11:18 PM :lol:
Bluesence November 18th, 2008, 11:49 PM A avenida da república está um nojo.
Pelha November 18th, 2008, 11:52 PM Para alem disso 5 milhoes de euros e' bastante dinheiro.
Não acho.. este ano Sevilha deu ao dispor dos seus cidadãos 20 milhões de euros para o seu orçamento participativo.. e mais de 1000 propostas são para ser concretizadas, em Lisboa são apenas escolhidos três projectos..
filipa November 20th, 2008, 02:51 PM gosto mt desta pedra!! mas agora não percebo esta moda de se fazerem mini-janelas de casa de banho com ar de habitação social... ah ja sei! deve ser para não contrastar com o projecto mais acima da epul q tb comporta estas "janelinhass" :lol:
Paulo2004 November 22nd, 2008, 01:08 AM Interessante.
fred_mendonca January 27th, 2011, 09:00 PM Fica no gaveto entre a Avenida da República e a Rua Vítor Serpa.
Já está em construção.
http://img684.imageshack.us/img684/1579/fachadaeuropa01.jpg
http://img839.imageshack.us/img839/5137/fachadaeuropa.jpg
Linha January 27th, 2011, 09:03 PM Pelos renders não parece nada de especial.. naquela zona queria-se uma coisinha melhor..
fred_mendonca January 27th, 2011, 09:08 PM Tive agora a googlar e descobri que já existe um thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=745438&page=4
Barra, funde os dois sff.
Filipe_Teixeira January 27th, 2011, 09:22 PM já vai no segundo piso
RoliveiraS January 27th, 2011, 09:23 PM gostava mais do antigo projecto
... sem falar no antigo edificio que aqui estava!
Barragon January 27th, 2011, 10:40 PM Mas do mal o menos...
fred_mendonca January 27th, 2011, 10:44 PM Obrigado, Barrra! :okay:
Lss911 January 28th, 2011, 01:08 AM http://cache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//b7/61/ed/228703_zVctw.jpeg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Semttulo.jpg
é uma pena...
x2
Que edifício tão incaracterístico! Este e a proposta actual em construção!
Nikom January 28th, 2011, 05:17 PM ^^ Mas nao é esse o render que está no local das obras, eu trabalho no edificio verde mesmo ao lado (ou passo lá grande parte do tempo) e passo em frente ao local todos os dias.
Filipe_Teixeira January 28th, 2011, 06:13 PM trabalhas naquele que tem os correios no piso terreo?
Al-Madan January 28th, 2011, 08:14 PM Fica no gaveto entre a Avenida da República e a Rua Vítor Serpa.
Já está em construção.
Nenhum dos projectos vai ser equiparável ao edifício que lá estava, que era de babar, ainda assim, prefiro muito mais este último projecto ao antigo, que tinha um aspecto "metálico" que não me agradava nada.
Marco Bruno January 28th, 2011, 10:36 PM ^^ quem é o arquitecto?
Lss911 January 28th, 2011, 11:33 PM O projecto não é este que pûs (só apareceu por causa do "quote"), o projecto que está a ser construído é o do #63!
Reflex January 29th, 2011, 12:10 AM O projecto que não vai ser construido era inequivocamente mais interessante do que o actual. Porém o actual fica inequivocamente melhor enquadrado (embora a anos luz do enquadramento ideal...) do que o primeiro, portanto do mal o menos. Gosto apenas do pormenor da entrada, que acho delicioso. Dá-lhe um toque de piada, porque sinceramente tudo o resto é muito sensaborão...
Barragon January 29th, 2011, 01:30 AM Podiam muito bem imitar algumas características do edifício ao lado, especialmente a arte nova nas janelas, de forma a existir uma continuidade do quarteirão.
traveler January 29th, 2011, 02:50 AM Se, ninguem quer gastar em predios velhos.... entao e' melhor de faser uma coisa moderna assim!
Nikom January 29th, 2011, 12:49 PM trabalhas naquele que tem os correios no piso terreo?
Sim sim, mas trabalho no IMI, dá para ver na última foto que o fred_mendonca pos no seu post
Bugio de Oeiras January 29th, 2011, 03:12 PM Não acho que fique bem enquadrado...
PortoNuts January 29th, 2011, 03:19 PM O projecto que não vai ser construido era inequivocamente mais interessante do que o actual. Porém o actual fica inequivocamente melhor enquadrado (embora a anos luz do enquadramento ideal...) do que o primeiro, portanto do mal o menos. Gosto apenas do pormenor da entrada, que acho delicioso. Dá-lhe um toque de piada, porque sinceramente tudo o resto é muito sensaborão...
Também gosto da entrada apesar de, obviamente, nada conseguir substituir o que lá estava anteriormente.
Gorky January 30th, 2011, 08:33 PM Epah não gosto!
Aquela entrada parece me uma beca desenquadrada com o edificio!
Bugio de Oeiras January 30th, 2011, 08:36 PM A fachada do conjunto fica descontínua, perde a harmonia...
Gorky January 30th, 2011, 08:40 PM A fachada do conjunto fica descontínua, perde a harmonia...
Exacto!.....enfim, um verdadeiro mamarracho:ohno:
Reflex January 31st, 2011, 01:04 AM A esmagadora maioria da arquitectura contemporanea de grande qualidade (embora nao me pareça o caso...) ´e feita de descontinuidades. E esta, pelo menos no render, ´e uma descontinuidade interessante, porque o edificio ´e absolutamente monotono nas suas linhas e introduz, num ponto-chave e ao mesmo nao muito impositivo, uma quebra. ´E, de resto, o unico elemento interessante do edificio.
TeKnO_Lx January 31st, 2011, 12:58 PM pareceme melhor enquadrado que o anterior projecto
Gorky January 31st, 2011, 05:38 PM Mas aquela entrada! uhh não consigo gostar.. :/
Filipe_Teixeira January 31st, 2011, 10:58 PM http://i198.photobucket.com/albums/aa316/Filipe_Teixeira_2007/31012011372.jpg
jpfg February 1st, 2011, 11:11 AM Fica no gaveto entre a Avenida da República e a Rua Vítor Serpa.
Já está em construção.
Na minha opinião é melhor que o primeiro render, mas continuam a não querer fazer as coisas bonitas. Esta zona de Lisboa deveria só ter edifícios bonitos :/
Já agora, 3 imagens de como era antes:
http://farm6.static.flickr.com/5003/5243601551_b895ea30a4_z.jpg (http://www.flickr.com/photos/50898183@N02/5243601551/)
edifício à direita
http://farm6.static.flickr.com/5249/5244197434_49f954d575_z.jpg (http://www.flickr.com/photos/50898183@N02/5244197434/)
edifício ao meio
http://farm6.static.flickr.com/5168/5243601443_6eb6b0cfab_z.jpg (http://www.flickr.com/photos/50898183@N02/5243601443/)
:ohno:
TeKnO_Lx February 1st, 2011, 11:40 AM o que leva á questão.. como deixaram isso cair? ou que interesses deixaram que esta situação acontecesse
Gorky February 1st, 2011, 12:47 PM Era muito bonito o edificio...mas já estava super, mega degradado :(
Al-Madan February 1st, 2011, 06:05 PM o que leva á questão.. como deixaram isso cair? ou que interesses deixaram que esta situação acontecesse
O desinteresse das construtoras e do mercado imobiliário nas ultimas décadas. Quando havia áreas imensas de solo rural "grátis" nas Porcalhotas e Almadas, prontos a serem reclassificados como solo urbano e assim se construírem mais uns quantos milhares de habitações. Havia fortunas para se fazer.
O património das Avenidas Novas sempre foi desvalorizado, e o Visconde de Valmor só consegue segurar um edifício por ano, o resto devia ter sido protegido pelo poder político.
Era muito bonito o edificio...mas já estava super, mega degradado :(
Degradado? De á uns tempos para cá que só lá está o sitio, o edifício já foi á alguns aninhos.
Reflex February 1st, 2011, 11:07 PM o que leva á questão.. como deixaram isso cair? ou que interesses deixaram que esta situação acontecesse
Demoliram o edificio e deixaram apenas a fachada. Por um qualquer motivo demoraram alguns anos a fazer a obra e a fachada ruiu por si, desconheço o motivo. Mas ainda me lembro da fachada la estar (do edificio julgo que ja nao...). Nao vou apontar datas, mas julgo que a fachada tera caido ha mais de 10 anos e ha que por pelo menos mais uns 5 em cima sobre a demoliçao do edificio...
elcid1911 February 2nd, 2011, 12:28 AM Pena ter-se perdido um património tão interessante.. se ao menos o projecto novo chegasse minimamente aos pés do edifício anterior :(
Reflex February 2nd, 2011, 12:46 AM ...seria ainda mais desadequado do que aquilo que ´e. Aquele quarteirao, apesar de ser belissimo, era tudo menos uniforme...
Phobos February 2nd, 2011, 12:48 AM O edifício que lá estava antes era sem dúvida mais interessante.Mas se repararem bem este novo,apesar de ser um blocão,tem um cuidado na relação com os edifícios à volta.Isto é visível principalmente nos andares inferiores.
Gorky February 2nd, 2011, 04:46 PM Degradado? De á uns tempos para cá que só lá está o sitio, o edifício já foi á alguns aninhos.
Nahh, estava lá qq coisa, se não era o edificio era a fachada q estava super mega degradada ;p
Filipe_Teixeira February 2nd, 2011, 04:54 PM estas a fazer confusao. aquele sitio tem um buraco desde o inicio da decada 00
Nikom March 9th, 2011, 09:36 PM Foto tirada à pressa, hoje à tarde. Está a evoluir bem, só falta mais um/dois andares para chegar ao topo :cheers:
http://img717.imageshack.us/img717/4701/avrepublica.jpg
Mayombe March 10th, 2011, 12:21 AM Ora avenida com edifícios bonitos... o que podemos aqui fazer? Ah, um cubo com janelas! :bash: Realmente neste país faz-se de tudo qualquer que seja a qualidade ou falta dela... desde que seja baixinho! :ohno:
Bugio de Oeiras March 10th, 2011, 12:53 AM Ora avenida com edifícios bonitos... o que podemos aqui fazer? Ah, um cubo com janelas! :bash: Realmente neste país faz-se de tudo qualquer que seja a qualidade ou falta dela... desde que seja baixinho! :ohno:
Sou da mesma opinião.
Luís Raposo Alves March 10th, 2011, 06:20 PM este hotel é simplesmente horrivel, então aquela abertura de canto ainda o faz mais atarracado.
Luís Raposo Alves March 10th, 2011, 06:23 PM ainda por cima fazem hotéis de merda com nomes pomposos... Europa palace... como se isto tivesse alguma coisa de Europa ou de Palace...
devia era ser hotel "3º mundo suburbia"
Gorky March 12th, 2011, 05:26 AM este hotel é simplesmente horrivel, então aquela abertura de canto ainda o faz mais atarracado.
Imitador, já tinha falado dessa abertura horrivel mesmo antes da obra estar no segundo piso ;pp
Barragon March 12th, 2011, 01:26 PM Vocês são mesmo negativos. Era melhor estar ali um buraco querem ver. calem-se já
fred_mendonca March 12th, 2011, 02:22 PM ^^ Exacto, ainda por cima é um hotel: vai criar empregos e melhorar a oferta turística da cidade. É um mal menor.
TeKnO_Lx March 12th, 2011, 02:22 PM eu gosto
sybrenp March 12th, 2011, 03:15 PM Realmente.. admito que não é a melhor localização para um hotel destes más o hotel em si até é bonito, deve ficar engraçado na mesma. E claro: Tudo é melhor que um predio degradado ali!
skytrax March 12th, 2011, 03:36 PM gostei bastante!
jpfg April 3rd, 2011, 03:55 PM Update de 03-Abril-2011:
http://img708.imageshack.us/img708/5765/img0797e.jpg (http://img708.imageshack.us/i/img0797e.jpg/)
E segue a bom ritmo...
fred_mendonca April 3rd, 2011, 04:41 PM Está andar bem. Mais uns meses e fica pronto.
JohnnyMass April 5th, 2011, 02:21 AM Pode ser que não fique assim tão mal... pelo menos a volumetria é a indicada para o local. Agora podem é recuperar os dois ao lado; bem precisam.
Gorky April 5th, 2011, 04:24 AM Pode ser que não fique assim tão mal... pelo menos a volumetria é a indicada para o local. Agora podem é recuperar os dois ao lado; bem precisam.
Qual lado?!
O que está no lado direito do edificio está recuperado, o q está no lado esquerdo vai ser demolido!
seattle92 April 5th, 2011, 06:09 PM Já agora, 3 imagens de como era antes:
http://farm6.static.flickr.com/5003/5243601551_b895ea30a4_z.jpg (http://www.flickr.com/photos/50898183@N02/5243601551/)
edifício à direita
http://farm6.static.flickr.com/5249/5244197434_49f954d575_z.jpg (http://www.flickr.com/photos/50898183@N02/5244197434/)
edifício ao meio
http://farm6.static.flickr.com/5168/5243601443_6eb6b0cfab_z.jpg (http://www.flickr.com/photos/50898183@N02/5243601443/)
:ohno:
Quando encontrarmos petróleo no Beato ainda vamos deitar abaixo toda a merda construída na Avenida da Republica desde os anos 60 e voltaremos a ter uma das mais belas avenidas da Europa :cheers:
PortoNuts April 5th, 2011, 07:42 PM Não é nada de especial mas pelo menos alinharam a cércea.
Fern April 6th, 2011, 04:29 PM Quando encontrarmos petróleo no Beato ainda vamos deitar abaixo toda a merda construída na Avenida da Republica desde os anos 60 e voltaremos a ter uma das mais belas avenidas da Europa :cheers:
Espero que a nossa geração consiga corrigir a m*rda que andaram a fazer nas últimas décadas...
checco24 April 6th, 2011, 05:23 PM Espero que a nossa geração consiga corrigir a m*rda que andaram a fazer nas últimas décadas...
as crises são ciclicas, ás vezes é preciso sofrer para aprender
Fern April 7th, 2011, 02:33 AM as crises são ciclicas, ás vezes é preciso sofrer para aprender
Dizes isso como se fosse o destino.. ou seja estamos destinados a sair da crise tal como entrámos, sem "esforço"?
A crise da preservação do nosso património não parece ter fim à vista. Mais difícil ainda vai ser devolver às nossas cidades aquilo que lhes foi roubado por grupos de interesses gananciosos.
Barragon April 7th, 2011, 02:08 PM Tenho fé que as coisas melhorem nesse aspecto.
Ademilton April 7th, 2011, 11:21 PM Reparei nele a caminho da faculdade, já estão a por janelas
JohnnyMass April 10th, 2011, 01:01 AM [/B]
Qual lado?!
