PDA

View Full Version : Engenheiro propõe um novo sistema de transporte público a Região Central de São Paulo

Rodalvesdepaula
November 29th, 2008, 10:10 PM
Estudo aponta transporte alternativo para centro de SP

Fabiana Leal

O engenheiro Leonardo Hitoshi Hotta, mestre em engenharia de transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), defende o uso do Transporte Público Individualizado (TPI), ou Personal Rapid Transit (PRT), como saída para a falta de estacionamentos. Esse tipo de transporte, segundo o professor, seria ideal para pequenas ou médias cidades ou como complemento alimentador de um sistema de grande capacidade, como é o caso da capital paulista. Em São Paulo, ele acredita que esse tipo de transporte, que é automático e sem condutor, seria ideal para o centro da cidade.

"É uma alternativa para o centro de São Paulo, porque dispensa estacionamento numa área extremamente cara e facilita a locomoção. Não vai substituir o Metrô. Ele seria um sistema concorrente aos carros, ao transporte individual, pois é um transporte com capacidade para até quatro passageiros, a mesma de um carro", afirmou.

Segundo o pesquisador, ele trabalhou com dados que apontam que se todos os trabalhadores de um prédio de escritório usassem veículo próprio, este edifício precisaria ser 20% maior para abrigar os carros.

O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho, disse que a saída para médias cidades, como São Carlos (SP), e grandes cidades, como São Paulo, são os transportes coletivos.

"A saída de São Paulo e de grandes cidades não passa pelo transporte individual, que seria uma espécie de táxi diferenciado com sofisticações. Não vejo a questão do custo viável. A solução é o transporte coletivo. É isso que a gente precisa", afirmou.

Segundo Bicalho, os projetos para as cidades de médio porte são diferenciados. "Em essência, as cidades estão crescendo. Lá (em São Carlos) já reclamam de congestionamentos. Sem conhecer o projeto, sou cético em dizer que o projeto é viável em efetividade e economicamente".

De acordo com o professor, o projeto do Transporte Público Individualizado pode ser feito de forma experimental em universidades ou em aeroportos, como está sendo feito em Londres. Lá, esse tipo de transporte será utilizado para levar as pessoas do estacionamento até o terminal de passageiros.

"Poderíamos fazer ele num nível experimental, em um empreendimento grande, como no campus de uma universidade ou num aeroporto, para avaliar na situação real como é comportamento do transporte. Futuramente, poderíamos expandir para o centro de uma cidade. Para um lugar que tenha infra-estrutura grande, densidade de ocupação grande e que haja restrição para veículos", disse Hotta.

Viabilidade econômica
Em seu trabalho de mestrado, o professor verificou que, em termos de serviço (tempo de viagem, conforto, comodidade), o TPI é superior ao ônibus. Porém, segundo ele, o custo direto, que foi estimado, é bem mais alto. No estudo não foi mensurado os benefícios financeiros indiretos, como os impactos ambientais e a operacionalidade.

De acordo com as estimativas, o custo da obra seria de R$ 15 milhões por km. "É um preço estimado a partir de valores do sistema que está sendo feito na Europa. É uma conversão direta. Não foi feito levantamento de custo no Brasil."

O Transporte Público Individualizado funcionaria em um trilho, como se fosse um trólebus. Ele poderia ficar no nível da rua, em um nível elevado ou subterrâneo.

Hotta e o orientador, professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva, do Departamento de Transportes da EESC-USP tiveram o trabalho "O desafio de novas tecnologias no transporte urbano de passageiros: O caso do transporte público individualizado" premiado no 4º Concurso de Monografia CBTU 2008 - A Cidade nos Trilhos

Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/transito/interna/0,,OI3360018-EI11777,00-Estudo+aponta+transporte+alternativo+para+centro+de+SP.html

http://img.terra.com.br/i/2008/11/21/919925-7459-it2.jpg

http://img.terra.com.br/i/2008/11/21/919918-6843-ga.jpg

http://img.terra.com.br/i/2008/11/21/919930-2045-ga.jpg

http://img.terra.com.br/i/2008/11/21/919920-8953-ga.jpg

Rodalvesdepaula
November 29th, 2008, 10:12 PM
...O Transporte Público Individualizado funcionaria em um trilho, como se fosse um trólebus. Ele poderia ficar no nível da rua, em um nível elevado ou subterrâneo.

