View Full Version : Feira de Santana - Fotos antigas

Soteropolis1
May 11th, 2009, 11:59 PM
Estas fotos fazem parte de um album denominado "Album Artístico, Commercial e Industrial do Estado da Bahia", publicado em 1930 pelo editor Folgueira, patrocinado pelos governos do estado e de alguns municípios. Além de documentar as realizações desses governos, o album apresenta fotos das cidades mais importantes da Bahia, na época, inclusive da capital. Todas as fotos são do final da década de 1920. Pela técnica de então as fotos não tem qualidade muito boa, mas são importantes documentos. Inicio a divulgação com fotos de Feira de Santana e, aos poucos, mostro outros municípios, em outros threads.

1
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas008-1.jpg

2
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas008-3.jpg

3
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas008-2.jpg

4
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas003-1.jpg

5
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas003-2.jpg

6
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas002-1.jpg

7
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas001-1-2.jpg

8
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas002-2.jpg

9
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas001-4.jpg

10
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas009-1.jpg

11
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas009-2.jpg

12
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas009-3.jpg

13
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas009-4.jpg

14
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas001-2.jpg

15
http://i613.photobucket.com/albums/tt215/Soteropolis1/Feira_Fotos_Antigas/Feira_fotosantigas001-3.jpg

Lukas Baiano
May 12th, 2009, 12:29 AM
Belo achado!! Época de uma Feira de Santana tranquila!!!

Lembro da Ponte do Rio Branco, acho que caiu em 98, não sei como deixaram um patrimônio histórico daquele ruir, coisas do Brasil!!

joaofsa
May 12th, 2009, 01:00 AM
A cadeia publica é hoje a camara de vereadores

Cerrado
May 12th, 2009, 01:02 AM
Feira de Santana não passava de um pequeno vilarejo, naquela época nunca se imaginaria que a cidade chegasse a ser tão grande e próspera como é hoje.
Belo achado Sotero!

Soteropolis1
May 12th, 2009, 01:03 AM
A cadeia publica é hoje a camara de vereadores

Bom saber! Pelo menos não foi derrubada!

Soteropolis1
May 12th, 2009, 01:14 AM
Feira de Santana não passava de um pequeno vilarejo, naquela época nunca se imaginaria que a cidade chegasse a ser tão grande e próspera como é hoje.
Belo achado Sotero!
Realmente Cerrado, Ilhéus e Santo Amaro eram cidades maiores e mais importantes. O crescimento de Feira e de Conquista foram assombrosos! Espere eu mostrar as fotos de Conquista da época! Gostaria que alguem postasse fotos atuais dos mesmos locais mostrados aqui!

tonyssa
May 12th, 2009, 01:24 AM
Nossa Soteropolis, que achado fantástico! Essas fotos mostram como Feira cresceu assutadoramente e hoje já é uma metrópole de médio porte em vias de se tornar cidade pólo de uma grande região metropolitana. Valeu por compartilhar conosco essas fotos! :)

tonyssa
May 12th, 2009, 01:25 AM
Tem outra coisa, esse thread deveria estar na página principal do SSC Brasil! :okay:

Soteropolis1
May 12th, 2009, 02:29 AM
Tem outra coisa, esse thread deveria estar na página principal do SSC Brasil! :okay:
:okay:Obrigadooo! Os de Ilhéus e de Jequié acho que vão supreender! Eram cidades em pleno crescimento nos anos 20! Como os ciclos econômicos mudam as cidades!

Caruaruense
May 12th, 2009, 02:37 AM
Muito interessante! Gosto de fotos antigas das cidades!

Cerrado
May 12th, 2009, 02:40 AM
Você tem de Itabuna Soteropolis?

Soteropolis1
May 12th, 2009, 03:23 AM
Tenho sim, várias, he, he! Deves estar morrendo de vontade de ver! Vou por breve em sua homenagem!

Cerrado
May 12th, 2009, 03:28 AM
^^
Tô mesmo!:cheers: :lol:

dricobel
May 12th, 2009, 02:34 PM
um otimo achado de Feira :cheers:

tonyssa
May 12th, 2009, 02:42 PM
Agora está perfeito!:D

cmatos
May 12th, 2009, 04:54 PM
Tenho sim, várias, he, he! Deves estar morrendo de vontade de ver! Vou por breve em sua homenagem!

Soteropolis1, vc tem alguma foto que mostre melhor a Praça Fróes da Motta em FSA, onde se possa ver com maior detalhe o casario da época?

