View Full Version : Percursos Metropolitanos em Lisboa e Arredores
napolit January 12th, 2009, 03:35 PM Olá, gostava que este thread fosse utilizado para perguntar e ver os transportes entre distintos pontos da cidade de Lisboa e dos arredores para ver que coisas há que melhorar no transporte público e para nao começar a falar noutros threads deste tema :). Espero que achem útil o thread.
napolit January 12th, 2009, 03:38 PM O mais próximo serão as novas estações de Moscavide e Encarnação (que estão já em construção e estarão prontas em 2010 (supostamente) . Não são no bairro.......mas para ser honesto também não é como se estivessem muito longe. Ficam com 2 estações à mesma distância que eu tenho a estação de metro mais próxima e eu uso e abuso do metro. ;). É só as pessoas não serem preguiçosas.
Uns autocarros da carris a ligarem aquilo melhor e já ajuda muito.
Bem, há pessoas como tu ou como um rapaz que eu conheço que vai a pé desde a Arroja até a estação de metro de Odivelas que nao se importam de andar bastante para chegar à estação de metro (ou simplesmente nao têm muitas mais alternativas), o que é muito bom ;), mas há muitas pessoas, idosas, minusválidos, etc. que não podem percorrer essas distância, eu acho que a uma estação a mais de 10 minutos já começa a estar bastante longe e as pessoas deixam de utilizar o transporte público (e para muitas pessoas deixa de ser eficiente se tem de fazer muitos percursos e tem priesas por questoes de trabalho, etc.).
Uma queria fazer-te uma pergunta, se nao incomoda, eu por exemplo, neste natal tive de ir (e vou ter de ir muitas vezes) de Alvalade Leste (São João de Brito, onde não há metro, fica a um bocadinho mais de 10 minutos da estaçao de Alvalade) até Benfica (rua Calçada do Tojal). Como é possível fazer esse percurso em transporte público, há um sistema de transportes eficiente para comunicar estas duas zonas?. Quanto é que se demoraria mais ou menos?
E uma pergunta, então tu vais a pé até o Colombo? vives na zona norte de Benfica ou noutra zona mais longe do metro? isto é só por curiosidade. É que eu acho demasiada a distância entre o Colombo e a rua Calçada do Tojal, além de que no caminho tens de ir por zonas não urbanas ao lado de estrada. A distância nem é demassiada se se pudesse ir por um percurso mais recto, mas as ruas Pedro Nunes, Rua dos Arneiros tem uma estrutura um pouco má nesse aspecto, não permitir fazer percursos leste-oeste.
Barragon January 12th, 2009, 10:27 PM Quero mais transporte fluvial... novas ligações, circulares...
Xico205 February 22nd, 2009, 11:56 PM Napolit, para ires de Alvalade Norte (Pote de Água) até à Calçada do tojal em Benfica o melhor é apanhares o autocarro 750. Sais no cruzamento da Estrada de Benfica com a Avenida Gomes Pereira, ou então vais à porta do Julio de Matos apanhar o 767 que fica no cimo da Calçada do Tojal/Rua das Pedralvas.:banana:
Xico205 February 22nd, 2009, 11:59 PM A Carris está a levar a cabo uma renovação das carreiras chamada Rede7 com o objectivo de melhorar as ligações em Lisboa. Tem-se apostado muito também em carreiras locais.
napolit February 26th, 2009, 12:06 AM Muitíssimo obrigado, Xico205, : )))))))). Nao faziamos idéia de que houvesse um percurso tao bom para ir desde o Pote de Água até Benfica, isto é um exemplo de que neste caso as comunicaçoes sao muito boas entre estes dois bairros, o que é muito positivo!!.
PulseFighter February 27th, 2009, 03:06 PM Olá, gostava que este thread fosse utilizado para perguntar e ver os transportes entre distintos pontos da cidade de Lisboa e dos arredores para ver que coisas há que melhorar no transporte público e para nao começar a falar noutros threads deste tema :). Espero que achem útil o thread.
Muito há para melhorar, e a provar isso está o número de automóveis que entram na cidade diáriamente.
Por exemplo porque razão não existe transporte público decente para os parques empresariais de Oeiras? Apenas existe uma meia dúzia de autocarros para o Tagus Park, Quinta da Fonte e Lagoas Park com uma frequência semelhante à de muitas aldeias do interior do país, o que leva a que muitos milhares de automóveis tenham que atravessar Lisboa para chegar a esses locais.
Porque não modernizam a linha férrea do Oeste para retirar tráfego da A8? Quantos automóveis entram em Lisboa vindos da A8?
Porque razão todas as superfícies comerciais são concebidas tendo com elemento fundamental nos acessos o automóvel? Como querem que se reduza a poluição e o trãnsito automóvel se tudo o que se constroi está orientado no sentido inverso ?
Reflex February 28th, 2009, 02:44 PM Bem, há pessoas como tu ou como um rapaz que eu conheço que vai a pé desde a Arroja até a estação de metro de Odivelas
Deduzo que de Odivelas até à Arroja já apanhe autocarro, porque a subir é um bocado mais complicado...:D
Xico205 February 28th, 2009, 04:11 PM Muitíssimo obrigado, Xico205, : )))))))). Nao faziamos idéia de que houvesse um percurso tao bom para ir desde o Pote de Água até Benfica, isto é um exemplo de que neste caso as comunicaçoes sao muito boas entre estes dois bairros, o que é muito positivo!!.
http://www.carris.pt/horarios/a750_1.pdf
http://www.carris.pt/horarios/a767_1.pdf
À uns tempos tinhas duvidas se havia algum autocarro de madrugada da Gare do Oriente para Alvalade:
http://www.carris.pt/horarios/a204_1.pdf
http://www.carris.pt/horarios/a208_2.pdf - Este fica na Rotunda do Relógio.
Xico205 February 28th, 2009, 04:13 PM Muito há para melhorar, e a provar isso está o número de automóveis que entram na cidade diáriamente.
Por exemplo porque razão não existe transporte público decente para os parques empresariais de Oeiras? Apenas existe uma meia dúzia de autocarros para o Tagus Park, Quinta da Fonte e Lagoas Park com uma frequência semelhante à de muitas aldeias do interior do país, o que leva a que muitos milhares de automóveis tenham que atravessar Lisboa para chegar a esses locais.
Porque não modernizam a linha férrea do Oeste para retirar tráfego da A8? Quantos automóveis entram em Lisboa vindos da A8?
Porque razão todas as superfícies comerciais são concebidas tendo com elemento fundamental nos acessos o automóvel? Como querem que se reduza a poluição e o trãnsito automóvel se tudo o que se constroi está orientado no sentido inverso ?
O problema aqui é que a empresa que serve a zona Vimeca/Lisboa Transportes é privada e não tem função social. Apenas assegura os percursos que lhe são rentáveis.:)
Quanto à linha do Oeste já ouvi falar na construção dum troço Malveira -Loures-Lisboa (Oriente) e transformação da linha para Alta velocidade de Lisboa ás Caldas da Raínha. A actual ligação ao Cacém não dá para tornar a linha competitiva.
PulseFighter March 2nd, 2009, 11:49 AM O problema aqui é que a empresa que serve a zona Vimeca/Lisboa Transportes é privada e não tem função social. Apenas assegura os percursos que lhe são rentáveis.:)
Quanto à linha do Oeste já ouvi falar na construção dum troço Malveira -Loures-Lisboa (Oriente) e transformação da linha para Alta velocidade de Lisboa ás Caldas da Raínha. A actual ligação ao Cacém não dá para tornar a linha competitiva.
A questão da competitividade é estranha, uma via férrea não é competitiva mas uma autoestrada no mesmo local já tem justificação, há qualquer coisa que não está clara..... :(
Xico205 March 2nd, 2009, 10:01 PM Eu disse que a linha do Oeste conforme está não é competitiva. Mas se fosse feita uma nova linha entre Lisboa e a Malveira, passava a ser. O Grupo Barraqueiro está farto de propor isso aos governos, mas tem sido adiado. Aliaz para o Grupo Barraqueiro é indiferente ser comboio ou autocarro, ele tem o monopólio da zona!:lol:
seattle92 March 19th, 2009, 05:47 PM Por exemplo porque razão não existe transporte público decente para os parques empresariais de Oeiras? Apenas existe uma meia dúzia de autocarros para o Tagus Park, Quinta da Fonte e Lagoas Park com uma frequência semelhante à de muitas aldeias do interior do país, o que leva a que muitos milhares de automóveis tenham que atravessar Lisboa para chegar a esses locais.
Quanto a esta questão podes consultar a thread do SATU. Já lá temos um mapa com uma rede que ia cobrir todos esses parques empresariais. Além de ligar as duas linhas da CP (Paço de Arcos ao Cacém)
A linha do Oeste nunca será competitiva enquanto for dar ao Cacém.
Além de ter de ser modernizada à séria... quando chegasse á Malveira vinda do norte, a linha tinha de passar a ser outra e vir directamente para Lisboa.
Não tem lógica a Linha do Oeste afastar-se de Lisboa quando já está tão perto e ir em direcção ao Cacém.
Este novo troço poderia servir zonas como Loures, Santo António dos Cavaleiros e várias outras povoações com milhares de habitantes e que neste momento estão totalmente dependentes de camionetas.
A entrada mais facil em Lisboa seria naturalmente a Estação do Oriente (poderia seguir a zona do Trancão desde Loures).
Mais dificil, mais caro, mas também mais proveitoso, seria trazer a linha até á zona do Lumiar, com acesso à linha amarela do metro (uma estação de comboios na Alta de Lisboa por exemplo)
A isto eu chamo bons investimentos públicos... para sairmos da crise ;)
|
|