PDA

View Full Version : Fortaleza (CE) | Delegacia de Homicídios | Governo do Estado

_JuN!n_
March 11th, 2009, 01:08 AM
Imagens:

http://i705.photobucket.com/albums/ww58/juninferreira/82729af1.jpg

http://i705.photobucket.com/albums/ww58/juninferreira/a22e9f8b.jpg

Implantação:

http://i705.photobucket.com/albums/ww58/juninferreira/45566dad.jpg

Plantas:

http://i705.photobucket.com/albums/ww58/juninferreira/61964fb1.jpg

http://i705.photobucket.com/albums/ww58/juninferreira/b67176b8.jpg

http://i705.photobucket.com/albums/ww58/juninferreira/2e6120bc.jpg

http://i705.photobucket.com/albums/ww58/juninferreira/128de9a4.jpg

Caruaruense
March 11th, 2009, 01:11 AM
Muito bom para uma delegacia.

Belcity
March 11th, 2009, 01:19 AM
excelente

tonyssa
March 11th, 2009, 01:25 AM
Lindo projeto!

MasterPE
March 11th, 2009, 01:27 AM
Acho que a primeira vez que uma dele aparece aqui . A mais moderna que já tomei conhecimento .

daniel.zs.rj
March 11th, 2009, 02:14 AM
Bem legal hein.

PedroLacerda
March 11th, 2009, 02:16 AM
Uau!
Que delegacia!

Cerrado
March 11th, 2009, 02:45 AM
De muito bom gosto!

Thambem
March 11th, 2009, 02:47 AM
Muito bonita a delegacia!! Vários detalhes. Belíssimo projeto!

Sergiw
March 11th, 2009, 04:02 AM
:eek2:
Ótimo projeto para uma delegacia!!!

Sr.França
March 11th, 2009, 04:09 AM
Tem certeza que é uma delegacia?? ahuahuahua

muito bonito.

Diego_Barreto SSA
March 11th, 2009, 04:10 AM
Parece uma clínica, e não uma delegacia rrsrsrs

hugoslz
March 11th, 2009, 04:26 AM
Vão gastar bastante ein?
Nem parece uma delegacia.
Espero que os vidros sejam blindados.

Diego_Barreto SSA
March 11th, 2009, 04:39 AM
Do jeito que os policiais "amam" os bens públicos como viaturas, delgacias e etc... depois de 6 meses não fica um vidro daquele sobrando.

Emanuel Paiva
March 11th, 2009, 01:04 PM
Isso sim é uma delegacia decente! Só não sei se irá funcionar 100%, mas o projeto é ótimo!

Edvan victor
March 11th, 2009, 01:05 PM
Otimo projeto.

L.S.S.
March 13th, 2009, 11:58 PM
Preparem-se para um episódio do C.S.I. em Fortaleza :lol: :hahaha:
Muito Bonito! Mais um lindo projeto do Governo do Estado do Ceará!!!
Dá-lhe Cid Gomes

FlicK
March 14th, 2009, 12:46 AM
Um forno para torrarem no sol. :)

Não gostei daqueles 'x' nas janelas, ficou gratuito e não combinou com o contraste entre horizontalidade e verticalidade proposto para demarcar a entrada.

E aquela estrutura metálica curva está desarmônica, é o único elemento que possui geometria não reta, o que o faz estar perdido no prédio, alegando gratuidade no design. Aqueles brises superiores devem estar protegendo algo do sol, assim espero, pois caso contrário será apenas um infantil objetivo de fazer um prédio moderno. Ps.: olhei melhor e vi que não estão protegendo nada, é apenas um grito de "ah, eu sou moderno, olhem para mim!", que eu resumo como sendo brega.

Na entrada, o ponto focal é a escada, esta minimizada, apertada, pouco monumental, enquanto deveria ser os elevadores, a principal circulação vertical. A escada não merece tanta visibilidade, pelo menos esta escada. Parece que os arquitetos ficaram com 'preguiça' de testar outras alternativas.

Mas para mim, o pior é a forma, a volumetria. Não é conceitual, tão pouco auto-explicativa, apenas gerencia quatro ou cinco corpos diferentes que pouco se harmonizam. Quase que uma planta aleatória de organização funcional extrudada.

Para mim, um projeto tosco, idiota, que partiu para uma linguagem a qual serviu apenas como complemento estilístico à falta de pretensão do projeto básico. :okay:

FlicK
March 14th, 2009, 12:55 AM
Parece uma clínica, e não uma delegacia rrsrsrs

Isto é uma coisa interessante. Sem querer, fizeste uma ótima análise, se não a melhor deste thread. :)

Prédios têm funções. Funções necessitam de expressividade. Expressividade gera designs exclusivos. Designs exclusivos respondem de antemão a qualquer um às dúvidas quando se deparam em frente a um edifício.

Em resumo, há diferentes tipos e usos para prédios, e cada uso tem uma 'cara'. Bom é quando alguém para na frente de uma farmácia e sabe que aquilo é uma farmácia, e não uma igreja. Quando para na frente de um banco e sabe que é um banco, e não um teatro. Quando para em uma clínica e sabe que é uma clínica, e não uma delegacia. As pessoas sabem a função dos prédios pela cara, não ficam com dúvida do que funciona ali. Até mesmo casas quando transformadas em imóveis comerciais mudam a sua 'cara'. a imagem expressa a função do prédio.

Se uma delegacia se parece com uma clínica, é porque ela [em design] gera dúvidas. Se gera dúvidas, quer dizer que a sua 'cara' é dúbia (lógico :nuts:). Enquanto, por ser um equipamento público importante, não deveria simplesmente parecer uma mera clínica, e sim ter as características visuais que apresentam a todos a sua função. Se não fossem as palavras acima da entrada, pessoas entrariam ali procurando carros para comprar, ou um oculista para ser atendido.

Questões de design gráfico, de expressividade de uma construção.

O projeto pode ser bonito, resolvido esteticamente (digo resolvido, apenas, pois 'bem resolvido' ele não é), mas arquitetonicamente é podre e brega.

City of the sun
March 14th, 2009, 01:35 AM
Um forno para torrarem no sol. :)

Não gostei daqueles 'x' nas janelas, ficou gratuito e não combinou com o contraste entre horizontalidade e verticalidade proposto para demarcar a entrada.

E aquela estrutura metálica curva está desarmônica, é o único elemento que possui geometria não reta, o que o faz estar perdido no prédio, alegando gratuidade no design. Aqueles brises superiores devem estar protegendo algo do sol, assim espero, pois caso contrário será apenas um infantil objetivo de fazer um prédio moderno. Ps.: olhei melhor e vi que não estão protegendo nada, é apenas um grito de "ah, eu sou moderno, olhem para mim!", que eu resumo como sendo brega.

Na entrada, o ponto focal é a escada, esta minimizada, apertada, pouco monumental, enquanto deveria ser os elevadores, a principal circulação vertical. A escada não merece tanta visibilidade, pelo menos esta escada. Parece que os arquitetos ficaram com 'preguiça' de testar outras alternativas.

Mas para mim, o pior é a forma, a volumetria. Não é conceitual, tão pouco auto-explicativa, apenas gerencia quatro ou cinco corpos diferentes que pouco se harmonizam. Quase que uma planta aleatória de organização funcional extrudada.

Para mim, um projeto tosco, idiota, que partiu para uma linguagem a qual serviu apenas como complemento estilístico à falta de pretensão do projeto básico. :okay:

QUEM DESDENHA QUER COMPRAR !!!
VLW!!

City of the sun
March 14th, 2009, 01:40 AM
Isto é uma coisa interessante. Sem querer, fizeste uma ótima análise, se não a melhor deste thread. :)

Prédios têm funções. Funções necessitam de expressividade. Expressividade gera designs exclusivos. Designs exclusivos respondem de antemão a qualquer um às dúvidas quando se deparam em frente a um edifício.

Em resumo, há diferentes tipos e usos para prédios, e cada uso tem uma 'cara'. Bom é quando alguém para na frente de uma farmácia e sabe que aquilo é uma farmácia, e não uma igreja. Quando para na frente de um banco e sabe que é um banco, e não um teatro. Quando para em uma clínica e sabe que é uma clínica, e não uma delegacia. As pessoas sabem a função dos prédios pela cara, não ficam com dúvida do que funciona ali. Até mesmo casas quando transformadas em imóveis comerciais mudam a sua 'cara'. a imagem expressa a função do prédio.

Se uma delegacia se parece com uma clínica, é porque ela [em design] gera dúvidas. Se gera dúvidas, quer dizer que a sua 'cara' é dúbia (lógico :nuts:). Enquanto, por ser um equipamento público importante, não deveria simplesmente parecer uma mera clínica, e sim ter as características visuais que apresentam a todos a sua função. Se não fossem as palavras acima da entrada, pessoas entrariam ali procurando carros para comprar, ou um oculista para ser atendido.

Questões de design gráfico, de expressividade de uma construção.

O projeto pode ser bonito, resolvido esteticamente (digo resolvido, apenas, pois 'bem resolvido' ele não é), mas arquitetonicamente é podre e brega.

NOVAMENTE, QUEM DESDENHA QUER COMPRAR !!!
Cabra, num eh pq eh uma delagacia que tem q ser
escura, suja e sombria ! Pois eu passo em frente
e sei q eh uma delagacia, não confundo ! heheheh
Pq eu sei ler e tem uma placa bem em frente ehhehe !!!!
vlw!!

CEARENSE
March 14th, 2009, 02:27 AM
onde vai ser ? por acaso é ali na DOM LUIS ? em frente ao shopping patio dom luis ? tem alguma coisa sendo construida ali e eu to curioso pra saber

Sun, meu fi, relaxe, o Flick ta saindo quentim da faculdade agora, digamos que ele tem uma visão crítica da coisa, um visao BEM TECNICA, O QUE TAMBÉM nao quer dizer que seja uma OPINIAO DELE.

e ele ultimamente anda mal amado :D

S.T.Y AP
March 14th, 2009, 05:20 AM
Fortaleza está fazendo coisas assim até pra delegacia!! gosteii

Allan Fonseca
March 14th, 2009, 06:06 AM
Esta delegacia de homicídio é de matar qualquer um de satisfação. Muito boa!

City of the sun
March 14th, 2009, 10:25 PM
Sun, meu fi, relaxe, o Flick ta saindo quentim da faculdade agora, digamos que ele tem uma visão crítica da coisa, um visao BEM TECNICA, O QUE TAMBÉM nao quer dizer que seja uma OPINIAO DELE.

e ele ultimamente anda mal amado :D

Cearence,meu fi, tah explicado, deve ser mesmo falta de AMOR !! hehehehe
e isso deixa qualquer um recalcado e estressado !!! hehehehhehehhe
vlw!!

craudio
March 15th, 2009, 12:07 AM
Bonitinha

IvoneiaAndrade
March 15th, 2009, 03:46 AM
Otimo,mais não para bandidos vagabundos

Vittariano
March 15th, 2009, 04:18 AM
Gostei. Criar prédios assim para instalação de uma delegacia, pode indicar um momento de mudança. Mudança de arquitetura, mudança de um bem público, mudança de condições técnicas para exercer a profissão e quem sabe...de mais segurança! Muito bom.

CEARENSE
March 15th, 2009, 02:23 PM
vlw!!

mas ele é gente boa viu ;)

Vhb
March 15th, 2009, 04:24 PM
Lindo.

FlicK
March 16th, 2009, 09:01 PM
NOVAMENTE, QUEM DESDENHA QUER COMPRAR !!!
Cabra, num eh pq eh uma delagacia que tem q ser
escura, suja e sombria ! Pois eu passo em frente
e sei q eh uma delagacia, não confundo ! heheheh
Pq eu sei ler e tem uma placa bem em frente ehhehe !!!!
vlw!!

Em primeiro lugar, a frase "quem desdenha quer comprar" não funciona comigo. Não compro, pois eu vendo, produzo. :okay:

Em segundo, sou um ser humano, não uma cabra. Me trate com respeito. :D (estou sendo irônico, trate isto como uma piadinha leve)

Em terceiro, um prédio que necessita de placas para informar a sua função se mostra visualmente dúbio, e não é este o objetivo da arquitetura, não? :|

Enfim, busque neste subforum pelo menos 10 comentários mais analíticos que o meu e eu te dou um bombom. Não falei nada gratuitamente como aqueles dominados pela emoção superficial, usei argumentos que auto-defendem a minha tese.

"Valeu!" :)

FlicK
March 16th, 2009, 09:11 PM
vlw!!

Tu não deixa de estar certo quanto à falta de amor deixar pessoas mau humoradas, recalcadas e/ou estressadas, mas mais uma vez a crítica (por sinal feita de má fé) é feita à pessoa errada. :okay:

De amor eu estou bem, pode ter absoluta certeza que sou mais bem amado que tu, o Fael e quase todos deste forum, mas isto é um tema totalmente diferente do qual eu discutia e o Fael, como pessoa íntima a mim, estava apenas fazendo uma 'piadinha de amigo', a qual tu não tem direito de fazer. Para o teu limitado conhecimento, sou estudante de arquitetura (logo não comento coisas à toa, de forma vulgar), e quem me avisou que estavam me criticando neste thread foi justamente o meu namorado, o qual amo muito e sou mutuamente retribuído. ;)

E, ao invés de ficar procurando desequilíbrios pessoais nos outros, porque tu não simplesmente lê o que eu escrevi, relacionando tudo com o que foi apresentado nas plantas e perspectivas e buscando desenvolver a tua própria capacidade analítica, a fim de ao menos tentar sair da mesmice dos comentários ignorantes e infantis de quem nem ao menos sabe o que é arquitetura.

Falando no tema, não duvidaria se dissessem que este fraco projeto foi feito por um engenheiro. Não vejo arquitetura aí, apenas uma decoração de fachadas. Mal feita, por sinal.

:okay:

FlicK
March 16th, 2009, 09:12 PM
mas ele é gente boa viu ;)

Mesmo assim achei de muito mau gosto a piada. ;)

FelixMadero
March 16th, 2009, 10:55 PM
O Flick escreveu tudo o que eu pensei.

_JuN!n_
March 18th, 2009, 03:50 AM
onde vai ser ? por acaso é ali na DOM LUIS ? em frente ao shopping patio dom luis ? tem alguma coisa sendo construida ali e eu to curioso pra saber

Num sei aonde vai ser. No site do escritorio de arquitetura onde achei ela num tem nenhuma informação só as imagens.

FaB!O [..SgO..]
March 18th, 2009, 06:47 PM
Muitoo bom :D

Seric
March 19th, 2009, 04:02 PM
Como a analise de um arquiteto muda a nossa visao de um projeto. Flick vc deu uma analise profunda, e cabida, de um projeto ate simpatico. Parabens!

_JuN!n_
June 11th, 2009, 02:10 AM
Divisão de Homicídios: construção começa neste mês

A Divisão de Homicídios contribuirá para a elucidação de crimes de morte que, muitas vezes, ficam impunes.

http://i423.photobucket.com/albums/pp313/tomasegydio/delegacia.jpg

O governador Cid Gomes assina neste mês de junho a ordem de serviço para a construção da Divisão de Homicídios do Estado do Ceará. A obra dará continuidade ao Programa de Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários (MAPP) da Segurança e Justiça. A Divisão de Homicídios contribuirá para a elucidação de crimes de morte que, muitas vezes, ficam impunes.