O que está no lado direito do edificio está recuperado, o q está no lado esquerdo vai ser demolido!O branco em frente vai ser demolido???:bash:
Filipe_Teixeira April 10th, 2011, 06:05 PM ele nao sabe o que diz. nenhum dos que esta ao lado esta recuperado e nenhum vai ser demolido
Gorky April 10th, 2011, 06:23 PM ele nao sabe o que diz. nenhum dos que esta ao lado esta recuperado e nenhum vai ser demolido
E sabes isso porq?!......porq te apetece sempre dizer qq m**** né?:)
Gorky April 10th, 2011, 06:31 PM O do lado esquerdo está desabitado hà anos, as janelas até ao 2 ou 3 piso foram "encerradas" com tijolos, o edificio ainda não foi demolido porq na parte de baixo existe uma loja ainda em actividade e as negociações com a "loja" para bazar dali estão num impasse de anos!
O do lado direito foi reabilidado há cerca de 3, 4 anos!
Filipe_Teixeira April 10th, 2011, 06:57 PM deves estar a confundir. qual é que entendes pelo do lado esquerdo? é que o unico que tem tijolos a fechar o edificio nao tem nenhuma loja. e se tem tijolos é para se manter mais tempo sem se degradar. recuperado? podes fazer um desenho? é que nenhum dos edificios que esta ao lado do Europa palace foi recuperado recentemente
jpfg November 22nd, 2011, 08:22 PM http://img854.imageshack.us/img854/781/img1139bh.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/854/img1139bh.jpg/)
http://img20.imageshack.us/img20/9889/img1140ti.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/20/img1140ti.jpg/)
http://img525.imageshack.us/img525/1777/img1141g.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/525/img1141g.jpg/)
http://img402.imageshack.us/img402/2375/img1142yr.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/402/img1142yr.jpg/)
Luís Raposo Alves November 23rd, 2011, 02:26 PM horrivel! nem sequer conseguiu o arquitecto alinhar os vãos com os dos edificios vizinhos. os arquitectos são todos uma merda, não há nenhum que se aproveite. s~´o saem obras bonitas quando são grandes obras de engenharia...
Barragon November 23rd, 2011, 03:02 PM Não sabem fazer mais nada que criticar? está óptimo.
Fern November 23rd, 2011, 07:27 PM Mas agora é proibido criticar aquilo que está escandalosamente mal? Qualquer dia deitam os Jerónimos abaixo e ninguém pode abrir a boca..
Luís Raposo Alves November 23rd, 2011, 10:18 PM Não sabem fazer mais nada que criticar? está óptimo.
Fala o especialista na matéria...
Lss911 November 25th, 2011, 01:29 AM Pelo que percebo ninguém é especialista na matéria! Somos todos entusiastas e temos todos o nosso gosto pessoal/individual! Eu gosto do edifício, tal como gosto do conjunto de Entrecampos, aprecio o ritmo das janelas finas e em grande quantidade, bem como os acabamentos! Mas isto sou eu...
Luís Raposo Alves November 25th, 2011, 10:12 PM sim, isso tb é verdade, gostos n se discutem, mas o prédio é banal.
Barragon November 27th, 2011, 09:11 PM é melhor que o buraco!
diniss November 30th, 2011, 09:53 AM Espero que se me entenda en galego.
Sigo os fios do foro portugues dende hai tempo porque gosto moito do voso pais pero nunca me decidira a escribir (polo menos que recorde:lol:)
Vendo os fios adicados a Lisboa surxenme 2 cuestións:
¿Non hai ningunha lei ou planeamento que catalogue e conserve os edificios de valor arquitectonico? Vexo como se derriban edificios eclecticos e modernistas por decenas sen impedimento e pareceme terribel...
¿Que motiva tanto abandono no centro? Vexo novas promocions moi custosas nas aforas, porque non se invirte no centro?
Marco Bruno November 30th, 2011, 03:16 PM ¿Que motiva tanto abandono no centro? Vexo novas promocions moi custosas nas aforas, porque non se invirte no centro?
Burocracia infernal e incapacidade de decisão por parte das autoridades. Um investidor que queira construir ou reabilitar um edifício no centro (aliás em Lisboa toda) vai ter de esperar muitos anos até que a Câmara se decida. Existem casos que demoram mais de 10 anos. Quando se trata de projectos maiores (urbanismo) a indecisão e o tempo de espera é ainda pior.
Muitas vezes os projectos são aprovados consoante o partido. Sempre que muda o presidente da Câmara, os projectos também mudam. Os anteriores são cancelados e substituidos por outros. Então é um ciclo vicioso sem fim.
Desta forma os projectos são abandonados, dando a (falsa) impressão que foram os investidores privados que desistiram deles por "não haver dinheiro".
Filipe_Teixeira November 30th, 2011, 03:32 PM Espero que se me entenda en galego.
Sigo os fios do foro portugues dende hai tempo porque gosto moito do voso pais pero nunca me decidira a escribir (polo menos que recorde:lol:)
¿Non hai ningunha lei ou planeamento que catalogue e conserve os edificios de valor arquitectonico? Vexo como se derriban edificios eclecticos e modernistas por decenas sen impedimento e pareceme terribel...
¿Que motiva tanto abandono no centro? Vexo novas promocions moi custosas nas aforas, porque non se invirte no centro?
existe mas os interesses pessoais e a corrupção fala mais alto.
Marco Bruno November 30th, 2011, 03:32 PM . os arquitectos são todos uma merda, não há nenhum que se aproveite. s~´o saem obras bonitas quando são grandes obras de engenharia...
