View Full Version : 14 novos shoppings adiados

Andre_Filipe
April 11th, 2009, 02:24 AM
14 novos shoppings já foram adiados
Projectos licenciados para inaugurar entre 2009 e 2011 sem nova data

As dificuldades do mercado também atingem os "shoppings" e, quase como prevenção, dezenas de promotores em terreno nacional preferiram adiar os seus projectos, já licenciados, para melhores dias.

O último relatório da Jones Lang LaSalle, empresa do sector imobiliário, indica que 2009 e 2010 não serão anos muito "dinâmicos" para a construção e inauguração de centros comerciais na Europa, e Portugal não escapa dessa regra.

"Desde o final do ano passado identificámos 14 projectos, com um total de cerca de 350 mil metros quadrados, com licenciamento, cujos promotores, por dificuldades várias, decidiram adiar a sua inauguração", afirmou ao JN, Manuel Puig, director-geral da Jones Lang LaSalle Portugal.

Trata-se de projectos com licença comercial, "na sua maioria ainda sem obra no terreno, poucos são os que já tinham avançado com o plano que adiaram", referiu, acrescentando, ainda, que todos tinham como previsão inaugurar os novos espaços entre 2009 e 2011.

Sem querer revelar os promotores dos novos centros comerciais, nem localizações exactas, Manuel Puig disse tratarem-se de equipamentos que estavam projectados para Lisboa, Porto, Braga, Leiria, Guimarães, Grande Porto e Vale de Sousa.

O responsável salientou que estes adiamentos se devem à conjuntura actual, e "que todos os projectos adiados são em espaços onde já existe oferta comercial deste género, não são carentes".

Frisou que, apesar de ainda haver espaço para centros comerciais, "existiu uma euforia que levou a um excesso de licenciamentos, especialmente em zonas de influência reduzida". Por outro lado, a dificuldade de acesso ao crédito, "com a banca a exigir mais estudos de viabilidade, também não facilita o processo, originando as dúvidas".

Bluesence
April 11th, 2009, 02:31 AM
:banana: :banana: :cheers: :cheers2: :pepper: :pepper:

DinamiT
April 11th, 2009, 11:49 AM
Será que o DVTJ se junta à lista? tou a ver aquilo muito atrasado...

TeKnO_Lx
April 11th, 2009, 12:11 PM
bom senso.

NelsonMirandaPT
April 11th, 2009, 12:14 PM
Eu sinceramente não percebo a alegria/tristeza nestas notícias. Estes CC são de empresas, as empresas fazem negócios e elas lá sabem o que querem fazer. lol.

Arpels
April 11th, 2009, 12:54 PM
já não é de agora k se assiste a um excesso de construção de grandes superficies, agora então ainda mais se justifica face á conjuntura economica actual.

Mateus_
April 11th, 2009, 01:03 PM
Quando a fome da em fartura! So pode acabar assim!

Miguel_Arq
April 11th, 2009, 01:14 PM
Ainda bem que foram adiados. Espero é que tenham sido mesmo abandonados.
Mais vale ter 1 centro comercial numa cidade com boas condições do que ter vários a funcionar pela metade.
Além disso, devem é apostar na modernização do comércio trabicional e reabilitar e dinamizar os centros históricos.

Eu conheço o caso de Guimarães e Braga.
Em Guimarães existe já um centro comercial da Sonae, que está agora em obras de remodelação e ampliação.
Mais ou menos a 3 Km já está em construção outro centro comercial, ainda maior do que o outro.
Havia ainda outro centro comercial licenciado na zona da Universidade. Já se previa que esse terceiro não tivesse pernas para andar. Guimarães não tem mercado para 3 empreendimentos desta dimensão, mesmo quando passar esta conjuntura de crise.

Em relação a Braga, é o mesmo caso. Existe o BragaParque, também em obras de ampliação. O DolceVita em construção. E o EspaçoBraga também licenciado. Obviamente que o mercado não chega para todos.

Ainda bem que não se vão construir. Daqui a alguns anos ía-mos assistir a mega espaços, completamente abandonados e com grandes impactos na paisagem.

Arpels
April 11th, 2009, 01:27 PM
um dos tais em Braga é sobre a necropole Romana ne? :? ya era bom k a razão do adiamento fosse essa e não apenas a conjuntura económica!!

Miguel_Arq
April 11th, 2009, 01:52 PM
um dos tais em Braga é sobre a necropole Romana ne? :? ya era bom k a razão do adiamento fosse essa e não apenas a conjuntura económica!!

Não ouvi falar sobre a Necrópole Romana...
Talvez fosse um quarto centro comercial que a empresa FDO queria construir. Esse ficaria numa zona onde há um aqueduto romano, penso. Mas não sei se a necrópole se localiza nessa zona, até porque o centro da cidade e antiga cidade de Bracara Augusta ainda fica um pouco distante.

O Espaço Braga estava destinado para uma antiga pedreira, não muito londe do Estádio Municipal e do Dolce Vita.

Luís Raposo Alves
April 11th, 2009, 10:19 PM
EXCELENTE NOTÍCIA :applause:

PortoNuts
April 11th, 2009, 10:21 PM
Espero que fiquem para sempre na gaveta e que os projectos sejam queimados. CHEGA DE SHOPPINGS!!!:banana:

visconde
April 12th, 2009, 02:03 PM
que pena que eu tenho :(

PedroGabriel
April 12th, 2009, 02:19 PM
O Porto não tem muito que festejar, está completamente saturado de shoppings.

Ainda bem que foram adiados. Espero é que tenham sido mesmo abandonados.
Mais vale ter 1 centro comercial numa cidade com boas condições do que ter vários a funcionar pela metade.
Além disso, devem é apostar na modernização do comércio trabicional e reabilitar e dinamizar os centros históricos.

Eu conheço o caso de Guimarães e Braga.
Em Guimarães existe já um centro comercial da Sonae, que está agora em obras de remodelação e ampliação.
Mais ou menos a 3 Km já está em construção outro centro comercial, ainda maior do que o outro.
Havia ainda outro centro comercial licenciado na zona da Universidade. Já se previa que esse terceiro não tivesse pernas para andar. Guimarães não tem mercado para 3 empreendimentos desta dimensão, mesmo quando passar esta conjuntura de crise.

Em relação a Braga, é o mesmo caso. Existe o BragaParque, também em obras de ampliação. O DolceVita em construção. E o EspaçoBraga também licenciado. Obviamente que o mercado não chega para todos.

Ainda bem que não se vão construir. Daqui a alguns anos ía-mos assistir a mega espaços, completamente abandonados e com grandes impactos na paisagem.
exactamente. Isso que se passa no chamado quadrilatero e visivel nos foristas, é um bocado dah, parece que os shoppings é o grande desenvolvimento da terra, por isso quantos mais melhor, é preciso cuidado quando ja se tem mais que um shopping. antes vale um shopping cheio de vida e boas lojas que varios moribundos.

Suspeito que o go!shopping da Povoa foi com os passarinhos, infelizmente, era o unico shopping de jeito que teriamos =( mas a camara era contra. espero estar enganado e espero que o do Varzim Plaza Mar é que vá com os passarinhos.

GO!SHOPPING PÓVOA DO VARZIM

* Localização. Póvoa de Varzim
* ABC. 56.700,00 m2
* ABL. 45.687,10 m2
* Data prevista de abertura. 4º trimestre de 2011
* Fase do Projecto. Licenciamento comercial previsto – Fev. / 2009

suponho que a fase de licenciamento comercial nao ocorreu.

Havia tb um shopping de uma empresa alema no estadio do Rio Ave. nUNCA mais se ouviu falar.

Mr Strangelet
April 12th, 2009, 04:58 PM

Esse tal em cima da necropole romana (na Avenida da Liberdade) não está parado além de que nem sequer é considerado um shopping convencional. As obras avançam a bom ritmo, e acrescento que já é sabido que este empreendimento vai ter um nucleo museologico aonde vai ser exposto o que se encontrou nas pesquisas arqueológicas.
De igual forma as obras do DV Braga avançam a bom ritmo, a estrutura já está praticamente completa, estão a concluir a cobertura. :okay:

Miguel_Arq
April 13th, 2009, 12:16 AM
GO!SHOPPING PÓVOA DO VARZIM

* Localização. Póvoa de Varzim
* ABC. 56.700,00 m2
* ABL. 45.687,10 m2
* Data prevista de abertura. 4º trimestre de 2011
* Fase do Projecto. Licenciamento comercial previsto – Fev. / 2009

suponho que a fase de licenciamento comercial nao ocorreu.

Havia tb um shopping de uma empresa alema no estadio do Rio Ave. nUNCA mais se ouviu falar.

De facto, não ocorrou o licenciamento. Aqui está a listagem dos licenciamentos obtidos até ao início de Abril de 2009.
http://img231.imageshack.us/img231/7958/imagem1v.jpg

DinamiT
April 13th, 2009, 06:18 PM
^^
O.O Fonix O.O

Espero que façam o Loures Retail Park... xD

Barragon
April 13th, 2009, 10:31 PM
:gaah: não quero o continente aqui ao pé de mim :gaah:

Arpels
April 13th, 2009, 10:39 PM
Esse tal em cima da necropole romana (na Avenida da Liberdade) não está parado além de que nem sequer é considerado um shopping convencional. As obras avançam a bom ritmo, e acrescento que já é sabido que este empreendimento vai ter um nucleo museologico aonde vai ser exposto o que se encontrou nas pesquisas arqueológicas.
De igual forma as obras do DV Braga avançam a bom ritmo, a estrutura já está praticamente completa, estão a concluir a cobertura. :okay:

assim está bem, imaginava mais uma grande superficie convencional :yes::okay:

rpc08
April 13th, 2009, 10:46 PM
Porreiro! Parece que por fim os investidores começam a abrir os olhos...e para mim muitos deles podem nem abrir...tirando o de Évora, de Beja, de Portalegre e um em Setúbal...um em Famalicão e Pombal também podem ser mas já serão forçados...

Qual é o CC Guarda Power Center? Mais um?! E o CC Leclerc Viseu?...:uh:

@Barragon: então mas acabaram o Forum Barreiro há poucos meses e já está licenciada a sua expansão? É de doidos...

alentejolover
April 13th, 2009, 10:50 PM
Isso tá tudo mal...o "suposto" CC de Évora deverá ficar ás portas do CH...não na Horta das Figueiras...

E pela conversa do Presidente da CMÉ estou a ver que vai abrir daqui a 10 anos...

Fábio_Braga
April 13th, 2009, 10:57 PM
gostava de saber quais sao os CC's que vao ser adiados em Braga...nao me parece que seja o DV...só se for o espaçoBraga :dunno:

Mr Strangelet
April 13th, 2009, 11:16 PM
gostava de saber quais sao os CC's que vao ser adiados em Braga...nao me parece que seja o DV...só se for o espaçoBraga :dunno:

É o Espaço Braga :okay:
Sabe-se que não há qualquer desistência do projecto, apenas se adiou o inicio da construção.

Miguel_Arq
April 14th, 2009, 01:44 AM
Porreiro! Parece que por fim os investidores começam a abrir os olhos...e para mim muitos deles podem nem abrir...tirando o de Évora, de Beja, de Portalegre e um em Setúbal...um em Famalicão e Pombal também podem ser mas já serão forçados...

Qual é o CC Guarda Power Center? Mais um?! E o CC Leclerc Viseu?...:uh:

@Barragon: então mas acabaram o Forum Barreiro há poucos meses e já está licenciada a sua expansão? É de doidos...

Um Centro Comercial em Famalicão é forçado?
Um concelho com 140.000 pessoas?! :D

Até estão 2 licenciados actualmente.
Num deles, já andam a tratar das expropriaçoes para o alargamento da estrada de acesso.

ruilito
April 14th, 2009, 08:20 PM
eheheheh Dois shoppings em felgueiras (ehehehehehhehhehehe !!!! ihihihihhi), dois em famalicão, três na guarda, entre outros... Claro que pararam 14... e pararam muito mais que não estavam nessa lista!!!!! E vaõ falir outros que já abriram...

Os Srs da JLL deviam era dizer quanto cobraram pelos estudos que viabilizaram alguns desses 14 e que agora afinal não são viáveis.

Miguel_Arq
April 14th, 2009, 10:55 PM
eheheheh Dois shoppings em felgueiras (ehehehehehhehhehehe !!!! ihihihihhi), dois em famalicão, três na guarda, entre outros... Claro que pararam 14... e pararam muito mais que não estavam nessa lista!!!!! E vaõ falir outros que já abriram...

Os Srs da JLL deviam era dizer quanto cobraram pelos estudos que viabilizaram alguns desses 14 e que agora afinal não são viáveis.

"Sem querer revelar os promotores dos novos centros comerciais, nem localizações exactas, Manuel Puig disse tratarem-se de equipamentos que estavam projectados para Lisboa, Porto, Braga, Leiria, Guimarães, Grande Porto e Vale de Sousa."

Como se pode concluir deste paragrafo, dos shoppings que pararam nenhum fica localizado em Famalicão.

PedroGabriel
April 15th, 2009, 12:23 AM
famalicao ainda nao tem shopping pois nao?

Miguel_Arq
April 15th, 2009, 12:58 AM

Desta nova geração de Centros Comerciais, não tem ainda.

smasher_marques
April 16th, 2009, 01:36 AM
Já que se fala de licenciamentos, não são precisos licenciamentos para a expansão dos shoppings?

Miguel_Arq
April 16th, 2009, 02:23 AM
Já que se fala de licenciamentos, não são precisos licenciamentos para a expansão dos shoppings?

Sim, são necessários.

smasher_marques
April 16th, 2009, 01:49 PM
Sim, são necessários.
Sendo assim não seria suposto vermos desde já o licenciamento para o aumento do GuimarasShopping nessa lista?

As obras já começaram, e tem, ou tinha, abertura prevista para o Outono. Ou só precisam da licença para quando forem abri?

Miguel_Arq
April 16th, 2009, 10:08 PM
Sendo assim não seria suposto vermos desde já o licenciamento para o aumento do GuimarasShopping nessa lista?

As obras já começaram, e tem, ou tinha, abertura prevista para o Outono. Ou só precisam da licença para quando forem abri?

Sim, claro e do BragaParque.
Certamente não encontras lá nenhuma placa com o aviso de licenciamento, isto porque as obras devem estar a decorrer sem licença.

rpc08
April 16th, 2009, 10:23 PM

Tendo em conta que tem Braga, Guimarães e Maia/Porto a um passo, quase que se pode dizer que sim, é forçado...

smasher_marques
April 17th, 2009, 01:41 AM
Sim, claro e do BragaParque.
Certamente não encontras lá nenhuma placa com o aviso de licenciamento, isto porque as obras devem estar a decorrer sem licença.
Eu acho que em Guimarães a câmara já deu a licença de construção.

Até porque para a cidade só trará benefícios, porque alem das obras do shopping em si, irão melhorar a central de camionagem, que está por baixo da zona nova do shopping e terão que reformular os acessos ao shopping. Porque aquela entrada de Guimarães é um autentico caos! Tal como a outra diga-se de passagem...

Trajno
April 17th, 2009, 01:55 AM
:gaah: não quero o continente aqui ao pé de mim :gaah:

:lol:

preferes o elefante????

StandAlone
April 21st, 2009, 07:30 PM
:lol:

preferes o elefante????

tu és macaaaaaaaaco....
:nuts:

StandAlone
April 21st, 2009, 07:32 PM

Até estão 2 licenciados actualmente.
Num deles, já andam a tratar das expropriaçoes para o alargamento da estrada de acesso.

Eu sei qual é !.....
:):):)

ruilito
June 2nd, 2009, 03:38 PM
Eu sei qual é !.....

Está algum deles a avançar???

Miguel_Arq
June 3rd, 2009, 01:24 AM
Eu sei qual é !.....

Sabes!?
:)

GAMM
June 3rd, 2009, 02:00 AM
O projecto da nexity, foi comprado?
Um vai ser promovido pelo grupo sonae, e o outro?
Pelo menos 1 vai em frente de certeza, pode demorar um pouco, mas certamente vai ser construido e vai ter exito.

Miguel_Arq
June 3rd, 2009, 09:38 AM
Pelo menos 1 vai em frente de certeza, pode demorar um pouco, mas certamente vai ser construido e vai ter exito.

http://img15.imageshack.us/img15/1153/shoppingnx9.jpg

Segundo as últimas notícias, o inicio da construção deste centro comercial deverá estar para breve. :yes:
O projecto do Grupo Nexity foi comprado Grupo Holandês ING Development, o mesmo grupo que construiu o Fórum Coimbra e o Dolce Vita Tejo, em parceria com o Grupo Amorim.

PulseFighter
June 3rd, 2009, 10:03 AM

:lol: Falam-se de shoppings como se fossem infraestruturas essenciais nas localidades, à semelhança do centro de saúde, dos bombeiros e das escolas :lol::lol::lol:

Miguel_Arq
June 3rd, 2009, 10:08 AM
:lol: Falam-se de shoppings como se fossem infraestruturas essenciais nas localidades, à semelhança do centro de saúde, dos bombeiros e das escolas :lol::lol::lol:

Realmente... :lol:

Até parece uma "infra-estrutura" essencial! :D

StandAlone
June 3rd, 2009, 12:03 PM
Realmente... :lol:

Até parece uma "infra-estrutura" essencial! :D

nao sei se Felizmente ou se Infelizmente os shoppings se tornaram infraestruturas essenciais... Nós não morremos se não houverem shoppings... :)loool
Tornaram-se num factor diferenciador das cidades, oferecem conforto e são símbolo de qualidade de vida:cheers:

ruilito
June 3rd, 2009, 01:57 PM

Isso quer dizer que o hipermercado é continente ou que é a Sonae Sierra a desenvolver?

Filipe_Teixeira
June 3rd, 2009, 02:03 PM
boa noticia
mas boa boa era nao fazerem nenhum até 2050

ruilito
June 3rd, 2009, 02:32 PM
boa noticia
mas boa boa era nao fazerem nenhum até 2050

é boa noticia para quem têm muitos centros à porta. Para quem tem que se deslocar 50 ou 100km para ir às compras já não tem tanta piada.

é fácil falar de barriga cheia.