View Full Version : Quais são as cidades estagnadas ou em decadência no seu estado.
Paulost February 14th, 2009, 01:16 PM Muitas cidades dependendo da sua localização, momento histórico, econômico, foram importantes ou com grande população na sua época de ouro. O que hoje parece ser uma cidade estagnada ou decadente, outrora pode ter sido uma cidade importante. Quais são as cidades do seu estado que já foram grandes, ricas, importantes, e hoje se encontram estagnadas ou decantes.
Truta_RP February 14th, 2009, 01:19 PM vixiiii,sei não ^^
Paulost February 14th, 2009, 01:24 PM Muitas cidades dependendo da sua localização, momento histórico, econômico, foram importantes ou com grande população na sua época de ouro. O que hoje parece ser uma cidade estagnada ou decadente, outrora pode ter sido uma cidade importante. Quais são as cidades do seu estado que já foram grandes, ricas, importantes, e hoje se encontram estagnadas ou decantes.
Em Minas Gerais:
Ouro Preto: Foi a capital do estado por muito tempo, e 2º cidade mais rica do mundo no séc XVIII.
Teófilo Otoni:Chegou a ser a 2º cidade em população de Minas no início do séc XX.
Caratinga: Perdeu população ( de 125.000 hab em 1991 para 81.000 hab em 2007).
Formiga: estagnada em população e economia.
Vargas February 14th, 2009, 02:02 PM Em Minas Gerais:
Ouro Preto: Foi a capital do estado por muito tempo, e 2º cidade mais rica do mundo no séc XVIII.
Teófilo Otoni:Chegou a ser a 2º cidade em população de Minas no início do séc XX.
Mas essa estagnação de Ouro Preto é 'forçada'. O governo tenta segurar o crescimento populacional da cidade e o principal motivo disso é o medo de que ela se descaracterize...eu concordo com isso, Ouro Preto nao seria a mesma se apresentasse 'traços' contemporaneos no contexto urbano.
Teófilo Otoni ja foi a 2a cidade em população de Minas e hoje não é mais; mas dizer que a cidade está estagnada acho exagero. Ta certo que tem uma data que nao visito a cidade, mas tenho parentes que vivem lá e pelo que dizem a cidade não vai mal, o que importa é a economia da cidade, não o crescimento populacional.
Caratinga eu não tinha ideia disso, mas lamento pq sempre ouvi falar mto bem da cidade. Formiga eu conheco e concordo com vc, na verdade nem sei como aquela cidade ainda existe, desde qdo a conheci (uns 15 anos atraz) ela ja estava estagnada economicamente.
Fabius_ February 14th, 2009, 02:11 PM Em São Paulo talvez possam ser citadas cidades no Vale do Paraíba (a decadência pós-café) e no Oeste do estado (aí não saberia justificar exatamente).
Rekarte February 14th, 2009, 02:14 PM Senhor do Bonfim!(ex-Vila Nova da Rainha)
pelo que ouço falar,a cidade ja foi mais importante,em tempo passados,n que atualmente ainda n seja em sua região,mais n como antigamente
eu acho,q foi uma perda muito grande para a cidade,depois que o trem parou de fazer viagens(agora so se usa para cargas.)
Sr. Jirau February 14th, 2009, 02:17 PM Aqui em Rondônia estagnada ainda não temos, mas posso dizer que Guajará-Mirim e Pimenta Bueno estão paradas no tempo! Não se desenvolvem e estão a mercê de uma administração que preste.
sdçs..
Thina February 14th, 2009, 02:25 PM Em Santa Catarina não tem. Não tem , hein!
Paulost February 14th, 2009, 02:26 PM Mas essa estagnação de Ouro Preto é 'forçada'. O governo tenta segurar o crescimento populacional da cidade e o principal motivo disso é o medo de que ela se descaracterize...eu concordo com isso, Ouro Preto nao seria a mesma se apresentasse 'traços' contemporaneos no contexto urbano.
Teófilo Otoni ja foi a 2a cidade em população de Minas e hoje não é mais; mas dizer que a cidade está estagnada acho exagero. Ta certo que tem uma data que nao visito a cidade, mas tenho parentes que vivem lá e pelo que dizem a cidade não vai mal, o que importa é a economia da cidade, não o crescimento populacional.
Caratinga eu não tinha ideia disso, mas lamento pq sempre ouvi falar mto bem da cidade. Formiga eu conheco e concordo com vc, na verdade nem sei como aquela cidade ainda existe, desde qdo a conheci (uns 15 anos atraz) ela ja estava estagnada economicamente.
Ouro Preto precisa realmente ficar estagnada para manter seu rico acervo histórico. Mas é uma cidade que já foi muito mais importante no passado, economicamente e população. Hoje é muito importante turisticamente e como patrimônio hitórico.
Teófilo Otoni está perdendo importância relativa em relação às outras cidades, e sua população está em declínio. Caratinga é o mesma coisa.
Formiga está parada no tempo, as cidades em volta crescem e ela não.
AlanGSM February 14th, 2009, 02:38 PM Em São Paulo talvez possam ser citadas cidades no Vale do Paraíba (a decadência pós-café) e no Oeste do estado (aí não saberia justificar exatamente).
Não concordo que as cidades do Oeste estejam em decadência, ainda mais com a ascensão do etanol. Acho que as cidades mais próximas de decadentes são as da região metropoliana da capital, por causa da perda de indústrias para o interior.
Mr.Canello February 14th, 2009, 02:46 PM Em Santa Catarina não tem. Não tem , hein!
Realmente, hoje em dia acho que não tem mesmo hahahha
Porem historicamente falando tem Lages (só para enriquecer os nossos conhecimentos) :) : "A economia de Lages sofreu um forte declínio com a redução sistemática da pujança do ciclo da madeira, que teve seu auge até a década de 50. O município, outrora o maior e mais rico do Estado, teve sua fatia do PIB estadual bastante reduzida." Wikipedia
Fabius_ February 14th, 2009, 03:26 PM Não concordo que as cidades do Oeste estejam em decadência, ainda mais com a ascensão do etanol. Acho que as cidades mais próximas de decadentes são as da região metropoliana da capital, por causa da perda de indústrias para o interior.
Você está generalizando...
Releia o que eu disse...eu disse cidades no Oeste paulista, não cidades do Oeste paulista.
Vai me dizer que todas estejam indo bem em função do agronegócio...
Mas não quero discutir o mérito dessa questão por não ter os subsídios adequados para fazê-lo. Creio que outros foristas poderão dar nomes aos bois, ou melhor, às cidades.
Nas RMs do estado certamente há cidades com problemas.
Mas um cara que faz falta nesta discussão é o Tamarindo! :okay:
schmidt February 14th, 2009, 03:33 PM Em SC eu também colocaria Laguna.
Príncipe February 14th, 2009, 03:35 PM Eu citaria Bagé e Uruguaiana , não conheço a situação desses municípios mas não vejo nada nessas cidades , pelo menos na mídia, que mostrem que elas estejam avançando .
Lukinhaaaz February 14th, 2009, 04:03 PM Você está generalizando...
Releia o que eu disse...eu disse cidades no Oeste paulista, não cidades do Oeste paulista.
Vai me dizer que todas estejam indo bem em função do agronegócio...
Mas não quero discutir o mérito dessa questão por não ter os subsídios adequados para fazê-lo. Creio que outros foristas poderão dar nomes aos bois, ou melhor, às cidades.
Nas RMs do estado certamente há cidades com problemas.
Mas um cara que faz falta nesta discussão é o Tamarindo! :okay:
Todas as grandes metrópoles possuem problemas, mas isso não tem nada ha ver com uma estagnação ou decadência, ainda mais uma metrópole como a Grande São Paulo que é bem dinâmica, ou seja, as cidades que ficam no entorno de São Paulo, não são necessariamente dependentes da capital paulista! Isso é muito bom!
Agora cidades estagnadas ou em decadência?! Não tenho nenhuma em mente no estado de São Paulo, tanto que o estado é bem dinâmico e desenvolvido, tanto na megalópole São Paulo-Campinas, quanto no litoral ou no interior.
Rodriogs February 14th, 2009, 04:04 PM Novo aripuanã, em decadencia econômica e populacional.
Cristian _ February 14th, 2009, 04:15 PM Realmente, hoje em dia acho que não tem mesmo hahahha
Porem historicamente falando tem Lages (só para enriquecer os nossos conhecimentos) :) : "A economia de Lages sofreu um forte declínio com a redução sistemática da pujança do ciclo da madeira, que teve seu auge até a década de 50. O município, outrora o maior e mais rico do Estado, teve sua fatia do PIB estadual bastante reduzida." Wikipedia
Disse tudo que eu penso, o que é realmente uma pena, pois a Serra tem muito a oferecer ao estado.
Holz February 14th, 2009, 04:15 PM Aqui no ES, quase não tem, mas Colatina, no norte do estado, está estaguinada. A população que já foi uma das maiores do Brasil, parou de crescer, e outras cidades do estado passaram an frente dela (população), já a economia da cidade é bem forte.
tchelllo February 14th, 2009, 04:59 PM Carapicuiba!Infelizmente!:ohno:
Evandro February 14th, 2009, 05:06 PM Carapicuiba!Infelizmente!:ohno:
Tem mais duas cidades aqui na região que estão estagnadas, graças à incompetência dos políticos locais: Jandira e São Roque (apesar de que São Roque é uma cidade razoavelmente desenvolvida).^^
G.Prest February 14th, 2009, 05:14 PM eu citaria as cidades da região da campanha e da metade sul. Entre elas destaco:
- Bagé
- Santana do Livramento
- Dom Pedrito
- Pelotas
- Santa Vitória do Palmar
- Rio Grande
Farrapo February 14th, 2009, 06:52 PM eu citaria as cidades da região da campanha e da metade sul. Entre elas destaco:
- Bagé
- Santana do Livramento
- Dom Pedrito
- Pelotas
- Santa Vitória do Palmar
- Rio Grande
Não sei como o povo ainda confunde REGIÃO SUL com METADE SUL... A Campanha (Santana do Livramento, Uruguaiana, etc) é uma das regiões da METADE SUL, assim como a REGIÃO SUL (Pelotas, Rio Grande, etc)...
Bom, mas eu não colocaria mais Pelotas e, principalmente, Rio Grande no grupo das cidades estagnadas ou decadentes do RS... Acho que o pior da crise nestas duas cidades já passou e ambas vêm recebendo investimentos e melhorias...
Quanto às demais citadas, aí eu concordo... Na verdade toda essa faixa que vai do Chuí até São Borja é bem estagnada... Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Arroio Grande, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja... Enfim... Todas são estagnadas e a maioria, inclusive, tá perdendo habitantes...
Paulost February 14th, 2009, 07:13 PM Não sei como o povo ainda confunde REGIÃO SUL com METADE SUL... A Campanha (Santana do Livramento, Uruguaiana, etc) é uma das regiões da METADE SUL, assim como a REGIÃO SUL (Pelotas, Rio Grande, etc)...
Bom, mas eu não colocaria mais Pelotas e, principalmente, Rio Grande no grupo das cidades estagnadas ou decadentes do RS... Acho que o pior da crise nestas duas cidades já passou e ambas vêm recebendo investimentos e melhorias...
Quanto às demais citadas, aí eu concordo... Na verdade toda essa faixa que vai do Chuí até São Borja é bem estagnada... Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Arroio Grande, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja... Enfim... Todas são estagnadas e a maioria, inclusive, tá perdendo habitantes...
Qual seria o motivo para toda essa faixa se encontrar estagnada ?
danieldefranca February 14th, 2009, 07:26 PM Em Minas Gerais:
não vincularia queda da população com estagnação, veja o caso de catalão GO, a cidade que ja foi a mais populosa do estado nem figura entre as 10 mais populosas e sua população é estagnada a anos, porém economicamente é o 5ª municipio mais rico do estado e um das melhores cidades com qualidade de vida
Farrapo February 14th, 2009, 07:30 PM ^^
^^
Ciclos econômicos baseados em atividades de fraca ou nenhuma sustentabilidade e a hegemonia maragata da estância e do latifúndio agropastoril em detrimento das alternativas seguidas pela Metade Norte (módulos rurais pequenos, produtivos, diversificados, que não impediram a forte industrialização e o dinamismo da economia).
Príncipe February 14th, 2009, 07:52 PM Pelotas está com obras públicas de infraestrutura por todos os lados , eu nunca vi a cidade com tanto movimento nesse sentido, acho que em uma cidade estagnada isso não acontece. :)
Mr.Canello February 14th, 2009, 08:14 PM Pelotas está com obras públicas de infraestrutura por todos os lados , eu nunca vi a cidade com tanto movimento nesse sentido, acho que em uma cidade estagnada isso não acontece. :)
Também acho, Pelotas parece estar bem dinâmica atualmente (pelo que tenho visto aqui no SSC), acho que os tempos de estagnação desta cidade já ficaram para trás...
Rodalvesdepaula February 14th, 2009, 08:32 PM Tem mais duas cidades aqui na região que estão estagnadas, graças à incompetência dos políticos locais: Jandira e São Roque (apesar de que São Roque é uma cidade razoavelmente desenvolvida).^^
Bota Mairinque nesta lista também, Evandro. Esta cidade, que nasceu por causa da ferrovia e tinha uma qualidade de vida muito boa nos anos 1970, praticamente faliu quando o então bairro de Alumínio (onde fica a Cia. Brasileira de Alumínio, empresa gigante que gera grandes divisas para a região) se emancipou e a fábrica ficou dentro do novo município. Resultado: Mairinque se estagnou e virou uma cidade-dormitório, onde as ruas principais estão totalmente esburacadas e há até favelas perigosas, o que é uma grande pena...:(
Rodalvesdepaula February 14th, 2009, 08:35 PM Não sei como o povo ainda confunde REGIÃO SUL com METADE SUL... A Campanha (Santana do Livramento, Uruguaiana, etc) é uma das regiões da METADE SUL, assim como a REGIÃO SUL (Pelotas, Rio Grande, etc)...
Uma das causas desta lamentável estagnação das cidades fronteiriças gaúchas é a lei federal ridícula e absurda que proíbe a instalação de indústrias multinacionais em áreas distantes até 250 Km das divisas internacionais do Brasil com os seus vizinhos, alegando "soberania nacional". Ou seja, praticamente estas cidades estão proibidas receber investimentos e indústrias de grandes empresas multinacionais.
HRLR February 14th, 2009, 08:38 PM Em SP: Capão Bonito, Itapeva, Itararé, Apiaí, Juquiá, Jacupiranga... enfim, as cidades do Sudoeste Paulista e Vale do Ribeira, que há muitas décadas estão estagnadas.
Farrapo February 14th, 2009, 08:41 PM Uma das causas desta lamentável estagnação das cidades fronteiriças gaúchas é a lei federal ridícula e absurda que proíbe a instalação de indústrias multinacionais em áreas distantes até 250 Km das divisas internacionais do Brasil com os seus vizinhos, alegando "soberania nacional". Ou seja, praticamente estas cidades estão proibidas receber investimentos e indústrias de grandes empresas multinacionais.
150km.
Tamarindo Cobra February 14th, 2009, 08:48 PM Em SP:
Bauru
Truta_RP February 14th, 2009, 09:40 PM Em SP:
Bauru
pq?
BR 364 February 14th, 2009, 10:44 PM Decadente, nenhuma.
Estagnada em termos populacionais, várias.
Estagnada economicamente, nenhuma.
A única cidade de RO que teve uma perda de importância considerável ao longo de sua história foi Guajará-Mirim, que durante décadas foi a segunda cidade mais importante do estado (na verdade, só haviam duas mesmo :D) e hoje é apenas a 8ª. As outras tiveram alguns momentos ruins, mas nada que pudesse ser classificado como estagnação ou decadência.
Paulost February 14th, 2009, 11:09 PM não vincularia queda da população com estagnação, veja o caso de catalão GO, a cidade que ja foi a mais populosa do estado nem figura entre as 10 mais populosas e sua população é estagnada a anos, porém economicamente é o 5ª municipio mais rico do estado e um das melhores cidades com qualidade de vida
Mas no IBGE, Catalão está com crescimento populacional alto, tinha 54 mil hab em 1991 e foi para 75 mil hab em 2007. Portanto não está estagnada.
Curiosidade: A fábrica da Mitsubishi de Catalão monta os veiculos com a maior parte das peças feitas na Usiparts (pertence à Usiminas), fábrica daqui de Pouso Alegre
Paulost February 14th, 2009, 11:21 PM Aqui no sul de Minas, temos também a estagnada cidade de Campanha, 1º cidade da região, e outrora ( bota outrora) muito importante com relação às demais.
Tem o caso de Itajubá, que apesar de não ser decadente e nem estagnada, na maior parte do séc XX foi a maior e principal cidade do sul de Minas, era chamada de Manchester sulmineira, mas teve crescimento bem abaixo das demais, perdeu importância relativa, e atualmente é apenas a 5º cidade da região, atrás de P. de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Passos . respectivamente.
Ice Climber February 14th, 2009, 11:36 PM Laguna e Lages.
Foram de acordo com o IBGE, duas das cidades que mais perderam importância no Brasil nos ultimos 50(?) anos!
Em Laguna, por sinal, vê-se MUITA pobreza. E pensar que no período cretásseo a cidade era praticamente uma capital (e foi capital de país hehehehe).
victornunes February 14th, 2009, 11:37 PM IMBITUBA.
Minha cidade já foi foda.
Vide meu amor por minha cidade! haha
PeterPOA February 15th, 2009, 12:40 AM eu estive em Lages ha um ano atras e achei a cidade legalzinha...
Lucas Souza RF February 15th, 2009, 12:58 AM Não concordo que as cidades do Oeste estejam em decadência, ainda mais com a ascensão do etanol. Acho que as cidades mais próximas de decadentes são as da região metropoliana da capital, por causa da perda de indústrias para o interior.
A grande maioria das cidades do oeste paulista ainda estão longe de sair da estagnação, isso é um processo lento. Pode ser que as duas principais representantes da região (Presidente Prudente e Araçatuba) estejam sim tendo um alavanque atualmente na economia, mas mesmo assim possuem um longo caminho pra percorrer.
UrbanistaArquiteto February 15th, 2009, 02:40 AM Em Minas Gerais:
Mas essa estagnação de Ouro Preto é 'forçada'. O governo tenta segurar o crescimento populacional da cidade e o principal motivo disso é o medo de que ela se descaracterize...eu concordo com isso, Ouro Preto nao seria a mesma se apresentasse 'traços' contemporaneos no contexto urbano.
- Caratinga nunca teve decrescimo populacional real, na decada de 90 diversos de seus distritos foram emancipados, por isso a diminuição da população [que na cidade, sempre cresceu]. Na prática, ela esteve quase estagnada por quase quarenta anos (até a decada de 90) mas nunca chegou a "perder" população.
Atualmente a situação eh razoavelmente diferente. Em 2007 esteve entre as 15 cidade de minas que mais cresceu, 10,3% economicamente, se nao me engano...
HIDEKI_83 February 15th, 2009, 04:07 AM Acho que as cidades mais próximas de decadentes são as da região metropoliana da capital, por causa da perda de indústrias para o interior.
Você não está totalmente errado quando comenta do processo de desindustrialização de São Paulo e o deslocamento das plantas industriais para o interior, mas não encare o que o seu professor de geografia lhe ensinou como verdade absoluta e sem uma postura crítica. A cidade que está perdendo industrias e vendo o seu setor secundário minguando é a capital paulista, suas antigas áreas industriais como Santo Amaro, Barra Funda, Brás, Mooca estão em processo de reterritorialização e mudando de perfil industrial para o terciário ou mesmo se transformando em novas áreas residenciais. A reterritorialização é produto das alterações da dinâmica da cidade e dos meios de produção, mas não necessariamente representa estagnação ou decadência.
Na RM acontece processo similar, cidades do ABC perdem indústrias, em geral com estruturas de produção ultrapassadas, e ganham novas indústrias mais flexíveis que se ajustam ao tecido urbano ou são incorporados ao setor terciário em expansão. Não somente no ABC, mas em outras cidades também, por exemplo, a minha: Em Guarulhos, antigos bairros industriais como o Itapegica e Vila Augusta, que surgiram com o advento do ramal Guapyra (Tramway da Cantareira) e da Dutra foram se desindustrializando e ganhando novas funções sociais no entanto outas indústrias surgiram em Cumbica e Bonsucesso. Na média, no meu município, o setor industrial não diminuiu, mas mudou de característica e ainda se diversificou. Por fim, um exemplo, o atual shopping da cidade foi instalado na antiga fábrica da Olivette após a mesma ter se transferido para Manaus, na frente dela, a antiga fábrica da Phillips é uma auto shopping e uma faculdade, ou seja, o espaço mudou e nem sempre é um fator negativo.
Há cidades da RM que realmente estão estagnadas, mas porque não encontraram alternativas econmicas e são literalmente e unicamente cidades dormitórios. No Estado de São Paulo, região em decadência, acho que somente as cidades que se localizam ao longo da antiga estrada para o Rio de Janeiro e conhecidas como Cidades Mortas: Queluz, Areias, Silveiras, São José do Barreiro e Bananal. Já estagnadas: Iguape, Cananéia, Vale do Ribeira e pequenas cidades do inteior.
E Tamarindo, Bauru está estagnada ou cresce aquém das perspectivas de seus moradores? Poucos anos atrás a Cadbury desativou a sua planta industrial de Guarulhos e se mudou para Bauru, o que inegavelmente é um ótimo acréscimo a qualquer parque industrial.
