View Full Version : ajuda sobre Betão

Rui_P
January 6th, 2009, 06:49 PM
Desculpem abrir um thread para isto mas...

alguém tem trabalhos ou artigos sobre Betão, origem, definições! o que procuro é mesmo sobre a massa de betão e não sobre aplicações de betão!

Seria uma importante ajuda para a minha dissertação!

daniel322
January 6th, 2009, 09:58 PM
eu tenho por aqui muita tralha, mas é tudo em papel.. diz-me mais concretamente o que queres que eu digitalizo algo que me pareça valer a pena..

Rui_P
January 7th, 2009, 01:34 AM
O tema concreto da tese é a utilização de agregados finos não lavados (provenientes de pedreira) na produção de betão!

mas como ainda estou na parte inicial, e por ser a minha área tenho já bem definidos e apresentados os agregados (inertes) e em parte o cimente. Tenho mais carência em definições concretas de betão, o que é, como surgiu, em que consiste etc! existe muita coisa na net, mas muito vaga, a melhor coisa que tenho é a biblia do betão em Portugal :) quem tem tudo o que quero saber, mas não posso estar a plagiar um livro! ^^

já agora, obrigado pela resposta!

Luís Raposo Alves
January 7th, 2009, 01:34 AM
NP ENV 206

Luís Raposo Alves
January 7th, 2009, 01:36 AM
O tema concreto da tese é a utilização de agregados finos não lavados (provenientes de pedreira) na produção de betão!

mas como ainda estou na parte inicial, e por ser a minha área tenho já bem definidos e apresentados os agregados (inertes) e em parte o cimente. Tenho mais carência em definições concretas de betão, o que é, como surgiu, em que consiste etc! existe muita coisa na net, mas muito vaga, a melhor coisa que tenho é a biblia do betão em Portugal :) quem tem tudo o que quero saber, mas não posso estar a plagiar um livro! ^^

se nessa bíblia está a informação toda, que queres mais?

Rui_P
January 7th, 2009, 03:34 AM
Obrigado, mas as normas já eu tinha em minha posse em separado!

vão-me ser úteis quando começar com os ensaios!

O facto de ter o "fabrico e propriedades do betão" como referência está-me a dar a volta a cabeça pois não posso plagiar! Vou ter de andar aqui as voltas para fazer um resumo completo!

daniel322
January 7th, 2009, 05:05 PM
podes fazer um resumo por palavras tuas que não seja plágio..

de qualquer forma, o que tens não é "a" bíblia, existem outras que podes consultar :D vou colocar uma pequena lista bibliográfica, pode ser que te ajude..

Sousa Coutinho, Fabrico e Propriedades do Betão, LNEC - 1988

Eládio Petrucci, Concreto de Cimento Portland, Editora Globo - 1973

US Department of the Interior, Concrete Manual - 1966

Adam Neville, Propriedades do Concreto, PINI - 1982

Michel Vénaut, La Pratique des Ciments, Editions du Moniteur - 1989

Jackes Baron, Le Béton Hidraulique, Press de l'école Nationale des Ponts et Chaussées, 1982

Patton, Materiais de Construção Civil para a Engenharia Civil, Editora Pedagógica de São Paulo

NP ENV 206

A Norma não lhe vai servir de nada a não ser para os ensaios.. apenas contém procedimentos, em termos históricos é zero..

Rui, tenta encontrar alguma dessas obras que indiquei acima pois valem a pena.. e manda-me o mail por mensagem privada pois hoje encontrei um trabalho meu que fala da história do betão.. vou digitalizar e envio-to..

Luís Raposo Alves
January 7th, 2009, 05:07 PM
claro, pode fazer por palavras dele!

Rui_P
January 7th, 2009, 10:30 PM
Obrigado mesmo!

Daniel, o que eu tenho é o primeiro da tua lista! ando com os 3 volumes :lol:

PulseFighter
February 25th, 2009, 11:32 AM

Devias começar por fazer uma pesquisa histórica a começar na época romana e no betão romano.... existem teses sobre betão ? Hoje em dia parece que qualquer assunto serve para tese :nuts: