PDA

View Full Version : Ajude a escolher 3 grandes projetos de infra-estrutura para o Rio Grande do Sul

GersonLDN
May 3rd, 2009, 11:22 PM
Ajude a escolher 3 grandes projetos de
infra-estrutura para o Rio Grande do Sul

O PROJETO
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/13treze/rs1.jpg

===============================

REGIAO METROPOLITANA
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/13treze/rs2.jpg

===================

INTERIOR DO ESTADO
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/13treze/rs3.jpg

http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/13treze/rs4.jpg

:cheers:

Rodalvesdepaula
May 4th, 2009, 01:23 AM
Eu vou votar em três projetos:

1) Metrô de Porto Alegre: sem dúvida, um projeto que visa anemizar ou mesmo resolver os problemas de trânsito na capital gaúcha. Visto a grande quantidade de veículos nas avenidas de POA e a possível escolha da cidade para uma das sedes da Copa de 2014, o metrô é algo indispensável para os porto-alegrenses, e o Estado pode até inovar introduzindo tecnologias como trens com rodas de borracha.

Sou a favor da nova Ponte do Guaíba, mas insisto que a melhor solução para resolver os problemas de tráfego sobre o rio seria a construção de um complexo viário envolvendo uma auto-estrada e uma gigantesca ponte estaiada rodo-ferroviária entre as cidades de Guaíba e Nova Santa Rita, onde se entroncaria com a BR-386; junto ao complexo, construir-se-ia a extensão da BR-386 até a Freeway, mediante a construção de um túnel sob os bairros de Canoas e de um complexo viário em Gravataí para atender à GM. Dei até um nome a esta minha idéia: Travessia Garibaldi (tem até um thread aqui no SSC; vou dar uma procurada depois).

2) Um novo aeroporto para a Serra: o atual aeroporto de Caxias do Sul já não comporta mais a demanda de passageiros e praticamente não tem espaço para a operação de aeronaves cargueiras que poderiam trazer peças para as fábricas da região. Um novo aeroporto, bem maior, poderia ser construído perto de Bento Gonçalves, facilitando o acesso dos turistas à Serra Gaúcha e possibilitando a operação de gigantescos aviões cargueiros 747-400F, MD-11F e Antonov An-124.

3) Duplicação da BR-116/392: obra que já deveria ter saído do papel há tempos, visto que é a rodovia que liga ao Porto do Rio Grande. A rodovia já é concedida, o que facilitaria o andamento das obras. Aproveitando a duplicação, o governo gaúcho poderia firmar uma parceria com o governo uruguaio para que o país vizinho duplique as rodovias Ruta 18 e Ruta 8 (entre Jaguarão e Montevideu), criando assim a primeira rodovia duplicada internacional da região, entre Porto Alegre e Montevideu.

Outra obra que incluiria seria a reconstrução da ferrovia entre Caxias do Sul e Porto Alegre, em via dupla eletrificada. Esta ferrovia teria serviços expressos de trens de passageiros e também trens elétricos de carga escoando a produção industrial da Serra para todo o Brasil. Aliás, sou favorável à reforma total do sistema ferroviário gaúcho, com a construção do ramal POA-Pelotas e a duplicação e eletrificação do trecho POA-Santa Maria, além da ampliação do Trensurb até Taquara e a volta do trem de passageiros POA-Uruguaiana.

Kléston
May 4th, 2009, 01:45 AM
Não sou gaúcho, mas enfim..

1) Metrô

2) Duplicação BR-392/116

3) Duplicação da BR-386: Essa eu votei porque conheço, e há mais de dez anos, quando fui pra POA, já achei a rodovia muito movimentada. O trecho entre Lajeado e Estrela estava em duplicação (10km só..) e era uma loucura durante à noite.

Não concordo muito com este aeroporto da Serra, pelo menos não como prioridade. O aero de Caxias já não é dos mais movimentados, e mais um aeroporto tão próximo teria aqueles problemas de tarifas mais altas, em que vale mais a pena ir de carro para um aero mais longe, pórem com mais opções de destinos e tarifas mais baixas. Ainda, pelo que vi, o aero planejado seria longe pacas de Caxias (~40km), diminuindo ainda mais a atratividade. E se for pra ficar recebendo só vôo charter durante a temporada, festival de cinema, não vale a pena o investimento. Fora que, pista de 4.000m... Duvido..

Um que eu votaria e não tem aí é a ampliação da pista do Salgado Filho e ILS na 29. Esse sim ao meu ver merece e muito um investimento!

GersonLDN
May 4th, 2009, 01:48 AM
^^
^^

Bah, concordo com tudo que vc falou, principalmente o trecho:
"Sou a favor da nova Ponte do Guaíba, mas insisto que a melhor solução para resolver os problemas de tráfego sobre o rio seria a construção de um complexo viário envolvendo uma auto-estrada e uma gigantesca ponte estaiada rodo-ferroviária entre as cidades de Guaíba e Nova Santa Rita, onde se entroncaria com a BR-386; junto ao complexo, construir-se-ia a extensão da BR-386 até a Freeway, mediante a construção de um túnel sob os bairros de Canoas e de um complexo viário em Gravataí para atender à GM. Dei até um nome a esta minha idéia: Travessia Garibaldi (tem até um thread aqui no SSC; vou dar uma procurada depois)." :yes:

PS: Acrecentaria a URGENTE Revitalizacao do Cais do Porto tb.!!

:)

GersonLDN
May 4th, 2009, 01:53 AM
Não sou gaúcho, mas enfim..

1) Metrô

2) Duplicação BR-392/116

3) Duplicação da BR-386: Essa eu votei porque conheço, e há mais de dez anos, quando fui pra POA, já achei a rodovia muito movimentada. O trecho entre Lajeado e Estrela estava em duplicação (10km só..) e era uma loucura durante à noite.

Não concordo muito com este aeroporto da Serra, pelo menos não como prioridade. O aero de Caxias já não é dos mais movimentados, e mais um aeroporto tão próximo teria aqueles problemas de tarifas mais altas, em que vale mais a pena ir de carro para um aero mais longe, pórem com mais opções de destinos e tarifas mais baixas. Ainda, pelo que vi, o aero planejado seria longe pacas de Caxias (~40km), diminuindo ainda mais a atratividade. E se for pra ficar recebendo só vôo charter durante a temporada, festival de cinema, não vale a pena o investimento. Fora que, pista de 4.000m... Duvido..

Um que eu votaria e não tem aí é a ampliação da pista do Salgado Filho e ILS na 29. Esse sim ao meu ver merece e muito um investimento!

A ampliacao da pista ja esta- aparentemente- encaminhada.

Tb acho que existem outras "prioridades" antes de construirem esse mega aeroporto na Serra. Talvez um aeroporto menor ao lado de Gramado/Canela p/ voos charter.

eric_montezão
May 4th, 2009, 01:53 AM
Ótima iniciativa! Torçamos para que a coisa vá pra frente!

Eu concordo que poderiam incluir melhorias no aeroporto de Porto Alegre. É um verdadeiro entrave que impede a capital de ter voos diretos para a Europa e EUA!

Kléston
May 4th, 2009, 02:07 AM
Então.. Eu imaginei mesmo que a ampliação da pista do Salgado Filho não estivessem aí por estarem meio que garantidas, mas da Infraero não dá pra duvidar.

Essa é mais por revolta de paranaense que tem que ficar vendo 747 e 767 cargueiro decolar com 1/3 de carga, e ainda, na 'tampa' dos restritos 2245m de pista de CWB, ou deixando de ter vôo int'l (TAP) direto pelo mesmo motivo, ouvindo há 20 anos sobre a 3ª pista. O sonho de ter pelo menos uma pista decente no Sul para exportar ou ir em voo direto pra fora do país.

GersonLDN
May 4th, 2009, 04:09 AM
^^ Eh phoda mesmo.......quando falamos em infra-estrutura no Brasil sabemos que a coisa ta mais pra prehistoria!!

:|

portoimagem-II
May 4th, 2009, 04:26 AM
Os Três Verdadeiros Projetos para Porto Alegre e o RS:

- Acabar com os ecoxiitas, os contra-tudo e os provincianos

- Acabar com a Agapan

- Acabar com aquele partido que vota contra tudo, pra prejudicar o máximo possível os governos que não são os seus.

portoimagem-II
May 4th, 2009, 04:31 AM
Os Três Verdadeiros Projetos para Porto Alegre e o RS:

- Acabar com os ecoxiitas, os contra-tudo e os provincianos

- Acabar com a Agapan

- Acabar com aquele partido que vota contra tudo, pra prejudicar o máximo possível os governos que não são os seus.

Sem isso, eles vão continuar empatando todos os projetos para o cais do porto, vão continuar empatando todos os projetos para a orla, vão continuar deitando no asfalto pra impedir obras, vão continuar a armar campanhas como essa de transformar o Guaiba em RIO ...

Agora já tão dizendo que o as torres e todo o projeto do Cais Mauá vai causar um enorme impacto ambiental.

(e a população vai atrás)

Mbv-POA
May 4th, 2009, 04:47 AM
Bem interessante essa campanha! O ideal é votar nos projetos que, possivelmente, seriam mais siscetíveis à pressão da imprensa...

Então... na RMPOA, fico entre 3 (metrô, cais do porto e nova ponte). A Rodovia do Parque é super importante, mas parece que já vai sair mesmo, então eu descarto. Diante das perspectivas da Copa em POA, onde parece impossível conceber a cidade sem o cais revitalizado, fico mesmo entre o metrô e a nova ponte, que são os mais utópicos, por enquanto, pq não há nem projeto e o governo não é incisivo quanto à garantir estas obras, acho que são as mais necessitadas de pressão pública.

No interior, sem dúvida a prioridade é a duplicação POA-Rio Grande (que é uma vergonha não ser já duplicada), e a duplicação da 116 vai precisar de muita pressão, por enquanto é só uma miragem...
Acho que em segundo lugar escolheria a duplicação POA-Pantâno Grande, seria muito importante para aquela egião decadente...

Mas tb há projetos que considero mais importantes que outrs, como o Aeroporto da Serra, que seria necessário para incrementar turismo e transporte de cargas, principalmente.

A barragem de Jaguari, obra super importante, já está em obras. A Ponte Internacional não considero prioritária... A duplicação Passo Fundo-Marau é muito necessária, ainda mais sendo uma das regiões mais dinâmicas do RS... merece atenção.. O polo naval e a duplicação da 386 já considero garantidas.

Vittariano
May 4th, 2009, 04:50 AM
Minhas escolhas:
-Rodovia do Parque;
-Metrô de POA;
-Revitalização do Cais do Porto.

PeterPOA
May 4th, 2009, 09:28 AM
Vou votar:
O da Região Metropolitana: Metrô de POA
Os 2 do Interior: Duplicação POA-Rio Grande e Pólo Naval.

GersonLDN
May 4th, 2009, 02:53 PM
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/13treze/rs5.jpg

PeterPOA
May 4th, 2009, 05:30 PM
lembrem-se que ganham 1 da RM e 2 do interior....

GUI Piraí do Sul-PR
May 4th, 2009, 11:17 PM
Essa matéria é muito interessante:

Metro de POA
Polo Naval
Duplicação POA/RIO GRANDE

pedrop.rio
May 5th, 2009, 12:05 AM
Legal que nessa lista tem tanto obras de 10 milhões, que não são mais do que obrigação do governo em executar, quanto obras de 11 bi, que deveriam ficar a cargo da iniciativa privada.

João_
May 5th, 2009, 12:43 AM
Acho estranho que a reportagem não citou a importante obra do ramal ferroviário Nova Santa Rita - Rio Grande. Há uns meses atrás eu tinha lido sobre este projeto, que serviria pra encurtar a distância das composições que vão ao Porto do Rio Grande. Hoje é preciso ir até Cacequi (que fica à oeste de Santa Maria) pelo ramal POA - Uruguaiana, e de lá pegar o ramal que leva até Bagé e Rio Grande. É uma volta tremendamente absurda esta, que com a construção da ferrovia paralela à BR-116 seria resolvida.

Outra obra que incluiria seria a reconstrução da ferrovia entre Caxias do Sul e Porto Alegre, em via dupla eletrificada. Esta ferrovia teria serviços expressos de trens de passageiros e também trens elétricos de carga escoando a produção industrial da Serra para todo o Brasil. Aliás, sou favorável à reforma total do sistema ferroviário gaúcho, com a construção do ramal POA-Pelotas e a duplicação e eletrificação do trecho POA-Santa Maria, além da ampliação do Trensurb até Taquara e a volta do trem de passageiros POA-Uruguaiana.

Ferrovia entre POA e Caxias só seria viável se cortasse toda a Serra Gaúcha em linha reta, haha :banana:
O antigo trem levava quase 10 horas neste trecho, pois alem de sinuosa, a ferrovia fazia um percurso que passava pelas atuais cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Barão, Salvador do Sul, Maratá, Montenegro e São Leopoldo... Era uma tremenda odisséia. Reativar esta ferrovia até não seria tão difícil, mas creio ser totalmente inviável o transporte de qualquer coisa por ela... Hoje, de carro e sem pegar tranqueira na BR-116 em Canoas, faz-se tranquilamente em 2:20 h o trecho da saída de POA (Av Castelo Branco) até a entrada de Caxias pelo Shopping Iguatemi, via São Vendelino (RS-122), e sem abusar dos limites de velocidade.

Não sei quais os motivos que levaram à desativação do transporte de passageiros via ferrovia entre POA e Uruguaiana, mas certamente que foi porque dava prejuízo... E olha que não faz muito tempo, foi em 96. Acho que transportar passageiros por trem em longas distâncias aqui no Brasil só seria viável se reformassem nossa rede... Trens confortáveis, viagens mais rápidas, aí quem sabe desse certo.

Um ultimo adendo. Não sou engenheiro pra saber, mas acho que não tem viabilidade logística de se ampliar o Trensurb para além de Novo Hamburgo por superfície... Entre Novo Hamburgo e Campo Bom já começa uma caracteristica bem marcante e relevo na nossa região, as ondulações. O velho trem NH - Taquara era obrigado a fazer trechos sinuosíssimos, contornando colinas e coxilhas que se estendiam por quilometros... Não sei se haveria possibilidade da Trensurb fazer esse percurso :ohno:

PejatBR
May 5th, 2009, 02:32 AM
Nossa o presídio central ta perecendo o Carandiru no auge, com certeza alguma coisa tem que ser feita a respeito.
Eu como leigo quando o assunto é melhorias no RS acho mais interessante a construção de uma nova linha de metrô e a nova ponte, que daria uma cara mais moderna a orla do Guaiba, mas estou falando como turista que conhece muito pouco a cidade, não sei dos problemas que os moradores passam no dia-a-dia, assim fica dificil escolher seriamente algo.

O ideal é que todas essas obras sejam realizadas em um prazo de 10 anos.

Calvin Porto
May 5th, 2009, 07:56 AM
A iniciativa é boa, pois pode aproximar mais o povo daquilo que está acontecendo, e ajudará a desmobilizar os ecoxiitas a plantarem notícias falsas, já que esse é um antigo hábito deles.

Só lamento não poder priorizar todos os projetos, isso é sinal de que alguns serão eternamente engavetados caso sejam pouco votados. LAMENTÁVEL SOB ESSE ASPECTO.

gaucho
May 5th, 2009, 08:03 AM
RMPOA : Metrô

O Cais do Porto provavelmente vai sair, a Rodovia do Parque também e a ponte pode demorar mais um pouco mas também vai acabar saindo. O Cais do Porto e a Ponte vai ser $$ da iniciativa privada e a Rodovia do Parque é algo tão essencial que não tem mais como postergar.

