View Full Version : Sintra | Megaprojecto turístico no litoral de Sintra
Pelha November 17th, 2008, 07:51 PM Empreendimento pretende criar mil camas em área protegida entre a Adraga e Praia Grande.
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/PROJECT.jpg
Movimento tenta travar empreendimento turístico em Sintra
O movimento cívico contra o projecto de construção de um mega-empreendimento turístico em Sintra está a estudar formas de travar nos tribunais nacionais e comunitário o avanço daquele que consideram ser um grave atentado ambiental.
«Se o Ministério do Ambiente trair as expectativas dos portugueses, de preservar os poucos valores naturais que nos restam, iremos avançar sem dúvida alguma para todas as vias possíveis, incluindo o contencioso administrativo e o recurso às instâncias comunitárias», afirmou à Lusa Ana Cristina Figueiredo, da Quercus, uma das associações que integram o movimento criado há quatro anos.
O polémico projecto prevê a construção de um empreendimento turístico de quase mil camas entre as praias Grande e da Adraga. Nos últimos anos o movimento esteve praticamente inactivo nos últimos anos face ao aparente abandono do projecto.
«Ficámos surpreendidos com o ressurgimento deste projecto. Fizemos em 2004 e 2005 vários contactos para a Câmara de Sintra a pedir informações sobre o processo de licenciamento e, estranhamente, o gabinete da presidência escreveu-nos dizendo não ser possível aos serviços identificar o empreendimento no sistema informático», lembrou Ana Cristina Figueiredo.
Este empreendimento está projectado para uma zona protegida integrada no parque natural e na Rede Natura 2000, estando também sob protecção do regime jurídico da REN - Rede Ecológica Nacional e do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) e ainda do POPNSC.
Apesar disso, em 2004, durante o Governo de Santana Lopes, o projecto foi declarado de «carácter estruturante» - um regime semelhante aos dos projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN) - pelo então ministro do Turismo, Telmo Correia, e pelo presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara (ainda em funções). Este facto acelerou o projecto, que esteve praticamente parado, depois de vários avanços e recuos.
Esta classificação resultou da revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural Sintra-Cascais (POPNSC) - aprovada em Janeiro de 2004 no Governo de Durão Barroso, com Amílcar Theias como ministro do Ambiente - ao abrigo de um regime de transição para possibilitar a construção de alguns empreendimentos.
Carlos Albuquerque, na altura director do Parque Sintra-Cascais, coordenou a revisão do PSPNSC, mas diz só ter conhecido a declaração de carácter estruturante depois de abandonar funções no parque e integrar a Câmara de Sintra.
Telmo Correia, contactado pela Lusa, disse não se lembrar em concreto deste projecto no parque natural, mas apenas do regime que permitiu classificá-lo como estruturante.
«Quando assumi funções como ministro, estava mesmo quase a terminar o prazo para declarar o carácter estruturante, um regime criado pelo Governo anterior [de Durão Barroso]. Lembro-me que foi tudo muito em cima da hora, mas a proposta chegou-me avalizada pelos serviços, nomeadamente do Turismo», acrescentou.
Ana Cristina Figueiredo, da Quercus, considerou um empreendimento «desta dimensão e nesta localização uma ameaça» aos valores naturais, paisagísticos ou geológicos que existem no parque natural e determinaram a sua classificação como área protegida há 30 anos.
«É uma área de excepcional interesse para a conservação da natureza porque alberga habitats prioritários e espécies de flora que existem apenas e só neste local», acrescentou a ambientalista.
noticias.sapo
fred_mendonca November 17th, 2008, 08:33 PM http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=359204
Wolf2009 November 18th, 2008, 01:33 PM eu acho que esta gente da quercus anda a atrasar a aml desde setúbal até sintra sempre a exagerar com afirmações pouco crediveis e sem fudamento além disso prejudica também a criação de empregos.
Trajno November 18th, 2008, 02:44 PM eu acho que esta gente da quercus anda a atrasar a aml desde setúbal até sintra sempre a exagerar com afirmações pouco crediveis e sem fudamento além disso prejudica também a criação de empregos.
Eu não acredito nisto:ohno:
Olha lá Wolf...e se resolvessem fazer um empreendimento turístico em pleno parque natural da Serra da Arrábida??? Também concordavas???
Eu também sou a favor do desenvolvimento do país e da AML....mas não a todo o custo
Luís Raposo Alves November 18th, 2008, 06:19 PM Por acaso acho que aqui a Quercus tem toda a razão!
Luís Raposo Alves November 18th, 2008, 06:20 PM wolf, tou a ver que mudaste a localidade. Agora tens "Vila Nogueira de Azeitão". que chiquéééérrimo!!
