View Full Version : Estradas de Portugal [2009]

Pages : [1] 2 3 4 5

rpc08
November 30th, 2008, 12:43 PM
Continue-se então aqui! :)

Thread anterior: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=28740354

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/mapa1-1.jpg

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 12:45 PM
http://img73.imageshack.us/img73/8616/mapavilarealiq7.jpg (http://imageshack.us)

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 12:46 PM
http://img128.imageshack.us/img128/2272/mapamiranda2bl7.jpg (http://imageshack.us)

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 12:47 PM
http://img88.imageshack.us/img88/3525/mapachaveslv2.jpg (http://imageshack.us)

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 12:47 PM
http://img526.imageshack.us/img526/3048/mapabraganalo1.jpg (http://imageshack.us)

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 12:48 PM
pronto, já está.

Barragon
November 30th, 2008, 01:32 PM
Meu deus :lol: é o terrouri

btw rpc as Estradas de Portugal são minhas :gaah:

rpc08
November 30th, 2008, 01:46 PM
Deixaram de ser :lol:

Relativamente à temática do thread anterior, aqui fica mais um mapa da minha autoria:

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Semttulo-2.jpg

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 03:16 PM
A517:hilarious

Barragon
November 30th, 2008, 03:18 PM
Isto não é para as sugestões para o novo PRN.

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 03:20 PM
eu sei. só estava a mostrar as minhas sugestões para o IC5

rpc08
November 30th, 2008, 03:40 PM
A517:hilarious

De que é que te estás a rir? A A-517 é uma autovía espanhola que está projectada para fazer Salamanca-Vitigudino-La Fregeneda (fronteira) em alternativa à actual CL-517. Se vai ou não ser feita é o que vamos ver, mas parece que a Junta de Castilla y León quer andar com ela para a frente...com esta ligação e com o IC34 ficaria uma ligação mais rápida Porto-Salamanca-Madrid...

@Barragon: no meu caso não, o mapa refere-se apenas à minha opinião sobre o tema em discussão.

Barragon
November 30th, 2008, 04:32 PM
Vou fazer então as minhas alterações :yes:

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 04:34 PM
De que é que te estás a rir? A A-517 é uma autovía espanhola que está projectada para fazer Salamanca-Vitigudino-La Fregeneda (fronteira) em alternativa à actual CL-517. Se vai ou não ser feita é o que vamos ver, mas parece que a Junta de Castilla y León quer andar com ela para a frente...com esta ligação e com o IC34 ficaria uma ligação mais rápida Porto-Salamanca-Madrid...

@Barragon: no meu caso não, o mapa refere-se apenas à minha opinião sobre o tema em discussão.

ri-me porque parece que Espanha tem 517 AE's:lol:

Barragon
November 30th, 2008, 05:03 PM
vermelho - AEs
azul - IC's
verde - Reformulação de N's

http://img140.imageshack.us/img140/9339/aetadux8.jpg

rpc08
November 30th, 2008, 07:40 PM
^^Para quem fala dos mapas do Figueirense os teus não lhe ficam atrás...:runaway:

ri-me porque parece que Espanha tem 517 AE's:lol:

Não tendo, também não lhe faltam muitas. A numeração e nomenclatura das estradas espanholas é que é simplesmente horrível.

Barragon
November 30th, 2008, 07:48 PM
Os meus não lhe ficam atrás como? eu não faço circulares em Vimioso :lol:

rpc08
November 30th, 2008, 08:01 PM
Mas pões-te a fazer IC's sem ponta por onde se lhe pegue...

A_Voz_Da_Figueira
November 30th, 2008, 09:26 PM
Os meus não lhe ficam atrás como? eu não faço circulares em Vimioso :lol:

não me passas em criatividade, ou pensas:lol:

Barragon
December 1st, 2008, 03:16 AM
rpc quais são os IC's que não concordas.

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 01:21 PM
Figueirense, uma questão:

A estrada marcada a preto mesmo a norte do rio Douro já existe?

Quanto à estrada marcada a vermelho mesmo a sul do rio penso que não será possível a sua construção. Aquilo é região demarcada, património da humanidade e carregadinha de vinhas...

a estrada a preto não existe. para se ir da Régua ao Pinhão tem de se ir pela margem sul. além disso a ponte no Pinão é proibida a mais de 3 toneladas, portanto é uma obra importantíssima (quem tiver mais de 3 toneladas tem que ir até Sabrosa...).
o que existe na margem norte é a linha do comboio.

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 01:25 PM
Os riscos representam o quê? Rotas migratórias de aves?
Ou é tudo alcatrão?

tudo alcatrão. vermelhos, azuis e pretos com estatuto definido (AE, IC e EN, respetivamente), laranjas sem estatuto definido para construir mais tarde.

rpc08
December 1st, 2008, 01:37 PM
^^Uma autêntica selva de asfalto em Trás-os-Montes :nuts:

rpc quais são os IC's que não concordas.

- N103-Montalegre-Espanha;
- Bragança-IC5;
- Lamego-IP2
- Viseu-Sátão-Sernancelhe podia ligar directamente ao IP2 e não seguir como paralelo por aí acima até quase Mirandela.
- Aquele Sátão-Castro Daire (?) não tem qualquer fundamento...

Para as estradas que apontei uma requalificação chegava, e no caso de algumas nem isso será necessário. Por exemplo, não sei porque queres requalificar a N220 Moncorvo-N221 e a N221 N220-Mogadouro, tem um traçado bastante bom...

- Braga-Bragança em AE.

Viriatuus
December 1st, 2008, 04:16 PM
Já pus o meu mapa mas foi completamente adulterado pelo Figueirense...:lol:

Para não repetir aproveito para uma crítica aos mapas colocados pelo Barragon e pelo Rpc08. Tal como Rpc08 refere parece-me haver alguns IC's a mais no mapa do Barragon. Não sei é se concordo com as críticas do Rpc08. Mas em compensação haverá outros em falta... Vamos por partes.

No mapa do Rpc08 não há razão nenhuma para o dito IC34 de Murça a Moncorvo. O IC34 como parte dum itinerário Porto/Salamanca deve ir sempre na margem esquerda do Douro onde a actul estrada a EN222 é completamente irrecuperável para tráfegos pesados e de longo curso. Como eu tenho dito o trajecto deveria ser Gaia/Castelo de Paiva/Lamego/Vila Nova de Foz Côa/Barca d'Alva - sempre em auto-estrada. está no mapa do Barragon mas deveria ser a vermelho.

O Rpc08 critica a ligação Lamego IP2. Será a que refiro acima ou a Lamego /Trancoso? Seja qual for ambas são necessárias. Quanto á cor do traço da segunda talvez também fosse a vermelho, especialmente se como acho - mas o Barragon não prevê - tivesse continuação directa de Lamego para Mesão Frio (sem necessidade duma volta ao bilhar grande pela Régua...) Amarante e Guimarães.

Já concordo com a crítica do Rpc08 em relação à ligação Sernancelhe/Mirandela devendo ela ser substituída por uma outra Sernancelhe/Vila Nova de Foz Côa com a possibilidade de mais tarde ser estendida a Mogadouro/Miranda.

Falta no mapa do Barragon a ligação Carrazeda/Moncorvo e Vila Pouca de aguiar/Mirandela/Miranda. O IC5 obviamente é para desaparecer... Não faz falta nenhuma!

O traço verde ao longo da EN221 seria substituído por um azul e de Izeda a estrada prosseguiria directamente para Bragança (e de Pinhel para a Guarda). Aliá aproveito para fazer uma nova crítica ao Rpc08. porquê construír o IC34 ao longo da EN332? Essa estrada está boa - faltará uma ou duas variantes por exemplo a Almeida -, má está a EN221 entre Pinhel e Figueira. Em vez de rectificar esse troço que será sempre difícil, o melhor é mesmo construirr um IC em condições ao lado.

Concordo com as críticas do Rpc08 em relação a Castro Daire/Sátão e N103/Montalegre/Espanha bem como à necesidade de pelo manos entre Braga e Chaves haver auto-estrada.

Baseado no mapa do Barragon:

(A tracejado eventuais dúvidas sobre o tipo de traçado)

http://i302.photobucket.com/albums/nn120/viriatuus/EstradasTrs-os-Montes.jpg

Luís Raposo Alves
December 1st, 2008, 07:01 PM
Eu acho que devia ser assim:

http://img78.imageshack.us/img78/3228/estradastrsosmonteset4.jpg

Barragon
December 1st, 2008, 08:41 PM
:hilarious

Não entendo a crítica desta gente ... são riscos a mais? como se o mapa tem uma escala grande. Digamos que se formos ver a quantidade de N's e M's aquilo ficaria como o mapa do Luis Raposo :lol:

De acordo com o mapa do Viriatuus:

- Queres o IC5 a passar mais a norte para ser directo a Miranda... tudo bem.

Mas agora fiquei com uma duvida... qual seria a real diferença entre as azuis e as verdes..

rpc08
December 1st, 2008, 09:02 PM
No mapa do Rpc08 não há razão nenhuma para o dito IC34 de Murça a Moncorvo. O IC34 como parte dum itinerário Porto/Salamanca deve ir sempre na margem esquerda do Douro onde a actul estrada a EN222 é completamente irrecuperável para tráfegos pesados e de longo curso. Como eu tenho dito o trajecto deveria ser Gaia/Castelo de Paiva/Lamego/Vila Nova de Foz Côa/Barca d'Alva - sempre em auto-estrada. está no mapa do Barragon mas deveria ser a vermelho.

Seja, no entanto essa é uma zona bastante acidentada (já sei que me vais responder - construam-se túneis) e uma ligação à A4 não tornando mais perto que a tua seria uma melhoria substancial com menos custos (e agora tu respondes-me: o que é que isso interessa? Se se constrói que seja bem feito! :lol: Bem sei, bem sei...)

O Rpc08 critica a ligação Lamego IP2. Será a que refiro acima ou a Lamego /Trancoso? Seja qual for ambas são necessárias.

Contesto a ligação Lamego-Foz Côa-Barca d'Alva (?, ali nem é Foz Côa nem é nada) mas no teu cenário (AE até ao Porto) já será de considerar.

Quanto á cor do traço da segunda talvez também fosse a vermelho, especialmente se como acho - mas o Barragon não prevê - tivesse continuação directa de Lamego para Mesão Frio (sem necessidade duma volta ao bilhar grande pela Régua...) Amarante e Guimarães.

repara: se eventualmente for construída uma AE que ligue à A4 na zona de Mesão Frio/Amarante (ou mesmo ao nó com a A11) a tal AE que propões deixa de ser necessária; vice-versa se for construída a que tu defendes. Porque com qualquer uma das duas se faz uma ligação Porto-Salamanca "muito bem feita". Uma acaba por impedir a outra, que deixa de ser necessária...

Já concordo com a crítica do Rpc08 em relação à ligação Sernancelhe/Mirandela devendo ela ser substituída por uma outra Sernancelhe/Vila Nova de Foz Côa

Exactamente, mas...

com a possibilidade de mais tarde ser estendida a Mogadouro/Miranda.

...mas depois voltamos ao mesmo. Aproveitando o traçado do IC5 entre o IP2 e Miranda deixaria de ser necessária a estrada que propões até Miranda, que acaba por numa parte ser mais ou menos paralela...ao IP2. O ideal era fazer o IC5 um pouco mais a sul (para te orientares, uns km a sul de Alfandega da Fé, ligando por conseguinte ao IP2 mais a sul e ligando à A4 uns quilómetros mais a oeste (direcção Porto) do que o que tenho no meu mapa.

Teríamos então o seguinte: Mirandela mantinha-se central no meio de tudo isto, e não seria necessário construír nenhuma Foz Côa/Mogadouro, os que viessem de Sernancelhe apanhariam o IP2 em Foz Côa e apanhariam o IC5 que ficaria assim um pouco mais directo para Miranda.

E então sim, faria todo o sentido uma AE que começasse na A4 Mesão Frio/Lamego/fronteira (Vilar Formoso ou Barca d'Alva, dependendo da A-517).

Falta no mapa do Barragon a ligação Carrazeda/Moncorvo.

Para quê? Por si só não serve para nada. Aí, quanto muito uma requalificação da estrada.

O traço verde ao longo da EN221 seria substituído por um azul e de Izeda a estrada prosseguiria directamente para Bragança (e de Pinhel para a Guarda). Aliá aproveito para fazer uma nova crítica ao Rpc08. porquê construír o IC34 ao longo da EN332? Essa estrada está boa - faltará uma ou duas variantes por exemplo a Almeida -, má está a EN221 entre Pinhel e Figueira. Em vez de rectificar esse troço que será sempre difícil, o melhor é mesmo construirr um IC em condições ao lado.

Fazer passar um IC no vale do Douro não é propriamente muito fácil...para além de que com IP2 e derivados uma nova estrada deixa de ser necessária. Ah, e como já tinha dito...:
Por exemplo, não sei porque queres requalificar a N220 Moncorvo-N221 e a N221 N220-Mogadouro, tem um traçado bastante bom...
;)

De Pinhel para a Guarda a estrada N221 foi recentemente requalificada nalguns pontos e anda em obras noutros, estão a fazer várias variantes e a alargar um pouco a estrada (na mesma 1x1 na maioria). Quanto a Pinhel/Fig. Castelo Rodrigo concordo.

Ufa, já acabei! Estes posts deixam-me cansado...

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 09:28 PM
Já pus o meu mapa mas foi completamente adulterado pelo Figueirense...:lol:

adulterado não... modificado para ficar mais parecido com a realidade (pelo menos com a minha realidade ficou mais parecido...:lol:)

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 09:30 PM

um mapa mais realístico que o meu, o do Barragon, o do rpc08 e o do Viriatuus.

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 09:30 PM
:lol::hilarious:rofl::hahaha::hahano:

rpc08
December 1st, 2008, 09:39 PM
Não querem por acaso passar com um megacilindro por essa zona? Ao menos assim ficava logo tudo alcatroado, não era preciso andar a construir de novo...

@Figueirense: por favor, tenta meter todas as tuas respostas num só post. Fazeres 3 posts acaba por ocupar muito espaço...:okay:

Luís Raposo Alves
December 1st, 2008, 09:52 PM
O meu caso é o seguinte:

Faço frequentemente o percurso Penedono-SJPesqueira-Ervedosa-Pinhão e
SJPesqueira-Foz Coa-Pocinho-Moncorvo e o que me mete mais pena é que não há maneira nenhuma de fugir àquelas curvas, e as coisas também já não podem ficar melhor porque é disparate fazer túneis e viadutos..... mas há coisas que é melhor ficarem como estão do que estar a estragar...

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 09:57 PM
Não querem por acaso passar com um megacilindro por essa zona? Ao menos assim ficava logo tudo alcatroado, não era preciso andar a construir de novo...

@Figueirense: por favor, tenta meter todas as tuas respostas num só post. Fazeres 3 posts acaba por ocupar muito espaço...:okay:

como se faz quote a mais que um poste?

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 09:58 PM
O meu caso é o seguinte:

Faço frequentemente o percurso Penedono-SJPesqueira-Ervedosa-Pinhão e
SJPesqueira-Foz Coa-Pocinho-Moncorvo e o que me mete mais pena é que não há maneira nenhuma de fugir àquelas curvas, e as coisas também já não podem ficar melhor porque é disparate fazer túneis e viadutos..... mas há coisas que é melhor ficarem como estão do que estar a estragar...

os meus projetos satisfazem-te. vai à 1ª página deste tópico.

rpc08
December 1st, 2008, 09:59 PM
como se faz quote a mais que um poste?

Basta seleccionares os posts que quiseres clicando no botão que está ao lado do "quote" (aquele das aspas). Depois de os seleccionares carregas em "Post Reply".

Luís Raposo Alves
December 1st, 2008, 10:00 PM
mesmo assim prefiro sair do carro para vomitar por causa das curvas do que ver viadutos por cima das quintas do douro...

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 10:00 PM
Basta seleccionares os posts que quiseres clicando no botão que está ao lado do "quote" (aquele das aspas). Depois de os seleccionares carregas em "Post Reply".

obrigado.

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 10:01 PM
mesmo assim prefiro sair do carro para vomitar por causa das curvas do que ver viadutos por cima das quintas do douro...

ao vomitar estragas a paisagem...

beto_chaves
December 1st, 2008, 11:20 PM
a estrada a preto não existe. para se ir da Régua ao Pinhão tem de se ir pela margem sul. além disso a ponte no Pinão é proibida a mais de 3 toneladas, portanto é uma obra importantíssima (quem tiver mais de 3 toneladas tem que ir até Sabrosa...).

mas construir uma estrada por onde tu apontas é um erro gravissimo! já viste o que era destruir parte das vinhas para a construção da nova estrada!? mais valia recuperar a estrada no lado oposto do rio (a sul . penso q é a N222) e melhorar tb a ponto do pinhão! resolviam-se as coisas e não se mexia no património natural da região!

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 11:24 PM
mas construir uma estrada por onde tu apontas é um erro gravissimo! já viste o que era destruir parte das vinhas para a construção da nova estrada!? mais valia recuperar a estrada no lado oposto do rio (a sul . penso q é a N222) e melhorar tb a ponto do pinhão! resolviam-se as coisas e não se mexia no património natural da região!

construir uma estrada proposta há 60 anos é um erro? a N222 são curvas e mais curvas. além disso não quero que mexam na ponte, pois apesar de defeituosa, é bastante bela.

rpc08
December 1st, 2008, 11:25 PM
Mas passar pelas vinhas é um autêntico crime, um atentado :ohno:...

A_Voz_Da_Figueira
December 1st, 2008, 11:30 PM
Mas passar pelas vinhas é um autêntico crime, um atentado :ohno:...

mas aquilo não passa pelas vinhas. passa ao lado da linha do comboio, que não tem vinhas.

Pelha
December 1st, 2008, 11:58 PM
É só engenheiros aqui.. :crazy:

Trajno
December 2nd, 2008, 12:45 AM

Eu acho que ainda faltam aí umas quantas estradas....essas são poucas :lol:

Nephasto
December 2nd, 2008, 12:53 AM

É só rir com os mapas que têm aparecido por aqui.
VocÊs (os autores) enchem trás os montes de AE's, como se aquilo fosse um país rico e altamente povoado como a Holanda, e não uma região pobre e despovoada como é.
Um pouco mais de realismo e respeito pelos impostos dos portugueses e pelo meio ambiente.

Luís Raposo Alves
December 2nd, 2008, 05:20 AM

VocÊs (os autores) enchem trás os montes de AE's, como se aquilo fosse um país rico e altamente povoado como a Holanda, e não uma região pobre e despovoada como é.
Um pouco mais de realismo e respeito pelos impostos dos portugueses e pelo meio ambiente.

ESTE HOMEM NÃO É DO NUOOOORTEEEE! :bash:

JMFA
December 2nd, 2008, 11:40 AM
ao vomitar estragas a paisagem...

nãa.. é adubo para as vinhas crescerem mais viçosas ;)

rpc08
December 2nd, 2008, 08:24 PM

Concordo com tudo o que referiste menos nisto. Os portugueses de Trás-os-Montes têm tanto direito a ter uma boa rede viária quanto os restantes...e não esquecer que foram também eles a pagar as AE's que foram sendo construídas a maioria no litoral...mais do que ter direito, também merecem. ;)

É só engenheiros aqui.. :crazy:

Se este thread não fosse mesmo para isso (dar sugestões, debater, etc.) bem que podia ser já fechado...

Nephasto
December 2nd, 2008, 09:07 PM
Concordo com tudo o que referiste menos nisto. Os portugueses de Trás-os-Montes têm tanto direito a ter uma boa rede viária quanto os restantes...e não esquecer que foram também eles a pagar as AE's que foram sendo construídas a maioria no litoral...mais do que ter direito, também merecem. ;)

Mas o dinheiro dos impostos tem de ser usado para construir AE's onde estas forem necessárias, e não para que toda a gente tenha uma AE à porta de casa, até em S. Jorge da Murrunhanha.
Além do mais, os trans-montanos, visto serem poucos e pobres, não constribuem naturalmente com muitos impostos.
Não quero parecer que estou a desprezar Trás-os-Montes, simplesmente a dizer que lá por uma pessoa pagar imposto, não quer dizer que tenha direito a uma AE à porta.

Barragon
December 2nd, 2008, 09:16 PM
Mas onde é que existem AE's em São Jorge da Murronhanha?

rpc08
December 2nd, 2008, 09:43 PM
Mas o dinheiro dos impostos tem de ser usado para construir AE's onde estas forem necessárias, e não para que toda a gente tenha uma AE à porta de casa, até em S. Jorge da Murrunhanha.
Além do mais, os trans-montanos, visto serem poucos e pobres, não constribuem naturalmente com muitos impostos.
Não quero parecer que estou a desprezar Trás-os-Montes, simplesmente a dizer que lá por uma pessoa pagar imposto, não quer dizer que tenha direito a uma AE à porta.

Mas se o pagam [o imposto] para construírem AE's num qualquer outro lado do país é óbvio que também têm direito a que se paguem AE's naquela zona...e ninguém está a dizer à porta de casa, que isso é impossível...quanto ao serem poucos e pobres, isso até devia servir de argumento para a sua construção, tendo em conta que uma melhor rede viária faz desenvolver bastante uma região e, porque não?, aumentar o nº de pessoas...;)

A_Voz_Da_Figueira
December 2nd, 2008, 09:47 PM
mais AE's em Curral de Moinas!

A_Voz_Da_Figueira
December 2nd, 2008, 09:47 PM
nãa.. é adubo para as vinhas crescerem mais viçosas ;)

não me parece que, se para nós não serve, sirva para as plantas...

pedrodepinto
December 2nd, 2008, 09:58 PM
Vocês aqui discutem cenários irreais, como podem imaginar que a rede de Trás-os-Montem esteja assim daqui a 10/12 anos :lol:?
Esse mapa, que mais parece a futura rede do ML :nuts:, vê-se bem que será o projecto para a região transmontana para o ano 3000 :D!

rpc08
December 2nd, 2008, 10:26 PM
Atenção: O do LRA foi claramente a gozar...

Viriatuus
December 2nd, 2008, 10:42 PM
Seria de rir se o que se trata não fosse de dar à região mais pobre e esquecida do País algo que a permita ter algumas ferramentas para se desenvolver de forma mais equalitária e competitiva com as demais... especialmente tendo em conta que novamente é a região mais desprezada no PNR2000 e que alternativamente na vertente ferroviária não tem um cêntimo de investimento a sério previsto - só mais ameaças de encerramento do pouco CF que ainda resta -...

E já agora para os que com facilidade argumentam que o valor investido em infraestruturas em Lisboa tem que ser maior que no resto do País porque o Tejo é um rio muito largo... então não se esqueçam que talvez em Trás-os-Montes merecesse uns bons túneis e viadutos para compensar a orografia difícil com que apesar de tudo foi abençoado...:lol:

E isto é dito por alguém que não é de Trás-os-Montes, não vive nem nunca lá viveu e que como é de muitos conhecido nem sequer antecedentes familiares mais ou menos próximos tem de lá. O que pode significar que talvez atá haja alguma isenção da minha parte...:)

napolit
December 2nd, 2008, 11:32 PM
Mas se o pagam [o imposto] para construírem AE's num qualquer outro lado do país é óbvio que também têm direito a que se paguem AE's naquela zona...e ninguém está a dizer à porta de casa, que isso é impossível...quanto ao serem poucos e pobres, isso até devia servir de argumento para a sua construção, tendo em conta que uma melhor rede viária faz desenvolver bastante uma região e, porque não?, aumentar o nº de pessoas...;)

Mais direito é ter acesso a um transporte público eficente, com suficentes frequências, etc. para aceder às núcleos de serviços (hospitais, equipamentos educativos, etc). Porque o direito a estar comunicados já o têm, já existem estradas. Se há que melhorar a mobilidade, que seja realmente para toda a populaçao e nao só para os privilegiados que podem aceder a um transporte privado.

Desde quando uma melhor rede viária faz desenvolver por se sozinha a uma regiao? Isso nao acontece em milhentos exemplos reais, portanto nao pode ser verdade.

E como disse Nephasto, há que pensar em respeitar às regioes naturais bem conservadas (fezeste passar uma autoestrada por o meio do parque natural do rio Douro).

rpc08
December 2nd, 2008, 11:59 PM
Mais direito è ter acesso a um transporte público eficente, com suficentes frequências, etc. para aceder às núcleos de serviços (hospitais, equipamentos educativos, etc). Porque o direito a estar comunicados já o têm, já existem estradas. Se há que melhorar a mobilidade, que seja realmente para toda a populaçao e nao só para os privilegiados que podem aceder a um transporte privado.

Desde quando uma melhor rede viária faz desenvolver por se sozinha a uma regiao? Isso nao acontece em milhentos exemplos reais, portanto nao pode ser verdade.

E como disse Nephasto, há que pensar em respeitar às regioes naturais bem conservadas (fezeste passar uma autoestrada por o meio do parque natural do rio Douro).

Não faz desenvolver por si só mas ajuda, não desprezes esta parte. Tendo em conta que a maioria das pessoas se deslocam em transporte privado há que garantir que o fazem cada vez melhor. E não só - por que é que achas que só faz Guarda-Bragança ou Guarda-Miranda neste momento quem for doido? Porque é um calvário para lá chegar. Para além de haver melhoria de acessibilidades para os locais passa a haver um maior tráfego inter-regional e turístico, potenciador de desenvolvimento.

Quanto às valências que referiste, que eu saiba não me viste aqui a opôr-me a isso :), aliás, acho bem que o façam. Mas este thread fala apenas das estradas, e não do resto...

Quanto à ligação entre o IC34 e a A517 não haveria problema que se fizesse uns quilómetros mais a sul para evitar o PN Douro Internacional.

Viriatuus
December 3rd, 2008, 12:12 AM
^^

Teria até a vantagem de parssar mais próximo de Figueira...

daniel322
December 3rd, 2008, 12:42 AM
E não só - por que é que achas que só faz Guarda-Bragança ou Guarda-Miranda neste momento quem for doido? Porque é um calvário para lá chegar. Para além de haver melhoria de acessibilidades para os locais passa a haver um maior tráfego inter-regional e turístico, potenciador de desenvolvimento.
Para além de que, com a melhoria dos acessos, acabam por surgir empresas de transporte.. são privadas? paciência.. dá-se um passo de cada vez..

Luís Raposo Alves
December 3rd, 2008, 01:19 AM
Seria de rir se o que se trata não fosse de dar à região mais pobre e esquecida do País algo que a permita ter algumas ferramentas para se desenvolver de forma mais equalitária e competitiva com as demais... especialmente tendo em conta que novamente é a região mais desprezada no PNR2000 e que alternativamente na vertente ferroviária não tem um cêntimo de investimento a sério previsto - só mais ameaças de encerramento do pouco CF que ainda resta -...

E já agora para os que com facilidade argumentam que o valor investido em infraestruturas em Lisboa tem que ser maior que no resto do País porque o Tejo é um rio muito largo... então não se esqueçam que talvez em Trás-os-Montes merecesse uns bons túneis e viadutos para compensar a orografia difícil com que apesar de tudo foi abençoado...:lol:

E isto é dito por alguém que não é de Trás-os-Montes, não vive nem nunca lá viveu e que como é de muitos conhecido nem sequer antecedentes familiares mais ou menos próximos tem de lá. O que pode significar que talvez atá haja alguma isenção da minha parte...:)

Eu concordo contigo. Acho que se deve fazer estas estradas em Trás os Montes, mas desde que Lisboa e os lisboetas autorizem.... nesse caso tudo bem.

Luís Raposo Alves
December 3rd, 2008, 01:20 AM
O resto do país acho que nem devia ter muita razão de queixa. Acho que o poder central até tem autorizado muita coisa para fora.

djou23
December 3rd, 2008, 02:06 AM
O resto do país acho que nem devia ter muita razão de queixa. Acho que o poder central até tem autorizado muita coisa para fora.

para fora?

mas para fora de quê?

realmente, acho que o poder central tem dado muitas benesses... a esses provincianos...

:ohno:

Luís Raposo Alves
December 3rd, 2008, 03:13 AM
^^

Para fora de Lisboa

napolit
December 3rd, 2008, 12:29 PM
Não faz desenvolver por si só mas ajuda, não desprezes esta parte. Tendo em conta que a maioria das pessoas se deslocam em transporte privado há que garantir que o fazem cada vez melhor.

Mais prioritário que melhorar a deslocaçao dos que já podem deslocar-se é garantir que as pessoas que nao podem deslocar-se por falta de meios possam.

E não só - por que é que achas que só faz Guarda-Bragança ...

Da IP2 nao me queixei (porque serve para estructurar a escola global esse território no eixo Norte-Sul do interior de Portugal e melhorar o acesso das mercadorias e da mobilidade geral de uma regiao muito rural). Efectivamente, pode ajudar fazer uma autoestrada para melhorar a mobilidade a uma escala global da regiao, mas o que nao ajuda nada é gastar tantos recursos em mobilidade quando poderiam invertir-se esses recursos em serviços para a regiao, inversoes em sectores económicos que sejam necessarios para melhorar a qualidade de vida da regiao (e dos que nao sao da regiao :P), etc. Se dedicas esforços humanos e materiais para uma coisa, nao vais te-lo para outras. Só fazer a autoestrada Bragança-Guarda é bastante caro para os recursos que tem o estado (acho eu), por questoes de relevo da regiao (tu disseste que agora mesmo fazer esse percurso era de "doidos" e é principalmente por todas as curvas que tem essa estrada, nao é por haver muito tránsito, pelo contrário :P).

Quanto às valências que referiste, que eu saiba não me viste aqui a opôr-me a isso :), aliás, acho bem que o façam.

O que é uma valência? (nao conheço essa palavra, só em química :P)

Quanto à ligação entre o IC34 e a A517 não haveria problema que se fizesse uns quilómetros mais a sul para evitar o PN Douro Internacional.

Mais ao sul onde? por Almeida? para isso já há a escassos km uma autoestrada que passa por Vilar Formoso. Curiosamente se se potenciasse a linha de ferro que já existe, com muita menos inversao e menos fragmentaçao do território natural (e menor ocupaçao de território, menos pérdidas de terras productivas, etc.) poderia ajudar-se a melhorar a mobilidade.

