View Full Version : Monotrilho de Poços de Caldas pode voltar a funcionar

Jfar_pçs
April 28th, 2009, 08:03 PM
Jornal da Mantiqueira – 28/04/2009
Repórter Luciene Cunha

Poços de Caldas, MG – A concessão e a exploração do monotrilho foram dadas em 1981 pelo então prefeito Ronaldo Junqueira, com aprovação da Câmara Municipal. Segundo a Lei 3.119, a empresa tem 50 anos para explorar o equipamento, ou seja, ainda faltam 22 anos para que o empreendimento possa integrar o patrimônio público.
Mas, passados 28 anos de concessão o monotrilho nunca funcionou de fato e agora a empresa responsável pelo sistema pretende colocá-lo em funcionamento até o final deste ano.
A informação foi dada pelo prefeito Paulo César Silva (PPS), que se reuniu com os responsáveis pela empresa que detém o direito de concessão, a Ferreira & Sarti.
“Durante minha campanha eleitoral o monotrilho foi tema de vários debates e questionamentos e eu disse que se vencesse as eleições eu iria chamar os responsáveis pelo empreendimento para cobrar uma definição”, explica.
Silva disse que tem em mãos diversas sugestões do que pode ser feito com o monotrilho e toda a estrutura, entre elas até uma possível demolição e uma adaptação do que já foi edificado para outras finalidades. Contudo, o prefeito ressalta que existe uma concessão que ainda não venceu e qualquer intervenção do município pode gerar uma indenização.
“Eu não posso simplesmente chegar alí e tomar qualquer atitude em relação a esse equipamento. Cheguei a pedir à minha assessoria jurídica que fizesse estudos para avaliar a possibilidade de romper o contrato, mas não podemos”, coloca.
O chefe do Executivo disse que em reunião com a Ferreira & Sarti foi passado a ele a possibilidade de colocar o monotrilho em funcionamento até o final deste ano. “O responsável pela empresa disse que está contratando uma nova equipe para remodelar e modernizar o equipamento. Ele também já está recuperando aquela área que caiu e ocasionou a derrubada do pilar e duas vigas do monotrilho em dezembro de 2003. Pelo que ele me disse até o final do ano o projeto estará concluído”, relata.
Silva disse ainda que fez um desafio ao responsável pelo monotrilho que dê esse presente à cidade e que a obra seja concluída até o dia 6 de novembro, aniversário de Poços. Caso isso não aconteça, o prefeito disse que voltará a discutir o assunto, já que o monotrilho ao longo desses anos é alvo de questionamentos e insatisfação de muitas pessoa. “Além da população de Poços, recebemos inúmeros e-mails de turistas questionando essa obra, se ele funcionar será um grande presente para a cidade”, conclui.
O projeto inicial do monotrilho previa a construção de 30 quilômetros de trilhos, que percorreriam o centro da cidade, alguns bairros e a área industrial. Hoje, depois de mais de 28 anos, é possível observar que o equipamento não trouxe resultados concretos para a cidade.
Segundo o inciso V da Lei, a concessionária é responsável por qualquer risco e perigo causado pelo empreendimento, desde a sua implantação.

http://i303.photobucket.com/albums/nn150/JFarina_photos/wwwpellportlandor.jpg

http://i303.photobucket.com/albums/nn150/JFarina_photos/Monotrilho.jpg

Jfar_pçs
April 28th, 2009, 08:07 PM
Tem um texto muito interessante no blog de um jornalista daqui de Poços que também versa sobre o assunto, vale a pena ler:
http://horadaverdadeoutrostextosforadehora.blogspot.com/2009/04/monotralha.html
é isto...

observador_bh
April 29th, 2009, 07:19 PM
Ja andei nesse monotrilho em 1990, quando estava operando em testes.

Mas, pergunto. Há demanda que o justifique, ao menos no techo proximo de ficar pronto, que seria do terminal de onibus no centro até a rodoviária (proximo ao shopping)?

Qual seria a vantagem dele sobre o onibus, já que Poços não tem problemas de transito como as grandes metropoles, principalmente ao longo da Av Antonio Carlos?

