View Full Version : Metro do Porto [2009]
Pages :
1
2
3
4
5
6
7
[ 8]
9
10
Hugoferreiraleite September 24th, 2009, 11:36 PM Já não é a primeira vez que o digo e continuo a afirmar.. Tu deves julgar que todos os concelhos são como Gondomar que deve ser o maior dormitório da AMP..
Obviamente que n! O maior dormitório do grande Porto e Vila Nova de Gaia, concelho com maior numero de habitantes (basta ver pela confusão das pontes!)... :ohno:
E depois, o que é que, concelhos dormitórios, vai em contra aquilo que disse????
Se Gondomar e Gaia são os maiores concelhos dormitórios e concelhos com maiores fluxos de e para o Porto, devem ser nestes concelhos aonde a aposta do Metro do Porto deve ser maior! Assim como a STCP, que tem em Gondomar o concelho com maior numero de linhas (dps do Porto)... :cheers:
PortoNuts September 24th, 2009, 11:36 PM Não dá para ver:(.
Hugoferreiraleite September 24th, 2009, 11:41 PM Ao menos concordamos nalguma coisa. Quanto ao resto, mantenho a minha posição.
Loool!
Mas faz, ou n faz sentido o que disse????:cheers:
PortoNuts September 24th, 2009, 11:44 PM Loool!
Mas faz, ou n faz sentido o que disse????:cheers:
Desculpa eu mantenho a minha opinião. Acho bem que se tenha feito o metro até as zonas directamente adjacentes ao Porto, como Maia, Matosinhos, Gaia, etc. Mas as linhas já penetraram imenso nos subúrbios e a zona ocidental do Porto continuou a ver passar navios. Não aceito isso, desculpa.
Hugoferreiraleite September 24th, 2009, 11:46 PM Daniel, o grande problema de linhas como a Póvoa, está na sua extensão! Q nunca permitem q sejam percorridas em tempos decentes, de modo a ser competitivo com o automovel!
Quanto tempo demoras da Trindade ao centro da Póvoa de carro??? 20min? 25min??? E de metro??? 1h?
A solução para caminhos mais longos passa pelo comboio urbano! Veiculo esse que está preparado para viagens longas com mais lugares sentados, passa em canal 100% vedado, o que permite maior velocidade fora das estações! Apenas tem uma estação por terra, e n 3 ou 4 como o metro, etc...
Quanto à solução para a linha da Póvoa, poderia ter sido a sua interligação com a linha de Leixões!
Porto São Bento -> Contumil (linha de Leixões) -> Guifões -> novo ramal -> Aeroporto -> e encaxaria perto do Lidador na linha da Póvoa!:cheers:
JoniP September 24th, 2009, 11:56 PM Obviamente que n! O maior dormitório do grande Porto e Vila Nova de Gaia, concelho com maior numero de habitantes (basta ver pela confusão das pontes!)... :ohno:
E depois, o que é que, concelhos dormitórios, vai em contra aquilo que disse????
Se Gondomar e Gaia são os maiores concelhos dormitórios e concelhos com maiores fluxos de e para o Porto, devem ser nestes concelhos aonde a aposta do Metro do Porto deve ser maior! Assim como a STCP, que tem em Gondomar o concelho com maior numero de linhas (dps do Porto)... :cheers:
Se por concelho domitório entendes número de pessoas que dorme lá obviamente que Gaia é o maior e a seguir o Porto.. Mas não podes comparar Gaia com Gondomar pois Gaia tem muito mais emprego, movimento de e para o concelho e turismo do que Gondomar.. E, no caso de Gaia, eu até acho que numa terceira fase quando estiverem feitas as duas linhas para Gaia que deve existir uma linha Gaia-Gaia transversal a interceptar as outras duas e não uma terceira quarta e quinta linhar para o Porto! Da mesma forma a linha de São Mamede, apesar de estar ligada ao Porto, tem uma forte componente radial interligando com as outras linhas vai ter uma forte procura..
Hugoferreiraleite September 24th, 2009, 11:57 PM Desculpa eu mantenho a minha opinião. Acho bem que se tenha feito o metro até as zonas directamente adjacentes ao Porto, como Maia, Matosinhos, Gaia, etc. Mas as linhas já penetraram imenso nos subúrbios e a zona ocidental do Porto continuou a ver passar navios. Não aceito isso, desculpa.
Mas eu n disse isso!
A prioridade do metro do Porto deve ser chegar o mais rapido possivel aos nucleos das cidades à volta do Porto (as maiores emissoras de trafego para o Porto!) E apenas depois disto estar feito, então é q se deveria passar para a densificação das linhas dentro do Porto!
A prioridade do Metro do Porto, deveria ser:
-A linha de Gondomar;
-A extensão da linha de RT até ao centro de Gondomar;
-Estudar uma linha que saia da linha RT e possa servir a parte alta de Baguim, e pensar em fazer interface em Valongo;
-A linha 2ª da Gaia;
-A extensão da linha Amarela até Vila d'Este;
-Uma nova linha que sirva Oliveira do Douro;
-Pensar como vão servir o Oeste-Norte de Gaia, que tem crecido bastante;
-A 2ª linha da Maia, que permita servir decentemente Águas Santas e Pedrouços;
-Estudar uma possivel ligação de Leça da Palmeira ao metro, q poderá resultar da extensão da linha do Campo Alegre;
-Extender a linha de São Mamade até RT, para impedir que todo o tráfego do Concelho de Gondomar e cidade de RT, com destino ao HSJ, tenha de descer à Trindade retirando tempo e competitividade ao metro;
-etc...
Só depois disto, é q se deverá equacionar uma linha na Boavista (que complemente a linha do Campo Alegre), a linha Boavista-Marques-Antas, etc...
Era a isto que me referia...:cheers:
nprc September 25th, 2009, 12:03 AM Ai sim? E no que difere a segurança das pessoas se fotografadas dentro de uma estação, ou numa rua?
Tretas! Pseudo-regras inventadas pela sociedade. Eu continuarei a fotografar o que me apetece e aconselho todos a fazer o mesmo. Se eventualmente vir alguém a fazer sexo oral no meio de uma estação ou numa rua, e por acaso o captar na minha fotografia, aí sim, por questões de ética, não a publico para defender a integridade moral da pessoa em questão. Caso contrário, não diferencio (por mais que tente) uma pessoa dentro de uma estação e fora dela.
O ser humano é que é complicado e gosta de inventar largo. Aprecio particularmente o pormenor de ser proibido especificamente nas estações subterrâneas.
Se quiser retratar a rede do Metro do Porto fotograficamente como faço? Tenho de pedir autorização para a fotografar integralmente? E quando é que me deixam fotografá-la? Quando as estações estiverem sem ninguém? E se eu quiser fotografá-las cheias de gente? Se for esse o meu objectivo?
Pronto, o Daniel e o seu estilo ultra-irreverente :lol:
Ó Daniel, considero-te um rapaz suficientemente inteligente e perpicaz para teres capacidade de alcançar um bom par de motivos e razões para existencia de algumas reservas no acesso condicionado usufruto de captação de imagens na estações enterradas.
As estações enterradas, segundo a legislação, são considerados espaços de acesso reservado, pelo que não pode ser objecto de usufruto livre. Digamos que a Lei designa as estações enterradas, e todos os espaços publicos de acesso reservado, como se fosse a casa de cada um de nós (salvo as devidas diferenças). E certamente que na tua casa Daniel, se vires lá alguem a fotografar, certamente lhe vais perguntar o que é que lá anda a fazer. A Metro do Porto não proibe a captação de imagens, apenas exige que se faça uma solicitação devidamente fundamentada, para despistagem de qualquer motivação menos bem intencionada. E tal como o forista Kraque69 mencionou, apresentando a devida solicitação, a aprovação é célere.
Já imaginaste a balburdia e os perigos que acarretam se não houvessem limitações e um contolo de captações de imagens nas estações enterradas, Daniel? Imagina que alguem vai fazer um video de caracter duvidoso para uma qualquer estação que ponha em causa a imagem da empresa, ou privacidade dos seus utentes? Ou imagina que alguem vai fotografar as estações com intuito de elaborar um atentado publico? Imagina que alguem vai fotografar uma estação enterrada para identificar os seus sistemas tecnicos (de electrificação e sinalização) com o intuito de os sabotar?
Achas pouco provavel acontecer? De facto sim, é pouco provavel acontecer, mas já aconteceu. Pelo menos no que concerne a um acto de sabotagem aos sistemas tecticos da rede. No dia 30 de Maio de 2007, uma serie de actos de sabotagem ao sistema de sinalização da rede, em diversos pontos, causou um condicionamento de 50% no seu funcionamento durante varias horas. Portanto Caro Daniel, estas regras não existem por uma questão de má vontade, mas sim por um propósito concreto.
Quanto à diferença entre fotografar nas estações enterradas e à superficie (não todas), está no facto de as ultimas estarem no espaço publico, pelo que é de livre usufruto de qualquer cidadão. Acho que tambem sabes, sendo tu um amante de fotografia, das diferenças, direitos e liberdades entre fotografar num espaço publico (rua) e num espaço de acesso condicionado. Se não sabes, aconselho-te a procurares informação em foruns de fotografia, que não faltará gente a informa-te que há cuidados a ter, não vá um dia aparecer-te pela frente um gajo mais danado para bricadeira que tu!:lol: Aceita isto como um conselho amigo, nada mais.
Hugoferreiraleite September 25th, 2009, 12:10 AM Se por concelho domitório entendes número de pessoas que dorme lá obviamente que Gaia é o maior e a seguir o Porto.. Mas não podes comparar Gaia com Gondomar pois Gaia tem muito mais emprego, movimento de e para o concelho e turismo do que Gondomar.. E, no caso de Gaia, eu até acho que numa terceira fase quando estiverem feitas as duas linhas para Gaia que deve existir uma linha Gaia-Gaia transversal a interceptar as outras duas e não uma terceira quarta e quinta linhar para o Porto! Da mesma forma a linha de São Mamede, apesar de estar ligada ao Porto, tem uma forte componente radial interligando com as outras linhas vai ter uma forte procura..
Pelo facto de Gaia ter mais emprego que Gondomar n torna Gaia cidade menos dormitório que Gondomar! Pois verifica-se um maior movimento Gaia-Porto às horas de ponta matinais e o inverso à tarde que entre Gondomar e Porto, pela simples razão que no concelho de Gondomar vivem 174mil habitantes, quase metade deles na metrópole da Red River, já em Gaia os habitantes ultrapassam os 310mil!:nuts:
Quanto à linha radial, ora essa linha teria todo o sentido se se prolongasse para os concelhos vizinhos, e poderia se usar a linha do Campo Alegre...
Aeroporto-linha do Campo Alegre-Foz do Porto-Foz de Gaia-Canidelo-Madalena-Vilar do Paraiso-Vila d'Este- Vilar do Andorinho-Oliveira do Douro-Freixo-Valbom-Gondomar-Fanzeres-Baguim/RT-Pedrouços/Águas Santas-Gueifães-Maia-Aeroporto!
E além desta circular, uma circular tb interna, que pode ser entre Porto e Gaia:
Marques-Boavista-Miragaia-Gaia-Devesas-Corte Ingles-Campanha-Marques!
A estas duas circulares interna e externa, somavam-se um conjunto de linhas que as cortavam a meio!:cheers:
nprc September 25th, 2009, 12:12 AM Looool!
NRPC, eu falava da rede no total! Se bem que os 600m era um valor empirico! loooool
De qq maneira concordarás comigo em dizer que algumas das estações do metro do Porto são desnecessárias, por estarem mt perto de outras, ou por n servirem nenhum nucleo populacional que justifique uma estação!
Eu não concordo contigo. E maioria das populações ate reclama por maior numero de paragens. Mas obviamente tem de haver razoabilidade na escolha das paragens e acima de tudo, proporcionar boas condições de acesso e aparcamento na proximidade das estações.
E evidentemente que a empresa não avalia a distancia media entre paragens num compto geral da rede. Existe uma distinção entre o serviço urbano e o serviço sub-urbano, pelo que se reflecte de igual modo na distancia media entre plataformas entre um e outro tipo de percurso.
JoniP September 25th, 2009, 12:25 AM Eu considero o número de paragens da linha da Póvoa um verdadeiro exagero.. Na minha opinião uma linha de carácter suburbano não pode ter estações no meio do nada à espera que a cidade chegue até elas.. Também compreendo que agora é dificil tirá-las pois vinham logo os 3 ou 4 utentes lezados protestar! Mas não havia necessidade.. Até poque uma das estratégias para a linha foi construir parques de estacionamento junto das estações para que as pessoas se pudessem deslocar da carro até uma estação e daí seguir de metro até ao Porto.. Ora com esta seria mais uma razão para que houvesse menos estações pois quem anda 3 ou 4 km para ir até ao metro também andaria 5 ou 6.. Infelizmente o nível de serviço é que ficou a perder..
nprc September 25th, 2009, 12:34 AM Em vez de terem feito linhas tipo a linha da Póvoa, podiam ter apostado desde início na linha do Campo Alegre, que é absolutamente essencial para servir uma área fulcral da cidade.
Caro PortoNuts,
Tenho de fazer 2 considerações à tua afirmação;
1- A Linha da Povoa, ao contrario do que muitos tentam ignorante insistir em dizer, é já na actualidade mais funcional que nos tempos de comboio convencional, isto porque cumpre o seu antigo trajecto (Povoa de Varzim - Trindade) em menor tempo, seja no serviço normal ou expresso, com frequencias passagem identicas ao tempo de comboio. Alem disso está integrada na rede, que permite os seus utentes fazer transbordo para uma serie de destinos. Daqui a 3 semanas, quando os Flexity Swift estiverem em operação, para alem dos tempos de viagem virem a reduzir, o conforto dos seus utentes aumentará exponencialmente.
2- Quando num dos meus posts anteriores descrevi a calendarização da entrada em operação das linhas da 2ª fase, referi que a dita calendarização atenta acima de tudo a questões de operacionalidade. Parece-me que muitos de voces não atingiram o que quero eu dizer com questões de operacionalidade.
Ora bom, existem certas linhas que só poderão entrar em obra depois de outras já estarem em operação. Por exemplo, a linha do Campo Alegre, que citas ser muito importante (e será, de facto), vai implicar a desativação temporaria do troço Matosinhos Sul - Sr. de Matosinhos, pelo que primeiro terá de se criar o canal ate à futura paragem, Praia de Matosinhos, para inversão de marcha das composições.. Outro exemplo, a linha de S. Mamede, só pode operar quando a extensão entre Sto. Ovidio - Vila D´este estiver operacional, com um novo PMO, para conseguir debitar maior numero de composições na rede de forma mais funcional. Existem certos aspectos tecnicos que nem sempre o publico geral não está ao corrente, mas que são fundamentais para uma boa operação e articulação de toda a rede do Metro do Porto.
Hugoferreiraleite September 25th, 2009, 12:38 AM Eu não concordo contigo. E maioria das populações ate reclama por maior numero de paragens. Mas obviamente tem de haver razoabilidade na escolha das paragens e acima de tudo, proporcionar boas condições de acesso e aparcamento na proximidade das estações.
E evidentemente que a empresa não avalia a distancia media entre paragens num compto geral da rede. Existe uma distinção entre o serviço urbano e o serviço sub-urbano, pelo que se reflecte de igual modo na distancia media entre plataformas entre um e outro tipo de percurso.
Vááááá... NRPC! Algum tempo atrás até saiu uma noticia no JN sobre estações do MdP pc utilizadas! Já n m lembro é do numero de utilizadores, nem das estações! Mas eram valores mesmo baixitos! :nuts:
Quanto ao resto clr! E tem toda a logica que a MdP o faça...
nprc September 25th, 2009, 12:46 AM Daniel, o grande problema de linhas como a Póvoa, está na sua extensão! Q nunca permitem q sejam percorridas em tempos decentes, de modo a ser competitivo com o automovel!
Quanto tempo demoras da Trindade ao centro da Póvoa de carro??? 20min? 25min??? E de metro??? 1h?s:
Hugo,
Desculpa, mas essa comparação é completamente descabida, por uma razão muito simples. Uma pessoa que se disponha a utilizar a viatura particular diariamente para se deslocar entre a Povoa e o Porto, nunca irá utilizar um serviço de transporte publico, pois tem de ser alguem com uma condição financeira acima da media para o fazer, pelo que obviamente faz parte de uma classe que abdica por natureza do transporte publico. E vosso erro de analise cai sempre neste factor, ao julgar que toda gente pode vir abdicar o seu automovel pelo transporte publico. Não é verdade, apesar de na AMP começarem a existir sinais muito positivos de utilização do transporte publico.
JoniP September 25th, 2009, 12:49 AM Caro PortoNuts,
Ora bom, existem certas linhas que só poderão entrar em obra depois de outras já estarem em operação. Por exemplo, a linha do Campo Alegre, que citas ser muito importante (e será, de facto), vai implicar a desativação temporaria do troço Matosinhos Sul - Sr. de Matosinhos, pelo que primeiro terá de se criar o canal ate à futura paragem, Praia de Matosinhos, para inversão de marcha das composições.. Outro exemplo, a linha de S. Mamede, só pode operar quando a extensão entre Sto. Ovidio - Vila D´este estiver operacional, com um novo PMO, para conseguir debitar maior numero de composições na rede de forma mais funcional. Existem certos aspectos tecnicos que nem sempre o publico geral não está ao corrente, mas que são fundamentais para uma boa operação e articulação de toda a rede do Metro do Porto.
Concerteza que sim.. Mas a julgar pelas tuas palavras e partindo do principio que a extensão a vila D'este avança para obra antes ou esteja concluida antes tal como está no plano (anteriormente Laborim) a linha do campo alegre e são mamede poderiam avançar ao mesmo tempo..
Hugoferreiraleite September 25th, 2009, 01:02 AM Hugo,
Desculpa, mas essa comparação é completamente descabida, por uma razão muito simples. Uma pessoa que se disponha a utilizar a viatura particular diariamente para se deslocar entre a Povoa e o Porto, nunca irá utilizar um serviço de transporte publico, pois tem de ser alguem com uma condição financeira acima da media para o fazer, pelo que obviamente faz parte de uma classe que abdica por natureza do transporte publico. E vosso erro de analise cai sempre neste factor, ao julgar que toda gente pode vir abdicar o seu automovel pelo transporte publico. Não é verdade, apesar de na AMP começarem a existir sinais muito positivos de utilização do transporte publico.
Ó NRPC!!!! O país evoluiu! N estamos no pré 25/4 em que havia 2 carros por freguesia em que 1 era do padre e o outro do senhorio da terriola!
QQ Portugues com salário médio (700-800€), tem posses para fazer Porto-Póvoa diariamente como certamente mts o fazem e farão!
Podes dizer q a comparação é descabida porque em hora de ponta levas mt mais q 25min da Póvoa ao Porto! Agr o argumento em q 90% dos Pt, vivem abaixo do limiar de pobreza, q somos todos uns pobrezinhos, e q vamos acabar tds por sobreviver à conta do rendimento min! Por favor!?
(ATENÇÃO: Com isto n quero dizer que somos todos ricos, obviamente!)
nprc September 25th, 2009, 01:05 AM Concerteza que sim.. Mas a julgar pelas tuas palavras e partindo do principio que a extensão a vila D'este avança para obra antes ou esteja concluida antes tal como está no plano (anteriormente Laborim) a linha do campo alegre e são mamede poderiam avançar ao mesmo tempo..
JoniP,
Sim, a extensão ate Vila D´este está aprazada para 2013. Contudo o PMO que albergará as composições nessa zona, estará operacional apenas em 2015, ano em que serão adquiridos 15 novas composições/veículos para a frota da Metro do Porto, factor essencial para a boa operação da linha de S. Mamede.
Evidentemente que os encargos financeiros tambem pesam neste espaçamento entre execução de novas linhas. Junte-se a isto a melhor execução e acompanhamento que é possivel dar ao executar as linhas de forma mais intemporal (relembro que estas linhas fasem parte do pacote a ser lançado no concurso global da 2ª fase, a ser entregue a execução a um consorcio de empresas) , para que não se verifiquem problemas como os que foram verificados na 1ª fase. Já existe um "know-how" de planeamento de obra, pelo se apresentou acima de tudo uma calendarização realista e não propagandista.
nprc September 25th, 2009, 01:11 AM Ó NRPC!!!! O país evoluiu! N estamos no pré 25/4 em que havia 2 carros por freguesia em que 1 era do padre e o outro do senhorio da terriola!
QQ Portugues com salário médio (700-800€), tem posses para fazer Porto-Póvoa diariamente como certamente mts o fazem e farão!
Podes dizer q a comparação é descabida porque em hora de ponta levas mt mais q 25min da Póvoa ao Porto! Agr o argumento em q 90% dos Pt, vivem abaixo do limiar de pobreza, q somos todos uns pobrezinhos, e q vamos acabar tds por sobreviver à conta do rendimento min! Por favor!?
(ATENÇÃO: Com isto n quero dizer que somos todos ricos, obviamente!)
Meu filho, concerteza que deves ter pouca experiência em governar uma casa, porque podes ter a certeza que alguem que ganhe 700 ou 800 euros por mês, não vai gastar cerca 200 euros mês só em combustivel. E este calculo de 200 euros é por baixo.
Sinceramente, das-te conta da realidade actual? Dos encargos que uma pessoa tem, a ponto de achares que está à mão de um cidadão comum usar o carro para fazer uma distancia dessas diariamente?
Oponopono September 25th, 2009, 01:15 AM nprc, uma pergunta sobre o Metro do Porto. Um dos motivos da animosidade em relação aos troços até à Póvoa e Trofa parece-me ser os veiculos. Realmente não são veiculos para tráfego suburbano. A entrada ao serviço dos tram-train só peca por tardia. Qual foi o motivo que impediu a sua compra atempada e entrada ao serviço logo aquando do início da exploração para a Póvoa?
emarques September 25th, 2009, 02:00 AM Meu filho, concerteza que deves ter pouca experiência em governar uma casa, porque podes ter a certeza que alguem que ganhe 700 ou 800 euros por mês, não vai gastar cerca 200 euros mês só em combustivel. E este calculo de 200 euros é por baixo.
Sinceramente, das-te conta da realidade actual? Dos encargos que uma pessoa tem, a ponto de achares que está à mão de um cidadão comum usar o carro para fazer uma distancia dessas diariamente?
Por acaso conheço quem faça Viana do Castelo - Porto todos os dias, e não são propriamente milionários. Claro que, como dizes, é uma despesa considerável, por isso, e dada a alternativa de transportes públicos que encontram, usam a única hipótese viável: carpooling. Se alguém da Póvoa arranjar outras três pessoas para partilhar a viagem diária, os 200€ baixam para 50€/mês (suponho que se torne perfeitamente competitivo com o passe do MP?), e se todos tiverem carro o desgaste do material reduz-se ao usar os carros à vez.
Hugoferreiraleite September 25th, 2009, 04:22 AM Meu filho, concerteza que deves ter pouca experiência em governar uma casa, porque podes ter a certeza que alguem que ganhe 700 ou 800 euros por mês, não vai gastar cerca 200 euros mês só em combustivel. E este calculo de 200 euros é por baixo.
Meu pai! Clr que há!
E é isso que explica que n se consiga circular na A28, quase a qq hora do dia! ;=)))
Tipicamente Portugues! Pd n ter para comer, mas há que levar a lata p'ra cidade! :lol:
E outra coisa da Póvoa ao Porto são 30Km (arredondando)! Ida e volta são 60Km diários, que dão 1260Km mensais (21 dias úteis)!
Ora 1260, mesmo que o carro faça médias de 6l/100Km, dão 130l de combustível mensais! O que se for gasóleo, e se for abastecido num hipermercado dá um despesa de 122€ mensais (gasoleo 94cent.)....
Um pc longe dos 200€, n??? Se partilhar o carro com mais um tipo, já fica ao preço do passe do MdP (51€/mês)...:ohno:
Eu acho que a unica coisa que estraga estas contas é o estacionamento na cidade! De resto...
masterbyte September 25th, 2009, 11:52 AM Meu pai! Clr que há!
E é isso que explica que n se consiga circular na A28, quase a qq hora do dia! ;=)))
Tipicamente Portugues! Pd n ter para comer, mas há que levar a lata p'ra cidade! :lol:
E outra coisa da Póvoa ao Porto são 30Km (arredondando)! Ida e volta são 60Km diários, que dão 1260Km mensais (21 dias úteis)!
Ora 1260, mesmo que o carro faça médias de 6l/100Km, dão 130l de combustível mensais! O que se for gasóleo, e se for abastecido num hipermercado dá um despesa de 122€ mensais (gasoleo 94cent.)....
Um pc longe dos 200€, n??? Se partilhar o carro com mais um tipo, já fica ao preço do passe do MdP (51€/mês)...:ohno:
Eu acho que a unica coisa que estraga estas contas é o estacionamento na cidade! De resto...
30 km???
eu trabalho na póvoa e da minha casa em são mamede de infesta até à póvoa são exactamente 34.8km. sei disso porque precisaram que fosse fazer horas extraordinárias e pagaram-me compensação de deslocação por ter levado carro próprio (rendeu 0.40€ p/km).
ou seja... para o porto ainda são mais uns kilometritos... e essas médias com as entradas do porto super-hiper-mega descontegionadas (estou a ser hirónico...) vão para o tecto... e não esquecer que nem toda a gente tem carro a gasóleo...
e no futuro tanto a a28 como a a41 vão levar com portagens... :ohno:
Rui_P September 25th, 2009, 03:03 PM nprc, para quando uma fotoreportagem da linha de RT?
Devo dizer, como ja referi anteriormente que está a andar com um ritmo excelente.
Quantos metros já se furaram do lado Poente do Túnel? A furação do lado do PN também deve estar para começar porque ainda ontem reparei que estão a terminar o emboquilhamento,
Rui_P September 25th, 2009, 03:06 PM 30 km???
eu trabalho na póvoa e da minha casa em são mamede de infesta até à póvoa são exactamente 34.8km. sei disso porque precisaram que fosse fazer horas extraordinárias e pagaram-me compensação de deslocação por ter levado carro próprio (rendeu 0.40€ p/km).
ou seja... para o porto ainda são mais uns kilometritos... e essas médias com as entradas do porto super-hiper-mega descontegionadas (estou a ser hirónico...) vão para o tecto... e não esquecer que nem toda a gente tem carro a gasóleo...
e no futuro tanto a a28 como a a41 vão levar com portagens... :ohno:
E eu fui logo arranjar emprego esta semana... na Póvoa! :lol: E das duas vezes que já la fui doeu lol... e não aconselho ir atrasado, porque ir a puxar pelo carro então vai pro dobro!
faialense September 25th, 2009, 11:49 PM Meu filho, concerteza que deves ter pouca experiência em governar uma casa, porque podes ter a certeza que alguem que ganhe 700 ou 800 euros por mês, não vai gastar cerca 200 euros mês só em combustivel. E este calculo de 200 euros é por baixo.
Este exemplo é mesmo típico do portuguesinho... Com salários que são uma anedota na "Europa de Schengen" (700 ou 800 Eur é o que uma grande parte dos europeus aufere por semana...) e mesmo assim, com uma alternativa viável, rápida, cómoda e eficaz, como é o metro, prefere empenhar-se até ao pescoço levando a lata até ao emprego...
150 ou 200 Eur de combustível para um ordenado de 700... :nuts: Estamos a falar de 1/4 do ordenado estourado no depósito do chasso... Nem se o meu carro me fizesse broches merecia 1/10 do meu ordenado, quanto mais 1/4...
Estava a trabalhar uma semana só para assegurar o sustento da minha put@...
Isto é próprio dum país atávico em que a geração anterior andava de Famel Zundapp e a anterior a essa conduzia um carro de bois... Tristes deslumbrados que põem as mãos no "bólide" (a.k.a. Opel Corsa ou Seat Ibiza) e já se julgam superiores aos "miseráveis" e "parolos" que andam de bicicleta ou transportes públicos... :ohno:
Mad_max2 September 26th, 2009, 12:20 AM Vendo Citroen Ax Comercial a Diesel de 1995
Um deposito de 43 litros a 0.91 (preço do gasoleo no Jumbo) fica por 39.13 euros autonomia 700 kms.
logo Porto - Povoa - Porto isso dava dois depositos por mês 78.13 euros.
marciomaco September 26th, 2009, 12:52 AM Não acham que se tão a desviar um pouco da conversa?
Hugoferreiraleite September 26th, 2009, 01:03 AM Este exemplo é mesmo típico do portuguesinho... Com salários que são uma anedota na "Europa de Schengen" (700 ou 800 Eur é o que uma grande parte dos europeus aufere por semana...) e mesmo assim, com uma alternativa viável, rápida, cómoda e eficaz, como é o metro, prefere empenhar-se até ao pescoço levando a lata até ao emprego...
150 ou 200 Eur de combustível para um ordenado de 700... :nuts: Estamos a falar de 1/4 do ordenado estourado no depósito do chasso... Nem se o meu carro me fizesse broches merecia 1/10 do meu ordenado, quanto mais 1/4...
Isto é próprio dum país atávico em que a geração anterior andava de Famel Zundapp e a anterior a essa conduzia um carro de bois... Tristes deslumbrados que põem as mãos no "bólide" (a.k.a. Opel Corsa ou Seat Ibiza) e já se julgam superiores aos "miseráveis" e "parolos" que andam de bicicleta ou transportes públicos... :ohno:
Loooooooooooooooool!:lol:
Muito bom...:lol:
Olha que n sei! Se um carro fizesse broches, por um quarto do salário, ficava mais barato que manter mulheres! loooooooooooool
E ao menos com o carro ainda podes dar umas voltinhas ao fds! loooooooool
Bem, eu sei que pode parecer estranho, mas é assim que o país gira! O salário médio de Portugal é de 700-800€, e a maioria da população nacional usa o carro nas deslocações casa-trabalho! Por isso, ha-de haver mts Portugueses a gastar 1/5, 1/4 do salário com o seu carro...
sybrenp September 26th, 2009, 12:27 PM Ola Portuenses,
Falem a vontade, mas para dizer a verdade por causa das discusioes enormes que ha aqui ja nao percebo muito bem o que esta a acontecer em relacao a este metro..
Acho pena porque isto parece me um metro com muita potencia, mas por causa das innumeras discussioes aqui percebo poco.. :ohno:
Alguem pode me dar um pequeno resumo de que esta a ser feito agora em termos de projectos, expancoes etc? Agredeco ;)
nprc September 26th, 2009, 03:14 PM nprc, uma pergunta sobre o Metro do Porto. Um dos motivos da animosidade em relação aos troços até à Póvoa e Trofa parece-me ser os veiculos. Realmente não são veiculos para tráfego suburbano. A entrada ao serviço dos tram-train só peca por tardia. Qual foi o motivo que impediu a sua compra atempada e entrada ao serviço logo aquando do início da exploração para a Póvoa?
Oponopono,
Estás coberto de razão ao afirmares que um dos motivos de maiores protestos da linha da Povoa, se deve ao material circulante inadequado que tem vindo a ser utilizado ate ao momento (Eurotram), que é vocacionado para perfil urbano.
Há que reconhecer a falha da parte da Metro do Porto pela não avaliação mais correcta da necessidade de servir a frota circulante da rede com os Flexity Swift no imediato momento em que foram comprados os Eurotram. Mas empresa ainda antes da linha da Povoa ter sido inaugurada- em 2006 - detectou a necessidade da compra dos Flexity Swift, pelo que em Setembro de 2004 lançou um concurso para a sua compra, que foi posteriormente anulado pelo Governo, atrasando todo o processo. Só um ano depois foi lançado novo concurso o qual veio a ser ganho pela Bombardier em 2007, que agora vem entregando desde então as encomendas. Alem disso houve necessidade de fazer readaptação do PMO às novas composições, bem como nas infrastruturas e sinalização da rede. Por ultimo, para entrada em operação dos Flexity Swift, têm de se efectuar testes exaustivos do material circulante nas linhas, operação que já decorre á quase 1 ano. Dentro de 3 semanas os novos veículos estarão numa estação proxima de ti!:cheers:
nprc September 26th, 2009, 03:27 PM Por acaso conheço quem faça Viana do Castelo - Porto todos os dias, e não são propriamente milionários. Claro que, como dizes, é uma despesa considerável, por isso, e dada a alternativa de transportes públicos que encontram, usam a única hipótese viável: carpooling. Se alguém da Póvoa arranjar outras três pessoas para partilhar a viagem diária, os 200€ baixam para 50€/mês (suponho que se torne perfeitamente competitivo com o passe do MP?), e se todos tiverem carro o desgaste do material reduz-se ao usar os carros à vez.
emarques,
O ponto de questão é que uma só pessoa, que tenha um ordenado medio português, nunca usará diariamente o seu automovel num trajecto Povoa-Porto e vice-versa. A despesa associada é demasiado onerosa para a sua carteira.
Já a partilha do carro e despesas com outras pessoas é factor a ter em conta, mas isso algo que se verifica em qualquer cidade por este Mundo fora, não só no Porto. E dificilmente haverá algum serviço de transporte publico neste planeta (e olhem que já conheço bastantes) que consiga combater isso.
Depois há outros dados que o Hugo lançou que não são totalmente correctos. Nem da Povoa ao Porto (Trindade) são apenas 25 Km, nem tampouco demora apenas 20/25 minutos a efectuar este trajecto. Estamos perante um caso em que o menor tempo que a viagem de carro que demora a fazer o trajecto, não compensa o seu custo associado. Acho que isto é inquestionável. E volto a referir, actualmente o tempo de viagem nos veículos que param em todas as paragens da linha da povoa é igual ao que fazia o comboio convencional, e já é mais rapido com os actuais expressos. Com os Flexity Sift, os tempos vao reduzir ainda mais 10 minutos.
nprc September 26th, 2009, 03:37 PM nprc, para quando uma fotoreportagem da linha de RT?
Devo dizer, como ja referi anteriormente que está a andar com um ritmo excelente.
Quantos metros já se furaram do lado Poente do Túnel? A furação do lado do PN também deve estar para começar porque ainda ontem reparei que estão a terminar o emboquilhamento,
Rui,
Em breve tentarei colocar uma sequência de fotos da evolução dos trabalho daa extensão da Linha A. O trabalho tem sido muito, já que tambem está vias de começar a empreitada de extensão ate St. Ovidio.
Do lado nascente já se efectuaram quase 220 metros de escavaçoes, tendo já sido vencido o poço de ventilação, estando as escavações já em velocidade de cruzeiro ate à laje que está sob o Parque Nascente. Do lado de Rio Tinto, tenho a informação de que se iniciaram esta semana as escavações mineiras, com recurso a explosivos. Este é o segmento mais sensivel de toda a obra. De qualquer modo, a execução do tunel está superar as melhores expectativas, estando a conseguir-se escavar uma média de 7 metros dia, quando o expectavel seriam apenas 3 metros. Neste troço as obras decorrem 24h e 7 dias da semana.
Oponopono September 26th, 2009, 03:57 PM nprc, obrigado pela explicação!
Não sabia dos constrangimentos burocráticos que atrasaram a compra dos tram-train. Da falha de avaliação original já suspeitava.
dementedway September 26th, 2009, 10:28 PM Oponopono,
Estás coberto de razão ao afirmares que um dos motivos de maiores protestos da linha da Povoa, se deve ao material circulante inadequado que tem vindo a ser utilizado ate ao momento (Eurotram), que é vocacionado para perfil urbano.
Há que reconhecer a falha da parte da Metro do Porto pela não avaliação mais correcta da necessidade de servir a frota circulante da rede com os Flexity Swift no imediato momento em que foram comprados os Eurotram. Mas empresa ainda antes da linha da Povoa ter sido inaugurada- em 2006 - detectou a necessidade da compra dos Flexity Swift, pelo que em Setembro de 2004 lançou um concurso para a sua compra, que foi posteriormente anulado pelo Governo, atrasando todo o processo. Só um ano depois foi lançado novo concurso o qual veio a ser ganho pela Bombardier em 2007, que agora vem entregando desde então as encomendas. Alem disso houve necessidade de fazer readaptação do PMO às novas composições, bem como nas infrastruturas e sinalização da rede. Por ultimo, para entrada em operação dos Flexity Swift, têm de se efectuar testes exaustivos do material circulante nas linhas, operação que já decorre á quase 1 ano. Dentro de 3 semanas os novos veículos estarão numa estação proxima de ti!:cheers:
Os novos veículos irão ser utilizados na linha C também?
faialense September 26th, 2009, 11:01 PM Dentro de 3 semanas os novos veículos estarão numa estação proxima de ti!:cheers:
Até que ponto essa informação é garantida?
Vou estar aí durante 3 semanas em Outubro e tenho ganas de experimentar o bicho. Também gostava de saber se os flic-flexs vão substituir todos os eurotrams na linha da Póvoa.:?
jbwalker September 27th, 2009, 03:33 AM Boas,
na travessia pela rua n.s. do amparo (EN14) o metro vai passar por cima...
dado todo o investimento que este projecto contempla será normal ?!?
Rui_P September 27th, 2009, 06:14 AM Boas,
na travessia pela rua n.s. do amparo (EN14) o metro vai passar por cima...
dado todo o investimento que este projecto contempla será normal ?!?
É N15... e não.. eu não acho normal! É o ponto mais crítico a par da travessia das piscinas e tanto num caso como no outro deveria ser desnivelado.
Nas piscinas sabe-se que seria "impossível", mas na N15 era perfeitamente exequível. Não se percebe esta decisão... ainda para mais quando se fez uma passagem desnivelada junto ao estádio num troço que ficará por concluir, já que a nova avenida Norte-Sul ficará pendurada!
Rui_P September 27th, 2009, 06:16 AM Rui,
Em breve tentarei colocar uma sequência de fotos da evolução dos trabalho daa extensão da Linha A. O trabalho tem sido muito, já que tambem está vias de começar a empreitada de extensão ate St. Ovidio.
Do lado nascente já se efectuaram quase 220 metros de escavaçoes, tendo já sido vencido o poço de ventilação, estando as escavações já em velocidade de cruzeiro ate à laje que está sob o Parque Nascente. Do lado de Rio Tinto, tenho a informação de que se iniciaram esta semana as escavações mineiras, com recurso a explosivos. Este é o segmento mais sensivel de toda a obra. De qualquer modo, a execução do tunel está superar as melhores expectativas, estando a conseguir-se escavar uma média de 7 metros dia, quando o expectavel seriam apenas 3 metros. Neste troço as obras decorrem 24h e 7 dias da semana.
Obrigado pa!
Isso das 24h já me tinha apercebido, ja que por volta das 22h costuma haver rebentamentos!
Agora que em principio vou trabalhar para uma das empresas do consórcio vou tentar fazer uma visita mais em pormenor á obra, principalmente ao túnel.
Já agora, qual das empresas está dedicada ao túnel?
Hugoferreiraleite September 27th, 2009, 06:38 PM Os novos veículos irão ser utilizados na linha C também?
Os novos veiculos poderão circular em toda a rede do metro do Porto, à excepção da linha D, devido ao túnel J!
Estes veiculos serão utilizados nas linhas mais longas, ou seja, linha B (da Póvoa), e linha C!
Calculo que numa primeira fase na linha C circulem os dois veiculos!
Na ligação a Maia, os veiculos que hj circulam, pq estão mais adaptados para o transporte citadino, menos lugares sentados, e mais portas. Na ligação à Trofa, deverão ser usados os novos! Para n tornar a viagem um martirio:cheers:
Hugoferreiraleite September 27th, 2009, 06:40 PM Até que ponto essa informação é garantida?
Vou estar aí durante 3 semanas em Outubro e tenho ganas de experimentar o bicho. Também gostava de saber se os flic-flexs vão substituir todos os eurotrams na linha da Póvoa.:?
A ideia é essa!
Colocar os novos veiculos nos serviços expresso e normal da linha da Póvoa, e na linha da Trofa (q penso eu, andarão na linha inteira até à Trofa, e na linha linha C até ao Forum Maia)...
Hugoferreiraleite September 27th, 2009, 06:46 PM É N15... e não.. eu não acho normal! É o ponto mais crítico a par da travessia das piscinas e tanto num caso como no outro deveria ser desnivelado.
Nas piscinas sabe-se que seria "impossível", mas na N15 era perfeitamente exequível. Não se percebe esta decisão... ainda para mais quando se fez uma passagem desnivelada junto ao estádio num troço que ficará por concluir, já que a nova avenida Norte-Sul ficará pendurada!
Então??? Estás a falhar Rui!
Não, n é EN 14 (Porto-Maia, mais conhecida por Via Norte, no seu troço inicial), nem EN 15 (Matosinhos-Bragança)...:lol:
Aquele era o antigo troço da EN 15... Q deixou de ser quando a A4 foi extendida até Matosinhos. Apartir dessa data a EN 15 passou a ser a via onde passa o 61!
Em meu entender são ambas decisões dificeis de compreender!
Pois se na ex-EN15 bastaria criar uma viaduto superior ou inferior à via, ou rotunda, n sei como vai ficar a estrada naquela zona!
Na av. da conduta construiria-se um viaduto superior! Q poderia ser um viaduto metálico, tal como está na Maia (estação Parque Maia), uma vez que debaixo passa o rio...
Rui_P September 27th, 2009, 07:34 PM Então??? Estás a falhar Rui!
Não, n é EN 14 (Porto-Maia, mais conhecida por Via Norte, no seu troço inicial), nem EN 15 (Matosinhos-Bragança)...:lol:
Aquele era o antigo troço da EN 15... Q deixou de ser quando a A4 foi extendida até Matosinhos. Apartir dessa data a EN 15 passou a ser a via onde passa o 61!
Em meu entender são ambas decisões dificeis de compreender!
Pois se na ex-EN15 bastaria criar uma viaduto superior ou inferior à via, ou rotunda, n sei como vai ficar a estrada naquela zona!
Na av. da conduta construiria-se um viaduto superior! Q poderia ser um viaduto metálico, tal como está na Maia (estação Parque Maia), uma vez que debaixo passa o rio...
Na "EX-N15" :) vai ter uma rotunda... é apenas mais uma rotunda em RT! Não ha que estranhar!
Hugoferreiraleite September 27th, 2009, 08:05 PM Na "EX-N15" :) vai ter uma rotunda... é apenas mais uma rotunda em RT! Não ha que estranhar!
Realmente! Só espero que n fique como a da Venda Nova!? Mais conhecido por rotunda da Evax, vá lá saber-se pq!?:lol:
Mad_max2 September 27th, 2009, 08:50 PM Se estão a falar na nova rotunda da avenida da conduta onde se situa a Caixa geral depositos e a galp, essa rotunda em 1 mês de existência já mandou dois carros para a sucata, nunca vi rotunda tão mal feita, mas já ouvi dizer que a rotunda é ilegal por não cumprir as medidas estipuladas por lei.
Hugoferreiraleite September 28th, 2009, 12:02 AM Se estão a falar na nova rotunda da avenida da conduta onde se situa a Caixa geral depositos e a galp, essa rotunda em 1 mês de existência já mandou dois carros para a sucata, nunca vi rotunda tão mal feita, mas já ouvi dizer que a rotunda é ilegal por não cumprir as medidas estipuladas por lei.
Eu falava mesmo da rotunda em forma de penso da Evax, que fica na Venda Nova, em frente à caixa Geral de Depositos de RT! :lol:
N nas 2M de rotundas existentes na av. da Conduta! :ohno:
Rui_P September 28th, 2009, 02:49 AM Essa rotunda em frente à nova Caixa é a maior palhaçada que já vi.... mas aquilo tem a haver com interesses. O não obrigar os novos inquilinos das novas contruções dar a volta às outras rotundas.
Gondomar no geral e Rio Tinto em particular é uma anedota. É o cumulo dá má gestão.
Mas o que mais me choca é os do costume voltarem a ganhar... eu não acho possivel em pleno ano 2009 ainda haver gente tão tapada que se empolga com quem berra mais alto!
sotavento September 29th, 2009, 11:41 AM emarques,
O ponto de questão é que uma só pessoa, que tenha um ordenado medio português, nunca usará diariamente o seu automovel num trajecto Povoa-Porto e vice-versa. A despesa associada é demasiado onerosa para a sua carteira.
Já a partilha do carro e despesas com outras pessoas é factor a ter em conta, mas isso algo que se verifica em qualquer cidade por este Mundo fora, não só no Porto. E dificilmente haverá algum serviço de transporte publico neste planeta (e olhem que já conheço bastantes) que consiga combater isso.
Depois há outros dados que o Hugo lançou que não são totalmente correctos. Nem da Povoa ao Porto (Trindade) são apenas 25 Km, nem tampouco demora apenas 20/25 minutos a efectuar este trajecto. Estamos perante um caso em que o menor tempo que a viagem de carro que demora a fazer o trajecto, não compensa o seu custo associado. Acho que isto é inquestionável. E volto a referir, actualmente o tempo de viagem nos veículos que param em todas as paragens da linha da povoa é igual ao que fazia o comboio convencional, e já é mais rapido com os actuais expressos. Com os Flexity Sift, os tempos vao reduzir ainda mais 10 minutos.
^^ LOL ?
Porto-Feira = 24km
Porto-Povoa = 25km
Na AML tens prai 500.000 de viaturas a fazerem todos os dias distancias bem superiores ... apenas com o condutor la dentro (e tendo comboio ao lado). :ohno:
Basta que venhas da Povoa para (por exemplo) paranhos ou Lordelo que já equacionas seriamente ir de pópó ... não há MdoP ali logo ... :ohno:
sotavento September 29th, 2009, 11:45 AM Eu considero o número de paragens da linha da Póvoa um verdadeiro exagero.. Na minha opinião uma linha de carácter suburbano não pode ter estações no meio do nada à espera que a cidade chegue até elas.. Também compreendo que agora é dificil tirá-las pois vinham logo os 3 ou 4 utentes lezados protestar! Mas não havia necessidade.. Até poque uma das estratégias para a linha foi construir parques de estacionamento junto das estações para que as pessoas se pudessem deslocar da carro até uma estação e daí seguir de metro até ao Porto.. Ora com esta seria mais uma razão para que houvesse menos estações pois quem anda 3 ou 4 km para ir até ao metro também andaria 5 ou 6.. Infelizmente o nível de serviço é que ficou a perder..
Modivas Sul
Espaço Natureza
^^ São as DUAS UNICAS estações que não tem habitações ao pé ... :cheers:
Não confundas o "casario disperso" com "meio do mato". :lol:
sotavento September 29th, 2009, 11:52 AM Meu filho, concerteza que deves ter pouca experiência em governar uma casa, porque podes ter a certeza que alguem que ganhe 700 ou 800 euros por mês, não vai gastar cerca 200 euros mês só em combustivel. E este calculo de 200 euros é por baixo.
Apercebes-te ao menos que a MAIORIA da população é precisamente esse 1/4 do salario que tem que dispender para TER EMPREGO ??? :lol:
Este exemplo é mesmo típico do portuguesinho... Com salários que são uma anedota na "Europa de Schengen" (700 ou 800 Eur é o que uma grande parte dos europeus aufere por semana...) e mesmo assim, com uma alternativa viável, rápida, cómoda e eficaz, como é o metro, prefere empenhar-se até ao pescoço levando a lata até ao emprego...
O mesmo é valido para ti ...
Aqui na AML apanhas malta da AZAMBUJA a vir pra PALMELA/SETUBAL(70km pra cada lado) e malta de Barreiro-Q.Conde a ir para VFXira e SIntra (60km pra cada lado)
E nem comento sobre aqueles que fazem 30/40km de carro para chegarem a uma estaçãozeca perdida no meio do mato ali na L.Norte e depois enfiarem-se 1h no comboio regional vindo de tomar (ou mesmo os uqe vem da serra/estrela apanhar o tomarense para lisboa = 1h40 só dentro do comboio). :lol:
sotavento September 29th, 2009, 11:57 AM Por muito que me tentem convencer, o metro é um transporte urbano, não deve servir enormes extensões pouco povoadas, com estações no meio do nada. Serve para melhorar a mobilidade dos centros urbanos.
É o ter metro por ter metro.
E aonde é que o Porto tem "metro" ???
Tens um "sistema integrado" que junta tudo num só ... tanto é metro como electrico como a seguir vira suburbano ou outra coisa q.q. ... e a vantagem de ser assim é enorme. :cheers:
sotavento September 29th, 2009, 11:59 AM Se por concelho domitório entendes número de pessoas que dorme lá obviamente que Gaia é o maior e a seguir o Porto.. Mas não podes comparar Gaia com Gondomar pois Gaia tem muito mais emprego, movimento de e para o concelho e turismo do que Gondomar.. E, no caso de Gaia, eu até acho que numa terceira fase quando estiverem feitas as duas linhas para Gaia que deve existir uma linha Gaia-Gaia transversal a interceptar as outras duas e não uma terceira quarta e quinta linhar para o Porto! Da mesma forma a linha de São Mamede, apesar de estar ligada ao Porto, tem uma forte componente radial interligando com as outras linhas vai ter uma forte procura..
"Exterminem" (literalmente) Gaia , Matosinhos , Gondomar ,Valongo , Maia e ... Porto.
^^ Criem uma cidade "unica" a partir dos pedaços todos. :ohno:
JoniP September 29th, 2009, 02:07 PM Modivas Sul
Espaço Natureza
Este meio de transporte não é para "casario disperso"..
Daniel_Portugal September 29th, 2009, 11:25 PM Sim! Também sou a favor de uma linha que apenas toque no concelho de Gaia.
Embora já tenha pensado numa ideia melhor.
Além das duas linhas para Gaia, podia fazer-se um grande anel. Uma linha circular mais larga que a linha circular que se projectou, que tocasse no concelho do Porto e Gaia, e que criasse mais duas pontes. Basicamente Gaia ficaria com 4 ligações. Duas linhas radiais, e uma circular.
dementedway September 30th, 2009, 01:05 AM "Exterminem" (literalmente) Gaia , Matosinhos , Gondomar ,Valongo , Maia e ... Porto.
Já se fala em juntar Gaia e Porto há muito tempo mas, fica demasiado grande em relação à capital, não pode ser. Não compreendo o porquê de existirem tantos concelhos, o concelho do Porto é pequeno, a cidade do Porto estendeu-se para todos os concelhos nos seus limites. Devia ser apenas um concelho. Depois quando se quer fazer algo que envolva dois concelhos é uma telenovela sem fim. Basta ver o exemplo do fogo de artificio no são joao, é uma guerrinha entre gaia e o Porto. Se é assim com meia dúzia de foguetes, imagino para algo mais complexo.
Hugoferreiraleite September 30th, 2009, 01:07 AM Modivas Sul
Espaço Natureza
Sota!
Por meio do mato, entende-se terriolas, aonde apenas existem três casas, uma delas devoluta! looooooool:lol: E n ausencia completa de casas...
Hugoferreiraleite September 30th, 2009, 01:12 AM E aonde é que o Porto tem "metro" ???
Tens um "sistema integrado" que junta tudo num só ... tanto é metro como electrico como a seguir vira suburbano ou outra coisa q.q. ... e a vantagem de ser assim é enorme. :cheers:
Sota, n despoletes uma discussão em torno de um tema estéril, esgotado, q n trás nada de novo!
Pah, lê de uma vez os documentários que quiseres, informa-te e convence-te que sistema de metropolitano ligeiro n é a mesma coisa de electrico moderno de superficie...
Hugoferreiraleite September 30th, 2009, 01:17 AM "Exterminem" (literalmente) Gaia , Matosinhos , Gondomar ,Valongo , Maia e ... Porto.
Pois! Realmente! Já ha muito que se devia ter feito isso! Se calhar excluindo dessa cidade as freguesias mais afastadas do Porto, e pc populosas (tipo Lomba, Melres (Gondomar), Lavra, Cabo do Mundo (matosinhos), etc...:cheers:
sotavento September 30th, 2009, 02:59 PM Este meio de transporte não é para "casario disperso"..
Não ??? Olha que é ... é para tudo e mais alguma coisa. :cheers:
Já se fala em juntar Gaia e Porto há muito tempo mas, fica demasiado grande em relação à capital, não pode ser. Não compreendo o porquê de existirem tantos concelhos, o concelho do Porto é pequeno, a cidade do Porto estendeu-se para todos os concelhos nos seus limites. Devia ser apenas um concelho. Depois quando se quer fazer algo que envolva dois concelhos é uma telenovela sem fim. Basta ver o exemplo do fogo de artificio no são joao, é uma guerrinha entre gaia e o Porto. Se é assim com meia dúzia de foguetes, imagino para algo mais complexo.
Criem-se as autoridades metropolitanas de Lisboa e Porto.
Separem a AML em Cascais , Sintra , Lisboa (tudo dentro da CREL)
E Juntem TUDO no porto metropole. :ohno:
^^ Desde puto que sonho com um "boulevard" no lugar da via norte ... e aquela linha de leixões está mesmo a pedir para levar com um tratamento identico á l.cintura em lisboa (tudo dentro da rede do MdoP saia ainda melhor). :lol:
sotavento September 30th, 2009, 03:01 PM Sota, n despoletes uma discussão em torno de um tema estéril, esgotado, q n trás nada de novo!
Pah, lê de uma vez os documentários que quiseres, informa-te e convence-te que sistema de metropolitano ligeiro n é a mesma coisa de electrico moderno de superficie...
Errado ...
MEtro ligeiro (nome espanhol) É apenas e só electrico rapido e/ou LRV ou chama-lhe o que quiseres.
o Metro do Porto não é nada disso. :lol:
É um todo-em-um completamente distinto ... muito mais do que um metro ligeiro é um sistema metropolitano de transportes.
JoniP September 30th, 2009, 03:20 PM Não ??? Olha que é ... é para tudo e mais alguma coisa. :cheers:
Não concordo.. E a prova disso é que tão cedo não se farão linhas desse gênero.. Apenas existem essas por serem anteriores linhas de comboio..
Hugoferreiraleite September 30th, 2009, 11:44 PM (...)
^^ Desde puto que sonho com um "boulevard" no lugar da via norte ... e aquela linha de leixões está mesmo a pedir para levar com um tratamento identico á l.cintura em lisboa (tudo dentro da rede do MdoP saia ainda melhor). :lol:
Ó Rapaz! E os comboios de mercadorias??? Deixavas Leixões sem conexão à rede ferroviária! :ohno:
Hugoferreiraleite September 30th, 2009, 11:48 PM Errado ...
MEtro ligeiro (nome espanhol) É apenas e só electrico rapido e/ou LRV ou chama-lhe o que quiseres.
o Metro do Porto não é nada disso. :lol:
É um todo-em-um completamente distinto ... muito mais do que um metro ligeiro é um sistema metropolitano de transportes.
Rapaz! Pela vigésima nona vez!
Metro ligeiro é um sistema independente e autónomo do resto do tráfego, que junta as funcionalidades do melhor que tem o metro clássico pesado enterrado ou não e do "tram" (eléctrico), tendo a particularidade da via reservada...
Mas please, n vamos entrar nessa discussão outra vez!:nuts:
sotavento October 1st, 2009, 03:49 AM ^^ Enterra-te sozinho então ...
Offtopic: linha de cintura = 4 vias neste momento e comboios para cada lado a cada 2 minutos ... e claro está ... predios e mais predios nas AVENIDAS que lhe ficam adjacentes.
Por mimk é clarissimo ... Povoa-S.hora/Guifões reconvertida em ferrovia classica ... HSJ-Maia-AFSC-matosinhos era metro a direito ... etc e tal. :lol:
dementedway October 1st, 2009, 09:42 PM ^^ Enterra-te sozinho então ...
Offtopic: linha de cintura = 4 vias neste momento e comboios para cada lado a cada 2 minutos ... e claro está ... predios e mais predios nas AVENIDAS que lhe ficam adjacentes.
Por mimk é clarissimo ... Povoa-S.hora/Guifões reconvertida em ferrovia classica ... HSJ-Maia-AFSC-matosinhos era metro a direito ... etc e tal. :lol:
Comboio convencional a circular à superfície pelo meio da cidade é uma treta. Basta ver o exemplo de lisboa, a zona onde circula o comboio parece um parque industrial
Daniel_Portugal October 1st, 2009, 09:44 PM nenhuma zona onde o metro do Porto circula à superfície se compara ao corte que o comboio em Lisboa faz por exemplo na zona de Belém, etc.
O metro do Porto está perfeitamente integrado, excepto na zona de Matosinhos, onde parece um eléctrico. De resto é uma excelente rede de metro, bem implementada.
Figueiredo October 1st, 2009, 11:04 PM Comboio convencional a circular à superfície pelo meio da cidade é uma treta. Basta ver o exemplo de lisboa, a zona onde circula o comboio parece um parque industrial
É uma treta? é bem mais competitivo
Daniel_Portugal October 1st, 2009, 11:14 PM comboio dentro da cidade é mais competitivo do que metro dentro da cidade?
PortoNuts October 1st, 2009, 11:18 PM O metro convencional é quase um comboio. A diferença é que normalmente é subterrâneo.
Hugoferreiraleite October 1st, 2009, 11:39 PM nenhuma zona onde o metro do Porto circula à superfície se compara ao corte que o comboio em Lisboa faz por exemplo na zona de Belém, etc.
O metro do Porto está perfeitamente integrado, excepto na zona de Matosinhos, onde parece um eléctrico. De resto é uma excelente rede de metro, bem implementada.
Oh, homem n digas disparates!
A linha em Matosinhos é identica à linha do HSJ, e em Gaia, na Póvoa na Maia, etc... :ohno: E todos estes casos está integrada na cidade de forma mais ou menos bem conseguida!
Eu pessoalmente só ponho reticencias na linha na rua Brito Capelo em Matosinhos! O resto na rede está 5 estrelas...
Hugoferreiraleite October 1st, 2009, 11:43 PM O metro convencional é quase um comboio. A diferença é que normalmente é subterrâneo.
Nem isso!
O metro convencional é um comboio, que efectua um percurso urbano, e que tem uma extensão em tunel superior ao das linhas ferroviárias "normais"!
Devo lembrar que N.I. tem das rede de metro maiores do mundo e apenas uma pequena parte (em Manhattan) é enterrada...
E essa é a grande diferença mesmo! Digamos que existe um grau de parentesco entre:
Comboio pesado -> Metro pesado;
Eléctrico -> Metro ligeiro.
Contudo são sistema que têm as suas diferenças!
Hugoferreiraleite October 1st, 2009, 11:45 PM comboio dentro da cidade é mais competitivo do que metro dentro da cidade?
É e n é!
O metro serve melhor a cidade, pq tem mais paragens, maiores frequencias, e menor velocidade comercial!
O comboio serve melhor as ligações entre cidades, pois tem menos paragens, menores frequencias, e maior velocidade comercial!
fabio_7 October 1st, 2009, 11:47 PM PortoNuts, o metro convencional, se estas a falar por exemplo no de Lisboa, É UM COMBOIO! :nuts: não é á toa que nos paineis das estações diz: PROXIMO COMBOIO
------------------------------------------------------------------------
estou ansioso pelo arranque da construçao das novas linhas :banana: ja ando farto de pensar como seria uma nova ponte ali! mas ainda temos muuuuito que esperar . .
Daniel_Portugal October 1st, 2009, 11:48 PM Nem isso!
O metro convencional é um comboio, que efectua um percurso urbano, e que tem uma extensão em tunel superior ao das linhas ferroviárias "normais"!
Devo lembrar que N.I. tem das rede de metro maiores do mundo e apenas uma pequena parte (em Manhattan) é enterrada...
E essa é a grande diferença mesmo! Digamos que existe um grau de parentesco entre:
Comboio pesado -> Metro pesado;
Eléctrico -> Metro ligeiro.
Contudo são sistema que têm as suas diferenças!
e mesmo em manhattan não é tudo, creio.
Daniel_Portugal October 1st, 2009, 11:50 PM Hugo, então se eu me referi a dentro da cidade, é porque só tem vantagens. É claro que o meu conceito de cidade é: do aeroporto a Espinho é tudo "a" cidade.
JoniP October 2nd, 2009, 12:18 AM Oh, homem n digas disparates!
A linha em Matosinhos é identica à linha do HSJ, e em Gaia, na Póvoa na Maia, etc... :ohno: E todos estes casos está integrada na cidade de forma mais ou menos bem conseguida!
Eu pessoalmente só ponho reticencias na linha na rua Brito Capelo em Matosinhos! O resto na rede está 5 estrelas...
5 estrelas? És pouco exigente!
fabio_7 October 2nd, 2009, 12:49 AM Hugo, então se eu me referi a dentro da cidade, é porque só tem vantagens. É claro que o meu conceito de cidade é: do aeroporto a Espinho é tudo "a" cidade.
credo, Espinho não :bash:
a norte até ao aeroporto seria bom, onde nao se vê praticamente areas "rurais" pelo caminho, já entre Espinho e Porto vês imensas.
Para isso a norte seria até á Póvoa! Já que Vila do Conde e Póvoa formam uma só cidade praticamente, e bem grande, e com bastante relevância quando comparadas com a área a sul. Desde sempre o Porto se desenvolveu mais para norte do que para sul.
Já agora, alguém sabe a data exacta da entrada "a sério" dos Flexity?
dementedway October 2nd, 2009, 01:26 AM É uma treta? é bem mais competitivo
Aqueles comboios a passarem à superfície desde o cais do sodré até aos confins da cidade sempre em superfície a cortarem a cidade do rio? Aquilo na vez de ser uma avenida mais parece uma auto estrada! Aquilo não tem jeito nenhum, integração nula com o meio envolvente!
Daniel_Portugal October 2nd, 2009, 01:28 AM quando vais de campanhã para Sul, vês que o trajecto entre o centro e Espinho está praticamente todo urbanizado.
Não podes comparar a Póvoa a Norte com Espinho a Sul. Nada a ver.
fabio_7 October 2nd, 2009, 02:07 AM quando vais de campanhã para Sul, vês que o trajecto entre o centro e Espinho está praticamente todo urbanizado.
Não podes comparar a Póvoa a Norte com Espinho a Sul. Nada a ver.
hmm aconselho uma visita a Povoa e V. Conde, pois comparadas com Espinho, já vão um grande pedaço á frente. . .
E porque nao tem nada a ver? Povoa e Espinho, as 2 que desde á muito tinham ligaçoes de comboio ao Porto, as duas quase á mesma distancia do Porto, as duas com casino, as 2 grandes estancias balneares da região, e a nivel de historia/patrimonio Povoa tem a vantagem de estar colada a V. do Conde, que é provavelmente uma das vilas/zonas com mais património da AMP, e muito bem cuidado.
Em relaçao a isso, Povoa e V. Conde teriam + condiçoes até. Lembra-te que estao dentro da rede de metro, com acesso directo a quase todo lado. A área a sul ate pela STCP está mal servida...
Hugoferreiraleite October 2nd, 2009, 02:19 AM e mesmo em manhattan não é tudo, creio.
Pois... Exactamente! Nem em Manhattan é sempre subterraneo!
Hugoferreiraleite October 2nd, 2009, 02:22 AM Hugo, então se eu me referi a dentro da cidade, é porque só tem vantagens. É claro que o meu conceito de cidade é: do aeroporto a Espinho é tudo "a" cidade.
Mas tens toda a razão!
A cidade do Porto extende-se de Espinho ao Aeroporto/Lidador, e vai até Valongo (no interior)...
E dentro desta área é densificar o metro! Com linhas de periferia desta grande cidade para o centro! E ainda com pelo menos duas circulares, uma interna (Porto e Gaia) e outra externa, para redistribuir passageiros!
Além de tudo isto, o comboio tem de continuar a servir o centro da cidade para os movimentos de fora desta grande cidade!
Hugoferreiraleite October 2nd, 2009, 02:27 AM 5 estrelas? És pouco exigente!
Looool! N é ser pouco exigente, é medir os prós e contras, e tirar conclusões!
Sem contar os casos pontuais que referi, a rede está bem conseguida!
Ah! E esqueci-me de um ponto, ponho ainda reticencias nas linhas demasiado extensas como a da Póvoa e Trofa...
E naquele começo da linha A em Matosinhos (Sr. da Hora)! Acho que as ruas ficaram demasiado estreitas com o metro no meio! Mas seria resolvido, se tivessem cortado os jardins dos lados! loool Os postes para segurar na catenária tb são demasiado trombudos, uma catenária como VN Gaia e estava resolvido!
sotavento October 2nd, 2009, 05:46 AM É e n é!
O metro serve melhor a cidade, pq tem mais paragens, maiores frequencias, e menor velocidade comercial!
O comboio serve melhor as ligações entre cidades, pois tem menos paragens, menores frequencias, e maior velocidade comercial!
ERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E passo a explicar:
O "metro" de lisboa é um comboio convencional com 3+3 carruagens com 60mx2 =120m
Tem paragens a cada 450/700m ... mas tem algumas a 1200m da proxima
tem frequencias entre os 4/5 minutos e os 20 minutos (ou mesmo 30 minutos as tantas da matina)
O "urbano" de lisboa é um comboio convencional com 4+4 carruagens = 200m
tem paragens a cada 700/1200m
Tem frequencias entre os 2/3 minutos e os 30 minutos
:ohno:
O "metro" do porto é um "carro electrico" (o veiculo) numa linha de metro(dentro do porto) com Xm em dupla
Tem paragens a cada 400/1000m (dentro da cidade)
tem frequencias entre os 2/20 minutos
^^Sobre os "urbanos" do porto nem me pronuncio.
O "centro" de lisboa é atravessado por 5 linhas com fequencias de 2/4 minutos que utilizam comboios com capacidades entre os 600 e os 3000 passageiros ...
Sabes que a "diferença" entre o metro ligeiro/light rail e o metro pesado é apenas e só uma questão de "capacidade" ???
O tipo de veiculo utilizado é um promenor perfeitamente superfluo ... um comboio electrico URBANO com X lugares sentados e Y lugares em pé é aquilo que lhe quiserem chamar ... tecnicamente é tudo o mesmo .... um comboio electrico urbano. :cheers:
Hugo, então se eu me referi a dentro da cidade, é porque só tem vantagens. É claro que o meu conceito de cidade é: do aeroporto a Espinho é tudo "a" cidade.
Exacto ... entre a Gandra/Moreira(AFSC) , Ermesinde e Espinho é tudo "cidade do porto"(ou o que quiserem chamar aquilo)
A partir dai se existirem comboios (sejam electricos/tram ou outra coisa qualquer) são puramente suburbanos (se só ligarem ao porto) ou regionais (se ligarem a outras terreolas importantes pelo caminho).
credo, Espinho não :bash:
a norte até ao aeroporto seria bom, onde nao se vê praticamente areas "rurais" pelo caminho, já entre Espinho e Porto vês imensas.
Para isso a norte seria até á Póvoa! Já que Vila do Conde e Póvoa formam uma só cidade praticamente, e bem grande, e com bastante relevância quando comparadas com a área a sul. Desde sempre o Porto se desenvolveu mais para norte do que para sul.
Já agora, alguém sabe a data exacta da entrada "a sério" dos Flexity?
A mancha urbana densa do Porto começa a sul em Esmoris e vai até a Maia ... Vila do COnde/Povoa é um nucleo periferico isolado tal como tens a Trofa , S.Tirso , Ovar , Feira , etc ...
Aliás ... a linha da povoa deveria perder (já ontem) o seu caris de "metro" e passar a puro serviço suburbano .. .e de preferencia que a estiquem até Esposende e Viana do Castelo (mais propriamente até Darque). :cheers:
Aqueles comboios a passarem à superfície desde o cais do sodré até aos confins da cidade sempre em superfície a cortarem a cidade do rio? Aquilo na vez de ser uma avenida mais parece uma auto estrada! Aquilo não tem jeito nenhum, integração nula com o meio envolvente!
Essa é uma das maiores falacias de todos os tempos ... tiras de lá os comboios e metes o quê ??? buses a cada 15 segundos ???
O que corta a cidade do rio ali não é o comboio ... por acaso a linha até cria uma zona tampão muito util ... torna a zona entre o rio e a linha uma area livre do TRANSITO CAOTICO da marginal .. .essa sim a verdadeira BARREIRA entre a cidade e o rio ...
não tens nenhuma passagem pedonal inferior/superior na marginal ... só lá vês os acessos desnivelados ao ... caminho de ferro. :lol:
Alem de que o comboio (e o electrico) são uma mais valia "visual" e "turistica" daquela zona. :ohno:
sotavento October 2nd, 2009, 05:49 AM hmm aconselho uma visita a Povoa e V. Conde, pois comparadas com Espinho, já vão um grande pedaço á frente. . .
E porque nao tem nada a ver? Povoa e Espinho, as 2 que desde á muito tinham ligaçoes de comboio ao Porto, as duas quase á mesma distancia do Porto, as duas com casino, as 2 grandes estancias balneares da região, e a nivel de historia/patrimonio Povoa tem a vantagem de estar colada a V. do Conde, que é provavelmente uma das vilas/zonas com mais património da AMP, e muito bem cuidado.
Em relaçao a isso, Povoa e V. Conde teriam + condiçoes até. Lembra-te que estao dentro da rede de metro, com acesso directo a quase todo lado. A área a sul ate pela STCP está mal servida...
Povoa
V.Conde
...
campo e matagal
...
mais campo e matagal
...
Maia
Matosinhos
Porto
Gaia
Valadares
Gulpilhares
Arcozelo
Espinho
Esmoriz
...
campo e matagal
...
Ovar
Simplesmente Espinho ESTÁ no nucleo urbano do Porto e V.Conde/Povoa não estão ...
O que falta a SUL do Douro é integração urbana pra e dura ... começem a projectar mais AVENIDAS e ALAMEDAS (com MdoP pelo meio talvez?).
Decididamente uma "area metropolitana virada cidade" faz muita falta ali ... ai. :cheers:
Deixa cá vêr:
"Centro"-"praias"-Espinho-Esmoriz = serviço Urbano de alta frequencia na L.Norte(?)
"Centro"-A1/N1-PaçosBrandão(L.vouga) = Metro(L.Amarela) + electrico(tram-train) para SJMadeira ???
"Centro"-Avintes-Sandim = metro(???) ´electrico(tram-train) para Arouca , SJMadeira e V.Cambra (?)
Espinho-P.Brandão-Sandim-Crestuma-Jovim-Gondomar-Valongo-Alfena-Maia-AFSC-Perafita = circular externa ???
sotavento October 2nd, 2009, 06:42 AM Comboio convencional a circular à superfície pelo meio da cidade é uma treta. Basta ver o exemplo de lisboa, a zona onde circula o comboio parece um parque industrial
Lisboa é um bom exemplo ...
C.Sodre-Algés = 100.000 passageiros/dia = 1/2 do que TODA A REDE do ML transporta com os seus belos 40 ou 50km de tuneis. :bash:
Quanto queres apostar que se fossem 8km de "tunel" teria a mesma taxa de passageiros que a Amarela entre Odivelas e o C.grande ??? :lol:
Estupidamente os UNICOS acessos da população ao Tejo são a EXPO e ... a marginal em frente á L.Cascais. :bash:
nenhuma zona onde o metro do Porto circula à superfície se compara ao corte que o comboio em Lisboa faz por exemplo na zona de Belém, etc.
Se não fossem as passagens superiores e inferiores da L.Cascais terias exactamente 10km de ALCATRAO a servirem de barreira entre a cidade e o tejo ... 4/10 faixas de alcatrão a fazerem de autoestrada são menos barreira que a l.comboio que tem passagens desniveladas ??? :lol:
E a rede do MdoP tem um defeito gravissimo (pelo menos a meu vêr) ... é a criação de "passadeiras" a nivel em quase toda a rede (fora dos tuneis) ... deveriam ter evitado ao maximo ese tipo de "integração" na rede. :ohno:
Alem do mais ... em GAIA (na avenida) deveriam ter tentado enterrar o metro o mais possivel ... junto ao HSJ tambem ... aliás ... a "rampa" só deveria surgir á superficie já junto ao muro do HSJ ... até ai deveriam ter feito tunel/trincheira. :ohno:
masterbyte October 2nd, 2009, 12:32 PM sotavento vamos lá acabar com o "metro" para a póvoa e trofa...
e como se metia lá comboios? bitola diferente... voltagem diferente...
esclarece-me s.f.f.
Tripanario October 2nd, 2009, 02:41 PM Qual o interesse de transformar a linha da Povoa em comboio convencional, se agora com os novos Trams ate será mais rapido do que quando era com comboio? Ate parece que a linha da Povoa no tempo do comboio convencional era uma maravilha. Eu acho é que a maioria de voces nem deviam ter 10 anos de idade nessa época para fazer um juizo perfeito sobre as diferenças desta linha, só assim se compreende este eterno fetiche que muitos têm sobre a linha da Povoa. Alem disso, o que mais se vê pelo estrangeiro é linhas do estilo da Povoa a fazer serviço de trams, tal como o metro do porto irá fazer. Sinceramente não entendo tanta discussão sobre algo que é bem melhor do que era antigamente. Enfim, tipico saudosismo Portugues bacoco.
sotavento October 3rd, 2009, 02:59 AM sotavento vamos lá acabar com o "metro" para a póvoa e trofa...
e como se metia lá comboios? bitola diferente... voltagem diferente...
esclarece-me s.f.f.
bitola diferente ? porquê ?
voltagem diferente ? porquê ???
Só precisam de aumentar a capacidade , conforto e as velocidades dos veiculos ... já o fizeram ao comprar os tram-trains para "remediar" o problema. :cheers:
Qual o interesse de transformar a linha da Povoa em comboio convencional, se agora com os novos Trams ate será mais rapido do que quando era com comboio? Ate parece que a linha da Povoa no tempo do comboio convencional era uma maravilha. Eu acho é que a maioria de voces nem deviam ter 10 anos de idade nessa época para fazer um juizo perfeito sobre as diferenças desta linha, só assim se compreende este eterno fetiche que muitos têm sobre a linha da Povoa. Alem disso, o que mais se vê pelo estrangeiro é linhas do estilo da Povoa a fazer serviço de trams, tal como o metro do porto irá fazer. Sinceramente não entendo tanta discussão sobre algo que é bem melhor do que era antigamente. Enfim, tipico saudosismo Portugues bacoco.
O comboio convencional de que falas não era NADA DE JEITO literalmente ... só que em vez de "modernizarem" o serviço para o equivalente as automotras da CP Porto ... passaram a "electrico citadino" (e aqui dou um tiro a quem disser que o eurotram com os bancos de plastico se presta a serviços de 30 minutos a olhar pra verdura da paisagem).
Somplesmente ... desde Guifões (oficinas do metro e CP) passando pelo aeroporto e o caminho todo até a Povoa deveriam ter feito a passagem de via estreita para via larga (seguindo os comboios para variadissimos destinos possiveis tais como Matosinhos , Campanha , Boavista).
E por sinal do aeroporto/Guifões/Matosinhos em direcção ao centro da cidade deveria ser "verdadeiro" METRO. :cheers:
Hugoferreiraleite October 3rd, 2009, 07:36 PM ERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E passo a explicar:
O "metro" de lisboa é um comboio convencional com 3+3 carruagens com 60mx2 =120m
Tem paragens a cada 450/700m ... mas tem algumas a 1200m da proxima
tem frequencias entre os 4/5 minutos e os 20 minutos (ou mesmo 30 minutos as tantas da matina)
O "urbano" de lisboa é um comboio convencional com 4+4 carruagens = 200m
tem paragens a cada 700/1200m
Tem frequencias entre os 2/3 minutos e os 30 minutos
O "metro" do porto é um "carro electrico" (o veiculo) numa linha de metro(dentro do porto) com Xm em dupla
Tem paragens a cada 400/1000m (dentro da cidade)
tem frequencias entre os 2/20 minutos
^^Sobre os "urbanos" do porto nem me pronuncio.
O "centro" de lisboa é atravessado por 5 linhas com fequencias de 2/4 minutos que utilizam comboios com capacidades entre os 600 e os 3000 passageiros ...
Sabes que a "diferença" entre o metro ligeiro/light rail e o metro pesado é apenas e só uma questão de "capacidade" ???
O tipo de veiculo utilizado é um promenor perfeitamente superfluo ... um comboio electrico URBANO com X lugares sentados e Y lugares em pé é aquilo que lhe quiserem chamar ... tecnicamente é tudo o mesmo .... um comboio electrico urbano. :cheers:
N! N tem nada a ver com capacidade!
Os veiculos do MdP têm a mesma capacidade dos veiculos do ML (aproximada), por modulo/carrugem (obviamente)...
A grande diferença é q em Lisboa tens os comboios a efectuarem serviço de metro, isto é, de porta a porta! Isso em Lx é possivel devido às linhas dos urbanos que são pequenas! No caso do Porto, em que as linhas dos urbanos têm em média 60Km seria impossivel fazer tal coisa! Pois tornaria as viagens demasiado longas...
Exacto ... entre a Gandra/Moreira(AFSC) , Ermesinde e Espinho é tudo "cidade do porto"(ou o que quiserem chamar aquilo)
A partir dai se existirem comboios (sejam electricos/tram ou outra coisa qualquer) são puramente suburbanos (se só ligarem ao porto) ou regionais (se ligarem a outras terreolas importantes pelo caminho).
LOL! Chama-se grande Porto! ;=)
A mancha urbana densa do Porto começa a sul em Esmoris e vai até a Maia ... Vila do COnde/Povoa é um nucleo periferico isolado tal como tens a Trofa , S.Tirso , Ovar , Feira , etc ...
Aliás ... a linha da povoa deveria perder (já ontem) o seu caris de "metro" e passar a puro serviço suburbano .. .e de preferencia que a estiquem até Esposende e Viana do Castelo (mais propriamente até Darque). :cheers:
Pois! 100% de acordo! ;=)
Portvscalem October 4th, 2009, 08:32 PM a questão dos suburbanos tem muito que se lhe diga.
Eu agora vivo em Barcelona, e aqui os suburbanos andam enterradinhos, e possuem mais paragens enterradas que sei lá o quê. A grande diferença para o metro é que tens menos lugares de pé. Ou seja, são linhas como a Porto-Póvoa, só que com comboios normais.
Questão de capacidade. O Tram-Train acaba por funcionar como um suburbano de menor capacidade. Mas faltam linhas de suburbanos no Porto, e se calhar mandar algumas para o centro nem era mal pensado. A ideia de uma linha do vouga a entrar enterrada na bovista comparando com o que vejo aqui em barcelona, parece ser corriqueiro, e nada de especial.
E já agora, aqui em vez de falarem em metros, comboios, usam outro tipo de distinção: Transportes urbanos enterrados. Comboios, metro, ou o que seja...
Fumega October 5th, 2009, 11:27 PM Boas, leio este fórum há algum tempo mas só me registei recentemente, por isso olá a todos, sou de Vila do Conde.
Agora a pergunta, quando é que começam a circular as novas carruagens na linha B (Póvoa de Varzim)?
Li no JN que era a partir de 1 de Outubro, mas só as vejo a passar "em formação"...
Já agora, a linha B na minha humilde opinião tem paragens a mais, por exemplo, entre Póvoa e Vila há 3 paragens e uma depois (Santa Clara), para mim só havia de haver Portas Fronhas entre Póvoa e Vila, para servir Caxinas, São Brás é uma palhaçada, está a 1 minuto a pé da estação da Póvoa, Alto de Pega também é desnecessária, e Santa Clara também, ficava Póvoa --> Portas Fronha --> Vila do Conde --> Azurara --> etc .Só nisso cortava-se um bom tempo.
Depois aquelas paragens nas aldeolas todas em que não entra ninguém tiram-me do sério, e o expresso que em todas as estações quase que para (limitações de velocidade porque? Condições físicas da linha? Não apanhar o serviço normal?)
Aquela porcaria parece um comboio turístico, com aquela campainha telefónica, trrriimm trrrimm, as pessoas a caminhar ou andar de bicicleta por vezes nos ultrapassam (fonte do cuco por exemplo, aquilo é uma vergonha).
Metro a sério é o de Lisboa, rápido como tudo.
Quanto a expressos deveriam haver 2 por hora e um serviço que pare em todas as estações de hora em hora, em vez de ser ao contrário (embora tenham mudado recentemente só há 2 expressos de hora em hora em certos períodos).
Cumprimentos.
Hugoferreiraleite October 6th, 2009, 12:28 AM Boas, leio este fórum há algum tempo mas só me registei recentemente, por isso olá a todos, sou de Vila do Conde.
Agora a pergunta, quando é que começam a circular as novas carruagens na linha B (Póvoa de Varzim)?
Li no JN que era a partir de 1 de Outubro, mas só as vejo a passar "em formação"...
Deve estar para breve! Talvez o NRPC, possa antecipar as novidades de quando haverá novos veiculos na linha! ;=)
Já agora, a linha B na minha humilde opinião tem paragens a mais, por exemplo, entre Póvoa e Vila há 3 paragens e uma depois (Santa Clara), para mim só havia de haver Portas Fronhas entre Póvoa e Vila, para servir Caxinas, São Brás é uma palhaçada, está a 1 minuto a pé da estação da Póvoa, Alto de Pega também é desnecessária, e Santa Clara também, ficava Póvoa --> Portas Fronha --> Vila do Conde --> Azurara --> etc .Só nisso cortava-se um bom tempo.
Depois aquelas paragens nas aldeolas todas em que não entra ninguém tiram-me do sério, e o expresso que em todas as estações quase que para (limitações de velocidade porque? Condições físicas da linha? Não apanhar o serviço normal?)
A limitação de velocidades ao cruzar as estações são medidas de segurança! De modo a n por em causa a segurança dos que esperam na plataforma pelo metro, e n por em causa os peões que atravessam a linha nos locais assinalados nas estações!
Quanto à distancia entre estações, como já aqui foi dito, estás a falar de um sistema de metro! Os sistemas de metros fazem transporte de proximidade daí haver esse numero de estações na linha B, é quase como se fosse um autocarro sobre carris... Ou seja, o problema n está no metro, está em transformar uma linha de comboio urbano em metro! ;=)
Aquela porcaria parece um comboio turístico, com aquela campainha telefónica, trrriimm trrrimm, as pessoas a caminhar ou andar de bicicleta por vezes nos ultrapassam (fonte do cuco por exemplo, aquilo é uma vergonha).
Metro a sério é o de Lisboa, rápido como tudo.
Quanto a expressos deveriam haver 2 por hora e um serviço que pare em todas as estações de hora em hora, em vez de ser ao contrário (embora tenham mudado recentemente só há 2 expressos de hora em hora em certos períodos).
Cumprimentos.
Looool! O metro de Lisboa n é muito mais rápido que o metro do Porto! A diferença está nos 5Km/h (velocidade média, salvo erro!).
Tu refereste é a sensação de velocidade, por regra, quanto mais perto andar um veiculo das paredes de um tunel e quanto mais mal iluminado for esse túnel, maior sensação de velocidade terás, mas n passa disso mesmo! Uma sensaçao!
O ML está limitado a 50Km/h em quase toda a rede, devido à deslocação de ar, que fazia os passageiros levantar voo nas estações se andasse mt mais depressa...
Quanto ao trimmmmm, o ML tb o faz, e sinceramente pareceu-me bem mais alto que o MdP da ultima vez que lá andei!
Quanto às frequencias, quase que concordo contigo!
O MdP deve apostar em ligações rápidas à Póvoa, nem que para isso tenha que partir a linha B em duas!
Assim:
B1- Sr. da Hora-Mindelo 20 em 20min
B2- Mindelo-Póvoa 20 em 20min
Bexp. - Trindade-Póvoa 20 em 20min (preferencialmente abaixo dos 30min de duração da viagem) (e talvez com algumas mais paragens)...
(complementada com a linha E 20-20min)...
Hugoferreiraleite October 6th, 2009, 12:30 AM Este exemplo pode ser aplicado tb à linha C;
C1: Estádio Dragão - Forum Maia 10-10 min
C2: Forum Maia - Paradela 20-20min
C exp: Trindade-Paradela 20-20min, que tal como a anterior deveria ser feito em pelo menos 30min...
emarques October 6th, 2009, 02:06 AM Quanto ao trimmmmm, o ML tb o faz, e sinceramente pareceu-me bem mais alto que o MdP da ultima vez que lá andei!
Os sinais sonoros do ML não têm nada a ver com aquela campainha de bicicleta do MP. :tongue2:
fabio_7 October 6th, 2009, 08:28 PM Quote:
Originally Posted by Hugoferreiraleite
Olhem as contas que andei a fazer...
Velocidade média do metro de Lisboa
Amadora Este - Santa Apolónia -> 13Km percorre-se em 28min 30s.
Velocidade média -> 27,37Km/h
Odivelas - Rato -> 11km percorre-se em 23min.
Velocidade média -> 28,70Km/h
Telheiras - Cais do Sodré -> 9Km percorre-se em 21min 30s
Velocidade média -> 25,12Km/h
Alamede - Oriente -> 6Km percorre-se em 13min
Velocidade média -> 27,69Km/h
Agr média final-> (27,37+28,7+25,12+27,69)/4 = 27,22Km/h
Looooool, e andam aqueles desgraçados a dizer que o metro do Porto é muito lento!?
O ML para os 28,52Km/h do metro do Porto, ainda têm de comer muita farofa... lolololol
Os tempos foram retirados da página do metro de Lisboa. As distancias do wikipedia.
Isto foi postado aqui
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=771816&page=4
e ja andei a confirmar se estava tudo correcto (tempos e distâncias), e de facto esta. Apenas falta o prolongamento da Alameda a S. Sebastião, mas julgo que nao alterará muito a média, se estiver errado pf avisem que nao percebo muito disso :lol:
O metro do Porto é de facto mais rapido do que o de Lisboa, e com os novos veiculos vai ser ainda mais.
Lembro que o Metro de Lisboa é um comboio, e nao se pode por num comboio uma campainha de electrico (e nao de bicicleta). Recorde-se ainda, que nao existe veiculo ferroviario mais silencioso em Portugal do que o Metro do Porto.
O de Lisboa, como metro pesado que é, faz um ruido terrivel e que nem permite falar normalmente com outra pessoa dentro do veiculo em alguns troços.
Para quem nunca ouviu a "campainha"/"buzina" do metro de Lisboa, o som é de facto o de um comboio normal, simplesmente por ser num tunel, se torna ainda + alto, sendo mais um ruido a acrescentar ao barulho que já faz.
Viajei anos no MP, e agora meses no ML. No MP, estudava, lia, falava ao telemovel, no ML, nada disso, pois nalguns troços é impossivel fazer estas coisas.
Nos 5 anos que viajei no MP diariamente, fiquei 3 vezes parado num tunel durante mais de 5min, e o maquinista informou de imediato o que se passava.
Nos 7 meses em que viajo diariamente no ML, fiquei 4, e sem qualquer aviso por parte da empresa/maquinista/seguranças sobre o que se passava.
Há coisas em que os dois sistemas sao incomparáveis...
Por isso nao sei de que se queixam. Quem dera a muitas grandes cidades mundiais ter o sistema de transportes que o Porto tem. .:)
emarques October 6th, 2009, 09:27 PM Eh pá, fds, outra vez essas contas?!
Os tempos de percurso usados para o ML incluem os tempos de espera médios!
Os resultados ficam completamente deturpados quando cada percurso leva com mais 3 a 6 (ou até 15, depende da hora) minutos em cima.
PS: fabio_7, não penses que te estou a culpar de nada, a culpa é do hugoferreiraleite que está farto de saber que o post está errado e ainda não o apagou nem editou.
fabio_7 October 6th, 2009, 09:41 PM Desculpa, e posso ate estar errado, mas se assim é no do Porto também o fizeram assim para calcular os 28. e nao me parece que esteja!! viajei muito do Oriente á Alameda, e sempre demorou os 13 min!
e do Cais do Sodré as Telheiras também!
Porque dizes que inclui o tempo medio de espera?
Se assim fosse, tendo em conta que a linha vermelha é a que mais tempo medio de espera tem, nunca na vida seriam 13min do Oriente á Alameda.. .
e os tempos medios de espera, nao entram nestas contas . .. o que interessa é o tempo de viagem e distancia! o tempo de viagem nao inclui o tempo de espera. os tempos de espera sao maiores no Porto que em Lisboa, e se isso contasse nunca na vida teria os 28km/h!
e como poes o tempo de espera no calculo? o tempo de viagem nao inclui o tempo de espera . .e o ML abre e fecha as portas mais rapido . .
emarques October 6th, 2009, 10:59 PM Desculpa, e posso ate estar errado, mas se assim é no do Porto também o fizeram assim para calcular os 28. e nao me parece que esteja!!
Pois, o problema é esse, é que os tempos de percurso usados para o ML têm o tempo de espera enquanto que o cálculo de velocidade média do MP não inclui isso.
viajei muito do Oriente á Alameda, e sempre demorou os 13 min!
Oriente - Alameda (e Alameda - Oriente ;)) demora 9 minutos. Acredita, já fiz a medição, esta discussão é tipo composição de metro, aparece periodicamente. :colgate:
13 minutos é capaz de ser mais ou menos o que demora São Sebastião - Oriente. Saldanha - Oriente demora entre 11 e 12.
e do Cais do Sodré as Telheiras também!
Esse percurso nunca o fiz na íntegra, não te posso garantir quanto tempo demora.
Porque dizes que inclui o tempo medio de espera?
Porque no sítio onde o Hugo foi buscar os dados está essa anotação (um bocado escondida, mas está).
Se assim fosse, tendo em conta que a linha vermelha é a que mais tempo medio de espera tem, nunca na vida seriam 13min do Oriente á Alameda.. .
O tempo médio de espera foi calculado como 1/2 da diferença de tempo entre comboios à hora para que é feito o cálculo do percurso.
e os tempos medios de espera, nao entram nestas contas . .. o que interessa é o tempo de viagem e distancia! o tempo de viagem nao inclui o tempo de espera. os tempos de espera sao maiores no Porto que em Lisboa, e se isso contasse nunca na vida teria os 28km/h!
Pois não entram, por isso é que o resultado da comparação está errado...
e como poes o tempo de espera no calculo? o tempo de viagem nao inclui o tempo de espera . .e o ML abre e fecha as portas mais rapido . .
Não pões. Para fazer o cálculo correctamente, vais ao site do ML, vês qual é o tempo que eles dizem que demora, subtrais a espera média (que também te é dada) e fazes as contas com o tempo efectivo de percurso (que não é o que o Hugo usou nas contas que fez).
Hugoferreiraleite October 6th, 2009, 11:51 PM Os sinais sonoros do ML não têm nada a ver com aquela campainha de bicicleta do MP. :tongue2:
Estava-se a falar dos sinais sonoros internos, de quando aparece uma nova estação no visor, e n dos sinais sonoros externos!
Os sinais sonoros do MdP, são mt mais à frente! Têm um sinal citadino, e um inter-urbano! Um pc ruidoso e outro bastante ruidoso! ;=)
Hugoferreiraleite October 6th, 2009, 11:56 PM (...)e ja andei a confirmar se estava tudo correcto (tempos e distâncias), e de facto esta. Apenas falta o prolongamento da Alameda a S. Sebastião, mas julgo que nao alterará muito a média, se estiver errado pf avisem que nao percebo muito disso :lol:
O metro do Porto é de facto mais rapido do que o de Lisboa, e com os novos veiculos vai ser ainda mais.
Lembro que o Metro de Lisboa é um comboio, e nao se pode por num comboio uma campainha de electrico (e nao de bicicleta). Recorde-se ainda, que nao existe veiculo ferroviario mais silencioso em Portugal do que o Metro do Porto.
O de Lisboa, como metro pesado que é, faz um ruido terrivel e que nem permite falar normalmente com outra pessoa dentro do veiculo em alguns troços.
Para quem nunca ouviu a "campainha"/"buzina" do metro de Lisboa, o som é de facto o de um comboio normal, simplesmente por ser num tunel, se torna ainda + alto, sendo mais um ruido a acrescentar ao barulho que já faz.
Viajei anos no MP, e agora meses no ML. No MP, estudava, lia, falava ao telemovel, no ML, nada disso, pois nalguns troços é impossivel fazer estas coisas.
Nos 5 anos que viajei no MP diariamente, fiquei 3 vezes parado num tunel durante mais de 5min, e o maquinista informou de imediato o que se passava.
Nos 7 meses em que viajo diariamente no ML, fiquei 4, e sem qualquer aviso por parte da empresa/maquinista/seguranças sobre o que se passava.
Há coisas em que os dois sistemas sao incomparáveis...
Por isso nao sei de que se queixam. Quem dera a muitas grandes cidades mundiais ter o sistema de transportes que o Porto tem. .:)
Ora até és capaz de ter razão em quase tudo o que dizes, apenas falta um promenor, os tempos de percurso do ML são tempos que incluiem os tempos de espera médios nas plataformas! E n somente os tempos de viagens nas linhas...
Se bem que dúvido do tempo que o ML diz que demora a percorrer a linha Azul! Pois graças a esses horários manhosos, ia chegando atrasado a um intervista de emprego!
Mas tal como prometi, uma dia, vou viajar em todas as linha do ML e do MdP (pelo menos duas vezes em cada), e vou as minhas próprias médias!
^^ Tem é q ser um dia em que eu acorde inspirado para isso! Porque duas vezes Porto-Póvoa (pára em todas) dá para cortar os pulsos! looool
emarques October 6th, 2009, 11:58 PM Espera mais um bocado e fazes de Swift, é capaz de dar menos tendências suicidas. E dar melhores resultados de média ao MP, também. :colgate:
Hugoferreiraleite October 6th, 2009, 11:59 PM Eh pá, fds, outra vez essas contas?!
Os tempos de percurso usados para o ML incluem os tempos de espera médios!
Os resultados ficam completamente deturpados quando cada percurso leva com mais 3 a 6 (ou até 15, depende da hora) minutos em cima.
PS: fabio_7, não penses que te estou a culpar de nada, a culpa é do hugoferreiraleite que está farto de saber que o post está errado e ainda não o apagou nem editou.
A culpa é minha ainda por cima! Isso está tudo postado aqui! As discussões e tudo! N tenho culpa que as pessoas apenas leiam meias coisas! :ohno:
Quanto à correcção, n vou corrigir uma coisa, que já foi postada, e para a qual já foram feitos as respectivas correcções...
Senao as discussões ficam sem nexo! :ohno:
emarques October 7th, 2009, 12:02 AM A culpa é minha ainda por cima! Isso está tudo postado aqui! As discussões e tudo! N tenho culpa que as pessoas apenas leiam meias coisas! :ohno:
Quanto à correcção, n vou corrigir uma coisa, que já foi postada, e para a qual já foram feitos as respectivas correcções...
Senao as discussões ficam sem nexo! :ohno:
A culpa é tua porque os cálculos errados são teus. Tu és a causa original de este assunto voltar a aparecer de mês a mês como a retenção na fonte e a conta do cartão de crédito. :D
Só tens que acrescentar uma nota a vermelho ao início do post a dizer "Estes valores estão errados porque o pessoal do ML não sabe fazer sites" e já não enganas a malta que lê o thread na diagonal. :baeh3:
Hugoferreiraleite October 7th, 2009, 12:02 AM (...)
Porque no sítio onde o Hugo foi buscar os dados está essa anotação (um bocado escondida, mas está).
(...)
Não pões. Para fazer o cálculo correctamente, vais ao site do ML, vês qual é o tempo que eles dizem que demora, subtrais a espera média (que também te é dada) e fazes as contas com o tempo efectivo de percurso (que não é o que o Hugo usou nas contas que fez).
Um bocado escondida??? Eu tive de lá ir 3 vezes para descobrir ao que vocês se referiam! :bash:
Se conta-se estruturação de página web, sim o MdP tb está 1000x melhor que o ML!:lol:
Hugoferreiraleite October 7th, 2009, 12:04 AM Espera mais um bocado e fazes de Swift, é capaz de dar menos tendências suicidas. E dar melhores resultados de média ao MP, também. :colgate:
Ya... Ya! Ainda bem que lembras disso! Vou esperar! Como a linha da Póvoa é a maior da rede, altera logo os valores todos! looool
Hugoferreiraleite October 7th, 2009, 12:05 AM A culpa é tua porque os cálculos errados são teus. Tu és a causa original de este assunto voltar a aparecer de mês a mês como a retenção na fonte e a conta do cartão de crédito. :D
Só tens que acrescentar uma nota a vermelho ao início do post a dizer "Estes valores estão errados porque o pessoal do ML não sabe fazer sites" e já não enganas a malta que lê o thread na diagonal. :baeh3:
Já n dá! Pertence a outra série! ;=) N tem lá a opção de corrigir! :lol:
nprc October 10th, 2009, 03:59 PM Extensão Linha amarela entre D. João II e Sto. Ovídio
http://img235.imageshack.us/img235/3594/stovidioimagem02.jpg (http://img235.imageshack.us/i/stovidioimagem02.jpg/)http://img235.imageshack.us/img235/stovidioimagem02.jpg/1/w604.png (http://g.imageshack.us/img235/stovidioimagem02.jpg/1/)
http://img394.imageshack.us/img394/8537/stoovidioimagem03.jpg (http://img394.imageshack.us/i/stoovidioimagem03.jpg/)http://img394.imageshack.us/img394/stoovidioimagem03.jpg/1/w604.png (http://g.imageshack.us/img394/stoovidioimagem03.jpg/1/)
http://img202.imageshack.us/img202/5580/stoovidioimagem01.jpg (http://img202.imageshack.us/i/stoovidioimagem01.jpg/)http://img202.imageshack.us/img202/stoovidioimagem01.jpg/1/w604.png (http://g.imageshack.us/img202/stoovidioimagem01.jpg/1/)
- Prolongamento da linha em via dupla numa extensão 475m.
- Execução de uma estação enterrada sob o eixo central da rotunda de Sto. Ovídio.
- Execução e restabelecimento do acesso rodoviario à auto-estrada A1, sob a estação metroviária.
- Reconversão do espaço público à superficie da Rotunda de St. Ovídio.
- Execução de um interface com transporte publico rodoviário junto à paragem D. João II.
- Consórcio adjudicatário, Bento Pedroso (Obredrech), Abrantina, Lena Construções.
- Prazo de execução de 16 meses, com inicio de obra já no final do mês.
Daniel_Portugal October 10th, 2009, 10:06 PM Excelente update ;)
Quanto à discussão entre os tempos médios de MP e ML... para ambos foram contabilizados os tempos de paragem.
Velocidade comercial - Tempo médio que demora a fazer o trajecto duma ponta à outra, com as respectivas paragens. A velocidade comercial é a velocidade efectiva de uma rede de transportes. E pelo que se viu, a rede de MP é 2 ou 3kmph mais rápida.
Todavia, a ML é mais constante. Andar no centro de Matosinhos no MP é igual a um elétrico. O mesmo acontece noutros pontos muito particulares da rede. No resto da rede, é um transporte superrápido e eficiente, de modo que, mesmo com as zonas "lentas", a média geral fica mais rápida.
Em termos de velocidade de ponta o MP dá 80, o ML dá 74, e os novos Flexity MP irão dar 100. A Média da rede MP irá subir, ainda que virtualmente, uma vez que os Flexity só funcionarão na Linha da Póvoa. Ou seja, para efeitos de velocidade média, irá subir alguma coisa, mas para quem anda nas linhas onde o transporte não existe, não vai ter vantagem nenhuma.
Daniel_Portugal October 10th, 2009, 10:07 PM O Metro na Avenida da República está a ficar excelente! Esta avenida é das mais imponentes avenidas portuguesas sem dúvida... e agora com o metro tem mais pinta ainda.
Viriatuus October 11th, 2009, 12:09 AM Esta estação de Santo Ovídio... não me parece bem que os acessos sejam na zona interior da placa obrigando os utentes a atravessarem os ramais de acesso à rotunda. Ficava bem melhor se fosse feito pelos passeios exteriores.
emarques October 11th, 2009, 12:23 AM Excelente update ;)
Quanto à discussão entre os tempos médios de MP e ML... para ambos foram contabilizados os tempos de paragem.
Pois foram. Quem é que falou dos tempos de paragem?
Bom, além de ti, claro.
Daniel_Portugal October 11th, 2009, 12:27 AM Tem passadeira, e nas estações à superfície no meio da avenida, as pessoas já são forçadas a atravessar a rua de qualquer modo. (e há sempre passadeiras)
Daniel_Portugal October 11th, 2009, 12:28 AM HUm? eu estou a dizer que a velocidade comercial se mede com o tempo que o metro leva para ir de uma ponta à outra, e com as paragens incluidas.
E que esses valores médios que andam aí a apresentar incluem as paragens para ambas as redes.
emarques October 11th, 2009, 12:47 AM HUm? eu estou a dizer que a velocidade comercial se mede com o tempo que o metro leva para ir de uma ponta à outra, e com as paragens incluidas.
E que esses valores médios que andam aí a apresentar incluem as paragens para ambas as redes.
Ninguém negou isso. O que os valores do MP não incluem é o tempo que ficas em média na plataforma à espera que te apareça o comboio.
Viriatuus October 11th, 2009, 01:29 AM Daniel, o facto de existirem passadeiras de acesso às outras estações é minimamente compreensível dado que elas são todas à superfície. Mas na de Santo Ovídio especificamente, e dado ser desnivelada bem se podia aproveitar para evitar que os utentes tivessem de atravessar nas passadeiras. Inclusivamente a estação poderia ser perfeitamente utilizada mesmo para aquelas pessoas que pretendem apenas chegar dum lado ao outro da rotunda.
Daniel_Portugal October 12th, 2009, 01:13 AM Ninguém negou isso. O que os valores do MP não incluem é o tempo que ficas em média na plataforma à espera que te apareça o comboio.
Que neste caso, fora do tronco comum é um máximo de 8 minutos, e dentro do tronco comum, um máximo de 2.
É claro que em média, esperamos cerca de 1 minuto para apanhar o metro dentro do tronco comum, e 4 minutos fora dele.
No caso da linha amarela o tempo médio de espera são 3 minutos, dado que é a linha com mais frequência de vagões. (Embora, por ser isolada, não se pode comparar em frequência ao tronco comum, em que às vezes um metro está a sair e tu vês o outro ao fundo a vir).
Hugoferreiraleite October 13th, 2009, 12:34 AM Esta estação de Santo Ovídio... não me parece bem que os acessos sejam na zona interior da placa obrigando os utentes a atravessarem os ramais de acesso à rotunda. Ficava bem melhor se fosse feito pelos passeios exteriores.
Existirão passadeiras no topo!
N sei se existirão mais saidas se calhar até sim! Aquelas parecem ser as dos elevadores! :cheers:
Mas tb têm de ver que a estação ficará aonde actualmente passa o tunel de acesso à AE... Logo será complicado mexer nas margens do acutal viaduto!
Viriatuus October 13th, 2009, 03:06 AM ^^
Se se quisesse fazê-lo não seria grande problema no plano técnico. E em qualquer rede de metro as ligações a estações subterrâneas - e a de Santo Ovídio pode assim ser considerada - fazem-se através dos passeios laterais das ruas/praças, não pelo meio... enfim, invenções...
nprc October 13th, 2009, 10:38 PM Tecnicamente a estação de Sto. Ovidio trata-se de uma estação semi-enterrada (ficando apenas sob a laje da placa central da rotunda, que serve actualmente de tunel de acesso rodoviario à A1), já que abaixo da estação metroviaria ficará o novo tunel de acesso rodoviario à referida auto-estrada numa extensão de 275m, obrigando a um recolhimento dos actuais muros de suporte do actual tunel em cerca de 2m para exterior do eixo da via.
Por norma, uma estação enterrada fica a cerca de 20/25 metros de profundidade, existindo uma plataforma intermédia onde congrega todos os acessos oriundos das varias vias à superficie, que posteriormente encaminha os utentes mais para baixo, para a plataforma metroviaria propriamente dita. Mas neste caso concreto de Sto. Ovidio, pelas vicissitudes do projecto anteriormente descritas, onde abaixo da estação ainda será alocado um túnel rodoviario, não é possivel executar a tal plataforma intermédia de reencaminhamento dos acessos laterais à superficie para a estação, pelo que a solução teve de passar pela execução de um projecto que reencaminhe os utentes directamente à plataforma metroviaria, daí os acessos á estação ficarem situados na placa central da rotunda Sto. Ovidio.
De qualquer modo, não percebo o incomodo desmesurado do nosso confrade Viriatuus, acerca da localização dos acessos à estação. Será assim tão problematico atravessar uma passadeira para entrar na estação? Nem os eventuais utentes de mobilidade reduzida devem estar tão alarmados. E desde já lhe digo que os interesses deles têm sido salvaguardados em toda rede, como comprovam as normas de certificação das entidades competentes. Estimado confrade Viriatuus, todos os os projectos de arquitectura e engenharia apresentam sempre desafios de natureza tecnica, por mais basicos e simples que possam parecer ao comum dos mortais. Nesta matéria não há invenções e remendos, tudo tem o seu propósito.
Viriatuus October 13th, 2009, 11:05 PM ^^
Tenho conhecimento que por baixo vai passar um túnel rodoviário. Será que não há possibilidade técnica em afundar em 5 metros (com certeza que não é preciso mais...) quer a estação quer o túnel rodoviário? O custo adicional seria assim tão elevado? Agora a(s) pergunta(s) a que indirectamente estou a responder com esta simples proposta é(sáo) dupla(s):
1 - Maior facilidade de circulação por parte, especialmente, dos peões de acesso à estação mas também de circulação dum lado para o outro da rotunda. Adicionalmente ajudará o fluxo rodoviário na rotunda.
2 - A possibilidade de no futuro o metro ser enterrado também em Gaia (chamem-me utópico se quiserem...).
Espero que tenha sido elucidativo, caro confrade Nprc...:)
nprc October 14th, 2009, 02:40 PM Um maior rebaixamento das plataformas seria inviavel em razão de de 2 factores essências: 1) A execução de uma plataforma intermédia da estação de metro obrigaria a intervenções de fundo nas estruturas dos edificios circundantes da rotunda, que mesmo no actual projecto obrigará à demolição do edificio que fica no gaveto das ruas Soares dos Reis e António Rodrigues da Rocha. 2) Está delineado nos estudos prévios da empresa que o prolongamento desta linha até Vila D´este, imediatamente após a estação de Sto. Ovidio, a linha terá vencer o nó da auto-estrada em viaduto até à Quinta do Cedro. Como o material circulante tem de obedecer a criteriosos pendentes de inclinação, o afundamente da estação de Sto. Ovidio é contraproducente.
Já agora deixe-me que lhe esclareça que a legislação proíbe a circulação de pessoas nas estações enterradas que não tenham validado o bilhete, como tal as estruturas não podem ser utilizadas como forma de atravessamento das ruas.
Viriatuus October 14th, 2009, 02:59 PM Não creio que a circulação de pessoas seja invalidada no caso premente porque as entradas reais para os cais não tinham que ficar na zona de atravessamento mas tão só nos acessos imediatos dos mesmos. Alias é o que acontece em estações de metro que já utilizei em outras cidades. Mais complicado acredito que seja o facto da continuação da linha ser em viaduto. Nunca foi colocada a hipótese de continuação subterrânea?
marciomaco October 14th, 2009, 03:18 PM Ficava muito caro...
nprc October 14th, 2009, 11:22 PM Não creio que a circulação de pessoas seja invalidada no caso premente porque as entradas reais para os cais não tinham que ficar na zona de atravessamento mas tão só nos acessos imediatos dos mesmos. Alias é o que acontece em estações de metro que já utilizei em outras cidades.
A Lei pode ser um tanto ou quanto bizarra, e segundo sei vai ser levado à Assembleia da República uma proposta de alteração da mesma por parte do PCP, mas posso te garantir Confrade Viriatuus que o Decreto Lei nº 28/2006 de 4 de Julho, proíbe quem atravesse o interior das estações subterrâneas ou aí entre para esperar ou deixar pessoas. Mas no caso da futura estação de Sto. Ovidio trata-se de uma questão que nem se coloca, porque as entradas da dita estação encaminham os utentes directamente para a plataforma metroviaria. E, evidentemente, ninguem pode atravessar o canal do metro nas estações enterradas.
Mais complicado acredito que seja o facto da continuação da linha ser em viaduto. Nunca foi colocada a hipótese de continuação subterrânea?
Não é, de todo, complicado que o trajecto inicial da extensão da linha amarela entre Sto Ovidio - Vila D´este se proceda em viaduto. Trata-se de uma solução lógica pelo nivel de cotas entre Sto. Ovidio e a Quinta do Cedro, ultrapassando o nó da auto-estrada.
De resto, o Gabinete de Projectos da empresa (sim, porque cada uma das valências da MP, tem um departamento proprio de coordenação, que ao todo são 10), na elaboração de um estudo prévio e posterior projecto de execução, coloca em cima da mesa todas as possibilidades, submetendo a varias entidades os seus estudos preliminares, ate tomar uma decisão definitiva, que somente é aprovada firmemente em Sede de reunião do Conselho de Administração.
A extensão da linha amarela entre Sto. Ovidío - Vila D´este, que neste momento já tem o seu projecto em Avaliação de Impacte Ambiental, trata-se de um prolongamento de 3,85 Km, sendo que 500m se executam em viaduto, 1,6 Km à superficíe, uma passagem inferior de 400m, e um tunel de 1,350 Km. Serão executadas 4 estações, 2 enterradas e 2 à superfície. A saber as localizações; Quinta do Cedro, Laborim, Hospital Santos Silva, Vila D´este.
Viriatuus October 15th, 2009, 12:03 AM ^^
Mas então foi colocada a hipótese do seu prosseguimento enterrada... ou não? E no caso afirmativo qual a razão de ter sido preterida?
Viriatuus October 15th, 2009, 12:09 AM Só agora reparei, já há EIA? Não o consigo encontrar...
emarques October 15th, 2009, 12:44 AM A Lei pode ser um tanto ou quanto bizarra, e segundo sei vai ser levado à Assembleia da República uma proposta de alteração da mesma por parte do PCP, mas posso te garantir Confrade Viriatuus que o Decreto Lei nº 28/2006 de 4 de Julho, proíbe quem atravesse o interior das estações subterrâneas ou aí entre para esperar ou deixar pessoas. Mas no caso da futura estação de Sto. Ovidio trata-se de uma questão que nem se coloca, porque as entradas da dita estação encaminham os utentes directamente para a plataforma metroviaria. E, evidentemente, ninguem pode atravessar o canal do metro nas estações enterradas.
Parece-me estranho, há varias estações do metro de Lisboa que servem de passagem, e os validadores estão colocados de forma a não impedir isso. Em Picoas e Marquês de Pombal até têm galeria comercial na zona de acesso não restrito a pessoas com título válido.
JoniP October 15th, 2009, 01:40 AM Só agora reparei, já há EIA? Não o consigo encontrar...
Já há sim.. Dessa linha e da linha do campo alegre também mas não sei porquê não estão disponíveis online ao contrário da linha de são mamede..
Viriatuus October 15th, 2009, 01:57 AM ^^
Eu estava exactamente a referir-me a encontrá-lo online... e ao do Campo Alegre também, se afinal já existe...
JoniP October 15th, 2009, 02:08 AM ^^
Não está disponível online tal como indicado no site da agência portuguesa do ambiente..
PortoNuts October 17th, 2009, 03:34 AM Já vi os novos veículos. Parecem ter mais lugares sentados.
Hugoferreiraleite October 17th, 2009, 11:25 PM Eu vi um veiculo novo anteontem! Na estação de Vilar do Pinheiro! Dizia Formação, chegou a parar na estaçao mas n abriu as portas! :cry:
Já agora, eles começam a circular para quando? Já passamos o meio do mês de Outubro???
Daniel_Portugal October 18th, 2009, 03:10 PM Sabem uma coisa? :D
A minha bicicleta foi a primeira bicicleta a entrar num dos metros novos! :banana:
Eles fazem "visitas guiadas" nas estações de Trindade e Senhora da Hora, e eu estava de bicicleta e decidi entrar com ela lá dentro. A porta estava aberta, a menina estava à porta, e eu montado na bicicleta perguntei se podia entrar. E ela "força! m))" . E lá fui eu para um bike tour dentro do metro :lol:
Muito bom lá dentro. Parece um comboio urbano. Espaçoso... muito espaçoso. Não tem muito a ver com os metros habituais onde já estive. Tem uma classe superior. Dá para ver que é concebido para ser um "metro de luxo".
A 100kmph, e com o conforto e espaço que este novo metro apresenta, as viagens Expresso Póvoa vão ser um mimo :okay: Da Senhora da Hora à Póvoa talvez demore menos de meia hora, tempo que garanto..... é muito difícil fazer de carro. Quando a rede estiver maior, vai ser um sério concorrente ao próprio carro em questões de conforto.
Daniel_Portugal October 18th, 2009, 03:18 PM Uma das grandes falhas nesse sentido é na rede fechar à 1h30 e abrir às 5h30. Essas 4 horas da madrugada são muito úteis. Bem que podiam por um metro às 2h30, outro às 3h30, e outro às 4h30. Pelo menos no tronco comum Senhora da Hora-Dragão.
Parecendo que não, isto traria imenso tráfego à rede. Na Baixa à noite, quinta, sexta e sábado, muitas milhares de pessoas se deslocam para lá. Muitas destas vão de carro porque não têm metro à noite. Algumas optam por não ir porque não têm carro. As outras vêm de autocarro à noite.
Metros de hora a hora de madrugada, representaria vagões totalmente cheios. Principalmente no metro das 4h30, que é quando muito pessoal opta por terminar o nightlife session. Os bares na baixa fecham por volta das 4, e quem não quer ir para discotecas vai logo para casa.
marciomaco October 18th, 2009, 03:22 PM E os coitados dos motoristas a perder noites de bom sono...
:lol::lol::lol:
Daniel_Portugal October 18th, 2009, 03:23 PM Serviço nocturno é pago à taxa de 200%. Quem lhes dera! Até porque havendo menos frequência, seriam excepções ao mês.
Os motoristas de autocarros fazem o mesmo.
PortoNuts October 18th, 2009, 04:05 PM Também gostei muito dos novos veículos. Parecem ser mais robustos.
kraque69 October 18th, 2009, 04:18 PM Uma das grandes falhas nesse sentido é na rede fechar à 1h30 e abrir às 5h30. Essas 4 horas da madrugada são muito úteis. Bem que podiam por um metro às 2h30, outro às 3h30, e outro às 4h30. Pelo menos no tronco comum Senhora da Hora-Dragão.
Parecendo que não, isto traria imenso tráfego à rede. Na Baixa à noite, quinta, sexta e sábado, muitas milhares de pessoas se deslocam para lá. Muitas destas vão de carro porque não têm metro à noite. Algumas optam por não ir porque não têm carro. As outras vêm de autocarro à noite.
Metros de hora a hora de madrugada, representaria vagões totalmente cheios. Principalmente no metro das 4h30, que é quando muito pessoal opta por terminar o nightlife session. Os bares na baixa fecham por volta das 4, e quem não quer ir para discotecas vai logo para casa.
A tua ideia é boa e por acaso também já tinha pensado nisso, mas acho que infelizmente é impraticável porque terias custos enormes só para manter a rede aberta (centro de comando, segurança nas estações, etc, etc). Aliás, entre funcionar hora a hora, de 30m em 30m ou 15m ou 15m penso que teria exactamente os mesmos custos.
nprc October 18th, 2009, 05:59 PM ^^
Mas então foi colocada a hipótese do seu prosseguimento enterrada... ou não? E no caso afirmativo qual a razão de ter sido preterida?
Olá Viriatuus,
Não estando directamente ligado ao Gabinete de Estudos e Projectos da empresa - a minha área é das infra-estruturas-, apenas te posso dizer como se aplicam os procedimentos de escolha de um traçado no geral, e não de forma especifica como se optou por determinada solução, até porque isso envolve demasiadas variaveis arquitectura, engenharia, sistemas tecnicos da ferrovia e externas do meio envolvente, que só quem está a dentro desse grupo de trabalho está a par de toda a evolução. Por isso é que existe varios departamentos, para tratar especificamente e manter operacional cada umas das valencias da rede. Mas, como te disse num post anterior, à partida para estudo previo de uma nova linha, o GEP juntamente com as empresas de consultadoria de projectos e engenharia que são sub-contratadas para elabora um estudo prévio, coloca todas as hipoteses em cima da mesa. Tanto assim é que, como podes constatar neste caso especifico da extensão entre Sto. Ovidio - Vila D´este, foram encontradas diversos tipos de soluções nesta linha, seja à superficie, enterrada ou em viaduto.
Permite-me que te diga que o mais importante não é fazer essa distinção "binária" se uma solução é à superficie ou enterrada, mas sim avaliar a eficácia da solução de acordo com o seu custo/beneficio. Este é que é o ponto essêncial do bom governo de uma rede como o Metro do Porto.
Já há sim.. Dessa linha e da linha do campo alegre também mas não sei porquê não estão disponíveis online ao contrário da linha de são mamede..
Os resumos não tecnicos do projectos de execução das linhas irão estar disponiveis online à medida que entrar no seu periodo de discussão publica.
nprc October 18th, 2009, 06:19 PM A tua ideia é boa e por acaso também já tinha pensado nisso, mas acho que infelizmente é impraticável porque terias custos enormes só para manter a rede aberta (centro de comando, segurança nas estações, etc, etc). Aliás, entre funcionar hora a hora, de 30m em 30m ou 15m ou 15m penso que teria exactamente os mesmos custos.
Kraque69, estás absolutamente correcto. Não se trata de colocar a circular uma composição por hora em periodo de menor fluxo da rede, trata-se de toda a logistica e custos associados para manter a rede operacional 24 sobre 24 horas. Mesmo redes de metropolitano de grandes cidades em todo Mundo encerram na madrugada. Alem disso, estes periodos de intervalo de operação permitem fazer alguns trabalhos nas infras-estruturas da rede sem repercurssões na operação, que de outro modo seria impossivel. Apenas se justifica operações especiais na madrugada, em ocasiões igualmente especiais.
Hugoferreiraleite October 18th, 2009, 08:41 PM Sabem uma coisa? :D
A minha bicicleta foi a primeira bicicleta a entrar num dos metros novos! :banana:
Eles fazem "visitas guiadas" nas estações de Trindade e Senhora da Hora, e eu estava de bicicleta e decidi entrar com ela lá dentro. A porta estava aberta, a menina estava à porta, e eu montado na bicicleta perguntei se podia entrar. E ela "força! m))" . E lá fui eu para um bike tour dentro do metro :lol:
Muito bom lá dentro. Parece um comboio urbano. Espaçoso... muito espaçoso. Não tem muito a ver com os metros habituais onde já estive. Tem uma classe superior. Dá para ver que é concebido para ser um "metro de luxo".
A 100kmph, e com o conforto e espaço que este novo metro apresenta, as viagens Expresso Póvoa vão ser um mimo :okay: Da Senhora da Hora à Póvoa talvez demore menos de meia hora, tempo que garanto..... é muito difícil fazer de carro. Quando a rede estiver maior, vai ser um sério concorrente ao próprio carro em questões de conforto.
Mas tb da Sr. da Hora para a Póvoa!... O interessante é do POrto para a Póvoa! Da Trindade para a Póvoa ou da Casa da Musica até a Póvoa! E se neste troço se demorasse 30min! ui ui... Ia ser um furor...
Hugoferreiraleite October 18th, 2009, 08:47 PM Uma das grandes falhas nesse sentido é na rede fechar à 1h30 e abrir às 5h30. Essas 4 horas da madrugada são muito úteis. Bem que podiam por um metro às 2h30, outro às 3h30, e outro às 4h30. Pelo menos no tronco comum Senhora da Hora-Dragão.
Sim... Até seria grande ideia!
Noites de 6ª e Sab, metros às 2h, 3h, 4h, 4h30, 5h, 5h30 e recomeçava normalmente!
Estes metros circulariam apenas nos eixos:
Linha D: Hosp. São João - D. João II;
Linha A: Estádio Dragão (em breve Venda Nova) - Matosinhos Sul (ou Câmara de Matosinhos);
Linha C: Sr. da Hora - Forum Maia...
Assim um rede minimalista!:cheers:
Hugoferreiraleite October 18th, 2009, 08:52 PM Kraque69, estás absolutamente correcto. Não se trata de colocar a circular uma composição por hora em periodo de menor fluxo da rede, trata-se de toda a logistica e custos associados para manter a rede operacional 24 sobre 24 horas. Mesmo redes de metropolitano de grandes cidades em todo Mundo encerram na madrugada. Alem disso, estes periodos de intervalo de operação permitem fazer alguns trabalhos nas infras-estruturas da rede sem repercurssões na operação, que de outro modo seria impossivel. Apenas se justifica operações especiais na madrugada, em ocasiões igualmente especiais.
NPRC, o metro de N.I. nunca encerra, está aberto 24/365dias por ano, penso eu!
Mas tb comparar NI com o Porto... looool :lol:
Mas apenas ao fim de semana (6ª e sab) poderiam equacionar! Até poderiam fazer um periodo experimental! Tipo, faziam isso num mês e depois verificavam a taxa de ocupação, a opinião dos passageiros, etc...
Quanto aos custos, clr que grande parte dos custos n adviriam das composições mas de toda a logistica para por essas composições a funcionar, mas tb n exageremos! N seria bem igual ter 1 metro por hora nas linhas A, D e parcialmente na C, ou ter metros a operar em toda a rede como no periodo diurno!:)
Oponopono October 18th, 2009, 09:04 PM NPRC, o metro de N.I. nunca encerra, está aberto 24/365dias por ano, penso eu!
Não é todo, são apenas algumas linhas e há aqui que ver um pormenor. O Metro de NYC tem zonas com vias quadruplas e acho que até mais o que permite que os comboios circulem e seja feita ao mesmo tempo a manutenção.
Hugoferreiraleite October 18th, 2009, 11:15 PM Não é todo, são apenas algumas linhas e há aqui que ver um pormenor. O Metro de NYC tem zonas com vias quadruplas e acho que até mais o que permite que os comboios circulem e seja feita ao mesmo tempo a manutenção.
De qq das formas mesmo em vias duplas é possivel efectuar trabalhos de manutenção. Repara que um sistema de metro como o do Porto de madrugada iria oferecer intervalos de passagem de 60min-30min! Logo com estes tempos é possivel operar a rede em via unica! lol Clr que isto necessitaria da rectificação de algumas agulhas... Mas penso que n seria nada de especial!
Depois convem relembrar que falavamos apenas de metro 24h na 6ª e sab... Todos os restantes dias, a rede encerraria à hora habitual!
Viriatuus October 19th, 2009, 01:39 AM Nprc:
Não estando directamente ligado ao Gabinete de Estudos e Projectos da empresa - a minha área é das infra-estruturas-, apenas te posso dizer como se aplicam os procedimentos de escolha de um traçado no geral, e não de forma especifica como se optou por determinada solução, até porque isso envolve demasiadas variaveis arquitectura, engenharia, sistemas tecnicos da ferrovia e externas do meio envolvente, que só quem está a dentro desse grupo de trabalho está a par de toda a evolução. Por isso é que existe varios departamentos, para tratar especificamente e manter operacional cada umas das valencias da rede. Mas, como te disse num post anterior, à partida para estudo previo de uma nova linha, o GEP juntamente com as empresas de consultadoria de projectos e engenharia que são sub-contratadas para elabora um estudo prévio, coloca todas as hipoteses em cima da mesa. Tanto assim é que, como podes constatar neste caso especifico da extensão entre Sto. Ovidio - Vila D´este, foram encontradas diversos tipos de soluções nesta linha, seja à superficie, enterrada ou em viaduto.
Entendi.
Permite-me que te diga que o mais importante não é fazer essa distinção "binária" se uma solução é à superficie ou enterrada, mas sim avaliar a eficácia da solução de acordo com o seu custo/beneficio. Este é que é o ponto essêncial do bom governo de uma rede como o Metro do Porto.
Aqui resta saber se não há um certo enviesamento a priori em favor de solução(ões) à superfície.
Daniel_Portugal October 19th, 2009, 12:28 PM nprc:
- Primeiro, o Porto é uma grande cidade.
- Segundo, há redes abertas de madrugada.
- Terceiro, ao fim de semana (pelo menos 5ª, 6ª e sábado) havia justificação para manter a rede aberta. Se os custos são os mesmos então melhor ainda, porque poderíamos ter metros de 15 em 15 minutos durante toda a noite.
Vantagens? Muitas! Eis algumas:
- Ajuda para a crescente dinamização da Baixa da cidade.
- Ajuda para a dinamização do Turismo da cidade. Um turista tem imensa dificuldade para se mover pela cidade à noite de autocarro. Eles são poucos, e não andam por todo o lado (os autocarros).
- Justificável sob o ponto de vista de tráfego. Em cada um destes dias, de noite, a Baixa enche-se com quantas pessoas? 30mil? 40mil? 50mil? Tudo pessoas que querem beber e não estar atreladas a um carro. (Partindo do pressuposto que nos 3 dias 150mil pessoas andavam, ida e volta, estaríamos a falar de mais de 300mil euros por fim de semana para a rede. 1,2M de euros por mês. Não sei se cobriria totalmente os custos, mas acredito piamente que até daria lucro).
- Melhoria significativa do parâmetro mobilidade (extra factores turísticos ou nightlife. há pessoas que trabalham à noite. há pessoas que se movem à noite. há pessoas que precisam de ir ao hospital de noite. há pessoas que se movem pela cidade à noite por mil e uma razões).
Enfim... 4 das principais razões. Em prol da dinamização do turismo, da baixa em si, da vida nocturna, da mobilidade, etc, penso que era mais que justificável! Internacionalmente só ficaria bem ao Porto ter este serviço. E para quem aqui estivesse dava um jeito do caraças.
marciomaco October 19th, 2009, 05:32 PM Também acho que isso devia existir. Mas a póvoa tmb tem que ter um serviço.
E o aeroporto? Os voos que chegam depois da hora de encerramento?
tmb tem que ter...
Agora não sei como resolver...
Daniel_Portugal October 19th, 2009, 09:11 PM ^^ Pois... a questão do aeroporto é outra. Mas nesse caso o táxi cobre bem.
É que aos fins de semana a Baixa tem imensa gente. Há de facto "clientela" para usar o metro nestes 3 dias.
Hugoferreiraleite October 20th, 2009, 12:23 AM Também acho que isso devia existir. Mas a póvoa tmb tem que ter um serviço.
E o aeroporto? Os voos que chegam depois da hora de encerramento?
tmb tem que ter...
Agora não sei como resolver...
Aviões, que chegam após a hora de encerramento??? N há aviões a partir das 0h, até às 7h30... -> Lei do ruido! loooool
Póvoa??? Please...
A ideia seria criar um serviço básico para movimentar as pessoas na baixa do Porto, ligando aos concelhos à volta do Porto ao Porto (aonde residem a maioria das pessoas)...
Daí a ideia, de:
Linha A: Matosinhos Câmara - Estádio do Dragão (em breve Venda Nova B) (30min);
Linha D: HSJ - D. João II (ou João de Deus) (30min);
Linha C: Interface linha A (Sr. da Hora) - Fórum Maia (30min)...
Entre as 1h30 e as 5h30, de 6ª e sáb (podendo se estudar a hipotese de realizar este serviço à 5ª)...
pai nosso October 20th, 2009, 12:51 PM in "Jornal de Notícias"
Chuva provoca inundações na via pública e vários acidentes
(...)
A chuva intensa que caiu hoje de madrugada na zona do Porto provocou várias inundações na via pública, em algumas habitações e na estação de metro 24 de Agosto, disse à Lusa fonte dos bombeiros.
(...)
Acho que já era tempo de resolverem o problema?!?!
JMFA October 20th, 2009, 02:40 PM Epá!...Baguim do Monte tem muitos fregueses neste forum!
marciomaco October 20th, 2009, 09:17 PM Aviões, que chegam após a hora de encerramento??? N há aviões a partir das 0h, até às 7h30... -> Lei do ruido! loooool
Vendo a página do AFSC, na net, há um voo ás 2:30 da manhã e hà voos a partir das 6:30.
