View Full Version : SP anuncia projeto de trem para Aparecida

xcleitonx
March 31st, 2009, 04:19 AM
30/03/2009 - Mercado & Eventos

O turismo paulistano ganha este ano mais um atrativo com o projeto do turismo ferroviário. Segundo Claury Alves, secretário de Estado de Turismo de São Paulo um dos destaques será o Trem dos Romeiros, interligando a Estação da Luz à cidade de Aparecida do Norte, através de um acordo firmado com a CTPM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

"Estamos viabilizando o projeto junto com a CTPM e são cerca de 250 quilômetros interligando a capital paulista a Aparecida com direito a parada em Pindamonhangaba com passeio opcional para Campos do Jordão. A proposta é recuperar e revitalizar a história do turismo ferroviário no estado oferecendo mais esta alternativa de lazer", esclarece.

Segundo Claury as negociações com a CTPM foram bastante positivas. Segundo ele a primeira rota ferroviária será entre Jundiaí/São Paulo com o Circuito das Frutas. A inauguração está prevista para o dia 18 de abril. "As pessoas poderão fazer o passeio sempre aos sábados com saída da estação da Luz às 8h30 e retorno às 16h30".

Outro roteiro também já está definido: o Circuito das Flores que interligará Mogi das Cruzes a estação da Luz e será realizado sempre aos domingos.

IcaroSP
March 31st, 2009, 04:32 AM
Muito bom mesmo!!! Será a volta dos trens de passageiros de longo percurso?

PauloLescaut
March 31st, 2009, 04:46 AM
Que bom ler uma notícia dessas!!! Que seja a primeira de muitas! :)

Algum detalhe sobre o tipo de trem a ser utilizado?

rkj
March 31st, 2009, 05:16 AM
Acho que o pessoal que pensou nisso não tem idéia do que é Aparecida... trem para lá tem que ser do tamanho de um Fepasão de 12 carros, o número de visitantes que Aparecida atrai é imenso!
E não adianta achar que o custo alto desestimula... pois por mais que isso seja verdade, o preço só vai fazer com que 1 milhão de romeiros prefiram ir de ônibus e 100 mil queiram de trem mesmo com o custo alto! Ainda são 100 mil para um trem de poucos lugares e longo tempo de percurso.

Pinda já me parece algo mais sensato.

richter30
March 31st, 2009, 05:19 AM
^^ Com uma unica viagem de ida e outra de volta, esse trem já vai nascer saturado, rs

e se vacilar muita gente vai ficar sem a passagem.

Parabéns SP. Pq não um trem de longo percurso para aparecida ao invés de um ferrorama?

me revolta esses politicos de m*** que ainda teimam em ver o trem apenas como turismo.

xcleitonx
March 31st, 2009, 05:23 AM
Esse roteiro é excelente...

Mas precisa de investimento para recuperação de infra-estrutura.

Mas já imaginou sair da Luz e chegar em Campos do Jordão de Trem!

SJC.capitalist
March 31st, 2009, 05:27 AM
Otima notícia, mas poderiam arrumar a cidade também!

Oh! Lugarzinho feio... (sem ofensas, gente)

RRC
March 31st, 2009, 05:37 AM
De fato demanda é o que não falta. No dia 12 de Outubro as empresas (acho que são elas que fazem a linha) colocam ônibus quase de minuto em minuto e mesmo assim as filas são grandes na odoviária.

uma linha dessa nos finais de semana seria excelente, mas tem que ser com uma composição grande!

Tlag
March 31st, 2009, 05:39 AM
^^
Faz muito tempo que não vou pra Aparecida, mas da última eu achei a cidade até que ajeitadinha. Que se faça todos os percursos possíveis e que tenhamos muitos trens (mesmo que turisticos) por todo o estado!

TêAgá
March 31st, 2009, 05:44 AM
bela proposta!

só pergunto uma coisa: Quais carros vão usar no passeio?
Não existem mais carros de passageiros para isso!

Tiago Costa
March 31st, 2009, 05:46 AM
Pois para mim bom mesmo vai ser se faltarem lugares, pois será sinal de que são necessários mais trens. Aí finalmente vão acordar para o tamanho da demanda.

SJC.capitalist
March 31st, 2009, 06:15 AM
^^
Faz muito tempo que não vou pra Aparecida, mas da última eu achei a cidade até que ajeitadinha. Que se faça todos os percursos possíveis e que tenhamos muitos trens (mesmo que turisticos) por todo o estado!

A cidade vista da Dutra, ainda mais quem vai no sentido Rio-SP é um horror, um monte de prédio feio, mofado, além do caos do centro, a cidade precisa de uma geral urgentemente!

TêAgá
March 31st, 2009, 07:28 AM
Não existem carros para formar essa composição!

RRC
March 31st, 2009, 07:38 AM
Não existem carros para formar essa composição!

Ponham o Fepasão puxado por uma locomotiva diesel, horas!! :D

Falando sério, o GESP pode comprar algumas composições, mesmo que usadas, e reforma-las.

TêAgá
March 31st, 2009, 07:47 AM
Ponham o Fepasão puxado por uma locomotiva diesel, horas!! :D

Falando sério, o GESP pode comprar algumas composições, mesmo que usadas, e reforma-las.

O Problema é achar as usadas. De longo percurso, só lembro das composições do trem de prata. O Resto já era, ainda mais carros de bitola larga...

RRC
March 31st, 2009, 08:06 AM
^^ E no exterior?

TêAgá
March 31st, 2009, 08:12 AM
^^ Pode ser, mas pra rebitolar só. E Na América do Sul... Provavelmente achariam só em Aço Carbono, o inox era utilizado em larga escala aqui no BR, nos outros países da América do Sul, o aço era bem mais comum.

O Problema é que não temos mais nenhuma empresa que possa fabricar algo do tipo, só se enfiassem um VLT da Bom Sinal pra 1m60.

TêAgá
March 31st, 2009, 08:13 AM
Ah, e a ABPF não tem mais carros do tipo pra ceder. O Passeio de Mogi, será feito, creio eu, com os carros da ANPF.

FMoretti
March 31st, 2009, 03:38 PM
E os carros jogados em Presidente Altino?! E a Alstom, CAF não podem fabricar.

Tomara que comecem a reformular nosso transporte ferroviário, e pensem em trens de longo percurso.

HGP
March 31st, 2009, 06:01 PM
Galera, por onde andaria esse Expresso Padroeira se não há trilhos da EFCB em Jacareí? A meu ver teria que usar Linha 12 + Variante Parateí até S.J.Campos para desviar do corte na linha e retornar para o trecho EFCB...

Agora vai ser engraçado se o GESP mandar por trilhos de novo em Jacareí......

Tiago Costa
March 31st, 2009, 06:07 PM
Para um bom desempenho do trem, seria muito melhor mesmo ir pela Variante Parateí. Não sei, mas acho que os trens de longo percurso que passavam pela variante mesmo.

TEBC
March 31st, 2009, 06:23 PM
vcs são foda... reclamam q nao temos ferrovia. quando decidem fazer já metem o pau!! Nem sei se a demanda vai ser tão grande assim.. se assim fosse, os trens nao teriam entrado em decadencia.. acho que será otimo e terá uma demanda razoavel.. nada fora do normal.. espero que isso estimule cada vez mais opcoes de trajetos..

TêAgá
March 31st, 2009, 08:45 PM

Tomara que comecem a reformular nosso transporte ferroviário, e pensem em trens de longo percurso.

Os carros jogados em Presidente Altino, são em sua maioria de bitola estreita.
E alguns, estão condenados.

Não creio que atualmente Alstom e CAF possam fabricar carros no Brasil, as divisões são voltadas a transporte metropolitano. Há uma grande diferença.

Galera, por onde andaria esse Expresso Padroeira se não há trilhos da EFCB em Jacareí? A meu ver teria que usar Linha 12 + Variante Parateí até S.J.Campos para desviar do corte na linha e retornar para o trecho EFCB...

Agora vai ser engraçado se o GESP mandar por trilhos de novo em Jacareí......

Para um bom desempenho do trem, seria muito melhor mesmo ir pela Variante Parateí. Não sei, mas acho que os trens de longo percurso que passavam pela variante mesmo.

Seguirão pela Variante do Parateí, depois de 1952, todos os trens seguiam por lá, pelo tronco o transporte de passageiros em longo percurso foi encerrado bem antes (bem antes de serem encerrados na variante), raros trens corriam a linha entre Mogi das Cruzes e S.José dos Campos.

TêAgá
March 31st, 2009, 08:47 PM
vcs são foda... reclamam q nao temos ferrovia. quando decidem fazer já metem o pau!! Nem sei se a demanda vai ser tão grande assim.. se assim fosse, os trens nao teriam entrado em decadencia.. acho que será otimo e terá uma demanda razoavel.. nada fora do normal.. espero que isso estimule cada vez mais opcoes de trajetos..

O Problema é quando o projeto parece falácia por ser quase que impraticável, não sei se você lembra do Trem de Anchieta... A História era exatamente a mesma. (e pra ele até que existiam carros, só não existia a via permanente entre o Grajaú e Evangelista de Souza)

richter30
March 31st, 2009, 09:22 PM

Entraram em decadência pq não foram feitos investimentos em manutenção, melhorias e os atrasos eram constantes. O governo deixou de investir na ferrovia e deixou sucatear. Dai é claro que se o serviço é ruim, pouca gente irá usar.

O serviço sendo de primeira sempre terá demanda.

Ramos
March 31st, 2009, 09:39 PM

Antes do governo decidir comprar carros de passageiros e locomotivas tem que definir se vai voltar com transporte ferroviário e quem vai operá-lo (CPTM, uma nova empresa,etc)

Se for para fazer trens desse jeito (nas coxas) é melhor não fazerem nada.

A CPTM anuncia trens turísiticos para diversos lugares, sendo que possui apenas 1 locomotvia (usada na manutenção da CPTM e que fará falta) e 2 carros de passageiros.

Será que podemos levar à sério um projeto de trem turístico para diversas localidades que possui apenas 1 locomotiva e 2 carros?

Rodalvesdepaula
March 31st, 2009, 09:45 PM
Este trem de Aparecida já existiu em 1992, na época da RFFSA:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp_3/trem%20de%20aparecida.htm

Olha, nós só temos que parabenizar o governo paulista, pois um trem entre São Paulo e Aparecida é certeza de lucro para a CPTM e conforto para os romeiros, além da cidade sofrer menos com os ônibus que literalmente entopem as ruas locais. Ele pode também ser um embrião para uma possível volta dos trens de longo percurso ao Estado de São Paulo.

Uma sugestão: não daria para reformar os carros Budd que eram do Trem de Prata (e que estão largados no pátio da Luz) e fazer uma parceria com a MRS para ceder duas locomotivas (modelo que sugiro, uma GE U20C) para puxar o comboio?

gerd.jak
March 31st, 2009, 09:48 PM
A CPTM anuncia trens turísiticos para diversos lugares, sendo que possui apenas 1 locomotvia (usada na manutenção da CPTM e que fará falta) e 2 carros de passageiros.

Será que podemos levar à sério um projeto de trem turístico para diversas localidades que possui apenas 1 locomotiva e 2 carros?

Lembrando que os 2 carros atualmente disponíveis - que irão a Jundiaí a partir de sábado - ainda existem por obra e graça de uma iniciativa privada de preservação - a ABPF. Se não fosse por eles, provavelmente também estes 2 carros estariam sucateados em alguma margem de ferrovia.

Mas sejamos otimistas. Bem ou mal, grande ou pequeno, regular ou turístico, ao menos agora haverá um trem de passageiros não tão retrô (não é maria fumaça :lol:) fazendo uma linha regional. Em breve, talvez, 4 - será que a ABPF tem 8 carros? O caminho para o ressurgimento dos trens de passageiros é longo, com certeza bem diferente, mais trabalhoso e mais oneroso que isto, mas estes projetos podem trazer visibilidade.

Ramos
March 31st, 2009, 09:49 PM
Este trem de Aparecida já existiu em 1992, na época da RFFSA:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp_3/trem%20de%20aparecida.htm

Olha, nós só temos que parabenizar o governo paulista, pois um trem entre São Paulo e Aparecida é certeza de lucro para a CPTM e conforto para os romeiros, além da cidade sofrer menos com os ônibus que literalmente entopem as ruas locais. Ele pode também ser um embrião para uma possível volta dos trens de longo percurso ao Estado de São Paulo.

Uma sugestão: não daria para reformar os carros Budd que eram do Trem de Prata (e que estão largados no pátio da Luz) e fazer uma parceria com a MRS para ceder duas locomotivas (modelo que sugiro, uma GE U20C) para puxar o comboio?

Para a realização de viagens nos moldes dessas realizadas em1992, esses carros Budd são insuficientes atualmente.

xcleitonx
March 31st, 2009, 09:49 PM
Há um tempo atrás estive em Aparecida, a estação continua lá, só que precisa de reformas, e na via trens de carga a todo vapor, mais uma pedra no sapato da MRS

fotos bem recentes (02/2009) do site estações ferroviárias

http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/fotos/aparecida091.jpg

http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/fotos/aparecida092.jpg

Até 1998, ainda existiam trens em alguns fins de semana que levavam os romeiros da estação da Luz até a cidade. Hoje nem isso. A estação, entretanto, está em boas condições, ocupadas em uma pequena parte pela própria MRS e na sua maior parte pela Prefeitura, que tem ali um local de eventos e cursos. A casa do engenheiro foi transformada em escola municipal de educação infantil e a casa do chefe passou a sediar a casa do artesão.

