PDA

View Full Version : O ano dos Megaprojetos - IstoÉ Dinheiro

snt3000
December 28th, 2008, 02:16 PM
publicado na Istoé Dinheiro de 31/12/2008

A era dos megaprojetos

O Brasil está colocando em marcha o maior pacote de obras públicas da sua história. Isso pode garantir a continuidade do crescimento em 2009 e também deverá abrir fronteiras de desenvolvimento em todas as regiões do País

LEONARDO ATTUCH

DE TEMPOS EM TEMPOS, O Brasil é governado como um imenso canteiro de obras e a idéia de progresso passa a girar em torno de um objetivo: a modernização da infra-estrutura. Foi assim, em 1926, quando Washington Luís chegou ao poder com o mantra "governar é abrir estradas" e deu início à implantação da malha rodoviária nacional. Três décadas depois, Juscelino Kubitschek resumiu seu Plano de Metas no binômio "energia e transportes" e plantou as bases da industrialização, com a construção de grandes hidrelétricas, como Furnas. Durante a ditadura militar, os símbolos de progresso eram obras do porte de Itaipu, que projetavam a idéia de Brasil Potência. Hoje, o País vive de novo um desses momentos. Com o maior pacote de obras da história - o Programa de Aceleração do Crescimento prevê gastos de R$ 636 bilhões até 2010 -, os próximos anos poderão ficar marcados como a era de ouro da engenharia. A diferença é que, ao contrário do passado, o País pode implantar projetos de grande vulto, em várias regiões, sem causar estragos nas contas públicas - e, portanto, sem risco de gerar inflação. "Temos gordura para queimar e vamos adotar uma agressiva política anticíclica para enfrentar a crise", garante o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Concebido para tempos normais, o PAC está atingindo sua velocidade de cruzeiro no momento ideal. Com o mundo vivendo uma das maiores catástrofes financeiras desde o crash de 1929, o melhor remédio contra a crise é a política fiscal expansionista. Nos Estados Unidos, o presidente eleito Barack Obama divulgou um pacote de US$ 775 bilhões, que seria o maior programa de obras públicas dos últimos 50 anos. O que se pretende é salvar a economia com um novo New Deal - nos anos 30, Franklin Roosevelt tirou os Estados Unidos da recessão com grandes obras rodoviárias e ferroviárias. Hoje, assim como no passado, estão sendo resgatadas as idéias do economista inglês John Maynard Keynes, que pregava aumento do gasto público no momento em que o consumo privado se retraía. Eis aí a essência de uma política econômica anticíclica. A diferença, também favorável ao Brasil na comparação com outros países, é que, aqui, os projetos não serão pontes "do nada ao lugar nenhum", mas sim obras que estarão desbravando fronteiras de desenvolvimento. "No Brasil, infra-estrutura ainda é um setor com alta taxa de retorno", diz o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que pretende liberar mais de R$ 100 bilhões em 2009

Para preparar esta edição focada nos megaprojetos nacionais, DINHEIRO visitou, in loco, várias obras, onde o efeito multiplicador salta aos olhos. Em Rondônia, as usinas do Madeira não só estão permitindo um novo aproveitamento das águas da Amazônia como também gerando progresso para a população local. Tocantins, favorecido pela ferrovia Norte- Sul, já é também uma promissora fronteira agrícola. Suape, em Pernambuco, está se transformando num dos principais corredores logísticos do País. E mesmo no Estado mais rico do País, São Paulo, o Rodoanel deverá gerar enormes ganhos de produtividade para a indústria exportadora. Outro aspecto crucial é que as obras estão empregando dezenas de milhares de pessoas. A renda gerada nesse imenso canteiro de obras que é hoje o Brasil será fundamental para garantir a continuidade do crescimento em 2009. Confira, nas próximas páginas, como elas já estão mudando a vida do País.
http://i252.photobucket.com/albums/hh10/snt3000/infra2009.jpg

De JK a Itaipu: em outros períodos, o Brasil também ficou marcado por grandes obras. Na era JK (na construção da Belém-Brasília), o binômio energia e transportes foi a marca do Plano de Metas. Com os militares, a usina de Itaipu projetou a idéia de Brasil-Potência

Um PAC maior: no balanço mais recente do PAC, o presidente Lula anunciou que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, que cobrem todos os setores da infraestrutura, atingirão R$ 636 bilhões até 2010.
-----

O resto da reportagem está na revista...são mais de 10 matérias, vale a pena comprar e dar uma olhada!!
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/587/sumario.htm

Espartano_bsb
December 28th, 2008, 02:56 PM
Já fui mais otimista em relatção ao PAC! Muita agilidade para anunciar os projetos e pouca destreza para a sua execução. Enquanto isso temos sérios problemas de infra-estrutura no país...

SH
December 28th, 2008, 03:30 PM
Por conta dessa crise, eu acredito que é mais um motivo para que o governo se empenhe em botar pra fazer. A escalada de crescimento do país até agora já estava pesando na nossa logística não tão eficiente, e essa crise econômica deu uma freada nessa evolução, e 2009 deve ser de estagnação. Pelo menos, ganha-se tempo para investir, e se 2010 ou 2011 voltarem às boas para a economia, com certeza estaremos bem mais preparados para o desenvolvimento do que hoje. É esperar pra ver.

Rondon
December 28th, 2008, 04:42 PM
^^ Concordo com vc :D

luiz2007
December 28th, 2008, 04:49 PM
É por todo o país, mas a região sul não tem nada neste mapa...

Rafael_Rosato
December 28th, 2008, 04:57 PM
Os megaproetos com maiores investimentos do mapa são as hidreletricas de RO :D ( a criança mais feliz neh!! :banana: )

mopc
December 28th, 2008, 05:22 PM
Quais desses proojetos já estão realmente em execução? Porque que eu saiba a Transnordestina não tem 1 nanômetro de trilhos ainda.

Tiago Costa
December 28th, 2008, 06:24 PM
As obras da Transnordestina, embora estejam em um ritmo muito mais lento que o da Ferrovia Norte-Sul, estão em andamento sim. Não deu para colocar os trilhos ainda porque a infra-estrutura (preparação do terreno para a colocação dos trilhos) requer trabalhos que demoram um pouco. Espero que o ritmo das obras aumente, porque está lento demais. Mas está andando.

Rondon
December 28th, 2008, 06:36 PM
Quais desses proojetos já estão realmente em execução? Porque que eu saiba a Transnordestina não tem 1 nonômetro de trilhos ainda.

Essa eu respondo com maior prazer :cheers:
Sei de quatro que estão a todo vapor!

Gasoduto Coari-Manaus (AM)
Hidrelétricas do Rio Madeira (RO)
Norte-Sul (GO, TO e MA)
Hidrelétrica de Estreito (MA, TO)

:D:D:D

Rondon
December 28th, 2008, 06:38 PM
Saneamento também está a todo vapor!

Postei aqui recentemente os projetos do PAC que estão em andamento em Santarém, no Pará... pense numa cidade em obras!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=736062

Dá uma olhadinha...

Rcrd
December 28th, 2008, 07:36 PM
Ja estou vacinado contra o "marketing"...

Marketing... A maneira "cientifica", "asseptica", "higienica" e "aceitavel" de contar uma mentira.

zebrasil
December 28th, 2008, 08:07 PM
Ferrovia Norte-Sul (GO, TO e MA)

é projeto do presidente José Sarney...

foi inaugurada e não tá pronta (pelo projeto)!

O projeto Original dela é de Imperatriz até Anápolis- Goiás...

o projeto é tão antigo, que tocantins não existia !!!

lucas_PMW
December 28th, 2008, 08:41 PM
Os megaproetos com maiores investimentos do mapa são as hidreletricas de RO :D ( a criança mais feliz neh!! :banana: )

Cara não se iluda muito com usina hidreletrica, eu acho que o desenvolvimento que vai para um cidade com a construção de uma usína é pífio eu tiro de exemplo Peixe no Tocantins a cidade tem um PIb percapita de 35mil reais e a cidade é pobre pode ver também Xingó em Sergipe na cidade há a 3ª maior usina do Brasil se eu não me engano e eu não achei aquela região desenvolvida!
O que vai aconteçer vai ser uma mega especulação imobiliaria e quando terminar a usina vai todo mundo embora e o preço dos imoveis vai desabar!

mopc
December 28th, 2008, 09:05 PM
Alguém tem um mapa com a extensão atual da Norte-Sul exatamente como se encontra hoje?

E a expansão da Ferronorte até Rondonópolis, faz parte do Pac? Está sendo construída?

Tiago Costa
December 28th, 2008, 09:18 PM
Tem essa apresentação aqui que mostra o estágio atual dela, juntamente com outros projetos também atuais:

http://www.valec.gov.br/download/licitacoes/audiencia/AudienciaPublica-Apresentacao.pdf

A expansão da Ferronorte não faz parte do PAC, e infelizmente o contrato nem tinha prazo para que ela fosse terminada. Mas a ALL (dona da Ferronorte) e o governo negociaram o contrato e ficou definido que ela vai construir essa expansão. Acho que o prazo máximo é até meados de 2012, acho. Muito tempo para um trecho de apenas 200 e poucos km. Deveriam exigir é a expansão, até 2012, do trecho até Cuiabá e o restante dos trechos (até Porto Velho[?] e Santarém[?]) em algum momento até 2020.

BR 364
December 28th, 2008, 10:47 PM
Cara não se iluda muito com usina hidreletrica, eu acho que o desenvolvimento que vai para um cidade com a construção de uma usína é pífio eu tiro de exemplo Peixe no Tocantins a cidade tem um PIb percapita de 35mil reais e a cidade é pobre pode ver também Xingó em Sergipe na cidade há a 3ª maior usina do Brasil se eu não me engano e eu não achei aquela região desenvolvida!
São situações totalmente diferentes. Não dá pra comparar o impacto de uma obra dessas numa microcidade onde ninguém quer morar com o impacto de uma obra dessas num centro regional consolidado. Além do que são obras de portes diferentes. Temos aqui o exemplo da UHE de Samuel, que foi construída apenas pra atender a demanda de RO e AC. Esta realmente não gerou um grande desenvolvimento, apenas deu suporte ao desenvolvimento que já vinha ocorrendo. Entretanto, estamos falando de usinas que vão gerar energia pra todo o país, a exemplo de Itaipu. Aliás, o oeste do PR hoje é um bom exemplo de que cada caso é um caso. A região da tríplice fronteira hoje vive do turismo, agronegócio e comércio de fronteira. Mas o pontapé inicial foi Itaipu.

O que vai aconteçer vai ser uma mega especulação imobiliaria e quando terminar a usina vai todo mundo embora e o preço dos imoveis vai desabar!
Empresas como Votorantim, Gafisa, Direcional, Alstom, Ancar, Makro, C&A, Americanas, Marisa, Renner, Bob's, McDonald's, etc, jamais investiriam num local que tivesse essa perspectiva de futuro.

Rondon
December 29th, 2008, 12:27 AM
São situações totalmente diferentes. Não dá pra comparar o impacto de uma obra dessas numa microcidade onde ninguém quer morar com o impacto de uma obra dessas num centro regional consolidado. Além do que são obras de portes diferentes. Temos aqui o exemplo da UHE de Samuel, que foi construída apenas pra atender a demanda de RO e AC. Esta realmente não gerou um grande desenvolvimento, apenas deu suporte ao desenvolvimento que já vinha ocorrendo. Entretanto, estamos falando de usinas que vão gerar energia pra todo o país, a exemplo de Itaipu. Aliás, o oeste do PR hoje é um bom exemplo de que cada caso é um caso. A região da tríplice fronteira hoje vive do turismo, agronegócio e comércio de fronteira. Mas o pontapé inicial foi Itaipu.

Empresas como Votorantim, Gafisa, Direcional, Alstom, Ancar, Makro, C&A, Americanas, Marisa, Renner, Bob's, McDonald's, etc, jamais investiriam num local que tivesse essa perspectiva de futuro.

Mais uma vez, vc está certíssimo BR 364 :D

----------------------
Ah BR, e em conjunto com as obras das hidrelétricas, estão sendo tocadas as obras de saneamento básico em vários bairros da cidade.
Muito em breve, 100% de Porto Velho vai estar saneada

Njggah'z Heppin'
December 29th, 2008, 12:49 AM
Apesar da grandiosidade das obras do PAC, eu não vejo nada de tão espetacular nos projetos. Sinceramente, eu esperava e ainda espero mais, pois acho que todos essas obras ainda serão insuficientes para o Brasil.

WallyP
December 29th, 2008, 12:57 AM
2 bilhões acabariam com as favelas cariocas....maaaaas.

Vítor Dias
December 29th, 2008, 01:57 AM
...maaaaas pobreza não é exclusividade do RJ, infelizmente

DouG Wq
December 29th, 2008, 02:02 AM
Até parecem que esses projetos solucionarão todas as questões. Não abrange todo os estados e nos estados presentes, muitas das vezes concentram-se numa única região como no estado do RJ. O interesse político colocado acima de tudo.

Rekarte
December 29th, 2008, 02:06 AM
E para "nosostros"

nada!!....

A380
December 29th, 2008, 02:24 AM
Esta matéria está com cara de ser paga...

