View Full Version : Rio de Janeiro (RJ) | Barra da Tijuca | CEO
Brazuca Surfer March 8th, 2009, 03:37 AM http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide1-1.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide2.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide3-1.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide4-1.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide8-2.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide11.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide6-2.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide5-2.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide9.jpg
http://i192.photobucket.com/albums/z226/guilucios/Slide12.jpg
:banana:
MONORAIL March 8th, 2009, 03:54 AM CARACA! Amei, pra essa localização, vai ser sucesso de vendas!
tonyssa March 8th, 2009, 03:58 AM Projeto muito bonito.
PedroLacerda March 8th, 2009, 04:16 AM Uau!
Agradou muito aos meus olhos!
FelixMadero March 8th, 2009, 04:47 AM ficou um conjunto muito bom!
Diego_Barreto SSA March 8th, 2009, 04:50 AM Bem "eco".
Tquintan March 8th, 2009, 04:57 AM Gostei muito também, principalmente do Lobby.
Tomara que os empreendimentos continuem "crescendo", mesmo que gradativamente :lol:
Allan Fonseca March 8th, 2009, 05:30 AM Muito vidro!:banana:
C010T3 March 8th, 2009, 05:31 AM Até gostei, mas só vai ficar bom com a Via Parque e a ligação para a Vila do Pan e o Canal do Anil. Sem isso, o caos só se intensifica.
SJC.capitalist March 8th, 2009, 05:40 AM Muito bom!
Gostei da lozalização!
Tomara que dê algum "ajuda" ao Terra Encantada, sei lá!
DouG Wq March 8th, 2009, 05:58 AM Gostei mais do interior que do exterior pra ser sincero.
É aquele negócio, aparentemente é um ótimo projeto, mas retângulos cheio de vidro ainda estão muito aquém para o potencial carioca.
Leo10Rio March 8th, 2009, 06:04 AM Mais ou menos... já tá cheio de nanico comercial com vidro verde na Barra :lol:
Mas gostei da localização do projeto!! :banana:
Scantlebury2 March 8th, 2009, 06:57 AM Adorei!!!!
Thambem March 8th, 2009, 07:27 AM Muito bonito!!!
Ah, umas pedrinhas pra tacar ali... :lol:
Wey March 8th, 2009, 07:42 AM Olha, pode ser bem genérico e ortodoxo, mas eu AMEI ele!!! :cheers:
E é inegável que vai contribuir bastante com o skyline da reigao... só nao com a altura, né! :lol:
Edvan victor March 8th, 2009, 05:16 PM Muito lindo o projeto.
pedrop.rio March 8th, 2009, 06:08 PM Se tratando da Barra da Tijuca, qualquer comercial que tenha mais de 3 andares já é um Burj Dubai...
Bob_Omena March 8th, 2009, 06:18 PM whoaa lindo
aleochi March 8th, 2009, 07:05 PM legalzinho
Caruaruense March 8th, 2009, 07:14 PM Bem bonito.
craudio March 8th, 2009, 08:40 PM Muito bom,mas acho que com um terreno tão grande dava pra fazer um belo arranha-céu.
Belcity March 8th, 2009, 08:59 PM O projeto é bom, mas pra uma cidade como o Rio acho bem fraco, assim como varios outros projetos empresariais da cidade.
Ricardo Sandre March 8th, 2009, 11:28 PM Muito bom,mas acho que com um terreno tão grande dava pra fazer um belo arranha-céu.
Eu também tenho a mesma opinião. Deixa-se de construir menos predios com mais altura , o que permitira mais área verde em seu entorno.
Os predios são até bonitos, mas o projeto da fachada está completamente ultrapassado, estilo quadradão anos 50 ou 60. Enfim, é a mesmice de sempre.
egmoura March 9th, 2009, 12:22 AM Fico impressionado com os comentários e as analises dos supostos arquitetos de plantão. Por aqui , projeto bonito é projeto alto , com 50 andares. Quem frequentou uma escola de arquitetura e urbanismo , sabe muito bem o quão desprezivel é a altura para a avaliação do projeto.
Osmar Carioca March 9th, 2009, 12:28 AM Amigos foristas cariocas,
Vocês acham realmente que a Barra ainda comporta mais empresariais? Já são tantos os existentes e tantos em vias de serem construídos num curto espaço de tempo...
Com relação aos prédios deste thread, eu apreciaria ver mais arrojo na arquitetura. Os prédios não estão feios, mas poderiam ter um arquitetura que causasse mais impacto visual.
Outra coisa: este novo empresarial vai ficar extremamente próximo do Península Corporate (endereço http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=753460), que também terá uma fachada de vidros verdes. Será que a região não vai ficar com muito prédio com a mesma cor de revestimento? Eu acho que sim.
Ricardo Sandre March 9th, 2009, 12:42 AM Amigos foristas cariocas,
Vocês acham realmente que a Barra ainda comporta mais empresariais? Já são tantos os existentes e tantos em vias de serem construídos num curto espaço de tempo...
Com relação aos prédios deste thread, eu apreciaria ver mais arrojo na arquitetura. Os prédios não estão feios, mas poderiam ter um arquitetura que causasse mais impacto visual.
Outra coisa: este novo empresarial vai ficar extremamente próximo do Península Corporate (endereço http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=753460), que também terá uma fachada de vidros verdes. Será que a região não vai ficar com muito prédio com a mesma cor de revestimento? Eu acho que sim.
Esse Península Corporate eu gostei por ser diferente, fora do padrão "bloco de vidro". :lol:
Agora é impressionante a quantidade de lançamentos de comerciais na Barra. Ainda tem o Centro Metropolitano. Será que o Centro comercial e financeiro do Rio vai acabar se deslocando para a Barra ?
http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/PeninsulaCorporate.jpg
egmoura March 9th, 2009, 01:01 AM O centro financeiro se deslocou para os bairros do Leblon ( principalmente ) e Ipanema. Cerca de 70% da empresas de assets estão localizadas no Leblon. A torre comercial do Shopping Leblon , por exemplo , tem mais de 80% de seu carissimo espaço ocupado por empresas financeiras. Acho muito pouco provavel que o eixo se desloque para a Barra , visto que quase todos os "big-shots" das empresas moram no eixo Leblon-Ipanema e Lagoa.
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 01:02 AM Esse Península Corporate eu gostei por ser diferente, fora do padrão "bloco de vidro". :lol:
Agora é impressionante a quantidade de lançamentos de comerciais na Barra. Ainda tem o Centro Metropolitano. Será que o Centro comercial e financeiro do Rio vai acabar se deslocando para a Barra ?
http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/PeninsulaCorporate.jpg
^^ Essa ideia não está descartada totalmente. lembro-me que houve um "lobby" muito forte para que isso ocorresse. Talvez a distância da Barra seja o impedimento para o deslocamento.
Todavia, há cidades com vários centros comerciais, de maneira que não teria problema algum :)
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 01:04 AM Quanto ao projeto, achei bonito, mas.... bem que poderia ser melhor, pois a Barra da Tijuca tem sido o "último biscoito do pacote de bolacha" em termos de lançamento de Comerciais e Residenciais.
Na verdade, nós Cariocas gostaríamos de projetos mais arrojados tipo os de Sampa :okay:
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 01:05 AM Amigos foristas cariocas,
^^ Nobre Osmar, espaço a Barra tem sem dúvidas. Mas, vc tem razão de questionar essa quantidade de comerciais na Barra, pois são muito de fato :)
DouG Wq March 9th, 2009, 02:32 AM Vejo com um certo exagero como alguns afirmam a probabilidade do principal centro comercial se deslocar para a Barra.
Da mesma forma que os lançamentos residenciais migraram para a Barra, Campo Grande, Freguesia, os comerciais também tem que ir para atender a população.
Nas cidades médias, devido ao porte, isso fica mais evidente e não é por isso que um segundo ou terceiro centro comercial diminui a fragiliza o primeiro. Ainda mais com a questão geográfica no Rio.
RioSampa March 9th, 2009, 02:41 AM Gostei muito, principalmente os corporativos.
Juninhoo March 9th, 2009, 03:27 AM Tão, tão, tão ... BARRA.
daniel.zs.rj March 9th, 2009, 10:45 AM Gente....
essa ruazinha que vai da Av. das Américas até a Av. Ayrton Senna por trás do Barra Shopping é tão estreita. E qdo chega no final, ali ao lado do Via Parque só passa 01 carro. O trânsito é enlouquecedor, pq não é daquele anda e para....é só para....desliga o carro, salta, faz um alongamento, tira um cochilo e volta.
Ainda bem que no render mostra o helicoptero, pq é a única forma de ir pra casa.
tchelllo March 9th, 2009, 12:55 PM Como vcs são exigentes...Eu achei lindos! E para a Barra a altura está ótima, porque parecem mais altos do que a média porém não tão altos ao ponto de "estragar" a harmonia do lugar, ou estou enganado?
WallyP March 9th, 2009, 01:31 PM Fico impressionado com os comentários e as analises dos supostos arquitetos de plantão. Por aqui , projeto bonito é projeto alto , com 50 andares. Quem frequentou uma escola de arquitetura e urbanismo , sabe muito bem o quão desprezivel é a altura para a avaliação do projeto.
Primeiro que ninguém aqui se diz arquiteto. Arquitetos mesmo tem poucos no fórum. As pessoas dão a opinião que quiser de acordo com seu gosto, ou somente arquitetos tem direito de opinar? Somente arquitetos tem noção de estética em fachadas? Meros mortais não tem direito de dizer o que acham...?
Não se trata de projeto de 50 andares, se trata de projetos inovadores. Se vc me disser o que tem de inovador num caixote de vidro, eu te dou meus parabéns. É mais um prediozinho sem graça pra cidade. Ele poderia ter 50 andares e continuaria sem graça. Entre nos topicos de edificios comerciais em São Paulo e verá o que eu digo. O Rio de Janeiro não sabe o que é arquitetura contemporânea, é uma cidade atrasada e provinciana nessa área. É sempre a mesma fórmula, quadradinho, vidrozinho. O Rio se acomodou com tantas belezas naturais, que não mostra capacidade em nada contruído pelo homem atualmente.
To imaginando aqui esses edificios juntos com o Peninsula Office...só quadrado. Vai ser o quarteirão quadradão. Esses prédios me dão sono. Cansei de esperar mais atitude e ousadia dos nossos arquitetos.
E quanto a altura, não sei porque desprezível. Nossas cidades não tem mais pra onde crescer, as áreas verdes estão sendo invadidas e ainda constroem mais e mais edificios horizontais. Eu vejo arquitetura também como solução. Nesse espaço todo aí como disseram, poderia entrar um edificio bem maior, e construir um parque ao redor. Qual o problema nisso? Será que os arquitetos brasileiros não são capazes de inovar, inventar, fazer algo diferente do tradicional? Ah pera aí.
RioSampa March 9th, 2009, 02:36 PM Primeiro que ninguém aqui se diz arquiteto. Arquitetos mesmo tem poucos no fórum. As pessoas dão a opinião que quiser de acordo com seu gosto, ou somente arquitetos tem direito de opinar? Somente arquitetos tem noção de estética em fachadas? Meros mortais não tem direito de dizer o que acham...?
Não se trata de projeto de 50 andares, se trata de projetos inovadores. Se vc me disser o que tem de inovador num caixote de vidro, eu te dou meus parabéns. É mais um prediozinho sem graça pra cidade. Ele poderia ter 50 andares e continuaria sem graça. Entre nos topicos de edificios comerciais em São Paulo e verá o que eu digo. O Rio de Janeiro não sabe o que é arquitetura contemporânea, é uma cidade atrasada e provinciana nessa área. É sempre a mesma fórmula, quadradinho, vidrozinho. O Rio se acomodou com tantas belezas naturais, que não mostra capacidade em nada contruído pelo homem atualmente.
To imaginando aqui esses edificios juntos com o Peninsula Office...só quadrado. Vai ser o quarteirão quadradão. Esses prédios me dão sono. Cansei de esperar mais atitude e ousadia dos nossos arquitetos.
E quanto a altura, não sei porque desprezível. Nossas cidades não tem mais pra onde crescer, as áreas verdes estão sendo invadidas e ainda constroem mais e mais edificios horizontais. Eu vejo arquitetura também como solução. Nesse espaço todo aí como disseram, poderia entrar um edificio bem maior, e construir um parque ao redor. Qual o problema nisso? Será que os arquitetos brasileiros não são capazes de inovar, inventar, fazer algo diferente do tradicional? Ah pera aí.
Só com o detalhe que este projeto foi totalmente realizado por paulistas...
WallyP March 9th, 2009, 02:50 PM Não importa, o que importa é que edificios comerciais que surgem no Rio são sempre sem graça.
daniel.zs.rj March 9th, 2009, 03:18 PM Só com o detalhe que este projeto foi totalmente realizado por paulistas...
Maldição!
Só falta vc dizer agora que os comerciais paulistas são desenvolvidos por cariocas...
hehehe
calma, brincadeira!
Em tempo: concordo com o WallyP
egmoura March 9th, 2009, 03:24 PM Primeiro que ninguém aqui se diz arquiteto. Arquitetos mesmo tem poucos no fórum. As pessoas dão a opinião que quiser de acordo com seu gosto, ou somente arquitetos tem direito de opinar? Somente arquitetos tem noção de estética em fachadas? Meros mortais não tem direito de dizer o que acham...?
Com certeza você é um daqueles que ficam babando pelos caixotes de vidro das cidades americanas só porque são altos. A estética , meu caro , é apenas um dos ingredientes de um projeto. Vários fatores precisam ser analisados , formando um conjunto. Em cidades onde a natureza se faz exuberante como no Rio , é um verdadeiro pecado a construção de edificios altos , principalmente na orla , para evitar-se o grande erro de Recife , dona de uma das orlas mais bonitas , porém estragada com prédios de 40 andares , sempre admirados por vocês aqui. Apenas por ter altura !!!