A_Voz_Da_Figueira
December 3rd, 2008, 02:50 PM
Eu concordo contigo. Acho que se deve fazer estas estradas em Trás os Montes, mas desde que Lisboa e os lisboetas autorizem.... nesse caso tudo bem.

isso é a sério?

rpc08
December 3rd, 2008, 05:33 PM
Mais prioritário que melhorar a deslocaçao dos que já podem deslocar-se é garantir que as pessoas que nao podem deslocar-se por falta de meios possam.

Para mim as duas coisas são igualmente importantes. Em relação à segunda que pensas ser mais importante o daniel322 respondeu bem:

Para além de que, com a melhoria dos acessos, acabam por surgir empresas de transporte.. são privadas? paciência.. dá-se um passo de cada vez..

Uma coisa vem com a outra...com uns melhores acessos há uma maior facilidade de as pessoas se instalarem, e um aumento da população acarretaria consigo uma melhoria num conjunto de transportes e de infraestruturas.

Quanto aos que têm transporte privado serem previligiados,...nem no interior desertificado isso é assim. A maioria já tem carro.

Da IP2 nao me queixei (porque serve para estructurar a escola global esse território no eixo Norte-Sul do interior de Portugal e melhorar o acesso das mercadorias e da mobilidade geral de uma regiao muito rural). Efectivamente, pode ajudar fazer uma autoestrada para melhorar a mobilidade a uma escala global da regiao, mas o que nao ajuda nada é gastar tantos recursos em mobilidade quando poderiam invertir-se esses recursos em serviços para a regiao, inversoes em sectores económicos que sejam necessarios para melhorar a qualidade de vida da regiao (e dos que nao sao da regiao :P), etc. Se dedicas esforços humanos e materiais para uma coisa, nao vais te-lo para outras. Só fazer a autoestrada Bragança-Guarda é bastante caro para os recursos que tem o estado (acho eu), por questoes de relevo da regiao (tu disseste que agora mesmo fazer esse percurso era de "doidos" e é principalmente por todas as curvas que tem essa estrada, nao é por haver muito tránsito, pelo contrário :P).

Mas o IP2 vai ser feito. Só que não vai ser em AE. O que é um erro enorme, porque se vai gastar quase o mesmo e não vai ficar tão bem feito. Já agora, só utilizei o IP2 como fundamento para a minha explicação - os acessos àquela zona são miseráveis, é necessário melhorá-los.

Se formos a ver, a qualidade de vida de uma região também se aumenta assim.

O que é uma valência? (nao conheço essa palavra, só em química :P)

Vem de valores, neste caso referia-me às diferentes infraestruturas que possam ser criadas e serem "valores" para as populações, se é que me faço entender :)

Mais ao sul onde? por Almeida? para isso já há a escassos km uma autoestrada que passa por Vilar Formoso. Curiosamente se se potenciasse a linha de ferro que já existe, com muita menos inversao e menos fragmentaçao do território natural (e menor ocupaçao de território, menos pérdidas de terras productivas, etc.) poderia ajudar-se a melhorar a mobilidade.

Um pouco mais próximo de Figueira de Castelo Rodrigo ou mesmo ao sul; bem sei que aí também é parque natural, no entanto é uma zona menos perigosa em termos paisagísticos.

Barragon
December 3rd, 2008, 06:06 PM

As novas acessibilidades trazem centros logísticos = emprego.

napolit
December 3rd, 2008, 06:25 PM
Para mim as duas coisas são igualmente importantes. Em relação à segunda que pensas ser mais importante o daniel322 respondeu bem:.

Achas que é igual de importante é que alguem melhore a sua mobilidade em relaçao a pessoas que simplesmente nao tem nada de melhorar porque nao tem acesso às coisas mais básicas como ir ao hospital, aos equipamentos educativos, etc?

Uma coisa vem com a outra...com uns melhores acessos há uma maior facilidade de as pessoas se instalarem, e um aumento da população acarretaria consigo uma melhoria num conjunto de transportes e de infraestruturas.

Exactamente :), e ainda maior se esses melhores acessos é para todos, porque se nao só ficaram os que possam utilizar esses melhores acessos, o resto tera de ir-se a viver a outro lado ou simplesmente vivem como podem (como acontece muitas vezes) ou vao-se a viver a outro lado. Se cria-se uma rede de transporte para todos, vai-se conseguir que menos pessoas tenham de ir-se a viver a outros lugares e que mais pessoas queram viver ali porque há serviços (claro, tem de existir esses serviços, se invertesse só em mobilidade mas nao há serviços nem nada, pouco vai-se conseguir). Tu estás a adoptar um ponto de vista utilitário: há que apoiar o que beneficia a mais pessoas. Eu estou a adoptar uma ética diferente: há que apoiar o que beneficia a todos, especialmente aos mais necessitados e que mais problemas tem no seu dia a dia e ao mesmo tempo isso beneficia a todos porque todas as pessoas seriam potenciais utilizadores (e acho que isso deve ser assim porque é um investimento público que deveria ser potencialmente para todos).

Quanto aos que têm transporte privado serem previligiados,...nem no interior desertificado isso é assim. A maioria já tem carro.

Sim, entre outras coisas porque se uma pessoa nao pode aceder ao transporte privado, tem de ir a viver a outro lado (como fazem uma parte importante da populaçao dos núcleos nao urbanos). Outros sobrevivem como podem (com ajuda de familiais ou vizinhos), ou simplesmente a gastar uma grande parte dos seus recursos no transporte privado, o que fez que nao possam invertir esses recursos noutros sectores.

Mas o IP2 vai ser feito. Só que não vai ser em AE. O que é um erro enorme, porque se vai gastar quase o mesmo e não vai ficar tão bem feito..

Concordo mas sem conhecer os detalhes (nao sei se essa IP2 depois pode utilizar-se para amplia-lo a uma autoestrada).

Já agora, só utilizei o IP2 como fundamento para a minha explicação - os acessos àquela zona são miseráveis, é necessário melhorá-los.

Concordo, é preciso melhora-los e é prioritário dois eixos de transporte: um norte-sul e outro oeste-este para comunicar a regiao e poder aceder às mercadorias mais facilmente e também para as mercadorias que tem de passar por a regiao para escalas geográficas maiores. Mas invertir em mais infraestructuras e nao em criar centros de serviços, de produçao, melhorar a eficiência da utilizaçao dos recursos da regiao (agricultura mais productiva), etc nao serve para nada. E nem a regiao nem Portugal tem demassiados recursos para poder fazer todo isso, por isso há que elaborar uma jerarquia de prioridades, pelo menos isso acho eu.

Vem de valores, neste caso referia-me às diferentes infraestruturas que possam ser criadas e serem "valores" para as populações, se é que me faço entender :)

Nao sabia, mas já entendo! muito obrigado :okay:, é bom aprender uma coisa nova cada dia :).

Um pouco mais próximo de Figueira de Castelo Rodrigo ou mesmo ao sul; bem sei que aí também é parque natural, no entanto é uma zona menos perigosa em termos paisagísticos.

Mas eu acho que nesse aspecto confundem-se a maioria de pessoas. O valor paisagístico nao é sinónimo de valor científico. Sao os científicos quem tem de valorar que coisas singulais tem um ecossistema para saber se é algo de grande interesse para o conhecimento.

Mas ainda assim, se estragas parte do recurso dessa zona: a sua beleza paisagística, em vez de desenvolver a regiao estás a acabar com um dos seus recursos mais importantes (e mais importantes para a vida humana). Se eliminas um dos seus maiores recursos, terás de recompensar às vilas afectadas (e nao como se fez muitas vezes). Por acaso acho que estarias a estragar uma das regioes naturais mais importantes de toda Portugal (por exemplo com a existência de cegonhas pretas, etc). Uma infraestructura como uma linha de ferro (a do Tua) melhora também a mobilidade e ocupa muito menos solo.

A necessidade de repartir os recursos entre os distintos territórios é sempre a mesma. O que cambia é a forma de distribuir esses recursos. Se melhora-se a acessibilidade de um território, cria a posibilidade de que parte do trabalho de logística vaja-se a essa regiao e esteja melhor repartidos esses centros por todo o território, o que é muito positivo (mas a necessidade de transportes sempre será a mesma, portanto nao cria novos empregos, distribuie-os melhor, e por acaso até deveria diminui-lo porque essa melhor distribuiçao fez que seja mais eficente qeu precise-se de menos recursos humanos para satisfazer essa necessidade de transporte de marcadorias). E eu sempre defendi que a regiao tem de ter dois eixos de comunicaçoes por autoestrada para comunicar a escala global a regiao e posibilitar esses centros e uma melhor eficiencia na distribuiçao das mercadorias. Mas essa necessidade de centros logísticos nao é aumentada porque a regiao esteja muito bem comunicada localmente todas as vilas por autoestrada. E há que dizer outra coisa, a infraestructura destinada ao transporte público fez o mesmo serviço, cria empregos, proporciona um serviço potencialmente a todas as pessoas e também possibilita a instalaçao de centros logísticos, e o fez de uma maneira mais eficente porque consume menos recursos.

Nephasto
December 3rd, 2008, 09:26 PM
Eu ontem tinha postado aqui e a mensagem desapareceu! :(

Basicamente tinha dito que achava muito bem estar-se a investir em trás os montes (A4, IP2 e IC5), mas que me pareciam bem os perfis adoptados (AE para a A4 e perfil tipo IP (boa geometria, cruzamentos desnivelados e altos níveis de segurança (ainda que mais baixos do que numa AE)).

Se algum dia o IP2 e o IC5 atingirem níveis de tráfego que justifiquem minimamente uma AE, então acho muito bem que sejam alargados para perfil AE. Mas só nessa altura.
De qq maneira, espero que sejam construídos de raíz com perfil de AE na zona dos nós, como já acontece por exemplo no IC13 (troço que está em fase final de construcção, perto de Portalegre, que deve ser inaugurado agora em Dezembro).

rpc08
December 3rd, 2008, 09:32 PM
Achas que é igual de importante é que alguem melhore a sua mobilidade em relaçao a pessoas que simplesmente nao tem nada de melhorar porque nao tem acesso às coisas mais básicas como ir ao hospital, aos equipamentos educativos, etc?

Sinceramente acho. :) Há que dar boas condições a todos, ninguém pode ficar para trás...

Tu estás a adoptar um ponto de vista utilitário: há que apoiar o que beneficia a mais pessoas. Eu estou a adoptar uma ética diferente: há que apoiar o que beneficia a todos, especialmente aos mais necessitados e que mais problemas tem no seu dia a dia e ao mesmo tempo isso beneficia a todos porque todas as pessoas seriam potenciais utilizadores (e acho que isso deve ser assim porque é um investimento público que deveria ser potencialmente para todos).

Não é bem isso. Eu apoio que há que apoiar toda a gente, mas especialmente apoiar naquilo que beneficia mais gente. Claro que, como disse acima, não deixando ninguém para trás...

Sim, entre outras coisas porque se uma pessoa nao pode aceder ao transporte privado, tem de ir a viver a outro lado (como fazem uma parte importante da populaçao dos núcleos nao urbanos). Outros sobrevivem como podem (com ajuda de familiais ou vizinhos), ou simplesmente a gastar uma grande parte dos seus recursos no transporte privado, o que fez que nao possam invertir esses recursos noutros sectores.

E os que o têm [transporte privado] não vão também embora? Lá voltamos ao mesmo. Vejamos:

Se não houver emprego na terra/concelho, há que procurar outro tipo de emprego mais longe. Com os actuais acessos o mais longe é extemamente longe, é impossível ir lá trabalhar. Com melhores acessos o mais longe será apenas e só "mais longe", é possível. E assim se evita que quem tenha transporte privado tenha que sair da sua terra.

Quanto aos outros, têm que aproveitar autocarros e etc. para se deslocarem. Tu dizes que falta uma grande rede pública deste transportes. É verdade, falta. Mas também não te podes esquecer que há várias empresas privadas que asseguram as deslocações, é claro que com menor flexibilidade (os horários são mais fixos e rígidos). Por exemplo: aqui no concelho de Seia existem duas: a "Marques" e a "Auto-Transportes do Fundão", que por acaso até têm várias ligações a várias horas do dia. Na maioria dos casos o transporte até já existe, tem é que ser melhorado, tal como acontece no caso das estradas :)

Concordo mas sem conhecer os detalhes (nao sei se essa IP2 depois pode utilizar-se para amplia-lo a uma autoestrada).

Provavelmente sim. No entanto não achas que é melhor fazerem logo tudo de raiz que depois andarem a gastar dinheiro outra vez na construção de uma AE? Assim se fez no IP5, no IP4, no IP3...e olha o resultado...para já não falar que uma AE encurta mais as "distâncias" (refiro-me ao tempo) que um simples IP 2x1.

Concordo, é preciso melhora-los e é prioritário dois eixos de transporte: um norte-sul e outro oeste-este para comunicar a regiao e poder aceder às mercadorias mais facilmente e também para as mercadorias que tem de passar por a regiao para escalas geográficas maiores. Mas invertir em mais infraestructuras e nao em criar centros de serviços, de produçao, melhorar a eficiência da utilizaçao dos recursos da regiao (agricultura mais productiva), etc nao serve para nada. E nem a regiao nem Portugal tem demassiados recursos para poder fazer todo isso, por isso há que elaborar uma jerarquia de prioridades, pelo menos isso acho eu.

Criar infraestruturas sempre serve, nem que seja para aumentar a qualidade de vida e o que daí pode advir, mas concordo contigo quando dizes que isso por si só não chega :okay:

Mas eu acho que nesse aspecto confundem-se a maioria de pessoas. O valor paisagístico nao é sinónimo de valor científico. Sao os científicos quem tem de valorar que coisas singulais tem um ecossistema para saber se é algo de grande interesse para o conhecimento.

Mas ainda assim, se estragas parte do recurso dessa zona: a sua beleza paisagística, em vez de desenvolver a regiao estás a acabar com um dos seus recursos mais importantes (e mais importantes para a vida humana). Se eliminas um dos seus maiores recursos, terás de recompensar às vilas afectadas (e nao como se fez muitas vezes). Por acaso acho que estarias a estragar uma das regioes naturais mais importantes de toda Portugal (por exemplo com a existência de cegonhas pretas, etc). Uma infraestructura como uma linha de ferro (a do Tua) melhora também a mobilidade e ocupa muito menos solo.

Não sei, mas a construírem mesmo a autovía do lado espanhol de algum modo terão que a ligar a Portugal...não vai ficar uma AE no meio do nada e para nada...

como já acontece por exemplo no IC13 (troço que está em fase final de construcção, perto de Portalegre, que deve ser inaugurado agora em Dezembro).

Já em Dezembro? Boa :okay: E os restantes troços, há algum que vá arrancar proximamente?

napolit
December 3rd, 2008, 09:46 PM
Acho que embora tenhamos algumas opinioes diferentes, mais ou menos chegamos às mesmas conclussoes :) (o tema da situaçao do transporte público comento-o noutro thread :P).

