View Full Version : Quarta Travessia do Tejo - Onde e Como?
Luís Raposo Alves November 22nd, 2008, 04:07 AM Onde deverá passar a 4ª travessia, qual o tipo de tráfego e qual o tipo de infraestrutura?
A - Ponte rodoviária Algés-Trafaria (ligando a CRIL com a futura CRIPS )
B - Tunel rodoviário Algés-Trafaria (ligando a CRIL com a futura CRIPS )
C - Ponte rodoviária Cruz-Quebrada-Trafaria (ligando a CREL com a futura CRIPS)
D- Túnel rodoviário Cruz-Quebrada-Trafaria (ligando a CREL com a futura
CRIPS)
E - Ponte ferroviária Beato-Montijo (ligando de uma forma mais directa NAL a Lisboa)
F - Túnel ferroviário Beato-Montijo (ligando de uma forma mais directa NAL a Lisboa)
G - Ponte rodoferroviária Beato-Montijo (ligando de uma forma mais directa NAL a Lisboa)
H - Túnel rodoferroviário Beato-Montijo (ligando de uma forma mais directa NAL a Lisboa)
I - Ponte ferroviária a norte da actual ponte Vasco da Gama
J - Túnel ferroviário a norte da actual ponte Vasco da Gama
K - Ponte rodoferroviária a norte da actual ponte Vasco da Gama
L - Túnel rodoferroviário a norte da actual ponte Vasco da Gama
Trajno November 22nd, 2008, 10:44 AM Afinal é neste "thread" que se responde??:lol:
Prefiro a solução B - Túnel Algés - Trafaria, mas se for em ponte (solução A) também não me chateio...
Mas gostava de ter visto outras alternativas.... como o túnel ferroviário (metro de Lisboa) entre Cais do Sodré - Cacilhas, ou a solução Algés - Trafaria em rodo-ferroviária (metro ligeiro):)
Barragon November 22nd, 2008, 11:30 AM Túnel Algés Trafaria.
Sky11 November 22nd, 2008, 01:38 PM B ou D.
Não percebo a lógica das opçoes E a L tendo em conta a TTT.
rpc08 November 22nd, 2008, 02:10 PM ^^Realmente as únicas aceitáveis são mesmo as quatro primeiras.
Para mim poderia ser a opção B (ou A, mas acho melhor a B). Podiam era fazer com que o túnel acabasse um pouco a oeste de Algés de modo a que fosse possível que ali desenbocassem a CRIL e a CREL. No entanto, é muito complicado devido à grande densidade populacional daquela zona, a não ser que fosse em túnel...
Qualquer coisa como isto:
http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Semttulo2-2.jpg
Barragon November 22nd, 2008, 02:14 PM ^^ Muito difícil...
Luís Raposo Alves November 22nd, 2008, 03:33 PM ^^Realmente as únicas aceitáveis são mesmo as quatro primeiras.
Para mim poderia ser a opção B (ou A, mas acho melhor a B). Podiam era fazer com que o túnel acabasse um pouco a oeste de Algés de modo a que fosse possível que ali desenbocassem a CRIL e a CREL. No entanto, é muito complicado devido à grande densidade populacional daquela zona, a não ser que fosse em túnel...
Não é exequível
Gustavo__Almeida__ November 22nd, 2008, 07:21 PM B.
A_Voz_Da_Figueira November 22nd, 2008, 07:25 PM A. é uma ponte que entra em túnel por baixo de Algés.
fred_mendonca November 22nd, 2008, 07:27 PM Túnel Algés-Trafaria.
fidalgo November 22nd, 2008, 10:42 PM Em tunel da trafaria, á CREL, sem duvida a melhor opçao
Arpels November 22nd, 2008, 10:43 PM opção B :yes: embora, e depois do k se tem visto de desastres em tuneis Europa fora tenha certos receios, os desastres em tunel são mais frequentes que em pontes...
Trajno November 23rd, 2008, 10:31 AM os desastres em tunel são mais frequentes que em pontes...
É porque está escurinho lá dentro e malta não se vê:lol:
Barragon November 23rd, 2008, 11:46 AM Se o túnel tiver descidas em curva... meu deus.. além de que os desastres que tenho visto são em túneis sem separador central.
Arpels November 23rd, 2008, 02:59 PM É porque está escurinho lá dentro e malta não se vê:lol:
pois só pode ser isso :sly:
sotavento November 23rd, 2008, 06:49 PM ^^Realmente as únicas aceitáveis são mesmo as quatro primeiras.
Perfeitamente exequivel ... é só "apontar" as saidas do tunel em Y ... uma pra Queijas (fim da CRIL) e outra pra linda a velha. :lol:
Não exequivel é isto:
"ligando de uma forma mais directa NAL a Lisboa"
- mandas a zona de nidificação dos patos das PRAIAS do montijo á vida ...
- mandas uns 20 ou 30 aquiferos á vida no samouco e montijo ...
- partes a reserva ecologica ao meio ...
- só podes atravessar a zona protegida ali no poceirão na mesma ...
^^ digam o que disserem a TTT vai por aonde foi "possivel" enfiar uma ligação "o mais directa possivel ao NAL". :bash:
Luís Raposo Alves November 23rd, 2008, 08:22 PM Por acaso acho que a Vasco da Gama também passa nessa zona
rpc08 November 23rd, 2008, 09:54 PM Perfeitamente exequivel ... é só "apontar" as saidas do tunel em Y ... uma pra Queijas (fim da CRIL) e outra pra linda a velha. :lol:
Exequível será sempre...levará, isso sim, a um investimento bastante avultado que quase certamente o governo nao qurerá fazer neste momento. E depois há sempre aqueles danos "colaterais": que se deitem bastantes prédios/habitações abaixo, montes de protestos (se bem que há casos em que é uma bênção, como o da CRIL).
Mas sem dúvida que seria importante, pois assim passaríamos a ter uma ligação Carregado - Margem Sul (Almada, Caparica) sem passar pelo "meio" de Lisboa. E a CREL naquela zona passaria enfim a ter alguma/uma maior utilidade.
Rexluso November 24th, 2008, 11:25 AM Ligação à CREL. Túnel preferencialmente, Opção D.
sotavento November 26th, 2008, 03:06 PM Por acaso acho que a Vasco da Gama também passa nessa zona
Não ... essa zona é um areal de 6km desde a pontinha do lado do barreiro até ao fim da base aerea ... a VG passa 1km a norte do fim do areal.
Mandarma foi as salinas á vida ... e porugal levou um raspanete de todo o tamanho quando a UE soube. :lol:
sotavento November 26th, 2008, 03:07 PM Exequível será sempre...levará, isso sim, a um investimento bastante avultado que quase certamente o governo nao qurerá fazer neste momento. E depois há sempre aqueles danos "colaterais": que se deitem bastantes prédios/habitações abaixo, montes de protestos (se bem que há casos em que é uma bênção, como o da CRIL).
Mas sem dúvida que seria importante, pois assim passaríamos a ter uma ligação Carregado - Margem Sul (Almada, Caparica) sem passar pelo "meio" de Lisboa. E a CREL naquela zona passaria enfim a ter alguma/uma maior utilidade.
A lusoponte com o dinheirito a arder-lhes nos bolsos e vens falar no governo ????
Não tens predios ali ... é o monte do estádio nacional. :cheers:
Luís Raposo Alves November 26th, 2008, 04:00 PM Não ... essa zona é um areal de 6km desde a pontinha do lado do barreiro até ao fim da base aerea ... a VG passa 1km a norte do fim do areal.
Mandarma foi as salinas á vida ... e portugal levou um raspanete de todo o tamanho quando a UE soube. :lol:
:lol::lol:
Luís Raposo Alves November 26th, 2008, 04:03 PM ^^Realmente as únicas aceitáveis são mesmo as quatro primeiras.
Vendo bem, até que isso não era má ideia...
Mas o troço que segue até à CRIL tem que ser em túnel. Essa zona está cheia de prédios. E nest momento a única zona livre junto à CRIL é aquela onde vão fazer aquele empreendimento dos patos, condomínio dos patos ou lá que é...
Luís Raposo Alves November 26th, 2008, 04:05 PM Acho piada à foto que o Sotavento tem... uma bonequita a passear ao sol com um guarda chuva...
Wolf2009 November 29th, 2008, 06:31 PM Afinal é neste "thread" que se responde??:lol:
Prefiro a solução B - Túnel Algés - Trafaria, mas se for em ponte (solução A) também não me chateio...
Mas gostava de ter visto outras alternativas.... como o túnel ferroviário (metro de Lisboa) entre Cais do Sodré - Cacilhas, ou a solução Algés - Trafaria em rodo-ferroviária (metro ligeiro):)
Tens razão, mas votei na ponte rodoviária.
Opção A.
Cidade_Branca November 30th, 2008, 07:03 AM ::EDIT::
A_Voz_Da_Figueira November 30th, 2008, 01:21 PM Acho piada à foto que o Sotavento tem... uma bonequita a passear ao sol com um guarda chuva...
eu também acho bastante graça, mas começoa perceber porque tens 968 postes...:ohno:
Barragon November 30th, 2008, 01:35 PM A Trafaria sobrevive ao crescimento da Suburbia. Quando chegar a QTT acabou-se o sossego.
Queremos é uma revolução lá... aquilo está num estado lastimável :ohno:
Luís Raposo Alves November 30th, 2008, 04:40 PM eu também acho bastante graça, mas começoa perceber porque tens 968 postes...:ohno:
Er... não vou comentar...
Trajno November 30th, 2008, 04:43 PM Comento eu...... és um tagarela virtual:lol:
A_Voz_Da_Figueira December 1st, 2008, 09:54 PM Er... não vou comentar...
o quê? eu ter usado as tuas parvoíces para ficar com mais 2 postes (por agora...:lol:)?
:hilarious
Luís Raposo Alves December 1st, 2008, 09:57 PM Figueirense, tens q abrir um post com as pontes da Figueira da Foz, já que agora está na moda falar-se de pontes...
A_Voz_Da_Figueira December 1st, 2008, 10:09 PM Figueirense, tens q abrir um post com as pontes da Figueira da Foz, já que agora está na moda falar-se de pontes...
nem sei quantas pontes tem... (no ribeiro das Abadias deve ter umas 30, mas só uma é que é rodoviária, as outras são só pedonais)
Luís Raposo Alves December 1st, 2008, 11:13 PM Não interessa, isso também conta, espeta mas é as fotos num thread..
A_Voz_Da_Figueira December 1st, 2008, 11:17 PM Não interessa, isso também conta, espeta mas é as fotos num thread..
mas tu tás a gozar ou a falar a sério?!
A_Voz_Da_Figueira December 1st, 2008, 11:18 PM e já agora, porque não crias com as pontes de Almada?
sotavento December 3rd, 2008, 04:26 AM Não interessa, isso também conta, espeta mas é as fotos num thread..
BOT
Er... não vou comentar...
Então não escreva um post!!!
BOT
Acho piada à foto que o Sotavento tem... uma bonequita a passear ao sol com um guarda chuva...
BOT !!!!
SPAMMER !!!
O que tem de mal o avatar ???
Andam prai uns users com macaquinhos no nariz (no avatar) ou coisas piores ... e o que dizer de users que com 1 mês de SSC já ultrapassaram largamente os 1001 posts ??? e em practicamente nenhum disseram nada de jeito. :nuts:
Luís Raposo Alves December 3rd, 2008, 07:06 AM BOT
Então não escreva um post!!!
BOT
BOT !!!!
SPAMMER !!!
O que tem de mal o avatar ???
Andam prai uns users com macaquinhos no nariz (no avatar) ou coisas piores ... e o que dizer de users que com 1 mês de SSC já ultrapassaram largamente os 1001 posts ??? e em practicamente nenhum disseram nada de jeito. :nuts:
Não estava a dizer mal do teu boneco. Antes pelo contrário. Levas sempre tudo na negativa!
macacos no nariz!!! :lol::lol: esse é o newtomorrow, n é?