Meu Deus !!!
zeh March 9th, 2009, 03:40 PM nao gosto deste, sem graça...
mas confesso que me deu momentos de gozo... o nome: torre south... porque já não south tower lolololol
e crianças essas discussão de arquitetos e "opinadores" já foi longa no ssc... paz e amor, ok?
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 03:53 PM Como vcs são exigentes...Eu achei lindos! E para a Barra a altura está ótima, porque parecem mais altos do que a média porém não tão altos ao ponto de "estragar" a harmonia do lugar, ou estou enganado?
^^Tchelllo, vc até tem razão...rs Ocorre que aqui no Rio não há nenhum projeto OUSADO de fato. Não que seja feio, mas esperamos algo mais parecido com os de Alphaville de Barueri, por exemplo....:lol:
WallyP March 9th, 2009, 04:01 PM Com certeza você é um daqueles que ficam babando pelos caixotes de vidro das cidades americanas só porque são altos. A estética , meu caro , é apenas um dos ingredientes de um projeto. Vários fatores precisam ser analisados , formando um conjunto. Em cidades onde a natureza se faz exuberante como no Rio , é um verdadeiro pecado a construção de edificios altos , principalmente na orla , para evitar-se o grande erro de Recife , dona de uma das orlas mais bonitas , porém estragada com prédios de 40 andares , sempre admirados por vocês aqui. Apenas por ter altura !!!
Meu Deus !!!
Uma pena vc nao ter lido nada do que eu disse.
E outra, ninguem falou em orla. Eu sempre fui contra edificios altos na orla. Acontece que o Rio não vive de praia. É outro erro das pessoas aqui. Falam, falam, da natureza, de como a cidade é linda e bela, das praias, e esquecem o interior da cidade.
WallyP March 9th, 2009, 04:36 PM Natureza nunca foi motivo pro homem ser tão mesquinho na arquitetura.
Deixa eu te apresentar, essa é Sydney, Sydney esse é o Egmoura.
http://farm1.static.flickr.com/54/144460259_4d30af60c9_b.jpg
flickr - yewenyi
hugoslz March 9th, 2009, 04:40 PM Perfeito!
:applause:
Osmar Carioca March 9th, 2009, 04:48 PM Não se trata de projeto de 50 andares, se trata de projetos inovadores. Se vc me disser o que tem de inovador num caixote de vidro, eu te dou meus parabéns. É mais um prediozinho sem graça pra cidade. Ele poderia ter 50 andares e continuaria sem graça. Entre nos topicos de edificios comerciais em São Paulo e verá o que eu digo. O Rio de Janeiro não sabe o que é arquitetura contemporânea, é uma cidade atrasada e provinciana nessa área. É sempre a mesma fórmula, quadradinho, vidrozinho. O Rio se acomodou com tantas belezas naturais, que não mostra capacidade em nada contruído pelo homem atualmente.
Concordo inteiramente com você. Os projetos do Rio de uma maneira em geral não são arrojados, nem inovadores. São até bobões.
Enquanto lia seu comentário, logo lembrei dos edifícios Rocha Verá e Landmark, em construção na Marginal Pinheiros. Os dois paulistas por mim citados devem ter a mesma altura do prédio que se pretende construir na Barra. Mas os dois paulistas têm boça, tem um algo mais, são diferentes, são arrojados, são inovadores. O que se pretende construir na Barra será só mais um quadradão revestido de vidro. E nada mais!
WallyP March 9th, 2009, 04:56 PM Pois é, o Birmann 31, também em São Paulo, tem 15 andares, é de 2003, e tem a aparência de muito mais moderno do que esse da Peninsula. Só por causa de uns detalhezinhos aqui e ali. Não sei se é preguiça, falta de capacidade, de criatividade, enfim. Natureza e necessidade não justifica um projeto clichê. Arquitetura não pode ser criatividade?! sabe...
off topic: Lembram do render dos edificios baixinhos do Centro Metropolitano? é, achei novas imagens, e olha, melhorou bastante. São baixinhos, mas são bem mais estilosos que esse aí da Peninsula. Blocões com diferencial, mesmo que baixinhos.
http://www.mariorodriguesimoveis.com.br/comercial/centrometropolitano/imagens/centro05.jpg
http://www.mariorodriguesimoveis.com.br/comercial/centrometropolitano/imagens/centro07.jpg
Osmar Carioca March 9th, 2009, 05:35 PM ^^
Caramba! Nossa mãe! Que prédios LINDOS!!!!!! Os prédinhos acima estão demais! DEZ! DEZ! DEZ!