:wtf:

lipe_andreense
November 29th, 2008, 10:14 PM
^^
era exatamente o que ia comentar. Onde tem troleibus em trilhos ??

Acho que esse jornalista nunca ouviu falar de VLT ou ainda bonde, mesmo que fosse pra exemplificar :lol:

xcleitonx
November 29th, 2008, 10:21 PM
na minha modesta opinião eu acho isso uma viagem, fora do sentido figurado.

OsascoStation2007
November 29th, 2008, 10:22 PM
Não gosto da idéia, é muito futurista para o centro velho de São Paulo, que ainda tem ares de alguma cidade antiga européia... o que precisa ser feito é retirar a quantidade enorme de ônibus do centro e substituir por VLTs que tivessem nessa região as vias em comum e fora do centro fossem para lugares diferentes....

Até uma linha circular grátis já seria de grande valia....

TêAgá
November 29th, 2008, 10:22 PM
Não funcionaria em SP.

Rodalvesdepaula
November 29th, 2008, 10:27 PM
Na minha opinião, este sistema só daria certo em interligações entre terminais, como nos aeroportos, ou em integração entre diferentes modais próximos entre si e não conectados no mesmo lugar.

Este tipo de veículo até poderia funcionar bem na ligação entre o Aeroporto Salgado Filho e a estação Aeroporto do Trensurb (Porto Alegre); ou entre os terminais dos Aeroportos Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Guarulhos. Agora, como um meio de transporte no meio da cidade de São Paulo, só se for para interligar o Centro Velho (Ladeira Porto Geral), o Terminal de ônibus Pedro II, a estação inicial do Expresso Tiradentes e a Estação Pedro II do Metrô.

TêAgá
November 29th, 2008, 10:31 PM
Na minha opinião, este sistema só daria certo em interligações entre terminais, como nos aeroportos, ou em integração entre diferentes modais próximos entre si e não conectados no mesmo lugar.

Este tipo de veículo até poderia funcionar bem na ligação entre o Aeroporto Salgado Filho e a estação Aeroporto do Trensurb (Porto Alegre); ou entre os terminais dos Aeroportos Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Guarulhos. Agora, como um meio de transporte no meio da cidade de São Paulo, só se for para interligar o Centro Velho (Ladeira Porto Geral), o Terminal de ônibus Pedro II, a estação inicial do Expresso Tiradentes e a Estação Pedro II do Metrô.

O Fluxo, do Term.Pq.D.Pedro II até a "parte de cima" do Centro, é grande demais pra carrinhos com 4 ou 5 lugares.
É um sistema complementar, em São Paulo onde o transporte público ainda é incompleto e pouco abrangente, um sistema do tipo já nasce totalmente saturado.

givaldo
November 29th, 2008, 10:32 PM
Isso na verdaded parece um taxi que recebe mais passageiros e tem uma rota fixa. ENtre idas e vindas, seria melhor algo como bonde/VLT e calçadão para se andar a pé mesmo...

RRC
November 29th, 2008, 11:54 PM
Coisa doida, isso nao daria certo em lugar nenhum. Muito melhor um VLT.

Wey
November 30th, 2008, 12:16 AM
Acho que esse será o futuro... só que do Transporte Individualizado Privativo, e nao público. (mas um futuro beeeeem distante)

MONORAIL
November 30th, 2008, 03:34 AM
Amei! Tão bom quanto MONOTRILHO! Sem fiação aérea, leve, design arrojado, não polui, e sem motorista! Perfeito! Bonde é coisa do passado... Essa maravilha é uma variação do MONOTRILHO! Viva a praticidade!

twinxel
November 30th, 2008, 03:55 AM
Não gosto da idéia, é muito futurista para o centro velho de São Paulo, que ainda tem ares de alguma cidade antiga européia... o que precisa ser feito é retirar a quantidade enorme de ônibus do centro e substituir por VLTs que tivessem nessa região as vias em comum e fora do centro fossem para lugares diferentes....

Até uma linha circular grátis já seria de grande valia....

Dá uma olhada no Tram de Bordeaux na França e veja o que vc acha em relação à estética. Na minha opinião ficou muito boa a mistura entre o centro antigo da cidade e o tram. O problema de SP é a decadência, e não que seja um centro antigo.
Agora outra coisa é apoiar esse projeto. Não sou a favor de ter outro transporte privado na cidade (ainda que seja desse tipo). Pra mim isso é privado, e não público. Assim como taxi não é transporte público, não no conceito de algo dividido entre todos.

rkj
November 30th, 2008, 03:39 PM
Coloque nele um bonequinho sendo o "motorista" do táxi e fica como "Total Recall"

http://farm4.static.flickr.com/3080/2701126261_670e767b25_d.jpg
flickr de rcvernors

JPBrazil
November 30th, 2008, 03:51 PM
Meu sonho é ver as grandes cidades brasileiras com o centro totalmente sem o transporte individual, as ruas passariam a ser grandes calçadas para pedestres e VLT's que fariam a integração com o metro subterraneo e o metro com o onibus.

IMPÉRIO-BR
November 30th, 2008, 04:02 PM
Isso ficaria bacana lá na marginal pinheiros

EZE
November 30th, 2008, 04:03 PM
Não dá certo em São Paulo...
O problema da cidade é que se o brasileiro perder a mania de ter um carro só pra uma pessoa andar os problemas com o trânsito vai continuar...
Por isso sou a favor das caronas...
E sou contra aquela idéia de que se o paulistano usasse mais o meio de transporte público diminuiria os problemas da cidade, isso é uma pura mentira, porque o TP em si já é um caos, mais gente nisso, só pioraria as coisas...

twinxel
November 30th, 2008, 05:27 PM
^^ Em qualquer cidade do mundo a solução pro problema do tráfico tráfego passa pelo transporte público. SE o paulistano utilizasse mais o TP exigiria mais qualidade, mais soluções como corredores de ônibus, e consequentemente o trânsito melhoraria. Se utilizar o TP não é a solução, então qual seria?

rkj
November 30th, 2008, 05:36 PM
^^ twinxel, o que em Espanhol se fala tráfico em Português do Brasil se fala tráfego. Tráfico em pt-br é de coisas ilegais: drogas, armas...

twinxel
November 30th, 2008, 07:11 PM
^^ twinxel, o que em Espanhol se fala tráfico em Português do Brasil se fala tráfego. Tráfico em pt-br é de coisas ilegais: drogas, armas...

Muito tempo na Espanha... :cry:

Marcelo Victor
November 30th, 2008, 07:13 PM
simpatico, mas nun sai do papel...rsrsrs

EZE
November 30th, 2008, 07:23 PM
^^ Em qualquer cidade do mundo a solução pro problema do tráfico tráfego passa pelo transporte público. SE o paulistano utilizasse mais o TP exigiria mais qualidade, mais soluções como corredores de ônibus, e consequentemente o trânsito melhoraria. Se utilizar o TP não é a solução, então qual seria?

^^Foi o que eu disse, pra mim as caronas seriam as melhores opções, por enquanto...

O TP paulistano é deficiente, para melhoria dele seria necessário mais linhas, mais ônibus, e uma ampliação considerável do metrô, o que ocorre aos passos de tartaruga...

Mas enquanto imperar o individualismo, o trânsito sempre será um problema...

Cansei de ver apenas uma pessoa dentro de um carro, assim como ela deve ter mais pessoas na mesma empresa, ou no bairro/condomínio que ela mora, que poderia ser caronista...

No meu serviço há três pessoas que moram na mesma cidade, mas as três vem em carros diferentes, porque não todos se ajudarem e diminuir custos e degradação do meio ambiente?...

givaldo
December 1st, 2008, 04:50 AM
Mas pensemos: mais gente procurando o TP tendencialmente criará uma "massa crítica" de pressão sobre o governo para soluções mais rápidas e eficientes. O nó, concordo com vc

givaldo
December 1st, 2008, 04:55 AM
^^Foi o que eu disse, pra mim as caronas seriam as melhores opções, por enquanto...

O TP paulistano é deficiente, para melhoria dele seria necessário mais linhas, mais ônibus, e uma ampliação considerável do metrô, o que ocorre aos passos de tartaruga...

Cansei de ver apenas uma pessoa dentro de um carro, assim como ela deve ter mais pessoas na mesma empresa, ou no bairro/condomínio que ela mora, que poderia ser caronista...

No meu serviço há três pessoas que moram na mesma cidade, mas as três vem em carros diferentes, porque não todos se ajudarem e diminuir custos e degradação do meio ambiente?...

COncordo com vc EZE, mas se tivermos mais gente precisando/usando/exigindo melhorias do TP paulistano, sendo maior a pressão sobre o governos, criaria-se, penso eu, uma "massa critica" que forçaria mudanças de atitude... mas isso deve começar pelos próprios usuários.
Infelizmente, nós paulistanos (e paulistas) parecemos adorar viadutos, vias elevadas e pistas (pretensamente) expressas...
Com o individualismo encalacrado que vemos no dia a dia, fica dificil o TP avançar e melhorar

EZE
December 1st, 2008, 12:52 PM
COncordo com vc EZE, mas se tivermos mais gente precisando/usando/exigindo melhorias do TP paulistano, sendo maior a pressão sobre o governos, criaria-se, penso eu, uma "massa critica" que forçaria mudanças de atitude... mas isso deve começar pelos próprios usuários.
Infelizmente, nós paulistanos (e paulistas) parecemos adorar viadutos, vias elevadas e pistas (pretensamente) expressas...
Com o individualismo encalacrado que vemos no dia a dia, fica dificil o TP avançar e melhorar

^^Concordo...

Agora o governo de São Paulo tem um plano de expanção sobre trilhos, passou ontem no intervalo do Fantástico (pelo menos foi a hora que vi), eles falam da integração do Metrô com a CPTM e que a mesma vai ter qualidade de metrô, ao total até 2010 serão gastos 20 bilhões de Reias em investimentos nos transportes sobre trilho...

FMoretti
December 1st, 2008, 05:57 PM

Isso tá sobrando. Isso precisa ser organizado melhor. Com mais terminais de ônibus, diminuição da redundância das linhas. Racionalizar. Assim poderemos transportar mais com menos, poluindo menos.

eric_montezão
December 2nd, 2008, 04:01 AM
Isso é um transporte complementar, e não a primeira opção... eu acho que nessas áreas mais densas e compactas é uma ótima. Podia servir mais como substituição aos carros e táxis do que a modais de maior capacidade. É um transporte público de baixíssima capacidade, então que atenda a rotas curtas dentro de uma determinada região.

Gostaria de ver um sistema desses na zona sul e centro do Rio. São ambas regiões relativamente pequenas, mas com intenso tráfego em todas as direções. Como não dá pra colocar uma rede de metrô que seja tão abrangente, com estações tão próximas, acho que é uma ótima idéia. Um sistema que seja guiado através de sinalizadores no chão, ou algo assim.

lvmagic
December 3rd, 2008, 03:41 AM
Tem um desse no novo terminal do Heathrow?

zebrasil
December 7th, 2008, 06:11 AM
Coloque nele um bonequinho sendo o "motorista" do táxi e fica como "Total Recall"

http://farm4.static.flickr.com/3080/2701126261_670e767b25_d.jpg
flickr de rcvernors

este não é o taxista de Blade Runner ??

B.Fai
December 7th, 2008, 07:11 AM
EDITADO

eric_montezão
December 7th, 2008, 07:43 AM
Para um sistema de 'curta distância' dentro de uma região especifica (como o centro de Sampa por exemplo), não é melhor investir em ciclovias e bicicletários? Um anel de ruas fecharia uma região onde não seja possivel transitar com carros e, mas extremidades desse anel, bicicletários que emprestariam bicicletas por até 30min e, acima desse tempo, seria cobrado um valor por hora de uso.

Limpo, bacana e ainda faz bem a saude!

Pra que carrinhos brancos? Deixemos isso para o futuro, um onde, como citado aqui, o carro seja de uso publico (meio como o que se tem procurado implantar em algumas cidades européias que já usam de "bicicletas publicas").

O problema é convencer executivos portando malas e mais malas ou toneladas de papéis, ou office-boys levando encomendas, a suar pedalando pelo centro!

É um transporte limpo, mas ciclistas de terno, tailleur e sapato de salto alto?

Um sistema motorizado é mais prático. Se fosse em uma outra região, um bairro residencial, tudo bem, mas em um centro de cidade não acho que a ciclovia seja um meio ideal para transporte. Pode até haver, mas não creio que seja uma boa sendo o principal.

tnq13
December 7th, 2008, 07:00 PM
As pessoas pensam muito como tecnocratas, esquecem que são pessoas, que gostam de conforto que andam de carro. É muito fácil falar que se tivesse mais gente usando o transporte público, melhor seria a qualidade e tudo mais. Eu acho que mais gente usando só traria mais lotação pois as empresas e o governo achariam que está tudo muito bom, já que as pessoas estão usando...