Wolf2009 November 18th, 2008, 06:31 PM Eu não acredito nisto:ohno:
Olha lá Wolf...e se resolvessem fazer um empreendimento turístico em pleno parque natural da Serra da Arrábida??? Também concordavas???
Eu também sou a favor do desenvolvimento do país e da AML....mas não a todo o custo
olha vou-te dizer uma coisa a 40 anos a arrábida não era parque natural pretencia a um arabe com muito dinheiro e por acaso naquela altura pensaram em fazer resort no portinho só não fizeram porque o governo comprou aquilo e transfromou a serra da da arrábida em parque natural numa segunda fase alargou o parque até ao cabo espichel numa terceira fase alargou o parque até ao monte onde está palmela .:bash:
resultado o parque atrasou certas areas do cocelho de setúbal,palmela e sesimbra.:ohno:
já naquele tempo havia restriçoes de construção no estuario do sado como se não basta-se ainda fizeram mais restrições na cordilheira da Arrábida(cordilheira da Arrábida, constituída por três eixos diferentes: o primeiro composto por pequenas elevações nos arredores de Sesimbra, pelas Serras do Risco e da Arrábida e pelas colinas existentes entre o Outão e Setúbal; o segundo é formado pelas Serras de S. Luís e dos Gaiteiros e o terceiro formado pelas Serras do Louro e de São Francisco.).:bash:
concluido, Setúbal tem restriçoes de construção em demasia no seu concelho por causa do estuário do sado e do parque natural da Arrábida agora que se ia expandir a quercus disse não e aquilo nem era uma area protegida onde iam fazer a nova setubal se calhar a quercus prefer mesmo construção no estuário.:bash:
Gustavo__Almeida__ November 18th, 2008, 06:42 PM É vergonhoso a despreocupaçao com a natureza de muitos portugueses em busca de lucro fácil.
Wolf2009 November 18th, 2008, 06:50 PM wolf, tou a ver que mudaste a localidade. Agora tens "Vila Nogueira de Azeitão". que chiquéééérrimo!!
pá sou de vila nogueira de azeitão mas nasci em setúbal e a vila pertence ao concelho de setúbal, mas não devia, devia pertecer ao futuro concelho de Azeitão e ser a sede do mesmo porque é a unica vila na região de Azeitão.
setúbal a abadonou as freguesias de azeitão parece que entraram em gestão autonoma, setúbal só faz obras em vila nogueira de azeitão nas restantes localidades de azeitão tenho visto pouca coisa.
Trajno November 18th, 2008, 06:52 PM olha vou-te dizer uma coisa a 40 anos a arrábida não era parque natural pretencia a um arabe com muito dinheiro e por acaso naquela altura pensaram em fazer resort no portinho só não fizeram porque o governo comprou aquilo e transfromou a serra da da arrábida em parque natural numa segunda fase alargou o parque até ao cabo espichel numa terceira fase alargou o parque até ao monte onde está palmela .:bash:
resultado o parque atrasou certas areas do cocelho de setúbal,palmela e sesimbra.:ohno:
já naquele tempo havia restriçoes de construção no estuario do sado como se não basta-se ainda fizeram mais restrições na cordilheira da Arrábida(cordilheira da Arrábida, constituída por três eixos diferentes: o primeiro composto por pequenas elevações nos arredores de Sesimbra, pelas Serras do Risco e da Arrábida e pelas colinas existentes entre o Outão e Setúbal; o segundo é formado pelas Serras de S. Luís e dos Gaiteiros e o terceiro formado pelas Serras do Louro e de São Francisco.).:bash:
concluido, Setúbal tem restriçoes de construção em demasia no seu concelho por causa do estuário do sado e do parque natural da Arrábida agora que se ia expandir a quercus disse não e aquilo nem era uma area protegida onde iam fazer a nova setubal se calhar a quercus prefer mesmo construção no estuário.:bash:
no comments:ohno::bash:
Trajno November 18th, 2008, 06:55 PM a vila pertence ao concelho de setúbal, mas não devia, devia pertecer ao futuro concelho de Azeitão e ser a sede do mesmo porque é a unica vila na região de Azeitão.
:hilarious
Wolf2009 November 18th, 2008, 07:00 PM :hilarious
setúbal abadonou azeitão e não deixa a região progredir muito com medo sabe-se lá do que.
Barragon November 18th, 2008, 07:42 PM Oh meu deus...