Valeu! :)

-------------------------------------
FSA, aqui mora o desenvolvimento! :)

Soteropolis1
May 12th, 2009, 05:10 PM
Soteropolis1, vc tem alguma foto que mostre melhor a Praça Fróes da Motta em FSA, onde se possa ver com maior detalhe o casario da época?

-------------------------------------
FSA, aqui mora o desenvolvimento! :)

Infelizmente não cara! Como disse, na introdução, este album tem fotos ruins e relativamente poucas, por município. Algumas parecem ser aéreas. Nem sei como o fotógrafo conseguiu fazer, ja que foram tiradas em ~ 1928. Tem algumas outras daí que vou tentar adicionar. Ainda existe algum resquício da ponte de ferro? Um crime terem deixado cair, né?. Poderia ser um dos maiores monumentos de Feira.

cmatos
May 12th, 2009, 05:59 PM
Infelizmente não cara! Como disse, na introdução, este album tem fotos ruins e relativamente poucas, por município. Algumas parecem ser aéreas. Nem sei como o fotógrafo conseguiu fazer, ja que foram tiradas em ~ 1928. Tem algumas outras daí que vou tentar adicionar. Ainda existe algum resquício da ponte de ferro? Um crime terem deixado cair, né?. Poderia ser um dos maiores monumentos de Feira.

Com certeza Soteropolis1! Mas, ainda bem que essa consciência está começando a existir. Recentemente, um sobrado que foi restaurado teve a sua fachada original resgatada, pouco tempo depois um comerciante estabelecido no pav térreo resolveu colocar um letreiro terrível e totalmente desuniforme com as caracteristicas históricas do edifício. A fiscalização da PMFSA caiu pra cima e exigiu a retirada o letreiro. Esse deve ser realmente o comportamento dos agentes fiscalizadores. Se houvesse essa preocupação e ação anteriormente, nós hoje não teríamos perdido tanto do nosso Patrimônio Histórico. Vários casarões sumiram literalmente. Dessa ponte, por exemplo, acho que não resta praticamente mais nada.

Um abração :)

--------------------------
FSA, a Cidade Princesa! :)

Soteropolis1
May 12th, 2009, 06:16 PM
Com certeza Soteropolis1! Mas, ainda bem que essa consciência está começando a existir. Recentemente, um sobrado que foi restaurado teve a sua fachada original resgatada, pouco tempo depois um comerciante estabelecido no pav térreo resolveu colocar um letreiro terrível e totalmente desuniforme com as caracteristicas históricas do edifício. A fiscalização da PMFSA caiu pra cima e exigiu a retirada o letreiro. Esse deve ser realmente o comportamento dos agentes fiscalizadores. Se houvesse essa preocupação e ação anteriormente, nós hoje não teríamos perdido tanto do nosso Patrimônio Histórico. Vários casarões sumiram literalmente. Dessa ponte, por exemplo, acho que não resta praticamente mais nada.

Um abração :)

Parabens a PMFSA agir assim. Aqui em SSA hoje em dia tudo pode! Vou ver se posto hoje outras fotas dai!

Abcs

Will_NE
May 12th, 2009, 08:18 PM
Era tããão bonitinha... Nem sonhava em ser a potência econômica que é hoje!

Lukas Baiano
May 12th, 2009, 08:50 PM
Parabens a PMFSA agir assim. Aqui em SSA hoje em dia tudo pode! Vou ver se posto hoje outras fotas dai!

Abcs

Mas Feira não foge à regra, exemplo disso é o estado de abandono em que se encontra o antigo Palácio do Menor, alguns prédios antigos da Conselheiro Franco, dentre outras construções antigas. Se a Prefeitura está fiscalizando eu não sei, mas o descaso continua o mesmo!:ohno:

Njggah'z Heppin'
May 12th, 2009, 08:58 PM
Muito interessante, parabéns pela compilação, Soteropolis. Feira de Santana não passava de um povoado à essa época, bem longe de seu atual tamanho.

cmatos
May 12th, 2009, 10:44 PM
Mas Feira não foge à regra, exemplo disso é o estado de abandono em que se encontra o antigo Palácio do Menor, alguns prédios antigos da Conselheiro Franco, dentre outras construções antigas. Se a Prefeitura está fiscalizando eu não sei, mas o descaso continua o mesmo!:ohno:

Lukas, eu não sei se é do seu conhecimento mas existe interesse sim em recuperar o antigo Palácio do Menor. A questão é que a burocracia que existe nesse nosso país é tão grande e tão retrógrada, que termina complicando e até inviabilizando coisas como a restauração de um Patrimõnio Histórico.
Incrivel, mas é assim que funciona.

