View Full Version : Requalificação do Padrão dos Descobrimentos

traveler
April 27th, 2009, 12:05 AM
1,274 mil euros para requalificação do Padrão dos Descobrimentos

No âmbito do Programa de Intervenção do Turismo (PIT), o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, autorizou a atribuição de um incentivo, no valor de 1, 274 mil euros, para a requalificação do Padrão dos Descobrimentos.

O projecto , segundo o gabinete de comunicação do SET, vai permitir requalificar a área interior visitável melhorando as suas condições de fruição e investindo na sua valorização enquanto património histórico e arquitectónico de referência turística e cultural, que se pretende dotado de novos e atractivos conteúdos.

O Padrão dos Descobrimentos é um dos locais de Portugal com maior projecção mundial, sendo um dos monumentos portugueses mais visitados (cerca de 200 mil visitantes/ano, 80% dos quais estrangeiros).

Gwo Loo Waan
April 27th, 2009, 08:16 AM
Está muito mal explicadinho...

O Prof Godin
April 27th, 2009, 08:53 PM
…ainda há pouco tempo foi reabilitado…

_Rick_
April 27th, 2009, 08:57 PM
O padrão precisa efectivamente de uma limpeza por fora.........mas também não percebo o porquê de tanto dinheiro.

Seria bem mais útil aplicá-lo doutras formas. Existem coisas bem mais necessitadas bem perto do padrão.

Gustavo__Almeida__
April 28th, 2009, 01:20 PM
Não me parece que esteja assim a precisar de uma recuperação tão urgente...

http://i263.photobucket.com/albums/ii159/rubenbriosa/port116.jpg

http://i263.photobucket.com/albums/ii159/rubenbriosa/port118.jpg

TeKnO_Lx
April 28th, 2009, 01:22 PM
needs a new paint job

Filipe_Teixeira
April 28th, 2009, 01:25 PM
mas onde raio esta a dizer q vai ser reabilitado por fora? :lol:

"vai permitir requalificar a área interior visitável melhorando..."

PedroGabriel
April 28th, 2009, 01:26 PM
Lisboa - O Buraco Negro de Portugal

Filipe_Teixeira
April 28th, 2009, 01:27 PM
Lisboa - O Buraco Negro de Portugal
mais valia olhares para o biliao que vai ser gasto na dispensavel nova ponte..

PulseFighter
May 18th, 2009, 12:42 PM
mais valia olhares para o biliao que vai ser gasto na dispensavel nova ponte..

Não digas isso senão o Sotavento cruxifica-te :lol::lol::lol::lol:

[Smeagol]
May 18th, 2009, 07:22 PM
Independentemente das opiniões de cada um, a verdade é q a nova ponte sempre vao lá passar carros, metro e tgv´s... seja o que for!

agora neste caso é flagrante gastarem tanto... num monomento que ainda esta em bom estado... e no entanto temos tantos ai a precisar de intervenção...

esta sim parece-me ser a critica certa a fazer...

Filipe_Teixeira
May 19th, 2009, 12:25 AM
Não digas isso senão o Sotavento cruxifica-te :lol::lol::lol::lol:
por causa da resposta q me deu no outro dia sobre o mesmo assunto?

datuhx
May 19th, 2009, 02:31 PM
"1, 274 mil euros" --> Isto é 1 milhao e 274 mil euros ou apenas 1274 €??

Império-CostaAzul
May 19th, 2009, 04:31 PM
:lol:
é 1 milhão e 274 mil euros
Parece-me enorme

DinamiT
May 19th, 2009, 06:37 PM
http://i148.photobucket.com/albums/s31/DinamiT_1994/Skyscraper%20City/101_1537.jpg

Precisa é de uma limpeza exterior, não vejo onde é que vão gastar esse dinheiro todo -.-

poiman
May 19th, 2009, 07:22 PM
que se lixe o interior, arranjem mas é o exterior... portugal vive de aparências! :nuts:

visconde
May 19th, 2009, 09:34 PM
mesmo o exterior nao ta assim TAO mau..
ok a parte de baixo está escura... mas ha monumentos importantes e em pior estado de certeza..

Império-CostaAzul
May 19th, 2009, 11:29 PM
sim a estàtua equestre na praça do comercio é um bom exemplo disso

DinamiT
May 19th, 2009, 11:55 PM
Tens alguma foto da estátua? Já ouvi falar que está muito mal, mas há muito que não vou ao TP e não me lembro de ter reparado nada.

Arpels
May 20th, 2009, 02:15 PM
por fora está sujinho mas parece-me massa a mais :sly: nada de estranho nas obras nesta cidade mas...

Império-CostaAzul
May 20th, 2009, 03:25 PM
O que deve sair mais caro nesta obra deve ser o famoso conteùdo

SR-71
May 20th, 2009, 03:28 PM
Não deve ser só o edifício em si (espero). Também pode ser gralha da notícia.