TeKnO_Lx November 18th, 2008, 09:51 PM vergonha
Arpels November 18th, 2008, 11:25 PM :doh: poupem Sintra e a Arrabida, o melhor que a AML ainda contem...ha tanta zona á espera de investimentos desse género, não seria menos nocivo ao ambiente algo do género na Costa da Caparica que é uma desbunda total actualmente?
Pelha November 18th, 2008, 11:46 PM Projecto para o parque Sintra-Cascais sem PIN.
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/2987131131_489f98143a_b.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/2896940206_45e543645c_b.jpg
Praia da Adraga.
Sintra. Empreendimento contempla hotel, moradias e centro de congressos
Um megaprojecto turístico com quase mil camas no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), entre as praias Grande e da Adraga, foi candidato a Potencial Interesse Nacional (PIN) e retirado no dia 3, em vésperas do chumbo do Ministério do Ambiente. O promotor do megaprojecto turístico, o grupo Vila Galé, disse que vai entregar "em breve" um pedido de licenciamento do empreendimento na Câmara de Sintra.
"O processo está pronto e vai ser entregue na câmara que fará a consulta às várias entidades", afirmou Jorge Rebelo de Almeida, gerente do grupo hoteleiro Vila Galé e promotor do projecto juntamente com a família Antunes, a proprietária dos 55 hectares destinados ao empreendimento, 13 dos quais para construção.
Fátima Antunes, proprietária dos terrenos desde 1999, recusa render-se ao parecer negativo do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) ao projecto que esteve na base do chumbo do Ministério do Ambiente à candidatura do empreendimento a projecto PIN, que acabou por não ser oficializado porque a candidatura foi retirada à última hora. "Não havia condições para continuar, mas mantemos a intenção de avançar com o empreendimento", afirmou Fátima Antunes.
O parecer do ICNB, o Ministério do Ambiente recusa reconhecer como PIN um projecto que considera "sem sustentabilidade ambiental e territorial" e "incompatível com os valores naturais" daquela zona.
O empreendimento projectado para o PNSC inclui um hotel-apartamento, 70 moradias, piscinas, restaurantes, um centro de congressos e um Spa, a construir em área da Rede Natura e também protegida pela directiva habitats (aves) e pelo plano de ordenamento do parque e plano da orla costeira (que proíbe a construção junto à costa).
Fonte da Câmara de Sintra disse que "o projecto está parado" e que não deu ainda entrada nos serviços outro, reformulado, para a zona.
O histórico deste projecto turístico remonta aos anos 70, quando um inglês e um alemão começaram a comprar os primeiros pequenos terrenos no Pego, Colares, junto ao mar, conseguindo juntar ao longo dos anos numa única propriedade mais de 50 hectares. A família Antunes comprou o terreno no final da década de 90 com a expectativa de construir um empreendimento turístico, que estava já previsto no Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM).
Em 2004, a construção do empreendimento motivou a constituição de um movimento cívico de defesa do PNSC - que estuda agora formas de travar nos tribunais nacionais e comunitário o avanço daquele que consideram ser um grave atentado ambiental. Também a promotora admite lutar em tribunal.
Lusa
NewTomorrow November 19th, 2008, 01:34 AM edit
TeKnO_Lx November 19th, 2008, 01:47 AM por favor.. qual o interesse de lentamente betonizar o pais?
Pelha November 19th, 2008, 02:01 AM eu sou a favor deste projecto
Vê-se mesmo que não conheces a zona.. :ohno:
É uma área muito sensível e linda de morrer, desenvolvem-se até espécies vegetais endémicas que só ocorrem apenas no Parque Natural Sintra-Cascais.
NewTomorrow November 19th, 2008, 03:21 AM edit
Luís Raposo Alves November 19th, 2008, 08:54 AM se é um empreendimento de Luxo, eles serão os 1º a querer preservar a zona
Não é por viver na Madeira , que não conheço essa zona
se quisessem preservar não construíam, não achas?!
jprscarv November 19th, 2008, 12:40 PM Querem preservar pois!! Parecem todos doidos!?!? Querem preservar a zona com relvados interrompidos por lagos e bancos de areia... que é como preservam as falésias no Algarve e um dia hão-de fazer também por todo o Alentejo... querem preservar porque hotéis de 5 estrelas são muito bem pagos e edifícios bonitos ficam sempre ainda mais bonitos quando são construídos em cima de escarpas, em paisagens idílicas, preservadas...
É uma vergonha... tudo o que é de luxo vais aos poucos sendo feito, só porque é de luxo e 'eles serão os 1º a querer preservar a zona' e mais importante, eles têm o tal do interesse público, a que eu chamo muito dinheiro (há interesse melhor que esse, ainda mais em época de crise...)
Preservar a zona é deixa-la como está, proibir o seu desenvolvimento, mantê-la virgem...
E há melhor exemplo que a Madeira?! é tão simples, basta ir à Madeira e depois aos Açores e fazer a simples comparação... Um preservado à custa dos empreendimentos de luxo e o outro, ainda, preservado à custa do não desenvolvimento...
Gostos são gostos, mas eu gostei MUITO mais dos Açores! Não retiro à Madeira o seu mérito, é uma ilha fantástica, linda, diversa, com desenvolvimento, estradas que dão gozo de se andar nelas, uma 'capital' desenvolvida, cheia de vida, com hotéis que são referenciados pelo mundo todo e muito mais coisas que se podem enumerar, mas já não são os Açores...
Por alguma razão os Açores foram eleitos um dos destinos do mundo mais fascinantes, e a Madeira, onde ficou nessa votação??
Gustavo__Almeida__ November 19th, 2008, 02:00 PM Prefiro a Madeira. Conjuga os dois. Se fosse açoreano e vir-se obrigado a sair da sua terra talvez o cantar fosse outro.
NewTomorrow November 20th, 2008, 02:07 AM edit
Luís Raposo Alves November 20th, 2008, 02:58 AM a minha ideia de preservar é diferente da tua , deixar isolado para ninguem ver é palhaçada
Arranjar maneira do povo ter direito de ver , usufruir e cuidar é mais o meu estilo
Concordo plenamente, mas isso é possível SEM CONSTRUÇÃO! ou é necessário fazer-se um hotel de luxo?!?
NewTomorrow November 20th, 2008, 03:24 AM edit
Luís Raposo Alves November 20th, 2008, 03:34 AM se espetares um hotel de luxo mesmo em frente ao palácio da pena também achas que fica bonito?
NewTomorrow November 20th, 2008, 05:24 AM edit
Trajno November 20th, 2008, 10:14 AM De facto, nós em Portugal, somos um pouco radicais..... ou deixamos construir tudo....ou não deixamos construir nada....
Eu não sou contra a existência de pequenas unidades hoteiras em parques naturais, orientadas para o turismo natural, com concessões limitadas no tempo, ocupando e reabilitando espaços construídos existentes, ou em construções temporárias, passíveis de serem removidas, sem desvirtuarem a estrutura natural....
Aliás, este tipo de turismo está em franca expansão, quer na Europa, quer nos EUA, com grandes vantagens para o meio natural onde se instala, porque ajuda a preserva-lo....
Mas do que li, este mega projecto, está muito longe de ser uma mais valia para aquele território, muito pelo contrário....iria desvirtuar completamente a estrutura natural deste parque natural... e possivelmente abrir portas a que outros empreendimentos do género se implantassem ali...
E para asneiras destas, já nos chega o Algarve e a Madeira
jprscarv November 20th, 2008, 12:09 PM Trajno, estou completamente de acordo!!
Cpt_Cookie November 20th, 2008, 08:24 PM De facto, nós em Portugal, somos um pouco radicais..... ou deixamos construir tudo....ou não deixamos construir nada....
Eu não sou contra a existência de pequenas unidades hoteiras em parques naturais, orientadas para o turismo natural, com concessões limitadas no tempo, ocupando e reabilitando espaços construídos existentes, ou em construções temporárias, passíveis de serem removidas, sem desvirtuarem a estrutura natural....
Aliás, este tipo de turismo está em franca expansão, quer na Europa, quer nos EUA, com grandes vantagens para o meio natural onde se instala, porque ajuda a preserva-lo....
Mas do que li, este mega projecto, está muito longe de ser uma mais valia para aquele território, muito pelo contrário....iria desvirtuar completamente a estrutura natural deste parque natural... e possivelmente abrir portas a que outros empreendimentos do género se implantassem ali...
E para asneiras destas, já nos chega o Algarve e a Madeira
concordo plenamente!!
se me dissessem que iam comprar e recuperar todas aquelas pequenas casas por ali existente e torna-las todas numa unica unidade hotelereira eu percebia e gostava, por achar orginal... assim, não mesmo.
O turismo deve sempre partir de duas coisas primárias: o que se tem e o que se faz.
Ora para atrair pessoas para uma zona onde não exista grandes mais-valias, há realmente que construir e ser original de modo a criar um ponto de interesse. Ali, é exactamente o contrario que se deve fazer, pois a ausência de construções é parte do que torna aquela paisagem linda.
Pelha November 20th, 2008, 09:01 PM Mega-projecto turístico avança no Parque Natural de Sintra-Cascais
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/2479620179_3796eb377e_o.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/2660981904_d15e1d3aec_og.jpg
Apesar de chumbado pelo PIN, do Ministério do Ambiente, promotora diz que não vai desistir do empreendimento, nem que tenha de ir para os tribunais.