Portanto a partir das 4:45 deve começar a haver essa rota, nem que seja a partir da trindade.
marciomaco October 20th, 2009, 09:18 PM in "Jornal de Notícias"
(...)
A chuva intensa que caiu hoje de madrugada na zona do Porto provocou várias inundações na via pública, em algumas habitações e na estação de metro 24 de Agosto, disse à Lusa fonte dos bombeiros.
(...)
Realmente... Sempre que há chuvadas , o campo 24 de agosto é a única estação que fica submersa....:bash:
Daniel_Portugal October 21st, 2009, 01:59 AM Pois já reparei nisso.
Deve ter algum problema de escoamento.
kraque69 October 21st, 2009, 02:18 AM Não sei se terá a ver, mas lembrem-se que ali havia (e ainda está preservada) uma mãe-de-água, portanto é natural que haja uma confluência de águas naquela zona... digo eu :)
pai nosso October 22nd, 2009, 09:45 AM Primeiro as más notícias.......!!
in "Público"
Metro do Porto adia entrada ao serviço dos novostram-trainsna Linha da Póvoa
Os utentes da Linha Vermelha do metro do Porto podem esperar sentados. Ou de pé, se viajam em hora de ponta. Os novos veículos comprados para melhorar em termos de velocidade e conforto a operação neste troço suburbano da rede, os chamadostram-trains, não vão, afinal, entrar ao serviço este mês, como chegou a ser anunciado em Setembro pelo presidente da Metro do Porto. E, para não defraudar de novo expectativas, a empresa nem se compromete com uma nova data.
O adiamento é justificado por fonte da Metro com a necessidade de prosseguir os testes de adaptação do ATP - o sistema de segurança - dos novos veículos ao da rede, que tem que estar preparada para o aumento de velocidade que a introdução dostram-trains vai permitir. Como tem sido explicado, os 30 Flexity Swift que a empresa comprou por 113,5 milhões de euros à multinacional Bombardier conseguem chegar aos 100 km/hora, o que permitirá reduzir os tempos de viagem na mais longa das linhas do sistema de metropolitano ligeiro do Grande Porto. Hoje operam neste trajecto de mais de 30 quilómetros veículos típicos de metro de superfície, os Flexity Outlook, ou Eurotram, cuja velocidade máxima é de 80 quilómetros e que, além do mais, têm menos lugares sentados que os sucessores que aí vêm.
Numa primeira fase, no entanto, só os clientes do metro que utilizam o serviço expresso entre a Póvoa de Varzim e a Trindade é que vão usufruir das vantagens dotram-train, que, numa fase posterior, será, então sim, utilizado em toda a operação da Linha Vermelha. E ainda não se sabe, com exactidão, quanto tempo menos durará a viagem nestes novos veículos. O presidente da empresa chegou a admitir que ela pode demorar menos dez minutos, mas também não é certo que essa poupança possa ser conseguida logo de imediato, porque depende da aplicação "de um conjunto de medidas", admitiu a fonte contactada pelo PÚBLICO.
Sem obras no horizonte e sem alterações previstas na actual oferta existente nesta linha - que em horas de ponta tem quatro veículos a circular por hora, dois dos quais em serviço expresso -, o encurtamento dos tempos só pode ser conseguido graças ao aumento da velocidade de circulação permitido pela nova gama de composições. E ainda, segundo a empresa, através da redução das passagens de nível ainda existentes, que hoje obrigam os veículos a travar a marcha.
Em todo o caso, a Metro enfrentará sempre uma dificuldade. Se tem flexibilidade para ajustar os horários de partida do expresso, de modo a que estes não sejam "atrasados", a meio do percurso entre Póvoa e Senhora da Hora, pelo serviço normal, a partir desta estação, e até à Trindade, o cenário complica-se. E isto, porque o troço Senhora da Hora-Trindade é comum a quatro linhas e nele os tempos entre veículos são já muito curtos. Pode assim não haver espaço-canal para a empresa fazer os ajustamentos que optimizem, ao máximo, as vantagens que a introdução dostram-trainspoderia trazer.
pai nosso October 22nd, 2009, 09:46 AM Finalmente, a boa notícia...!!!
in "Publico"
Obras em Gaia consignadas
Deverão começar em Novembro os trabalhos de extensão da Linha Amarela do metro em Gaia, desde a Estação João II, onde actualmente termina, à futura estação da Rotunda de Santo Ovídeo. Numa primeira fase a empreitada não terá implicações no trânsito daquela zona nevrálgica da cidade, mas a Metro do Porto e o município estão a estudar os desvios que, semanas depois, terão mesmo de ser feitos, para permitir o avanço das máquinas, adiantou ao PÚBLICO fonte da empresa. Com um prazo previsto de 16 meses, e um custo de 31 milhões de euros, a obra inclui a execução de 600 metros de carris, a nova estação de metro, que será a primeira semi-enterrada em Gaia, e um túnel rodoviário sob a mesma, na rotunda de Santo Ovídeo, que passará a ter um formato oval. Os primeiros trabalhos decorrerão no cruzamento da EN 222 com a Avenida da República, onde haverá um alargamento da via para permitir um interface para os transportes públicos.
JoniP October 22nd, 2009, 01:42 PM E ainda, segundo a empresa, através da redução das passagens de nível ainda existentes, que hoje obrigam os veículos a travar a marcha.
Também acho que deveria ser implementado um sistema que permita aos expressos não ter que travar a marcha nas estações não servidas pelo expresso.. Ou pela criação de passagens aéreas ou qualquer coisa.. É tão importante como reduzir as passagens de nível..
loader October 22nd, 2009, 10:16 PM Há quantos anos é que já se está à espera dos tram-train?...
Cada vez estou mais próximo de optar pelo carro como transporte diário (só espero que quando puserem portagens na A28, a EN13 já tenha sido intervencionada).
Não percebo porque é que só agora que a rede está a trabalhar na capacidade máxima com o inicio das aulas é que comecei a ver na mesma viagem de metro dois veiculos em formação, e outros tantos em ensaios. Os ensaios entende-se que demora mais a fazer a rodagem necessária, mas a formação já não deveria ter sido feita? Dá ideia que o atraso devio ao sistema ATP é uma desculpa por ainda não terem suficiente numero de condutores formados...
Hugoferreiraleite October 23rd, 2009, 12:34 AM in "Jornal de Notícias"
(...)
(...)
Obaaaaaa.... Mais um da Metropole de Grande Baguim!
Bem-Vindo!
Ao que parece o problema n reside na estação de metro do campo 24 de Agosto, reside no escoamento de águas pluviais da praça, que pelos visto deverá ser insuficiente! Q leva a um aumento do nivel da água na praça, com consequente entrada na estação de metro...
A resolução do problema n deverá ser mt fácil senao já a teriam feito! lol
Hugoferreiraleite October 23rd, 2009, 12:35 AM Epá!...Baguim do Monte tem muitos fregueses neste forum!
Pahhhhh... Baguim é um mundo!:cheers:looool
Hugoferreiraleite October 23rd, 2009, 12:45 AM Também acho que deveria ser implementado um sistema que permita aos expressos não ter que travar a marcha nas estações não servidas pelo expresso.. Ou pela criação de passagens aéreas ou qualquer coisa.. É tão importante como reduzir as passagens de nível..
Uiii! Expressos voadores! looool
O problema n está nas estações ao longo da linha!
O problema é que com intervalos de passagem "tão curtos" na linha B, n há canal horário para que se consiga curtar mais nas viagens dos expresso...
O metro do Porto nesta última remodelação de horários, teve de cortar num pára em todas (passando estes dos 20min-20min, para os 30-30min), para poder encaixar mais um expresso!
E ainda teve de aumentar as paragens dos expressos...
A solução a meu ver é simples! Ainda mais expressos, com algumas mais paragens pelo caminho e fazer serviços parciais na linha B e futuramente na linha C...
Expressos linha B de 20 em 20min!
Intercalados, com:
Linha B1: Sr. da Hora-Mindelo de 20 em 20min
Linha B2: Mindelo-Póvoa de 20 em 20min
No Mindelo, os expresso ultrapassavam os lentos, de modo a que existissem mais canais-horários ao longo da linha!
JoniP October 23rd, 2009, 12:55 AM Uiii! Expressos voadores! looool
O problema n está nas estações ao longo da linha!
O problema é que com intervalos de passagem "tão curtos" na linha B, n há canal horário para que se consiga curtar mais nas viagens dos expresso...
O metro do Porto nesta última remodelação de horários, teve de cortar num pára em todas (passando estes dos 20min-20min, para os 30-30min), para poder encaixar mais um expresso!
E ainda teve de aumentar as paragens dos expressos...
A solução a meu ver é simples! Ainda mais expressos, com algumas mais paragens pelo caminho e fazer serviços parciais na linha B e futuramente na linha C...
Expressos linha B de 20 em 20min!
Intercalados, com:
Linha B1: Sr. da Hora-Mindelo de 20 em 20min
Linha B2: Mindelo-Póvoa de 20 em 20min
No Mindelo, os expresso ultrapassavam os lentos, de modo a que existissem mais canais-horários ao longo da linha!
Para variar tinhas que estar contra mim!!
Então se uma das pessoas responsaveis diz que o abrandamento das composições nas passagens de nível é um problema porque é que o abrandamento nas estações livres não o é também?
Hugoferreiraleite October 23rd, 2009, 01:18 AM Para variar tinhas que estar contra mim!!
Então se uma das pessoas responsaveis diz que o abrandamento das composições nas passagens de nível é um problema porque é que o abrandamento nas estações livres não o é também?
Loool! Não... Eu não estou contra ninguem!
E no texto também diz aquilo que eu disse:
Sem obras no horizonte e sem alterações previstas na actual oferta existente nesta linha - que em horas de ponta tem quatro veículos a circular por hora, dois dos quais em serviço expresso -, o encurtamento dos tempos só pode ser conseguido graças ao aumento da velocidade de circulação permitido pela nova gama de composições. E ainda, segundo a empresa, através da redução das passagens de nível ainda existentes, que hoje obrigam os veículos a travar a marcha.
Em todo o caso, a Metro enfrentará sempre uma dificuldade. Se tem flexibilidade para ajustar os horários de partida do expresso, de modo a que estes não sejam "atrasados", a meio do percurso entre Póvoa e Senhora da Hora, pelo serviço normal, a partir desta estação, e até à Trindade, o cenário complica-se. (...)
Hugoferreiraleite October 23rd, 2009, 01:29 AM É simples fazer contas!
Actualmente o serviço expresso demora 32min da Sr. da Hora à Póvoa! O serviço Normal demora 42min! Da Sr. da Hora para baixo demoram o mesmo!
Ora sabendo que eles passam intercalados com 15min de tempo entre eles, e sabendo que os veiculos terão de ter um tempo entre eles de pelo menos 3-4min (à chegada e partida das estações terminais). Rapidamente descobres que apenas te sobram 7-6min de canal livre entre eles!
Ora sem novos ajustes à linha, que acelerem os lentos e os rápidos em igual porpoção, é te impossivel conseguires melhores tempos, a menos que reduzas ainda mais os pára em todas, para 40-40min, o que n é desejavel...
Assim tens que, com os tram-trains, o tempo entre Porto-Póvoa será sensivelmente o mesmo, podendo no entanto descer um pouco graças a um maior poder de frenagem e aceleração, a uma maior rapidez no fecho e abertura de portas, e pouco mais!
Ou seja, com os novos tram-trains terás viagens mais curtas na ordem nos pcs minutos, eu arrisco em 1 ou 2min!
A agravar isto tudo tens ainda a linha do Aeroporto, que ainda rouba canal-horários até a estação Verdes, e que eu não contei nos calculos acima!
masterbyte October 23rd, 2009, 11:59 AM e orque não ficarem-se pela estação da senhora da hora?
aumentavam a frequência até à póvoa sem sobrecarregar o tronco comum...
nprc October 23rd, 2009, 10:46 PM nprc:
- Primeiro, o Porto é uma grande cidade.
- Segundo, há redes abertas de madrugada.
- Terceiro, ao fim de semana (pelo menos 5ª, 6ª e sábado) havia justificação para manter a rede aberta. Se os custos são os mesmos então melhor ainda, porque poderíamos ter metros de 15 em 15 minutos durante toda a noite.
Daniel,
- Primeiro, mediante os padrões demograficos, o Porto, quanto muito é uma cidade média. Mesmo que queiras abarcar a região metropolitana - até porque esta rede tem uma abrangência mais ampla, mas não tanto quanto alguns ousam julgar - a região do Porto fica muito aquém de poder ser considerada uma grande metrópole. Acho que não necessário querer fazer da região do Porto daquilo que ela não é. E não por uma região ser maior ou mais pequena que se tornam melhores ou piores.
- Segundo, eu afirmei que a maioria dos sistemas de metro fecham à noite. Não disse que fecham todos. Mas ainda assim vos digo, não há um unico sistema de metropolitano no Mundo onde à noite não feche, pelo menos, parcialmente a sua rede. E muito poucos sistemas ficam a operar. Muito poucos mesmo. Não mais que uma dezena deles.
- Terceiro, os custos de operação, em grosso modo, advém de manter operacional a rede, com a operacionalidade activa de todos os sistemas tecnicos. Depois há a parte variavel que advém do numero de composições que operam por hora e por sentido. Este factor tambem acresce nos custos, mas não tão significativamente.
Vantagens? Muitas! Eis algumas:
- Ajuda para a crescente dinamização da Baixa da cidade.
- Ajuda para a dinamização do Turismo da cidade. Um turista tem imensa dificuldade para se mover pela cidade à noite de autocarro. Eles são poucos, e não andam por todo o lado (os autocarros).
- Justificável sob o ponto de vista de tráfego. Em cada um destes dias, de noite, a Baixa enche-se com quantas pessoas? 30mil? 40mil? 50mil? Tudo pessoas que querem beber e não estar atreladas a um carro. (Partindo do pressuposto que nos 3 dias 150mil pessoas andavam, ida e volta, estaríamos a falar de mais de 300mil euros por fim de semana para a rede. 1,2M de euros por mês. Não sei se cobriria totalmente os custos, mas acredito piamente que até daria lucro).
- Melhoria significativa do parâmetro mobilidade (extra factores turísticos ou nightlife. há pessoas que trabalham à noite. há pessoas que se movem à noite. há pessoas que precisam de ir ao hospital de noite. há pessoas que se movem pela cidade à noite por mil e uma razões).
Quando vi o teu post Daniel, tomei a liberdade de solicitar ao gabinete de controlo e gestão a média de validações no Metro do Porto entre as 23h - 07h, no periodo em que está em operação. Os dados indicam que neste periodo a média de valiações situam-se nas 18 mil, sendo que 73% são efectuadas entre as 06h - 07h.
O periodo nocturno revela um nivel de procura muito distante dos que vaticinas. Eu acrescento mesmo que o nivel de pessoas que andam pela Baixa à noite está muito além dos que mencionas, mesmo estando consciente da revitalização que se tem vindo aì verificar. De qualquer modo, será sempre utópico julgar-se que a maioria das pesoas usaria transporte publico para deslocar-se de e para a noite na Baixa.
Quanto aos teus calculos de custos de operação do sistema, que achei engraçados, mas podes perder as esperanças, porque são muito poucos os períodos de um dia de operação capazes de gerar ganhos somente a partir da bilhética em relação aos gastos dispendidos na operação.
nprc October 23rd, 2009, 11:05 PM Aqui resta saber se não há um certo enviesamento a priori em favor de solução(ões) à superfície.
Não há enviesamento nenhum, pois trata-se de uma questão factual. A rede do Metro do Porto trata-se de um sistema ferrovia ligeira, nas suas componentes de infra-estruturas, sistemas tecnicos e material circulante, pelo que não faria sentido que não fosse ponderado planeamento de desenvolvimento da rede com base no potencial que um tipo destes sistemas oferece.
Pode-se gostar, ou não, mas quem optou por esta formula, na sua génese foi o poder politico, a quando da constituição da Sociedade Metro do Porto, consagrando as suas Bases de Concessão em Diário da República.
Mas depreendo das tuas palavras como alguem que acha que um sistema como Metro do Porto (que está muito longe de ser apenas catalogado de Tram), um Deus menor em relação a um sistema de metro convencional. Olha, eu vejo muito mais potêncialidades num sistema ligeiro. Ev posso te enumerar várias. Não só eu, a maioria das pessoas ligadas a este sector, assim como boa parte das redes das cidades por este Mundo fora. Mesmo grandes metrópoles já não prescindem de uma parte ferroviaria ligeira em complemento.
nprc October 23rd, 2009, 11:12 PM in "Jornal de Notícias"
(...)
(...)
Não existiu qualquer infiltração de agua na estação do Campo 24 de Agosto esta semana. Foram efectuadas obras em Março passado no colector de aguas pluviais junto desta estação, que resolverão parcialmente o problema. Pelo menos já não cai agua no interior da infra-estrutura. A questão é que para a resolução definitiva das inundações verificadas na placa central do Campo 24 de Agosto é necessária uma intervenção muito mais ampla naquela área, que vai muito alem dos limites e competências da Metro do Porto. A CMP tambem já está a preparar a sua resolução, tanto quanto sei.
nprc October 23rd, 2009, 11:16 PM Ou seja, com os novos tram-trains terás viagens mais curtas na ordem nos pcs minutos, eu arrisco em 1 ou 2min!
O serviço expresso com os novos Flexity-Swift, vão diminuir os tempos de viagem em cerca de 10 minutos. Sem estar ligado à area de exploração, isso é um dado que te posso dar como praticamente adquirido.
Viriatuus October 24th, 2009, 12:11 AM Nprc:
Mas depreendo das tuas palavras como alguem que acha que um sistema como Metro do Porto (que está muito longe de ser apenas catalogado de Tram), um Deus menor em relação a um sistema de metro convencional.
Não se trata de achar um Deus menor. Trata-se de verificar que numa cidade como o Porto, sobejamente conhecida pelas suas "avenidas" e ruas estreitas e comulativamente em áreas urbanizadas como é o caso da Rotunda de santo Ovídio não faz sentido em insistir-se em metro à superfície. Não estamos na presença de nenhuma Diagonal em que (mas só parcialmente!) há metro de superfície mas ainda assim "sobram" passeios com 40 metros de largura (!) e faixas de rodagem no total de 30 metros... e onde mais de 90% dos percursos do metro são fora do município de Barcelona... Ou de Valência onde até uma linha "quádrupla" existe
http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=39.483431,-0.371896&spn=0.001238,0.00284&t=h&z=19
só que numa avenida com 65 metros de largura... pois quanto é que tem a coitada da Avenida da República...? 30 metros na maior parte do seu percurso?
Rui_P October 24th, 2009, 01:17 PM NPRC, para quando uma actualização das obras e uma fotoreportagem?
Agora não tá fácil para as fotos :), mas pelo menos qual é a percentagem de evolução do túnel?
Hugoferreiraleite October 24th, 2009, 05:16 PM e orque não ficarem-se pela estação da senhora da hora?
aumentavam a frequência até à póvoa sem sobrecarregar o tronco comum...
Mas isso de pc interessa! Eles n têm canais-horários, nem para aumentar frequencias na linha B (entre a Sr. da Hora e Póvoa), nem para acelerar mais os expresso, já que teriam de ultrapassar os lentos durante o percurso!
Hugoferreiraleite October 24th, 2009, 05:21 PM O serviço expresso com os novos Flexity-Swift, vão diminuir os tempos de viagem em cerca de 10 minutos. Sem estar ligado à area de exploração, isso é um dado que te posso dar como praticamente adquirido.
Oba... BOas noticias! Quem dera!:)
De qq maneira, essa diminuição do tempo resultará de quê?
Apenas do maior poder de frenagem e aceleração, e as portas que abrem e fecham mais rapidamente?
Ou há algum factor em especial?
leoferreira12 October 27th, 2009, 01:40 AM Oba... BOas noticias! Quem dera!:)
De qq maneira, essa diminuição do tempo resultará de quê?
Apenas do maior poder de frenagem e aceleração, e as portas que abrem e fecham mais rapidamente?
Ou há algum factor em especial?
Maior velocidade, o actual veículo atinge valores entre 70 e 80 km/h em zonas mais "desertas", o novo poderá atingir de 90 a 100 km/h.
No aspecto das Portas são capazes de poupar uns 3 ou 4 segundos em cada estação, não sendo muito significativo em tempo, mas sim em facilidade. A vantagem é mesmo a velocidade, pois num percurso tão grande 20km/h faz muita diferença.
jbwalker October 27th, 2009, 09:03 PM Boas, relativamente á Rua N.S. do Amparo ha alguma novidade?
marciomaco October 28th, 2009, 12:45 AM Pk é que há serviços da linha B só entre Est. Dragão - Senhora da Hora?
Só para gastar espaço no tronco comum que poderia ser utilizado noutras linhas?
:nuts:
Wolf2009 October 28th, 2009, 06:20 PM Barraqueiro apresenta melhor preço no concurso do Metro Porto
O consórcio liderado pela Barraqueiro apresentou a proposta com preço mais baixo para a exploração do Metro do Porto, colocando-se em posição privilegiada para ganhar o concurso, onde a componente preço pesa 80% na decisão final.
Da cerimónia pública de abertura das propostas finais, que se realizou hoje no Porto, resultou que o consórcio Barraqueiro/Mota-Engil/Keolis/Arriva apresentou um preço global anual de 35.834.887 milhões de euros, cerca de dois milhões abaixo dos 37.865.832 milhões de euros anuais avançado pelo consórcio liderado pela Transdev, que explora actualmente a rede do Metro portuense.
No final do período de cinco anos de duração da concessão a concurso o preço do consórcio liderado pela Barraqueiro é inferior em cerca de 10 milhões de euros ao do outro concorrente.
Ambas as propostas ficaram substancialmente abaixo do valor de referência de 265 milhões de euros.
Na decisão de adjudicação o factor preço terá um coeficiente de ponderação de 80% e a vertente técnica um peso de 20%. A Metro do Porto deverá anunciar o vencedor até final do ano, já que o consórcio escolhido terá que começar a operar a 1 de Abril de 2010.
JMFA October 28th, 2009, 07:30 PM valor de referencia de 265M€ - propostas na casa dos 35/40M€??? é para a mesma coisa?? ou alguém não fazia ideia do que é que queria "comprar"??
Fmars October 28th, 2009, 07:36 PM valor de referencia de 265M€ - propostas na casa dos 35/40M€??? é para a mesma coisa?? ou alguém não fazia ideia do que é que queria "comprar"??
35/40M anuais...
Para o período em causa são 175/200M. Mas ainda assim bastante abaixo.
Não é muito normal em Portugal:lol:
JMFA October 28th, 2009, 07:42 PM aaahhh!! falhou-me a parte anual!! obrigado pela correcção... uma diferença de 25% para o valor de referência... mesmo assim..
Hugoferreiraleite October 29th, 2009, 01:22 AM Maior velocidade, o actual veículo atinge valores entre 70 e 80 km/h em zonas mais "desertas", o novo poderá atingir de 90 a 100 km/h.
No aspecto das Portas são capazes de poupar uns 3 ou 4 segundos em cada estação, não sendo muito significativo em tempo, mas sim em facilidade. A vantagem é mesmo a velocidade, pois num percurso tão grande 20km/h faz muita diferença.
Leoferreira, mas ai é que está o problema!
É que os veiculos andarão mais depressa, mas... Os pára em todas, continuarão a parar em tudo o que é tasco! E por isso, em velocidade média Trindade-Póvoa destes pc se alterará!
Ora se os lentos estão entrecalados com os rápidos, na pratica os rápidos ficarão atracados pelos lentos... :nuts:
Era apenas isso a que me referia!
Hugoferreiraleite October 29th, 2009, 01:22 AM Pk é que há serviços da linha B só entre Est. Dragão - Senhora da Hora?
Só para gastar espaço no tronco comum que poderia ser utilizado noutras linhas?
:nuts:
Ah??? N sabia... Só se for de veiculos que vão para a recolha... :nuts:
Hugoferreiraleite October 29th, 2009, 01:24 AM Lol!
Mesmo assim... Menos 25%! Algo em Portugal, feito pelo sector público, ficar mais barato que o suposto???? :nuts:
Daniel_Portugal October 30th, 2009, 02:26 AM Mapa de linhas oficiais para a segunda fase, nos seus verdadeiros trajectos. Há ali faltas claras! Primeiro deve expandir-se mais para fora. E depois tem ali um buraco do caraças!
http://static.publico.clix.pt/imagens.aspx/244367?tp=UH&db=IMAGENS&w=350
Herrmando October 30th, 2009, 03:08 AM Falta ali um anel intermedio. Mas tem de se deixar alguma coisa para as proximas fases:D
Viriatuus October 30th, 2009, 03:13 AM Eu vejo três buracos. No Porto.
1 - Boavista/Aldoar
2 - Carvalhido/Prelada/Monte dos Burgos
3 - Areosa
Herrmando October 30th, 2009, 03:24 AM Um anelzinho ali cobria esses buracos todos...
Aquela linha laranja vai ser das mais importantes da rede a todos os níveis. Tv a mais importante!
Daniel_Portugal October 30th, 2009, 07:33 PM Só se for depois do tronco comum Dragão - Senhora da Hora.
Hugoferreiraleite October 31st, 2009, 12:46 AM Nota-se que a "semi-circular" é demasiado interior, o que acaba por reduzir a importancia da mesma, já que anda a recalcar espaços já servidos por estações de metro, e refiro-me ao troço Campanha-Casa da Musica...