Arpels
May 21st, 2009, 10:35 PM
O que deve sair mais caro nesta obra deve ser o famoso conteùdo

hm:? :sly:

Império-CostaAzul
May 21st, 2009, 10:53 PM
hm:? :sly:

estou a falar do que diz na noticia :)

"...requalificar a área interior visitável melhorando as suas condições de fruição e investindo na sua valorização enquanto património histórico e arquitectónico de referência turística e cultural, que se pretende dotado de novos e atractivos conteúdos."

Ainda estou para ver o que vai sair dali

DinamiT
May 22nd, 2009, 04:18 PM
Acho que o interior não tem nada de especial para melhorar...

Império-CostaAzul
May 22nd, 2009, 08:31 PM
... questão de conteudo...não de reabilitação interior..
O conteùdo pode-se sempre amelhorar

DinamiT
May 25th, 2009, 06:09 PM
Mas sendo assim "Requalificação" não é a palavra mais apropriada...

Império-CostaAzul
May 25th, 2009, 07:49 PM
Bom a ver se nos entendemos :lol:.. sera feita a requalificação do edificio mais a instalação do famoso conteudo. é mais que uma requalificação

DinamiT
May 26th, 2009, 09:34 PM
Não tem espaço para muita coisa

Império-CostaAzul
May 26th, 2009, 11:04 PM
la isso é verdade

DinamiT
May 27th, 2009, 08:30 PM
mas realmente agora me lembro de ter visto lá no padrão um espaços vazios tapados por uma cortina... Secalhar tem algo haver com isso...

Império-CostaAzul
May 27th, 2009, 09:14 PM
talvez sim

Bugio de Oeiras
August 10th, 2009, 01:01 AM
"O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vai para obras e estará encerrado durante algum tempo, embora o período não tenha sido especificado, já que o edifício necessita de intervenção na sua superfície em pedra, além de precisar de um ajustamento na sua oferta cultural. O projecto de renovação encontra-se na fase de estudo prévio e, portanto, as operações de âmbito arquitectónico estão ainda em fase de estudo. Espera-se, porém, que as obras estejam terminadas no próximo ano, a tempo da celebração dos 50 anos do monumento."A intervenção respeitará em absoluto, como é óbvio, toda a carga iconográfica e simbólica do monumento", assegura Miguel Honrado, presidente do Conselho de Administração da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), entidade camarária responsável pelo edifício. No projecto, pretende-se aproveitar a necessidade de reabilitação física para, igualmente, "dotar o padrão de novas valências ao nível expositivo e de conteúdos", com novas funcionalidades para suportar mais visitantes. A aposta num novo estilo de exposição é uma forma de garantir a visita ao monumento como "algo único, original e inolvidável", segundo Miguel Honrado. Os estudos de revitalização englobam diversas áreas, desde a arquitectura até ao design de exposições, não esquecendo as novas tecnologias e as energias renováveis, para garantir "o aprofundamento de uma relação integrada entre o edifício e a sua envolvente natural única".O projecto tem ajuda de financiamento calculada em 1.274.585 euros, disponibilizada pelo Instituto do Turismo, no âmbito da candidatura da empresa pública ao PIT, Programa de Intervenção do Turismo. No ano passado, o monumento contabilizou 175.565 visitantes, segundo dados fornecidos pela gestora do Padrão dos Descobrimentos, Maria João Sousa."

Fonte: PÚBLICO

JohnnyMass
August 10th, 2009, 01:19 AM
os 200000 são para limpar por fora, o milhão espero que não seja para alguma burrice... já sabemos que as "requalificações" em portugal têm tendência para meter água...

Bugio de Oeiras
August 10th, 2009, 01:30 AM
Os valores que anunciam para o custo da obras nunca correspondem ao valor que, de facto, se gasta . Esta como, aparentemente, é mais simples talvez não derrape tanto. Agora, quando ao valor já apurado, não sei avaliar bem o custo.

xdexina
August 11th, 2009, 12:11 AM
acho que merece mesmo um rejuvenescimente facial... o padrão... sei que é dinheiro desperdiçado mas enfim aquilo já tava a ficar como a sagrada familia... meio negro lol:lol::lol::lol:

_Rick_
August 11th, 2009, 02:42 AM
acho que merece mesmo um rejuvenescimente facial... o padrão... sei que é dinheiro desperdiçado mas enfim aquilo já tava a ficar como a sagrada familia... meio negro lol:lol::lol::lol:
De modo algum. Manter os monumentos bem cuidados nunca é dinheiro desperdiçado. Particularmente numa cidade com bastante turismo e que se quer afirmar ainda mais nesse aspecto. Mesmo se ignorares todo o valor patrimonial que ali está, só em entradas aquilo rende bastante dinheiro. Contando com o número de turistas que dizem que teve no último ano, temos mais de 400 000€ por ano em entradas (e isto com o padrão todo sujo). E isto só por si (sem contar com as receitas comerciais da zona à conta dos turistas devido à concentração de monumentos e museus em Belém).

Luís Raposo Alves
August 11th, 2009, 01:27 PM
Os vossos comentários são engraçados. Passam a vida a falar em requalificação e reabilitação. No entanto, quando alguma coisa é reabilitada, dizem que é dinheiro mal gasto.

Enfim.. sem comentários... :ohno: