View Full Version : Bilhete Único será estendido para Região Metropolitana de SP
Caius January 28th, 2009, 03:01 PM Governo estadual, prefeitura, CPTM e Metrô assinaram convênio.
Atualmente, bilhete vale para ônibus da capital paulista, metrô e trem.
O governo do estado, a Prefeitura de São Paulo, o Metrô e a CPTM assinaram um convênio para estender o uso do Bilhete Único para a Região Metropolitana. A assinatura foi publicada no Diário Oficial (DO) do município nesta terça-feira (27).
Pelo texto publicado, será feita uma licitação para o contrato de parceria público-privada para a implantação da expansão do bilhete e o gerenciamento de um novo sistema único de arrecadação. De acordo com o divulgado no DO, o prazo de vigência do termo é de cinco anos contados a partir da assinatura do convênio, o que ocorreu em dezembro de 2008.
O Bilhete Único é um cartão de integração do transporte público. Atualmente, ele é aceito nos ônibus da capital paulista fiscalizados pela SPTrans e nos trens do Metrô e da CPTM. Com o bilhete, um passageiro pode circular, num período de três horas, em até quatro ônibus municipais, ou em ônibus e Metrô ou em ônibus e trem. Pela integração apenas entre ônibus, o passageiro paga R$ 2,30, mas pela integração com Metrô e trem, R$ 3,65. Sem o Bilhete Único, ele pagaria R$ 4,70 pela integração ônibus-trem-metrô.
A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria da SPTrans, que não passou mais detalhes sobre o assunto. A Secretaria de Transportes Metropolitanos não se pronunciou até a publicação desta notícia.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL975236-5605,00-BILHETE+UNICO+SERA+ESTENDIDO+PARA+REGIAO+METROPOLITANA+DE+SP.html
lipe_andreense January 28th, 2009, 03:23 PM já começou o remendo...
ia ser um bilhete novo, diferente, agora vai ser mais um expansão do BU.
Vicente A.O. Junior January 28th, 2009, 03:29 PM Acho que isso significa:
-estadualização do BU;
- fim do BOM,
- fim dos bilhetes edmonson no corredor EMTU Jabaquara-São Mateus
-E a futura adoção do BU no sistema municipal da RMSP (bem provável de iniciar por Diadema, que já é todo integrado com o corredor EMTU).
lipe_andreense January 28th, 2009, 03:40 PM já começou o remendo...
ia ser um bilhete novo, diferente, agora vai ser mais um expansão do BU.
oooou então, o reporter usou o termo "Bilhete único" por ser mais popular....
Sr. Mauá January 28th, 2009, 05:24 PM São Caetano do Sul já aceita o cartão BOM em suas linhas municipais, onde hoje a tarifa é de R$2,30.
Mas como funcionaria a integração com ônibus intermunicipais, onde há variação de tarifa, por exemplo: Santo André (Principe de Gales) - São Paulo (Metrô Alto do Ipiranga) R$2,90 / Mauá (Itapeva) - São Paulo (Terminal Sacomã) R$3,70 / Ribeirão Pires (Rodoviária) - São Bernardo do Campo (Paço) R$3,60.....
Seriam descontados valores aos créditos totais??
Ligeirinho January 28th, 2009, 05:28 PM Tento pensar nas vantagens da únificação do Bilhete Único nas regiões metropolitanas.
Penso que a idéia de terem criado o Bilhete Único seria para justamente isso: um cartão de crédito para transportes em São Paulo inteira.
Há alguns poréns:
- Muitas cidades já possuem sistemas de bilhetagem eletrônica própria.
- O BOM está bem adiantado em alguns lugares, e por muitas vezes funciona também como bilhete municipal (Cotia).
Quero ver na hora de fazer a transição.
lipe_andreense January 28th, 2009, 05:30 PM ^^ grande duvida essa.
gerd.jak January 28th, 2009, 05:42 PM Este anúncio está estranho...
Não estão incluídos EMTU nem nenhuma prefeitura fora a da capital; só estão aí as empresas já integradas ao bilhete único.
Há validadores de bilhete único nas estações da CPTM fora do município de SP? Pois na minha compreensão, dadas as empresas que participaram deste anúncio, poderia referir-se à expansão dos validadores na rede CPTM para além dos limites municipais.
É muito aquém do necessário (que, obviamente, é expremamente complexo), mas pode indicar um passo a mais no caminho.
O caminho todo exigiria uma uniformização tarifária - são dezenas de entidades, entre prefeituras e empresas-, um órgão deliberativo para discutir valores e partições, e provavelmente um órgão executivo.
A integração tecnológica entre BOM e BU deve ser a parte mais fácil desta história...
richter30 January 28th, 2009, 05:56 PM Este anúncio está estranho...
Não estão incluídos EMTU nem nenhuma prefeitura fora a da capital; só estão aí as empresas já integradas ao bilhete único.
Há validadores de bilhete único nas estações da CPTM fora do município de SP? Pois na minha compreensão, dadas as empresas que participaram deste anúncio, poderia referir-se à expansão dos validadores na rede CPTM para além dos limites municipais.
É muito aquém do necessário (que, obviamente, é expremamente complexo), mas pode indicar um passo a mais no caminho.
O caminho todo exigiria uma uniformização tarifária - são dezenas de entidades, entre prefeituras e empresas-, um órgão deliberativo para discutir valores e partições, e provavelmente um órgão executivo.
A integração tecnológica entre BOM e BU deve ser a parte mais fácil desta história...
O BU está presente em todas as estações da CPTM. Tanto em mogi como em Itapevi qto em Jundiai é possivel usar o BU e pagar os R$ 2,40 normalmente e ainda tem direito a integração em até 3 horas com os ônibus da Capital paulista.
Para implantar nas demais cidades acredito eu, é só elas entrarem no sistema de SP. Mas com o BOM tenho lá minhas duvidas de como vão fazer isso. A não ser que adaptem o BOM para funcionar também em São Paulo nos validadores daqui e os BU daqui pra funcionar nos de lá...
Ligeirinho January 28th, 2009, 05:58 PM ^^ Sim, existe. Toda a malha da CPTM é beneficiada pelo bilhete único. Isso demorou acho que menos de um ano para ser implantado.
Tiago Costa January 28th, 2009, 06:03 PM O BU está presente em todas as estações da CPTM. Tanto em mogi como em Itapevi qto em Jundiai é possivel usar o BU e pagar os R$ 2,40 normalmente e ainda tem direito a integração em até 3 horas com os ônibus da Capital paulista.
Para implantar nas demais cidades acredito eu, é só elas entrarem no sistema de SP. Mas com o BOM tenho lá minhas duvidas de como vão fazer isso. A não ser que adaptem o BOM para funcionar também em São Paulo nos validadores daqui e os BU daqui pra funcionar nos de lá...
A tecnologia do BOM é exatamente a mesma que a do Bilhete Único. Os sistemas só não são interligados porque existe a definição política de como seria a integração. E é essa a condição da maioria dos sistemas de bilhetagem na RMSP. Eles podem até utilizar tecnologias diferentes, mas o principal problema é definição de como será a distribuição da arrecadação, pois em sistemas integrados, a arrecadação média sempre é menor que o valor nominal das tarifas, por causa dos descontos tarifários das integrações. Já a tecnologia pode ser facilmente adaptada para atender às necessidades das integrações.
gerd.jak January 28th, 2009, 06:07 PM O BU está presente em todas as estações da CPTM. Tanto em mogi como em Itapevi qto em Jundiai é possivel usar o BU e pagar os R$ 2,40 normalmente e ainda tem direito a integração em até 3 horas com os ônibus da Capital paulista.
Ok, desculpem a ignorância...
A questão tecnológica já deveria estar coberta; do site da bilhetagem eletrônica da emtu (http://www.emtu.sp.gov.br/empreendimentos/bilcarac.htm):
garantir a integração tecnológica com sistema que está em implantação no Metrô/SP e na CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - e que já é utilizado no transporte coletivo municipal de São Paulo;
O que faltaria, então, é alguém que administre - parece que é o foco da licitação - e um fórum para negociar e estabelecer as regras.
Tiago Costa January 28th, 2009, 06:17 PM Exatamente, agora parece que estão criando a entidade de administração e controle das integrações entre vários sistemas.
FMoretti January 28th, 2009, 07:07 PM E o Metropass?! Foi pro saco de novo?!
Em SBC falta muito para se ter um transporte coletivo decente.
