View Full Version : Aeroportos em Portugal. Quantos?
leoferreira12 December 14th, 2008, 08:25 PM Olá pessoal, criei este thread para se discutir os aeroportos em Portugal.
Eu defendo que cada distrito deve possuir pelo menos um aerodromo com terminal de passageiros e viagens regulares nacionais, para tal a medida mínima das pistas para uma maior segurança deverá ser de 1km.
Deveriam também ser criadas todas as condições e acessos necessários ao local.
Como tal deixo aqui a minha proposta para ser discutida:
Viana do Castelo: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m
Braga: Aerodromo Ibérico - Pista: + 1.000m
Vila Real: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.200m
Bragança: Aerodromo Nacional - + 1.800m
Porto: Aeroporto Intercontinental (Sá Carneiro) - Pista: + 3.480m
Porto: Aerodromo Ibérico (Maia) - Pista: + 1.700m
Aveiro: Aerodromo Ibérico (Ovar) - Pista: + 2.400m
Viseu: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.200m
Guarda: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m
Coimbra: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.200m
Castelo Branco (Fundão): Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m
Leiria: Aerodromo Ibérico - Pista: + 3.000m
Portalegre: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m
Santarém: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.200m
Lisboa (Cascais): Aerodromo Nacional - Pista: + 1.700m
Lisboa (Alverca): Aerodromo Ibérico - Pista: + 3.000m
Setúbal: Aeroporto Intercontinental - Pista: + 3.800m
Évora: Aerodromo Ibérico - Pista: + 2.300m
Beja: Aeroporto Internacional - Pista: + 4.000m
Faro: Aeroporto Internacional - Pista: + 2.800m
Francisco91 December 14th, 2008, 08:36 PM Porque é que Coimbra fica só com um aeródromo nacional???:bash:
leoferreira12 December 14th, 2008, 08:40 PM Porque é que Coimbra fica só com um aeródromo nacional???:bash:
Porque Leiria ficaria com um Ibérico bem como Aveiro (ambos têm aerodromos maiores e com mais espaço de expansão) só por isso, mas podia-se mudar, não tem mal nenhum ser ibérico, apenas tinha de ter uma pista com 1,5 km para receber aviões de médio porte...
A_Voz_Da_Figueira December 14th, 2008, 08:50 PM porque é que Setúbal tem aeroporto (com dois na região de Lisboa) e a região Centro não tem nenhum?:nuts::ohno:
A_Voz_Da_Figueira December 14th, 2008, 08:52 PM já há demasiadas parvoíces com haver três aeródromos civis na região no Alto Douro: Vila Real, Alijó e Carrazeda de Ansiães...
Império-CostaAzul December 14th, 2008, 08:55 PM Sabendo da construçao do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete acho muito construir um outro em Setùbal. Acho que Setubal deveria ter um aerodromo pois tem muita industria' em relação a Coimbra que merece muito mais um pequeno aeroporto europeu de Low Coast do que um aerodromos. Entre Aveiro e Leiria não vejo a necessidade de terem grandes aeroportos, mas sim grandes aerodromos.
Rodalvesdepaula December 14th, 2008, 08:57 PM Olha, eu acredito que faz falta um aeroporto de porte maior em Coimbra; é meio difícil acreditar que um dos principais destinos turísticos e universítarios da Europa, com forte presença de turistas e estudantes, não tenha um aeroporto sequer para vôos low-cost.
Se existisse um aeroporto de porte médio (para jatos como o Boeing 737 ou Airbus A320) em Coimbra, a cidade certamente teria muito mais turistas e a economia local teria um grande crescimento, com vôos a ligar a lendária cidade portuguesas à metrópoles como Barcelona, Londres, Milano ou até mesmo Luanda, Fortaleza e São Paulo.
alentejolover December 14th, 2008, 09:01 PM No que consiste o Aerodromo Iberico...neste caso em Évora?...receber voos de toda a Peninsula?
A_Voz_Da_Figueira December 14th, 2008, 09:01 PM o de Cernache (Coimbra) é pouco utilizado. o de Viseu então nem se fala...
A_Voz_Da_Figueira December 14th, 2008, 09:02 PM No que consiste o Aerodromo Iberico...neste caso em Évora?...receber voos de toda a Peninsula?
sim:yes:
Rodalvesdepaula December 14th, 2008, 09:04 PM O aeroporto de Alverca não seria o de Portela, o principal de Lisboa?
alentejolover December 14th, 2008, 09:07 PM sim:yes:
Acho que isso acontece já...
A_Voz_Da_Figueira December 14th, 2008, 09:12 PM O aeroporto de Alverca não seria o de Portela, o principal de Lisboa?
acho que sim...
Rodalvesdepaula December 14th, 2008, 09:37 PM ^^Porque, estranhei a falta do Aeroporto de Portela na lista acima. Por receber alguns vôos vindos daqui da América e da África, eu classificaria o Portela como Aeroporto Intercontinental, apesar de estar um pouco acanhado.
DaniFR December 14th, 2008, 09:50 PM Sabendo da construçao do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete acho muito construir um outro em Setùbal. Acho que Setubal deveria ter um aerodromo pois tem muita industria' em relação a Coimbra que merece muito mais um pequeno aeroporto europeu de Low Coast do que um aerodromos. Entre Aveiro e Leiria não vejo a necessidade de terem grandes aeroportos, mas sim grandes aerodromos.
Concordo.
o de Cernache (Coimbra) é pouco utilizado.
Falas sem saber.
1º - O aerodromo até tem algum movimento. E falo por experiencia propria, pois vivo perto do aerodromo e é raro o dia em que não veja passar avionetas.
Tu que és da Figueira deve-te lembrar daquela avioneta com publicidade que passa aí na praia, no verão. Essa avioneta descola do Aerodromo Bissaya Barreto, Coimbra.
2º O Aerodromo Bissaya Barreto localiza-se na freguesia de Antanhol, mas erradamente muitas pessoas continuam a dizer que é em Cernache.
A_Voz_Da_Figueira December 14th, 2008, 09:53 PM é um aeródromo público pode ser utilizado por aviões, avionetas, bananas voadoras,...
mas só tem avionetas, o que para a zona onde está...:ohno:
jmmv December 14th, 2008, 10:14 PM Sinceramente "aeroportos" a mais para o tamanho do país
por exemplo:
Setubal ??
Portalegre ??
Santarem ??
alentejolover December 14th, 2008, 10:25 PM Aqui está uma das razoes do movimento em Évora
http://www.aae.pt/
DaniFR December 14th, 2008, 10:30 PM é um aeródromo público pode ser utilizado por aviões, avionetas, bananas voadoras,...
mas só tem avionetas, o que para a zona onde está...:ohno:
Pois é pena, mas o tamanho da pista não permite aeronaves de maior porte.
Aqui está uma das razoes do movimento em Évora
http://www.aae.pt/
No aerodromo de Coimbra funciona o AeroClube de Coimbra (http://www.aeroclubedecoimbra.com/), com escola de pilotagem.
alentejolover December 14th, 2008, 10:44 PM Sim...mas esta aqui é maior,com uma frota maior e outro tipo de condiçoes...
e é sub-financiada pela TAP penso eu...
leoferreira12 December 14th, 2008, 10:44 PM No que consiste o Aerodromo Iberico...neste caso em Évora?...receber voos de toda a Peninsula?
Sim sim, a ideia é essa, tal como em maioria dos aeroportos espanhóis.
Atenção que eu escrevi aeródromos, mas no fundo seriam todos aeroportos.
leoferreira12 December 14th, 2008, 10:46 PM Sinceramente "aeroportos" a mais para o tamanho do país
por exemplo:
Setubal ??
Portalegre ??
Santarem ??
Setúbal? Que eu saiba o governo é que escolheu implantar o novo aeroporto lá.
Quanto aos outros, a ideia passa apenas por modernizar os aeródromos existentes e torná-los em pequenos aeroportos, nacionais ou ibéricos de forma a servir as populações de cada distrito a níveis básicos principalmente.
leoferreira12 December 14th, 2008, 10:48 PM Eu vou (mais uma vez, xd) desenvolver um pequeno projecto com as minhas ideias, desenhar as pistas e destinos em cada distrito. É a minha forma de demonstrar como servir melhor, neste caso, principalmente o interior que está mais isolado.
alentejolover December 14th, 2008, 10:53 PM ^^
Tu és um ganda workahoolic...
leoferreira12 December 14th, 2008, 10:58 PM ^^
Tu és um ganda workahoolic...
lol... Digamos que adoro fazer projectos para Portugal (mesmo sabendo que eles não irão passar de meros projectos) é a minha maneira de contribuir para um Portugal melhor, xd
daniel322 December 15th, 2008, 02:03 AM não consigo perceber o teu raciocínio..
no tópico da regionalização colocaste Braga e Aveiro na Região do Porto e Leiria na Região de Lisboa.. e agora colocas cada uma das citadas com aeródromo ibérico.. então mas se Leiria pertence à AML e Aveiro à AMP para que é que precisam de aeroporto? não se servem do aeroporto internacional da AM?
ainda por cima é tudo à grande.. um em Pedras Rubras, outro em Braga, outro na Maia, mais um em Ovar/Aveiro.. isto são aeródromos/aeroportos ou paragens de autocarro?..
já agora..
Porque é que Coimbra fica só com um aeródromo nacional???:bash:
Porque Leiria ficaria com um Ibérico bem como Aveiro (ambos têm aerodromos maiores e com mais espaço de expansão) só por isso, mas podia-se mudar, não tem mal nenhum ser ibérico, apenas tinha de ter uma pista com 1,5 km para receber aviões de médio porte...
hmm.. estou ali a ver o de Braga (1000m) como ibérico.. só como exemplo..
uma imagem vale por mil palavras, eis o que propões para a faixa Viana-Leiria.. ah, país rico!..
http://i152.photobucket.com/albums/s164/daniel_staclara/lole1.jpg
Luís Raposo Alves December 15th, 2008, 05:02 AM Aeroportos a mais...
Intercontinental só o NAL. Os restantes seriam internacionais. caso quisessem ir para outro destino, vinham apanhar a Lisboa.
slickman December 15th, 2008, 10:32 AM ^^ como diria o João Jardim: ideias de um governo centralista :ohno:
Viriatuus December 15th, 2008, 01:05 PM ^^
Nem mais...:ohno:
Viriatuus December 15th, 2008, 01:31 PM Para o Leo Ferreira:
A ideia que lanças é interessante mas em primeiro lugar temos que nos questionar se 1) que mercado há e para quantos aeroportos/aerodromos e se 2) a melhoria das ligações rodoviárias e eventualmente ferroviárias não exigirão apenas um numero limitado destas infraestruturas (excluo daqui o lazer/desporto e a protecção civil que naturalmente exigirão outros números de infraestruturas). E por razões óbvias deveremos colocar excluir as Ilhas da análise.
Sendo assim Portugal, se comparado com outros países europeus, está nitidamente com um deficit de números de aeroportos/aerodromos relativamente à sua área e mesmo à sua população. Que indraestruturas temos neste momento? Aeroportos que permitam voos por aeronaves de porte intermédio ou maiores temos o Porto, Lisboa, Beja e Faro. Esta rede é diminuta e ainda por cima enviesada em relação ao território. Aerodromos com possibilidade relativamente fácil de expansão temos Vilar da Luz, Bragança, Mirandela, Murça, Mogadouro, Viseu, Covilhã, Fátima, Tires, Évora. Mais díficil serão os casos de Braga ou Vila Real. "Impossíveis" serão os casos de Chaves, Coimbra, Lagos, Portimão. Existem ainda a bases militares, Cortegaça, Monte Real, Tancos, Santa Margarida, Ota, Alverca, Montijo..., as pistas sem condições como Valença, Lamego, Castelo Branco, Ponte de Sôr ou Sines e finalmente os pequenos aerodromos com condições mas que devido à sua localização deverão apenas ter como objectivo o desporto/lazer e a protecçãop civil como o de Coja, os da Lousã, etc.
O que fazer então? Além dos três mais importantes Porto, Lisboa e Faro e que assim se devem manter (a que se juntarão os dois de apoio de Vilar da Luz e Tires) poderiam (deveriam?) ser implementados melhorias ou feitas novas infraestruturas em 3/5 localidades em cada uma das regiões Norte, Centro e Sul. As minhas opções iriam para Braga, Chaves, Vila Real e Bragança, Viseu, Coimbra e Covilhã, (e Fátima?), Ponte de Sôr, Ota, Évora, Beja e um novo a construir entre Lagos e Portimão. Estas infraestruturas deveriam permitir que aviões de médio porte os possam utilizar e as aerogares seriam de molde a poder receber passageiros de voos regulares procedentes de outros aeroportos nacionais e europeus.
As restantes infraestruturas, mais uma ou outra a ser construída de raíz deveriam ser usadas para o desporto/lazer e protecção civil. Não será uma lista exaustiva... Valença, Guimarães/Fafe, Penafiel/Marco, Murça, Mirandela, Mogadouro, Lamego, Foz Côa, Aveiro, Seia, Guarda, Figueira, Coimbra (só se ficar relativamente afastado da nova infraestrutura), os dois da Lousã, Coja, Poiares, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Tomar, Santarém, Santa Cruz, Portalegre, Elvas, Sines, Moura, Tavira...
Luís Raposo Alves December 15th, 2008, 04:11 PM Sim, a centralização é a melhor forma de gerir qualquer coisa. Nas empresas como é? Não existe uma sede onde está centralizado o poder de decisão?
Viriatuus December 15th, 2008, 09:19 PM ^^
Cá para mim a centralização deve ser o nosso objectivo comum. E o melhor sítio tal acontecer é - só pode ser - Madrid. Para quê colocar voos em Portugal que podem com maior rentabilidade económica serem feitos de/para Madrid?
slickman December 15th, 2008, 09:25 PM Sim, a centralização é a melhor forma de gerir qualquer coisa. Nas empresas como é? Não existe uma sede onde está centralizado o poder de decisão?
Essa comparacao nao vale nada. Por essa logica só havia um hospital central, uns bombeiros uma esquadra da policia etc...
A procura é que deve fazer a oferta, e Portugal (em especial Porto e Lisboa) tem procura para voos intercontinentais. Para que centralizar, e tirar conforto para quem utiliza, só por ser melhor de gerir?
leoferreira12 December 16th, 2008, 01:57 AM não consigo perceber o teu raciocínio..
no tópico da regionalização colocaste Braga e Aveiro na Região do Porto e Leiria na Região de Lisboa.. e agora colocas cada uma das citadas com aeródromo ibérico.. então mas se Leiria pertence à AML e Aveiro à AMP para que é que precisam de aeroporto? não se servem do aeroporto internacional da AM?
ainda por cima é tudo à grande.. um em Pedras Rubras, outro em Braga, outro na Maia, mais um em Ovar/Aveiro.. isto são aeródromos/aeroportos ou paragens de autocarro?..
já agora..
hmm.. estou ali a ver o de Braga (1000m) como ibérico.. só como exemplo..
uma imagem vale por mil palavras, eis o que propões para a faixa Viana-Leiria.. ah, país rico!..
http://i152.photobucket.com/albums/s164/daniel_staclara/lole1.jpg
Os aerodromos que propuz já existem, a ideia é apenas melhorá-los. No Porto coloquei 2 (Sá Carneiro + Maia) por causa da população e mercado existente no local, mas assim também é dificil de mostrar as minhas ideias, eu vou elaborar um pequeno documento e depois ponho aqui pode ser?
Portvscalem December 16th, 2008, 02:11 AM O Porto tem voos para 3 continentes, logo tb é intercontinental.
daniel322 December 16th, 2008, 02:22 AM eu vou elaborar um pequeno documento e depois ponho aqui pode ser?
tu é que sabes.. por mim pode ser..
Sky11 December 16th, 2008, 02:30 AM tu é que sabes.. por mim pode ser..:rofl:
Luís Raposo Alves December 16th, 2008, 03:02 AM ^^
Cá para mim a centralização deve ser o nosso objectivo comum. E o melhor sítio tal acontecer é - só pode ser - Madrid. Para quê colocar voos em Portugal que podem com maior rentabilidade económica serem feitos de/para Madrid?
madrid é noutro país.
Viriatuus December 16th, 2008, 12:20 PM ^^
E o que é que isso importa? Não era à gestão que te referias? Sobre o ponto de vista de gestão não importa o país. Ainda por cima vivemos num espaço sem fronteiras.
Luís Raposo Alves December 16th, 2008, 07:54 PM interessa, é outro país, tem outras regras.
Viriatuus December 16th, 2008, 08:43 PM ^^
As boas regras de gestão não têm fronteiras...:)
Luís Raposo Alves December 17th, 2008, 02:19 AM ^^
Não vou gerir o território português noutro país!
Achas que é mais confortável para os portugueses irem apanhar o avião a madrid do que a Lisboa?
Viriatuus December 17th, 2008, 01:34 PM ^^
A distância para Madrid é um pouco maior que para Lisboa mas sem qulaquer significado em termos de tempo. De resto o número e a frequência de voos é (muito) maior em Madrid que em Lisboa. Logo é um aeroporto mais interessante. Simples como isso. E se lhe faltarem algumas ligações - nomeadamente Ásia/Oceânia - tenho Londres ou Paris ou Frankfurt... Não preciso de Lisboa para grande coisa.
daniel322 December 17th, 2008, 05:29 PM Por acaso o ponto de vista do Viriatuus é interessante.. nem que seja para perceber o modo de pensar das pessoas..
Intercontinental só o NAL. Os restantes seriam internacionais. caso quisessem ir para outro destino, vinham apanhar a Lisboa.
Achas que é mais confortável para os portugueses irem apanhar o avião a madrid do que a Lisboa?
é curioso que não incomode o facto de um residente no Norte tenha de se deslocar até Lisboa, mas já incomode o facto de um residente em Lisboa tenha que se deslocar.. se calhar para alguns portugueses até é mais confortável ir a Madrid apanhar um avião que ir a Lisboa.. mais confortável na medida em que:
* a diferença de tempo de viagem não é muito significativa
* é possível ir até Madrid em via rápida e sem pagar portagens
* o aeroporto de Barajas tem mais oferta e qualidade que o da Portela
só para fundamentar o que digo, tempo de viagem aproximado:
Viseu - Madrid: 04h30
Viseu - Lisboa: 03h30
Bragança - Madrid 04h05
Bragança - Lisboa 05h55
Guarda - Madrid: 04h00
Guarda - Lisboa 03h30
Covilhã - Madrid: 04h25
Covilhã - Lisboa: 03h00
e falamos só de Madrid.. se somente o aeroporto de Lisboa tivesse voos intercontinentais tenho a certeza que grande parte da população do Norte, que não é nada de insignificante, se voltaria para os aeroportos galegos, que iriam aproveitar a procura existente (http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/empresas/pt/desarrollo/968310.html)..
slickman December 17th, 2008, 05:32 PM ^^
Não vou gerir o território português noutro país!
Em breve, para quem está p. ex. em Bragança será mas facil apanhar o AVE para Madrid do que ir na Rodonorte para Lisboa :lol:
Luís Raposo Alves December 17th, 2008, 05:51 PM Pronto, ok, que seja Madrid o centro de Portugal.....
depois não se queixem também do centralismo de madrid...
daniel322 December 17th, 2008, 05:55 PM depois não se queixem também do centralismo de madrid...
não te preocupes..
Aeroportos em Espanha
Aeroporto de Madrid
Aeroporto de São Sebastião
Aeroporto de Saragoça
Aeroporto de Barcelona
Aeroporto de Lanzarote
Aeroporto de Badajós - Talavera
Aeroporto de Málaga
Aeroporto de Santander
Aeroporto de León
Aeroporto de Bilbau
Aeroporto de Corunha
Aeroporto de Valladolid
Aeroporto de Valência
Aeroporto de Forteventura
Aeroporto de Valverde Hierro
Aeroporto de Palma de Maiorca
Aeroporto de Pamplona
Aeroporto de Logroño
Aeroportos de Tenerife
Aeroporto de Santiago de Compostela
Aeroporto de Reus
Aeroporto de Gran Canária
Aeroporto de Menorca
Aeroporto de Vitória
Aeroporto de Alicante
Aeroporto de Jerez
Aeroporto de La Gomera Tenerife
Aeroporto de Sevilha
Aeroporto de Granada
Aeroporto de Ciudad Real
Aeroporto de Almeria
Aeroporto de La Palma
Aeroporto de Ceuta
Aeroporto de Ibiza
Aeroporto de Girona
Aeroporto de Salamanca
Aeroporto de Vigo
Aeroporto de Múrcia
Aeroporto de Albacete
Aeroporto de Astúrias
Aeroporto de Melilla Tahuima
http://i152.photobucket.com/albums/s164/daniel_staclara/aeroportosespanha.jpg
slickman December 17th, 2008, 06:03 PM vou abrir um Thread: e o NAL em Vila de Rei?
Pelo menos é central :laugh:
daniel322 December 17th, 2008, 06:08 PM se conseguires construir aqui (http://img399.imageshack.us/img399/6581/img1331ys9.jpg).. com muitos €€'s tudo é possível :D
slickman December 17th, 2008, 06:15 PM duas pistas em ponte, 3km chega, o terminal em subterraneo, os acessos em tunel e já tá. :cheers:
Francisco91 December 17th, 2008, 06:41 PM só para fundamentar o que digo, tempo de viagem aproximado:
Viseu-Lisboa faz-se em 2h30
daniel322 December 17th, 2008, 06:45 PM parti do pressuposto que se devia cumprir o código..
slickman December 17th, 2008, 06:55 PM e nem todos vão de carro e pagam balurdios para o por no parque.
Quanto tempo leva a Renex? :)
leoferreira12 December 17th, 2008, 10:38 PM Por acaso o ponto de vista do Viriatuus é interessante.. nem que seja para perceber o modo de pensar das pessoas..
é curioso que não incomode o facto de um residente no Norte tenha de se deslocar até Lisboa, mas já incomode o facto de um residente em Lisboa tenha que se deslocar.. se calhar para alguns portugueses até é mais confortável ir a Madrid apanhar um avião que ir a Lisboa.. mais confortável na medida em que:
* a diferença de tempo de viagem não é muito significativa
* é possível ir até Madrid em via rápida e sem pagar portagens
* o aeroporto de Barajas tem mais oferta e qualidade que o da Portela
só para fundamentar o que digo, tempo de viagem aproximado:
Bragança - Madrid 04h05
Bragança - Lisboa 05h55
Guarda - Madrid: 04h00
Guarda - Lisboa 03h30
Covilhã - Madrid: 04h25
Covilhã - Lisboa: 03h00
e falamos só de Madrid.. se somente o aeroporto de Lisboa tivesse voos intercontinentais tenho a certeza que grande parte da população do Norte, que não é nada de insignificante, se voltaria para os aeroportos galegos, que iriam aproveitar a procura existente (http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/empresas/pt/desarrollo/968310.html)..
E porque não dizer também:
Viseu » Porto
Bragança » Porto
Covilhã » Porto, etc.
Portugal tem é de criar condições de intercontinentalidade no Porto, Lisboa, Faro e ilhas. Quanto a Beja, penso que deverá ficar pela Europa pela dimensão do aeroporto (a não ser que venha a ser expandido e caso tenha rendimento)
Eu fiz este thread precisamente para demonstrar a importancia da modernização dos aerodromos » passando a » aeroportos, permitindo assim mais intermodalidade aérea.
Estou a fazer um projecto sobre isto, depois coloco aqui a minha ideia : POR PORTUGAL :D
leoferreira12 December 17th, 2008, 10:47 PM e nem todos vão de carro e pagam balurdios para o por no parque.
Quanto tempo leva a Renex? :)
Por falar em carros, lá para o fim de 2009/inicio de 2010 Portugal vai ter uma marca própria, que fará sucesso pela europa fora: a FOOTY
Será um tipo de carro movido a electricidade que terá um custo de 0,50€ a cada 100 km, terá uma autonomia de 120 a 180 km com uma velocidade máxima de 80 a 90 km/h.
O tempo de carregamento rondará os 10 a 15 minutos, e poderá ser feito em qualquer estação de serviço. O custo do carro (dependendo do modelo) andará sempre entre os 7.500 e 10.000 €
Que tal? Afinal parece que temos possibilidades de crescer internamente, as burocracias deste fucking estado é que impossibilitam o comércio e desenvolvimento mais rápido das novas invenções.
Luís Raposo Alves December 18th, 2008, 04:28 AM não te preocupes..
Pois... e qual é o aeroporto central onde todos os espanhóis têm que ir para apanhar um avião para fora da europa?
Luís Raposo Alves December 18th, 2008, 04:30 AM E porque não dizer também:
Viseu » Porto
Bragança » Porto
Covilhã » Porto, etc.
Portugal tem é de criar condições de intercontinentalidade no Porto, Lisboa, Faro e ilhas. Quanto a Beja, penso que deverá ficar pela Europa pela dimensão do aeroporto (a não ser que venha a ser expandido e caso tenha rendimento)
Eu fiz este thread precisamente para demonstrar a importancia da modernização dos aerodromos » passando a » aeroportos, permitindo assim mais intermodalidade aérea.
Estou a fazer um projecto sobre isto, depois coloco aqui a minha ideia : POR PORTUGAL :D
Porque não se estava a falar do Porto! :nuts:
daniel322 December 18th, 2008, 04:34 AM Pois... e qual é o aeroporto central onde todos os espanhóis têm que ir para apanhar um avião para fora da europa?
Barcelona.. :D :lol:
Luís Raposo Alves December 18th, 2008, 05:38 AM oh! n sejas maluquinho!
Luís Raposo Alves December 18th, 2008, 05:39 AM tava a reparar nesse mapa que mostraste! o sul de espanha tem muitos aeroportos!
slickman December 18th, 2008, 10:01 AM ^^ muita praia=muito turista=muitos aeroportos
Viriatuus December 18th, 2008, 12:18 PM No mapa de Espanha faltam alguns aeroportos do norte como Salamanca, Burgos e Gazteiz/Vitoria. E ainda Badajoz e Cordoba embora estes dois tenham muito pouco movimento.
E se verificarem a pequena prte de frança mostrada no mapa ainda tem proporcionalmente mais aeroportos que Espanha.
leoferreira12 December 18th, 2008, 01:59 PM Porque não se estava a falar do Porto! :nuts:
Eu sei, eu só disse isso porque qualquer aeroporto Português (continental) pode oferecer as mesmas viagens que Madrid, é só haver uma melhor gestão, coisa que não há...
leoferreira12 December 18th, 2008, 02:01 PM No mapa de Espanha faltam alguns aeroportos do norte como Salamanca, Burgos e Gazteiz/Vitoria. E ainda Badajoz e Cordoba embora estes dois tenham muito pouco movimento.
E se verificarem a pequena prte de frança mostrada no mapa ainda tem proporcionalmente mais aeroportos que Espanha.
Espanha tem cerca de 40 aeroportos, é 5x maior que Portugal continental e possui 13 aeroportos para um nosso, logo nós é que estamos mal...
Sky11 December 18th, 2008, 09:19 PM http://i152.photobucket.com/albums/s164/daniel_staclara/aeroportosespanha.jpgEste mapa demonstra como nenhum outro que não há espaço para mais aeroportos internacionais em Portugal.
Exceptuando:
- Galiza: tem de facto 3 aeroportos muito próximos, em que só o do meio - Santiago - é que tem tráfego expressivo. Coruña (com voos para Londres) e Vigo (com voos para Paris) não passam de pequenos aeroportos regionais.
- Andaluzia: tem de facto 6 aeroportos muito próximos, havendo piadas em relação a pelo menos 2.... O turismo de massa acaba por ser a única justificação possível para tanta pista. Caso muito particular.
Exceptuando estes 2 casos (dizia eu) a distância entre os demais aeroportos espanhóis é semelhante à que existe em Portugal continental.
E como já escrevi noutros threads.... aeroportos não são estações de Metro!
daniel322 December 18th, 2008, 09:28 PM será?.. vejo ali um vazio enorme entre lisboa-madrid e porto-salamanca.. mesmo prevendo já com o futuro aeroporto de badajoz.. e beja.. ambos bem abaixo do Tejo..
E como já escrevi noutros threads.... aeroportos não são estações de Metro!
..no entanto há certas estações de metro que custam mais que certos aeroportos..
fred_mendonca December 18th, 2008, 09:29 PM O Aeroporto de Beja está quase a ser concluído. O vazio vai diminuir. Se somarmos o aeródromo da Covilhã que vai levar um upgrade as coisas ficam mais equilibradas.
Sky11 December 18th, 2008, 09:36 PM ..no entanto há certas estações de metro (http://www.mundopt.com/n-estacao-do-metro-no-terreiro-do-paco-so-abre-em-dezembro-10344.html) que custam mais que certos aeroportos (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=957972)..Não entro em guerrinhas regionalistas só porque sim....
Ou então teria de responder (exemplo) com o custo de certos estádios de futebol - Leiria, Aveiro e Coimbra - ser superior ao custo de certos hospitais na regiões menos desenvolvidas de Portugal. Acho que ninguém dúvida da utilidade de 3 estádios de futebol "às moscas" e da inutilidade dos hospitais.
daniel322 December 18th, 2008, 09:37 PM escusas de ir por aì e meter o estádio de Coimbra no mesmo saco de Aveiro e Leiria.. pois isso só revela desconhecimento..
de qq forma nunca me viste ser a favor da construção de todos estes estádios.. no entanto lembro-me de ter criticado (exemplo) o encerramento das urgências do Hospital da Figueira da Foz.. não que isso seja relevante para este tópico, mas..
oh! n sejas maluquinho!
:lol: o que foi? vais-me dizer que em Espanha só Madrid tem voos intercontinentais? :D
sotavento December 19th, 2008, 01:35 AM ...
Viana do Castelo: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m (corta ... Transfer BUS+comboio)
Braga: Aerodromo Ibérico - Pista: + 1.000m (corta ... Transfer BUS+comboio)
Bragança: Aerodromo Nacional - + 1.800m (internacional ... low cost)
Porto: Aeroporto Intercontinental (Sá Carneiro) - Pista: + 3.480m (a fechar no futuro ... vêr maia)
Porto: Aerodromo Ibérico (Maia) - Pista: + 1.700m (a abrir ... novo "modelo" NAL com 2 pistas? la pra 2050? antes)
Aveiro: Aerodromo Ibérico (Ovar) - Pista: + 2.400m (corta ... Transfer BUS+comboio)[/B]
Viseu: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.200m (internacional ... low cost)
Guarda: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m (esquece ... covilhã > bus+comboio)
Coimbra: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.200m (esquece ... MonteReal/Leiria > bus+comboio)
Castelo Branco (Fundão): Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m (esquece ... covilhã > bus+comboio)
Leiria: Aerodromo Ibérico - Pista: + 3.000m (internacional ... low cost ... Monte Real ???)
Portalegre: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.000m (esquece ... Evora/Beja/NAL/Badajoz > bus+comboio)
Santarém: Aerodromo Nacional - Pista: + 1.200m (esquece ... NAL/Leiria > bus+comboio)
(esquece ... Leiria/NAL/Beja/Evora > bus+comboio)
Setúbal: Aeroporto Intercontinental - Pista: + 3.800m (aka NAL ?)
Évora: Aerodromo Ibérico - Pista: + 2.300m (esquece ... Badajoz/NAL/Beja > bus+comboio)
Beja: Aeroporto Internacional - Pista: + 4.000m (intercontinental ... china + americas + brasil + africa? cargas ?)
Falta ai na lista 2 ou 3 importantes pro futuro:
Portimão/Lagos (internacional ... nos mesmos moldes do de Faro)
Covilhã (internacional ... a potencializar o turismo da serra da estrela e a servir de HUB para a rede de caminho de ferro no interior das beiras)
:ohno:
sotavento December 19th, 2008, 01:50 AM Porto-Arouca-Viseu-guarda-Covilhã-C.Branco-Plasencia-Talavera-Toledo-Madrid = 630km
coisa para 2h/3h de tempo de viagem em TGV ???
A ideia de que num pais de 540km x 170km ´+e viavel/util a criação duma aeroporto a cada 40km é um bocadinho surreal não ??? :ohno:
sotavento December 19th, 2008, 01:53 AM Espanha tem cerca de 40 aeroportos, é 5x maior que Portugal continental e possui 13 aeroportos para um nosso, logo nós é que estamos mal...
Espanha tem uns modicos "o dobro" do numero de aeroportos/Aerodromos/pistaS/picadeiros que nós ...
a diferença é qu cá raramente estás a mais de 100km/1h de viagem dum aeroporto internacional ... lá tens montes de aeroportozecos com trafegos riziveis mas que servem cidades de grande população (normalmente limitam-se a voos de/para madrid e pouco mais) :cheers:
Luís Raposo Alves December 19th, 2008, 03:11 AM será?.. vejo ali um vazio enorme entre lisboa-madrid e porto-salamanca.. mesmo prevendo já com o futuro aeroporto de badajoz.. e beja.. ambos bem abaixo do Tejo..
..no entanto há certas estações de metro que custam mais que certos aeroportos..
se a estação de metro captar mais clientes do que o aeroporto não contesto!
NewTomorrow December 19th, 2008, 03:26 AM Olá pessoal, criei este thread para se discutir os aeroportos em Portugal.
Eu defendo que cada distrito deve possuir pelo menos um aerodromo com terminal de passageiros e viagens regulares nacionais, para tal a medida mínima das pistas para uma maior segurança deverá ser de 1km.
Deveriam também ser criadas todas as condições e acessos necessários ao local.
PORTUGAL NÃO É SO O RECTANGULO
NewTomorrow December 19th, 2008, 03:28 AM não te preocupes..
outro
AS ILHAS CANARIAS FAZEM PARTE DE ESPANHA
daniel322 December 19th, 2008, 12:41 PM epah, que complexado.. as ilhas não interessam para esta conversa pq são casos singulares, precisam do aeroporto pois não dá para ir para lá de carro..
se a estação de metro captar mais clientes do que o aeroporto não contesto!
essa frase foi só como comparação.. claro que a rentabilidade é importante, mas não é o mais importante em muitos casos.. é que um investimento público é sinónimo de investimento no desenvolvimento da região.. por exemplo, eu não vejo a carris a dar lucro, no entanto ela é essencial..
pedro_sousa December 19th, 2008, 01:10 PM Olá a todos! Andava por cá como visitante, mas não resisti... Tenho de comentar isto:
^^ como diria o João Jardim: ideias de um governo centralista :ohno:
^^
Nem mais...:ohno:
Ora bem, o user Viriatuus revela-se então contra o "Governo Centralista" de Portugal. Tudo bem.
^^
Mas então o centralismo em Lisboa é mau, mas o centralismo em Madrid já é bom? Mais: "Cá para mim a centralização deve ser o nosso objectivo comum."... Em poucas horas o mesmo user revela-se contra a centralização e a favor :nuts:
Qual é o único factor que mudou? Apenas a cidade...
Mas continuam as opiniões interessantes:
^^
E o que é que isso importa? Não era à gestão que te referias? Sobre o ponto de vista de gestão não importa o país. Ainda por cima vivemos num espaço sem fronteiras.
Não importa o país... Se calhar pagamos todos o IVA espanhol e não sabemos. Uma pergunta rápida: e se o espaço comum acabar? Como Portugal fica?
pedro_sousa December 19th, 2008, 01:13 PM Olá pessoal, criei este thread para se discutir os aeroportos em Portugal.
O problema é o preço dos combustiveis, e a falta dele no futuro... E os aviões não andam a água.
DaniFR December 19th, 2008, 03:51 PM Não entro em guerrinhas regionalistas só porque sim....
Ou então teria de responder (exemplo) com o custo de certos estádios de futebol - Leiria, Aveiro e Coimbra - ser superior ao custo de certos hospitais na regiões menos desenvolvidas de Portugal. Acho que ninguém dúvida da utilidade de 3 estádios de futebol "às moscas" e da inutilidade dos hospitais.
O estádio de Coimbra ás moscas?? Essa deve ser para rir.
Que os estádio de Aveiro e Leiria estejam as moscas até é verdade, agora o estádio cidade de Coimbra?
É melhor não meteres tudo no mesmo saco.
A ideia de que num pais de 540km x 170km ´+e viavel/util a criação duma aeroporto a cada 40km é um bocadinho surreal não ??? :ohno:
E que me dizes sobre o aeroporto de Beja que vai ficar bastante perto do novo areoporto de Lisboa??
pedro_sousa December 19th, 2008, 04:26 PM E que me dizes sobre o aeroporto de Beja que vai ficar bastante perto do novo areoporto de Lisboa??
Sines?
OPO.RVK December 19th, 2008, 05:48 PM Figueira?
pedro_sousa December 19th, 2008, 05:53 PM Figueira?
Sines(principalmente em termos futuros) >>>>>>>>>>>>>>> Figueira
Viriatuus December 19th, 2008, 08:21 PM Pedro Sousa:
Mas então o centralismo em Lisboa é mau, mas o centralismo em Madrid já é bom? Mais: "Cá para mim a centralização deve ser o nosso objectivo comum."... Em poucas horas o mesmo user revela-se contra a centralização e a favor
Qual é o único factor que mudou? Apenas a cidade...
:lol::lol: Talvez não tenhas entendido então a minha ironia implícita... Porquê Lisboa? Porque não Madrid? Porque não Londres? Porque não Nova Iorque? E porque não o Porto?:) É que isto de querer centralizar numa DADA cidade tem muito que se lhe diga... e da mesma forma que ficaste picado com a hipótese centralizadora em Madrid -ainda bem... - também eu posso ficar picado pela centralização em Lisboa...
sotavento December 19th, 2008, 11:41 PM Pedro Sousa:
:lol::lol: Talvez não tenhas entendido então a minha ironia implícita... Porquê Lisboa? Porque não Madrid? Porque não Londres? Porque não Nova Iorque? E porque não o Porto?:) É que isto de querer centralizar numa DADA cidade tem muito que se lhe diga... e da mesma forma que ficaste picado com a hipótese centralizadora em Madrid -ainda bem... - também eu posso ficar picado pela centralização em Lisboa...
Ou seja ... podia ser em q.q. lado então ???
entao porque contestam tão acerrimamente que se decidam por lisboa ??? :lol:
sotavento December 19th, 2008, 11:43 PM epah, que complexado.. as ilhas não interessam para esta conversa pq são casos singulares, precisam do aeroporto pois não dá para ir para lá de carro..
essa frase foi só como comparação.. claro que a rentabilidade é importante, mas não é o mais importante em muitos casos.. é que um investimento público é sinónimo de investimento no desenvolvimento da região.. por exemplo, eu não vejo a carris a dar lucro, no entanto ela é essencial..
^^ LOL ????
dos 10 maiores aeroportos da espanha 1/2 ficam nas ilhas ... :lol:
Dos 10 maiores aeroportos de portugal mais de 2/3 ficam nas ilhas. :cheers:
Sesnando December 20th, 2008, 05:47 AM Porquê Lisboa? Porque não Madrid?
Porque Madrid é uma cidade que foi criada com o objectivo implícito de centralizar as mais altas funções urbanas e os mais importantes serviços internacionais, ao nível ibérico. Não há nada de positivo para Portugal neste facto, muito pelo contrário, ele é estritamente prejudicial à afirmação do nosso território bem como à sua atractividade para negócios.
Cada vez mais acho que, entre os participantes nortistas deste fórum, é indiferente que Portugal vinge como território independente e coeso, porque para eles, o mais importante está na afirmação do enorme cacique de interesses locais no qual o Porto se tornou.
Viriatuus December 20th, 2008, 04:06 PM Sesnando:
Porque Madrid é uma cidade que foi criada com o objectivo implícito de centralizar as mais altas funções urbanas e os mais importantes serviços internacionais, ao nível ibérico. Não há nada de positivo para Portugal neste facto, muito pelo contrário, ele é estritamente prejudicial à afirmação do nosso território bem como à sua atractividade para negócios.
Cada vez mais acho que, entre os participantes nortistas deste fórum, é indiferente que Portugal vinge como território independente e coeso, porque para eles, o mais importante está na afirmação do enorme cacique de interesses locais no qual o Porto se tornou.
Falando apenas por mim, e não tendo em conta a afirmação dúbia de nortistas inscrita no texto acima, o que está em causa é a atitude dúplice de certos foristas, que qundo se trata de estender a várias regiões do País, que não necessariamente no Porto e na sua envolvente, uma boa e eficaz rede de infraestruturas e/ou a sua concomitante utilização, gritam aqui d'el Rei porque o âmbito centralizador de Lisboa está em causa mas que quando confrontados com o prosseguimento lógico dos seus argumentos - baseados numa hipotética melhor gestão do que quer que seja - e se fala que da mesma forma se pode então pensar na centralização por exemplo em Madrid gritam aqui d'el Rei...:ohno: Onde ficamos? E quem fala em Madrid, e por isso faço menção atrás, pode falar-se em Londres ou Nova Iorque e até porque não no Porto...
Sky11 December 20th, 2008, 05:20 PM Não estava à espera de um contra-ataque de Coimbra.... :ohno:
escusas de ir por aì e meter o estádio de Coimbra no mesmo saco de Aveiro e Leiria.. pois isso só revela desconhecimento..
O estádio de Coimbra ás moscas?? Essa deve ser para rir.
Mas já que assim foi, FACTOS:
Exceptuando o jogo contra o Benfica....
http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?epoca=20082009&clube=academica&info=Clube
Pois..... 9% a 16% de ocupação.
Às moscas portanto....
Algum dos Danieis quer retirar o que disse?
Sky11 December 20th, 2008, 05:26 PM se a estação de metro captar mais clientes do que o aeroporto não contesto!Esta frase define tudo e responde a quase tudo. :applause:
pedro_sousa December 20th, 2008, 05:54 PM :lol::lol: Talvez não tenhas entendido ntão a minha ironia implícita... Porquê Lisboa? Porque não Madrid? Porque não Londres? Porque não Nova Iorque? E porque não o Porto?:) É que isto de querer centralizar numa DADA cidade tem muito que se lhe diga... e da mesma forma que ficaste picado com a hipótese centralizadora em Madrid -ainda bem... - também eu posso ficar picado pela centralização em Lisboa...
Eu não fui picado com coisa nenhuma, só apontei as "piadas" daquilo que dizes.
Até porque o que se diz em blogs ou em fóruns vai dar tudo ao mesmo. O Belmiro de Azevedo, muito aplaudido pelos nortenhos, anda por aí também a falar dos grandes investimentos, mas foi ele que financiou o estudo da localização do NAL, desenvolveu Tróia, desenvolve Lisboa com novos empreendimentos.. Portanto vai dar tudo ao mesmo.
pedro_sousa December 20th, 2008, 05:56 PM Não estava à espera de um contra-ataque de
http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?epoca=20082009&clube=academica&info=Clube
Às moscas portanto....
Isso toda a gente sabe. Acho que 30 mil para Coimbra foi um grande exagero, nem vale a pena comentar.
Sky11 December 20th, 2008, 06:06 PM Isso toda a gente sabe. Acho que 30 mil para Coimbra foi um grande exagero, nem vale a pena comentar.Como podes ver pelos comentários que citei (dos 2 Danieis de Coimbra), nem toda a gente quer ver óbvio... Adiante........
Viriatuus December 20th, 2008, 06:09 PM Pedro Sousa:
Eu não fui picado com coisa nenhuma
Pois não parece...:)
leoferreira12 December 20th, 2008, 08:16 PM Ora bem, o user Viriatuus revela-se então contra o "Governo Centralista" de Portugal. Tudo bem.
Mas então o centralismo em Lisboa é mau, mas o centralismo em Madrid já é bom? Mais: "Cá para mim a centralização deve ser o nosso objectivo comum."... Em poucas horas o mesmo user revela-se contra a centralização e a favor :nuts:
Em Madrid é bom pois Espanha está Regionalizada, logo tem em cada região uma ou 2 cidades do Top, nesse caso é bom. Em Portugal a região Norte teria o Porto (AMP) como Top, seguido de Braga. O Centro teria Aveiro e Coimbra, Lisboa teria Lisboa e Setúbal (AML) O Alentejo teria Évora e Beja e o Algarve não teria nenhuma em especifico (acho eu) pois são muito equivalentes... Mas como é um único distrito como região autónoma, seria um todo centralizado...
rpc08 December 20th, 2008, 08:27 PM ^^No Algarve as principais são Faro e Portimão...
O aproveitamento da base de Monte Real ou a construção de um aeroporto em Coimbra, aliada à construção planeada de um pequeno aeródromo na Covilhã seria neste momento mais que suficiente para a zona centro.
lynux December 20th, 2008, 08:38 PM Espanha tem quase 50 aeroportos comerciais, ainda ontem inaugurou-se o último, o aeroporto "Central-Ciudad Real" ou "Don Quijote" o primeiro privado de Espanha.
A pista tem 4.000 metros e estaçao de AVE.
http://img378.imageshack.us/img378/9541/3121512114f2b8595149bxl5.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/4260/312136298461a901f199bbc6.jpg
http://img258.imageshack.us/img258/11/312053097764c672c1e2btp3.jpg
daniel322 December 20th, 2008, 10:04 PM Não estava à espera de um contra-ataque de Coimbra.... :ohno:
Não estava à espera que comparasses transportes públicos com estádios de futebol.. vou começar então a comparar gimnodesportivos com hospitais..
mas já que queres falar de futebol, tudo bem..
Às moscas portanto....
não retiro nada do que disse e até cito aquilo que disse, reafirmando-o:
escusas de ir por aì e meter o estádio de Coimbra no mesmo saco de Aveiro e Leiria.. pois isso só revela desconhecimento..
de qq forma nunca me viste ser a favor da construção de todos estes estádios.. no entanto lembro-me de ter criticado (exemplo) o encerramento das urgências do Hospital da Figueira da Foz.. não que isso seja relevante para este tópico, mas..
e explico o porquê da minha opinião.. para já, tu não sabes nada de nada do que se passa actualmente em Coimbra nas relações entre o clube e a cidade.. ou melhor.. entre a população da cidade e "aquela coisa" que assumiu a presidência do clube.. se soubesses perceberias o porquê das assistências estarem a baixar drasticamente..
por outro lado.. não sei qual a admiração.. porque ao invés de colocares esse quadro não colocas este (http://www.lpfp.pt/futebol/Pages/Espectadores.aspx?epoca=20082009&info=Clube)?
http://i281.photobucket.com/albums/kk228/WallpaperCoimbra/Topicos/painel.jpg
onde é que está o Beira Mar, mesmo?.. 17º?.. e o União de Leiria?.. nem aparece?..
este quadro é relativo.. e discutível.. porque é desta época e já cá jogou o Benfica, por exemplo.. mas epah.. 6º lugar?.. hmmm
mas então, para tirar conclusões, vemos o da época passada..
http://i281.photobucket.com/albums/kk228/WallpaperCoimbra/Topicos/anopassado.jpg
epah!! 6º lugar outra vez?.. quem diria, né sky?.. parece que afinal é mal geral do futebol tuga..
se queres falar de estádios, fala de algo que seja util.. fala do Euro enquanto evento.. fala dos motivos porque foi feito.. porque foram os estádios construídos.. não me venhas com tretas de "quiseram o estádio e agora ficam sem aeroporto" pois isso é dos argumentos mais infantis que já ouvi.. é o mesmo que dizer "para fazermos o estádio do algarve o aeroporto de Faro vai ser desmantelado, têm de escolher entre um e outro"
se quiseres diz o euro foi um erro.. 10 estádios foram demais... eu até concordo.. agora se queres falar fala sem ataques.. que assim não levas "contra-ataques".. :cheers:
Sky11 December 20th, 2008, 10:11 PM ^^Eu só disse que o Estádio de Coimbra estava às moscas. E está. Pode ser o 6º mas continua a estar às moscas.... Não precisavas de meter o quadro comparativo dos outros estádios (até porque nem é disso que se trata).
Eu só introduzi o exemplo dos Estádios (e frizei bem que estava a falar de um exemplo) quando tu tentaste comparar o investimento de uma importantissima estação de Metro de Lisboa (com milhões de utilizadores por ano) com um aeroporto regional cuja viabilidade é alvo de imensa discussão.
Sky11 December 20th, 2008, 10:15 PM .. para já, tu não sabes nada de nada do que se passa actualmente em Coimbra nas relações entre o clube e a cidade.. ou melhor.. entre a população da cidade e "aquela coisa" que assumiu a presidência do clube.. se soubesses perceberias o porquê das assistências estarem a baixar drasticamente..1º Tu é que não sabes (nem podes saber pois não me conheçes) se eu dei alguma coisa sobre o que se passa em Coimbra nas relações entre o Clube e a Cidade. Este tipo de "ataques" é demasiado infantil, acho eu.....
2º Não interessa o porquê da as assistências estarem baixas (pelo menos não interessa para este thread). É um facto que em Coimbra (e na generalidade dos estádios.. dasss... pode ser que assim sossegue...) os jogos são assistidos por "moscas". Facto.
daniel322 December 20th, 2008, 10:17 PM 1º Tu é que não sabes (nem podes saber pois não me conheçes) se eu dei alguma coisa sobre o que se passa em Coimbra nas relações entre o Clube e a Cidade. Este tipo de "ataques" é demasiado infantil, acho eu.....
é fácil saber.. basta ler o que escreves..
2º Não interessa o porquê da as assistências estarem baixas (pelo menos não interessa para este thread). É um facto que em Coimbra (e na generalidade dos estádios.. dasss... pode ser que assim sossegue...) os jogos são assistidos por "moscas". Facto.
até podiam ser aranhas em vez de moscas.. o que é que isso tem a ver com um aeroporto? facto.
Fern December 20th, 2008, 10:17 PM O problema é o preço dos combustiveis, e a falta dele no futuro... E os aviões não andam a água.
Os avioes representam um consumo de apenas 6% do combustivel a nivel mundial. Antes de mais teremos de nos preocupar com outro tipo de veiculos o que tambem ira libertar mais petroleo para outros fins/transportes.
De qualquer forma ja existem cientistas a trabalhar no assunto:
http://www.msnbc.msn.com/id/13427343/
Covilhã (internacional ... a potencializar o turismo da serra da estrela e a servir de HUB para a rede de caminho de ferro no interior das beiras)
:ohno:
Com toda a franqueza onde e' que a Serra da Estrela tem capacidade para acolher turistas internacionais? O que tem a Serra para oferecer que os turistas nao porcurem ja em outras regioes da Europa mais estabelecidas e com experiencia de decadas de trabalho no sector?
Sky11 December 20th, 2008, 10:19 PM é fácil saber.. basta ler o que escreves..Não te vou responder a esta pois nesta estás a ser indelicado.....
até podiam ser aranhas em vez de moscas.. o que é que isso tem a ver com um aeroporto? facto.NADA Daniel. Era um exemplo de investimento. Não se pode ver tudo por igual.
Fern December 20th, 2008, 10:27 PM :lol::lol: Talvez não tenhas entendido então a minha ironia implícita... Porquê Lisboa? Porque não Madrid? Porque não Londres? Porque não Nova Iorque? E porque não o Porto?:) É que isto de querer centralizar numa DADA cidade tem muito que se lhe diga... e da mesma forma que ficaste picado com a hipótese centralizadora em Madrid -ainda bem... - também eu posso ficar picado pela centralização em Lisboa...
Eu nao compreendo como chegamos ao ponto de dar preferencia a Madrid apenas devido a guerrinhas nacionais. Se em Espanha pensassem assim Madrid nunca teria chegado onde chegou e muito menos o aeroporto deles teria tanto relevo internacional.
Imagina se aquando dos planos de expansao comecassem todos a reclamar, uns porque querem assim, outros porque tambem querem dinheiro, aqueles porque nao concordam com mais investimento em Madrid, etc etc. Neste momento estao a elogiar um aeroporto que nasceu precisamente do centralismo que sempre se viveu em Espanha.
daniel322 December 20th, 2008, 11:27 PM Não te vou responder a esta pois nesta estás a ser indelicado.....
Estou a ser indelicado?.. porquê? por ter opinião diferente da tua?
eu apenas quis referir que o teu exemplo foi infeliz.. Porque é que então não falaste dos estádios de Braga e Guimarães?.. ou o Bessa?.. então e o do Algarve? O que está errado é a política feita a nível nacional, não os casos singulares de Leiria, Coimbra e Aveiro..
NADA Daniel. Era um exemplo de investimento. Não se pode ver tudo por igual.
Não vem tudo do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações? :D
Não sei porque não hei-de criticar.. porque não hei-de pegar no caso dessa mediática estação que movimenta milhões de passageiros (?) e ver a sua relevância no contexto nacional? porque não hei-de contestar uma obra que vai beneficiar uma empresa (que dá prejuízo) e que presta um serviço somente municipal/metropolitano, através de subsídios estatais?
podemos ter várias visões de cada problema, não é crime.. e se estou errado explica-me.. não é preciso falar de moscas e estádios..
nova estação do terreiro do paço: 300 milhões de euros
esta estação vai servir milhões de passageiros, certo? tudo bem.. fala-se em milhões e pensa-se que é uma grande coisa.. os SMTUC serviram perto de 27,50 milhões de passageiros (http://www.campeaoprovincias.com/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=3783) em 2007.. o que é que isto interessa? tudo.. para um passageiro viajar nos SMTUC com um Passe Social paga 34.00€ no regime geral.. um Passe Carris Urbano de 30 dias custa 22.60€.. e esse utente dos SMTUC paga os mesmos impostos que um da Carris..
mais uma vez, o que é que isto interessa?.. pois bem, pegando no exemplo dos SMTUC e transpondo para outras cidades portuguesas, mesmo sabendo que esta rede é superior à de outras cidades, vou fazer uma analogia, colocando carris e metro de Lisboa no mesmo saco:
orçamento SMTUC para 2009: 21 milhões de euros
passageiros transportados: ~28 milhões passageiros
umas contas muito rápidas: esses 300 milhões a dividir por 20 dava para 15 cidades médias terem passes sociais iguais aos de Lisboa..
e a maioria dessas cidades nem precisavam de um orçamento deste montante.. quantos milhões de passageiros isto dará?..
porque é que um tipo de Viseu ou Guimarães tem de pagar mais e andar em autocarros da idade da pedra enquanto os de Lisboa andam em autocarros com televisão (http://diario.iol.pt/tecnologia/televisao-carris-autocarros-transportes-tv-canal/1008611-4069.html)? isto não é gozar?..
para concluir:
Eu só introduzi o exemplo dos Estádios (e frizei bem que estava a falar de um exemplo) quando tu tentaste comparar o investimento de uma importantissima estação de Metro de Lisboa (com milhões de utilizadores por ano) com um aeroporto regional cuja viabilidade é alvo de imensa discussão.
qual é a viabilidade económica dessa empresa que vai beneficiar de tao importantíssima estação?
De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Metro de Lisboa, o prejuízo operacional registou uma melhoria em cerca de 13 %, se forem descontados os custos de reestruturação. O EBITDA normalizado atingiu os 29 milhões de euros negativos, ainda assim o melhor resultado dos últimos 13 anos.
fonte (http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/1157446.html)
DaniFR December 20th, 2008, 11:32 PM Não estava à espera de um contra-ataque de Coimbra.... :ohno:
Às moscas portanto....
O estádio cidade de Coimbra não é só futebol, e não é a partir daí que se tiram conclusões sobre a vida do estádio.
O estádio possui o condominio eurostadium, um centro comercial, varias lojas inseridas no estádio em toda a sua volta (entre as quais está um Bingo, uma escola de dança e um restaurante com vista para o interior do estádio).
Em relação á ocupação do estádio são os efeitos da crise.
pedro_sousa December 20th, 2008, 11:35 PM Os avioes representam um consumo de apenas 6% do combustivel a nivel mundial. Antes de mais teremos de nos preocupar com outro tipo de veiculos o que tambem ira libertar mais petroleo para outros fins/transportes.
Mas eu não falei em termos de consumo, e a pensar "na mãe natureza"... Eu falei é mesmo nos custos de operação para as companhia, dado o custo do combustível a longo prazo. Agora está a baixar, mas vai subir em breve.
pedro_sousa December 20th, 2008, 11:36 PM O estádio cidade de Coimbra não é só futebol, e não é a partir daí que se tiram conclusões sobre a vida do estádio.
O estádio possui o condominio eurostadium, um centro comercial, varias lojas inseridas no estádio em toda a sua volta (entre as quais está um Bingo, uma escola de dança e um restaurante com vista para o interior do estádio).
Em relação á ocupação do estádio são os efeitos da crise.
O estádio até podia ter um centro de lançamento de foguetões.... Um facto é que tem sobrelotação claramente.
DaniFR December 20th, 2008, 11:52 PM O estádio até podia ter um centro de lançamento de foguetões.... Um facto é que tem sobrelotação claramente.
Com a situação economica que o país atravessa é natural que cada vez menos as pessoas queiram gastar 20€ para ver um jogo de futebol.
Então poderiamos dizer que todos os estadios de Portugal têm lugares a mais.
pedro_sousa December 20th, 2008, 11:56 PM Com a situação economica que o país atravessa é natural que cada vez menos as pessoas queiram gastar 20€ para ver um jogo de futebol.
Então poderiamos dizer que todos os estadios de Portugal têm lugares a mais.
Podemos. Mas existem uns que têm "ainda a mais do mais" que deviam. :lol: Mas pronto, piro que Coimbra, são realmente o do Algarve, Aveiro e Leiria. :nuts:
daniel322 December 21st, 2008, 12:02 AM Mas pronto, pior que Coimbra, são realmente o do Algarve, Aveiro e Leiria. :nuts:
diz antes assim "melhor que Coimbra só os dos 3 grandes, Guimarães e Braga".. o resto está tudo abaixo.. alguns bem abaixo..
claro que estão sobredimensionados, se repararmos na média de ocupação estão todos.. mas isso é culpa de quem nos meteu no Euro..
Viriatuus December 21st, 2008, 12:16 AM Fern:
Neste momento estao a elogiar um aeroporto que nasceu precisamente do centralismo que sempre se viveu em Espanha
Muito boa conclusão Fern! Pois se a importância do aeroporto de Madrid é então consequência do centralismo porque cargas de água é que eu vou ter de aceitar que em Portugal aconteça o mesmo? Para Lisboa competir com Madrid? Só se for para rir... Porque provavelmente ninguém está à espera que um país de 10 milhões possa competir em dimensão com um outro de mais de 40 milhões. Pensem antes em infraestruturas perfeitamente adequadas à sua própria área de influência. Ficam mais baratas e servem quanto baste as populações que pretendem servir e dispersam os investimentos produtivos pelo todo nacional. Alguém já parou para pensar porque é que quando chego à Alemanha tenho muito mais opções de transporte, e mais eficientes, para chegar a todo o país do que na vizinha França? Pois...
fred_mendonca December 21st, 2008, 12:27 AM Se Lisboa tivesse um aeroporto a sério podes ter a certeza que a diferença do nº passageiros em relação a Madrid seria muito menor. Basta ver o que Madrid cresceu e o que Lisboa não cresceu.
Sky11 December 21st, 2008, 12:43 AM eu apenas quis referir que o teu exemplo foi infeliz.. Porque é que então não falaste dos estádios de Braga e Guimarães?.. ou o Bessa?.. então e o do Algarve?Para terminar o off-topic....
Eu falei dos estádios de Leiria, Aveiro e Coimbra. Como exemplos. 3 exemplos.
E como exemplo não tenho de citar todos os estádios "às moscas".
Um exemplo é isso mesmo.... um exemplo, uma amostra.... :bash:
Portvscalem December 21st, 2008, 12:44 AM Se Lisboa não usufruísse da falta de concorrência interna induzida articialmente por ANA´s e TAP´s, não estava com tantos passageiros como agora e nem era preciso NAL....
Sky11 December 21st, 2008, 12:47 AM podemos ter várias visões de cada problema, não é crime.. e se estou errado explica-me.. não é preciso falar de moscas e estádios..Exacto. Podemos ter várias visões de cada problema. A minha é que em Portugal continental não há espaço (económico) para mais dos que os actuais 3 aeroportos.
E fiz a comparação com Espanha.
E fiz um comentário do género "aeroportos não são estações de Metro".
A partir daqui foi puro ataque à minha opinião.
- the end -
fred_mendonca December 21st, 2008, 12:48 AM Se Lisboa não usufruísse da falta de concorrência interna induzida articialmente por ANA´s e TAP´s, não estava com tantos passageiros como agora e nem era preciso NAL....
Isso é falso. O Aeroporto de Lisboa mais conhecido por Portela está a estrangular crescimento do tráfego aéreo da cidade e tu ainda dizes que não é preciso NAL. Sem o NAL é que não se pode competir com Madrid. O facto é que a Portela está a abarrotar e muitas companhias recusam-se a operar lá.
daniel322 December 21st, 2008, 12:48 AM Exacto. Podemos ter várias visões de cada problema. A minha é que em Portugal continental não há espaço (económico) para mais dos que os actuais 3 aeroportos.
3.. abaixo do Tejo..
Sky11 December 21st, 2008, 12:50 AM Se Lisboa não usufruísse da falta de concorrência interna induzida articialmente por ANA´s e TAP´s, não estava com tantos passageiros como agora e nem era preciso NAL....Fonte?
daniel322 December 21st, 2008, 12:51 AM E fiz um comentário do género "aeroportos não são estações de Metro".
A partir daqui foi puro ataque à minha opinião.
- the end -
foi um ataque feroz.. :nuts:
isto é um fórum.. é suposto discutir-se os comentários colocados :D
alentejolover December 21st, 2008, 12:53 AM Fonte?
nAO tens nenhuma ao pé???
Sky11 December 21st, 2008, 12:58 AM 3.. abaixo do Tejo..Oi? Faro + ? + ?. Beja? LOL. NAL? LOL - agora o rio serve de critério :nuts: Já ouviste falar de pontes (bridges em inglês)?
isto é um fórum.. é suposto discutir-se os comentários colocados :DConcordo. E a minha opinião está aí, mesmo que a tua prespicácia te diga que não convenci ninguém :cheers:
Em resumo - resposta ao tema do thread: AFSC + NAL + Faro (+ TGV)
Sky11 December 21st, 2008, 01:00 AM nAO tens nenhuma ao pé???Alentejo...a minha pergunta é qual é a fonte do comentário (source em inglês) de que a ANA e a TAP induzem artificialmente a falta de concorrêcia ao aeroporto da Portela (airport em inglês).
daniel322 December 21st, 2008, 01:13 AM Oi? Faro + ? + ?. Beja? LOL. NAL? LOL - agora o rio serve de critério :nuts:
é uma fronteira como qualquer outra.. em diversas situações divide-nos da Espanha..
http://i281.photobucket.com/albums/kk228/WallpaperCoimbra/290px-Mapa_de_Portugal.jpg
(este mapa é porreiro, é "à prova de Newtomorrow")
Já ouviste falar de pontes (bridges em inglês)?
só sabes em português e inglês?..
francês: pont
alemão: brücke
espanhol (castelhano): puente
italiano: ponticello
grego: γέφυρα
assim da próxima vez causas melhor impressão.. não digas que não sou teu amigo :)
Concordo. E a minha opinião está aí, mesmo que a tua prespicácia te diga que não convenci ninguém :cheers:
a ver vamos :) eles é que têm de ficar convencidos..
22 Setembro 2008
Foi anunciado que representantes do Governo, ANA, NAV Portugal, Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), Universidades de Aveiro e Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Forças Armadas vão integrar um grupo de trabalho com fim de avaliar a viabilidade de abertura da base aérea de Monte Real ao tráfego civil.
“É um empreendimento de baixo custo e alto rendimento, e tem todas a condições para ser pacífico na sociedade portuguesa, ligado ao interesse nacional, para que todas as regiões do país tenham condições de desenvolvimento e competitividade” fez notar Manuel Queiró, membro da comissão permanente do movimento de defesa da de uma infra-estrutura aeroportuária comercial no centro do país.
Fonte: Lusa
Portvscalem December 21st, 2008, 01:15 AM Fonte?
tem água muito fresquinha.
A fonte a é a minha opinião sobre a política aeroportuária nacional.
uns posts atrás tens a fonte...
de tanta fonte, acho que o Jim Morrison morreu masé afogado...
Portvscalem December 21st, 2008, 01:19 AM é uma fronteira como qualquer outra.. em diversas situações divide-nos da Espanha..
http://i281.photobucket.com/albums/kk228/WallpaperCoimbra/290px-Mapa_de_Portugal.jpg
(este mapa é porreiro, é "à prova de Newtomorrow")
só sabes em português e inglês?..
francês: pont
alemão: brücke
espanhol (castelhano): puente
italiano: ponticello
grego: γέφυρα
assim da próxima vez causas melhor impressão.. não digas que não sou teu amigo :)
a ver vamos :) eles é que têm de ficar convencidos..
22 Setembro 2008
Foi anunciado que representantes do Governo, ANA, NAV Portugal, Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), Universidades de Aveiro e Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Forças Armadas vão integrar um grupo de trabalho com fim de avaliar a viabilidade de abertura da base aérea de Monte Real ao tráfego civil.
“É um empreendimento de baixo custo e alto rendimento, e tem todas a condições para ser pacífico na sociedade portuguesa, ligado ao interesse nacional, para que todas as regiões do país tenham condições de desenvolvimento e competitividade” fez notar Manuel Queiró, membro da comissão permanente do movimento de defesa da de uma infra-estrutura aeroportuária comercial no centro do país.
Fonte: Lusa
agora cortas o país em Alentejo e Algarve, e cima do tejo e peninsula de setúbal...
2 aeroportos para 9 milhões, e outras dois para um milhão...
o sul com 4 milhões de habitantes tem 3 aeroportos, o Norte com 6 milhões tem apenas 1....
não tá mal.....
Sky11 December 21st, 2008, 01:19 AM A fonte a é a minha opinião sobre a política aeroportuária nacional.Nota-se.
Sky11 December 21st, 2008, 01:24 AM o sul com 4 milhões de habitantes tem 3 aeroportos, o Norte com 6 milhões tem apenas 1....E o meu vizinho que tem 3 carros e eu só tenho um?!?!?
Pior.... O Benfica (dizem) tem 60% da população como adeptos e só ganhou uns 40% de campeonatos.
Pior ainda.... a minha pila é 3 vezes maior que a tua e somos ambos do sexo masculino :ohno:
Há muita injustiça por explicar!
Luís Raposo Alves December 21st, 2008, 03:53 AM agora cortas o país em Alentejo e Algarve, e cima do tejo e peninsula de setúbal...
o sul com 4 milhões de habitantes tem 3 aeroportos, o Norte com 6 milhões tem apenas 1....
não tá mal.....
Não se vêem as coisas assim! Não é chegar e dividir Norte e Sul do Tejo!
Tens que ver desta forma: Norte, Centro e Sul. O aeroporto de faro é para o algarve, o de lisboa é para o centro e o do porto para o norte. depois surge o de beja que é um complemento a lisboa e faro porque são os 2 maiores aeroportos nacionais.
NewTomorrow December 21st, 2008, 04:02 AM epah, que complexado.. as ilhas não interessam para esta conversa pq são casos singulares, precisam do aeroporto pois não dá para ir para lá de carro..
conplexado es tu
é que se não interesa as ilhas
Qual é a razão de colocares as Baleares
?
leoferreira12 December 21st, 2008, 11:05 PM agora cortas o país em Alentejo e Algarve, e cima do tejo e peninsula de setúbal...
não tá mal.....
:lol:Exactamente, é o país que temos, é só pessoal inteligente, xd...
Fern December 21st, 2008, 11:15 PM Mas eu não falei em termos de consumo, e a pensar "na mãe natureza"... Eu falei é mesmo nos custos de operação para as companhia, dado o custo do combustível a longo prazo. Agora está a baixar, mas vai subir em breve.
Dizem que se vai manter baixo por mais uns tempos. As companhia podem ter a vir de racionalizar custos ou aumentar os precos mas por enquanto nao me parece que tenham muita facilidade em arranjar alternativas (ou as emprezas que desenham e produzem os propulsores). Acho que o mais provavel sera rezarem para que os constructores automoveis adoptem motores electricos a curto prazo.
A_Voz_Da_Figueira December 21st, 2008, 11:43 PM podia haver apenas um aeroporto intercontinental por continente...
:ohno::lol:
leoferreira12 December 22nd, 2008, 01:09 AM podia haver apenas um aeroporto intercontinental por continente...
:ohno::lol:
O ser intercontinental e muito vago, o Sá Carneiro é intercontinental e funciona á base da Europa...
Portvscalem December 22nd, 2008, 01:11 AM Ninguém topou que a cena do tejo era na brinca....
a minha fonte é fresquinha, e tal....
sky, tens de tentar distinguir entre uma resposta, com o intuito de contrariar algo anteriormente dito, com uma argumentação com exposição de dados e respectivas fontes...
Daqui a pouco eu digo que o FCP é o maior, e tu pedes-me fontes...
Eu digo que a música do Jim Morrison é porreira e pedes-me fontes...
com tal esbanjamento nas nossas fontes o planeta vai ter é grande seca...
Henrique Caetano December 22nd, 2008, 01:11 AM agora cortas o país em Alentejo e Algarve, e cima do tejo e peninsula de setúbal...
não tá mal.....
Se contabilizares os das ilhas então... :banana:
Madeira +- 260 mil = 2 aeroportos
HFC
leoferreira12 December 22nd, 2008, 01:14 AM Se contabilizares os das ilhas então... :banana:
Madeira +- 260 mil = 2 aeroportos
HFC
245 mil, nem isso... Mas realmente é uma boa comparação, então nos Açores... Mas nos Açores serve como ponte de passagem ou ligação inter-ilhas-continente principalmente...
sotavento December 22nd, 2008, 05:45 AM agora cortas o país em Alentejo e Algarve, e cima do tejo e peninsula de setúbal...
não tá mal.....
SUL:
Portimão/Lagos =
-planos para expandirem o actual ou mesmo construirem um NOVO aerodromo/aeroporto (caso o construam será em Lagos e vira Aerop.Internacional para voos regulares)
Faro = 5/6 milhões pass./ano ?
- opera á base de charters e voos low cost para turistas
Beja =
- a pista estava lá mesmo ... só fizeram o barracão e esperam que alguem o use
Evora =
- aerodromo civil muito utilizado ... sem planos para voos comerciais regulares
Alcochete (vulgo NAL) =
- preveem que seja a panaceia de todos os males da Portela
- tem uma pista e podem-se limitar a estica-la e meter low costs
Portela =
- nem se fala
Tires =
- aeroporto limitado
- serve como Lx2
Outros aeroportos no sul ... nem se fala em mais nada
CENTRO:
Covilhã =
- planos de modernização e expansão
viseu =
- aeroporto em serviço ... SEM trafego aereo regular
Fatima =
- querem tornar num aeroporto low cost para voos religiosos
Outros projectos no centro ... prai uma duzia de "possiveis"
NORTE:
AFSC =
- uns 4/5M pass./Ano
outros projectos no norte ... prai uma meia duzia
^^ Se fores a vêr a diferença entre o NORTE e o SUL é o que se decidem a fazer por obra e graça da iniciativa local se dar ao trabalho de efectivamente fazer alguma coisa ...
leoferreira12 December 22nd, 2008, 01:59 PM SUL:
Portimão/Lagos =
-planos para expandirem o actual ou mesmo construirem um NOVO aerodromo/aeroporto (caso o construam será em Lagos e vira Aerop.Internacional para voos regulares)
Faro = 5/6 milhões pass./ano ?
- opera á base de charters e voos low cost para turistas
Beja =
- a pista estava lá mesmo ... só fizeram o barracão e esperam que alguem o use
Evora =
- aerodromo civil muito utilizado ... sem planos para voos comerciais regulares
Alcochete (vulgo NAL) =
- preveem que seja a panaceia de todos os males da Portela
- tem uma pista e podem-se limitar a estica-la e meter low costs
Portela =
- nem se fala
Tires =
- aeroporto limitado
- serve como Lx2
Outros aeroportos no sul ... nem se fala em mais nada
CENTRO:
Covilhã =
- planos de modernização e expansão
viseu =
- aeroporto em serviço ... SEM trafego aereo regular
Fatima =
- querem tornar num aeroporto low cost para voos religiosos
Outros projectos no centro ... prai uma duzia de "possiveis"
NORTE:
AFSC =
- uns 4/5M pass./Ano
outros projectos no norte ... prai uma meia duzia
^^ Se fores a vêr a diferença entre o NORTE e o SUL é o que se decidem a fazer por obra e graça da iniciativa local se dar ao trabalho de efectivamente fazer alguma coisa ...
Por isso é que criei este Thread, porque acho que alguns dos aeródromos deviam passar a aeroportos. Eu estou a fazer um documento com o meu projecto para o desenvolvimento de Navigação aérea em Portugal, depois coloco aqui para vocês darem uma espreitadela...
Viriatuus December 22nd, 2008, 02:48 PM Sotavento de facto fala-se em Ponte de Sôr. E o que fazer com a Ota? Não seria de aproveitar a infraestrutura para pelo menos aviação de recreio?
leoferreira12 December 22nd, 2008, 03:23 PM Sotavento de facto fala-se em Ponte de Sôr. E o que fazer com a Ota? Não seria de aproveitar a infraestrutura para pelo menos aviação de recreio?
É um posto da força aérea, mas o objectivo em Portugal passa por criar aerogares nos aeródromos para aviação particular ou possívelmente pública!"...
sotavento December 23rd, 2008, 03:49 AM Sotavento de facto fala-se em Ponte de Sôr. E o que fazer com a Ota? Não seria de aproveitar a infraestrutura para pelo menos aviação de recreio?
Já tens ali um par de aerodromos de recreio á volta:
Ponte de Sôr , santarem , tires , etc
A não ser que consigas tornar a OTA numa boa plataforma (coisa que segundo a FAP nunca foi) esta é altamente inviavel como aerodromo civil. :dunno:
Por isso é que criei este Thread, porque acho que alguns dos aeródromos deviam passar a aeroportos. Eu estou a fazer um documento com o meu projecto para o desenvolvimento de Navigação aérea em Portugal, depois coloco aqui para vocês darem uma espreitadela...
Com a implantação regional de portugal nada leva a crer que venhamos a precisar novamente algum dia de uma rede de transporte aereo regional. :dunno:
cidades = 151
vilas = 555
aldeias = quem as consegue contar ???
^^ É ridiculo como temos MUITO MAIS cidades e vilas que espanha ... e segundo as más linguas ... aproximadamente a mesma quantidade de aldeolas e quintas. :lol:
sotavento December 23rd, 2008, 04:13 AM agora cortas o país em Alentejo e Algarve, e cima do tejo e peninsula de setúbal...
não tá mal.....
Não ...
AMP = 1 aeroporto (AFSC) + 2 aerodromos (espinho e maia) + 1 Base Aerea (ovar)
AML (e margem nortE) = 1 aeroporto (Portela) + 3 aerodromos (tires , santa cruz e santarem) + 3 Bases Aereas (Sintra , Ota e Alverca) + 8 pistas de pouso
Margem Sul = 2 Bases Aereas (Alcochete e Montijo) + 10 (sim 10) pistas de pouso (quase todas de 600/700m)
Algarve = 1 aeroporto (Faro) + 2 aerodromos (Portimão e Lagos) + 3 ou 4 pistas de pouso curtas
O resto do pais tem uma duzia de aerodromos civis DE QUALIDADE em algumas cidades (pistas de 950m ou superiores na maioria destes) ... e pouco mais. :cheers:
José Alberto December 23rd, 2008, 03:57 PM Desculpem se for repost: http://www.pelicano.com.pt/zmapa.html
leoferreira12 December 23rd, 2008, 08:54 PM Não ...
AMP = 1 aeroporto (AFSC) + 2 aerodromos (espinho e maia) + 1 Base Aerea (ovar)
AML (e margem nortE) = 1 aeroporto (Portela) + 3 aerodromos (tires , santa cruz e santarem) + 3 Bases Aereas (Sintra , Ota e Alverca) + 8 pistas de pouso
Margem Sul = 2 Bases Aereas (Alcochete e Montijo) + 10 (sim 10) pistas de pouso (quase todas de 600/700m)
Algarve = 1 aeroporto (Faro) + 2 aerodromos (Portimão e Lagos) + 3 ou 4 pistas de pouso curtas
O resto do pais tem uma duzia de aerodromos civis DE QUALIDADE em algumas cidades (pistas de 950m ou superiores na maioria destes) ... e pouco mais. :cheers:
Espinho??? :lol: aQUILO NÃO É UM AERÓDROMO, é um antentado ao ser humano, xd
joaoguimaraes December 23rd, 2008, 11:11 PM Olá,
Peço desculpa mas não concordo com mais aeroportos cá em Portugal!Coimbra se fosse era um aeroporto regional com voos em Embraer's ou Boeing's 737 (da Ryanair, por exemplo), e mesmo assim penso que não é necessário (Quanto mais a ideia do Rodrigo de voos de Coimbra para o Brasil, como Fortaleza...isso era insustentável! Nem no Porto conseguiram aguentar Salvador...).
A ideia dos aeroportos pode ser muito gira mas não se podem fazer aeroportos assim, à toa...Aviões não são autocarros nem metro como o Sky disse (na minha opinião, com razão...um aeroporto não é uma estãção de metro!)
Ah...já agora, por favor não comparem Espanha a Portugal...Além de Espanha ser um país maior, também é maior (em que maior são €€€) e grande parte daqueles aeroportos/aerodromos são voos internos, o que não é sustentável para um país pequeno como o nosso (Não me estou a esquecer das ilhas).
E sobre Beja...ok...não esperem muitos voos para lá...se não tivesse lá a Base nunca faziam lá um aeroporto! O investimento para um aeroporto em Coimbra seria muito maior, já que implicaria fazer um de raíz. O aeroporto de Beja vai ser um "Lisbon East" caso a Ryanair voe para lá, mas o futuro do Aeroporto de Beja acho passa pela Carga, treino de tripulações e manutenção e eventualmente o tal "Scrapyard" ou "cemitério de aviões" para uns em fim de "vida" ou à espera de novo dono...Nesta altura podia estar a render com a falência de tantas companhias.
E ainda sobre o novo aeroporto no Algarve...acho que também não é necessário já que o Aeroporto de Faro ainda tem um Plano Director com uma expansão enorme, com um aumento de stands brutal! Eu (como plane-spotter) já passei muitos dias a ver os aviões a partir e a chegar de FAO e há horas com pouquíssimos aviões, durante a hora do almoço por exemplo, havendo uns picos de tráfego durante a manhã (das 8h00 até às 11:30) e fim da tarde, principalmente às quintas, sábados e domingos! (no resto dos dias o tráfego não é muito grande...e à quarta-feira é uma autêntica seca). Com o tal plano director e expansão o Aeroporto de Faro irá aguentar durante mais algum tempo... Mais um aeroporto no Algarve ia distribuir um bocado o tráfego e eventualmente ajudar o novo autódromo, mas não é necessário! (nem para Bizjets já que uma boa parte deles é para o pessoal que vai para a Quinta do Lago).
Sobre outros Aeroportos/Aerodromos com voos regulares, acho que é absolutamente desnecessário e um autêntico ataque suicida!
Abraço! :)
Sky11 December 24th, 2008, 12:30 AM ^^O pessoal de Coimbra adormeceu.....
Ou então estão a caminho de Braga para dar cabo deste herege... :horse:
alentejolover December 24th, 2008, 12:33 AM Desde o inicio da década de 90 que se levanta a hipótese de utilização conjunta civil/militar das infra-estruturas existentes em Beja. Ao Contrário do lançamento de um Aeroporto Novo, a proposta para o alargamento da utilização da Base Aérea de Beja, para fins civis, tem como ponto de partida uma infra-estrutura já existente, o que na prática pode proporcionar ganhos temporais importantes e custos de operacionalização relativamente reduzidos, essencialmente quando comparados com a constituição de uma solução de raiz.
Da análise SWOT abaixo efectuada pode-se basicamente concluir que o Aeroporto Beja tem potencialidades para se desenvolver e assume a nível nacional um papel que a prazo pode ser estratégico, pois que complementa os Aeroportos de Lisboa e Faro.
Da análise SWOT também se pode concluir que as acessibilidades/oferta de transportes constituem a par da oferta/promoção turística os factores determinantes da capacidade de concretização do projecto Aeroporto Beja-Alentejo.
Linhas de Desenvolvimento Estratégico
Considerando o exposto e admitindo que serão desenvolvidas as acessibilidades ao aeroporto, nomeadamente o IP8, bem como incrementadas as ligações do aeroporto aos principais destinos turísticos envolventes, as Linhas de Desenvolvimento Estratégico consideradas para o Aeroporto são as seguintes:
- O principal factor de desenvolvimento do aeroporto é o turismo, assentando fundamentalmente na oferta turística do Alentejo (nomeadamente no litoral e no Alqueva) e nos mercados emissores tradicionais;
- O Aeroporto Beja - Alentejo será basicamente um Low Cost Airport (LCA), estando neste conceito claramente assumido que terá uma estrutura de custos adequada a este tipo de tráfego, nomeadamente:
- custos operacionais reduzidos;
- custos de amortização mínimos;
- infra-estruturas simples (um só piso, circuitos directos, equipamento mínimo, etc)
- O Aeroporto Beja - Alentejo poderá complementar o Aeroporto do Algarve:
- permitindo acesso a mercados fora do alcance deste aeroporto em virtude de limitações do seu comprimento de pista;
- oferecendo acréscimo de capacidade, o que será importante a médio prazo face ao facto de que a forte sazonalidade e concentração da procura em dias fixos da semana aceleram o esgotamento de capacidade oferecida no Algarve;
- O Aeroporto Beja - Alentejo poderá complementar o Aeroporto da Portela:
- enquanto na Portela, dadas as suas limitações de capacidade;
- no segmento de tráfego LCC, dada a estrutura de custos de um aeroporto servindo preferencialmente companhias aéreas tradicionais;
- na aviação executiva, dado que Tires tem limitações de comprimento de pista;
- na carga aérea, dado oferecer espaço para uma plataforma logística sem limitações de operação nocturna;
- O Aeroporto Beja - Alentejo poderá complementar o Aeroporto da OTA:
- por alargar a sua área de influência a Sul do Tejo (incluindo parte da estremadura espanhola), na carga aérea e no segmento LCC. No limite da vida útil do Aeroporto da Ota, oferecendo acréscimo de capacidade;
- A actividade de Carga Aérea pode constituir-se como actividade igualmente importante no médio prazo, devendo considerar-se:
- que o aeroporto possui condições naturais excelentes para esta actividade, podendo nomeadamente operar todo o dia (H24), oferecendo assim aos cargueiros puros condições que serão cada vez mais difíceis de encontrar nos aeroportos próximos dos centros urbanos;
- que o Aeroporto do Algarve praticamente não processa carga, criando a oportunidade para que o Aeroporto Beja - Alentejo se possa afirmar como a plataforma de carga aérea para toda a região a sul do Tejo;
- que existem nichos de mercado (p.e – carga em tempo definido para o sector automóvel e perecíveis) nos quais certamente poderá haver algum potencial para o Aeroporto Beja - Alentejo
- Desenvolvimento a médio prazo de um Polo de Aeronáutica, integrando actividades como a aviação governamental, a manutenção de aeronaves e o treino de tripulações;
Objectivos estratégicos
Os Objectivos Estratégicos que se apontam são determinados pelo horizonte temporal da abertura do Aeroporto do Alentejo, isto é, devem ser alcançados por forma a que um ano antes se possa mostrar existirem as condições mínimas para operação comercial (tornar o Aeroporto uma realidade):
1-Envolver a Região no Apoio e Acompanhamento da Abertura do Aeroporto
Plano de acções:
•Criar o GAAB – Grupo de Apoio do Aeroporto de Beja, constituída por:
• Autarcas;
• Representantes Institucionais do turismo;
• Representantes das Associações Regionais de Comércio e Indústria;
• Representantes dos principais grupos de investimento privado no Alentejo.
2-Inaugurar simultaneamente o aeroporto e uma ligação na Europa
Plano de acções:
•Estabelecer sistema de taxas aeroportuárias atractivas;
•Criar Sistema de Incentivos do aeroporto;
•Criar Fundo de Desenvolvimento de Rotas;
•Iniciar de imediato contactos com companhias aéreas alvo:
• LCC´s para centro Europa;
• Charter´s para norte Europa
• Obter acordo de abertura de rota um ano antes da inauguração.
3-Inaugurar o IP8
Plano de acções:
•Sensibilizar o governo;
4-Tornar o transporte ferroviário alternativa válida a preços acessíveis
Plano de acções:
•Promover com Câmara e CP análise de alternativas;
5-Garantir a abertura de 5.000 novas camas em novos Resorts no Alentejo até 2008
Plano de acções:
•Equacionar alternativas com investidores turísticos;
•Promover acções articuladas com os operadores turísticos.
6-Dinamizar a criação de ligações rodoviárias a partir do Aeroporto e, fundamentalmente, a criação de ligações rodoviárias directas a Lisboa e Algarve:
Plano de acções:
•Promover com o envolvimento dos Stakeholders a criação de ligações ao aeroporto;
•Estudar modalidades de isenção no parqueamento automóvel no Aeroporto
daniel322 December 24th, 2008, 12:36 AM caramba tejo.. que testamento..
O investimento para um aeroporto em Coimbra seria muito maior, já que implicaria fazer um de raíz. O aeroporto de Beja vai ser um "Lisbon East" caso a Ryanair voe para lá, mas o futuro do Aeroporto de Beja acho passa pela Carga, treino de tripulações e manutenção
joão, o que se pretende é isto: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=366420&rss=0
Sky11 December 24th, 2008, 12:43 AM :gaah:
alentejolover December 24th, 2008, 12:45 AM Obvio...
joaoguimaraes December 24th, 2008, 12:48 AM caramba tejo.. que testamento..
joão, o que se pretende é isto: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=366420&rss=0
Hmmmm...a questão da BA5 e dos F-16...
É um bocado complicado mandar para outro sítio os F's...e não se esqueçam (já que houve para aí pessoal a dizer que há imensas bases no País) que os F's têm que estar em qualquer ponto de Portugal Continental em 20 minutos e na zona das ilhas também em pouco tempo! BA5 é a mais central e não convém mudar de lá...se fosse viável já tinham saído da base...mas agora com estudos vamos lá ver se resolvem alguma coisa...
Mas mesmo assim...construir outro aeroporto a 120km do aeroporto de Lisboa..hmmmmm
Em linha recta:
Coimbra - BA5 Monte Real = 50.74km
BA5 Monte Real - Lisboa = 120km
Coimbra - Lisboa = 163km
Só com estudos a provar que seria viável é que mudava de ideias...tirar os F-16 de lá não vai ser fácil de todo...mas vamos ver...se for benéfico para a região e se não prejudicar em nada, venha ele...
Abraço e bom natal :cheers:
daniel322 December 24th, 2008, 12:57 AM bom natal
Viriatuus December 24th, 2008, 01:17 AM Essa de Monte Real parece-me uma obra tipicamente à portuguesa... Não entrando em linha de conta com a dificuldade de tirar ou complementar com a FA no local, a única razão parece ser... "mais barato e rápido"... Normalmente o mais barato dá mau resultado e paga-se caro...
faialense December 24th, 2008, 06:41 PM Se as Lajes, base aérea norte-americana e portuguesa, também é um aeroporto civil porque razão Monte Real não o poderá ser?
E nem queiram comparar o movimento de aeronaves militares na Terceira com o de Monte Real... E isso nunca foi obstáculo para as Lajes serem o 2º aeroporto mais movimentado dos Açores e o 6º do país!
Sem esquecer que as Lajes também só têm uma pista...
Portanto mesmo com toda a parafernália "Top Gun" da US Air Force e do modesto mas honrado acervo da FAP há espaço para todos os aviões civis que ali fazem todo o tipo de voos: regionais, nacionais e internacionais...
Até o Space Shuttle esteve na contingência de ali pousar as rodinhas...
Agora, plz... não me venham dizer que a meia-dúzia de F16 de Monte Real não podem conviver com uns aviõezitos da Ryanair ou Easyjet que há já muito tempo que deviam voar para esta região...
E last but not least: alguém me sabe dizer onde fica o aeroporto militar de Figo Maduro?
I arrest my case...
HugoK December 24th, 2008, 07:02 PM Hmmmm...a questão da BA5 e dos F-16...
É um bocado complicado mandar para outro sítio os F's...e não se esqueçam (já que houve para aí pessoal a dizer que há imensas bases no País) que os F's têm que estar em qualquer ponto de Portugal Continental em 20 minutos e na zona das ilhas também em pouco tempo! BA5 é a mais central e não convém mudar de lá...
Têm a Base número 1 em Sintra. E como o Faialense diz têm também o aeroporto de Figo Maduro. E nem vejo grandes problemas em este de Monte Real ter vertente civil e militar tal como a dos Açores.
UE poderá financiar estudo de Monte Real
Segundo a Opção Turismo, a União Europeia (UE) poderá contribuir para o financiamento dos estudos de viabilidade para a abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil. Para tal que se concretize será necessário que o Governo inclua o projecto no plano nacional dos aeroportos.
Várias entidades da região centro defendem a abertura do aeroporto de Monte Real ao tráfego comercial, que inclua aviação "baixo custo".
http://www.lowcostportugal.net/aeroportos/ue-podera-financiar-estudo-de-monte-real/2008/10/
LisbonJet December 24th, 2008, 07:20 PM Têm a Base número 1 em Sintra. E como o Faialense diz têm também o aeroporto de Figo Maduro. E nem vejo grandes problemas em este de Monte Real ter vertente civil e militar tal como a dos Açores.
http://www.lowcostportugal.net/aeroportos/ue-podera-financiar-estudo-de-monte-real/2008/10/
O aeroporto de Figo Maduro NAO existe. Corresponde apenas a uma placa de estacionamento minuscula no aeroporto de Lisboa com um hangar! E' impossivel mobilizar para la a esquadra de Monte Real.
Sintra nao e' tao central e depois ha-de ser lindo ter os F-16 em constante movimento sobre areas densamente povoadas e com o barulho que fazem. Pensem um bocado antes de mandarem estes palpites!
HugoK December 24th, 2008, 08:04 PM Porra, é preciso responder logo com duas pedras na mão? Eu enganei-me, pensei que Figo Maduro fosse o da outra margem, à beira do Tejo.
faialense December 24th, 2008, 08:27 PM E foi isso mesmo que eu quis dizer. Figo Maduro e Portela são a mesma coisa. Portanto, antes de se encabritarem com os aviões civis em Monte Real, lembrem-se que o maior aeroporto nacional é ele próprio misto: civil e militar! Não tem F16 mas acolhe uma batelada de C130, aviocars, falcons e muitos outros brinquedos alados...
LisbonJet December 24th, 2008, 08:49 PM Mesmo que seja o do Montijo a que te referes, isso traria graves incompatibilidades com o trafego da Portela, ou atë do NAL.
Lembrar que devido a' especificidade da esquadra dos F-16, o espaco aereo de Monte Real e' restrito tendo todo o trafego civil entre LIS e OPO (por exemplo) de desviar as suas rotas (normalmente via Fatima) para nao interferir com a area militar.
José Alberto December 24th, 2008, 09:22 PM Não se pode comparar Figo Maduro (uma placa, um hangar e uns avioezinhos do Ministério da Defesa e restantes companheiros de Conselho de Ministros) à principal base aérea do país que TEM de estar pronta para qualquer eventualidade em segundos. Não se pode comparar o movimento civil das Lajes com o movimento civil que pode vir a ter Monte Real.
Portugal é pequeno para tanto aeroporto...
slickman December 25th, 2008, 07:38 PM Essa de Portugal é pequene é que me parte todo. Mas nao é pequeno para gastar milmilhoes no NAL em vez de repartir o trafego por outros Aeroportos.
Luís Raposo Alves December 26th, 2008, 03:10 AM slick, Lisboa é Lisboa, o resto é paisagem. Passam a vida a ensinar isto na escola! Nunca aprendes...
daniel322 December 26th, 2008, 03:47 PM Não é assim Luís.. Lisboa é Portugal, o resto é paisagem.. nunca aprendes..
Luís Raposo Alves December 26th, 2008, 10:38 PM Não, dani, também não é assim: É Portugal é Lisboa e o resto é paisagem!
;)
A_Voz_Da_Figueira December 26th, 2008, 11:44 PM não não é assim: Lisboa é o mundo, o resto é paisagem.
slickman December 27th, 2008, 02:17 PM Na verdade é assim: Lisboa nao é nada e Portugal pouco mais
A_Voz_Da_Figueira December 27th, 2008, 02:47 PM :lol:
mas agora paremos com o off-tópico.
Luís Raposo Alves December 27th, 2008, 03:49 PM Na verdade é assim: Lisboa nao é nada e Portugal pouco mais
:lol:
A_Voz_Da_Figueira December 27th, 2008, 09:06 PM Essa de Portugal é pequene é que me parte todo. Mas nao é pequeno para gastar milmilhoes no NAL em vez de repartir o trafego por outros Aeroportos.
infelizmente...:ohno:
SR-71 December 28th, 2008, 03:39 PM Essa de Portugal é pequene é que me parte todo. Mas nao é pequeno para gastar milmilhoes no NAL em vez de repartir o trafego por outros Aeroportos.
...se calhar repartir esse tráfego por vários aeroportos, no fim, até fica mais caro a longo prazo. E já foi dito antes que o actual aeroporto de Lisboa tem problemas e que existe incompatibilidades entre os aeroportos de Lisboa, Alverca e Montijo. O tuga é que gosta de mandar palpites sobre todas as coisas, mesmo que, sobre o assunto, não perceba a ponta de um corno.
leoferreira12 December 28th, 2008, 06:12 PM ...se calhar repartir esse tráfego por vários aeroportos, no fim, até fica mais caro a longo prazo. E já foi dito antes que o actual aeroporto de Lisboa tem problemas e que existe incompatibilidades entre os aeroportos de Lisboa, Alverca e Montijo. O tuga é que gosta de mandar palpites sobre todas as coisas, mesmo que, sobre o assunto, não perceba a ponta de um corno.
Se em vez da merda da OTA ou Alcochete tivessem feito como em quase todas as cidades europeias, faziam um aeroporto mais Low Cost em Alverca e reduziam o tráfego da portela em 30%, pois Alverca tem muito por onde expandir e uma grande pista... Isso é que era de valor, querem exemplos?
Londres: Heathrow - principal (voos de todos os tipos)
Gatwick - secundário (voos de todos os tipos)
Stansted - Voos Low Cost
London City - Voos Privados
(entre outros)
Paris: Charles de Gaulle - principal (voos de todos os tipos)
Orly - secundário (voos de todos os tipos)
Beauvais - voos low cost
Le Bourget - Voos Low Cost
Barcelona: Internacional - Voos de todos os tipos
Réus - secundário (voos Low Cost principalmente)
Girona - Voos Low Cost
SR-71 December 28th, 2008, 06:26 PM Se em vez da merda da OTA ou Alcochete tivessem feito como em quase todas as cidades europeias, faziam um aeroporto mais Low Cost em Alverca e reduziam o tráfego da portela em 30%, pois Alverca tem muito por onde expandir e uma grande pista... Isso é que era de valor, querem exemplos?
Agora vai ao Google Earth e compara as distâncias e as orientações das pistas entre todos esses teus exemplos com o caso de Lisboa (Portela e Alverca). No nosso caso, existe conflito de aproximações e descolagens. Mas é como digo, o tuga sabe mais que os outros...
A_Voz_Da_Figueira December 28th, 2008, 06:35 PM relamente Alverca é muito perto mas se quiserem construir um aeroporto em Leiria por exemplo noutro país a distância ainda seria o aeroporto de Lisboa...
Lino December 28th, 2008, 07:39 PM Uma vez vi um gráfico de mobilidade aérea na Europa e Lisboa tinha uma bola enorme que chegava ali à Batalha e o Porto tinha outra que alcançava Aveiro ou assim. Entre as duas e no resto do país (Beira Interior, Alto Alentejo, TOM...) não tinha nadinha. Estamos longe dos aeroportos. Um aeroporto na zona centro é essencial. Praias, cidades, a Serra da Estrela, etc. Uma pessoa que chegue da estranja para ver a serra demora horas desde o carérrimo (ainda por cima) aeroporto de Lisboa e desde o Porto até lá.
Em Itália, só no norte, têm uma data de aeroportos com vôos entre si. Vejam o mapa da Ryan Air para verem os aeroportos em Espanha, França, Itália... aeroportos nas cidades mais pequenas. Só a Sardenha tem 3 aeroportos internacionais.
Não se pode voar só para grandes e caros aeroportos, e o desenvolvimento regional, a autonomia, a mobilidade, e o preço das viagens que afasta as companhias e os passageiros? Quando vejo vôos o de ligação a Portugal é sempre o triplo do outro, mesmo que seja para Milão ou Madrid...
daniel322 December 28th, 2008, 10:56 PM O tuga é que gosta de mandar palpites sobre todas as coisas, mesmo que, sobre o assunto, não perceba a ponta de um corno.
deves pensar que este Fórum é o Ministério das Obras Públicas..
SR-71 December 28th, 2008, 11:21 PM deves pensar que este Fórum é o Ministério das Obras Públicas..
Este fórum, a sociedade em geral e até o Ministério de Obras Públicas (que teimou e teimou com a opção Ota mesmo quando tooooooodos os profissionais diziam que era um erro). Há que deixar quem percebe do assunto fazer os projectos e as obras, que bastante tempo temos perdido em "análises", palpites e bitaites :ohno:
daniel322 December 28th, 2008, 11:24 PM isso da Ota já não é o comum tuga.. é política.. e amigos dos amigos..
isto claro, é um bitaite meu..
A_Voz_Da_Figueira December 28th, 2008, 11:29 PM :lol:
SR-71 December 28th, 2008, 11:35 PM isso da Ota já não é o comum tuga.. é política.. e amigos dos amigos..
O comum tuga diz: "não se faça nada". Meses depois, no verão, o mesmo tuga diz que o aeroporto da Portela é "uma vergonha", que "está ultrapassado" e que "isto só em Portugal".
Depois há aqueles "opinadores e paineleiros" que acham que tudo o que dizem está certo e... o tuga vai na conversa: "o Aeroporto de Málaga é mais pequeno que o de Lisboa mas consegue tratar de muitos mais passageiros por ano..." e o povo bate palmas... só que o paineleiro não explica porquê acontece isso. Depois "ah e tal o Montijo, Alverca, Tires, e até Santa Cruz". Porreiro, pá. Porreiro!
Basta olhar para os mapas.
A_Voz_Da_Figueira December 28th, 2008, 11:37 PM :lol:
tens a certesa que és o FS?
SR-71 December 28th, 2008, 11:40 PM :lol:
tens a certesa que és o FS?
Absoluta.
A_Voz_Da_Figueira December 29th, 2008, 12:26 AM :lol:
mostra o BI
:lol:
joaoguimaraes December 29th, 2008, 02:22 AM Ahhhh...Ainda bem que resolveste o problema FS2004/SR-71 :) Fiz o que me pediste e nada :(
Abraço!!!
P.S- Bem escolhido o avião! Por momentos pensei que eras outra pessoa :)
LisbonJet December 29th, 2008, 02:59 AM pois Alverca tem muito por onde expandir e uma grande pista... Isso é que era de valor, querem exemplos?
Eu já expliquei isto tantas vezes aqui em diversos tópicos. É preciso mais ou as pessoas não sabem ler/interpretar?
E já agora, gostavas que eu dissesse, em vez da ANA investir na "merda" do Aeroporto Francisco Sá Carneiro investir logo no Aeroporto da Portela impedindo de deixá-lo chegar ao estado a que chegou, ficarias satisfeito? É uma falta de respeito tremenda pois só quem não lida diariamente com a Portela é que pode ser contra o NAL ou então uma boa dose de bairrismo e inveja (não sei bem de quê e por isso deixo esta hipótese para último...).
Por favor não comparar também a realidade de duas cidades completamente distintas e com dimensões diferentes como Lisboa e Londres! É completamente falacioso!
SR-71 December 29th, 2008, 03:04 AM Ahhhh...Ainda bem que resolveste o problema FS2004/SR-71 :) Fiz o que me pediste e nada :(
Abraço!!!
P.S- Bem escolhido o avião! Por momentos pensei que eras outra pessoa :)
Se calhar a outra conta está perdida, assim que criei uma nova.
Outra pessoa? quem??
slickman December 29th, 2008, 03:21 PM ...se calhar repartir esse tráfego por vários aeroportos, no fim, até fica mais caro a longo prazo. E já foi dito antes que o actual aeroporto de Lisboa tem problemas e que existe incompatibilidades entre os aeroportos de Lisboa, Alverca e Montijo. O tuga é que gosta de mandar palpites sobre todas as coisas, mesmo que, sobre o assunto, não perceba a ponta de um corno.
lá que não percebo a ponta de um chiffre de aeroportos isso é verdade, mas sei dizer aquilo que me interessa e talvez interesse a muitos outros como eu. Se me puzerem uma paragem TGV, digamos a 500m da minha porta, eu não me importo e fico satisfeito. Se vou andar de TGV? Não sei, mas se precisar sei que tenho uma paragem a porta e não preciso de andar 2h no trama até chegar ao TGV.
Resumo: quero la saber do NAL se tenho de andar 5h para la chagar. Prefiro andar 30min até ao Porto ou 1,5h até Bragança p.ex.
SR-71 December 29th, 2008, 04:19 PM Resumo: quero la saber do NAL se tenho de andar 5h para la chagar. Prefiro andar 30min até ao Porto ou 1,5h até Bragança p.ex.
Mas o que vais fazer para o NAL quando tens o AFSC ao pé de casa com uma ponte aérea da TAP para Lisboa (e no futuro TGV directo ao aeroporto)?
A Portela fica a mais ou menos 1000Km da minha casa, o NAL mais longe ainda e vai ser pior para quem vive nas ilhas porque vamos ficar mais longe da capital, mas eu não olho para o meu umbigo! Lisboa, capital de um país membro da UE, PRECISA e MERECE um aeroporto em condições e não aquela semi-vergonha que temos hoje na Portela... para não falar na TAP, que não pode ser mais competitiva com essas condições. Como lutar com uma Iberia que recebe os seus A340s em terminais com mangas aos aviões, abrigando os seus passageiros do vento e da chuva? como concorrer com uma British Airways que tem espectaculares lounges disponíveis para os seus passageiros? como comparar com a pontualidade da Lufthansa quando as malas da TAP devem atravessar meio aeroporto (ou mais, e sempre à chuva se for o caso) para chegar à terminal?
slickman December 29th, 2008, 04:46 PM Mas o que vais fazer para o NAL quando tens o AFSC ao pé de casa com uma ponte aérea da TAP para Lisboa (e no futuro TGV directo ao aeroporto)?
Lisboa, PRECISA e MERECE ?:ohno:
Deviam cancelar todos os voos do Funchal para todos os destinos, exepto NAL. Quem quizer ir para os Estates ou Canada ou mesmo para o Porto vem ao NAL, passa duas horas na lounge, e tem a certeza de chegar pontual ao destino com a mala seca :lol:
SR-71 December 29th, 2008, 05:26 PM :ohno:
Deviam cancelar todos os voos do Funchal para todos os destinos, exepto NAL. Quem quizer ir para os Estates ou Canada ou mesmo para o Porto vem ao NAL, passa duas horas na lounge, e tem a certeza de chegar pontual ao destino com a mala seca :lol:
Não percebi nada, mas penso que o meu post foi bastante claro.
Luís Raposo Alves December 29th, 2008, 06:42 PM Para mim, aeroportos em Portugal só um! O NAL e mais nenhum!
Depois ligavam por TGV Lisboa a todas as capitais de província. Tinham que estar todas a uma hora do aeroporto no máximo.
LisbonJet December 29th, 2008, 06:53 PM Para mim, aeroportos em Portugal só um! O NAL e mais nenhum!
Depois ligavam por TGV Lisboa a todas as capitais de província. Tinham que estar todas a uma hora do aeroporto no máximo.
Não digas isso pah senão vais ter problemas sérios :) !! É (no mínimo) um aeroporto por cada cidade e todos têm de ser principais, nada de haver secundários ou satélites porque isso deixaria muitas virgens ofendidas! Viva à multipolaridade aeroportuária!! Viva à nova nação Aeroportugal! :) :)
Viriatuus December 29th, 2008, 09:03 PM LRA:
Para mim, aeroportos em Portugal só um! O NAL e mais nenhum!
Insisto, mas não era mais simples canalizar tudo para Madrid...? Tem 4 ou 5 vezes mais movimento, mais destinos, mais frequências, para quê ter mais um aeroporto quando o actual de Madrid vai ficar apenas a três horas de TGV?
DaniFR December 29th, 2008, 09:27 PM Depois ligavam por TGV Lisboa a todas as capitais de província. Tinham que estar todas a uma hora do aeroporto no máximo.
Vosses falam muito no TGV, mas esquecem-se que o preço da viagem não vai ser nada acessivel.
Se por um lado as pessoas viajam em low-cost para gastar menos, por outro lado vão para o aeroporto de TGV, pagando tanto de TGV, como na viagem de avião. :nuts:
Sky11 December 30th, 2008, 01:08 AM Se em vez da merda da OTA ou Alcochete tivessem feito como em quase todas as cidades europeias, faziam um aeroporto mais Low Cost em Alverca e reduziam o tráfego da portela em 30%, pois Alverca tem muito por onde expandir e uma grande pista... Isso é que era de valor, querem exemplos?E o burro sou eu?
Alguma vez foste à pista de Alverca? Sabes onde fica? Sabes com que alinhamento fica?
Claramente (pelo menos) não sabes a resposta à ultima das perguntas, senão não fazias sugestões como Alverca para Low Costs e Portela para o resto.
No mínimo informa-te. Olha, vai ao Google Earth e vê o alinhamento das pistas de Alverca e da Portela :nuts:
leoferreira12 December 30th, 2008, 02:13 AM E o burro sou eu?
Alguma vez foste à pista de Alverca? Sabes onde fica? Sabes com que alinhamento fica?
Claramente (pelo menos) não sabes a resposta à ultima das perguntas, senão não fazias sugestões como Alverca para Low Costs e Portela para o resto.
No mínimo informa-te. Olha, vai ao Google Earth e vê o alinhamento das pistas de Alverca e da Portela :nuts:
Não vejo qualquer problema, se me disseres que Montijo ou Sintra era uma melhor escolha, tudo bem, eu disse Alverca pois tem excelentes condições e localiza-se próximo do centro de Lisboa...
LisbonJet December 30th, 2008, 02:17 AM Bom... mais uma vez: é impossível Alverca / Sintra / Montijo operarem em simultâneo com a Portela devido ao enfiamento das respectivas pistas criarem incompatibilidades a nível da gestão do tráfego aéreo! Além de se cruzarem, os aeródromos estão todos bastante próximos! É simplesmente impossível ou impraticável!
joaoguimaraes December 30th, 2008, 02:55 AM Não vejo qualquer problema, se me disseres que Montijo ou Sintra era uma melhor escolha, tudo bem, eu disse Alverca pois tem excelentes condições e localiza-se próximo do centro de Lisboa...
E se reparar alguns aviões fazem a aproximação à pista da Portela e continuam depois para Alverca (só para ver...)
Abraço!
Sky11 December 30th, 2008, 02:42 PM ^^#195 e #197 -> se não percebem nada de aeronáutica, não escrevam, disparates só para escerever qualquer coisa.
Leiam o post que está no meio (#196) -> explica o motivo da incompatibilidade. PONTO FINAL. :nuts:
A_Voz_Da_Figueira December 30th, 2008, 03:11 PM o que está no meio?!:lol:
eu acho que bastava um aeroporto IC por continente, um Internacional por região, um ibérico em Portugal e outro em Espanha, um nacional por cada região (Norte, Centro e Sul), um regional por cada NUTS III.
joaoguimaraes December 30th, 2008, 03:29 PM ^^#195 e #197 -> se não percebem nada de aeronáutica, não escrevam, disparates só para escerever qualquer coisa.
Leiam o post que está no meio (#196) -> explica o motivo da incompatibilidade. PONTO FINAL. :nuts:
E o que é que está mal no meu post???
joaoguimaraes December 30th, 2008, 03:41 PM ^^#195 e #197 -> se não percebem nada de aeronáutica, não escrevam, disparates só para escerever qualquer coisa.
E já agora, como eu só disse disparates...
apesar de estar publicado que se deverá fazer um ILS à 03/21 em LPPT e depois seguir visual, quando a aeronave tem o campo à vista, pode seguir directo para o circuito e era o que acontecia algumas vezes em LPAR.
Escrito por um controlador de tráfego aéreo da base aérea de Alverca, LPAR...
Grande disparate que eu escrevi...
Sky11 December 30th, 2008, 05:29 PM ^^:lol::lol: Isso é para aterrar em Alverca usando o ILS da Portela como referência, exactamente porque a pista de Alverca está alinhada com a Portela e porque Alverca não possui tecnologia compativel com ILS - Dai o controlador de tráfego aéreo falar em "fazer um ILS à 03/21 em LPPT e depois seguir visual".
Não diz o contrário pois não? "Fazer um ILS à 21/03 em LPPT e depois descer a fundo que já passaste Alverca.... ok dá a volta e tenta de novo" :lol::lol::lol:
A_Voz_Da_Figueira December 30th, 2008, 05:33 PM mas o joão estava am dizer que não tinha lógica. o mesmo que tu estás a dizer...
Sky11 December 30th, 2008, 05:38 PM mas o joão estava am dizer que não tinha lógica. o mesmo que tu estás a dizer...EDITADO
De facto não tinha lido o #200.
A questão está em que o João defende a operação simultânea da Portela com Alverca, fazendo referência a um post do Leo. (post #197)
O que o controlador aéreo diz é que é possível com a ajuda da Portela e no sentido Sul - Norte, aterrar á vista em Alverca.
Mas isso implica não usar a Portela. Os 2 em conjunto é impossível.
joaoguimaraes December 30th, 2008, 07:23 PM EDITADO
De facto não tinha lido o #200.
A questão está em que o João defende a operação simultânea da Portela com Alverca, fazendo referência a um post do Leo. (post #197)
O que o controlador aéreo diz é que é possível com a ajuda da Portela e no sentido Sul - Norte, aterrar á vista em Alverca.
Mas isso implica não usar a Portela. Os 2 em conjunto é impossível.
Eu não defendo a utilização simultânea da Portela e Alverca... (fiz quote ao Leo e não ao LisbonJet, esse foi o problema :nuts:)
;)
Luís Raposo Alves December 30th, 2008, 07:50 PM LRA:
Para mim, aeroportos em Portugal só um! O NAL e mais nenhum!
Insisto, mas não era mais simples canalizar tudo para Madrid...? Tem 4 ou 5 vezes mais movimento, mais destinos, mais frequências, para quê ter mais um aeroporto quando o actual de Madrid vai ficar apenas a três horas de TGV?
Viri... outra vez essa história. Madrid nao é Portugal. EStou a falar de Portugal. Já agora, canalize-separa Paris, que mais vôos tem.
Viriatuus December 30th, 2008, 10:13 PM ^^
Não é mal pensado Paris... mas o melhor será ainda Londres! E o que é que tem a ver ser ou não em Portugal? Ao menos sejam coerentes... num mundo globalizado... e numa política de boa gestão... em que a centralização... bla, bla, bla... então... bingo!... O que é que interessa ser em Portugal?
Luís Raposo Alves December 30th, 2008, 10:24 PM Porque é que queres centralizar os clientes do Noreste peninsular no Porto?
Henrique Caetano December 30th, 2008, 10:25 PM Se em vez da merda da OTA ou Alcochete tivessem feito como em quase todas as cidades europeias, faziam um aeroporto mais Low Cost em Alverca e reduziam o tráfego da portela em 30%, pois Alverca tem muito por onde expandir e uma grande pista... Isso é que era de valor, querem exemplos?
Londres: Heathrow - principal (voos de todos os tipos)
Gatwick - secundário (voos de todos os tipos)
Stansted - Voos Low Cost
London City - Voos Privados
(entre outros)
Paris: Charles de Gaulle - principal (voos de todos os tipos)
Orly - secundário (voos de todos os tipos)
Beauvais - voos low cost
Le Bourget - Voos Low Cost
Barcelona: Internacional - Voos de todos os tipos
Réus - secundário (voos Low Cost principalmente)
Girona - Voos Low Cost
Le Bourget - Voos Low Cost ????
De certeza?
É o mais perto do centro de Paris, e o mais antigo se não estiver errado.
Penso que é mais tipo London City, vôos privados.
E olhe que o Orly não pode ser visto como secundário.
Não sei se não terá um movimento idêntico ao Charles de Gaulle.
HFC
Viriatuus December 30th, 2008, 10:32 PM LRA
Acontece que eu não sou adepto das centralizações tal e qual vocês falam (porque também tenho sérias dúvidas que a ideologia por trás das mesmas seja a mais adequada). Parece óbvio pelo que já aqui escrevi que os investimentos públicos devem ser feitos ao longo de todo o País tendo em conta uma multiplicidade de critérios, mas entre os quais uns são primordiais e outros nem tanto. E os primorordiais serão a população (o que beneficia as regiões mais populosas, Porto e Lisboa mas não só) e o isolamento (que permite beneficiar regiõse de menor peso demográfico por exemplo, mas que servirá para a captação de investimentos e o crescimento económico e demográfico). Ao contrário da tese tão em voga pelos gabinetes ministeriais hoje em dia, acho um erro clamoroso deixar caír 70 % do País na desertificação... (para além da outra tese comcomitante com ela dos 5 milhões...)
joaoguimaraes December 31st, 2008, 12:08 AM Le Bourget é o aeroporto dos "Bizjets" de Paris e além disso tem o museu de aviação.
joaoguimaraes December 31st, 2008, 12:14 AM E olhe que o Orly não pode ser visto como secundário.
HFC
Orly tem um movimento consideravelmente menor que CDG :) Orly, no entanto, é o que movimenta mais passageiros em voos internos enquanto que CDG é mais usado como "hub" para voos internacionais (Europa, América, Ásia,etc). edit: Orly tem muitos voos para destinos como a Argélia, Senegal e outros países ligados à França...daí haver muito tráfego desse por lá (é mais point-to-point).
Em termos de nº de aviões, CDG é o mais movimentado da Europa, à frente de Londres-Heathrow e Frankfurt-Main. Em termos de Passageiros LHR está à frente de CDG.
Abraço :)
leoferreira12 December 31st, 2008, 02:53 AM Bom... mais uma vez: é impossível Alverca / Sintra / Montijo operarem em simultâneo com a Portela devido ao enfiamento das respectivas pistas criarem incompatibilidades a nível da gestão do tráfego aéreo! Além de se cruzarem, os aeródromos estão todos bastante próximos! É simplesmente impossível ou impraticável!
A ideia é: como a Portela vai fechar, criavam-se dois pequenos aeroportos no distrito de Lisboa, se Fosse Sintra e Alverca ou Alverca e Cascais era perfeitamente possível, visto que o novo aeroporto é na margem sul...
leoferreira12 December 31st, 2008, 02:57 AM Le Bourget - Voos Low Cost ????
De certeza?
É o mais perto do centro de Paris, e o mais antigo se não estiver errado.
Penso que é mais tipo London City, vôos privados.
E olhe que o Orly não pode ser visto como secundário.
HFC
Tem, é secundário entre aspas, é um complemento dos outros, tal como Stansted em Londres, que é um complemento importantissimo de Heathrow. Em Lisboa devia ser igual, Portela +1
Deslocavam os Low Cost para outro local tal como em Londres. Como o crescimento aeroportuário de Lisboa agora é muito lento isso regularizava muito o tráfego, sendo que dentro de 15/20 anos expandiam o aeroporto Low Cost, pois são estes que vão continuar a crescer e as mais caras a mingar:lol:
SR-71 December 31st, 2008, 02:59 AM A ideia é: como a Portela vai fechar, criavam-se dois pequenos aeroportos no distrito de Lisboa, se Fosse Sintra e Alverca ou Alverca e Cascais era perfeitamente possível, visto que o novo aeroporto é na margem sul...
...mas para quê vais "abrir dois novos aeroportos" se o NAL pode levar com todo esse tráfego?
sotavento December 31st, 2008, 06:45 AM Eu por mim seguia medidas extremas:
1) curto prazo (já ontem ... ou amanha) ... construção dum "pseudo"-terminal abarracado em Alverca e/ou sintra ... criação de HUB's pras low-costs e linhas aereas regionais que queiram operar pra "provincia" (Portela = T2 pra TAP/"nacionais" + T1 pra voos internacionais (prolongado a figo maduro) + T3 pra cargas e/ou voos para/de "africa" (do lado da alta)).
2) medio prazo (proximos 10 anos)... construção de 1 pista no NAL "paralela" á actual "minipista" do CTA (que seria prolongada) ... abertura do T1 do NAL (começando por levar os voos internacionais/carga para lá (na altura já há TGV mesmo))
3) medio/longo prazo ... se o trafego na altura o justificar constroi-se a 3ª pista do NAL (mantendo a do ex.CTA para voos civis/recreio?) ... e ai já a portela fechou há que tempos ...
Montijo = mais vale criar um museu do ar vivo ... ou um autodromo + parque nacional ... ou transplantar figo maduro para lá (?)
Tires = downsizing ... é no meio do casario
Sintra = aeroporto LOW COST quando a portela encerrar ??? (serve para viabilizar as low cost pro oeste/praias) ... complementa Beja/Evora/P.Sor (todos do lado sul do tejo)
Ota = mais vale encerrar aquela pista ... autodromo ??? :cheers:
Alverca = transplanta-se figo maduro para lá ??? (?) ... vira aeroporto civil ???
Alhos Vedros = é uma gozação vir ainda classificado como aerodromo ... 300m de um canedo de lama no meio do mar da palha ... :lol:
Portela = ... eu por mim deixava só 1 pista (daqui por 10 anos) a servir de "city" airport (taxas a peso de ouro ?) ... mas encerrar ... nunca(só pra chatear o Sky11). :lol:
sotavento December 31st, 2008, 06:47 AM Vosses falam muito no TGV, mas esquecem-se que o preço da viagem não vai ser nada acessivel.
Se por um lado as pessoas viajam em low-cost para gastar menos, por outro lado vão para o aeroporto de TGV, pagando tanto de TGV, como na viagem de avião. :nuts:
ao preço da inflacção actualizada vai ser o mesmo do Alfa Pendular ... e este anda CHEIO ... com a liberalização depois surgem bilhetes a 1/2 do preço ... logo vai sim ser um SUCESSO comercial ... se ligarem AFSC + NAL/Portela+ Beja + Faro então acaba o trafego aereo interno (até a TAP metia comboios). :lol:
sotavento December 31st, 2008, 06:50 AM ...mas para quê vais "abrir dois novos aeroportos" se o NAL pode levar com todo esse tráfego?
Porque existe o interesse neles ???
Já pensaram no caos que se torna o trafego de/para o NAL se a TTT não levar faixas rodoviarias ??? e se um camião/bus se atravessa ao comprido na VG (coisa habitual diga-se) ??? :lol:
A ideia é: como a Portela vai fechar, criavam-se dois pequenos aeroportos no distrito de Lisboa, se Fosse Sintra e Alverca ou Alverca e Cascais era perfeitamente possível, visto que o novo aeroporto é na margem sul...
3 na galiza + 1 a norte do douro + 1 a sul do tejo + 3/4 a sul (badajoz + beja + faro + portimao/lagos)
:nuts:
_Rick_ December 31st, 2008, 07:13 AM É com cada uma que se vê por aqui. Alverca???:doh::doh::doh:
Enfim........tou com SR-71.
1º alinhado com a Portela é impossivel
2º em cima de zona protegida, sem qualquer possibilidade de minimização realista dos efeitos danosos da poluição sobre a àrea do estuário. :|:|:|
Iria-se contaminar a zona toda (bem mais do que o que já se fez) e adeus riqueza biológica do estuário do Tejo. É bem :applause:
Uma cartita da Quercus à UE e paravam-se logo as obras do aeroporto nesse sitio (e bem).:dunno:
Obidos December 31st, 2008, 11:50 AM Mapa de aeroportos e heliportos de Portugal :D
O codigo que aparece e o codigo ICAO(International Civil Aviation Organization) (nao e o IATA, o normalmente conhecido por tres letras). Como vem, estes codigos tem quatro letras (normalmente) e sempre comecam por LP- que e o distintivo internacional de Portugal, L para a area mediterranica europeia, P para Portugal (LE Espanha, LF Francia, LI Italia, LG Grecia...)
Norte
http://img244.imageshack.us/img244/8300/adlpnorthfr7.jpg
Centro
http://img244.imageshack.us/img244/8995/adlpcentralni3.jpg
Sul
http://img300.imageshack.us/img300/3529/adlpsouthry7.jpg
Ilhas
http://img370.imageshack.us/img370/8/adlpislandstr7.jpg
SR-71 December 31st, 2008, 12:26 PM Porque existe o interesse neles ???
Interesse de quem e com o quê?
A TAP, principal cliente do aeroporto, não quer dois ou mais aeroportos. Quer UM aeroporto para ontem!
Já pensaram no caos que se torna o trafego de/para o NAL se a TTT não levar faixas rodoviarias ??? e se um camião/bus se atravessa ao comprido na VG (coisa habitual diga-se) ??? :lol:
Então façam acessos (bem sabes que o vão fazer...)
O NAL não vai ficar mais longe unicamente para os habitantes de Lisboa: Lisboa vai ficar mais longe para mim também. Mesmo assim, e porque utilizo a Portela, só vejo vantagens num novo aeroporto.
Essas obras na Portela até 2011 (eram até 2010, já houve atraso) não passam de paninhos quentes, coisa que esse aeroporto sempre teve ao longo de 60 anos e que hoje faz com que aquilo mais pareça uma manta de retalhos.
faialense January 2nd, 2009, 06:50 PM Para mim, aeroportos em Portugal só um! O NAL e mais nenhum!
Exactamente! TGV para o Faial e já!
PedroGabriel January 2nd, 2009, 10:51 PM Mapa de aeroportos e heliportos de Portugal :D
O codigo que aparece e o codigo ICAO(International Civil Aviation Organization) (nao e o IATA, o normalmente conhecido por tres letras). Como vem, estes codigos tem quatro letras (normalmente) e sempre comecam por LP- que e o distintivo internacional de Portugal, L para a area mediterranica europeia, P para Portugal (LE Espanha, LF Francia, LI Italia, LG Grecia...)
Norte
http://img244.imageshack.us/img244/8300/adlpnorthfr7.jpg
desactualizado. Falta o Aerodromo da Póvoa (desde 2008), mas so tem 270 metros, onde funciona o aeroclube do Norte.
http://www.aeroclubedonorte.com/pista/pista4.jpg
alentejolover January 2nd, 2009, 10:58 PM Isso nao é um aerodromo...é um campozinho de aviaçao:lol::lol:
PedroGabriel January 2nd, 2009, 11:02 PM até dá para plantar cebolas, se fosse no alentejo, acho que nem isso. :lol:
vai ser aumentado mais tarde, nao sei porque nao aumentaram logo.
Viriatuus January 2nd, 2009, 11:04 PM ^^
Aumentado para onde? Para o vale? Ou para cima da estrada, estilo Espinho?
alentejolover January 2nd, 2009, 11:05 PM Olha um aerodromo a serio...
http://www.aae.pt/Movie.html
DaniFR January 2nd, 2009, 11:14 PM Qual é o tamanho da pista do aerodromo de Evora?
alentejolover January 2nd, 2009, 11:23 PM 1300x23
http://www.evora.net/aerodromoevora/inf_aeronautica.htm
:cheers:
DaniFR January 2nd, 2009, 11:37 PM ok. obrigado pela informação.
joaoguimaraes January 3rd, 2009, 12:29 AM O Aeródromo de Évora é muito bom, e acho que é dos melhores em condições de voo! (não digo o melhor porque tenho que conhecer bem todos os aeródromos)... E o Portugal Air Show? :banana::cheers:Muito fixe! :cheers:
PedroGabriel January 3rd, 2009, 12:47 AM ^^
nao sei, o aumento está directamente relacionado com o Projecto Légua da Póvoa que vai começar obras em fevereiro.
link para o projecto no SSC
(http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=20585016) --- PDF (http://www.cm-pvarzim.pt/ambiente-e-urbanismo/projecto-legua-da-povoa/apresentacao_POVOA_JFLaundos.pdf/view)
As vias ao lugar estao a ser alteradas, logo pode ser para ambos os lados. nao sei dizer.
leoferreira12 January 3rd, 2009, 01:31 AM ^^
Isso é uma observação estropicia, a pista pode ser aumentada até 500m pelo menos, poderá ir muito mais se criarem novas ruas para substituir as actuais, em Espino é uma vergonha, já á muito que precisa de um túnel e um restauro...
leoferreira12 January 3rd, 2009, 01:40 AM http://www.lipor.pt/upload/Lipor/img/Aterro%20Póvoa_site.jpg
Aqui vê-se o espaço envolvente, dá para uma boa expansão, mas para já não devem necessitar, por isso é que é pequeno...
Viriatuus January 3rd, 2009, 01:42 AM ^^
Essa foto já está desactualizada...
sotavento January 3rd, 2009, 06:08 AM desactualizado. Falta o Aerodromo da Póvoa (desde 2008), mas so tem 270 metros, onde funciona o aeroclube do Norte.
http://www.aeroclubedonorte.com/pista/pista4.jpg
até dá para plantar cebolas, se fosse no alentejo, acho que nem isso. :lol:
vai ser aumentado mais tarde, nao sei porque nao aumentaram logo.
LOL
O alentejo é só a região do pais com maior numero absoluto de aerodromos ... :lol:
sotavento January 3rd, 2009, 06:13 AM É com cada uma que se vê por aqui. Alverca???:doh::doh::doh:
Enfim........tou com SR-71.
1º alinhado com a Portela é impossivel
2º em cima de zona protegida, sem qualquer possibilidade de minimização realista dos efeitos danosos da poluição sobre a àrea do estuário. :|:|:|
Iria-se contaminar a zona toda (bem mais do que o que já se fez) e adeus riqueza biológica do estuário do Tejo. É bem :applause:
Uma cartita da Quercus à UE e paravam-se logo as obras do aeroporto nesse sitio (e bem).:dunno:
alverca tem TANTAS ou MENOS falhas em termos ambientais como tinha a OTA e vai ter o NAL em Alcochete. ;)
- alverca = em zona povoada e fora das zonas ecologicamente sensiveis
- Ota = basicamente seria construido EM CIMA de terrenos agricolas , REN e mesmo por cima de ribeiras.
- alcochete = só se safa por actualmente ser area militar ... rodeada por REN e reservas agriculas com ribeiras. :lol:
O problema da escolha do NAL é mesmo esse ... não há aonde construir um aeroporto na zona de lisboa que não tenha a) casario ou b) reserva ecologica em cima. :cheers:
sotavento January 3rd, 2009, 06:17 AM Interesse de quem e com o quê?
A TAP, principal cliente do aeroporto, não quer dois ou mais aeroportos. Quer UM aeroporto para ontem!
Então façam acessos (bem sabes que o vão fazer...)
O NAL não vai ficar mais longe unicamente para os habitantes de Lisboa: Lisboa vai ficar mais longe para mim também. Mesmo assim, e porque utilizo a Portela, só vejo vantagens num novo aeroporto.
Essas obras na Portela até 2011 (eram até 2010, já houve atraso) não passam de paninhos quentes, coisa que esse aeroporto sempre teve ao longo de 60 anos e que hoje faz com que aquilo mais pareça uma manta de retalhos.
^^ Isso todos sabemos ... já diziam noutros tempos que "o que nasce torto nunca se endireita".
A ver se com o NAL não fazem asneirada da grossa outra vez. :lol:
leoferreira12 January 3rd, 2009, 10:02 PM ^^
Essa foto já está desactualizada...
Sim, era só para se ver o espaço envolvente...
PedroGabriel January 6th, 2009, 03:10 AM LOL
O alentejo é só a região do pais com maior numero absoluto de aerodromos ... :lol:
tava a falar que no da Povoa até dá para plantar cebolas, enquanto no Alentejo nao, devido à aridez.
E, o aerodromo é só para lazer, visto que temos o aeroporto mais à mao. Aqui o que precisamos é de um heliporto.
sotavento January 6th, 2009, 12:24 PM tava a falar que no da Povoa até dá para plantar cebolas, enquanto no Alentejo nao, devido à aridez.
E, o aerodromo é só para lazer, visto que temos o aeroporto mais à mao. Aqui o que precisamos é de um heliporto.
Se fores a ver ali no alentejo a maioria dos aerodromos tambem dá pra plantar cebolas. :lol:
A maioria são simples pistas de terra batida (logo "plantaveis") e servem para os pequenos aviões de pesticidas ... :bash:
PedroGabriel January 6th, 2009, 06:00 PM lol
o daqui quando extendidido para pequenos aviões comerciais (agora so ultraleves) poderá ser util para o campo de tiro, campo de golf e turismo rural. nas imediações, fica tb o parque industrial, para o cidadao comum, que quer viajar, tem o aeroporto, que podem ir para lá com todo o conforto, de forma rapida, usando metro ou carro. se bem que as linhas de metro estejam mal coordenadas, o que demonstra que a empresa continua a ser mal gerida.
Luís Raposo Alves January 6th, 2009, 06:10 PM Acho que depois do NAL construído deviam acabar com o resto dos aeroportos em Portugal, uma vez que não vão servir para nada.
Aliás, hoje em dia já é isso que se vê, são todos satélites de Lisboa e só servem para fazer aterrar ou descolar os aviões que não cabem na Portela.
Faro poderia eventualmente manter-se... mas só vendo se valeria a pena
SR-71 January 6th, 2009, 07:10 PM Acho que depois do NAL construído deviam acabar com o resto dos aeroportos em Portugal, uma vez que não vão servir para nada.
Aliás, hoje em dia já é isso que se vê, são todos satélites de Lisboa e só servem para fazer aterrar ou descolar os aviões que não cabem na Portela.
Eliminar Tires, Beja... e Faro?!?
Man... deixa aquilo que estás a fumar!
Fechar o Aeroporto de Faro seria dos maiores erros estratégicos que poderiam fazer.
Viriatuus January 6th, 2009, 08:37 PM ^^
Não percebes a ironia do LRA... e do verdadeiro alvo dela...?
SR-71 January 6th, 2009, 09:07 PM Não percebes a ironia do LRA... e do verdadeiro alvo dela...?
Não.
daniel322 January 6th, 2009, 09:15 PM ouvi dizer que quando o NAL estiver construído até o aeroporto do Funchal vai fechar..
Viriatuus January 6th, 2009, 09:25 PM SR-71:
Não
A sério...? Ou também estás a ser cínico... (de facto eu deveria ter dito cínico em relação ao LRA...)
slickman January 6th, 2009, 09:27 PM Acho que depois do NAL construído deviam acabar com o resto dos aeroportos em Portugal, uma vez que não vão servir para nada.
Se foi piada até tem certa gracinha. Se nao foi, nem Deus te livra.
^^
Não percebes a ironia do LRA... e do verdadeiro alvo dela...?
Tambem nao vi onde está a ironia.
SR-71 January 6th, 2009, 09:51 PM ouvi dizer que quando o NAL estiver construído até o aeroporto do Funchal vai fechar..
O Funchal não tem aeroporto. O Aeroporto da Madeira (LPMA) fica em Santa Cruz/Machico.
A sério...? Ou também estás a ser cínico... (de facto eu deveria ter dito cínico em relação ao LRA...)
Não percebi ironia no momento em que li o post dele!
|
|