A_Voz_Da_Figueira December 3rd, 2008, 03:06 PM e o que dizer de users que com 1 mês de SSC já ultrapassaram largamente os 1001 posts ??? e em practicamente nenhum disseram nada de jeito. :nuts:
o problema é esse... bem já tenho mais um poste!:lol:
A_Voz_Da_Figueira December 3rd, 2008, 03:07 PM Não estava a dizer mal do teu boneco. Antes pelo contrário. Levas sempre tudo na negativa!
macacos no nariz!!! :lol::lol: esse é o newtomorrow, n é?
o NT vai-te matar LRA:lol:
Trajno December 3rd, 2008, 03:39 PM e o que dizer de users que com 1 mês de SSC já ultrapassaram largamente os 1001 posts ??? e em practicamente nenhum disseram nada de jeito. :nuts:
São os post addicteds.... para quem a quantidade é mais importante que a qualidade:lol:
A_Voz_Da_Figueira December 3rd, 2008, 03:56 PM São os post addicteds.... para quem a quantidade é mais importante que a qualidade:lol:
addicteds?
vintcinco December 4th, 2008, 01:43 AM Perfeitamente exequivel ... é só "apontar" as saidas do tunel em Y ... uma pra Queijas (fim da CRIL) e outra pra linda a velha. :lol:
:bash:
A saída do túnel ser em Y, ainda submerso, não seria uma má ideia, permitindo ultrapassar o problema da densidade habitacional daquela zona.
A questão prende-se com a execuibilidade técnica do cruzamento da faixa no sentido Trafaria-CREL com a faixa no sentido CRIL-Trafaria, que teria de ser desnivelado.
sotavento December 4th, 2008, 04:52 AM Considerando a ligação como um percurso essencialmente "urbano" bem que se pode enfiar ambos os sentidos de trafego cada qual para seu lado ... saindo dali em 2 tuneis ??? uma saida junto ao estádio nacional e outa pros lados de carnaxide???
E ja agora prolongue-se a via rapida de carnaxide(a5) até queluz de baixo(IC19) ...
A_Voz_Da_Figueira December 4th, 2008, 06:13 PM de carnaxide até queluz de baixo? não percebi patavina...
sotavento December 5th, 2008, 11:00 AM Ali ao lado do estadio nacional a A5 faz um eSSe em par de carnachide ... se é para enfiarem tuneis dali pra margem sul mais vale ligarem logo de Carnaxide para Norte tambem ... :cheers:
pedro_sousa December 20th, 2008, 05:20 PM Para mim, era uma ponte entre a Cruz Quebrada-Trafaria (ligando a CREL com a futura CRIPS), com capacidade de no futuro se "encaixar" um comboio ou metropolitano.
sotavento December 22nd, 2008, 04:36 AM Uma "ponte" com uns 2,5/3km de vão ??? na foz do tejo ???
não sei não ... :ohno:
Eu por mim preferia estudar primeiro todas as alternativas para melhoria das acessibilidades e Transp.Publico na zona de Oeiras-Cascais-Sintra. :dunno:
Luís Raposo Alves December 22nd, 2008, 12:30 PM 65% do tráfego rodoviário na ponte 25 de abril vai para a Grande Lisboa Oeste.
sotavento December 23rd, 2008, 03:27 AM 65% do tráfego rodoviário na ponte 25 de abril vai para a Grande Lisboa Oeste.
Costa/charneca/monte <- funil da 25/4-> oeiras/cascais/sintra tem ZERO alternativas de T.Publico
:lol:
andas a discutir sobre coisas impossiveis de serem discutidas nos termos em que o queres fazer.
1º pensa em enfiar Transporte Publico pesado/ferroviario na charneca e oeiras ... depois falamos sobre novas pontes na foz do Tejo. :cheers:
Por exemplo .... a zona com mais trafego da AML é o triangulo N117/IC19/CRIL ali á volta de alfragide ... vais para lá á hora de almoço e facimnete constactas que TODA A GENTE vai de carrinho almoçar aos shopingues do costume e afins logo em vez de dividires o trafego real por 2 tens que dividir por 3 ou 4. :bash:
Urbanmaking March 29th, 2009, 01:09 AM Num dia destes, ouvia na televisão que o túnel da TTT seria mais barato que a ponte, é verdade? É sempre mais barato fazer um túnel do que uma ponte (neste caso no Tejo)?
sotavento March 29th, 2009, 05:30 AM Mas se a TTT são 1 ponte duns 9km e 2 tuneis duns 4km cada ... :lol:
O "mais barato" é ao comparares a componente "exclusivamente" de AV da ponte entre as opções ponte vs. tunel ... ai sim podes considerar "mais barato".
Só que a TTT é uma via rapida (num eixo que a VG não serve convenientemente) e ferrovia para 5 fluxos de trafego que o dito tunel não serviria.
:cheers:
Wolf2009 March 29th, 2009, 04:38 PM Segundo o que sei a quarta travessia do tejo já foi equacionada pelo governo de forma fechar o anel rodoviário crel - crips.
A quarta travessia é uma boa ideia pra melhorar as acessibilidades entre margem sul e os arredores de Lisboa.
Ricardo Jorge March 29th, 2009, 05:02 PM Segundo o que sei a quarta travessia do tejo já foi equacionada pelo governo de forma fechar o anel rodoviário crel - crips.
A quarta travessia é uma boa ideia pra melhorar as acessibilidades entre margem sul e os arredores de Lisboa.
Espero é que façam mesmo a CRIPS impreterivelmente com a 4ª Travessia (em túnel, acho que ninguém tem dúvidas disso), porque um dos problemas da Ponte 25A é o engarrafamento de quem quer ir-para/vir-d' a zona ocidental de Lisboa.
Acho que este projecto é o mais unânime de todos, restando a pequena dúvida:
- Deverá a CRIPS encaixar na CRIL ou na CREL?
Mas isso será uma questão de fazer uma análise séria sobre as previsões de tráfego (não para engenheiros civis estudarem e decidirem, como é hábito em Portugal). Aparentemente faz mais sentido encaixar na CRIL, mas:
Será que se se ligar a CRIPS com a CRIL, esta não virá a ficar saturada? Daí a dúvida se não será melhor encaixar na CREL.
PS: Mas é só uma dúvida minha, até porque eu votei na Opção B (CRIL).
JMFA March 30th, 2009, 01:01 PM Ó Ricardo, concordo com a opinião sobre a "qtt", mas essa embirração com os engs civis chega a ser cómica.... é que não é pessoal que só sabe medir tijolo... e previsões de tráfego.. bem... isso é dado nos cursos de engenharia civil... muitas cadeirinhas para quem escolhe esse perfil... tem mestrados e tudo... e veja-se que as empresas de estudos de tráfego e afins têm nos seus quadros uma grande maioria de engs civis (e não só em portugal, mas também em espanha, frança, uk....) é claro que são trabalhos multidisciplinares, e por isso os geografos, engs do território, engs ambiente, economistas, etc são necessários, mas nunca vi estudos de tráfego/procura, sem engs civis...
Portugese March 30th, 2009, 01:22 PM Espero é que façam mesmo a CRIPS impreterivelmente com a 4ª Travessia (em túnel, acho que ninguém tem dúvidas disso), porque um dos problemas da Ponte 25A é o engarrafamento de quem quer ir-para/vir-d' a zona ocidental de Lisboa.
Mas isso será uma questão de fazer uma análise séria sobre as previsões de tráfego (não para engenheiros civis estudarem e decidirem, como é hábito em Portugal). Aparentemente faz mais sentido encaixar na CRIL, mas:
Será que se se ligar a CRIPS com a CRIL, esta não virá a ficar saturada? Daí a dúvida se não será melhor encaixar na CREL.
eu acho que CRIL e a CRIPS deviam fazer so uma que seria a CRIL A36.E se ficar saturada e porque eles som incapazes de alarguar eu ja disse toda a CRIL em formato 2x6.
Luís Raposo Alves March 31st, 2009, 02:47 AM Espero é que façam mesmo a CRIPS impreterivelmente com a 4ª Travessia (em túnel, acho que ninguém tem dúvidas disso), porque um dos problemas da Ponte 25A é o engarrafamento de quem quer ir-para/vir-d' a zona ocidental de Lisboa.
As pessoas competentes nessa matéria são precisamente os engenheiros civis.
:nuts:
Aliás, sabes o que faz um engenheiro civil? Não me parece...
Luís Raposo Alves March 31st, 2009, 02:48 AM Ó Ricardo, concordo com a opinião sobre a "qtt", mas essa embirração com os engs civis chega a ser cómica.... é que não é pessoal que só sabe medir tijolo... e previsões de tráfego.. bem... isso é dado nos cursos de engenharia civil... muitas cadeirinhas para quem escolhe esse perfil... tem mestrados e tudo... e veja-se que as empresas de estudos de tráfego e afins têm nos seus quadros uma grande maioria de engs civis (e não só em portugal, mas também em espanha, frança, uk....) é claro que são trabalhos multidisciplinares, e por isso os geografos, engs do território, engs ambiente, economistas, etc são necessários, mas nunca vi estudos de tráfego/procura, sem engs civis...
se calhar no brasil são os médicos que fazem esses estudos
Reflex March 31st, 2009, 02:50 AM Já agora e por curiosidade... qual ficaria mais extensa? a QTT ligando com a CRIL ou com a CREL?
Luís Raposo Alves March 31st, 2009, 02:56 AM QTT - CREL seria obviamente mais extensa
Luís Raposo Alves March 31st, 2009, 02:57 AM Reflex, quem é esse gajo no teu avatar? és tu?!?
Portugese March 31st, 2009, 05:32 PM QTT - CREL seria obviamente mais extensa
a QuartaTT vai pa CRIL se posivel alarguada et pa CREL fazia-se (quando tivesse a nessecidade) uma QuintaTT!
Sky11 April 1st, 2009, 03:14 AM Reflex, quem é esse gajo no teu avatar? és tu?!?Pelo que ouvi dizer dele, só pode!
rpc08 April 1st, 2009, 04:54 PM a QuartaTT vai pa CRIL se posivel alarguada et pa CREL fazia-se (quando tivesse a nessecidade) uma QuintaTT!
Uma quinta travessia? É megalomania a mais, não se justifica...:nuts: ainda para mais a ligar ao mesmo sitio (IC32). A não ser que a liguem directamente à Caparica para tornar mais fácil a vida dos lisboetas no Verão :D
Nesse caso seria mais prático fazer como já referi atrás, a mesma travessia com duas ligações do lado de Lisboa, uma para a CRIL e outra para a CREL.
Reflex, quem é esse gajo no teu avatar? és tu?!?
Pelo que ouvi dizer dele, só pode!
^^
Os Mods eram a banda do Morten Abel, o senhor do meu avatar...
Luís Raposo Alves April 2nd, 2009, 02:35 AM Uma quinta travessia? É megalomania a mais, não se justifica...:nuts: ainda para mais a ligar ao mesmo sitio (IC32). A não ser que a liguem directamente à Caparica para tornar mais fácil a vida dos lisboetas no Verão :D
Nesse caso seria mais prático fazer como já referi atrás, a mesma travessia com duas ligações do lado de Lisboa, uma para a CRIL e outra para a CREL.
^^
não interessa. faz-se na mesma.
tks pela resposta do avatar do reflex
Portugese April 2nd, 2009, 05:55 PM Uma quinta travessia? É megalomania a mais, não se justifica...:nuts: ainda para mais a ligar ao mesmo sitio (IC32). A não ser que a liguem directamente à Caparica para tornar mais fácil a vida dos lisboetas no Verão :D
^^
então assim era um mega tunel com mais de 8faixas de cada lado
A_Voz_Da_Figueira April 3rd, 2009, 12:54 AM então assim era um mega tunel com mais de 8faixas de cada lado
8 faixas DE CADA LADO?:nuts:
Portugese April 3rd, 2009, 01:12 PM 8 faixas DE CADA LADO?:nuts:
para as duas vias num tunel era normal
A_Voz_Da_Figueira April 3rd, 2009, 02:45 PM lol esqece confundi vias com faixas:lol::P
Ricardo Jorge April 3rd, 2009, 05:59 PM As pessoas competentes nessa matéria são precisamente os engenheiros civis.
:nuts:
Aliás, sabes o que faz um engenheiro civil? Não me parece...
Se calhar sei uma coisita ou duas, hm?
Dizer
"as pessoas competentes nessa matéria são precisamente os Engenheiros Civis"
é equivalente a dizer que
as pessoas competentes na matéria da saúde mental são precisamente os Neurologistas.
:okay:
A_Voz_Da_Figueira April 6th, 2009, 04:28 PM mas afinal porque estás a discutir com o LRA?
Ricardo Jorge April 6th, 2009, 06:51 PM mas afinal porque estás a discutir com o LRA?
