View Full Version : Qual é o nome original de sua cidade?
Vitorssa March 13th, 2009, 01:02 AM ACHO INTERESSANTE SABER OS NOMES ORIGINAIS DAS CIDADES COMO EXEMPLO:
SALVADOR - SÃO SALVADOR DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS.
JOÃO PESSOA - CADADE DE NOSSA SENHORA DAS NEVES
POSTEM MAIS.
Thambem March 13th, 2009, 01:08 AM Cabo Frio (RJ) - Povoado de Santa Helena do Cabo Frio
Holz March 13th, 2009, 01:11 AM Vitória --> Vila Nova
Cidadaoris March 13th, 2009, 01:15 AM São Paulo = São Paulo de Piratininga
DouG Wq March 13th, 2009, 01:18 AM Vila de São Salvador, padroeiro do município.
Detalhe: Só não precisava usar CAPS LOCK né Vitor.
amazongate March 13th, 2009, 03:10 AM Belém = diminutivo do nome completo dado para a capital, que é "Santa Maria de Belém do Grão Pará".
PeterPOA March 13th, 2009, 03:20 AM Porto Alegre já teve vários... acho que o último era Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre ... Hj tb conhecida como Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre. Mas também já foi Porto do Dornelles, Porto dos Casais, Porto de Viamão...
daniel.zs.rj March 13th, 2009, 03:35 AM São Sebastião do Rio de Janeiro
RenatoJG March 13th, 2009, 03:48 AM Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
Inconfidente March 13th, 2009, 03:54 AM Cidade de Minas Gerais
igormaverick March 13th, 2009, 03:59 AM Acredito que Natal sempre tenha sido chamada de Natal! hehe Esse nome foi dado por que a cidade foi fundada em 25 de Dezembro de 1599.
Leoxjs March 13th, 2009, 04:06 AM Garanhuns já foi chamada de Freguesia de Santo Antônio do Ararobá e Vila de Santo Antônio de Garanhuns.
Thina March 13th, 2009, 04:13 AM Florianópolis é assim mesmo. Já foi Desterro. E pelos primeiros habitantes, os índios, era chamada de Meiembipe. E nos tempos atuais é chamada de Floripa, apelido, pra Ilha da Magia.
Driano MG March 13th, 2009, 04:40 AM Juiz de Fora = Santo Antônio do Paraibuna
Raphael_San March 13th, 2009, 04:49 AM Vitória --> Vila Nova
^^^^
"Vila Nova de Vitória" nunca foi o nome da cidade, as pessoas a chamavam assim em oposição à antiga sede da capitania, que passou a ser chamada de Vila Velha.
A ilha já teve 3 nomes: - Santo Antônio, Duarte Lemos e Victoria.
:okay:
lucasluzmg March 13th, 2009, 04:51 AM Primeiro - Sertão da Farinha Podre (haiahiaha)
Segundo - São Pedro de Uberabinha
e o atual - Uberlândia
Mr.Canello March 13th, 2009, 05:25 AM Primeiro foi Schroedersort, depois Colônia Dona Francisca e finalmente Joinville!
Sim, sou eu! March 13th, 2009, 05:25 AM São Paulo = São Paulo de Piratininga
Tem certeza??
Eu sabia que muito antigamente esse era o nome (eu gosto muito)!
Mas nos documentos oficiais e cerimonias da prefeitura o termo é somente "Municipio de São Paulo", eu adoraria, mas nunca ouvi falarem em nenhum lugar o nome de antigamente!:)
Rekarte March 13th, 2009, 05:37 AM Senhor do Bonfim- Vila Nova da Rainha
Riachão do Jacuípe- Nossa Senhora da Conceição do Riachão do Jacuípe
Queimadas- Santo Antonio das Queimadas
Ponto Novo- Ponte Nova
:)
Rekarte March 13th, 2009, 05:39 AM Primeiro - Sertão da Farinha Podre (haiahiaha)
Segundo - São Pedro de Uberabinha
e o atual - Uberlândia
:lol::nuts:
Fique ate curioso para saber por que ganhou este nome:lol:
IcaroSP March 13th, 2009, 05:42 AM Sei lá,Osasco desde sua fundação se chama Osasco,Porém antes era um bairro de São Paulo...
HRLR March 13th, 2009, 05:43 AM Tem certeza??
Eu sabia que muito antigamente esse era o nome (eu gosto muito)!
Mas nos documentos oficiais e cerimonias da prefeitura o termo é somente "Municipio de São Paulo", eu adoraria, mas nunca ouvi falarem em nenhum lugar o nome de antigamente!:)
O termo é somente "Municipio de São Paulo" NOS DIAS DE HOJE. Nos primeiros tempos tinha também "Piratininga" no nome :bash:
Lucas Souza RF March 13th, 2009, 05:49 AM Antigamente aqui se chamava "Memória"
natalense March 13th, 2009, 06:22 AM Natal quando ainda um povoado chegou a ser chamada de 'Cidade dos Reis' ... depois passou a se chamar 'Cidade do Natal'.
Durante o domínio dos holandeses Natal passou a se chamar 'Nova Amsterdã'.
FaB!O [..SgO..] March 13th, 2009, 06:31 AM Campo Grande = Arraial de Santo Antônio do Campo Grande
Rech March 13th, 2009, 12:59 PM Atualmente é Orleans
Mas inicialmente era Orleãs
Apenas a escrita foi mudada.
Em alguns mapas antigos, ainda a encontro, horrível com certeza. Hehehe.
Orleans é mais bonitinho, esse nome veio graças ao Conde D´Eu (Le-se "Conde Dê") Príncipe de Orleans - França, casado com a Princesa Izabel que ganhou essas terras de dote de casamento e procurou coloniza-las.
ambiente2008 March 13th, 2009, 01:59 PM Allis Ubbo - nome atribuído pelos Celtas
Olissipo - nome atribuído pelos Gregos
Felicitas Julia - nome atribuído pelos romanos
al- Ulishbuna - (al-Lixbûnâ)- nome atribuído pelos Mouros
Lisboa - depois da reconquista cristã.
Mascate March 13th, 2009, 02:02 PM A CIDADE DO RECIFE
Segundo o historiador Leonardo Dantas Silva, no seu artigo Do Arrecife dos Navios à Capital de Pernambuco, em 1532, no Diário de Pero Lopes de Souza, uma minúscula povoação de mareantes e pescadores que viviam em torno da ermida de São Frei Pedro Gonçalves, por eles chamada de Corpo Santo, já era citada como a Barra do Arrecife.
A carta foral de Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, datada de 12 de março de 1537, a menciona como a Ribeira do Mar dos Arrecifes dos Navios.
http://assuntospernambucanos.blogspot.com/2008/11/cidade-do-recife.html
^^ Nesse período aí nem dá para se considerar os nomes pois o Recife não passava de porto natural, não havia quase nada no lugar. Como proto-cidade eu consideraria somente a partir do período holandês, no caso Mauritsstad (Cidade Maurícia, ou Mauricéia) seria o primeiro nome do Recife.
Holz March 13th, 2009, 02:57 PM ^^^^
"Vila Nova de Vitória" nunca foi o nome da cidade, as pessoas a chamavam assim em oposição à antiga sede da capitania, que passou a ser chamada de Vila Velha.
A ilha já teve 3 nomes: - Santo Antônio, Duarte Lemos e Victoria.
:okay:
Valeu pela correção! :okay:
Eu não sabia qu ela tinha esse outros nomes, só me lembrava, Vila nova.
Otis LA March 13th, 2009, 03:03 PM Florianópolis é assim mesmo. Já foi Desterro. E pelos primeiros habitantes, os índios, era chamada de Meiembipe. E nos tempos atuais é chamada de Floripa, apelido, pra Ilha da Magia.
É interessante a origem do nome Florianópolis. Foi dado em homenagem ao presidente Floriano Peixoto que, na Revolução Federalista de 1894, mandou o exército para Desterro sufocar a revolta, prendendo, matando, saqueando, estruprando, destruindo a população local. Apesar de tudo o que fez com a cidade, vejam só, ganhou esta "homenagem": Florianópolis. Serão os catarinenses masoquistas?
Bent March 13th, 2009, 03:09 PM São Paulo = São Paulo de Piratininga
Na verdade, o nome completo era São Paulo dos Campos de Piratininga. :)
UrbanistaArquiteto March 13th, 2009, 04:25 PM ^^
o primeiro nome oficializado era São Paulo de Piratininga mesmo, nao? pq a vila ficava nos campos de piratininga...
- São Paulo de Piratininga
- São João do Caratinga
- Santo Antônio do Paraibuna
Raphael_San March 13th, 2009, 05:26 PM Valeu pela correção! :okay:
Eu não sabia qu ela tinha esse outros nomes, só me lembrava, Vila nova.
^^^^
É porque no início da colonização portuguesa, a sede da capitania ficava na Vila do Espírito Santo (hoje Vila Velha). Se os portugueses tivessem resistido aos constantes ataques dos indígenas, era bem provável que da mesma forma que o RJ e SP, hoje o estado do ES, tivesse como capital - ES... :nuts:
Vitória, inicialmente, apenas se apresentava como parte da sede, era a maior ilha de um imenso arquipélago. O primeiro nome que recebeu foi Ilha de Santo Antônio e já possuía um núcleo inicial de povoamento.
Mais tarde, o donatário Vasco Fernandes Coutinho "presenteou" o amigo e fidalgo - Duarte Lemos, com a Ilha de Santo Antônio, que passou a se chamar Ilha de Duarte Lemos.
Em 1551, um ataque indígena à Vila do Espirito Santo destruiu a sede. Por questões de segurança, oficializou-se a transferência da sede do governo para a ilha, que foi elevada à categoria de vila e passou a se chamar Vila de Nossa Senhora da Victoria.
Nesse contexto, a antiga sede, então destruida, recebeu novos colonos e ficou conhecida como Vila Velha. Quando a Vila de Nossa Senhora da Victoria ganhou status de cidade, o nome oficial passou a ser somente Victoria, ou Vitória, como conhecemos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Esp%C3%ADrito_Santo
Kaique March 13th, 2009, 05:37 PM Em1726
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção,
Em 1822 (quando foi elevada a cidade)
Fortaleza de Nova Bragança.
A cidade tem vários núcleos formadores, entre eles:
Parangaba, no séc.XVIII, Poramgaba,
Vila Velha, que já foi Forte de São Tiago, Nova Lisboa, São Sebastião.
Messajana, no passado , São Sebastião de Paupina e depois Vila Nova de Messejana
O que nós chamamos de Fortaleza atualmente era a vila do forte. E só se tornou vila e, mais tarde, cidade após uma ataque de índios à Aquiraz em 1726.
Ice Climber March 13th, 2009, 06:24 PM Imbituba já foi Henrique Lage, e Vila Nova.
O nome atual deriva de Imbé-atuba, se não me falha a memória.
Mr.Canello March 13th, 2009, 06:29 PM É interessante a origem do nome Florianópolis. Foi dado em homenagem ao presidente Floriano Peixoto que, na Revolução Federalista de 1894, mandou o exército para Desterro sufocar a revolta, prendendo, matando, saqueando, estruprando, destruindo a população local. Apesar de tudo o que fez com a cidade, vejam só, ganhou esta "homenagem": Florianópolis. Serão os catarinenses masoquistas?
Sim, realmente colocar este nome foi um crime! Seria legal que tivessem colocado o nome de Anitápolis em protesto! Mas se o lugar já estava dominado não tinha como...
Raynits March 13th, 2009, 09:36 PM Campo dos Bugres -->Freguesia de Santa Tereza de Caxias --> Vila de Santa Tereza de Caxias --> Caxias do Sul
Thina March 14th, 2009, 12:17 AM É interessante a origem do nome Florianópolis. Foi dado em homenagem ao presidente Floriano Peixoto que, na Revolução Federalista de 1894, mandou o exército para Desterro sufocar a revolta, prendendo, matando, saqueando, estruprando, destruindo a população local. Apesar de tudo o que fez com a cidade, vejam só, ganhou esta "homenagem": Florianópolis. Serão os catarinenses masoquistas?
Sei disso, mas não entrei nesse assunto porque a proposta do thread é saber o nome original da cidade, no caso Florianópolis é Florianópolis.
sul_mp March 14th, 2009, 12:42 AM Atualmente é Orleans
Mas inicialmente era Orleãs
Apenas a escrita foi mudada.
Em alguns mapas antigos, ainda a encontro, horrível com certeza. Hehehe.
Orleans é mais bonitinho, esse nome veio graças ao Conde D´Eu (Le-se "Conde Dê") Príncipe de Orleans - França, casado com a Princesa Izabel que ganhou essas terras de dote de casamento e procurou coloniza-las.
E o Conde'Eu pediu para Emílio Carlos Jourdan medir a proporção das terras, e como pagamento Jourdan recebeu a área onde hoje é Jaraguá do Sul.
Jaraguá do Sul logo depois de se emancipar de Joinville e Araquari se chamou Jaraguá, só que já existia uma cidade com esse nome, então mudaram para JARAGUÁ DO SUL.
Aqui perto tem Corupá, que já se chamou Hansa Humboldt.
JPBrazil March 14th, 2009, 03:09 AM Cidade de Minas Gerais
Sério? Nunca tinha ouvido falar...
Kelsen March 14th, 2009, 03:53 AM O decreto-lei que criou o município é o número 1147, de 25 de agosto de 1917, sancionado pelo então Governador do Estado, Cel. Felipe Schmidt. O município, com o nome de Cruzeiro e sede provisória em Limeira, só foi instalado em novembro de 1917. A Lei municipal nº. 15, de 02 de janeiro de 1919, criou o Distrito de Limeira e a Lei Estadual 1243, de 20 de agosto do mesmo ano, transferiu a sede para o povoado de Catanduva, que passou à categoria de Vila, com o nome de Cruzeiro. Em 1926, pelo Decreto Estadual nº. 1848, a sede retornou ao povoado de Limeira. Em 1938, pelo Decreto Estadual nº. 86, a vila Cruzeiro do Sul foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cruzeiro. Finalmente, em 1943, pelo Decreto - Lei Estadual nº. 238, de 31 de dezembro, município e cidade passaram a denominar-se Joaçaba, que em tupi-guarani significa cruzeiro.
Tourniquet March 14th, 2009, 03:59 AM Já devem ter colocado aqui mas... São Salvador da Baía de Todos os Santos
Tquintan March 14th, 2009, 04:17 AM Vila Real da Praia Grande -->Nictheroy --> Niterói :D
luizz27 March 14th, 2009, 05:35 AM Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
não sabia que tinha esse Bom Jesus no meio :dunno:
pensei que fosse apenas Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Luigi BH March 14th, 2009, 06:31 AM Sério? Nunca tinha ouvido falar...
na verdade o nome oficial na época era cidade de minas de belo horizonte
Inconfidente March 14th, 2009, 01:22 PM Sério? Nunca tinha ouvido falar...
Sim, sério. Até 1906, mas eu errei, era apenas Cidade de Minas e não Cidade de Minas Gerais. Veja:
A concepção urbanística da nova capital teve a responsabilidade do engenheiro paraense Aarão Reis, que, influenciado pelos ideais positivistas da época, concebeu uma cidade planejada, nos moldes de Paris e Washington. Entretanto, a "Cidade de Minas" acabou sendo inaugurada às pressas, em 12 de dezembro de 1897 – para cumprir o prazo mínimo exigido para a transferência definitiva do governo. Resultado: foi entregue ainda em obras, poeirenta e com prédios a construir. O povoamento aconteceu através de incentivos do governo – para a concessão de lotes gratuitos e ajuda na construção de residências.
Em 1906, a "Cidade de Minas" passou a se chamar "Belo Horizonte". Nessa época, já se anunciava sua expressiva expansão industrial - que alavancou o comércio e a prestação de serviços.
No decorrer do século XX, a cidade se desenvolveu mais do que o esperado, excedendo os limites planejados da avenida do Contorno e mesmo as fronteiras municipais. Graças à criação das áreas metropolitanas em torno das capitais, na década de 70, a Grande Belo Horizonte compreende hoje 33 municípios.
Todos em franco desenvolvimento.
Fonte: Belotur (http://www.belotur.com.br/por/a_cidade_historia2.php)
JPBrazil March 14th, 2009, 05:08 PM ^^
Interessante.
silvinho_j March 14th, 2009, 05:13 PM Recife -> Cidade Maurícia
Raul Neto March 14th, 2009, 10:21 PM São Sebastião do Rio de Janeiro = Rio de Janeiro
São Paulo de Piratininga = São Paulo
Curral del Rey = Cidade de Minas = Belo Horizonte
Porto dos Casais = Porto Alegre
Mauritzstadt = Recife
caco March 14th, 2009, 10:47 PM M'Boigy virou Mogi das Cruzes
lucasrfs March 14th, 2009, 11:51 PM Belo Horizonte : Nome original : CIDADE DE MINAS
Rodalvesdepaula March 15th, 2009, 12:05 AM Alumínio: já foi chamada de Rodovalho (1895 a 1946) e Pereira Ignácio (somente em 1946).
Inconfidente March 15th, 2009, 12:27 AM Curral del Rey = Cidade de Minas = Belo Horizonte
O Arraial do Curral de Rey não é Belo Horizonte antes de chamar Cidade de Minas. É o vilarejo destruído para a construção de Belo Horizonte.
Belo Horizonte nem mesmo existia antes de 1897, foi um decreto do então Presidente do Estado de Minas Gerais, Afonso Pena, que a criou como a nova capital de Minas.
Atualmente, existem apenas duas construções em estilo colonial em Belo Horizonte, de antes da construção da cidade. Nenhuma das duas faziam parte da "mancha urbana" do antigo arraial que fora completamente demolido.
Eram sedes de fazendas nas cercanias do arraial. A única coisa em comum é o local, mas o arraial foi literalmente substituído pela nova capital de Minas.
HIDEKI_83 March 15th, 2009, 12:38 AM Guarulhos:
1560 - Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos
1880 - Conceição dos Guarulhos
1906 - Guarulhos
Vhb March 15th, 2009, 02:08 AM Acho que é Maringá mesmo.
Sim, sou eu! March 15th, 2009, 05:10 AM O termo é somente "Municipio de São Paulo" NOS DIAS DE HOJE. Nos primeiros tempos tinha também "Piratininga" no nome :bash:
Ok:) é exatamente o que eu dise com outras palavras:lol:
WP Gyn March 15th, 2009, 06:11 AM Durante a construção da cidade fizeram uma eleição pública e o nome "Goiânia" foi eleito.
GMF March 15th, 2009, 06:21 AM ^^
Antes da construção (quando era planejada a nova capital goiana) a cidade era conhecida no interior como "Goiás Novo".
WP Gyn March 15th, 2009, 06:34 AM ^^
O projeto dela na verdade. hehe
Mas antigamente existia uma cidade chamada Campinas que teria hoje 199 anos que foi engolida por Goiânia 12 anos depois da inauguração de Gyn, Campinas hoje é o bairro mais tradicional da cidade, aonde o comércio é mais forte.
GMF March 15th, 2009, 06:45 AM O projeto dela na verdade. hehe
Eu não entendi. Como assim o projeto dela?
A mudança da capital não foi um processo tão simples. Várias pessoas eram contrárias... O meu avô participou do processo na ocasião.
Miracatiba March 15th, 2009, 11:11 PM Primeiro foi Schroedersort, depois Colônia Dona Francisca e finalmente Joinville!
Imagina se continuasse com o primeiro nome. Quem nascesse em Schroedersort, seria...
(eu não me habilito a pronuciar, me perderia no meio da palavra, hehehe)
WP Gyn March 15th, 2009, 11:41 PM Eu não entendi. Como assim o projeto dela?
A mudança da capital não foi um processo tão simples. Várias pessoas eram contrárias... O meu avô participou do processo na ocasião.
O projeto de Goiânia era chamado de Novo Goiás.
Mas na inauguração da cidade em 1942 ela já se chamava Goiânia, portanto, sempre teve o nome de Goiânia.
Mr.Canello March 16th, 2009, 12:36 AM Imagina se continuasse com o primeiro nome. Quem nascesse em Schroedersort, seria...
(eu não me habilito a pronuciar, me perderia no meio da palavra, hehehe)
Bem, existe uma cidade chamada Schroeder aqui do lado de Joinville, o nome da cidade tem a mesma origem da primeira denominação de Joinville (Schroedersort), ou seja é uma homenagem a Christian Mathias Schroeder, natural da cidade de Hamburgo e membro fundador da "Hamburger Kolonisations Verein von 1849", uma companhia que trazia colonos da Europa para a região norte de SC mas principalmente Joinville, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul!
Agora o gentílico de quem nasce na Schroeder atual, é Schoerederense... Se o nome da atual Joinville se mantivesse Schoeredersort provavelmente seria abreviado para Schoereder atarvés dos anos (acho eu), ou teria mudado para um nome brasileiro durante a campanha de nacionalização...
TêAgá March 27th, 2009, 02:44 AM Sei lá,Osasco desde sua fundação se chama Osasco,Porém antes era um bairro de São Paulo...
Sim, o nome Osasco vem da Cidade de Osasco na Itália, terra natal do fundador da Osasco Paulista, Antônio Agú.
Antônio Agú financiou a construção de uma estação na Estrada de Ferro Sorocabana, para que esta atendesse as necessidades de seus empreendimentos. A Condição era o nome da estação, que deveria ser Osasco.
Em volta da estação, nasceu o atual Município de Osasco.
^^
o primeiro nome oficializado era São Paulo de Piratininga mesmo, nao? pq a vila ficava nos campos de piratininga...
São Paulo só foi oficializada como Vila em 1560, já como "São Paulo de Piratininga", desmembrada da Borda do Campo, que foi abandonada por ordem do Governo Geral.
São Bernardo do Campo:
1553 - Santo André da Borda do Campo
1717 - Fazenda de São Bernardo
1812 - Freguesia de São Bernardo
1890 - Município de São Bernardo
1938 - Vila/Distrito de São Bernardo
1944 - Município de São Bernardo do Campo
Barriga-Verde March 27th, 2009, 02:49 AM Kolonie Blumenau.
ThamiV March 27th, 2009, 06:47 PM Não sei já falaram..
O nome completo de Belém é..
Santa Maria de Belém do Grão Pará
mas já foi Feliz Lusitânia, o primeiro nome da nossa cidade.
rrrjp March 27th, 2009, 08:48 PM João Pessoa
Nome é com João Pessoa msmo!
Cidade de Nossa Senhora das Neves, 1585, A santa do dia em que foi firmada a aliança com os índios Tabajara para a conquista da terra.
Felipéia de Nossa Senhora das Neves , 1600, em homenagem ao Rei Felipe II da Espanha
Frederikstadt, 1635, Durante a ocupação holandesa, Cidade de Frederica em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique.
Cidade de Nossa Senhora das Neves, (1655), Logo após a reconquista Portuguesa.
Cidade da Parahyba, 1817, , Parahyba do Norte é o principal rio do estado.
João Pessoa, 1930, Em homenagem ao presidente do Estado da Parahyba João Pessoa então vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas (Revolução de 30).
Jampa, (?), nome carinhoso dado pelos moradores com preguiça de dizer o nome todo da cidade :D
tonyssa March 28th, 2009, 02:07 AM São Salvador da Baía de Todos-os-Santos
Eduhaus March 28th, 2009, 02:31 AM Freguesia de Santo Antonio de Estrela!
Hj, apenas ESTRELA!
Harisson Souza March 29th, 2009, 03:32 AM Juazeiro-BA = Nossa Senhora das Grotas
Petrolina-PE = Passagem do Juazeiro
Rekarte March 29th, 2009, 03:35 AM São Salvador da Baía de Todos-os-Santos
Na verdade,este é nome até hoje
mas as pessoas,tem preguiça de falar ele todo!:D
tonyssa March 30th, 2009, 02:40 PM ^^
Até a década de 50 a cidade tembém era denominada de "Cidade da Bahia" ou simplesmente "Bahia". Ainda hoje, pessoas mais idosas do interior, principalmente do recôncavo, quando vão à Salvador dizem que vão à " Bahia".
Davizão AC March 31st, 2009, 01:26 AM Seringal Volta da Empresa -> Penápolis -> Rio Branco
Terra Nova March 31st, 2009, 05:05 AM Vila de São José da Barra do Rio Negro > Cidade da Barra > Manáos > Manaus
willkenrock March 31st, 2009, 06:45 AM Arraial do Senhor Bom Jesus, em 08/04/1719
Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá em 01/01/1727
luancarpe December 24th, 2010, 04:58 PM Já foi Balneário DE Camboriú.
Hoje é apenas Balneário Camboriú.
Manauense December 24th, 2010, 11:25 PM Inicialmente, quando foi fundada, Manaus chamava-se Vila da Barra do Rio Negro, ou, simplesmente, Vila da Barra.
Em um segundo momento, quando foi elevada à categoria de cidade, Manaus passou a ser chamada de São José da Barra do Rio Negro.
Na segunda metade do século XIX, Manaus recebeu a denominação atual, mas com outra grafia: Manaos. Somente na primeira metade do século XX, o nome Manaus passou a ser escrito com "u" em vez de "o".
Manaus significa "Mãe dos deuses" e é uma homenagem aos índios da tribo dos Manaos, que foram os primeiros habitantes da região onde se localiza a capital do Amazonas. Foram extintos (exterminados pelos colonizadores) no século XVII.
Fabius_ December 26th, 2010, 12:48 AM Na fundação em 1774, Campinas era denominada Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas de Mato Grosso de Jundiaí.
Campinas porque eram três campinhos abertos no meio da mata, no caminho entre Jundiaí, Sorocaba e Mogi-Mirim. Para quem conhece a cidade, esses três campinhos hoje são: o Estádio Brinco de Ouro (ao lado do Córrego Proença), a Praça Bento Quirino (no Centro, marco zero) e o Largo Santa Cruz (no Cambuí).
Peixoto December 26th, 2010, 01:09 AM ^^
Até a década de 50 a cidade tembém era denominada de "Cidade da Bahia" ou simplesmente "Bahia". Ainda hoje, pessoas mais idosas do interior, principalmente do recôncavo, quando vão à Salvador dizem que vão à " Bahia".
Meu pai a chamava de Bahia. E ainda usava a expressão: "Vou descer pra Bahia", querendo dizer que ia ao centro da cidade, mesmo morando aqui.
Robson_Lima December 26th, 2010, 01:24 AM O nome original de Sorocaba era Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Fundada em 15 de Agosto de 1654, pelo Capitão Baltazar Fernandes que veio de Santana do Parnaíba. Sorocaba passou de vila a município em 03 de Março de 1661.
Rodalvesdepaula December 26th, 2010, 01:31 AM Já Alumínio, cidade ao lado de Sorocaba e onde moro, se chamava Rodovalho, em homenagem ao Cel. Antônio Proost Rodovalho, fundador da primeira fábrica de cimento do Brasil (em 1895, onde hoje fica a cidade de Alumínio). Logo após a abertura da fábrica, a Estrada de Ferro Sorocabana levantou uma estação e a batizou com o nome do industrial dono da usina de cimento.
Em 1946, logo após a fundação da Cia. Brasileira de Alumínio (que viria a se instalar ao lado da estação), a Sorocabana mudou o nome da gare Rodovalho para Alumínio, nome este que foi oficializado durante a emancipação do município, em 1991.
FlicK December 27th, 2010, 01:30 AM Osório se chamava Conceição do Arroio. Era mais bonito e poético que a homenagem feita ao Gal Osório, ícone militar, patrono nacional da cavalaria, nascido por essas terras.
FlicK December 27th, 2010, 02:19 AM Algumas conhecidas cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul:
Torres era chamada de São Domingos das Torres, em alusão aos três grandes rochedos de origem vulcânica que adentram no mar.
Capão da Canoa era conhecida como Capão da Negrada, sob duas distintas versões. A primeira vem da Revolução Farroupilha, através de um combate na região que por volta de 1840 culminou com a morte de um pelotão de soldados farroupilhas negros (escravos, muito provavelmente, que lutavam junto aos farroupilhas). A outra é uma alusão ao desembarque ilegal negros de um navio negreiro, em 1852, encalhado próximo à praia, oriundos do Congo, que formaram o Quilombo do Morro Alto numa região próxima ao município de Capão da Canoa. Sabe-se que, independente de qualquer versão, Capão da Canoa concentra uma das mais expressivas populações afro-descendentes do Sul do Brasil. "Capão", para quem não sabe, é um mato serrado, isto é, uma vegetão mais densa que se destaca do campo ou do local onde é encontrada.
Curiosidade...
Sobre o Quilombo do Morro Alto, o mesmo era basicamente formado por velhos, libertos pela Lei dos Sexagenários (1885), foragidos, escravos em trânsito entre as senzalas da Fazenda do Morro Alto, que ora atravessavam morros, ora se arranchavam por ali temporariamente, e africanos livres desembarcados ilegalmente no litoral (do navio negreiro encalhado). Morro Alto era uma das fazendas pertencentes às famílias Marques da Rosa e Nunes da Silveira, que tinham terras desde o mar até os Campos de Cima da Serra, junto ao município de São Fracisco de Paula. Os escravos alforriados entre 1883 e 1884 receberam de Rosa Osório Marques terras para que pudessem sobreviver, e plantar. Rosa Osório Marques pertencia às famílias Osório (mesma do General Osório, Patrono da Cavalaria Nacional, e "vencedor" das Guerras Farroupilha, do lado Imperial, e do Paraguai) e Marques da Rosa. Os Marques, no final do Século XIX deixaram suas terras no Litoral Norte e foram para uma de suas fazendas, nos Campos de Cima da Serra. Sem controle, suas terras foram invadidas, dando lugar a Xangri-Lá, Atlântida e Capão da Canoa, importantes destinos turísticos do litoral gaúcho. A escritura de posse das terras onde hoje estão essas cidades ainda existe, mesmo que sem validade. Os negros perderam a posse das terras que receberam de Rosa Osório Marques, e hoje lutam para as conseguir de volta. Os Marques pertenceram aos Maragatos, vencidos pelos Pica-Paus na Revolução Federalista de 1893. No auge das vitórias, o ideal federalista e parlamentarista dos Maragatos chegou até o Paraná, após a dominação de Desterro (atual Florianópolis) e Curitiba. Daí veio a intervenção de Floriano Peixoto contra os Maragatos, que resultou no nome-homenagem "Florianópolis" à cidade.
Tramandaí era, antes de tudo, conhecida como Paragem das Conchas, cujo povoamento começou em 1732 (40 anos antes de Porto Alegre). O nome atual, Tramandaí, deriva do nome do rio onde a cidade foi fundada. O nome passou por diversas grafias como Taraman, Tramandi, Termandi, Tramando, Taramandahy, Tamandatay, Tramandahy.
Tobetto December 27th, 2010, 04:59 AM São José do Alto Tocantins
São José do Tocantis
Atual - Niquelândia
carvalho56 December 28th, 2010, 01:47 AM João Pessoa:
Foi fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, a santa do dia em que foi firmada a aliança com os Tabajara (5 de agosto) (depois da aliança com os Tabajara, demorou ainda 3 meses para ser fundada, de fato, a cidade). João Pessoa já nasceu com o status de cidade, jamais vivendo a condição de vila, fato esse ocorrido porque foi fundada pela cúpula da Fazenda Real numa Capitania Real da Coroa Portuguesa.
Com o passar do tempo, foi recebendo várias denominações: Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, homenageando o rei Filipe II de Espanha, quando da União Ibérica, período em que o Reino de Portugal foi incorporado à coroa espanhola. Durante a ocupação holandesa, entre 1634 e 1654, designou-se Frederikstadt (Cidade Frederica), em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique.
Com a reconquista portuguesa, passou a chamar-se Cidade da Parahyba. Por conta de uma visita temporária de D. Pedro II do Brasil à cidade em fins de 1859, recebeu provisoriamente o título de Imperial Cidade.
Sua denominação atual, João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo praticamente o estopim da Revolução de 30, embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado por João Duarte Dantas, cujo escritório fora invadido por tropas governamentais, tendo sido suas cartas amorosas à professora Anayde Beiriz trazidas a público.
A Assembleia Legislativa Estadual aprovou a mudança do nome da capital em 4 de setembro de 1930. Há algum tempo, cidadãos pessoenses discutem a possibilidade de rever a homenagem e substituir o nome de João Pessoa por outro, entre os quais, figuram "Paraíba", "Filipeia" e "Cabo Branco", sendo que alguns movimentos até manifestam apoio à ideia de um plebiscito para tal nomenclatura ou uma consulta popular, como faz atualmente o Coletivo Cultural Anayde Beiriz, projeto em andamento do Movimento Paraíba Capital Parahyba; entre outros argumentos, alega-se que a mudança de nome (assim como a alteração da bandeira estadual), em 1930, foi realizada em um momento de comoção e de instabilidade social, quando vários adversários políticos do grupo de João Pessoa foram presos e mortos. Acrescenta-se ainda que não há consenso sobre as virtudes de pessoa e de gestor público as quais confeririam o mérito ao ex-presidente da Paraíba (na época, denominação para o cargo de governador) para tal homenagem. De outra parte, os defensores da manutenção do nome argumentam que João Pessoa foi político exemplar e combateu o coronelismo e as oligarquias.
Fonte: wikipédia
Fábio_Souza December 28th, 2010, 02:55 AM Antes da vinda de Tomé de Souza, A região que hoje é a Ladeira da Barra, era chamada de Arraial do Pereira, depois fora chamada de Vila Velha.
Com a chegada de Tomé de Souza, este funda a cidade com São Salvador, sendo mais tarde chamada de São Salvador da Baía de Todos os Santos (que perdura até hoje), porém é conhecida e chamada por todos de Salvador.
O termo Bahia, ou cidade da Bahia era comum para a época e durou até pouco tempo atrás em virtude de ser a capital e a cidade mais importante do estado.
thesapox December 28th, 2010, 12:24 PM Campo Bom sempre foi Campo Bom :P
Nunca teve nem nome alemão
Paulost December 28th, 2010, 12:58 PM Bom Jesus do Matozinhos do Mandú
Atual : POUSO ALEGRE - MG
marcosribeiro December 28th, 2010, 12:59 PM Imperatriz - Vila de Imperatriz
Ronnivox December 29th, 2010, 03:13 AM Passagem da Itapecerica, conhecida por sua beleza e utilidade, foi palco de lutas e violentas disputas entre autoridades das Câmaras coloniais de Pitangui, São José del-Rey e Tamanduá, quando da divisão das terras do oeste mineiro. Era considerada um lugar estratégico em 1744, quando foi estabelecido o termo de São José del-Rey, e em 1789, quando se estabeleceu o termo da Vila de São Bento do Tamanduá. Desde sua fundação, até 1841, pertenceu ao município de Pitangui, sendo um dos seus principais distritos. A partir desta data, foi anexado ao município de Tamanduá até sua emancipação em 1911.
Ao apagar das luzes imperiais, o presidente da Província de Minas, Teófilo Otoni, incluiu na Lei Provincial 2.995, § 2o, de 19 de outubro de 1882, um dispositivo que mudava o nome de Tamanduá para Itapecerica, ficando Divinópolis identificada apenas com o nome de Espírito Santo.
Em 30 de abril de 1890, sob a administração do presidente estadual João Pinheiro da Silva, Divinópolis teve inaugurada a Estação de Henrique Galvão (Estrada de Ferro Oeste de Minas), que lhe deu grande impulso civilizatório, criando condições para a emancipação.
Em 30 de agosto de 1911, o presidente estadual Júlio Bueno Brandão promulgou a Lei Provincial 556, incluindo o distrito do Espírito Santo com o nome de Vila Henrique Galvão no rol dos emancipados, coroando a luta do farmacêutico Pedro X Gontijo que, juntamente com advogado Francisco Ribeiro de Carvalho, o comerciante Antonio Olympio de Moraes e o padre Matias Lobato, trabalhava pela autonomia do distrito. Em 1o de junho de 1912, o município foi instalado oficialmente, e em 3 de setembro do mesmo ano (Lei 590, do presidente municipal Antônio Olympio de Moraes) mudou de nome para Vila Divinópolis, perpetuando a antiga denominação do Espírito Santo da Itapecerica.
Em 18 de setembro de 1915, sob o governo do presidente estadual Delfim Moreira, foi elevada à condição de cidade, e em 7 de setembro de 1923, pela Lei Estadual 843, do presidente estadual Raul Soares de Moura, foi-lhe anexado o território do distrito de Ermida de Campos, perfazendo seu atual contorno territorial.
RobertoBarrich26 December 30th, 2010, 12:35 AM Villa Real do Senhor Bom Jesus do Cuyabá = Cuiabá
Calvin_ December 30th, 2010, 02:21 AM O primeiro nome de Cambé foi Nova Dantzig, entre 1932 e início da década de 40, nome escolhido pela Cia de Terras já que as 10 primeiras famílias colonizadoras da cidade eram oriundas da cidade de Danzig (atual Gdansk, Polônia), e o nome foi trocado após o início da 2ª guerra mundial já que o governo do estado foi obrigado à trocar os nomes de cidades relacionados à países inimigos. O nome atual, Cambé, foi escolhido pois é o nome de um ribeirão que banha o município.
Rech December 30th, 2010, 02:43 AM Cidade onde nasci: Braço do Norte/SC
tem uma história de nome bem conturbada.. hahah
1º: 1839 - Guerrilha, devido ao posseiro José Mariano Guerrilha, um dos primeiros a colonizar a área..
2º: 1879 - Quadro do Norte, devido ao formato de suas quadras, projeto do agrimensor Carlos Othon Schlappal, que projetou as largas ruas do centro que é bem organizado.
3º: 1926 - Collaçópolis, devido ao Coronel Collaço, de acordo com uma lei, pura politicagem.. hehe ......HORRÍVEL
4º: 1928 - Braço do Norte, denominação definitiva fixada por lei, que é nome do rio que corta a cidade e afluente do rio Tubarão (maior rio sul-catarinense)
só em 1955 que BN foi emancipada e está muito bem até hoje..heheh
uma cidade que teve colonização muito forte alemã e até hoje se nota, mas o nome nunca teve a ver com palavras difíceis, heheh
araujo.lcarlos January 1st, 2011, 10:57 PM Na sequências os nomes que a capital da Paraiba já teve:
1o durante o domíno espanhol(união Ibérica) em homenagem a Felipe II rei da Espanha(Felipéia), 2o durante o domínio holandês em homenagem a Frederico,da Holanda(Frederik Stadt)
3o durante o Império até a década de 30/sec.XX(Parhayba). E por fim João Pessoa, homenagem ao governante paraibano assassinado em Recife, que fez eclodir a revoluçao de 30 no Brasil.
http://img706.imageshack.us/img706/7192/78169976.jpg (http://img706.imageshack.us/i/78169976.jpg/)
thesapox January 3rd, 2011, 12:47 PM Novo Hamburgo
Dentro da área ocupada hoje por Novo Hamburgo, o primeiro nome foi Rincão dos Ilhéus, referente a uma pequena área de ocupação açoriana.
Pouco depois da colonização alemã,em 1825, começa a se formar um aglomerado urbano em um morro, que fica conhecido por Hamburger Berg "morro do hamburguês", devido a um comerciante local que teria vindo da cidade de Hamburgo.
Por volta de 1870 Hamburger Berg é elevado a Freguesia, sendo denominadaNossa Senhora da Piedade de Hamburgerberg. No entanto, o nome não pegou.
Na mesma década, a construção da estação ferroviária deslocada 3km do nucleo urbano, ocasionou a criação de um novo núcleo. Este ficou conhecido pelo nome da estação, dado pelos ingleses: New Hamburg. Este se tornaria o atual centro da cidade.
Pouco antes da emancipação, a já então conhecida por Novo Hamburgo chegou a ser renomeada para nomes políticos, como Borges de Medeiros , alegando nacionalização.
No entanto, esses nomes conseguiram ser alterados e ficaram os nomes oficiais de Novo Hamburgo para o municipio e Hamburgo Velho para o bairro onde se situava o núcleo original.
WP Gyn January 3rd, 2011, 07:12 PM Por votação popular o primeiro e único nome é Goiânia.
lucaspoa January 3rd, 2011, 07:37 PM Sant' Angel Custódio. HOJE >>>> Santo Ângelo/RS.
A cidade tem +300 anos, situada no noroeste gaúcho.
odilson_sa January 5th, 2011, 02:18 AM Santa Maria de Belém do Grão Pará - atual Belém do Pará
|
|