Rodalvesdepaula
April 29th, 2009, 09:47 PM
Mas, a prefeitura não estava cogitando desmontar o monotrilho?

pranda2009
April 29th, 2009, 09:58 PM
^^

Nem Gabriel Garcia Marques teria concebido algo igual, na verdade nossos políticos são os mestres do realismo fantástico....:ohno::ohno::ohno:

Honda Power
April 30th, 2009, 02:57 AM
Edit
De fato, um trecho dele desabou. Lembro de ter passado pelos destroços há uns quatro anos. Também houve um descarrilamento, pelo que eu li no blog. Ninguém se feriu, aparentemente, pois o carro estava vazio.

Também vi ele andando, quando era criança. Mas acho que a função dele seria mais turística do que qualquer outra coisa....

Espartano_bsb
April 30th, 2009, 03:06 AM
Estou na torcida pelo retorno monotrilho de Poços!

Jfar_pçs
April 30th, 2009, 03:04 PM
Ja andei nesse monotrilho em 1990, quando estava operando em testes.

Mas, pergunto. Há demanda que o justifique, ao menos no techo proximo de ficar pronto, que seria do terminal de onibus no centro até a rodoviária (proximo ao shopping)?

Qual seria a vantagem dele sobre o onibus, já que Poços não tem problemas de transito como as grandes metropoles, principalmente ao longo da Av Antonio Carlos?

A função dele é eminentemente turística;

Jfar_pçs
April 30th, 2009, 03:06 PM
^^

Nem Gabriel Garcia Marques teria concebido algo igual, na verdade nossos políticos são os mestres do realismo fantástico....:ohno::ohno::ohno:

É verdade, faltou isto no "Cem anos de solidão"... mas a iniciativa é privada. O erro talvez tenha sido o poder público permitir da maneira como foi feito. Acontece que esta mesma empresa foi quem construiu o teleférico e este equipamento (hoje do município) sempre funcionou perfeitamente atendendo seus objetivos (atrair e proporcionar uma agradável passeio aos turistas).

FMoretti
April 30th, 2009, 04:21 PM
Ué, estranho. O contrato de concessão não tem um calúsula que obriga a empresa a manter funcionando o monotrilho?! Se não, vai ser bem estranho. E que ele volte a funcionar logo. Assim organizaremos um encontro SSC para andar no monotrilho.

pranda2009
April 30th, 2009, 04:53 PM
^^

Vai saber que "raio" de concessão fizeram nos anos 80 para isso ???

Devem ter consultado um "devogado" para fazer o contrato...

Segundo o jornalista do blog, citado ai em cima, até a Prefeitura "perdeu o contrato".

Ou seja é no mínimo surrealista. Se não for obra do Realismo Fantástico do Gabo ou então coisa do cinema novo do Glauber Rocha.....

paulista1978
April 30th, 2009, 07:58 PM
Tambem gostaria que voltasse. Pode ter uso tanto turistico como local, ja que une o terminal rodoviario ao urbano.

Beto Mineirinho
May 1st, 2009, 05:22 PM
Espero que ele volte a funcionar

MONORAIL
May 2nd, 2009, 01:59 AM
Eu também estou na torcida para que ele volte a funcionar, e quem sabe, com expanssão da rede!

http://img252.imageshack.us/img252/1567/indexmontage.jpg

Ralph Yamaguti
September 11th, 2011, 05:11 AM
Puxa vida, seria tão maravilhoso se o monotrilho de Poços de Caldas vingasse para ligar pelo menos do Centro da cidade para os principais bairros, desestimulando o uso do automóvel, seja para classe rica e classe pobre.

Sem contar que é um transporte limpo e confortável, em vez de ficar como um lamentável elefante branco de enfeite.:ohno:

Não consigo me manter calado, ainda mais que eu irei viajar aí à Poços de Caldas!

Rodalvesdepaula
September 11th, 2011, 03:33 PM
Sei lá... Estava rolando um papo de que o monotrilho iria ser desmontado. Faz dois anos que não vou para PCS, mas as coisas não devem ter mudado por lá.

Enquanto isso, a Circullare implantou o sistema AMIGO de integração por ônibus, que causou muita chiadeira da população pelo número excessivo de baldeações. Lá, o sistema é dividido em cinco categorias, cada uma com sua tarifa própria:

Alimentadora: R$ 1,50 (bairro-terminal)
Troncal: R$ 2,50 (terminal-Terminal Central de Linhas Urbanas)
Perimetral: R$ 2,50 (interbairros)
Radial: R4 2,50 (bairro-Terminal Central de Linhas Urbanas)
Fazendas: R$ 5,00

Danieldd
September 11th, 2011, 03:48 PM
Também estou na torcida para que ele volte a funcionar!