E falar que andar 10, 15 é pouco, é bobeira. Andar 15 minutos de terno, sob o sol não é pouco. Imagina um executivo chegando ao trabalho andando, todo suado, vai chegar ao trabalho grudando. Ou uma executiva de salto alto. NÃO EXISTE ISSO!

B.Fai
December 7th, 2008, 07:40 PM
EDITADO

Eu comecei a frequentar aqui, por que achei que haveria uma discussão de possibilidades para as cidades, não uma polarização entre "pode X não pode". Adoro esse tipo de discussão (ainda mais com um pai e um irmão engenheiros que trabalham na prefeitura - meu pai na sub da Sé [como foi ele quem cuidou do projeto de requalificação do Largo da Concordia, agora está cuidando do projeto de requlificação do parque Dom Pedro, vendo a demolição do São Vito e do Mercurio] e meu irmão na Sub do Paraiso) mas não sou engenheiro, nem arquiteto, apenas um artista. Interessante também é lembrar de algo que o diretor Antunes filho me disse uma vez "Arte é vida, é humanidade, é esperança. As pessoas precisam de arte, por que perderam a esperança, estão perdendo a humanidade e, com isso, logo se vai a vida".

eric_montezão
December 7th, 2008, 09:37 PM
Não sejamos tão ingênuos (ou nos fazer de, né?) a esse ponto. A questão é imaginar a solução, ver a viabilidade, discutir os meios e criar as condições, em vez de já taxar um "Ah, não vai dar certo, melhor mesmo é fazer mais uma faixa de cada lado da marginal ou cobrir logo o rio tietê de uma vez!" ou "vamos encher o centro de carrinhos brancos para 4 pessoas!! Assim os engravatados ficam confortaveis e dane-se o resto!" pois é, eu não sou um engravatado, mas quando fui, alguns anos, ainda sim, sempre andava de metrô e ônibus, se alguém aqui é, não tiro a razão de sua defesa. Ainda mais, lendo em outro tópico sobre "Numa cidade avançada, ricos usam o transporte público", ainda me vem uma ponta de esperança, mesmo que venha alguém e diga "Ah, é impossivel".

Nossa, se algo como ir a lua por exemplo, que sempre foi "impossivel" se tornou possivel, uma coisa simples assim, convenhamos, né minha gente? Não falo em coisa de 1, 2, 3 anos, mas projeto de 15, 20, 30 anos. Se não começa agora, quando começa? Deixa pra depois por que é mais "confortavel"?

Mas é engraçado ver isso, abrindo um parenteses aqui, que enquanto outros lugares, como na Europa, as pessoas (leia-se os engravatados e as damas de salto alto) caminham cada vez mais para um meio de vestir mais confortavel (nem falo em casual, mas sim uma formalidade mais leve) e prática, nós, tropicais por natureza, insistimos no modelo "americano" (um modelo que sempre foi burro, diga-se, já que não faz o menor sentido para o nosso clima aqui) que também se alastrou pela Ásia nos ultimos anos.

E baseando-se em que o people-mover é um transporte apenas para executivos? Onde os outros se danam nisso?

Isso também é transporte público. De baixíssima capacidade, mas é também.

Lembre-se que também existe o pessoal como office-boys, que também não achariam confortável. E eles nãoseriam proibidos de usá-los.

E não dá pra copiar o modelo europeu integralmente. Imagine um dia típico de verão no centro de SP. É impraticável imaginar um executivo, por exemplo, embaixo de um sol de 40 graus, pedalando com a sua mala. Eu não pedalaria. Existem outras maneiras de não se agredir o ambiente do que elaborando um sistema assim.

Da mesma forma que duvido que, nos dias mais frios do ano, de temperaturas de vários graus negativos, os europeus continuam pedalando por aí.

Isso também não faz o menor sentido para o nosso clima aqui.

Não é nem questão de vestir-se com formalidade mais leve. Vá de camisa e calça jeans, é algo infernal da mesma maneira.