Já o metrô também é super importanto só que é algo que ainda podem nos enrolar por muitos anos, então acho bom que essa opção seja a vencedora para que a pressão seja maior.

Interior : Porto Alegre - Rio Grande
Hospital Regional de Santa Maria

Calvin Porto
May 6th, 2009, 06:49 AM
O metrô de Buenos Aires começou a operar na década de 30, e cerca de 80 anos depois o bigodudo Olívio disse que Porto Alegre não precisava de Metrô, foi o mesmo que implantou o emplacamento das carroças de Porto Alegre e mandou a Ford embora.
Hoje estamos sofrendo prá tentar uma mísera linha por dentro da cidade, quando a mesma já poderia estar em funcionamento não fosse a política desse partidinho ridículo e por esse bigodudo infame.

viniciusvix
May 7th, 2009, 01:51 AM
na RM o metrô

Ice Climber
May 7th, 2009, 01:55 AM
Se eu escolhesse:

Duplicação BR-116/392 (POA - Pelotas - Rio Grande)
Metrô de POA
Duplicação POA - Pantano Grande.

A da 386 e a estrada do parque vão sair de qualquer jeito.

Do ponto de vista urbano, acho interessante a revitalização do Porto também.

radioheader
May 10th, 2009, 12:09 AM
Na minha modesta opinião...

Para a Capital:

- Revitalização do Cais do Porto - mudaria a cara da cidade... Daria vida nova a regiçao e seria um atrativo maravilhoso para a Copa do Mundo.

Para o Interior:

- Duplicação do eixo rodoviário Porto Alegre - Rio Grande - Atraíria muitas indústrias para a região metropolitana (e a espansão das presentes), pois facilitaria o transporte para exportação de produtos pelo porto de Rio Grande.

- Polo naval de Rio Grande - Complementa a duplicação do eixo rodoviário, representaria um grande impacto sócio-econômico para o estado.

Calvin Porto
May 10th, 2009, 05:44 AM

Para a Capital:

- Revitalização do Cais do Porto - mudaria a cara da cidade... Daria vida nova a regiçao e seria um atrativo maravilhoso para a Copa do Mundo.

Para o Interior:

- Duplicação do eixo rodoviário Porto Alegre - Rio Grande - Atraíria muitas indústrias para a região metropolitana (e a espansão das presentes), pois facilitaria o transporte para exportação de produtos pelo porto de Rio Grande.

- Polo naval de Rio Grande - Complementa a duplicação do eixo rodoviário, representaria um grande impacto sócio-econômico para o estado.

Estou de pleno acordo, poderá ser uma forma de recuperar a Zona Sul do estado, tão carente de investimentos.

Mas volto a frisar, se se estabelece apenas 3 prioridades corre-se o risco de ver-se todos os demais projetos irem para o fundo da gaveta.

radioheader
May 10th, 2009, 04:51 PM
Estou de pleno acordo, poderá ser uma forma de recuperar a Zona Sul do estado, tão carente de investimentos.

Mas volto a frisar, se se estabelece apenas 3 prioridades corre-se o risco de ver-se todos os demais projetos irem para o fundo da gaveta.

É um risco que se corre...
Mas num estado que tem necessidade de evoluir, tudo o que vier a acrescentar é lucro.

GersonLDN
May 12th, 2009, 12:20 AM

Para a Capital:

Para o Interior:

[3]..

RFroner
May 12th, 2009, 01:07 AM
Tinha a certeza que havia postado nesse tópico... devem ter apagado :ohno:

Falando como habitante da zona "leste" de Porto Alegre, aí vai minha opinião:

1 - Ponte no Guaíba: urgentissimo! Considero a obra mais fundamental e necessária. E que seja uma ponte grande, com muitas pistas, e com um desenho interessante.