Gutovsky
September 12th, 2011, 04:54 PM
Nossa... Morei em Poços de Caldas nos anos 80 e não me lembro desse monotrilho... Tudo bem que eu era um bebê, mas eu me lembro das charretes com cabrinhas na praça central!

xcleitonx
September 12th, 2011, 05:16 PM
Alguém sabe dizer em que situação esta a estrutura de um modo geral?

Fiquei sabendo que alguns trechos estão condenados.

Suburbanist
September 12th, 2011, 05:18 PM
Alguém sabe dizer em que situação esta a estrutura de um modo geral?

Fiquei sabendo que alguns trechos estão condenados.

Três pilastras caíram, mas o restante está lá. As pilastras que caíram sofreram erosão da base devido a uma enchente do rio que corre paralelo ao monotrilho, e que não havia sido canalizado da forma correta. O mesmo mal que as vezes afeta cabeceiras de ponte.

Mas não é algo dificil de resolver.

WYZ
September 12th, 2011, 11:49 PM
Os foristas de Poços de Caldas podiam tirar algumas fotos recentes pra ilustrar a reportagem.
As fotos que já vi são antigas.

Tomara que comece a funcionar, nem que seja com foco turístico. Mas acredito que da rodoviária ao centro ele deve ter demanda sim. E depois da implantação, é só colocar ônibus parando perto das estações.

Celso Jorge
September 14th, 2011, 01:51 PM
Eu sempre quis muito conhecer Poços de Caldas e irei quando tiver oportunidade, mas espero que até lá o monotrilho esteja funcionando.

Landerson Egg
February 21st, 2012, 07:21 PM
Relatório define futuro de monotrilho de Poços Nairo Alméri

Talvez o projeto mais antigo inacabado do país, o sistema de monotrilho, em linha suspensa, de Poços de Caldas, no Sul de Minas, completou 30 anos, em 20 de agosto de 2011, e ainda não apresenta sinal de solução para a conclusão. A empresa detentora da concessão municipal, por 50 anos, até 2031, a J Ferreira Ltda, executou menos de um terço (8 km) dos 30 km previstos. Ao final da concessão, o patrimônio do modal seria revertido ao município.
Da inauguração, logo após dada a concessão, o monotrilho de Poços de Caldas, que era o único a funcionar no país no sistema ferroviário de transporte de massa, circulou poucas vezes. Oito anos depois, encerrou sua presença nas vias públicas da cidade.
As brigas entre o poder concedente e a concessionária passaram a ser recheadas de acidentes com a superestrutura da linha: no começo da década passada, parte desabou sobre o rio. Este fato deu mais tutano às divergências entre a Prefeitura e a J. Ferreira e ao emperramento do projeto.
No dia 20 passado, a Prefeitura de Poços de Caldas nomeou uma Comissão Técnica para, em prazo de 30 dias, apresentar laudo de avaliação das condições da infraestrutura do monotrilho. Com esse laudo, disse o prefeito Paulo César Silva, o município pretende criar uma nova situação para o projeto inacabado. "O valor é um mistério!", responde o prefeito, ao ser perguntado sobre o quanto o concessionário já investiu e qual seria o valor de indenização do patrimônio criado.
No ano passado, o trabalho de uma Comissão Processante resultou em um documento administrativo contra a J Ferreira, por não operar o sistema. A empresa reagiu na Justiça, e não houve "solução amigável". O processo administrativo ainda está correndo.

Empresa pede R$ 300 milhões
Paulo César conta que a J Ferreira culpou o município pelos acidentes na infraestrutura. O município teria, então, "ressarcido" com recuperação de obras.
O chefe do Executivo de Poços de Caldas conta que, na última sessão conciliatória, de 2011, não houve acordo entre as partes em função dos valores calculados pela concessionária, embora, como disse, nunca tivesse apresentado relatório para os investimentos. "Eles (os donos da J Ferreira) disseram que investiram mais de R$ 300 milhões. Isso é mais de R$ 40 milhões por quilômetro", calculou o prefeito.
A Prefeitura de Poços Caldas vive, de acordo com o prefeito, dos dilemas: a população rejeita o projeto e o Ministério Público cobra uma solução. "Só tenho apoio do Ministério Público, mas sempre cobrando", diz Paulo César. Esclarece que, por ser uma concessão municipal, os governos de Minas e o federal se mantêm distantes do problema.

