View Full Version : Orçamento Participativo (OP) Digital 2008 - População escolhe na internet entre cinco obras para Belo Horizonte (todas de "infra") - R$ 50 mi
Inconfidente
November 12th, 2008, 11:19 PM
Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas
Os eleitores de Belo Horizonte – quase 1,8 milhão de pessoas – já podem votar na segunda edição do Orçamento Participativo Digital (OPD). Dessa vez, a prefeitura oferece cinco megaobras, todas voltadas para melhorar o caótico e perigoso trânsito da capital, para que a população escolha uma delas.
A escolha do empreendimento que receberá o investimento de R$ 50 milhões pode ser feita, até 8 de dezembro, pelo OP 2008 (www.opdigital.pbh.gov.br) ou pelo telefone 0800-723 22 01. O projeto campeão em votos será conhecido logo após o encerramento da apuração dos votos.
A primeira proposta é a ligação direta entre as avenidas José Cândido da Silveira, no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste, e a Andradas. O trânsito será desafogado por meio da ampliação da Rua Conceição do Pará, no Bairro Santa Inês, o que também permitirá a integração do transporte coletivo com a estação local do metrô.
O segundo empreendimento, que beneficia os moradores da Pampulha, Região Norte e Venda Nova, é a duplicação do viaduto sobre a Avenida Pedro I e criação de um acesso direto para quem deseja chegar à Portugal, onde haverá um trecho com mão-inglesa.
Longe dali, no Bairro Belvedere, está a terceira opção do novo OPD. Trata-se do sonhado Portal Sul, projeto que prevê a construção de uma alça ligando a BR-356, próximo ao BH Shopping – o trecho também é chamado, equivocadamente, de BR-040 –, à MG-030, que chega a Nova Lima.
Esse empreendimento também virá acompanhado de viadutos e trincheiras que serão usadas para retorno na via federal, desafogando o lento trânsito no Belvedere. A obra também é um sonho antigo dos moradores de Nova Lima. Mas não basta a garantia dos R$ 50 milhões para que o projeto seja executado até 2011.
Os outros dois empreendimentos propõem intervenções no trágico Anel Rodoviário, a via que liga a movimentada BR-040 à temida BR-381. Um deles é na altura do Bairro Padre Eustáquio, onde dois viadutos serão construídos para que as marginais continuem paralelas às pistas principais.
Atualmente, elas são interrompidas na Avenida Ivaí e na Rua Pará de Minas. A outra obra no Anel está na altura do Bairro Cidade Industrial, onde há um pontilhão para a passagem de locomotivas carregadas de vários produtos. Lá, a rodovia será alargada, pois, atualmente, a ponte reduz as quatro pistas para apenas duas.
Mas o empreendimento também atingirá a Avenida Tereza Cristina, pois serão construídas alças melhorando a ligação com a via e outros caminhos.
As cinco obras escolhidas foram pré-selecionadas pela prefeitura, juntamente com outras, e submetidas ao Grupo Gerencial do Orçamento Participativo (GGOP), que definiu quais os empreendimentos fariam parte da segunda edição do OPD. A prefeitura informou que, além da questão viária, levou em conta aspectos ambientais, sociais, urbanísticos e econômicos.
O projeto vitorioso, que será conhecido no aniversário de BH, pode ser votado pelo telefone ou internet.
Fonte: Estado de Minas (http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/11/12/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=87704/em_noticia_interna.shtml)
ingasessilis
November 13th, 2008, 02:03 AM
Eu voto em eliminar aquele gargalo do Anel. Acredito que o Portal Sul já vai ser feito uma hora ou outra, e as outras intervenções eu entendo que não são tão críticas assim (apesar de necessárias)...
Mas, de qualquer forma, não gostei desse novo modelo. Prefiro o modelo do ano passado, em que a gente escolheu 9 obras de menor porte e de menor prioridade (reforma de praças, de ruas, construção de parques, etc.). Agora... escolher uma entre cinco obras absolutamente necessárias?
eric_montezão
November 13th, 2008, 04:23 AM
Que ótima notícia! Lembra bastante a Demoex, a democracia experimental na Suécia. Usar a internet para alcançar o povo e governar, incrível!
Inconfidente
November 13th, 2008, 08:24 PM
^^ A obra que eu voto nunca ganha. :lol:
Espartano_bsb
November 13th, 2008, 08:45 PM
Orçamento Participativo é sempre uma boa medida. Deveria ser adotado por todos os municípios brasileiros. Em cidades pequenas o resultado é sempre bem satisfatório. Uma pergunta: A Prefeitura de BH não teria orçamento para tocar mais de um projeto? Me parece que todos os cinco projetos são de grande importância para a mobilidade da cidade!
Inconfidente
November 13th, 2008, 09:06 PM
Orçamento Participativo é sempre uma boa medida. Deveria ser adotado por todos os municípios brasileiros. Em cidades pequenas o resultado é sempre bem satisfatório. Uma pergunta: A Prefeitura de BH não teria orçamento para tocar mais de um projeto? Me parece que todos os cinco projetos são de grande importância para a mobilidade da cidade!
O último orçamento participativo de BH foi com 45 opções de obras e você teria que escolher entre 9 delas (uma para cada região da cidade).
Está parecendo que agora será uma obra escolhida por ano. Mas estas obras aí são mais dispendiosas do que as do último OP digital.
Fora que tem o OP normal. Que não é feito pela internet, é o grosso do OP.
ambrosio
November 17th, 2008, 09:16 PM
^^Qual vc votou?
Inconfidente
November 17th, 2008, 09:34 PM
^^ Precisa falar? :|
Não quero influenciar os votos dos meus colegas de SSC...
Votem na minha obra! :speech:
:lol:
Brazilian
November 17th, 2008, 10:14 PM
Acabei de votar na "sua"obra Fred! hahaha
Inconfidente
November 17th, 2008, 11:59 PM
^^ Que bom! :cheers:
:D
ambrosio
November 18th, 2008, 02:21 AM
^^ A obra que eu voto nunca ganha. :lol:
Por enquanto ela tá ganhando :colgate:
Inconfidente
November 18th, 2008, 02:31 AM
^^ Sério? A AMBB e a APASLU devem estar se mobilizando. Como eu gosto do "jogo". :lol:
Inconfidente
November 18th, 2008, 02:35 AM
Pra quem não conheceu, a obra escolhida para a região Centro-Sul da cidade no OP Digital 2006 foi essa aqui:
http://img411.imageshack.us/img411/1475/novapracaraulsoares13d9kp7.jpg
A revitalização da Praça Raul Soares.
Brazilian
November 18th, 2008, 08:17 PM
Tb tive essa impressão! Pois eh, vamos ver o que vai acontecer!
Pedrocn
November 18th, 2008, 09:48 PM
Apesar de morar a cinco anos em sp, meu título ainda é de bh...E como ainda vou algumas vezes pra BH a ponto de conhecer minimamente seus problemas me senti no direito de votar tb! Acho muito legal esse OP digital...
wakebh
November 20th, 2008, 12:06 AM
não gostei dos moldes da OP esse ano...
todas essas obras de infra são obrigações da prefeitura de se fazer..sao todas de extrema importancias para a cidade,nao é o caso do ano passado.
A OP deveria ser uma escolha da cidade em torno de obras mais urbanisticas, assim como foi a votacao do ano passado pela Raul Soares.
Agora essas obra de infra, a meu ver, deveriam ser feitas de acordo com as prioridades do municipio a partir de estudos previos e nao pq a populacao escolheu...ate mesmo pq a obra do Belvedere pode ganhar pelo fato de que as pessoas da zona sul sao as que mais tem acesso a internet e as que mais usam aquele trecho e nao pq dentre as 5 é o pior gargalo da cidade....pode ocorrer uma escolha injusta, é isso que quero dizer...
digo isso apesar de que, para mim aquela obra será a que mais me atende..mas nem por isso vou votar, pois nao concordei com o estilo da OP.
Positronn
November 20th, 2008, 01:58 AM
Eu acho que o povo de um modo geral não tem discernimento suficiente para escolher a melhor obra ( a melhor só pode ser escolhida por uma pessoa relativamente educada) e o povão vai acabar votando naquela que é mais perto da sua casa. Logo vai ganhar a obra que atingir pareça beneficiar um maior número de pessoas, mas que não necessariamente é a melhor para ser realizada no momento.
Mas imagino que seja mais como um sorteio, eles tem o dinheiro e qualquer uma que seja realizada está bom. Sou mais fazer votação de obras menores como já foi dito.
Pedrocn
November 20th, 2008, 04:37 AM
todas essas obras de infra são obrigações da prefeitura de se fazer..sao todas de extrema importancias para a cidade,nao é o caso do ano passado.
A OP deveria ser uma escolha da cidade em torno de obras mais urbanisticas, assim como foi a votacao do ano passado pela Raul Soares.
Agora essas obra de infra, a meu ver, deveriam ser feitas de acordo com as prioridades do municipio a partir de estudos previos e nao pq a populacao escolheu...ate mesmo pq a obra do Belvedere pode ganhar pelo fato de que as pessoas da zona sul sao as que mais tem acesso a internet e as que mais usam aquele trecho e nao pq dentre as 5 é o pior gargalo da cidade....pode ocorrer uma escolha injusta, é isso que quero dizer...
digo isso apesar de que, para mim aquela obra será a que mais me atende..mas nem por isso vou votar, pois nao concordei com o estilo da OP.
Concordo totalmente. Tb acho que erraram nesse OP digital.
Pedrocn
November 20th, 2008, 04:39 AM
Eu acho que o povo de um modo geral não tem discernimento suficiente para escolher a melhor obra ( a melhor só pode ser escolhida por uma pessoa relativamente educada) e o povão vai acabar votando naquela que é mais perto da sua casa. Logo vai ganhar a obra que atingir pareça beneficiar um maior número de pessoas, mas que não necessariamente é a melhor para ser realizada no momento.
Mas imagino que seja mais como um sorteio, eles tem o dinheiro e qualquer uma que seja realizada está bom. Sou mais fazer votação de obras menores como já foi dito.
Não só o povão hein!!!!!!!!!
dfbm
November 20th, 2008, 04:56 AM
Também concordo com o wakebh e o Positronn, falaram tudo que eu estava com preguiça de falar. :D
Brazilian
November 20th, 2008, 12:45 PM
Realmente acho que a do Belvedere é a que vai beneficiar o maior numero de pessoas dentre essas. Portanto, dos erros, que se faça a melhor.
Inconfidente
November 20th, 2008, 07:44 PM
Você pode votar pelo 0800 também. :okay:
Bruno BHZ
November 20th, 2008, 10:06 PM
Concordo!!
Achei muita enganação esse OP Digital deste ano. Essas obras são caras, de infra-estrutura, e precisam ser executadas na ordem que estudos técnicos apontarem como prioritária.
Estão pegando obras que a prefeitura teria que fazer, de qualquer jeito, e jogando no OP Digital, matando dois coelhos numa cajadada só. As obras no Belvedere, por exemplo, alguém acha que serão deixadas de lado se perder? É tudo obra do Viurbs, o Lacerda espera fazer dezenas só nesse mandato. Aí só para jogar para a platéia vão colocar algumas no OP, que aí é ótimo, ao invés de fazer um obra viária no Belvedere e ainda reformarem uma praça, fazem apenas a viária.
wakebh
November 22nd, 2008, 12:51 AM
^^Justamente! ë isso que penso também!
Querem fazer uma OP que façam direito! Não nos deem migalhas e o essencial! E todas essa obras ai são obrigações da prefeitura fazer!
essa alça do belvedere por exemplo...se ela não ganha é obvio que depois vai ser feita, ou será que vamos todos andar a pé agora?
Inconfidente
November 25th, 2008, 11:14 PM
Orçada em R$ 32 milhões, opção número 4 vai intervir na BR-356, na MG-030 e no viaduto da Raja Gabaglia
A construção de um conjunto de viadutos, trincheiras e alças viárias é a aposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para desafogar o caótico trânsito em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Caso eleita no Orçamento Participativo Digital 2008, a opção 4, Portal Sul, prevê intervenções da BR-356 à Rodovia MG-030 (estrada para Nova Lima, na Grande BH) e no viaduto da Raja Gabaglia sobre a rodovia (próximo ao BH Shopping). Diariamente, 120 mil veículos e três mil ônibus trafegam pela região. A obra está orçada em R$ 32 milhões.
O consultor em trânsito e professor de Engenharia de Tráfego Frederico Rodrigues apontou os problemas existentes na região. "O trevo do BH Shopping, as alças e as vias de acesso para Nova Lima, Belvedere, Seis Pistas e BR-356 estão saturadas. Esses locais não suportam mais o trânsito que existe na região", ressalta Frederico Rodrigues, que fez um alerta: "Se nada for feito, a tendência é que a situação piore. A expansão residencial tem crescido aceleradamente, e isso vai refletir diretamente no trânsito, que hoje já é complicado", avalia o consultor.
O aposentado Orlando Bibiano dos Santos, de 72 anos, morador do Bairro Serrano, na Pampulha, presta serviço como motorista na região. Para voltar para casa, por volta das 17 horas, ele pega um ônibus no Belvedere e, após enfrentar muito congestionamento e trânsito lento, só chega em casa após as 19 horas. "Gasto mais de duas horas e meia para chegar em casa, todos os dias", reclama o motorista.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Maria Fernandes Caldas, a obra vai retirar grande parte do tráfego intermunicipal existente no viaduto da Raja Gabaglia sobre a BR-356 e no cruzamento com a Avenida Luiz Paulo Franco. "É uma das principais obras votadas no Orçamento Participativo. Os benefícios são o fim do congestionamento na região, a liberação da Avenida Raja Gabaglia para atendimento do tráfego municipal e a melhoria do sistema de transporte coletivo", ressalta.
Para que a obra seja executada, será necessário alterar a área da Estação Ecológica do Cercadinho, em Belo Horizonte. A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concedeu parecer favorável ao projeto que prevê as alterações. A proposição tramita em regime de urgência e será encaminhada para apreciação da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, antes de ser analisada pelo plenário.
A votação no OP Digital vai até o dia 8 de dezembro, no site http://www.opdigital.pbh.gov.br ou pelo telefone 0800 723 2201. Entre as cinco obras que estão sendo votadas, o Portal Sul/Belvedere estava à frente do placar, segundo resultados até 21 de novembro. Dos 26.973 votos já contabilizados, o Portal Sul possuía 10.137, o que representa 37,64%. Em segundo lugar, aparecia a Praça São Vicente com Anel Rodoviário, com 26,89%; seguida pela Avenida Pedro I com Avenida Portugal, com 16,81%. Em quarto, a Avenida José Cândido da Silveira com Andradas, com 10,03%, e, em último, a Tereza Cristina com Anel Rodoviário, com 8,62%.
Fonte: BHTrans (http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Imprensa/Rota%20Sul%20preferida)
Inconfidente
November 27th, 2008, 03:19 PM
Opção 5 do OP Digital, intervenção prevê continuação das pistas marginais do Anel, com viadutos e trincheiras
http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/pls/portal/docs/1/2258209.JPG
Todos os dias, o taxista Marcos Antônio Neves, de 44 anos, é obrigado a ouvir seus passageiros reclamarem do caótico trânsito no entorno da Praça São Vicente, no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte. "No horário de pico, ninguém suporta. É um transtorno e as pessoas ficam nervosas, querendo chegar logo ao seu destino", diz o motorista, que trabalha há 16 anos no ponto de táxi da Rua Serrania, próximo à praça. Marco Antônio e seus passageiros poderão ser beneficiados com o Orçamento Participativo Digital, caso a obra viária prevista para a região seja eleita pelos belo-horizontinos como prioritária para a cidade.
A Praça São Vicente concentra o tráfego das Avenidas Ivaí e Abílio Machado, da Rua Pará de Minas e das pistas marginais do Anel Rodoviário. As intervenções previstas são a continuação das pistas marginais do Anel, com a construção de dois viadutos sobre a Rua Pará de Minas e a implantação de duas trincheiras, para possibilitar os retornos necessários sem utilizar as vias locais. O custo da obra é avaliado em R$ 39 milhões.
Diariamente, passam pelo local 90 mil veículos e 5 mil ônibus. Para o consultor em trânsito e professor de engenharia de tráfego Frederico Rodrigues, o problema na região são as vias que dão acesso ao Anel Rodoviário. "Nos horários de grande circulação, formam-se filas e o congestionamento é inevitável." Para ele as modificações previstas no projeto são suficientes para a questão.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Maria Fernandes Caldas, as mudanças vão melhorar o trânsito no Anel Rodoviário, desafogando o tráfego no entorno da Praça São Vicente e beneficiando o transporte coletivo.
A votação do OP Digital vai até 8 de dezembro, no site http://www.opdigital.pbh.gov.br ou pelo telefone 0800 723 2201. Apresentada como opção 5, essa intervenção está em segundo lugar na votação, com 10.262 votos, de um total de 35.427, até dia 24 de novembro.
Fonte: BHTrans (http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Imprensa/Opção%205%20OP%20Digital)
observador_bh
November 27th, 2008, 10:46 PM
^^ engano seu.
Desde ontem a Obra 5 está disparando na frente da Obra 4.
Ontem à noite eram 500 votos de frente.
Nesse momento (18:46), já são mais de 1.500 votos de frente.
Inconfidente
November 27th, 2008, 10:48 PM
^^ Não é engano meu. Primeiro que a BHTrans é que publicou essa notícia, eu só republiquei aqui sem alterar nada e segundo que essa notícia tem um dois dias. Só postei aqui para não passar batido. :|
observador_bh
November 28th, 2008, 12:54 AM
^^
Ok, está explicado.
E, só para registrar, neste momento (20:54) a diferença já passou dos 2.000 votos. 500 votas a mais em pouco mais de 2 horas.
Pelo jeito a Obra 5 vai levar (eu torço pela 4)
Inconfidente
November 28th, 2008, 01:01 AM
^^
Ok, está explicado.
E, só para registrar, neste momento (20:54) a diferença já passou dos 2.000 votos. 500 votas a mais em pouco mais de 2 horas.
Pelo jeito a Obra 5 vai levar (eu torço pela 4)
Eu não precisava explicar nada. É você quem não se deu o trabalho de ler "Fonte: BHTrans". :lol:
A 5 vai levar porque o engarrafamento da região da 5 afeta muito mais pessoas do que o engarrafamento da região da 4. O que dizem que a 4 ia ganhar por causa de a região ter mais acesso a internet é balela. Dá para votar até por 0800, tem-se dias para fazer isso, pode-se fazer a partir de qualquer PC, a prefeitura disponibilizou vários em todas as regiões e basta o título de eleitor, não tem desculpa para não votar. Só não vota quem não está nem aí. Até no Portal Uai, colocaram publicidade, no Jornal do Ônibus também colocaram o aviso.
observador_bh
November 28th, 2008, 02:03 AM
Realmente, esta historia de que a populacao da zona sul tem mais acesso a internet, em numeros absolutos não é verdade.
Percentualmente a ZS deve mesmo ter maior acesso a internet, mas estamos falando de cerca de 260 mil hab (ZS) e aprox 480mil (noroeste).
Sem contar que, desses 260 mil da ZS, uns 80 mil sao habitantes de 2 das maiores favelas da cidade.
A noroeste tambem tem varias pequenas favelas, mas o percentual de populacao vivendo em favelas na zona sul é o maior da cidade (> 30%).
Se bem que, ate em favelas hj em dia muita gente acessa internet, nem que seja em lanhouses ou atraves de linha discada.
Vítor Dias
November 28th, 2008, 02:08 AM
Hoje mesmo uma prima minha me mandou mensagem via orkut pedindo votos pra Obra 5. Ela mora na Rua Desembargador Campos, a primeira que a Abilio Machado cruza 'a direita, imagine como nao deve estar a mobilizacao por la'. So' tenho a comemorar o resultado parcial da votacao :banana: :banana: :banana:
Mesmo eu que moro no Itamarati (entre o Paqueta' e o Bandeirantes) dependo dessa obra, pois estudo na PUC Minas...
Quanto ao acesso 'a votacao, ja' disse antes, a PBH colocou mais de 270 postos de votacao em todas as 9 regionais.
Inconfidente
November 28th, 2008, 04:58 AM
Realmente, esta historia de que a populacao da zona sul tem mais acesso a internet, em numeros absolutos não é verdade.
Percentualmente a ZS deve mesmo ter maior acesso a internet, mas estamos falando de cerca de 260 mil hab (ZS) e aprox 480mil (noroeste).
Sem contar que, desses 260 mil da ZS, uns 80 mil sao habitantes de 2 das maiores favelas da cidade.
A noroeste tambem tem varias pequenas favelas, mas o percentual de populacao vivendo em favelas na zona sul é o maior da cidade (> 30%).
Se bem que, ate em favelas hj em dia muita gente acessa internet, nem que seja em lanhouses ou atraves de linha discada.
Não precisa nem ponderar isso. A pessoa pode votar pelo 0800, nem dinheiro para um mero cartão eletrônico a pessoa precisa ter.
Hoje mesmo uma prima minha me mandou mensagem via orkut pedindo votos pra Obra 5. Ela mora na Rua Desembargador Campos, a primeira que a Abilio Machado cruza 'a direita, imagine como nao deve estar a mobilizacao por la'. So' tenho a comemorar o resultado parcial da votacao :banana: :banana: :banana:
Mesmo eu que moro no Itamarati (entre o Paqueta' e o Bandeirantes) dependo dessa obra, pois estudo na PUC Minas...
Quanto ao acesso 'a votacao, ja' disse antes, a PBH colocou mais de 270 postos de votacao em todas as 9 regionais.
É o que eu falei, a minha nunca ganha. Vou começar a votar em uma que eu não quero. Só assim para ela ganhar. :lol:
Landerson Egg
November 28th, 2008, 05:06 AM
É o que eu falei, a minha nunca ganha. Vou começar a votar em uma que eu não quero. Só assim para ela ganhar. :lol:
:hilarious Se ferrou :baeh3::baeh3:
Landerson Egg
November 28th, 2008, 05:32 AM
Agora, falando sério, Olha quantas pessoas (que votam em BH) passam pela pça. São vicente e quantas pessoas (que votam em BH) passam pela MG 030?:?
ingasessilis
November 28th, 2008, 05:56 AM
Sem contar, também, que nem todos os habitantes da Zona Sul são afetados pelos problemas do tráfego na região do Belvedere. Eu não vou ao Belvedere mais que duas vezes ao mês (no fim de semana, no início da tarde, sem trânsito). Passo em frente ao BH Shopping quase todo dia, mas uso as pistas centrais que, via de regra, estão desimpedidas. Como uso bastante o Anel (apesar de não ser caminho de casa, faço muitos trajetos rotineiros por ele), me interessam mais as duas obras do Anel que a do Belvedere, apesar da obra do Belvedere ser muito mais próxima da minha casa (moro no B. São Pedro). Por incrível que pareça, até a obra da Pedro I com Portugal me interessa mais que a do Belvedere, já que vou àquela região com alguma frequência, e acho terríveis os acessos naquela interseção, sem contar o trânsito pesado.
Portanto, não acredito que haja uma adesão maciça dos habitantes da Zona Sul a esta obra simplesmente por questão de "coleguismo socio-econômico-regional", simplesmente porque é um problema que não afeta a maior parte da população desta região, que mora junto ao centro (Sion, Sto. Antônio, Anchieta, Cruzeiro, Cidade Jardim, Mangabeiras, Serra, quantos habitantes desses bairros vão diariamente ao Belvedere?).
Por outro lado, a gente vem falando muito de Zona Sul, se esquecendo que esta obra interessa também a boa parte da população da Zona Oeste e do Barreiro, já que algumas linhas de ônibus que atendem bairros das regiôes (e Estação Diamante) passam por ali (que eu me lembro, 3050, 3055, 3051, 3052 e 9250, sendo que as três últimas param no estacionamento do Shopping).
P.s. Não quero dizer que não acho que a obra do Belvedere seja importante (pelo contrário, já passou da hora de se solucionar aquele nó), mas sim que não vou preferir esta às outras simplesmente porque fica na minha região.
ingasessilis
November 28th, 2008, 06:55 AM
Agora, falando sério, Olha quantas pessoas (que votam em BH) passam pela pça. São vicente e quantas pessoas (que votam em BH) passam pela MG 030?:?
E se trata de uma questão sobretudo quantitativa, mas também qualitativa. Tire uma foto de um engarrafamento na MG-030 e outra de um engarrafamento na Pça. São Vicente.
Na primeira foto você vai ver uma fila de Toyota Corolla, Honda CR-V, VW Golf e Hyundai Tucson, todos de vidros fechados, com o ar-condicionado ligado, uma tela de LCD reproduzindo o último lançamento de Hollywood e o seu ocupante com um telefone celular 3G, resolvendo todos os seus problemas enquanto isso. Média de ocupação: 1,009 pessoas por veículo (incluido o motorista). Considerando 2 faixas de trânsito, cada carro ocupando 6 metros lineares da faixa, em 1km de engarrafamento, temos 336 pessoas.
Na segunda foto, uma fila de ônibus, vermelhos, cheios de pessoas que perdem 3 horas ou mais de um dia no trânsito, que sairam de casa quando ainda era noite, e estão voltando pra casa quando já é noite de novo, contando quanto tempo restará pra dormir. Nenhuma diversão ou conforto no trânsito. Média de ocupação: 80 pessoas por veículo. Considerando as mesmas 2 faixas, e 12 metros por veículo, temos em 1km de engarrafamento 13.336 pessoas.
Exageros a parte (eu exagerei só um "pouquinho" os resultados), é só pra ilustrar como é lógico que um engarrafamento no Belvedere, apesar de ser aparentemente mais grave, vai afetar menos gente.
Entendi bem isso quando fui a São Paulo assistir um show no Morumbi (U2). Salvo engano, era uma terça-feira. Peguei um taxi do hotel até o estádio, num trajeto relativamente curto, que levou quase 2 horas pra ser concluído. Foi um congestionamento recorde pra um dia sem chuva, sem incidentes graves e sem greve do metrô. Perguntei pro taxista se aquela região sempre enfrentava aquele transito quando havia eventos no Morumbi, e ele respondeu: "Esse estádio recebe 80.000 pessoas num jogo de futebol sem qualquer efeito extraordinário no trânsito da cidade, pois 50 sãopaulinos ocupam um único ônibus. Pra este show, 50 espectadores ocupam pelo menos 40 carros, o que acarreta num nó no trânsito da cidade inteira."
Vítor Dias
November 28th, 2008, 07:37 PM
:lol::lol::lol:
Resultado parcial:
Obra 5: 23.002 votos (36,71%) - Praça S. Vicente x Anel
Obra 4: 19.427 votos (31,00%) - MG-030 x BR-356
Obra 2: 9.093 votos (14,51%) - Pedro I x Portugal
Obra 3: 5.822 votos (9,29%) - Tereza Cristina x Anel
Obra 1: 5.314 votos (8,48%) - José Cândido da Silveira x Andradas
Total de votos: 62.658
Internet: 59.282 votos (94,61%)
Telefone: 3.376 votos (5,39%)
Inconfidente
November 28th, 2008, 08:43 PM
^^ Tudo bem. Meu pai passa todo dia no Anel, vai beneficiar ele. :okay:
Inconfidente
November 28th, 2008, 08:44 PM
:hilarious Se ferrou :baeh3::baeh3:
Isso é uma discussão para quem mora em BELO HORIZONTE. :poke:
Bruno BHZ
November 29th, 2008, 04:24 AM
A população de favelados da Zona Sul no Censo 2000 era de cerca de 48 mil pessoas, entre os 256 mil da região. São 19%.
quid
November 29th, 2008, 04:52 AM
Muito interessante isso, tomare que vire moda.