2 - Presidio Central: olha, por mim, tinha que mandar esse presídio pra MUUUUUUITO LONGE da cidade. Como querem que a região do Partenon deixe de ser violenta, com um presídio como esse no coração do bairro? Minha idéia seria construir o novo presídio em algum daqueles lugares isolados do Guaíba, que são relativamente próximos da capital.

3 - Metrô: foi uma escolha egoísta, na realidade. Essa zona da cidade é bem caótica, mas não é a pior - a zona norte precisaria mais do metrô do que a leste. Outros projetos beneficiariam bem mais pessoas e o estado em geral do que o metrô. De qualquer maneira, votei porque considero essencial pra cidade e porque seria muito melhor ir pro Beira-Rio, pro Centro, pro Vale, pra Orla... de trensurb. :cheers:

De qualquer modo, todas as obras são um tanto quanto urgentes. Algumas se tornaram questão de orgulho próprio mesmo, como o Aeroporto na Serra. Não sei como o povo de Caxias tá demorando tanto pra resolver essa questão...

Rodalvesdepaula
May 12th, 2009, 03:29 AM
No ZH, só dá para votar em uma opção: acabei escolhendo a duplicação do eixo BR-116/392.

radioheader
May 12th, 2009, 05:40 PM
No ZH, só dá para votar em uma opção: acabei escolhendo a duplicação do eixo BR-116/392.

Votei no Porto de Rio Grande

Raynits
May 14th, 2009, 02:01 PM
Duplicação POA-Rio Grande é a mais necessária ao meu ver. Chega a ser ridículo o RS não ter uma conexão no mínimo descente entre a região mais industrial do estado e seu principal porto.

Sobre o polo naval de Rio Grande, eu assisti uma matéria esses dias que mostrou os estados das obras. Parece estar bem adiantado. Sou amplamente a favor desses investimentos que visam a revitalização da região sul do estado.

Outro projeto que eu considero importante é o Hospital de Santa Maria. Alias, não só em SM. Hospitais regionais vêm se mostrando extremamente necessários para desafogar o sistema de saúde de POA. Acho que deve ser prioridade nesse estado a descentralização dos serviços, porque hoje tudo que for um pouco mais complexo já tem que buscar na capital.

O aeroporto da serra já é quase uma lenda. A cada dois anos mais ou menos surge uma discussão sobre ele, descobrem um lugar bom pra obra, o pessoal do lugar diz que não quer e acaba o debate denovo. Na serra existe um aeroporto(Caxias do Sul) que opera vôos apenas para São Paulo(não sei se NHT ainda opera aqui com vôos regionais). Acontece que nesse aeroporto existem dois interesses diferentes. O primeiro seria o escoamento da produção da indústria, principalmente moveleira e metal-mecânica, já que o aeroporto de Caxias não oferece a possibilidade de vôos de carga. O outro interesse é o da região das Hortências(Canela, Gramado, Nova Petrópolis) referente ao turismo. Esses dois interesses dificultam ainda mais a definição de uma área, já que é muito difícil achar um lugar plano que seja de fácil acesso tanto para a região de Caxias e Bento quanto para a de Gramado.

Não acho que seja uma obra de suma importância como muitas das outras citadas, e acho até mesmo que o Zero Hora colocou ela lá só pra dizer que tem uma obra na serra agora que a Rota do Sol está pronta(:banana2:ALELUIA!!!!!).

Calvin Porto
May 16th, 2009, 06:01 AM
[QUOTE=RFroner;36521620]Tinha a certeza que havia postado nesse tópico... devem ter apagado :ohno:

Falando como habitante da zona "leste" de Porto Alegre, aí vai minha opinião:

2 - Presidio Central: olha, por mim, tinha que mandar esse presídio pra MUUUUUUITO LONGE da cidade. Como querem que a região do Partenon deixe de ser violenta, com um presídio como esse no coração do bairro? Minha idéia seria construir o novo presídio em algum daqueles lugares isolados do Guaíba, que são relativamente próximos da capital.