Novos riscos

O prefeito não dá segurança de que não haja riscos de novos acidentes com a infraestrutura do monotrilho, cujo veículo continua sobre a linha. "A engenharia do Município fez fotografias e analisou (as fundações). Mas acreditam (os técnicos) que precisam contratar uma empresa especializada (para avaliação final)", disse.

Sem contato

A empresa J Ferreira não tem os meios de contatos (telefone e e-mail) de conhecimento público. Na associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas, a referência para contato com os proprietários, os irmãos Joel e Juracy Ferreira, é o telefone de uma concessionária de veículos. A pessoa que atendeu, ao tomar conhecimento do assunto, direcionou para um escritório de advocacia. Dos dois advogados que tratariam do assunto, um estava em audiência, e o outro, a serviço em outro município (São João da Boa Vista). O número do celular deste chamava até findar a ligação.

Acordo

Pela lei aprovada na Câmara Municipal, em 1981, o município está autorizado a promover desapropriações e servidões. À concessionária e seus empreiteiros ficou assegurada a isenção fiscal municipal no período das obras.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/diarios/negocios-s-a-1.11090/relatorio-define-futuro-de-monotrilho-de-pocos-1.406665

Rodalvesdepaula
February 21st, 2012, 07:29 PM
Ah, então o Monotrilho está sob concessão? Melou, então...

Bem que o sistema poderia ser restaurado e modernizado, já que possui um ótimo traçado (liga o Centro à Rodoviária, pela principal avenida da cidade). Mas, claro, o sistema foi mal-construído, em via singela e estações sem infra-estrutura nenhuma; além disso, só há uma composição (estilo ALWEG), parada e abandonada no Terminal Central.

Se eu fosse o prefeito de Poços de Caldas, faria o seguinte:

1. Cancelaria a concessão e entraria na Justiça pedindo o ressarcimento do valor pago na época da licitação, corrigido e atualizado;

2. Avaliaria se vale a pena manter a estrutura atual. Caso os pilares estejam comprometidos, desmontaria todo o sistema e faria um novo projeto do monotrilho, adotando o sistema SAFEGE (que acredito ser melhor para a região) e levando o sistema até a parte leste da cidade;

3. Faria uma nova concessão, aberta para empresas internacionais. Com a atual economia brasileira, não faltaria empresas idôneas para construir e operar o monotrilho;

4. Faria uma parceria com a empresa vencedora e ALCOA (que tem usina na cidade) para a construção dos trens em Poços;

5. Reorganizaria a rede de ônibus urbanos, tornando-a alimentadora do monotrilho.

SavianoMarcio
February 21st, 2012, 09:53 PM
Os foristas de Poços de Caldas podiam tirar algumas fotos recentes pra ilustrar a reportagem.
As fotos que já vi são antigas.

Tomara que comece a funcionar, nem que seja com foco turístico. Mas acredito que da rodoviária ao centro ele deve ter demanda sim. E depois da implantação, é só colocar ônibus parando perto das estações.

Ele agora aparece no Google Street View.

Uma ponta:
http://maps.google.com.br/maps?q=pocos+de+caldas&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-21.77878,-46.601021&spn=0.003646,0.009645&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=65.305482,79.013672&hnear=Po%C3%A7os+de+Caldas+-+Minas+Gerais&t=h&z=17&layer=c&cbll=-21.778685,-46.60309&panoid=T4pm7a_QYBgW6d4VCOeXwA&cbp=12,217.27,,0,-8.23

Outra ponta com o veículo abandonado:
http://maps.google.com.br/maps?q=pocos+de+caldas&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-21.785609,-46.564254&spn=0.001823,0.004823&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=65.305482,79.013672&hnear=Po%C3%A7os+de+Caldas+-+Minas+Gerais&t=h&z=18&layer=c&cbll=-21.785598,-46.565376&panoid=ruAal-tSaNdgAY-6_u9DnQ&cbp=12,149.56,,0,-2.07

Esse monotrilho era para ser via dupla?

Rodalvesdepaula
February 21st, 2012, 09:55 PM
^^Estava previsto, tanto que os pilares estão preparados para a duplicação da via.