Vocês notaram que lá no alto da fachada ainda plantaram duas palmeiras? Já existe um thread próprio para estes prédios Wally? Caso positivo, qual é o endereço? Porque o thread do Centro Metropolitano eu acho que NÂO tem renders!
Cauê March 9th, 2009, 05:38 PM Lindíssimo!
Seria bom se fosse na Avenida das Américas. Acho que neste local vai ficar meio escondido de quem só passa pela Barra da Tijuca.
Mas, é muito bacana. Vai ficar show na nossa Miami com jacaré.
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 05:41 PM ^^
Caramba! Nossa mãe! Que prédios LINDOS!!!!!! Os prédinhos acima estão demais! DEZ! DEZ! DEZ!
Vocês notaram que lá no alto da fachada ainda plantaram duas palmeiras? Já existe um thread próprio para estes prédios Wally? Caso positivo, qual é o endereço? Porque o thread do Centro Metropolitano eu acho que NÂO tem renders!
^^ O Gilson Barros já fez esse thread. Veja: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=792812
Cauê March 9th, 2009, 05:41 PM off topic: Lembram do render dos edificios baixinhos do Centro Metropolitano? é, achei novas imagens, e olha, melhorou bastante. São baixinhos, mas são bem mais estilosos que esse aí da Peninsula. Blocões com diferencial, mesmo que baixinhos.
Gostei mais, agora, vendo as novas fotos. Você sabe me dizer se já começaram a construir ou, se não começaram as obras, quando isso vai ocorrer?
Abraço WallyP
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 05:42 PM Pois é, o Birmann 31, também em São Paulo, tem 15 andares, é de 2003, e tem a aparência de muito mais moderno do que esse da Peninsula. Só por causa de uns detalhezinhos aqui e ali. Não sei se é preguiça, falta de capacidade, de criatividade, enfim. Natureza e necessidade não justifica um projeto clichê. Arquitetura não pode ser criatividade?! sabe...
off topic: Lembram do render dos edificios baixinhos do Centro Metropolitano? é, achei novas imagens, e olha, melhorou bastante. São baixinhos, mas são bem mais estilosos que esse aí da Peninsula. Blocões com diferencial, mesmo que baixinhos.
http://www.mariorodriguesimoveis.com.br/comercial/centrometropolitano/imagens/centro05.jpg
http://www.mariorodriguesimoveis.com.br/comercial/centrometropolitano/imagens/centro07.jpg
^^ Apesar de baixinho, é bem charmoso e estiloso!
WallyP March 9th, 2009, 05:49 PM Não tenho noticias nenhuma. Só essas imagens. Alguem sabe se é da RJZ ou Brascan?
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 05:57 PM Não tenho noticias nenhuma. Só essas imagens. Alguem sabe se é da RJZ ou Brascan?
^^ Segundo o thread do Gilson é da Brascan :)
egmoura March 9th, 2009, 06:11 PM Natureza nunca foi motivo pro homem ser tão mesquinho na arquitetura.
Deixa eu te apresentar, essa é Sydney, Sydney esse é o Egmoura.
http://farm1.static.flickr.com/54/144460259_4d30af60c9_b.jpg
flickr - yewenyi
Por uma caso o sr. conhece Sydney ? Acho que não. Se não , jamais usaria como exemplo de comparação. Totalmente sem noção
WallyP March 9th, 2009, 06:18 PM ok sr. dono da razão
MasterPE March 9th, 2009, 07:05 PM Só lamento não serem mais altas, aí ia ficar no estilo daqueles empresariais gringos .
PejatBR March 9th, 2009, 07:27 PM Até que enfim, tava na hora de aparecer um belo projeto comercial no Rio.
PejatBR March 9th, 2009, 07:31 PM Parece o Faria Lima Square (x2)
Osmar Carioca March 9th, 2009, 07:35 PM ::
Emanuel Paiva March 9th, 2009, 07:38 PM O Centro Metropolitano da Barra é parte do Plano do arquiteto Lucio Costa, que estabeleceu as linhas de desenvolvimento urbano da região e está delimitado pela Av. Ayrton Senna , Av. Embaixador Abelardo Bueno e Arroio Pavuna. Ao longo da última década, verificou-se a intensificação de ocupação das áreas adjacentes ao Centro Metropolitano da Barra e, com isso, o aumento do uso da infra-estrutura existente – nem sempre acompanhando os investimentos necessários para atender ao incremento de demanda. Decorridos quase 40 anos após a elaboração do Plano Piloto para a Baixada de Jacarepaguá, chegou o momento de se ocupar o Centro Metropolitano. Não será exatamente nos moldes previstos pelo Arquiteto. A Cidade-Estado, cuja importância justificava a escala monumental em que foi projetado, deixou de existir e, com ela a futura capital do Estado.
O Centro Histórico da cidade ainda permanece como o “Central Business District” que o arquiteto pretendia transferir para o Centro Metropolitano, em conjugação com o Centro Cívico.
Em função do esvaziamento da destinação precípua do Centro Metropolitano, o Decreto nº 3.046, de 27 de abril de 1981, modificou o Decreto nº 324, de 3 de março de 1976 que conceituava esta área como declarada de utilidade pública para fins de desapropriação, para implantação na escala definitiva do Centro Metropolitano, não lhe dando nenhum critério de edificação. A introdução do uso residencial, pelo Decreto nº 3.046/81, permitirá transformar essa imensa área em um verdadeiro bairro, praticamente autônomo, com residências, comércio, serviços, hospedagem. A escala monumental originalmente prevista pelo urbanista também teve que ser revista: dos originais 70 pavimentos, o que lhe conferia a posição de marco da Baixada de Jacarepaguá, são previstos hoje no máximo 35 pavimentos em algumas quadras, baixando até 5 pavimentos, em função do Cone de Aproximação do Aeroporto de Jacarepaguá. A desapropriação da área, atendendo ao Decreto “E” nº 7.777, de 5 de março de 1980 do extinto Estado da Guanabara, não foi efetivada, ficando a posse da terra em mãos privadas. Em obediência ao Plano não foi executada a urbanização da área, ficando a planície todos esses anos esperando a sua ocupação. Em janeiro de 1980 foi realizado um estudo, pela extinta Superintendência de Desenvolvimento da Barra da Tijuca (SUDEBAR), que considerou duas alternativas para a área: ou prosseguir com a desapropriação, garantindo para a Administração os benefícios sociais e econômicos decorrentes da futura implantação ou fazer aprovar o detalhe do PA 8997, definindo as quadras e as áreas a serem obtidas por doação. A primeira alternativa não se concretizou, a segunda foi executada pelos dois PA/PAL’s que compõem a maior porção do Centro Metropolitano, os de número 38.883 e 40.481. Também neste estudo foi analisada a situação, à época, da infra-estrutura da área, chegando-se inclusive a uma avaliação dos custos de urbanização e implantação da infra-estrutura do Centro Metropolitano, e mais nada foi feito além disso. Agora é o momento de ocupar o Centro Metropolitano, na sua escala definitiva, como preconizava Lucio Costa. E, como primeira providência, cabe ao poder público disciplinar esta ocupação, fixando as diretrizes para a urbanização desta grande área ainda vazia.
A necessidade deste trabalho ficou patente a partir do momento em que foram propostos três projetos viários para a área abrangendo quadras distintas. Os três projetos propunham urbanizar parcialmente as ruas, o que se fosse efetivado quebraria a unidade essencial da urbanização deste Centro.
A urbanização do Centro Metropolitano é obrigação dos proprietários dos seus terrenos, por força da assinatura dos respectivos Termos de Urbanização, mas os parâmetros de como ela se processará devem ser estabelecidos pelo poder público
O Centro Metropolitano da Barra está localizado na interseção de duas vias estruturadoras do sistema viário da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que são a Av. Embaixador Abelardo Bueno e a Av. Ayrton Senna. A primeira cumpre o papel de conexão entre o sistema viário principal da cidade e a região da Baixada de Jacarepaguá, que concentra grande número de novos empreendimentos na região. A segunda é via estrutural e estabelece a ligação entre a Av. das Américas e a Linha Amarela, configurando-se, por isso, na principal via de entrada e saída do bairro.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=792812
Qual deverá ser o impacto desse mega projeto na cidade do Rio de Janeiro ??
Vinicius March 10th, 2009, 12:37 AM Já existe um thread próprio para estes prédios Wally? Caso positivo, qual é o endereço? Porque o thread do Centro Metropolitano eu acho que NÂO tem renders!
Aqui Osmar:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=677036
Stefano_rj March 10th, 2009, 08:09 AM alguem mais teve a impressão de mesmo sendo baixo, ele tem algo "monumental"?? algo de grandioso?
Emanuel Paiva March 10th, 2009, 12:56 PM alguem mais teve a impressão de mesmo sendo baixo, ele tem algo "monumental"?? algo de grandioso?
^^ Mas ele não é feio, apenas poderia ser taller...rs
Ricardo Sandre March 10th, 2009, 01:59 PM Com certeza você é um daqueles que ficam babando pelos caixotes de vidro das cidades americanas só porque são altos. A estética , meu caro , é apenas um dos ingredientes de um projeto. Vários fatores precisam ser analisados , formando um conjunto. Em cidades onde a natureza se faz exuberante como no Rio , é um verdadeiro pecado a construção de edificios altos , principalmente na orla , para evitar-se o grande erro de Recife , dona de uma das orlas mais bonitas , porém estragada com prédios de 40 andares , sempre admirados por vocês aqui. Apenas por ter altura !!!
Meu Deus !!!
Eu não gosto de caixotes, caixotões e nem de caixotinhos. Eu prefiro os curvos e arredondados :lol:
Eu acho que a construção de prédios altos quando existe espaço para este tipo de edificação muito mais racional. Na Barra ainda tem bastante espaço. A vantagem de se construir alto é que se pode aumentar a área para pedestres no entorno do prédio com a criação de jardins, etc. Além disso se aproveita melhor o espaço urbano.
Na orla de fato eu concordo que não se deve construir alto e nem os predios devem ser colados ou geminados.
Osmar Carioca March 10th, 2009, 03:37 PM Aqui Osmar:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=677036
Valeu Vinicius!
Brazuca Surfer March 10th, 2009, 05:04 PM Eu não gosto de caixotes, caixotões e nem de caixotinhos. Eu prefiro os curvos e arredondados :lol:
Eu acho que a construção de prédios altos quando existe espaço para este tipo de edificação muito mais racional. Na Barra ainda tem bastante espaço. A vantagem de se construir alto é que se pode aumentar a área para pedestres no entorno do prédio com a criação de jardins, etc. Além disso se aproveita melhor o espaço urbano.
Na orla de fato eu concordo que não se deve construir alto e nem os predios devem ser colados ou geminados.
Concordo totalmente em relação a alrquitetura... mas construir alto na Barra, mesmo que seja relativamente longe da orla não seria correto, afetaria inclusive a circulação de ar, já que a Barra tem um dos ares mais agradavéis do Rio... talvez o centro metropolitano venha com essa essência de "supertall", e naquela região surgam empreendimentos altos.
egmoura March 10th, 2009, 06:47 PM Eu não gosto de caixotes, caixotões e nem de caixotinhos. Eu prefiro os curvos e arredondados :lol:
Aqui no Rio nada mais terrivel que a vista da orla de Copacabana , Botafogo e Flamengo , visto do mar , com prédios de mais de dez andares , colados um aos outros , formando um paredão.
Ipanema e Leblon já possuem um outra noção urbanistica , feita em cima dos erros desses bairros. No começo , apenas prédios de 4 andares , colados entre si , eram permitidos , fazendo o conceito "cidade-quarteirão". Depois se flexibilizou , mas exigia que os prédios , com mais de 4 andares , fossem construidos com afastamento mínimo de 3 metros do terreno vizinho. Depois , lá pelos anos 80 , voltou-se a permitir a construção de prédios de até seis andares na orla , colados nas divisas. No momento , essa prática é proibida em Ipanema mas aceita no Leblon. Na Vieira Souto , qualquer construção com mais de 3 andares precisa ser afastada da divisa.
WallyP March 10th, 2009, 06:56 PM kkkk é incrível. as pessoas, escrevem, escrevem e continuam morrendo na praia, sabe, custa ler? rachei agora....kkk tá ficando divertido.
Trauss March 10th, 2009, 06:59 PM Lindo, não achei um defeito, até a altura está boa....
WallyP March 10th, 2009, 07:04 PM deixa eu só fazer um resumo se tratando do forista carioca(não digo por todos)
1º- Ninguém aqui é a favor de edificios altos na orla
2º- Ninguém aqui é a favor de edificios altos espalhados por toda a cidade
3º- Todo lugar onde for construído um edificio alto deve ser feito um estudo do impacto ambiental e urbano da área.
4º- A maioria aqui preferem residenciais baixos e não geminados
5º- A maioria prefere edificios comerciais altos, afinal o fórum se chama skyscrapercity e não floorscrapercity
6º- A maioria concorda que a arquitetura de edificios comerciais , empresariais, e afins, no Rio, é pobre porque só sabe seguir uma fórmula, planta quadrada e vidro. Não existe ousadia por parte da arquitetura carioca, não existe design, independente se o edificio é alto ou baixo. E necessidade e natureza não são motivos pra essa falta de criatividade.
É só isso.
Apesar de tudo esse CEO é um bom complexo, mas é batido, é clichê. Não tem nada de novo.
Ricardo Sandre March 11th, 2009, 03:05 AM deixa eu só fazer um resumo se tratando do forista carioca(não digo por todos)
1º- Ninguém aqui é a favor de edificios altos na orla
2º- Ninguém aqui é a favor de edificios altos espalhados por toda a cidade
3º- Todo lugar onde for construído um edificio alto deve ser feito um estudo do impacto ambiental e urbano da área.
4º- A maioria aqui preferem residenciais baixos e não geminados
5º- A maioria prefere edificios comerciais altos, afinal o fórum se chama skyscrapercity e não floorscrapercity
6º- A maioria concorda que a arquitetura de edificios comerciais , empresariais, e afins, no Rio, é pobre porque só sabe seguir uma fórmula, planta quadrada e vidro. Não existe ousadia por parte da arquitetura carioca, não existe design, independente se o edificio é alto ou baixo. E necessidade e natureza não são motivos pra essa falta de criatividade.
É só isso.
Apesar de tudo esse CEO é um bom complexo, mas é batido, é clichê. Não tem nada de novo.
Falou e disse. Concernente aos prédios comerciais é exatamente o que eu vejo.
Falta altura e criatividade.
pedrop.rio March 11th, 2009, 03:27 AM Quais comerciais temos no RJ fugindo a essa regra? Só consigo me lembrar das Venturas e da Torre Almirante.
Imagina só que lindo seria se a Barra tivesse as suas Venturas!!
Abu.EdL March 11th, 2009, 03:39 AM É incrível como ainda há - muito - espaço na Barra! oO
Ficará até legal, mas acho que a Barra merecia duas torres de 25 andares e com vidro de qualquer outra cor, menos verde! TODOS os lançamentos comerciais da Barra ultimamente tem sido com vidros verdes!!
Ricardo Sandre March 11th, 2009, 03:42 AM Quais comerciais temos no RJ fugindo a essa regra? Só consigo me lembrar das Venturas e da Torre Almirante.
Imagina só que lindo seria se a Barra tivesse as suas Venturas!!
Eu prefiro que esses grandes lançamentos continuem sendo no Centro que precisa de mais projetos para sua recuperação.
A Barra já está com a vida ganha :lol:
Emanuel Paiva March 11th, 2009, 04:01 AM Eu prefiro que esses grandes lançamentos continuem sendo no Centro que precisa de mais projetos para sua recuperação.
A Barra já está com a vida ganha :lol:
^^ [2]
WallyP May 18th, 2009, 04:21 AM Vi um video desse empreendimento agora, e no vídeo as torres parecem mais bonitinhas
4qvFwde2MiE
Dj Hefran Nascimento May 18th, 2009, 05:09 AM Achei a localização muito boa e o interior lindo! O exterior ficará melhor quando tiver pronto!
amsincero1 May 18th, 2009, 08:03 PM São bem bonitinhos
S.T.Y AP May 18th, 2009, 09:22 PM nessa area do Rio só tem edificio baixo, bem que esse podia salvar com uma altura mais elevada! mesmo sendo baixos são bonitos!
daniel.zs.rj May 18th, 2009, 11:20 PM O vídeo é muito bom. O projeto externamente é apenas bom. Mas internamente gostei bastante desse lobby com 08 metros.
O nome (CEO - Corporate Executive Offices) é MUITO CAFONA, mas sendo na Barra da Tijuca não me surpreende nem um pouco.
Mas a pergunta é: até quando a iniciativa privada vai investir na Península e esperar que o governo resolva o TERRÍVEL problema de acesso a essa área do bairro. A única via que liga essa região as principais vias do bairro é aquela rua estreita com duas pistas e cheia de sinais. O trânsito ali às 18h é tão parado que é possível desligar o carro.
Bettoni May 19th, 2009, 01:29 AM ficou bacana.. mas os edifícios podiam ser maiores.
Lucas Barros May 19th, 2009, 03:08 AM Um projeto bonito mas alguns são blocoes
PapaleuPaes February 27th, 2010, 06:33 PM Já sofri muito no transito dessa ruazinha que contorna o o shopping... no horário do rush é um inferno e sempre que eu passava ali e via as obras do CEO pensava - "se isso aqui já é um inferno imagina quando inaugurarem esse troço"... graças a deus não trabalho mais na barra. :D
Fabius_ February 27th, 2010, 07:09 PM Poderosíssimo.
silvinho_j February 28th, 2010, 04:56 PM Muito bonito.
Vittariano February 28th, 2010, 05:47 PM Muitoshow! Modernos, sofisticados e muito lindos! Gostaria de um desses na minha cidade!
e22sky February 28th, 2010, 10:43 PM é muito bom, mas tem um que de brega...
pmoretzs March 11th, 2010, 09:23 PM Não gosto muito de prédios baixos de base larga. O video ficou melhor do que o projeto.
pmoretzs March 11th, 2010, 09:26 PM A propósito... O paisagismo ficou muito bom.
|
|