View Full Version : SP quer mais grafites no Minhocão

Caius
January 16th, 2009, 01:58 PM
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090116/img/3.24.imagem_minhocao.jpg

Uma proposta da Prefeitura de São Paulo pretende transformar o vão livre do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, na região central, em uma galeria oficial do grafite. As colunas de sustentação do elevado receberiam obras de grafiteiros da cidade. O secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, já articula o projeto e, na próxima semana, se reúne com artistas para discutir a ideia.

O secretário quer saber o que eles pensam sobre essa forma de arte e quais obras espalhadas nos muros da cidade podem ser consideradas grafite. Segundo Matarazzo, a Prefeitura não vai patrocinar os trabalhos financeiramente nem bancar material, como tintas, sprays e pistolas. "Seria uma adesão espontânea", explicou o secretário. Nesse caso, os painéis teriam de estar sempre em ordem e serem cuidados e retocados pelos autores para não se degradarem.

Matarazzo também pretende mapear os grafites existentes na cidade com a ajuda dos artistas e, posteriormente, colocar o roteiro em um catálogo. As obras seriam ainda identificadas com placas com os nomes dos autores.

Dessa forma, as empresas terceirizadas que prestam serviços de manutenção para a cidade saberiam que se tratam de painéis autorizados e não os apagariam, como ocorreu há uma semana na Avenida Radial Leste, com um painel dos irmãos Otávio e Gustavo, da dupla de artistas Osgemeos apagado por engano.

"O que têm acontecido é que murais muito degradados, com pichações por cima, feios, estragados acabam recebendo tinta por cima", explicou o secretário. Segundo Matarazzo, nem todos grafites sem autorização são apagados.

O grafiteiro Eduardo Kobra apoia a iniciativa da criação da galeria do grafite. "Se puderem guardar a obra para que não pichem e não se deteriore é uma proposta interessante", afirmou. Ele defende que o espaço seja entregue a grafiteiros variados e não restrito a grupos para ser explorado de forma pluralista.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090116/not_imp307995,0.php

Gui_Poa
January 16th, 2009, 02:05 PM
Muito bom.

Graffite ao contrario da pixação é arte, e eu gosto muito.

Queria um projeto assim em Poa.

Emanuel Paiva
January 16th, 2009, 02:11 PM
Muito bom.

Graffite ao contrario da pixação é arte, e eu gosto muito.

Queria um projeto assim em Poa.

^^ Eu também gostei da idéia! Uma grafitada artística é bem diferente daquelas coisas horrorosas que estamos acostumados a ver...:banana:

tchelllo
January 16th, 2009, 02:14 PM
Maravilha! São Paulo é uma das cidade com alguns dos melhores grafiteiros do mundo conforme eu fiquei sabendo num seminário sobre o tema uma vez FAU, com presença de grafiteiros internacionais.

Não foi só na Radial Leste que apagaram trabalhos dos gêmeos não. Também na consolação , em uma mureta de proteção havia um belíssimo e recente trabalho deles que sumiu da noite para o dia:ohno:

Mesmo assim há trabalhos maravilhosos, grandiosos e solitários por aí. Já imaginaram se todo tipo de pichação dessse lugar ao grafite? Que lindo seria?

JPBrazil
January 16th, 2009, 04:54 PM
Eles tambem deviam grafitar as laterais daqueles predios de concreto mofado.

B.Fai
January 16th, 2009, 04:58 PM
Nunca curti grafite. Não sou contra o grafite, mas é um tipo de arte que não me agrada.

Vi o metrô de Roma todo cheio de grafites e achei um horror. Uma sujeira visual muito grande. Honestamente não concordo com grafites espalhados assim pela cidade e, embaixo do Minhocão, especialmente pelo local e os problemas do entorno a noite, acredito que deveria ser 'limpo', pintado de branco, levando mais claridade ao local.

Bom, a maioria vence, anyway...

Fabius_
January 16th, 2009, 05:02 PM
Se a solução para combater os criminosos que picham as cidades for o grafite, que assim seja. O grafiteiro é um artista; o pichador, um criminoso. Que os criminosos deem lugar aos artistas, as cidades têm muitos lugares onde essa arte poderia ser estampada sem prejuízos. Com ganhos estéticos impressionantes.

Mas tem uma coisa: há pichadores que não respeitam nem os grafites. No Terminal Ouro Verde há vários grafites rabiscados. Adivinhem por quem...

TEBC
January 16th, 2009, 06:07 PM
e eu quero esse minhocao no chao!!

Matheus Rody
January 16th, 2009, 06:10 PM

CONCORDO!!!!!!!!!

Yuri S Andrade
January 16th, 2009, 06:34 PM
Grafite = Pichação

Pura poluição visual.