A Divisão de Homicídios, que estará localizada na avenida Aguanambi, próxima a Treze de Maio, compreenderá um prédio com quatro pavimentos, que contará de salas para interrogatório, advogados, apoio psicológico, duas celas, custódia, auditório, salas de delegados, chefia de investigações, dois elevadores, dentre outros. Com uma área construída de 2,9 mil metros quadrados, demandará 360 dias para a construção e um investimento exclusivo dos cofres estaduais de cerca de R$ 4,8 milhões.

Sob a fiscalização e execução do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), existem 54 obras da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Dentre elas, está em andamento a construção de 20 delegacias de Polícia Civil, espalhadas por todo o Estado do Ceará.

Fonte: http://www.ceara.gov.br/

:banana: :banana: :banana:

CEARENSE
June 11th, 2009, 04:02 AM
Como a analise de um arquiteto muda a nossa visao de um projeto. Flick vc deu uma analise profunda, e cabida, de um projeto ate simpatico. Parabens!

ele nao é arquiteto :okay:

ele brinca de "agorar o fiofó dos ôto"

CEARENSE
June 11th, 2009, 04:02 AM
Mesmo assim achei de muito mau gosto a piada. ;)

ai é problema com vc !

Gari da Prefeitura
June 12th, 2009, 06:50 AM
Muito bom esse projeto. Acho que a arquitetura deve agradar ao cidadão, ao usuário, e não apenas a arquitetos, engenheiros e projetistas. Sendo eu um cidadão de Fortaleza, tendo a minha disposição meu governo, que me serve, sendo eu tb alguém que preza pelo bem estar e organização da cidade, me dou o direito de achar realmente muito bom esse projeto, já que não se trata de uma simples delegacia, mas de um órgão de altíssima importância para a cidade e que merece destaque, seja como for, para a valorização do seu papel.Acho que nossa cidade tem muitas construções normocromicas, e coisas diferentes, sejam de qual "nipe" for, são sempre bem vindas, desde que haja certa qualidade.

offtopic:
Quanto à exposição de idéias íntimas em ambientes públicos (isto é um ambiente público na minha imutável e legítima opinião, já que qualquer um pode entrar e ver tudo aqui), é de bom grado que elas sejam adequadas ao tema em que estão inseridas. O bom senso no caso seria não expor todos os leitores do tópico a opções afetivas de quem quer que seja.

Vi a prudência afastada de alguns comentários aqui. Prudência esta que é fundamental para que alguém se considere profissional ou haja como tal, atuando como uma típica "autoridade de blog de internet". A hierarquia de membros que há aqui no fórum, por função ou quantidade de comentarios, as vezes não atua fora da internet, onde todo cidadão pode ser recriminado quando agir de forma a prejudicar a imagem de uma categoria profissional ou de um fórum, ou qualquer outra instituição.

Bem, desculpem o offtopic. Postei aqui por ver outros offtopic tb. (tenho direito de resposta, pelo menos deveria ter)
Também peço perdão pela prática da minha autoridade cidadã. Estou apenas querendo proteger minha imagem (afinal eu participo deste fórum), a imagem do fórum, da minha cidade, das construções da minha cidade, de algumas profissões que respeito muito, e de "categorias" que também respeito, mas que devem primeiro ter prudência para exigir respeito.

Espero correções, críticas, conselhos, lições de moral, e outras coisinhas, se eu tiver sido útil. Se não, vou continuar observando o fórum e analisar se estou lutando contra a maré nessa praia que freqüento, na minha plena tranqüilidade inabalavel :) Eu sou idiota, perda de tempo. O silencio é a melhor resposta pra se dar p mim. Mas espero que me dêem comentarios de esmola... :goodbye:

craudio
June 12th, 2009, 07:05 AM
de novo?

Ricardinbr
June 12th, 2009, 07:11 AM
ficou massa! ;D

Will_NE
June 12th, 2009, 08:06 PM
Excelente!

FlicK
June 12th, 2009, 10:15 PM
Muito bom esse projeto. Acho que a arquitetura deve agradar ao cidadão, ao usuário, e não apenas a arquitetos, engenheiros e projetistas.

Mas tu “não acha”, esse é o objetivo da arquitetura. Mas do que adianta um projeto cuja composição formal é ridícula e infantil vista por quem "entende", mas que para os leigos de olhos pouco treinados torna-se satisfatório? Arquitetura, para mim, tende a tornar-se qualificada quando suficiente a todos, e arquitetos (excluo engenheiros e projetistas), com seus olhos treinados e sua capacidade sensitiva e analítica, são pessoas cuja opinião em arquitetura é relevante, mais até do que a de uma massa leiga.

Não dá para defender que o perfil arquitetônico seja o do gosto de uma população cuja cultura arquitetônica é praticamente nula e infantil. A palavra de um arquiteto, como profissional da área e artista-técnico, sempre será mais importante, como em todas as profissões onde o profissional torna-se mais competente que o leigo. Ninguém estuda 5 anos em uma academia passando por quase 80 disciplinas por acaso. O diploma como documento de conclusão de um curso superior não é dispensável.

Sendo eu um cidadão de Fortaleza, tendo a minha disposição meu governo, que me serve, sendo eu tb alguém que preza pelo bem estar e organização da cidade, me dou o direito de achar realmente muito bom esse projeto, já que não se trata de uma simples delegacia, mas de um órgão de altíssima importância para a cidade e que merece destaque, seja como for, para a valorização do seu papel.Acho que nossa cidade tem muitas construções normocromicas, e coisas diferentes, sejam de qual "nipe" for, são sempre bem vindas, desde que haja certa qualidade.

Como função pública este equipamento urbano de fato merece seu destaque e no mínimo uma arquitetura qualificada, e não algo totalmente amador que parece ter sido feito por uma criança enquanto copiava todos os ornamentos pós-modernos que achava pela frente, projetando algo ao seu gosto e sua total despretensão artístico-histórica ou técnico-compositiva. :)

Note que não critico a "ousadia" em se construir uma delegacia assim, mas o projeto podre e absurdamente amador e mal feito, e se formos levar em consideração a cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará, ambos merecem algo no mínimo decente e não uma coisa vulgar e desarmônica que daqui alguns anos vamos pensar: "como éramos medíocres e despretensiosos".

Com certeza falta este senso mais apurado que arquitetos e acadêmicos (me enquadro na segunda) possuem, mesmo assim não obrigo que todos neste forum tenham uma competência analítica aos pés daquela dos profissionais ou pesquisadores. Mas é sempre legal pensar mais em arte e arquitetura e menos em gosto: a preguiça prevalece junto aos foristas, que ao invés de pesquisarem, negam a sua despretensão histórico-cultural de arte e arquitetura e colocam-se em uma posição mais alta que os arquitetos e pesquisadores em se tratando de arquitetura.

Ps.: não sou arquiteto e não me faço passar por um; sou um estudante deste curso.

offtopic:
Quanto à exposição de idéias íntimas em ambientes públicos (isto é um ambiente público na minha imutável e legítima opinião, já que qualquer um pode entrar e ver tudo aqui), é de bom grado que elas sejam adequadas ao tema em que estão inseridas. O bom senso no caso seria não expor todos os leitores do tópico a opções afetivas de quem quer que seja.

Vi a prudência afastada de alguns comentários aqui. Prudência esta que é fundamental para que alguém se considere profissional ou haja como tal, atuando como uma típica "autoridade de blog de internet". A hierarquia de membros que há aqui no fórum, por função ou quantidade de comentarios, as vezes não atua fora da internet, onde todo cidadão pode ser recriminado quando agir de forma a prejudicar a imagem de uma categoria profissional ou de um fórum, ou qualquer outra instituição.

Bem, desculpem o offtopic. Postei aqui por ver outros offtopic tb. (tenho direito de resposta, pelo menos deveria ter)
Também peço perdão pela prática da minha autoridade cidadã. Estou apenas querendo proteger minha imagem (afinal eu participo deste fórum), a imagem do fórum, da minha cidade, das construções da minha cidade, de algumas profissões que respeito muito, e de "categorias" que também respeito, mas que devem primeiro ter prudência para exigir respeito.

Espero correções, críticas, conselhos, lições de moral, e outras coisinhas, se eu tiver sido útil. Se não, vou continuar observando o fórum e analisar se estou lutando contra a maré nessa praia que freqüento, na minha plena tranqüilidade inabalavel :) Eu sou idiota, perda de tempo. O silencio é a melhor resposta pra se dar p mim. Mas espero que me dêem comentarios de esmola... :goodbye:

Calma, não precisa concluir o post de maneira tão auto-destrutiva. Todos aqui têm o direito de expor as suas opiniões, e quando faço isto, estou no meu direito, como cada um pode me quotar e emitir as suas convicções. O que prevalece no SSC, em se tratando de discussões - este é um forum para esta prática - é o argumento e a paciência. Não existem vencedores e vencidos e as discussões nunca terminam, nunca chegam a um consenso. Assim, neste contexto tão caótico muitos absorvem informações e cultura interessantíssimas e construtivas.

Discutindo nós ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. É recíproca a troca de informações, e isto faz deste site o segundo maior forum de discussões de toda a internet. Óbvio que em uma local democrático - ou pseudo democrático - todos tenham o direito de emitir suas críticas e opiniões, o SSC incentiva isto, e é de grande naturalidade que em alguns assuntos tenham aqueles que dominam melhor o conteúdo, enquanto há outros que dominam pouco e os que acham que dominam e na verdade pouco sabem. Eu, por exemplo, sei pouco perto da infinidade de cultura arquitetônica que há, estou em dinâmica aprendizagem, aprendo e até ensino muito aqui e por isso continuo compartilhando informações neste forum. Este é o objetivo de uma discussão: procurar o consenso mesmo que ele seja uma utopia inalcançável.

Gari da Prefeitura
June 13th, 2009, 04:32 AM
Não dá para defender que o perfil arquitetônico seja o do gosto de uma população cuja cultura arquitetônica é praticamente nula e infantil.

Não precisa ficar humilhando. A inteligência do cearense vai além da arquitetura. Isso é fato.

(...) e se formos levar em consideração a cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará, ambos merecem algo no mínimo decente e não uma coisa vulgar e desarmônica que daqui alguns anos vamos pensar: "como éramos medíocres e despretensiosos".

A mediocridade e despretensão é inerente a nós Cearenses, uma mostra de superioridade para o resto do País. Não ficamos nos vangoriando do que temos, nem queremos algo só pq a cidade vizinha tem. Só uma minoria de nós n pensa assim. Isso tb e fato.

Bom, amigo, quero só ratificar que da mesma forma que vc acha gratuitos os X e o arco metálico, também acho gratuita a exposição da sua intimidade aqui... Ninguém tem nada a ver com suas escolhas pessoais. Cutucar ferida por nada assim não é legal.
Tenho certeza de q vc absorveu meu pedido. Obrigado pela gentileza na sua resposta.

E o curso de arquitetura não garante que o arquiteto vá fazer bons projetos (vide a delegacia... heheh). Um magnífico curso de arquitetura n formará um magnífico arquiteto se a pessoa n tiver vocação. 5 anos de faculdade e um diploma valem bem menos que um dom.

Complementando minha opinião sobre o prédio: esse arco n deve, eu acho, aumentar mto os custos da obra (pouco frente a 5 milhões) e funcionará como elemento de identificação do órgão: "A delegacia de homicídios?? Aquela que parece uma clínica com uma grade redonda em cima? Ah sei onde é!!" Claro que poderia ter sido algo mais elaborado, mas tb não precisa ser uma obra de arte com gastos desnecessarios em arquitetura.
Levando em conta vários fatores, fora da análise arquitetônica exclusiva, está muito bom.

Recolho-me a minha insignificancia internáutica de 10 comentários, de nenhum diploma e de nenhum dom para arquitetura. Perdão pela minha insolência infantil. :wave:

CEARENSE
June 14th, 2009, 06:27 AM
Muito bom esse projeto. Acho que a arquitetura deve agradar ao cidadão, ao usuário, e não apenas a arquitetos, engenheiros e projetistas. Sendo eu um cidadão de Fortaleza, tendo a minha disposição meu governo, que me serve, sendo eu tb alguém que preza pelo bem estar e organização da cidade, me dou o direito de achar realmente muito bom esse projeto, já que não se trata de uma simples delegacia, mas de um órgão de altíssima importância para a cidade e que merece destaque, seja como for, para a valorização do seu papel.Acho que nossa cidade tem muitas construções normocromicas, e coisas diferentes, sejam de qual "nipe" for, são sempre bem vindas, desde que haja certa qualidade.

offtopic:

:applause: virei teu fã :D ainda mais pelo nome, aproveito o tragico momento, ja que eu percebi que és novato, para visitar o forum sobre noticias do Ceará e debater algumas coisas importantes sobre o nosso estado, acho muito válido sua participação

E relaxa, que igual ao Rodrigo tem MUITOS aqui no fórum, ele fala de uma realidade na qual não pertence, nunca nem sequer veio aqui, um dia desses ele tava criticando o fato de muitos predios aqui em Fortaleza serem construidos com VARANDAS ENORMES que dão acesso aos quartos, ora, sendo esta uma das caracteristicas principais da nossa região, aproveitar o que temos mais abundante, o VENTO :lol: !

TEBC
June 14th, 2009, 08:16 PM
estilo CSI Miami!! hehe

Intelectual school
June 14th, 2009, 09:08 PM
ual, ah uma dessa aqui...perfect

PauloLescaut
June 14th, 2009, 09:23 PM
FlicK, eu sempre respeito muito suas análises, porque penso que no mínimo você é um cara inteligente, bem informado e disposto a gastar algum tempo escrevendo para leigos.

Mas, por outro lado, não lembro de ter lido uma crítica positiva de sua parte desde que entrei no fórum. Acho que isso soa mal, sim (ou talvez a arquitetura no Brasil que esteja muito mal). :)

FlicK
June 15th, 2009, 08:46 PM
Não precisa ficar humilhando. A inteligência do cearense vai além da arquitetura. Isso é fato.

Este é um forum nacional (se formos levar em consideração o ramal brasileiro do SSC), despretensão a tua em achar que critiquei o povo cearense. :nuts:

A mediocridade e despretensão é inerente a nós Cearenses, uma mostra de superioridade para o resto do País. Não ficamos nos vangoriando do que temos, nem queremos algo só pq a cidade vizinha tem. Só uma minoria de nós n pensa assim. Isso tb e fato.

Poderia ter postado isto nos subforuns regionais. Aqui ninguém está a discutir o povo cearense, seus costumes e suas pretensões. Acho que tu está falando com a pessoa errada. :okay:

Bom, amigo, quero só ratificar que da mesma forma que vc acha gratuitos os X e o arco metálico, também acho gratuita a exposição da sua intimidade aqui... Ninguém tem nada a ver com suas escolhas pessoais. Cutucar ferida por nada assim não é legal.
Tenho certeza de q vc absorveu meu pedido. Obrigado pela gentileza na sua resposta.

Cara, acho que tu ainda não sabe o que é este espaço no SSC-Brasil. :D

Com toda gentileza, vou te explicar: trata-se de um subforum de discussões sobre projetos arquitetônicos e urbanísticos que ainda não foram concluídos. Isto é, disse "discussões" e "projetos". Em nenhum momento disse que é um espaço para massagear o ego, muito menos fazer propaganda urbana. :)

Citei as minhas escolhas pessoais como exemplo e não como exibicionismo. Tal função essa que tu criticas está explícita na tua pretensão em achar que o que foi postado aqui deve submeter-se a elogios. Ou ao menos é o que eu absorvi da tua crítica.

Se não achas os arcos e "X" gratuitos e tem a convicção de que é um bom projeto, ou um projeto coerente, então coloque aqui os seus argumentos, a fim de DISCUTIRMOS sobre um PROJETO, ou seja, seguirmos a temática do subforum. :)

Caso contrário, se não tiveres argumentos formados, ou estes não forem convicentes a ponto de serem apresentados, não perca tempo com discussões desnecessárias, desconexas e sem conteúdo, como esta que estamos tendo (:D). Mais arquitetura e menos emoção, este é o propósito deste subforum e esta é a minha pretensão aqui. )

E o curso de arquitetura não garante que o arquiteto vá fazer bons projetos (vide a delegacia... heheh). Um magnífico curso de arquitetura n formará um magnífico arquiteto se a pessoa n tiver vocação. 5 anos de faculdade e um diploma valem bem menos que um dom.

Complementando minha opinião sobre o prédio: esse arco n deve, eu acho, aumentar mto os custos da obra (pouco frente a 5 milhões) e funcionará como elemento de identificação do órgão: "A delegacia de homicídios?? Aquela que parece uma clínica com uma grade redonda em cima? Ah sei onde é!!" Claro que poderia ter sido algo mais elaborado, mas tb não precisa ser uma obra de arte com gastos desnecessarios em arquitetura.
Levando em conta vários fatores, fora da análise arquitetônica exclusiva, está muito bom.

Recolho-me a minha insignificancia internáutica de 10 comentários, de nenhum diploma e de nenhum dom para arquitetura. Perdão pela minha insolência infantil. :wave:

Repetindo, tu não precisa se auto-destruir. Nem se isto for uma ironia. :okay:

Com certeza há cursos e cursos. E há arquitetos e arquitetos. Quando cito a arquitetura e o papel do arquiteto, falo dos bons, e não dos vulgares ou prostitutos da profissão. :)

Há muita gente diplomada neste país que é mais amadora que muitos deste forum. Eu mesmo tenho certeza que como estudante sou um melhor arquiteto que muito gambá velho por aí.

A questão do arco, embora tenha uma relevante emblemática, é que ele ficou feio, desconexo, sem justificativas a não ser: "olhem para mim, sou uma delegacia moderninha!"

FlicK
June 15th, 2009, 08:52 PM
FlicK, eu sempre respeito muito suas análises, porque penso que no mínimo você é um cara inteligente, bem informado e disposto a gastar algum tempo escrevendo para leigos.

Mas, por outro lado, não lembro de ter lido uma crítica positiva de sua parte desde que entrei no fórum. Acho que isso soa mal, sim (ou talvez a arquitetura no Brasil que esteja muito mal). :)

Sejamos sinceros, é difícil escrever algo positivo aqui neste subforum: ele é o extrato da indústria da construção civil, e passa longe do que seria uma boa arquitetura.

Mas elogio muitos projetos, e destaco algumas arquiteturas imobiliárias interessantes:

- São Paulo (comerciais)
- Recife (residenciais)
- Fortaleza (residenciais)
- Teresina (residenciais)
- Natal (pouca coisa, mas residenciais)
- BH (uma das melhores, residenciais e comerciais)

Como os foristas postam TUDO o que encontram pela frente e que o que é lançado no mercado imboliário em média tem uma péssima qualidade, o nível dos comentários aqui se limitam à crítica.

Enfim, se formos ainda levar em consideração que a discussão está presente nos projetos ruins e o elogio mal é lembrado quando comparado com a crítica, a imagem que alguns têm é que eu desgosto de tudo o que é postado. O que é uma incrível mentira, quanto aos gostos, sou bem eclético e até flexível. :)

FlicK
June 15th, 2009, 09:00 PM
:applause: virei teu fã :D ainda mais pelo nome, aproveito o tragico momento, ja que eu percebi que és novato, para visitar o forum sobre noticias do Ceará e debater algumas coisas importantes sobre o nosso estado, acho muito válido sua participação

E relaxa, que igual ao Rodrigo tem MUITOS aqui no fórum, ele fala de uma realidade na qual não pertence, nunca nem sequer veio aqui, um dia desses ele tava criticando o fato de muitos predios aqui em Fortaleza serem construidos com VARANDAS ENORMES que dão acesso aos quartos, ora, sendo esta uma das caracteristicas principais da nossa região, aproveitar o que temos mais abundante, o VENTO :lol: !

Fael, o erro tá em achar que eu perco o meu tempo criticando os prédios de Fortaleza. Eu critico tudo, seja qual for o Estado ou a cidade. Quem geralmente frequenta só os threads locais é que acaba tendo este pré-conceito. :)

Quanto ás varabdas, Fael, nota-se que apesar de sermos amigos, tu não sabe me interpretar, ou enxerga as coisas do teu modo. Não critico o aproveitamento dos ventos (algo ótimo). O que critico é a falta de privacidade de se ter uma varanda que liga todos os quartos e a sala de estar. Uma varanda é uma extensão do espaço interno. Ela tem o seu uso vinculado ao que acontece dentro. Se uma varanda é ligada ao estar, ela torna-se um espaço social. Se formos a extender até um quarto, teremos um espaço social que envolve o intimo e lhe tira a privacidade.

Para mim, varandões são excelentes - eu os adoro. Mas deve-se respeitar o uso de cada espaço e manter a privacidade. Imagina tu ali no quarto na cama com outra pessoa e passa pela porta de vidro a tua tia avó e suas amigas do coral... :|

Geralmente, cada quarto tem o seu acesso para o exterior e seu espaço privado vinculado. Isto é, cada quarto tem a sua varanda. Já pensou em colocar uma máquina de lavar dentro de uma varanda, de frente para a porta de vidro da sala? Então, o desrespeito dos usos é algo ruim.

Em vários projetos de Fortaleza, o que vendem é a área. Fácil fazer uma varanda perimetral - o Plano Diretor facilita isto - e vender mais área. A planta que mal se resolve, mas o que importa são os metros quadrados de espaço de sacada.

Um bom projeto contempla os usos e grandes varandas, se for necessário. Dá para ter os dois. Basta vontade. A mesma vontade que te faltou em interpretar a minha crítica histórica.

:)

Scantlebury2
June 15th, 2009, 09:21 PM
Adorei!

EJM Office
June 15th, 2009, 10:06 PM
Muito bom. Não é porque será uma delegacia que tem que ser um caixote cinza.Quanto mais prédios modernos e bonitos na paisagem, melhor para a cidade.

CEARENSE
June 16th, 2009, 05:10 AM
Fael, o erro tá em achar que eu perco o meu tempo criticando os prédios de Fortaleza. Eu critico tudo, seja qual for o Estado ou a cidade. Quem geralmente frequenta só os threads locais é que acaba tendo este pré-conceito. :)

Quanto ás varabdas, Fael, nota-se que apesar de sermos amigos, tu não sabe me interpretar, ou enxerga as coisas do teu modo. Não critico o aproveitamento dos ventos (algo ótimo). O que critico é a falta de privacidade de se ter uma varanda que liga todos os quartos e a sala de estar. Uma varanda é uma extensão do espaço interno. Ela tem o seu uso vinculado ao que acontece dentro. Se uma varanda é ligada ao estar, ela torna-se um espaço social. Se formos a extender até um quarto, teremos um espaço social que envolve o intimo e lhe tira a privacidade.

Para mim, varandões são excelentes - eu os adoro. Mas deve-se respeitar o uso de cada espaço e manter a privacidade. Imagina tu ali no quarto na cama com outra pessoa e passa pela porta de vidro a tua tia avó e suas amigas do coral... :|

Geralmente, cada quarto tem o seu acesso para o exterior e seu espaço privado vinculado. Isto é, cada quarto tem a sua varanda. Já pensou em colocar uma máquina de lavar dentro de uma varanda, de frente para a porta de vidro da sala? Então, o desrespeito dos usos é algo ruim.

Em vários projetos de Fortaleza, o que vendem é a área. Fácil fazer uma varanda perimetral - o Plano Diretor facilita isto - e vender mais área. A planta que mal se resolve, mas o que importa são os metros quadrados de espaço de sacada.

Um bom projeto contempla os usos e grandes varandas, se for necessário. Dá para ter os dois. Basta vontade. A mesma vontade que te faltou em interpretar a minha crítica histórica.

Flick, relaaaxa meu lindim :D, eu entendi você DESDE o momento que você me explicou naquela ÉPOCA, e que eu também achei válido, e realmente faz sentido o que você falou, realmente são duas áreas de caráter diferentes compartilhando o mesmo lugar. Mas assim, minha opinião, segue um pouco a PRATICA, entende ? um artista nunca deve se atrelar a conceitos e padrões, um médico muitas vezes para salvar uma vida, infelizmente precisa fugir da regra, um escritor para publicar sua obra pode muito bem fugir de um padrão de escrita para concluir um belo projeto, sabe... eu sempre segui essa filosofia, nunca se apegar a padrões, definições, normas que a profissão manda ou recomenda, na minha profissão (embora seja muito diferente) é apenas seguido como um REFERENCIAL, sabe, é disso que eu falo, tem muito profissional que sai verdinho da faculdade, e acha que as coisas são BONITINHAS, assim, no preto e no branco, como aprendemos nos nossos 5 anos de faculdade (principalmente quem faz area de saúde, humanas) e quando cai no mercado de trabalho, quebra a cara e aprende na prática que NÃO É BEM ASSIM como funciona, o certo é que DEVERIA, mas não é uma digamos.... OBSESSÃO pela busca do padrão e isso não é SER UM PROSTITUTO DA PROFISSÃO ou mau profissional, dependendo da ótica, um bom profissional é aquele que consegue unir essas duas vertentes CULTURA X PADRÃO DA PROFISSÃO e desenvolver um projeto que atenda aos dois casos e não somente um, se ele tendencia para um dos lados, provavelmente não iria agradar para o contrátio, concorda ? talvez eu possa estar errado, porque esse conceito vem muito da area admnistrativa, mas hoje os BONS PROFISSIONAIS e os que conseguem destaque dentre os demais, são aqueles que INOVAM, diferenciam-se do grupo, imagina ai você fazendo igual ao que o o professor mandou na faculdade, ou pior, imagina ai todos os alunos que fizeram a cadeira, já no mercado, fizessem projetos similares ? qual seria a vantagem ai (lembrando que não estou falando de estilo), eu sei que é complicado seguir o que o mercado pede (até porque em se tratando de arquitetura, o gosto dos consumidores brasileiros não está lá grandes coisas), mas talvez esteja ai o grande toque para DEFINIR O BOM PROFISSIONAL, que deve-se manter na interseção entre mercado consumidor e mercado de oferta

Ao longo dos tempos, a sociedade, os costumes, a cultura, a ciência, a filosofia e até a RELIGIÃO, que é uma das mais conservadoras com suas regras mudaram, imagina um simples conceito de que se aprende no 4º período de faculdade de Arquitetura e Urbanismo ? então... fica minhas HUMILDES PALAVRAS

foi pra isso que inventaram as cortinas ? :D

------------------------

Agora voltando para o bendito projeto deste thread (eu estava falando ainda das varandinhas hi hi hi :D), me diz oooooooooooooooooooooooooooooooooonde tu viu o problema para considerar a arquitetura PODRE e MEDIOCRE como tu falou (fora aquela questão que você comentou de que o predio nao tem "cara" de delegacia)

Agora não entenda essa dúvida como se fosse duvidar de sua resposta, é porque tenho curiosidade e sou doido pra saber essas opniões "vuantes" de artistas, ops.. arquitetos.

PELO AMOR DE JÁJÁ, não se preocupe também, que isso não irá abalar o meu ego, porque ele ta também preenchido até o ultimo buraco do oriente :D

Robervalda Souza
June 17th, 2009, 12:56 AM
Muito bom para uma delegacia.

Exato. É por isso que o projeto surpreende, pois alia funcionalidade à beleza. Muito bom.

Gari da Prefeitura
June 17th, 2009, 05:34 AM
offtopic...
Cearense - Rafael, como pude ver - muito obrigado pelo convite. Vez ou outra acompanho o notícias, já. É que não tenho muita coragem de postar, a não ser com sangue quente hehehe. Mas qualquer dia vou me intrometer quando tiver algo de útil pra compartilhar. Vlw mesmo!

e apenas respondendo ao Flick, Rodrigo:
Este é um forum nacional (se formos levar em consideração o ramal brasileiro do SSC), despretensão a tua em achar que critiquei o povo cearense. :nuts:

Sim, meu caro. Mas você criticou aberta e arbitrariamente a cultura arquitetônica do meu estado. Disse que é nula e infantil. Como estudante de arquitetura vc poderia conhecer mais as culturas arquitetônicas de algumas regiões importantes do País. Definir uma cultura arquit. como inferior a outra pode ser algo bem pessoal, tendencioso. Tradições, influências históricas e socioeconômicas, tanta coisa que cria um modo de construir, de pensar! Essas coisas devem sim ser analisadas na arquitetura, e você poderia considerar isso aqui. A arquitetura, se aplicada pura, sozinha, não tem muito sentido.

Poderia ter postado isto nos subforuns regionais. Aqui ninguém está a discutir o povo cearense, seus costumes e suas pretensões. Acho que tu está falando com a pessoa errada. :okay:

Falarei tantas vezes quanto eu achar correto falar. Estou só me dando o direito de responder sua crítica. Você começou a discutir o povo cearense. Pq eu não posso? Se você está falando de mim (eu faço parte do povo cearense), dizendo que somos mediocres e despretensiosos, eu vou responder sim, até me colocarem pra fora. Eu estou aqui é pra passar por tudo que tiver direito mesmo... :horse:

Cara, acho que tu ainda não sabe o que é este espaço no SSC-Brasil. :D

Com toda gentileza, vou te explicar: trata-se de um subforum de discussões sobre projetos arquitetônicos e urbanísticos que ainda não foram concluídos. Isto é, disse "discussões" e "projetos". Em nenhum momento disse que é um espaço para massagear o ego, muito menos fazer propaganda urbana. :)

Eu não fiz propaganda nem fui egoísta. Apenas me dei o direito de resposta diante da sua crítica social. As escolhas pessoais de que falei nada têm com arquitetura. Suas escolhas no quesito arquitetura eu admiro e até invejo... Queria ter tempo para estudar essa arte que você conhece bem melhor que eu, escolhendo bem como vc deve escolher, certamente.

