PDA

View Full Version : EuroVelo, rede européia de ciclovias entre países - Daria certo um sistema semelhante no Brasil?

Rodalvesdepaula
November 22nd, 2008, 08:32 PM
Amigos, estive "fuçando" a Wikipedia nesta semana e encontrei um fantástico programa de construção de ciclovias entre países (isso mesmo, entre países) europeus chamado EuroVelo. Este programa foi criado pela Federação Européia de Ciclistas e prevê a construção de 6000 Km de vias para bicicleta interligando os países do Velho Continente, sendo que algumas rotas já estão prontas para o uso.

Eis o mapa da rede EuroVelo:

http://www.trakuvoke.lt/susisiekimas/eurovelo.jpg

E algumas fotos de rotas já implantadas (são reaproveitadas vias já existentes, com pouco tráfego, e trilhas que são adaptadas):

http://www.fahrradbibliothek.de/img/fotos/eurovelo-route-ungarn.jpg

http://www.zemplenmaraton.hu/img/eurovelo_kep.jpg

http://polandcycling.com/images/cycling-trail.jpg

Na opinião de vocês, seria possível implantar um sistema semelhante ao EuroVelo no Brasil e até mesmo no Mercosul, sobretudo nos conglomerados urbanas e regiões metropolitanas? Daria certo a utilização da bicicleta para longas viagens ou mesmo em rotas de até 40 Km (deslocamento entre cidades), como propõe o programa EuroVelo?

o nomade
November 22nd, 2008, 08:42 PM
Que show! Perfeito. Muito boa idéria.
De vez em quando me pego pensando nas viagens que poderia fazer de bike.

Aqui na América do Sul é totalmente viável. O problema é a mentalidade de alguns que com certeza vão dizer: "mas tem outras coisas mais importantes do que construir ciclovias".
Sempre vão haver coisas mais importantes, mas sistemas como esse resolveriam vários problemas das cidades brasileiras no caso.

Entre Brasil - Argentina - Uruguai, por exemplo, o relevo não é tão acidentado, há espço para se construir a ciclovia. O problema é a distância entre uma cidade e outra fazendo com que os serviços de manutenção, alimentação e hospedagem sejam escassos.

TêAgá
November 22nd, 2008, 08:46 PM
Ótima idéia, mas eu corto o meu saco se fizerem algo assim no Brasil.

TêAgá
November 22nd, 2008, 08:48 PM
As nossas distâncias também são muito maiores, e se as nossas rodovias já são umas "trilhas de vaca", com certeza governo nenhum apostaria nisso.

Mas eu acho maravilhoso, dá sensação de liberdade, de acesso.

Rodalvesdepaula
November 22nd, 2008, 08:50 PM
E já imagino uma rede de ciclovias nestes lugares aqui no Brasil:

1) Entre as cidades de Votorantim, Sorocaba e Itu (SP), aproveitando o canteiro central da auto-estrada que existe aqui na região;
2) Na Serra Gaúcha, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa;
3) Entre Peruíbe e São Vicente, no litoral paulista;
4) No Vale do Itajaí, entre Blumenau, Timbó e Itajaí, e entre Rio do Sul e Lontras;
5) No Vale do Paraíba, entre Taubaté e Cruzeiro, acompanhando o Rio Paraíba do Sul.

Em outras regiões, sobretudo no Nordeste, é perfeitamente possível criar ciclovias intermunicipais, bastando apenas implantar uma sinalização adequada e consertando as estradas vicinais. Seria até mesmo uma opção ao carro nos deslocamentos diários.

TêAgá
November 22nd, 2008, 08:53 PM
Concordo com você, mais uma vez Rodalves, o problema... É o investimento nisso. Talvez fosse interessante algo nos moldes das ecopistas Portuguesas. O Passeio se tornaria mais agradável.

