PDA

View Full Version : Complexo Porto Sul/Ferrovia Leste-Oeste é a maior obra do Nordeste

Cerrado
January 12th, 2009, 11:31 PM
12/01/2009

Projeto criará um novo pólo de desenvolvimento, redirecionando a economia
baiana

http://i224.photobucket.com/albums/dd299/cacau18/01-3.jpg

Sofrendo uma forte concentração na Região Metropolitana de Salvador, que abrange as áreas industriais de Camaçari e Aratu, o eixo da economia baiana, a partir de 2011, se deslocará para o sul do Estado com a implantação do complexo logístico, portuário e industrial. Localizado em uma área de 1.771 hectares, o complexo intermodal integrado de porto, ferrovia, hidrovia e aeroporto ficará localizado na região de Ponta da Tulha, distante 15 km de
Ilhéus.

O "hub" escoará a produção da Bahia, regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país. Já com o Plano Diretor contratado para ficar pronto em 6 meses, a segunda etapa compreende um acordo com o BNDES a fim de definir a modelagem na execução da obra, prevista para começar em 2010.

A estimativa de geração de empregos diretos durante a construção é de 10.000 trabalhadores, além de proporcionar grande incremento na agricultura familiar, fruto da ferrovia. Explica o secretário de Infra Estrutura do Estado da Bahia, Antônio Carlos Batista Neves, a quem está alocado o projeto, que o Porto Sul contará com terminais para granéis agrícolas, combustíveis e contêineres, mais uma retro área primária destinada ao polo industrial, e de serviços destinados à exportação e importação. Com a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, ligando os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal com o litoral, a Bahia se transformará em um novo corredor para todos os produtos tanto oriundos como direcionados a estas regiões.

Também serão construídas 5 novas rodovias, anel rodoviário e aeroporto. As obras iniciais contemplarão silos (para biocombustível, soja, algodão, milho e café do Centro-Oeste e Oeste da Bahia) e um m i n e r o d u t o (atenderá a Bahia Mineração, projeto de US$ 1,6 bilhões que produzirá em Caetité, a partir de 2010, 25 milhões de toneladas/ano de minério de ferro.

Com calado de 25 metros, o porto oceânico terá um braço de 3 km para atracação dos navios, o que lhe dá perfeitas condições de sustentabilidade ambiental. Pela sua grandeza e estrutura, funcionará como canal de apoio aos portos do Sudeste, atualmente com problemas de atendimento.

http://i224.photobucket.com/albums/dd299/cacau18/02-4.jpg

FERROVIA BAHIA-OESTE - Estão em desenvolvimento pela Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias -,estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos 1.500 km de extensão da ferrovia, dos quais 1.100 km em território baiano.

Ligará o Porto Sul a Figueirópolis (Tocantins), com a primeira etapa, de Ilhéus a Caetité, prevista para ficar pronta em julho de 2011; a segunda, desta cidade até Correntina, em 2012, e o traçado final a concluir em 2012. Neville Barbosa, Superintendente de Transportes da Seinfra, adianta que o valor estimado para a sua construção é de R$ 6 bilhões, devendo o leilão de subconcessão ser realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, com a presença de empresas nacionais e internacionais. O vencedor será responsável pela sua manutenção e operação durante 30 anos.

Fonte: Jornal Bahia Negócios
www.bahianegocios.com.br

tonyssa
January 13th, 2009, 12:27 AM
Esse porto em conjunto com a nova ferrovia significarão uma nova fase para a economia do estado, resolvendo definitivamente a problemática da logística em nossa economia. O estado passará de exportador de cargas para outros estados a exportador de produtos de estados do Centro Oeste e Norte.

motense
January 13th, 2009, 12:32 AM
Com esse projeto a Bahia vai aumentar ainda mais as suas exportações e importações.

Douglas
January 13th, 2009, 12:47 AM
Projeto ambicioso! Não vejo a hora de sair logo!

tonyssa
January 13th, 2009, 01:28 AM
Com esse projeto a Bahia vai aumentar ainda mais as suas exportações e importações.
^^
No ano passado o estado já exportou 56% do total da região. :)

Njggah'z Heppin'
January 13th, 2009, 01:48 AM
Finalmente um projeto que vise facilitar o transporte de carga por um meio alternativo ao rodoviário. Espero que o projeto aumente sensivelmente as importações/exportações nos portos baianos, gerando assim um aumento no PIB.

noturno
January 13th, 2009, 01:54 AM
eu vou esperar esses projetos saírem do papel para só então esboçar alguma comemoração

Trauss
January 13th, 2009, 02:23 AM
Esse projeto promete, será o divisor de aguas para a economia da Bahia...

Vamos cruzar os dedos....

Bertilo
January 13th, 2009, 02:54 AM
Bom, eu sou capaz de votar na Dilma ou em qualquer que seja o candidato do PT, a fim de que não haja uma mudança brusca de governo e não haja alteração nesse projeto que é fantástico.

Bom, as obras ainda não começaram, mas o que acho estranho é o tempo para a construção da ferrovia. O trecho Ilhéus- Correntina será construído em apenas 2 anos? Será possível? Se for, fica clara a incompetência (ou seja lá o que for) na construção do metrô de SSA que se arrasta por décadas...

Cerrado
January 13th, 2009, 03:21 AM
^^
É possível sim Bertilo, sei disso porque vejo o quanto a obra da Norte-Sul está sendo rápida aqui no Tocantins, e quanto ao metrô a questão é toda política, lembre-se que no período de Paulo Souto o Governo Federal quase que não liberou verbas.

noturno
January 13th, 2009, 03:22 AM
Bom, eu sou capaz de votar na Dilma ou em qualquer que seja o candidato do PT, a fim de que não haja uma mudança brusca de governo e não haja alteração nesse projeto que é fantástico.

Bom, as obras ainda não começaram, mas o que acho estranho é o tempo para a construção da ferrovia. O trecho Ilhéus- Correntina será construído em apenas 2 anos? Será possível? Se for, fica clara a incompetência (ou seja lá o que for) na construção do metrô de SSA que se arrasta por décadas...

não eh incompetência....eh roubalheira mesmo

tonyssa
January 13th, 2009, 03:23 PM
^^
É possível sim Bertilo, sei disso porque vejo o quanto a obra da Norte-Sul está sendo rápida aqui no Tocantins, e quanto ao metrô a questão é toda política, lembre-se que no período de Paulo Souto o Governo Federal quase que não liberou verbas.
^^
É como penso, principalmente porque será uma PPP.:)

Bertilo
January 13th, 2009, 05:33 PM
não eh incompetência....eh roubalheira mesmo

:yes:

Cerrado
January 13th, 2009, 06:42 PM
Infelizmente a cultura da roubalheira é muito irraigada no nosso país.

tonyssa
January 14th, 2009, 12:30 AM
Mas esse projeto é importante e deverá ser prioridade para qualquer governante, pois será um dos pilares da nova cadeia logística do país.

Njggah'z Heppin'
January 14th, 2009, 01:46 AM
Mas esse projeto é importante e deverá ser prioridade para qualquer governante, pois será um dos pilares da nova cadeia logística do país.

Mas mesmo assim, eu já espero bastante atrasos e muita roubalheira. Infelizmente... :ohno:

tonyssa
January 14th, 2009, 02:02 PM
^^
Torço para que estejas errado. :D

Cerrado
January 14th, 2009, 07:09 PM
Obras públicas no Brasil sempre geram problemas, sejam eles de atrasos ou de corrupção, infelizmente isso é uma rotina no nosso país.

Farol da Barra
January 15th, 2009, 12:10 AM
Só vou comemorar quando estiver tudo pronto!:D

Prefiro ser cauteloso, do que ja ir comemorando algo!

De qualquer forma não deixa de ser uma notícia muito boa! Espero que vire realidade.

Até que enfim pensaram em alguma logística pra esse estado. Já era tempo , pois mais da metade de tudo que é exportado no Nordeste sai da Bahia.Seria muita estupidez não dotar esse estado de uma logística que permitisse fluir seus produtos!Pelo volume de exportações que tem a Bahia era pra ser disparada o estado de melhor logística do Nordeste, mas ainda tem muitas deficiências para serem quebradas!

tonyssa
January 15th, 2009, 01:01 AM
Até que enfim pensaram em alguma logística pra esse estado. Já era tempo , pois mais da metade de tudo que é exportado no Nordeste sai da Bahia.Seria muita estupidez não dotar esse estado de uma logística que permitisse fluir seus produtos!Pelo volume de exportações que tem a Bahia era pra ser disparada o estado de melhor logística do Nordeste, mas ainda tem muitas deficiências para serem quebradas!
^^
Análise perfeita Farol. Não conseguia entender o porque de um estado como a Bahia, que exportou 56% de todo o volume da região, não ser contemplado com obras de melhoria na sua infra-estrutura logística. Espero que essa injustiça seja reparada com esse investimento. :)

Njggah'z Heppin'
January 15th, 2009, 01:05 AM
Só vou comemorar quando estiver tudo pronto!:D

Prefiro ser cauteloso, do que ja ir comemorando algo!

De qualquer forma não deixa de ser uma notícia muito boa! Espero que vire realidade.

[2] :applause: :applause:

Cerrado
January 17th, 2009, 04:33 PM
^^
Temos que acreditar sendo cautelosos é lógico, porém não podemos deixar de comentar sobre os grandes benefícios que esse complexo logístico trarar para o nosso estado caso mesmo se concretize, é o que eu acredito devido o andar de todo o processo.

tonyssa
January 17th, 2009, 06:23 PM
^^
Exatamente, principalmente pela importancia e magnitude da obra! :)

tonyssa
January 20th, 2009, 01:22 AM
ILHÉUS: AMOEDO PROMETE PROJETO DO PORTO SUL ATÉ DEZEMBRO

O secretário de Indústria e Comércio, Rafael Amoedo, prometeu que o projeto de modelagem do Porto Sul, que deverá ser construído em Ilhéus, no sul do estado, ficará pronto até dezembro. As obras envolverão a construção de rodovias, aeroporto e ferrovia, além das melhorias e ampliações no porto local, em um sistema classificado por Amoedo como inédito no país. A importância das intervenções deverá fazer com que Ilhéus se torne a nova Região Metropolitana do estado. Antes disso, porém, o projeto deverá ser submetido a uma série de debates e audiências públicas.

http://www.bahianoticias.com.br/

Concurser
January 20th, 2009, 06:02 AM
Más notícias pessoal. A Valec anunciou que adiou indefinidamente o leilão para a construção da Leste-Oeste, pois teme que poucas empresas venham concorrer devido a crise internacional.

Por sinal, o projeto completo é mais interessante ainda, vai de Ilhéus até Vilhena, em Rondônica, cruzando em cheio com a Norte-Sul. Obviamente o trecho BA-GO será feito primeiro.

CSLou
January 20th, 2009, 03:16 PM
^^^^Fonte?

Até onde sei, as duas concorrências para contratação de empresas que irão auxiliar na elaboração do projeto estão correndo normalmente. Uma delas, inclusive, teve resultado publicado no último dia 16.

http://www.valec.gov.br/licitacoes/concorrencia/2008_014.htm

http://www.valec.gov.br/licitacoes/concorrencia/2008_015.htm

Cerrado
January 20th, 2009, 03:22 PM
Más notícias pessoal. A Valec anunciou que adiou indefinidamente o leilão para a construção da Leste-Oeste, pois teme que poucas empresas venham concorrer devido a crise internacional.

Por sinal, o projeto completo é mais interessante ainda, vai de Ilhéus até Vilhena, em Rondônica, cruzando em cheio com a Norte-Sul. Obviamente o trecho BA-GO será feito primeiro.
A ferrovia não cruzarar com a Norte-Sul no território de Goiás, e sim no Tocantins.
Quanto ao andamento do projeto, vejam no link abaixo.
http://www.valec.gov.br/situacao.htm

Njggah'z Heppin'
January 20th, 2009, 04:51 PM
Não sabia que essa ferrovia ainda cruzará com a Norte-Sul. Que bacana, agora o projeto me parece mais interessante ainda!

Baianóide
January 20th, 2009, 06:40 PM
Essas duas obras são de suma importância para a Bahia. Vão alavancar cada vez mais o nosso estado.

Concurser
January 21st, 2009, 03:13 AM
Olha, a notícia fresca que eu tenho é essa, eis a fonte. Aí fica a imprensa contra a página da Valec. Eu vou pela imprensa, pois o que o governo gosta é de chamar atenção para o PAC e cada evento, por mínimo que seja, eles já ficam noticiando.

Eu só me daria por vencido com um edital de leilão publicado na página da Valec. E isso não há.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/01/16/governo-adia-leilao-de-concessao-de-duas-ferrovias-738444161.asp

^^^^Fonte?

Até onde sei, as duas concorrências para contratação de empresas que irão auxiliar na elaboração do projeto estão correndo normalmente. Uma delas, inclusive, teve resultado publicado no último dia 16.

http://www.valec.gov.br/licitacoes/concorrencia/2008_014.htm

http://www.valec.gov.br/licitacoes/concorrencia/2008_015.htm

tonyssa
January 22nd, 2009, 08:46 PM
Postado por josetaca no notícias da região Nordeste:

ta ai o mapa da ferrovia leste oeste. ela influenciara muito o sul, sudoeste e oeste da bahia. nao passa por conquista nao. vou por a lista das cidades se conseguir. vou tentar por um texto explicando tudo e o que sera transportado.
http://i483.photobucket.com/albums/rr191/josetaca/ferrovialesteoeste.jpg

municipios onde a ferrovia passara

1.1 - LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
A diretriz da Ferrovia Bahia Oeste parte de Figueirópolis (TO) e segue até Ihéus
(BA) com percurso aproximado de 1.500km.
A área de influência abrange 12 municípios em Tocantins, 34 na Bahia e um
em Goiás. A relação dos municípios encontra-se listada na Tabela 1.

TABELA 1 - ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FERROVIA OESTE LESTE
MUNICÍPIOS/ESTADOS Área km2 % da AII
TOCANTINS
Figueirópolis 1.932 1,7
Gurupi 1.839 1,6
Peixe 5.091 4,4
Sucupira 1.225 1,1
Paranã 12.115 10,5
Arraias 5.398 4,7
Conceição do Tocantins 1.907 1,7
Taguatinga 2.437 2,1
Aurora do Tocantins 753 0,7
Novo Alegre 131 0,1
Lavandeira 520 0,5
Combinado 192 0,2
GOIÁS
Campos Belos 783 0,7
BAHIA
Barreiras 7.895 6,9
LuÍs Eduardo Magalhães 2.358 2
São Desidério 14.820 12,9
Correntina 11.593 10,1
Santa Maria da Vitória 1.891 1,6
São Félix do Coribe 846 0,7
Serra do Ramalho 2.668 2,3
Malhada 1.966 1,7
Bom Jesus da Lapa 4.133 3,6
Palmas de Monte Alto 2.777 2,4
Riacho de Santana 2.699 2,3
Guanambi 1.260 1,1
Caetité 2.358 2
Ibiassucê 382 0,3 3

MUNICÍPIOS/ESTADOS Área km2 % da AII
Lagoa Real 1.000 0,9
Livramento de Nossa Senhora 2.267 2
Rio do Antônio 987 0,9
Brumado 2.167 1,9
Dom Basílio 653 0,6
Ituaçu 1.216 1,1
Tanhaçu 1.342 1,2
Mirante 928 0,8
Manoel Vitorino 2.400 2,1
Jequié 3.036 2,6
Itagi 304 0,3
Itagibá 810 0,7
Aiquara 195 0,2
Aurelino Leal 446 0,4
Gongogi 198 0,2
Ubaitaba 222 0,2
Ilhéus 1.841 1,6
Itabuna 443 0,4
Uruçuca 338 0,3
Itacaré 730 0,6
ÁREA DE INFLUÊNCIA 79.169

tonyssa
January 23rd, 2009, 12:40 AM
É impressionante o número de municípios que serão beneficiados com essa obra!

Douglas
January 23rd, 2009, 12:45 AM
grande ferrovia!

Farol da Barra
January 24th, 2009, 04:26 PM

:bash::ohno: Por isso que não fico logo comemorando as coisas!

CSLou
January 25th, 2009, 02:37 AM
Olha, a notícia fresca que eu tenho é essa, eis a fonte. Aí fica a imprensa contra a página da Valec. Eu vou pela imprensa, pois o que o governo gosta é de chamar atenção para o PAC e cada evento, por mínimo que seja, eles já ficam noticiando.

Eu só me daria por vencido com um edital de leilão publicado na página da Valec. E isso não há.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/01/16/governo-adia-leilao-de-concessao-de-duas-ferrovias-738444161.asp

Ainda que o leilão tenha sido adiado, o projeto não o foi. A notícia dá conta de que eles vão seguir com os recursos já dotados. Essa, inclusive, a razão pela qual as licitações da consultoria para projeto não pararam.
Por um lado, essa é a melhor parte da notícia. Afinal, melhor tocar o projeto devagar com recursos públicos e só conceder à iniciativa privada com melhores condições econômicas. O leilão da 324 é uma prova disso (apenas 2 competidores) e, mesmo nas rodovias paulistas, tem licitante vencedor caindo pelo caminho porque não conseguiu comprovar garantias de financiamento...