Yuri S Andrade February 15th, 2009, 04:21 AM Decadente, acho que no PR não há nenhuma nessas condições, a não ser cidades muito pequenas sem importância.
O Norte Pioneiro (nordeste do PR) é bem atrasado e estagnado, mas a maior cidade da região é Cornélio Procópio que não ultrapassa os 50 mil habitantes.
O Centro-Sul do estado (região de Guarapuava) também é meio paradão, e relativamente mais pobre, mas também em termos estaduais, a região não tem muita importância.
Há cidades médias do Noroeste do estado (Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão) que crescem pouco, demograficamente falando, mas não poderíamos apontá-las como decadentes, pois trata-se de uma região muito dinâmica, de cidades planejadas, com pouco mais de 50 anos e com uma das maiores produções agrícolas do país.
Entre as cidades grandes, poderíamos citar Ponta Grossa, mas a cidade não é necessariamente estagnada ou decadente. Ela apenas cresce menos que os demais centros do estado como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu e é relativamente mais pobre, com exceção feita à Foz.
Mr.Canello February 15th, 2009, 04:45 AM eu estive em Lages ha um ano atras e achei a cidade legalzinha...
Eu acho que Lages deu uma levantada na última década, a cidade não está mais tão estagnada como na década de 70 para 80.
^^ Laguna e Lages.
tchelllo February 15th, 2009, 09:44 AM Tem mais duas cidades aqui na região que estão estagnadas, graças à incompetência dos políticos locais: Jandira e São Roque (apesar de que São Roque é uma cidade razoavelmente desenvolvida).^^
Uma pena né Evandro? O pior é que Carapicuiba tem de certa forma uma boa localização na Grande SP, entre as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares e o Rodoanel, bem ao lado de Alphaville e a 15 minutinhos de SP.
Mas nem com a inaguração do Rodoanel há alguns anos sua incompetência política conseguiu atrair empresas para o município.
O município poderia usufruir também do boom empresarial e industrial de Alphaville/Tamboré/Barueri que fica colado ao município, mas não, prefere permanecer como cidade dormitório até mesmo para Alphaville.:ohno:
Gente, vocês não têm noção da situação absurda de Carapicuiba.
O município já deixou de pagar a Eletropaulo, professores, servidores, já vendeu parte do cemitério público, já vendeu rua pública para empresa privada, já teve prefeito que nem no município morava e a última do momento foi dias atrás pararem a coleta de lixo por conta de dívidas com empresas do gênero.
Um município com quase 400 mil habitantes, onde simplesmente não há indústrias, vcs conseguem imaginar isso?
O mais gritante para mim foi quando fui conhecer a câmara dos vereadores por livre e espontânea vontade, para compreender o ambiente político do município.
Nossa, que medo! salvo-se raras exceções, o quadro de políticos municipais é composto por pessoas que mais parecem "lideranças" de porta de bar.
Minha irmã que chegou a trabalhar como projetista para a prefeitura do município logo quando viemos morar aqui, me conta que na secretaria de planejamento urbano por exemplo, apareciam vereadores que nem sequer sabiam escrever!! Uma desgraça isso não?
Para mim, por conta de sua superpopulação aliada a ausência industrial em meio a um absudo potencial e ao NADA que acontece no município há vários anos somado ao quadro político de dar medo, acho que Carapicuiba figura entre os piores e mais estagnados municípios de todo o estado.
Rodalvesdepaula February 15th, 2009, 12:34 PM ^^E, se não me engano, já há propostas para Carapicuíba perder o status de município e voltar a ser de Barueri.
Paulost February 15th, 2009, 12:45 PM - Caratinga nunca teve decrescimo populacional real, na decada de 90 diversos de seus distritos foram emancipados, por isso a diminuição da população [que na cidade, sempre cresceu]. Na prática, ela esteve quase estagnada por quase quarenta anos (até a decada de 90) mas nunca chegou a "perder" população.
Atualmente a situação eh razoavelmente diferente. Em 2007 esteve entre as 15 cidade de minas que mais cresceu, 10,3% economicamente, se nao me engano...
Valeu pela informação de Caratinga, não sabia que ela tinha perdido população pela emancipação de distritos.Mas um decréscimo tão grande da população do municipio ( de 125 mil hab para 81 mil) em 17 anos, acaba diminuindo a importância relativa da cidade com relação ao restante do estado.:)
Paulost February 15th, 2009, 12:47 PM Uma pena né Evandro? O pior é que Carapicuiba tem de certa forma uma boa localização na Grande SP, entre as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares e o Rodoanel, bem ao lado de Alphaville e a 15 minutinhos de SP.
Mas nem com a inaguração do Rodoanel há alguns anos sua incompetência política conseguiu atrair empresas para o município.
O município poderia usufruir também do boom empresarial e industrial de Alphaville/Tamboré/Barueri que fica colado ao município, mas não, prefere permanecer como cidade dormitório até mesmo para Alphaville.:ohno:
O município já deixou de pagar a Eletropaulo, professores, servidores, já vendeu parte do cemitério público, já vendeu rua pública para empresa privada, já teve prefeito que nem no município morava e a última do momento foi dias atrás pararem a coleta de lixo por conta de dívidas com empresas do gênero.
Um município com quase 400 mil habitantes, onde simplesmente não há indústrias, vcs conseguem imaginar isso?
O mais gritante para mim foi quando fui conhecer a câmara dos vereadores por livre e espontânea vontade, para compreender o ambiente político do município.
Nossa, que medo! salvo-se raras exceções, o quadro de políticos municipais é composto por pessoas que mais parecem "lideranças" de porta de bar.
Minha irmã que chegou a trabalhar como projetista para a prefeitura do município logo quando viemos morar aqui, me conta que na secretaria de planejamento urbano por exemplo, apareciam vereadores que nem sequer sabiam escrever!! Uma desgraça isso não?
Para mim, por conta de sua superpopulação aliada a ausência industrial em meio a um absudo potencial e ao NADA que acontece no município há vários anos somado ao quadro político de dar medo, acho que Carapicuiba figura entre os piores e mais estagnados municípios de todo o estado.
Tenebroso. Que falta faz uma boa administração.:ohno:
lorrampaiva February 15th, 2009, 12:52 PM ^^ Situação parecida com a que vive São João de Meriti, aqui no Rio. Agora que parece que vão surgir investimentos articulados pelo Governo do Estado, visto que as ruas da cidade estão intransitáveis de tantos buracos, o Centro parece um p*teiro urbano de tão podre que é, e até o início do ano as ruas estavam completamente tomadas pelo lixo. A situação de cidade-dormitório (já que o território já está quase todo ocupado), aliada às péssimas administrações, fizeram essa situação que se vê atualmente.
Abraços...
Barriga-Verde February 15th, 2009, 03:54 PM eu estive em Lages ha um ano atras e achei a cidade legalzinha...
Lages é uma boa cidade, sim. Entre as maiores de SC, é a mais pobrinha, mas é organizada até. O que acontece é que, comparativamente com outras cidades do estado (como Chapecó e Itajaí, por exemplo), a cidade está sim estagnada, principalmente populacionalmente. Há umas 3 ou 4 décadas, Lages era a maior (ou segunda maior) cidade de SC, e agora já caminha para ser a décima.
Paulost February 15th, 2009, 08:05 PM Lages é uma boa cidade, sim. Entre as maiores de SC, é a mais pobrinha, mas é organizada até. O que acontece é que, comparativamente com outras cidades do estado (como Chapecó e Itajaí, por exemplo), a cidade está sim estagnada, principalmente populacionalmente. Há umas 3 ou 4 décadas, Lages era a maior (ou segunda maior) cidade de SC, e agora já caminha para ser a décima.
Sempre tive em mente Lages como uma cidade próspera e com crescimento populacional alto. Não tinha idéia que estava meio devagar.
sul_mp February 15th, 2009, 08:33 PM ^^ desde a primeira vez que fui à Lages tive uma impressão, digamos, não muito boa. Acho que Lajes é a que melhor representa. Pode parecer uma pergunta cretina, mas Criciúma também já não esteve melhor (economicamente falando)?
Populacionalmente, citaria São Bento do Sul, a cidade já chegou a ser maior e mais rica que Jaraguá. Tanto que ela é mais famosa, principalmente no Paraná, e teve Shopping antes!! Quando vou à SBS tenho a impressão de uma cidade rica e tal, porém meio "parada" no tempo, parece que ela não muda nunca! Não sei, pode ser só impressão.
snt3000 February 15th, 2009, 09:21 PM Brasília. A economia melhorou, a infraestrutura, o comércio e a educação* também. Mas a qualidade de vida piorou. A cidade está maior, mais violenta, pichada, barulhenta, e o trânsito, que não tinha igual de tão bom, está insuportável.
Isso para mim é uma forma de decadência, embora não seja a estagnação a que estão se referindo aqui.
*tenho impressão que a UnB tem perdido posições relativas no ranking do melhor ensino, em comparação com outras universidades federais e particulares de outras cidades.
AlanGSM February 16th, 2009, 02:17 AM Você não está totalmente errado quando comenta do processo de desindustrialização de São Paulo e o deslocamento das plantas industriais para o interior, mas não encare o que o seu professor de geografia lhe ensinou como verdade absoluta e sem uma postura crítica. A cidade que está perdendo industrias e vendo o seu setor secundário minguando é a capital paulista, suas antigas áreas industriais como Santo Amaro, Barra Funda, Brás, Mooca estão em processo de reterritorialização e mudando de perfil industrial para o terciário ou mesmo se transformando em novas áreas residenciais. A reterritorialização é produto das alterações da dinâmica da cidade e dos meios de produção, mas não necessariamente representa estagnação ou decadência.
Na RM acontece processo similar, cidades do ABC perdem indústrias, em geral com estruturas de produção ultrapassadas, e ganham novas indústrias mais flexíveis que se ajustam ao tecido urbano ou são incorporados ao setor terciário em expansão. Não somente no ABC, mas em outras cidades também, por exemplo, a minha: Em Guarulhos, antigos bairros industriais como o Itapegica e Vila Augusta, que surgiram com o advento do ramal Guapyra (Tramway da Cantareira) e da Dutra foram se desindustrializando e ganhando novas funções sociais no entanto outas indústrias surgiram em Cumbica e Bonsucesso. Na média, no meu município, o setor industrial não diminuiu, mas mudou de característica e ainda se diversificou. Por fim, um exemplo, o atual shopping da cidade foi instalado na antiga fábrica da Olivette após a mesma ter se transferido para Manaus, na frente dela, a antiga fábrica da Phillips é uma auto shopping e uma faculdade, ou seja, o espaço mudou e nem sempre é um fator negativo.
Há cidades da RM que realmente estão estagnadas, mas porque não encontraram alternativas econmicas e são literalmente e unicamente cidades dormitórios. No Estado de São Paulo, região em decadência, acho que somente as cidades que se localizam ao longo da antiga estrada para o Rio de Janeiro e conhecidas como Cidades Mortas: Queluz, Areias, Silveiras, São José do Barreiro e Bananal. Já estagnadas: Iguape, Cananéia, Vale do Ribeira e pequenas cidades do inteior.
E Tamarindo, Bauru está estagnada ou cresce aquém das perspectivas de seus moradores? Poucos anos atrás a Cadbury desativou a sua planta industrial de Guarulhos e se mudou para Bauru, o que inegavelmente é um ótimo acréscimo a qualquer parque industrial.
Eu não falei por repetir o que meu professor de geografia diz, mas por que eu morei em umas dez cidades de SP nos últimos anos (incluindo Bauru, Araçatuba, Ribeirão, Campinas, Santo André), espalhadas por diversas regiões do estado e continuo a visitar tais cidades, portanto, tenho um certo conhecimento in loco. Não acho que as cidades da RMSP sejam decadentes, mas que elas não tiveram uma evolução relativa tão boa quanto o interior do estado, perdendo, assim, participação no PIB. Mesmo assim, acho que as cidades da RMSP que eu conheço evoluíram muito nos últimos anos, sabendo aproveitar muito bem suas mudanças de atividade principal.
Sobre Bauru, discordo que esteja em decadência, uma vez que há várias obras na região (como o aeroporto de Bauru-Arealva). Digo, porém, que é uma cidade que tem um desenvolvimento mais lento que outras do Oeste paulista, como Araçatuba (que nos últimos anos evoluiu muito com a ajuda do agronegócio).
Baianóide February 16th, 2009, 02:26 AM Jequié.
Evandro February 16th, 2009, 01:30 PM Bota Mairinque nesta lista também, Evandro. Esta cidade, que nasceu por causa da ferrovia e tinha uma qualidade de vida muito boa nos anos 1970, praticamente faliu quando o então bairro de Alumínio (onde fica a Cia. Brasileira de Alumínio, empresa gigante que gera grandes divisas para a região) se emancipou e a fábrica ficou dentro do novo município. Resultado: Mairinque se estagnou e virou uma cidade-dormitório, onde as ruas principais estão totalmente esburacadas e há até favelas perigosas, o que é uma grande pena...:(
Nossa... e eu imaginava que Alumínio tivesse se separado de Sorocaba... que coisa triste!!! :(
Uma pena né Evandro? O pior é que Carapicuiba tem de certa forma uma boa localização na Grande SP, entre as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares e o Rodoanel, bem ao lado de Alphaville e a 15 minutinhos de SP.
O que muita gente não sabe é que Carapicuíba teve administração tucana nos últimos 4 anos e que a cidade foi um típico exemplo de que nem sempre um lugar onde é administrado por um político do mesmo partido do governador vai para frente. :(
Lembro bem... o famoso Jorge Ikeda (antigo PFL), dono da empresa de ônibus aí da cidade e que tinha apartamento (e morava) em Moema, na capital. Acho que ele foi o prefeito mais ordinário, corrupto e medíocre que Carapicuíba já teve (e lembro que ele foi apoiado na campanha pelo Netinho di Paula... MELDEUS!!! :ohno:)
Acho tudo isso simplesmente lamentável... e, sinceramente, não vejo um futuro promissor para Carapicuíba à curto ou médio prazo. O prefeito eleito do PT não me inspira confiança e acho muito difícil reverter a atual situação, já que Carapicuíba chegou ao limite. Considero uma cidade praticamente falida.
^^E, se não me engano, já há propostas para Carapicuíba perder o status de município e voltar a ser de Barueri.
Sim, há várias propostas como essa aqui do Psol:
http://psol50carapicuiba.blogspot.com/2007_11_01_archive.html
http://1.bp.blogspot.com/_BYqkZb6J9ys/SDHON_4qNwI/AAAAAAAAAqQ/hYiqEbKZKj0/s200/Reuni.jpg
UrbanistaArquiteto February 16th, 2009, 01:43 PM Valeu pela informação de Caratinga, não sabia que ela tinha perdido população pela emancipação de distritos.Mas um decréscimo tão grande da população do municipio ( de 125 mil hab para 81 mil) em 17 anos, acaba diminuindo a importância relativa da cidade com relação ao restante do estado.:)
Sim sim, mas a maior diminuiçao da importancia relativa de caratinga perante o estado se deu nas decadas anteriores (60 a 90) quando a cidade esteve quase estagnada (nao diminuiu - como aconteceu com algumas cidades - mas pouco cresceu) enquanto grande parte do resto do estado e o estado como um todo crescia.
A partir da década de 90, e sobretudo a partir da segunda metade da década de 90 o que tem se observado é uma certa recuperaçao da importancia relativa, ainda timida (posto também que se passou pouco tempo de recuperaçao), com a cidade crescendo agora acima da média do estado...
p.s. Nem foram 17 anos, foram cinco anos. A ultima leva de distritos emancipados de caratinga ocorreu em 1990 e 1995 (na onda emancipacionista brasileira) que reduziu a populaçao do municipio de 125k em 1989 para 72k em 1996. Hoje a populaçao é de 86k.
Paulost February 16th, 2009, 04:18 PM Sim sim, mas a maior diminuiçao da importancia relativa de caratinga perante o estado se deu nas decadas anteriores (60 a 90) quando a cidade esteve quase estagnada (nao diminuiu - como aconteceu com algumas cidades - mas pouco cresceu) enquanto grande parte do resto do estado e o estado como um todo crescia.
A partir da década de 90, e sobretudo a partir da segunda metade da década de 90 o que tem se observado é uma certa recuperaçao da importancia relativa, ainda timida (posto também que se passou pouco tempo de recuperaçao), com a cidade crescendo agora acima da média do estado...
p.s. Nem foram 17 anos, foram cinco anos. A ultima leva de distritos emancipados de caratinga ocorreu em 1990 e 1995 (na onda emancipacionista brasileira) que reduziu a populaçao do municipio de 125k em 1989 para 72k em 1996. Hoje a populaçao é de 86k.
É , as cidades tem uma dinâmica de crescimento que vão sendo alteradas por vários fatores, como por exemplo , localização perto de uma rodovia importante, alteração de rotas de crescimento, mudanças econômcas, má administração, etc... . Curiosidade: minha mãe tem uma antiga enciclopédia, acho que de 1970, que mostra Caratinga eTeófilo Otoni entre as 10 maiores e mais importantes de MInas na época, e outras como Itajubá, Formiga como cidades bem importantes , o que não ocorre hoje, pois perderam importância relativa.Aparece também Uberlândia menor que Uberaba, Betim e Ipatinga bem pequenas, Pouso Alegre menor que Itajubá e Varginha. As coisas mudam....
BR 364 February 16th, 2009, 04:27 PM Lages é uma boa cidade, sim. Entre as maiores de SC, é a mais pobrinha, mas é organizada até. O que acontece é que, comparativamente com outras cidades do estado (como Chapecó e Itajaí, por exemplo), a cidade está sim estagnada, principalmente populacionalmente. Há umas 3 ou 4 décadas, Lages era a maior (ou segunda maior) cidade de SC, e agora já caminha para ser a décima.
Exato, Lages era a maior cidade de SC em 1960. Em 1970 ainda era a segunda. Foi a primeira cidade do estado a passar dos 100 mil habitantes.
Ice Climber February 16th, 2009, 05:49 PM Exato, Lages era a maior cidade de SC em 1960. Em 1970 ainda era a segunda. Foi a primeira cidade do estado a passar dos 100 mil habitantes.
BR, tu tem alguma tabela com os dados das populacoes de SC na decada de 60/70/80?
Valeu!
Fernando_Brasil February 16th, 2009, 06:04 PM Decadente?hum...Magé,na Baixada Fluminense,cidade bem antiga que entrou em uma espiral de empobrecimento e degradação sem fim.Praticamente todo Noroeste Fluminense oscila entre a estagnação e a decadência também.A Região Serrana tende a estagnação populacional,mas não chega bordeja o mesmo do ponto de vista econômico.
UrbanistaArquiteto February 16th, 2009, 06:43 PM É , as cidades tem uma dinâmica de crescimento que vão sendo alteradas por vários fatores, como por exemplo , localização perto de uma rodovia importante, alteração de rotas de crescimento, mudanças econômcas, má administração, etc... . Curiosidade: minha mãe tem uma antiga enciclopédia, acho que de 1970, que mostra Caratinga eTeófilo Otoni entre as 10 maiores e mais importantes de MInas na época, e outras como Itajubá, Formiga como cidades bem importantes , o que não ocorre hoje, pois perderam importância relativa.Aparece também Uberlândia menor que Uberaba, Betim e Ipatinga bem pequenas, Pouso Alegre menor que Itajubá e Varginha. As coisas mudam....
justamente... mudam.
Andre_RP February 16th, 2009, 06:44 PM Em SP:
Bauru
Não acho, aliás, não mesmo!:bash:
Estagnação eu citaria Santos, mas ultimamente a cidade tem recebido grandes investimentos em urbanismo e empreendimentos.
sul_mp February 16th, 2009, 11:38 PM BR, tu tem alguma tabela com os dados das populacoes de SC na decada de 60/70/80?
Valeu!
Eu tenho as populações de Jaraguá (no wikipedia tem)
1940 - 23 495
1950 - 27 240
1960 - 23 197 (??? população diminuiu, menor que em 1940)
1970 - 30 246 (a partir daqui a população começa a crescer muito rápido)
1980 - 48 534
1991 - 76 994 (em duas décadas a população cresceu 2,5 vezes!!)
2000 - 108 489
2008 - 136 282
vitinhooo February 16th, 2009, 11:44 PM Não acho, aliás, não mesmo!:bash:
Estagnação eu citaria Santos, mas ultimamente a cidade tem recebido grandes investimentos em urbanismo e empreendimentos.
Também achei um certo exagero. Bauru tem uma ótima localização no estado de SP, é cortada por excelentes rodovias, é cortada por uma ferrovia que está prestes à ser reativada, está relativamente próxima de SP, tem um parque industrial razoável, e além do mais é um grande centro regional, polarizando cidades como Lins, São Manuel, talvez Botucatu e Jaú, etc...
Acho que dos centros regionais talvez Registro seja a mais atrasada e esquecida pelo governo. Até Prudente que eu considerava 'parada no tempo' deu uma alavancada nos ultimos tempos, com a inauguração de novos empreendimentos na cidade.
Quanto à Santos ela está um bom tempo ´estagnada´, mas nas listas dos melhores IDH's do Brasil. :D
Ice Climber February 16th, 2009, 11:48 PM Eu tenho as populações de Jaraguá (no wikipedia tem)
1940 - 23 495
1950 - 27 240
1980 - 48 534
2000 - 108 489
2008 - 136 282
Sera q nao houve emancipacao em 60?
Valeu pelos dados sul!
David de andrade February 16th, 2009, 11:57 PM ^^ desde a primeira vez que fui à Lages tive uma impressão, digamos, não muito boa. Acho que Lajes é a que melhor representa. Pode parecer uma pergunta cretina, mas Criciúma também já não esteve melhor (economicamente falando)?
Populacionalmente, citaria São Bento do Sul, a cidade já chegou a ser maior e mais rica que Jaraguá. Tanto que ela é mais famosa, principalmente no Paraná, e teve Shopping antes!! Quando vou à SBS tenho a impressão de uma cidade rica e tal, porém meio "parada" no tempo, parece que ela não muda nunca! Não sei, pode ser só impressão.
Sao Bento nao esta estagnada, mas o que ocorreu ali foi a crise no setor moveleiro, o que fez a cidade parar um p ouco, mas eh uma cidade dinamica e ja esta beirando os 80 mil habitantes, em comparacao com Jaragua, na verdade foi Jaragua que explodiu demograficamente, alias as tres cidades Joinville, Jaragua e Sao bento, tiveram um grande crescimento populacional apartir dos anos 70.
David de andrade February 17th, 2009, 12:00 AM Sera q nao houve emancipacao em 60?
Valeu pelos dados sul!
Eu tenho as populações de Jaraguá (no wikipedia tem)
1940 - 23 495
1950 - 27 240
1980 - 48 534
2000 - 108 489
2008 - 136 282
!940 Jaragua se emancipa de Joinville.
ali na decada de 50/60, foi a emancipacao de Schroeder, Massaranduba e corupa.
lorrampaiva February 17th, 2009, 12:09 AM Decadente?hum...Magé,na Baixada Fluminense,cidade bem antiga que entrou em uma espiral de empobrecimento e degradação sem fim.Praticamente todo Noroeste Fluminense oscila entre a estagnação e a decadência também.A Região Serrana tende a estagnação populacional,mas não chega bordeja o mesmo do ponto de vista econômico.
Magé, que pelo que eu me lembre, nunca foi grandes coisas. Aliás o município em si é bem apagado tendo em vista que se divide em dois núcleos urbanos afastados um do outro (Magé e Piabetá/Inhomirim), sendo que o último é praticamente uma extensão de Duque de Caxias.
Abraços...
sul_mp February 17th, 2009, 12:23 AM !940 Jaragua se emancipa de Joinville.
ali na decada de 50/60, foi a emancipacao de Schroeder, Massaranduba e corupa.
Ah é! Tinha esquecido desse "pequeno" detalhe.
DouG Wq February 17th, 2009, 02:57 AM Decadente?hum...Magé,na Baixada Fluminense,cidade bem antiga que entrou em uma espiral de empobrecimento e degradação sem fim.Praticamente todo Noroeste Fluminense oscila entre a estagnação e a decadência também.A Região Serrana tende a estagnação populacional,mas não chega bordeja o mesmo do ponto de vista econômico.
Apenas acrescentaria alguns municípios do Norte Fluminense, como Carapebus, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis e Cardoso Moreira, esta última já estagnada, agora então, depois de sofrer com quatro cheias num período de um mês, sofrerá as conseqüências por um bom tempo.
BR 364 February 17th, 2009, 04:01 AM BR, tu tem alguma tabela com os dados das populacoes de SC na decada de 60/70/80?
Valeu!
Eu tenho a população de todas as cidades do Brasil desde o censo de 1910. E dos estados eu tenho de todos os censos (desde 1872). Se vc quiser, me passa o teu e-mail que eu te mando. :okay:
Tamarindo Cobra February 17th, 2009, 04:02 AM Também achei um certo exagero. Bauru tem uma ótima localização no estado de SP, é cortada por excelentes rodovias, é cortada por uma ferrovia que está prestes à ser reativada, está relativamente próxima de SP, tem um parque industrial razoável, e além do mais é um grande centro regional, polarizando cidades como Lins, São Manuel, talvez Botucatu e Jaú, etc...
Acho que dos centros regionais talvez Registro seja a mais atrasada e esquecida pelo governo. Até Prudente que eu considerava 'parada no tempo' deu uma alavancada nos ultimos tempos, com a inauguração de novos empreendimentos na cidade.
Quanto à Santos ela está um bom tempo ´estagnada´, mas nas listas dos melhores IDH's do Brasil. :D
Sorte que Bauru tem essa penca de cidades boas e organizadas em volta, senão não sei em qual nível de inferno estaríamos hoje. Lins, Jaú, Pederneiras, Botucatu, Lençóis Paulista, São Manuel, Garça, despejam uma quantidade enorme de consumidores em Bauru que acabam por sustentar o comércio e serviços da cidade e mantendo o PIB municipal num nível "aceitável".
Estagnada porque ficou 20 anos sofrendo com a crise gerada pela decadência das ferrovias. Oque pode se esperar de uma cidade que era o maior entrocamento ferroviário do estado de SP até então com os trilhos largados às traças?
Sem sair dessa crise econômica Bauru entrou numa crise política: dois prefeitos cassados e um preso. O último prefeito, que trouxe a "estabilidade" política para a cidade, tinha residência fixa em Campinas, e não possuia partido, ou seja, não conseguia nada com o governo federal, nem estadual.
Pela crise econômica e pela crise política, uma vastidão de aspirantes à delinquentes e delinquentes tomaram as ruas da cidade. De uma cidade tranquila e agradável Bauru tornou-se a terra dos manos, pichadores, irresponsáveis no trânsito e sabe-se lá mais oque.
Sem sair da crise econômica, da crise política, da proliferação da delinquência juvenil, a cidade entrou numa dívida federalizada que custou para ser sanada. Resultado: acesso fechado à toda e qualquer verba e ajuda federal. Enquanto que cidades vizinhas como Lençóis Paulista - SP, que tem suas contas mais doque em dia, chegam à ligar, do governo, oferecendo verbas porque existem e não tem onde coloca-las, aqui nem implorando jogavam um farelo.
Com crise econômica, crise política, dívidas federais, delinquentes pipocando pelas ventas, a cidade ficou um descuido total e hoje é famosa por seus buracos, terrenos baldios cheios de mato alto, calçadas inexistentes e pichações a rodo.
Talvez hoje a cidade esteja saindo da estagnação e decadência, mas vai ser difícil tirar as marcas que foram feitas.
marcusbasti February 17th, 2009, 02:23 PM No Paraná?
Com certeza Guaíra! A cidade viveu um período mágico quando era um destino turístico muito visitado devido às 7 Quedas até meados dos anos 80. Com a formação do lago de Itaipú as cachoeiras foram simplesmente "sepultadas" pelo volume de água da maior hidrelétrica do planeta.
Desde então a cidade não somente se estagnou como também perdeu muitos habitantes, já que sua principal fonte de renda e vocação foram extintos literalmente da noite pro dia. Atualmente a cidade que já chegou a ter mais de 60 mil habitantes em seus tempos áureos, não possui mais do que 30 mil pessoas e é rota, infelizmente, do tráfico internacional de entorpecentes e mercadorias roubadas, ainda sobrevive da pesca e por ser ponto de ligação entre o PR, MS e o Paraguay.
Com IDH de 0,777 a cidade permanece um tanto esquecida e longe do desenvolvimento paranaense que parece não atingí-la...
Kelsen February 17th, 2009, 02:32 PM Joaçaba estagnou populacional e economicamente, faz muitos anos que tem a mesma população praticamente. Além disso, já foi a mais importante cidade do oeste catarinense, até o início dos anos 80 era considerada a capital do oeste hehe hje já foi ultrapassada por várias...
Tenho alguns livros antigos aqui e eles mostram entre as cidades mais importantes de Santa Catarina: Campos Novos, Mafra, Canoinhas hehe
Mas a "campeã" sem dúvidas é Lages.
Kelsen February 17th, 2009, 02:33 PM POST DUPLO.
Eddie_Rj February 18th, 2009, 12:56 PM Estado do Rio
Município de Belford Roxo. O lugar está entregue as baratas.
lorrampaiva February 18th, 2009, 01:10 PM ^^ Belford Roxo nem conta. O lugar já nasceu errado (emancipou-se por capricho de certos políticos locais, sendo que não tem estrutura para ser uma cidade independente. Idem Mesquita, Queimados, Japeri, Guapimirim e outros).
Abraços...
CortKing February 18th, 2009, 03:14 PM ^^ Belford Roxo nem conta. O lugar já nasceu errado (emancipou-se por capricho de certos políticos locais, sendo que não tem estrutura para ser uma cidade independente. Idem Mesquita, Queimados, Japeri, Guapimirim e outros).
Abraços...
Concordo e ainda tem gente q é a favor da emancipação dos bairros de Campo Grande e Santa Cruz só porque os mesmos são muito distantes do centro da cidade. Belford Roxo e São João de Meriti deveriam ser bairros da cidade do Rio de Janeiro
Cauan Kaizen February 18th, 2009, 06:07 PM A minha cidade natal, Corumbá, conhecida como a Capital do Pantanal é uma cidade estagnada. Foi visivelmente ultrapassada por Dourados em população e estrutura. Possui uma forte ligação com a Bolívia e com o sul do MT...guarda diferenças em relação ao MS. Gostaria de vêr a minha terra desenvolvida, com atrativos, comércio variado, se possível um shopping, etc. Ao invés disso somos obrigados a nos contentar com pouquíssimas variedades de restaurantes e comércio..e um apelo turístico mal gerenciado. A começar pela rede hoteleira...ainda fraca para uma cidade tão importante no ponto de vista histórico, cultural e turístico.
Tamarindo Cobra February 18th, 2009, 07:29 PM A minha cidade natal, Corumbá, conhecida como a Capital do Pantanal é uma cidade estagnada. Foi visivelmente ultrapassada por Dourados em população e estrutura. Possui uma forte ligação com a Bolívia e com o sul do MT...guarda diferenças em relação ao MS. Gostaria de vêr a minha terra desenvolvida, com atrativos, comércio variado, se possível um shopping, etc. Ao invés disso somos obrigados a nos contentar com pouquíssimas variedades de restaurantes e comércio..e um apelo turístico mal gerenciado. A começar pela rede hoteleira...ainda fraca para uma cidade tão importante no ponto de vista histórico, cultural e turístico.
A decadência e falência das ferrovias fuzilou a maioria das cidades que dependiam exclusivamente delas.
GustavoSJP February 18th, 2009, 08:19 PM As pequenas cidades do Interior Paulista, com menos de 20 mil habitantes, estão estagnadas e perdendo população, enquanto que cidades médias, como Rio Preto e Ribeirão, ficam cada vez mais inchadas..
Sr. Mauá February 18th, 2009, 08:29 PM Piquerobi-SP
(Região de Presidente Prudente, 12 Km de Santo Anastácio-SP)
População em 2007: 3.599 hab.
* Urbana: 2.454
* Rural: 1.024
* Homens: 1.765
* Mulheres: 1.713
População em 1970: 11.000 hab.
População em 1960: 19.500 hab.
DETALHE: NENHUM DISTRITO E/OU VILA PERTENCENTE A PIQUEROBI FOI DESMEMBRADO DA CIDADE!
Fonte: www.piquerobi.sp.gov.br
Yuri S Andrade February 19th, 2009, 02:08 AM A minha cidade natal, Corumbá, conhecida como a Capital do Pantanal é uma cidade estagnada. Foi visivelmente ultrapassada por Dourados em população e estrutura. Possui uma forte ligação com a Bolívia e com o sul do MT...guarda diferenças em relação ao MS. Gostaria de vêr a minha terra desenvolvida, com atrativos, comércio variado, se possível um shopping, etc. Ao invés disso somos obrigados a nos contentar com pouquíssimas variedades de restaurantes e comércio..e um apelo turístico mal gerenciado. A começar pela rede hoteleira...ainda fraca para uma cidade tão importante no ponto de vista histórico, cultural e turístico.
Outra cidade que possui um perfil bem parecido com o de Corumbá, e também está completamente parada (chegou a perder população entre 2000 e 2007) é Cáceres-MT, situada às margens do Rio Paraguai.
EricoWilliams February 19th, 2009, 02:40 AM Outra cidade que possui um perfil bem parecido com o de Corumbá, e também está completamente parada (chegou a perder população entre 2000 e 2007) é Cáceres-MT, situada às margens do Rio Paraguai.
Esse rio traz muito mau agouro!
Vamos elimina-lo!
snt3000 February 19th, 2009, 03:21 AM ^^ hahaha Vanessão tá louca.
tchelllo February 19th, 2009, 03:42 AM Acho tudo isso simplesmente lamentável... e, sinceramente, não vejo um futuro promissor para Carapicuíba à curto ou médio prazo. O prefeito eleito do PT não me inspira confiança e acho muito difícil reverter a atual situação, já que Carapicuíba chegou ao limite. Considero uma cidade praticamente falida.
Sim, há várias propostas como essa aqui do Psol:
http://psol50carapicuiba.blogspot.com/2007_11_01_archive.html
http://1.bp.blogspot.com/_BYqkZb6J9ys/SDHON_4qNwI/AAAAAAAAAqQ/hYiqEbKZKj0/s200/Reuni.jpg
O novo prefeito de Carapicuiba, Sérgio Ribeiro do PT, quando vereador nunca moveu uma palha pelo bairro onde mora, Vila Gustavo. Os moradores dizem categoricamente que nunca souberam de uma obra realizada com seu apoio, nem das mais simples como limpeza e carpinagem...e agora este senhor é o novo prefeito do município. :ohno:
viniciusvix March 4th, 2009, 08:33 PM Aqui no ES, quase não tem, mas Colatina, no norte do estado, está estaguinada. A população que já foi uma das maiores do Brasil, parou de crescer, e outras cidades do estado passaram an frente dela (população), já a economia da cidade é bem forte.
não acho...
Emanuel Paiva March 6th, 2009, 10:39 AM Concordo e ainda tem gente q é a favor da emancipação dos bairros de Campo Grande e Santa Cruz só porque os mesmos são muito distantes do centro da cidade.
^^ Nem brincando o povo de Campo Grande quer emancipação. Para quê? Chega de cabide de emprego. A Zona Oeste Carioca se emancipar é quase impossível por várias razões, mas a principal é que são mais de 1 milhão de votos...:lol:
Abração,
haznobe March 6th, 2009, 02:32 PM Em São Paulo talvez possam ser citadas cidades no Vale do Paraíba (a decadência pós-café) e no Oeste do estado (aí não saberia justificar exatamente).
Não entendo o Vale do Paraiba como uma região estagnada ou decadente, muito pelo contrário. A região é o corredor entre o Rio e SP, tem várias industrias de peso como Embraer, GM, Johnson & Johnson, Ambev, Votorantin, Nestlé, Basf, Rohm and haas, e outras dezenas de industrias, vários investimentos recentes na região, atacadões, centros de distribuição...
Morei lá entre 2001 e 2006, na cidade de Jacareí, que não é das melhores do Vale, mas ainda assim tem um alto IDH, várias fabricas, comercio forte, mesmo a cidade tendo perfil dormitório.
São José dos Campos, uma das melhores cidades do país para se investir, uma cidade visivelmente rica, organizada e sua expansão é relativamente nova.
Taubaté eu conheço pouco, mas sei que Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Caçapava continuam se desenvolvendo.
Paulost March 6th, 2009, 03:04 PM ^^ Não seriam as cidades mortas citadas no livro do Monteiro Lobato, tais como: Bananal, Cunha, São Luis do Paraitinga. Cidades outroras ricas no começo da cultura do café no Brasil.
EricoWilliams March 6th, 2009, 04:08 PM ^ Essas cidades pequenas são estacionárias mesmo, assim como qualquer micro cidade paulista.
Já aquelas que estão no eixo da dutra, seguem reluzentes, seja no estado de SP, seja no estado do Rio.
MasterPE March 6th, 2009, 06:48 PM São duas coisas , cidades que PERDERAM importância e cidades DECADENTES . São coisas distintas .
Uma cidade pode ter experimentado a decadência ou PERDIDO a importância que TINHA no passado há muito tempo e não ser por isso decadente . Ex: Pelotas .
Nat_Mac April 10th, 2009, 08:03 AM Criciúma-SC Com certeza é sinônimo de superestagnação.
Enquanto o estado inteiro cresce populacional e economicamente,esse enclave no estado está cada vez menor e amputado.Todas as grandes redes que abrem na cidade fecham em alguns anos.Nada muda.A populacão era de
170k em 2000
182k em 2004
188k em 2006
190k em 2007
187k em 2008
188k em 2009
Tubarão está assim em termos populacionais não sai da casa dos 90k.O máximo que já chegou foi 96k.Número atingido em meados dos anos 90,mas houve uma emancipação que reduziu a populacão em 80k.
:nuts:
Gui_p April 10th, 2009, 02:33 PM No paraná:
Ponta Grossa, Castro, Pato Branco- população não cresce a anos e as cidades não mudam
luclasaw April 10th, 2009, 02:40 PM Em SP a cidade de REGISTRO no Vale do Ribeira a região mais pobre do estado mais rico da nação! O lugar caiu no esquecimento do governo,além do mais por situar em uma região de preservação ecológica considerada pela Unesco patrimônio ecológico da humanidade com isso nada de industrias e pobreza se alastra! A cidade só possui dois predios para mostrar que mesmo assim esta sobrevivendo!
Barriga-Verde April 10th, 2009, 02:42 PM Criciúma-SC Com certeza é sinônimo de superestagnação.
Enquanto o estado inteiro cresce populacional e economicamente,esse enclave no estado está cada vez menor e amputado.Todas as grandes redes que abrem na cidade fecham em alguns anos.Nada muda.A populacão era de
170k em 2000
182k em 2004
188k em 2006
190k em 2007
187k em 2008
188k em 2009
Tubarão está assim em termos populacionais não sai da casa dos 90k.O máximo que já chegou foi 96k.Número atingido em meados dos anos 90,mas houve uma emancipação que reduziu a populacão em 80k.
:nuts:
:|
Pode dar uma olhada nos dados do IBGE pra qualquer cidade (de SC, não sei de outros estados), que houve retrocesso populacional a partir de 2007. O motivo disso foram revisões feitas pelo IBGE :okay:, isso não significa que Criciúma tenha perdido população, já que isso são ""estimativas"". E se uma cidade desse porte cresceu, em 10 anos, cerca de 20 mil habitantes, é um valor significativo. :)
Ah, e Tubarão sofreu desmembramentos, mas é só analisar os dados 2000-2009 que dá pra ter uma idéia de que a cidade tá crescendo. :)
Joas April 11th, 2009, 02:42 AM Já que Lages foi muito citada, aqui vai algumas considerações.
Como disseram a cidade já foi a maior e mais prósperas de SC, durante o aureo ciclo da madeira, que foi impiedosamente dizimada. A cidade já teve o edifício mais alto do estado e tambem o maior padrão de vida por muitas decadas.
A partir do início dos anos 70 alguns distritos do município se desmembraram, justamente onde se concentravam o maior valume de arrecadação de impostos da cidade e com pouca população. Distritos ricos formaram novos municipios ricos em detrimento da sede que ficava com a maior fatia da população e com redução drástica de arrecadação provocando o início de sua estagnação devido esse descompasso na vida do municipio. Alie-se a isso a proliferação de políticos expertos que se tornaram nacionamente conhecidos mas fizeram ou fazem muito pouco pela cidade.
Foi nessa época (anos 70) que um grande contigente de jovens, incluindo eu sairam da cidade em busca de novos horizontes, devido estagnação da cidade.
Quando voltei em 2008 a passeio, a cidade me pareceu estar retornando a um novo ciclo de crescimento diversificado; Mais lento, entretanto continuo.
Portanto não está estagnada economicamente e sim com a sua população equilibrada aos níveis de crescimento de primeiro mundo.
Camilo_Costa April 11th, 2009, 02:56 AM No paraná:
Ponta Grossa, Castro, Pato Branco- população não cresce a anos e as cidades não mudam
Essas estão estaganadas, mas são desenvolvidas (pelo menos Pato Branco e Ponta Grossa), principalmente Pato Branco, que tem uma alto IDH.
Eu citaria como decadentes algumas da RM de Curitiba, Paranaguá, Guarapuava e algumas cidade do norte pioneiro.
Concurser April 12th, 2009, 03:41 AM Já morei nos 3 estados do sul, em regiões específicas, mas como ainda tenho contatos em cada um desses estados, o que me vem na lista de regiões ou cidades estagnadas é:
1) RS: metade sul e fronteira oeste: compreende inúmeros municípios como Bagé, Uruguaiana, São Borja, etc. OK, alguns aqui defendem Pelotas, mas vamos admitir uma coisa, ela não cresce como antigamente, afinal perdeu o posto de 2a cidade do Estado para Caxias do sul. Como já dito aqui, uma das causas é a legislação de fronteira e outra é o modelo econômico baseado na criação de gado extensivo ou monocultura de grandes áreas, sem falar ainda nos problemas climáticos recorrentes (secas). São modelos econômicos que não distribuem tanta riqueza.
2) SC: a estagnação existe em diversos pontos do estado, e é comum ter uma cidade estagnada perto de uma região que vai bem. O que há em SC é a criação de cidades pólo em detrimento de vizinhança (raio de uns 150km). Citaria como exemplo alguns pequenos municípios da região oeste, onde Chapecó passou a polarizar o desenvolvimento e minucípios próximos ficaram meio abandonados. Lages, como já disseram, parece aos poucos recuperar sua pujança mas a base econômica deles na minha opinião ainda é frágil (madeira de reflorestamento e criação extensiva de gado e ovelhas). Citaria ainda algumas cidades do planalto norte (Porto União é um caso típico de cidade meio que às traças e visualmente não muito agradável). Também o já citado caso de Laguna, no litoral sul é conhecido, visto que cidades próximas (e mais recentes por sinal) polarizam o desenvolvimento econômico da região (Criciúma por exemplo).
3) PR: conheço mais o sul do PR e me espanto que ninguém aqui citou Palmas. Cidade antiga, que tinha uma das únicas faculdades daquela região e foi completamente superada por Pato Branco e Francisco Beltrão.
Fernando_Brasil April 12th, 2009, 03:51 AM Concordo e ainda tem gente q é a favor da emancipação dos bairros de Campo Grande e Santa Cruz só porque os mesmos são muito distantes do centro da cidade. Belford Roxo e São João de Meriti deveriam ser bairros da cidade do Rio de Janeiro
Campo Grande emancipada dá um relho em qualquer cidade da Baixada Fluminense. Eu acho que um dia aquela região a partir de Bangu vai se emancipar do resto do Rio, embora o sentimento de "carioquice" seja um fortissímo empecilho pra qualquer ação emancipatória.
Ah, São João é colado ao Rio e poderia sim ser um bairro carioca. Mas Belford Roxo nem limite tem com o Rio, é muito mais ligada à Nova Iguaçu e seria um tormento de 500 mil habitantes para uma prefeitura já repleta de bairros problemáticos e distantes para administrar. Belford Roxo deveria ser implodida, na verdade.rss Mas como não dá, o melhor mesmo seria reintegra-la à Nova Iguaçu, embora os iguaçuanos rejeitem ferozmente essa idéia. Com razão, diga-se de passagem.
Harisson Souza April 12th, 2009, 04:17 AM Queria entender a história de Belford Roxo e o pq que Nova Iguaçu não quer de volta... por favor se alguém puder me explicar agradeço! Quero entender a história da Baixada e o fato de Nova Iguaçu já ter chegado aos 1,2 milhões e ter perdido tanto, queM se desmembrou?vLW
Farrapo April 12th, 2009, 04:49 AM 1) RS: metade sul e fronteira oeste: compreende inúmeros municípios como Bagé, Uruguaiana, São Borja, etc. OK, alguns aqui defendem Pelotas, mas vamos admitir uma coisa, ela não cresce como antigamente, afinal perdeu o posto de 2a cidade do Estado para Caxias do sul. Como já dito aqui, uma das causas é a legislação de fronteira e outra é o modelo econômico baseado na criação de gado extensivo ou monocultura de grandes áreas, sem falar ainda nos problemas climáticos recorrentes (secas). São modelos econômicos que não distribuem tanta riqueza.
Bom, em primeiro lugar, a Fronteira Oeste FAZ PARTE da Metade Sul... Ainda não sei como conseguem confundir Metade Sul com REGIÃO Sul (onde Pelotas e Rio Grande se localizam)...
Em segundo lugar, eu concordo que Pelotas não cresce como antigamente... Aliás, só uma pessoa totalmente insana pra discordar disso, heheh... A questão é que, no momento, a cidade está melhorando, há várias obras pela cidade, investimentos têm sido feitos, não está mais no marasmo da década passada (na década de 90 Pelotas estava, de fato, decadente)... É claro que Pelotas tem muito o que melhorar, recuperar 1 década de atraso não é fácil... Pra não falar só de Pelotas, Rio Grande também tá vivendo uma boa fase (mais ainda que Pelotas)... Não sei se cheguei a falar nesse thread, se não, com certeza falei em outro, heheh, mas colocar Pelotas e Rio Grande no mesmo "grupo" de Bagé, Uruguaiana e "afins" é non sense... Pelotas e Rio Grande não têm problemas quanto à legislação das fronteiras (já que ambas ficam a mais de 150km da fronteira mais próxima) e (ainda) possuem uma atividade industrial razoável (Rio Grande ainda tem o porto, o único porto marítimo do RS)... Eu sei que tu não citou Rio Grande, mas como falou da Metade Sul como um todo, vou defendê-la (apesar de que, como pelotense, eu não deveria fazer isso, pelo contrário, hahah)... Quanto ao fato de Pelotas perder o "título" de 2ª cidade do RS pra Caxias, temos que levar em consideração que Caxias tá "bombando" há um bom tempo, é uma potência, então acho que isso aconteceria de qualquer maneira, mesmo se Pelotas estivesse crescendo como antes, só a diferença (econômica) entre as duas não seria tão "brutal", heheh...
lorrampaiva April 12th, 2009, 05:01 AM Queria entender a história de Belford Roxo e o pq que Nova Iguaçu não quer de volta... por favor se alguém puder me explicar agradeço! Quero entender a história da Baixada e o fato de Nova Iguaçu já ter chegado aos 1,2 milhões e ter perdido tanto, queM se desmembrou?vLW
Desmembraram-se na década de 90 Belford Roxo, Queimados, Japeri e Mesquita.
Harisson Souza April 12th, 2009, 05:15 AM hum...
Fernando_Brasil April 12th, 2009, 05:15 AM Queria entender a história de Belford Roxo e o pq que Nova Iguaçu não quer de volta... por favor se alguém puder me explicar agradeço! Quero entender a história da Baixada e o fato de Nova Iguaçu já ter chegado aos 1,2 milhões e ter perdido tanto, queM se desmembrou?vLW
Nova Iguaçu não a quer devolta pois a cidade é um mar de problemas sociais e estruturais. Quanto a história da Baixada, isso é comprido demais e eu nem sou a pessoa mais recomendada para tal. Porém, a Baixada se resumia à Nova Iguaçu até a década de 40, quando Duque de Caxias e São João de Meriti foram emancipadas. Desde então, a região passa por constantes emancipações, dadas a grande dimensão populacional (hoje são 3 milhões de habitantes ), o que favorece a criação de currais eleitorais muito fortes e relativamente autonômos. Foi o que aconteceu para a emancipação de Nilópolis, Japeri, Queimados, Mesquita e Belford Roxo. O problema é que a maioria desses municípios são extreamamente carentes, com sérios problemas de infraestrutura e necessidades sociais serissímas. Logo, Nova Iguaçu quer se livrar do ônus de ter que carrega-los nas costas.
Harisson Souza April 12th, 2009, 05:34 AM Entendi, engraçado aqui no Nordeste temos uma impressão totalmente diferente desses municípios por serem extremamente populosos! Principalmente Belford Roxo...
Charles Tôrres April 12th, 2009, 05:50 AM Ponte Nova - MG... morei lá um ano. Essa cidade parou no tempo!!!
lorrampaiva April 12th, 2009, 05:53 AM Belford Roxo é praticamente a imagem acabada do estereótipo da Baixada Fluminense. Só para se ter uma ideia, lembro-me que alguns moradores de bairros de BR limítrofes ao meu município tem título de eleitor aqui, pois tendo em vista o total estado de abandono dos bairros, recorrem a Duque de Caxias os serviços públicos básicos (educação e saúde, por exemplo).
PauloLescaut April 12th, 2009, 06:40 AM E São João de Meriti é o "Formigueiro das Américas". :lol:
Eu li outro dia que houve emancipações muito onerosas a Nova Iguaçu, como a de Queimados (onde ficava o distrito industrial do município), e dos outros, já que perdeu em arrecadação. Isso me parece meio paradoxal, mas só deve significar que as contas da prefeitura não foram enxugadas -- e que havia ou há mais custeio com burocracia na sede do município do que com serviços públicos nos bairros.
Bem, sei lá...
Só sei que a área central residencial de Nova Iguaçu (New Igueissu, para os íntimos :D) é muito bonitinha...
Fernando_Brasil April 12th, 2009, 06:42 AM Socialmente, NI só ganhou com as emancipações ( exceto com a de Nilópolis ). Economicamente representou em um primeiro instante um baque. Mas hoje o município deu uma balanceada nas contas e está bem mais bem saudável.
PauloLescaut April 12th, 2009, 06:52 AM Não conheço Nilópolis, mas parece que o comércio lá é forte, né?
Mas essa epancipação eu acho que já é estabelecida, é mais antiga. O problema está em "Broxo", Queimados e Mesquita.
Ah, e antes da Crise surgiram muitos projetos legais pra Nova Iguaçu, inclusive residenciais em bairros planejados de classe média ou média-alta. Acho que esse tipo de desenvolvimento na Baixada é excelente porque cria um efeito dominó (num modelo que não preveja imigração atualmente).
Quero dizer: quem tinha uma casa num bairro de Nova Iguaçu e muda de vida, em vez de ir para a Barra, vai para o novo empreendimento na própria cidade. Com isso, diminui o déficit habitacional na Rio, e na própria Baixada surgem mais imóveis, as casinhas de quem se mudou prum apartamento. Quem morava numa casa maomeno se muda pruma casinha legal, e quem morava numa casinha mais fulêra tem como se mudar pra maomeno.
Ou não, inclusive. :D
Fernando_Brasil April 12th, 2009, 06:55 AM Broxo...hauahuahauahaua
Nilópolis parece um bairro do subúrbio do Rio; é zoneada, mas tem um comércio bacana e áreas residenciais bem tranquilas. Quase uma Madureira da vida. Mesquita não me parece tão ruim quanto Japeri e Belford Roxo não. Vamos ver quando sair o IDH 2010 pra tomar ciência da realidade social da cidade.
PauloLescaut April 12th, 2009, 07:01 AM Não, quando eu disse que o problema estava aí, quis dizer na imoralidade das emancipações, realizadas por questões meramente eleitoreiras, como você bem citou.
(As placas da Dutra indicam "B. Roxo" :lol:)
Ah, e os paulistas costumam pronunciar "Belfór Roxo". Parece o Silvio Santos falando nome estrangeiro... "É um filme muito bom, creio eu, eu não vi, mas creio que é bom, tem aquela atriz, a Camerão Diaz e aquele ator, o Estivão Segáu!"
Ice Climber April 14th, 2009, 04:19 PM Se foi tão oneroso a Nova Iguaçu a emancipação de Queimados, porque Queimados continua esse lixão que é hoje?
O dinheiro do Pólo Industrial vira pó?
Pelo pouco que conheço Mesquita, a acho tão ruim quanto São João do Meriti.
E Belford Roxo é péssimo mesmo. hahaha
A entrada do Rio, mesmo, é tenebrosa. Claro, pela Dutra...
Sá April 14th, 2009, 04:34 PM Aqui em Pernambuco, acho que é Moreno na Grande Recife, Timbauba e Limoeiro na Zona da Mata, Tacaimbó e Camocim de São Felix no Agreste e Inajá e Custódia no Sertão.
PauloLescaut April 14th, 2009, 08:44 PM Se foi tão oneroso a Nova Iguaçu a emancipação de Queimados, porque Queimados continua esse lixão que é hoje?
Mas não existe no Brasil nada diferente disso em se tratando de metrópole... o entorno de rodovias é sempre horrível.
Claro: quem tem dinheiro nunca vai querer morar às margens. Há os serviços típicos, mas o dinheiro também não fica ali. Sei lá...
Julio_Geografia April 15th, 2009, 12:44 AM Se foi tão oneroso a Nova Iguaçu a emancipação de Queimados, porque Queimados continua esse lixão que é hoje?
Mesquita não é tão ruim não, ela na verdade parece-se mais com Nilópolis do que com São João de Meriti, com praças em geral bem cuidadas, ruas pavimentadas(contesta-se a qualidade claro), só que com um comércio beeem menos dinâmico que Nilópolis. São João de Meriti é uma cidade muito carente de tudo, inclusive de serviços públicos básicos, algo que Nilópolis não peca tanto, visto que tem uma taxa grande de residências com saneamento básico adequado. Claro que você discute o tamanho do munícipio, pois Nilópolis é um dos menores do Brasil em área habitada, já que o parque do Gericinó impede muito o crescimento da cidade, e isso é ponto positivo e negativo, pois a cidade não pôde crescer industrialmente e se concentrou no comércio, e também manteve uma população pequena em comparação a seus vizinhos. De todas da Baixada a mais dinâmica é Nova Iguaçu, mesmo tendo um PIB menor que Duque de Caxias, é uma cidade mais pronta. Caxias ganha pelo parque industrial, mas a cidade em si peca muito no quesito infra-estrutura básica, é uma cidade muito largada ainda, têm bairros péssimos e o próprio centro é mais zuado do que o de Nova Iguaçu.
Grande Manaus April 15th, 2009, 03:26 AM No Amazonas existem algumas cidades realmente estagnadas no tempo e no acaso.
Envira
Ipixuna
Pauini
Tonantins
Itamarati
É a mesma coisa durante o srugimento dessas cidades ....o isolamento e as dificuldades de muitas comunidades que compõem essas cidades ,tornam -se avassaladoras
lorrampaiva April 15th, 2009, 03:44 AM Se foi tão oneroso a Nova Iguaçu a emancipação de Queimados, porque Queimados continua esse lixão que é hoje?
Como bem lembraram, não julgue as cidades pelas estradas de passagem. Se fôssemos julgar apenas pelo o que é visto pela Avenida Brasil ou Linha Vermelha, chegaríamos à conclusão de que o Rio de Janeiro é a cidade mais feia, suja e desorganizada do país. Assim acontece, em maior ou menor grau, com as cidades vizinhas.
TêAgá April 15th, 2009, 03:55 AM Em SP: Capão Bonito, Itapeva, Itararé, Apiaí, Juquiá, Jacupiranga... enfim, as cidades do Sudoeste Paulista e Vale do Ribeira, que há muitas décadas estão estagnadas.
Concordo.
Você não está totalmente errado quando comenta do processo de desindustrialização de São Paulo e o deslocamento das plantas industriais para o interior, mas não encare o que o seu professor de geografia lhe ensinou como verdade absoluta e sem uma postura crítica. A cidade que está perdendo industrias e vendo o seu setor secundário minguando é a capital paulista, suas antigas áreas industriais como Santo Amaro, Barra Funda, Brás, Mooca estão em processo de reterritorialização e mudando de perfil industrial para o terciário ou mesmo se transformando em novas áreas residenciais. A reterritorialização é produto das alterações da dinâmica da cidade e dos meios de produção, mas não necessariamente representa estagnação ou decadência.
Análise perfeita! :applause:
lorrampaiva April 15th, 2009, 04:05 AM Mesquita não é tão ruim não, ela na verdade parece-se mais com Nilópolis do que com São João de Meriti, com praças em geral bem cuidadas, ruas pavimentadas(contesta-se a qualidade claro), só que com um comércio beeem menos dinâmico que Nilópolis. São João de Meriti é uma cidade muito carente de tudo, inclusive de serviços públicos básicos, algo que Nilópolis não peca tanto, visto que tem uma taxa grande de residências com saneamento básico adequado. Claro que você discute o tamanho do munícipio, pois Nilópolis é um dos menores do Brasil em área habitada, já que o parque do Gericinó impede muito o crescimento da cidade, e isso é ponto positivo e negativo, pois a cidade não pôde crescer industrialmente e se concentrou no comércio, e também manteve uma população pequena em comparação a seus vizinhos. De todas da Baixada a mais dinâmica é Nova Iguaçu, mesmo tendo um PIB menor que Duque de Caxias, é uma cidade mais pronta. Caxias ganha pelo parque industrial, mas a cidade em si peca muito no quesito infra-estrutura básica, é uma cidade muito largada ainda, têm bairros péssimos e o próprio centro é mais zuado do que o de Nova Iguaçu.
Vamos por partes:
- Mesquita no geral não é das piores e realmente lembra bastante Nilópolis (pelo menos nas regiões em que eu conheço). Na verdade, tem um pedaço do município próximo à Dutra que realmente é bem caidinho. Mas nada impede que esses trechos recebam melhoria nos próximos anos;
- São João tem dois centros comerciais expressivos (Centro e Vilar dos Teles) e um grande shopping, sendo assim, não é um lugar para ser subestimado. O problema de Meriti é a sequência de administrações NULAS, que deixaram a cidade com o aspecto de lugar devastado por uma guerra. Vale lembrar, porém, que houve um prefeito que fez pavimentação de vários bairros com concreto (detalhe: a mão de obra era a própria população).
- O Centro de NI é um pouco melhor que o de Caxias devido aos projetos que recebeu há cerca de 10 anos atrás (Via Light e Shopping a Céu Aberto). Na verdade o que precisa mais melhorar no Centro de Caxias é aterrar a rede aérea, reorganizar o trânsito e criar um novo terminal rodoviário, já que os dois que o servem são péssimos. E quanto à infra, é exatamente o contrário: os bairros de Caxias no geral tendem a ser mais organizados e bem-servidos de serviços públicos que os de NI, e possuem vida comercial mais ativa e independente do Centro - tanto é que a prefeitura fica no bairro de Jardim Primavera, distante 15 km do Centro.
Ice Climber April 15th, 2009, 04:07 PM Como bem lembraram, não julgue as cidades pelas estradas de passagem. Se fôssemos julgar apenas pelo o que é visto pela Avenida Brasil ou Linha Vermelha, chegaríamos à conclusão de que o Rio de Janeiro é a cidade mais feia, suja e desorganizada do país. Assim acontece, em maior ou menor grau, com as cidades vizinhas.
Eu sei muito bem disso.
Imbituba, onde moro, é uma tragédia rural vista da BR-101. Casebres, ruas de terra, pobreza e mais pobreza.
O mesmo se aplica a IMENSA maioria das cidades Brasil a fora. E óbviamente a Baixada. É ruim morar em rodovia. O trânsito, o barulho, a degradação... Isso desvaloriza. Felizmente, isso não representa a totalidade de nossas cidades.
No interior tem o entorno da BR-101, em Campos, com aquelas favelinhas (favelinhas mesmo, são uma casa ao lado da outra, não há profundidade) espremidas entre a ferrovia e a BR. No Sul, tem Volta Redonda e Barra Mansa, com o mesmo problema de degradação na entrada. Até Itatiaia, que é tão bela e agradável, tem um entorno bizarro.
No caso específico do Rio, as linhas expressas judiam da imagem da cidade. A Av. Brasil e aquela decadência pontilhada por favelas. A Linha Vermelha que só passa praticamente por favelas, além de canais como o do Cunha. A Linha Amarela é melhor. Tirando a parte próxima a Bonsucesso.
Mas o fato é que Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti etc... são cidades carentes. Melhoraram, sim. Mas ainda aquilo que se vê da Dutra, da Washington Luís, ou até da Niterói-Manilha (São Gonçalo), é uma parte considerável do Grande Rio.
EZE April 15th, 2009, 04:41 PM Piquerobi-SP
(Região de Presidente Prudente, 12 Km de Santo Anastácio-SP)
População em 2007: 3.599 hab.
* Urbana: 2.454
* Rural: 1.024
* Homens: 1.765
* Mulheres: 1.713
População em 1970: 11.000 hab.
População em 1960: 19.500 hab.
DETALHE: NENHUM DISTRITO E/OU VILA PERTENCENTE A PIQUEROBI FOI DESMEMBRADO DA CIDADE!
Fonte: www.piquerobi.sp.gov.br
Onde você achou isso? O sítio da prefeitura de Piquerobi está fora do ar faz tempo...
Se não me engano Piquerobi era distrito de Presidente Venceslau até 1970, depois disso emancipou-se...
Posse estar enganado mais...
Mas que a cidade é paradona isso é....
Julio_Geografia April 15th, 2009, 07:28 PM Vamos por partes:
- Mesquita no geral não é das piores e realmente lembra bastante Nilópolis (pelo menos nas regiões em que eu conheço). Na verdade, tem um pedaço do município próximo à Dutra que realmente é bem caidinho. Mas nada impede que esses trechos recebam melhoria nos próximos anos;
- São João tem dois centros comerciais expressivos (Centro e Vilar dos Teles) e um grande shopping, sendo assim, não é um lugar para ser subestimado. O problema de Meriti é a sequência de administrações NULAS, que deixaram a cidade com o aspecto de lugar devastado por uma guerra. Vale lembrar, porém, que houve um prefeito que fez pavimentação de vários bairros com concreto (detalhe: a mão de obra era a própria população).
- O Centro de NI é um pouco melhor que o de Caxias devido aos projetos que recebeu há cerca de 10 anos atrás (Via Light e Shopping a Céu Aberto). Na verdade o que precisa mais melhorar no Centro de Caxias é aterrar a rede aérea, reorganizar o trânsito e criar um novo terminal rodoviário, já que os dois que o servem são péssimos. E quanto à infra, é exatamente o contrário: os bairros de Caxias no geral tendem a ser mais organizados e bem-servidos de serviços públicos que os de NI, e possuem vida comercial mais ativa e independente do Centro - tanto é que a prefeitura fica no bairro de Jardim Primavera, distante 15 km do Centro.
Parece que só discordamos nessa parte, e eu continuo com a minha idéia, os bairros de Caxias podem ser mais dinâmicos comercialmentes, bem ligeiramente do que os de NI, mas acho que são piores do que os de Nova Iguaçu, é uma impressão.
Nat_Mac April 21st, 2009, 08:35 PM :|
Pode dar uma olhada nos dados do IBGE pra qualquer cidade (de SC, não sei de outros estados), que houve retrocesso populacional a partir de 2007. O motivo disso foram revisões feitas pelo IBGE :okay:, isso não significa que Criciúma tenha perdido população, já que isso são ""estimativas"". E se uma cidade desse porte cresceu, em 10 anos, cerca de 20 mil habitantes, é um valor significativo. :)
Ah, e Tubarão sofreu desmembramentos, mas é só analisar os dados 2000-2009 que dá pra ter uma idéia de que a cidade tá crescendo. :)
É verdade,eu sempre percebi isso aí,na internet eu encontrei duas estimativas para 2007,todas dizendo ser feitas pelo IBGE.Santa Catarina caiu drasticamente entre 2006 e 2007 em uma,mas em outra avançou muito.
Uma dizia que Joinville já havia passado dos 500k,Blumenau de 300k,e Criciúma 190k.
Mas a estimativa de 2008 saiu com números parecidos com a estimativa de 2007 que apresentou aumento populacional.A única cidade grande de SC,que não percebi retrocesso foi Brusque que em 2009 já ultrapassou 100.000 habitantes.
E tubarão cresce em média 1000 habitantes,mas sempre que atinge 96.000 habitantes a população regride.bizarro!
Nat_Mac April 21st, 2009, 08:41 PM Lages também caiu muito,pelo menos en nível populacional.
Aqui tem uma evolução(ou regressão) populacional de Lages.
1910 23.009
1920 37.314
1940 53.697
1950 77.234
1960 121.027
1970 128.728
1980 155.295
1981 131.351
1982 133.381
1983 135.417
1984 137.448
1985 139.473
1986 141.478
1987 143.455
1988 145.391
1989 147.277
1990 149.117
1991 151.235
1992 150.635
1993 154.895
1994 157.223
1995 159.491
1996 148.860
1997 140.431
1998 140.004
1999 139.569
2000 157.682
2001 158.682
2002 160.770
2003 162.206
2004 163.489
2005 166.733
2006 168.382
2007 170.018
2008 166.983
2009 167.801
Olha que sobe e desce.
Apesar do que foi dito no thread,na década de 70 lages cresceu muito.
Agora Tubarão.
1910 28.151
1920 36.657
1940 53.717
1950 67.045
1960 63.268
1970 66.876
1980 75.242
1981 76.770
1982 78.637
1983 80.510
1984 82.379
1985 84.241
1986 86.086
1987 87.905
1988 89.686
1989 91.421
1990 93.113
1991 95.062
1992 80.002
1993 83.268
1994 84.523
1995 85.741
1996 83.728
1997 84.691
1998 85.506
1999 86.323
2000 88.470
2001 90.583
2002 90.425
2003 91.334
2004 92.239
2005 94.294
2006 95.341
2007 96.375
2008 95.855
2009 96.528
Kelsen April 21st, 2009, 09:44 PM ^^
Lages sofreu muitos desmembramentos na década de 90 e 80.
Kelsen April 21st, 2009, 10:00 PM Para ser mais específico:
Década de 80:
Correia Pinto hoje com cerca de 17 mil habitantes
Otacílio Costa também com cerca de 17 mil habitantes
Década de 90
Painel 2500 habitantes
Palmeira 2200 habitantes
Capão Alto 3000 hab.
Bocaína do Sul 3000
Só aí, já dá 45000 habitantes e deve ter outros ainda. Lages era enorme em território. Seria interressante ver a evolução da sede urbana de Lages :yes:
Nortista April 22nd, 2009, 02:02 AM Sou do Tocantins e lá de forma geral todas as cidades cresceram e se desenvolveram após a criação do estado.
Posso dizer que há muita estagnação espalhada pelo interior do estado mas falando em decadência Formoso do Araguaia é o verdadeiro exemplo da palavra.
A cidade já teve seus dias de glórias quando era o mais importante pólo agrícola do estado, após o "Escândalo da SUDAM" a cidade começou a cair, empresas fecharam, o município perdeu mais de 50% do seu rebanho bovino por causa criação do Parque Nacional da Ilha do Bananal.
Hoje a cidade vive as custas da Fundação Bradesco (instituição filantrópica que em prega mais de 200 trabalhadores e oferece educação de qualidade para as crianças carentes em especial da zona rural) instalada no municipio e das poucas lavouras que restaram.
Nat_Mac April 26th, 2009, 04:28 AM BR, tu tem alguma tabela com os dados das populacoes de SC na decada de 60/70/80?
Valeu!
eu não sou o Br mas eu tenho essa tabela.Se for das maiores cidades
vou começar com o ranking populacional de 1940.até 2009
1940
Araranguá-59273
Tubarão-53717
Lages-53697
Campos Novos-52689
Rio do Sul-49548
Florianópolis-46771
Joinville-45590
Chapecó-44327
Itajaí-44204
Canoinhas-42310
Blumenau -41178
Palhoça-36441
Joaçaba-36174
Laguna-33218
Concórdia-32658
São José-28378
Bom Retiro-27842
Criciúma-27753
Caçador-25307
Orleans-24965
1950
Chapecó-96624
Lages-77234
Florianópolis-67630
Tubarão-67045
Rio do Sul-57152
Canoinhas-52556
Itajaí-52057
Criciúma-50854
Joaçaba-48299
Blumenau -48108
Concórdia-48014
Joinville-43334
Araranguá-38923
Palhoça-38346
Laguna-38189
Orleans-33848
Turvo-32765
Curitibanos-32597
Brusque-32351
Campos Novos-29731
1960
Lages-121027
Florianópolis-98520
Joinville-70687
Blumenau-67092
Tubarão-63268
Criciúma-62650
Itajaí-55515
Chapecó-51981
Concórdia-45533
Rio do Sul-40291
Campos Novos-40067
Canoinhas-39232
Brusque-35763
Joaçaba-34501
Curitibanos-33677
Porto União-32848
São José-31696
Mafra-29923
Laguna-29620
Palhoça-27946
1970
Florianópolis-138337
Lages-128728
Joinville-126058
Blumenau-100275
Criciúma-81452
Tubarão-66876
Itajaí-63139
Chapecó-49865
Concórdia-45465
Campos Novos-43135
São José-42535
Mafra-36021
Canoinhas-35458
Brusque-35200
Laguna-35042
Caçador-32892
Curitibanos-30977
Jaraguá do Sul-30246
Rio do Sul-27538
São Joaquim-26640
1980
Joinville-235803
Florianópolis-187880
Blumenau -157251
Lages-155295
Criciúma-110597
São José-87822
Itajaí-86456
Chapecó-83772
Tubarão-75242
Concórdia-59426
Jaraguá do Sul-48538
Canoinhas-47272
Campos Novos-43159
Brusque-41228
Mafra-40637
Laguna-39531
Caçador-39278
Palhoça-38023
Curitibanos-37712
Rio do Sul-36247
1991
Joinville-347151
Florianópolis-255390
Blumenau -212025
Lages-151235
Criciúma-146320
São José-139493
Chapecó-123050
Itajaí-119631
Tubarão-95062
Jaraguá do Sul-76968
Palhoça-68430
Concórdia-64338
Brusque-57971
Canoinhas-55376
Caçador-52684
São Bento do Sul-50328
Araranguá-48415
Mafra-47042
Rio do Sul-45679
Laguna-44862
2000
Joinville-429604
Florianópolis-342315
Blumenau -261808
São José-173559
Criciúma-170420
Lages-157682
Itajaí-147494
Chapecó-146967
Jaraguá do Sul-108489
Palhoça-102742
Tubarão-88470
Brusque-76058
Balneário Camboriú-73455
São Bento do Sul-65437
Caçador-63322
Concórdia-63058
Araranguá-54706
Rio do Sul-51650
Canoinhas-51631
Mafra-49940
2009
Joinville-497329
Florianópolis-408163
Blumenau -299417
São José-201748
Criciúma-188556
Chapecó-174185
Itajaí-172084
Lages-167801
Jaraguá do Sul-139016
Palhoça-130881
Brusque-102278
Balneário Camboriú-102079
Tubarão-96528
São Bento do Sul-76512
Caçador-70720
Concórdia-70392
Rio do Sul-59962
Araranguá-59541
Camboriú-57792
Navegantes-57323
Está aí
:):)
JogadorDeSimCity April 26th, 2009, 05:34 PM Em Santa Catarina não tem. Não tem , hein!
No Paraná também não tem.
A região onde moro históricamente estáva estagnada, mas agora está crescendo muito. Pato Branco tem altos investimentos industriais, tipo a cidade populacionalmente não crece, mas a quantidade de grandes empresas crescem muito.
Palmas-PR, onde vivo tem uma grande indústria de embalagem sendo construida, e está prestes a receber uma universidade federal, que vai aproveitar a infra-estrutura gigante de uma particular, mas que conta com uma infra-estrutura imensa, só falta aprovação no congresso e no senado, mas vários políticos estão apoiando, o senador Alvaro Dias esteve qui estes dias e ele falou que se aprovado pelos deputados, no senado será aprovado. :)
Thambem April 26th, 2009, 06:23 PM No Rio, além de várias cidades da RM citadas, eu acrescento mais duas que conheço, da Região dos Lagos:
Arraial do Cabo - Foi emancipada na década de 70, e seria sustentada pela Álcalis (Estatal que fabrica Barrilha, criada por Getúlio). Porém, FHC privatizou a Álcalis, e a administração privada foi uma porcaria, tanto que de 96 pra cá, a Álcalis foi só decaindo, decaindo, até que em 2006, faliu de vez. Arraial hoje não tem fonte nenhuma de dinheiro para a cidade, e com a administração ruim que recebeu nos últimos tempos, a ocupação desordenada aumentou, os morros da cidade estão já todos ocupados por favelas, o hospital está um caos, dois distritos distantes (Monte Alto e Figueira) estão abandonados.
Iguaba Grande - A única fonte de sustento desse município era o Turismo, através de sua única praia [Que fica na Lagoa de Araruama). Porém com a Lagoa Poluída, não há mais turismo, e a cidade não tem como crescer. Passando pela cidade, o que mais se vê são plaquinhas de "vende-se". Quem tem casa em Iguaba quer vender, porém, ninguém quer comprar...
lorrampaiva April 26th, 2009, 06:40 PM ^^ Quanto a Arraial, me parece que a nova administração pretende botar a cidade nos eixos, mas ainda assim... Minha família tem uma casa na região da Figueira, e realmente é meio triste ir a Arraial ou a Cabo Frio e ver as favelinhas crescendo a todo vapor na restinga.
Fernando_Brasil April 26th, 2009, 08:41 PM Queimados, Belford Roxo, Magé e Japeri são as piores cidades disparadas da RM do Rio. Quiçá as piores do estado, pois eu não conheço lugares tão feios quanto. São pobres, mal administradas, carentes de todo tipo de serviços, violentas e com poucas perspectivas de melhorias em um prazo razoável. Belford Roxo nunca foi nada, apenas uma região especialmente pobre de Nova Iguaçu, da qual a cidade se livrou na década de 90. O mesmo vale para Japeri. Quanto a Queimados, o processo de emancipação foi mais conturbado, justamente pela presença do polo industrial. Porém, bastou Queimados se tornar município-feudo que o polo se esvaziou e a cidade só inchou de loteamentos irregulares de lá pra cá.
São João de Meriti é com os melhores índices de saneamento da Baixada, atrás apenas de Nilópolis e o aspecto puído e abandonado é resultante das últimas administrações, tétricas de tão ruim. O último prefeito, Uzias Mocotó ( com esse nome, não poderia ser boa coisa mesmo ) eram tão ruim, mas tão ruim que foi convidado pelo governador a se retirar do PMDB. Agora com o Sandro Dias a frente da prefeitura, as perspectivas são um pouco melhores, muito embora o ex-deputado também não seja algum santo salvador.
Nova Iguaçu pode ter uma região central mais bonita e mais bem cuidada do que a de Caxias, mas basta sair desse miolinho para perceber que em questão de infraestrutura, Duque de Caxias supera NI. E supera por motivos óbvios, visto que a arrecadação oriunda da Reduc e de outras instalações industriais garante a Caxias o posto de maior PIB industrial do estado. Então, mais do que uma obrigação que Caxias tenha bairros mais bem servidos de infraestrutura. Fui no Imbariê uns tempos atrás e não vi uma única rua de terra por onde passei. Agora, sair do centro de NI e não ver uma única rua de terra só sendo cego ou fechando os olhos.
Mas mesmo assim, NI é bem mais aprazível aos olhos do que Duque de Caxias. Enquanto NI guarda lá um ar de cidade grande do interior, com a Serra de Madureira ao fundo, os predinhos no centro, a bonita catedral, Caxias tem um aspecto mais cinzento e industrial mesmo.
Rudiero April 26th, 2009, 09:06 PM A minha cidade natal, Corumbá, conhecida como a Capital do Pantanal é uma cidade estagnada. Foi visivelmente ultrapassada por Dourados em população e estrutura. Possui uma forte ligação com a Bolívia e com o sul do MT...guarda diferenças em relação ao MS. Gostaria de vêr a minha terra desenvolvida, com atrativos, comércio variado, se possível um shopping, etc. Ao invés disso somos obrigados a nos contentar com pouquíssimas variedades de restaurantes e comércio..e um apelo turístico mal gerenciado. A começar pela rede hoteleira...ainda fraca para uma cidade tão importante no ponto de vista histórico, cultural e turístico.
Eu acho Corumbá tão bonita!
Pena que cresce pouco, populacionalmente se analisando =[
Mas, por outro lado, sua economia em 2006 ultrapassou a de Dourados, devido as altas dos preços do minério e também a recessão da economia douradense em 2004 e uma das piores secas ocorridas em Dourados em 2005.
Isso facilitou Corumbá a se tonar a 2° cidade mais rica do Estado. Porém, Dourados, atualmente é a 2° mais rica...Trono que será 'roubado' por Três Lagos dentre de poucos anos, já que as estimavas para lá é de que seu PIB sofra um incrmento de nada mais nada menos de 300%....
sul_mp April 26th, 2009, 10:49 PM eu não sou o Br mas eu tenho essa tabela.Se for das maiores cidades
vou começar com o ranking populacional de 1940.até 2009
1940
Araranguá-59273
Tubarão-53717
Lages-53697
Campos Novos-52689
Rio do Sul-49548
Florianópolis-46771
Joinville-45590
Chapecó-44327
Itajaí-44204
Canoinhas-42310
Blumenau -41178
Palhoça-36441
Joaçaba-36174
Laguna-33218
Concórdia-32658
São José-28378
Bom Retiro-27842
Criciúma-27753
Caçador-25307
Orleans-24965
1950
Chapecó-96624
Lages-77234
Florianópolis-67630
Tubarão-67045
Rio do Sul-57152
Canoinhas-52556
Itajaí-52057
Criciúma-50854
Joaçaba-48299
Blumenau -48108
Concórdia-48014
Joinville-43334
Araranguá-38923
Palhoça-38346
Laguna-38189
Orleans-33848
Turvo-32765
Curitibanos-32597
Brusque-32351
Campos Novos-29731
1960
Lages-121027
Florianópolis-98520
Joinville-70687
Blumenau-67092
Tubarão-63268
Criciúma-62650
Itajaí-55515
Chapecó-51981
Concórdia-45533
Rio do Sul-40291
Campos Novos-40067
Canoinhas-39232
Brusque-35763
Joaçaba-34501
Curitibanos-33677
Porto União-32848
São José-31696
Mafra-29923
Laguna-29620
Palhoça-27946
1970
Florianópolis-138337
Lages-128728
Joinville-126058
Blumenau-100275
Criciúma-81452
Tubarão-66876
Itajaí-63139
Chapecó-49865
Concórdia-45465
Campos Novos-43135
São José-42535
Mafra-36021
Canoinhas-35458
Brusque-35200
Laguna-35042
Caçador-32892
Curitibanos-30977
Jaraguá do Sul-30246
Rio do Sul-27538
São Joaquim-26640
1980
Joinville-235803
Florianópolis-187880
Blumenau -157251
Lages-155295
Criciúma-110597
São José-87822
Itajaí-86456
Chapecó-83772
Tubarão-75242
Concórdia-59426
Jaraguá do Sul-48538
Canoinhas-47272
Campos Novos-43159
Brusque-41228
Mafra-40637
Laguna-39531
Caçador-39278
Palhoça-38023
Curitibanos-37712
Rio do Sul-36247
1991
Joinville-347151
Florianópolis-255390
Blumenau -212025
Lages-151235
Criciúma-146320
São José-139493
Chapecó-123050
Itajaí-119631
Tubarão-95062
Jaraguá do Sul-76968
Palhoça-68430
Concórdia-64338
Brusque-57971
Canoinhas-55376
Caçador-52684
São Bento do Sul-50328
Araranguá-48415
Mafra-47042
Rio do Sul-45679
Laguna-44862
2000
Joinville-429604
Florianópolis-342315
Blumenau -261808
São José-173559
Criciúma-170420
Lages-157682
Itajaí-147494
Chapecó-146967
Jaraguá do Sul-108489
Palhoça-102742
Tubarão-88470
Brusque-76058
Balneário Camboriú-73455
São Bento do Sul-65437
Caçador-63322
Concórdia-63058
Araranguá-54706
Rio do Sul-51650
Canoinhas-51631
Mafra-49940
2009
Joinville-497329
Florianópolis-408163
Blumenau -299417
São José-201748
Criciúma-188556
Chapecó-174185
Itajaí-172084
Lages-167801
Jaraguá do Sul-139016
Palhoça-130881
Brusque-102278
Balneário Camboriú-102079
Tubarão-96528
São Bento do Sul-76512
Caçador-70720
Concórdia-70392
Rio do Sul-59962
Araranguá-59541
Camboriú-57792
Navegantes-57323
Está aí
:):)
Muuuuuito legal esses dados!!!
Uma pergunta pro kelsen: porque Joaçaba caiu tanto em população nas décadas de 50 pra 60?? Desmembramentos?
Kelsen April 26th, 2009, 11:15 PM :yes:
Joaçaba e Chapecó até certo tempo eram AS DUAS ÚNICAS únicas cidades do Oeste, todas as outras emanciparam-se dessas duas. Mesmo nas décadas de 40/50/60 muitas emancipações ocorreram. A última emancipação de Joaçaba foi em 1995: Luzerna, a qual inclusive é conurbada.
Citei Chapecó porque esses números não refletem o que eram as cidades eram na época: na década de 50 Joaçaba já tinha até alguns prédios e era mais ou menos o que é hoje em termos de núcleo urbano e a mais importante do Oeste, e Chapecó tinha um núcleozinho urbano de pouco mais de 4000/5000 habitantes.
Só que Chapecó não estagnou. Joaçaba sim. Pelo menos populacionalmente.
Nat_Mac April 27th, 2009, 04:06 AM :yes:
Joaçaba e Chapecó até certo tempo eram AS DUAS ÚNICAS únicas cidades do Oeste, todas as outras emanciparam-se dessas duas. Mesmo nas décadas de 40/50/60 muitas emancipações ocorreram. A última emancipação de Joaçaba foi em 1995: Luzerna, a qual inclusive é conurbada.
Citei Chapecó porque esses números não refletem o que eram as cidades eram na época: na década de 50 Joaçaba já tinha até alguns prédios e era mais ou menos o que é hoje em termos de núcleo urbano e a mais importante do Oeste, e Chapecó tinha um núcleozinho urbano de pouco mais de 4000/5000 habitantes.
Será que Criciúma corre algum risco de ser ultrapassada demograficamente por chapecó ou Itajaí?
Creio que se a taxa de Crescimento das três cidade continuarem a mesma,As duas irão passar Criciúma,que em 2000 foi ultrapassada por São José.
Talvez até uma remota chance de Jaraguá do Sul realizar essa ''façanha''.
Eu sei que Balneário Camboriú também apresenta altas taxas de Crescimento.
Claro que tudo isso a looongo prazo
RobsonGuerra September 12th, 2011, 04:53 PM Posição Município População em 2010
1 Joinville 515 250
2 Florianópolis 421 203
3 Blumenau 309 214
4 São José 203 384
5 Criciúma 192 308
6 Chapecó 183 561
7 Itajaí 183 388
8 Lages 156 737
9 Jaraguá do Sul 143 206
10 Palhoça 137 199
11 Balneário Camboriú 108 107
12 Brusque 105 495
13 Tubarão 97 281
14 São Bento do Sul 74 797
15 Caçador 70 735
16 Concórdia 68 627
17 Camboriú 62 289
18 Araranguá 61 339
19 Rio do Sul 61 196
20 Navegantes 60 588
21 Içara 58 859
22 Biguaçu 58 238
23 Gaspar 57 958
24 Indaial 54 794
25 Mafra 52 920
26 Canoinhas 52 775
27 Laguna 51 554
FloripaNation September 12th, 2011, 05:33 PM Em SC:
Crescimento: Balneário Camboriú, Palhoça, Itapema, Floripa....
Decadência: Lages, Laguna.
Estagnadas: Criciúma, Tubarão. Em geral o sul tem crescimento bem menor que a região Litoral norte, Vale e Floripa.
Paulistinha September 12th, 2011, 06:08 PM Conheço várias cidades estagnadas, paradas no tempo no meu estado, vou listar só algumas que me veio na cabeça agora, ambas perto de Ribeirão Preto: Santa Cruz das Palmeiras, Cajuru, Tambaú, Santa Rosa do Viterbo...
Menestrel September 13th, 2011, 07:24 PM Eu não conheço BEM todas as cidades do estado mas na RMSP, as cidades do ABC (excessão à SBC) tem crescido pouco em termos de população...
Algumas cidades tiveram grande decadência em qualidade vida entre os anos 70/80/90 no auge da migração, mas tem se recuperado bastante (pelo menos visualmente) nos últimos 15 anos, tais como: Itaquaquecetuba, Ferraz, Franco da Rocha, Carapicuíba, Itapevi...
Na Baixada Santista, Santos tem a mesma população à duas décadas! Já contabilizado a emancipação de Bertioga...
O Cavaleiro September 13th, 2011, 08:17 PM 70 % dos municípios do Tocantins são estagnados. São mto pequenos e dependem só do repasse FPM.
O estado tem 139 cidades, as 10 maiores concentram praticamente tudo, inclusive a população. As demais são todas estagnadas.
Naipesky September 14th, 2011, 05:19 AM Mais ênfase na estagnação econômica. População que não cresce pode ser apenas uma benigna manutenção. (Como em Joaçaba e na Europa)
ES:
A verdade é que são poucas "booming cities" seja no ES ou em outros estados, se comparadas com os trocentos municípios pequenos com situação estável, populacional ou econômica, por isso é melhor citar cidades próximas de 30 mil habitantes.
Nas montanhas, Iúna
- Migração excessiva x economia que não cresceu.
No litoral sul, Piúma
- Não tem pesca, industria ou agricultura, depende exclusivamente do turismo, que porém é sazonal e concorrido pelas cidades vizinhas. Migração excessiva.
No Norte, São Mateus.
Dentre as 10 maiores cidades do ES, é a mais parada economicamente, mantendo só a pobreza.
Menestrel September 14th, 2011, 06:21 PM Mais ênfase na estagnação econômica. População que não cresce pode ser apenas uma benigna manutenção. (Como em Joaçaba e na Europa)
ES:
A verdade é que são poucas "booming cities" seja no ES ou em outros estados, se comparadas com os trocentos municípios pequenos com situação estável, populacional ou econômica, por isso é melhor citar cidades próximas de 30 mil habitantes.
Nas montanhas, Iúna
- Migração excessiva x economia que não cresceu.
No litoral sul, Piúma
- Não tem pesca, industria ou agricultura, depende exclusivamente do turismo, que porém é sazonal e concorrido pelas cidades vizinhas. Migração excessiva.
No Norte, São Mateus.
Dentre as 10 maiores cidades do ES, é a mais parada economicamente, mantendo só a pobreza.
De fato, normalmente inchaço populacional significa queda na qualidade de vida e degradação mas...... Há excessões!
Praia Grande aqui em SP é um ótimo exemplo disto! Em três décadas saltou de 70 para 260 mil habitantes... E a cidade evoluiu pra caramba!!! É outra!
PG era um abandono só! Mato pra todo lado, barracos, ruas de terra e esgoto correndo à céu aberto até nas imediações do centro, "meca" dos farofeiros com ônibus de excursão espalhados pelas ruas enlameadas da orla...
Acreditem, PG hoje é uma das cidades mais modernas do país, super planejada, organizada, uma densidade incrível de prédios e casas novas, infraestrutura impecável, shoppings, homecenters, hipermercados, terminais de ônibus, grandes avenidas, praia com urbanização impecável, 1.500 câmeras nas ruas (récorde mundial) e praticamente sem favelas!
O inchaço neste caso se deve ao grande número de aposentados bem remunerados que estão se mudando em massa pra lá! Até o perfil do turista de PG mudou... Hoje é de classe média e média alta!
Renaudt September 14th, 2011, 08:03 PM Moro em São Paulo mas sou nascido em Araçatuba, cidade que fica a 520 km da capital. Apesar de a cidade estar recebendo no momento importantes investimentos, já faz uns 10 anos que Araçatuba está em decadência, inclusive tendo diminuido em população e PIB. Para se ter uma idéia, a ultima vez em que estive lá (no inicio deste ano) alguns carros estavam com um adesivo com a seguinte frase: "Visite Araçatuba antes que acabe". Muito triste!!!
Paulistinha September 14th, 2011, 08:35 PM ^^ Triste mesmo, Renaudt. Infelizmente o que mais há no nosso interior são cidades nessa situação. As regiões 'pólos' do estado atraem toda a atenção e investimentos, ofuscando as restantes cidades que acabam nessa situação... :ohno:
LRenato September 14th, 2011, 10:38 PM Vale do Ribeira,,tão perto de São paulo e tão longe de Deus.
Cidades: Ribeira, Adrianópolis (pr),Guapiara,Iporanga, itaóca, Iguape, Apiaí, Registro..de que adianta ser reserva do unesco , se a região é largada...como se ter a maior concentração de cavernas e mata atlantica do brasil bastasse para que vivessemos felizes e saltitantes ,mas somos reserva da unesco, viveremos felizes para sempre..
Apiaí pop 2000 = 27.000
Apiaí pop 2010 =25.000
Sem contar Adrianópolis e Ribeira e Sua decadencia após a era Plumbum...
.
marcoasantos September 16th, 2011, 07:28 AM ^^ Triste mesmo, Renaudt. Infelizmente o que mais há no nosso interior são cidades nessa situação. As regiões 'pólos' do estado atraem toda a atenção e investimentos, ofuscando as restantes cidades que acabam nessa situação... :ohno:
Para resolver esse problema, vem a necessidade de um olhar e politicas publicas setoriais e especificas para as diferentes regiões do Estado. Não adianta disfarçar que o problema não existe, pois o que se vê é que a desigualdade economica entre as diversas regiões está com tendencia de crescimento (vide investimentos anunciados por região). Dou maior destaque as regiões do Vale do Ribeira, Sudoeste Paulista e Oeste Paulista, onde o unico investimento de alta monta anunciado até o momento é a construção do Estaleiro pela transpetro (Subsidiária da Petrobrás) em Araçatuba.
Espero que tal ponto se resolva, principamente considerando a divisão feita pelo governo (Eixos geográficos de atuação), para gestão dos valores do PPA 2012-2015.
xatoux September 16th, 2011, 03:30 PM De fato, normalmente inchaço populacional significa queda na qualidade de vida e degradação mas...... Há excessões!
Praia Grande aqui em SP é um ótimo exemplo disto! Em três décadas saltou de 70 para 260 mil habitantes... E a cidade evoluiu pra caramba!!! É outra!
PG era um abandono só! Mato pra todo lado, barracos, ruas de terra e esgoto correndo à céu aberto até nas imediações do centro, "meca" dos farofeiros com ônibus de excursão espalhados pelas ruas enlameadas da orla...
Acreditem, PG hoje é uma das cidades mais modernas do país, super planejada, organizada, uma densidade incrível de prédios e casas novas, infraestrutura impecável, shoppings, homecenters, hipermercados, terminais de ônibus, grandes avenidas, praia com urbanização impecável, 1.500 câmeras nas ruas (récorde mundial) e praticamente sem favelas!
O inchaço neste caso se deve ao grande número de aposentados bem remunerados que estão se mudando em massa pra lá! Até o perfil do turista de PG mudou... Hoje é de classe média e média alta!
Esta aí boa parte da explicação da população de Santos não crescer! Morar em Santos é BEEMM mais caro que nas cidades vizinhas(alugel, preço de imóveis). As pessoas casam, e quem casa quer casa, e acabam se mudando para outras cidades, em especial SV e PG. De certo modo houve uma gentrificação da cidade!
Outra explicação é o fato que a parcela mais bem posicionada na cidade, ao entrar no mercado de trabalho (em profissões mais rentáveis) arrumam emprego em SP. Uma parte entra no sobe-desce da serra nos fretados, mas outras tantos se mudam p capital.
jayrofreitasjuazeiro September 17th, 2011, 04:00 PM Granjeiro do ceará ...a cidade a cada ano perde consideravelmente um grande numero de habitantes e não existe praticamente nem uma forma de ganho ,somente na prefeitura que por sinal é abandonada ,que nem seu propio prefeito mora na cidade.
GustavoSJP September 19th, 2011, 12:37 AM Na verdade, o que acontece com Araçatuba é apenas um baixo crescimento populacional. A cidade tem ótimos indicadores sócio-econômicos (IDH de 0,848 em 2000). E em relação à população, a cidade forma um aglomerado urbano de 300 mil habitantes com Birigui. Araçatuba não tá estagnada.
Will_NE September 19th, 2011, 12:49 AM A minha... :D
Há mais de 30 anos que a minha cidade (Senhor do Bonfim, no norte da Bahia) não sai da faixa de 65.000/85.000 habitantes.
Alexcnhs September 19th, 2011, 01:08 AM Em SC:
Crescimento: Balneário Camboriú, Palhoça, Itapema, Floripa....
Decadência: Lages, Laguna.
Estagnadas: Criciúma, Tubarão. Em geral o sul tem crescimento bem menor que a região Litoral norte, Vale e Floripa.
Acrescentaria no Crescimentoo Joinville também.
Decadência: Não vejo essas cidades como decadentes, e creio em uma recuperação delas em breve.
Estagnadas: acrescento São Bento do Sul, Canoinhas, Porto União e Imbituba.
Ice Climber September 19th, 2011, 01:27 AM ^^ Alex, eu respeito sua opinião, mas quero deixar meu registro sobre as cidades do Sul de Santa Catarina:
IMBITUBA (EM CRESCIMENTO): A cidade, que sempre foi estagnada e vivia de um futuro que nunca vinha, aparenta ensaiar um crescimento. O PIB hoje beira o primeiro bilhão, o porto está em ampliação, e em obras de novo terminal contêineres, novo berço de atracagem, e deve consolidar-se como o segundo do estado. Muitas empresas sinalizam se instalar por aqui. A mais famosa, que já está em funcionamento, é a Votorantim.
Quando vim morar aqui, há 4 anos, praticamente inexistiam restaurantes, a construção civil se resumia a algumas poucas casas de classe média, a prefeitura mal calçava ruas. Hoje a cidade é completamente diferente. O comércio da cidade se expande, as opções de gastronomia, lazer noturno e hospedagem multiplicaram-se e pela primeira vez em anos iniciou-se a construção de edifícios residenciais (são uns 4 em construção, e outros em projeto em diversos bairros). Novos loteamentos e dois condomínios estão em fase de aprovação. Duas concessionárias (FIAT e Chevrolet) vão se instalar nos próximos meses no bairro de Nova Brasília - algo impensável até dois anos atrás.
Vamos ver se é sustentável. Sempre fui cético com Imbituba. Hoje acredito muito nela.
LAGUNA (DECADENTE): Laguna sim é uma cidade decadente. Quase não se houve notícias de investimentos no município, o desemprego é grande, e a pobreza - principalmente na periferia, é enorme. Falam hoje na instalação de um complexo eólico, mas nada confirmado. Infelizmente Laguna não tem perspectiva de futuro - quase toda a pauta econômica passa necessariamente na pesca e no turismo. E a cidade vai perder 10.000 habitantes ano que vem. Ou seja, menor FPM.
TUBARÃO (ESTAGNADA, COM PERSPECTIVA DE MELHORA): Tubarão não tem grandes índices de crescimento populacional, mas a cidade enriquece. É visível isso, cada vez mais a já grande classe média aumenta, novas opções de comércio, serviços, lazer são construídas na cidade, que se diversifica. Tubarão deve consolidar-se gradativamente como a principal referência de serviços para metade do Sul do estado. E a localização é perfeita: próxima da BR-101, da Serra, do Mar, do Porto de Imbituba, e com uma ferrovia que vai ser ligada ao Brasil inteiro.
Barriga-Verde September 19th, 2011, 01:44 AM :yes:
Seria interessantíssimo comparar a evolução da população urbana das cidades, ao longo das décadas do século passado. Isso corrigiria essas distorções de municípios que abrangiam regiões enormes, mas que o núcleo urbano principal era minúsculo, bem menor que o de outros municípios com populações menores. Mas não sei se esses dados existem, talvez tenha a proporção de população rural dos estados nessas épocas, mas aí seria só um palpite, já que há variação para cada caso.
Alexcnhs September 19th, 2011, 01:48 AM ^^ Valeu pelas informações, mas considerando o alto desenvolvimento de outras áreas do estado, essa região sul cresce, mas em um ritmo estagnado, mas como te disse me baseio nas outras regiões que eu conheço, como não conheço o sul, fica mais pela impressão que tenho desta década. Mas o sul deve prosperar com a 101, e sou otimista com relação as outras áreas do estado, até mesmo a serra.
Alexcnhs September 19th, 2011, 02:03 AM ^^
Barriga, tenho alguns dados do IBGE.
Maiores Municípios
1960
Lages: 121.027
Florianópolis: 98.520
Joinville: 70.687
Blumenau: 67.092
Tubarão: 63.268
Criciúma: 62.650
Itajai: 55.516
Chapecó: 51.981
Concórdia: 45.533
Rio do Sul: 40.291
Santa Catarina: 2.146.909
Maiores Cidades
Florianópolis- 74.323
Blumenau-46.591
Joinville-44.255
Itajaí-38.889
Lages-35.112
Criciúma-25.331
Hello_World September 19th, 2011, 02:28 AM Estagnada: Mogi Mirim-SP
A minha cidade vizinha tem mais de 230 anos de emancipação (mais antiga que Campinas) e apenas 86 mil habitantes, já foi o maior município do estado de SP, ocupava todo o interior do estado, de Campinas às barrancas do rio Grande.
A população da cidade era formada por coronéis, barões, condes, e tralalá, que se achavam o centro do universo. Hoje a cidade é formada em grande parte pelos descendentes dessas pessoas "importantes", e por incrível que pareça ainda ouvimos a seguinte frase: "De que família você é?" :gaah:
Por outro lado, essa estagnação não significa decadência. Grande parte da população pertence à classe média-alta, os imóveis na cidade são muito valorizados, muitas casas da área central (que é muito grande) valem mais de 1 milhão de reais.
Leonardo M. Gaz October 30th, 2011, 10:02 PM Estado de SP.
Estagnadas: Magi-Mirim, Mogi-Guacu, Taubaté, Registro e cidades do Vale do Ribeira, Barretos, Itupeva, Aparecida do Norte/Guaratinguetá, Dracena, Adamantina, Andradina, Rosana, Teodoro e Sampaio e cidades do Pontal do Paranapanema, Catanduva, Lins, Tupã, Jales, Vargem Grande do Sul, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Itapetininga.
Pietrin October 31st, 2011, 01:49 AM Guarapuava, Ponta Grossa, Paranaguá, Jaguariaíva, Guaíra, Palmas, União da Vitória, Assis Chateaubriand, Colombo.
Bonja October 31st, 2011, 01:58 AM Ponta Grossa??? Não posso crer?? Próxima a capital e recebendo investimentos aos montes....Acho que há algum equívoco aí...
Pietrin October 31st, 2011, 05:23 PM Ponta Grossa??? Não posso crer?? Próxima a capital e recebendo investimentos aos montes....Acho que há algum equívoco aí...
Ponta grossa sim, neste thread falamos também de população e iniciativa privada, e mesmo PG sendo uma cidade linda, cheia de história e com lugares como a UEPG, a cidade está de certa forma estagnada economicamente.
Yuri S Andrade October 31st, 2011, 05:54 PM Seria interessantíssimo comparar a evolução da população urbana das cidades, ao longo das décadas do século passado. Isso corrigiria essas distorções de municípios que abrangiam regiões enormes, mas que o núcleo urbano principal era minúsculo, bem menor que o de outros municípios com populações menores. Mas não sei se esses dados existem, talvez tenha a proporção de população rural dos estados nessas épocas, mas aí seria só um palpite, já que há variação para cada caso.
Eu elaborei há um tempo atrás um thread exatamente com essa temática:
A lista considera apenas a população urbana dos centros acima de 100 mil habitantes. Os centros urbanos que se estendem por mais de um município, estão considerados apenas as conurbações (definição no segundo parágrafo), e não as RMs.
2010
---------------------- 2010 ---------- 2000 ---- Cresc. % 2000/2010
1 - São Paulo (SP) --- 19.088.329 --- 16.846.601 --- 13,31%
2 - Rio de Janeiro (RJ) --- 11.689.015 --- 10.731.396 --- 8,92%
3 - Belo Horizonte (MG) --- 4.463.455 --- 3.986.683 --- 11,96%
(...)
2000
---------------------- 2000 ---------- 1991 ---- Cresc. % 1991/2000
1 - São Paulo (SP) --- 16.134.523 --- 14.417.917 --- 11,91%
2 - Rio de Janeiro (RJ) --- 10.731.396 --- 9.687.411 --- 10,78%
3 - Belo Horizonte (MG) --- 3.830.477 --- 3.055.474 --- 25,36%
(...)
1991
---------------------- 1991 ---------- 1980 ---- Cresc. % 1980/1991
1 - São Paulo (SP) --- 14.262.577 --- 11.709.771 --- 21,80%
2 - Rio de Janeiro (RJ) --- 9.386.365 --- 8.324.331 --- 12,76%
3 - Belo Horizonte (MG) --- 2.936.679 --- 2.270.945 --- 29,32%
(...)
1980
---------------------- 1980 ---------- 1970 ---- Cresc. % 1970/1980
1 - São Paulo (SP) --- 11.593.245 --- 7.592.763 --- 52,69%
2 - Rio de Janeiro (RJ) --- 8.300.686 --- 6.533.415 --- 27,05%
3 - Belo Horizonte (MG) --- 2.157.421 --- 1.357.685 --- 58,90%
(...)
1970
---------------------- 1970 ---------- 1960 ---- Cresc. % 1960/1970
1 - São Paulo (SP) --- 7.399.502 --- 3.804.412 --- 94,50%
2 - Rio de Janeiro (RJ) --- 6.533.415 --- 4.370.414 --- 49,49%
3 - Recife (PE) --- 1.419.574 --- 973.803 --- 45,78%
(...)
1960
---------------------- 1960 ---------- 1950 ---- Cresc. % 1950/1960
1 - Rio de Janeiro (RJ) --- 4.370.414 --- 2.851.257 --- 53,28%
2 - São Paulo (SP) --- 3.723.942 --- 2.228.496 --- 67,11%
3 - Recife (PE) --- 973.803 --- 590.113 --- 65,02%
(...)
1950
---------------------- 1950 ---------- 1940 ---- Cresc. % 1940/1950
1 - Rio de Janeiro (RJ) --- 2.773.474 --- 1.710.359 --- 62,16%
2 - São Paulo (SP) --- 2.212.235 --- 1.336.042 --- 65,58%
3 - Recife (PE) --- 550.539 --- 355.908 --- 54,69%
(...)
1940
---------------------- 1940
1 - Rio de Janeiro (RJ) --- 1.643.517
2 - São Paulo (SP) --- 1.258.482
3 - Recife (PE) --- 355.908
(...)
Guilherme Hillard October 31st, 2011, 07:41 PM Mesquita não é tão ruim não, ela na verdade parece-se mais com Nilópolis do que com São João de Meriti, com praças em geral bem cuidadas, ruas pavimentadas(contesta-se a qualidade claro), só que com um comércio beeem menos dinâmico que Nilópolis. São João de Meriti é uma cidade muito carente de tudo, inclusive de serviços públicos básicos, algo que Nilópolis não peca tanto, visto que tem uma taxa grande de residências com saneamento básico adequado. Claro que você discute o tamanho do munícipio, pois Nilópolis é um dos menores do Brasil em área habitada, já que o parque do Gericinó impede muito o crescimento da cidade, e isso é ponto positivo e negativo, pois a cidade não pôde crescer industrialmente e se concentrou no comércio, e também manteve uma população pequena em comparação a seus vizinhos. De todas da Baixada a mais dinâmica é Nova Iguaçu, mesmo tendo um PIB menor que Duque de Caxias, é uma cidade mais pronta. Caxias ganha pelo parque industrial, mas a cidade em si peca muito no quesito infra-estrutura básica, é uma cidade muito largada ainda, têm bairros péssimos e o próprio centro é mais zuado do que o de Nova Iguaçu.
Um detalhe: pra area habitável de Nilópolis, a população é até grande... demais.
Hello_World November 1st, 2011, 04:00 AM Estado de SP.
Estagnadas: Magi-Mirim, Mogi-Guacu, Taubaté, Registro e cidades do Vale do Ribeira, Barretos, Itupeva, Aparecida do Norte/Guaratinguetá, Dracena, Adamantina, Andradina, Rosana, Teodoro e Sampaio e cidades do Pontal do Paranapanema, Catanduva, Lins, Tupã, Jales, Vargem Grande do Sul, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Itapetininga.
:rant:
banzo November 1st, 2011, 01:16 PM A migração intra-regional na região do Triângulo/Alto Paranaíba cresceu a olhos vistos nos últimos tempos. As duas cidades maiores cresceram bastante, enquanto uma rede de pequenas cidades à sua volta diminuiu. Casos de Tiros, Santa Rosa da Serra, Arapuá, Matutina, Pratinha, Centralina, Água Comprida.
A região em si não está estagnada, mas a população tem se concentrado nos municípios maiores. Pegando a microrregião de Patos de Minas, por exemplo, podemos dizer que o principal município da rede, Patos de Minas e São Gotardo foram os únicos que cresceram, no universo de dez municípios.
Imagino que a coisa possa até ser pior na região do Pontal, que deve perder muita população para Uberlândia. Sei também que a economia de algumas cidades tem crescido, por conta das usinas, mas somente estas últimas concentraram o crescimento de toda a região.
A cidade de Formiga, e, em menor grau, a cidade de Passos também são cidades que diminuíram sua importância relativa no contexto estadual.
Leonardo M. Gaz November 1st, 2011, 07:25 PM :rant:
E TEM MUITO MAIS... Itapira, etc.
...Se for listar todas aqui, daria uma página.
Fabius_ November 2nd, 2011, 02:18 PM (...)
A cidade de Formiga, e, em menor grau, a cidade de Passos também são cidades que diminuíram sua importância relativa no contexto estadual.
E São Sebastião do Paraíso, rival de Passos, pode não ter aumentado sua importância no contexto estadual, mas certamente anda mais dinâmica. Antes era bem parada, mas agora...
Lucas Souza RF November 3rd, 2011, 12:49 AM Estado de SP.
Comparadas à média estadual, concordo na inclusão destas cidades em negrito, mas se olharmos apenas no contexto regional (oesta paulista, considerando a Alta Paulista, Alta Sorocabana e Pontal do Paranapanema) algumas apresentaram um certo crescimento nos últimos anos. Dracena e Adamantina são dois exemplos, embora em ritmo lento. Já Rosana e Teodoro Sampaio não se pode dizer o mesmo. Rosana é muito prejudicada pela distância (cerca de 800 km de São Paulo e 200 km de Prudente, a cidade média mais próxima de lá), embora sua arrecadação municipal seja alta, em virtude de duas usinas hidrelétricas que tem lá. A cada ano, o IBGE acusa declínio na população, infelizmente.
EmyJaraguá November 3rd, 2011, 02:28 AM Eu acho que seria injusto mais citaria São Bento do Sul, a cidade parou no tempo!
Paulost November 3rd, 2011, 04:38 PM A migração intra-regional na região do Triângulo/Alto Paranaíba cresceu a olhos vistos nos últimos tempos. As duas cidades maiores cresceram bastante, enquanto uma rede de pequenas cidades à sua volta diminuiu. Casos de Tiros, Santa Rosa da Serra, Arapuá, Matutina, Pratinha, Centralina, Água Comprida.
A região em si não está estagnada, mas a população tem se concentrado nos municípios maiores. Pegando a microrregião de Patos de Minas, por exemplo, podemos dizer que o principal município da rede, Patos de Minas e São Gotardo foram os únicos que cresceram, no universo de dez municípios.
Imagino que a coisa possa até ser pior na região do Pontal, que deve perder muita população para Uberlândia. Sei também que a economia de algumas cidades tem crescido, por conta das usinas, mas somente estas últimas concentraram o crescimento de toda a região.
Com relação a cidade de Formiga eu concordo plenamente, está estagnada e perdeu importãncia relativa. Eu sempre tive em mente que essa cidade era importante no estado. Os livros de geografia antigos e estudos mostravam que a cidade tinha importância em MG. No ano passado tive a oportunidade de conhece-la e foi uma surpresa (negativa). A cidade é beeeemmmm fraquinha, desorganizada, trânsito confuso, poucas indústrias, comercio é até mais ou menos. No geral a cidade "transpira" estagnação. No curso de Geografia que faço , em Geografia regional de MG, li que a cidade perdeu importância no estado. O mesmo está acontecendo com Teófilo Otoni. Agora Passos.... até perdeu importância relativa no sul de minas, mas a nível do estado a perda (ou diminuição) não foi grande.
RenatoSayer November 4th, 2011, 01:47 AM Acho que no Tocantins eu posso citar Gurupi como a cidade que regrediu muito na última década. Nos anos 90 a cidade era forte na industrialização. Esses dias eu passei pela área industrial da cidade, infelizmente o que se vê são galpões abandonados com mato crescendo ao redor. Na época em que morei lá, havia indústria de borracha de pneus, fábrica da Pepsi, entre outras... Hoje é conhecida como uma cidade universitária, certamente esse título não aquece nenhuma economia.
RFroner November 6th, 2011, 01:23 AM Vacaria - RS, cidade em decadência desde que foi fundada, um dos lugares mais feios do estado.
Bruhno BSB November 7th, 2011, 03:57 PM E São Sebastião do Paraíso, rival de Passos, pode não ter aumentado sua importância no contexto estadual, mas certamente anda mais dinâmica. Antes era bem parada, mas agora...
Verdade, São Sebastião do Paraíso tem recebido inúmeras indústrias e praticamente inexiste o desemprego na cidade. Continua no entanto a idéia regional de que Passos é a pequena metrópole da região, com suas confecções, comércio (Avenida da Moda, um shopping a céu aberto de alto nível) e as suas favelas e favelados, porque metrópole de respeito tem de ter favela e tem de ter desigualdade social.. :bash:
No entanto acho que o exemplo de estagnação são as cidades de Pratápolis, São Tomás de Aquino, Cássia e Capetinga, que são as mesmas há 20 anos e perdem importância para cidades como Itaú de Minas, Passos e Paraíso.
Bruhno BSB November 7th, 2011, 04:01 PM Colegas, quanto à estagnação das cidades pequenas, o que vocês acham que poderia solucionar o problema? Que políticas públicas? Países desenvolvidos como a Espanha, Itália também passam por isso..
CampoGrandense November 7th, 2011, 09:48 PM Corumbá, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho, Ladário, Anastácio, Coxim e várias outras com menos de 15.000 habitantes. A maioria fica na Região Pantaneira e Peri-Pantaneira, onde quase toda grande atividade industrial é proibida.
Antes que algum corumbaense me xingue, a cidade está estagnada, não decadente. Ou seja, não cresce economicamente - nem demograficamente -, ou cresce muito abaixo da média, apesar de ter um PIB relativamente alto para os padrões do MS, devido principalmente à mineração.
lusorod November 8th, 2011, 05:14 AM Nossa aqui em São Paulo Mauá, Registro, Suzano, Itaquaquecetuba......cão chupando manga!
RobertoBancrofth November 9th, 2011, 09:43 PM Niquelândia que na época se chamava São José do Tocantins que no século XVIII a segunda maior cidade goiana e hoje não figura nem entre as 20
P@ssageiro_Cwb November 27th, 2011, 12:25 AM Guarapuava, Ponta Grossa, Paranaguá, Jaguariaíva, Guaíra, Palmas, União da Vitória, Assis Chateaubriand, Colombo.
Pietrin, na verdade acho que Guarapuava e Ponta Grossa não se encaixam nessa lista, é uma impressão equivocada e as vezes reforçada pela idéia de pobreza endêmica na região central do estado, mas não é bem assim. É a maior região paranaense em números absolutos de pessoas em situação de pobreza mas ainda assim algumas cidades se destacam, entre elas Guarapuava e de forma muito mais evidente, Ponta Grossa. Nesse post aqui (http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=85605669&postcount=4549), coloquei alguns números do Ipardes sobre o crescimento de Guarapuava nos últimos 10 anos e
nesse outro (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1416650) a cidade, parques e algumas fotos do skyline.
O Lobo Bravo tem um thread de obras (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1454158&page=5) onde faz uma lista dos lançamentos entre os quais o de um edifício de 35 andares. :)
Rodalvesdepaula November 27th, 2011, 12:31 AM Estado de SP.
Acrescento também algumas cidades da região de Sorocaba, como Iperó, Mairinque, Sarapuí e Capela do Alto: idades que já foram fortes e vivem violento processo de decadência.
Robson_Lima November 27th, 2011, 01:04 AM Duas capitais que não estão em decadência mas tem pontos que estão estagnados. Se comparadas com as grandes capitais mundiais precisam trabalhar muito a questão da urbanização.
Fabmarks November 28th, 2012, 04:21 PM Estado de SP.
Mogi Guaçu recebeu 100 mi em investimento no novo shopping
Mogi Mirim venceu Campinas na disputa para o Data Center do Itau - o mais importante e maior do brasil.
Sua lista é totalmente obsoleta e a origem dela discutível.
Hello_World November 28th, 2012, 08:55 PM O investimento de 10 bi do Itaú vai dar uma nova cara à essa região.
Fabmarks December 3rd, 2012, 10:48 AM Pessoal.
Pude obter uma lista com dados atualizados e concretos para medir o desenvolvimento dos municípios paulistas.É o IFDM.
O IFDM, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Eis a relãção atualizada para o estado de São Paulo que mostra as cidades mais desenvolvidas do estado e as menos desenvolvidas:
Ranking IFDM UF "Ranking IFDM
Ano Base 2010" IFDM
Nacional Estadual
1º 1º SP Indaiatuba 0,9486
2º 2º SP São José do Rio Preto 0,9357
3º 3º SP Itatiba 0,9276
4º 4º SP Amparo 0,9259
5º 5º SP Barueri 0,9258
6º 6º SP Ribeirão Preto 0,9230
7º 7º SP Marília 0,9195
8º 8º SP Louveira 0,9194
9º 9º SP Jundiaí 0,9171
10º 10º SP Paulínia 0,9159
11º 11º SP Bauru 0,9127
12º 12º SP Campinas 0,9117
13º 13º SP Santos 0,9108
14º 14º SP Valinhos 0,9107
16º 15º SP Bragança Paulista 0,9097
17º 16º SP Araraquara 0,9092
18º 17º SP Americana 0,9091
19º 18º SP São Caetano do Sul 0,9072
20º 19º SP Atibaia 0,9067
21º 20º SP Taubaté 0,9047
22º 21º SP Araras 0,9044
23º 22º SP São Carlos 0,9036
24º 23º SP Itupeva 0,9034
27º 24º SP Mendonça 0,9006
28º 25º SP Itu 0,9005
29º 26º SP Santa Bárbara d'Oeste 0,9003
30º 27º SP Vinhedo 0,8981
31º 28º SP Santana de Parnaíba 0,8972
32º 29º SP São Paulo 0,8969
33º 30º SP Marapoama 0,8941
35º 31º SP Votuporanga 0,8930
37º 32º SP Hortolândia 0,8926
38º 33º SP Araçatuba 0,8919
39º 34º SP Santo André 0,8911
40º 35º SP Rio Claro 0,8901
41º 36º SP Limeira 0,8867
42º 37º SP Sorocaba 0,8865
43º 38º SP Guarulhos 0,8861
44º 39º SP Cerquilho 0,8859
46º 40º SP Cotia 0,8836
51º 41º SP Caieiras 0,8787
52º 42º SP Botucatu 0,8774
53º 43º SP Catanduva 0,8773
54º 44º SP Monte Alto 0,8772
58º 45º SP Nova Odessa 0,8745
59º 46º SP Osasco 0,8743
62º 47º SP Vargem Grande Paulista 0,8737
64º 48º SP Guaratinguetá 0,8732
65º 49º SP Novo Horizonte 0,8732
66º 50º SP Piracicaba 0,8729
68º 51º SP Sebastianópolis do Sul 0,8714
69º 52º SP Tatuí 0,8708
70º 53º SP São Bernardo do Campo 0,8707
71º 54º SP Taboão da Serra 0,8700
72º 55º SP Tietê 0,8693
73º 56º SP São José dos Campos 0,8690
74º 57º SP Arujá 0,8687
75º 58º SP Brejo Alegre 0,8671
76º 59º SP Ouroeste 0,8663
78º 60º SP Votorantim 0,8657
80º 61º SP São Roque 0,8653
81º 62º SP Mauá 0,8647
82º 63º SP Salto 0,8645
84º 64º SP Porto Ferreira 0,8638
85º 65º SP Jacareí 0,8637
86º 66º SP Mogi Guaçu 0,8631
88º 67º SP São João da Boa Vista 0,8621
89º 68º SP Mococa 0,8619
91º 69º SP Pontes Gestal 0,8611
95º 70º SP Presidente Prudente 0,8598
96º 71º SP Rio das Pedras 0,8591
97º 72º SP Jaguariúna 0,8589
100º 73º SP Itapira 0,8580
101º 74º SP Jarinu 0,8578
104º 75º SP Várzea Paulista 0,8559
106º 76º SP Cabreúva 0,8558
108º 77º SP Fernandópolis 0,8545
109º 78º SP Barretos 0,8544
110º 79º SP Diadema 0,8543
114º 80º SP Cordeirópolis 0,8541
116º 81º SP Assis 0,8536
117º 82º SP Descalvado 0,8528
118º 83º SP Bady Bassitt 0,8527
119º 84º SP Boituva 0,8510
121º 85º SP Franca 0,8505
122º 86º SP Sumaré 0,8503
124º 87º SP Mogi Mirim 0,8498
125º 88º SP Ilha Solteira 0,8497
127º 89º SP Cubatão 0,8492
128º 90º SP Caraguatatuba 0,8490
131º 91º SP Ariranha 0,8488
132º 92º SP Jaboticabal 0,8487
133º 93º SP Itapevi 0,8480
134º 94º SP Cravinhos 0,8474
138º 95º SP Mairiporã 0,8468
139º 96º SP Elisiário 0,8467
143º 97º SP Praia Grande 0,8455
148º 98º SP Mirassol 0,8447
149º 99º SP Américo Brasiliense 0,8439
152º 100º SP Porto Feliz 0,8432
153º 101º SP Jaú 0,8417
154º 102º SP Sertãozinho 0,8415
157º 103º SP Cajamar 0,8404
159º 104º SP Embu 0,8400
160º 105º SP Vista Alegre do Alto 0,8393
161º 106º SP Leme 0,8391
165º 107º SP Pederneiras 0,8386
166º 108º SP Barra Bonita 0,8385
167º 109º SP Ourinhos 0,8381
168º 110º SP Franco da Rocha 0,8376
169º 111º SP Pitangueiras 0,8374
171º 112º SP Mogi das Cruzes 0,8368
172º 113º SP Carapicuíba 0,8363
176º 114º SP Borá 0,8347
177º 115º SP Birigui 0,8346
179º 116º SP Itajobi 0,8329
181º 117º SP Pompéia 0,8328
183º 118º SP Itapecerica da Serra 0,8318
187º 119º SP Santa Gertrudes 0,8315
189º 120º SP Itapeva 0,8311
193º 121º SP Jandira 0,8300
194º 122º SP Pindamonhangaba 0,8299
200º 123º SP Itapetininga 0,8291
201º 124º SP Cruzeiro 0,8285
203º 125º SP Bálsamo 0,8276
209º 126º SP Bariri 0,8252
211º 127º SP Fernando Prestes 0,8250
213º 128º SP São Joaquim da Barra 0,8247
214º 129º SP Ferraz de Vasconcelos 0,8241
216º 130º SP Mirante do Paranapanema 0,8233
222º 131º SP São José do Rio Pardo 0,8218
223º 132º SP Suzanápolis 0,8215
224º 133º SP Santa Adélia 0,8208
231º 134º SP Meridiano 0,8199
234º 135º SP Embu-Guaçu 0,8196
238º 136º SP Promissão 0,8192
239º 137º SP Guarujá 0,8188
240º 138º SP São Sebastião 0,8186
242º 139º SP Campo Limpo Paulista 0,8185
243º 140º SP Monte Mor 0,8184
245º 141º SP Palestina 0,8181
247º 142º SP Agudos 0,8180
251º 143º SP Paraíso 0,8175
252º 144º SP São Vicente 0,8172
255º 145º SP Monções 0,8164
258º 146º SP Caçapava 0,8153
259º 147º SP Ipeúna 0,8150
261º 148º SP Pirassununga 0,8150
269º 149º SP Santa Isabel 0,8124
270º 150º SP Ribeirão Pires 0,8121
271º 151º SP Jumirim 0,8118
274º 152º SP Jardinópolis 0,8115
275º 153º SP Serrana 0,8111
277º 154º SP Cosmópolis 0,8109
278º 155º SP Pedreira 0,8107
283º 156º SP Tapiratiba 0,8084
286º 157º SP Iracemápolis 0,8079
288º 158º SP Guaíra 0,8076
290º 159º SP Cajuru 0,8073
294º 160º SP Poá 0,8066
295º 161º SP Avaré 0,8064
297º 162º SP Jales 0,8063
304º 163º SP Guararema 0,8051
305º 164º SP Lençóis Paulista 0,8050
308º 165º SP Pindorama 0,8042
309º 166º SP Severínia 0,8039
310º 167º SP Alvinlândia 0,8032
311º 168º SP Registro 0,8032
313º 169º SP Suzano 0,8031
314º 170º SP Santo Antônio do Aracanguá 0,8029
320º 171º SP Capivari 0,8020
324º 172º SP Batatais 0,8015
326º 173º SP Santa Clara d'Oeste 0,8013
329º 174º SP Cosmorama 0,7999
330º 175º SP Matão 0,7997
333º 176º SP Santa Albertina 0,7993
334º 177º SP Orindiúva 0,7993
339º 178º SP Alfredo Marcondes 0,7987
340º 179º SP Urupês 0,7985
342º 180º SP Fartura 0,7980
343º 181º SP Mairinque 0,7979
345º 182º SP Itirapina 0,7979
348º 183º SP Andradina 0,7975
351º 184º SP Iacanga 0,7967
354º 185º SP Braúna 0,7964
357º 186º SP Olímpia 0,7964
358º 187º SP Salto de Pirapora 0,7963
359º 188º SP Santa Fé do Sul 0,7963
365º 189º SP Potirendaba 0,7950
366º 190º SP Macatuba 0,7949
367º 191º SP Saltinho 0,7949
373º 192º SP Santa Mercedes 0,7946
375º 193º SP Catiguá 0,7940
376º 194º SP Dracena 0,7939
382º 195º SP Alumínio 0,7933
383º 196º SP Junqueirópolis 0,7933
387º 197º SP Jaci 0,7923
388º 198º SP Guatapará 0,7921
390º 199º SP Clementina 0,7919
391º 200º SP Colina 0,7918
393º 201º SP Paulicéia 0,7916
394º 202º SP Laranjal Paulista 0,7912
408º 203º SP Paraguaçu Paulista 0,7891
413º 204º SP Taguaí 0,7880
416º 205º SP Tremembé 0,7879
417º 206º SP Macaubal 0,7879
420º 207º SP Vargem Grande do Sul 0,7876
424º 208º SP Itapuí 0,7873
425º 209º SP Dumont 0,7871
434º 210º SP Nova Independência 0,7864
435º 211º SP Ribeirão Corrente 0,7864
436º 212º SP Holambra 0,7863
438º 213º SP Orlândia 0,7859
439º 214º SP Cândido Rodrigues 0,7859
442º 215º SP Rancharia 0,7856
446º 216º SP Osvaldo Cruz 0,7852
447º 217º SP Cássia dos Coqueiros 0,7852
450º 218º SP Tanabi 0,7844
451º 219º SP Pradópolis 0,7843
453º 220º SP Nova Europa 0,7841
459º 221º SP Cedral 0,7836
461º 222º SP Valparaíso 0,7834
463º 223º SP Lins 0,7832
469º 224º SP Brotas 0,7828
470º 225º SP Santo Antônio de Posse 0,7826
471º 226º SP Aparecida 0,7825
473º 227º SP Cândido Mota 0,7823
480º 228º SP Torrinha 0,7815
481º 229º SP Buritizal 0,7814
483º 230º SP Quintana 0,7812
484º 231º SP Turiúba 0,7812
486º 232º SP Cajati 0,7811
488º 233º SP Aramina 0,7809
491º 234º SP Águas de São Pedro 0,7807
493º 235º SP Socorro 0,7807
494º 236º SP Dois Córregos 0,7804
502º 237º SP Castilho 0,7794
506º 238º SP Ibaté 0,7788
507º 239º SP Tupi Paulista 0,7786
510º 240º SP Iperó 0,7782
511º 241º SP Pereira Barreto 0,7778
512º 242º SP Fernão 0,7777
513º 243º SP Santa Lúcia 0,7777
517º 244º SP Apiaí 0,7771
519º 245º SP Nova Castilho 0,7771
524º 246º SP Rubiácea 0,7765
528º 247º SP Aparecida d'Oeste 0,7757
529º 248º SP Ribeirão Grande 0,7756
534º 249º SP Águas de Lindóia 0,7753
537º 250º SP Pariquera-Açu 0,7751
538º 251º SP Trabiju 0,7750
539º 252º SP Charqueada 0,7750
543º 253º SP Bilac 0,7747
546º 254º SP Lorena 0,7741
548º 255º SP Magda 0,7738
551º 256º SP Bertioga 0,7735
554º 257º SP Itanhaém 0,7729
556º 258º SP Gavião Peixoto 0,7728
559º 259º SP Lucélia 0,7726
561º 260º SP Araçoiaba da Serra 0,7725
562º 261º SP Regente Feijó 0,7724
563º 262º SP Ituverava 0,7724
564º 263º SP Araçariguama 0,7724
565º 264º SP Bom Jesus dos Perdões 0,7723
567º 265º SP Rinópolis 0,7722
571º 266º SP Altinópolis 0,7718
579º 267º SP Dirce Reis 0,7712
581º 268º SP Icém 0,7709
586º 269º SP Planalto 0,7707
591º 270º SP Santa Cruz do Rio Pardo 0,7700
604º 271º SP Pedrinhas Paulista 0,7688
605º 272º SP Adamantina 0,7687
609º 273º SP Bocaina 0,7681
615º 274º SP Ipuã 0,7674
617º 275º SP Onda Verde 0,7672
618º 276º SP Cristais Paulista 0,7671
621º 277º SP Cachoeira Paulista 0,7670
627º 278º SP Artur Nogueira 0,7663
633º 279º SP Floreal 0,7661
636º 280º SP Luís Antônio 0,7660
639º 281º SP Brodowski 0,7658
641º 282º SP Piraju 0,7657
644º 283º SP Três Fronteiras 0,7650
645º 284º SP Ilha Comprida 0,7650
646º 285º SP Guaraci 0,7650
650º 286º SP Anhembi 0,7647
652º 287º SP Altair 0,7645
653º 288º SP União Paulista 0,7645
655º 289º SP Piracaia 0,7641
657º 290º SP Mineiros do Tietê 0,7641
660º 291º SP Miguelópolis 0,7636
661º 292º SP Lourdes 0,7636
662º 293º SP Bebedouro 0,7636
663º 294º SP Nazaré Paulista 0,7635
667º 295º SP Santo Antônio do Jardim 0,7629
668º 296º SP São Manuel 0,7628
670º 297º SP Macedônia 0,7625
671º 298º SP Ibirá 0,7624
672º 299º SP Monte Azul Paulista 0,7624
677º 300º SP Santa Rita do Passa Quatro 0,7619
680º 301º SP Jambeiro 0,7615
682º 302º SP Paranapuã 0,7612
683º 303º SP São Simão 0,7609
685º 304º SP Urânia 0,7609
687º 305º SP Nova Canaã Paulista 0,7608
689º 306º SP Parapuã 0,7607
691º 307º SP Peruíbe 0,7604
692º 308º SP Analândia 0,7604
702º 309º SP Itaquaquecetuba 0,7599
703º 310º SP Cruzália 0,7598
705º 311º SP Sud Mennucci 0,7596
708º 312º SP Elias Fausto 0,7594
713º 313º SP Adolfo 0,7588
717º 314º SP Palmares Paulista 0,7586
726º 315º SP Mirassolândia 0,7582
727º 316º SP Gastão Vidigal 0,7581
728º 317º SP Quatá 0,7580
731º 318º SP Nuporanga 0,7573
735º 319º SP Santa Salete 0,7571
738º 320º SP Inúbia Paulista 0,7569
739º 321º SP Auriflama 0,7568
742º 322º SP Itápolis 0,7567
744º 323º SP Areiópolis 0,7566
747º 324º SP Narandiba 0,7562
749º 325º SP Guariba 0,7560
753º 326º SP Ribeirão Bonito 0,7556
754º 327º SP Ribeirão dos Índios 0,7556
757º 328º SP Gália 0,7552
759º 329º SP Rosana 0,7551
760º 330º SP Sales 0,7549
766º 331º SP Borebi 0,7545
769º 332º SP São Lourenço da Serra 0,7544
770º 333º SP Águas de Santa Bárbara 0,7541
772º 334º SP Mira Estrela 0,7535
778º 335º SP Taquaritinga 0,7529
779º 336º SP Cesário Lange 0,7528
782º 337º SP Uchoa 0,7527
787º 338º SP Populina 0,7525
790º 339º SP Piacatu 0,7522
791º 340º SP Pontalinda 0,7522
793º 341º SP Guará 0,7522
796º 342º SP Jaborandi 0,7519
800º 343º SP Mirandópolis 0,7516
803º 344º SP Santana da Ponte Pensa 0,7514
805º 345º SP Flórida Paulista 0,7512
807º 346º SP Penápolis 0,7511
812º 347º SP Ipaussu 0,7508
813º 348º SP Dolcinópolis 0,7507
817º 349º SP São Francisco 0,7501
818º 350º SP São Pedro 0,7499
820º 351º SP Oscar Bressane 0,7499
821º 352º SP Pirapozinho 0,7498
824º 353º SP Ribeirão do Sul 0,7496
829º 354º SP Iaras 0,7493
830º 355º SP Garça 0,7492
833º 356º SP Indiaporã 0,7490
836º 357º SP São João de Iracema 0,7489
840º 358º SP Oriente 0,7485
841º 359º SP Jeriquara 0,7485
843º 360º SP Nhandeara 0,7484
845º 361º SP Patrocínio Paulista 0,7483
847º 362º SP Maracaí 0,7481
851º 363º SP Buritama 0,7477
852º 364º SP Palmital 0,7476
853º 365º SP Igaratá 0,7475
854º 366º SP Lupércio 0,7474
855º 367º SP Palmeira d'Oeste 0,7474
856º 368º SP Nova Luzitânia 0,7472
858º 369º SP Espírito Santo do Turvo 0,7470
864º 370º SP Espírito Santo do Pinhal 0,7468
870º 371º SP Itararé 0,7464
872º 372º SP Ubatuba 0,7464
877º 373º SP Iepê 0,7462
886º 374º SP Ibitinga 0,7455
887º 375º SP Estiva Gerbi 0,7453
888º 376º SP Casa Branca 0,7452
892º 377º SP São João do Pau d'Alho 0,7451
898º 378º SP Dourado 0,7449
899º 379º SP Campos do Jordão 0,7449
900º 380º SP Motuca 0,7447
902º 381º SP Campina do Monte Alegre 0,7443
903º 382º SP Francisco Morato 0,7442
912º 383º SP Santa Branca 0,7436
914º 384º SP Ilhabela 0,7436
915º 385º SP Cardoso 0,7433
916º 386º SP Conchal 0,7431
926º 387º SP Bernardino de Campos 0,7425
929º 388º SP Álvares Machado 0,7424
930º 389º SP Serra Negra 0,7423
934º 390º SP Cajobi 0,7421
935º 391º SP Itaí 0,7420
936º 392º SP Nova Granada 0,7420
939º 393º SP Roseira 0,7419
941º 394º SP Cabrália Paulista 0,7418
946º 395º SP Platina 0,7415
948º 396º SP Murutinga do Sul 0,7412
949º 397º SP Monte Castelo 0,7411
954º 398º SP Capão Bonito 0,7409
958º 399º SP Panorama 0,7406
963º 400º SP Tarumã 0,7402
965º 401º SP Ibirarema 0,7401
968º 402º SP Igarapava 0,7401
973º 403º SP Monte Alegre do Sul 0,7400
974º 404º SP Joanópolis 0,7398
979º 405º SP José Bonifácio 0,7395
980º 406º SP Vargem 0,7395
983º 407º SP Taquarituba 0,7392
991º 408º SP Uru 0,7389
992º 409º SP Guararapes 0,7388
997º 410º SP Guapiaçu 0,7384
998º 411º SP Nantes 0,7383
1000º 412º SP Coroados 0,7381
1002º 413º SP Piedade 0,7379
1003º 414º SP Engenheiro Coelho 0,7378
1007º 415º SP Mariápolis 0,7374
1015º 416º SP Nova Aliança 0,7369
1022º 417º SP Poloni 0,7364
1023º 418º SP Embaúba 0,7364
1031º 419º SP Conchas 0,7360
1044º 420º SP Presidente Venceslau 0,7352
1052º 421º SP São Pedro do Turvo 0,7349
1055º 422º SP Corumbataí 0,7347
1069º 423º SP Florínia 0,7336
1072º 424º SP Santa Rosa de Viterbo 0,7334
1077º 425º SP Luiziânia 0,7330
1083º 426º SP Sagres 0,7326
1087º 427º SP Parisi 0,7324
1091º 428º SP Tupã 0,7322
1094º 429º SP Terra Roxa 0,7321
1095º 430º SP Lindóia 0,7321
1098º 431º SP Tambaú 0,7319
1100º 432º SP Vera Cruz 0,7318
1101º 433º SP Irapuru 0,7317
1102º 434º SP Martinópolis 0,7316
1108º 435º SP Tabapuã 0,7313
1110º 436º SP Valentim Gentil 0,7311
1117º 437º SP Taiúva 0,7303
1119º 438º SP Bento de Abreu 0,7303
1126º 439º SP Pacaembu 0,7301
1134º 440º SP Ibiúna 0,7296
1135º 441º SP Alto Alegre 0,7294
1137º 442º SP Tejupá 0,7292
1141º 443º SP Pirangi 0,7290
1147º 444º SP Santa Rita d'Oeste 0,7285
1148º 445º SP Pilar do Sul 0,7285
1157º 446º SP Avanhandava 0,7280
1170º 447º SP Aguaí 0,7273
1174º 448º SP Quadra 0,7271
1176º 449º SP Ubirajara 0,7270
1179º 450º SP Turmalina 0,7269
1183º 451º SP Colômbia 0,7267
1190º 452º SP Presidente Bernardes 0,7264
1191º 453º SP Cerqueira César 0,7263
1200º 454º SP Santópolis do Aguapeí 0,7259
1201º 455º SP Águas da Prata 0,7259
1204º 456º SP Boracéia 0,7257
1209º 457º SP Campos Novos Paulista 0,7256
1212º 458º SP Viradouro 0,7254
1220º 459º SP Guaraçaí 0,7251
1221º 460º SP Pinhalzinho 0,7251
1222º 461º SP Presidente Epitácio 0,7251
1225º 462º SP Igaraçu do Tietê 0,7250
1227º 463º SP Pardinho 0,7250
1229º 464º SP Américo de Campos 0,7248
1231º 465º SP Taquaral 0,7246
1239º 466º SP Itatinga 0,7244
1244º 467º SP Bofete 0,7242
1246º 468º SP Estrela d'Oeste 0,7241
1249º 469º SP Riversul 0,7239
1256º 470º SP Duartina 0,7236
1258º 471º SP Neves Paulista 0,7235
1260º 472º SP Presidente Alves 0,7234
1262º 473º SP Santo Expedito 0,7233
1265º 474º SP Bastos 0,7232
1266º 475º SP Monte Aprazível 0,7231
1268º 476º SP Nova Guataporanga 0,7229
1269º 477º SP Barrinha 0,7229
1270º 478º SP Buri 0,7229
1285º 479º SP Mombuca 0,7220
1290º 480º SP Teodoro Sampaio 0,7217
1292º 481º SP Divinolândia 0,7217
1293º 482º SP Guarani d'Oeste 0,7216
1295º 483º SP São Bento do Sapucaí 0,7215
1297º 484º SP São João das Duas Pontes 0,7213
1299º 485º SP São Luís do Paraitinga 0,7211
1309º 486º SP Aspásia 0,7202
1315º 487º SP Glicério 0,7198
1319º 488º SP Sabino 0,7195
1320º 489º SP Guzolândia 0,7194
1321º 490º SP Rincão 0,7194
1335º 491º SP Pedregulho 0,7186
1337º 492º SP Pirapora do Bom Jesus 0,7185
1346º 493º SP Canitar 0,7180
1350º 494º SP Santa Cruz das Palmeiras 0,7177
1352º 495º SP Angatuba 0,7176
1353º 496º SP Pedra Bela 0,7176
1355º 497º SP Sandovalina 0,7175
1365º 498º SP Itaju 0,7171
1374º 499º SP Itirapuã 0,7167
1387º 500º SP Queiroz 0,7155
1397º 501º SP João Ramalho 0,7151
1398º 502º SP Rio Grande da Serra 0,7151
1403º 503º SP Echaporã 0,7148
1404º 504º SP Anhumas 0,7148
1411º 505º SP Ubarana 0,7142
1412º 506º SP Paulistânia 0,7142
1413º 507º SP Santo Anastácio 0,7141
1419º 508º SP Vitória Brasil 0,7136
1421º 509º SP Marinópolis 0,7135
1426º 510º SP Piquete 0,7128
1427º 511º SP Riolândia 0,7127
1430º 512º SP Pracinha 0,7126
1436º 513º SP Ouro Verde 0,7121
1444º 514º SP Pongaí 0,7115
1446º 515º SP Balbinos 0,7114
1448º 516º SP Santa Cruz da Conceição 0,7112
1453º 517º SP Paulo de Faria 0,7109
1458º 518º SP Santa Cruz da Esperança 0,7107
1470º 519º SP Lavínia 0,7106
1476º 520º SP Itobi 0,7103
1482º 521º SP Nipoã 0,7099
1483º 522º SP Álvares Florence 0,7099
1484º 523º SP Guaimbê 0,7098
1488º 524º SP Alambari 0,7098
1498º 525º SP Taiaçu 0,7092
1499º 526º SP Ribeirão Branco 0,7092
1501º 527º SP Caconde 0,7092
1507º 528º SP Arealva 0,7090
1509º 529º SP Borborema 0,7089
1537º 530º SP Dobrada 0,7079
1540º 531º SP Pratânia 0,7078
1541º 532º SP Biritiba-Mirim 0,7077
1547º 533º SP Itaporanga 0,7075
1552º 534º SP Serra Azul 0,7073
1562º 535º SP Euclides da Cunha Paulista 0,7067
1565º 536º SP Piratininga 0,7064
1573º 537º SP Iporanga 0,7061
1575º 538º SP Timburi 0,7060
1577º 539º SP Tabatinga 0,7060
1579º 540º SP Ipiguá 0,7059
1584º 541º SP Itapura 0,7056
1587º 542º SP Irapuã 0,7056
1599º 543º SP Pedranópolis 0,7049
1600º 544º SP Guapiara 0,7049
1603º 545º SP Bananal 0,7046
1617º 546º SP Tarabai 0,7039
1623º 547º SP Novais 0,7039
1640º 548º SP Restinga 0,7033
1652º 549º SP Itapirapuã Paulista 0,7028
1656º 550º SP Indiana 0,7027
1663º 551º SP Pedro de Toledo 0,7024
1665º 552º SP Mesópolis 0,7023
1670º 553º SP Sarapuí 0,7021
1673º 554º SP São Miguel Arcanjo 0,7021
1680º 555º SP Piquerobi 0,7017
1683º 556º SP Pontal 0,7016
1704º 557º SP Gabriel Monteiro 0,7007
1717º 558º SP Reginópolis 0,7001
1722º 559º SP Itaberá 0,6997
1725º 560º SP Tuiuti 0,6996
1729º 561º SP Álvaro de Carvalho 0,6993
1732º 562º SP Ocauçu 0,6992
1751º 563º SP General Salgado 0,6984
1752º 564º SP Lucianópolis 0,6982
1761º 565º SP Salmourão 0,6979
1780º 566º SP Tapiraí 0,6970
1781º 567º SP São José da Bela Vista 0,6970
1787º 568º SP Emilianópolis 0,6967
1796º 569º SP Boa Esperança do Sul 0,6963
1817º 570º SP Santo Antônio do Pinhal 0,6950
1835º 571º SP Óleo 0,6943
1856º 572º SP Herculândia 0,6933
1857º 573º SP Sales Oliveira 0,6932
1879º 574º SP Cunha 0,6920
1884º 575º SP Flora Rica 0,6918
1918º 576º SP Rafard 0,6901
1927º 577º SP Rubinéia 0,6899
1929º 578º SP Estrela do Norte 0,6896
1941º 579º SP Eldorado 0,6891
1946º 580º SP Morungaba 0,6889
1953º 581º SP Caiuá 0,6885
1962º 582º SP Queluz 0,6881
1977º 583º SP Barbosa 0,6874
1979º 584º SP Nova Campina 0,6874
1990º 585º SP Avaí 0,6867
1997º 586º SP Guareí 0,6864
2014º 587º SP Paranapanema 0,6857
2032º 588º SP São Sebastião da Grama 0,6843
2038º 589º SP Morro Agudo 0,6841
2058º 590º SP Iguape 0,6833
2059º 591º SP Itaóca 0,6833
2109º 592º SP Rifaina 0,6808
2116º 593º SP Pereiras 0,6804
2131º 594º SP Zacarias 0,6795
2143º 595º SP Arandu 0,6792
2162º 596º SP Paraibuna 0,6780
2181º 597º SP Guarantã 0,6771
2196º 598º SP Sarutaiá 0,6762
2205º 599º SP Salto Grande 0,6757
2208º 600º SP Jacupiranga 0,6756
2211º 601º SP Barão de Antonina 0,6755
2220º 602º SP Lutécia 0,6751
2221º 603º SP Pirajuí 0,6751
2226º 604º SP Getulina 0,6745
2247º 605º SP Coronel Macedo 0,6737
2264º 606º SP Marabá Paulista 0,6729
2267º 607º SP Lagoinha 0,6727
2290º 608º SP Guaiçara 0,6719
2297º 609º SP Salesópolis 0,6717
2300º 610º SP Torre de Pedra 0,6716
2311º 611º SP Santa Maria da Serra 0,6710
2321º 612º SP Santo Antônio da Alegria 0,6708
2330º 613º SP Mongaguá 0,6705
2340º 614º SP Iacri 0,6703
2352º 615º SP Lavrinhas 0,6697
2379º 616º SP Taciba 0,6680
2385º 617º SP Itariri 0,6678
2386º 618º SP Ribeira 0,6676
2400º 619º SP Capela do Alto 0,6670
2417º 620º SP Barra do Turvo 0,6662
2423º 621º SP Taquarivaí 0,6660
2447º 622º SP Júlio Mesquita 0,6650
2449º 623º SP Bom Sucesso de Itararé 0,6650
2471º 624º SP Silveiras 0,6642
2496º 625º SP Areias 0,6629
2521º 626º SP Caiabu 0,6617
2550º 627º SP Juquiá 0,6599
2560º 628º SP Santa Ernestina 0,6594
2570º 629º SP Cananéia 0,6589
2601º 630º SP Redenção da Serra 0,6574
2624º 631º SP Manduri 0,6562
2632º 632º SP Arapeí 0,6557
2659º 633º SP Cafelândia 0,6542
2681º 634º SP Porangaba 0,6533
2689º 635º SP Juquitiba 0,6530
2756º 636º SP Potim 0,6501
2758º 637º SP Arco-Íris 0,6501
2780º 638º SP Monteiro Lobato 0,6489
2840º 639º SP Sete Barras 0,6456
2875º 640º SP Natividade da Serra 0,6433
2940º 641º SP Barra do Chapéu 0,6397
3204º 642º SP Miracatu 0,6266
3374º 643º SP Canas 0,6178
3496º 644º SP São José do Barreiro 0,6117
fonte:http://www.firjan.org.br/ifdm/consulta-ao-indice/
Matéria veiculada na folha de SPaulo:
Com emprego e renda em alta, interior de SP alavanca desenvolvimento do Estado
Publicidade
VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO
Os municípios paulistas com bons indicadores de geração de emprego e renda, saúde e educação passaram de 18 para 173 e transformaram o mapa do desenvolvimento no Estado na última década (2000 a 2010).
O avanço ocorreu pelo interior, principalmente, em cidades das regiões administrativas de Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Central (São Carlos e Araraquara).
O novo cenário consta no índice de desenvolvimento municipal, o IFDM, divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com dados referentes ao ano de 2010.
O índice mede o desenvolvimento dos municípios com base nas quantidades de emprego formal, matrícula infantil, consultas pré-natal e mortalidade infantil. É semelhante ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Dos 100 melhores IFDMs no Brasil (acima de 0,8 pontos), 73 foram registrados em São Paulo, entre eles a sua capital, na 32ª posição. Também são do Estado os municípios com os dez melhores índices do país.
Pela primeira vez, Indaiatuba (a 98 km de São Paulo) foi considerada a cidade mais desenvolvida do Brasil, após alguns anos na disputa. Em comum, os dez melhores
IFDMs estão a um raio de cerca de 100 km da capital.
De acordo com levantamento da Firjan, entre os municípios de alto desenvolvimento, a variável que mais cresceu na década foi emprego e renda: média de 38,7%. Educação teve 12% de alta, e saúde, 11,7%.
Em 2000, segundo o IFDM, 43 municípios paulistas --ou 6,7% do total-- ainda eram classificados com desenvolvimento regular. Após dez anos, eles ascenderam às condições de desenvolvimento moderado e alto.
É o caso de Suzanápolis (a 626 km de São Paulo). Em 2000, o IFDM do município era de 0,5601, o que lhe garantia classificação como desenvolvimento regular. Em 2010, saltou para 0,8215, de alto desenvolvimento.
Indaiatuba subiu ao posto de melhor IFDM do Brasil graças a geração de emprego e aumento da renda. Barueri, na Grande São Paulo, e Paulínia (a 117 km de São Paulo) perderam o posto por gerar menos postos de trabalho.
"O emprego e a renda sempre serão impulsionadores do desenvolvimento em São Paulo. É a nossa prioridade", disse Luciano Almeida, presidente da Investe SP, empresa formada para atrair investimentos e competitividade à economia paulista.
Segundo ele, um dos segredos é direcionar investimentos para regiões menos desenvolvidas do Estado. Dessa forma, o Estado todo se beneficia. "A Grande São Paulo e as regiões de Campinas e Sorocaba, por exemplo, já estão saturadas."
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1194530-com-emprego-e-renda-em-alta-interior-de-sp-alavanca-desenvolvimento-do-estado.shtml
geaquinto December 3rd, 2012, 07:38 PM Nossa, me admira ninguém falar de Cachoeiro de Itapemirim no ES, que até perdeu população nos últimos anos...
gerd.jak December 3rd, 2012, 08:46 PM ...
1º 1º SP Indaiatuba 0,9486
2º 2º SP São José do Rio Preto 0,9357
3º 3º SP Itatiba 0,9276
4º 4º SP Amparo 0,9259
5º 5º SP Barueri 0,9258
6º 6º SP Ribeirão Preto 0,9230
7º 7º SP Marília 0,9195
8º 8º SP Louveira 0,9194
9º 9º SP Jundiaí 0,9171
10º 10º SP Paulínia 0,9159
... Em comum, os dez melhores
IFDMs estão a um raio de cerca de 100 km da capital.
...
Sabe tudo de geografia...
RioSampa December 4th, 2012, 01:07 AM Nossa, me admira ninguém falar de Cachoeiro de Itapemirim no ES, que até perdeu população nos últimos anos...
Nossa, de onde tirou essa informação? A cidade esta crescendo bastante.
eduardoazul December 4th, 2012, 12:09 PM Nossa, me admira ninguém falar de Cachoeiro de Itapemirim no ES, que até perdeu população nos últimos anos...
Aqui no ES, quase não tem, mas Colatina, no norte do estado, está estaguinada. A população que já foi uma das maiores do Brasil, parou de crescer, e outras cidades do estado passaram an frente dela (população), já a economia da cidade é bem forte.
Mas ele se referiu a Colatina.
Mas em relação a Cachoeiro realmente a uns anos atrás a cidade deu uma parada e só voltou com vigor nos ultimos anos!
Das cidades "médias" em termos de ES, eu acho que Alegre é das mais estagnadas que conheço, teve perda de população importante e não vejo sinais de crescimento vigoroso!
Mantronix December 4th, 2012, 07:26 PM Impressionante SP tem as 10 primeiras cidades mais desenvolvidas do Brasil !
|
|