ESMAwar
November 22nd, 2008, 09:19 PM
Haja batata pra pedalar por fazer uma viajem assim!

silvinho_j
November 22nd, 2008, 09:41 PM
acho que aqui seria legal uma ciclovia acompanhando a BR 101, e essa seria ligada a outras que desembocariam nos estados que fazem fronteira com outros países :]

o nomade
November 22nd, 2008, 10:37 PM
Meu esboço para a América do Sul:

http://maps.google.com/maps/ms?hl=en&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=104880395890651807031.00045c4bf717b70a7a862&ll=-14.799954,-58.128662&spn=58.332025,79.101563&z=4

Em vermelho as ciclovias.
Em azul as ligações hidroviárias.
Não é qualquer um que faz uma viagem dessas, mas só de contar com mais essa infra-estrutura seria um sonho.

Tito
November 22nd, 2008, 10:40 PM
Seria bom, mas com esta enorme extensão territorial é complicado. Imagina quantas semanas eu não gastaria pedalando daqui até o sudeste. :uh: Mas para alguém que vai de uma cidade à outra em um mesmo estado é uma enorme forma de segurança.

Rodrigo_BSB
November 22nd, 2008, 10:51 PM
E já imagino uma rede de ciclovias nestes lugares aqui no Brasil:

1) Entre as cidades de Votorantim, Sorocaba e Itu (SP), aproveitando o canteiro central da auto-estrada que existe aqui na região;
2) Na Serra Gaúcha, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa;
3) Entre Peruíbe e São Vicente, no litoral paulista;
4) No Vale do Itajaí, entre Blumenau, Timbó e Itajaí, e entre Rio do Sul e Lontras;
5) No Vale do Paraíba, entre Taubaté e Cruzeiro, acompanhando o Rio Paraíba do Sul.
Acho viável também entre Brasília e Goiânia. :)

eric_montezão
November 22nd, 2008, 10:57 PM
Dá pra começar com algo mais básico. Rotas interestaduais já seriam um bom começo, visto que alguns estados brasileiros tem o mesmo tamanho de países europeus. A Bahia é maior que a França, Minas é pouco menor que a Ucrânia, São Paulo é um pouco maior que o Reino Unido, Santa Catarina é maior que a Hungria e Portugal e até o Rio de Janeiro, que já é pequeno, é maior que Holanda ou Dinamarca. Por aí podiam começar as nossas ciclovias, ligando, por exemplo, aqui no estado do Rio: Rio a Santos, Rio a São Paulo, Rio a Juiz de Fora, Rio a Petrópolis, Rio a Búzios... mas até dentro da cidade do Rio precisa de um número muito maior de ciclovias. 150km é muito pouco.

vitinhooo
November 23rd, 2008, 01:13 AM
Uma ciclovia interessante seria a RMSP-Baixada Santista! Deve ser muuito bacana descer a serra de bike!

Rodalvesdepaula
November 23rd, 2008, 01:31 AM
Uma ciclovia entre as cidades históricas de São João Del Rey e Tiradentes, usando as estradinhas vicinais devidamente sinalizadas, também seria bem interessante, do ponto de vista social e turístico.

JPBrazil
November 23rd, 2008, 02:13 AM
Acho que seria viavel fazer algumas rotas como as capitais do Sul, Rio-Sao Paulo, Estrada Real em Minas, Goiania-Brasilia...

Mr.Canello
November 23rd, 2008, 02:17 AM
Se fizessem cilcovias ligando todos os bairros distantes de Joinville para mim já estaria perfeito, agora, se isto já é um sonho impossível, imagina esta nacional... Sem dúvidas é viável, inteligente, bonito, saudável, mas acho que só dá certo na Europa, talvez por serem países extremamente próximos, acho que aqui ficaria bem complicado... Talvez se a população mudasse a mentalidade, que hoje em dia é enraizada na avidez de se ter um automóvel a qualquer custo...

Gabriel Brasil
November 23rd, 2008, 02:39 AM
Acho que no máximo uns 80km dentro dos estados já tá de bom tamanho pra começar...
E aí,iam surgindo com o tempo,postos para dar assistência às bikes e os ciclistas...
Ou já utilizar os postos já existentes...