[QUOTE]

O ideal seria implantar a swine flu e o HIV somente dentros dos presídios...isso sim seria uma boa solução, bandido bom é bandido morto.

Estou fazendo jús ao diabinho do meu avatar, esse que está pegando a anjinho...hehehe ! estou sarcástico hoje.

Falando sério: priorizar apenas 3 grandes projetos significa engavetar os demais com o consenso da população.

Rodalvesdepaula
May 17th, 2009, 04:56 PM
Um outro projeto que incluiria nesta enquete do ZH seria a reconstrução do antigo ramal ferroviário entre Jaguarão e Pelotas, e a sua expansão até Porto Alegre (pátio de Esteio). Este ramal, inaugurado em 1932, era uma das principais ligações ferroviárias do Estado com o Uruguai, sendo que a linha continuava em bitola standard (1435 mm) até Montevidéu; infelizmente, a nada saudosa RFFSA desativou o ramal, que foi oficialmente extinto em 1994.

Com a consolidação do Mercosul e a necessidade de desenvolvimento do Uruguai e da Metade Sul, acredito que seria totalmente viável a reconstrução do Ramal de Jaguarão e a extensão da linha até a região metropolitana de Porto Alegre, conectando-a com a rede ferroviária gaúcha e possibilitando até mesmo uma saída para o Sudeste do Brasil via ferrovia. Na minha idéia, o trecho entre Pelotas e Jaguarão seria reconstruído, com um traçado mais suave e bitola mista (1000 mm e 1435 mm) para possibiltar o acesso dos trens da uruguaia AFE ao Porto do Rio Grande (cujo ramal entre o porto e Pelotas receberia também bitola mista); de Pelotas ao pátio de Esteio (onde há operações da ALL), a bitola também seria mista, para que os trens cargueiros uruguaios possam chegar até Porto Alegre e assim criar um novo corredor entre os dois países. Além disso, poder-se-ia criar com a nova ferrovia um serviço ferroviário de passageiros entre Pelotas e Montevidéu, como um trem regional internacional a ser operado pela própria AFE.

Abaixo, seguem algumas fotos da região de Jaguarão, mostrando que ainda há trilhos neste ramal, mas que a prefeitura local está cometendo o erro de se construir um canteiro central sobre os carris... Há fotos também da Ponte Mauá, que necessita de uma reforma e que ainda possui trilhos, usados pela AFE até 2007 nos trens que transportavam arroz de Jaguarão até Uruguai.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/fotos/polinicio083.jpg

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/fotos/jaguarao081.jpg

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/fotos/jaguarao9941.jpg
Trem da AFE em Jaguarão

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rs_bage_riogrande/fotos/polinicio081.jpg

Todas as fotos são de Alfredo Rodrigues, no site Estações Ferroviárias (www.estacoesferroviarias.com.br).

radioheader
May 18th, 2009, 12:30 AM
Seria uma boa se o RS voltasse a usar suas ferrovias...
Melhoraria nossas estradas e facilitaria a exportação da produção.

Mas interesse político é ZERO

Raynits
May 18th, 2009, 11:55 PM
Mas interesse político é ZERO

Mas o interesse eleitoral é grande. Cada eleição que passa sempre surge na serra algum político(quando não todos) prometendo um trem regional entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves reaproveitando a antiga malha ferroviária.

Acontece que essa história de aproveitar os trilhos antigos não existe. Os trilhos abandonados que não foram roubados, ou estão muito mal conservados ou tiveram suas áreas invadidas:ohno:. Ou seja, isso tudo é só discurso de época de eleição.