Provavelmente sim. No entanto não achas que é melhor fazerem logo tudo de raiz que depois andarem a gastar dinheiro outra vez na construção de uma AE? Assim se fez no IP5, no IP4, no IP3...e olha o resultado...para já não falar que uma AE encurta mais as "distâncias" (refiro-me ao tempo) que um simples IP 2x1.

Sim, eu acho que sim, já que fez-se uma inversao agora mesmo, que seja já a pensar no futuro, porque depois ao final consumismos mais recursos para fazer o mesmo (agora planea-se melhorar essa estrada, fez-se as obras e utiliza-se recursos humanos para fazer o projecto, e depois vao ter de gastar novamente recursos humanos para converte-la em autoestrada além de que vao ter de gastar novamente recursos materiais, e ao final fica mais caro).

Sobre isso da autoestrada qeu vao fazer ao outro lado da raia, que façam-a nao justifique que seja justo que atravesse o parque natural (eu sinceramente, ainda nao tenho claro por que é que querem faze-lo e nao concordo)

Barragon
December 3rd, 2008, 09:49 PM
O IC13 está em conclusão no troço Alter do Chão Portalegre.

Contudo é necessária uma intervenção noutros locais, nomeadamente uma ligação directa entre o Couço e Montargil por Santa Justa, de forma a não irmos dar uma volta ao bilhar grande a Mora. Uma variante a Ponte de Sor também é bem vinda.

rpc que eu saiba n esteve nada nos eia :ohno:

Portvscalem
December 4th, 2008, 09:42 PM
^^

Para fora de Lisboa

Eu imagino que estejas na brincadeira. µas ja agora, tal afirmacao pressupunha o estado nao ser portugues mas lisboeta....

o ministerio dos negocios estrangeiros lisboeta manda uns trocos para fora e tal...

Seria a logica da colonizacao, so que aplicada em territorio nacional e nao ultramarino...

No fundo, o teu comentario, que penso ter sido na brinca, nao difere do pensamento generalizado de muitos lisboetas, que sentem que trabalham mais e que produzem mais riqueza, e que logo possuem mais direitos sobre o estado, e o bolo de investimentos estatal...

As perguntas que se deveriam colocar a muitos lisboetas seriam estas:

-Aceitaria uma diminuicao acentuada de investimentos em Lisboa, em prol de regioes com amplo potencial mas menos desenvolvidas e com maior necessidade?

-Se respondeu nao, acha que enquanto lisboeta tem direito a aplicar na practica a sua resposta???

-Se repondeu sim, acha bem a escravatura, a colonizacao, a violencia domestica, a xenofobia, o racismo, ou o negocio de diamantes de sangue???

Se repondeu nao a esta ultima, e um simples hipocrita, se respondeu sim parabens!!! Tem direito a uma fotografia autografada pelo Hitler e a uma sessao de massagens concedidas pelo Mussolini....

Sim, e verdade, estou a apelar ao sentido de Etica muito profundo que as tantas muitos centralistas possuem la no fundo...

este post foi numa de brinca, mas com um fundinho de serio...

Luís Raposo Alves
December 5th, 2008, 03:23 AM
^^

Acho que o resto do país é fora de Lisboa, não é cá dentro...

E aliás, vocês do resto do país é que passam a vida a dizer que o estado é lisboeta, por isso não sei qual é o espanto...

sotavento
December 5th, 2008, 11:40 AM

bragança é daqueles casos de não lutarem por aquilo que deviam ...

Tem uma AE a 24km , uma linha de CF convencional a 21km , vão ter AV a 18km , aerodromo/aeroporto a 5km e nem piam ... querem é AE para Zamora a 90km e para amarante a 130km ... quando se se ligassem a chaves por AE e "puxassem" pela AV para junto da fronteira (ou mesmo do lado de cá) faziam melhor figura. :lol:

Por falar nisso ... há ali um ponto da linha Zamora-Ourense em que a fronteira fica a 2,5km de distancia ... giro giro era ver alguem a defender a criação duma linha de 25km desde esse ponto até Bragança (via aerodromo) e a reabertura da linha do Tua ... e claro uma AE Puebla-Bragança ... ou pelo menos algo mais do que a N103-1 ou -7 ... já nem sei qual é tãopocuo. :lol:

sotavento
December 5th, 2008, 12:20 PM

Não existe ??? tens a certeza ??? :lol:

Existir até existe ... vais é pelo meio das vinhas ... e é de terra batida. :bash:

Mas pouco mais a norte tens caminho alcatroado.

sotavento
December 5th, 2008, 01:04 PM
http://i146.photobucket.com/albums/r257/sotavento/2d0b6636.jpg

A24 prolongada até bragança/Quintanilha

A7 a seguir pro douro (a juntar-se ao IP2?)

IP2 seria o seguimento da A23 até Macedo via Guarda-Trancoso-Meda-Fozcoa-Freixo.Esp.Cinta-Mogadouro-MacedoCavaleiros

O tracejado é o seguimento da IC24 a sul do douro até lamego e afins ...

Os riscos a verde são estradas nacionais com boas possibilidades de "upgrade" para perfis de IP/IC ...

e claro ... o "upgrade" do IP4 para 2+2 faixas e separador de betão... :cheers:

sidenote: haviam de vêr as "paredes" que teriam de subir em metade dos riscos que a malta mete ai nos mapas ... :cheers:

A_Voz_Da_Figueira
December 5th, 2008, 04:00 PM
http://i146.photobucket.com/albums/r257/sotavento/2d0b6636.jpg

A24 prolongada até bragança/Quintanilha

A7 a seguir pro douro (a juntar-se ao IP2?)

IP2 seria o seguimento da A23 até Macedo via Guarda-Trancoso-Meda-Fozcoa-Freixo.Esp.Cinta-Mogadouro-MacedoCavaleiros

O tracejado é o seguimento da IC24 a sul do douro até lamego e afins ...

Os riscos a verde são estradas nacionais com boas possibilidades de "upgrade" para perfis de IP/IC ...

e claro ... o "upgrade" do IP4 para 2+2 faixas e separador de betão... :cheers:

sidenote: haviam de vêr as "paredes" que teriam de subir em metade dos riscos que a malta mete ai nos mapas ... :cheers:

separador de betão?:ohno:

Viriatuus
December 5th, 2008, 06:17 PM
^^

Tipo "New Jersey"...

Sotavento rapidamente, entre Braga e Chaves justifica auto-estrada e aqueles traços no Montesinho... "impossíveis"...:)

Wolf2009
December 6th, 2008, 01:44 PM
Tens razão o traz pessoas e empresas.

Wolf2009
December 6th, 2008, 01:44 PM
Para mim as duas coisas são igualmente importantes. Em relação à segunda que pensas ser mais importante o daniel322 respondeu bem:

Mas o IP2 vai ser feito. Só que não vai ser em AE. O que é um erro enorme, porque se vai gastar quase o mesmo e não vai ficar tão bem feito. Já agora, só utilizei o IP2 como fundamento para a minha explicação - os acessos àquela zona são miseráveis, é necessário melhorá-los.

Se formos a ver, a qualidade de vida de uma região também se aumenta assim.

concordo contigo.

rpc08
December 8th, 2008, 12:50 AM
A recém-inaugurada autovía espanhola A-62 depois de Ciudad Rodrigo em direcção a Portugal:

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/20081207elpyop_1.jpg

Foto do Jornal "El País"

Por fim, está pronta :banana:

Viriatuus
December 8th, 2008, 12:56 AM
^^

Por fim...:banana:

mynuster
December 8th, 2008, 12:59 AM
é bem :D

Barragon
December 8th, 2008, 01:12 PM
O melhor da foto é a placa a dizer portugal :D

A_Voz_Da_Figueira
December 8th, 2008, 03:10 PM
:banana::cheers: agora são só os 3 kms que faltam!

rpc08
December 8th, 2008, 03:15 PM
^^7. Dois do lado português e cinco do lado espanhol.

A_Voz_Da_Figueira
December 8th, 2008, 10:51 PM
são quase 3 do lado português. de Espanha como não sabia não quis inventar.

Barragon
December 10th, 2008, 07:10 PM
http://www.moptc.pt/tempfiles/20081210123420moptc.pdf

Finalmente a A4

Mateus_
December 10th, 2008, 07:14 PM
E cada vez menos entendo a ponte de Quintanilha (pseudo 2x2)... com 2 verdadeiras AE previstas...

Barragon
December 10th, 2008, 09:20 PM
Portagens só no túnel do Marão e na fronteira de Quintanilha :lol:

Viriatuus
December 10th, 2008, 09:46 PM
Mateus:

E cada vez menos entendo a ponte de Quintanilha (pseudo 2x2)... com 2 verdadeiras AE previstas...

É para se saber onde está exactamente a fronteira...?

Mateus_
December 10th, 2008, 10:54 PM
Mateus:

É para se saber onde está exactamente a fronteira...?

So se for!

slickman
December 12th, 2008, 09:44 AM
Qual o 1º lanço que estará pronto em Novembro de 2010???

A_Voz_Da_Figueira
December 12th, 2008, 08:17 PM
Vila Real - Amarante

Barragon
December 12th, 2008, 10:39 PM
Mas o túnel também?

A_Voz_Da_Figueira
December 12th, 2008, 10:44 PM
sim

Nephasto
December 12th, 2008, 11:05 PM
:lol:

Que comédia, essas datas!

A_Voz_Da_Figueira
December 12th, 2008, 11:18 PM
eu só digo o que o governo diz... o Barragon já disse que em 2006 estaria pronto:|

ricardo_mirandes
December 13th, 2008, 01:49 AM
Boas..
Em 2010 abre na "Autoestrada Transmontana" o troço Vila Real/sabrosa, Macedo de Cavaleiros e Variante Bragança..
Tambem em 2010 abre um troço no "Tunel do Marão", desde a actual A4 até ao nó do Padronelo..

O restante é só em 2011... :ohno:

Off-topic:
sou novo de registo mas acompanho este forum à mto mto tempo!! :lol:

Barragon
December 13th, 2008, 02:02 AM
Bem vindo caro Ricardo :okay:

A_Voz_Da_Figueira
December 13th, 2008, 12:51 PM
benvindo Ricardo.
Sabrosa? não será até ao suposto IC5?

ricardo_mirandes
December 13th, 2008, 05:32 PM
Boas..
De acordo com o que li nos jornais, e na net, o troço é o de Vila Real/Sabrosa, e não o troço Vila Real/Murça (ou nó do Pópulo, onde vai o Ic5 ligar à A4).

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/7424fb68500dfbb672e100.html

Se é o troço que estou a pensar, Vila Real/Sabrosa não sao mais que uns 6km's, ao passo que, o troço ao qual te referes inclui o dobro desses km's..

A_Voz_Da_Figueira
December 13th, 2008, 07:42 PM
pois eu sei onde é Sabrosa e onde é Murça. para mim dava-me jeito era que abrisse Vila Real - Pópulo, pois é o troço que faço. mas também sempre é bom que façam alguma coisa.

slickman
December 14th, 2008, 10:49 AM
Acho muita fruta. Conclusao em 2011 com tunel e tudo. Oxa-lá!

A_Voz_Da_Figueira
December 14th, 2008, 12:55 PM
slickman, vejo que concordas comigo. tu preferes que acabem tudo no mesmo ano (em 2011), a gente a mesma coisa (só que já em 2010).

rpc08
December 14th, 2008, 02:08 PM
Estranho, ainda para mais quando há pouco tempo se falava em 2012...:sly:

Quando a esmola é grande...

Barragon
December 14th, 2008, 02:37 PM
Fica tudo pronto, mas ainda com muito para fazer :lol:

A_Voz_Da_Figueira
December 14th, 2008, 03:53 PM
é... pôem aquilo com um separador de betão e pôem mais uma faixa. depois é que transformam numa AE decente:lol:

sotavento
December 15th, 2008, 09:30 PM
^^

Tipo "New Jersey"...

Sotavento rapidamente, entre Braga e Chaves justifica auto-estrada e aqueles traços no Montesinho... "impossíveis"...:)

Nepias ... uma IP 1+2 ali já é demais ... 1+1 na estrada actual "endireitada" (ou seja uma nova a direito) ... :lol:

daniel322
December 16th, 2008, 02:38 AM
Concessão Baixo Alentejo adjudicada a consórcio da Edifer

Estrada implica investimento de 270 milhões. O consórcio liderado pela Edifer ganhou a concessão da rodoviária Baixo Alentejo, informou esta segunda-feira o ministério das obras públicas.

A obra contempla um investimento de 270 milhões de euros.

O consórcio vence assim o outro liderado pela Somague, a Rota do Alentejo, que também tinha passado à fase final de negociações com o Governo.

«A escolha deste concorrente fundamentou-se na melhor classificação obtida em relação aos critérios de avaliação do programa de concurso», diz o ministério de Mário Lino em comunicado.
fonte (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1023730&div_id=1730)

Wolf2009
December 17th, 2008, 01:47 PM
em 2009 governo vai lançar mais seis concessões rodoviárias.
Obras na nacional dez nunca mais acabam agora estão a intrevir no troço Vila nogueira de Azeitão-Quinta do conde.
espero que uma das novas concessões beneficie Azeitão, setúbal e sesimbra.
em sesimbra é prenciso construir uma nova variante entre cotovia e sesimbra aliás a câmara já a propôs.
A construção da creba(circular regional externa de Brejos de Azeitão) é urgente ligação da N10 á A2 e construção de nó na A2 também esta via já foi proposta.

rpc08
December 17th, 2008, 06:43 PM
Lembram-se daquela foto de uma fronteira entre Portugal e Espanha em que a estrada portuguesa parecia um caminho de cabras e a espanhola era muito boa? Esta, mais precisamente?:

http://i40.photobucket.com/albums/e228/Steven_85/455519342_b271a73249_o.jpg

Pois bem, aqui está o outro lado da moeda:

http://www.idsal.com/Portugal_border_with_Spain_Jun03-small.jpg

fonte (www.idsal.com/Tour%202003.htm)

(A foto é um bocado pequena, no entanto é perceptível o sinal que diz "España")

;)

Viriatuus
December 17th, 2008, 06:56 PM
^^

Onde é que ficam? A primeira dá a sensação de ser em Trás-os-Montes, a segunda...

rpc08
December 17th, 2008, 06:58 PM
Não faço ideia; a primeira já li que era em Trás-os-Montes mas também já ouvi em Barrancos, embora não acredite muito nesta última hipótese; a segunda pelo mapa do site de onde a retirei parece-me entre Bragança e Sanábria.

Barragon
December 17th, 2008, 07:00 PM
A primeira é falsa.... meteram Portugal mas é outro país. Foi alterado no pshop.

rpc08
December 17th, 2008, 07:01 PM
Não sei se será...a placa é tipicamente espanhola mas na segunda foto a placa que diz España também me parece meia aportuguesada. E depois há o marco fronteiriço...

daniel322
December 17th, 2008, 07:04 PM
Lembram-se daquela foto de uma fronteira entre Portugal e Espanha em que a estrada portuguesa parecia um caminho de cabras e a espanhola era muito boa? Esta, mais precisamente?:

http://i40.photobucket.com/albums/e228/Steven_85/455519342_b271a73249_o.jpg

Pois bem, aqui está o outro lado da moeda:

http://www.idsal.com/Portugal_border_with_Spain_Jun03-small.jpg

fonte (www.idsal.com/Tour%202003.htm)

(A foto é um bocado pequena, no entanto é perceptível o sinal que diz "España")

;)

podem até as duas ser verdadeiras.. mas não são do mesmo sítio.. não batem certo.. repara lá nas marcas, numa é traço continuo, na outra não..

fred_mendonca
December 17th, 2008, 07:14 PM
Na fonte tem um mapa do percurso.

rpc08
December 17th, 2008, 07:21 PM
podem até as duas ser verdadeiras.. mas não são do mesmo sítio.. não batem certo.. repara lá nas marcas, numa é traço continuo, na outra não..

Nem eu estou a dizer que são no mesmo sítio. Lembro-me que quando esta imagem apareceu foi um escândalo, nós tínhamos estradas de porcaria, as espanholas eram todas boas e só acontecia isto nas nossas. Aqui está a prova provada que afinal não é só connosco que acontece; foi para isso que eu pus aqui estas imagens.

daniel322
December 17th, 2008, 07:26 PM
sim.. eu percebi a intenção..

Viriatuus
December 17th, 2008, 09:46 PM
Barragon

A primeira é falsa.... meteram Portugal mas é outro país.

Por acaso a paisagem até parece ser de Trás-os-Montes...

a segunda pelo mapa do site de onde a retirei parece-me entre Bragança e Sanábria.

Essa conheço-a eu e não tem nada a ver com o que vejo na foto...

José Alberto
December 18th, 2008, 02:32 AM
Foi por causa dessa foto (e porque não tinha nada para fazer) que estive a ver os postos fronteiriços de norte a sul. Tem coisas engraçadas... bem melhores que essa imagem e... dos dois lados (ah pois é!).

slickman
December 18th, 2008, 11:10 AM
^^ onde é que viste?

A 2ª foto não é de certeza a fronteira do Portêlo conforme rota no mapa. Passei lá há largos anos e não era nada disso. Por isso em 2003 não será pior.

José Alberto
December 19th, 2008, 01:47 AM
^^ onde é que viste?

Eu? vi desde o mar até Monfortinho. É engraçado aquilo... tenho certeza que vou acabar lá em baixo, só preciso de uns minutos.

slickman
December 19th, 2008, 09:48 AM
:) onde? em que site? fotos? ou fizeste rapidamente a viagem a todas as fronteiras :laugh:

sotavento
December 19th, 2008, 10:12 PM
Barragon

Por acaso a paisagem até parece ser de Trás-os-Montes...

Essa conheço-a eu e não tem nada a ver com o que vejo na foto...

Antigamente quando se passava de Evora por Reguengos e Mourão ... chegava-se á fronteira e ... pufff ... do lado espanhol era uma estradeca com macadame encarnado e prai 1,5m de largura. :lol:

A estrada de Beja por Ficalho( vulgo IP8) chega-se á fronteira e do lado de lá tem BERMAS ... buah

2500m mais a sul temos uma ponte na fronteira exactamente aonde esta deixa de ser pelo rio ... de ambos os lados é estradeca de terra batida ... baiscamente era a passagem portugal-espanha mais a sul antes de construirem a ponte de C.Marim-Ayamonte. :bash:

A dita ponte do Guadiana era ela ligada uma "via rapida" do lado Português e por uma via em perfil de IP do lado espanhol ... posteriormente construiram/adaptaram-na para perfil de Autopista do lado de lá portantos quem fica mal visto agora somos nós. :ohno:

2km acima da fronteira de ficalho temos um caminho municipal de ambos os lados ... em portugal é alcatroado e do lado espanhol é de terra batida. :evil:

2km a norte desse a mesma coisa ... alcatrao cá ... terra lá

depois andam-se uns 40km ao longo da fronteira até que se apanhe a proxima mancha de alcatrão junto á fronteira ... por estas alturas já estamos em Barrancos ...

como promenor engraçado ... tmeos um "istmo" isolado a norte de barrancos ... um pedaço de territorio portugues somente acessivel a nado ou via espanha.

Depois 20km a norte temos a estrada da Amareleja pra Valencia de Mombei ... caminhos municipais devidamente alcatroados de ambos os lados da fronteira.

Outros 20km e estamos na estrada de Mourão para Vilanova del Fresno (blhargh) ... que eu me lembre ainda tens a faixa de-cá-pra-lá a tornar-se numa autentica faixa de aceleração e a incorporar-se na faixa unica do lado de lá ... e pasme-se ... já reasfaltaram e alargaram a estrada ... já deve ter uns 3m de largura. :lol:

^^ Isto em cerca de 230km de fronteira é obra ... ou falta dela. :lol:

A fronteira mais a sul fica a 8km da costa ... a fronteira "oficial" seguinte fica 82km a norte ... barrancos +30km a norte ... e depois mais ou menos a cada 20km temos uma fronteirazita até lá acima. :ohno:

sotavento
December 19th, 2008, 10:13 PM
Nem eu estou a dizer que são no mesmo sítio. Lembro-me que quando esta imagem apareceu foi um escândalo, nós tínhamos estradas de porcaria, as espanholas eram todas boas e só acontecia isto nas nossas. Aqui está a prova provada que afinal não é só connosco que acontece; foi para isso que eu pus aqui estas imagens.

O problema é que os broncos do costume adoram dar enfase "apenas-e-só" ao que nos possa fazer passar vergonhas ... :lol:

sotavento
December 19th, 2008, 10:14 PM
E por falar nisso ... ali abaixo de badajoz temos uma pontezeca NACIONAL ... a ligar Elvas a Olivença ... :bash:

José Alberto
December 20th, 2008, 02:20 AM
:) onde? em que site? fotos? ou fizeste rapidamente a viagem a todas as fronteiras :laugh:

Google Earth.

A_Voz_Da_Figueira
December 20th, 2008, 11:33 AM
então quem é que te diz que a foto de Espanha não é em França? já houve algu´me que fez uma foto assim...

rpc08
December 20th, 2008, 01:35 PM
Google Earth.

Mas no Google Earth só consegues ver fotos aéreas e fotos do panoramio, que eu saiba não abrangem todas as fronteiras...

A_Voz_Da_Figueira
December 21st, 2008, 01:50 PM
as fotos aéreas abrangem todas. o panoramio quase todas.

rpc08
December 21st, 2008, 04:10 PM
Vamos lá a mais exemplos:

Batocas, Sabugal:

Do lado português
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/8748095.jpg

Do lado espanhol:
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/8748084.jpg

Algures na zona de Penamacor:
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/8748169.jpg

(Fonte: Panoramio)

Aquilo que é berrante nas fronteiras é que na maioria dos casos ainda são os espanhóis a terem que meter a placa identificativa de Portugal, mesmo que as nossas estradas nem estejam más...

Barragon
December 21st, 2008, 04:21 PM
:lol: Excelente.

Isso também acontece muitas vezes na fronteira entre concelhos.

Wolf2009
December 21st, 2008, 06:22 PM
:lol: Excelente.

Isso também acontece muitas vezes na fronteira entre concelhos.

Se estão a falar das placas isso também acontece aqui pois do lado de Sesimbra existe placa mas no lado de Setúbal esqueceram de por placa ao pior as localidades crescem e as placas de indicação da localidade continuam onde estavam anos ao décadas.

Barragon
December 21st, 2008, 06:33 PM
Não estamos a falar das placas, mas sim da qualidade do alcatrão.

Sky11
December 21st, 2008, 08:18 PM
EDIT

A_Voz_Da_Figueira
December 21st, 2008, 10:47 PM

Sky11
December 21st, 2008, 10:48 PM
:hilarious:hilarious
EDIT

alentejolover
December 21st, 2008, 10:49 PM
:ohno:

A_Voz_Da_Figueira
December 21st, 2008, 10:51 PM
Se estão a falar das placas isso também acontece aqui pois do lado de Sesimbra existe placa mas no lado de Setúbal esqueceram de por placa ao pior as localidades crescem e as placas de indicação da localidade continuam onde estavam anos ao décadas.

pior é que tiram as placas e não põem novas, como na Tocha.

Mateus_
December 23rd, 2008, 06:58 PM
Construção de novas auto-estradas positivo para "players" ibéricos

A intenção do Governo em lançar concursos para oito novas auto-estradas é uma notícia positiva para os players ibéricos de infra-estruturas, refere o departamento de research do BPI, que alerta contudo que a crise financeira pode pressionar as taxas de rentabilidade destes projectos.

Nuno Carregueiro

A intenção do Governo em lançar concursos para oito novas auto-estradas é uma notícia positiva para os “players” ibéricos de infra-estruturas, refere o departamento de “research” do BPI, que alerta contudo que a crise financeira pode pressionar as taxas de rentabilidade destes projectos.

O Negócios noticia hoje que a Estradas de Portugal (EP) está a estudar o lançamento de concursos para mais oito concessões rodoviárias, sendo que o Governo terá a última palavra sobre este novo pacote de estradas e auto-estradas, podendo optar por lançá-las a todas, ou apenas algumas.

Esta noticia tem um impacto “potencialmente positivo” para os players ibéricos de infra-estruturas”, refere o BPI no “Iberian Daily” de hoje.

Alerta contudo que as actuais condições do mercado de crédito “pode colocar pressão sobre as condições financeiras e em consequência sobre as taxas internas de rentabilidade” dos projectos”.

Estas novas concessões, que deverão estar em condições de ser lançadas já no primeiro trimestre do próximo ano, totalizam 745 quilómetros de vias, dos quais 450 quilómetros serão construídos de raiz. Os restantes 295 quilómetros são para gestão, manutenção e concessão.

Das oito novas subconcessões duas localizam-se na zona Norte, quatro no Centro e duas no Alentejo. A Norte, segundo apurou o Negócios, estão previstas as concessões Alto Douro, com 40 quilómetros de extensão, que serão totalmente construídos de raiz, e Tâmega, com um total de 70 quilómetros, metade dos quais de novas vias.

O BPI lembra que, além destes novos projectos, o Governo tem já em concurso a construção de mais seis concessões, além dos projectos de construção do novo aeroporto e do TGV.

in Jornal de Negocios

rpc08
December 23rd, 2008, 07:04 PM
Quais são essas? Não tinha ouvido falar...

Mateus_
December 23rd, 2008, 07:06 PM
Saiu hoje... Não sei mais.

rpc08
December 24th, 2008, 08:11 PM
De acordo com o "Correio da Manhã" de hoje a concessão Serra da Estrela está a ser estudada para ser em auto-estrada. Esta concessão será uma das 8 referidas no post #144.

Podes saltar de alegria Viriatuus :lol:, se bem que me vás dizer que assim os túneis ainda ganhariam mais sentido...se o disseres tens alguma razão, mas o percurso continua a ser o mesmo, segundo o jornal...

PS: O que eu não percebo é: se querem fazer esta em AE, porque é que não querem em AE a Guarda-Bragança que é muitíssimo mais importante?! :sly:

Barragon
December 24th, 2008, 08:21 PM
Será mais importante? é que atravessar uma serra tem que ser em 2x2.

rpc08
December 24th, 2008, 08:44 PM
Mas em termos de importância o IP2 tem mais, afinal de contas não só liga duas capitais de distrito como também uma região bastante carenciada.

Viriatuus
December 26th, 2008, 02:40 PM
Rpc08:

Podes saltar de alegria Viriatuus , se bem que me vás dizer que assim os túneis ainda ganhariam mais sentido...

Nem mais...:)

Barragon
December 28th, 2008, 03:09 PM
Quercus questiona auto-estrada Aveiro-Águeda

28.12.2008

A A Quercus considera "questionável" a opção de concretizar a nova ligação rodoviária Aveiro-Águeda com um perfil de auto-estrada. E não compreende porque é que esta se assume como "prioritária em relação à possibilidade de requalificar a linha ferroviária actualmente existente no corredor da Estrada Nacional n.º 230 entre aqueles dois municípios. "Regista-se, assim, mais uma vez, uma total falta de estratégia em termos do que deve ser mobilidade sustentável a nível regional", sustenta a associação ambientalista no parecer que enviou à Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito da consulta pública do projecto.

A Quercus partilha as preocupações já assumidas, publicamente, pela população de Santa Joana, na medida em que o eixo rodoviário proposto "introduz impactes negativos muito significativos no território". "Neste atravessamento será destruído o único corredor com funções ecológicas existentes na área, sobrepondo-se a uma linha de água que desagua no canal central da ria de Aveiro e a uma extensa área agrícola adjacente", aponta a associação. Além do "incremento muito significativo dos níveis de ruído que afectarão a população adjacente". O núcleo de Aveiro da Quercus demonstra ainda preocupação com o facto de a futura via rápida poder conduzir ao "'despejo' de milhares de viaturas na Avenida do Parque de Feiras", transformando aquela área "numa zona com enormes congestionamentos". Baixos níveis de segurança, degradação da qualidade do ar e ruído são os principais receios.

A associação receia que a via rápida despeje milhares de carros na Avenida do Parque das Feiras.

Público

A_Voz_Da_Figueira
December 28th, 2008, 10:30 PM
a N230 mais parece um caminho de cabras...

rpc08
December 29th, 2008, 12:00 AM
Vá, também já chega de emperrar tudo quanto é obra...

A_Voz_Da_Figueira
December 29th, 2008, 12:04 AM
mas para a Quercus a estrada é uma ligação secundária para além de lá viver a Cabrus Aveirus.:lol:

rpc08
December 29th, 2008, 12:06 AM
A N230 é das piores nacionais que conheço: muito estreita, muita curva, para além de não estar, digamos, concluída...

A_Voz_Da_Figueira
December 29th, 2008, 12:10 AM
é uma CC.

djou23
December 30th, 2008, 06:33 AM
com muitos acidentes devido ao constante cruzamento com o cf...

A_Voz_Da_Figueira
December 30th, 2008, 02:15 PM
em relação a CF não temos melhor que estrada para Vila Verde... enfiram 3 curvas numa estrada que podia (e devia!) ir a direito, de modo que quem vem do hipermercado ou de Vila Verde não vê se vem alguém da Figueira ou o comboio, quem vem da Figueira não vê se vem alguém de Vila Verde ou do hipermercado ou o comboio...:ohno:

mynuster
January 5th, 2009, 09:42 AM
Viseu lidera redução de mortes na estrada

O distrito de Viseu é a zona do país que com mais sucesso conseguiu diminuir os números da sinistralidade rodoviária. De mais de 100 mortos em 1997, reduziu para 28 mortos este ano, numa diminuição que se mantém ao longo dos anos.

Para a melhoria dos números contou a verdadeira revolução rodoviária que a zona sofreu, com a abertura das auto-estradas A25 e A24.

Recorde-se que por proposta do Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária Distrital, no âmbito das Acções de Sensibilização para a Prevenção e Segurança Rodoviária, o Governo Civil de Viseu, em colaboração com a Delegação Distrital das Estradas de Portugal e a Brigada de Trânsito da GNR, colocou em várias estradas do Distrito ( EN 229, EN 231 e IP3) silhuetas em tamanho natural alusivas às vitimas mortais dos acidentes rodoviários, com o objectivo de sensibilizar os condutores para a necessidade de uma condução prudente.

Os números mostram que as mortes nas estradas do distrito de Viseu têm vindo a baixar. No entanto, pretende-se que o número de vítimas seja reduzido ao mínimo e esta campanha tem por objectivo atingir esses fins.

Viseu Mais

mynuster
January 5th, 2009, 09:45 AM
A25 mata quatro vezes menos que o antigo IP5

A auto-estrada 25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, ficou completa há dois anos. Substituiu o Itinerário Principal 5 e os índices de sinistralidade melhoraram de forma abissal. Hoje morre-se quatro vezes menos.

"Resultou e muito a construção da A25", confidencia, ao JN, o tenente coronel Cardoso, responsável pela Brigada de Trânsito da GNR da zona centro do país, organismo que zela pela fiscalização do trânsito da mais importante ligação rodoviária de Portugal (Aveiro/Vilar Formoso) ao resto da Europa.

A nova auto-estrada - que atravessa os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda - ficou completa em finais de Setembro de 2006, substituindo o catastrófico IP5 e os números da sinistralidade, por exemplo, nos dois últimos anos de existência do I P5 e os dois primeiros da A25 não deixam duvidas. "Não há 'pontos negros', nem registo de locais de acumulação de acidentes", referiu o tenente coronel Cardoso.

Conforme se pode ver na infografia, nos últimos dois anos do IP5 (2005 e 2006), morreram 13 e 12 pessoas, enquanto que nos dois primeiros anos da A25 (2007 e 2008), os números baixaram para quatro e três vítimas mortais.

Até os casos de multas por excesso de velocidade têm diminuído nos últimos dois anos, com o chamado nó do Caçador, perto de Viseu, a ser o calcanhar de Aquiles dos automobilistas, dada a existência de um radar fixo, imposição do Tribunal Administrativo, devido ao perfil do traçado.

A redução do numero de acidentes na A25 em comparação com o IP5 é abissal. Até final de Outubro passado tinham-se registado 323 acidentes entre Aveiro e Vilar Formoso, bem longe dos 723 acidentes em 2002 quando existia o velho IP5.

Os números da sinistralidade dizem hoje, que na A25, Agosto, Outubro e Janeiro são os meses com maior numero de acidentes e que as vítimas mortais aconteceram mais nos meses de Março e Novembro.

No ano passado, por exemplo, na A25, no troço do distrito de Aveiro não houve qualquer vitima mortal, acontecendo o mesmo com o distrito da Guarda. Este ano, até Outubro passado, Viseu era o único que se podia vangloriar de não ter no traçado da A25 qualquer vitima mortal a encher a estatística.

Viseu é o distrito em que nos dois primeiros dois anos de existência da A25 mais condutores foram apanhados com excesso de velocidade, segundos dados da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana. Dos 27304 de 2007 e dos 22920 condutores deste ano, até finais de Novembro, 21562 e 14767 multas dizem só respeito a Viseu.

"Hoje o IC2 e a A1 têm mais acidente que a A25", assegura José Bismarck, comandante dos bombeiros de Albergaria-a-Velha, uma das corporações que estava quase sempre a prestar socorros no velho IP 5.

"Não só diminui significativamente o numero de acidentes como a gravidade dos mesmos", opina José Bismarck. "O que aconteceu é que deixaram de existir os choques frontais que havia no IP5", acrescentou. O comandante de Albergaria lembra, no entanto, que "estamos perante uma auto-estrada de montanha". "Mais segura que o IP 5 é sem duvida, agora em comparação com outras auto-estradas de montanha europeias, não o posso dizer", frisou.

in JN

Parisiano94
January 5th, 2009, 05:14 PM
Autarca de Matosinhos pede alargamento «imediato» da A28

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, defendeu hoje o lançamento «de imediato» das obras de alargamento da A28 na saída do concelho, mesmo sem o acordo com a Câmara do Porto.

«Estou a concentrar os meus esforços para convencer o ministro das Obras Públicas a lançar de imediato esta obra no lado de Matosinhos, já que a Câmara do Porto não chega a um acordo», afirmou Guilherme Pinto.

O autarca socialista refere-se ao alargamento do troço final da A28, entre o Nó de Sandim e a denominada Rotunda dos Produtos Estrela, onde aquela via entra no concelho do Porto, assumindo a designação de Avenida AEP.

Aquele troço está habitualmente congestionado, especialmente no sentido Norte/Sul, de entrada no Porto, maioritariamente com veículos que se dirigem ao Norte Shopping e ao Hospital Pedro Hispano.

«O alargamento da A28 é essencial para melhorar a fluidez do trânsito naquela zona», defendeu Guilherme Pinto.

A Estradas de Portugal anunciou, em meados do ano passado, a intenção de alargar a A28 entre o Nó de Francos, no Porto, e o Viaduto de Leça, no concelho de Matosinhos, mas a obra ainda não foi lançada.

Parisiano94
January 5th, 2009, 05:40 PM
A3 com quatro vias entre Águas Santas e Maia

2008-12-22
Alargamento garante maior fluidez de tráfego, segurança e conforto.

A Brisa – Auto-estradas de Portugal informa que estão concluídas as obras de alargamento de duas para quatro vias, do sublanço Águas Santas/Maia (A3 – Auto-estrada Porto-Valença), estando as novas vias abertas à circulação desde a noite de sexta-feira, dia 19.

O alargamento deste troço, que teve como objectivo melhorar as condições de circulação naquela zona da A3, desenvolveu-se ao longo de 5,3 km’s, entre Junho de 2007 e Outubro de 2008.

Esta melhoria na A3 envolveu um investimento de 17,7 milhões de euros e trouxe benefícios significativos para os automobilistas, quer ao nível da fluidez de circulação e do conforto, quer no que respeita à segurança rodoviária, uma vez que se tratava de um troço congestionado.

Ao longo do prazo da obra, a Brisa conseguiu garantir sempre níveis de segurança e de serviços adequados.

JoniP
January 5th, 2009, 10:52 PM
Autarca de Matosinhos pede alargamento «imediato» da A28

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, defendeu hoje o lançamento «de imediato» das obras de alargamento da A28 na saída do concelho, mesmo sem o acordo com a Câmara do Porto.

«Estou a concentrar os meus esforços para convencer o ministro das Obras Públicas a lançar de imediato esta obra no lado de Matosinhos, já que a Câmara do Porto não chega a um acordo», afirmou Guilherme Pinto.

O autarca socialista refere-se ao alargamento do troço final da A28, entre o Nó de Sandim e a denominada Rotunda dos Produtos Estrela, onde aquela via entra no concelho do Porto, assumindo a designação de Avenida AEP.

Aquele troço está habitualmente congestionado, especialmente no sentido Norte/Sul, de entrada no Porto, maioritariamente com veículos que se dirigem ao Norte Shopping e ao Hospital Pedro Hispano.

«O alargamento da A28 é essencial para melhorar a fluidez do trânsito naquela zona», defendeu Guilherme Pinto.

A Estradas de Portugal anunciou, em meados do ano passado, a intenção de alargar a A28 entre o Nó de Francos, no Porto, e o Viaduto de Leça, no concelho de Matosinhos, mas a obra ainda não foi lançada.

É mais que necessário.. É uma vergonha o tempo que está a demorar.. Pelos parâmetros dos contratos da Brisa até já deveria ter 4 vias em cada sentido..
E o nó junto à feira da Sra da Hora é fundamental para a fluidez da via e o descongistionamento da rotunda dos produtos estrela..

A3 com quatro vias entre Águas Santas e Maia

2008-12-22
Alargamento garante maior fluidez de tráfego, segurança e conforto.

A Brisa – Auto-estradas de Portugal informa que estão concluídas as obras de alargamento de duas para quatro vias, do sublanço Águas Santas/Maia (A3 – Auto-estrada Porto-Valença), estando as novas vias abertas à circulação desde a noite de sexta-feira, dia 19.

O alargamento deste troço, que teve como objectivo melhorar as condições de circulação naquela zona da A3, desenvolveu-se ao longo de 5,3 km’s, entre Junho de 2007 e Outubro de 2008.

Esta melhoria na A3 envolveu um investimento de 17,7 milhões de euros e trouxe benefícios significativos para os automobilistas, quer ao nível da fluidez de circulação e do conforto, quer no que respeita à segurança rodoviária, uma vez que se tratava de um troço congestionado.

Ao longo do prazo da obra, a Brisa conseguiu garantir sempre níveis de segurança e de serviços adequados.

Venha agora o alargamento até Sto Tirso e até à A7.. E da A4 até Campo.. E da A1 entre o nó de Coimbrões e o nó da A20 e da A20 entre a ponte do Freixo e o nó da A1..

Nephasto
January 6th, 2009, 01:27 AM
A A28 vai ser alargada entre a VCI e a ponde de Leça para 2x3?

Se sim, é realmente um grande erro. É obvio que o tráfego justifica alargarem para 2x4.

Rui_P
January 6th, 2009, 01:41 AM
A A28 vai ser alargada entre a VCI e a ponde de Leça para 2x3?

Se sim, é realmente um grande erro. É obvio que o tráfego justifica alargarem para 2x4.

O problema é o túnel da rotunda!

Mas li em qualquer lado que a rotunda ia ser reformulada... acho que a A28 ia passar por cima! Mas não tenho a certeza

Viriatuus
January 6th, 2009, 10:49 AM
^^

Não um dos problemas está na AEP que não pode ser alargada porque não vão deitar abaixo os plátanos que a bordejam. E o outro está no escoamento do tráfego norte/sul na saída para a rotunda que é uma questão externa à A28.

...acho que a A28 ia passar por cima

Nunca ouvi nada nesse sentido. Mas se o fizerem...:ohno: A propósito a passagem inferior permite - assim já foi projectada - o alargamento para 3x3, o que significa que o resto da A28 (em Matosinhos) poderia ser alargado para 4x4.

slickman
January 6th, 2009, 01:51 PM
^^

- o alargamento para 3x3, o que significa que o resto da A28 (em Matosinhos) poderia ser alargado para 4x4.

3x3 = 9, com 4x4 até arranca alcatrão :lol:

Queres dizer 2x3 e 2x4 :cheers:

Viriatuus
January 6th, 2009, 02:11 PM
^^

É óbvio...:nuts:

A_Voz_Da_Figueira
January 6th, 2009, 10:14 PM
eu pretendo 4+4 ou 2+4...:lol:

JoniP
January 6th, 2009, 10:50 PM
Nunca ouvi nada nesse sentido. Mas se o fizerem...:ohno: A propósito a passagem inferior permite - assim já foi projectada - o alargamento para 3x3, o que significa que o resto da A28 (em Matosinhos) poderia ser alargado para 4x4.

Fazia mais sentido ser 4+4 na avenida AEP e 3+3 em diante do que o contrário.. Dessa forma garantia-se uma via dedicada para aqueles que pretendem seguir em direcção á rotunda (que são muitos!) sem prejudicar os que pretendem seguir em frente dando maior fluidez ao conjunto.. Em relação ao não ser possível não sei se é bem assim pois ela já está com 3+3 e ainda n foi alargada.. Era acabar com a faixa bus tirar no centro etc.. Só mesmo vendo nas plantas..

Portvscalem
January 6th, 2009, 11:05 PM
a AEP, pode ter melhor destino....

3x3 no meio, e depois 2x2 dois nos extremos, numa vertente de avenida urbana a ser a espinha dorsal da zep...

corredor BUS ficaria na parte urbana da avenida... os plátanos, seriam parte de separadores entre a parte urbana e a via rápida...

Acho que é a melhor solução para a avenida AEP... e o Porto ganharia a sua única avenida " a sério"... jejejjee...

Portvscalem
January 6th, 2009, 11:06 PM
no fundo acabaria um 2x3x3x2... ou 5x5....

mas tb o crescimento da zep pode potenciar o tráfego...

a outra parte bem que deveria ser 4x4....

Viriatuus
January 6th, 2009, 11:12 PM
^^

Estão a esquecer-se dos plátanos...

JoniP
January 7th, 2009, 01:14 AM
O que eu disse não interfere com os plátanos.. A sugertão do portvscalem é um pouco mais utópica infelizmente claro..

Parisiano94
January 7th, 2009, 07:02 PM
Os estudos prévios da A-28 entre Caminha e Valença e da ligação de Paredes de Coura à A-3 são consignados na segunda-feira 22 de Outubro de 2007, numa cerimónia que será presidida pelo secretário de Estado das Obras Públicas, foi hoje divulgado.

Fontes autárquicas disseram à Lusa que a cerimónia de consignação terá lugar pelas 12:00 no Gabinete de Apoio Técnico do Vale do Minho, em Valença.

As empresas adjudicatárias terão 390 dias para dar por concluídos os estudos, que se destinam a caracterizar e avaliar várias alternativas de traçado e soluções construtivas, englobando diversas componentes técnicas, como geologia, tráfego, impacte ambiental e viabilidade económica.

Ja passaram 390 dias e nenhuma novidade ! Acham normal ?

rpc08
January 7th, 2009, 07:12 PM
Aqui em Portugal tem que se dar sempre um desconto igual à idade :nuts:

A_Voz_Da_Figueira
January 7th, 2009, 09:37 PM

slickman
January 7th, 2009, 10:22 PM
no fundo acabaria um 2x3x3x2... ou 5x5....

mas tb o crescimento da zep pode potenciar o tráfego...

a outra parte bem que deveria ser 4x4....

Mais parece um esquema tactico de futebol. Olha que o Ramo de Flores ainda copia para ver se ganha ao FCP :lol:

Rui_P
January 8th, 2009, 12:26 AM
O que eu disse não interfere com os plátanos.. A sugertão do portvscalem é um pouco mais utópica infelizmente claro..

Não é nada utópico! Basta eliminar os taludes laterais! Entre os plátanos e os muros dos armazéns vão quase 10 metros, que chega e sobra para meter lá 2 faixa e manter a ciclovia existente que neste momento não tem utilidade alguma!

Viriatuus
January 8th, 2009, 12:32 AM
^^

Não devemos estar a viver na mesma cidade... ou então algum de nós anda a precisar de visita rápida ao oftalmologista... 10 metros entre os plátanos e os muros dos armazéns?....:nuts::nuts:

Rui_P
January 8th, 2009, 12:33 AM
A azul a actual ciclovia

A vermelho a distância de 9 metros entre a ciclovia e o muro!

http://img510.imageshack.us/img510/3203/semttulo25uq8.jpg (http://imageshack.us)
http://img510.imageshack.us/img510/semttulo25uq8.jpg/1/w672.png (http://g.imageshack.us/img510/semttulo25uq8.jpg/1/)

Mantém-se portanto as 3 faixas na AIP, e lateralmente surgiriam 2 faixas, uma exclusiva de bus ou eléctrico e outra automóvel para estruturar o trânsito na ZEP

Viriatuus
January 8th, 2009, 12:44 AM
^^

E os plátanos? Porque é exactamente nesses 9 metros que eles estão...

Rui_P
January 8th, 2009, 12:53 AM
Não quero teimar, mas pensava que estavam entre a estrada e ciclovia!

ainda assim não passa a ser problema já que se pode suprimir facilmente o separador central ganhando praticamente 3 metros de cada lado!

Rui_P
January 8th, 2009, 12:54 AM
Trocando por miúdos, existem 60 metros disponíveis dos quais apenas 30 serão necessários para uma via de alta densidade 3x3!

Rui_P
January 8th, 2009, 02:42 AM
Já que estamos a falar na zona deixo aqui um caso que considero estupido!

http://img155.imageshack.us/img155/4564/semttulo26zl8.jpg (http://imageshack.us)
http://img155.imageshack.us/img155/semttulo26zl8.jpg/1/w1024.png (http://g.imageshack.us/img155/semttulo26zl8.jpg/1/)

Ora, na zona a vermelho, o acesso VCI - AIP faz-se numa via de 2 faixas.

Na zona a azul, essa via é reduzida a 1 faixa para se proceder ao cruzamento com a AIP.

No entanto, esse acesso faz-se com direito a cedencia de passagem na zona verde em 2 faixas de novo.

Ou seja, perdendo a AIP a prioridade, o porquê de atrofiar a vida de 2 para 1 e de novo para 2!

o mais correcto no entanto seria, manter o atrofio da via de 2 para 1 e criar uma linha continua, a amarelo evitando assim que quem circula na avenida AIP tenha de parar e ceder passagem!

Parisiano94
January 8th, 2009, 01:06 PM
Realmente essa intersecção ta muito mal feita :ohno:
Cada vez que passei nessa zona, sempre la vi acidentes ! Não sei porque não deixam ficar as 2 vias ! Não é o espaço que falta !
Com mais un tunel para quem vem da AIP com destino à VCI direcção Arrabida (assim ja não haveria "mistura" de condutores que querem ir para esquerda e outros no mesmo tempo para direita !), o problema estaria resolvido !

A_Voz_Da_Figueira
January 8th, 2009, 06:14 PM
realmente tá um bocado mal feito. também já aí apanhei um acidente.

rpc08
January 11th, 2009, 07:41 PM
5 fotografias do IC13 no cruzamento com a N18, próximo de Portalegre, tiradas em Dezembro. Fica-me a dúvida se este troço (Portalegre-Alter) já está todo ou se estão abertos apenas os primeiros quilómetros. Num site li que já está todo aberto, noutro li que falta abrir entre o Crato e Alter e que a inauguração será em Fevereiro/Março...

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/5-1.jpg

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/3-1.jpg

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/4-1.jpg

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/2-1.jpg

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/1-1.jpg

Fonte: Blog "Ver Portalegre" (http://verportalegre.blogspot.com/2008/12/ic-13.html)

Nephasto
January 11th, 2009, 08:53 PM
O 2º troço só abre depois, como disseste.

É giro ver fotos do 1º troço aberto.
Estive nessa obra no início de Outubro. :)

rpc08
January 11th, 2009, 10:17 PM
^^E que tal, ficou boa? :)

Gustavo__Almeida__
January 11th, 2009, 11:15 PM
Obrigado pelas fotos rcp:) Boas estradas e como não podia deixar de ser linda paisagem:)

alentejolover
January 11th, 2009, 11:20 PM
Boas fotos ...nao costumo ir para esses lados:ohno:

Barragon
January 12th, 2009, 01:47 AM
Boa boa.

Parisiano94
January 12th, 2009, 08:13 PM
Queda dos preços do petróleo melhora tráfego nas auto-estradas portuguesas

O tráfego médio diário nas auto-estradas sem custo para o utilizador (SCUT) avançou 1,3% no mês de Dezembro, de acordo com a Estradas de Portugal. Este foi o melhor desempenho desde Abril do ano passado, um comportamento que o Milllennium Investment Banking (IB) associa à quebra nos preços do petróleo neste período.

O tráfego médio diário nas auto-estradas sem custo para o utilizador (SCUT) avançou 1,3% no mês de Dezembro, de acordo com a Estradas de Portugal. Este foi o melhor desempenho desde Abril do ano passado, um comportamento que o Milllennium Investment Banking (IB) associa à quebra nos preços do petróleo neste período.

Numa nota de análise divulgada hoje, o analista do Millennium IB, António Seladas, apresenta os dados divulgados pela Estradas de Portugal relativos ao mês de Dezembro. Estes dados revelam que o tráfego médio diário cresceu 1,3% no último mês do ano, depois de ter cedido 0,3% em Novembro. Esta foi a variação mais acentuada desde Abril, mês em que avançou 2,3%.

O banco de investimento sublinha que estes dados revelam “uma clara melhoria nos números apresentados face aos meses anteriores excepto no Algarve”. “A descida dos preços do petróleo está inequivocamente a beneficiar o tráfego tal como prejudicou durante a primeira metade de 2008, apesar do ritmo do abrandamento económico ter aumentado”, refere António Seladas.

O mesmo analista adianta que a quebra de 2,7% registada no tráfego médio diário “está claramente relacionada com o ambiente económico e a queda dos preços do petróleo não foi suficiente para o contrabalançar”.

O banco acredita que os crescimentos mais acentuados se deverão registar “apenas depois do final do primeiro trimestre de 2009, pois o primeiro trimestre do ano passado foi muito forte”.

As acções da Brisa seguiam a valorizar 0,32% para os 5,58 euros, enquanto a Mota-Engil negociava nos 2,63 euros, estável face ao fecho da sessão anterior.

A_Voz_Da_Figueira
January 12th, 2009, 10:07 PM
Obrigado pelas fotos rcp:) Boas estradas e como não podia deixar de ser linda paisagem:)

RPC!

rpc08
January 12th, 2009, 10:33 PM

E já agora, Gustavo: as fotos não são minhas, como tu erradamente referenciaste no sub-forum internacional das auto-estradas: foram retiradas de um blog, está lá o link...mas fizeste bem tê-las lá metido, sempre é uma boa estrada, e nova :)

Andre_Filipe
January 13th, 2009, 04:48 AM
AIP? Mas então não é AEP? Avenida da Associação Empresarial de Portugal penso eu.

Parisiano94
January 13th, 2009, 01:54 PM
AIP? Mas então não é AEP? Avenida da Associação Empresarial de Portugal penso eu.

Avenida da Associação Industial Portuense.

Viriatuus
January 13th, 2009, 10:04 PM
É AEP

Mateus_
January 13th, 2009, 11:16 PM
é AEP desde 1999

Rui_P
January 14th, 2009, 01:13 AM
Avenida da Associação Empresarial de Portugal, chamou-se outrora, como o nome inicial da própria associação, Avenida da Associação Industrial Portuense.

O primeiro nome aliás, foi Avenida do Marechal Carmona.

O próprio GE, e a grande maioria dos mapas disponiveis da cidade designam-na por Avenida AIP. Os próprios portuenses chamam com maior facilidade AIP. Nomes que ficam... como a rotunda dos produtos estrela!

Portvscalem
January 14th, 2009, 03:08 PM
A questão dos plátanos nunca me passou ao lado...

o simples alargamento para 4x4, rebenta com os plátanos todos... a minha porposta mantém dois separadores para os plátanos...

se calhar seria preciso roubar um pouco de espaço às fábricas, mas tb como aquilo vai tudo sair dali, não vejo o problema... e eventualmente, um ou outro plátano mal alinhado, acabaria por ser abatido... mas nunca seria uma chacina....

E não acho a minha proposta tão utópica assim...

o Rui Rio propôs enterrar toda a avenida...

E por mim tb se colocavam uns passeios bem largos de cada lado e nesses comtemplada uma ciclovia...

Ficava uma avenida do caraças... larga e comprida e muito arborizada... e resolvia o estrangulamento da A28... e com jeitinho corrigia-se um ou outro problema de segurança..

Portvscalem
January 14th, 2009, 03:13 PM
já agora, qual a largura da avenida com esses 9 metros de cada lado???

A_Voz_Da_Figueira
January 14th, 2009, 03:14 PM
IC1 está melhor.

Rui_P
January 14th, 2009, 04:14 PM
As contas são estas.

A avenida tem cerca 60 metros de largura.

Para proteger os plátanos é necessário, dos dois lados, deixar uma faixa de 2metros a contar 12 metros de cada um dos muros.

Portanto as contas são 12 + 2 + 30 + 2 + 12 = 58 metros

No centro,nos 30 metros dá para 3x3 à larga ou 4x4 no máximo de capacidade.

Nas laterias dá para manter a ciclovia (moderna) + uma faixa de bus + uma faixa de trânsito normal de ligação à ZEP + passeios!

rpc08
January 14th, 2009, 07:15 PM
IC1 está melhor.

IC1? agora é A28 :lol: Se bem que nunca cheguei a perceber porque é que uma auto-estrada tem nome de avenida...deve ser caso raro...

Rui_P
January 14th, 2009, 07:24 PM
IC1? agora é A28 :lol: Se bem que nunca cheguei a perceber porque é que uma auto-estrada tem nome de avenida...deve ser caso raro...

coisas do PRN, as estradas têm diversos nomes porque integram diferentes estruturas viárias.

é como algumas EN têm nome específico dentro de algumas cidades.

ainda falta a designação de estrada europeia... EXX

Ou seja, a antiga avenida Marechal Carmona, rebaptizada como avenida da Associação Industrial Portuense que mudou de nome em 1999 para avenida da Associação Empresarial de Portugal, integra o itinerário complementar numero 1, IC1, no qual faz parte a auto-estrada numero 28, A28, sob concessão da AENOR que por usa vez não faz parte da rede europeia de estradas.

confuso?? :nuts::nuts::nuts:

Rui_P
January 14th, 2009, 07:29 PM
já agora, sendo eu leigo nesta matéria, esclareço dentro do que eu penso que está correcto...

Em portugal existem 4 categorias de estradas de importância nacional.

ER - estrada regional

EN - estrada nacional

IC - itinerário complementar

IP - itinerário principal

dentro destas categorias, que estabelece a rede de estradas em Portugal, poderão alguns deles, sempre os IC e IP, ter perfil de auto-estrada, ou seja....

no mínimo 2x2, em canal próprio, sem cruzamentos, com vias de aceleração e desaceleração e vedado da envolvente.

resumindo, um IC ou IP não tem de ser sempre auto-estrada, mas uma auto-estrada é sempre um IC ou IP!

rpc08
January 14th, 2009, 08:49 PM
^^Está certo aquilo que referiste, excepto no último ponto: nem todas as auto-estradas são IP's/IC's. A excepção é a A21 (Ericeira-Mafra-Malveira) que é de titularidade municipal.

Agora inventaram as ER's, mais umas para fazer monte quando são do mesmo tipo das EN's...

De qualquer forma eu estava a querer dizer que é muito raro auto-estradas ou IP's terem nome de avenida, aliás esta AEP é a única que me lembro de momento...

Rui_P
January 14th, 2009, 10:01 PM
Não é bem só esta...

é o equivalente à Avenida Eng. Duarte Pacheco, Avenida General Norton de Matos ou Avenida Infante D. Henrique em Lisboa

Parisiano94
January 14th, 2009, 10:14 PM
coisas do PRN, as estradas têm diversos nomes porque integram diferentes estruturas viárias.

é como algumas EN têm nome específico dentro de algumas cidades.

ainda falta a designação de estrada europeia... EXX

Ou seja, a antiga avenida Marechal Carmona, rebaptizada como avenida da Associação Industrial Portuense que mudou de nome em 1999 para avenida da Associação Empresarial de Portugal, integra o itinerário complementar numero 1, IC1, no qual faz parte a auto-estrada numero 28, A28, sob concessão da AENOR que por usa vez não faz parte da rede europeia de estradas.

confuso?? :nuts::nuts::nuts:

Não está certo porque a avenida AEP não faz parte da A28 ! A A28 acaba em Matosinhos no cruzamento com a A4 ! A partir daí passa a ser unicamente IC1.

Parisiano94
January 14th, 2009, 10:16 PM
Quando começam as obras de alargamento de 2 para 4 faixas no sublanço Maia-Famalicão da A3 ?

Rui_P
January 14th, 2009, 10:27 PM
Correcção...

A A28 faz parte da concessão litoral norte e é a auto estrada Porto - Caminha e não Matosinhos - Caminha que começa no nó com a VCI.

...na saída para Matosinhos começa a Concessão Litoral Norte da EuroScut Norte.

JoniP
January 14th, 2009, 10:52 PM

Tem o nome de Avenida porque está sobre a tutela da câmara do porto e não da estradas de portugal.. Surgiu como avenida e posteriormente foi integrada no plano rodóviário nacional mas sem perder a tutela da câmara.. É também por esta razão que o alargamento está demorado pois a estradas de portugal tem que negociar com a câmara a solução de alargamento e consequente passagem de tutela da CMP para a EP.. Já a estrada da cicunvalação (EN12) está sob a tutela da EP e deverá seguir o sentido inverso para se tornar numa avenida.

Não está certo porque a avenida AEP não faz parte da A28 ! A A28 acaba em Matosinhos no cruzamento com a A4 ! A partir daí passa a ser unicamente IC1.

Correcção...

A A28 faz parte da concessão litoral norte e é a auto estrada Porto - Caminha e não Matosinhos - Caminha que começa no nó com a VCI.

Correção 2!

A A28 começa na Ponte da Arrábida - Nó de Francos - AEP - Caminha!

Quando começam as obras de alargamento de 2 para 4 faixas no sublanço Maia-Famalicão da A3 ?

Também gostava de saber.. Mas em principio seguindo a lógica dos alrgamentos da brisa talvez começe por 3+3 com a faixa de rodagem já preparada para 4+4.. Tembém gostava de saber quando começam as obras de alargamento da A4 com a construção do novo túnel.. É urgente..

Parisiano94
January 14th, 2009, 10:55 PM
Correcção...

Mas então qual é a razão do sinal "fim da A28" no nó da A4 ?

Parisiano94
January 14th, 2009, 11:00 PM
Também gostava de saber.. Mas em principio seguindo a lógica dos alrgamentos da brisa talvez começe por 3+3 com a faixa de rodagem já preparada para 4+4.. Tembém gostava de saber quando começam as obras de alargamento da A4 com a construção do novo túnel.. É urgente..

Falei em 4 vias porque acabei de ver este link: http://www.viaponte.pt/publicweb/html/pt/3projpt-uno.asp?rf=3-mPo-1-101-0-0
O estudo prévio e o projecto de execução acabaram-se em 2006 se me fio no que está indicado no documento.

JoniP
January 14th, 2009, 11:07 PM
Falei em 4 vias porque acabei de ver este link: http://www.viaponte.pt/publicweb/html/pt/3projpt-uno.asp?rf=3-mPo-1-101-0-0
O estudo prévio e o projecto de execução acabaram-se em 2006 se me fio no que está indicado no documento.

Todos os projectos de alargamento que a Brisa tem feito nos ultimos anos estão preparados para 2x4 mas, se o tráfego actual, ainda não o justificar alargam para 2x3 estando a via preparada para 2x4 sem ser necessário expropriações alargamentos de viadutos, etc.. Por isso é natural que os projectos sejam encomendados como 2x4 mas não necessáriamente na 1ª fase.. Mas pode até ser o caso, não tenho a certeza..

Parisiano94
January 14th, 2009, 11:15 PM
Todos os projectos de alargamento que a Brisa tem feito nos ultimos anos estão preparados para 2x4 mas, se o tráfego actual, ainda não o justificar alargam para 2x3 estando a via preparada para 2x4 sem ser necessário expropriações alargamentos de viadutos, etc.. Por isso é natural que os projectos sejam encomendados como 2x4 mas não necessáriamente na 1ª fase.. Mas pode até ser o caso, não tenho a certeza..

Ok JoniP obrigado pela informação :wink2:

Portvscalem
January 14th, 2009, 11:46 PM
As contas são estas.

Para proteger os plátanos é necessário, dos dois lados, deixar uma faixa de 2metros a contar 12 metros de cada um dos muros.

Nas laterias dá para manter a ciclovia (moderna) + uma faixa de bus + uma faixa de trânsito normal de ligação à ZEP + passeios!

Estou completamente de acordo. É precisamente isso!

JoniP
January 15th, 2009, 12:15 AM
As contas são estas.

No centro, 3+3 já lá estão e ainda não se usou o espaço todo por isso não sei se não dará para 4 logo no centro..

Rui_P
January 15th, 2009, 12:41 AM
Correção 2!

A A28 começa na Ponte da Arrábida - Nó de Francos - AEP - Caminha!

Lol, não quero parecer piquinhas mas...

correcção 3...

o troço da arrábida até nó de Francos é A1, IP1 O nó de Francos é o cruzamento da A28, A20 e A1.

mas pronto... isto são pormenores!

Rui_P
January 15th, 2009, 12:49 AM
No centro, 3+3 já lá estão e ainda não se usou o espaço todo por isso não sei se não dará para 4 logo no centro..

Depende do que se construir.

Se for perfil de auto-estrada são necessários ...

3,5m por faixa * 6 = 21

0,6m para o separador central

pelo menos 2 metros de berma exterior = 4

1m de berma interior = 2

tudo igual a 27,6 metros

sobram cerca de 3 metros que distribuidos dão 3,5metros de berma exterior em cada lado (o normal são 3) ou então...

Para fazer as 4 faixas seria necessário eliminar as bermas exteriores.

No entanto, e dado que se pretende manter os plátanos, essas bermas exteriores terão muito mais utilidade como jardim envolvendo as árvores e fazendo uma inserção perfeita da auto-estrada em ambiente urbano.

JoniP
January 15th, 2009, 01:07 AM
Lol, não quero parecer piquinhas mas...

correcção 3...

o troço da arrábida até nó de Francos é A1, IP1 O nó de Francos é o cruzamento da A28, A20 e A1.

mas pronto... isto são pormenores!

Eu também não quero parecer piquinhas! Mas posso comprovar que tenho razão! Link em baixo:

http://www.estradasdeportugal.pt/docs/classae.pdf

Depende do que se construir.

Se for perfil de auto-estrada são necessários ...

3,5m por faixa * 6 = 21

0,6m para o separador central

pelo menos 2 metros de berma exterior = 4

1m de berma interior = 2

tudo igual a 27,6 metros

sobram cerca de 3 metros que distribuidos dão 3,5metros de berma exterior em cada lado (o normal são 3) ou então...

Para fazer as 4 faixas seria necessário eliminar as bermas exteriores.

No entanto, e dado que se pretende manter os plátanos, essas bermas exteriores terão muito mais utilidade como jardim envolvendo as árvores e fazendo uma inserção perfeita da auto-estrada em ambiente urbano.

Com jeitinho pode ser que vá lá! Além disso naquela zona, sem grande prejuizo, poder-se ia usar vias com 3 metros o que permintia ganhar 3 metros em relação às tuas contas! E se as bermas forem mais curtas também não é grave..

Rui_P
January 15th, 2009, 01:12 AM
Eu também não quero parecer piquinhas! Mas posso comprovar que tenho razão! Link em baixo:

http://www.estradasdeportugal.pt/docs/classae.pdf

ganhaste! :nuts:

Com jeitinho pode ser que vá lá! Além disso naquela zona, sem grande prejuizo, poder-se ia usar vias com 3 metros o que permintia ganhar 3 metros em relação às tuas contas! E se as bermas forem mais curtas também não é grave..

isso é que acho impossível, as normas de segurança não permitirão faixas com menos de 3,5 metros.. nem na VCI nos troços mais estreitos isso acontece.

ainda por cima numa via com tanto camião!

Rui_P
January 15th, 2009, 01:27 AM
Já que o Presidente da Junta de Rio Tinto não se mexe... gostaria de saber até onde posso levar o meu protesto!

A total ausência da indicação de Rio Tinto nas auto-estradas do Porto, em especial na VCI.

As duas úncias placas que indicam Rio Tinto estão na A4 saída Ermesinde/Rio Tinto e na A3 saída Rio Tinto/Gondomar

Na VCI, via que serve de acesso a todos os Rio Tintenses a ausência de indicação nos nós das Antas e do Mercado são completamente despropositadas. Ou é mais interessante a indicação de Zona Comercial?

O nó das Antas está a 1500m da Areosa/Rio Tinto e o nó do Mercado está a 1200m de Rio Tinto!

djou23
January 16th, 2009, 07:56 AM
José Sócrates deverá presidir à adjudicação da Concessão Rodoviária Baixo Alentejo

O Primeiro-ministro vai deslocar-se, em breve, ao Distrito de Beja para presidir à adjudicação da Concessão do Baixo Alentejo, revelou à Rádio Pax fonte próxima do Gabinete de José Sócrates.

Em Dezembro passado o Governo anunciou que a Concessão Baixo Alentejo foi adjudicada ao Consórcio Grupo Rodoviário do Baixo Alentejo, liderado pela Iridium e pela Edifer. Segundo o Governo “a escolha deste concorrente fundamentou-se na melhor classificação obtida em relação aos Critérios de Avaliação do Programa de Concurso”.
A proposta do consórcio vencedor resulta num esforço financeiro para a Estradas de Portugal, SA de 287 milhões de euros.
De acordo com o Ministério das Obras Públicas a Concessão prevê a construção de uma nova auto-estrada entre Sines e Beja (IP8), parcialmente portajada, além da construção do IP2 entre Évora e S. Manços e da ER261-5 entre Sines e Santo André, bem como a beneficiação e conservação de outras estradas já em serviço.

Rádio Pax

jifagu
January 18th, 2009, 01:13 AM
Hola :wave: dende Galicia. Eu quería saber se xa está aberto o primeiro tramo da A28 / IC1. Este (http://maps.google.es/maps?hl=es&ie=UTF8&ll=41.899722,-8.778934&spn=0.031751,0.054932&t=h&z=14)

Obrigado

Parisiano94
January 18th, 2009, 05:11 AM
Hola :wave: dende Galicia. Eu quería saber se xa está aberto o primeiro tramo da A28 / IC1. Este (http://maps.google.es/maps?hl=es&ie=UTF8&ll=41.899722,-8.778934&spn=0.031751,0.054932&t=h&z=14)

Obrigado

Sim desde 30 Abril de 2008 mas cuidado porque esses 5 novos kilometros so são um acesso à A28 (quer dizer 2 faixas+1) que começa mais acima em Vilar de Mouros.

Parisiano94
January 20th, 2009, 06:58 PM
http://zepload.com/images/1232474587_pt.jpg

Em azul => autoestradas em serviço
Em vermelho => autoestradas em obras (ou proximamente em obras)

Sky11
January 20th, 2009, 08:33 PM
^^Bom trabalho :okay:
Acho que só falta aí o troço do IP2 entre Celorico e Trancoso - será AE.

rpc08
January 20th, 2009, 08:41 PM
^^Exactamente.

Aproveitando o mapa do Parisiano94 fiz o mesmo para o resto do país. Espero que ele não se importe :)

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/mapa1.jpg

Acrecentei algumas AE's a cinzento - são AE's que já foram faladas mas nada mais que isso, ou então dúvidas. No caso da A28 ela vai ser feita mas não se sabe quando; No caso do IP8 e do IC31 não se sabe se será AE ou IP...

Sky11
January 20th, 2009, 08:44 PM
^^Que número é esse da AE a vermelho que termina em Badajoz e virá de Córdoba? A-91?

Pequeno acerto: o IC3 entre Tomar e a A23 já é AE.

rpc08
January 20th, 2009, 08:48 PM
^^Que número é esse da AE a vermelho que termina em Badajoz e virá de Córdoba? A-91?

:yes:

El_Prozac
January 20th, 2009, 08:55 PM
A zona a sul do porto e em redor de Coimbra vai ficar um aborto. Enorme excesso de auto-estradas paralelas, a pouquissimos quilómetros umas das outras. Mau planeamento no seu melhor....

Já para nao falar de algumas à volta de Lisboa. A A10 é absolutamente inútil.

PS- Já agora, andei a ver noutros paises se havia alguma situação de autoestradas paralelas muito juntas... Pelo menos em Espanha vi algumas que praticamente se colam... Algo que eu não vi, foram 3 auto estradas paralelas, do modo como vão ficar cá junto ao Porto...

Parisiano94
January 20th, 2009, 09:02 PM
^^Exactamente.

Aproveitando o mapa do Parisiano94 fiz o mesmo para o resto do país. Espero que ele não se importe :)
Acrecentei algumas AE's a cinzento - são AE's que já foram faladas mas nada mais que isso, ou então dúvidas. No caso da A28 ela vai ser feita mas não se sabe quando; No caso do IP8 e do IC31 não se sabe se será AE ou IP...
Ja tinha começado a fazer a parte sul mas foste mais rapido a publicar :lol:
O IP2 vai mesmo ser em autoestrada na zona de Portalegre ?

Mateus_
January 20th, 2009, 09:07 PM
^^Exactamente.

http://i295.photobucket.com/albums/mm158/rpc08/Estradas%20de%20Portugal/mapa1.jpg

Excelente trabalho dos 2!

Penso que falta a A43 até ao IC24 (Aguiar de sousa). O IC 11/A18 não esta previsto até Peniche pela Lourinhã?

Parisiano94
January 20th, 2009, 09:11 PM
Ja agora, uma autoestrada que não está no mapa mas que faria sentido é a Santo Tirso (A3) - Sobrado (A42) que permitiria um desvio completo da cidade do Porto. Porque no futuro vamos ter 3 autoestradas paralelas entre Porto e Aveiro mas quem quizer ir de Braga para Aveiro, continuará de ter de passar pela VCI :ohno:.

Barragon
January 20th, 2009, 09:37 PM
Excelente trabalho :yes:

Viriatuus
January 20th, 2009, 10:38 PM
Bom trabalho de facto!

Mas tenho duas dúvidas.

1 - O IP2 entre Belver e Estremoz é mesmo em auto-estrada?

2 - Não está em falta do lado espanhol a CL-517 e a ligação Bragança/Leon?

Supondo que o mapa irá ficar assim há alguns buracos na rede. Os mais críticos são o de Gaia/Albergaria/Viseu/Vila Real e o de Mangualde/Guarda/Castelo/Branco/Tomar/Coimbra. Os de Bragança/Guarda, Abrantes/Évora e Évora/Beja também merecem algo mais... E a excentricidade de Braga também não é compreensível...

Viriatuus
January 20th, 2009, 10:45 PM
A propósito das ligações espanholas:

http://www.jcyl.es/scsiau/Satellite/up/es/Institucional/Page/PlantillaDetalleContenido/1138708534787/Comunicacion/1212577177147/_?asm=jcyl&tipoLetra=x-small

Barragon
January 20th, 2009, 10:46 PM
^^ Não percebi bem os críticos e os outros? Castelo/Branco? :lol: wtf?

Os IC's não estão mostrados... para mim o IC13 seria em SCUt..

rpc08
January 20th, 2009, 10:55 PM
Excelente trabalho dos 2!

Penso que falta a A43 até ao IC24 (Aguiar de sousa). O IC 11/A18 não esta previsto até Peniche pela Lourinhã?

Tens toda a razão. Esqueci-me desses dois :ohno:

Ja agora, uma autoestrada que não está no mapa mas que faria sentido é a Santo Tirso (A3) - Sobrado (A42) que permitiria um desvio completo da cidade do Porto. Porque no futuro vamos ter 3 autoestradas paralelas entre Porto e Aveiro mas quem quizer ir de Braga para Aveiro, continuará de ter de passar pela VCI :ohno:.

É sem dúvida bem pensado :okay:, seria uma boa maneira de retirar o trânsito da VCI e de dar alguma serventia mais à A41...

Bom trabalho de facto!

Mas tenho duas dúvidas.

Quanto à 2 é verdade, esqueci-me de mais essas duas.

Quanto à 1, eu tenho ideia que é em auto-estrada, mas vou confirmar...

Viriatuus
January 20th, 2009, 11:15 PM
Castelo Branco, Barragon...:)

Os críticos são aqueles que nitidamente deveriam ter algumas coisas lá dentro, os outros os que eventualmente também podiam ter alguma(s)...

Parisiano94
January 20th, 2009, 11:16 PM
Bom trabalho de facto!

Mas tenho duas dúvidas.

Supondo que o mapa irá ficar assim há alguns buracos na rede. Os mais críticos são o de Gaia/Albergaria/Viseu/Vila Real e o de Mangualde/Guarda/Castelo/Branco/Tomar/Coimbra. Os de Bragança/Guarda, Abrantes/Évora e Évora/Beja também merecem algo mais... E a excentricidade de Braga também não é compreensível...

A Bragança-Leon é uma autoestrada que nunca será construida. O máximo Leon-La Bañeza mas nada mais.

Barragon
January 20th, 2009, 11:24 PM
Ah estavas a falar de Distritos..

Viriatuus
January 20th, 2009, 11:35 PM
Parisiano94:

A Bragança-Leon é uma autoestrada que nunca será construida.

O que te leva a fazer uma afirmação tão peremptória?

Parisiano94
January 20th, 2009, 11:44 PM
Parisiano94:

O que te leva a fazer uma afirmação tão peremptória?

O hilo de autovias de Castilla y León.

Viriatuus
January 21st, 2009, 12:10 AM
^^

Como assim?...

Rui_P
January 21st, 2009, 01:04 AM
Falta o futuro IC35 Penafiel - Sever do Vouga

Penafiel - Entre os Rios - Castelo de Paiva - Talhadas (Sever do Vouga)

...mas não sei se terá perfil de AE.

djou23
January 21st, 2009, 03:35 AM
Bom trabalho de facto!

Supondo que o mapa irá ficar assim há alguns buracos na rede. Os mais críticos são o de Gaia/Albergaria/Viseu/Vila Real e o de Mangualde/Guarda/Castelo/Branco/Tomar/Coimbra. .

no primeiro caso, acho que existe projecto de ic entre castelo de paiva, arouca, vale de cambra e sever do vouga, além de via-rápida entre arouca e SJ madeira. De resto, não se justifica mais, porque aparte esses concelhos, o resto são serras.
no segundo caso, além do ic 3, prevê-se também a construção da concessão pinhal interior, á base de renovação de nacionais, e da concessão centro, com o novo ip3, ic 6 e ic 12, além dos projectos de túneis na serra da estrela. :cheers:Mas até tudo isto estar concluído, esses buracos na rede vão persistir.