View Full Version : Armadora dinamarquesa negocia terminal em Santos


Pedrocn
January 19th, 2009, 11:18 PM
19/01/2009

A armadora dinamarquesa Maersk quer construir o seu primeiro terminal de contêineres no Porto de Santos. O empreendimento deve custar aproximadamente US$ 700 milhões. O local terá capacidade de movimentar por ano 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O projeto foi anunciado pelo presidente da Codesp, José Roberto Serra.

O plano da armadora é erguer a instalação no único terreno ainda livre na região portuária da Alemoa, às margens do Canal do Estuário, com cerca de 400 mil metros quadrados, afirmou Serra.

A gleba fica ao lado do Píer da Alemoa, no sentido São Paulo, e na direção da unidade retroportuária da companhia de navegação.

O projeto do terminal de contêineres inclui a construção de 700 metros de cais. A metragem prevista para o costado permitirá a atracação simultânea de dois navios de grande porte. A profundidade do trecho deverá ser de 15 metros.

O projeto foi apresentado pelo gerente-geral da APM Terminals, Paulo Simões, à diretoria da Codesp na última semana. A APM é a operadora portuária do Grupo A.P. Moller-Maersk, holding que também controla a armadora Maersk. Como o terreno pedido pela empresa pertence à União, a Autoridade Portuária terá de preparar uma licitação para arrendá-lo.

A Maersk controla 15,5% do mercado de navegação de contêineres do mundo, liderando o setor. Sua frota é composta por 540 cargueiros (207 próprios e 333 fretados), que podem levar um total de 2,03 milhões de TEUs.

Fonte: A Tribuna/Santos,SP

-------------------------------------------------------------------------
Os grifos (negrito) são de minha autoria.

o nomade
January 20th, 2009, 05:15 AM
Gigante hein. O terminal terá capacidade de movimentar metade do que todos os cargueiros da empresa podem carregar.

J Simpson Br
September 5th, 2011, 08:37 PM
Esse projeto realmente miou?:ohno:
Essa área é a última disponível para a construção de um terminal de grande porte na Margem Direita,todas as outras áreas já foram ocupadas,como a BTP na Alemoa e a expansão do Tecondi no cais do corte.

fedemvd
September 7th, 2011, 07:38 PM
Muy buenas, tengo alguna información y preguntas.

Braporto, es un "mix" de empresas, entre ellas Msc y Maersk.
Son 900 mts de cais y por ello más grúas pórtico (gantry).

¿Solamente 15 mts de profundidad, no es poco para el mayor puerto de Sudamérica?

Creí que pensaban en 17 mts.

¿Que pasará con las terminales actuales (Santos Brasil y T37), si se van sus principales clientes? ¿Bancarrota o pueden seguir con los demás armadores?

Saludos.
Federico
Montevideo-Uruguay

Thuin
September 8th, 2011, 11:48 PM
15m de profundidade, para um terminal de contêineres, é muito. Os maiores conteineiros não têm mais de 15,5m de calado, e Xangai, maior porto do mundo, não tem mais de 15m de calado. Portos com mais do que isso são para cargas minerais a granel. E mesmo 15m, nas águas rasas do estuário de Santos, já sai caríssimo pra dragar; pelo preço da dragagem de aprofundamento, daria pra fazer um terminal novo.

A previsão de crescimento do comércio exterior brasileiro é mais do que suficiente para ocupar o terminal BTP e sobrar navio para os atuais terminais. A própria Maersk provavelmente não vai parar inteiramente de usar eles.