View Full Version : Aquilo que todos sabemos..

daniel322
February 8th, 2009, 05:54 PM
..mas vale sempre a pena recordar..

Faixa de Rodagem e Via de Rodagem

CÓDIGO DA ESTRADA

TÍTULO I
Disposições gerais
CAPÍTULO I
Princípios gerais
Artigo 1.º

Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:

a) «Auto-estrada», via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados e sinalizada como tal;

b) «Berma», superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;

f) «Eixo da faixa de rodagem», linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afecta a um sentido de trânsito;

h) «Faixa de rodagem», parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;

t) «Via de trânsito», zona longitudinal da faixa de rodagem, destinada à circulação de uma única fila de veículos;
fonte (http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf)

Ou seja, basicamente:

Faixa de rodagem é o espaço de circulação de uma berma à outra

Via de rodagem/transito é o espaço reservado à circulação de uma fila de veículos.

O perfil transversal tipo de uma estrada é definido normalmente, em Portugal, primeiramente pelo número de faixas seguido do número de vias existentes em cada faixa..

para exemplificar:

Vulgar estrada nacional, perfil 1x2 (1 faixa de rodagem com duas vias, uma em cada sentido)
http://www.aldeiadaponte.com/pic_aldeia/ruas/photos_ruas/estrada_nacional3.jpg

Auto-estrada, perfil 2x2 (2 faixas separadas, com duas vias em cada faixa)
http://www.cm-felgueiras.pt/NR/rdonlyres/59F61C79-7BC9-4D90-A33E-946516BE3DB5/3849/A11.jpg

O erro muito comum, 3x3.. deve-se referir a um perfil 2x3 (2 faixas com 3 vias em cada faixa)
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/eos/EF-lenses/EF75300mm/Highway_compressed_pe%2315631.jpg

considerando apenas este da imagem, isoladamente: 1x3
http://i220.photobucket.com/albums/dd237/fernandogeremias/sc-sul.jpg

e esta? :D

http://www.aca-m.org/pontos_negros/imagens/ip2_01.jpg

1x3 :)

se alguma imagem não aparecer avisem.. se algo estiver errado.. corrijam-me :cheers:

Parisiano94
February 8th, 2009, 08:20 PM
A primeira foto tem perfil de 2x1 (1+1) (tipo N)
A segunda 2x2 (2+2) (tipo AE)
A terceira 2x3 (3+3) (tipo AE)
A quarta tb 2x3 (3+3) (tipo AE)
A quinta 2+1 (3 vias) (tipo IP)

Barragon
February 9th, 2009, 12:00 AM
Boa daniel, de facto não temos tido a preocupação de dizermos o correcto.

Para mim o x deveria ser substituido pelo + sempre.

daniel322
February 9th, 2009, 12:02 AM
A primeira foto tem perfil de 2x1 (1+1) (tipo N)
2x1 como?.. :?

Parisiano94
February 9th, 2009, 12:51 AM

2 vezes uma via e não 1x2 (uma vez duas vias) como tu disseste... :nuts:
Uma vez duas vias queria dizer metade de uma AE (uma AE so com um sentido se quiseres...). é unicamente pura matematica amigo. :)

daniel322
February 9th, 2009, 12:57 AM
mas isto não é matemática..
O perfil transversal tipo de uma estrada é definido normalmente, em Portugal, primeiramente pelo número de faixas seguido do número de vias existentes em cada faixa..
..pelo menos foi assim que me ensinaram.. (para a execução de projectos)

Parisiano94
February 9th, 2009, 12:58 AM
a x b
com a= numero de sentidos (geralmente 2 :lol:)
e com b= numero de vias por sentido :cheers: (1=> nacional, 2=> AE, 3=> super AE tipo A1 :lol:)
é assim tão complicado ? :nuts:

Parisiano94
February 9th, 2009, 01:02 AM
mas isto não é matemática..

..pelo menos foi assim que me ensinaram.. (para a execução de projectos)

Em Espanha e em França é como expliquei... agora em Portugal se calhar até é diferente. :nuts:

daniel322
February 9th, 2009, 01:10 AM
número de sentidos com número de vias?.. nada a ver.. o número de sentidos não interessa para nada na especificação do perfil transversal, pois para um projectista os sentidos podem ser redefenidos em qualquer altura.. interessa sim o número de faixas..

atenção que eu expliquei relativamente ao método utilizado para se classificar na fase de projecto.. como não segui a área de construção de rodovias, não sei outros termos usados..

Parisiano94
February 9th, 2009, 01:21 AM
número de sentidos com número de vias?.. nada a ver.. o número de sentidos não interessa para nada na especificação do perfil transversal, pois a um projectista os sentidos podem ser redefenidos em qualquer altura.. interessa sim o número de faixas..

atenção que eu expliquei relativamente ao método utilizado para se classificar na fase de projecto.. como não segui a área de construção de rodovias, não sei outros termos usados..

Pronto queres ter razão e é o teu direito de pensar que uma nacional tem perfil de 1x2 em vez de 2x1. :)

daniel322
February 9th, 2009, 01:24 AM
..ehpa.. fica lá com a bicicleta..
é o teu direito de pensar que uma nacional tem perfil de 1x2 em vez de 2x1. :)
O Perfil Transversal Tipo adoptado para a Variante à Estrada Nacional 220 (http://www.estradasdeportugal.pt/site/v3/?id_pagina=9C78A361-6B3F-44FD-8913-5CC965FC08D3&id_pasta=7566E32A-E52A-4D09-B2DF-9BAF2F30ACD3&grupo=3) (...) composto de faixa de rodagem de 1 x 2 vias
..mas se é como dizes.. é melhor avisares os tipos da Estradas de Portugal..

rpc08
February 9th, 2009, 10:26 PM
Ora aí está um thread útil...estas tipologias dão-me a volta à cabeça, estou-me sempre a enganar...

E já aprendi uma coisa: as EN's 1+1 são na realidade 1x2 :lol: Eu sempre as chamei 1x1...

Luís Raposo Alves
February 11th, 2009, 09:05 AM

2 vezes uma via e não 1x2 (uma vez duas vias) como tu disseste... :nuts:
Uma vez duas vias queria dizer metade de uma AE (uma AE so com um sentido se quiseres...). é unicamente pura matematica amigo. :)

Pronto queres ter razão e é o teu direito de pensar que uma nacional tem perfil de 1x2 em vez de 2x1. :)

Claro que ele tem razão, e não se trata do direito de pensar. Se é assim que em PORTUGAL foi estabelecido é como ele diz e mais nada.

Agora se na França, ou na China ou no raio que o parta classificam de outra maneira, não temos nada a ver com isso.

Luís Raposo Alves
February 11th, 2009, 09:06 AM
..ehpa.. fica lá com a bicicleta..

..mas se é como dizes.. é melhor avisares os tipos da Estradas de Portugal..

x2

Luís Raposo Alves
February 11th, 2009, 09:09 AM
se alguma imagem não aparecer avisem.. se algo estiver errado.. corrijam-me :cheers:

Não está nada errado, está tudo correcto.

Sky11
February 13th, 2009, 06:26 PM
daniel322 :hug: LRA

A_Voz_Da_Figueira
February 14th, 2009, 12:53 PM
1+1
2+1
2+2
3+2
3+3
4+3
4+4
5+4
5+5
...
x: não devia ser utilizado para evitar confusões.

moyanapolit
February 14th, 2009, 01:18 PM
obrigada, não fazia ideia que as estradas se catalogavam desta forma. (yeah, shame on me)
neste mesmo momento não estou a perceber porque é que a última é 1x3, alguém me podia explicar assim de uma forma muito simples, sff deve ter truque

emarques
February 14th, 2009, 01:38 PM
obrigada, não fazia ideia que as estradas se catalogavam desta forma. (yeah, shame on me)
neste mesmo momento não estou a perceber porque é que a última é 1x3, alguém me podia explicar assim de uma forma muito simples, sff deve ter truque

Uma faixa de rodagem (1x), uma via no sentido descendente mais duas no sentido ascendente (3): 1x3

O carro de onde a foto foi tirada está na berma.

moyanapolit
February 14th, 2009, 01:40 PM
xiiii é verdade, está na berma.

jajaja..

obrigada :Þ

Cfcabreu
February 15th, 2009, 11:26 PM
1+1
2+1
2+2
3+2
3+3
4+3
4+4
5+4
5+5
...
x: não devia ser utilizado para evitar confusões.

E já agora como farias a distinção do número de faixas de rodagem?

Pelo que percebi essa nomenclatura serviria para indicar o numero de vias em cada sentido, mas não se refere ao número de faixas. Para isso terias que inserir um 3º algarismo.

A_Voz_Da_Figueira
February 16th, 2009, 10:10 PM
realmente é uma desvantagem. não tinha pensado nisso.

Luís Raposo Alves
February 17th, 2009, 12:36 PM
realmente é uma desvantagem. não tinha pensado nisso.

és muita burro! :bash:

AAPMBerlin
February 18th, 2009, 01:53 PM
... e agora, que tipo é uma auto-estrada com duas vias para norte e 3 vias para sul???:bash:

A_Voz_Da_Figueira
February 18th, 2009, 10:22 PM
2+3;)

AAPMBerlin
February 19th, 2009, 12:06 PM
2+3;)

...e se a estrada só tiver uma faixa, mas com duas vias para uma direccao e 3 vias para a outra? Existe mesmo...:nuts:

A_Voz_Da_Figueira
February 19th, 2009, 06:40 PM
é 2+3. isto não se refere às faixas. se tivesse 2 faixas separadas por sentidos seria na mesma 2+3. se preferires, 1x5.