Não ligues... Isto é entre mim e os engenheiros civis :lol:
A_Voz_Da_Figueira April 7th, 2009, 12:32 AM :lol:
sotavento April 10th, 2009, 01:58 PM Espero é que façam mesmo a CRIPS impreterivelmente com a 4ª Travessia (em túnel, acho que ninguém tem dúvidas disso), porque um dos problemas da Ponte 25A é o engarrafamento de quem quer ir-para/vir-d' a zona ocidental de Lisboa.
Antes da ligação directa CRIPS-CRIL devem fazer muita obra ali nas zonas de Oeiras e Almada :lol:
Ora deixa cá ver umas quantas:
Ferrovia:
Estação da SOBREDA = 1,5km a sul do Pragal (zona a urbanizar logo de seguida?)
Estação do FEIJÓ = 3km a sul do pragal (calha bem ali logo á saida do tunel debaixo da A2)
Estação do estádio = pseudo-apeadeiro fantasma 1,5km a sul de Corroios com 3 vias para reversão de comboios ...
Estação de Foros de Amora = criação de mais 2 linhas (1 com gare encostada á estação actual aproveitando-se a infraestructura e 1 de passagem junto á A2) ... layout para permitir encostar e reverter comboios duplos nas 2 vias do meio ... e passa a fazer tambem serviço de LONGO CURSO.
Criação de serviços "CURTOS" Foros-Areiro/Amadora sempre com comboios duplos a cada 10 minutos o dia todo (serviço tipo metro de elevada capacidade parando em todas as capelinhas alternadamente a cada 20 minutos para Areeiro e Amadora).
^^ Actualmente a ligação MargemSul - Sintra /Cascais é 100% INEXISTENTE em termos ferroviários. :ohno:
Na margem norte:
Estação do ALVITO-A = abertura ao trafego de passageiros ... ligação AlvitoA-AlcantaraTerra (ligação com l.cascais + E15) atravez duma passadeira rolante com 300m ( possivel futuro terminus da linha verde do ML? CSodre-Santos/Estrela-Prazeres-Alvito/Alcantara ?) ... com serviço de LONGO CURSO.
Estação de CampolideA = ali junto ao viaducto Duarte Pacheco (ligação á linha vermelha?)
Estação do Colegio Militar = no lugar da antiga estação ali em par de monsanto ... pura estação urbana ... por mim até se enfiavam 2 estações naquele troço (é pra fazer de metro mesmo) :lol:
Estação da Falagueira = uma estação entre a Reboleira e a Amadora ... de novo ... linha de "metro"
Estação da Amadora = passa a fazer serviço de LONGO CURSO
Estação da MINA = exactamente ai aonde estão a pensar ... possivel inicio de um ramal para norte (para caneças? belas ???)
Estação de Tercena-Massamá = junto á CREL
Estação de MAssamá/SãoMarcos = possivel inicio dum ramal Cacem-Barcarena-Queijas-Dafundo ???
Voltando á travessia do Tejo em si:
FerryBoat Cacilhas-C.Sodre a cada 15/20 minutos (tempo de carregar e descarrear)
FerryBoat P.Brandão-Belem a cada 15/20 minutos
FerryBoat Trafaria-Algés a cada 15/20 minutos
Isto dá prai uma "pool" de 10 ferryboats para transporte de automoveis. :cheers:
Falando agora das estradinhas em si:
Quando forem a "completar" o IC32 convem que lhe enfiem logo um par de linhas de electrico rapido no meio ...
Monte-Charneca-Foros-Arrentela-Barreiro ???
Laranjeiro-Corroios-Charneca-Aroeira ???
^^ Isto devidamente acompanhado pela abertra dos acessos da A2 ali em corroios ... e por uma via rapida perpendicular (a tal laranjeiro-charneca) ... e ...
... PORTAGENS ADICIONAIS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol:
^^ Depois logo meto um mapita com uns locais aonde uma ou outra faixa adicional e um par de viaductos resolvia muitos problemas de fluidez de trafego ali no eixo-do-mal sem ser precisa a QTT. :bash:
A_Voz_Da_Figueira April 11th, 2009, 01:15 AM Antes da ligação directa CRIPS-CRIL devem fazer muita obra ali nas zonas de Oeiras e Almada :lol:
Ora deixa cá ver umas quantas:
Ferrovia:
Estação da SOBREDA = 1,5km a sul do Pragal (zona a urbanizar logo de seguida?)
Estação do FEIJÓ = 3km a sul do pragal (calha bem ali logo á saida do tunel debaixo da A2)
Estação do estádio = pseudo-apeadeiro fantasma 1,5km a sul de Corroios com 3 vias para reversão de comboios ...
Estação de Foros de Amora = criação de mais 2 linhas (1 com gare encostada á estação actual aproveitando-se a infraestructura e 1 de passagem junto á A2) ... layout para permitir encostar e reverter comboios duplos nas 2 vias do meio ... e passa a fazer tambem serviço de LONGO CURSO.
Criação de serviços "CURTOS" Foros-Areiro/Amadora sempre com comboios duplos a cada 10 minutos o dia todo (serviço tipo metro de elevada capacidade parando em todas as capelinhas alternadamente a cada 20 minutos para Areeiro e Amadora).
^^ Actualmente a ligação MargemSul - Sintra /Cascais é 100% INEXISTENTE em termos ferroviários. :ohno:
Na margem norte:
Estação do ALVITO-A = abertura ao trafego de passageiros ... ligação AlvitoA-AlcantaraTerra (ligação com l.cascais + E15) atravez duma passadeira rolante com 300m ( possivel futuro terminus da linha verde do ML? CSodre-Santos/Estrela-Prazeres-Alvito/Alcantara ?) ... com serviço de LONGO CURSO.
Estação de CampolideA = ali junto ao viaducto Duarte Pacheco (ligação á linha vermelha?)
Estação do Colegio Militar = no lugar da antiga estação ali em par de monsanto ... pura estação urbana ... por mim até se enfiavam 2 estações naquele troço (é pra fazer de metro mesmo) :lol:
Estação da Falagueira = uma estação entre a Reboleira e a Amadora ... de novo ... linha de "metro"
Estação da Amadora = passa a fazer serviço de LONGO CURSO
Estação da MINA = exactamente ai aonde estão a pensar ... possivel inicio de um ramal para norte (para caneças? belas ???)
Estação de Tercena-Massamá = junto á CREL
Estação de MAssamá/SãoMarcos = possivel inicio dum ramal Cacem-Barcarena-Queijas-Dafundo ???