Na verdade outro governos municipais nunca se preocuparam muito com essa questão. Por isso chegamos a onde estamos. Sem muito registro cultural do passado. Tomara que as coisas mudem, se depender da minha pessoa muda.

Blza! :)

FSA, a Cidade Princesa :)

Soteropolis1
May 13th, 2009, 12:57 AM
Oi gente! Postei mais 4 fotos. Já que estamos falando em patrimônio o prédio da Santa Casa ainda existe (Foto 13). Muito bonito. Interessante ver a feira que deu nome a cidade (Fotos 14 e 15). A cidade, embora pequena, tinha um casario homogêneo, de bom gosto como se vê na Conselheiro Franco. A escola normal é hoje o Cuca , não é? Ainda bem que preservaram! O mercado também! Legal!

lizza.miranda
May 13th, 2009, 05:23 AM
Soteropolis1. Parabens pelo thread!! essa coletânia de fotos antigas de Feira é uma preciosidade!! Pena que somente poucos prédios restaram (ex.: prefeitura, Cuca, Ig. Martiz, entre outros..).
Existe um vídeo de Feira com fotos antigas ao longo do tempo.; é uma espécie de retrospectiva histórica da cidade. Muito interessante!! Seria bom, para quem estiver em Feira, visitar o Arquivo Municipal (um prédio vermelho alaranjado) que fica na Av. Senhor dos Passos. Lá tem muitas fotos de Feira entre outros documentos históricos!!

Paulinhofsa
May 13th, 2009, 10:04 AM
Soteropolis1 valeu pelas fotos e parabéns!

Muito bom ver feira nessa época e viver nos dias de hoje, sendo ela grande e em largo crescimento.

Um abraço!

Rekarte
May 13th, 2009, 10:26 AM
Belo achado!
era bem simpatica,e tranquila
e ate organizada

Lukas Baiano
May 14th, 2009, 02:30 AM
Lukas, eu não sei se é do seu conhecimento mas existe interesse sim em recuperar o antigo Palácio do Menor. A questão é que a burocracia que existe nesse nosso país é tão grande e tão retrógrada, que termina complicando e até inviabilizando coisas como a restauração de um Patrimõnio Histórico.
Incrivel, mas é assim que funciona.

Na verdade outro governos municipais nunca se preocuparam muito com essa questão. Por isso chegamos a onde estamos. Sem muito registro cultural do passado. Tomara que as coisas mudem, se depender da minha pessoa muda.

FSA, a Cidade Princesa :)

Tomara mesmo que recuperem o Palácio do Menor, pois no estado de abandono em que se encontra hoje fará com que ele se degrade tanto que não ficaria viável a sua restauração. Os prédios antigos daquela região da Matriz e Conselheiro deveriam ser todos restaurados também, formando o Centro histórico da cidade de Feira de Santana!

Paulo_eng
May 14th, 2009, 03:30 PM
^^ Verdade, também penso assim.

cmatos
May 14th, 2009, 05:17 PM
^^ Verdade, também penso assim.

Paulo_eng, infelizmente as pessoas que pensam com eu, vc, o Lukas e tantos nada podem fazer. Não temos o poder nas mãos para agir e quem tem, não tá muito aí pra isso não.
As fachadas da praça Fróes da Motta e seu entorno poderiam ser recuperadas tranquilamente. O lugar oferece condições para isso. Alí existe o Casarão da familia Motta, o Coreto, a Praça com suas palmeiras imperiais, etc. É só uma questão de priorizar a intervenção. Já trabalhei com restauração de bens imóveis no Pelourinho e conheço a questão de perto. Uma parceria entre o poder público e os comerciantes do local cairia bem e a cidade ganharia um Centro Histórico guardando nossa memória e atraindo turistas.

Defendo firmemente esse projeto importante.

---------------------------

Soteropolis1
May 14th, 2009, 06:37 PM
Tambem penso assim cmatos. Feira não é so a cidade de largas e modernas avenidas. Pelas fotos dá pra ver um belo acervo arquitetônico, não colonial, mas igualmente belo, do incício do século XX, que deveria ser preservado, servindo de atrativo cultural para a cidade. O Iphan e o Ipac, de modo geral, só tombam e restauram prédios do período colonial, e isso é um grande erro! Mas devemos fazer um trabalho de formiguinha, conscientizando as pessoas nesse sentido. Aliás esse é o objetivo principal desse meu thread!