Construam as ciclovias no centro da cidade, como forme de dar ao pessoal que quer andar de bicicleta e não se incomoda de chegar suado no escritório, mas oferecê-las à população dizendo "toma, é assim que vocês vão se movimentar pelo centro agora", isso não funciona. Construir o people-mover e a ciclovia, é outra coisa.

Dizer que o pessoal nunca vai sair pedalando pelo centro não é questão de ser reacionário, de dizer que "rico nunca vai usar transporte público" (pelo amor de Deus, repito, não são só eles que saem carregando pacotes pelo centro), mas que não faz sentido querer, sob um sol de verão por exemplo, o pessoal saia pedalando pelo centro como se fosse a única maneira de não agredir o ambiente. Isso é impraticável, e extremamente desconfortável. Assim como é impraticável e desconfortável eu sair pedalando pelo centro do Rio, apesar de ser bem melhor ambientalmente que ir de carro ou tomar um ônibus. Quando estiver a lazer, aí sim. Mas a trabalho não tem opção, ninguém nunca vai fazer isso, e não tiro a razão deles, porque o governo não vai oferecer roupas novas ou um banho para quem chegar suado no trabalho. Não é justo.

B.Fai
December 8th, 2008, 05:42 AM
EDITADO

B.Fai
December 8th, 2008, 05:51 AM
EDITADO

eric_montezão
December 8th, 2008, 06:23 AM
Hum, aí eu concordo em cada ponto contigo!

B.Fai
December 8th, 2008, 07:02 AM
EDITADO

Bonde São Paulo
December 10th, 2008, 10:52 PM
O problema é convencer executivos portando malas e mais malas ou toneladas de papéis, ou office-boys levando encomendas, a suar pedalando pelo centro!

É um transporte limpo, mas ciclistas de terno, tailleur e sapato de salto alto?

Um sistema motorizado é mais prático. Se fosse em uma outra região, um bairro residencial, tudo bem, mas em um centro de cidade não acho que a ciclovia seja um meio ideal para transporte. Pode até haver, mas não creio que seja uma boa sendo o principal.

Cansei de ver homens e mulheres muito elegantes, na Alemanha e Itália, indo para o trabalho de bicicleta. Isso não é empecilho para quem quer se locomover de maneira rápida, econômica e saudável pela cidade. A diferença é que executivos-ciclistas na Itália não são muito educados, ao contrário da Alemanha.

E a forma de locomoção que o brasileiro escolheu - o transporte individual motorizado - reflete diretamente na saúde e bem-estar da população. Em grande parte das cidades européias, a maioria da população usa transporte público, anda a pé e de bicicleta, inclusive nos finais de semana. Questão de educação e cultura.

No Brasil dos alienados, todos querem financiar seu carro "zero" em 60 prestações, para usá-lo para ir ao trabalho, à padaria e, se bobear, até ao vizinho. Na Europa, são poucos os obesos. Por aqui, as cirurgias de redução de estômago e as lipoaspirações são uma coqueluche...

Ouço muitas pessoas reclamando do transporte público de São Paulo. Realmente, é um sistema muito deficiente. Mas, será que todo o mundo que reclama dos ônibus lentos, do metrô lotado, da falta de trem, realmente quer utilizar transporte coletivo? Duvido... Toda vez que entrevistam um motorista preso no trânsito, a resposta é a mesma: "falta metrô". Falta, e muito. O metrô de SP está muito distante do razoável. Mas não adianta querer uma estação do metrô na porta de casa. Um pouco de boa vontade dos cidadãos também ajuda.

A respeito dessa proposta para o Centro de São Paulo, achei ridícula. A quantidade de gente circulando na região é medida em centenas de milhares de pessoas. Quantos "ovomóveis" seriam necessários para toda essa gente? Uma idéia dessas tem tudo para entrar para o anedotário da cidade. E podem apostar que o pesquisador deve ter recebido uma bolsa de pesquisa para concluir o curso...

tnq13
December 12th, 2008, 01:17 AM
Eu acho que num dá pra falar para alguém que mora em Moema ir pedalando de terno pro trabalho na Paulista... A gente tem que pensar que no papel é muito bonito, mas será factível? Desse jeito a gente acaba incorrendo nos mesmo erros que tanto criticamos com algumas obras que são feitas e para nós não faz sentido.

B.Fai
December 12th, 2008, 01:28 AM
EDITADO