LipeSsa
January 16th, 2009, 06:41 PM
Grafite não é igual a pichação. E é uma ótima idéia da prefeitura de fazer um catalogo com a arte urbana na cidade, perfeito...

B.Fai
January 16th, 2009, 06:51 PM

CONCORDO!!!!!!!!!

Somos três. Eu acho essa ideia de grafite mais um paleativo meia boca por parte da prefeitura para um problema urbano tão grande como esse. Não quer derrubar e fazer um tunel por baixo. Isso é preguiça.

Rcrd
January 16th, 2009, 06:52 PM
Eles tambem deviam grafitar as laterais daqueles predios de concreto mofado.

Nao me fale esse nome... :lol:

Rcrd
January 16th, 2009, 06:53 PM
Minha ideia eh uma camera de seguranca acoplada com um canhao laser... Assim que a camera detectar o pichador pensando em entrar em acao ela dispara um raio laser evaporando o "engracadinho"...

:lol:

LFP Madruga
January 16th, 2009, 07:24 PM
Eu gostei, se for para substituir aquelas pichaçoes horrorosas por grafites vai ser bom. Eu gosto de grafite só não gosto em trens e metrôs e nas laterais de predios como já falaram aqui.

Em Salvador existe um projeto parecido com esse mas se eu não me engano, aqui a prefeitura contrata os grafiteiros.

jowmatrix
January 16th, 2009, 09:31 PM
Seria bom, provisoriamente uma iluminção bem forte nessa area a noite.

Gutovsky
January 16th, 2009, 09:34 PM
Em Portugal eles colocam azulejos nessas colunas de concreto, fica muito bom. Se fizerem um grafite de qualidade, será uma excelente ideia! Aliás, já há galerias especializadas em grafite em SP, e dessa forma o grafite vira uma exposição permanente, além de dar uma melhorada nessa birosca feia que é o Minhoca.

Caius
January 16th, 2009, 10:04 PM
eu sou a favor da derrubada do Minhocão!
(Obs: não sou a favor de grafites)

Njggah'z Heppin'
January 16th, 2009, 10:45 PM
Eu gostei, se for para substituir aquelas pichaçoes horrorosas por grafites vai ser bom. Eu gosto de grafite só não gosto em trens e metrôs e nas laterais de predios como já falaram aqui.

Em Salvador existe um projeto parecido com esse mas se eu não me engano, aqui a prefeitura contrata os grafiteiros.

É verdade, o projeto é o Salvador Grafita, que por sinal produz resultados muito bons. Eu gosto de graffiti, mas odeio pichação. Acho que vai ficar bom o resultado, desde que feito e mantido com cuidado.

Mkmillenium
January 16th, 2009, 11:09 PM
Sobre o Minhocao:

1- Oficializar grafite, acaba por oficializar a pichacao pela cidade, pois ninguém soube muito diferenciar entre um e outro. O grafiteiro acha-se no direito de pichar também. E o pichador chama seu 'trabalho' de grafite, ai fica tudo horroroso e mal cuidado como aqueles desenhos horriveis do tunel da consolacao na Paulista.

2- Se nao quer derrubar o horrendo viaduto, entao que nao se faca nada. Agora isso é demagogia barata com o povao.

3- Este viaduto nunca deveria ter sido feito pelo maluf, mas já que o fez, só resta fazer um tunel para os carros e ir ao chao.

4- Eu nao gosto desta arte, a acho contraditoria. Lamento muito os trens grafitados. Eu como dono de um imóvel, um veículo, um muro, nunca gostaria que isso ocorresse na calada da noite. Ficaria puto.

5- A única obra de arte que achei bonita em Sao Paulo na encosta de parede de um edificio, foi perto do antigo Bradesco na Paulista perto da Casa das Rosas que espelha-se o edificio esverdeado, como se fosse um reflexo dele. Isso eu achei bonito que era um lugar sem funcao no paredao do edificio e foi algo encomendado e muito bem elaborado por um artista. Mas fora esse, repudio todos aqueles discos voadores desajeitados, pessoas sem o menor dom, que chamam grafite de arte moderna, discordo.

Se o grafiteiro quer fazer arte entao que faca algo assim, que seja um verdadeiro artista sob encomenda:
http://thecontaminated.com/wp-content/uploads/2008/06/3d-wall-paintings.jpg

Fora isso nada feito.:ohno:

Link: Retratos dos verdadeiros grafiteiros: http://freshome.com/2008/06/19/amazing-new-take-on-house-decoration-3d-wall-paintings/

Os antigos egipcios também grafitavam seus templos, mas era diferente, tinha todo um contexto histórico, lendas e registros como livros nas paredes. Bem diferente e encomendados pelos faraós. Claro, nao dá para comparar a imensidao da beleza das cores, todas estudadas, suas figuras e disparadamente em uma maior riqueza que uma simples coluna de viaduto.
http://historylink101.net/images/egyptian-wall-painting-4.jpg

Trabalhos assim valem a pena ser vistos publicamente, nao os desajeitosos ditos grafiteiros sujando obras públicas. Desculpem mas sem o menor talento sequer comparado a este por exemplo:
http://thecontaminated.com/wp-content/uploads/2008/04/cool-wall-paintings-5.jpg

Veja alguns belos trabalhos, isso sim é a verdadeira arte publica de passar tinta em paredes ao público:
http://thecontaminated.com/cool-wall-painting/

Se for isso, aí concordo, mas que duvido muito, que seja essa magnifica qualidade.

Agora isso aqui é um horror, melhor ter a parede vazia, caiada de branco ou concreto a vista. :ohno::ohno::ohno:
http://farm3.static.flickr.com/2095/1880200606_f59215a40b.jpg?v=0

Mkmillenium
January 16th, 2009, 11:32 PM
Se for assim no minhocao, ai concordo, mas só se for neste nível.
http://thecontaminated.com/wp-content/uploads/2007/12/side-wall-art-1.jpg

Fora isso de modo algum. :ohno::ohno::ohno:

Fabius_
January 17th, 2009, 12:08 AM
Se for assim no minhocao, ai concordo, mas só se for neste nível.
http://thecontaminated.com/wp-content/uploads/2007/12/side-wall-art-1.jpg

Oh! :)
Isto é arte. E realmente embelezaria qualquer lugar que a recebesse.

Mas em Campinas os pichadores a rabiscariam no dia seguinte...:ohno:

Manauense
January 17th, 2009, 02:08 AM
Eu não entendo o porquê de termos de aceitar grafitagens no Minhocão ou em qualquer outro viaduto como se fosse uma "obra de caridade" dos grafiteiros para a cidade. Grafitagens - pelo menos as que costumo ver em várias partes de São Paulo - não deixam de ser de gosto duvidoso. Algumas poucas exceções eu consegui ver na Vila Madalena.
Sinceramente, acho muita "forçação de barra" chamar grafitagem de arte. Ainda prefiro concreto pintado sem a presença de desenhos grotescos/bregas.

CARIOCAemSSA
January 17th, 2009, 03:01 AM
Eu prefiro um paredão de concreto a um paredão cheio de grafites...

Fabius_
January 17th, 2009, 03:41 PM
Sinceramente, acho muita "forçação de barra" chamar grafitagem de arte. Ainda prefiro concreto pintado sem a presença de desenhos grotescos/bregas.

Em certos contextos, não deixa de ser válido.
O problema é que a diferença entre pichação (crime) e grafitagem é muito tênue, a ponto de parecerem a mesma coisa e serem julgadas como tais.
É claro que não deve ser uma coisa a tomar de assalto as cidades, mas sim limitada a certas condições específicas.
Mas convenhamos, o pior problema são os pichadores - e não os grafiteiros.
Os defensores (advogados do diabo) dos pichadores dizem que eles são coitadinhos, gente que quer se expressar ante uma sociedade que os ignora.
O que as pichações lhes garantiram? Mais ódio dessa mesma sociedade, que a cada dia vê mais e mais lugares degradados não apenas mas principalmente por causa deles. Pior: dizem que são manifestação!
Pichação não é manifestação coisa alguma. É um concurso "fálico" de gente desocupada e organizada em gangues para ver quem picha mais alto, que picha mais, quem picha primeiro, quem picha em lugares mais difíceis...
Em Campinas, a sede da Banda Carlos Gomes não será mais repintada simplesmente porque se a pintarem novamente ela amanhecerá pichada no dia seguinte. A cada dia a cidade vai se tornando mais feia e desagradável por causa disso. O que mais podemos esperar?

Voltando a grafitagem: esta é válida, desde que seja limitada, porque em demasia também é poluição visual e enfeia a cidade.

TêAgá
January 17th, 2009, 03:44 PM
"SP quer mais dinamite no Minhocão"

Essa é a notícia que eu gostaria de ver, tanto faz se grafitarem essa porcaria ou não, o problema vai continuar ali, só vão dar uma "maquiada".

Phobos
January 19th, 2009, 12:06 AM
É optima esta iniciativa de valorizar a arte urbana.Varias outars cidades do mundo já fizeram coisas semelhantes,e o efeito sempre foi muito positivo.

Njggah'z Heppin'
January 19th, 2009, 12:12 AM
"SP quer mais dinamite no Minhocão"

Essa é a notícia que eu gostaria de ver, tanto faz se grafitarem essa porcaria ou não, o problema vai continuar ali, só vão dar uma "maquiada".

:lol: :nuts:
O pior é que é verdade...