Abcs

Paulo_eng
May 14th, 2009, 06:44 PM
Cmatos, Feira precisa e muito resgatar suas raízes, olhando as fotos muitos edifícios ainda estão de pé, o mercado de artes, a câmara municipal, o Cuca e recentemente foram restaurados a prefeitura e o casarão da família Motta, mas isso ainda é pouco o ideal é que fosse feito uma recuperação em todo centro antigo da cidade, criando assim um centro histórico. Feira iria ganhar e muito principalmente no turismo. Infelizmente a maioria dessas antigas edificações são de propriedades particulares e por isso não podemos fazer muito, mas não é por isso que iremos fazer nada. Garanto que se houvessem leis municipais rigorosas quanto ao uso desses casarões a realidade seria bem diferente.
Um abraço!

cmatos
May 14th, 2009, 09:26 PM
Tambem penso assim cmatos. Feira não é so a cidade de largas e modernas avenidas. Pelas fotos dá pra ver um belo acervo arquitetônico, não colonial, mas igualmente belo, do incício do século XX, que deveria ser preservado, servindo de atrativo cultural para a cidade. O Iphan e o Ipac, de modo geral, só tombam e restauram prédios do período colonial, e isso é um grande erro! Mas devemos fazer um trabalho de formiguinha, conscientizando as pessoas nesse sentido. Aliás esse é o objetivo principal desse meu thread!

Abcs

Soteropolis1, o que ainda resta do nosso Patimônio Artistico e Cultural é realmente pouco para o que a cidade ja teve no passado. Em nome do desenvolvimento econômico tudo foi sendo devastado impiedosamente. Entretanto, eles não são tão recentes assim! Existe igreja em FSA, que salvo engano, é de 1707 ou 1807.

Precisamos fazer algo por essa questão. Eu trabalhei 12 anos pelo Ipac no Pelourinho, Cachoeira, São Felix e Santo Amaro, e estou disposto a colaborar.
Precisamos desenvolver um projeto de revitalização e reconstituição de fachadas para a Praça Fróes da Motta, aproveitando os monumentos existentes e resgatando os que estão descaracterizados.
Alí apresenta condição para reconstituição de parte do Centro Histórico de nossa cidade. Defendo essa idéia.

----------------------------------------
FSA, uma futura métrole no Nordeste! :)

Soteropolis1
May 15th, 2009, 12:54 AM
^^
Certo cmatos, vc deve estar se referindo a igreja de N. Sra. dos Remédios. Mas àquela época Feira era muito pequena, quase uma vila. A maioria do casario visto nas fotos é típico do início do século XX, quando Feira realmente começou a se desenvolver, como entroncamento de estradas rodoviárias, ganhando então de Ruy Barbosa o título de "Princesa do Sertão".
Isso não significa que este casario não deve ser preservado. Há tanto espaço para se construir coisa nova, por que não preservar o antigo, não é mesmo? Vc, como natural da terra tem "obrigação!" (rs) de conscientizar a população e as autoridades locais para isso!:)

Valeu!

Roger®
May 15th, 2009, 05:33 AM
Feira já era bem arrumadinha nessa época. Muito boas essas fotos antigas.

Paulo_eng
May 15th, 2009, 04:29 PM
Cmatos, eu não entendo muito de restaurações e desses processos, mas essa idéia do centro histórico de Feira é muito boa e eu apóio.

May 15th, 2009, 04:36 PM
A Feira já era enorme! Ainda tem esta ponte de ferro?

Soteropolis1
May 15th, 2009, 07:27 PM
Não Sá! Pelo que soube foi totalmente destruída! Uma pena, não?

cmatos
May 15th, 2009, 09:26 PM
Cmatos, eu não entendo muito de restaurações e desses processos, mas essa idéia do centro histórico de Feira é muito boa e eu apóio.

Prezado Paulo_eng, várias cidades, muitas delas nem tão históricas assim, estão se preocupando com essa questão e resgatando o seu Patrimônio Histórico. Se não estou enganado Porto Velho, Petrolina e outras recuperaram algumas ruas deixando as fachadas no estilo original. E olhe que no caso de Petrolina não e uma cidade antiga. Entretanto ficou bem interessante a intevenção de preservação feita.

Sei que muita gente vai questionar: Mas resgatar e preservar só fachada! Que valor tem isso? Digo, com conhecimento de causa, que muitos predios do Pelourinho, Carmo, Stº Antônio e outros lugares de SSA os edifícios tiveram só as suas fachadas resgatadas e recuperadas. Portanto, podemos sim procerar da mesma forma em FSA resgatando todas as fachadas antigas da Praça Fróes da Motta e ruas próximas.

Mas para isso é preciso vontade política e parcerias.

---------------------------------------------------
FSA, precisamos resgatar nosso Centro Histórico! :)