Tiago Costa January 28th, 2009, 07:15 PM Esse "Bilhete Único expandido" é o próprio Metropass. Pode ser que nunca venha a existir um cartão chamado Metropass, mas se o meu Bilhete Único puder funcionar em qualquer ônibus região metropolitana, além dos locais onde funciona hoje (SPTrans, Metrô-SP e CPTM), então meu Bilhete Único será o Metropass.
Miracatiba January 28th, 2009, 07:58 PM Com tanto que não mexa nas nossas 2 horas e 4 viagens tá ótimo e vai beneficiar muita gente. Ah..., e que não aumente mais a passagem, rsrsrs.
richter30 January 28th, 2009, 10:34 PM Com tanto que não mexa nas nossas 2 horas e 4 viagens tá ótimo e vai beneficiar muita gente. Ah..., e que não aumente mais a passagem, rsrsrs.
Uma correção: 3 horas e 4 viagens, sendo uma de trem ou metrô e outras 3 de ônibus. :D
Tiago Costa January 28th, 2009, 10:36 PM Mas esse benefício só vale atualmente para o Bilhete Único Comum, não? Que eu saiba, Vale Transporte e Bilhete Único Escolar não têm ainda esse benefício.
TêAgá January 28th, 2009, 10:39 PM E o Metropass?! Foi pro saco de novo?!
Em SBC falta muito para se ter um transporte coletivo decente.
Falta mesmo, no entanto, como ainda não temos nenhum sistema de bilhetagem eletrônica, ficaria fácil para implantar já o novo sistema.
Achei o BOM um retrocesso, espero que ele agora dê lugar ao Bilhete Único Metropolitano.
RRC January 28th, 2009, 10:40 PM Nao vejo a hora de poder usar o BU em todas as cidades da RM (e quem sabe um dia na Estado todo!), quebraria um galhão quanfo vou a Jundiaí ou São Caetano poder usar o BU normalmente, até pq já o uso na CPTM pra chegar lá.
Rodalvesdepaula January 28th, 2009, 11:04 PM Ih, então vai dar para ir até São Roque com o Bilhete Único, então... Como disse uma vez, os ônibus que fazem Itapevi-São Roque, que é de responsabilidade da ARTESP já que São Roque é da região de Sorocaba, são as únicas fora do sistema EMTU que aceitam o Cartão BOM.
Tiago Costa January 28th, 2009, 11:05 PM edit
richter30 January 28th, 2009, 11:05 PM Mas esse benefício só vale atualmente para o Bilhete Único Comum, não? Que eu saiba, Vale Transporte e Bilhete Único Escolar não têm ainda esse benefício.
Ah, eu achava que ele se referia ao BU comum mesmo :D
tnq13 January 28th, 2009, 11:06 PM Mas esse benefício só vale atualmente para o Bilhete Único Comum, não? Que eu saiba, Vale Transporte e Bilhete Único Escolar não têm ainda esse benefício.
Existe, sim, Tiago, a diferença é que não tem desconto na integração.
Mas o próximo passo depois da integração seria a criação de passes diários, semanais etc? Já pensaram???
Eu acho que o governo do estado podia impor que em regiões metropolitanas seria o estado quem definiria as regras e empresas para o transporte, sem isso, as máfias municipais (vide Santo André) nunca aceitarão uma integração tarifárias.
richter30 January 28th, 2009, 11:06 PM Falta mesmo, no entanto, como ainda não temos nenhum sistema de bilhetagem eletrônica, ficaria fácil para implantar já o novo sistema.
Achei o BOM um retrocesso, espero que ele agora dê lugar ao Bilhete Único Metropolitano.
um possivel BUM - Bilhete Único Metropolitano? :lol:
Tiago Costa January 28th, 2009, 11:09 PM Existe, sim, Tiago, a diferença é que não tem desconto na integração.
Mas o próximo passo depois da integração seria a criação de passes diários, semanais etc? Já pensaram???
Eu acho que o governo do estado podia impor que em regiões metropolitanas seria o estado quem definiria as regras e empresas para o transporte, sem isso, as máfias municipais (vide Santo André) nunca aceitarão uma integração tarifárias.
Não, tnq, o que eu quis dizer é que o Bilhete Vale Transporte e o Bilhete Único Escolar ainda não têm 3 horas de validade, mas sim 2 horas apenas.
tnq13 January 28th, 2009, 11:19 PM ^^ ahhh, sim... eu ainda num peguei o meu, ano passado quando tentei fazer, não foi possível porque meu curso (engenharia de alimentos) não estava cadastrado no sistema da SPTrans, como não volto muito para São Paulo, nem encanei... mas já resolveram para esse ano.
B.Fai January 29th, 2009, 07:22 PM Assinado convênio que amplia bilhete único à Grande SP
29/01 - 13:04 - Agência Estado
O governo do Estado, a Prefeitura de São Paulo, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinaram convênio para estender o uso do bilhete único à região metropolitana da capital. O documento, assinado em 22 de dezembro e publicado anteontem no Diário Oficial do Município, prevê licitação e elaboração de contrato de Parceria Público-Privada para integrar os sistemas de metrô, trem e ônibus intermunicipais com a capital.
O prazo para elaboração da proposta é de até cinco anos - a expectativa de técnicos do setor, porém, é que as operações comecem até o próximo ano.
Formado por membros da diretoria do Metrô, CPTM e SPTrans, o grupo de trabalho agora oficializado se reúne desde o ano passado, por determinação do governador José Serra (PSDB). Para funcionários ligados ao setor, o prazo para implementação do novo sistema é "essencialmente político", pois o Estado já teria a "capacidade técnica necessária" para viabilizar as modificações. A empresa vencedora da licitação, que será responsável pela implantação e manutenção do novo sistema, receberá remuneração sobre a receita tarifária.
A principal dificuldade, para técnicos do setor, será a divisão da receita, que envolverá três empresas estatais de economia mista - Metrô, CPTM e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) -, além dos órgãos responsáveis de cada município. Para viabilizar o projeto, o convênio prevê a criação de um sistema único de arrecadação, que dividirá valores entre o governo estadual (Metrô, CPTM e EMTU) e os municípios participantes do convênio, ainda não definidos.
Atualmente, a Prefeitura de São Paulo administra o chamado bilhete único, que só pode ser utilizado na cidade, com integração com metrô, trens e ônibus. Com o bilhete, o passageiro se locomove por preço reduzido, em um período de três horas, em até quatro viagens pela rede de transportes integrada.
Para membros da administração de municípios vizinhos, um dos benefícios da criação do sistema é o estímulo à unificação tarifária entre as cidades. "Estudos de custo e viabilidade para instalação do caixa único devem ser feitos com cuidado, o principal desafio é repartir todo esse bolo", disse o secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul, Marcelo Ferreira. "Terá de ser juridicamente bem amarrado, para compreender todos os agentes envolvidos."
tnq13 January 29th, 2009, 09:06 PM "um dos benefícios da criação do sistema é o estímulo à unificação tarifária entre as cidades"
Só eu ou mais alguém aqui acha que unificação tarifária é o mesmo que aumento de tarifas, fazendo o nivelamento por cima???? Mas é, sem dúvidas, uma ótima notícia.
B.Fai January 29th, 2009, 09:16 PM EDITADO
andrelot March 18th, 2009, 10:02 AM Temos de tomar cuidado com os subsídios. Já me preocupo com a conta paga pela prefeitura de São Paulo. Deveriam estabelecer um sistema por áreas que penalize viagens mais longas, como essas de São Caetano para Jundiaí, adotando tarifação por áreas como em Londres, ou por distância como em Paris.
Sobre passes mensais, sou a princípio contra, pois implicam, novamente, na necessidade de subsídios. Os sistemas de transporte público devem arrecadar, no mínimo, o suficiente para cobrir seus custos de operação, e um Bilhete Único nos preços atuais que possa ser usado livremente na RMSP certamente não atenderia a esse requisito.
Aliás, parte dessa redução de custos pode começar com as gratuidades, especialmente a de estudantes: já dá para limitar bastante o uso somente para trajeto casa-escola-casa, além das que estão atualmente em vigor, evitando que se use o benefício para outros trajetos não essenciais.
FMoretti March 18th, 2009, 02:08 PM Temos de tomar cuidado com os subsídios. Já me preocupo com a conta paga pela prefeitura de São Paulo. Deveriam estabelecer um sistema por áreas que penalize viagens mais longas, como essas de São Caetano para Jundiaí, adotando tarifação por áreas como em Londres, ou por distância como em Paris.
Sobre passes mensais, sou a princípio contra, pois implicam, novamente, na necessidade de subsídios. Os sistemas de transporte público devem arrecadar, no mínimo, o suficiente para cobrir seus custos de operação, e um Bilhete Único nos preços atuais que possa ser usado livremente na RMSP certamente não atenderia a esse requisito.
Aliás, parte dessa redução de custos pode começar com as gratuidades, especialmente a de estudantes: já dá para limitar bastante o uso somente para trajeto casa-escola-casa, além das que estão atualmente em vigor, evitando que se use o benefício para outros trajetos não essenciais.
Não existe problema nenhum com subsidio, quando ele é pago da maneira correta. O governo deve sim subsidiar o transporte público. O transporte é um direito nosso, e um dever do estado. Se não houver subsidio, e o preço da tarifa for lá no alto, muita gente não conseguirá mais pegar o ônibus, trem, intermunicipal, disco voador, o que for.
Eu sou a favor dos passes mensais, anuais, seculares. Só uso transporte público, e vivo achando um jeito de achar um caminha mais barato (ao invés de pegar metro mais ônibus, pego dois ônibus). Se tivesse um passe mensal, sairia muito mais, andaria muito mais, por menos. E não vejo problema nisso, já que pago meu imposto, pago meu passe, e quero poder andar o quanto eu quiser.
B.Fai March 19th, 2009, 12:39 AM EDITADO
fabbio_123 March 19th, 2009, 02:28 AM ^^
Por falar em Navigo, os bilhetes semanais e mensais magnéticos foram extintos em Paris em janeiro deste ano. Guardei como relíquia a última carte orange semanal magnética! Agora é só o Navigo, que, realmente, representa um avanço incrível.
A carte orange magnética sempre valeu no metro, RER e ônibus, mas com o Navigo vc acrescenta a possibilidade do Velib, o que é muito interessante, além da segurança de saber que se vc perder o passe eles te reembolsam o valor que tinha no cartão. E por falar no Vélib, a temperatura está subindo em Paris e eu estou gradativamente trocando o ônibus pela bicicleta! :banana:
Para quem não conhece, o Vélib o sistema de empréstimos de bicicletas da prefeitura de Paris. Atualmente a distância entre duas estações de empréstimo de bicicleta no centro de Paris é de no máximo 300 metros, o que significa que vc praticamente pode encontrá-las em qualquer lugar.
O sistema funciona com o bilhete único daqui (Navigo) e é totalmente automatizado, uma vez que vc se cadastra. Para se cadastrar basta deixar uma garantia de 150EUR em cheque ou cartão de crédito e pagar um valor de 5 EUR por semana ou 29 EUR para o ano todo, e pronto. Aí é só chegar em qualquer local onde tiver uma bicicleta estacionada (elas ficam presas em uns postinhos), passar o Navigo no leitor que tem do lado de cada bike, e ela se solta do poste... aí vc pode devolver em qualquer outra estação do Vélib e só paga adicional se o percurso exceder meia hora...
http://blog2b.hosting.dotgee.net/blog/wp-content/uploads/transport/velib.jpg
Bem que o nosso sistema de bicicleta poderia evoluir para algo como isso...
B.Fai March 19th, 2009, 07:24 AM EDITADO
FMoretti March 19th, 2009, 03:23 PM Eu fiquei estupefato com o Navigo parisiense.
Ele é multifuncional, você carrega mensalmente para a região que vai transitar e pode usar o metrô, o trem, o onibus ou pegar uma bicicleta no Velib (e futuramente minicarros para duas pessoas).
Claro que lá isso funciona pq o sistema é grande, com uma cobertura suficiente.
Não seria a amanhã que isso poderia ser aplicado aqui em São Paulo, mas é um caminho possivel, uma vez que o numero de usuários do sistema de transporte metropolitano poderia ser o dobro (ou até mais) do que é hoje.
Conhecendo o sistema de cobrança, vc verá que é perfeitamente aplicavel:
http://www.ratp.fr/
Mas já estamos avançando, mesmo que com decádas de atraso. Eu sou a favor do sistema semanal, mensal. Mas que isso seja feito direito. Um dia em que termos toda a região metropolitana integrada.
|
|