View Full Version : Expansão entre municípios


DouG Wq
December 13th, 2008, 09:37 PM
Expansão entre municípios

Prefeitos da região visitaram obras de empreendimento

Por Carla Rúbia Paixão


Prefeitos da região visitaram ontem a expressiva obra do Porto do Açu - um dos maiores do mundo -, em São João da Barra, mas com previsões de atrair desenvolvimento para os municípios vizinhos. Segundo informações do gerente-geral de operações da LLX, Romeu Rodrigues, a finalidade do encontro foi promover integração entre os municípios e maior aproximação da população através dos seus representantes.

O Porto do Açu, desenvolvido pela LLX - grande empresa do país voltada para a construção de obras na área portuária - será um dos mais modernos e eficientes portos do mundo, podendo ser comparado com os terminais portuários privados da Ásia e Europa. Será investido em torno de US$ 1,6 bilhão. Atualmente, emprega 1.500 pessoas diretamente e cerca de 4.500 indiretas.

Os trabalhos são realizados durante 24h, divididas em três turnos. “Metade dos funcionários é de Campos e São João da Barra”, frisa Romeu.

O empreendimento está sendo construído numa área de 7,8 hectares. A obra foi iniciada em outubro do ano passado e a primeira fase do projeto está previsto para ser concluído no final de 2009. “No início de 2010, daremos início à exportação do minério de ferro, que será o carro-chefe do porto”, disse, acrescentando que viabilizará escoamento de cargas do Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Também está prevista a exportação de granito, produtos siderúrgicos, granéis líquidos e recebimentos de produtos de diferentes estados do Brasil e do mundo.

No mês de novembro foi concluído o 1º Programa de Qualificação de mão-de-obra, formando 440 alunos em diferentes áreas. O curso foi realizado em parceria com o Senai e Prefeitura de São João da Barra. Outra fase concluída foi parte do píer, para transporte das cargas. Ele terá três quilômetros de extensão, iniciando na terra e terminando em alto mar. “Os 580 metros da parte da terra e oitos vãos de dentro d´água, já estão prontos”.

Participaram do encontro os prefeitos eleitos dos municípios de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), seu vice, Geneci Mendonça, Dodozinho; Rosinha Garotinho, de Campos; Beto da Saúde, de São Francisco de Itabapoana, e, representando o prefeito de Quissamã, Amando Carneiro, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Haroldo Carneiro.

— Com esse encontro foi dado o primeiro grande passo de aproximação da empresa com a população da região, através dos seus representantes das cidades — disse o diretor, ressaltando ainda como a obra irá beneficiar todo o Estado.

Carla Machado organiza evento de integração
A organizadora do encontro com os políticos foi a prefeita reeleita de São João da Barra, Carla Machado. “Como a obra trará benefício não só ao município, mas para o Estado e o país, achei importante marcar esse encontro”, disse.

Já Rosinha ressaltou que, como o porto é e será grande gerador de emprego, sua preocupação é qualificar os campistas para que as vagas sejam ocupadas por pessoas da região. “Essa é minha preocupação e promessa de campanha”. Beto da Saúde também deu seu depoimento. “Sou filho da terra e me sinto orgulhoso com esse grande empreendimento que está sendo construído na região”.

O secretário de Quissamã, Haroldo Carneiro, disse que pretende se reunir com autoridades de Campos para buscar medidas preventivas à construção não só do Porto do Açu como do Complexo Logístico de Barra do Furado e estaleiro na sua cidade.

”Temos que evitar possíveis problemas sociais que são gerados com o desenvolvimento”, frisou.

http://www.monitorcampista.com.br/pagina.html?materia=28437&editoria=4&edicao=771

GilsonBarros
December 13th, 2008, 09:49 PM
^^ Então a Carla foi reeleita.
Lembro-me que na época de Rosinha como Governadora, ouvi uma entrevista dela naquele programa da Rosinha na Radio Tupi. Pareceu-me uma prefeita bem realista.
Pelo menos deve haver uma integração com Campos, já que Rosinha é sua aliada!

DouG Wq
December 14th, 2008, 02:08 AM
A gestão Carla Machado vem usando o lema “resgatar o orgulho de ser sanjoanense” algo por aí... A prefeitura vem fazendo obras de embelezamento, como padronização de praças, reforma de casarões, urbanização de ruas e avenidas. Ainda há muito a se fazer, mas nenhuma gestão fez essas obras aparentes até hoje, principalmente num município que explora o Turismo como um de seus carros chefes e de acordo com o plano diretor pretende fortalecer as políticas nesse ponto.

Aparentemente há vontade é de integração entre os municípios envolvidos nesses investimentos, tanto pelo fato que São João da Barra, onde está sendo construído o Complexo Portuário do Açu e Quissamã, onde haverá um complexo logístico parte no município de Campos, parte em Quissamã, não possuírem população para absorver essa demanda e não possuírem instituições que possam capacitar suas populações e aí que Campos entra com mão-de-obra capacitada. Agora se São Francisco do Itabapoana quiser participar efetivamente desses investimentos, de forma que isso proporcione geração de renda pra sua população deverá correr e muito, pois aquele município é muito pobre, a população tem bem menos acesso à educação e passa ano após ano e pouco muda por lá. E SJB e Quissamã já vem qualificando a população em parcerias com SENAI e CEFET Campos, por exemplo.

Vejo esses investimentos como um dos pontos que vai levar a melhorias diretas nos índices socioeconômicos, pois difere dos royalties que são entregue aos governos, principalmente em Campos que forma mão-de-obra qualificada, mas não absorve, além de que pela posição central na região, com acesso a rodovias com financiamento pelo Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos) algumas indústrias acabarão optando por Campos.
Também tem o fato que com exceção do prefeito de Quissamã, que é do PSC, todos são do PMDB, mesmo assim o prefeito de Quissamã é aliado, também se não for fica isolado né. Isso ajuda bastante nessa integração.