Vítor Dias
December 1st, 2008, 12:32 AM
Resultado Parcial
Obra 5 - 27848 votos (38.40%) - Praça S. Vicente x Anel
Obra 4 - 22021 votos (30.37%) - Portal Sul
Obra 2 - 10151 votos (14.00%) - Pedro I x Portugal
Obra 3 - 6391 votos (8.81%) - Tereza Cristina x Anel
Obra 1 - 6095 votos (8.40%) - J. C. Silveira x Andradas
Inconfidente
December 1st, 2008, 12:54 AM
^^ É não tem jeito, a obra 5 vai ganhar mesmo. Nada mais justo já que, posso estar enganado, mas parece que é onde o fluxo de veículos é maior.
Landerson Egg
December 1st, 2008, 02:21 AM
Dalhe São Vicente.!!!:cheers::banana::banana:
Landerson Egg
December 1st, 2008, 02:25 AM
Isso é uma discussão para quem mora em BELO HORIZONTE. :poke:
Mas, mais de 1/3 de Contagem, passa pela praça, incluindo eu!!!:poke:
JPBrazil
December 1st, 2008, 03:16 AM
kkk... que comedia
Inconfidente
December 1st, 2008, 08:21 PM
Mas, mais de 1/3 de Contagem, passa pela praça, incluindo eu!!!:poke:
Eu sei. :yes:
observador_bh
December 1st, 2008, 08:36 PM
A população de favelados da Zona Sul no Censo 2000 era de cerca de 48 mil pessoas, entre os 256 mil da região. São 19%.
Imagino que parte da população do Aglomerado da Serra seja contada como da zona leste, porque só ali são umas 50 mil almas.
Errei ao simplesmente somar a pop. do Aglomerado da Serra + Morro Papagaio.
19% está dentro da média da cidade.
Inconfidente
December 1st, 2008, 10:23 PM
http://img143.imageshack.us/img143/5808/imagemml3.jpg
Inconfidente
December 6th, 2008, 02:13 PM
Publicado em 04/12/2008 19:27:18
Termina na próxima segunda-feira, dia 8, o período de votação da segunda edição do Orçamento Participativo (OP) Digital. Nessa reta final, os moradores de diversos pontos da capital estão mobilizados para a eleição de uma entre cinco obras viárias, que irá beneficiar toda a cidade, priorizando o transporte coletivo e melhorando o trânsito.
Na Praça Sete, a Prefeitura instalou um ponto público de votação, a Unidade Móvel da Prodabel – um caminhão com duas salas e 14 computadores, além de dois monitores para orientar os cidadãos. Instalado em frente a um tradicional café na avenida Afonso Pena, o local vem recebendo um grande número de eleitores.
Na Regional Barreiro, a participação popular para a votação nas obras viárias do Orçamento Participativo Digital pode ser observada em vários locais. Além de pontos de votação disponibilizados por alguns comerciantes, moradores colocaram à disposição computadores em suas casas e até foi criado um blog com informações sobre o OP.
Como votar
Para escolher uma obra do Orçamento Participativo Digital, é necessário ser eleitor de Belo Horizonte. A votação pode ser efetuada pelo site www.pbh.gov.br/opdigital ou pelo telefone 0800-723-2201, gratuitamente.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte (http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=25472&pIdPlc=&app=salanoticias)
Inconfidente
December 6th, 2008, 02:14 PM
^^ Ontem eu fui ao BHShopping e estavam distribuindo folhetos para angariar votos para a obra 4.
Vítor Dias
December 7th, 2008, 07:34 AM
Obra 5 43137 votos (39.01%)
Obra 4 31734 votos (28.70%)
Obra 2 16159 votos (14.61%)
Obra 1 9928 votos (8.97%)
Obra 3 9605 votos (8.68%)
acho muito difícil reverterem a situação...
Inconfidente
December 7th, 2008, 12:14 PM
^^ Também acho. Fica pra próxima. :(
zebrasil
December 8th, 2008, 03:59 PM
Belo Horizonte
OP tem 173 obras atrasadas e 116 paradas
Fábio Fabrini - Estado de Minas Alana Rizzo - Estado de Minas
Beto Novaes/EM/D.A Press
http://www.uai.com.br/UAI/noticias/fotos/20081208083821478.jpg http://www.uai.com.br/UAI/imgs/ico_foto.gif Parque Fernão Dias, na Região Nordeste de Belo Horizonte, recebeu alguns retoques e faz parte dos 1.184 empreendimentos aprovados em 15 anos
Uma das principais bandeiras da administração petista na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Orçamento Participativo Regional (OP) completa seu 15º aniversário com um número de efeito e um coro de decepções. Na quinta-feira, o prefeito Fernando Pimentel (PT) entrega a milésima obra do programa, que fez sucesso primeiro em Porto Alegre (RS) e se disseminou pelo Brasil por inverter a lógica da gestão pública: a população é quem elege suas necessidades. A despeito da marca histórica, que já é tratada como um troféu pela atual gestão, pelo menos 173 empreendimentos estão atrasados e são sinônimo de frustração para as comunidades. A maioria sequer saiu do papel e, entre os casos mais críticos, há intervenções paradas há 11 anos.
Confira a lista completa com as mil obras (javascript:var%20discard=window.open('http://sites2.uai.com.br/minas/op1.xls',%20'_blank',%20''))
Leia também
Os 15 anos do OP (javascript:var%20discard=window.open('http://www.uai.com.br/popup/15anos_op.html',%20'_blank',%20'width=700,%20height=430,toolbar=no,%20menubar=no,%20personalbar=no,%20scrollbars=yes,%20resizable=no,%20dependent=no,%20z-lock=no,%20modal=no'))
Patrus defende maior participação da população (http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2008/12/08/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=91250/em_noticia_interna.shtml)
Dos 68 empreendimentos em andamento hoje, apenas 11 foram aprovados no biênio 2007-2008 e não estão atrasados. Mas a situação mais crítica é dos 116 que sequer foram projetados, licitados ou tiveram os processos de desapropriação iniciados. Desde o início do programa, foram zeradas somente as obras escolhidas nos quatro primeiros anos. Todas as edições restantes deixaram pendências. No biênio atual, só 4% foram entregues.