Carlos Lacerda
December 29th, 2008, 02:36 AM

Maaaas..... que o Rio arrecada bilhões todos os anos que vão para Brasília sem serem revertidos em ações urgentes para o estado e a cidade (como projetos habitacionais), ninguém pode discordar.

Sei que isso é impossível. Mas se por um ano apenas, o Rio pudesse contar com tudo o que arrecada e com um quadro técnico para planejamento e execução não oriundo meramente do setor público, dava pra fazer MUUITA coisa. Tipo 10 anos em 1. Sonho....

Infelizmente esses tributos e o de muitos outros estados "se dissipa" todos os anos em ações e compromissos burocráticos da ineficiente gestão federal. Isso sem contar a corrupção em todos os níveis.

snt3000
December 29th, 2008, 04:25 AM

Pois é, tem uma entrevista com Dilmão no meio da revista que tá bem suspeita. Talvez não seja paga, mas que rolou uma "babação de ovo"* intencional, rolou...

*Alguém ainda fala isso?? :lol:

B.Fai
December 29th, 2008, 04:40 AM

... eu tenho certeza!

Mas esse Pac não passa de um grande 'sacolão' com todas as obras que já estavam rolando ou estava pra acontecer. Afinal, colocando tudo junto (como o Lulalá fez com o Bolsa Familia que era uma série de programas que já existiam - e ele fez o favor de 'descaracterizar' muitos deles que ainda tinham um caracter inclusivo e agora virou um 'bolsão do pobre' - e ele não fez mais do que o dever dele: expandi-los) os numeros parecem ENORMES!

Populismo é apelido. E as novidades... ZERO.

gaucho
December 29th, 2008, 07:57 AM
Ja estou vacinado contra o "marketing"...

Marketing... A maneira "cientifica", "asseptica", "higienica" e "aceitavel" de contar uma mentira.

Vai aprender um pouco sobre marketing antes de falar uma baboseira dessas....

Mas eu até entendo, já que tu não deves ter a miníma idéia do que significa marketing, deve ser mais um na multidão que confunde com "publicidade" ou algo do genêro...

WallyP
December 29th, 2008, 08:23 AM

Eu sei, só to fazendo um comentário comparativo já que quase 30 bilhões serão investidos só no estado do RJ de acordo com a matéria.

Fernando_Brasil
December 29th, 2008, 09:55 AM
Quanto É?

gwv
December 29th, 2008, 03:29 PM
pois é.. aqui no RS nada nesse mapa. o tao sonhado metrô de porto alegre vai ficando cada vez mais distante...:bash:

Landerson Egg
December 29th, 2008, 04:07 PM
pois é.. aqui no RS nada nesse mapa. o tao sonhado metrô de porto alegre vai ficando cada vez mais distante...:bash:

Nenhum metrô entrou no PAC, isso não quer dizer que não vai ter ampliação ou construção!!!!!

Tiago Costa
December 29th, 2008, 04:38 PM
Nenhum metrô entrou no PAC, isso não quer dizer que não vai ter ampliação ou construção!!!!!

Pior que entraram sim, mas com verbas ridículas (exceto no caso de Salvador e Fortaleza, cuja verba é até razoável, mas ainda aquém do necessário). O Metrô-BH, Metrorec, Metrô-Salvador e Metrofor estão no PAC :(. O PAC para eles é ridículo, infelizmente :bash:. Se fossem investir uns R$ 10 bilhões, divididos entre os sistemas, até que eu achava razoável. Mas o investimento em todos eles não passa de uns R$ 2-3 bilhões. Isso é pra ser investido em apenas um dos sistemas citados :gaah:!

Landerson Egg
December 29th, 2008, 05:20 PM
Pior que entraram sim, mas com verbas ridículas (exceto no caso de Salvador e Fortaleza, cuja verba é até razoável, mas ainda aquém do necessário). O Metrô-BH, Metrorec, Metrô-Salvador e Metrofor estão no PAC :(. O PAC para eles é ridículo, infelizmente :bash:. Se fossem investir uns R$ 10 bilhões, divididos entre os sistemas, até que eu achava razoável. Mas o investimento em todos eles não passa de uns R$ 2-3 bilhões. Isso é pra ser investido em apenas um dos sistemas citados :gaah:!
hehehehehe, é que faltou a palavra "nesse PAC", pelo que eu entendi
existem dois PAC´s esse "PAC" daí, e o "PAC das cidades" que são os investimentos de infra em transporte urbano, habitação e sanemento.
Mas pelo que eu ví o reporter deve ter se confundido e colocou os investimentos em habitação e saneamento nesse "PAC".

Tiago Costa
December 29th, 2008, 05:36 PM
É que no PAC são mais de 1300 obras. Essa reportagem só destacou as que foram julgadas mais importantes (acho que colocaram só as mais caras). Mesmo na área de infra-estrutura e energia, são muito mais obras do que a reportagem mostrou.

Wey
December 29th, 2008, 07:13 PM
2 bilhões acabariam com as favelas cariocas....maaaaas.

Na verdade, seriam necessários 7,5 bilhoes.

WallyP
December 30th, 2008, 07:02 AM
jura? outra reportagem? A verdade é que ninguém sabe ao certo, mas com 7,5 ou menos(o que é uma quantia bem inferior a dos investimentos) se resolveria o problema.

Gustavo BNG
December 30th, 2008, 07:35 AM
(...)A verdade é que ninguém sabe ao certo, mas com 7,5 ou menos(o que é uma quantia bem inferior a dos investimentos) se resolveria o problema.

Com qual metodologia?

B.Fai
December 30th, 2008, 09:13 AM
jura? outra reportagem? A verdade é que ninguém sabe ao certo, mas com 7,5 ou menos(o que é uma quantia bem inferior a dos investimentos) se resolveria o problema.

O Rio precisa de um "Projeto Cingapura" :lol:

http://www.danielneto.com.br/weblog/images/nota-maluf.jpg

GilsonBarros
December 30th, 2008, 11:56 AM
^^ Papai

Pesquisadorbsb
December 30th, 2008, 12:56 PM
^^ Desses projetos todos, faltou o projeto do Aeroporto Industrial e Zona Industrial de Brasília, cada um orçados em 2 bilhões de dolares. Mas com um detalhe, sem um centavo de dinheiro estatal.

zebrasil
December 30th, 2008, 02:14 PM
Recursos
FGTS pode ser aplicado em fundo para obra pública
http://www.otempo.com.br/otempo/img/transp.gif
Brasília. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, previu que "em torno de R$ 7 bilhões a R$ 8 bilhões" do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) depositado em contas individuais dos trabalhadores poderão ser aplicados em obras públicas de infra-estrutura. A estimativa, segundo o ministro, foi calculada pela área técnica com base no saldo das contas dos trabalhadores e considerando que nem todos os empregados com carteira assinada terão interesse ou recursos disponíveis para fazer tal aplicação. A adesão dos trabalhadores ao fundo de investimentos que usa recursos do FGTS - o FI-FGTS - é opcional e está prevista na lei que criou esse fundo em 2007.
Os trabalhadores poderão aplicar até 10% do que têm depositado em suas contas vinculadas, mas ainda é preciso regulamentar essa opção aos trabalhadores.

Publicado em: 30/12/2008 OTEMPO.
--------------------------------
E tem gente que defende o FGTS

Olha pra que o governo quer fazer com seu "Depósito Compulsório":

Financiar as falcatruas das empreiteiras...

Pesquisadorbsb
December 30th, 2008, 02:41 PM
^^ Se não tem dinheiro para nada, agora querem tirar o dinheiro do FGTS para tal, detalhe, ano a ano, a grana aplicada no FGTS vem diminuindo, o mesmo poderia se falar do FAT, que bancou a construção do Projac.

Se fosse utilizado para bancar a construção de mais hospitais e escolas no Rio, teria minha aprovação, mas para bancar algo da Globo????

O mesmo dessas obras de infra-estrutura, deveriam ser para o capital privado investidor, deixem o dinheiro do FGTS e FAT para escolas e hospitais.

Rafael_Rosato
December 30th, 2008, 03:36 PM

Oq eu falei??? SO tava dando uma de criança feliz!! :bash: ;p

Tah, pra vc que ja foi respondido, so volto a lembrar que este projeto, alem de ter uma importancia BEM MAIOR do que os citados por vc, vão BEM ALEM da geração de energia que equivale a parte brasileira da Itaipu... e estão sendo construidos em uma CAPITAL em um contexto completamente diferente destas pequeninas citys do interior citadas por vc.

Eu realmente estudei anos sobre estas hidreletricas, pariticipei de aldiencias publicas, tive acesso as imformaçoes cedidas direto do pessoal de Furnas e da Odebrechet e etc.

To ligado nos impactos positivos e negativos delas no estado de RO!!

Por enquanto... o projeto não só eh aprovado por mim, como eu estou encantado com o mesmo...

Elas ja fazem parte da realidade portovelhense a algum tempo... como eu disse, o projeto vai muito alem da geração de energia...

Pode ficar susse que eu nao to iludido!! Não estou associando tudo de bom que possa acontecer com Pvh com estas hidreletricas... sei bem onde elas vão impactar e onde não vão!! ;)

salengasss
December 30th, 2008, 04:40 PM
^^ Desses projetos todos, faltou o projeto do Aeroporto Industrial e Zona Industrial de Brasília, cada um orçados em 2 bilhões de dolares. Mas com um detalhe, sem um centavo de dinheiro estatal.

Deve ser por isso que não saiu!!!!! :nuts:

Pesquisadorbsb
December 30th, 2008, 05:15 PM
^^ Sem contar o VLP, VLT, expansão do Metrô e por ai vai...

WallyP
December 30th, 2008, 07:11 PM
Com qual metodologia?

Ah é notícia do início do ano, não lembro bem, mas puxando um pouco a memória, foi um projeto audacioso empresários & construtoras de encher a Avenida Brasil com casas e apartamentos pra população favelada. E de lá fizeram uns cálculos né. Algo assim, to com preguiça de procurar. Lembro muito vagamente.

Gustavo BNG
December 30th, 2008, 09:11 PM
Ah é notícia do início do ano, não lembro bem, mas puxando um pouco a memória, foi um projeto audacioso empresários & construtoras de encher a Avenida Brasil com casas e apartamentos pra população favelada. E de lá fizeram uns cálculos né. Algo assim, to com preguiça de procurar. Lembro muito vagamente.

Se o Brasil implementasse uma política de construção de casas pré-fabricadas de madeira ou estruturas de aço aí é que a construção ia ficar literalmente popular. Poderíamos zerar o déficit residencial nacional sem doar nem um imóvel sequer a ninguém (obviamente os esquerdistas iam odiar isso, né...).
Infelizmente a alvenaria é soberana no nosso país.

AcesHigh
December 30th, 2008, 09:28 PM
PAC-MAN isso sim. Comendo todo o dinheiro do povo e o que sobra são obras "fantasmas" :)

Enzo
December 30th, 2008, 10:26 PM
PAC-MAN isso sim. Comendo todo o dinheiro do povo e o que sobra são obras "fantasmas" :)

:lol::lol::lol::lol:

hiroamorim
December 30th, 2008, 10:36 PM
a unica mega obra que eu tenho noticia é a transposição do rio São Francisco e SÓ

Carlos Lacerda
December 30th, 2008, 10:58 PM
Se o Brasil implementasse uma política de construção de casas pré-fabricadas de madeira ou estruturas de aço aí é que a construção ia ficar literalmente popular. Poderíamos zerar o déficit residencial nacional sem doar nem um imóvel sequer a ninguém (obviamente os esquerdistas iam odiar isso, né...).
Infelizmente a alvenaria é soberana no nosso país.

O Lula criou o fundo soberano (leia-se: reserva para ser torrada quando os especuladores do mercado financeiro ficarem receosos de lucrar menos) com cerca de R$ 14 bilhões.
Se esse dinheiro fosse investido nas cinco principais regiões metropolitanas brasileiras em projetos de saneamento e habitação em áreas com uma infra-estrutura prévia (por exemplo, a Avenida Brasil, no caso carioca), dava pra reduzir pela metade o déficit habitacional brasileiro, isso em uns 2 ou 3 anos no máximo.
Mas como isso não interessa a muita gente...

Ver cidades como o Rio ou São Paulo sem favelas, é altamente possível do ponto de vista técnico. Se o Brasil fosse um país sério, em uma década o processo de desfavelização estaria concluído.

Pesquisadorbsb
January 1st, 2009, 02:05 AM
E por falar nisso, alguem sabe da duplicação da BR 040 de Curvelo/MG até Luziânia/GO? Alguem tem noticias a respeito.

http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/br040mg.jpg

Gustavo BNG
January 1st, 2009, 02:59 AM
E por falar nisso, alguem sabe da duplicação da BR 040 de Curvelo/MG até Luziânia/GO? Alguem tem noticias a respeito.

http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/br040mg.jpg

Eu perguntei uma semana atrás no Notícias de Minas VI sobre a situação da duplicação de outra rodovia (BR-262 entre Betim e Nova Serrana) e ninguém me respondeu até agora.
Vai ver essas obras de duplicação usam aquela capa do Harry Potter... (não, eu não gosto do filme, apenas pus na Globo hoje à tarde e tava na cena :lol:)

Landerson Egg
January 1st, 2009, 03:54 AM
]

duplicação da BR 040 de Curvelo/MG até Luziânia/GO?
Acho que é só de Sete Lagoas/MG até o trevo de Curvelo /MG :nuts:

Landerson Egg
January 1st, 2009, 03:57 AM
nunca passei por aquele trecho, só lembro da duplicação da 040 de BH até Sete Lagoas.

Pesquisadorbsb
January 1st, 2009, 04:34 AM
duplicação da BR 040 de Curvelo/MG até Luziânia/GO?
Acho que é só de Sete Lagoas/MG até o trevo de Curvelo /MG :nuts:

^^ De forma alguma, existe a duplicação de Curvelo/MG a Luziânia/GO, inclusive esse ano, a pista vai ser pedagiada.:cheers:

Vítor Dias
January 1st, 2009, 08:37 AM
olha, em fins de 2007 estavam iniciando essa duplicação da 040... fui à Gruta Rei do Mato na época e vi uma certa movimentação de terra em alguns trechos

zebrasil
January 1st, 2009, 02:47 PM
Eu perguntei uma semana atrás no Notícias de Minas VI sobre a situação da duplicação de outra rodovia (BR-262 entre Betim e Nova Serrana) e ninguém me respondeu até agora.
Vai ver essas obras de duplicação usam aquela capa do Harry Potter... (não, eu não gosto do filme, apenas pus na Globo hoje à tarde e tava na cena :lol:)

Assinado contrato para obras de duplicação da BR-262 em Minas Gerais

O DNIT dará início nos próximos dias as obras de adequação, duplicação, melhoramentos e restauração na rodovia BR-262/MG. O contrato do lote 3, localizado entre o município de Ingaratinga (km 409) e o entroncamento da BR-494 (km 435), próximo ao município de Nova Serrana, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10).

O terceiro lote, avaliado em R$ 79,5 milhões, tem um total de 27 quilômetros. O empreendimento todo está dividido em 3 lotes, estimado em R$ 375 milhões. O projeto prevê ainda, recuperação e construção de obras-de-arte especiais (pontes, viadutos e passarelas).

A BR-262/MG faz parte do corredor de transporte, que liga os estados de Mato Grosso e Goiás, ao noroeste do estado de Minas Gerais permitindo o escoamento das riquezas do País à região portuária de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Os serviços irão contemplar os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Pará de Minas e Nova Serrana. O fluxo diário na BR-262 é de 20 mil veículos entre Betim e Juatuba, 9 mil entre Juatuba e Pará de Minas e 6 mil entre Pará de Minas e Nova Serrana.

10/11/2008

Assessoria de Imprensa / DNIT

zebrasil
January 1st, 2009, 02:49 PM

DNIT recupera BR-040 em Minas Gerais e BR-222 no Maranhão

O DNIT realizará obras de recuperação na BR-040 em Minas Gerais e na BR-222 no Maranhão. Ao todo, serão recuperados 550 quilômetros de rodovias federais nos dois estados. Os contratos foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (04).

Em Minas Gerais, os serviços serão executados entre a divisa com Goiás (km 0) e Ponto Diamante (km 118). As obras estão avaliadas em R$ 1,7 milhão. Na BR-040 serão executados serviços de tapa buracos, roçada da faixa de domínio, limpeza de bueiros e pintura de meio fio. O objetivo é assegurar as boas condições de trafegabilidade durante toda a vigência do contrato, até 2010.
...

04/11/2008

ASSESSORIA DE IMPRENSA/DNIT

Gustavo BNG
January 2nd, 2009, 01:25 AM
Assinado contrato para obras de duplicação da BR-262 em Minas Gerais

O DNIT dará início nos próximos dias as obras de adequação, duplicação, melhoramentos e restauração na rodovia BR-262/MG. O contrato do lote 3, localizado entre o município de Ingaratinga (km 409) e o entroncamento da BR-494 (km 435), próximo ao município de Nova Serrana, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10).

O terceiro lote, avaliado em R$ 79,5 milhões, tem um total de 27 quilômetros. O empreendimento todo está dividido em 3 lotes, estimado em R$ 375 milhões. O projeto prevê ainda, recuperação e construção de obras-de-arte especiais (pontes, viadutos e passarelas).

A BR-262/MG faz parte do corredor de transporte, que liga os estados de Mato Grosso e Goiás, ao noroeste do estado de Minas Gerais permitindo o escoamento das riquezas do País à região portuária de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Os serviços irão contemplar os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Pará de Minas e Nova Serrana. O fluxo diário na BR-262 é de 20 mil veículos entre Betim e Juatuba, 9 mil entre Juatuba e Pará de Minas e 6 mil entre Pará de Minas e Nova Serrana.

10/11/2008

Assessoria de Imprensa / DNIT

Obrigado pela ajuda, mas foi essa a notícia que eu citei no Notícias de Minas VI quando perguntei pela situação da duplicação naquela semana (retrasada).

Smartboy
January 2nd, 2009, 02:38 AM
Viajei de onibus em alguns trechos de rodovias em Goiás e Mato Grosso que deu até medo. Pensei que o PAC estava ajudando em algo, mas por onde passei nem sinal.

Pesquisadorbsb
January 2nd, 2009, 04:42 AM
^^ Ainda vc crê no emPACa Brasil? Detalhe, praticamente estamos no 3o ano do 2o mandato do LULA, e apenas míseros 12% de tudo que ele prometeu para o PAC saiu do papel.

E duvido que os outros 88% sejam entregues até as próximas eleições presidenciais, detalhe, nada poderá ser feito e inagurado em 2010, então virou piada, e vão usar para cunho politico, e aí virá o LULA falando que 8 anos não dá para se fazer nada no Brasil.

lusorod
January 2nd, 2009, 06:17 AM
Eu acho que os projetos do pac estão muito aquém de nossas necessidades, se eles fossem combinados a muitas concessões e privatizações ..... o estado tem de se livrar de muita gordura.

zebrasil
January 2nd, 2009, 06:48 AM
^^
desde que parem de arrancar nosso escalpo com tanto imposto... eu não me preocupo em pagar prdágio/ plano de saúde/ escola / etc....

salengasss
January 2nd, 2009, 02:50 PM
Situação impóssível, zebrasil....... a carga tributária é feita pra arrancar até a última gota de sangue do trabalhador!!!!!!! E depois, temos que pagar tudo denovo (escola, convênios....) se quisermos ter qualidade de vida!!!!!!!!!! :bash:

lusorod
January 3rd, 2009, 05:24 AM
É concordo com vc.... com o governo que temos somos obrigados a fazer tudo quase que na ilegalidade....o proprio sistema força as pessoas a sonegar, a burlar e a usar de métodos mesquinhos e corruptos pra que possam sobreviver, enriquecer ou sei lá o que. Isso tem que acabar.....infelizmente o lula não vai fazer uma reforma decente....essa crise veio pra isso e eles tão levando com a barriga....bem que poderia piorar pra ver se eles acordavam e faziam essas reformas de uma vez....mas acho que isso sairá no proximo governo que será do serra ou do aécio neves, pessoas muito mais sérias que o governo do PT

Vítor Dias
January 3rd, 2009, 07:08 AM
Isso tem que acabar.....infelizmente o lula não vai fazer uma reforma decente....essa crise veio pra isso e eles tão levando com a barriga....bem que poderia piorar pra ver se eles acordavam e faziam essas reformas de uma vez....mas acho que isso sairá no proximo governo que será do serra ou do aécio neves, pessoas muito mais sérias que o governo do PTsobre a questão tributária eu concordo, mas eu não resisto à pergunta: FHC teve os mesmos oito anos pra fazê-lo, e por que não o fez?

Rodalvesdepaula
January 3rd, 2009, 02:51 PM
Eh, parece que o PAC vai ter o mesmo destino do Fome Zero (o maior fiasco da história recente da política brasileira), e duvido que esta desgraça que está na presidência vá fazer algo para desempacar o PAC (espero que faça, pois a esperança é a última que morre).

Como o nosso amigo richter disse, o melhor PAC é o paulista mesmo.

Troy McClure
January 3rd, 2009, 07:18 PM
A Editora Três (Istoé) é a bicha mais vendida do mercado publicitário. MEEEGA propaganda institucional do governo Lula. Chega dar nojo a falta de vergonha na cara desse povo.

Pesquisadorbsb
January 3rd, 2009, 11:49 PM
^^ Eu não acho isso, pois todos os governos passados utilizaram dos mesmos meios de midia para fazer propaganda oficial. Eu não vejo problema em fazer a propaganda, eu vejo problema fazer propaganda e quando terminar o ano, nada sair do papel ou pior, sequer ser inaugurada ainda nesse governo.