Voltando á travessia do Tejo em si:
FerryBoat Cacilhas-C.Sodre a cada 15/20 minutos (tempo de carregar e descarrear)
FerryBoat P.Brandão-Belem a cada 15/20 minutos
FerryBoat Trafaria-Algés a cada 15/20 minutos
Isto dá prai uma "pool" de 10 ferryboats para transporte de automoveis. :cheers:
Falando agora das estradinhas em si:
Quando forem a "completar" o IC32 convem que lhe enfiem logo um par de linhas de electrico rapido no meio ...
Monte-Charneca-Foros-Arrentela-Barreiro ???
Laranjeiro-Corroios-Charneca-Aroeira ???
^^ Isto devidamente acompanhado pela abertra dos acessos da A2 ali em corroios ... e por uma via rapida perpendicular (a tal laranjeiro-charneca) ... e ...
... PORTAGENS ADICIONAIS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol:
^^ Depois logo meto um mapita com uns locais aonde uma ou outra faixa adicional e um par de viaductos resolvia muitos problemas de fluidez de trafego ali no eixo-do-mal sem ser precisa a QTT. :bash:
apenas um erro!:uh: és mesmo tu sota?:banana:
Carlosmoya July 25th, 2009, 11:57 AM a TTT já é um erro, quanto mais uma QTT :S
cumps ;)
Trajno July 25th, 2009, 12:03 PM porque é que a 3a é um erro???
Carlosmoya July 25th, 2009, 12:14 PM Porque Lisboa não é assim tão grande para ter mais uma. A TTT só se justifica se se fizer o TGV.
Tendo o TGV a conversa é outra! Mas para ter o TGV a conversa é ainda maior, logo a TTT é um erro xD
cumps ;)
Trajno July 25th, 2009, 12:39 PM Se tivesses que atravesar a 25de abril todos os dias, tenho a certeza que terias outra opinião!!!
Além disso, contínuo sem perceber porque é que se tem esta obcessão contra esta ponte, ou contra as pontes na AML, quando na realidade, são as únicas que são suportadas pelos utilizadores e não pelos contribuíntes!!!
A TTT e uma eventual QTT, são essências para esbater as assimitrias e potênciar a coesão das duas margens!!!
Devo salientar que a ponte para o Barreiro, já há muito que se ouve falar nela e na necessidade, mais cedo ou mais tarde, de dotar os estuário do Tejo de mais uma travessia de cariz metropolitano. A esta crescente necessidade, somou-se a decisão, em 2003, de ligar Lisboa a Madrid em alta velocidade, por Évora e Badajoz.
Carlosmoya July 25th, 2009, 12:57 PM Se tivesses que atravessar a 25de abril todos os dias, tenho a certeza que terias outra opinião!!!
Além disso, contínuo sem perceber porque é que se tem esta obsessão contra esta ponte, ou contra as pontes na AML, quando na realidade, são as únicas que são suportadas pelos utilizadores e não pelos contribuintes!!!
eu realmente vejo na tv o caos que é andar por lá... mas fica muito dispendioso alarga-la?
a vasco da gama foi feita para quê? também não foi feita para aliviar o tráfego da 25abril? então porque não a meteram com boa capacidade?? muito comprimento tem ela!
as pontes na AML agora são suportadas pelos utilizadores, mas foram os contribuintes que as pagaram!!! e acho que os utilizadores não a deviam pagar sequer!
Sky11 July 25th, 2009, 01:01 PM as pontes na AML agora são suportadas pelos utilizadores, mas foram os contribuintes que as pagaram!!!What?
Carlosmoya July 25th, 2009, 01:08 PM tudo o que é grande obra são os contribuintes que as pagam!!
as entidades privadas ajudam na despesa, mas depois cobram isso!
cumps ;)
Trajno July 25th, 2009, 01:12 PM eu realmente vejo na tv o caos que é andar por lá... mas fica muito dispendioso alarga-la?
alargar o quê??? a 25 de abril???
Já foi alargada no passado.... 1º passou de 4 faixas, para 5 (faixa central que variava de sentido, consuante o tráfego), finalmente foi alargada para 6 faixas!! Julgo que não será possível alarga-la mais!!!
a vasco da gama foi feita para quê? também não foi feita para aliviar o tráfego da 25abril?
foi sim... e de facto retirou algum tráfego à 25.04, em particular, ao tráfego vindo do sul do país e das zonas do Barreiro, Moita, Setúbal, Palmela!!! No entanto, continua a ser a única alternativa para quem vem de Almada e do Seixal e igualmente, para quem se desloca para a A5 (Oeiras e Cascais) e IC19 (Amadora e Sintra).
as pontes na AML agora são suportadas pelos utilizadores, mas foram os contribuintes que as pagaram!!! e acho que os utilizadores não a deviam pagar sequer!
Aqui discordo, contínuo a achar que a política do utilizador pagador é justa!!
Carlosmoya July 25th, 2009, 01:26 PM 8 faixas na 25abril mais 4 na vasco da gama seria o ideal!!
já agora.. quantas faixas tem a vasco da gama? e porque é que foi feita com um comprimento tão grande?
mas isto vai depende da construção do TGV. Porque se o constroem, tão obrigatoriamente de ter mais uma ponte... e se a vão ter, não se justifica que se alargue as actuais!
eu discordo do utilizador pagador! Realmente não é justo uma pessoa de Bragança estar a pagar o seu imposto e não beneficiar de uma nova estrada em Lisboa por exemplo... mas também não é justo uma pessoa de Lisboa pagar imposto e não beneficiar de uma nova estrada em Bragança... mas isto fica de certa forma equilibrado!
Sky11 July 25th, 2009, 01:29 PM já agora.. quantas faixas tem a vasco da gama? e porque é que foi feita com um comprimento tão grande?Tem a ver com um rio que passa por baixo.
Carlosmoya July 25th, 2009, 01:31 PM Tem a ver com um rio que passa por baixo.
sim e não podia ser feito em recta e num lugar onde as margens tivessem mais chegadas??
Trajno July 25th, 2009, 01:40 PM sim e não podia ser feito em recta e num lugar onde as margens tivessem mais chegadas??
conheces um programa chamado google earth??? talvez obtenhas algumas respostas por lá :lol:
Sky11 July 25th, 2009, 01:41 PM Carlosmoya..... assumo que estás na brincadeira....
Carlosmoya July 25th, 2009, 02:13 PM óbvio que não... o interesse do país não pode ser levado para a brincadeira!
o google earth serve para ver muita coisa sim! principalmente para constatar obras mal planeadas! :S
cumps ;)
Trajno July 25th, 2009, 02:20 PM ahhh... claro... como houve obras mal planeadas... então o melhor é deixar de fazer obra!!!
Carlosmoya July 25th, 2009, 02:28 PM ahhh... claro... como houve obras mal planeadas... então o melhor é deixar de fazer obra!!!
construir novo é camuflar a porcaria do velho!
tem-se velho, melhora-se até ficar novo!
Já vimos que as politicas do passado deram poucos frutos e as do presente também vão pelo mesmo caminho... mas nestas ainda vamos a tempo!
cumps ;)
Trajno July 25th, 2009, 02:31 PM que opinião mais sectarista!! nem merece comentários!!!
bom almoço de sábado :lol:
Carlosmoya July 25th, 2009, 03:22 PM querem fazem obras, então pelo menos façam-nas coerentemente! Um pais desenvolvido rege-se por estes valores! Coerência, inteligência e perspicácia!
Trajno July 25th, 2009, 03:56 PM ora bem... quanto a isso estamos todos de acordo :cheers:
Carlosmoya July 25th, 2009, 04:00 PM ora bem... quanto a isso estamos todos de acordo :cheers:
pois.. mas o problema é a prática :x
Trajno July 25th, 2009, 04:07 PM claro que há muitos casos de obras, com derrapagens face aos orçamentos iniciais!!!!
Isso deve ser evitado e combatido, mas NUNCA poderá ser utilizado como argumento para impedir o investimento público!!!
Carlosmoya July 25th, 2009, 04:14 PM claro que pode ser argumento! Quando condiciona o orçamento, a ver se não é argumento!!!
ninguém quer pagar obras mal feitas. Elas são precisas, mas não mal feitas!!!!!
Luís Raposo Alves July 25th, 2009, 04:19 PM Carlosmoya, convido-te a vires um dia à cidade... :okay:
Carlosmoya July 25th, 2009, 04:25 PM fazes-me uma visita guiada a uma cidade do interior? eles é que devem ter imensos problemas :x
Pelha July 26th, 2009, 07:31 AM Localização: Porto
Nem vale a pena dizer mais nada..
Aspire July 26th, 2009, 01:20 PM Vamos com calma :) 1º a TTT depois daqui a uns 15-20 anos pode-se de facto pensar na ligação Trafaria-Alges.
Mais importante seria o ML chegar a Almada, isso sim.
Carlosmoya July 27th, 2009, 12:03 AM Localização: Porto
Nem vale a pena dizer mais nada..
que é que isso tem haver?? LOOOOL
eu tiro a localização e já faz mais sentido... é isso? LOOOOL
está bem então... pronto está bem!
omg '-.-
dvf August 1st, 2009, 02:26 AM A ponte Algés-Trafaria, com componente rodoviária e ferroviária. Será a ponte "final" na AML, e que nas próximas décadas será certamente construída.
sotavento August 17th, 2009, 05:40 PM A ponte Algés-Trafaria, com componente rodoviária e ferroviária. Será a ponte "final" na AML, e que nas próximas décadas será certamente construída.
^^ Esperemos que não ... isso quereria dizer que ALGO DE MUITO MAL se passa nos transportes publicos de Almada e Oeiras/Amadora daqui a 10 anos (nomeadamente a sua total ausencia). :nuts:
A fertagus tem 18 comboios ... precisa do dobro.
- Ligações Sesimbra(coina?)-Almada-Amadora ???
- Interface entre l.cintura/Azambuja , L.sintra , L.cascais , ML ... ali no alvito ???
- reforço das ligações fluviais no tejinho = trafaria-belem/alges , p.brandão-belem , cacilhas-c.sodre/t.paço/oriente ???
- etc e tal ???
^^ o problema é que ALI falta tudo o que seja t.p. a servir a população. ... não falta nenhuma ponte ali ao lado da 25/4. :lol:
dvf August 17th, 2009, 06:43 PM ^^ Esperemos que não ... isso quereria dizer que ALGO DE MUITO MAL se passa nos transportes publicos de Almada e Oeiras/Amadora daqui a 10 anos (nomeadamente a sua total ausencia). :nuts:
Não percebo como uma nova ponte pode significar que os transportes estejam mal.
A fertagus tem 18 comboios ... precisa do dobro.
E não pode comprar mais? E quem disse que a Fertagus continua a explorar a linha?
- Ligações Sesimbra(coina?)-Almada-Amadora ???
Oeiras, com estação em Miraflores, Amadora, com estação em Alfragide, Lisboa, com estação em Benfica e interface com as linhas existentes, e depois seguia pela linha da cintura ou linha de sintra até Lisboa.
^^ o problema é que ALI falta tudo o que seja t.p. a servir a população. ... não falta nenhuma ponte ali ao lado da 25/4. :lol:
Isso não invalida a QTT.
Arucard October 20th, 2009, 07:13 PM Para mim é a opção B, um túnel rodoviário entre Algés e Trafaria adicionando um espaço canal para o Metro de Lisboa chegar até a Trafaria, fazendo uma segunda ligação ao MST. :yes: (Considerando que a primeira ligação ao MST fosse em Cacilhas) :okay:
Neste caso era um túnel dividido em três secções, alinhados na horizontal. As secções no exterior eram reservados para o tráfego rodoviário, equipados com sistemas de segurança e evacuação de fumos.
A secção interna estava reservada para a linha do Metro de Lisboa, vindo de uma possível linha circular que ligasse o Algés a Benfica, ou qualquer linha futura que cruze com a estação de Algés, que percorria a nova infra-estrutura até chegar a estação inter-modal da Trafaria.
Portugese October 24th, 2009, 12:46 AM Um tunèl rodoviario que seria a suite da CRIL et que partencera a CRIL com 2x4 faixas para cada lado!
Afonso Miguel November 12th, 2009, 09:49 PM Quarta travessia do Tejo? Mas esta tudo doido? Pensam que Portugal tem as finanças do Dubai ou que?