Promotora ameaça com tribunal
O ministro do Ambiente, Nunes Correia, disse à Lusa que um projecto daquela dimensão e naquela zona da Área Metropolitana de Lisboa dificilmente seria autorizado: «O projecto se for apresentado fora do quadro PIN será obviamente apreciado pelos mesmo organismos que agora se pronunciaram» e o chumbaram.
A promotora do empreendimento Fátima Antunes recusa cruzar os braços e admite recorrer aos tribunais: «Em último caso vamos pedir uma indemnização ao Estado. O que não vamos é perder este investimento sem mais nem menos».
A empresária alega que o preço a que comprou o terreno na década de 90 foi calculado com base nas expectativas de construção, tendo em conta que o projecto já tinha algumas autorizações.
Os promotores têm na mão um extenso parecer jurídico que sustenta a viabilidade do projecto naquela zona protegida, nomeadamente em termos ambientais, e que contraria a argumentação que levou ao chumbo do empreendimento.
A associação ambientalista Quercus, que integra o movimento cívico criado em 2004, está também a estudar a possibilidade de preparar uma acção judicial que trave um eventual avanço do projecto.
Lusa
Mais fotos do local do suposto megaprojecto que de mega nada tem.. :ohno:
http://www.flickr.com/photos/jroliveira/sets/72157606561410044/
NewTomorrow November 21st, 2008, 02:30 AM edit
Sky11 November 21st, 2008, 02:38 AM diz um exemplo de asneirada aqui na Madeira?O Parlamento Regional.
Luís Raposo Alves November 21st, 2008, 02:54 AM Eu nunca fui à Madeira, mas pelas fotos que vejo, acho que demolia 80%
NewTomorrow November 21st, 2008, 04:44 AM edit
Luís Raposo Alves November 21st, 2008, 05:36 AM Depende, se ele fôr giro...
NewTomorrow November 21st, 2008, 06:03 AM Para voces ficarem bem , vou apagar tudo
Trajno November 21st, 2008, 09:07 AM Para voces ficarem bem , vou apagar tudo
Pronto, as opiniões foram contrárias às tuas, vá de apagar tudo.... já tinhas feito o mesmo há tempos num "thread" sobre a falência da sterling...
És tão pluralista quanto o governo regional aí da tua ilha:lol:
jprscarv November 21st, 2008, 11:57 AM Pensamento típico português mas de que não me consigo desassociar... Estamos em Portugal... Se não o construirem hoje ou amanhã, vai ser no dia a seguir... Quem tem o dinheiro, infelizmente, tem o poder. Quer, pode e manda...
Trajno November 21st, 2008, 12:18 PM Pensamento típico português mas de que não me consigo desassociar... Estamos em Portugal... Se não o construirem hoje ou amanhã, vai ser no dia a seguir... Quem tem o dinheiro, infelizmente, tem o poder. Quer, pode e manda...
Não deixas de ter alguma razão.... mas estou descansado quanto a este projecto:
1º O crédito para estes tipos de projectos está cada vez mais difícil;
2º Apesar de sermos um bando de corruptos, vivemos numa comunidade europeia, que nunca aprovaria um projecto deste tipo, num território tão delicado e sensível.... vê o que ocorreu aos projectos turísticos PIN's que já estavam em inicio de construção na costa alentejana e que foram embargados por Bruxelas:)
Luís Raposo Alves November 21st, 2008, 02:54 PM Para voces ficarem bem , vou apagar tudo
Então, que é isso? Deixa lá as tuas opiniões, se faz favor... :guns1:
Luís Raposo Alves November 21st, 2008, 02:55 PM Não deixas de ter alguma razão.... mas estou descansado quanto a este projecto:
1º O crédito para estes tipos de projectos está cada vez mais difícil;
2º Apesar de sermos um bando de corruptos, vivemos numa comunidade europeia, que nunca aprovaria um projecto deste tipo, num território tão delicado e sensível.... vê o que ocorreu aos projectos turísticos PIN's que já estavam em inicio de construção na costa alentejana, que foram embargados por Bruxelas:)
Acho que uma das vantagens de termos entrado na UE foi precisamente essa!
Ao menos estamos sujeitos a algum controle/supervisão...
jprscarv November 21st, 2008, 04:11 PM Assim seja, esperar para ver :)
JohnnyMass November 23rd, 2008, 01:38 AM nada escapa à construção desenfreada, à ganância imobiliária e ao lucro fácil neste país. enfim, a tristeza do costume.
|
|