View Full Version : Rio - Paes anuncia fim da aprovação automática e suspensão das obras da Cidade da Música

lusorod
January 1st, 2009, 09:03 PM
Uma pena pessoal, mas aí está!

Paes anuncia fim da aprovação automática e suspensão das obras da Cidade da Música
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u485200.shtml

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), assumiu hoje o cargo e anunciou uma série de medidas para adequação do caixa municipal ao orçamento. Entre as medidas anunciadas estão a auditoria e suspensão das obras da Cidade da Música por 120 dias.

"Nós tomamos a decisão de fazer uma auditoria nas obras da Cidade da Música porque elas são polêmicas e de um valor muito alto", disse Paes.

Beth Santos/Divulgação

Eduardo Paes assume Prefeitura do Rio e anuncia corte de gastos e auditoria em obras
Ele negou que a medida representa a interrupção das obras. Segundo Paes, a auditoria vai durar 120 dias --período em que obras ficarão suspensas.

Inaugurada no último dia 26 pelo ex-prefeito Cesar Maia (DEM), a Cidade da Música teve um investimento de R$ 518,4 milhões bancado pela Prefeitura do Rio. O montante representa cerca de quatro vezes mais do que outro grande projeto cultural de Maia: a Cidade do Samba, inaugurada em 2006 com custo de R$ 102 milhões, em valores da época.

Orçamento

A posse de Paes foi marcada por um discurso de corte de gastos. Ele afirmou que vai fazer um contingenciamento do orçamento municipal, excluindo do congelamento apenas as áreas da saúde e educação.

"Nós não tivemos acesso ao fluxo de caixa da prefeitura. É um ano complicado, em que certamente vamos sofrer com o reflexo da crise internacional", disse. "Com essas medidas, imaginamos estar economizando mais de R$ 1,5 bilhão."

O secretário da Casa Civil, Pedro Paulo de Carvalho, disse que a prefeitura já bloqueou R$ 1,3 bilhão do orçamento de 2009 para segurança do caixa.

Paes criticou o orçamento deixado por seu antecessor, Cesar Maia (DEM), que não participou de sua posse. "Nosso orçamento é quase peça de ficção. Acreditamos que ali existem receitas superestimadas e despesas subestimadas. Portanto é fundamental que se adeque à situação financeira da prefeitura. À medida em que o ano for caminhando, podemos ir afrouxando, No momento, é preciso apertar."

Ele minimizou a ausência de Maia em sua posse. "Não acredito que tenha sido má fé."

Pacote

Na edição de hoje do 'Diário Oficial' do Município do Rio de Janeiro, o novo prefeito decreta o fim da aprovação automática no ensino público, cria o gabinete de combate à dengue, anuncia parcerias com o governo estadual para atuação conjunta nas áreas de saúde e educação e institui um novo modelo de planejamento estratégico e programação orçamentária.

Ele também anunciou a criação do gabinete integrado de Segurança Pública. "Esse gabinete é uma demanda que existe há muito tempo. E que impedia a cidade de captar recursos."

Segundo Paes, a criação desse gabinete já permitiu que a prefeitura conseguisse recursos federais do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Com "Agência Brasil*

superkyo
January 1st, 2009, 10:22 PM
Tenho medo desse Eduardo Paes ele tem cara de corrupto q rouba MUITO !! o jeitinho dele todo feliz e simpatico me dá medo !!

Ainda naum sei como naum elegeram o GABEIRA....

amsincero1
January 2nd, 2009, 03:33 AM
Ótimo isso... Eu gostaria de ver o fim da aprovação automática aqui em SP tb... Essa política educacional do DEM-PSDB arruína a educação em qualquer lugar.

IMPÉRIO-BR
January 2nd, 2009, 03:40 AM
Tenho medo desse Eduardo Paes ele tem cara de corrupto q rouba MUITO !! o jeitinho dele todo feliz e simpatico me dá medo !!

Ainda naum sei como naum elegeram o GABEIRA....

Pior q o Cesar Maia?? Impossível! O rio tá entregue as traças...boa sorte ao Eduardo Paes, ele tem um abacaxi pela frente para descascar...vi no DIA q tem um projeto piloto em andamento para aumentar a segurança no Centro , na Tijuca e Copacabana, algo reforçado mesmo, tipo 24 horas, para aumentar a sensação de segurança, vamos ver no que dá....torço muito pelo Rio, me dá dor no coração em ver a cidade entregue a políticos tão ineficientes.

Pesquisadorbsb
January 2nd, 2009, 03:54 AM
^^ Isso é de praxe, todos os governos fazem auditorias em obras dos antecessores. Eu não vejo nenhum problema nisso, agora, deveriam fazer a auditoria e ao mesmo tempo, não paralisar a obra.

Pois se fizeram isso, com a obra parada, quando forem retomar a mesma, ela vai custar o dobro ou o triplo do planejado.

Evandro
January 2nd, 2009, 02:40 PM
Já falei que o César Maia, por mim, deveria ser indiciado e condenado por crime de lesa-pátria (com pena de fuzilamento em praça pública) por causa da construção da tal Cidade da Música. :bash:

Sobre o Eduardo Paes... não o conheço, mas acho de bom tamanho essas duas primeiras medidas.

Fernando_Brasil
January 2nd, 2009, 02:43 PM
Duas medidas que atendem o anseio geral dos cariocas.

HGP
January 2nd, 2009, 04:29 PM
Um bom começo mesmo

Baianóide
January 2nd, 2009, 04:31 PM
Não vou com a cara de Paes, mas que faça um bom governo. A Cidade Maravilhosa merece ser bem cuidada.

fialho
January 2nd, 2009, 11:53 PM
vi no DIA q tem um projeto piloto em andamento para aumentar a segurança no Centro , na Tijuca e Copacabana, algo reforçado mesmo, tipo 24 horas, para aumentar a sensação de segurança, vamos ver no que dá....torço muito pelo Rio, me dá dor no coração em ver a cidade entregue a políticos tão ineficientes.

Na época do Pan, com o policiamento reforçado, de fato aumentou a sensação de segurança e houve uma diminuição significativa em alguns índices de criminalidade também. Acho que ficou como exemplo.

Faela
January 3rd, 2009, 01:30 AM
^^ Na época do Pan arrisco a dizer que o Rio foi a cidade mais segura do Brasil. Não se via nem ouvia nada de crime. Foi só o Pan acabar que voltou a bandalheira. Pra mim Eduardo Paes é um mini Sérgio Cabral (isso não é bom).
Sobre o porquê do Gabeira não ter ganho o motivo é o seguinte: Gabeira é tido como candidato zonal sul, os suburbanos não são muito chegados a ele.

IMPÉRIO-BR
January 4th, 2009, 12:14 AM
O mais patético de tudo foi q os governantes , tanto estadual quanto municipal e com a ajuda Federal, falaram q o policiamento continuaria depois do Pan...bem, já sabemos da realidade...definitivamente não dá pra confiar em nada mesmo.

Mas convenhamos, suspender o quê da Cidade da Musica?? a colocação das gramas?? de algum chafariz?? já está tudo feito, só falta uma perfumaria aqui outra acolá.

Ramos
January 4th, 2009, 01:58 AM
Ótimo isso... Eu gostaria de ver o fim da aprovação automática aqui em SP tb... Essa política educacional do DEM-PSDB arruína a educação em qualquer lugar.

Quem inicou os estudos de implantação da progressão automática foi Orestes Quércia em 1987. Essa política educacional não pode ser unicamente responsabilizada pela falta de qualidade da educação.

Naipesky
January 4th, 2009, 03:15 AM
Sem querer desvirtuar, acho que há um bocado de mito nessa "piora da educação nacional". (Ou não).

Enfim, à décadas atrás, quando uma parcela bem maior da garotada tinha qualidade de ensino zero, porque recebia educação zero, porque estava fora da escola, porque ou não havia vagas ou era desestimulada pela repetência, enfim, será que observando o conjunto da juventude brasileira dentro e fora da escola, a situação era melhor?

Pesquisadorbsb
January 4th, 2009, 05:30 AM
^^ Olha eu acho que a educação brasileira veio a cair de qualidade quando fora aprovada a nova lei de diretrizes de base, aonde jogou por terra o ensino de educação fisica, educação de MORAL E CIVICA entre outras matéria, e deu grande enfase a RELIGIÃO, olha se o estado é LAICO, porque será que devemos obrigar nossos estudantes a gastar preciosos tempo com religião, e está faltando conteúdo para passar numa prova de vestibular.

Então, deveria realmente existir uma total reforma educacional, e cortar gordura aonde existe, como essa matéria, pois se o cara quer saber religião, que vai para uma igreja, pois, com esse estudo de religião, nem com reza braba, ele vai passar no vestibular.

RRC
January 4th, 2009, 07:48 AM
Pelo menos em relação a aprovação automática, está muito certo.

Ricardo Sandre
January 4th, 2009, 12:36 PM
Sei lá, no começo eles gostam de mostrar austeridade, mas depois volta tudo a velha rotina.

Evandro
January 4th, 2009, 04:48 PM
Quem inicou os estudos de implantação da progressão automática foi Orestes Quércia em 1987. Essa política educacional não pode ser unicamente responsabilizada pela falta de qualidade da educação.

Sim, essa política é apenas um dos pilares da falência do ensino público fundamental em SP atualmente.

Estudei em escola pública no período Quércia/Fleury e, apesar da qualidade do ensino ser ruim já naquele tempo, quem não assimilava o conteúdo didático de determinado período NÃO passava de ano, ou seja, NINGUÉM chegava ao 6º ano (na época, 5ª série), sem saber ler e escrever, como acontece hoje.

salengasss
January 4th, 2009, 06:51 PM

Aqui em Brasília também, cara..... a média 4,75 (arredonda pra 5,0) e tem 209487563782948765839284745 milhões de recuperações..... :bash:

DouG Wq
January 5th, 2009, 06:53 PM
Na boa, achava que aprovação automática não existe mais no estado do Rio. Aqui em Campos tinha, mas depois do último lugar no Ideb reviram o sistema e pelo menos conseguiram a maior alta do índice no estado do RJ.