Aspire November 12th, 2009, 09:53 PM Para mim é a opção B, um túnel rodoviário entre Algés e Trafaria adicionando um espaço canal para o Metro de Lisboa chegar até a Trafaria, fazendo uma segunda ligação ao MST. :yes: (Considerando que a primeira ligação ao MST fosse em Cacilhas) :okay:
Neste caso era um túnel dividido em três secções, alinhados na horizontal. As secções no exterior eram reservados para o tráfego rodoviário, equipados com sistemas de segurança e evacuação de fumos.
A secção interna estava reservada para a linha do Metro de Lisboa, vindo de uma possível linha circular que ligasse o Algés a Benfica, ou qualquer linha futura que cruze com a estação de Algés, que percorria a nova infra-estrutura até chegar a estação inter-modal da Trafaria.
Tenho mais ao menos a mesma ideia, principalmente no que respeita a uma possível ligação do metro de Lisboa. Se bem que na costa mora pouca gente. Só se for pelo pólo da Nova.
sotavento November 20th, 2009, 06:02 PM Não percebo como uma nova ponte pode significar que os transportes estejam mal.
E não pode comprar mais? E quem disse que a Fertagus continua a explorar a linha?
Oeiras, com estação em Miraflores, Amadora, com estação em Alfragide, Lisboa, com estação em Benfica e interface com as linhas existentes, e depois seguia pela linha da cintura ou linha de sintra até Lisboa.
Isso não invalida a QTT.
Não tens INTERESSE NENHUM em construir uma 2ª ponte entre Almada e Algés-Belem ... tens sim interesse em POTENCIAR a intermodalidade , o transporte publico e o raio da fluidez de trafego na 25/4.
:bash:
Se vens da Charneca não podes ir ao Porto Brandão apanhar o bote ... apanhas com os carros na bicha da ponte pela frente ... pelo mesmo motivo não podes ir apanhar o comboio a corroios ou ao Pragal ...
Na margem norte passa-se o mesmo do lado da A5.
Não é com uma 2ª ponte que se resolvem ali os problemas daquele lado ... é RESOLVENDO os problemas "per se". :ohno: :bash:
sotavento November 20th, 2009, 06:10 PM Para mim é a opção B, um túnel rodoviário entre Algés e Trafaria adicionando um espaço canal para o Metro de Lisboa chegar até a Trafaria, fazendo uma segunda ligação ao MST. :yes: (Considerando que a primeira ligação ao MST fosse em Cacilhas) :okay:
Tenho mais ao menos a mesma ideia, principalmente no que respeita a uma possível ligação do metro de Lisboa. Se bem que na costa mora pouca gente. Só se for pelo pólo da Nova.
:ohno:
Ligação do ML Rato-Alvito/alcantara-Lapa-Algés (linha vermelha)
Ligação FLUVIAL Trafaria-Algés (ferry para barcos a cada 20 minutos ?)
Electrico/Metro Ligeiro Trafaria-Costa-Charneca-Feijó-Miratejo (alem das outras milhentas linhas que são precisas ali na zona de Almada/seixal).
Catamarãs a cada 15 minutos em horas de ponta:
Alcochete-Expo
Alcochete-Baixa
Montijo-Expo
Montijo-Baixa
Montijo-Moita-almada(*)
Moita-Baixa
Barreiro-Expo
Barreiro-Baixa
Barreiro-Seixal-Almada(*)
Seixal-Baixa
Almada-Expo(*)
transporte Rodoviário/ferroviario:
Faixas BUS na IC20 Almada-Costa e MTS ate´á costa e Trafaria
IC32 Monte-Seixal(*)-Coina-Moita-Montijo-Alcochete com electrico rapido na berma/calha central (?)
MTS em Miratejo e Charneca
Fertagus = estaç~eos adicionais ao longoda linha a norte e a sul do tejo (comboios directos á L.sintra e Oriente)
Praça de portagens na IC20 (acesso a´25/4 mais desanuviado ?) ...
viaductos SOBRE a A2 IC20>>>25/4
mais 4 ou 5 pontes sobre a A2 e mais 4 ou 5 pontes sobre a IC20 (separar o trafeg local do trafego para/de lisboa ???)
avenidas/vias rapidas com 2+2 faixas a servir o trafego local (a começar por tirar o empecilho do MTS da N10).
gigilamoroso November 20th, 2009, 06:41 PM deixem là de Q(uarta)TT Q(uinta)TT ou S(exta)TT ou nTT onde n é um numero inteiro podendo chegar ao infinito, pois a ultima solução aos problemas de mobilidade entre as margens norte e sul é a TTC : a Travessia do Tejo Continua.
Eis o projecto : em vez de andar a fazer travessias de 10 em 10 anos dizendo que vai melhorar o transito e mal esta travessia està inaugurada jà se anda a gritar que està tudo congestionado que é preciso uma nova, proponho a realização duma laje gigante de betão armado ou pré-esforçado (ou a p... que o pariu) entre as duas margens do Tejo cobrindo o Mar de Palha todo da PVG até ao mar (mais ao menos até à cova do vapor na margem sul e oeiras a norte).
Esta laje seria o suporte de uma Auto-estrada continua gigante com perfil 2X1854 vias (foram contadas sim senhor) que resolvia os problemas de trânsito. E claro que o estudo de impacto ambiental mostraria previamente que esta nova infraestrutura gigante ia acabar com a poluição dos automoveis devido a...ao teorema fundamental do chico-espertismo e trafulhice lusos.
Ja estou a ouvir a critica : e quando for inaugurada e que toda a gente vai começar a chorar que jà està congestionada, o que fazemos???
a mesma coisa em tunel claro està.
Arucard November 22nd, 2009, 12:12 AM Qual é o mal de existir uma ligação ferroviária do ML de Algés a Trafaria ?! :ohno:
Os primeiros planos do metropolitano de Lisboa, que datavam dos inícios do século XX previam até três,quatro ou mesmo cinco travessias do rio Tejo :nuts: ligando o Seixal, Barreiro,Almada, Costa da Caparica, Trafaria até o centro de Lisboa e arredores, numa perspectiva de rede ao fim de cem anos de exploração. :bash: De facto, eles sabiam que o transporte fluvial estaria esgotado com o aumento da população urbana, e não haveria um transporte público realmente eficiente caso a ferrovia não actuasse como um supressor de barreira que é o rio Tejo. :bash:
|
|