Citei as minhas escolhas pessoais como exemplo e não como exibicionismo. Tal função essa que tu criticas está explícita na tua pretensão em achar que o que foi postado aqui deve submeter-se a elogios. Ou ao menos é o que eu absorvi da tua crítica.

Se não achas os arcos e "X" gratuitos e tem a convicção de que é um bom projeto, ou um projeto coerente, então coloque aqui os seus argumentos, a fim de DISCUTIRMOS sobre um PROJETO, ou seja, seguirmos a temática do subforum. :)

Caso contrário, se não tiveres argumentos formados, ou estes não forem convicentes a ponto de serem apresentados, não perca tempo com discussões desnecessárias, desconexas e sem conteúdo, como esta que estamos tendo (:D). Mais arquitetura e menos emoção, este é o propósito deste subforum e esta é a minha pretensão aqui. )

Vejo que você não entendeu naaaaaaaada do que falei sobre a "exposição da sua intimidade", que ocorreu no comentário 32 deste tópico. É uma pena meu esforço não ter sido útil. Não vou apelar para uma lingüagem mais objetiva quanto a minha sugestão só por respeito a sua pessoa.

E você pode esculhambar o quanto quiser essa delegacia... Não precisa elogiar nem ela nem oq vc achar q n merece. Novamente: eu tb acho meio sem noção o projeto, visto sozinho no espaço, numa maquete em uma discussão arquitetônica. Concordo em gênero, número e grau com sua análise arquitetônica pura...
Maaas também vejo ela como um magnífico projeto, maravilhoso, se levar em conta não só a arquitetura pura aplicada, mas o que veio antes dele, o q nos levou a ele, o que ele mostra de importante aqui.

Flick, desculpa os equívocos, erros, ignorâncias, possíveis ofensas, enfim... ja me arrependi de comentar aqui sobre isso, mas é meu ponto de vista. Eu to falando o que quero, então tenho que ouvir tb o que não quero, tudo certo. Acompanho o fórum faz tempo, discussões, internacionais, um monte. Leio esses tópicos gigantes.... seus comentários já vi demais, sei que vc é ácido todo tempo (isso da gastrite rsrs), então não estou boiando tanto.
Não vou mais continuar a discussão social por aqui. Tá desgastante pra todos. Mando uma mensagem privada aí, ou qualquer outra coisa, se quiser.
Ah, e apesar dessa pequena discordia, minha admiração por seus comentários continua a mesma Ahh! e eu nem sou irônico, só às vezes. hehe

Voltemos então para a discussão arquitetônica, se ainda houver algo p se falar dessa bendita... Sigo aqui constantemente observando vocês :)

FlicK
June 18th, 2009, 11:36 PM
Flick, relaaaxa meu lindim :D, eu entendi você DESDE o momento que você me explicou naquela ÉPOCA, e que eu também achei válido, e realmente faz sentido o que você falou, realmente são duas áreas de caráter diferentes compartilhando o mesmo lugar. Mas assim, minha opinião, segue um pouco a PRATICA, entende ? um artista nunca deve se atrelar a conceitos e padrões, um médico muitas vezes para salvar uma vida, infelizmente precisa fugir da regra, um escritor para publicar sua obra pode muito bem fugir de um padrão de escrita para concluir um belo projeto, sabe...

Claro, Fael, que desconsiderar as complexidades de um programa ajuda a compor de forma rápida um projeto. Mas isto não o torna qualificado. Ainda mais se a justificativa de prejudicar a privacidade e a funcionalidade é baseada em conformismo e a sensação de que nem tudo deve ser "bem feito", basta ser "feito".

Não é difícil projetar um prédio legal, adequando o programa aos usos. Não é nenhum pouco difícil MESMO! A questão é o conformis e a falta de vontade. Ou a falta de interesse por parte da empresa em destinar verbas para uma melhor setorização.

[...] eu sempre segui essa filosofia, nunca se apegar a padrões, definições, normas que a profissão manda ou recomenda, na minha profissão (embora seja muito diferente) é apenas seguido como um REFERENCIAL, sabe, é disso que eu falo, tem muito profissional que sai verdinho da faculdade, e acha que as coisas são BONITINHAS, assim, no preto e no branco, como aprendemos nos nossos 5 anos de faculdade (principalmente quem faz area de saúde, humanas) e quando cai no mercado de trabalho, quebra a cara e aprende na prática que NÃO É BEM ASSIM como funciona, o certo é que DEVERIA, mas não é uma digamos.... [...]

Com certeza, Fael, o mercado nos orbiga a fazer as coisas de forma rápida. Mas pressa é inimiga da perfeição e devemos admitir que embora seja mais viável burlar as regras, estaremos produzindo algo menos qualificado.

O profissional deve, então, saber ser rápido e ao mesmo tempo respeitoso às exigências do programa e à funionalidade. Isto para um profissional recém-formado é difícil, o tempo é curto, a pressão é enorme. Por isso existe o amadurecimento: com o tempo o arquiteto consegue ser rápido, prático e qualificado, seguindo composições, alternativas e soluções próprias.

[...] OBSESSÃO pela busca do padrão e isso não é SER UM PROSTITUTO DA PROFISSÃO ou mau profissional, dependendo da ótica, um bom profissional é aquele que consegue unir essas duas vertentes CULTURA X PADRÃO DA PROFISSÃO e desenvolver um projeto que atenda aos dois casos e não somente um, se ele tendencia para um dos lados, provavelmente não iria agradar para o contrátio, concorda ? talvez eu possa estar errado, porque esse conceito vem muito da area admnistrativa, mas hoje os BONS PROFISSIONAIS e os que conseguem destaque dentre os demais, são aqueles que INOVAM, diferenciam-se do grupo, imagina ai você fazendo igual ao que o o professor mandou na faculdade, ou pior, imagina ai todos os alunos que fizeram a cadeira, já no mercado, fizessem projetos similares ? [...]

O bom profissional consegue unir cultura, necessidades e qualificação compositiva. Uma deriva da outra, é claro. O mau profissional é aquele que ignora uma ou outra coisa, negando a cultura e as exigências, ou negando o teor acadêmico.

E se tratando disso, é possível tirar um A sem a necessidade de fazer o que o professor manda. Basta saber fazer e se questionar, redesenhar, reprojetar. Um bom projeto é um projeto amadurecido. Entre o último e o primeiro desenho há umd esenvolvimento intelectual enorme. O que defendo é não limitar-se ao primeiro desenho, e sim transgredir dele produzindo algo coerente com as problemáticas do projeto.

Inovação faz parte da arquitetura. Mas inovação não significa insanidade: é possível ser sensato, coerente, desenvolvendo o inédito. mas esta delegacia e muito menos as plantas medíocres de sacadas ferindo a privacidade que serão considerados inéditos ou qualificados.

Geralmente, em um bom projeto, se lança tudo que vem à cabeça. depois vamos tirando as coisas fúteis. Sobra, então, o esqueleto da ideia e este é muito mais conceituado que uma ornamentação confusa e gratuita como a desta delegacia. Além de uma despretensão formal. Trata-se de uma planta extrudada e decorada com motivos modernos: total mediocridade.

[...] qual seria a vantagem ai (lembrando que não estou falando de estilo), eu sei que é complicado seguir o que o mercado pede (até porque em se tratando de arquitetura, o gosto dos consumidores brasileiros não está lá grandes coisas), mas talvez esteja ai o grande toque para DEFINIR O BOM PROFISSIONAL, que deve-se manter na interseção entre mercado consumidor e mercado de oferta

Ao longo dos tempos, a sociedade, os costumes, a cultura, a ciência, a filosofia e até a RELIGIÃO, que é uma das mais conservadoras com suas regras mudaram, imagina um simples conceito de que se aprende no 4º período de faculdade de Arquitetura e Urbanismo ? então... fica minhas HUMILDES PALAVRAS

E quem disse que os arquitetos nascem, crescem e morrem na profissão seguindo as "normas" acadêmicas? O profissional amadurece, e este amadurecimento o faz questionar dogmas e paradigmas da profissão. Ele muda conforme muda o mundo, a cultura. O comportamento humano e a expressão artística e arquitetônica são análogos.

Para mim, o bom profissional é aquele que faz algo respeitando todos os elementos projetuais. Sobretudo, é aquele que se submete à própria crítica e aquele que tem medo: quem não tem medo da auto-crítica, ou é perfeito demais, ou insensato.

Ter uma atitude projetual integradora, Fael, nos torna melhores profissinais, e nos faz produzir melhores produtos. Não é o conformismo e um mercado despretemsioso que vão mudar isso. Embora possamos produzir coisas legais ignorando muitas problemáticas. Mas devemos admitir que sempre serão coisas legais que excluem problemas.

foi pra isso que inventaram as cortinas ? :D

Esta desculpa é que é um conformismo. :D

Agora voltando para o bendito projeto deste thread (eu estava falando ainda das varandinhas hi hi hi :D), me diz oooooooooooooooooooooooooooooooooonde tu viu o problema para considerar a arquitetura PODRE e MEDIOCRE como tu falou (fora aquela questão que você comentou de que o predio nao tem "cara" de delegacia)

Agora não entenda essa dúvida como se fosse duvidar de sua resposta, é porque tenho curiosidade e sou doido pra saber essas opniões "vuantes" de artistas, ops.. arquitetos.

PELO AMOR DE JÁJÁ, não se preocupe também, que isso não irá abalar o meu ego, porque ele ta também preenchido até o ultimo buraco do oriente :D

Fael, eu escrevi um post defendendo a minha opinião. Ele talvez pode não ser super didático, mas acho que dá para entender bem o que eu disse. cada frase daquelas têm uma função argumentativa, se tu for ler novamente vai entender.

Depois disso, se ler de novoe mesmo assim não entender, repita a pergunta e eu esclareço a dúvida. Agora eu apenas iria repetir o que já havia escrito. :D

FlicK
June 18th, 2009, 11:53 PM
Sim, meu caro. Mas você criticou aberta e arbitrariamente a cultura arquitetônica do meu estado. Disse que é nula e infantil. Como estudante de arquitetura vc poderia conhecer mais as culturas arquitetônicas de algumas regiões importantes do País. Definir uma cultura arquit. como inferior a outra pode ser algo bem pessoal, tendencioso. Tradições, influências históricas e socioeconômicas, tanta coisa que cria um modo de construir, de pensar! Essas coisas devem sim ser analisadas na arquitetura, e você poderia considerar isso aqui. A arquitetura, se aplicada pura, sozinha, não tem muito sentido.

Prove que eu critiquei a cultura cearense em especial e eu peço desculpas. Quem acompanha meus posts SABE que eu não sou uma pessoa que tem uma atitude destas. Por isso eu disse que tu é despretensioso em achar que perco meu tempo vindo aqui criticar a cultura cearente: meu âmbito é nacional, e não meramente regional, embora a cultura local seja para a arte e arquitetura muito relevante, mas de uma forma geral há mais analogias do que diferenças entre a forma de o brasileiro tratar a arquitetura e a arte.

Falarei tantas vezes quanto eu achar correto falar. Estou só me dando o direito de responder sua crítica. Você começou a discutir o povo cearense. Pq eu não posso? Se você está falando de mim (eu faço parte do povo cearense), dizendo que somos mediocres e despretensiosos, eu vou responder sim, até me colocarem pra fora. Eu estou aqui é pra passar por tudo que tiver direito mesmo... :horse:

Ok, então discuta sozinho, porque qualquer um mais sensato vai perceber que eu não estou a criticar o povo do Ceará em especial. :D

Além do que eu nem teria motivos para isto, depois de meu Estado, o Ceará é um dos que eu mais prezo e nunca tive vergonha ou medo de dizer isto.

Eu não fiz propaganda nem fui egoísta. Apenas me dei o direito de resposta diante da sua crítica social. As escolhas pessoais de que falei nada têm com arquitetura. Suas escolhas no quesito arquitetura eu admiro e até invejo... Queria ter tempo para estudar essa arte que você conhece bem melhor que eu, escolhendo bem como vc deve escolher, certamente.

Então eu captei a mensagem errada. Talvez seja porque venho aqui para discutir arquitetura e não o contrário. Veja neste mesmo thread que eu fui analítico, busquei fazer uma crítica inteligente e fui taxado de invejoso, mal amado e o diabo a quatro.

Como já estou acostumado com a ofensa como forma de argumento, não perdi o nível, perceba.

Os foristas aqui em se tratandio de discussões sobre arquitetura valorizam mais a emoção do que a razão. Eu não.

Vejo que você não entendeu naaaaaaaada do que falei sobre a "exposição da sua intimidade", que ocorreu no comentário 32 deste tópico. É uma pena meu esforço não ter sido útil. Não vou apelar para uma lingüagem mais objetiva quanto a minha sugestão só por respeito a sua pessoa.

Ah, quanto a isto não tenho problema. A minha intimidade não é tabu.

Mas a tal exposição não foi gratuita. Foi uma defesa quando tentavam por falta de argumento desconsiderar a minha crítica através de ofensas pessoais. Lembre-se que nenhuma defesa vem de graça. :)

E você pode esculhambar o quanto quiser essa delegacia... Não precisa elogiar nem ela nem oq vc achar q n merece. Novamente: eu tb acho meio sem noção o projeto, visto sozinho no espaço, numa maquete em uma discussão arquitetônica. Concordo em gênero, número e grau com sua análise arquitetônica pura...
Maaas também vejo ela como um magnífico projeto, maravilhoso, se levar em conta não só a arquitetura pura aplicada, mas o que veio antes dele, o q nos levou a ele, o que ele mostra de importante aqui.

Claro que sempre há elementos e composições a serem relevados de maneira positiva. Mas queria ter a ingenuidade de achar que estes são mais importantes que os contrários. :D

Flick, desculpa os equívocos, erros, ignorâncias, possíveis ofensas, enfim... ja me arrependi de comentar aqui sobre isso, mas é meu ponto de vista. Eu to falando o que quero, então tenho que ouvir tb o que não quero, tudo certo. Acompanho o fórum faz tempo, discussões, internacionais, um monte. Leio esses tópicos gigantes.... seus comentários já vi demais, sei que vc é ácido todo tempo (isso da gastrite rsrs), então não estou boiando tanto.
Não vou mais continuar a discussão social por aqui. Tá desgastante pra todos. Mando uma mensagem privada aí, ou qualquer outra coisa, se quiser.
Ah, e apesar dessa pequena discordia, minha admiração por seus comentários continua a mesma Ahh! e eu nem sou irônico, só às vezes. hehe

Voltemos então para a discussão arquitetônica, se ainda houver algo p se falar dessa bendita... Sigo aqui constantemente observando vocês :)

Sim, sobre este assunto pessoal este é o último de nossos posts. Continue no forum e não tenha medo de postar. Ser ácido às vezes é melhor do que ser falso: se eu não gosto, não tenho papas na língua, acho legal quando os foristas são assim. A acidez das pessoas nestas discussões é virtual: quem enxerga a queimadura nestas atitudes é porque valoriza mais a emoção, o que não deveria ser mais relevante neste subforum do que a razão.