Nota-se que falta uma linha intermédia na zona ocidental do Porto (linha da Boavista), uma linha intermédia no Norte da cidade (na zona do Amial) e ainda uma na Areosa;
Por último, falta uma transversal em Gaia que faça a união das duas linhas no centro de Gaia...
Nota-se tb que falta uma ligação intermédia transversal às linhas de Gondomar (linha de RT, e linha de Gondomar), até ao HSJ...
Daniel_Portugal October 31st, 2009, 12:52 AM Falta muita, muita merda.
A rede ideal para uma cidade da dimensão do Porto deveria ter uns 300km e vai ficar com menos de 120 na segunda fase. Só isso diz tudo! Ainda falta muita, muita coisa!
Espero que a terceira fase lance a rede para pelo menos 170km. Mas mesmo assim.......
Viriatuus October 31st, 2009, 03:12 AM Hugoferreiraleite:
Nota-se que a "semi-circular" é demasiado interior, o que acaba por reduzir a importancia da mesma, já que anda a recalcar espaços já servidos por estações de metro, e refiro-me ao troço Campanha-Casa da Musica...
Não dá para perceber que a zona da Constituição é uma zona de grande potencial de utilizadores? Uma rua como esta, apesar de mal aproveitada, é certo, em qualquer cidade digna desse nome tem uma linha de metro por baixo.
Hugoferreiraleite October 31st, 2009, 07:08 PM Hugoferreiraleite:
Não dá para perceber que a zona da Constituição é uma zona de grande potencial de utilizadores? Uma rua como esta, apesar de mal aproveitada, é certo, em qualquer cidade digna desse nome tem uma linha de metro por baixo.
Viriatus n percebeste as minhas palavras!
Clr que a constituição tem pontencial! Mas numa fase tão precoce da rede, em que ainda há enormes zonas do Grande Porto sem acesso ao MdP, parece-me caricato que dêem prioriodade a linhas que passam em zonas já servidas por metro, e com estações (se existirem) que n distaram mais que 300m de outras já existentes...
Mais importante que esta "semi-circular" Campanha-Marques-Casa da Musica, seria sem duvida a outra mais aberta, Campanha-Contumil-Antas-Polo U-Paranhos-Montes dos Burgos-Casa da Musica-Polo U (letras)...
Porque esta segunda permitiria:
-> Ligar RT, futura linha de Gondomar e Campanha aos polos Universitários;
-> Cobria zonas sem metro com Paranhos e Montes dos Burgos;
-> ligava a U de letras ao sistema de metro...
nprc October 31st, 2009, 07:50 PM Nprc:
Não se trata de achar um Deus menor. Trata-se de verificar que numa cidade como o Porto, sobejamente conhecida pelas suas "avenidas" e ruas estreitas e comulativamente em áreas urbanizadas como é o caso da Rotunda de santo Ovídio não faz sentido em insistir-se em metro à superfície. Não estamos na presença de nenhuma Diagonal em que (mas só parcialmente!) há metro de superfície mas ainda assim "sobram" passeios com 40 metros de largura (!) e faixas de rodagem no total de 30 metros... e onde mais de 90% dos percursos do metro são fora do município de Barcelona... Ou de Valência onde até uma linha "quádrupla" existe
http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=39.483431,-0.371896&spn=0.001238,0.00284&t=h&z=19
só que numa avenida com 65 metros de largura... pois quanto é que tem a coitada da Avenida da República...? 30 metros na maior parte do seu percurso?
Viriatuus,
Na cidade do Porto, o sistema do Metro do Porto, com excepção de um curto trajecto de 200m, opera em perfil subterraneo ou em canal 100% dedicado, o que nada difere do sistema que apontas como modelar. Nos planos de expansão já definidos pela empresa, está em construção - extensão da linha A - dentro do municipio, um trajecto de cerca de 1200m à superficíe, numa zona não urbanizada, no qual está construír uma avenida de raíz com plena uniformização perante o canal metroviário. Todas as restantes linhas planeadas serão de perfil subterraneo.
Ao contrario do que dizes, o sistema de Valência, nos limites do municipio, opera numa parte significativa e importante, em superficie. Conheço bem o sistema deles in loco, pelas convenções da UITP, e Viriatuus, é muito bonito meter aqui um link de uma parte de uma linha e querer fazer parecer um coisa que não é. Nem por sombras. A linha de Pont de Fusta, por exemplo, onde passas de uma ampla e airosa Av. do Naranjos, para uma exígua rua de Dr. Zaragozá (linhas em avenidas de 60 de largura, my ass), com canal metroviario sem separação do trafego rodoviário. Não há qualquer padrão e preocupação em uniformizar e garantir a segurança do canal, muito menos um vincado e elaborado trabalho de inserção urbana, como no sistema do Metro do Porto é aplicado. Mas, já se sabe o que a casa gasta. Os Portugueses acham que lá fora é que tudo é bom e melhor. No estrangeiro atribuem-nos prémios de excelência de arquitectura e execução.
Voltando ao nosso sistema, o Metro do Porto. Falas da Av. da republica, em Gaia. Ora tens precisamente aí, um exemplo modelar de como a circulação melhorou incomparavelmente. Lembras-te como era a Avenida? As suas interninaveis filas? Os corredores centrais zigue-zagueantes e lentos dos autocarros? A atrofiação na entrada na ponte? Executou-se uma nova travessia sobre o rio, uma via paralela à Av. da Republica (Av. D. Jão II). Hoje tens a Av. da Republica e suas transversais muito mais fluidas de trafego, e tens uma muito melhor inserção e uniformização urbana da dita Avenida. Se isto não é um trabalho criterioso, então quero que me apontes quem melhor faz.
nprc October 31st, 2009, 08:00 PM Mapa de linhas oficiais para a segunda fase, nos seus verdadeiros trajectos. Há ali faltas claras! Primeiro deve expandir-se mais para fora. E depois tem ali um buraco do caraças!
http://static.publico.clix.pt/imagens.aspx/244367?tp=UH&db=IMAGENS&w=350
Boas Daniel,
Nesse mapa que aí colocaste, está um erro. A linha de Gaia não termina em Laborim, mas sim em Vila D´este. Alem disso, estão aí algumas linhas que apenas serão executadas numa 3ª fase da rede. É o caso da ligação Campanha - Fac. de Letras (o qual ainda não tem o trajecto fechado), e a ligação Fac. de Letras - Vila D´este.
Há uns tempos atras coloquei aqui no forum a calendarização da 2ª fase da rede.
EDIT: Ora aqui está o post que aqui coloquei à uns tempos atrás do cronograma da 2ª fase do Metro do Porto:
A saber a calendarização da 2ª fase;
- Extensão Dragão - Cabanas, linha azul = Em execução, conclusão finais de 2010.
- Extensão D. João II - St. Ovidio, linha amarela e castanha = Inicio de obra em Outubro 2009, conclusão finais 2010.
- Extensão Ismai - Trofa (Paradela), linha verde = Inicio de obra 2º semestre trimestre 2010, conclusão Dezembro 2011.
- Extensão St. Ovidio - Vila D´este, linha amarela e castanha = Inicio de obra em 2011, conclusão em 2013.
- Linha circular externa Matosinhos Sul - S. Bento, linha laranja = Inicio de obra em 2012, conclusão em finais 2014.
- Linha circular externa Praia de Matosinhos - Vila D´este (troço Vasco da Gama - Polo Universitário), linha castanha = Inicio de obra em 2014, conclusão no inicio de 2016.
- Linha Gondomar (troço Campanha - Valbom - S. Cosme) = Inicio de obra em 2016, conclusão em 2018.
nprc October 31st, 2009, 09:53 PM Boas novamente,
Esqueci-me de uma coisa. O Marciomaco pediu-me por PM um mapa do traçado da extensão Sto. Ovidío - Vila D´este. Aqui vai ele:
http://img524.imageshack.us/img524/1056/extensostoovidoviladest.jpg (http://img524.imageshack.us/i/extensostoovidoviladest.jpg/)
Viriatuus October 31st, 2009, 10:04 PM Nprc:
...para uma exígua rua de Dr. Zaragozá (linhas em avenidas de 60 de largura, my ass), com canal metroviario sem separação do trafego rodoviário.
Essa situação é generalizada ou é uma excepção por assim dizer? E qual é o movimento dessa rua? Comparativamente por exemplo com o das ruas da Senhora da Hora?
Falas da Av. da republica, em Gaia. Ora tens precisamente aí, um exemplo modelar de como a circulação melhorou incomparavelmente. Lembras-te como era a Avenida? As suas interninaveis filas? Os corredores centrais zigue-zagueantes e lentos dos autocarros? A atrofiação na entrada na ponte?
Melhorou? Bastante, sem dúvida. Embora haja uma zona, junto ao Corte Inglés em que por vezes o trânsito se torna caótico. Mas isso deve-se menos ao aparecimento do metro em si e mais a como referes:
Executou-se uma nova travessia sobre o rio, uma via paralela à Av. da Republica (Av. D. Jão II).
Pena que só tenha sido feita em 2x2...
Quanto a esse percurso da extensão a Vila D'Este...:nuts: Vai mesmo ter essas curvas todas? Como é que vais ser feito o acesso do hospital à estação que lhe dá o nome?
Sendo que numa terceira fase está programada uma ligação a Laborim não seria mais expedito fazer a linha de Santo Ovídio a Vila D'Este sempre a norte da A1 sem ter de cruzar esta?
marciomaco October 31st, 2009, 11:29 PM Tanta curva...:bash:
Era mesmo necessário?
emarques November 1st, 2009, 02:14 PM A linha de Pont de Fusta, por exemplo, onde passas de uma ampla e airosa Av. do Naranjos, para uma exígua rua de Dr. Zaragozá (linhas em avenidas de 60 de largura, my ass), com canal metroviario sem separação do trafego rodoviário.
Estive a ver a Dr. Vicente Zaragozá no Google Street View*, e não me pareceu minimamente que os carros circulem na linha do metro. A rua não é particularmente larga, é verdade (só cabem passeios de uns 3 ou 4 metros, uma linha de árvores, uma faixa de estacionamento e uma linha do metro a cada lado) mas não estou a ver que haja tráfego misto.
Mas pode ter mudado recentemente, olhando para o espaço entre a Av. de los Naranjos e a R. Dr. Vicente Zaragozá vê-se que as ruas da zona andavam em obras.
* Não fica muito longe da tal linha quádrupla, que é uma "voltinha da Solum" em mais estreito, não uma linha quádrupla.
Viriatuus November 1st, 2009, 03:24 PM ^^
Por isso disse "quádrupla" e não quádrupla...:)
Portvscalem November 1st, 2009, 04:58 PM tanta curva, de facto...
Hugoferreiraleite November 1st, 2009, 06:35 PM Ainda dá uma voltita grande até chegar a VIla d'Este...
N seria mais pratica separar a linha em dois...
Rotunda Santo Ovideo -> Vila d'Este (pelo actual percurso do 905), enterrado aonde fosse necessário!
E
Rotunda Santo Ovídeo -> Laborim -> Vilar do Paraiso -> Valadares (interface CP Porto linha Amarela)...
A estas duas linhas juntava-se depois a linha "segunda de Gaia" com troço:
Ponte Gólgota -> Arrábida -> Devesas (interface CP Porto Linha Amarela) -> COrte Ingles -> Vilar de Andorinho...
Assim o nucleo duro de Gaia ficava todo servido pelo MdP...
nprc November 1st, 2009, 07:31 PM Nprc:
Essa situação é generalizada ou é uma excepção por assim dizer? E qual é o movimento dessa rua? Comparativamente por exemplo com o das ruas da Senhora da Hora?
Eles têm uma consideravel implementação de trams em pleno centro da cidade, como é o caso desta linha de Pont de Fusta. Sendo centro da cidade Viriatuus, acho que nem sequer preciso de te responder acerca do movimento existente nessa zona. Certo?
Quanto a esse percurso da extensão a Vila D'Este...:nuts: Vai mesmo ter essas curvas todas? Como é que vais ser feito o acesso do hospital à estação que lhe dá o nome?
Sendo que numa terceira fase está programada uma ligação a Laborim não seria mais expedito fazer a linha de Santo Ovídio a Vila D'Este sempre a norte da A1 sem ter de cruzar esta?
Vocês as vezes têm umas tiradas que até fico banzado. :lol: Se uma linha com quase 4 Km de extensão com apenas 6 curvas, é ter muita curva, vou ali e já venho. Quantas curvas vocês têm de fazer de automóvel dentro de uma tipica cidade Portuguesa num trajecto com a mesma extensão? Ui.. :lol:
Depois há que entender que o planeamento de uma linha obedece a simples lógica de ir de encontro a importantes aglomerados habitacionais, bens e serviços, sendo que a disposição urbana peculiar da cidade de Gaia, com vários aglomerados habitacionais e serviços dispersos, obriga a uma "flutuação" do percurso que foi projectado.
O acesso ao Hospital Santos Silva já está ser alvo de coordenação com o Ministério da Saúde, pois caso vocês não saibam, este hospital está já ser alvo de reconversão. Aliás, para ser mais preciso, vai ser um hospital novinho em folha em 2013, pelo que abriu-se uma excelente janela de oportunidade para integrar e coordenar os projectos de construção do novo hospital, com a execução do tunel e estação enterrada do sistema de metro. A Camara de Gaia foi muito importante nesta coordenação.
O cruzamento com a A1 não constitui qualquer problema porque será feito por uma passagem inferior, sem qualquer cruzamento ou conflito. Como é sabido, a A1 naquele troço vai ser objecto de alargamento da via por parte da EP. Penso que obra deverá começar a breve prazo.
Rui_P November 1st, 2009, 07:35 PM nprc, manda la aí umas novidades da construção da linha de Rio Tinto. Quantos metros já tem o tunel?
Viriatuus November 1st, 2009, 07:48 PM Nprc:
Se uma linha com quase 4 Km de extensão com apenas 6 curvas, é ter muita curva, vou ali e já venho.
Bom, pode ter 4 kms por causa da voltinha a Laborim. Mas se fosse directo de Santo Ovídio a Vila D'Este não seria mais de 2,5 kms.
nprc November 1st, 2009, 07:57 PM Estive a ver a Dr. Vicente Zaragozá no Google Street View*, e não me pareceu minimamente que os carros circulem na linha do metro. A rua não é particularmente larga, é verdade (só cabem passeios de uns 3 ou 4 metros, uma linha de árvores, uma faixa de estacionamento e uma linha do metro a cada lado) mas não estou a ver que haja tráfego misto.
[/i]
Eu não disse que os trafego automóvel circula na linha de tram (mas até isso acontece muitas vezes, porque usam tudo que é sitio para fazer de estacionamento :lol:), disse sim que não há uma clara e intuitiva separação do canal metroviario, como acontece no metro do Porto.
Basta olhares para imagem em baixo para verificares como lá permitem viragens às esquerdas, estacionamentos deficientes, duplos sentidos de transitos nas transversais à linha, que originam confusão na circulação. Isso cá, no nosso sistema, pelos nossos padrões de segurança é inconcebível.
http://img515.imageshack.us/img515/3317/metrovalencia01.jpg (http://img515.imageshack.us/i/metrovalencia01.jpg/)http://img515.imageshack.us/img515/metrovalencia01.jpg/1/w576.png (http://g.imageshack.us/img515/metrovalencia01.jpg/1/)
Alem disso tem locais, como podes ver na foto abaixo, com faixas de rodagem ridiculamente exíguas, com pouco mais de 2m de largura, baias de estacionamento mais curtas que a distancia entre eixos de um automóvel e tambem a separação do canal de metro com a via rodoviária quase não existe. No nosso sistema utilizamos o separador para colocação dos multitubulares, para passagem dos sitemas tecnicos de via, posteriormente coberto a rematado com canteiros.
http://img509.imageshack.us/img509/7309/metrovalencia02.jpg (http://img509.imageshack.us/i/metrovalencia02.jpg/)http://img509.imageshack.us/img509/metrovalencia02.jpg/1/w640.png (http://g.imageshack.us/img509/metrovalencia02.jpg/1/)
Bom, pode ter 4 kms por causa da voltinha a Laborim. Mas se fosse directo de Santo Ovídio a Vila D'Este não seria mais de 2,5 kms.
Bom, mas se a linha vai a Laborim, por algum motivo é, não? Afinal qual o objectivo de um sistema de transportes? Servir as pessoas? Ou andar a tentar a bater recordes de trajectos percorridos de um determinado ponto a outro? E de Sto. Ovidío a Laborim não são apenas 2,5 Km.
Viriatuus November 1st, 2009, 07:59 PM ^^
Sim, aí vejo vantagens no nosso metro.
Oponopono November 1st, 2009, 08:01 PM O sistema de Valencia tem uma raiz distinta. É assumido de origem que é um electrico (tranvia) em faixa própria, apenas isso. Conceptualmente é comparavel à Av 24 de Julho, em Lisboa ou à Av da Boavista, no Porto, quando lá passavam os electricos. O sistema do Porto é diferente, assumiu-se algo diferente de origem. É possivel que radique nesta assumpção original ser diferente o facto de posteriormente a construção e as regras aplicaveis serem também distintas.
Claro que o mp neste caso tem primazia nas suas actuações. Aliás, o mp é das raras coisas que vem sendo feitas com pés e cabeça nos últimos anos. Mas assumiu-se originalmente coisas diferentes.
Hugoferreiraleite November 1st, 2009, 08:08 PM O cruzamento com a A1 não constitui qualquer problema porque será feito por uma passagem inferior, sem qualquer cruzamento ou conflito. Como é sabido, a A1 naquele troço vai ser objecto de alargamento da via por parte da EP. Penso que obra deverá começar a breve prazo.
Loooooooooooooool!
Tb era o que faltava! Um cruzamento de nível da A1 com a linha de metro! loool
Com semaforos!
E já agora mais uma rotunda ajardinada! Acho que seria a primeira AE do mundo com sistema de metro! lololol
nprc November 1st, 2009, 08:15 PM nprc, manda la aí umas novidades da construção da linha de Rio Tinto. Quantos metros já tem o tunel?
A frente de escavação do túnel do lado poente já está sob a linha do Douro, com cerca de 310m perfurados. A frente de escavação nascente avança mais lenta, como seria expectável. No compto geral a evolução do túnel está evoluír de forma mais favoravel do que o previsto.
Ficou concluido esta semana o processo de execução da laje do túnel cut and cover de 150m na zona do Paço. Está conclu+ido, e está um brinco! :)
Na zona de Cabanas já se está iniciar o processo de execução da caixa do canal metroviário. No restante percurso da futura Av. Cavaco Silva está adiantado o processo de colocação e desvio de redes aguas pluviais, electricidade, agua, cabo, e fibra optica.
Hugoferreiraleite November 4th, 2009, 11:40 PM Queixa contra a Metro por entubar o rio Tinto
Movimento solicita averiguação do Ministério Público à obra de construção da linha
O Movimento em Defesa do Rio Tinto apresentou uma queixa no DIAP contra a Metro do Porto por estar a entubar "largas dezenas de metros" do rio. A empresa garante que está a cumprir à risca o Estudo de Impacte Ambiental.
A queixa foi remetida ao DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) do Ministério Público na terça-feira da semana passada, afirmou ao JN Carlos Magalhães, presidente do movimento. No ofício pede-se uma averiguação sobre a legalidade de todo o processo relativo ao traçado do metro em Rio Tinto, nomeadamente "quanto às zonas RAN e REN e grave mutilação da integridade do bem natural e público que é o rio Tinto". Sugere ainda que se averigue a "legalidade do novo entubamento e a desconformidade entre a declaração de impacte ambiental e a execução da obra, com a eliminação de várias dezenas de metros do leito natural do rio".
A intenção de apresentar uma queixa ao Ministério Público já havia sido anunciada pelo movimento em meados de Outubro, mas só foi formalizada no início da semana passada. A exposição foi enviada também para a Agência Europeia do Ambiente, Instituto da Água e Administração de Recursos Hídricos do Norte.
Contactada pelo JN, a Metro do Porto garante que está a cumprir todos os procedimentos definidos no Estudo de Impacte Ambiental, aprovado em 2003 e actualizado em 2008, que inclui em anexo uma proposta de regularização fluvial para o rio Tinto. Esta proposta da Comissão de Avaliação (composta pela Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Água, IGESPAR, CCDRN e Direcção Regional de Cultura do Norte) surge pela necessidade de minimizar impactes da construção da linha no leito do rio e acautelar os riscos de cheia.
Um dos entubamentos considerados "desnecessários" pelo movimento situa-se entre as ruas da Lourinha e das Perlinhas, perto da EB 2,3 de Rio Tinto. "Construíram uma plataforma de betão para esconder o rio", denuncia Carlos Magalhães, assegurando não estar contra o metro, mas lembrando que "hoje há técnicas para minimizar impactos. Não as procurar é desrespeitoso da população e do ambiente".
De facto, é naquela zona que se verificam os maiores constrangimentos à instalação da ferrovia, como pode perceber-se no Estudo de Impacte Ambiental (EIA). Ficou, por isso, decidido alargar a travessia da Rua da Lourinha de seis para oito metros, substituir a ponte da Rua das Perlinhas, criar um leito de cheia entre aquela artéria e a Rua Quinta da Campaínha, entre outras obras, de forma a diminuir a altura da água nos pontos mais críticos. A substituição da ponte das Perlinhas, imposta pela Comissão de Avaliação Ambiental, obriga ao entubamento de cerca de 60 metros do rio, informou a Metro do Porto.
Para além desta intervenção, a empresa esclarece que, de acordo com o EIA, estão a ser feitos "entubamentos provisórios para proteger o rio durante a fase de obra". No final da intervenção, o curso da água voltará a ser descoberto.
Sobre a alegada desconformidade entre a Declaração de Impacte Ambiental e a execução da obra" a que o movimento alude na queixa ao DIAP, a Metro nota que há um parecer favorável, de Março de 2008, da Comissão de Avaliação sobre a conformidade do projecto de execução com a Declaração de Impacte Ambiental, denominado RECAPE. Este documento "serve de guião na fase de obra e está a ser cumprido à risca", afimou fonte da empresa. in JN
Mas afinal sempre se entubará o rio ou não????
Será que as obras vão parar???
alex71 November 8th, 2009, 05:24 PM Eu não disse que os trafego automóvel circula na linha de tram (mas até isso acontece muitas vezes, porque usam tudo que é sitio para fazer de estacionamento :lol:), disse sim que não há uma clara e intuitiva separação do canal metroviario, como acontece no metro do Porto.
Basta olhares para imagem em baixo para verificares como lá permitem viragens às esquerdas, estacionamentos deficientes, duplos sentidos de transitos nas transversais à linha, que originam confusão na circulação. Isso cá, no nosso sistema, pelos nossos padrões de segurança é inconcebível.
http://img515.imageshack.us/img515/3317/metrovalencia01.jpg (http://img515.imageshack.us/i/metrovalencia01.jpg/)http://img515.imageshack.us/img515/metrovalencia01.jpg/1/w576.png (http://g.imageshack.us/img515/metrovalencia01.jpg/1/)
Alem disso tem locais, como podes ver na foto abaixo, com faixas de rodagem ridiculamente exíguas, com pouco mais de 2m de largura, baias de estacionamento mais curtas que a distancia entre eixos de um automóvel e tambem a separação do canal de metro com a via rodoviária quase não existe. No nosso sistema utilizamos o separador para colocação dos multitubulares, para passagem dos sitemas tecnicos de via, posteriormente coberto a rematado com canteiros.
http://img509.imageshack.us/img509/7309/metrovalencia02.jpg (http://img509.imageshack.us/i/metrovalencia02.jpg/)http://img509.imageshack.us/img509/metrovalencia02.jpg/1/w640.png (http://g.imageshack.us/img509/metrovalencia02.jpg/1/)
Bom, mas se a linha vai a Laborim, por algum motivo é, não? Afinal qual o objectivo de um sistema de transportes? Servir as pessoas? Ou andar a tentar a bater recordes de trajectos percorridos de um determinado ponto a outro? E de Sto. Ovidío a Laborim não são apenas 2,5 Km.
Essa politica de segurança feita pela metro do Porto, é a tal lei que cria mais um muro dentro da cidade... já não chegava a VCI, agora temos também o metro!!! devia ser obrigatório a metro do Porto recolocar as ruas que cortaram, dado que se o metro foi criado para resolver problemas de transito, não me parece lógico que cortem ruas, no mínimo deveriam ser obrigados a deixar as famosas passagens de nível, mas enfim... vale tudo.:ohno:
marciomaco November 8th, 2009, 09:43 PM ^^
Muro?
Qual muro?
Isto é um avanço para os transportes e tu andas a dizer que é um "muro"?
Isto é comentário de uma pessoa que não quer desenvolvimento...
alex71 November 9th, 2009, 11:31 AM ^^
Muro?
Qual muro?
lol ... qual muro??? :bash:
Vou ver se arranjo um tempinho para te mostrar meia dúzia de casos, só na zona de Francos/Ramalde para teres uma ideia, porque pelos vistos não conheces... mas se andares a pé (porque quem anda dentro do metro não existem muros para transpor...é certo) e passares na zona do viaduto da casa de saúde, é ver as pessoas a passar a pé por cima do viaduto, porque a passagem pedonal foi cortada, é certo que fizeram uma passagem inferior, mas convido-te a atravessa-la... és meu convidado.
ruas cortadas:
rua da travagem (só peões...)
rua tenente valadim -ligação com a rua da travagem (só peões)
rua das cruzes (só peões)
rua airosa (nem peões)
rua direita de francos (só peões... mas criaram um viaduto ao lado)
de referir que criaram também uma passagem inferior entre a zona ind. e o bairro do Viso, e se quiserem criar mais ruas nessa zona... não tou a ver maneira, mas fica o muro!
alex71 November 9th, 2009, 11:44 AM ^^
Muro?
Qual muro?
Peço desculpa... não reparei que não és do Porto...
Quanto ao não querer desenvolvimento... se me conheceres pessoalmente, vais ver que estavas errado.
Se achas que andares aos "esses" por entre ruinhas da cidade (como em Matosinhos) é desenvolvimento!!! :bash:
Ou ter a lata de propor uma linha de metro de superfície a criar um muro na Av. da Boavista é desenvolvimento... eu digo que é desenvolvimento para a carteira dos responsáveis políticos e de gestores da metro do Porto, mas não te preocupes, um dia os nossos filhos e netos vão pagar para enterrar essas linhas, afinal nós queríamos era um metro... eléctrico já temos !
marciomaco November 9th, 2009, 01:21 PM lol ... qual muro??? :bash:
Vou ver se arranjo um tempinho para te mostrar meia dúzia de casos, só na zona de Francos/Ramalde para teres uma ideia, porque pelos vistos não conheces... mas se andares a pé (porque quem anda dentro do metro não existem muros para transpor...é certo) e passares na zona do viaduto da casa de saúde, é ver as pessoas a passar a pé por cima do viaduto, porque a passagem pedonal foi cortada, é certo que fizeram uma passagem inferior, mas convido-te a atravessa-la... és meu convidado.
ruas cortadas:
rua airosa (nem peões)
de referir que criaram também uma passagem inferior entre a zona ind. e o bairro do Viso, e se quiserem criar mais ruas nessa zona... não tou a ver maneira, mas fica o muro!
Peço desculpa... não reparei que não és do Porto...
Quanto ao não querer desenvolvimento... se me conheceres pessoalmente, vais ver que estavas errado.
Se achas que andares aos "esses" por entre ruinhas da cidade (como em Matosinhos) é desenvolvimento!!! :bash:
Ou ter a lata de propor uma linha de metro de superfície a criar um muro na Av. da Boavista é desenvolvimento... eu digo que é desenvolvimento para a carteira dos responsáveis políticos e de gestores da metro do Porto, mas não te preocupes, um dia os nossos filhos e netos vão pagar para enterrar essas linhas, afinal nós queríamos era um metro... eléctrico já temos !
Eu não sou do Porto, mas uso o metro todos os dias da semana. O que já me faz reparar em certas coisas...
http://img195.imageshack.us/img195/4425/rtravagemtenentevaldimd.jpg (http://img195.imageshack.us/i/rtravagemtenentevaldimd.jpg/)
Legenda:
Vermelho --> Acesso à estação
Verde --> Zonas pedonais
Azul --> Tuneis
Zona Laranja --> parque de estacionamento aumentado
Roxo --> Acesso ao parque
Nem toda a rua da travagem é só peões. Só a parte inicial, depois fica com um só sentido. A rua tenente valdim fica como acesso ao parque (que deveria ser aumentado) e o acesso ao outro lado da linha faz-se pela estação. A rua direita de francos tem apenas o sentido de descida; a parte a sul fica como pedonal e a alternativa é o tunel novo á esquerda. A rua airos, ao contrário do que dizes, é de carros e peões.
Legenda:
Verde --> Zonas pedonais
Azul --> Tuneis
Rosa --> Já se devia ter feito
http://img208.imageshack.us/img208/6446/rdascruzes.jpg (http://img208.imageshack.us/i/rdascruzes.jpg/)
A rua das cruzes fica praticamente toda pedonal excepto um pequeno troço a norte. Em contrapartida, fez-se o túnel entre a zona industrial e o viso, mas falta o acesso á direita, para um acesso mais rápido á estação. Por enquanto os carros tem de fazer o percurso a vermelho.
Não são muitas curvas. Se te queixas dos "esses" vai a barcelona.
Aliás, não tem havido queixas do MdP. Este sistema já levou 50 milhões de pessoas e ainda está em fase embrionária. Quando estiver mesmo "pronto", é que vão ser pessoas aos milhões a percorre-lo.
Daniel_Portugal November 9th, 2009, 03:07 PM O potencial de milhões de utilizadores deve-se à zona que é populosa.
Ele tem razão. O metro deve ser o mais rápido possível, o mais directo possível, e cortar o trânsito o menos possível.
Isso sim é evolução. Ainda bem que a maior parte da rede do MdP é assim. Mas não o é a 100%. E o objectivo é que no futuro, o máximo possível o possa ser.
marciomaco November 9th, 2009, 03:21 PM ^^
Mas o MdP só cortou ruas que não eram "importantes" para a circuação dos carros em geral e as que cortou, fez alternativas, o contrário do que o alex71 diz.
Aliás, eu penso que isto é feito para tentar mudar a mentalidade das pessoas: trocar o caro pelo transporte público.
alex71 November 9th, 2009, 03:33 PM Eu não sou do Porto, mas uso o metro todos os dias da semana. O que já me faz reparar em certas coisas...
http://img195.imageshack.us/img195/4425/rtravagemtenentevaldimd.jpg (http://img195.imageshack.us/i/rtravagemtenentevaldimd.jpg/)
Legenda:
Verde --> Zonas pedonais
Azul --> Tuneis
Zona Laranja --> parque de estacionamento aumentado
Roxo --> Acesso ao parque
Nem toda a rua da travagem é só peões. Só a parte inicial, depois fica com um só sentido. A rua tenente valdim fica como acesso ao parque (que deveria ser aumentado) e o acesso ao outro lado da linha faz-se pela estação. A rua direita de francos tem apenas o sentido de descida; a parte a sul fica como pedonal e a alternativa é o tunel novo á esquerda. A rua airos, ao contrário do que dizes, é de carros e peões.
Legenda:
Verde --> Zonas pedonais
Azul --> Tuneis
Rosa --> Já se devia ter feito
http://img208.imageshack.us/img208/6446/rdascruzes.jpg (http://img208.imageshack.us/i/rdascruzes.jpg/)
A rua das cruzes fica praticamente toda pedonal excepto um pequeno troço a norte. Em contrapartida, fez-se o túnel entre a zona industrial e o viso, mas falta o acesso á direita, para um acesso mais rápido á estação. Por enquanto os carros tem de fazer o percurso a vermelho.
Não são muitas curvas. Se te queixas dos "esses" vai a barcelona.
Aliás, não tem havido queixas do MdP. Este sistema já levou 50 milhões de pessoas e ainda está em fase embrionária. Quando estiver mesmo "pronto", é que vão ser pessoas aos milhões a percorre-lo.
Boas... não era preciso este trabalho todo!! :nuts: mas fico contente pelo conhecimento que tens, gosto de ver pessoas empenhadas nas questões da cidade.
- o caso do aumento do parque de estacionamento: concordo contigo, talvez um edifício tipo aquele que existe junto à estação da Trindade.
- que a rede é importantíssima: sem duvida
- a rua da Travagem morreu com o metro, e a alternativa é a passagem inferior que colocas na imagem e o percurso ou é aquele que colocas a vermelho, ou tens de dar a volta ao bairro do Viso e voltares paralelamente ao metro.
- A tenente Valadim também morreu ali, no acesso ao tal parque de estacionamento.
- a Direita de Francos é como eu e tu afirmamos.
- A Airosa foi engano meu, porque a rua a que me refiro não tem esse nome, mas é aquela que fica mais à esquerda na imagem, e que ligava o bairro (julgo) da Prelada ao de Francos, nunca foi grande passagem de carros, mas de pessoas era importantíssima, pois agora em vez de 5 metros de distancia, temos de percorrer 500, o que a pé e a chover sabe bem.
- de Barcelona ainda cheguei na quinta-feira, as curvas que falas penso que são do eléctrico...(muito parecido por acaso com o nosso metro) e não do metro... que em minha opinião é dos piores que já andei em todo o mundo, só para teres ideia, preferi ir a pé da plaza de Catalunya ate à estação do "Nord" a pé. (se já andaste nesse metro sabes do que estou a falar, estações mínimas, composições estranhas e largas, julgo que tão largas como um comboio convencional, uma vergonha comparado com o nosso... mas funciona bem) :cheers:
marciomaco November 9th, 2009, 03:48 PM Tava-me era a queixar dos "esses" das ruas :lol:
pai nosso November 10th, 2009, 09:39 AM in "Jornal de Notícias"
Concurso da segunda fase do metro volta a ser adiado
AMP Processo, que deveria ter sido lançado até Outubro, continua sem data para avançar
O concurso para a construção das linhas da segunda fase do metro do Porto, que, segundo as previsões oficiais do Governo, deveria ter sido lançado no mês passado, foi mais uma vez adiado e continua sem data para avançar.
As linhas do Campo Alegre e de S. Mamede de Infesta, a ligação a Gondomar por Valbom e a extensão entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Gaia, permanecem, assim, em banho-maria. A Metro do Porto continua a trabalhar nos processos - já há estudos de impacto ambiental prontos -, mas não avança com qualquer data para lançamento do concurso de construção. No terreno estão os trabalhos da linha entre Campanhã e Fânzeres (Gondomar) e da extensão da Linha Amarela até Santo Ovídio (Gaia). O concurso para a execução da linha da Trofa também já foi lançado.
As mudanças políticas resultantes das eleições legislativas e autárquicas contribuíram para o impasse no concurso global para a segunda fase da rede. Há novos titulares, no Governo e nas câmaras, que precisam de aprofundar o conhecimento dos dossiês.
Desde logo, há um novo ministro das Obras Públicas e Transportes (António Mendonça) e um novo secretário de Estado dos Transportes (Carlos Correia da Fonseca). E, por exemplo, na Câmara do Porto, com quem a Metro tem negociado o projecto de atravessamento do Parque da Cidade (Linha do Campo Alegre), há um novo vereador do Urbanismo, Gonçalo Gonçalves, que terá de se inteirar dos pormenores do processo. Mesmo que não haja alterações significativas de posição em relação ao anterior vereador, Lino Ferreira, a mudança de interlocutor por parte da Autarquia implicará sempre um deferimento das conversações.
Do memorando de entendimento assinado entre o Governo e a Junta Metropolitana do Porto, que previa o lançamento do concurso da segunda fase em Janeiro de 2008, resta a memória. Os prazos estabelecidos no documento, assinado em Maio de 2007, nunca foram concretizados.
A polémica em torno das linhas e das prioridades para a segunda fase foi factor decisivo para o sucessivo adiamento do concurso.
Definidas as linhas a executar, tanto o Governo como a Metro do Porto apontaram o passado mês de Outubro como a data previsível para o lançamento do procedimento público. "Temos Setembro/Outubro como objectivo", referia, em entrevista ao JN, em Abril passado, o presidente da Metro do Porto, Ricardo Fonseca. A ambição não se concretizou.
Em fase avançada está o concurso para a concessão da exploração e manutenção da rede por um período de cinco anos. Já foram abertas as propostas - há dois consórcios concorrentes - e até ao final do ano deverá ser conhecido o vencedor. Também neste caso os prazos começam a apertar, uma vez que o contrato com a actual operadora, a Transdev, termina a 31 de Março de 2010, depois de já ter sido prolongado por um ano.
P.S.: Que desculpa mais esfarrapada!!
Hugoferreiraleite November 11th, 2009, 12:36 AM lol ... qual muro??? :bash:
ruas cortadas:
rua airosa (nem peões)
Ó rapaz n digas disparates... Todos esses muros já exisitiam pelo menos desde o sec XIX, sec em que se criaram as linha da Póvoa e Trofa, linhas essas, que deram origem a esse troço do MdP... :ohno:
Quanto à zona da casa de saúde da Boavista, ora essa zona tem uma passagem desnivelada para peões, mas mesmo que n queiras passar por lá tens o viaduto sob a Sidónio Pais, ao lado... :ohno:
Hugoferreiraleite November 11th, 2009, 12:46 AM Peço desculpa... não reparei que não és do Porto...
Ruinhas???? São avenidas, pahhh... Queres ver o que são ruinhas, vem a Baguim city! Aqui até o camião do lixo se vê à nora para passar em certas ruinhas! loooooool
E por S's em Matosinhos, deves estar a referir ao troço logo após a estação da Sr. da Hora, o troço aonde o percurso anda ao S's. Contudo relembro que esses S's são fundamentais para que o metro passe na estação Sr. da Hora, senao teria de entroncar para os lados do NorteShoping, e deixavas uma das freguesias mais populosas do concelho de Matosinhos sem acesso à sede do municipio...:cheers: Portanto, à superficie ou enterrado terias essas mesmas, curvas...
Quanto à avenida da Boavista, relembro que a mesma desde a sua construção sempre teve veiculos sobre-carris... Portanto se não foi problema em 2 séculos, tb será agora, ainda por cima, tendo em conta que o metro do Porto prevê ficar com canal só para ele, e n andar pelo meio da mesma como os electricos!
Hugoferreiraleite November 11th, 2009, 12:52 AM :bash: Outra vez adiado!? :bash:
Mas será que n se conseguem cumprir um unico prazo que seja! :bash:
masterbyte November 11th, 2009, 12:25 PM Ó rapaz n digas disparates... Todos esses muros já exisitiam pelo menos desde o sec XIX, sec em que se criaram as linha da Póvoa e Trofa, linhas essas, que deram origem a esse troço do MdP... :ohno:
Quanto à zona da casa de saúde da Boavista, ora essa zona tem uma passagem desnivelada para peões, mas mesmo que n queiras passar por lá tens o viaduto sob a Sidónio Pais, ao lado... :ohno:
isso também não é desculpa!
tens o exemplo da senhora da hora onde o combóio rasgava literalmente a malha urbana. e agora essa zona está o metro entubado.
mas cada zona tem os seus impedimentos de se entubar ou não...
faialense November 11th, 2009, 01:20 PM (...)
tens o exemplo da senhora da hora onde o combóio rasgava literalmente a malha urbana. e agora essa zona está o metro entubado...
Onde? Só se fôr aquele pequeno troço na estação das Sete Bicas. Mas aí nem sequer é o centro da cidade.
alex71 November 11th, 2009, 02:04 PM Ó rapaz n digas disparates... Todos esses muros já exisitiam pelo menos desde o sec XIX, sec em que se criaram as linha da Póvoa e Trofa, linhas essas, que deram origem a esse troço do MdP... :ohno:
Ó rapazote... é tanto disparate que nem te vou responder...
sou adepto do " não sabe!!! arruma pró lado"
masterbyte November 11th, 2009, 02:22 PM Onde? Só se fôr aquele pequeno troço na estação das Sete Bicas. Mas aí nem sequer é o centro da cidade.
mas está muito melhor que o antigamente que era o ramal literalmente emparedado.
Tripanario November 11th, 2009, 02:34 PM Ó rapazote... é tanto disparate que nem te vou responder...
Bem que podias aplicar essa máxima a ti próprio... :ohno:
alex71 November 11th, 2009, 03:18 PM Bem que podias aplicar essa máxima a ti próprio... :ohno:
E aplico...
Nasci na Boavista, passei a minha infância a brincar entre outros locais, na estação de comboios da Boavista, fico então à espera que me digam onde é que estou errado...
Claro que existe o viaduto de Sidónio Pais para atravessar, claro... é proibida a passagem de peões, e também não tem passeio, mas vocês é que sabem, eu apenas vivo lá, não tenho grande conhecimento. :bash:
alex71 November 11th, 2009, 03:23 PM mas está muito melhor que o antigamente que era o ramal literalmente emparedado.
Ahhhh então melhorou?
Masterbyte, para mim os muros continuam lá ! para alem de terem criado novos, mas quando falo em muros, falo na impossibilidade de poderes atravessar a via para o outro lado, claro que à quem pense por aqui em passar pelo viaduto de Sidónio Pais... ou atravessa o túnel que foi criado, onde temos os "estacionas" a consumir a dose do dia, mas enfim... espero que ninguém da família deles seja assaltada alguma vez.
alex71 November 11th, 2009, 03:38 PM Desculpem lá... vamos fazer assim... por favor, para quem acha que estou enganado, sábado 14 Novembro, estou disponível da parte da tarde, tenho todo gosto em encontrar-me convosco e fazemos uma visita guiada, vocês explicam-me onde estou errado, não tenho qualquer tipo de problema eu admitir que errei, e pago a cerveja a quem me mostrar algo que eu aqui tenha mencionado... como é?? tá marcado???
Já ouve aqui alguém que propôs a abertura de um "tasco" SSC na cidade... sou todo ouvidos...
marciomaco November 11th, 2009, 10:30 PM Não posso... Sou de Santo Tirso...:lol:
Hugoferreiraleite November 11th, 2009, 11:49 PM Ó rapazote... é tanto disparate que nem te vou responder...
Ahhh... É verdade... O comboio na zona da Boavista n chegou no séc XIX... :ohno: :lol:
Ao menos dá-te ao trabalho de justificares os disparates que dizes sobre o rede... :ohno:
Hugoferreiraleite November 11th, 2009, 11:51 PM isso também não é desculpa!
tens o exemplo da senhora da hora onde o combóio rasgava literalmente a malha urbana. e agora essa zona está o metro entubado.
mas cada zona tem os seus impedimentos de se entubar ou não...
Entubado??? Sr. da Hora??? Rapaz o metro passa exactamente aonde passava o comboio, a diferença é que comboio passava por cima e os carros por baixo e agora é ao contrário... :lol:
Sem ser esse pequeno viaduto, tuda a restante linha é à superfície, tendo o MdP tirado tb os muros de vedação da linha, e diga-se de passagem, ficou dos troços mais bonitos do MdP... :cheers:
Hugoferreiraleite November 11th, 2009, 11:58 PM E aplico...
Nasci na Boavista, passei a minha infância a brincar entre outros locais, na estação de comboios da Boavista, fico então à espera que me digam onde é que estou errado...
Claro que existe o viaduto de Sidónio Pais para atravessar, claro... é proibida a passagem de peões, e também não tem passeio, mas vocês é que sabem, eu apenas vivo lá, não tenho grande conhecimento. :bash:
A passagem a peões no viaduto n é proibida, n tem é passeios... Mas isso... :lol:
Quanto a passagem de peões, eeee??? Crias o que??? Que o MdP cria-se uma sala de xuto na Boavista para os drogados desavancarem de lá??? :nuts: :ohno:
Se n existe condições no tunel reclama as autoridades! É a PSP e em último caso a CMP que cabe zelar pela segurança dos cidadãos na cidade do Porto, e n ao MdP... :ohno:
alex71 November 12th, 2009, 11:21 AM A passagem a peões no viaduto n é proibida, n tem é passeios... Mas isso... :lol:
Quanto a passagem de peões, eeee??? Crias o que??? Que o MdP cria-se uma sala de xuto na Boavista para os drogados desavancarem de lá??? :nuts: :ohno:
Se n existe condições no tunel reclama as autoridades! É a PSP e em último caso a CMP que cabe zelar pela segurança dos cidadãos na cidade do Porto, e n ao MdP... :ohno:
Como disse Hugo... Sábado estou livre, se quiseres aparecer, cada disparate meu vale uma cerveja, se forem assim tantos como dizes.... vais sair de lá tocado... lol :cheers:
alex71 November 12th, 2009, 11:28 AM Ahhh... É verdade... O comboio na zona da Boavista n chegou no séc XIX... :ohno: :lol:
Ao menos dá-te ao trabalho de justificares os disparates que dizes sobre o rede... :ohno:
vai ver para trás... e diz-me lá onde é que eu disse isso !
lol... olha, quem disse isso foste tu !
Tripanario November 12th, 2009, 02:20 PM Já que és tão esperto, porque não te tornas útil à sociedade e fazes algo de jeito? Ele há cada cromo...
alex71 November 12th, 2009, 02:50 PM Já que és tão esperto, porque não te tornas útil à sociedade e fazes algo de jeito? Ele há cada cromo...
Como é que podes fazer uma afirmação dessas?
Conheces-me? Sabes o que fiz? sabes o que faço? sabes os novos projectos?
E não !!! não sou esperto. Vocês são espertos ! eu não! convidei-vos para vos mostrar a realidade... mas vocês sabem mais do que eu... O Portuga tem sempre a mania que sabe tudo... :ohno:
Hugoferreiraleite November 14th, 2009, 01:03 AM Como disse Hugo... Sábado estou livre, se quiseres aparecer, cada disparate meu vale uma cerveja, se forem assim tantos como dizes.... vais sair de lá tocado... lol :cheers:
Já te disse... Tinhamos de combinar o que entendes por erros...
Se erros para ti, é cortar ruelas, com 3m de largura, sendo substituidas por ruas, com passeios de 2m, (como na zona industrial), olha... N sei que te diga...
Já te disse o metro do Porto, tem uns erros craços!
O querer transformar ligações sub-urbanas em serviço de metro!
As curvas e contra-curvas ali na Sr.da Hora... Se bem como disse, ou era isto ou era, n ligar a Sr.da Hora à sede do municipio, e sendo assim, ainda se compreende!
O resto são erros subjectivos/secundários, que qq projecto da dimensão do MdP tem... :cheers:
JoniP November 14th, 2009, 04:49 PM As curvas e contra-curvas ali na Sr.da Hora... Se bem como disse, ou era isto ou era, n ligar a Sr.da Hora à sede do municipio, e sendo assim, ainda se compreende!
Ou era fazer uma ligação mais rápida a Matosinhos como vai ser feita.. E fazer a ligação de Matosinhos ao HSJ via Sra da Hora e São Mamede como vai ser feita.. Tão simples quanto isso..
Hugoferreiraleite November 15th, 2009, 03:27 PM Ou era fazer uma ligação mais rápida a Matosinhos como vai ser feita.. E fazer a ligação de Matosinhos ao HSJ via Sra da Hora e São Mamede como vai ser feita.. Tão simples quanto isso..
im Joni P, mas isso será agora, na segunda fase...
A linha de São Mamede, nem a linha ocidental do Porto, entravam nessa I fase...
Por isso, ou era a linha A, ou era NÃO haver metro até 2012-2016... :cheers:
Na pratica transformavas Matosinhos, no concelho de cú do grande Porto, a par com Gondomar e RT! Q mesmo sendo dos maiores emissores de e para o Porto só terão metro em 2011 (se tudo correr bem!)...
JoniP November 15th, 2009, 04:08 PM im Joni P, mas isso será agora, na segunda fase...
A linha de São Mamede, nem a linha ocidental do Porto, entravam nessa I fase...
Por isso, ou era a linha A, ou era NÃO haver metro até 2012-2016... :cheers:
Na pratica transformavas Matosinhos, no concelho de cú do grande Porto, a par com Gondomar e RT! Q mesmo sendo dos maiores emissores de e para o Porto só terão metro em 2011 (se tudo correr bem!)...
O que eu quis dizer foi que em vez da Linha A se deviam ter feito logo essas duas linhas na primeira fase..
Daniel_Portugal November 15th, 2009, 04:30 PM E entretanto as outras linhas da segunda fase já sofreram um novo atraso. O Governo no seu melhor.
Hugoferreiraleite November 15th, 2009, 08:29 PM O que eu quis dizer foi que em vez da Linha A se deviam ter feito logo essas duas linhas na primeira fase..
Joni_P, tb convinha que tivesses em ideia q a primeira fase do projecto do MdP, acentou em renovação de duas linhas que eram anteriormente afectas ao serviço ferroviário, estando ambas manifestamente desactualizadas (à data), a sua união com a restante rede ferroviária, no Grande Porto, e uma linha transversal que os polos universitários a Gaia, por forma a alivar um pc a pressão sob as pontes do Douro, bem como ligar um dos maiores polos geradores de movimentos pendulares do Grande Porto o HSJ!
A esta rede simplista, juntou-se um ramal da linha até Matosinhos, por forma a servir este concelho, logo na primeira fase. E por pressão do Euro2004, os prolongamentos ao estádio do Dragão e a linha do Aeroporto!
Ora tendo em conta esta visão histórica do desenvolvimento da rede de metro, aonde é que aqui, encaixas a linha Porto ocidental, que n ligará qq polo geradores de movimentos pendulares, ou a linha de São Mamede, que na pratica n passa de um ramal de união da rede actual? Estas linhas serão mt importantes para as movimentações Casa-Trabalho, mas nessa lógica a linha para RT, a linha de Gondomar, e a ligação RT-Polo Universitário, deveriam ter prioridade, pois é sabido que o grosso das movimentações Porto-Periferia, dão-se entre Gondomar, RT e Gaia para o Porto...
(exclui as universidades do campo alegre e a Catolica, pois estas, n necessitavam de uma linha Matosinhos-Porto, quando muito Campo Alegre-Aliados)... :cheers:
Hugoferreiraleite November 15th, 2009, 08:30 PM E entretanto as outras linhas da segunda fase já sofreram um novo atraso. O Governo no seu melhor.
É lamentável... Nem um prazo! Um único que seja, são capazes de cumprir!
Já os novos veiculos deveriam entrar em Outubro, e até agora... :ohno:
Herrmando November 15th, 2009, 08:32 PM exclui as universidades do campo alegre e a Catolica, pois estas, n necessitavam de uma linha Matosinhos-Porto, quando muito Campo Alegre-Aliados)...
N me digas que a Católica é no Campo Alegre... Isto já para n falar nos polos densamente urbanizados da zona da pasteleira.
Hugoferreiraleite November 15th, 2009, 08:47 PM N me digas que a Católica é no Campo Alegre... Isto já para n falar nos polos densamente urbanizados da zona da pasteleira.
Eu disse:
(exclui as universidades do campo alegre e a Catolica, pois estas, n necessitavam de uma linha Matosinhos-Porto, quando muito Campo Alegre-Aliados)...
Tb n falei em polos densamente povoados... Falei apenas em polos geradores, sendo que por estes polos, dever-se-à entender, industrias, centros comerciais de grandes dimensões, estádios de futebol, grandes campos universitários, estações ferroviárias, etc...
E mais uma vez na pasteleira, n mora 1% da população de RT...:cheers:
|
|