Baseias-te no quê para dizer que são todos uma merda? Nas suas obras?
Diz-me 10 exemplos de coisas boas/más (arquitectura ou engenharia) na AML.
Filipe_Teixeira November 30th, 2011, 03:33 PM marco, ha comentários tao fracos que nem sequer merecem uma resposta. só tenho isto a dizer.
Luís Raposo Alves December 1st, 2011, 12:29 AM Espero que se me entenda en galego.
como se a galiza fosse um exemplo de planeamento... :lol:
seattle92 December 1st, 2011, 03:02 AM ^^
Até podia ser a maior merda deste planeta que mesmo assim ele tinha o direito de fazer as perguntas.
seattle92 December 1st, 2011, 03:04 AM Burocracia infernal e incapacidade de decisão por parte das autoridades. Um investidor que queira construir ou reabilitar um edifício no centro (aliás em Lisboa toda) vai ter de esperar muitos anos até que a Câmara se decida. Existem casos que demoram mais de 10 anos. Quando se trata de projectos maiores (urbanismo) a indecisão e o tempo de espera é ainda pior.
Muitas vezes os projectos são aprovados consoante o partido. Sempre que muda o presidente da Câmara, os projectos também mudam. Os anteriores são cancelados e substituidos por outros. Então é um ciclo vicioso sem fim.
Desta forma os projectos são abandonados, dando a (falsa) impressão que foram os investidores privados que desistiram deles por "não haver dinheiro".
Tudo isso é verdade, mas falta-te um pormenor a juntar à festa: a justiça.
Muitas vezes os processos não estão necessariamente parados nos serviços da Câmara de Lisboa, mas sim nos tribunais.
jpfg January 3rd, 2012, 11:25 PM http://img15.imageshack.us/img15/8349/img1240qi.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/15/img1240qi.jpg/)
http://img85.imageshack.us/img85/8955/img1241e.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/85/img1241e.jpg/)
http://img15.imageshack.us/img15/8144/img1242z.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/15/img1242z.jpg/)
http://img233.imageshack.us/img233/1025/img1243p.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/233/img1243p.jpg/)
Abroad January 4th, 2012, 08:36 AM Lisboa, quem te viu e quem te vê...
O edificio em si não é mau, mas não ali. A quando o restauro do prédio em frente a este, e arvores nesta avendia?
Lembra-me umas avenidas "podres" de Bucareste...
Adrian31 January 4th, 2012, 11:02 PM não vou lamentar o edificio lindissimo que ruiu nem o facto de ser mais um cubo com olhos, mas salientar o desaparecimento do enorme buraco que lá estava.
Reflex January 6th, 2012, 12:41 PM Pois, do ponto de vista prático é a única coisa que se pode realmente focar...
Alverca January 8th, 2012, 04:14 PM Subscrevo a 100% o comentário do Adrian31!
Barragon January 10th, 2012, 09:42 AM quem dera a muito local um cubo daqueles...
Luís Raposo Alves January 11th, 2012, 10:33 PM passei lá ontem. vai passar a ser o prédio mais feio e banal que lá existe na zona.
Filipe_Teixeira January 11th, 2012, 11:37 PM qualquer um daqueles à frente deste do outro lado da av da republica sao mais banais e mais feios que o europa palace. o da cosec ainda é de gosto discutivel mas os outros não têm desculpa
Luís Raposo Alves February 11th, 2012, 08:25 PM http://img42.imageshack.us/img42/5274/pc120272.jpg
http://img201.imageshack.us/img201/8973/pc120275.jpg
http://img138.imageshack.us/img138/8082/pc120276.jpg
http://img215.imageshack.us/img215/9558/pc120277.jpg
Filipe_Teixeira February 11th, 2012, 10:41 PM de onde é a primeira fotografia?
o revestimento exterior já foi todo colocado
Luís Raposo Alves February 11th, 2012, 10:48 PM ao pé do novo museu dos coches, cordoaria. pus sem querer.
traveler February 12th, 2012, 12:27 AM A chemines na premeira foto da quela barraca cum ajulejos griso sao tao grande!
Luís Raposo Alves February 12th, 2012, 12:28 AM barraca?? :hilarious
joseep February 13th, 2012, 04:38 PM Antes assim que a quantidade deles devolutos...Mas de qualquer forma merecia uma fachada melhor
Filipe_Teixeira March 1st, 2012, 01:03 AM http://i198.photobucket.com/albums/aa316/Filipe_Teixeira_2007/29022012720.jpg
traveler March 1st, 2012, 01:28 AM Bom, ta bem mas podia ser melhor!
TeKnO_Lx March 1st, 2012, 11:45 AM mediano.
Al-Madan March 1st, 2012, 12:47 PM Acho que ficou bem. Tem melhor aspecto que no render.
jpfg March 1st, 2012, 11:45 PM Há muito pior por ali... este é meh, nem bom nem mau...
Barragon March 2nd, 2012, 12:53 PM Está bem :)
Abroad March 3rd, 2012, 10:15 AM :ohno:
Não é nada de especial realmente, ainda menos para aquela zona que outrora podia ser considerada nobre.
Hoje em dia, a Av. da República não é nada mais nada menos que um mosaico de mau gosto de varias décadas, e cuja especulação imobiliária e chulice permitiram destruir a hegemonia do período Valmor.
Esta zona de Lisboa é provavelmente o meu maior desgosto quando por aí passo.
Claro, sempre melhor isto do que uma ruínas ou terrenos vagos, mas sinceramente...Porque não imaginar um predio "neo-Valmor" como tão bem fizeram com os prédios de EPUL no Martim Moniz a propor um estilo "neo-pombalino" ? Porque não ousar mais, puxar pela imaginação tentando respeitar o que já existe no lugar? :madwife:
fidalgo March 3rd, 2012, 10:50 AM subscrevo por completo o Abroad :ohno:
Filipe_Teixeira March 3rd, 2012, 11:38 AM eu quando passo evito sempre a av da republica e vou pela 5 de Outubro. acho uma avenida muito mais equilibrada.
Abroad March 21st, 2012, 10:07 AM eu quando passo evito sempre a av da republica e vou pela 5 de Outubro. acho uma avenida muito mais equilibrada.
Sim Filipe, mas isso não é solução, é política de avestruz...Nesse caso prefiro evitar Lisboa e antes ir pelas ruas de Firenze, Praga ou Paris...A esse ritmo, só vamos poder passear por algumas ruas e avenidas de Lisboa, para evitar o sofrimento estético das muitas das asneiras por aí fora construidas...Ainda por mais que a Avenida da República merecia um tratamento digno de uma grande avenida europeia, sendo essa talvez a maior de Lisboa. Para começar, podiam colocar (mais) árvores, verdura falta muito desde Saldanha até ao Campo Grande. O que acham?
pedrodepinto March 21st, 2012, 12:02 PM Sim, algumas árvores seria uma boa ideia, a meu ver :yes:. Falta é estudar o local apropriado para as colocar!
Quanto a essa política de avestruz, se eu a seguisse provavelmente não viveria em Lisboa :nuts:.
jpfg March 21st, 2012, 08:31 PM Sim Filipe, mas isso não é solução, é política de avestruz...Nesse caso prefiro evitar Lisboa e antes ir pelas ruas de Firenze, Praga ou Paris...A esse ritmo, só vamos poder passear por algumas ruas e avenidas de Lisboa, para evitar o sofrimento estético das muitas das asneiras por aí fora construidas...Ainda por mais que a Avenida da República merecia um tratamento digno de uma grande avenida europeia, sendo essa talvez a maior de Lisboa. Para começar, podiam colocar (mais) árvores, verdura falta muito desde Saldanha até ao Campo Grande. O que acham?
Claro que sim!
Marco Bruno March 21st, 2012, 09:21 PM Para começar, podiam colocar (mais) árvores, verdura falta muito desde Saldanha até ao Campo Grande. O que acham?
Sempre que passo lá penso nisso. E até é bastante simples, pois é uma avenida com 60m de largura. Só em título de comparação a Park Avenue de NY tem 40/45m de largura, comboio por baixo, e tem árvores por cima.
Qualquer desculpa esfarrapada de "falta de espaço" deve-se a falta de vontade política em fazer um plano de reabilitação de toda a avenida. Tomara muitas cidades do mundo terem uma av. com o potencial desta.
Filipe_Teixeira March 21st, 2012, 11:56 PM o problema da avenida não é a falta de árvores. a falta delas até tornam a avenida mais monumental. as grandes avenidas de manhattan não possuem árvores e são avenidas belissimas e muito equilibradas. o problema da avenida da republica é ter cada edificio a pensar só em si, é uma amostra de várias espécies e não um exemplo de uniformidade. temos edificios que bem que podiam estar no Cacém ao lado de prémios valmor do inicio do séx XX. em manhattan os edificios podem ter um século de diferença lado a lado mas vão sempre conseguir falar uma linguagem semelhante. cá é cada um por si.
e depois aqueles tuneis urbanos horríveis que cortam completamente o espaço
Marco Bruno March 22nd, 2012, 12:54 AM A maioria das avenidas de NY tem árvores. Elas só escasseiam em áreas muito centrais da broadway, mas no conjunto da ilha são casos pontuais.
A av. da república não tem monumentalidade arquitectónica, e pelo andar das coisas não terá tão cedo. As árvores iriam dar uma ajuda, não a solução de tudo.
Esse tema das árvores é muito debatido, por exemplo na Baixa: a praça do comércio tem monumentalidade suficiente para passar sem elas, mas a D. Pedro IV é demasiado pobre e crua para não ter árvores. Praça da figueira idem.
Fern March 22nd, 2012, 01:22 AM as grandes avenidas de manhattan não possuem árvores e são avenidas belissimas e muito equilibradas.
São? Não me pareceram de todo.. A principal atracção de Manhattan é a sua vida e movimento, tal como a monumentalidade dos seus arranha-céus. Ao nível do solo os únicos bairros bonitos são os mais verdes junto do Central Park.
Claro, sempre melhor isto do que uma ruínas ou terrenos vagos, mas sinceramente...Porque não imaginar um predio "neo-Valmor" como tão bem fizeram com os prédios de EPUL no Martim Moniz a propor um estilo "neo-pombalino" ? Porque não ousar mais, puxar pela imaginação tentando respeitar o que já existe no lugar? :madwife:
Não era preciso imaginar nada porque já existia um edifício bem belo nesse lote de terreno...
Luís Raposo Alves March 22nd, 2012, 01:25 AM as avenidas novaiorquinas são tudo, menos equilibradas. eu gosto desse género, mas equilíbrio é coisa que não têm de certeza.
toniho March 22nd, 2012, 01:27 AM Chamar «avenida belíssima» a autênticas AE com 5 ou 6 vias para carros (nas mais estreitas) e uns passeios minúsculos (para o tráfego pedonal que têm, comparado aos padrões portugueses são largos) diz bem a noção que algumas pessoas de qualidade de vida.
Luís Raposo Alves March 22nd, 2012, 01:36 AM A maioria das avenidas de NY tem árvores. Elas só escasseiam em áreas muito centrais da broadway, mas no conjunto da ilha são casos pontuais.
A av. da república não tem monumentalidade arquitectónica, e pelo andar das coisas não terá tão cedo. As árvores iriam dar uma ajuda, não a solução de tudo.
Esse tema das árvores é muito debatido, por exemplo na Baixa: a praça do comércio tem monumentalidade suficiente para passar sem elas, mas a D. Pedro IV é demasiado pobre e crua para não ter árvores. Praça da figueira idem.
o rossio é monumental. é dos expoentes máximos do iluminismo em portugal, é toda ela simétrica, estátua no meio, repuxos, alinhamentos com edifícios de topo, etc, etc... o urbanismo da baixa lisboeta é, por si só, monumental. monumental é para ti o quê? edifícios necessariamente trabalhados?!
Filipe_Teixeira March 22nd, 2012, 12:20 PM São? Não me pareceram de todo.. A principal atracção de Manhattan é a sua vida e movimento, tal como a monumentalidade dos seus arranha-céus. Ao nível do solo os únicos bairros bonitos são os mais verdes junto do Central Park.
Não era preciso imaginar nada porque já existia um edifício bem belo nesse lote de terreno...
mas isso é uma opinião tua, certo? ou todos temos de pensar como tu? eu acho que o melhor de Manhattan para alem da sua vida e movimento, que podes encontrar em qualquer grande cidades asiática, é a sua arquitectura e a forma como o edificado antigo se integra com o novo.
as avenidas novaiorquinas são tudo, menos equilibradas. eu gosto desse género, mas equilíbrio é coisa que não têm de certeza.
eu considero isto equilibrio, uniformidade, simetria, proporção :
http://farm8.staticflickr.com/7008/6854161519_821bea24b6_b.jpg (http://www.flickr.com/photos/ryanbudhu/6854161519/)
Chamar «avenida belíssima» a autênticas AE com 5 ou 6 vias para carros (nas mais estreitas) e uns passeios minúsculos (para o tráfego pedonal que têm, comparado aos padrões portugueses são largos) diz bem a noção que algumas pessoas de qualidade de vida.
as avenidas de Manhattan não sao auto-estradas, sao avenidas onde se circula a 30km/h. uma avenida auto-estrada é por exemplo a avenida dos EUA em Lisboa onde se circula a 100km/h.
o sentido que eu dei sobre uma avenida bela e equilibrada era mais em foco à arquitectura e à inexistência de choques de várias épocas, não era sobre larguras para passeios ou veiculos. se queres discutir isso vais ter de partir para outra secção
Reflex March 22nd, 2012, 07:59 PM o problema da avenida não é a falta de árvores. a falta delas até tornam a avenida mais monumental. as grandes avenidas de manhattan não possuem árvores e são avenidas belissimas e muito equilibradas. o problema da avenida da republica é ter cada edificio a pensar só em si, é uma amostra de várias espécies e não um exemplo de uniformidade. temos edificios que bem que podiam estar no Cacém ao lado de prémios valmor do inicio do séx XX. em manhattan os edificios podem ter um século de diferença lado a lado mas vão sempre conseguir falar uma linguagem semelhante. cá é cada um por si.
e depois aqueles tuneis urbanos horríveis que cortam completamente o espaço
Isso sempre foi assim. A questão é que teres um prédio de rendimento do início do século XX ao lado de uma moradia do mesmo período, não te parece tão mau quanto teres um pato-bravo com os mesmos 5 andares ao lado da mesma moradia.
E tal como foi dito, não creio que "deixar de passar por uma avenida" é solução para o que quer que seja. Não é por deixares de passar que a avenida deixa de existir ou tu deixas de saber o que por lá há.
Do ponto de vista de soluções, não sei se é exequível, mas se fosse possível fechar as vias laterais, penso que daria um aspeto completamente diferente, com passeios mais largos (e aí sim, passíveis de ser colocadas árvores) e uma ciclovia de uma ponta à outra. Mais do que um prédio de cada género (e sim, temos por lá dos piores exemplares de Lisboa!), penso que o que é mais agressivo é olhar para o lado oposto e, até lá chegar, os olhos detetarem um número interminável de faixas de rodagem cheias de automóveis. Acho que é um sítio muito impessoal. Na Av. Liberadade isso também ocorre, mas como tem as zonas pedonais a meio, esse efeito é diluido...
Reflex March 22nd, 2012, 08:04 PM De qualquer modo - e como este é o thread do Europa Palace e não da Av.República :D -, eis uma foto tirada esta manhã, a primeira por estas bandas já com o edifício destapado... A ideia que fica no local é que se trata de um edifício com uma arquitetura minimamente interessante (longe de ser brilhante, porém...), mas completamente desenquadrado. Ainda assim, há coisas que choquem bem mais por esta cidade fora, as linhas discretas diluem um pouco esse efeito de choque...
http://i21.photobucket.com/albums/b288/reflex_ssc3/IMG1656.jpg
Gorky March 22nd, 2012, 08:06 PM ^^ :applause:.... e ao vivo não choca tanto, até q não fica mal no conjunto geral!
traveler March 23rd, 2012, 12:05 AM Esta OK.
Claudius´s March 23rd, 2012, 01:14 AM Está mais interessante ao vivo !
pedrodepinto March 23rd, 2012, 02:37 AM Realmente, na imagem não aparece muito favorecido :|!
Filipe_Teixeira March 24th, 2012, 02:03 PM apesar de parecer simples é um edifício que chama muito a atenção, o que é um aspecto muito negativo tendo em consideraçao o facto de estar rodeado de edificios antigos belissimos
Al-Madan March 25th, 2012, 05:47 PM De qualquer modo - e como este é o thread do Europa Palace e não da Av.República :D -, eis uma foto tirada esta manhã, a primeira por estas bandas já com o edifício destapado... A ideia que fica no local é que se trata de um edifício com uma arquitetura minimamente interessante (longe de ser brilhante, porém...), mas completamente desenquadrado. Ainda assim, há coisas que choquem bem mais por esta cidade fora, as linhas discretas diluem um pouco esse efeito de choque...
http://i21.photobucket.com/albums/b288/reflex_ssc3/IMG1656.jpg
Sim, de facto faz bastante contraste com os edifícios adjacentes, mas gosto do edifício em si, são mais os aspectos positivos que negativos.
Marco Bruno March 26th, 2012, 11:28 PM o rossio é monumental. é dos expoentes máximos do iluminismo em portugal, é toda ela simétrica, estátua no meio, repuxos, alinhamentos com edifícios de topo, etc, etc... o urbanismo da baixa lisboeta é, por si só, monumental. monumental é para ti o quê? edifícios necessariamente trabalhados?!
Eu disse que ela não é suficiente monumental para passar sem árvores, pois os edifícios que ladeiam a praça são demasiado crus. Esse "problema" já tinha sido apontado na época, tanto que o Mardel até fez telhados germânicos com o objectivo de lhes dar uma maior graça, contrastando com os restantes telhados portugueses de 2 águas comuns no resto da Baixa. Além disso a linguagem actual da praça já é de forte influência romântica, mais uma razão para a existência de árvores.
Luís Raposo Alves March 27th, 2012, 12:10 AM as coberturas da baixa não são de duas águas, marco! são tipicamente pombalinas, amansardadas.
MarcoSousa March 27th, 2012, 01:24 PM as coberturas da baixa não são de duas águas, marco! são tipicamente pombalinas, amansardadas.
Estas errado... se reparares os telhados na praça do Rossio são totalmente diferentes do resto da Baixa.
Luís Raposo Alves March 27th, 2012, 11:18 PM isso são significa que os telhados da baixa sejam de duas águas. uma das características da arquitectura pombalina é precisamente o uso da mansarda.
Luís Raposo Alves March 27th, 2012, 11:22 PM http://img710.imageshack.us/img710/4668/baixa.jpg
Abroad March 28th, 2012, 11:23 AM A maioria das avenidas de NY tem árvores. Elas só escasseiam em áreas muito centrais da broadway, mas no conjunto da ilha são casos pontuais.
Subscrevo por completo!
Marco Bruno March 28th, 2012, 08:04 PM isso são significa que os telhados da baixa sejam de duas águas. uma das características da arquitectura pombalina é precisamente o uso da mansarda.
As restantes ou são do Mardel ou inspiradas nas do Mardel do Rossio. Existem edifícios da sua autoria por exemplo no cais do sodré. Também é verdade que houve alterações entre o que foi projectado e o que foi construído, e muitos edifícios levaram acrescento de pisos posteriormente. De qualquer modo, foi boa a influência do Mardel.
dvf May 8th, 2012, 02:50 PM http://img834.imageshack.us/img834/6377/imag0184a.jpg
dvf May 8th, 2012, 02:51 PM Eu gosto bastante... É uma excelente adição à avendia da República e Lisboa.
jpfg May 8th, 2012, 02:55 PM Tomara que muitos dos edifícios construídos nos últimos 40 anos na zona das Avenidas Novas tivessem a mesma qualidade e o mesmo enquadramento que este...
KRX_69 May 8th, 2012, 04:06 PM Também gosto :yes:
Adrian31 May 8th, 2012, 11:41 PM Like
|
|