A liberação de verbas para tocar os trabalhos segue ritmo semelhante. Ano a ano, os recursos previstos para o programa no Orçamento do município crescem, mas os valores efetivamente investidos ficam bem aquém das expectativas. Este ano, a promessa era aplicar R$ 215,8 milhões nas três modalidades do programa (digital, habitação e regional), mas R$ 128,8 milhões (60%) foi o valor usado até a quinta-feira passada. Em alguns casos, divisões internas na própria prefeitura impedem o andamento das construções. Na Região Centro-Sul, desde 1997 o comando da regional e a Fundação Municipal de Cultura divergem sobre que local vai abrigar a Casa do Artesão e, por isso, o projeto está parado. “Elas ficam batendo cabeça. Acho isso um absurdo”, critica o próprio secretário Municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares, ponderando, contudo, que os problemas são pontuais.
Inauguração
A cúpula da prefeitura marca a festa do OP para a Rua Maria de Lourdes, no Bairro Mantiqueira, em Venda Nova. A urbanização da via será a milésima obra e representa anos de esforço da comunidade, que teve de se mobilizar em quatro edições do programa para conquistá-la. Em 15 anos, foram aprovados 1.184 empreendimentos, sendo que, para chegar ao recorde tão badalado, o município ainda faz retoques em vários pontos, como no Parque Fernão Dias, na Região Nordeste. As nove regiões da cidade, especialmente as mais pobres e populosas (Venda Nova, Norte e Barreiro), foram contempladas. Os investimentos totais são de R$ 950 milhões e quase 90% dos projetos foram nas áreas de infra-estrutura, melhorias em vilas e favelas, saúde e educação.
Na Vila Nossa Senhora Aparecida, no Aglomerado da Serra (Centro-Sul), 7 mil moradores aguardam desde 1999 um novo posto de saúde, cuja área visada para a construção não foi desapropriada. Passou tanto tempo que a líder comunitária Horizontina Bernardes da Silva, de 80, que diz participar de todas as negociações do OP, nem se lembra mais do empreendimento. “Obra? Posto de saúde?”, confundia-se na quinta-feira, antes de fazer um esforço de memória e recordar o caso.
Inconfidente
December 9th, 2008, 06:53 PM
Elaine Resende - Portal Uai
Beto Magalhães/EM/DAPress
http://img265.imageshack.us/img265/7104/2008120913451754585c6b4it2.jpg
Por dia passam 90 mil veículos e cinco mil ônibus no entorno da Praça São Vicente
A 2ª edição do Orçamento Participativo Digital já tem a obra vencedora. Com 48.739 votos (39,2%), a população escolheu as intervenções no entorno da Praça São Vicente com o Anel Rodoviário, na Região Noroeste de Belo Horizonte, conforme divulgado esta terça-feira pela prefeitura. No total, 124.320 pessoas participaram da votação, sendo 112.837 pela internet e 11.483 por telefone. O prazo foi encerrado à meia-noite dessa segunda-feira.
A obra escolhida deve melhorar o trânsito próximo à Praça São Vicente, que concentra todo o tráfego proveniente das avenidas Ivaí e Abílio Machado, da Rua Pará de Minas e das pistas marginais do Anel Rodoviário. Sobretudo nos horários de pico, quem passa pela região enfrenta congestionamentos. Diariamente, são 90 mil veículos e cinco mil ônibus.
Pelo projeto, serão construídos dois novos viadutos sobre a Rua Pará de Minas, para que as marginais do Anel Rodoviário continuem paralelas às pistas principais. Atualmente, elas são interrompidas na Avenida Ivaí e na Rua Pará de Minas. Também está prevista a implantação de duas novas trincheiras.
As cinco obras que entraram na disputa foram pré-selecionadas pela prefeitura, juntamente com outras, e submetidas ao Grupo Gerencial do Orçamento Participativo (GGOP), que definiu quais os empreendimentos fariam parte da segunda edição do OPD. A prefeitura informou que, além da questão viária, levou em conta aspectos ambientais, sociais, urbanísticos e econômicos.
Veja o resultado do OP Digital
1º lugar
Obra 5 - Praça São Vicente com Anel Rodoviário - 48.739 votos (39,2%)
2 º lugar
Obra 4 - Portal Sul / Belvedere - 33.935 votos (27,3%)
3º lugar
Obra 2 - Avenida Pedro I com Avenida Portugal - 19.382 votos (15,5%)
4º lugar
Obra 1 - Avenida José Cândido da Silveira/Avenida dos Andradas - 11.740 votos (9,44%)
5º lugar
Obra 3 - Avenida Tereza Cristina com Anel Rodoviário - 10.524 votos ( 8,47%)
Fonte: Estado de Minas (http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/12/09/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=91455/em_noticia_interna.shtml)
Landerson Egg
December 9th, 2008, 07:00 PM
:banana::cheers::cheers::cheers::cheers::banana::banana:
Dourado
December 9th, 2008, 07:04 PM
Eu votei na da Praça São Vicente. Por dois motivos: primeiro porque sei que o trânsito ali é o caos. Não teve planejamento nenhum. Quem vem do Anel (sentido Rio) e quer ir para a Rua Pará de Minas tem que fazer várias voltas... Segundo porque acredito que a obra do Portal Sul vai se realizada de qualquer jeito, independente do OP.
zebrasil
December 10th, 2008, 11:21 AM
LULA agradece...
mais uma obra que era obrigação dele e "INVESTIDORES PRIVADOS" vão pagar...
Lucianors
December 10th, 2008, 12:02 PM
acredito que a obra do Portal Sul vai se realizada de qualquer jeito, independente do OP.
Também acho.
Cadu-BH
December 10th, 2008, 12:10 PM
Veja o resultado do OP Digital
1º lugar
Obra 5 - Praça São Vicente com Anel Rodoviário - 48.739 votos (39,2%)
2 º lugar
Obra 4 - Portal Sul / Belvedere - 33.935 votos (27,3%)
3º lugar
Obra 2 - Avenida Pedro I com Avenida Portugal - 19.382 votos (15,5%)
4º lugar
Obra 1 - Avenida José Cândido da Silveira/Avenida dos Andradas - 11.740 votos (9,44%)
5º lugar
Obra 3 - Avenida Tereza Cristina com Anel Rodoviário - 10.524 votos ( 8,47%)
Fonte: Estado de Minas (http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/12/09/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=91455/em_noticia_interna.shtml)
são patéticos esses números.
a obra escolhida recebeu meros 48.739 votos. a obra da Pedro I e Portugal, que seria a única com impacto direto em Venda Nova, que tem uma população que ultrapassa 200 mil habitantes, sem falar em parte da Pampulha e Norte, chegando aos 20 mil votos.
ou bem é um "problema" deste OP ser Digital para uma população não-digititalizada, ou bem é um indício do que seriam as eleições caso o voto não fosse obrigatório. o que, cá entre nós, é um regozijo para aqueles que defendem que os rumos do país devem ser traçados pela chamada elite intelectual - se é que não há um pleonasmo aqui.
zebrasil
December 10th, 2008, 12:57 PM
cadu
e o pessoal da pampulha(jardim atlântico) ?
e o pessoal de bairros como santa amelia/branca do itapuã e planalto ?
você acha que são "desdigitalizados" ??
o que faltou foi mobilização...
vou dar um exemplo, numa praça comercial (bairro aparecida), na rua Jaguari (bonfim) e na Rosinha Sigout (caiçara) eu vi faixas do Verador Geraldo Felix pedindo votos para obra da praça são vicente... "a obra da região noroeste"
afinal ele se intitula "o vereador da região" (é aquele mulato do chapéu)...
repare que estes bairros não serão diretamente atendidos pela obra, mas como a obra é da "sua região" muitos escolheram (se você pensar bem, muita gente no brasil, vota em vereador e deputado assim...).
ou seja, o espertão ainda usou a votação ainda para fazer propaganda política.
no BH Shopping tinha gente distribuindo panfletos pedindo votos...
não por acaso foi a segunda mais votada...
----------------------------
Quer mobilizar a população? visite escolas e vá de sala em sala, orientando como votar e pedindo votos para "sua" obra (considerando que cada sala tenha 25 alunos, você pode atingir entre 20 e 40 votos dos familiares destas crianças ).
este é só um exemplo...
Cadu-BH
December 10th, 2008, 05:07 PM
cadu
e o pessoal da pampulha(jardim atlântico) ?
e o pessoal de bairros como santa amelia/branca do itapuã e planalto ?
você acha que são "desdigitalizados" ??
o que faltou foi mobilização...
se não são desdigitalizados, provavelmente, podem se enquadrar na outra opção, que é a indiferença. o que ressalta um outro fato, que reside na constatação de que essa indiferença política não se limita ao poder aquisitivo do cidadão.
mas eu concordo que a falta de mobilização leva a esse resultado pífio. as pessoas precisam ser motivadas, precisam ser despertadas da rotinazinha que as envolve. é que não basta proporcionar a possibilidade de participação, mas há que se atentar para questões materiais - como os meios para se efetivarem os votos digitais - e outros pessoais, como a necessidade de uma informação realmente eficiente, que provoque um interesse consciente em cada cidadão.
Inconfidente
December 10th, 2008, 05:11 PM
ou bem é um "problema" deste OP ser Digital para uma população não-digititalizada, ou bem é um indício do que seriam as eleições caso o voto não fosse obrigatório. o que, cá entre nós, é um regozijo para aqueles que defendem que os rumos do país devem ser traçados pela chamada elite intelectual - se é que não há um pleonasmo aqui.
Quantas vezes eu vou ter que repetir que existe a opção de votar pelo 0800 e que isso foi divulgado até no Jornal do Ônibus! :ohno:
Cadu-BH
December 10th, 2008, 09:13 PM
^^
o que torna ainda mais ridícula a inexpressiva votação.
Inconfidente
December 10th, 2008, 10:42 PM
^^ É uma votação não compulsória. :dunno:
Pedrocn
December 11th, 2008, 12:14 PM
^^ É uma votação não compulsória. :dunno:
Verdade não compreendo a indignação das pessoas frente ao resultado...:dunno:
Cadu-BH
December 11th, 2008, 01:26 PM
^^
se fosse compulsória não teria sido sequer aventado, aqui, qualquer coisa sobre indiferença política ou coisa que valha. agora, ver uma votação pequena dessa e pensar "óh, não há nada demais nem de menos. é que a votação não é compulsória" é ser tão pequeno quanto o número de votos.
Inconfidente
December 11th, 2008, 01:27 PM
^^ Nossa, que revolta! :lol:
Cadu-BH
December 11th, 2008, 02:14 PM
^^
é o Brininha maldito. uhauhauhauhauh
Inconfidente
December 11th, 2008, 03:05 PM
E eu que tive aula com o chato do Arnaldo esse semestre! :lol:
vBulletin® v3.8.3, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.