View Full Version : Rio - O charme dos baixinhos

Emanuel Paiva
January 11th, 2009, 08:57 PM
Saiu uma reportagem sobre a nova onda no Rio: os prédios baixinhos

Lançamento do Felicitá, lançamento da CR2 em Jacarepaguá
http://e.imagehost.org/0733/Imagem_001.jpg

Mais uma maquete do Felicitá
http://e.imagehost.org/0827/Imagem_002_7.jpg

A reportagem diz que prédios com até cinco pavimentos viram tendência em alguns bairros do Rio.
Diz a reportagem
"Em Campo Grande, a Even optou pelo modelo para seguir as características da região, onde há grande concentração de casas.
A empresa vai lançar nas próximas semanas um empreendimento desse tipo, com quatro andares, incluindo térreo e cobertura, num total de 176 unidades.

A construtora Enes também vai lançar ainda este mês, o Premium Tijuca, que terá apenas quatro andares e 32 unidades.

Até a Zona Sul está recebendo baixinhos, entre tantos gigantes. A Concal ergueu recentemente no Leblon o Résidences Belle Vue, com três andares e 20 unidades.

Le Palais, da RJZ Cyrela
http://e.imagehost.org/0629/Imagem_003.jpg

Apesar de pequenos, os novos baixinhos não têm nada de modestos. Em geral os projetos incluem área de lazer completa, além de itens como churrasqueiras, forno de pizzas e cinema. É o caso do Felicitá da CR2 em Jacarepaguá.
O Villagio, da Rossi em Irajá terá edifícios de cinco andares.
Em Botafogo, o Les Palais da RJZ Cyrela, vai preservar a área verde e os chalés da antiga Casa Dr. Eiras, que vão funcionar como espaços de cultura, lazer, fitness e spa.
Com uma área de lazer de quatro mil metros quqdrados, o Pier Residências,da Rossi com a Decta, tem um deck flutuante, que possibilita caminhadas à beira da Lagoa da Barra"

Emanuel Paiva
January 11th, 2009, 08:58 PM
Tem muitas pessoas que torcem o nariz para os "baixinhos", mas eu prefiro um baixinho estiloso do que um blocão horroroso...hahahaha :rofl:

PauloEdgar
January 13th, 2009, 07:28 PM
Tem muitas pessoas que torcem o nariz para os "baixinhos", mas eu prefiro um baixinho estiloso do que um blocão horroroso...hahahaha :rofl:

Concordo com vc !!
Tem muito edificio com menos de 10 andares com uma arquitetura diferenciada e não destoando a paisagem natural da cidade .

Edificio Neubaus em Curitiba - PR

http://imobilien.files.wordpress.com/2008/08/neubau1.jpg?w=250&h=480

Emanuel Paiva
January 14th, 2009, 12:13 AM
Concordo com vc !!
Tem muito edificio com menos de 10 andares com uma arquitetura diferenciada e não destoando a paisagem natural da cidade .

Edificio Neubaus em Curitiba - PR

http://imobilien.files.wordpress.com/2008/08/neubau1.jpg?w=250&h=480

^^ Gostei do estilo desse baixinho!

Thambem
January 14th, 2009, 03:46 AM
Aqui em Cabo Frio TODOS são baixinhos, pois a prefeitura limita a altura... tem gente que gosta, gente que não gosta... mas estão aí! São baixinhos, mas são mais bonitos que a maioria dos prédios que eu vejo por aí nas cidades grandes.

Emanuel Paiva
January 14th, 2009, 09:47 AM
Aqui em Cabo Frio TODOS são baixinhos, pois a prefeitura limita a altura... tem gente que gosta, gente que não gosta... mas estão aí! São baixinhos, mas são mais bonitos que a maioria dos prédios que eu vejo por aí nas cidades grandes.

^^ Onde eu moro (Campo Grande) a Prefeitura também limitou o PEU para 8 andares no Centro e fora do Centro 4 andares...:lol:

egmoura
January 15th, 2009, 02:34 AM
Baixinhos chiques são aqueles prédios de 4 andares , todos em fachada de mármore , construidos em diversos pontos dos bairros do Leblon e Ipanema. São todos dos anos 60 e início dos anos 70 , quando a legislação dos bairros só permitia altura máxima de 17 metros para edificações coladas nas divisas. Algumas ruas , principalmente a orla , ainda mantém diversos desses prédios , que não agridem a paisagem e muito menos criam vazios entre os terrenos , dando um toque de uniformidade na paisagem , como nas cidades europeias

Patrick-RJ
January 15th, 2009, 02:54 AM

Fora que isso melhora a qualidade de vida, pois reduz o trânsito, a poluição, as superlotações, etc. Só não pode deixar que isso acarrete num aumento da favelização.

WallyP
January 15th, 2009, 05:49 PM
Também acho que edificios residenciais baixinhos são mais interessante, porém, sou contra essas limitações dos gabaritos... Vários edificios comerciais na cidade (principalmente na barra), não podem ter mais de 8 andares. A cidade fica plana, sem skyline, sem edificios comerciais imponentes e etc. Enfim, é isso.

Ricardo Sandre
January 17th, 2009, 03:55 AM
Também acho que edificios residenciais baixinhos são mais interessante, porém, sou contra essas limitações dos gabaritos... Vários edificios comerciais na cidade (principalmente na barra), não podem ter mais de 8 andares. A cidade fica plana, sem skyline, sem edificios comerciais imponentes e etc. Enfim, é isso.

A limitação de gabarito para residenciais também encarece os imóveis, pois reduz a oferta de unidades.
Os imóveis na ZS possuem os preços mais altos do Brasil devido esta limitação de gabarito exagerada.
Eu sou a favor da verticalização, dependendo do local, tanto de residenciais quanto de comerciais. A Barra da Tijuca poderia construir mais alto.

rsol2000
January 17th, 2009, 04:57 PM
Prefiro baixinhos residenciais e comerciais altos

Ricardo Sandre
January 18th, 2009, 03:35 AM
Mais baixinhos, mais horizontalização, mais ocupação de área urbana, mais destruição de reservas e áreas de preservação ambiental, maior distãncia de deslocamento trabalho-residência, mais custos com transportes, mais favelização, mais inviabilização de projetos imobiliários, mais desemprego na construção civil .... Resultado: menos construção de prédios, menos oferta de moradias...

CarolinaQueiroz
January 18th, 2009, 04:04 AM
Ahhh... os baixinhos são um charme... mas os altinhos são liiindos!
hehehe

Vitor_RMGV
January 20th, 2009, 05:54 PM
Mais baixinhos, mais horizontalização, mais ocupação de área urbana, mais destruição de reservas e áreas de preservação ambiental, maior distãncia de deslocamento trabalho-residência, mais custos com transportes, mais favelização, mais inviabilização de projetos imobiliários, mais desemprego na construção civil .... Resultado: menos construção de prédios, menos oferta de moradias...

Eu acho exagerado...
Mas tem vantagens... Uma cidade que tem bairros de baixinhos tem a população mais bem distribuída, não é como uma cidade que nem São Paulo por exemplo, que tem váários bairros de residenciais altos um colado no outro que aumenta muuuuito a densidade e dificulta muito o trânsito... É um dos motivos que o trânsito de São Paulo é tão caótico... Se é uma cidade com ruas largas e grandes vias arteriais tudo bem... Mas não é o caso do Brasil.
Aqui em Vitória por exemplo tem o bairro Jardim da Penha, que é todo de baixinhos, já o bairro ao lado já tem prédios maiores e um outro é só de casas. Eu acho lindo essa desigualdade de densidades em uma cidade, o Skyline fica bem mais definido...
Sobre o Rio limitar tanto o PDU, pode não atender a satisfação de todos. Mas nada é por acaso.

DouG Wq
January 20th, 2009, 06:29 PM
Acredito que tenham casos e casos.
Em cidades médias que ainda possuem área para crescer ou que estejam fora de RM como Campos e Macaé eu não vejo necessidade de edifícios acima dos 20 - 25 andares. É bonito, sem dúvidas, mas vejo mais pontos negativos que positivos nesse processo de verticalização. Bairros mais próximos ao Centro acabam sendo mais verticalizados, mas isso é quase que um processo natural, e no caso de Campos, se afastando do Centro o gabarito vai diminuindo. Eu até curto isso, pois pra uma cidade que se espalhou bastante de forma horizontal, não há uma necessidade de excessiva concentração numa determinada área (que de certa forma a meu ver até já ocorre) e o legal também é ver bairros mudando a cara aos poucos com a verticalização invadindo outros bairros aos poucos.