Rodalvesdepaula
March 31st, 2009, 10:21 PM
Sendo que a estação é da própria MRS, que ocupa o prédio juntamente com a prefeitura.

richter30
March 31st, 2009, 10:27 PM
Lembrando que os 2 carros atualmente disponíveis - que irão a Jundiaí a partir de sábado - ainda existem por obra e graça de uma iniciativa privada de preservação - a ABPF. Se não fosse por eles, provavelmente também estes 2 carros estariam sucateados em alguma margem de ferrovia.

Mas sejamos otimistas. Bem ou mal, grande ou pequeno, regular ou turístico, ao menos agora haverá um trem de passageiros não tão retrô (não é maria fumaça :lol:) fazendo uma linha regional. Em breve, talvez, 4 - será que a ABPF tem 8 carros? O caminho para o ressurgimento dos trens de passageiros é longo, com certeza bem diferente, mais trabalhoso e mais oneroso que isto, mas estes projetos podem trazer visibilidade.

Um serviço regional que irá funcionar só 1 dia por semana não é um serviço regional. trem regional tem que funcionar todos os dias e conectar cidades, usando trens novos e proprios pra viagens de longo percurso.

enquanto tivermos politicos que pensam só assim, sem ver tb a capacidade real da ferrovia para o transporte de passageiros, teremos que nos contentar com " TRENZINHOS"

Ramos
March 31st, 2009, 10:47 PM

Quando ocorrerem os primeiros problemas (falhas, baixa lotação ou superlotação,etc) o estado vai discretamente desativar esse serviço (isso se funcionar assim de forma precária como está sendo proposto).

TêAgá
April 1st, 2009, 12:03 AM
Um serviço regional que irá funcionar só 1 dia por semana não é um serviço regional. trem regional tem que funcionar todos os dias e conectar cidades, usando trens novos e proprios pra viagens de longo percurso.

enquanto tivermos politicos que pensam só assim, sem ver tb a capacidade real da ferrovia para o transporte de passageiros, teremos que nos contentar com " TRENZINHOS"

:applause:

gutooo
April 1st, 2009, 02:03 AM
Vai ser muito bom ir para CDJ de trem!

Evandro
April 1st, 2009, 02:22 AM
^^ Com uma unica viagem de ida e outra de volta, esse trem já vai nascer saturado, rs

e se vacilar muita gente vai ficar sem a passagem.

Parabéns SP. Pq não um trem de longo percurso para aparecida ao invés de um ferrorama?

me revolta esses politicos de m*** que ainda teimam em ver o trem apenas como turismo.

Onde assino? ^^

:applause:

OsascoStation2007
April 1st, 2009, 03:30 AM
eu acho que todos esses trens turiísticos são pilotos para a volta dos trens de longa distância.

PauloLescaut
April 1st, 2009, 03:34 AM
Mas eles podem implantar aos poucos, poxa... vamos dar um crédito. É claro que uma viagem é muito pouco, ainda mais ida e volta no mesmo dia. Seria legal haver saídas regulares, pra que o turista pudesse ficar pela cidade.

Mas o transporte ferroviário foi abandonado, tem que nascer de novo, ainda.

FMoretti
April 1st, 2009, 12:49 PM

Aqui do lado de onde eu estudo (Anhembi Morumbi - Centro) existem dois. Aço Carbono se não me engano. Só que de uma lado estão impecáveis, do outro, caindo aos pedaços

Tiago Costa
April 1st, 2009, 04:33 PM
Não creio que atualmente Alstom e CAF possam fabricar carros no Brasil, as divisões são voltadas a transporte metropolitano. Há uma grande diferença.

Havendo demanda, ambas as empresas poderiam criar linhas de produção (ou alterar linhas de produção ociosas) para fabricar carros de longa distância. Mas inicialmente, muitas partes viriam mesmo do exterior, mas o índice de nacionalização poderia ser razoavelmente alto. A caixa, pelo menos, poderia ser fabricada aqui sem problemas, eheheheh.

Mas só que para isso, teria que haver várias compras, não uma compra de meia dúzia (isso sendo otimista já) de carros.

ionhollfman
April 1st, 2009, 05:18 PM
Ainda não é hora de apostar pesado em trens de longa distância.
É interessante iniciativas como essa ai de aparecida para o governo "testar", em seguida quando puder que invista pesado.

E para o pessoal Político não presta blá blá blá, tá na hora de virar o disco e falar algo de útil.

HGP
April 1st, 2009, 08:31 PM
O Expresso Padroeira já é um "trilho" mais ousado para o GESP, mas talvez possa representar a retomada do transporte de longas distâncias. O GESP tem que aproveitar a contrução do TAV e propor ao GFederal que viabilize o uso das faixas de dominio laterais às vias do TAV para a contrução de trilhos regionais.... Um expresso Vale do Paraíba com trem parador, paralelo ao TAV , integrado com ele em SJCampos pode reativar o transporte turistico, a economia das cidades do Vale , diminuir congestionamentos nas rodovias e acidentes, enfim, ser uma alternativa - a partir de Mogi das Cruzes: Jacarei, Caçapava, S. J. Campos, Guaratinguetá, Aparecida, Taubaté, Pinda, Cruzeiro são cidades que podem viabilizar e muito um projeto desses

richter30
April 2nd, 2009, 01:23 AM
Antes do governo decidir comprar carros de passageiros e locomotivas tem que definir se vai voltar com transporte ferroviário e quem vai operá-lo (CPTM, uma nova empresa,etc)

Se for para fazer trens desse jeito (nas coxas) é melhor não fazerem nada.

Eu rio ou choro?

Mas parece que vão usar o mesmo trem para todos os serviços, rs

TêAgá
April 2nd, 2009, 06:36 AM
Eu rio ou choro?

Mas parece que vão usar o mesmo trem para todos os serviços, rs

Exatamente! Daqui a pouco vão pintar as LEW, rebitolar, e usar para um trem turístico. Não sei nem como a ABPF permitiu que os carros dela fossem descaracterizados para a criação do tal expresso turístico, e ainda acho que as Alco vão "abrir o bico".

Não adianta fazer as coisas "nas coxas", ainda mais para o percurso até Aparecida, que é bem mais longo, e que exigirá um equipamento de melhor conforto e qualidade.

A ABPF não tem mais carros de bitola larga para ceder, reformar os carros do Trem de Prata? Boa Sorte! Estão em Juiz de Fora e pertencem a União.
Fabricar carros novos? O Brasil não fabrica um carro de passageiros há 30 ou 40 anos.

Não é questão de "meter o pau" no governo, é que essa história está igualzinha a do Trem de Anchieta e a de tantos outros trens que já foram propostos em tempos recentes. Não posso aplaudir uma iniciativa que não tem meios para ser concretizada.

xcleitonx
April 2nd, 2009, 07:31 AM
A CPTM vai deixar 3 séries para a utilização de terceiros, não sei pra que todo esse alarde, o trem para aparecida não começa a operar hoje e ninguém sabe se realmente é viavél a ponto de providenciar a aquisição de trens novos, e mesmo que composições muito antigas sejam recuperadas, que mal tem nisso? Não é pra fins turísticos?

RRC
April 2nd, 2009, 08:18 AM
(...)

A ABPF não tem mais carros de bitola larga para ceder, reformar os carros do Trem de Prata? Boa Sorte! Estão em Juiz de Fora e pertencem a União.

(...)

Essa possibilidade eu acho plausível. Se a CPTM conseguiu recuperar aquele 5500 que estavam abandonados creio que dá pra recuperar os carros do trem de Prata.

Sobre ser da união, isso dá pra rescolver com facilidade, com acordos ou mesmo doação entre os entes governamentais, já que hoje aquilo tem pouco valor.

No mais eu concordo com o ceticismo do pessoal, anuncios antes de uma eleição é sempre pra ficar com o pé atrás, mas só de ver que o governo tem alguma idéia de recupareção das linhas de trens já é alguma coisa.

João Paulistano
April 3rd, 2009, 03:18 PM
A que ponto chegamos!!!

Não temos um único carro no país, segundo consideraram alguns, sequer em condições de reforma para utilização.

Bom, absolutamente compreensível, afinal, o Brasil tem pequenas dimensões que não exigem o transporte ferroviário...

Fico imaginando o que passou pela cabecinha do Luis Inácio lá na Europa passeando de trem para lá e para cá, sabendo que não temos no Brasil uma única linha de longa distância... É, acho que isso explica porque não temos carros para serem usados.

Tlag
April 3rd, 2009, 10:30 PM
Expresso padroeira é fod... rs. Gostei da idéia, o bom é que várias rotas turisticas estão não só sendo lembradas como estão fazendo projetos para que as mesmas virem realidade. Para um país que não tinha mais nada nos trilhos, até que estamos indo rápidos demais para querer colocar tudo em funcionamento de uma só vez.

Rodalvesdepaula
April 4th, 2009, 12:37 AM
Já que o governo está planejando criar linhas turísticas de trens, uma sugestão que deixo: uma linha turística para São Roque e Fazenda Ipanema (perto de Sorocaba), que funcionaria assim:

O trem sairia da Barra Funda de manhã e faria a sua primeira parada em São Roque, onde desembarcaria os turistas que compraram o pacote para esta cidade; lá, um ônibus estaria à espera dos turistas, que ficariam o dia inteiro para visitar as vinícolas da região e a feira que há aos fins de semana no centro de São Roque. Em seguida, o trem seguiria viagem até a Fazenda Ipanema, localidade perto de Sorocaba, onde os turistas que compraram o pacote para este passeio passariam o dia visitando o complexo histórico e natural lá existente. Na volta, o trem pararia em São Roque para pegar os turistas que haviam ficado na cidade e retornaria para São Paulo.

rkj
April 4th, 2009, 02:54 AM
Na notícia de hoje do TAV, menciona que o governo federal vai sugerir ao concessionário do TAV que exista a estação Aparecida, mas que ela só funcione em épocas especiais. Seria uma sugestão e não obrigação da concessão, então pode não sair... e o TAV mesmo está mega-empacado... mas apesar de tudo é uma proposta mais realista do que o expresso turístico.

pranda2009
April 4th, 2009, 04:50 AM
^^

Aqui eu discordo de vc, é muito mais simples que se consiga estas composições antigas do Governo Federal (expresso de prata) e as reformar, assim como reformar ou conseguir outras locomotivas e colocar o serviço para funcionar do que sair algum TAV nos próximos 10 anos....
Uma solução é simples e barata e coloca passagerios, mesmo que exporadicamente em uma linha já existente, a outra é uma proposta "politiqueira", "eleitoreira", e que tem poucas chances de se viabilizar.

xcleitonx
April 4th, 2009, 07:16 PM
mesmo que não existisse trem disponivel seria uma grande chance de dar a oportunidade para a industria nacional.

além disso, não existem unidades série 5500 que podem ser recuperadas?

Lukinhaaaz
April 4th, 2009, 07:35 PM
Sobre São Paulo/Jundiaí eu ja sabia, tanto que consegui tirar uma foto do trem turístico, por um acaso. Será muito bom!

amsincero1
April 4th, 2009, 07:51 PM
Muito bom...Vai ser chique essa linha

Gutovsky
April 5th, 2009, 12:49 AM
Não daria para fazer um trem de passageiros para essas rotas? Digo, aproveitar projetos antigos e construir do zero uma (ou duas, ou três...) composições?
*sou LEIGO no assunto, não faço ideia se há viabilidade, ou projeto, ou tecnologia...

HGP
April 5th, 2009, 02:12 AM
Expresso padroeira é fod... rs. Gostei da idéia, o bom é que várias rotas turisticas estão não só sendo lembradas como estão fazendo projetos para que as mesmas virem realidade. Para um país que não tinha mais nada nos trilhos, até que estamos indo rápidos demais para querer colocar tudo em funcionamento de uma só vez.

Se não fosse médico, eu seria um sucesso de publicitário,:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Pior seria o" Expresso cidinha"....

TêAgá
April 5th, 2009, 07:16 AM
Essa possibilidade eu acho plausível. Se a CPTM conseguiu recuperar aquele 5500 que estavam abandonados creio que dá pra recuperar os carros do trem de Prata.

Sobre ser da união, isso dá pra rescolver com facilidade, com acordos ou mesmo doação entre os entes governamentais, já que hoje aquilo tem pouco valor.

No mais eu concordo com o ceticismo do pessoal, anuncios antes de uma eleição é sempre pra ficar com o pé atrás, mas só de ver que o governo tem alguma idéia de recupareção das linhas de trens já é alguma coisa.

Acho complicado Rafael, os carros estão bem judiados, nem sei se ainda estão em Juiz de Fora, mas estavam nas últimas fotos que vi dos carros.

Acho que a CPTM poderia caprichar um pouquinho mais nesse tipo de proposta, pois no momento, todos sabem que ela é impossível de ser realizada nos moldes do Expresso Turístico.

Tem gente que quer levar a CPTM pra um "revival" da Fepasa. Não que eu seja contra, mas a Fepasa tinha carros, a CPTM tem TUEs.

xcleitonx
April 5th, 2009, 07:34 AM
Parado, Trem de Prata sofre ação do tempo

05/02/2006

PUBLICIDADE
RICARDO GALLO
da Folha de S.Paulo

Fica atrás dos portões de ferro de uma estação da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), em Juiz de Fora (MG), um patrimônio esquecido que a ação do tempo e dos vândalos trata de consumir aos poucos. O nome, um pouco empoeirado, permanece o mesmo: abandonado, sem manutenção, ali está, há quase oito anos, o Trem de Prata.

Símbolo de glamour, a composição prateada, que fazia o trajeto São Paulo-Rio, circulou entre dezembro de 1994 e novembro de 1998. Na ocasião, os passageiros haviam rareado, muito pela concorrência de companhias rodoviárias e aéreas. Uma passagem de avião SP-Rio custava cerca de R$ 80 à época, por uma viagem de apenas 50 minutos.

De trem, o percurso levava oito horas por R$ 120, na cabine mais barata. Também contribuiu para abreviar a vida do Trem de Prata sucessivos atrasos, causados pela precariedade das linhas.

O trem, da década de 40, fabricado pela americana Budd, está sob a guarda da RFFSA, que, desde 1999, está em fase de liqüidação. A empresa informou apenas que nenhum trem será vendido.

Enquanto nenhuma parceria é feita, o trem permanece encostado no pátio da estação de Francisco Bernardino da RFFSA. A aparência externa está conservada, graças à estrutura de aço inoxidável. Dentro, porém, o requinte e a limpeza deram lugar à sujeira, ao mofo e ao aspecto de abandono.

O período sem uso fez do trem alvo de ladrões. Segundo relatos de quem o visitou, foram furtadas peças do sistema hidráulico, componentes dos freios, cadeiras de vime e parte dos colchões dos dormitórios. A RFFSA informou desconhecer os furtos.

"É um trem muito bonito para ficar assim", afirma Wilson Geraldo Rodrigues, 62, o Wilson Mineiro, maquinista do Trem de Prata por um ano e meio.

Passageiro da última viagem do trem, o aposentado Walter Dreguer, 62, conta que, ao deixar de rodar, as composições já haviam perdido o glamour de antes. Para Dreguer, paulistano da Penha, saber que o trem está abandonado causa tristeza.

xcleitonx
April 5th, 2009, 07:43 AM
Caros,

As fotos em anexo retratam o abandono a que foi relegado o chamado "Trem de Prata", composição de luxo que fazia a ligação entre Rio e São Paulo. Seu fim foi decretado no final de 1998, com a privatização das ferrovias. A concessionária que opera o trecho atualmente, a MRS Logística, tem olhos apenas para o lucrativo transporte de cargas. O autor dessas fotos, para conseguir estas imagens, foi necessário driblar a vigilância do local, bem como transpor obstáculos como muros e arame farpado enferrujado e autoriza a reprodução destas fotos para fins de informação. O Trem de Prata repousa em seu leito de morte no terreno onde antes funcionava a usina de creosotagem, para tratamento de dormentes. O local fica ao lado da estação Franscisco Bernardino, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Tem muros, arame farpado e vigilância. A estrutura de aço inoxidável tem resistido as intempéries até agora. Mas contra o sucateamento das ferrovias no Brasil, não há aço que resista... Mesmo largado a própria sorte, o Trem de Prata mantém seu charme de trem de luxo. Por incrível que pareça, o autor achou numa das mesas empoeiradas essa nota feita por um dos garçons do Trem de Prata. Continua lá, como se ainda aguardasse o pagamento do passageiro...

http://groups.google.com.br/group/php-brasil/browse_thread/thread/b05410e8c6aadd9c

sekelsenmat
April 5th, 2009, 03:07 PM
Fico imaginando o que passou pela cabecinha do Luis Inácio lá na Europa passeando de trem para lá e para cá, sabendo que não temos no Brasil uma única linha de longa distância... É, acho que isso explica porque não temos carros para serem usados.

Não é verdade. O Brasil tem 2 linhas de longa distância de passageiros: Vitoria-Minas e Carajás

http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Transporte_ferrovi%C3%A1rio_de_passageiros_no_Brasil

Mas só o Vitória-Minas tem uma qualidade minimamente aceitavel.

xcleitonx
June 13th, 2009, 03:01 AM
Doze de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil, foi escolhido como data para a viagem inaugural do chamado Trem da Fé, que irá ligar as cidades de São Paulo e Aparecida.

A iniciativa é uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura da cidade, com vistas ao fomento do turismo na região.

Segundo informações do secretário de Turismo de Aparecida , Diego Camargo, que concedeu entrevista a uma emissora local na manhã desta sexta-feira, 12, já está “tudo encaminhado” faça a viagem inaugural.

Ele explicou que o trajeto terá entre duas horas e e meia e três horas de duração, ligando a estação da Luz, em São Paulo, à cidade de Aparecida.

A linha, que terá uma viagem de ida e outra de volta por semana, será operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nos moldes do Expresso Turístico, que já atende algumas regiões do estado.

O projeto do Trem da Fé será viabilizado graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo (Selt), a CPTM e a prefeitura de Aparecida.

Na avaliação do secretário Diego Camargo, a parceria é uma grande conquista para que se consiga incrementar o segmento turístico dentro da cidade, diminuindo também o fluxo rodoviário.

Ele explicou que a linha partirá de São Paulo aos sábados, devendo retornar aos domingos. A princípio, o trem iria retornar no mesmo dia, mas a mudança foi implementada após entendimentos com a Selt, que vai administrar os roteiros do trem.

Ainda de acordo com Camargo, o roteiro dos trens deverá ser adaptado ao fluxo da linha férrea da região, que é exclusivamente dedicada ao transporte de cargas.

O secretário de Turismo de Aparecida ressaltou ainda que a cidade é totalmente favorável a que o roteiro do Trem da Fé atinja as demais cidades do Fundo do Vale que integram o roteiro da fé. Ele acredita que exista a possibilidade de essa extensão ser concretizada, após a linha entrar em pleno funcionamento.

IcaroSP
June 13th, 2009, 03:13 AM
Eita, pior que vai sair do papel... Eu nem acreditava...

HRLR
June 13th, 2009, 03:32 AM
Já que o governo está planejando criar linhas turísticas de trens, uma sugestão que deixo: uma linha turística para São Roque e Fazenda Ipanema (perto de Sorocaba), que funcionaria assim:

O trem sairia da Barra Funda de manhã e faria a sua primeira parada em São Roque, onde desembarcaria os turistas que compraram o pacote para esta cidade; lá, um ônibus estaria à espera dos turistas, que ficariam o dia inteiro para visitar as vinícolas da região e a feira que há aos fins de semana no centro de São Roque. Em seguida, o trem seguiria viagem até a Fazenda Ipanema, localidade perto de Sorocaba, onde os turistas que compraram o pacote para este passeio passariam o dia visitando o complexo histórico e natural lá existente. Na volta, o trem pararia em São Roque para pegar os turistas que haviam ficado na cidade e retornaria para São Paulo.

Notícia que saiu nesta semana..

10/6/2009 - São Roque - SP

Efaneu e CPTM discutem trem turístico em São Roque
da Redação

A fim de tentar viabilizar a implantação do trem turístico com itinerário São Paulo - São Roque, o prefeito Efaneu Nolasco Godinho e o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello se reuniram na última quinta-feira, dia 4, com o gerente de Planejamento de Transportes, Ayrton Camargo e Silva, e o chefe de gabinete da Presidência da CPTM, Nivaldo Bosio para discutir detalhes do projeto.

De acordo com a parceria que ainda será formalizada, a CPTM fornecerá o trem que possui e fará a manutenção da linha férrea. Em contrapartida, a Prefeitura se comprometerá a restaurar a composição e para isso buscará apoio financeiro nos governos federal e estadual e também na iniciativa privada.

O trem turístico já é uma realidade em outras cidades que fizeram parte da expansão da ferrovia paulista como: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba (Santo André).

O projeto em São Roque está incluso numa segunda etapa em que a companhia tem como meta a implantação de mais três roteiros: o Trem das Montanhas (Campos do Jordão), o Trem dos Romeiros para Aparecida, além do Trem do Vinho em São Roque.

A Prefeitura pretende aproveitar o projeto e fazer com que os turistas que farão o passeio também conheçam outros três roteiros (enoturismo, turismo de aventura e cultural) que vai implantar em locais estratégicos próximos das estações ferroviárias.

De acordo com Efaneu, trem turístico é um projeto que há muito tempo vem sendo planejado para São Roque e que agora, com o interesse da CPTM o projeto poderá ser concretizado mais rápido.

http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=1072

richter30
June 13th, 2009, 03:39 AM
Muito bom...Vai ser chique essa linha

Chique vai ser o valor da tarifa :lol:
Se até Jundiai já cobram R$ 28 (ida e volta), esse para aparecida é capaz de cobrar mais de R$ 80 ou 100 (no minimo) pode esperar!

Doze de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil, foi escolhido como data para a viagem inaugural do chamado Trem da Fé, que irá ligar as cidades de São Paulo e Aparecida.

A iniciativa é uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura da cidade, com vistas ao fomento do turismo na região.

Segundo informações do secretário de Turismo de Aparecida , Diego Camargo, que concedeu entrevista a uma emissora local na manhã desta sexta-feira, 12, já está “tudo encaminhado” faça a viagem inaugural.

Ele explicou que o trajeto terá entre duas horas e e meia e três horas de duração, ligando a estação da Luz, em São Paulo, à cidade de Aparecida.

A linha, que terá uma viagem de ida e outra de volta por semana, será operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nos moldes do Expresso Turístico, que já atende algumas regiões do estado.

O projeto do Trem da Fé será viabilizado graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo (Selt), a CPTM e a prefeitura de Aparecida.

Na avaliação do secretário Diego Camargo, a parceria é uma grande conquista para que se consiga incrementar o segmento turístico dentro da cidade, diminuindo também o fluxo rodoviário.

Ele explicou que a linha partirá de São Paulo aos sábados, devendo retornar aos domingos. A princípio, o trem iria retornar no mesmo dia, mas a mudança foi implementada após entendimentos com a Selt, que vai administrar os roteiros do trem.

Ainda de acordo com Camargo, o roteiro dos trens deverá ser adaptado ao fluxo da linha férrea da região, que é exclusivamente dedicada ao transporte de cargas.

O secretário de Turismo de Aparecida ressaltou ainda que a cidade é totalmente favorável a que o roteiro do Trem da Fé atinja as demais cidades do Fundo do Vale que integram o roteiro da fé. Ele acredita que exista a possibilidade de essa extensão ser concretizada, após a linha entrar em pleno funcionamento.

se a concessionária de cargas não embaçar....

Rodalvesdepaula
June 13th, 2009, 03:42 AM
E já existiu um trem turístico para Aparecida em 1992, na época da RFFSA, operado pela antiga agência "Da Gente". A história deste serviço está neste site (http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp_3/trem%20de%20aparecida.htm).

Com certeza, o Trem da Fé fará muito sucesso e trará benefícios para Aparecida. O trânsito de ônibus na cidade aos domingos é tão grande que a área ao entorno da Basílica vira um caos no trânsito; eu já estive lá várias vezes e sei como é a situação num domingo cheio de ônibus de turismo na cidade.

A estação de Aparecida está reformada, é usada pela MRS e fica relativamente perto do Centro e das duas Basílicas (velha e nova). Entretanto, acho que a MRS vai dificultar a gestação deste trem, visto que o Ramal de São Paulo já está saturado por causa dos trens de minério, containers e bobinas de aço. Aliás, alguém poderia informar se a MRS ainda opera os trens piggy-back, onde caminhões são transportados por vagões-prancha?

Outro problema é achar material rodante para o serviço. Aí, neste caso, poder-se-ia botar as U20C de bitola larga que a CPTM já tem ou fazer uma parceria com a MRS para que esta puxem os comboios do Trem da Fé.

HGP
June 13th, 2009, 02:49 PM
Eu achava melhor o Expresso Padroeira, mas enfim, hahahahahahaha

Bom, a situação é que ainda estamos no Mundo das Idéias- para implantar o TF (Trem da Fé) realmente, precisamos saber:

1) Qual a composição do trem - Loco, carros que vão operar. Quantas unidades serão?
2) Como estão as vias desse percurso- precisam de alguma intervenção?
3) Viabilidade de paradas intermediárias.
4) Preço - tem que ser competitivo com o buso...

tnq13
June 14th, 2009, 06:05 AM
^^ Acho que a idéia num é tirar as pessoas dos ônibus e sim criar um serviço diferente, assim como é para Jundiaí, o ônibus para Jundiaí custa muito menos que 28 (SP-CPS que é o dobro da distância custa 19,5 de ônibus; SP-Jundiaí de trem custa só 2,55), mas o que vendem é o serviço diferenciado...

pranda2009
June 14th, 2009, 08:35 AM
^^

Mas isso é muito claro, será um trem turístico, jundiaí já provou que existe uma demanda reprimida neste sentido.

Trem turísitico não é transporte comum, ordinário, regular, para ligar um lugar a outro, é diversão, lazer, cultura, entretenimento, e hoje a procura por serviços que agreguem estes últimos adjetivos é muito grande.

Assim nada de confundir uma coisa com outra. Trem turísitico é uma coisa, transporte regional outra.

Podem cobrar R$ 150,00 - R$ 200,00 - um trem por semana do tamanho do de jundiaí, vai rodar lotado, com a mesma espera que existe para o passeio original, se não maior por ser Aparecida.

rkj
June 14th, 2009, 10:53 AM
Eu só me pergunto se a missão da CPTM inclui operar trens turísticos...

HGP
June 14th, 2009, 12:21 PM

Bola bem levantada rkj, mas devemos questionar o que está atrás dessa operação na verdade - gerar renda? simulações para linhas de longa distância? incorporação de vias???

netraider
June 14th, 2009, 01:11 PM
Bola bem levantada rkj, mas devemos questionar o que está atrás dessa operação na verdade - gerar renda? simulações para linhas de longa distância? incorporação de vias???

boa observacao, o governo de SP nao pode estar apenas brincando de trens em rotas turisticas, deve haver sim propositos mais profundos nessa estoria.

pranda2009
June 14th, 2009, 06:03 PM
^^

Eu acho que isto é achar "pelo em ovo" ou esperar mais do que a coisa realmente é.

Os expressos turísticos são iniciativas muito baratas de se implantar, e com um alto retorno, e se o transporte metropolitano não consegue gerar lucro, esta atividade dos expressos, gera, o que é ótimo para Cia e para o Poder Público, mesmo que este lucro seja pequeno frente as obrigações com o transporte.

Pode não fazer parte do escopo inicial da CPTM, mas faz parte das obrigações do Estado, incentivar o turismo local, a cultura e o lazer da população.

xcleitonx
June 14th, 2009, 06:41 PM
A operação desses trens turisticos é uma forma de estimular a implantação de trens expressos.

Quem não gostaria de sair da Luz e chegar em Campos do Jordão de trem?

f.c.r.
June 14th, 2009, 08:53 PM
Quem não gostaria de sair da Luz e chegar em Campos do Jordão de trem?

Bem pensado. Lembrando que basta uma parada em Pindamonhangaba para levar os passageiros à EFCJ, já operada pela SELT.
O secretário provavelmente tinha isso em mente na declaração que deu para a matéria acima.

tnq13
June 15th, 2009, 01:31 AM

Ainda que não faça, não vejo problema nenhum, ou você é tão Caxias a ponto de achar que deveriam mudar a missão ou então criar uma nova empresa para isso? A estrutura a CPTM já tem, por que não usá-la e ainda lucrar com isso?

jplopes
June 16th, 2009, 05:05 PM
Ainda não está concluído, pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, embora em fase final, o planejamento do trem turístico para Aparecida, da CPTM. O trem fará parte do serviço “Expresso Turístico” e está sendo internamente chamado de “Trem dos Romeiros”.

O plano da STM é iniciar com uma viagem (ida e volta) por semana, possivelmente aos domingos, saindo bem cedo da Estação da Luz (06h00 ou 6h30) e chegando a Aparecida por volta das 10h ou 10h30. A volta deverá ocorrer no mesmo dia por volta de 16h ou 16h30.

O percurso será pela Linha 12 até Eng. Manoel Feio e de lá seguindo pelo leito da antiga RFF, hoje concessionado à MRS Logística, até Aparecida. Não haverá escalas no percurso.

Um possível atendimento a Campos do Jordão é outro projeto independente em estudo. Poderá se feito com a litorina da CPTM que faria conexão em Pindamonhangaba com a Estrada de Ferro Campos do Jordão também de propriedade do Governo do Estado de São Paulo e hoje dirigida por um diretor cedido pela CPTM. As capacidades da litorina e da composição da EFCJ são semelhantes e sua adequação é mais lógica.

O equipamento a ser utilizado já foi solicitado pela STM ao DNIT. As negociações estão caminhando muito bem e há uma expectativa de liberação durante o mês de julho. A composição planejada é de 4 carros de passageiros + 1 carro restaurante + 1 carro bagageiro e 1 locomotiva diesel General-Electric U20C, da CPTM , mais adequada a esse percurso e já pronta para uso (está sendo enviada para pintura com programação visual do Expresso Turístico neste momento).

É muito difícil conseguir operar regularmente a partir de 12 de outubro. Essa informação não partiu da STM e sim das prefeituras da região, muito interessadas no projeto. Talvez seja possível fazer uma viagem-teste nessa data.

Para início dos serviços regulares são necessárias as seguintes providências:

1- Liberação e recebimento do material rodante necessário (DNIT).
2- Recuperação dos carros necessários para formar a primeira composição (CPTM).
3- Aprovação da linha especial turística no trecho Eng. Manoel Feio – Aparecida (ANTT).
4- Autorização para operação do serviço turístico no trecho Eng. Manoel Feio – Aparecida, hoje operado pela concessionária de carga MRS Logística (MRS).
5- Adequação da Estação de Aparecida (CPTM e Prefeitura).

Como se vê, para conseguir superar todas estas necessidades em menos de 4 meses vai ser necessário que tudo corra muito bem.

pranda2009
June 16th, 2009, 07:04 PM
^^

Obrigado,

Muito boas e completas as informações Jplopes!

Assim param as especulações. ;)

jplopes
June 16th, 2009, 09:25 PM

Há muita confusão sobre as atividades que a CPTM pode desempenhar.
Quem ler e analisar detidamente o decreto de constituição da CPTM verá que ela PODE fazer TUDO que interessa.
Especialmente:
- Pode operar em todo Estado, até fora das regiões metropolitanas (mediante convênios com municípios). Em decorrência pode voltar a operar trens de longo percurso.
- Pode até transportar carga;
- Pode, enfim, atuar variadamente em transporte, desde que haja interesse do Governo de São Paulo (inclusive trens turísticos).
E, pelo visto, parece que vai fazer muita coisa que pode.

Rodalvesdepaula
June 16th, 2009, 10:02 PM
jplopes, agradecemos novamente por mais estas informações e posso dizer que o governo do Estado parece sim ter em mente a volta dos trens de longo percurso em São Paulo (principalmente pelo fato do Trem dos Romeiros possuir carro-bagageiro e restaurante). Assim, acho que a CPTM poderá ser a nova FEPASA, desde que bem administrada e que não cometa os erros da falecida estatal.

paulista1978
June 18th, 2009, 08:14 PM
Que o governo não pense que só existe turismo religioso no Estado. Poderia reativar o trem p/ Capão Bonito (PETAR), p/ Brotas, P. Epitácio (aguas termais) e Santa Fé do Sul (rio Paraná), isso só pra começar.

paulista1978
June 18th, 2009, 08:27 PM
edit

Vicente A.O. Junior
June 18th, 2009, 09:16 PM
Pessoal,
O grande problema pra CPTM operar qualquer roteiro adicional no momento, além dos anunciados é frota, todos sabemos.
O que é realmente necessário agora, é aguardar os passos que o jplopes mencionou.
Se estão vendo com o DNIT a liberação de material, é bem provável que uma equipe técnica já tenha vistoriado material disponível pelos pátios da vida e selecionado o que pode ser recuperado; estão anunciando os roteiros, logo deve haver ao menos protocolos de intenção com as prefeituras; os entendimentos com a ANTT e concessionárias de carga também devem estar caminhando.
Lógico, também há questões políticas no meio, mas este não é o lugar para discutirmos isso.
O que importa é que poderemos ter notícias de expansão dos roteiros em breve. (Uma U-20 levando carros de passageiros por essa linha só lembra o Trem de Prata...)
E eu ficaria (não só eu, todos aqui) mais que contente em ver trens de passageiros regulares por São Paulo. Mas para que isso ocorra, ainda há um bom caminho a ser percorrido...

xcleitonx
June 19th, 2009, 12:38 AM
se o trajeto fosse feito com um 1100 da CPTM já estaria de ótimo tamanho, se sair esse trecho será lá pra 2010, e a CPTM já terá frota nova.

BrunoB.
June 19th, 2009, 12:40 AM
Que o governo não pense que só existe turismo religioso no Estado. Poderia reativar o trem p/ Capão Bonito (PETAR), p/ Brotas, P. Epitácio (aguas termais) e Santa Fé do Sul (rio Paraná), isso só pra começar.

vou acrescentar ai entao Panorama/Paulicéia (rio Paraná tb) q tem um ótimo potencial turísco, ótimos balneários e uma infra-estrutura razoável, apesar de necessitarem de melhoras...
aliás, esse trem poderia fazer escala em Tupã, q tb tem turismo aquático (termas da paulipetro :ohno:) e turismo histórico na cidade tb...

xcleitonx
August 31st, 2009, 12:58 AM
Projeto sobre o expresso turístico é feito pelo governo de SP.
Para CPTM, projeto é viável, mas não há data para sair do papel.

Carolina Iskandarian
Do G1, em São Paulo

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,21781335-EX,00.jpg

Vagões do extinto Trem de Prata serão restaurados para ir até Aparecida (Foto: Divulgação/ Christoffer R.)

Trem santo, expresso da fé, trem dos romeiros. O nome ainda não está definido, mas se depender da Secretaria de Turismo de Aparecida a locomotiva que vai ligar essa cidade à capital paulista parte soltando fumaça ainda no fim deste ano. O principal objetivo é levar turistas e romeiros até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, distante 167 km de São Paulo.

“Teremos um afluxo turístico porque as pessoas vão ter a curiosidade de vir de trem”, apostou o secretário de Turismo de Aparecida, Diego Samahá. “Os benefícios são inúmeros. É o resgate do transporte do trem e acho que vamos diminuir o tráfego na Via Dutra, que é o único acesso a Aparecida. Temos notícias de romeiros que vinham de trem para cá há uns 50 anos”, afirmou.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsável pela operação do trem, pôs um freio nas pretensões de Samahá. Por meio de sua assessoria de imprensa, disse que o projeto ainda está em fase de estudo, é viável, mas não tem data para ser colocado em prática.

Um dos empecilhos está em Juiz de Fora, Minas Gerais. São os vagões do antigo Trem de Prata, que fazia a ligação por trilhos entre Rio de Janeiro e São Paulo na década de 1990. Eles serão usados neste expresso turístico, mas precisam passar por restauração. “Eles ficaram em desuso por muito tempo”, disse Luiz Flaviano Furtado, coordenador de Turismo do estado de São Paulo.

Apesar do cronograma caminhar em velocidade lenta, uma vez que os vagões não começaram a passar pelo restauro, o secretário estadual de Turismo de São Paulo se mostrou otimista. "Trabalhamos com a previsão de colocar o trem em operação até o fim do ano", disse Claury Alves da Silva.

Andando nos trilhos

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,21781341-EX,00.jpg

Meta é colocar o trem nos trilhos até o fim do ano (Foto: Arquivo/ AE)

O trem percorreria aproximadamente 200 km, saindo da Estação da Luz, na região central de São Paulo, até chegar à estação ferroviária de Aparecida. Se a viagem será direta ou com paradas é mais um ponto a definir, mas ele funcionaria nos fins de semana. A malha ferroviária já está pronta. É a mesma usada por trens de carga que cortam o Vale do Paraíba.

De acordo com Silva, a passagem, a princípio, custaria R$ 28 para ida e volta. A ideia inicial é fazer viagens no mesmo dia, mas estuda-se a possibilidade de que os visitantes durmam em Aparecida e voltem no dia seguinte. "A meta é criar uma demanda para que o turista possa pousar na cidade".

Cada trem teria capacidade para 450 pessoas, como estimou o secretário de Turismo de Aparecida, Diego Samahá. De acordo com ele, a “cidade está preparada” para receber novos turistas. Em 2008, foram 9,5 milhões de visitantes ao longo do ano. No feriado de 12 de outubro, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o município de 36 mil habitantes chega a reunir até 200 mil peregrinos. É a data mais importante da cidade, que só perderia para o Vaticano em número de turistas.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,21772225-EX,00.jpg

Meta é colocar o trem nos trilhos até o fim do ano (Foto: Arquivo/ AE)

HORARIOS

O projeto do expresso turístico, que envolve ainda a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do estado e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, precisa passar pela concessionária MRS. É ela que detém a concessão da malha ferroviária no Vale do Paraíba e precisa ceder espaço para o trem de turistas.

“A grande questão é o compartilhamento (de horário)”, explicou Sérgio Henrique Carrato, gerente de concessão e arrendamento da empresa. De acordo com ele, os trens que passam "24 horas" entre Rio e São Paulo são só de cargas, mas uma cláusula no contrato da MRS prevê algumas viagens de passageiros naquele trajeto.

Carrato afirmou saber sobre a ideia do expresso até Aparecida, mas garantiu que “até o momento nunca houve a apresentação de documentos ou proposta” acerca do tema. Apesar da demora nas ações práticas, o coordenador de Turismo do estado mostrou otimismo. “Não visamos a rentabilidade, mas a interiorização e expansão do turismo paulista. É um resgate da nossa história”, disse Luiz Flaviano Furtado.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1282011-5605,00-ANTIGO+VAGAO+DO+TREM+DE+PRATA+PODE+LEVAR+ROMEIROS+A+APARECIDA.html

Eduardo GJF
August 31st, 2009, 01:07 AM
^^ Avelleda comentou isso hoje também (vocês vão me ouvir falar muito isso ehehe)