Sobre o Presídio Central, acho que seria muito melhor a construção de vários presídios espalhados pelo estado(com enfoque na RMPOA) do que um grande na Grande Porto Alegre, já que a superlotação do Central também se deve a lotação dos outros presídios do estado que faz os detentos de várias regiões serem encaminhados ao central. Ao meu ver essa situação é semelhante à do sistema de saúde.

radioheader
May 19th, 2009, 12:43 AM
Mas o interesse eleitoral é grande. Cada eleição que passa sempre surge na serra algum político(quando não todos) prometendo um trem regional entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves reaproveitando a antiga malha ferroviária.

Acontece que essa história de aproveitar os trilhos antigos não existe. Os trilhos abandonados que não foram roubados, ou estão muito mal conservados ou tiveram suas áreas invadidas:ohno:. Ou seja, isso tudo é só discurso de época de eleição.

Sobre o Presídio Central, acho que seria muito melhor a construção de vários presídios espalhados pelo estado(com enfoque na RMPOA) do que um grande na Grande Porto Alegre, já que a superlotação do Central também se deve a lotação dos outros presídios do estado que faz os detentos de várias regiões serem encaminhados ao central. Ao meu ver essa situação é semelhante à do sistema de saúde.

Uma lástima.
Não sei o que é pior: o político que promete ou a população que não cobra nada.
Mas mesmo assim admiro muito a serra :)

RFroner
May 19th, 2009, 11:03 PM
Essa de "reconstruirem" o Central no meio da cidade é de trincar os bago... não acredito que ninguém cogitou tirar o présídio dali.

Rodalvesdepaula
May 20th, 2009, 09:52 PM

Vou ser sincero: não vale a pena implantar um trem regional entre Bento e Caxias, por vários motivos:

1) O trecho entre Carlos Barbosa e Caxias foi erradicado pela RFFSA em 1994, e os trilhos já foram retirados. Em Farroupilha, o antigo leito até virou uma rua e as obras de reconstrução da via seriam inviáveis;

2) Entre Bento e Carlos, o traçado é tão sinuoso que vale mais a pena ir de carro pela RS-470 do que viajar de trem numa linha em que até o comboio turístico da Giordani Turismo sofre para trafegar. Mais vale a pena duplicar (urgentemente) a RS-470 e implantar uma linha metropolitana de ônibus com saídas freqüentes entre as duas cidades do que reativar a linha férrea;

3) Entre Bento e Caxias, já há um bom serviço de ônibus (da Ozelame) e uma rodovia que bastaria ser duplicada para se adequar à demanda atual. Ninguém vai querer viajar mais de 70 Km de trem entre as duas cidades se dá para fazer a mesma viagem em 40 minutos de ônibus, numa rodovia de 40 Km.

Para a região, seria bem mais interessante utilizar a ferrovia (ou o que restou dela) para dois projetos de VLT: um dentro de Bento Gonçalves, como um mini-trem urbano a diesel; e um sistema entre Caxias do Sul e Farroupilha, com VLT's elétricos (como na Europa) ligando a UCS à cidade vizinha e trafegando também pelas ruas do centro caxiense, como um tram-train (http://en.wikipedia.org/wiki/Tram-train).

Raynits
May 20th, 2009, 11:30 PM
Vou ser sincero: não vale a pena implantar um trem regional entre Bento e Caxias, por vários motivos

Verdade. Além do mais, a volta do trem para Caxias no trajeto original causaria um enorme transtorno na região de São Pelegrino. E a região da antiga estação nos últimos anos deu uma baita de uma revitalizada, com a abertura de vários bares nos arredores, a realização de um festival de blues no pátio e a utilização do prédio da estação para ensaios da Orquestra de Sopros.

Para a região, seria bem mais interessante utilizar a ferrovia (ou o que restou dela) para dois projetos de VLT: um dentro de Bento Gonçalves, como um mini-trem urbano a diesel; e um sistema entre Caxias do Sul e Farroupilha, com VLT's elétricos (como na Europa) ligando a UCS à cidade vizinha e trafegando também pelas ruas do centro caxiense, como um tram-train (http://en.wikipedia.org/wiki/Tram-train).

Bah, curti muito esse Tram-train. Já imaginei passando pela Júlio:soon: